Issuu on Google+

R E V I S TA

DEZEMBRO 2016

COMO FAZ BEM 30 ANOS NA URBANO CONHEÇA OS COLABORADORES QUE COMPLETARAM O 30º ANIVERSÁRIO DE EMPRESA.

INTEGRAÇÃO 2016 FIQUE POR DENTRO DOS MELHORES MOMENTOS.

QUALIDADE EM FOCO SAIBA COMO FOI A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S.

URBANO NA COMUNIDADE

VEJA OS EVENTOS EM QUE A URBANO ESTEVE.


Que a magia desta data especial alimente a solidariedade e o respeito dentro de todos nรณs.

FeliZ

Natal


CARTA DO DIRETOR

COMO FAZ BEM

PRESENTEAR N

ossos colaboradores e nossos parceiros são muito importantes para nós. E, para nossa felicidade, muitos deles estão conosco há muitos anos. Por isso, nesta edição da Revista Como Faz Bem, temos uma matéria especial com as viagens dos colaboradores homenageados, além de uma galeria de fotos da Integração Urbano 2016 em todas as unidades. Além disso, aproveitamos o espaço para conhecer o setor de logística da Central de Distribuição da unidade de Salvador (BA) e para resgatar outros acontecimentos dentro da Urbano, como as edições das Visitas Familiares nas unidades que aderiram neste ano ao programa, as ações de Outubro Rosa, o lançamento do Macarrão de Arroz Urbano Padre Nosso, participação em eventos etc. Também entram em pauta as ações realizadas dentro das nossas unidades para melhorar a qualidade do espaço e da rotina de trabalho como um todo, como a SIPAT, a implantação do 5S em Meleiro (SC) e em São Gabriel (RS) e da ginástica laboral em Meleiro (SC) e os treinamentos efetuados em todas as unidades. As receitas mais populares, como sempre, estão presentes para você destacar e colecionar. E nossos colaboradores novamente contribuíram com a edição. Veja nas seções Perfil, Cultura, Sustentabilidade, Comemorações e Memória Urbano. Boa leitura! Jaime Franzner Junior Diretor Administrativo

4

COMO FAZ BEM


SEÇÃO

Índice 08. VIAGEM DOS

HOMENAGEADOS 10. CONHEÇA

LIOSVALDO

16. 04. Carta do Diretor 06. Especial 10. Perfil 11. Cultura 13. Carreira 14. Notícias 16. Setores 18. Unidades 20. Integração 25. Receitas 36. Segurança no Trabalho 38. Qualidade 40. Melhorias 42. Treinamentos 45. Urbano na Comunidade 46. Sustentabilidade 47. Segurança 48. Comemorações 50. Memória Urbano

CONHECENDO

OS SETORES

25.

Caderno DE RECEITAS 50. Memória

URBANO

COMO FAZ BEM

5


ESPECIAL

VIVIANE

RAQUEL WEINFURTER Para ser bem-sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele. Como começou a trabalhar na Urbano?

Minha história na empresa tem caráter familiar. O meu nono, Elias Brugnago, era muito amigo da família Franzner, em especial do Sr. Urbano e de seu irmão Alfonso, desde o tempo da construção da Igreja São Sebastião. O meu pai, André, sempre foi caminhoneiro e também realizava trabalhos para a empresa. Quando uma amiga, a Tais Pavanello, que trabalhava na empresa como telefonista, ia deixar a função, eu conversei com o Sr. Jaime e consegui a vaga.

Momento mais marcante da sua vida.

Foram muitos momentos marcantes, em especial a faculdade e depois a pós-graduação. Na empresa, destaco a amizade e o bom relacionamento com o Sr. Urbano e a Dona Alminda, como também com seus filhos, que são nossos diretores, e os netos, que, além de amigos e colegas de trabalho, são muitos.

Qual a sua trajetória na Urbano?

Comecei como telefonista, trabalhei com atendimento ao produtor, no salgadinho, no crédito e cobrança, na contabilidade e atualmente estou no financeiro.

6

COMO FAZ BEM

Um momento marcante no seu trabalho na Urbano.

Foram muitos momentos marcantes, em especial a perda do nosso fundador, Sr. Urbano Franzner, homem bom e justo com todos.

Qual o segredo de tantos anos de trabalho na Urbano?

O clima organizacional, o respeito pelo trabalho e a confiança dos diretores, além, é claro, de gostar do que faço. Amo a empresa! Ela é minha segunda família.

Que conselho você daria para quem está iniciando agora na empresa?

Trabalhar com honestidade, cumprir as obrigações e respeitar os colegas de trabalho e as hierarquias. É preciso ser proativo, manter sempre as boas relações e a harmonia no ambiente profissional.


ESPECIAL

ILMAR Não tente ser bem-sucedido, tente antes ser um homem de valor. Você é casado?

Sim, com a Rosane, há 23 anos.

Você tem filhos?

Três – Rodrigo, Ricardo e Ismael.

Momento mais marcante da sua vida. Nascimento dos filhos.

Como começou a trabalhar na Urbano?

Indicado pelo meu padrasto, que já trabalhava na Urbano.

Qual a sua trajetória na Urbano?

Iniciei na expedição, depois trabalhei no beneficiamento até me aposentar.

BAUNGARTEL

Um momento marcante do seu trabalho na Urbano. As festas de Integração, a viagem para Gramado, que ganhei ao completar 25 anos de empresa, e agora a viagem de avião para o Recife.

Qual o segredo de tantos anos de trabalho na Urbano? Dedicação, paciência e as realizações que a gente vai conquistando.

Que conselho você daria para quem está iniciando agora na empresa?

Ser correto com a empresa e principalmente com você mesmo, valorizando seus princípios.

COMO FAZ BEM

7


ESPECIAL

30 ANOS

NA URBANO

Veja momentos das viagens dos colaboradores homenageados. É raro a história de uma empresa se confundir com a história de vida de seus colaboradores. Mas, nesse sentido, a Urbano é felizarda. Dois colaboradores da unidade de Jaraguá do Sul (SC) completaram 30 anos de casa neste ano e, no ano passado, um colaborador de São Gabriel (RS). Para presenteá-los por tantos anos de dedicação, a Urbano ofereceu a eles uma viagem para

8

COMO FAZ BEM

o Recife (PE). Entre os dias 10 e 14 de outubro, o colaborador Ilmar Baungartel realizou sua viagem. O colaborador Flávio Augusto Carvalho da Silva, homenageado por 30 anos de empresa em 2015, realizou sua viagem de 7 a 11 de novembro. A colaboradora Viviane Raquel Weinfurter realizará sua viagem no ano que vem. Parabéns aos homenageados!


ESPECIAL

Os colaboradores de Jaraguá do Sul (SC) que completaram 20 anos de empresa foram presenteados com uma viagem regional para o hotel Fazenda Dona Francisca, em Joinville (SC). A viagem aconteceu de 21 a 23/10. Parabéns aos homenageados!

Viagem de 30 anos do colaborador Flávio Augusto Carvalho da Silva, da unidade de São Gabriel (RS).

COMO FAZ BEM

9


PERFIL

Conheça LIOSVALDO L

iosvaldo Francisco dos Santos, natural de Cuiabá (MT), é colaborador da unidade de Várzea Grande (MT) desde 22/03/12. “Caminhando em frente à empresa Urbano no ano de 2012, entrei, fiz a entrevista e já iniciei trabalhando”, conta o jovem de 30 anos. Depois da felicidade com a contratação, foi o profissionalismo e a dedicação que lhe renderam a promoção de Auxiliar de Produção para Operador de Máquina de Seleção. Conheça mais sobre o colaborador desta edição! Esposa: Gleyce Kelli da Costa Filhos: Lucas, de 6 anos, e Vinicius, de 4 anos Momento marcante: O dia em que conheceu sua companheira Maior conquista: Sua família Sonho: Conhecer o mar Animal de estimação: Cachorro e gato Cantor(a): Eduardo Costa Filme: Rambo Time do coração: São Paulo Prato preferido: Arroz, feijão, bife e salada de tomate Sobremesa: Pudim Hobby: Jogar sinuca Um lugar: Sua casa Mania: Teimosia Qualidade: Honestidade Defeito: Confiar facilmente nas pessoas Admira: Sua mãe Planos para o futuro: Continuar crescendo na empresa

"Nem todos os anjos têm asas, às vezes, eles têm apenas o dom de te fazer sorrir." 10

COMO FAZ BEM


CULTURA

AÇÃO NA TELONA Na sua entrevista, Liosvaldo indicou Rambo, um grande clássico do cinema. Com Sylvester Stallone como protagonista da trama, esse filme rendeu a série que eternizou um dos maiores astros dos filmes de ação. Vejamos alguns filmes estrelados por Sylvester.

ROCKY Gênero: Drama Frustrado como boxeador, a única escolha de Rocky era tornar-se capanga de um agiota. O destino oferece-lhe uma segunda chance quando ele é convidado para lutar pelo título máximo contra o campeão do boxe. Até o confronto, Rocky terá de enfrentar muitos outros desafios.

STALLONE COBRA Gênero: Policial

OS MERCENÁRIOS Gênero: Ação Barney Ross e seu grupo de soldados mercenários é convocado para destronar o ditador Garza, da ilha de Vilena. Desestabilizados pela força do exército do general, os soldados têm um delema: desertar ou lutar?

Chamado para proteger a jovem Ingrid Knutsen, única testemunha sobrevivente de um grupo serial-killer, o policial Marion Cobretti ou Cobra tem de lutar pela vida da jovem e pela sua própria.

COMO FAZ BEM

11


CULTURA

QUAL É A SUA DICA? Veja o que nossos colaboradores leram e assistiram. 1808 Autor: Laurentino Gomes O livro narra com inúmeros detalhes um dos mais importantes episódios da história do Brasil e de Portugal: a fuga da corte e da família real para a colônia e depois o seu retorno. O impacto desse episódio mudou radicalmente os rumos do nosso país. Se não tivesse ocorrido, o nosso território poderia, por exemplo, ter se fragmentado, e, em vez de um vasto Brasil, existiriam hoje vários países menores." Indicação do colaborador Ronaldo Santos Vieira, do setor Financeiro de Guarulhos (SP).

PERDIDO EM MARTE Gênero: Drama "Durante uma missão em Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive, e com suprimentos escassos só pode contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer o "marciano" de volta, enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada missão de resgate. Conforme essa história de incrível bravura se desdobra, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney. O filme ensina que, mesmo nas maiores adversidades e crises da vida, não devemos desanimar nem nos abater, pelo contrário, temos que usar as circunstâncias ao nosso favor e fazer o nosso melhor com os recursos que temos disponíveis. Indicação do colaborador Jonas Ronzani Correa, do setor de Manutenção Elétrica da Unidade de Meleiro (SC).

12

COMO FAZ BEM


CARREIRA

COMO

FALAR BEM Seja no trabalho ou em casa, é muito importante saber falar corretamente para conversar, argumentar e ser entendido em qualquer situação. Confira algumas dicas que fazem a diferença no seu dia a dia.

O texto é baseado no artigo Dicas para falar bem em público, publicado no site da Revista Exame.

FALE COM BOA INTENSIDADE E VELOCIDADE Procure adequar a intensidade de sua voz de acordo com o ambiente. Se as pessoas costumam pedir para você repetir o que fala, pode ser um sinal de que você está falando muito baixo ou para dentro. Se reclamarem do tom, pode ser que esteja falando alto demais.

PESQUISE SOBRE O ASSUNTO QUE VAI FALAR Busque informações para ter mais segurança na hora de falar. Isso ajuda você a desenvolver melhor o assunto, principalmente em ocasiões profissionais. Lembre-se de que todo assunto tem um início, um meio e um fim.

LEIA MUITO E DESENVOLVA SEU VOCABULÁRIO Ao praticar a leitura você conhece novas palavras e amplia suas possibilidades de expressão em determinadas situações. Isso não significa falar difícil, e sim falar de acordo com cada ocasião. Quanto maior o seu vocabulário, mais fácil formular frases para diferentes tipos de conversa.

COMO FAZ BEM

13


NOTÍCIAS

URBANO NA OKTOBERFEST 2016 A empresa leva alguns clientes para prestigiar a festa! Durante os dias 7, 8 e 9 de outubro, a Urbano recebeu alguns clientes dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A programação começou com uma visita à unidade de Jaraguá do Sul (SC). Depois, os parceiros conheceram pontos turísticos da cidade e também de Pomerode (SC). No sábado à tarde, todos prestigiaram o desfile típico da Oktoberfest, e à noite um camarote especial os aguardava na maior festa alemã da América Latina em Blumenau (SC). A Urbano agradece a parceria!

14

COMO FAZ BEM


NOTÍCIAS

COMO FAZ BEM

15


SETORES

TRANSPORTE

DOS NOSSOS GRÃOS Veja como funciona a rotina de uma de nossas Centrais de Distribuição.

N

a Central de Distribuição de Salvador (BA), o setor administrativo é responsável por todas as ações da filial. A principal operação é de faturamento e logística tanto de cargas faturadas na própria filial, como de containers que vêm de Jaraguá do Sul (SC), Meleiro

16

COMO FAZ BEM

(SC) e São Gabriel (RS). A expedição é formada por uma área de aproximadamente 1.700 m², e o faturamento médio da filial é de 55 mil fardos/mês. Nessa função é feita a roteirização, o agendamento de cargas e a contratação de caminhões terceirizados para fazer as entregas nos estados da Bahia e de Sergipe.


SETORES

Dentro do setor, há também um colaborador responsável pelo lançamento de notas fiscais de transferência, devolução, trocas e compras de materiais, pelo suporte ao setor financeiro (envio de contratos, títulos e faturas para pagamento) e prestação de contas aos motoristas.

E, por fim, há um colaborador responsável pelo acompanhamento das atividades descritas anteriormente, pelo controle de estoque, conferência de documentos, caixa e ponto, compra de matérias, programação do setor da expedição (containers recebidos e carregamento de caminhões) e atendimento a clientes e fornecedores.

Todos trabalham juntos, auxiliando um ao outro quando necessário.

COMO FAZ BEM

17


UNIDADES

VISITA FAMILIAR

C

ontinuamos com as Visitas Familiares à Urbano. No dia 19/09, Guarulhos (SP) recebeu 54 pessoas na fábrica. Em Meleiro (SC), as visitas ocorreram nos dias 01/09 e 03/10. São Gabriel (RS) também contou com a presença da família de vários colaboradores. E, em Jaraguá do Sul (SC), a 7ª e a 8ª edição das visitas aconteceram nos dias 17/09 e 15/10. Foi um sucesso! Unidade de São Gabriel (RS)

Unidade de Meleiro (SC) Unidade de São Gabriel (RS)

18

COMO FAZ BEM

Unidade de Meleiro (SC)

Unidade de Guarulhos (SP)

Unidade de Jaraguá do Sul (SC)

Unidade de Jaraguá do Sul (SC)


UNIDADES

Unidade de Guarulhos (SP)

Unidade de Joinville (SC)

PARCERIA

LANÇAMENTO

MACARRÃO PADRE NOSSO

O Unidade de Jaraguá do Sul (SC)

mais novo membro da Família Urbano, o Macarrão de Arroz Urbano Padre Nosso, também ganhou festa de lançamento nas unidades da Urbano.

VISITA ESPECIAL No mês de outubro, a unidade de Jaraguá do Sul (SC) recebeu a visita do Sr. Antonio Lucas e sua esposa Lucia, acompanhados de um casal de amigos. Sr. Antonio Lucas é um dos gestores do Supermercado Nordestão, da cidade de Natal (RN).

Equipe Sodexo e colaboradores da Urbano

E

m comemoração aos 9 anos de parceria, a Equipe Sodexo promoveu um almoço temático. O tema foi A Turma do Chaves! Foi um almoço delicioso e divertido.

OBRIGADO O time Urbano Futebol Clube, de Meleiro (SC), agradece imensamente à Urbano a às demais empresas o patrocínio no Campeonato Municipal Écio Pelegrine.

COMO FAZ BEM

19


INTEGRAÇÃO

Integração

16

N

20

//tamojunto @@ os meses de agosto, setembro e outubro, as unidades fizeram mais uma edição da já tradicional Integração Urbano. As atividades foram variadas. Na maioria das filiais aconteceram gincanas e atividades esportivas, em outras houve um momento de confraternização, sem competições. Confira as fotos do que aconteceu nas unidades.

COMO FAZ BEM


INTEGRAÇÃO

20 DE AGOSTO - SINOP (MT)

GINCANA

lugar

Equipe Preta

2º lugar Equipe Lilás

3º lugar Equipe Branca

10 DE SETEMBRO MELEIRO (SC)

TEAL

COMO FAZ BEM

21


INTEGRAÇÃO

8 DE OUTUBRO - GUARULHOS (SP)

GINCANA

lugar

lugar

lugar

8 DE OUTUBRO SÃO GABRIEL (RS)

GINCANA

1º 2º lugar

Equipe Mais curto que coice de porco

22

COMO FAZ BEM

lugar

Equipe Mais faceiro que véia de chapa nova

3º lugar

Equipe Mas que barbaridade, tchê


INTEGRAÇÃO

15 DE OUTUBRO - VÁRZEA GRANDE (MT)

PESCARIA

Antonio Magaves Nascimento: peso 9.465 kg.

lugar

lugar

Valdinei Alves da Silva: peso 6.985 kg.

Adão Martinho de Campos: maior peixe 49 cm; peso 13.565 kg.

lugar

29 DE OUTUBRO CABO DE SANTO AGOSTINHO (PE)

GINCANA

29 DE OUTUBRO FORTALEZA (CE)

05 DE NOVEMBRO SALVADOR (BA)

COMO FAZ BEM

23


INTEGRAÇÃO

19 DE NOVEMBRO - JARAGUÁ DO SUL (SC)

DOMINÓ

lugar

FUTEBOL

lugar

TRUCO lugar

24

COMO FAZ BEM

lugar

lugar

lugar

lugar

2º lugar

3º lugar


SEÇÃO

Caderno

DE RECEITAS URBANO

Nossas redes sociais são um prato cheio para quem quer fazer bonito na cozinha. Sempre trazemos novas receitas para encantar o público, e as mais populares ganham espaço nas páginas da Revista Como Faz Bem. Destaque este caderno para você tê-las quando quiser!

PASTA PRIMAVERA A macarronada de domingo fica mais leve com essa receita vinda diretamente da Itália! Você vai precisar de: 2 xícaras (chá) de Macarrão de Arroz Urbano Parafuso; 1 xícara (chá) de tomates-secos ou tomates-cereja fatiados; 1 xícara (chá) de ervilhas; 1 colher (sopa) de folhas de manjericão; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; Sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe o Macarrão de Arroz Urbano Parafuso em água fervente. Quando ele estiver pronto, retire a água e leve a massa para uma frigideira em fogo baixo. Acrescente o azeite de oliva e frite o macarrão, adicionando os tomates e as ervilhas para a massa incorporar esses sabores. Sirva com as folhas de manjericão por cima e buon appetito!

COMO FAZ BEM

25


RECEITAS NOTÍCIAS

Gaspacho Esta deliciosa sopa espanhola foi concebida na época da ocupação muçulmana na Europa antiga. Como os seus ingredientes são típicos do verão, os camponeses tinham o costume de servi-la fria para refrescar, e esse hábito foi adotado com a propagação da receita mundo afora. Vamos experimentar?

MOLHO TÁRTARO

Você vai precisar de: 6 tomates; 1 dente de alho; ½ cebola; ½ pepino sem sementes; ½ pimentão-verde; Miolo de 2 pães franceses; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 colher (café) de sal. Corte os tomates, o alho, a cebola, o pepino e o pimentão-verde em pedaços. Em um recipiente, junte todos os ingredientes. Adicione o miolo de pão para dar consistência, o azeite e o sal e bata tudo no liquidificador ou no mixer até formar um creme. O gaspacho tradicional é servido frio, mas se você preferir, aqueça um pouquinho para ficar em uma temperatura agradável para você!

Excelente complemento para carnes leves! Confira esta receita, o preparo leva pouquíssimos minutos! Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de maionese; ½ colher (sopa) de alcaparras; 1 colher (sopa) de azeitonas-verdes; 1 colher (sopa) de picles; 1 colher (chá) de mostarda; 1 colher (chá) de suco de limão. Agora é só picar em cubinhos todos os ingredientes, misturar e curtir!

26

COMO FAZ BEM


RECEITAS SEÇÃO

CHURROS

sem glúten

Esse doce de origem ibérica é um sucesso aqui no Brasil. Veja como fazer churros sem glúten em casa! Você vai precisar de: 3 xícaras (chá) de água; 3 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal; 3 xícaras (chá) de Farinha de Arroz Urbano; 1 colher (chá) de fermento químico; 2 xícaras (chá) de óleo – ou o suficiente para cobrir a massa. Em uma panela, coloque a água no fogo e espere ferver. Então, derreta a manteiga na água e, em seguida, coloque o sal e o açúcar. Em um recipiente, misture o fermento com a Farinha de Arroz Urbano. Acrescente essa mistura à água fervente de uma só vez, mexendo sempre para a massa ficar homogênea. Deixe cozinhando até que ela se solte do fundo da panela (geralmente, leva uns 5 minutinhos). Para testar se a massa está boa, amasse um pouco com os dedos: ela não pode grudar na mão! Se estiver adequada, deixe esfriar por alguns minutos e modele os churros com um saco de confeiteiro com bico X ou como preferir. Coloque-os na frigideira com óleo para fritar, passe-os numa mistura de açúcar e canela e recheie como preferir!

COMO FAZ BEM

27


RECEITAS RECEITAS

REQUEIJÃO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Requeijão já é uma delícia. Melhor ainda se ele for caseiro, sem glúten e sem lactose. Veja como é simples: 1 e ¼ de xícara (chá) de mandioca bem cozida; 1 e ½ xícara (chá) de água do cozimento; ½ xícara (chá) de Farinha de Arroz Urbano; 1 colher (chá) de sal; 3 colheres de óleo de cozinha. Bata a mandioca com a água do cozimento no liquidificador. Junte a Farinha de Arroz Urbano, o sal, o óleo e bata por mais alguns minutos. Transfira a massa para uma panela, coloque em fogo baixo e mexa até levantar fervura. Depois, é só passar para um recipiente, esperar esfriar e conservar na geladeira! Simples, não? Ah, a mistura não é fácil de bater, então não tenha medo de usar o liquidificador até que a textura esteja do seu agrado!

28

COMO FAZ BEM


INTEGRAÇÃO

19 DE NOVEMBRO - JARAGUÁ DO SUL (SC)

VÔLEI

lugar

PESCARIA

lugar

MENOR PEIXE

CHEF URBANO

lugar

2º lugar

3º lugar

2º lugar

3º lugar

SHOW DE TALENTOS

2º lugar

3º lugar

COMO FAZ BEM

29


INTEGRAÇÃO

RECEITA VENCEDORA DO CONCURSO CHEF URBANO - JARAGUÁ DO SUL (SC)

RISOTO DE MIRTILO

COM QUEIJO GORGONZOLA

Ingredientes do Risoto: 1 e ½ xícara (chá) de Arroz Arbório Urbano; 50 g de manteiga; 30 g de pimentão picado; ½ cebola picada; 2 dentes de alho; 1 taça de vinho tinto; Caldo de legumes (preparo e receita abaixo); Sal e pimenta a gosto; 200 g de queijo gorgonzola; 250 g de mirtilos; 50 g de queijo provolone ou parmesão ralado (para polvilhar). Ingredientes do Caldo de Legumes: 7 xícaras de água; 1 cenoura; 1 talo de alho-poró; 1 cebola cortada ao meio; 1 batata-salsa; 2 dentes de alho; 1 tomate; 3 sachês ou tabletes de caldo de legumes; Salsinha e salsão a gosto; Sal a gosto. Modo de Preparo: Inicie a receita preparando o caldo de legumes. Coloque em uma panela a água e todos os ingredientes picados grosseiramente. Deixe ferver e, de tempos em tempos, adicione um pouco de água. Para o risoto, doure a cebola e o pimentão em duas colheres de manteiga e, depois, acrescente o alho. Adicione mais três colheres de manteiga e, então, o Arroz Arbório Urbano. Refogue.

30

COMO FAZ BEM

Receita de Reynaldo de Carvalho (Marketing) e Urbano Luis Zonta Franzner (Trainee)

Coloque o vinho e misture bem. Quando o líquido se incorporar ao arroz, adicione uma ou duas conchas do caldo de legumes e misture bem. Repita esse passo até o arroz ficar "al dente". Mexa sempre, para que o arroz libere amido e o risoto fique mais cremoso. Tempere com sal e pimenta a gosto, adicione mais uma colher de manteiga e o queijo gorgonzola. Misture até ficar homogêneo. Para finalizar, lave muito bem e cuidadosamente os mirtilos. Esmague ou processe cerca de 50 g. Depois, adicione os mirtilos inteiros e processados ao risoto e misture. Ao servir, polvilhe queijo parmesão ou provolone ralado e decore com folhas de salsinha.


INTEGRAÇÃO

HOMENAGEM

AOS COLABORADORES

Como parte da programação da Integração, os colaboradores que completaram 10, 15, 20, 25 e 30 anos de empresa foram homenageados e receberam premiações.

Meleiro (SC)

Sinop (MT)

Jaraguá do Sul (SC)

São Gabriel (RS)

COMO FAZ BEM

31


INTEGRAÇÃO

Jaraguá do Sul (SC)

32

Sinop (MT)

São Gabriel (RS)

Meleiro (SC)

Guarulhos (SP)

COMO FAZ BEM


INTEGRAÇÃO

São Gabriel (RS)

Jaraguá do Sul (SC)

COMO FAZ BEM

33


INTEGRAÇÃO

Guarulhos (SP)

Sinop (MT)

34

COMO FAZ BEM

São Gabriel (RS)

Jaraguá do Sul (SC)


INTEGRAÇÃO

Jaraguá do Sul (SC)

COMO FAZ BEM

35


SEGURANÇA NO TRABALHO

SEMANA DE

PREVENÇÃO AOS ACIDENTES

Saiba o que aconteceu na SIPAT. No mês de outubro, tivemos a SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - em algumas unidades da Urbano. Por meio de uma série de atividades, a semana buscou desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Saiba como foi a SIPAT nas várias unidades.

Unidade de Jaraguá do Sul (SC)

Em Jaraguá do Sul (SC), a SIPAT ocorreu entre os dias 22 e 25/10, e o tema geral foi Saúde e bemestar do trabalhador. Além do foco na prevenção de acidentes no trabalho, o evento tratou sobre saúde bucal, principais doenças de boca e tabagismo e foi construído um circuito de saúde. Também houve uma palestra que tratou sobre a importância de ser um doador de órgãos. Em Guarulhos (SP), a SIPAT aconteceu entre os dias 17 e 21/10. Em Meleiro (SC), o tema das atividades, que ocorreram durante todo o mês de outubro, foi Saúde e Segurança: como mantê-las nos dias atuais.

Unidade de Guarulhos (SP)

36

COMO FAZ BEM


SEGURANÇA NO TRABALHO

Em Sinop (MT), a semana ocorreu de 17 a 20/10 e foi aberta com uma missa para os colaboradores.

Missa de início da SIPAT em Sinop (MT)

Unidade de São Gabriel (RS)

Unidade de Meleiro (SC)

COMO FAZ BEM

37


QUALIDADE

5S

PROGRAMA

NA PRÁTICA

A implantação dos sensos em duas das nossas unidades. O Programa 5S é a base do Sistema de Gestão da Qualidade Urbano. Sua implantação passa por várias etapas, das quais uma das mais importantes é colocar todos os sensos em prática. Veja como foi o processo de implantação nas unidades de Meleiro (SC) e de São Gabriel (RS).

MELEIRO (SC) Na unidade de Meleiro (SC), o início das atividades se deu com um treinamento para toda a fábrica sobre o Programa 5S. Os colaboradores descobriram os benefícios e receberam sugestões sobre como colocar o Programa em prática. Também foram escolhidos colaboradores para serem os facilitadores de suas áreas, com a missão de ajudar todos os colegas do seu setor. A primeira tarefa prática foi identificar o que precisava ser removido, organizado e limpo. Logo depois, a montagem de uma lista de tarefas com tudo que precisava ser feito. As grandes mudanças foram iniciadas no “Dia D”, dia em que a fábrica ficou parada para limpeza e aplicação de alguns sensos em locais que precisavam de mudanças mais intensas. Veja algumas transformações que o 5S proporcionou para a fábrica e para o dia a dia de todos:

Dia D em Meleiro (SC)

DEPÓSITO DE PEÇAS

38

COMO FAZ BEM

SETOR DE MANUTENÇÃO

PARBOILIZAÇÃO


QUALIDADE

SÃO GABRIEL (RS) Na unidade de São Gabriel (RS), a implementação do Programa 5S iniciou com um treinamento para todos os colaboradores. Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer a ferramenta e de receber dicas sobre como fazer as adequações em seus setores.

Nesse treinamento, os colaboradores também puderam se candidatar a facilitadores. As adequações foram realizadas no período de um mês e mudanças bastante expressivas foram observadas, conforme as fotos que seguem.

COMO FAZ BEM

39


MELHORIAS

GINÁSTICA LABORAL

Setores administrativos

PARA OS COLABORADORES DE MELEIRO (SC)

Desde o mês de outubro, os colaboradores da unidade de Meleiro (SC) incorporaram à sua rotina de trabalho a ginástica laboral. A iniciativa é fruto de uma parceria com o SESI da cidade. Três vezes por semana, os funcionários realizam uma série de alongamentos e de exercícios.

40

COMO FAZ BEM

A iniciativa é fruto de uma parceria com o SESI da cidade.


MELHORIAS

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL NO DIA A DIA

1. 2.

Prevenção de doenças

A rotina de atividades físicas e alongamentos proporcionados pela ginástica laboral previne a ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho.

Combate ao estresse

As atividades também ajudam a diminuir o estresse, depressão e a ansiedade causadas pela rotina de trabalho.

3.

Melhora do condicionamento físico

4.

Redução do cansaço

As atividades promovem o alongamento do corpo e melhoram a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência.

O alongamento e o fortalecimento dos músculos proporcionam energia para lidar com as tensões geradas no ambiente de trabalho.

Setores produtivos

COMO FAZ BEM

41


TREINAMENTOS

CAPACITAÇÕES

AUTOCONHECIMENTO E TRABALHO EM EQUIPE

Unidade: Jaraguá do Sul (SC) Período: 28/09 e 14/10/16 Palestrante: Mauricio Rocha "Foram dois momentos muito importantes, pois compreendi que temos diferenças (dicotomia), mas que podemos, sim, aprender uns com os outros, agir em sinergia, porque o mundo precisa de todos.”

Ane Lucia Alves

Atendente de Telemarketing

Confira a participação dos nossos colaboradores.

"O treinamento de autoconhecimento e trabalho em equipe foi muito bom! As questões apontadas sobre MBTI e as análises sobre dicotomia são de extrema importância, principalmente para um bom relacionamento com a equipe de trabalho e demais colaboradores. Esse estudo abre nossa mente para que consigamos compreender melhor as ações do outro no dia a dia e nos permite olhar melhor para nós mesmos e retirar o melhor de nós em benefício dos outros. A frase que mais me marcou durante o treinamento foi: ‘Quando nos conhecemos passamos a negociar melhor com nós mesmos’”

Diego Luis Tomaz

Segurança e Medicina do Trabalho

OFICINA DE RELAÇÕES HUMANAS E TRABALHO EM EQUIPE

Unidade: Guarulhos (SP) Período: 24 e 25/08/16 Palestrante: Silvia

ESPAÇO CONFINADO

Unidade: Sinop (MT) Período: 03 a 06/10/16 Palestrante: Gilson Jair Schröder Objetivo: Estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e para o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes locais.

42

COMO FAZ BEM


TREINAMENTOS

CÂNCER DE PRÓSTATA E CÂNCER DE MAMA

Unidade: Sinop (MT) Período: 18/10/16 Palestrante: Eduardo Miranda, do SESI Objetivo: Facilitar o reconhecimento do câncer de mama e de próstata e orientar quanto à importância da prevenção e da detecção precoce.

ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO

Unidade: Sinop (MT) Período: 19/10/16 Palestrante: Cássio Miguel Leles de Souza Objetivo: Desenvolver e aplicar técnicas para adaptação do colaborador ao trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhar sua função visando a otimização das atividades e o bem-estar.

QUALIDADE DE VIDA

Unidade: Sinop (MT) Período: 20/10/16 Palestrante: Psicólogo Antonio Roberto Garcia Junior Objetivo: Proporcionar maior participação dos colaboradores, criar um ambiente de integração com os colegas de trabalho e o próprio ambiente e buscar sempre a compreensão das necessidades como um todo.

CURSO PARA OPERADORES DE CALDEIRA

Unidade: Jaraguá do Sul (SC) Período: 1 a 31/10/16 Palestrante: Oldemar Luiz Eibel Objetivo: Curso de NR-13, que tem como objetivo atender as exigências da Norma Regulamentadora nº 13 – Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras.

COMO FAZ BEM

43


TREINAMENTOS

OUTUBRO ROSA A Urbano mais uma vez participou do Outubro Rosa. Veja nas fotos abaixo a aderência de nossos colaboradores.

44

COMO FAZ BEM

Unidade de Meleiro (SC)

Unidade de Jaraguá do Sul (SC)

Unidade de Sinop (MT)

Unidade de Guarulhos (SP)


URBANO NA COMUNIDADE

URBANO

PARTICIPA

Veja a participação da unidade de São Gabriel (RS) em eventos. 11º CONGREGA Nos dias 5, 6 e 7/10, ocorreu a 11ª Edição do Congrega. Promovido pela Urcamp, Universidade da Região da Campanha, o evento foi sediado neste ano em São Gabriel (RS). Como tema central, o slogan: O Conhecimento e a Inovação como Articuladores da Sustentabilidade. O Congrega é considerado um dos maiores eventos de pesquisa do sul do país. Com 1430 trabalhos inscritos nesta edição, ele reuniu alunos, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior de todo o estado e do Brasil, num total de 42 cidades. Com um agradável e amplo estande, a Urbano Agroindustrial participou dos três dias do evento. Além da apresentação das atividades e

O Congrega é considerado um dos maiores eventos de pesquisa do sul do país.

processos da empresa, houve no local entrega de amostras e uma deliciosa degustação de receitas com produtos da marca Urbano, como risotos, massas e leite de arroz. No encerramento, 10 kits com opções da Urbano foram sorteados entre os participantes e entregues pelo Sr. Paulo Roberto Franzner, Coordenador Geral da Unidade de São Gabriel.

82º EXPOFEIRA DE SÃO GABRIEL A 82ª Expofeira, que ocorreu entre os dias 5 e 23/10, também contou com a presença da Urbano. A feira objetiva consolidar a cidade de S��o Gabriel (RS) como um dos polos de referência no agronegócio e como

rota de grandes shows. O evento, que possuía uma programação que variava desde palestras até grandes atrações culturais, teve sucesso de público.

COMO FAZ BEM

45


SUSTENTABILIDADE

ENERGIA A PARTIR DAS CASCAS DE ARROZ Urbano apresenta em Lages (SC) o modo como aproveita os resíduos do beneficiamento dos grãos. Divulgando as ações realizadas pela Urbano, no dia 7 de novembro, foi realizada a palestra Geração de energia a partir da casca de arroz durante a Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus da UDESC em Lages. A Semana Acadêmica é um evento organizado pelo Centro Acadêmico Cinco de Junho. Um dos seus objetivos é discutir conteúdos que sejam de interesse dos acadêmicos e ampliar seus conhecimentos para além do que é transmitido em sala de aula. Nesse contexto, a semana acadêmica é um momento no qual, por meio de palestras e minicursos relacionados à engenharia, saneamento e meio ambiente, os participantes

46

COMO FAZ BEM

podem aprender mais sobre assuntos relacionados às disciplinas do seu curso. O Eng. Jackson apresentou na sua comunicação a forma como a Urbano aproveita os resíduos do processo de beneficiamento dos grãos de arroz, as cascas de arroz, que antes eram dispostas em aterros, para gerar energia renovável. Dessa forma, um problema ambiental foi transformado em uma solução energética e sustentável. Contribuição:

Engenheiro Jackson Lima - Cessul


SEGURANÇA

EM SUAS FÉRIAS DE FINAL DE ANO,

DIRIJA COM SEGURANÇA!

O verão está aí e com ele as festas de Natal e de Ano-novo. Todos estão animados pelo espírito festivo e caloroso desta época do ano. No entanto, em razão do aumento de tráfego neste período do ano, é comum a elevação do número de acidentes. A maioria deles é causada pela falta de atenção e de prudência dos condutores, a qual se deve em grande parte à influência do consumo de álcool na direção. Para evitar acidentes, algumas medidas são essenciais: respeitar os limites de velocidade e a sinalização, fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança e, sobretudo, não ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, é necessário cuidar também da manutenção do veículo, realizando uma revisão dos itens de segurança antes de pegar a estrada. Todos devem colaborar usando o cinto de segurança ou capacete e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até dez anos de idade, particularmente, precisam viajar no banco de trás do veículo e em cadeiras específicas para sua faixa etária. Férias e pressa não combinam. A segurança de sua família deve estar sempre em primeiro lugar. Lembre-se disso e seja prudente!

Para evitar acidentes, algumas medidas são essenciais: respeitar os limites de velocidade e a sinalização, fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança e, sobretudo, não ingerir bebidas alcoólicas.

COMO FAZ BEM

47


COMEMORAÇÕES

Nascimentos Bebê: Antony Martins Silva Arenhardt Colaborador: Rogério Mallmann Arenhardt Setor: Transportes – Jaraguá do Sul (SC) Cônjuge: Rosemar Martins da Silva Data: 23/05/16

Bebê: Mikael Davi da Silva Moreira Colaborador: Paulo Henrique Borba Moreira Setor: Recebimento – São Gabriel (RS) Cônjuge: Rosemara Farinha da Silva Moreira Data: 04/07/16

Bebê: Cleiton dos Santos Dias Colaboradora: Cleide Eugenia dos Santos Dias Setor: Zeladoria – Joinville (SC) Cônjuge: Nilton Generoso Dias Data: 02/08/16

Bebê: João Luyz Bernardine Ploncoski Colaborador: Cristiano Ploncoski Setor: Expedição – Jaraguá do Sul (SC) Cônjuge: Eliane Bernardine Data: 12/08/16

Bebê: Letícia Gabrieli Marquardt Colaborador: Edson Harry Marquardt Setor: Secagem – Jaraguá do Sul (SC) Cônjuge: Jaqueline Janete Bohrer Marquardt Data: 23/09/16

48

COMO FAZ BEM


COMEMORAÇÕES

Formaturas Colaborador: Fernando Hardt Setor: SUAP – Jaraguá do Sul (SC) Curso e instituição: Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio – Universidade Unicesumar Formatura: 27/08/16

Colaborador: José Ediberto Torizani Filho Setor: Comercial – Jaraguá do Sul (SC) Curso e instituição: Processos Gerenciais – Faculdade Senac Jaraguá do Sul Formatura: 26/08/16

Casamentos Colaborador: Fernando Willemann Setor: TI– Jaraguá do Sul (SC) Cônjuge: Daiane Cristina Schunke Willemann Data: 18/06/16

Colaborador : Josevan Pereira dos Santos Setor: Beneficiamento – Feijão preto – Guarulhos (SP) Cônjuge: Alessandra Salles José Data do casamento: 20/08/16

COMO FAZ BEM

49


MEMÓRIA URBANO

Memória

Urbano

Continuando nossa história da unidade de São Gabriel (RS), nesta edição trazemos o depoimento de Leomar Antônio Kristosch, coordenador do recebimento da unidade.

I

niciei na Urbano em 1988. Quando comecei, fui recebido pelo Sr. Adenor, Sr. Renato e pelo Moisés. Na época, o Sr. Adenor era considerado um desbravador por ter ido para São Gabriel dar início à primeira filial da Urbano. No começo, trabalhei com serviços gerais, descarga, carregamento e fiquei um bom tempo na mecânica. Ajudei a construir a estrutura da unidade e pude acompanhar o crescimento da empresa. Em meados de 1990, o Moisés viu meu potencial e começou a investir no crescimento da minha carreira, ensinando-me e preparando-me para a liderança e a supervisão. Tive muito apoio dos meus colegas. Lembro com carinho de alguns momentos, como as comemorações de final de ano, das amizades que fiz, como meu amigo Nerildo, por exemplo, dos churrascos que eram feitos no espaço onde hoje é o refeitório, com muita comida boa e danças gaúchas, enfim, tenho ótimas lembranças desse tempo aqui na Urbano.

50

COMO FAZ BEM


MEMÓRIA URBANO

Como trabalhei um tempo na manutenção, recordo-me também com satisfação das épocas em que só havia uma máquina de cada tipo e era um desafio para nós quando alguma estragava e tínhamos que consertar. Na época, não era como hoje, em que é tudo automatizado e temos acesso fácil à informação. Tínhamos que descobrir e nos dedicar para realmente superar desafios. Era uma fase de muitos aprendizados! Durante toda a minha trajetória, nunca deixei de ser amparado pela empresa. O Sr. Adenor e a Dona Ivanete sempre estiveram muito presentes no nosso dia a dia. Vi-o muitas vezes operando as máquinas, e a Dona Ivanete era muito cuidadosa conosco, trazia-nos lanches e se preocupava com nosso bem-estar.

COMO FAZ BEM

51


SEÇÃO

NOSSA LISTA DE DESEJOS PARA O SEU ANO NOVO ESTÁ RECHEADA DE INGREDIENTES. Saúde Paz Amor Esperança Luz Alegria Sucesso Vitórias

FeLiz 52

COMO FAZ BEM


REVISTA COMO FAZ BEM - URBANO