Chic 27

Page 1

by Marcondes Viana

ano VII . nยบ 27 abr.mai.jun 2013 R$ 12,90




editorial

Fortaleza se internacionaliza Fortaleza definitivamente acaba de se internacionalizar com o magnífico show de Paul McCartney na Arena Castelão, jogos da Copa das Confederações, que acontece no mês de junho e o evento que reúne lutadores do UFC, no Ginásio Paulo Sarasate. Além de participar da lista dos milionários da Forbes, com o industrial Ivens Dias Branco, diretor-presidente do grupo M. Dias Branco S.A. Sua fortuna é avaliada em mais de US$ 3 bilhões. Agora tudo leva a crer que teremos mais e mais importantes eventos internacionais, pois já anunciam novos shows e no próximo ano, 2014, teremos jogos da Copa do Mundo. Já se fala em Elton John, Beyoncé, Sade, Rod Stewart, com a assinatura do governo com a Arte Produções.

Capa Foto: Nicolas Gondim Modelo: Jade Oliveira

A CHIC já é internacional faz algum tempo, pois publica matérias vindas da Alemanha, assinadas pela correspondente Wilgen Arone, que para esta edição, a de nº 27, mandou uma reportagem sobre reciclagem, que torna os produtos derivados, em grifes de sucesso, como Hermès. A nossa editora de Turismo, Mara Adeodato, esteve circulando na Disneyland francesa e dá dicas sobre como aproveitar o passeio, incluindo Paris, no roteiro. Na coluna de Iratuã Freitas o leitor verá fotos do show de Paul McCartney, bem como fotos de fãs, como do governador Cid Gomes. Nas colunas assinadas por Helena Demes, Heloísa Helena Rodrigues, Eduardo Galdino (Cultura) tudo sobre o movimento social de Fortaleza e em outras páginas matérias sobre os modelos de veículos nacionais e importados - que recebem algumas mudanças ou verdadeiramente novos -, que chegam ao aquecido mercado brasileiro. A edição que está nas mãos do leitor marca a estreia da jornalista Henriette de Salvi como coordenadora editorial da CHIC. Uma grande conquista que por certo dará um novo colorido à publicação voltada para o luxo, a cultura, o mundo fashion, os automóveis, a tecnologia, o turismo e a gastronomia. Assim, leitores e leitoras já podem agendar o nosso próximo encontro: a edição #28 estará nos points VIP em setembro. Marcondes Viana Editor & Publisher

Editor & Publisher: Marcondes Viana (MTB CE00393JP) I Editor Adjunto : Max Krichanã (MTB CE00991JP) Coordenação Editorial: Henriette de Salvi (MTB CE2200JP) I Diretora de Conteúdo e diagramação Juliana Amaral Ilustração e Tratamento de Imagens:Paulo Fernando I Projeto gráfico: Denise de Castro I Administração: Sophia Salles de Viana I Assessoria Jurídica: Welton Demétrio Advogados Associados I Tiragem: 8 mil exemplares I Impressão: Halley S/A Gráfica e Editora I CHIC na web: www.revistachic.com.br I revistachic.fortaleza@gmail.com I Correspondência:Rua Vicente Leite, 1011/101 60170-151 - Meireles. Contato: (85)8543.0092 CHIC Automóveis & Sociedade é marca registrada no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial (RPI 1912, de 28/08/2007) CHIC Automóveis & Sociedade não se responsabiliza por opiniões expressadas nos artigos assinados. É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, sem autorização por escrito.

4


5


SUM 12

08 automóvel

92 coluna

Audi S7 08 Audi TT

10

Peugeot 208

12

Classe A 22 RAV4 28

36 Lifan X60 42 Gol Track

Fox - Rock in Rio 74 Saveiro 82 New Fiesta

6

88

46 Clics CHIC 16 Société CHIC 40

52 Novo Luxo 66 Reflexão 76 Alta Roda

Observatório da Cultura

86 Panorama 92 Acontece

80


ÁRIO

ano VII - nº 27 - abril / maio / junho 2013

20

54 esporte CHIC ensaio

32 Rugby 34 UFC

Fusca é fashion! 54

gastronomia

Boa Mesa

70 luxo

88

46 Estilosos e conectados 20 Economizar é chique

turismo

Uma Paris diferente 70

26

7


automóvel

S7 Sportback

8

O S7 Sportback, versão esportiva do Audi A7, é aposta da fábrica para os amantes dos esportivos arrojados. O carro vem com detalhes como acabamento das soleiras das portas em estilo exclusivo S; capa do espelho retrovisor externo em alumínio; spoiler traseiro; e rodas de liga leve de 19 polegadas, 8,5J X 19, com pneus 255/40 R19. Apesar do design ser o atrativo principal do S7, o conforto e a segurança também fazem parte do pacote de itens do carro. Destaque para o ar-condicionado automático de 4 zonas; bancos dianteiros esportivos da linha S em couro Valcona, elétricos e com memória para o do motorista; e banco traseiro inteiriço rebatível, que amplia a capacidade original de 535 litros do porta-malas para 1.390 litros. O apoio lombar vem com ajuste elétrico nos bancos dianteiros e a tampa do porta-malas dispõe de série, de um sistema elétrico de abertura e fechamento. O veículo possui ainda airbag lateral dianteiro e de cabeça; cintos de segurança com sensor de afi-


O Audi S7 Sportback vem equipado com um V8 biturbo

velamento; e assistente de freio. Faróis com ajuste automático de altura e limpador, além de lanternas traseiras com LEDs, fazem parte do pacote padrão. A tecnologia do Audi S7 Sportback vem ainda para gerar comodidade ao motorista. O inovador Multi Media Interface (MMI) touch é um ecrã (tela) sensível ao toque, através do qual é possível comandar quase tudo a bordo – do sistema de navegação a sistemas de áudio, TV e telefone – apenas com um dedo e sem desviar o olhar da estrada. Com o Audi Connect é incorporado ainda o sistema de navegação, que integra o MMI a dados da internet e imagens reais, além de importação direta de resultados de pesquisa para a plataforma, como por exemplo, endereços de hotéis. Dando continuidade ao estilo esportivo, o volante do S7 tem acabamento em couro (como a alavanca de câmbio), é do tipo multifuncional com shift paddles e incorpora ajuste elétrico de altura e distância com função “easy entry”, para facilitar a entrada do motorista no carro.

Por dentro o carro tem acabamento em alumínio escovado e o teto moldado em tecido incorpora um teto solar. O veículo recebeu ainda, de série, vidros com isolamento térmico, pacote de luzes, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e sensor de luz e chuva, e computador de bordo com display colorido. Mas para completar um carro esportivo do porte do S7 o motor deve ser a contento. Pois o Audi S7 Sportback vem equipado com um V8 biturbo 4.0 TFSI com a nova tecnologia “Audi cylinder on demand”. Entre regimes baixos e médios, o sistema pode desligar seletivamente quatro dos oito cilindros, sem que o condutor note qualquer diferença. O motor continua a funcionar de forma suave e potente, mas apresenta consumos e emissões de CO2 mais baixos. O motor V8 4.0 TFSI gera 420 cv de potência entre 5.500 e 6.400 rpm. O torque máximo é de 550 Nm, diponível entre 1.400 e 5.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente.

9


automóvel

TT RS Inspirado nos fundamentos da Escola Bauhaus ícone do design alemão – o Audi TT comemora 15 anos. Em plena adolescência, o esportivo arrebata uma legião de fãs tanto pelos traços como pelo desempenho. Com a marca inconfundível dos pneus grandes, o modelo fez sua avant-première no Salão de Frankfurt, em setembro de 1995, e roubou a cena. Já consagrado na Europa, o Audi TT merecia um desembarque especial no Brasil, que aconteceu em 1998. De lá para cá inovações e tecnologias foram agregando ainda mais valor ao esportivo. Em 2006, o Audi TT foi eleito o carro mais bonito do mundo, em um concurso promovido pela revista especializada alemã Auto Bild, com votação aberta aos leitores da publicação. O TT foi além e levou ainda o prêmio mais cobiçado do concurso: o título de carro mais bonito do mundo dos últimos dozes meses, entre 146 veículos.

10

Dois anos depois, para comemorar os dez anos de lançamento do Audi TT, em 2008, a montadora alemã apresentou ao mercado mundial uma versão mais apimentada e arrojada do modelo: o Audi TTS. Com alguns detalhes de acabamento diferenciados, como dois pares de saída de escapamento, capa do retrovisor externo em alumínio e emblemas TTS na grade dianteira, na traseira e na soleira, o automóvel ganhou motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e 272 cv de potência, 61 cv a mais do que a versão tradicional do TT Coupé equipada com motor 2 litros, na época com 200 cv (atualmente esta versão tem 211 cv de potência). Com isto, a aceleração de 0 a 100km/h caiu para 5,2 segundos na versão Coupé (quatro lugares) e 5,4 segundos na versão Roadster (dois lugares); e a velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente. No último trimestre do ano passado foi a vez de desembarcar no mercado brasileiro as versões ainda mais esportivas do automóvel: o Audi TT RS Coupé e Roadster.


11


automóvel

PEUGEOT

208

O sucesso da França agora no Brasil Design que combina dinamismo e elegância, experiência de condução, marcada por uma arquitetura interior totalmente repensada, e tecnologia, expressada pela oferta de equipamentos antes encontrada somente em segmentos superiores. É assim que a Peugeot apresenta o 208, produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ), e que já está nas concessionárias da marca. O carro foi desenhado seguindo a nova identidade visual da Peugeot, apresentada desde o carro-conceito SR1. Na dianteira o “olhar felino” vem refinado com as luzes em LED e uma guia luminosa que enfatiza o conjunto ótico, tanto de dia quanto a noite. O mesmo cuidado é dado a cada elemento, como o formato dos faróis de neblina. A entrada de ar frontal vem com moldura cromada e procura se destacar da carroceria. Acima da grade o logotipo da Peugeot dá origem a uma autêntica coluna vertebral que atravessa o capô, deixa sua marca no centro do teto e imprime movimento na parte traseira e ao desenho na tampa do porta-malas. A lateral do 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de 15 polegadas e 16 polegadas com tratamento bicolor, e a linha de cintura ascendente mos

12


13


tra uma lateral esculpida com linhas atléticas, sugerindo o veículo em movimento constante mesmo quando parado. As luzes traseiras, com forma de bumerangue, remetem a elementos tecnológicos, pois integram uma assinatura luminosa com três “garras” marcadas por luzes em LED e guias de luz. Por dentro o 208 cresceu em comparação ao 207. O novo hatchback da Peugeot mede menos de quatro metros de comprimento (3.966 mm), porém apresenta um entre-eixos de mais de 2,5 metros (2.541 mm), o maior entre os seus concorrentes diretos. Mais espaço para o joelho dos passageiros traseiros (80mm) e porta-malas com mais 40 litros deixam o carro numa boa posição em relação aos concorrentes.

Com o 208, a Peugeot completa a renovação de sua gama de veículos no Brasil

Além do painel elevado e do volante de pequena dimensão, o condutor e o passageiro da frente têm, no Peugeot 208 uma central multimídia com tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com gráficos de desenho cuidadoso (resolução de 800 x 480) e de funcionamento intuitivo. O menu Navegação permite con-

14

trolar a função GPS. Além dos comandos básicos para entrar endereço e calcular rota, é possível visualizar o mapa em perspectiva 3D, configurar pontos de interesse, definir critérios de cálculo de rota e visualizar o itinerário, entre outras funções. O motor do 208 também foi todo desenvolvido e produzido no Brasil com o objetivo de atender às demandas específicas da América Latina. Sendo assim, o novo motor 1.5 L 8V Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio e oito válvulas. O projeto atende às normas de emissões Euro 5 e PL6. Este conjunto faz o motor 1.5 L 8V Flex desenvolver 93 cavalos de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 14,2 mkgf quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm. Com o 208, a Peugeot completa a renovação de sua gama de veículos no Brasil, que em 2010 iniciou uma forte ofensiva comercial que contabiliza nada menos que oito lançamentos (3008, 408, RCZ, 408 THP, 308, 508, 308 CC e 308 THP). O novo hatchback inaugura uma nova fase de crescimento para a Marca no país, que hoje dispõe de uma gama de veículos particulares totalmente alinhada à Europa. Baseada em quatro eixos da gama de produtos – Compactos, Médios, Premium e Utilitários – o 208 se apresenta como uma dos mais importantes peças da estratégia de atuação da Marca.


Pacote de equipamentos do 208 Ar-condicionado automático digital Bizone: é a primeira vez que um veículo do segmento B dispõe desse equipamento, que apresenta três modos de funcionamento – automático, soft e fast (nas versões equipadas com motor 1.6 L Flex); Sensor de obstáculo traseiro: de última geração, é acionado sempre que a marcha a ré é engatada. A indicação da presença, distância e posição dos obstáculos atrás do modelo é feita por meio de sons intermitentes e imagens coloridas apresentadas na central multimídia;

O 208 possui ainda vidro elétrico com comando sequencial e função anti-esmagamento para o motorista, travas elétricas com comando na chave do carro, travamento automático com o veículo em movimento, função “follow me home”, que mantém os faróis ligados por um tempo determinado ao sair do carro, muito útil em uma situação como a de estacionar o veículo numa garagem escura, função “lead me to the car”, que aciona os faróis por meio de um comando na chave, útil ao buscar o carro em uma garagem escura ou no estacionamento lotado de um shopping center, e alarme periférico e volumétrico (nas versões com motor 1.6 L 16V Flex).

Computador de bordo com três modos de operação e nove funções: integrado à central multimídia, mostra informações de consumo e autonomia instantâneas e dados históricos de dois percursos diferentes. É muito útil em uma viagem, por exemplo, quando o condutor deseja comparar a ida com a volta ou quando abastece em um posto desconhecido; Piloto automático / limitador de velocidade: funções acionadas por meio de um prático comando satélite na coluna de direção à esquerda do volante. As informações de utilização como velocidade programada são mostradas no display LCD do painel de instrumentos.

15


clics CHIC Iratuã Freitas

GRANDE SHOW A Arena Castelão foi palco do show de despedida da turnê “Out There” do ex-beatle. Sir Paul McCartney mostrou que continua em forma! Confiram clics de alguns VIPs que foram conferir a atração.

1

2

4

3

5

1 - Paul McCartney 2 - Eunício Oliveira, Maria Célia e Cid Gomes 3 - Carol e Roberto Cláudio 4 - Rosana, João Carlos Diógenes e Manuela 5 - Isolda Cela e Clodoveu Arruda 6 - Ferrucio e Cristine com as filhas Amanda e Marcela Feitosa

6

16


MEDALHA CLÓVIS ARRAIS MAIA Em grande noite que aconteceu no Lula’s Plazá, o sistema Fecomércio concedeu ao empresário Antônio Santos a Medalha Clóvis Arrais Maia. Santos foi representado por Leandro Domingues Teixeira.

1

2

3

1 - Homenageados da noite com Luis Gastão 2 - Isaac Coimbra, Fernando Castro Alves, Circe Jane e Verônica Gurgel 3 - Emiliano Queiroz e José Humberto Ramalho 4 - Isabel Leitão e Eveline Costa do Vale 5 - Helena e Cláudio Silveira 6 - Luis Gastão Bittencourt e Eliana

4

5

6

17


ANIVERSÁRIO Jocilene e Geovanne Jinkings organizaram festa para a filhota Giovanna Jinkings que completou mais um aninho de vida. Sergio Carvalho Buffet foi o cenário, as lembrancinhas e mimos são da Pequena Flor Feito à Mão por Erika Fonseca, o Bolo Bom Bocado e o cerimonial de Aconteça Cerimonial.

1

2

2 3

5

6

4

1-

7

18

8 7

Jocilene, Giovanna e Geovanne Jinkings 2 - Helena, Giovanna Jinkings e João Bathista 3 - Ricardo e Aparecida Alencar 4 - Jório da Escóssia, Graça e Gabriela Dias Branco 5 - Joacy Feitosa, Giovanna Jinkings e Jocelia Feitosa 6 - Mariah Frotah e Epitacio Oliveira 7 - Familia Jinkings 8 - Heloisa Helena, Samira e Geovanne Jinkings


Banqueiro Binho Bezerra com autoridades na solenidade em que ele recebeu o título de Cidadão Cearense no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Durante happy hour aconteceu coquetel em que foi reinaugurada a loja La Vie. Na ocasião foi lançada as coleções Jóia Rara (da própria loja) e a coleção Bauhaus, da designer de jóias Rossana Romcy, que no clic aparece com a cap da loja, Tayra Romcy.

Raphael Joca brindou sua entrada no hall dos quarenta com “big party” realizada no Lula’s Buffet na foto com Gabriel, Ana Cristina, Raphael, Carolina e Daniel Joca.

19


luxo

Estilosos e conectados Michelle Monte Mor, especial para a CHIC

O brasileiro ama seus pets. Os números provam isso. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) atualmente o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de faturamento do mercado pet mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2012, o Brasil faturou R$13,8 bilhões em vendas, representando 8% do mercado global, num segmento que fatura anualmente R$172 bilhões. Com tanto dinheiro envolvido, as marcas famosas resolveram investir nesse segmento. Gucci, Louis Vuitton, Ralph Lauren, entre outras, são algumas grifes mundiais que oferecem seus produtos aos pets. Outras marcas também decidiram apostar em artigos de luxo, como caminhas em acrílico e comedouros em couro. Vale tudo para agradar pets e seus donos, cada vez mais exigentes. Para quem adora levar seus amigos peludos para todo o canto, que tal investir em uma chiquérrima bolsa Louis Vuitton? No site da marca é possível encontrar uma mala, com iniciais da marca, ótima para carregar pets pequenos. Ela é à prova d´água e de arranhões. O preço? Só sob consulta...

20

Outra marca que oferece diversos itens aos peludos mais chiques é a Ralph Lauren. Em seu site é possível encontrar coleiras de couro (US$ 495), bolsas para transporte (US$ 18 mil), vestidinhos (US$ 50), modelos de pulôver (US$ 95), trench coats chiquérrimos (US$ 150) e, como não podiam faltar, as tradicionais camisetas polo (US$ 40). No site da italiana Gucci, os destaques são as coleiras. Em couro castanho claro metálico, feita na Itália, e com um pingente em ouro, no formato de um coração. Tanto glamour sai por US$ 340. O site nacional Dog&Cat também vende produtos bem exclusivos e diferenciados. Existe um kit de cama e comedouro em acrílico, com almofadas de diversas cores e texturas, inclusive em camurça. Os produtos são feitos à mão. A cama do pet é preenchida com shredded “espuma de memória” que incorpora uma série de


inovações. O kit com cama e comedouro em acrílico sai por R$ 1.290,00. Outro site que oferece caminhas personalizadas (e entrega no Brasil!!!) é o Neiman Marcus. Da coleção GG, que traz um estilo clássico europeu, ela é artesanal e feita em alumínio fundido. O cliente pode personalizar a cama, com uma placa com a inicial do nome do seu pet. A cama custa 315 dólares. E pensando em servir a ração de forma diferenciada e até, de certa forma, ajudar na decoração do ambiente, o site Pet Shop, lançou um comedouro bem sofisticado. Chamado de Dubai Pet Coleira, é feito de couro e contém um recipiente de porcelana. Serve como comedouro ou bebedouro. Disponíveis nas cores prata e dourado, ele vem com pés antiderrapantes, para facilitar ainda mais a alimentação dos bichinhos.

Pets cada vez mais conectados Na moda e cada vez mais conectados. O mundo pet evoluiu e ganhou o universo online. São fanpages e perfis em diversas redes sociais, como o Facebook, blogs e até canais no YouTube. Os animais de estimação estão com tudo! No Brasil, a poodle da apresentadora Ana Maria Braga mantém uma fanpage no Facebook (Belinha & Amigos) que ajuda os pets de diversas formas e mostra o dia-a-dia dela. Outra que adora internet é a vira-lata Estopinha. Ela tem blog e fanpage no Facebook com 58.300 seguidores! É uma fofa! Posta fotos na escolinha, no salão, dando entrevistas, se preparando para dormir...enfim, uma estrela do mundo pet.

Números do mercado pet no Brasil: 101,1 milhões de pets; sendo 35,7 milhões de cães e 19,8 milhões de gatos; 2º maior do mundo em população de cães e gatos; 4º maior do mundo em população total de animais de companhia; 2º maior faturamento do mercado pet mundial: comida 69%, serviços 16%, equipamentos e acessórios 7% e medicamentos veterinários 8%; 2 milhões de toneladas de pet food/ano; Valor médio/mês R$ 390,00 – referentes a gastos com cuidados com os animais de estimação; 40.000 pet shops; *Dados nacionais de 2012, divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Outra vira-lata que adora ajudar seus amigos peludos é a Victória, mais conhecida como Vic. Ela mantém um site, o Vic na Rede, no portal Diarioweb, de São José do Rio Preto/ SP e também uma fanpage no Facebook (Vic na Rede). Ela usa a internet para encontrar famílias para cachorros abandonados e também ajuda a divulgar aqueles que fugiram de casa e feirinhas de adoção. Outros que fazem sucesso é o cãozinho Boo, os gatos Shironeko e Maru, o cão Charles the Monarch e o cachorro Beast, de Mark Zuckerberg.

21


autom贸vel

Classe A

22


Recém-chegado às concessionárias brasileiras, o novo Classe A, compacto da Mercedes-Benz, une design emocionante e poderosos motores. O A 200 Turbo veio em duas versões, Style e Urban, ambas equipadas com motor de 156 cv e transmissão com sete velocidades de dupla embreagem. Identidade reforçada com design dianteiro dominado pela grade do radiador com a estrela da Mercedes-Benz destacada no centro e a traseira foi estruturada horizontalmente, reforçando a percepção de largura, comunicando força e uma disposição atlética. Para incrementar o desempenho do carro, o Classe A traz de série o aerofólio traseiro. Também de série estão itens de segurança como sete airbags e, entre outras tecnologias, os sistemas Attention Assist, que detecta a fadiga do condutor, e freios ABR, que ajuda o motorista em situações de alto risco. Com motor e câmbio montados transversalmente, o novo Classe A busca sempre seguir o dinamismo da marca e garantir que o projeto seja novo em todos os detalhes. Por dentro o objetivo foi complementar o visual esportivo do exterior. Todas as molduras do painel têm acabamento em cromo prateado feito por eletrodeposição, com aspecto de uma superfície metálica real. Entre os destaques visuais mais marcantes estão, por exemplo, as entradas de ar inspiradas na SLS AMG, e os assentos dianteiros integrais, que reforçam o caráter esportivo do hatch. O banco traseiro é igualmente esportivo na aparência e pode levar até três passageiros. O Classe A tem novo motor a gasolina M270 e vem com função ECO start/stop, que é equipamento de série, aumentando a eficiência e economia, já que desliga o motor sempre que o carro é imobilizado, voltando a funcionar assim que o motorista deixa de pressionar o pedal do freio. O motor a gasolina com injeção direta e turbo alimentado gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e um elevado torque de 250 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm. O pacote tecnológico do motor de quatro cilindros conta com vários elementos introduzidos inicialmente nos motores BlueDIRECT V6 e V8 dos automóveis da Classe S da Mercedes-Benz, entre eles a terceira geração do sistema de injeção direta. A Mercedes-Benz procurou otimizar a eficiência do motor com a transmissão automática 7G-DCT, com dupla embreagem. Pesando 86 quilogramas, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças

para a próxima marcha - acima ou abaixo - são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo. O câmbio oferece três modos de condução: Economy, Sport e Manual. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas e feitas em baixas rotações, privilegiando o conforto e o baixo consumo de combustível. No modo Sport, também automático, as mudanças são mais rápidas e acontecem em rotações mais altas, aumentando a agilidade do Classe A. O modo Manual dá total liberdade ao motorista para trocar marchas conforme seus próprios critérios, utilizando os shift paddles. Nos modos Economy e Sport, o motorista pode intervir a qualquer momento para realizar mudanças de marchas manualmente. A transmissão volta a operar automaticamente caso os shift paddles permaneçam inativos por mais de 12 segundos ou, em descidas longas ou trechos muito sinuosos, após um tempo maior. Um dos atrativos do Classe A é o sistema de conectividade oferecido pelo compacto. Chamado de Audio 20, o sistema é equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo. O sistema proporciona fácil operação de todas as principais funções, por meio de uma interface compartilhada e um display a cores com tela de 14,7 centímetros (na diagonal). Também conta com interface Bluetooth com função hands-free e streaming de áudio para reproduzir arquivos de música, transferência de dados do telefone celular para a unidade principal via Bluetooth (PBAP - Phonebook Access Profile), entradas de áudio USB e AUX e conexão para a integração de dispositivos móveis no apoio de braços central (de série).

23



EYE OF RUMP Alcatra (Baby Bife)

The Best Beef in the Town

THIN FLANK BEEF Bife fino de fraldinha

RUMP STEAK Steak de alcatra

T-BONE STEAK Tibone

Original da região nordeste da Escócia, a raça Angus é famosa e reconhecida internacionalmente como a produtora da ‘melhor Carne do mundo’. Referência em genética de carne, os Estados Unidos classifica suas carcaças em quatro categorias: Standard, Select, Choice e Prime. Muitas carcaças Angus ficam no padrão Choice, somente as superiores com alto marmoreio (gordura intramuscular) alcançam a classificação PRIME.

www.marcelfortaleza.com.br Av. Historiador Raimundo Girão, 800 Praia de Iracema - Fortaleza Ceará (85) 32197246 / 32196767


boa mesa

chef Marcos Barbosa

ÁGUA NO feijão QUE CHEGOU Mulher, você vai gostar: Tô levando uns amigos pra conversar. UM MAIS Eles vão com uma fome Que nem me contem; Eles vão com uma sede de anteontem... Nem bem o dia amanhece o panelão já vai para o fogo. Os convidados são sempre muitos e a comida deve ser farta. O movimento na cozinha é intenso. Até o meio-dia tudo deve estar pronto. É dia de comemoração, de confraternização. Oportunidade perfeita para festejar que o final de semana chegou. Hoje é sábado, dia internacional da feijoada. O ingrediente principal tem o nome artístico de “feijão preto”, mas foi batizado mesmo como “Phaselous vulgaris”. Nome estranho, né? Seja lá como for, fato é que caiu no gosto popular e já se vão muitos anos da presença desse alimento no nosso dia-a-dia. A versão francesa é chamada de “cassoulet”, a espanhola de “fabada” e a árabe de “fassulha”, cada qual com a sua variação típica. Até os portugueses tinham a sua feijoada. Mas como a nossa – a feijoada brasileira – nenhuma é. Primeiramente leva-se ao fogo uma boa quantidade de água e acrescenta-se a ela o feijão preto cru, que deve ser de boa qualidade. Na cozinha, o resultado das preparações é sempre creditado à qualidade dos insumos. Nada de colocar o feijão de molho previamente. Isso ajuda a manter os grãos mais inteiros e firmes. Rico em ferro, carboidrato, potássio e ácido fó-

26

lico, o feijão ajuda a diminuir problemas cardíacos, combate a hipertensão arterial, doenças da pele, anemia e prisão de ventre. E dizem até que serve para tratar de problemas ginecológicos. Disso eu não tenho certeza. Mas que restitui as forças de qualquer um, isso lá é verdade. A importância dele vem de longe. Na Grécia Antiga e no Império Romano ele era tão valorizado que até nas votações era usado. Um caroço de feijão branco equivalia a um “SIM”, o de feijão preto a um “NÃO”. E no Japão, até hoje os grãos são espalhados pela casa na chegada da primavera, que ocorre em fevereiro, para espantar os demônios e maus espíritos. Junto com o feijão cru coloca-se o pé, o rabo e a orelha de porco. São os ingredientes que mais demoram a cozinhar. Reza a lenda que a feijoada é herança dos povos africanos que aqui chegaram escravizados. Os senhores de engenho comiam as carnes nobres do porco e o restante era liberado para a senzala. Mas isso fica só como lenda mesmo. Os escravos não tinham essa mordomia e o cardápio deles pouco variava. A base era um angu de farinha de mandioca ou de milho, às vezes um peixe acrescido de alguma variação de fruta ou legume existente nas propriedades onde trabalhavam. O feijão aparecia de vez em quando. Afinal de contas era preciso manter os trabalhadores fortes.


Com meia hora de cozimento é preciso preparar os temperos. Pode não parecer, mas eles fazem toda a diferença no final. Corte o bacon em cubos pequenos e frite no azeite até ficar bem sequinho. Reserve. No azeite restante refogue cebola e alho, acrescentando, juntamente com o bacon, ao feijão que segue cozinhando. O feijão rodou o mundo até chegar a nós. Na verdade ele já era cultivado no México e no Peru há cerca de 7.000 anos. De lá, os conquistadores espanhóis levaram para a Europa. Por aqui, muitas variações dele chegaram pelas mãos dos navegadores portugueses. O prato denominado feijoada já era conhecido de nossos patrícios nas versões com feijão branco e vermelho. O formato que ele adquiriu por aqui certamente foi resultado da contribuição dos indígenas, dos africanos e do imigrante europeu configurando-se no que hoje chamamos de feijoada completa. O feijão já está perto de cozinhar e o caldo começa a engrossar. Hora de colocarmos os ingredientes mais delicados: a carne seca e o lombinho em cubos de tamanho médio, a costelinha separada nas juntas, e o paio e as linguiças portuguesa e calabresa cortadas em rodelas. Daqui a pouco vai estar pronta. O hábito de comer feijoada dizem que surgiu no Rio de Janeiro. É bem verdade que pelas bandas de lá é quase certo que se ache uma boa feijoada no primeiro boteco da esquina. Mas registros históricos

dão conta de que por volta de 1833 ela já aparecia no cardápio do então famoso “Hotel Théatre” no Recife, com o nome de feijoada brasileira. Agora ela já está quase pronta. Faltam os acompanhamentos. O arroz branco, símbolo da fartura, não pode faltar. A laranja, presente dos indianos ao mundo, vem cortada em rodelas e vai facilitar a digestão. Aliás, um farto prato de feijoada não é para os fracos. A couve deve ser fatiada bem fina e refogada com bacon. E pra finalizar a mesa, um bom prato de farofa, que faz parte do nosso cardápio desde os tempos coloniais. A festa está quase pronta. O cheiro já se sente de longe e a casa está cheia. Pratos na mesa, música no ar. Um sambinha sempre cai bem. Prove a feijoada e dê o seu toque final. Uma boa dica seria acrescentar uma dose de cachaça pra aguçar o sabor. Mas todo cozinheiro que se preza tem o seu segredo pessoal. Capriche! Agora é só servir e esperar os elogios.

...salta a cerveja estupidamente Gelada pr’um batalhão E vamos botar água no feijão (Chico Buarque de Hollanda)

27


autom贸vel

RAV4 O esportivo arrojado da Toyota se renova. O SUV vem mais robusto e tecnol贸gico 28


culos da marca no futuro próximo. A expressão “keen look” é inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho elegante, inspirado, confiante e arrojado. As linhas frontais levam o observador diretamente para a marca Toyota e a grade somada aos farois arredondadas formam o “keen look”. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série, completando o desenho robusto do SUV. Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso e contribui para a melhoria da visibilidade em manobras. Por dentro a Toyota traz um utilitário versátil, acolhedor e com um forte apelo de esportividade e sofisticação, características que traduzem o modelo. O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. Ajuste telescópico de altura e profundidade do volante; controles do sistema de áudio, do Bluetooth e do computador de bordo na direção também estão presentes na nova geração do Rav4.

O Rav4 vem equipado com dois novos conjuntos mecânicos desenvolvidos pela Toyota

O Novo RAV4 é a quarta geração do utilitário esportivo urbano da Toyota e chega ao Brasil disponível em três versões. O destaque do carro é o desenho exterior, o acabamento caprichado e os novos motores e transmissões - que a fábrica apresenta com a intenção de combinar desempenho, dirigibilidade e excelente consumo de combustível. O novo modelo foi baseado no conceito “keen look”, que mostra a nova identidade visual dos veículos da Toyota. A novidade veio com o Novo Auris e deve ser vista em grande parte dos veí-

De acordo com a fábrica japonesa o SUV oferece o melhor espaço interno do segmento de utilitários esportivos compactos. Comparando com a geração anterior é possível perceber que as larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes o que melhora a sensação de conforto. O encosto cresceu em 30 mm e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2º, fazendo com que, especialmente, o motorista tenha melhor ergonomia ao dirigir. O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável. Quem vai no banco de trás também percebeu um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior (2,66m).

29


O Novo Rav4 vem equipado com dois novos conjuntos mecânicos desenvolvidos pela Toyota. As versões de entrada contam com motor Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros com transmissão automática CVT, que modula 7 velocidades no modo manual sequencial com trações 4x4 e 4x2. A versão 4x4 topo de linha vem com motorização Dual VVT-i 2.5L 16V de quatro cilindros com transmissão automática Super ECT de 6 velocidades com inteligência artificial (AI). Ambos os conjuntos mecânicos tem, em média, 14kg a menos do que sua versão anterior. O motor 2.0L gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm com torque máximo de 19,1kgf.m a 3.600 rpm. O motor 2.5L é de 179 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 23,8kgf.m a 4.100 giros. A transmissão automática CVT de 7 velocidades das versões 2.0L 4x4 e 4x2 é controlada eletro-hidraulicamente, selecionando sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade. Já a transmissão automática de 6 velocidades da versão topo de linha conta com a possibilidade de trocas sequenciais, que traz a tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) que analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada As versões disponíveis do Novo RAV4 são: a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x2; a intermediária com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4x4; e a topo de linha com motor 2.5 litros, Dual VVTi, com tração 4x4. As três versões vêm equipadas com rodas de liga leve 17 polegadas, para-lamas com defletores anti-spray, farois de neblina e barras longitudinais no teto. Na versão 4X4 a novidade é o Smart Entry, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura. Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.

30


slogan

CINTO DE SEGURANÇA SALVA VIDAS.

Ganhe todas as atenções. E fuja delas na hora que quiser.

Sistema multimídia com câmera de ré integrada

DRIVE

Start Button (sistema de ignição simplificado ao toque de um botão)

8 air bags

Motor 2.5L

Rodas de liga leve 17”

Venha conhecer e fazer seu test-drive na Newland.

Fortaleza Av. Abolição, 5301 - (85) 4008.6900 - Av. Washington Soares, 1550 - 4005.1400 Juazeiro do Norte Av. Pe. Cícero, 2980 - (88) 2101.3000 www.newland.com.br


esporte CHIC Manuella Viana

Ceará foi o grande palco do UFC® no mês de junho

A assinatura do documento para a realização do evento aconteceu no auditório do Palácio da Abolição. O Ceará será palco do primeiro evento do Ultimate Fighting Championship® no Nordeste. The Ultimater Fighter® Brasil 2 Finale: Nogueira vs Werdum está marcado para o dia 8 de junho. O governador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; a representante exclusiva do UFC no Brasil, Grace Tourinho; e o VP de Esportes da IMX, Sérgio Mello, assinaram o documento para a realização do evento que acontece no Ginásio Paulo Sarasate. Para Cid Gomes o Ceará já tem o turismo de “sol e praia” consolidado e agora, com equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará, é o turismo de eventos e negócios que está sendo fortalecido. “O UFC será um grande espetáculo que

32

divulgará o Ceará em mais de 145 países”, afirmou o governador.O prefeito de Fortaleza Roberto Claudio falou da grande satisfação da capital cearense em receber uma etapa do UFC. “O MMA ganhou uma relevância muito grande e uma popularidade ainda maior em virtude da cobertura televisiva. Não tenho dúvida de que o evento será um sucesso de público”, declarou. Para a representante do UFC no Brasil, Grace Tourinho, trazer um grande evento internacional como o Ultimate Fighting Championship para Fortaleza representa visibilidade para a cidade. “É um prazer muito grande trazer essa etapa do UFC para o Nordeste”, comentou. Na oportunidade, o governador Cid Gomes destacou o esforço pessoal do secretário estadual do Esporte, Gony Arruda, em trazer uma edição do


Ultimate Fighter Championship para o Ceará. “O secretário Gony, literalmente, ficou atormentando o juízo do Sergio Mello para trazer esse grande espetáculo para o Estado”, brincou o governador. Desde dezembro de 2011, Gony Arruda vinha se reunindo periodicamente com representantes da IMX , para ressaltar a capacidade do Ceará em sediar o evento. “O nosso Estado ficará no centro das atenções do mundo. É a primeira vez que uma região fora do eixo Sul-Sudeste receberá um evento desta monta com um diferencial fundamental: a edição do Nordeste será a única etapa brasileira de 2013 que terá transmissão ao vivo para todo o Brasil”, comemorou o secretário. Os lutadores e lendas do UFC Rodrigo Minotauro, Fabricio Werdum e os ídolos cearenses do MMA Godofredo Pepey e Rony Jason estiveram presentes na solenidade realizada no Palácio da Abolição.

Sobre o Evento De um total de 12 lutas na noite, Nogueira e Werdum se encaram em uma aguardada revanche de cinco rounds. Os fãs também poderão conhecer de perto o segundo campeão da edição brasileira do maior reality show, já que os dois finalistas do programa se enfrentam na co-luta principal da noite. Os cearenses, campeão e vice, da primeira temporada do The Ultimate Fighter Brasil, Rony Jason e Godofredo Pepey fazem embates em “casa” contra o inglês Mike Wilkinson e o brasileiro Felipe Sertanejo, respectivamente. O meio-médio que sair vitorioso ingressará no UFC e sairá com o título de The Ultimate Fighter® Brasil. Além de ídolos nacionais como Minotauro e Werdum o público poderá acompanhar de perto os ídolos locais como Caio Monstro e Ronny Markes em ação. Detalhe: todos os ingressos colocados à venda, na internet, foram vendidos em 72 horas.

33


esporte

Rugby: isso vai ser grande no Brasil Por Nicolas de Salvi*

34

A Topper, patrocinadora oficial do rugby brasileiro, lançou uma campanha publicitária onde dizia que o esporte ainda vai ser grande no Brasil. E vai mesmo. O rugby reestreia nas Olimpíadas do Rio em 2016 e os brasileiros já começam a entender melhor esse esporte de contato que hoje é a segunda modalidade que mais cresce no país, só atrás do MMA, e também o segundo esporte mais praticado no mundo, conquistando todo dia novos adeptos ao redor do planeta!

que acontece no campo é cercada de cordialidade e respeito. O tackle, que é a derrubada, só pode ser feito quando o jogador estiver de posse da bola e existe toda uma técnica envolvida para evitar que os atletas se machuquem. Em campo também não há discussões entre jogadores e muito menos afronta ao juiz, que é soberano na partida. E para garantir essa soberania, ele conta com ajuda de outros árbitros que utilizam tecnologia de vídeo para sanar dúvidas.

Apesar do aspecto truculento, o rugby é, na verdade, um esporte de cavalheiros. O espectador mais atento, que começar a acompanhar os jogos e entender as regras, vai perceber que muita coisa do

A prova de que as regras funcionam, é que uma partida de rugby não termina ao final do segundo tempo. É tradição que o time da casa receba os adversários após o jogo para uma festa


de confraternização, chamada de terceiro tempo. A competição pode ser dura e acirrada durante a partida, mas todos os atletas mantém o espírito esportivo como pré-requisito primordial para ser um jogador de rugby. Mas vamos ao começo. O rugby surgiu no começo do século XIX no interior da Inglaterra. Reza a lenda que o esporte foi criado por um inglês chamado William Webb Ellis. O jovem estava jogando uma partida de futebol e, cansado da monotonia do jogo, pegou a bola com as mãos e correu em direção à linha de fundo enquanto seus amigos tentavam alcançá-lo. Estava criado o novo jogo. O nome veio da cidade onde a partida estava sendo realizada. E mesmo sendo tão antigo, o esporte ainda engatinha quando se trata de profissionalização, que só veio mesmo em 1995. Antes disso os atletas eram completamente amadores e praticavam o rugby por simples e pura paixão! Devido a essa profissionalização tardia, os salários dos jogadores de rugby não chegam nem perto das quantias milionárias que recebem os jogadores de futebol. Bom, algumas pessoas se perguntam qual o tamanho do rugby no Brasil. Ele cresce a passos

No Nordeste, o rugby ainda é funciona de modo amador e muita gente nem ouviu falar do esporte. A distância entre as cidades na região dificulta a realização de campeonatos e, assim, o crescimento dos times. Para disputar uma partida, os times viajam muitas horas e arcam com os próprios custos. O rugby reestreia nas Olimpíadas de 2016 do Rio de Janeiro, depois de 92 anos, e volta na modalidade de Sevens, com sete jogadores pra cada lado e dois tempos de sete minutos cada. Com os jogos olímpicos, a difusão do rugby será universal, e possibilitará chances de medalhas para países sem tradição de pódio, como Fiji e Samoa por exemplo. Apesar de não ser muito difundido no Brasil, o rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol. A Copa do Mundo de Rugby também tem uma marca impressionante:

largos e conta hoje com uma confederação profissional fazendo um trabalho muito bem feito. O país já chegou à marca de mais de 10 mil atletas inscritos, e a tendência é que aumente cada vez mais, devido principalmente às Olimpíadas e às transmissões mais constantes dos canais especializados em esporte. Mas quanto ao futuro só é possível ter uma certeza: o rugby é conhecido por ser um esporte de muita emoção e jogado com o coração e nós sabemos que essa é uma característica que os brasileiros conhecem bem.

*Nicolas de Salvi é jogador do Sertões Rugby Club (CE) e defendeu o Jacareí Rugby Club (SP) no último campeonato brasileiro. Ele foi convocado para atuar na Seleção Brasileira de Rugby M-19 (para atletas até 19 anos) e sonha em jogar pelo Brasil nas Olimpíadas de 2016.

é o 3º evento esportivo mais assistido no mundo, e registrou uma média de audiência de quatro bilhões de espectadores na última Copa. Uma das principais características do rugby é a soberania do árbitro em campo. Ele é tratado como “senhor” e suas decisões só podem ser argumentadas pelos capitães dos times. Nenhum outro jogador se dirige a ele durante o jogo. Outra característica que faz o rugby ser considerado um esporte muito acolhedor, que preza o respeito, a lealdade e o companheirismo entre os atletas é a confraternização ao final das partidas. Participam os jogadores de ambos os times, os árbitros, toda a comissão técnica e algumas vezes até as famílias dos atletas. Conhecido como “terceiro tempo”, a festa tem comida farta e muita troca de informações sobre o jogo. O mais importante é que a rivalidade fica só dentro de campo!

35


automóvel

Gol Track

O carro mais vendido do Brasil traz uma versão mais aventureira para o mercado nacional. O Novo Gol Track chega com uma série de itens de design e acabamento criados para dar mais robustez e esportividade ao modelo. Entre as principais características desse novo off road light destacam-se o motor TEC 1.0l Total Flex e a suspensão elevada, aumentando a distância livre em relação ao solo. O carro também vem equipado com pneus de uso misto, que permitem enfrentar com maior desenvoltura em estradas e caminhos com piso irregular. Entre as novidades que diferenciam o novo modelo – que é oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas – está a grade do radiador em preto brilhante trazendo ao centro o novo emblema VW, com fundo também preto, e o para-choques dianteiro pintado na cor da carroceria, com a parte inferior preta. As grades inferiores têm acabamento texturizado self color (a cor natural do material utilizado). Outros diferenciais na dianteira são os faróis com dupla parábola com moldura escurecida e o farol de neblina, itens oferecidos de série. Para garantir o aspecto robusto o carro vem com as molduras salientes nas laterais sobre as rodas, também em material self color texturizado, assim como a cobertura da soleira, que tem a parte central pintada em

36


chrome effect. Nas rodas, calotas especiais – opcionalmente, o Gol Track pode ser equipado com rodas de liga-leve com design Thor. Na mesma linha as maçanetas e retrovisores externos também são escuros, self color e, juntamente com a coluna B – em tape preto fosco –, reforçam o perfil esportivo. A faixa lateral com a identificação Track traz design inovador e especialmente marcante. O carro pode ser reconhecido pela traseira que é destacada com as lanternas escurecidas e o conjunto do para-choque na cor da carroceria com pintura preta na parte inferior, que traz dois retrorrefletores nas extremidades. A região da placa é recoberta com adesivo preto fosco, mesma cor do defletor posicionado acima do vidro traseiro. Por dentro o teto e as colunas do Gol Track têm forração escura na tonalidade Cinza Antracite. Os bancos e os painéis das portas são revestidos com tecido especial, que utiliza fios produzidos de PET reciclado. Tecnologia inteligente também é vista com a arquitetura eletrônica completamente nova, que possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos. Entre eles, o sistema chamado ECO Comfort (opcional), que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Outro importante recurso de segurança de série, o “Comfort Blinker” – item presente em modelos como Jetta e Passat –, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. E com o objetivo de facilitar a vida do motorista, o Novo Gol Track traz o sensor de aproximação de obstáculos traseiros. Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis.

Itens de design e acabamento para dar mais robustez 37


automóvel

Gol Rallye Em sua quarta versão o Novo Gol Rallye o modelo chega apostando na combinação de robustez e elegância. No design se observa a o novo para-choque pintado na cor da carroceria e com aplique central, que incorpora os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e tem a borda inferior destacada com a pintura chrome effect. Além disso a grade do radiador é do tipo colmeia, com friso cromado, trazendo em destaque o logotipo Rallye cromado e, ao centro, o novo emblema VW sobre fundo preto brilhante. Mais dinamismo é visto com a suspensão elevada que salienta as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com o design Pikes, pintura preto brilhante e acabamento diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50 R16.

38

O adesivo com a identificação Rallye, colocado na parte inferior das portas, possui design especial – em sua parte traseira, há uma simulação de respingos de lama, reforçando o espírito esportivo do modelo. Nos carros com cores claras, o detalhe é preto; para as opções escuras, foi adotado um tom mais claro para a faixa, em cinza. Por dentro os detalhes exclusivos reforçam a percepção da esportividade com detalhes como a pedaleira esportiva, o painel de instrumentos com nova pintura da ilha central em Warm Gray e o pomo da alavanca do câmbio, com aro do diagrama de marchas cinza e aro inferior em preto brilhante O Novo Gol Rallye é equipado com motor 1.6l EA111 VHT Total Flex, que tem potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm, sempre quando abastecido com etanol. Sua carroceria é sempre de quatro portas. O modelo é oferecido com câmbio manual ou automatizado ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion – que cada vez mais conquista clientes, principalmente nas grandes cidades –, ambos com cinco marchas.



société chic Heloisa Helena

Zizi em turnê Zizi Possi se apresenta em Natal, dia 01 de agosto, com a turnê Tudo se Transformou, nome de um dos mais belos sambas de Paulinho da Viola e que faz parte do repertório do espetáculo onde Zizi canta ‘Cacos de Amor’ (Luiza Possi/Dudu Falcão) e ‘Sem Você’ (Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown) – canções inéditas na sua voz, ‘Meu Mundo e Nada Mais’, que registrou para um cd em homenagem a Guilherme Arantes, e a inédita ‘No Vento’, da gaúcha Necka Ayala. Zizi ainda resgata ‘Com que Roupa’ (Noel Rosa) e ‘Filho de Santa Maria’ (Itamar Assumpção/Paulo Leminski), dos discos ‘Sobre Todas as Coisas (1991) e ‘Mais Simples’ (1996), respectivamente.

Debut Sumaia e Estevão Rocha comemoraram em grande estilo os 15 anos de sua princesinha Mayara. A festa teve como cenário o Salão Cidade do La Maison que ganhou linda e super elogiada decoração grifada por Jacaúna Aguiar e estrutura de Frank Borges. Os doces e chocolates assinados por Isabela Fiuza foi outro ponto alto da party que contou com animação musical da Banda Acaiaca, dupla Luis Marcxelo & Gabriel e Dj Itaque. A aniversariante vestiu dois deslumbrantes modelitos: curto com assinatura de Mark Greiner e um longo da Maison Adolfo.

Pais: Estevão e Sumaia com os filhos Raul e a debutante

Mayara e primas Carísia e Harbélia Teixeira

Debutante com a tia Alexandrina Sancho

Mayara Rocha

Na abertura de mais uma edição da 100% design ocorreu no shopping Del Paseo, organizador da mostra Omar de Albuquerque e superintendente do shopping Eizon Said.

40


Fashion A Santa Lolla está com belíssima coleção centrada em três maxi tendências: Dark Romance, Neo Folk e 90’s Drama. As cores passam do nude e camel ao marron, vermelho, pink, mostarda e verde musgo. Um charme irresistível. Confiram! A loja, inclusive, recebe todos os sábados com descontraído brunch e a simpatia e excelente atendimento da equipe de vendas.

Beauty

Walker e Fátima com o presidente da Wella, Gonzalo Turueno

O Hair Stylist Walker Santhiago participou de mais uma edição do Hair Brasil, maior evento profissional de beleza do mundo que reuniu 90 mil profissionais de todas as regiões do País em São Paulo. Novamente agraciado com o troféu Mão de Ouro, Walker foi convidado a se apresentar no Show Capim Dourado, durante jantar de gala anual da Intercoiffure.

41


autom贸vel

Lifan X60

O SUV global da Lifan


O Brasil já conheceu o X60 da Lifan, primeiro SUV global da marca chinesa. Apresentado pela primeira vez no Dubai Auto Show no final de 2011, o X60 foi lançado no primeiro semestre de 2012 na Europa e na Ásia e agora chega à América do Sul, começando pelo nosso país. O X60 vem com o objetivo de unir o conforto de um sedã com a versatilidade de uma perua, isso sem deixar de lado os itens encontrados em veículos de categoria superior ou de segmentos mais luxuosos. Por fora a robustez e força que os motoristas procuram nos utilitários. Os dois volumes (motor e cabine) são bem marcados e as rodas de 16 polegadas acentuam a altura do carro. As quatro portas apresentam um espaço interno generoso e o visual externo é complementado pelo rack de teto e pelos discretos pára-barro, que já demonstram a disponibilidade do X60 para encarar terrenos arenosos. A grade frontal tem frisos cromados horizontais e deixam a frente do carro com um ar agressivo que é complementado pelo conjunto óptico dianteiro com faróis biparábola com lâmpadas halógena e luz de posição em LED, além dos faróis de neblina embutidos no pára-choque. O conjunto óptico do Lifan X60 tem ainda luzes em LED sinalizadoras de direção (piscas) nos dois espelhos retrovisores e na traseira as lanternas são também em LED com formato trapezoidal, dando harmonia e modernidade ao conjunto. O pacote de equipamentos do Lifan X60 procura mesclar itens de conforto, de segurança e de conveniência, sem esquecer de oferecer tecnologias. O sistema multimídia vem com DVD, GPS, MP3, Bluetooth, CD Player, entrada USB e rádio AM/FM com tela de 7 polegadas, antena externa “shark”. O controle do sistema pode ser no volante ou por controle remoto tradicional. No que diz respeito à segurança, um dos destaques é a câmera de ré e o sensor de estacionamento que avisa com sinal sonoro da proximidade de obstáculos nas manobras e o motorista pode ver na tela do sistema multimídia. O painel é digital e além das informações tradicionais - velocímetro, tacômetro (conta giros), marcador de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento – traz também as luzes espia, alerta de combustível, hora e temperatura externa.

De encontro à robustez do exterior, por dentro os bancos são revestidos em couro ecológico na cor bege e no banco traseiro há apoio de braço central com 2 porta-copos integrados, além de bolsas para revistas nas costas dos bancos dianteiros e porta objetos nas portas. O banco traseiro é também reclinável, bipartido e rebatível (1/3 – 2/3), o que garante múltiplas configurações para levar carga ou passageiros.

X60: conforto de sedã e versatilidade de perua

Para bem aproveitar o SUV a pedida é cair na estrada. Se a família for grande ou a carga mais pesada, o porta-malas tem capacidade para 405 litros e quando totalmente rebatido o espaço é ampliado para 1700 litros. Para proteger volumes colocados nos porta-malas, há uma cobertura tipo “cortina” para impedir a visualização externa.

43


Para climatizar mais rapidamente o X60, o ar-condicionado do veículo possui saídas de ar sob os bancos dianteiros. O carro tem também vidros elétricos nas 4 portas, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores e travamento central com travamento elétricos das portas. Outros itens que compões o carro são as luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, sensor crepuscular que acende os faróis do carro ao entardecer e o sistema “Light My Way”, que mantém os faróis acesos por 30 segundos após a retirada da chave do contato. Há também ajuste elétrico de altura dos faróis e volante com regulagem de altura. No quesito segurança, o X60 vem equipado com airbag duplo para motorista e passageiro do banco dianteiro e sistema de freio com ABS e EBD. Há também barras de proteção lateral nas portas e cintos de segurança retráteis com pré-tensionadores e sistema de fixação de cadeiras para crianças tipo “Isofix”. Levando o SUV está o motor 1.8 litro VVT de 4 cilindros em linha transversal, com 4 válvulas por cilindro e 1794 cc de capacidade cúbica. O motor do X60 desenvolve 128 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 4.200 rpm. Acompanhado do câmbio manual de 5 marchas, esse conjunto oferece economia de combustível e a força necessária para o uso cotidiano na cidade ou na estrada.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

44



luxo

por Wilgen Arone, da Alemanha

Economizar é chique A tendência mundial em transformar o resto do material, ou mesmo artigos de segunda linha, em objetos de desejo também chega às lojas de grife como Hermes e Fendi. As duas marcas mostram o que pode ser produzido a partir do lixo. Upcycling é considerado como o novo conceito de indústria criativa. Normalmente um designer tem um produto em mente e adquire os materiais necessários para concretizá-lo. A nova tendência estimula os artistas, designers e artesãos a se deixarem inspirarem pelo material existente para criarem novos objetos.

Suporte para livros da Hermés. Foi projetado pela designer Marina Chastenet com um vaso de cristal de Saint-Louis, e couro de bezerro em violeta.

46

Cuco kelly da Hermés. Projetado com uma bolsa kelly. Os pesos e pêndulos são revestidos em pelica de epsom e os marcadores são de um relógio de mesa da marca Clipper.


O que quer que seja, que for encontrado nos ateliers, que não possa ser utilizado ou porque não passou nos rigorosos testes de qualidade ou mesmo sobras, que iriam parar no lixo, recebem uma segunda chance. O resultado deste processo são produtos úteis, elegantes, exclusivos e bem caros. Na europa, os valores das bolsas da Carmina Campus, marca de Ilaria Venturini Fendi, variam de €150 a €930. Já algumas peças da Petit-h, podem custar até €88 mil.

Lâmpadas da Hermés. A primeira é do designer Gilles Jonemann e foi criada com porcelana branca, alça da bolsa kelly e pele colorida para recobrir os cabos. A do meio é do designer Jörg Gressner. A lampada clochete (sino) é coberta de seda carré e revestida de couro taurillon, assim como o cabo.

Urso de origami da Hermés. Foi desenvolvido pelo designer Charles Kaisin. Tem estrutura em alumínio, base de madeira e pele de bezerro na cor laranja, vinda de Togo.

Modelo Gardene Switch. Inspirado em bolsas de ferramentas para jardinagem. Disponível em tamanhos médio e pequeno, a bolsa usa palheta de mosturários de couro, por fora, tecido velhos, para o revestimento e alças confecionadas com interruptores, que apresentavam algum tipo de defeito. €500 - €600

47


Bolsa pirâmide da Carmina Campus. Esta linha é feita de restos de couro macio em forma de pirâmide. A idéia vem dos velhos sacos de compras, utilizados nos tempos de guerra. Em formato redondo e completamente reversível para ser usada dos dois lados a bolsa tem um botão de fechamento feito com tampinha da garrafa revestido de couro. €610 - €930

O modelo Soft da Carmina Campus tem formato de saco. Toda colorida, a coleção é feita de pele de mostruário de produtores de artigos de couro e de tecidos remanescentes, que não passaram nos testes de qualidade. €250 - €300

Bolsa switch da Carmina Campus. Metal, madeira e plástico em combinação com tecidos antigos e amostras de couro são os elementos que compõem esta coleção. A parte da frente da bolsa é feita com interruptores. Já as alças são acabada com cintos ou colares antigos. A parte interna é revestida com tecido fora de linha como lurex. €231 - €415

Inspiradas em sacolas de compras, as bolsas Africa da Carmina Campus são confeccionadas por comunidades do Kenia e da Unganda. O material usado vem principalmente de cangas e shukas - cortinas usadas pelos Massais. As alças de nylon são reforçadas com couro, provindo de amostras. Um lado da bolsa é decorado e o outro traz a mensagem trabalho justo e não caridade “not charitz just work”. €150 - €272

48


Modelo Space Waste feitos com sacos de lixo, fundos de latinhas de alumínio e couro de mostruário. Os sacos duplicados e reforçados recebem o mesmo tratamento que o couro. Com esse processo o material fica com uma aparência diferente. €250 - €930

Desde menina Pasquale Mussard colecionava todas as sobras dos ateliers da Hermés para o caso de poder usá-las em outras ocasiões. Há quase quatro anos sua paixão virou realidade. Objetos que não passam no controle de qualidade recebem uma segunda chance na coleção Petit h.

Todas as bolsas e acessórios da marca Carmina Campus, fundada por Ilária Venturini Fendi, ex diretora criativa da Fendi, são feitas inteiramente de materiais reciclados. “Eu nunca entendi por que a reciclagem precisa ser barata. É possível produzir objetos de alta qualidade com determinado tipo de lixo”.

Os produtos da Petit-h estão disponíveis em lojas selecionadas, por tempo limitado. Os artigos Carmina Campus, podem ser encontrados em endereços de luxo como Isetan, Takashimaya, Dover Street Market em Londres, L´Eclaireur em Paris e na própria loja RE(f)USE, em Roma. No Brasil os produtos podem ser obtidos pela internet: www.yoox.com e www.farefetch.com. A alíquota do Imposto de Importação é 60% para produtos comprados pela Internet.

49


Soluções para o planeta casa Av: Senador Virgílio Távora, 1846 Dioníso Torres Fone (85) 3224-8731 (85) 9985-2431 www.ronega.com.br loja@continuita.com.br


Cozinhas Dormit贸rios Home Theaters Banheiros M贸veis Soltos


alta roda

Fernando Calmon

De volta para o futuro conjunto com sensores e radares, detecta, além de pedestres e outros obstáculos, o tráfego em cruzamentos, dia ou noite, para evitar ou mitigar acidentes. Estabilizador de velocidade mantém distância de segurança – acelera, freia, para e arranca – e segue o veículo da frente até em curvas de raio longo, sempre dentro da faixa de rodagem, ao atuar no volante de forma autônoma. Novo Classe S foi construído de trás para frente, a partir da versão de entre-eixos longo, tal o nível de conforto e segurança. Poltrona traseira diagonal à do motorista inclina até 43 graus, tem suporte integral para pernas, aquecimento nos apoios de braços e 14 atuadores para massagem nas costas. Além de cinto de segurança inflável, há algo como airbag de assento que limita, em caso de acidente, o corpo escorregar por baixo do cinto, mesmo que o passageiro esteja adormecido. Filmes de ficção científica encantam quem gosta de visão antecipada dos avanços que reservam o futuro. Pois os carros de topo de linha são provas de que o futuro deixa às vezes de ser ficção, embora inalcançável para a maioria dos mortais. Mas há um consolo: algumas dessas novidades um dia cairão de preço com progresso das pesquisas, novos materiais e processos. Computadores de bordo, controles de trajetória, freios ABS e navegadores GPS pareciam inacessíveis faz pouco tempo. Exemplo de transformação em realidade é o novo Mercedes-Benz Classe S, que chegará ao Brasil no fim do ano, na faixa dos R$ 800 mil. Sua première mundial (estática) em Hamburgo, Alemanha, semana passada, teve show à altura dentro da fábrica de aviões Airbus. Para descrever o modelo-símbolo da marca necessitam-se 150 páginas, em DVD; manual do proprietário seria confundido com um livro. Difícil selecionar tópicos mais importantes entre tantos. Trata-se do primeiro automóvel a dispensar lâmpadas: há quase 500 LEDs (diodos de luz), dos quais 56 só para os faróis. Uma estereocâmera (tridimensional) avalia desníveis e buracos no pavimento à frente e comanda adaptação prévia das suspensões a ar. Essa câmera, em

52

Entre as amenidades, sistema ativo de perfumar o habitáculo sem saturar o ambiente, comando de várias funções por meio de telefone inteligente ou tablete e duas mesas de apoio rebatíveis no console central traseiro, além de sistema de áudio com 24 alto-falantes e 1.540 W de potência. Privilégios também na parte da frente, com duas grandes telas de 12,3 polegadas, uma delas só para o quadro de instrumentos. E mais segurança: os cintos afastam motorista e passageiro da direção do impacto frontal; freio de estacionamento é acionado em caso de iminente colisão traseira para minimizar o efeito chicote sobre a coluna cervical de todos os ocupantes. Em estilo, manteve o caráter evolutivo, embora a grade frontal maior lhe dê personalidade. São só dois cm a mais de comprimento (versão de entre-eixos curto), mas “emagreceu” 100 kg. Coeficiente aerodinâmico surpreende – apenas 0,24 –, mas, em breve, alcançará 0,23 com um pacote opcional de menor consumo/emissões. Motores vão de 258 cv a 456 cv, já enquadrados na próxima e ainda mais rigorosa legislação europeia antipoluição.



F u ésfashion! ca O carro mais querido do Brasil é personagem do ensaio desta edição da Chic. Tendo como cenário o paradisíaco, hotel Dom Pedro Laguna, o carrinho mostra que na moda ou na estrada, o importante é se renovar, sempre!

Foto: Nicolas Gondim Modelo: Jade Oliveira Styling:Raissa Maciel Beleza: Maciria Rodrigues Agradecimento: Volkswagen do Brasil, Alysson Aragão, Kallil Nepomuceno, Ivanildo Nunes, Mark Greiner, Suzane Farias









62





novo luxo Nicole Pozza

Brasil apaixonado

Pesquisa internacional mostra as TOP 50 marcas de luxo mais procuradas e admiradas pelos brasileiros

1

Audi

Um estudo recente do Digital Luxury Group, em parceria com a Luxury Society, mostra um país repleto de expectativas quando o assunto é o mercado premium e do luxo. A pesquisa de abril deste ano abrange mais de 300 marcas e 20 milhões de dados alcançados desde janeiro de 2012. Setor automotivo, moda, beleza, hospitalidade, relógios e alta joalheria são os seis segmentos-chave apresentados nesse estudo. Apesar de 80% dos artigos de luxo serem comprados no exterior, o brasileiro se torna mais experiente e exigente dentro do próprio mercado. Segundo a consultoria Bain & Co., no Brasil, 60% dos gastos correspondem aos cosméticos e perfumes. O público feminino é responsável por 75% das compras de produtos TOP – “da China para os demais emergentes, elas têm o poder

66

da decisão de compra. São mais experientes e exigentes que as demais compradoras de luxo em todas as categorias passando por roupas, joias, relógios e até carros”, comenta Claudia D’Arpizio da Bain & Co. As constatadas 50 marcas mais procuradas e admiradas revelam que o Brasil é definitivamente um mercado no qual o universo automotivo, fashion e dos cosméticos são bastante lembrados. Dentre as TOP 10, sete são montadoras que vêm trabalhando bem com o público em questão; duas são da moda e duas também são de cosméticos. A pesquisa apresenta a importância de cada segmento-chave: 50% do mercado do luxo é representado pelos automóveis; 18%, beleza; 13%, moda; 11%, hospitalidade; 7%, relógios e, por fim, 2% correspondem às joias.


Veja o ranking das 50 marcas mais desejadas pelos brasileiros : 1 Audi

26 Gucci

2 BMW

27 Louis Vuitton

3 MAC Cosmetics

28 Lanc么me

4 Mercedes Benz

29 Cadillac

5 Range Rover

30 Reget

6 Ferrari

31 Cartier

7 Porsche

32 Burberry

8 Chanel

33 Swarovski

9 Volvo

34 Make Up For Ever

10 Armani

35 Jaguar

11

36 Infiniti

Lamborghini

12 Omega

37 Prada

13 Hilton

38 Lexus

14 Sheraton

39 Bulgari

15 Rolex

40 Breitling

16 Lacoste

41

17 Bugatti

42 Lotus

18 Calvin Klein

43 Pagani

19 Dior

44 Cristian Louboutin

20 Tivoli

45 Kenzo

21

46 Clinique

TAG Heuer

Celine

22 Ralph Lauren

47 Dolce & Gabbana

23 Herm茅s

48 McLaren

24 Renaissance

49 Aston Martin

25 Intercontinental

50 Machael Kors 67


5

Range Rover

Relatado no estudo, o setor automotivo e o segmento da beleza e cuidados pessoais, juntos, representam 68%. “Os brasileiros são realmente fascinados por beleza”, diz Paula Larroque da Sephora América Latina. O interesse cresceu 49% desde o ano passado, sendo que os mais pedidos são perfumes e maquiagem (48% e 45%, respectivamente). Digital Luxury Group aponta as marcas mais desejadas pelos clientes. São elas: Armani, Chanel, Clinique, Lancôme, Mac e Make Up For Ever de Paris. “A maquiagem foi uma revolução no Brasil em 2012. Acredito que logo se tornará uma commodity como uma escova de dentes, por exemplo”, complementa a Gerente de Marca da Benefit Cosmetics Brazil, Chloé Renard. O segmento Fashion, que ficou na casa dos 13%, é prova de que o estilo no país é algo levado em consideração e essencial por aquela parcela conectada às tendências. “O estilo é tão Brasil da mesma forma que precisão significa Suíça”, destaca David Sadigh, CEO do Digital Luxury Group. Óculos de sol, sapatos, carteiras e bolsas são alguns dos artigos mais procurados. Não importa o que seja de roupas ou acessórios, Ralph Lauren, Lacoste, Armani, Louis Vuitton, Chanel, entre outras, continuam sendo nomes de status, poder e de qualidade no país.

68

Com mais de 160 mil milionários, o Brasil, apesar dos contras, é promissor quando o assunto é mercado premium e do luxo. As altas taxas, o Governo, a geografia do país são obstáculos, mas não são decisores. Grandes nomes internacionais enxergam aqui oportunidades válidas para crescimento e lucro, já que o brasileiro, além de evoluir constantemente no poder de compra, é, sem dúvida, cada dia mais exigente e defensor do bom gosto na sua rotina de vida. “O Brasil é um mercado com tremendo potencial para o futuro”, conclui Ian Robertson, Diretor de Vendas da BMW. Com os 50% do mercado, o setor automotivo não para de crescer e de dar motivos para um digno desenvolvimento. As TOP 10 marcas mais admiradas são: Audi, BMW, Mercedes-Benz, Land Rover, Ferrari, Porsche, Volvo, Lamborghini, Bugatti e Cadillac. A pesquisa americana também constata que o Range Rover Evoque é, pela segunda vez consecutiva, o modelo de carro premium mais comprado pelos brasileiros – somente em 2012 foram cerca de 500 Evoque vendidos mensalmente. Um Brasil promissor? Não apenas isso, mas um Brasil apaixonado por luxo.


Carol Magalhães: estética e beleza Carol Magalhães alcançou a excelência com seu trabalho como especialista em unhas tradicionais e artificiais. Prova maior foi o convite recebido para fazer as unhas de ninguém menos que Sir Paul McCartney, o ex-Beatle, em sua recente passagem pela capital cearense. O que pouca gente sabe é que a profissional expandiu as habilidades do seu salão para outras atividades. Atualmente o Carol Magalhães Unhas e Cia. oferece com o mesmo grau de satisfação dos clientes, serviços de estética, tratamentos de beleza e relaxamento. A estrutura conta ainda com a facilidade e segurança de funcionar dentro da Torre Comercial do Shopping Del Paseo. De acordo com Viviane Viera, depiladora, esteticista e massoterapeuta do Carol Magalhães Unhas e Cia., o salão dispõe de tratamentos completos para quem quer aliar a estética ao bem estar. “Muitas pessoas que estão de dieta nos procuram para fazermos terapias que complementam os efeitos da reeducação alimentar e proporcionam um melhor aproveitamento do esforço da cliente”, conta. Entre os tratamentos citados estão a drenagem linfática, que pode ser adquirida em forma de pacotes e com preços abaixo do mercado.

Para garantir ainda que as clientes do Carol Magalhães Unhas e Cia. tenham a possibilidade de uma renovação total ao entrar no ambiente, novas terapias foram introduzidas no cardápio de serviços do salão. “A terapia com pedras quentes é uma das mais procuradas por quem precisa relaxar do estresse do dia a dia”, explica Viviane Vieira. De acordo com a profissional, o calor das pedras é o responsável por um efeito em que o corpo entra em um estado de relaxamento completo, renovando as energias. Os tratamentos convencionais procurados por mulheres que querem se livrar dos inchaços e celulites também estão entre os oferecidos pelo Carol Magalhães Unhas e Cia. A massagem turbinada utiliza, além das mãos, um instrumento dotado de ventosas que tem a capacidade de diminuir os efeitos da celulite na pele com a utilização de sucção para potencializar a dissolução de nódulos. Para quem procura aquela sensação de bem estar que somente um tratamento completo pode proporcionar, nada melhor do que a combinação de cuidar do corpo e da alma, com a certeza de ter profissionais qualificados dedicados a ajudar.

Av: Santos Dumont, 3131 - Torre Del Paseo 12°andar sala 1208 Telefone: 34563232 / 9675.3656


turismo

Mara Adeodato

Uma Paris diferente! Viajar é a melhor coisa do mundo, e ir para o mundo mágico de Disneyland pertinho de Paris é uma grande surpresa que você pode dar a você e a seus filhos. Só lá você se diverte com a família inteira, faz compras, se deslumbra com a paisagem e restaurantes da chic região de Seine-et-Marne e ainda curte uns dias na cidade luz. O complexo inclui sete hotéis localizados pertinho da Disney Village. O mais disputado é o Disneyland Hotel Paris, localizado na porta do parque principal. Os três maiores hotéis ficam em torno do Lago Disney: Hotel New York, Newport Bay Club e o Disney’s Sequoia Lodge. O complexo ainda conta com os outros quatro hotéis: Disney’s Hotel Cheyenne, Disney’s Hotel Santa Fe e Disney’s Davy Crockett Ranch. Em abril de 2012, a Disneyland® Paris deu início às celebrações do seu 20º Aniversário e ao longo de todo o ano rece-

beu mais de 16 milhões de convidados Após este grande êxito, a Disneyland® Paris resolveu oferecer a todos uma segunda oportunidade de curtir à festa, prolongando a celebração de aniverssario até setembro de 2013. Nova parada, nova iluminação no Castelo da Cinderela, um novo mega espetáculo noturno, mil novidades.

Disneyland Park É o parque temático central, inspirado na Disneyland da Califórnia. Recebe anualmente cerca de 10 milhões de visitantes. Com atraçoes divididas em: Adventureland, Discoveryland, Fantasyland e Frontierland. O Disneyland Park é o maior e principal parque do complexo Disney de Paris, é lá que todo mundo volta é ser criança.


Mainstreet Lá você se sente numa autêntica rua americana com lojas restaurantes e a parada dos queridos personagens, claro! Enquanto vai indo em direção ao Castelo da Bela Adormecida, que em Paris é cor-de-rosa.

Fantasyland Era uma vez ...vendo o castelo cor-de-rosa da Cinderela voltamos à nossa infância! As atrações são lúdicas como o passeio de barco por Small World- um passeio de barco, bem suave pelos países com danças, música e roupas típicas. Cenários coloridos encantam as crianças e adultos também. A música é linda! O Carrossel e o voo com o Dumbo são too much!

Big Thunder Mountain Road Essa montanha russa é bem emocionante e tem a mesma altura da Space Mountain, só que é ao ar livre, como se fosse um trenzinho pelas minas. Super Cool!!

Pirates of the Caribbean Maior e bem mais legal que em Disneyworld, em Orlando, é uma das atrações mais criativas da Disney! Um passeio de barco indoor, com cenas muito reais... Passamos pelo meio de uma batalha entre um navio pirata e um forte, depois passamos por vilas caribenhas cheias de situações animadas super bem feitas. Quem curtiu “Piratas do Caribe II” vai adorar, quem não foi, vai se surpreender....Tem efeitos especiais e as expressões dos piratas são incríveis!

Playhouse Disney Live on Stage! É uma atração interativa que traz o Disney Channel seriado de TV “Playhouse Disney” para o delírio da criançada na plateia.

Walt Disney Studios Park Com 17 atrações, permite ao visitante entrar na ação de produção de filmes, televisão e animação, onde se pode explorar os bastidores e até mesmo visitar os mundos dos desenhos animados de Mickey e Cia.

Rock‘n Roller Coaster Se você é louco por montanha russa, você ainda não viu nada... prepare seu coração e curta o som do Aerosmith e seus incríveis loopings nesta montanha russa! Adrenalina pura!

The Zone Tower of Terror - Twilight Um elevador assombrada e algumas surpresas arrepiantes aguardam a todos que entram no “Hollywood Tower Hotel” (também conhecido como o “Tower of Terror”).


Space Mountain: Mission 2 Você se sentirá no futuro!I magine uma montanha russa indor... com tudo escuro! Os efeitos são lindos e você se sente voando no espaço com mil estrelas, cometas, e a lua grande, bem no começo. Imperdível!! Na saída, preste atenção na subida rolante, é lá o auge da adrenalina!

Crush´s Coaster Seu filme preferido por acaso é “Procurando Nemo”? Você vai curtir muito esta aventura aquática. O visual é lindo. Super indico!

Studio TramTour ® Behind the Magic É um tour gostoso pelos Studios MGM, onde podemos ver fantasias de filmes, móveis e de trenzinho passamos por casas de cenários, aviões e carros famosos, tudo calminho até levarmos um big susto com os sensacionais truques de filmagem: luzes, câmera, ação!

Disney Village Disney Dreams!

Estas são as aventuras de Disneyland Paris, as experiências construídas na visão de trazer os sonhos para a vida. Do lado de fora dos portões do Disneyland Park e Walt Disney Studios, o Disney Village oferece restaurantes, bares, Starbucks para os coffe lovers, lojas e cinemas.

Golf Disneyland Desde 1º de abril de 2012, o novo espetáculo Disney Dreams®! já deslumbrou milhares de visitantes todas as noites, com um espetaculo de luzes, cores e magia. Graças aos efeitos especiais, criados especialmente para esta comemoração, os espetadores podem desfrutar de um espetáculo único no mundo. (Show até Setembro de 2013)

72

Para papais golfistas, o Golf Disneyland, está a apenas cinco minutos de carro dos parques e hotéis. Golf Disneyland é um campo de 27 buracos dividido em três cursos de nove buracos cada, que podem ser combinados em diferentes maneiras de fazer 18 buracos de padrão campeonato.


O Val d’Europa e La Vallé Village – A cereja do bolo! Há metros de distância do complexo Disney de Paris, você tem duas opções de compras imperdíveis. O Val d’Europa que possui mais de 120 lojas, supermercado e uma deliciosa praça de alimentação para todos os gostos e bolsos. Além do super Aquário Sea Life localizado no coração do shopping. Vizinho ao Val d’Europa está o La Vallé Village um outlet de luxo a céu aberto, com boutiques de marcas exclusivas internacionais e preços imbatíveis.

A grande vantagem de fazer suas compras nestes dois centros comerciais é que lá você encontra tudo no mesmo lugar. De Burberry a H&M. Para fechar sua visita, sugiro um passeio pela região e combine compras com um pouco de cultura local francesa. Sao vilas medievais, paisagens campestres do Seine-et-Marne , castelos históricos e restaurantes estrelados do Guia Michelin, a região da Disneyland Paris tem muito a oferecer ao viajante que gosta de luxo. Como chegar: A 30 kms de Paris, estrada A4, saída 14 RER Linha A: estação Marne-la-Vallée/Chessy. www.disneylandparis.com

Esticadinha até Paris Como o complexo Disney está a poucos minutos de Paris, você pode esticar sua viagem e curtir uns dois ou três dias na Cidade Luz. Perder a hora passeando na Champs Elysees, visitar o Louvre, Notre-Dame e Jardin du Luxembourg. Pode também curtir um show no Moulin Rouge, passear nas típicas ruas de Montmartre e apreciar a beleza da Torre Eiffel. Super indico um jantar no Jules Verne, que fica no 2º andar da Torre. A vista em noites de verão é inesquecivel, sem falar no cardápio mais que especial da casa. Outra dica pra quem gosta de japa é o bar e restaurante Kong, que combina culinária com uma ambiente super descolado. Um imperdível passeio de barco no rio Seine, comer um delicioso crepe de Nutella e aproveitar tudo que essa cidade mágica tem para oferecer! Uh la la! Quem leva: TAP Portugal - www.flytap.com

73


automóvel

Fox

Rock in Rio

O Fox ganhou uma versão rock n’ roll. O Fox Rock in Rio tem como base os equipamentos de série da versão topo de linha Highline, e itens de série como rodas de liga leve Dakar de 15 polegadas, lanternas escurecidas, maçanetas pintadas na cor da carroceria e os adesivos em preto fosco no para-choque traseiro. A série especial será produzida em edição limitada e oferecida até o mês de setembro, quando ocorre o festival musical – considerado um dos maiores e mais importantes do mundo. O Fox Rock in Rio é oferecido exclusivamente com a motorização 1.6l e disponível nas cores sólidas Vermelho Tornado, Branco Cristal e Preto Ninja, além das tonalidades metálicas Azul Boreal e Prata Sargas. A versão chega com a linha de veículos 2014 da Volkswagen. Os modelos Novo Gol, Novo Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan e Golf passam a contar com novos equipamentos de série, além de tecidos e acabamentos internos e externos diferenciados. Além da versão comemorativa do festival de rock, os modelos Fox e CrossFox são os destaques da fábrica e trazem várias inovações tecnológicas. Além de receber mais equipamentos de série e contar com opcionais inédi-

74


tos, o Fox e o CrossFox 2014, que já vêm equipados de série com airbags frontais e freios ABS, passam a contar, em todas as suas versões, com uma nova arquitetura eletrônica, uma das mais modernas neste segmento de mercado e que segue os parâmetros globais de tecnologia do Grupo Volkswagen. Uma das mudanças para a nova linha é que os modelos Fox, Novo Gol e Novo Voyage ganham também a nomenclatura global Highline para as versões de topo de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. A identificação é adotada nas opções mais refinadas de modelos como o sedã Jetta e a pick-up média Amarok. No caso do Fox, a versão Prime passa a se chamar Highline. Nos modelos Novo Gol e Novo Voyage, as alterações foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente. Na nova versão Highline, Fox, Novo Gol e Novo Voyage trazem ar-condicionado de série, além do aumento na oferta de equipamentos nas demais versões dos modelos. Assim como o Fox Highline, nessa versão o Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer ar-condicionado, o que melhora ainda mais

a relação custo-benefício dos modelos. Também são de série alarme keyless, chave canivete, vidros traseiros elétricos (em adição aos vidros dianteiros elétricos, já oferecidos de série nos modelos), espelho retrovisor externo elétrico com função tilt-down e sensor de aproximação de obstáculos traseiro. O Novo Voyage também passa a ser equipado em todas as suas versões com airbags frontais, freios ABS e direção hidráulica. O Fox entra 2014 com todas as versões equipadas de série com itens como direção hidráulica, conta-giros, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço 15 polegadas com calotas, para-choques pintados na cor da carroceria, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, aviso sonoro dos faróis ligados, entre outros. O Fox e o CrossFox também receberam uma arquitetura eletrônica completamente nova, uma das mais avançadas e modernas de suas respectivas categorias. Entre as novidades está o “Comfort Blinker”, item que permite que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, aumentando a segurança em manobras, como troca de faixa.


reflexão

Domingos Alves

O outro deus Vamos fazer um exercício de imaginação. Pense que ao invés de um, existem dois deuses, iguais em poder e majestade. Cada um deles tem um reino; um universo próprio, que governam segundo sua vontade soberana. O primeiro ama a todos igualmente. É Santo, justo e verdadeiro. Por amar a todos, não faz acepção de ninguém e nem sonega de um para dar ao outro. Deseja que todos aprendam a amar e compartilhar o que têm. Ensina o caminho da justiça por seu próprio exemplo. Sua proposta de vida para o mundo não é o sucesso, mas o significado. Não é a vitória, mas a igualdade. O outro deus tornou-se capitalista e ditador, tendo compromisso apenas com aqueles que lhe são devotos. A estes oferece uma vida de facilidades e lhes garante livramento dos perigos próprios de existir. Assegura que os devotos serão recompensados por sua fidelidade. Estranhamente, é a esse deus que a maioria prefere, porque a maioria das pessoas deseja vitória acima de qualquer coisa. Que lógica está por trás disso? Chamamos de primeiro Deus, aquele apresentado pela Bíblia. Mas sua figura foi obscurecida pela versão capitalista que nossa sociedade acabou criando e chamando de deus. A esta versão, chamamos de o outro deus. Continuando nosso exercício de imaginação. Para garantir a promoção de seus devotos no emprego, precisava barrar o progresso daqueles que não eram seus devotos. Com o passar do tempo aquele outro deus tornou-se mestre em derrotar os inimigos daqueles que o amam e assim lhes garantia vitória. O mesmo aconteceu com sua promessa de prosperida-

76


de. Empobrecia alguns para enriquecer os seus, garantindo-lhes uma vida como filhos do Rei. Sim, uns tiveram de ser empobrecidos porque é impossível mexer na história e na economia sem mexer com o contexto e com as vidas que fazem parte daquele contexto. Inicialmente todos tinham acesso aos bens da natureza. Mas o excesso de recursos esbanjados por uns foi proporcional à falta de recurso sentida por outros. Esse princípio era dos mais elementares na economia daquele mundo. E foi assim, aquele outro deus tornou-se capitalista, garantindo a riqueza dos seus através do empobrecimento dos demais. Esmerou-se não apenas em promover, mas também em abrir portas de emprego aos seus, sonegando a vaga aos demais. Colocou os seus em uma redoma de vidro enquanto o resto de seu mundo desabava em guerras, doença e miséria. Como resultado, o universo do primeiro deus tornou-se justo como ele, amoroso como ele e feliz, à sua imagem e semelhança. O universo do outro deus tornou-se o retrato da injustiça social, inveja, disputa e miséria. Um retrato dele mesmo, causador de todo aquele mal, sob o pretexto de proteger os seus. Qual desses deuses você escolheria servir? Em qual destes dois mundos você preferiria viver? Disse no início que seria um exercício de imaginação. Todavia usamos a imaginação para chegar à verdade. Estes dois deuses de fato existem. Só que um deles é falso. O primeiro deles chama-se Jesus, que é puro amor e que veio viver nossa tragédia para, através do amor libertar nossas vidas e tornar o mundo justo através da consciência, escolha e altruísmo. Aquele outro deus recebe o nome que você quiser dar. Muitos até o chamam de Jesus – mas só como apelido. Todavia ele não é o fruto do bendito ventre anunciado pelo anjo, mas produto do ventre de nossa cobiça e do marketing ganancioso das religiões. Jesus já havia cantado essa pedra quando disse “Vocês não podem servir a Deus e a Mamon (riquezas)” Sua pergunta permanece no ar. Qual dos dois você está servindo?


by Marcondes Viana

78



observatório da cultura Eduardo Galdino

fotos: Nely Rosa

Expressões artístiscas de Francisco Wagner

“Exercício da Pintura a Óleo”. É o nome da exposição do desenhista e pintor cearense Francisco Wagner que pode ser visitada até 28 de junho, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC). A obra de Wagner sofre fortes influências da exuberância da natureza da cidade serrana onde nasceu: Pacoti. São pinturas e desenhos com movimento, texturas e cores em composições sem limites entre o real, o surreal e o abstrato. A curadoria é de Henrique Medeiros Barroso, e a produção executiva é de Higino Farias. O MAUC está aberto a visitações de segunda à sexta-feira.

Comportamento social do homem é interpretado por espetáculo cearense

A turma 2009.2 do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE apresenta aos sábados e domingos de junho, às 20h no SESC SENAC Iracema sob a coordenação de Paulo Ess, o espetáculo “Woyzeck High Tech”. Dirigido por Gabriel Matos, Woyzeck High Tech questiona a moral e os bons costumes sugerindo ao espectador uma reflexão acerca do comportamento social do homem e o modo como este se relaciona com o seu dúbio homem-animal. O espetáculo carrega a assinatura da co-produtora Márcia Ribeiro e, tem em seu elenco: Augusto Reis, Yasmin Élica, Jéssica Cruz, Bio Falcão, Gil de Sousa, Izabela Wégila, Beatriz Aderaldo, Juliana Weyne e Toni Benvenuti.

Rafael Maia grava CD em homenagem a Pablo Neruda Ele já tocou nas bandas Marajazz, Locomotiva, Soul Pop, Le Disco, MelhorIdade e Jazz aos 20. Seu nome é Rafael Maia, um jovem pianista cearense que presenteia o mercado fonográfico com o CD “FLOR AZUL”. Rafael Maia foi contemplado através de edital, como pianista oficial do Governo do Estado do Ceará para o biênio 2013-2015. O músico que se apresenta de quinta a domingo, nos horários do almoço e jantar, no Ideal Clube, tem a honra de dizer que Paul McCartney tocou em um de seus pianos quando de sua passagem por Fortaleza, em maio deste ano, na turnê “Out There”.

Sávia Ferraz lança livro de contos, crônicas e comentários Acaba de aterrisar na literatura cearense, “Rascunhos de Um Tempo”, escrito por Sávia Ferraz, especialista em Gerontologia Social pela Universidade de São Paulo e Universidade Estadual do Ceará. Trata-se de um livro de contos, crônicas e comentários onde os textos equilibram-se nas cordas da filosofia e na narrativa de dramas humanos e críticas envolvendo a alma e os conceitos de um mundo real. A autora de Juazeiro do Norte, radicada em Fortaleza, decida-se agora integralmente à arte de escrever.

80


Músico manauara presenteia fãs com disco autoral Sérgio Oliva, músico, instrumentista, intérprete e compositor de Manaus (AM) preparou um CD onde passeia por diversos estilos que costuma apresentar em seus shows na capital cearense, cidade em que reside há 19 anos. O disco conta com parcerias de Gilmar Nunes, também cantor e letrista e, Dawlton Moura, jornalista e compositor, além de trazer uma música instrumental.

JG Arte Visual Galeria abriga exposição “Mato Branco” do pintor Roberto Galvão No exímio cenário da luz, ele se destaca por saber distinguir muito bem, o informalismo do figurativismo. O também desenhista Roberto Galvão abriu no dia 6 de junho, na conceituada galeria citada aqui, a sua nova exposição que resolveu chamar de “Mato Branco”. O artista fortalezense, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, já participou de mostras em cidades do Brasil, Alemanha, Argentina, Bulgária, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Polônia, Portugal e Uruguai. A JG Arte Visual fica na Rua João Brígido, 934 – Aldeota. Informações: (85) 3252.6948.

JG Arte Visual Galeria abriga exposição “Mato Branco” do pintor Roberto Galvão A talentosa cantora cearense Mariana Brandão gravou um CD só com canções que marcaram a trajetória musical do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Letras como “Nem se despediu de mim”, “No meu pé-de-serra” e “Riacho do Navio” integram o repertório de “Gonzagão”, o disco que Mariana lançou para os nordestinos que admiram a discografia do aclamado sanfoneiro Luiz Gonzaga.

Galeria Multiarte faz uma retrospectiva da Arte Contemporânea Brasileira Instalada no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE), a Galeria Multiarte que dispensa comentários, exibe para os amantes, estudiosos e curiosos das artes plásticas, mais uma de suas exposições. “Arte Contemporânea Brasileira – Dos Anos 1950 aos Dias Atuais” é a mostra que pode ser visitada até 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, na Rua Barbosa de Freitas, 1727. Mais informações através do endereço galeriamultiarte@uol.com.br, ou, pelo fone: (85) 3261.7724.

Triple Trouble: Um projeto musical voltado para um público de oito a oitenta anos

Uma banda que tem o seu estilo próprio e navega por diversas influências com ênfase no Fusion fazendo um mix de blues, rock progressivo e jazz. Triple Trouble é um dos novos projetos musicais cearenses que tem como premissa básica, a liberdade de criação e improviso, sem rótulos - tudo isso, executado com toda a pegada e feeling de cada músico. O Power Trio é composto por Paulo Thardelli (Guitarra Solo e Rítmica), David brasileiro (Baixo) e Filipe B. de Morais (Bateria, Percussão e Produção).

81


autom贸vel

Saveiro Linha 2014 82


A pick-up Saveiro renovou o visual e recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas para se integrar à família Volkswagen em 2014. No visual é possível observar o novo para-choque dianteiro que reforça a robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário. A Nova Saveiro chega nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida. Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. A estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto. A pick-up também compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. A combinação de motor e transmissão foi pensada para atender a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal quanto como carro de trabalho.

A VW trouxe inovações na Nova Saveiro desde sua versão de entrada. Nela, tanto na opção cabine simples como na estendida, a pick-up, além das substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram alteradas para assentamento no novo para-lama e são em plástico preto fosco texturizado. A Nova Saveiro tem ainda a opção do pacote Trend com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso cromado. Por dentro a fábrica alemã apostou no conforto. Tanto na versão de cabine simples como na estendida, a carroceria da Nova Saveiro vem com disponibilidade de espaço, cuidado com a ergonomia, facilidade de acesso com portas mais amplas que contam com três graduações de abertura. Também são pontos altos da pick-up o isolamento térmico e acústico.

História da Saveiro A trajetória de sucesso da Saveiro começou em julho de 1982, quando o modelo chegou ao mercado. Ao longo de todos os seus 30 anos de existência, a pick-up compacta passou por um processo permanente de aperfeiçoamento, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.

com injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.

Derivada do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos –, em sua primeira versão a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido. Em 1994, a Saveiro ganhou direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL. Em 1997, toda a linha da picape passou a contar

Totalmente renovada em 2009, a Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Saveiro trouxe como novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança. Atualmente a pick-up compacta é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil.

83


No painel da versão de entrada da Nova Saveiro está o novo equipamentos conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio. Por fora a versão de entrada vem com itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo. Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome e opcionalmente os bancos podem ter revestimento de couro sintético. A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro. O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia. Na versão topo de linha, a Saveiro Cross, a Volkswagen alinhou a versão aventureira da pick-up à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e sua disposição off-road. A Saveiro Cross ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo “CROSS”. A versão é oferecida exclusivamente com cabine estendida.

84



acontece

Helena Demes

Zig-zag Fortaleza sediou de 18 a 20 de maio, a Expo Beleza Nordeste 2013, no Centro de Negócios do SEBRAE/ CE, em Fortaleza. Dentre os participantes, Marly Minatti, de Curitiba, dona do maior salão de beleza do mundo, que mostrou “segredos e como fazer negócios com empresários do Ceará” e o publicitário Belfran Teixeira Jr., que deu dicas de marketing pessoal, comunicação visual, promoções e divulgação nas redes sociais <> De 12 de abril a 05 de maio, o Comida di Buteco agitou as noites fortalezenses pelo terceiro ano consecutivo. Nesse período, o público circulou pelos 20 botecos participantes com a divertida tarefa de eleger o melhor petisco da cidade. Realizado em todo o país pela Free Lancer Produções, o Comida di Buteco conta com produção executiva em Fortaleza da Kanguru Promoções <> Com coquetel no início de maio, a chef Camila Câmara inaugurou em Fortaleza o Espaço Fashion Gourmet, charmoso espaço para eventos. Na ocasião, a chef também lançou o novo cardápio da casa <> A Abracadabra Branding & Design promoveu, no final de abril, com apoio do SEBRAE/ CE, o primeiro “Design Transforma”, que celebrou a aliança estratégica da empresa cearense com a paulista Pande Design, agência com 10 anos de mercado e uma das mais respeitadas e premiadas empresas de branding e design do país. O evento trouxe à Fortaleza os sócios da Pande, Gisela Schulzinger e Gian Franco Rocchiccioli.

Nova filial Condomínio completo

Com coquetel assinado pelo La Maison, Neuza e Francisco José Rocha entregaram as chaves de mais um empreendimento da R & B Construções, o Ed. José Cabral Residence. Localizado na Av. Rui Barbosa, esquina com a R. Eduardo Salgado, na Aldeota, o condomínio oferece várias opções de lazer, como pista de cooper, home cinema, salão de festas/jogos, playground, quadra poliesportiva, piscina adulto/infantil, deck/churrasqueira e spa com hidro, sauna, fitness, beauty space, sala de massagem e jardim zen.

86

Especialista

O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo, de Fortaleza, na foto com o amigo e cirurgião de transplante capilar do Japão, Kunyioshy Yagyu, acaba de receber um título inédito para o Ceará, que é o de especialista em transplante capilar, emitido nos Estados Unidos, após rigoroso processo de avaliação pelo American Board of Hair Restoration Surgery. Além de Crisóstomo, que tem Pós Graduação na escola do Prof. Ivo Pitanguy, apenas um outro médico na América do Sul possui esta titularidade, única reconhecida em todo o mundo.

O pernambucano Hilton Sette, o cearense Sebastião Morais (ambos na foto), o paraibano Fábio Gueiros e o baiano Jackson Rodrigues, sócios da Central de Vendas Soluções Imobiliárias, acabam de abrir filial da empresa em Fortaleza e já comemoram o sucesso das vendas no Salão Imobiliário de Fortaleza, realizado de 18 a 21 de abril no Sebrae/CE, onde apresentaram todos os produtos da Moura Doubex, Marquise e Engexata.


Em tempo Posse

O campeão sul-americano de windsurf na categoria Wave 2012 e atleta patrocinado pelo Beach Park, Levi Lenz, chegou em maio, após quatro meses no Hawaii. Durante o período treinou forte para as próximas competições e conseguiu mais um feito inédito em sua carreira: desceu mais de 20 ondas em dois dias. Dentre as últimas conquistas de Levi estão a 6ª posição no sul-americano de Slalom e o 6º lugar no sul-americano de Freestyle, o 13º lugar na 1ª etapa do circuito mundial da PWA em Aruba, 3º lugar no sul-americano de Wave no Peru, o 23º lugar no Ranking Mundial 2010 Freestyle.

Danado de bom

Expô

A loja Ouvidor lançou a exposição 4 Olhares, com os fotógrafos José Guedes (CE), Laís Pontes (cearense radicada nos EUA), Beto Consorte (SP) e Roberto Wagner (SP), cada um com seu olhar. Paralelo à exposição, a Ouvidor trouxe para Fortaleza a Dedon, expert em móveis para áreas externas, que podem ser usados na água e submetidos a climas severos sem perder qualidade. A Ouvidor lançou também peças da Established & Sons, Jacqueline Terpins e Ricardo Fasanello, bem como novidades da Missoni Home, Kartell, MOOOI, Sergio Rodrigues e da Estudio Ouvidor.

Fortaleza ganhou no início de maio, um novo espaço de alta gastronomia italiana: o D’vino Italiano Contemporâneo. O restaurante é comandado pelos empresários Augusto Mesquita, Paulo Daniel Mesquita e Taiene Righetto, que também respondem em Fortaleza pelo Fiteiro Dom Luís, Boteco Original e Ferreiro Café. O D’vino Italiano Contemporâneo busca atender clientes exigentes e apreciadores da boa comida italiana com toques contemporâneos. Da cozinha, comandada pelo renomado Chef Hugo Grassi, saem receitas italianas tradicionais com roupagem contemporânea. “Uma inspiração nas grandes referências da cozinha de Piemonte, com técnicas e ingredientes ricos e bem elaborados. É assim que denomino a cozinha do D’vino”, afirma Hugo Grassi. As sobremesas são um quesito à parte, a exemplo da deliciosa trilogia de cheesecake (foto).

Serviço: D´vino Italiano Contemporâneo Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles Tel: (85) 3067-6327

O D’vino Italiano Contemporâneo oferece espaço aconchegante com vários ambientes. Além do salão principal, a casa conta com uma varanda externa e uma delicatessen, onde o cliente pode comprar as massas e iguarias preparadas no restaurante.

87


autom贸vel

New Fiesta

88


Para dar sequência à renovação da linha de produtos Ford, a fábrica apresenta o New Fiesta Hatch 2014. Como os demais veículos de nova geração global da Ford, o New Fiesta foi desenvolvido com a soma dos recursos mundiais da marca, com participação ativa da engenharia brasileira. Os testes de durabilidade e simulação foram feitos em laboratórios americanos, europeus e brasileiros, com o uso das mais avançadas tecnologias. Esse programa envolveu a construção de 200 protótipos no Brasil e mais de 2 milhões de quilômetros de testes nas mais variadas condições de pista, incluindo variações extremas de temperatura de 40ºC negativos a 82ºC. Entre as novidades, o veículo traz duas opções de motores da família Sigma – o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina. O New Fiesta Hatch 2014 tem ainda a opção de transmissão automática PowerShift e, na versão Titanium, oferece sete airbags. Traz ainda, conforme a versão, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de conectividade SYNC e a chave programável MyKey, outra tecnologia exclusiva de segurança. Com o motor Sigma 1.6 TiVCT o hatch desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. No consumo, conta com a classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET: faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão PowerShift. Já o novo motor Sigma 1.5 DOHC Flex tem 16 válvulas e potência de 111/107 cv com etanol e gasolina, respectivamente. O New Fiesta Hatch 2014 é o primeiro veículo da marca a usar o sistema Ford Easy Start, que aquece a linha de combustível quando necessário para a partida a frio, através de sensores. Essa tecnologia dispensa a necessidade do reservatório (tanquinho) de gasolina e está disponível em todas as versões. Por dentro do capô o New Fiesta 1.6 conta com transmissão manual IB5 ou a avançada automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.

A versão 1.5 utiliza a transmissão IB5 manual.A transmissão PowerShift busca oferecer um novo padrão de conforto e desempenho. Sua tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade. Além disso, permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência. Para o quesito segurança a Ford apostou em tecnologia. O veículo teve a carroceria fabricada com a aplicação de aços ultrarreforçados e é o único do segmento a oferecer 7 airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Nas demais versões, o carro é equipado com dois airbags desde a primeira oferta de catálogo. Outras tecnologias que contribuem para a segurança e dirigibilidade, disponíveis nas versões 1.6, são o controle de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, além de freio ABS de última geração. A chave programável MyKey é outra tecnologia exclusiva para a personalização no uso do veículo, nas versões SE e Titanium. Já o sistema de conectividade SYNC, disponível para as versões 1.6, permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português. A versão 1.5 conta com o sistema MyConnection Gen. 3, com conexão USB e Bluetooth.

Duzentos protótipos e 2 milhões de km de testes 89


Conheça todas as versões: O New Fiesta 2014 é oferecido em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium. O New Fiesta S 1.5 vem com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990. O New Fiesta SE 1.5 acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490. O New Fiesta SE 1.6 vem também com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamen-

90

to global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas. Com transmissão manual, sai por R$45.490, e por mais R$3.500 (ou R$48.990), é possível levar a versão PowerShift. O New Fiesta Titanium 1.6, topo de linha, vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$51.490 na versão manual e R$54.990 na PowerShift. O New Fiesta é econômico também na manutenção, com a cesta básica de peças mais econômica do segmento e um plano de seguro oferecido pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre, que tem preço médio de R$1.855 em São Paulo, sem perfil do condutor.


91


panorama Marcondes Viana

Ivens Dias Branco Comemorou 60 anos de vida empresarial

O industrial Ivens Dias Branco, presidente do grupo Ivens Dias Branco, comemorou seus 60 anos de vida empresarial, no Centro de Eventos do Ceará, no dia 1º de Maio, reunindo empresários, políticos, gente de sociedade e imprensa. Na noite foi lançado o livro “Ivens Dias Branco: simples, criativo, prático.” escrito pelo biógrafo Sérgio Vilas Boas. Também, no mesmo local, ele recebeu o Título de Cidadão de Fortaleza, entregue pelo presidente da CMF, Walter Cavalcante. A propositura foi do então vereador Salmito Filho. Os presentes se emocionaram com a fala do homenageado, de sua mulher Consuelo e da filha, Graça da Escóssia. A modelo Ana Hickmann atuou como mestre de cerimônias da noite, que contou com cerimonial de Teresa Borges e decoração de Jacaúna Aguiar. O serviço foi do Barbra’s Buffet.

Família Dias Branco

92


Consuelo e Ivens Dias Branco com o governador Cid Gomes

Industrial Ivens recebe o título de Cidadão Fortalezense

Fernanda e Arialdo Pinho

Adauto Bezerra Júnior e Mônica

Marfisa e Fernando Ximenes

Raul e Marieta Araújo

Yolanda Queiroz, Lenise Rocha e Silvio Frota

Sonia Pinheiro, Marcus Silveira, Jorge Brandão, Eridan Mendonça e Meudo Filho

Soraya de Palhano, governador Cid Gomes e Wanda Palhano

Maryanne e Assis Machado

Rafael e Silvia Leal

93


94

Silvana e Adauto Bezerra

Sara, Emilce, Cláudio e Sandra Brasil

Anya Ribeiro e Wania Dummar

Marisa e Mauro Filho

Ana Luiza e Gladys Barreira

Aldenísia e Epitácio Oliveira

Cid Gomes, Ivens Dias Branco, Salmito Filho, Walter Cavalcante e Ana Hickmann

Luciana, Cristina e Valman Miranda

Renata e Tasso Jereissati

Domingos Filho

Walkmar dos Santos e Sarinha Philomeno

Jorge e Nadja Parente


Rebeca e Cândido Albuquerque

Randal e Gina Pompeu

Lúcia e Manoel Milfont

Bruno e Rebeca Bastos

Ticiana e Edson Queiroz Neto e Edyr Rolim

Morgana e Manoel Cardoso Linhares

Daniela e Gerardo Bastos

Ítala e Edson Ventura

Francisco José e Amélia Barros de Oliveira

Jório da Escóssia, Maria Theresa e Lauro Vinhas Lopes

Cristine e Ferrucio Feitosa

Aramicy e Lourdes Pinto

95


Casamento da Glamour Girl

Joana e Oswaldo Neto Foi realizado na Igreja do Pequeno Grande, com recepção aos convidados no La Maison Dunas, o casamento da Glamour Girl/2004, a bonita Joana Figuereido, herdeira de Tomás e Cândida de Paula Pessoa, com o baiano Oswaldo Neto, filho de Oswaldo e Cleide Cruz Jr.

Candida Figueredo, Osvaldo Neto, Joana Figueredo e Tomas Figueredo

96

Cleide Cruz, Osvaldo Neto, Joana Figueredo e Osvaldo Cruz


Bayron e Rita Frota

Cláudio e Neuma Carneiro

Cândida, Tomás Figueredo, Fátima e Boriz

Gera e Márcia Teixeira

Letícia e Ricardo Sturdat

Valmir e Tereza Torres

Fernanda Torres, Osvaldo Neto, Joana Figueredo e Ronaldo Torres

Cecilia Barrosso, Osvaldo Neto, Joana Figueredo e Tomas Filho

Totonho e Elusa Laprovitera

Paulo e Raquel Teixeira, Eveline e Lisandro Fujita

Maria e Eimar Amoreira

Tereza e Iran Parente

97


98


99



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.