Issuu on Google+

O GRANDE VALOR DA HUMILHAÇÃO

O GRANDE VALOR DA HUMILHAÇÃO

A "Pietá” – Michelangelo


“A humilhação é um investimento que, cedo ou tarde, lhe dará retorno” (JUNIOR OMNI)

junior_silva_739@hotmail.com


O GRANDE VALOR DA HUMILHAÇÃO Você já foi humilhado? Se a sua resposta for afirmativa, te convido a continuar lendo este artigo. Em primeiro lugar, quero saudá-lo com a gloriosa paz do Senhor Jesus Cristo. Minha oração é que este texto seja de grande benção para a sua vida! Para isso é necessário deixar de lado o “ORGULHO”, o “EGO”, o “EU”, e deixar que somente o Espírito Santo lhe abra o entendimento para que o conteúdo deste pequeno texto possa, de forma positiva e saudável, fazer uma transformação em seu SER, caso você, leitor, deseje realmente uma mudança em sua vida. A ESCOLHA É SUA! Naturalmente, quando falamos de humilhação, nos vêm à mente a figura de alguém com semblante abatido, digno de pena e muita dó. Muito bem, mas, nem sempre o semblante de alguém que foi humilhado fica assim. A verdade é que a humilhação traz diversas conseqüências para as nossas vidas. Algumas boas, outras ruins, isso depende de cada um. Quando lemos, na Bíblia Sagrada, o Divino Mestre falando acerca da humilhação, às vezes ficamos bastante inquietos, pelo fato de não aceitarmos a idéia de sermos um dia humilhados. Vamos ler o que diz o texto sagrado:

“... E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado...” (Mateus 23.12)


· O que é ‘EXALTAR-SE?’ De posse de meu pequeno dicionário (Aurélio), que sempre me acompanha, eu encontrei a resposta. Exaltar-se, significa: “Tornar-se alto”, “sublime”, “grandioso”. Também nos dá a idéia de alguém que gosta de “vangloriar-se”. Eis aí a resposta que nos mostra com clareza o que significa: ‘EXALTAR-SE.

Eu poderia citar aqui inúmeros casos de pessoas que são profundamente egoístas e gostam de exaltar-se, porém, o meu principal objetivo, através deste texto, é mostrar a você leitor, O GRANDE VALOR DA HUMILHAÇÃO.

Bom, já lemos anteriormente que o Senhor Jesus nos deixou claro uma coisa importante: A PESSOA EXALTADA SERÁ ABATIDA, E PASSARÁ EM BREVE, POR GRANDES HUMILHAÇÕES!

Vamos a mais um texto sagrado? Acompanhe comigo.

O Rico e o Lázaro – Lucas 16.19-31 19 – Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias de sua vida regalada e esplendidamente. 20 – havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas á porta daquele; 21 – E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.


22 – E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e também morreu o rico, e foi sepultado. 23 – E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 – E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 – Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. 26 – E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. 27 – E disse-lhe ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes a casa de meu pai 28 – Pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. 29 – Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas, ouçam-nos. 30 – E disse ele: Não, Pai Abraão, mas se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam 31 – Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. Querido leitor, estes treze versículos registrado por Lucas, o médico amado, nos mostra a queda e a elevação de duas pessoas distintas, ambos, seres humanos, de carne e osso, porém, vivendo situações completamente contrárias.

O RICO (Exaltado) – possuindo tudo! LÁZARO, O MENDIGO (Humilhado) – cheio de chagas, sem ter nem mesmo o que comer! Anteriormente falamos a respeito da exaltação, e aprendemos que, as pessoas exaltadas, logo caem!

E sua queda é grande!


Vejamos outro texto bíblico:

A QUEDA DE LÚCIFER – Apocalipse 12.7-9 7 – E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos; 8 – Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 – E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Note que:

Satanás foi EXPULSO do céu! Satanás foi HUMILHADO porque se exaltou! Satanás foi ENVERGONHADO Mais um exemplo de alguém que se exaltou, porém foi grandemente humilhado!

Como o objetivo deste texto é mostrar de forma clara o grande valor da humilhação, a partir destas linhas que escrevo vou mostrar exemplos de pessoas que alcançaram grandes vitórias através da humilhação.


Ainda com o auxílio do meu dicionário, quero mostrar a você, meu caro leitor, o verdadeiro significado da palavra “HUMILHAÇÃO”. Eu peço que você me acompanhe. Primeiro quero destacar aqui o significado das palavras: 1. “HUMILDADE” 2. “HUMILDE” 3. “HUMILHANTE” 4. “HUMILHAR” 1 – HUMILDADE = 1. Virtude que nos dá o sentimento da nossa fraqueza. 2. Modéstia. 3. Submissão. 2 – HUMILDE = 1. Que tem ou aparenta humildade. 2. Pessoa de condição modesta 3 – HUMILHANTE = 1. Que humilha; vergonhoso 4 – HUMILHAR = 1. Tornar humilde. 2. Tratar com desprezo; vexar, aviltar, menosprezar. 3. Aviltar-se, rebaixar-se, menosprezar-se.


Agora que sabemos o significado destas quatro palavras, vamos agora aos exemplos de pessoas que, humilhando-se a si mesmas, conquistaram grandes bênçãos de Deus!

· MOISÉS, ao encontrar-se com o Senhor Deus na sarça ardente, teve temor e, tirando as suas sandálias humildemente, prostrou-se com seu rosto em terra, e logo foi enviado para ser o libertador de um povo sofrido, escravizado por Faraó no Egito.

· JOSÉ – FILHO DE JACÓ, sendo humilde, depois de passar por grandes aflições, tornou-se governador do Egito.

· LÓ – SOBRINHO DE ABRAÃO, sendo humilde, obedecendo a voz de Deus, foi salvo da destruição de Sodoma e Gomorra.

· NAAMÃ, general do exército da Síria, ao humilhar-se diante da palavra de Deus, proferida pelo profeta Elizeu, banhou-se nas águas do rio Jordão e foi curado de sua terrível lepra.

· DANIEL – O PROFETA, sendo humilde e temente a Deus, escapou da morte sem nenhum arranhão, enquanto esteve na cova dos leões.


· DAVI – O SALMISTA, em sua humildade para com Deus, foi escolhido para ser o Rei de Israel, sendo ainda um frágil menino.

· ISAÍAS – O PROFETA, com humildade, reconhecendo os seus pecados, humilhou-se diante DAQUELE que vive e reina para todo o sempre, e foi escolhido para profetizar que a virgem conceberia, e daria á luz o Salvador do mundo – Jesus.

· ELIAS – O PROFETA, humilhado, vivendo a serviço de Deus, foi perseguido e jurado de morte, caçado como um animal, mas subiu aos céus numa carruagem de fogo, alcançando assim, maior privilégio que todos os profetas, POIS NÃO VIU A MORTE!

E QUE MAIS DIREI? Faltar-me-ia o tempo contando de GIDEÃO, e de SALOMÃO, e de ESTER (a escrava que tornou-se rainha), e de JEFTÉ, e de RUTE, e de ISABEL, e do nosso Mestre Amado, e tantos outros nomes que entraram para a história por causa da humildade, pois se humilharam diante de Deus, e as conseqüências disso foram:

BENÇÃOS E VITÓRIAS! Não foi á toa que o Senhor Jesus disse certa vez:

“os humilhados serão exaltados”


A LEI DA CAUSA E EFEITO Você já ouviu falar dessa lei? Com certeza meu caro leitor você já ouviu falar da lei da “causa e efeito”. Trata-se de uma ciência que nos ensina que: “TUDO O QUE FAZEMOS, UM DIA VOLTARÁ PARA NÓS, CEDO OU TARDE”

Notemos agora que o próprio Salomão conhecia esta lei:

“Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o achará” (Eclesiastes 11.1)

“Sabemos hoje que no universo de Deus tudo está sob o Império da lei...” J. Herman Randall

“Na vida humana e no universo, tudo é governado pela lei...” James Allen


“HUMILHAR-SE É PRECISO” ·

Exemplos de humildade - Jesus lava os pés dos discípulos – João 13:1-17

1 – Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que a sua hora de passar deste mundo para o Pai já tinha chegado, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2 – Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, 3 – Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, 4 – Levantou-se da ceia, tirou as vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5 – Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido 6 – Aproximou-se de Simão Pedro, que disse: Senhor, tu vais lavar os meus pés? 7 – Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora, mas o compreenderás depois. 8 – Disse Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9 – Respondeu Simão Pedro: Senhor, não apenas os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10 – Disse Jesus: Aquele que já se banhou não necessita de lavar senão os pés, no mais está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11 – Pois ele sabia quem o havia de trair. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos. 12 – Tendo terminado de lavar os pés dos discípulos, Jesus retomou as sujas vestes, voltou para a mesa e perguntou: Entendeis o que eu fiz? 13 – Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois o sou. 14 – Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros. 15 – Eu vos dei o exemplo, para que façais o que eu fiz. 16 – Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 – Agora que sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. (Palavras do Senhor Jesus)


JESUS CRISTO humilhou-se a si mesmo para nos dar um grande exemplo:

“Sem humilhação não há exaltação!” Querido leitor, você se recusa ser humilhado? Talvez você se pergunte: “Porque tantas pessoas vivem tristes, amarguradas e nunca prosperam na vida?” A resposta para estas perguntas é bastante simples: Há no mundo, milhares de pessoas que não gostam de se humilhar, pois seus corações são cheios de vaidade, arrogância, prepotência, ódio, ira, preconceitos e filosofias de homens. Tais pessoas carregam dentro de si um monte de “lixo”, e na maioria das vezes, se recusam a reciclá-los. E rejeitando a muitos conselhos sábios, tornam-se escravas do “ego” e do “eu”. Muita gente detesta a idéia de ter que “negar a si mesmo” para se render aos pés do Senhor Jesus. Com isso, seus corações ficam endurecidos, e jamais poderão desfrutar de uma paz genuína, que brota do coração de Deus.

“Agora que sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” João 13.17 Que maravilha! Seremos “bem- aventurados” quando aprendermos que: Para sermos felizes é necessário humilhar-nos a nós mesmos. Claro, sem humildade fingida, mas com amor e temor de Deus.

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração...” Mateus 11.29


Tiago em sua epístola nos deixou registrado assim:

“Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará” Tiago 4.10 De modo semelhante, o apóstolo Pedro, em sua epístola nos diz assim:

“... Porque Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes...” 1 Pedro 5.5

Ainda no mesmo capítulo, Pedro registra:

“Portanto humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no devido tempo” 1 Pedro 5.6

Inúmeros exemplos de humildade estão registrados na Bíblia – O LIVRO dos livros!


Que o Espírito Santo nos ensine o grande valor da humilhação!

Quem se humilha, abre o coração para Deus operar, rejeitando assim, agir com os esforços humanos. Quando somos humilhados, nos tornamos sensíveis á voz de Deus. Sendo assim, nossa comunhão com Ele aumenta cada vez mais, à medida que damos lugar em nossas vidas para a grande manifestação do poder de Deus. Deus é o nosso criador, e nos conhece por dentro e por fora!

Espero que você, meu caro leitor, tenha aprendido que nesta vida vale a pena ser humilhado, pois a recompensa vem das mãos de Deus!

Que Deus possa falar melhor em seu coração! Fique com a Paz do Senhor e Salvador Jesus Cristo!

“IN NOMINE CHRISTI AMEN””


A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO

Vem, ó filho O teu pai Te espera! E uma festa Para ti já Está pronta Esqueça o Que passou E quem Tu eras Este é O seu lar E aqui o

Mal não Te afronta!


SEJA INTELIGENTE...

LEIA A BÍBLIA BÍBLIA!! WWW.JUNIOROMNI.BLOGSPOT.COM © JUNIOR OMNI


O_GRANDE_VALOR_DA_HUMILHACAO