FICHA INFORMATIVA : CHUMBO NAS TINTAS À BASE DE SOLVENTE PARA USO DOMÉSTICO EM ÁFRICA

Page 1

Ficha Informativa

CHUMBO NAS TINTAS À BASE DE SOLVENTE PARA USO DOMÉSTICO EM ÁFRICA De Junho de 2016 a Julho de 2017, foram compradas um total de 593 latas de tintas à base de solvente para uso doméstico nos retalhistas de tintas em Benim, nos Camarões, na Costa do Marfim, no Egipto, na Etiópia, na Guiné, no Quénia, em Marrocos, em Moçambique, na Nigéria, no Sudão, na Tanzânia, no Togo, no Uganda e na Zâmbia. As tintas representaram mais de 180 marcas diferentes produzidas por mais de 150 fabricantes.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES A maioria das tintas analisadas continha altos níveis de chumbo. Mais de metade das 593 tintas à base de solvente para uso doméstico analisadas (55% das tintas) continham concentrações de chumbo acima de 90 partes por milhão (ppm, peso seco de tinta). O chumbo nas tintas domésticas tem sido regulado, há mais de 40 anos, na maioria dos países altamente industrializados. Os Estados Unidos e o Canadá estabeleceram um limite regulatório de 90 partes por milhão (ppm) de chumbo em resposta a preocupações crescentes de que mesmo as exposições ao chumbo de baixo nível são prejudiciais para as crianças. Outros países estabeleceram limites regulatórios de 600 ppm de chumbo nas tintas.

Muitas tintas continham níveis muito elevados de chumbo. Das 593 tintas analisadas, 144 (24% das tintas) continham concentrações de chumbo perigosamente elevadas, acima de 10.000 ppm; e, em nove países, as tintas apresentaram níveis de chumbo extremamente elevados, de 100.000 ppm ou mais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.