Blogs Femininos - Por Juliny Barreto

Page 3

“As empresas estão começando a enxergar os blogs como mídia, mas ainda a passos lentos.” Ana Luiza Fragoso - Jornalista e Blogueira

com a evolução, sofreram segmentações, até assumirem o formato de publicações voltadas à nichos específicos. Seguindo essa tendência, os blogs dedicados ao público feminino registraram um crescimento acentuado, e logo despertou a atenção das empresas, que perceberam uma vantajosa oportunidade de publicidade alcançando seu foco principal de mercado.

Atingindo o ponto fraco Certamente, pouquíssimas mulheres não se sentiriam lisongeadas ao receber, em sua casa, os mais novos lançamentos de cosméticos da marca X, provar antes de todo mundo as novas coleções da grife Y, ganhar um convite para um badalado evento, ou ainda receber brindes para presentear as fieis leitoras de seus blogs. Por isso, é compreensivo que sejam justamente esses, e outros tantos, os “agrados” oferecidos pela maioria das empresas, que mantém parcerias com blogueiras. Em alguns casos, dependendo da influência na rede, as parcerias vão além. Algumas blogueiras chegam, inclusive, a receber pagamentos em dinheiro, por suas publicações.

Tais parcerias e patrocínios acontecem, na maioria das vezes, através de divulgação de banners, sorteios de brindes e publicações pré-determinadas pela empresa, promovendo novos lançamentos e produtos em destaque, com audiência segmentada em nichos específicos. Para os blogueiros esse “reconhecimento” tem sido conquistado aos poucos, “As empresas estão começando a enxergar os blogs como mídia, mas ainda a passos lentos. Não acho que o mercado esteja preparado para tantas opiniões, mas acredito que o caminho esteja sendo trilhado aos poucos, e vai chegar uma hora que os blogs serão, sim, reconhecidos”, declarou a jornalista Ana Luiza Fragoso. Entretanto, para ela o simples recebimento de um produto, não assegura uma publicação, seja ela positiva ou negativa. O que, na sua opinião, tem ocorrido com frequência é que várias blogueiras estão criando seus blogs apenas para esse fim. “Acabam trazendo essa péssima imagem para o segmento”, diz. Ana Luiza Fragoso, é autora do blog “Oxente Menina” onde escreve sobre maquiagem, moda, comportamento e demais temas relacionados ao universo feminino, para mais de 3 mil e 500 seguidoras, que interagem através de comentários. Segundo a jornalista-blogueira para as leitoras fica fácil distinguir quando as publicações são feitas por simples “jabá”, “elas acabam percebendo e cabe somente a elas escolherem os blogs que têm credibilidade”, acrescenta.

Com a palavra: as empresas

Do outro lado da moeda, as empresas classificam os blogs como novas plataformas de interação com o consumidor. O que faz de seus autores formadores de opinião, já que os leitores acessam seus blogs interessados no conteúdo e não na mídia que é veinculada. Nesse caso as agencias e as empresas promovem conteúdo significativo, para atingir os consumidores através da interação. Em entrevista, Ana Paula Passarelli, assessora de conteúdo social media da agência


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.