MEMORIAL DESCRITIVO O BRASÃO MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS REÚNE SÍMBOLOS, ARTEFATOS HISTÓRICOS E CULTURAIS QUE REPRESENTAM NOSSA CIDADE E REGIÃO.
POMBA - Representa a GRAÇA DE DEUS enviada aos homens através da materialização do ESPÍRITO SANTO. Sua localização no alto do BRASÃO indica a esperança de Deus e a sua presença sobre a cidade e seu povo.
COROA - Símbolo de valor histórico, folclórico e religioso. Sinaliza a bênção e também a aprovação divina para a ADMINISTRAÇÃO da cidade. FLORES - Allamanda Apollyana
(Polianas) são encontradas especialmente na Serra dos Pireneus e região, envolvem o BRASÃO e representam a beleza da cidade e seu ecossistema.
CRUZ - Representa o cristianismo na
colonização e sua influência na atualidade. Elemento central para o cruzamento estético das lanças.
GLÓRIA - Representada pelos raios vindos do céu, a graça resplandecida do DIVINO atinge a coroa e reluz sobre os cavaleiros, indo de encontro aos demais símbolos do BRASÃO. CAVALEIROS - Representam as CAVALHADAS com suas cores tradicionais, VERMELHO e AZUL. Uma comemoração folclórica que relembra as famosas Cruzadas, onde cristãos e mouros lutaram pelo domínio da Terra Santa e da cidade de Jerusalém.
IGREJA MATRIZ - Centro da FÉ e do CULTO. Construída com os
recursos dos colonizadores é hoje um SÍMBOLO singular da cidade.
SERRA DOS PIRENEUS - Formação planáutica de
incontestável beleza, que deu origem ao nome atual da cidade (Pireneus + Polis = CIDADE DOS PIRENEUS). Valoriza sua relevância turística no cenário nacional e internacional.
RIO DAS ALMAS - Corta a cidade e rega a
antiga ponte quebrada (levada pela força das águas); fato histórico que deu origem a um dos seus primeiros nomes: CIDADE DE MEIA PONTE, que foi berço da música e
da imprensa em Goiás.
MÁSCARA - Ornamento tradicional
adornado com flores de papel e fitas. Confeccionadas na cidade de várias formas e cores, com temas variados. Um forte SÍMBOLO DAS CAVALHADAS.
OURO - A BATEIA e as BARRAS DOURADAS relembram seu tempo de glória na mineração, representado também pelas ferramentas como a PÁ e a ENXADA (que também representam a agricultura). PEDREIRA - Local de extração das rochas de quartzito, usadas para a construção das tradicionais ruas de pedra da cidade. Representada através das ferramentas: CUNHAS, MARRETA e ALAVANCA de metal, presentes na base do BRASÃO. BANDA DE COURO - Anuncia a aurora e a FESTA DO DIVINO, representada pelo TAMBOR e seus ornamentos. Também valoriza o talento do seu povo na música e a tradicional banda PHOENIX.
O BRASÃO, as cores, o desenho artístico e o Memorial Descritivo são de autoria do artista KEITH DALMON FERREIRA, vencedor do Concurso Público n° 001/96. LEI N° 205/96 , em 27 /08/1996.