Chic 37

Page 1



$






Foto: Cival Jr.

CHIC+EDITORIAL

Duas comemorações A CHIC, com a edição de dezembro que chega às mãos do leitor, tem duas importantes comemorações: fecha o ciclo dos seus 10 anos de criação e sucesso na imprensa cearense, e comemora os 50 anos de atividades jornalísticas do seu editor e publisher, Marcondes Viana, que é homenageado com uma matéria assinada por Patrícia Holanda. Também tem depoimentos dos seus amigos de longas datas. A publicação continua e continuará sendo referência no mercado editorial cearense, com notícias sobre o mundo dos automóveis, da gastronomia, do turismo, do luxo, do fashion e a nova edição está repleta de novidades, entre elas, os melhores réveillons, as melhores baladas, os melhores restaurantes. Carol Mello, editora de turismo, assina boas matérias, bem como o enólogo Jonny Wolff. Joana Ramalho vem com novidades em sua coluna “Costume Saudável” e o jovem Iratuã Freitas mostra, em fotos, alguns acontecimentos “very important” da cidade.

O leitor ainda verá matérias e colunas assinada por Andréa Foroni (Hot CHIC), Marcos Barbosa (Gastronomia), Rodrigo Viriato (gastronomia e turismo na Noruega) e Patrícia Holanda. Na coluna “Elas Usam”, quem está por lá é a empresária Socorro Medeiros e sua filha, que combinam o que usam. No que se refere aos carros, vamos conhecer o novo modelo da Hilux, em sua 8ª geração, do Vito, que marca a categoria dos veículos comerciais leves as Mercedes-Benz, a nova Land Rover Evoque conversível, o EcoSport, o novo Passat, o esportivo de luxo Porsche Macan e o 124 Spider, ressuscitada pela Fiat após 50 anos. Bem, ficamos por aqui, ao mesmo tempo, em que toda equipe da redação deseja aos seus leitores, colaboradores e anunciantes um Natal de paz e amor e um ano novo de realizações plenas. Em março de 2016, estaremos de volta com o lançamento da edição de nº 38, que irá mostrar tudo o que aconteceu na NOITE CHIC 2015. Marcondes Viana Editor & Publisher

8



CHIC+EXPEDIENTE

Editor e publisher

Marcondes Viana <marcondesviana@gmail.com>

®

Editora-adjunto Patrícia Holanda Coordenadora editorial Caroline Mello Diretora de conteúdo Juliana Amaral Revisão Patrícia Holanda

Fundada em 07 de junho de 2005

Automóveis Esporte Gastronomia Moda Turismo

Marcondes Viana Manuella Viana Marcos Barbosa Andréa Foroni Carol Mello

Colunistas

Cibele Juliana Fábio Doyle Felipe Muniz Fernando Calmon Inara Almeida Iratuã Freitas Joana Ramalho Jonny Wolff Mara Adeodato

Correspondente

(Alemanha)

Foto: Cival Jr., Capa: Juliana Roma, Cynthia Gomes, Patrícia Dias e Fernanda Victor Direção: Andréa Reis Ferrari: Freitas Júnior

Wilgen Arone

Fotografia

Bentivi Caio César Cival Jr, Joislan Lima

Administração Assessoria juridica

Sophia Viana

Impressão Tiragem

Welton Demétrio Advogados Associados Unigráfica 10 mil exemplares

CONTATO

(85) 3393-8807 I 8701-4432 <contato@revistachic.com.br>

“CHIC Automóveis & Sociedade” é marca registrada no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial (RPI 1912, de 28/08/2007)

CORRESPONDÊNCIA

Rua Vicente Leite, 1011/101 60170-151 - Meireles Fortaleza/CE

CHIC Automóveis & Sociedade não se responsabiliza por opiniões expressadas nos artigos assinados. É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo sem autorização por escrito.

@revistachicoficial chic.automoveisesociedade

10



SUM 48

22 automóvel

74

Vito 14 Porsche Macan

artigo

22

124 Spider 24 Air Cross Ecosport

capa

34 38

coluna

Clarity Fuel Cell 52

98 Lincoln MKZ 110 Evoque 136 Audi A3 Sedan 138 Volvo CX90 142

Lindas tardes de sábado 88 Elas valem por 10 100 Clic’s CHIC 18 Pontos de vista jurídicos

54 68

Passat Hilux

58

Elas usam

28

92 120 150

Costume Saudável

Ferrari 488 GTB

Garagem CHIC

comportamento 12

Em 2016, eu prometo... 114


ÁRIO ano X - nº 37 - outubro / novembro / dezembro 2015

126

68

64 especial gastronomia

luxo

Entre tantas pautas, enfim bodas douradas 74

Hot Chic 42 Hot Chic Beauty 50 Hoje é dia de balada 64

Sabor à mesa 26

Top10 Perfumes

Você teria coragem de jantar na casa de pessoas estranhas?

98

72

Muito além dos pastéis de Belém 26

social

Um investimento gastronômico 26

126

Le Jardim Royal 94 Enlace 96 Sanauto é A 122

Top10 Chocolates134

turismo

Noruega 58 Os melhores réveillons do mundo 44 Hot Chic 44

13


CHIC+AUTOMÓVEIS

Inédito no Brasil

Vito é referência máxima em segurança, versatilidade e conforto



CHIC+AUTOMÓVEIS

A inédita linha Vito de veículos comerciais leves da Mercedes-Benz faz sua estreia no Brasil, chegando ao mercado nos modelos furgão para transporte de cargas (Vito 111 CDI turbo diesel) e van de passageiros (Vito Tourer 119 turbo flex). Com a apresentação do Vito, a montadora amplia ainda mais a oferta de veículos comerciais leves no Brasil, mercado já atendido com a linha Sprinter no segmento de large vans (3.500 a 5.000 kg de PBT). Assim, a marca traz uma solução eficaz para mobilidade urbana, com elevado padrão de qualidade, segurança e com base na tradição e excelência Mercedes-Benz. Mantendo o compromisso com a segurança, inovação e conforto, o Vito foi perfeitamente desenhado para atender aos mais diversos usos e atividades. Dentro da estratégia global

16


de expansão das vendas da Divisão de Vans do Grupo Daimler, a nova geração do Vito, lançada recentemente na Europa, está sendo produzida na Mercedes-Benz Argentina para atender a América Latina. O início das vendas está previsto ainda para este ano.

VERSÕES

FURGÃO: Vito 111 CDI é equipado com motor turbo diesel e disponibiliza 1.225 kg de carga útil e 6 m³ de volume de carga. Além do excelente espaço para transporte de mercadorias, o Vito oferece conforto e praticidade para motorista e acompanhantes e será comercializado com ou sem ar condicionado. VAN: Vito Tourer 119 é equipado com motor turbo flex, em duas versões: - Comfort 8+1 – Capacidade para oito passageiros mais o motorista, oferecendo um exclusivo pacote de segurança e conforto, com destaque para ar condicionado frontal e traseiro. - Luxo 7+1 – Transporta com excepcional conforto sete passageiros e o motorista, destacando-se pelos assentos de courino com inclinação individual. Além dos equipamentos da versão “Comfort”, possui volante multifuncional, painel de equipamentos exclusivos e design diferenciado, constituído de farol de neblina, parachoque na cor do veículo e rodas de liga leve.

Quando o tema é segurança, o Vito não encontra concorrente à altura no segmento de comerciais leves. Ao dirigir, manobrar ou estacionar, o motorista tem à disposição sofisticados assistentes que fazem o seu trabalho muito mais seguro e confortável. Além de evitar acidentes, os sistemas de assistência propiciam a disponibilidade do veículo, garantindo assim maior produtividade e rentabilidade para o cliente. Com base em seu DNA de inovação para segurança e conforto, o Vito, como um legítimo Mercedes-Benz, oferece, de série, um generoso pacote de itens de avançada tecnologia: assistente de monitoramento de cansaço, assistente de partida em rampa, assistente de vento lateral, a mais moderna versão do Programa Eletrônico de Estabilidade exclusivo da Mercedes-Benz, o ESP Adaptativo 9.1i® (que reúne ABS, ASR, BAS e EBV) e luzes de freio adaptativas na traseira que sinalizam uma frenagem de emergência para o condutor do veículo que vem atrás. O Vito também se destaca por itens como airbag para motorista e acompanhantes, cinto de segurança de 3 pontos, fixações ISOFIX para cadeiras de crianças, estrutura inteligente com amplas zonas de deformação controlada, estrutura monobloco que garante menor deformação do veículo em caso de acidente e célula de sobrevivência.

17


CHIC+COLUNA

Queridos amigos e leitores, é com muito prazer que, mais um vez, publicamos a coluna CLIC’S CHIC, dessa publicação que já chegou a primeira década de sucesso. Não poderia ser diferente, tendo em vista que o comandante desta embarcação, trata-se de Marcondes Viana, que também comemora uma data muito especial: seus 50 anos de jornalismo. Este colunista e parceiro cumprimenta o editor pelo valoroso trabalho que tem desempenhado na imprensa cearense. Parabéns! A seguir, um mix dos principais eventos do nosso Estado. Boa leitura!

CLIC’S CHIC

por Iratuã Freitas

Jornalista Tom Barros recebe da Câmara de dirigentes lojista o Troféu Imprensa José de Alencar, das mãos do empresário Severino Ramalho Neto, presidente da CDL.

Durante a solenidade de comemoração aos 80 anos de atividades do Tribunal de Contas do Estado (TCE) as presenças do ex-governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, o anfitrião conselheiro presidente do TCE Valdomiro Távora, o governador Camilo Santa e o presidente da ALEC, deputado Zezinho Albuquerque.

Mônica Arruda articulou grupo de mulheres da high society fortalezense em torno do querido jornalista Lúcio Brasileiro que completa, em 2015, 60 anos de profissão.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes - ao lado do presidente da FIEC, Beto Studart, - foi o convidado da 9ª edição do Fórum Ideias em Debate, onde proferiu palestra na sede da Federação. Na oportunidade também lançou o livro “Governança Pública: o desafio do Brasil”.

18

Teresa e Fernando Cirino Gurgel com o artista plástico Célio Gurgel, na abertura da exposição dele, que está em cartaz no restaurante Pipo. Obras eólicas, pendulares e fixas, junto a coloridas explosões ‘metafísicas’ em tinta automotiva sob tela compõem a mostra .


O juiz de direito Martônio Pontes de Vasconcelos, no dia de sua posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, ao lado da esposa Egidia.

O clic reúne a defensora pública geral do Ceará e a presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Andréa Maria Alves Coelho, com os 27 defensores públicos que foram aprovados no último concurso realizado e tomaram posse durante sessão solene do Conselho Superior da Defensoria Pública, que ocorreu no auditório Jesus Xavier de Brito, da DPGE.

Secretário de cultura do Estado, Guilherme Sampaio, presidente do Sindeventos, anfitriã do evento Circe Jane Teles da Ponte, secretário de turismo do municipio, Elpidio Nogueira, e cerimonialista Priscila Cavalcanti, durante café da manhã promovido pelo sindicato e que aconteceu palestras dos dois secretarios.

No lançamento do colar “Laço de amor”, peça em formato de dois corações unidos faz alusão à marca da campanha de combate ao câncer de mama, Outubro Rosa, no Instituto do Câncer do Ceará (ICC). O evento que aconteceu na Doratto, contou com as presenças de: Silvana Nogueira, Talynie Mihaliuc, Vanessa Benigno, Débora Boni e Lúcia Alcântara.

Carmen Cinira com a filha Lara Correia que trocava de idade, e recebeu muitas amigas em casa para festejar a data.

Empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo Paes Mendonça com a esposa Auxiliadora Paes Mendonça, no dia em que recebeu o título de cidadão fortalezense na Câmara Municipal de Fortaleza.

19


CHIC+COLUNA

Geni Levy Correia Lima com o marido, Wilton Correia Lima, e a filha, Fernanda Levy, no dia em que comemorou seu 55 anos de vida, com festa no Fashion Gourmet, com o tema CABARET

Lenilza Campos muito feliz ao lado dos filhos Janaina, Armando Júnior, Andréa e Adriano, no dia em que comemorou mais um ano de vida.

A Aliança de Ouro do RioMar foi o palco da exposição da Cartier Lunettes, coleção de alta joalheria em óculos da grife da América Latina. No coquetel de apresentação do evento, os cap’s da Aliança de Ouro Edmundo Barreto Júnior e Erivan Ferreira com Eliana Gonçalez, que é diretora da General Optical Eyewear – distribuidora autorizada e exclusiva da Cartier Lunettes para o Brasil.

A diretoria da ADUFC (Associação do Docentes da UFC), formada por Marcos Rogério de Castro, Ênio Pontes de Deus, Leonardo Monteiro (presidente), Christian Monteiro, Carlos Diego Almeida e Neile Torres, organizou festa no majestoso Alice’s Buffet para comemorar o dia dos professores. O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas.

Fábio Hiluy, Cely Sena, William Rady, do Museu da Tam, e Fernando Jorge, da Open Point, que doou durante solenidade o helicóptero BELL 47G-2, máquina de 1945, ao Museu da Tam.

Aconteceu, na Câmara Municipal de Fortaleza solenidade para homenagear o dia do cerimonialista. O evento teve como propositora a vereadora Toinha Rocha.

20



CHIC+AUTOMテ天EIS


Um esportivo de luxo entre os SUVs Como todos os modelos da Porsche que ostentam estas três letras, a nova versão GTS do Macan é inspirada no automobilismo de competição

De cara, a diferença: um chassi reformulado, 20 hp de potência a mais do que a versão anterior, Macan S, e freios reforçados. Em termos de potência e torque, os 360 hp e 500 Nm posicionam o Macan GTS entre as versões S e Turbo, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos – ou em apenas 5,0 segundos se equipado com o pacote Sport Chrono. A velocidade máxima é 256 km/h. Itens no estilo típico Porsche GTS complementam a imagem esportiva. O Macan GTS combina o alto nível do típico dinamismo de rodagem da Porsche com uma excelente praticidade para o dia-a-dia. Um acerto mais esportivo do Porsche Active Suspension Management (PASM gerenciamento ativo da suspensão)

com menor altura, juntamente com ridas de 20 polegadas com pintura preto fosca e pneus de uso misto são alguns dos itens do equipamento. Também combinando com o estilo externo figuram os bancos esportivos especiais GTS e um sistema de escapamento esportivo de alta sonoridade. Ao mesmo tempo, o novo sistema PCM de conectividade e informação e entretenimento com tela de toque múltiplo, funções expandidas e maior conforto operacional está sendo lançado pela primeira vez num SUV. O veículo pode ser reconhecido ao primeiro olhar pelos detalhes exteriores pretos - em alto brilho acima da

23

linha de cintura e num acabamento fosco lustroso nas áreas inferiores da carroceria - além de uma versão especial do pacote Sport Design, também com cores específicas, que vem como equipamento de série. Pela primeira vez, o carro é oferecido com faróis de LEDs como opção. Eles garantem uma ótima iluminação do caminho em quaisquer condições. Graças às suas qualidades especiais, o novo modelo proporciona ainda mais prazer ao dirigir e uma sensação típica de um Porsche ainda maior. Mais uma vez, a marca está reforçando sua afirmação de que o Macan é o carro esportivo entre os SUVs compactos. O Macan GTS já está à venda, na Alemanha, por um valor de 73.400 euros.


CHIC+AUTOMÓVEIS

Luxo proposital Fiat ressuscita o Spider após 50 anos

Cinquenta anos depois da sua primeira aparição, a Fiat relança uma nova geração do 124 Spider, combinando o estilo clássico italiano com desempenho e tecnologia para os dias atuais. O modelo chega para os mercados EMEA (Europa, Oriente Média e África) equipado com o já conhecido motor 1.4 MultiAir Turbo de quatro cilindros. Com direção de energia elétrica, e uma suspensão independente nas quatro rodas, até mesmo uma viagem ao supermercado é emocionante. A novidade é que pela primeira vez esse motor foi aplicado em um carro com tração traseira. A potência é de 140 hp e 240 Nm de torque e a transmissão é manual de seis velocidades. A suspensão double-wishbone, na dianteira, e multilink, na traseira, foi projetada para otimizar a estabilidade em frenagens e curvas. Segundo o fabricante, a direção, assistida eletricamente, é leve e com respostas rápidas. Um trabalho especial foi destinado ao tema ruídos, vibrações, incluindo o pára-brisa dianteiro “acústico”, com tratamento de isolamento, que auxiliam na obtenção de um rodar “silencioso e refinado”. O teto conversível é de tecido, operado manualmente, exigindo força mínima. Aproveite o com comandos de voz e toda a tecnologia disponível, que inclui um sistema de som

premium, um ecrã táctil de 7 polegadas, navegação e muito mais. O novo roadster traz itens de segurança ativa e passiva como faróis adaptativos e câmara de ré. A carroceria combina alta rigidez com peso leve. No campo da tecnologia moderna oferece tela de toque de sete polegadas com controle digital de rádio e multimídia, conectividade Bluetooth, assentos com aquecimento e sistema keyless de acesso e partida. Um dos pontos de destaque do modelo é o sistema de som Bose com nove alto falantes, que inclui caixas duplas nos descansos de cabeça dos bancos.

24

O novo Fiat 124, projetado no Centro Stilo de Turim, tomou emprestado detalhes do modelo original Spider, de 1966 – considerado por muitos como um dos mais belos carros de todos os tempos – e os reinterpretou para os dias de hoje. Para celebrar a volta desse modelo clássico, apenas 124 unidades serão oferecidas como edição limitada de aniversário. As vendas do Fiat 124 terão início na região EMEA em junho de 2016. A FCA não informa se o Fiat 124 Spider será vendido no Brasil.



CHIC+GASTRONOMIA


Sabor à mesa

Harmonizando queijo e vinho, quase irmãos! por Jonny Wolff solo e clima, além do micro clima da queijaria onde se desenvolverão os bolores e as bactérias fundamentais para o caráter de cada queijo ao final do processo.

Queijo e vinho são produtos conhecidos pelo homem há mais de 4 mil anos, e por conta dos acasos da história tem muito em comum! Ambos são frutos da fermentação que sofrem a partir de sua origem, no caso do queijo é o leite e do vinho é a uva. Ambos dependem do “terroir” onde é produzido o leite e a uva, e ainda tem em comum o tempo de guarda necessário, conforme suas características e o que se espera deles.

Tudo muito parecido com o processo de produção do vinho com suas incontáveis nuances e características que são o “terroir”. Por tudo isso e muito mais, a harmonização desses quase irmãos é incrível, complexa e bastante natural, onde o limite é estabelecido pelo nosso conhecimento e disponibilidade.

A matéria-prima do queijo é o leite que pode ser de ovelha, cabra, vaca, búfala e até de camela, entre outros mamíferos. As condições geográficas de cada região vão determinar a origem do leite. Assim, enquanto nas regiões montanhosas são criadas cabras, nas planícies são vacas e ovelhas, e no deserto temos camelas.

Para facilitar nossa compreensão, busquei alguns tipos de queijos bastante conhecidos entre nós e faço uma divisão simples entre os tipos de queijos, sugerindo harmonizações com vinhos facilmente encontrados no mercado, considerando sempre as cepas e não os produtores:

Outro fator fundamental no sabor resultante é o tipo de pastagem, seu

QUEIJOS BRANCOS MOLES: nossos Queijos Minas, Mussarela de búfala, Brie e Camembert (França) pedem um vinho branco seco, combinação perfeita com Champangne ou espumante brut, Saivignon Blanc, Riesling ou um Chardonnay.

QUEIJOS DUROS: Emmenthal (Suíça), Gruyère (França), Prima Donna (Holanda), Grana Padano,Parmegiano, Pecorino (todos da Itália). Para esses queijos, a pedida são vinhos encorpados bem tânicos, como Cabernet Sauvignon, tipos Bordeaux e Chianti Clássico.

QUEIJOS SEMIMOLES: nossos Pratos, Goulda, Masdaam (Holanda), pedem um vinho tinto leve, como Pinot Noir, Beaujolais ou Dolcetto.

27

QUEIJOS AZUIS: Gorgonzola (Itália), Roquefort (França), aqui é o lugar dos vinhos doces e fortificados, como um Porto, Sauterne e os de colheita tardia (late harvest). QUEIJOS TEMPERADOS: Tilsit (Alemanha) e Boursan (França), dependendo da intensidade dos temperos, dos vinhos brancos secos aos tintos mais encorpados.


CHIC+GASTRONOMIA

Você teria coragem de jantar na casa de pessoas estranhas? A nova tendência gastronômica entre os europeus é juntar-se a pessoas desconhecidas para comerem em um local onde o cozinheiro, em muitos casos, é um amador e não um profissional. por Wilgen Arone, Alemanha Esse costume gourmet underground londrino se espalhou pelo mundo e está ganhando cada vez mais adeptos. Supper clubs, home bistrô, secret restaurants e puertas cerradas são os nomes dados para esse tipo de encontro gastronômico. Ao contrário de um restaurante convencional, a comunicação está em primeiro plano. As pessoas marcam um encontro não só para desfrutar de novos sabores, mas para fazer novas amizades e bater um bom papo. Os cozinheiros geralmente são motivados pela paixão pela culinária, pela boa bebida, pela cozinha, pela boa conversa e a vontade de conhecer outras pessoas.

Supper Clubs tradicionais são realizados na própria residência do cozinheiro, mas para abrigar um número cada vez maior de interessados, o local escolhido pode variar bastante, como em um viveiro de plantas, um galpão de uma antiga fábrica, no terraço de um prédio, em um museu e por aí vai. O que não falta são ideias! O cardápio fica por conta do anfitrião, que elabora um menu, geralmente temático. O número de pratos varia. Três é o número mínimo servido. Em alguns casos, a bebida acompanha os pratos, mas também há situações em que elas são pagas à parte ou cada um leva o que vai consumir. Nos supper clubs tradicionais não há uma conta para pagar e sim uma doação para cobrir as despesas. Em alguns casos, o valor é estipulado, mas em outros não.

28


Para conseguir uma vaga para esse tipo de jantar não é nada fácil. Muitas vezes, há uma lista de espera. Os eventos, geralmente, são divulgados pela internet. Se você for para o exterior e quiser provar esse tipo de culinária é bom pesquisar bem antes para conseguir uma reserva. Quem quiser se aventurar nesse mundo gastronômico, no Brasil, é só dar uma olhada no site www.homebistro.com.br e escolher um evento. Se você quiser, também pode oferecer um jantar em sua casa!

29


CHIC+GASTRONOMIA


Muito além dos pastéis de Belém “Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!” (Fernando Pessoa) por Marcos Barbosa

Em seu poema Mar Português, Fernando Pessoa faz uma homenagem aos grandes navegadores que cruzaram os mares em busca de riquezas. Uma destas descobertas foi justamente o açúcar, que já existia desde a antiguidade, mas era uma especiaria comercializada a peso de ouro. Onde começou não se sabe ao certo, mas a sua rota passa pelo Oriente Médio, Filipinas, Indonésia, Malásia e Índia, onde foram feitas as primeiras extrações de caldo de cana. Através das Cruzadas, a cana de açúcar desembarcou na Europa, mas o sucesso não foi grande por falta de clima propício. Entretanto, no século XV, com grande êxito, o infante português Dom Henrique decide introduzir a cana de açúcar na Ilha da Madeira. O mesmo foi feito no Brasil após o seu descobrimento, que com o seu solo fértil e o clima perfeito para o plantio, logo passou a ser o primeiro produtor mundial. Começava assim a ser escrita a doce história da confeitaria portuguesa cujos registros iniciais apontam para o “Caderno de Receitas da Infanta Dona Maria”, filha do rei Dom Manuel.

Essa pequena introdução histórica é, com certeza, suficiente para explicar a enorme quantidade de pastelarias existentes em Lisboa, se quisermos falar apenas da capital do país. As ordens religiosas, por sua vez, foram as responsáveis por desenvolver uma quantidade enorme de receitas à base de ovos, frutos secos e frutas cristalizadas. E mesmo após o decreto de fechamento pelo rei, os doces continuaram a ser confeccionados país afora e o resultado é uma vasta coleção de nomes com inspiração nos céus como os pastéis de Santa Clara, o pão de Deus, barrigas de freira, toucinho do céu, madalenas do convento, pitos de Santa Luzia, Bolo de mel de Santa Helena, biscoitos do cardeal, Bolo São Francisco e creme da madre Joaquina, só para citar alguns. São imagens que enchem de cores, sabores e aromas as vitrines das pastelarias e casas de chá. Em visita a Lisboa o grande interesse dos turistas é conhecer os famosos e tradicionais pastéis de nata, que com sua receita secreta e clássica fazem a alegria de milhares de pessoas que pacientemente se enfileiram diaria-

31

mente para saborear essa delícia, pela zona de Belém. Daí que os tais doces também são conhecidos como pastéis de Belém. Sim são saborosos, mas os da Manteigaria, no Largo de Camões, no centro histórico da cidade, em nada ficam a dever. São sempre quentinhos e mais baratos. Sempre com bastante canela, é assim que são comidos por aqui. O hábito da doçaria é uma instituição cultural tão presente que existem pastelarias – é assim que se chamam as confeitarias por aqui – centenárias. Algumas bastante concorridas como a Confeitaria Nacional, que desde 1829 prepara as suas tortas de amêndoas, bolo inglês, bolo de laranja, almendrados, trufas, queijadas, palmiers e pães de ló, fazendo a alegria dos turistas que disputam um lugar num ambiente que mantém as características de requinte desde os tempos de sua fundação, ali pelos arredores da Praça da Figueira. Na mesma área se encontra a Pastelaria Suíça, que se orgulha de ter recebido personagens ilustres do mundo das artes para tomar um cafezinho com croissant. Maria Callas e Orson Wells tiveram a chance de conhecer. Não muito longe dali, no Chiado, fica a lendária Pastelaria Benard, de 1868 e bem vizinho fica o famoso Café A Brasileira, de 1905.


CHIC+GASTRONOMIA

para o dia a dia, mas o Bolo Rei no natal e os ovos de chocolate na páscoa são um convite à gula. Da mesma forma na Pastelaria Luanda, o bolo rei, as bolas de Berlim (que nós chamamos de sonho), as lampreias de ovos e os filhós contribuem com mais calorias para satisfazer aos paladares mais vorazes.

Para quem quer se aventurar e sair do circuito turístico tradicional as opções são inúmeras. Logo à saída da estação do metrô Saldanha, você vai encontrar a Pastelaria Versailles. O ambiente em um prédio todo em art nouveau já vai ser suficiente para abrir o apetite. Você pode almoçar tranquilamente pensando em qual vai ser a sobremesa. Duvido que escolha apenas uma. Se for no final da tarde aproveite, então, para experimentar o serviço de chá. A Pousadinha de Cacilda Amaral Correia ou, simplesmente, A Pousadinha é um lugar onde você vai poder fartar-se com as delicias da doçaria conventual. Carmelitas, tochas monge, pastel de tentúgal, maminha de freira, lacinho do convento, beijo do frade, isabelinha e muitas outras maravilhas onde o creme pasteleiro ou outro à base de muitos ovos vai ser o recheio base. E são tantas as opções de pastelarias na cidade que nunca poderiam ser repetidas em um mês ou mais de férias. Cada uma no seu estilo, mas todas com uma grande variedade. Na Pastelaria Mexicana, as panquecas são a melhor opção

32

Com pastéis de nata, madalenas e folhados diversos, a Pastelaria Biarritz, ainda atrai a presença de muita gente, lá pelos lados da estação Alvalade do metropolitano. E se você se encontrar perto da Estrada de Benfica, não deixe de dar uma passadinha na Pastelaria Califa, que tem a tradição de ter o melhor bolo rei da cidade. Tradicionalmente o bolo deveria ser comido apenas entre o Natal e o dia de Reis, mas este hábito já está se estendendo para além do calendário. Antigamente o bolo vinha com uma prenda no seu interior que era disputado pelas crianças. Mas desde os tempos da unificação europeia, a legislação proibiu para evitar acidentes. Com certeza alguém vai achar que tanto açúcar não deve fazer bem à saúde. Outros vão dizer que em tempos de geração saúde o melhor é evitar os excessos para manter a linha. Mas uma visita a Portugal não seria completa sem se conhecer os tais doces que fazem parte do rico cardápio português. O pecado, nesse caso, com certeza valerá a pena. E como diria o mesmo Fernando Pessoa do início da crônica: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”


Sabores diferentes, combinações perfeitas Agora também para almoço!

Rua Osvaldo Cruz, 2780. /ForneriaCoriolano @forneriacoriolano

Pizzas, calzones, massas, saladas, vinhos e muitos mais!


CHIC+AUTOMÓVEIS

Aventuras à bordo

Conheça o Novo AIRCROSS. Inovador, tecnológico, elegante e versátil

Design mais ousado, orgânico e puro, fruto da nova imagem de marca Citroën. Um estilo mais dinâmico e moderno, porém que dá continuidade à forte identidade AIRCROSS. No exterior, destacam-se a nova grade dianteira, com inédito grupo ótico elíptico bifunção, os novos para-choques, as rodas e as barras de teto. Já no interior, um novo ambiente, mais moderno e tecnológico, com um novo painel de instrumentos, assim como tecidos e forrações, que ganham linhas e padrões modernos.

Um novo carro, mas que mantém sua personalidade forte e protetora, baseada nos códigos do universo SUV.

Novas tecnologias: central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas, câmera de ré, indicador de mudança de marchas.

INTERIOR MODERNO

Mais conforto: direção elétrica, nova definição do conjunto de suspensões (nova barra estabilizadora traseira, novas leis de amortecimento – uma atenção especial foi dada para aliar conforto com uma condução tipicamente SUV), presença de paddle shifts (versão automática) etc. Mais economia: motor 120 Vti Flex Start NEO, etiqueta A de consumo, pneus “verdes”, alongamento das relações de marchas, presença de botão Eco Drive (versão automática), diminuição do peso (45 Kg, em média). Uma verdadeira vocação SUV: posição de dirigir e vão livre em relação ao solo elevados, visibilidade de referência, novo ângulo de ataque, pneus de uso misto, entre outros atributos.

34

“O Novo Citroën AIRCROSS representa com exatidão a nossa CréativeTechnologie, caracterizada pela oferta de modelos inovadores, tecnológicos e confortáveis. Ele vai propor a nossos clientes uma nova experiência a bordo, uma verdadeira experiência FeelGood”, destaca Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil.

O interior do Novo Citroën AIRCROSS segue a ousadia do estilo exterior. Um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touchscreen), combinam-se com os novos bancos, elementos decorativos e materiais. Destaque para o novo bandeauhorizontal, que transmite sensação de amplitude lateral ao habitáculo. Tudo isso proporciona ambiente mais requintado, amplo e com percepção de qualidade elevada. Todas as novas opções de acabamento interno seguem a lógica desenvolvida para a renovação externa do veículo. O conceito de “Squarcle”, bastante utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine. O objetivo foi tornar o uso cotidiano do AIRCROSS ainda mais agradável – e isso foi conseguido, por exemplo, por meio do uso de cores mais claras, eventualmente combinadas com acor externa da carroceria.


35


CHIC+AUTOMÓVEIS

TECNOLOGIAS

Por meio da nova tela central tátil de 7 polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo Novo Citroën AIRCROSS: rádio AM/FM, Bluetooth (áudio streaming), USB (áudio com exibição de capas e photoviewer), entrada AUX (auxiliar), calculadora e calendário.

RECURSOS

MirrorScreen (MirrorLink + CarPlay); Duplicação da tela do Smartphone na tela da central multimídia; Jukebox com 16 GB de memória para armazenagem de música; Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone; Câmera de ré; Sistema de reconhecimento de voz por meio de Smartphone; SmartApp Link MyCitroën, permitindo armazenamento de informações sobre o veículo no Smartphone do cliente, como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão etc.; Sistema de Navegação: possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mi-

lhares de cidades mapeadas e pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário.

DESEMPENHO DINÂMICO

O carro pode ser equipado com duas opções de motorização, 100% adequadas às necessidades dos consumidores. São elas: a 1.5i Flex, que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização – mas sem abrir mão do prazer ao dirigir -, e a top 120 VTi Flex Start, referência de tecnologia, desempenho e dirigibilidade. Confiável e econômico, o motor 1.5i Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, voltado para o ganho de eficiência – como melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas.

36


Este motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Já o novo motor 120 Vti Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir.

SUSTENTABILIDADE

O Novo Citroën AIRCROSS é um modelo “verde”, cujo projeto e construção contemplam a preservação e o respeito ao meio ambiente. Ele tem 27 kg de materiais “verdes” embarcados por meio de soluções de engenharia existentes e já disponíveis. Isso permite a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto.

37


CHIC+AUTOMテ天EIS


Menos é mais EcoSport 1.6 Ti-VCT traz potência e câmbio automático por valor que estremece a concorrência

A Ford lançou o novo EcoSport com o motor 1.6 Ti-VCT e transmissão sequencial de seis velocidades com uma proposta de mercado agressiva: oferecer versões acessíveis no segmento de veículos utilitários esportivos automáticos a preços de modelos com câmbio manual dos concorrentes no Brasil. Além do novo motor com bloco de alumínio, com 131 cavalos de potência com etanol, e da transmissão automática, a nova versão do EcoSport 1.6 AT oferece o melhor valor agregado na sua faixa para o consumidor que quer um utilitário esportivo automático. Com preço a partir de R$ 68.690 na versão de vendas direta, ele chega como a melhor opção de compra na entrada do segmento esportivos que tende a crescer dentro do mercado. Isso porque o câmbio automático é desejado, mas custa caro e mercado estava carente de um bom carro automático na faixa de preço do EcoSport 1.6 AT. Resultado da experiência de anos da marca nesse segmento, o novo modelo foi desenvolvido com um conjunto refinado de motor e câmbio, combinado com uma lista atraente de equipamentos e tecnologias voltadas à conectividade, à segurança e à conveniência na vida a bordo. Ele entrega desempenho e economia tanto no uso diário na cidade como em viagens de lazer e aventura.


CHIC+AUTOMÓVEIS O SUV da Ford vem completo desde a versão inicial, com uma série de itens apresentados somente como opcionais pelos concorrentes. A lista inclui ar condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, farol de neblina, computador de bordo, chave de segurança MyKey e sistema SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência.

UMA OPÇÃO INTELIGENTE

O novo EcoSport 1.6 AT foi criado para ser uma opção inteligente de mercado. Desenvolvido no campo de provas de Tatuí e em milhares de quilômetros de testes em diversas regiões do País, esse projeto nasceu para explorar o avançado conjunto motor-transmissão da Ford na categoria de veículos 1.6 de última geração. O conjunto de motor e câmbio foi projetado para obter o máximo rendimento do “coração” do veículo, unindo o conforto e agilidade da transmissão sequencial de seis velocidades com a força e economia do 1.6 Flex Ti-VCT. Produzido no Brasil, o motor da moderna família Sigma tem bloco, cabeçote e cárter de alumínio e, no EcoSport, gera 131 cv com etanol e 126 cv com gasolina. É econômico, com classificação A de eficiência energética do Inmetro, entidade brasileira que regula o consumo dos veículos. Entre outros avanços, o motor conta com duplo comando independente de válvulas na admissão e na exaustão, sistema de partida a frio eletrônica, pistões grafitados e bomba de óleo variável. Já a transmissão sequencial de seis velocidades se caracteriza pelos engates rápidos e eficiência: é cerca de 10% mais econômica no consumo de combustível

que as automáticas convencionais. A direção elétrica e os pneus “verdes” são outros avanços que contribuem para a nova versão automática atingir esse rendimento. A estrutura robusta e o conjunto avançado de proteção ativa e passiva fazem do EcoSport o primeiro carro fabricado no Brasil a conquistar a classificação máxima de cinco estrelas de segurança do Latin NCAP. O novo 1.6 AT já vem de série com controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, chave de segurança My Key e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis. E ainda oferece seis airbags na versão FreeStyle Plus. Com o SYNC,o veículo vem programado para se conectar com vários aplicativos de uso conveniente no dia a dia. Ou seja, é possível desde encontrar estacionamento, checar a programação de shows e cinema, restaurantes, até selecionar rádios e músicas dentro do carro sem precisar tirar as mãos do volante, usando

40

os comandos de voz. Outro recurso exclusivo do EcoSport no segmento é a Assistência de Emergência, que faz uma chamada automática ao SAMU em caso de colisão com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

VERSÕES E EQUIPAMENTOS

O EcoSport 1.6 AT conta com quatro versões: SE Direct, SE, FreeStyle e FreeStyle Plus. A diferença da versão SE Direct é que ela estará disponível somente por encomenda, pelo sistema de venda direta, para todos os consumidores.



CHIC+LUXO

Hot CHIC Fim de ano e os desejos de luxo só aumentam. Seja moda, tecnologia, brinquedos, décor, gastronomia ou prazer. Não importa. Todos os segmentos unem estilo, praticidade e exclusividade. Pois então, leia (e deleite-se) com as novidades mais quentes do seleto mercado premium. por Andréa Foroni

BOHO BRITÂNICO Direto das passarelas europeias para o Brasil, a Burberry traz as versões Small e Baby da bolsa Bucket. O modelo Baby foi a grande estrela da campanha de fim de ano da grife de luxo britânica, fotografada por Mario Testino. Já as Backpacks estrelaram o lookbook da pré-coleção Prorsum Primavera/Verão 2016. As peças mostram a estética boho com detalhes em franjas, nas cores azul petróleo, preto e vermelho cereja, além da opção em animal print e com estampa xadrez. O modelo com franjas custa R$ 3.395 e a xadrez por R$ 3.095. Dá vontade de ter todas, né? www.br.burberry.com

CLIQUE DE LUXO A tradicional Montblanc acaba de lançar a sua primeira caneta-design. Em parceria com o designer Marc Newson, a novidade mantém os traços distintivos dos instrumentos de escrita da Maison. Destaque para o visual que imprime detalhes únicos de um novo instrumento de escrita, e também para o efeito sonoro que evoca o magnético “clique” do fechamento da tampa. Está disponível nas versões caneta-tinteiro, esferográfica e rollerball, e pode ser adquirida ao preço de R$ 2. 265, nas Boutiques e joalheiros credenciados de todo o País. www.montblanc.com

42



CHIC+LUXO JOIA DOS MARES Com espaços internos e externos bem aproveitados e assinatura do designer italiano Christian Grande, o iate Sessa Fly 42, da Sessa Marine, promete ser o top de linha das embarcações para os cruzeiros em família. O veículo tem churrasqueira na popa, duas suítes, ampla sala de jantar, assento de piloto para dois lugares que acomoda 12 passageiros. Chega com a nova motorização IPS500 que garante mais potência e velocidade, com preço a partir de 2,1 milhões de reais. E aí qual vai ser o destino? www.regattayachts.com.br

ENTRE CARRO E CAFÉS Aos amantes de café e fã do segmento automotivo, a Arno lança a Nescafé Dolce Gusto Genio Mini, uma edição limitada da máquina multibebidas, personalizada com o layout exclusivo dos modelos da Mini, uma das marcas mais icônicas do mundo. O lançamento garante a qualidade de um verdadeiro espresso, cappuccino e várias outras bebidas em questão de segundos, com resultado semelhante ao obtido pelos baristas profissionais. Sem falar do design com características semelhantes à esportividade e às tradicionais listras pretas da Mini. Tem preço sugerido de R$ 899. www.arno.com.br

PRAZER NO CONTROLE Sensações novas na vida a dois nunca são demais, certo? Tanto que a Lelo lança o primeiro massageador íntimo do mundo para casais com controle remoto. A novidade garante potentes vibrações com rotações excitantes e eletrizantes. Para experimentar, saiba que o lançamento custa R$ 875. no www.lelo.com

TRADIÇÃO ESCOCESA As festas de fim de ano já estão aí e é o momento de renovar a adega. A The Macallan, marca de single malt escocês da mais importante destilaria da Escócia, lança o “Ruby”. Com longo amadurecimento em selecionados barris de Jerez (carvalho espanhol), o uísque de luxo tem notas de frutas secas que combinam-se a melaço e são seguidas de agradável doçura com final de boca marcado por carvalho e uma nuance tostada. A garrafa de 700ml tem preço sugerido de R$ 1.350 e é distribuído no Brasil pela importadora Aurora. www.aurora.com.br

44


SNEAKERS COUTURE Só de olhar as imagens dá pra imaginar o conforto dos sneakers couture, da Dior – tão queridos pelos fashionistas e street-setters pelo mundo afora. A versão slip-on chega ao Brasil por meio de três modelos com aplicações de flores que custam a partir de R$ 4.100.

ARTE PRECIOSA Com 199 diamantes totalizando 7,74 quilates da mais pura gema, e preço de R$ 172 mil reais, o exclusivo Bracelete Simonetta da Verachi, produzido em Florença, na Itália, levou 8 meses para ser concluído. Uma verdadeira obra de arte que traduz os detalhes clássicos e de alto padrão da tradicional ourivesaria florentina, através do belíssimo trabalho da artista plástica Lais Demarchi Pimenta. É de se apaixonar, não? www.verachi.com.br

À LA DORIVAL CAYMMI Fim de ano significa renovar a décor da casa. E as áreas de convivência são as primeiras. A Butzke, especializada em móveis de madeira, lança a poltrona Dorival assinada pelo designer Arthur Casas, inspirada no compositor Dorival Caymmi. A peça possui braços com estrutura em madeira maciça de cumaru, 100% certificada, com assento ripado e suspenso por cordas de poliéster de cerca de 5mm. Está à venda na Nóbrega Decorações pelo preço de R$ 6.216 - (85) 3264 2957.

45


STAR WARS EN FRANCE Vai pra Paris neste fim de ano? Pois não deixe de visitar a Galeries Lafayette do boulevard Haussmann que traz décor inspirado na saga Star Wars. Atmosfera futurista, planetas misteriosos, nuvens cósmicas, robôs que navegam pela Via Láctea, chuva de estrelas e meteoros são os elementos presentes na loja de departamentos mais antiga da Europa. Puro encantamento e diversão garantida para toda a família. Que a força esteja com vocês! haussmann.galerieslafayette.com/pt-br

EM DUAS RODAS Que tal presentear o pequeno com moto elétrica? Dá até pra imaginar a carinha de felicidade. A Brinquedos Bandeirante acaba de lançar dois modelos da BMW que dão um show nos detalhes. A moto BMW K1300 - EL 6V tem três ajustes de velocidade, chave para partida e módulo de som e luzes. Com sistema CVT de transmissão variável contínua no pedal, possui faróis que acendem e alcança a velocidade de até 3,5 km/h.Já com design mais esportivo, está a BMW GS - EL 12 V que chega com dois motores, painel com luzes, farol de led, rodas laterais de apoio e apoio para os pés. Com acelerador manual, emite sons e atinge velocidade entre 3 e 7 km/h. Cada moto tem o preço médio de R$ 1.799. www.brinquedosbandeirante.com.br

ENTES DA VELOCIDADE A ligação entre automóvel e moda está cada vez mais intensa. Tanto que a BMW mostra os novos óculos solares dobráveis. Feitos em metal e com grandes lentes acinzentadas e hastes pretas, são perfeitos pra quem curte acelerar com estilo por aí. Têm preço de R$ 990. À venda no www.gvog.com.br

TECNOLOGIA AO ALCANCE DAS MÃOS A Lenovo anuncia a chegada do novo YOGA 500 ao Brasil. O lançamento amplia a linha consagrada pela inovação e terá, além dos quatro modos de uso que garantem versatilidade para o usuário, fabricação na planta da Lenovo em Itu, no interior de São Paulo. Com tela IPS multitouch de 14 polegadas e teclado retroiluminado, é extremamente confortável para digitação em ambientes claros ou mais escuros. O YOGA 500 está disponível nas cores preto e vermelho, a partir de R$ 2.999.

46



CHIC+LUXO

COSMOPOLITAN STYLE

A 360 GRAUS Antes só visto em filmes de ficção, o óculos de realidade virtual já pode ser seu. O Gear VR fabricado pela Samsung chega ao Brasil ao preço sugerido de R$ 800 e já está à venda nas lojas da marca espalhadas pelo país. E para usufruir da novidade é preciso que o usuário já tenha smartphones Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, S6 ou S6 edge, porque é necessário plugar o óculos a um desses aparelhos. O item conta com touchpad que proporciona um maior controle para a seleção do grande portfólio de filmes, games, vídeos de 360 graus e conteúdos. www.samsung.com.br

MAGIA ETERNA As coleções da Swarovski já são repletas de magia, imagine os lançamentos pro fim de ano...encantadores, certo? Tanto que a top Miranda Kerr assina a linha especial de natal composta por duas séries: “Diapason” e “Duo”. Em um estilo clássico revisitado, a “Diapason” estabelece efeitos fluidos em cascata através de componentes de cristal suspensos, cordões em forma de V e Y, designs semelhantes a cristais de gelo e combinações de cores que trazem detalhes em cinza suave e azul profundo. Já a linha “Duo” traz um toque moderno nas combinações de cristais, ouro rosa e correntes. Então, passe na boutique Swarovski, Shopping Iguatemi (85) 3241.5506. www.swarovski.com

48

Para comemorar os 25 anos de existência, a Animale mostra nova linha de acessórios. A marca que nos causa frisson nos desfiles da SPFW, criou itens que prometem ser febre entre as fashionistas de plantão. O relógio em ouro amarelo ou rosa, com cristais brancos e movimento de quartz suíço, segue estilo cosmopolita (aliás, a cara das consumidoras da grife!) com referência ao clima londrino e seus traçados geométricos que seguem as linhas do Big Ben. Tem também os óculos solares, em três modelos, com design inspirado no monumento arquitetônico da cidade de Bari, na Itália. São pra querer já, não? Então, passe na loja que fica na Av. Dom Luis, nº 705, tel: (85) 34451800.


49


CHIC+LUXO

Hot CHIC beauty NUM PASSE DE MÁGICA

CHANEL À BRASILEIRA

Que tal ter o creme feito no Brasil com os mesmos ativos anti-agin da coleção Sublimage da Chanel? Sim, já é possível! A BiotecDermocosméticos — empresa da área dermatológica e medicina estética — disponibiliza a fórmula Hyaxel Alistin (ambos presentes em série da label francesa). A linha com dois produtos (creme facial e creme para a área dos olhos) é baseada na planta lendária Vanilla Planifolia, conhecida pelas suas virtudes de regeneração. Tem ácido hialurônico com a capacidade de permear (chegar) nas camadas mais profundas e peptídeo mimético com ação antioxidante que consegue proteger as células em todos os níveis.

Nem dá pra acreditar, mas existe! A Nails Inc acaba de lançar o produto revolucionário: o esmalte em spray. Disponível nas cores pink e prata, a novidade promete um processo fácil, rápido e eficiente. Para aplicar, basta passar a base e depois borrifar o spray por 20 segundos, cobrindo todas as unhas. O excesso da tinta nos dedos pode ser removido com água quente – nada de acetona ou outros líquidos que irritam a pele. À venda no e-commerce da marca inglesa com preços a partir de R$ 41. www.nailsinc.com

DESEJO DA PAIXÃO Com campanha estrelada pela top Lara Stone, a nova fragrância feminina da Versace “Eros Pour Femme” já traz a inspiração descrita no nome. Baseada no mito quando Eros, o eterno deus do amor, encontra a sua paixão, o perfume mistura uma alquimia refinada de limão e jasmim, exaltado por madeiras sensuais e suaves. Tem nota de saídas vibrantes de limão siciliano e a bergamota da Calabria; coração composto por infusão de jasmim e o jasmim absoluto de Sambac com pétalas de peônia e flor de limão e as de fundo com sândalo cremoso e inebriante almíscar. Puro desejo, não?

www.biotecdermo.com.br

50


BELEZA 24 HORAS

BARBEADO EM DIA

A tecnologia também a favor do barbear. Trata-se do novo barbeador Shaver series 7000, da Philips. O aparelho traz revestimento Microbead antifricção que permite maior conforto e suavidade durante o processo de barbeação. Tem cabeça que se move em cinco direções e lâmina que guia os pelos para um barbear rente. Pode ser usado na pele seca ou molhada e promove facilidade no aparo das costeletas. Assim é fácil cuidar do visual, certo? O lançamento tem preço sugerido de R$ 799. www.philips.com.br

E a tecnologia a favor da beleza, ainda bem, né? Pois que a Nuspace (loja online da Drogaria Iguatemi) apresenta dois produtos que prometem milagres para a pele. O primeiro trata-se da Fronha Rejuvenescedora Iluminage Pond`s (R$ 599) que hidrata e revitaliza a cútis enquanto dorme. Quando a pele entra em contato com o tecido da fronha, íons de cobre são automaticamente liberados e transportados até a pele através da umidade presente no ar. Segundo o fabricante, a partir daí começa o processo de renovação que proporciona a melhora da aparência da pele e a redução comprovada das rugas e linhas finas. O outro é o aparelho Tanda Luxe (R$ 999) que, por meio da tecnologia de LED vermelha, utilizada nas clínicas estéticas, garante tratar linhas finas e rugas e combater o ressecamento da pele. www.nuspace.com.br

UVAS NOTURNAS Os homens têm prioridade no lançamento de fim de ano da O Boticário. A marca lança o Malbec Noir, nova versão da fragrância de sucesso Malbec. A novidade mostra combinação amadeirada, fresca e contrastante, com o toque do aroma da colheita noturna das uvas Pinot Noir. E tem mais: traz notas de Limão Siciliano e Pimenta Rosa na saída. No corpo, além das uvas, Lavanda e Neroli marcam presença. Entre as notas do fundo, destacam-se o Patchouli, Cashmerane Musk. Já dá até pra imaginar o aroma... www.oboticario.com.br

51


CHIC+AUTOMÓVEIS

Movido à hidrogênio Clarity Fuel Cell chega ao mercado brasileiro em 2016

A Honda lançou para o mercado mundial o Clarity Fuel Cell, que une a praticidade de um carro movido a gasolina e características exclusivas de um FCV de alto nível. Utilizando tecnologias originais Honda, a célula de combustível deste modelo foi reduzida em 33% em comparação à versão anterior e a performance incrementada em aproximadamente 60%, gerando mais de 100 kW. O powertrain é tão compacto quanto um motor V6, sendo possível acomodá-lo sob o capô do veículo. O novo sistema viabilizou a adoção de um pacote completo de equipamentos de conveniência no interior do carro, que acomoda confortavelmente cinco adultos, além de contribuir para o desenvolvimento de outros modelos da marca. Com a melhoria da performance aliada ao reduzido consumo de energia, o tanque de armazenamento de hidrogênio de alta pressão (70 Mpa) proporciona uma autonomia de mais de 700 km, o melhor índice registrado entre FCVs. O tanque pode ser recarregado em cerca de três minutos, com uma praticidade equivalente à de um veículo movido a gasolina. Além disso, o excelente desempenho do motor, que desenvolve a potência máxima de 130 kW, oferece uma condução ágil e divertida.

wer Exporter 9000, que faz o veículo funcionar como uma “usina de energia sobre rodas”, gerando e fornecendo energia elétrica para a comunidade, em caso de desastres naturais ou outras situações. À princípio, a Honda iniciará as vendas do sedan no Japão, em março de 2016, para órgãos governamentais e clientes empresariais, que já são parceiros da marca para a popularização dos FCVs. Durante o primeiro ano, a montadora vai reunir informações sobre as condições de utilização do modelo no mercado, incluindo o dispositivo de alimentação de energia externa, para obter diversas opiniões de clientes e outras organizações relevantes, e depois começar a vendas a clientes individuais.

O novo modelo ainda vem equipado com um exclusivo dispositivo de alimentação de energia externa, o Po-

52


O veículo será comercializado por 7,66 milhões de ienes (incluindo impostos), o que corresponde a cerca de US$ 63 mil. O Power Exporter 9000, que tem capacidade para gerar energia para uma residência de porte médio durante cerca de sete dias, será vendido simultaneamente. Na sequência, a marca planeja disponibilizar o modelo nos Estados Unidos e Europa.

TECNOLOGIA HONDA FCV

A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980. Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações,

53

a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance. Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologia, FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.


CHIC+AUTOMテ天EIS

54


Mais sofisticação O novo Passat traz design, tecnologia e mais segurança

O Novo Passat, produzido na Alemanha, estará à venda no Brasil no início de 2016. Há 10 opções de cores para a carroceria (Azul Harvard, Azul Night, Bege Sund, Branco Puro, Cinza Indium, Marrom Oak, Prata Sargas, Prata Tungstênio, Preto Mystic e Vermelho Crimson), e três para o revestimento de couro dos bancos (bege, marrom e preto). O sedã tem três anos de garantia total.

DETALHES EXTERNOS

O modelo foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB). Graças a essa plataforma, as proporções foram elaboradas para ser significativamente mais dinâmicas, incluindo carroceria mais baixa, maior distância entre-eixos, rodas maiores. Preservando todas as suas virtudes funcionais, o veículo ganhou visivelmente em presença, exclusividade e dinamismo. Mesmo à noite o Novo Passat tem um olhar inconfundível graças aos seus novos faróis de LED (itens de série na versão Highline) e às lanternas traseiras de LED. Com ele, a Volkswagen revela um design que combina clareza elegante a uma imagem poderosa. Cada linha no desenho do Passat tem um propósito. É um projeto que vai deixar marca na história.

INTERIOR

Da mesma forma que seu exterior, o interior foi desenvolvido com estética, clareza e elementos aprimorados para compor com o sofisticado conceito geral dessa oitava geração.

55

Com base em inúmeras novas soluções de design, como a faixa horizontal contínua que abrange os difusores de ar e recursos de bordo – incluindo o novo Painel Digital Programável (Active Info Display) e um discreto filete de iluminação ambiente –, o interior tem aparência mais vanguardista e exclusiva do que nunca.

VERSÕES

São duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível). Comfortline: essa versão traz itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console) e sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, o exclusivo Easy Open – recurso que permite a abertura do porta-malas por meio de sensor posicionado sob o para-choque traseiro – e luzes de condução diurna.


CHIC+AUTOMÓVEIS

rede e comunicativa; eles também passam a desempenhar papel ativo no processo de condução, tornando-o ainda mais seguro. O Passat avançou para se tornar um veículo cujas tecnologias aprimoram além dos limites do segmento.

Highline: Além dos itens oferecidos na versão Comfortline, o Passat Highline integra bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista; memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original; câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista. Os faróis são totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto). O volante multifuncional inclui as borboletas (shift paddles) para troca de marchas. Os bancos são revestidos em couro Nappa.

COMODIDADE E SEGURANÇA

Novos sistemas de assistência, infotainment e conveniência tornam a mobilidade mais sustentável, em

56

Essas tecnologias incluem recursos como Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).

MOTOR MAIS POTENTE

Equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior. Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).



CHIC+TURISMO

Noruega O novo destino a ser contemplado pelos brasileiros por Rodrigo Viriato Cansados de compras na Flórida, das multidões de Nova Iorque, dos batidos roteiros europeus, além dos excêntricos e muito distantes destinos asiáticos, a Escandinávia e, principalmente, a Noruega tem recebido cada vez mais estrangeiros e brasileiros. A Noruega tem um fluxo de turistas de 40 milhões de pessoas, sendo que deste número, 25% são estrangeiros. O fluxo de brasileiros vem crescendo em torno de 20% ao ano e, normalmente, o perfil do visitante nunca é de primeira visita a Europa. Normalmente, o perfil é do turista que já visitou outras vezes os destinos mais comuns daquele continente.



CHIC+TURISMO

Para chegar à Noruega pela capital, Oslo pode-se partir do Rio de Janeiro ou de São Paulo com destino à Amsterdã, num vôo de cerca de 12 horas. De lá, outro voo de 2 horas até o destino. O melhor período, de clima ameno, para visitação é no verão, que vai do final de junho a início de agosto, que é quando são registradas as temperaturas mais altas e os dias são longos e ensolarados. Temperaturas em julho e agosto podem atingir entre 20 a 30 graus. Nesse período, quase não há umidade no ar e as chuvas são mais escassas. Para uma experiência com o sol da meia noite, você deverá viajar para a porção norte do país, acima do Círculo Polar Ártico. O raro fenômeno ocorre, principalmente, na região dos polos, o sol à meia noite brilha a com fortes raios em tom de amarelo, também conhecido como o dia polar. Pode ser comparado, também, a um crepúsculo ou pôr do sol. O período para encontrar o sol da meia noite varia dependendo de sua proximidade em relação ao Círculo Polar Ártico. Junho e julho são os períodos de pico, mas bem ao Norte do país ainda poderá experimentá-lo de maio até agosto. Para quem gosta de dormir cedo, o sono pode tornar-se difícil já que o corpo mantém-se alerta com a luz solar. Para quem prefere climas frios e temperaturas extremas, a Noruega oferece muita neve, estações de esqui e outro espetáculo da natureza, a Aurora Boreal. Da mesma forma que no verão os dias são lon-

gos, durante os meses de inverno é possível avistar o crepúsculo ártico em tons de azul e cinza no norte do país. Cada noite tem sua própria tonalidade, tornando a experiência ainda mais mágica e inesquecível. Entre o final de fevereiro e início de abril, o sol permanece por todo o tempo próximo do horizonte. As noites polares, como são conhecidas as noites desse período, são o período ideal para observar o fenômeno das auroras boreais. Concorrendo com a aurora boreal, o sol da meia noite e com toda a natureza esplendorosa que cerca esse mágico país estão as Fiordes ou Fjordes. Formações rochosas paralelas que cercam o mar. Normalmente o passeio pelas Fiordes é realizado de transatlântico ou de Ferry boat, como fazem os milhares de turistas alemães que entram e saem do país. Mas a vista de um barco nem sempre apresenta todo o esplendor e a grandiosidade que as rochosas apresentam. Em vários destinos de visitação do país é possível encontrar mirantes para as contemplações. Visitamos os mirantes de FlÅm e de Geiranger.

60


O QUE FAZER NO VERÃO NAS PRINCIPAIS CIDADES NORUEGUESAS: OSLO Caminhar sem destino é uma boa. A cidade é muito bonita e com arquitetura atraente, grandes calçadões e belas praças. Procure a região do píer da Rua Standen. Além de uma bela vista na mesma região é possível visitar os jardins do Palácio Real. Lá você encontra o Nobels Fredssenter ou Centro Nobel da Paz que apresenta a obra de Alfred Nobel, assim como toda a atividade recente dos agraciados com o prêmio Nobel da Paz. O museu tem loja com souvenirs criados em várias entidades mundo afora, instalações digitais e interativas para adultos e crianças e, além disso, um confortável Café. Confira o calendário do Dan Norske Opera & Ballet pessoalmente. Mesmo que nenhum concerto previsto seja do seu interesse, a visita ao prédio e ao seu entorno vale qualquer deslocamento. Edvard Munch é um artista que talvez você não conheça pelo nome, mas com certeza já viu sua obra mais conhecida “O Grito”, seja na versão do artista ou nos milhares de “memes” que internautas gostam de fazer com a obra. No Munchmuseet você encontra Edvard Munch e outros artistas visitantes como Picasso, Dalí, Monet e outros. Se seu espírito é guerreiro, não deixe de visitar o Vikingskiphuset, o museu viking. Olhando as embarcações você perceberá que eram homens de muita coragem e de muito talento para a navegação.

61


CHIC+TURISMO

ALESUND Comece visitando o Monte Aksla. Lá você terá uma vista privilegiada de quase toda a cidade e de parte do oceano que a cerca. Aproveite para almoçar ou tomar um café no local. Pode subir de carro ou de ônibus, mas desça a pé para desfrutar da vista e da natureza. No Aelesunds Museum, você pode vivenciar a história da cidade num museu interativo que conta, principalmente, o incêndio ocorrido em 23 de janeiro de 1904 que destruiu a cidade por completo. Imperdível uma passagem pelo aquário da cidade, Atlanterhavsparken. Várias atrações com focas, visitas fechadas ao “berçário” de vida marinha e um grande auditório de onde se vê a alimentação de peixes feita por um mergulhador para que se conheça ali todas as espécies de peixe que banham o país, principalmente bacalhau, halibut, linguado, salmão e truta, dentre outros. Para quem gosta de

cozinhar, dentro do aquário fica a Klippfisk Akademiet, uma escola denominada “academia do bacalhau” onde, com um pequeno grupo de pessoas, você utiliza o ambiente da escola e um restaurante aprendendo as melhores técnicas de preparo de pescado. Não deixe de ir pescar em alto mar. Além da segurança proporcionada, essa área é cercada por Fjords. Então, a paisagem muda a cada virada de cabeça, diferente de outros oceanos onde tem água para todo lado. Na empresa 62ºNord você pesca e, na volta, almoça o resultado do seu trabalho. Geirangerfjord, o que dizer de um local que Deus criou com carinho especial e que os noruegueses mantêm com toda competência. Um dos mais belos Fjords noruegueses, podendo ser visitado de barco ou transatlântico. Lá você pode se hospedar num belo hotel cinco estrelas e desfrutar da natureza em biketrekings e caminhadas.

62


BERGEN Chegando a Bergen, você chega ao mercado de peixes. A maior concentração de oferta diferenciada de frutos do mar que já encontrei na vida. As primeiras construções em Bergen foram erguidas ao longo do porto e se chama Bryggen, que foi uma parte de vital importância para a cidade ao longo de séculos, onde se concentrava um entreposto comercial forte entre toda a Ásia e a Europa e era dominada pelos Alemães. O lugar, que hoje integra a Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, compreende o centro histórico com as construções coloridas e meio desordenadas que congrega hoje escritórios comerciais, restaurantes, estúdios de artistas das mais diferenciadas expressões. Pelo funicular Fløibanen, que liga o centro da cidade ao topo da Montanha Fløien , você encontrará uma oportunidade única para apreciar a vista da cidade, suas montanhas, fiordes e o mar. De Bergen, você pode partir para vários roteiros turísticos e deslocamentos pelo mar.

FLÅM Você pode chegar a essa minúscula cidade de várias formas. Carro, barco e trem. Saindo da cidade de Bergem pode-se fazer um cruzeiro de 6 horas pelo mais longo Fjord da Noruega o Naeroyfjorden, considerado e mantido como patrimônio da Unesco. Para sair da cidade, sugiro a The Flam Railway, uma antiga estrada de ferro que já foi considerado pela Unesco como um dos mais belos trechos ferroviários, com sua sequência de cachoeiras, vales e longínquas casas de moradores com uma leve fumaça saindo se suas chaminés. Na cidade, você pode desfrutar da cervejaria local. Não deixe de ir ao mirante Stegastein Viewpoint com uma espetacular vista de Aurland a 650m acima do nível do mar. Apenas por curiosidade, o banheiro deste local foi eleito o melhor banheiro público do mundo, vai que você precisa usar e acaba conhecendo uma “referência mundial”, excêntrica.

63


CHIC+LUXO

Hoje é dia de balada

Conheça as melhores casas noturnas ao redor do mundo por Wilgen Arone, Alemanha Quer saber onde as celebridades festejam? Os lugares mais badalados para comemorar com exclusividade e elegância? Onde os DJs mais famosos tocam? Onde tem as melhores bebidas? Para responder a estas perguntas fizemos um “mix” das melhores casas noturnas ao redor do mundo, que vão de São Paulo a Milão, Nova York a Saint Tropez.

PINK ELEPHANT, EM SÃO PAULO

A versão brasileira da Pink Elephant, em São Paulo, é o ponto de encontro de muitas celebridades, principalmente jogadores de futebol. A casa de dança ao som de música remix de DJs e efeitos multissensoriais luminosos completam o clima de balada. Localizada no centro financeiro de São Paulo, o local é de fácil acesso. Os seguranças são rigorosos. Para entrar lá é preciso, no mínimo, ter boa aparência e estar bem vestido, de preferência com roupas de grife. Então já dá pra sentir que o público é estritamente selecionado. A faixa etária é bem misturada. A danceteria foi decorada com muito luxo, até os banheiros são pomposos e dispõem de massageadores para os pés e produtos cosméticos da Dior. A noite paulista é celebrada com música do gênero house e tecno, além de DJs conhecidos.

64


BOOM BOOM ROOM, EM NOVA IORQUE

BERGHAIN, EM BERLIM

Esse é mais um bar do que uma danceteria. QT (on the quiet) é o novo nome do lounge mais badalado e exclusivo da cidade (antigo Boom Boom Room). Localizado na cobertura do hotel Standard, o club tem uma vista 360º de Manhattan, um dos pontos fortes do local, e uma decoração incrível. Celebridades como Madonna, Beyoncé, Jude Law, modelos e VIPs adoram o lugar que tem sido considerado o novo Studio 54 de NYC.

O clube Berghain, localizado em Berlim, foi oficialmente nomeado como o melhor clube de Techno do mundo. Mas entrar lá não é muito fácil. Quem for lá usando bolsas de marca e sapatos de salto alto não precisa tentar entrar em Berghain. O estilo chic não se enquadra ao conceito do local. Tentar paquerar o segurança para entrar muito menos, já que o Berghain é uma danceteria gay. Com roupas casuais você tem mais chance de entrar. É bom deixar claro que você está lá pela música e pelo ambiente. O Berghain está localizado numa antiga fábrica. O bar panorâmico é uma das atrações. É proibido fotografar ‘no Reino da Loucura’, como foi apelidado; por isso, o jornal Süddeutsche Zeitung publicou um mapa com informações ‘para aqueles que não podem entrar’. Quem for pego tirando fotos no local é convidado a se retirar.

MAHIKI, EM LONDRES O Mahiki é o ponto de encontro preferido das celebridades em Londres. Quem entra no local pela primeira vez tem a sensação de estar em uma ilha tropical. A maior parte dos convidados provavelmente poderia se dar ao luxo de ir para Honolulu, mas a casa tem seus atrativos. Além do bar e da pista de dança o local também tem um restaurante integrado, especializado em churrasco. A grande atração da casa é o bar com coquetéis tropicais. Príncipe William e príncipe Harry estão entre os frequentadores. Rihanna e Paris Hilton também gostam de aparecer por lá. Quem for lá pode contar com a presença de paparazzis.

40/40 CLUB, EM NOVA IORQUE O rapper Jay-Z é o dono deste sofisticado sports bar, que se transforma numa balada assim que terminam os jogos de basquete e beisebol, transmitidos nos inúmeros telões espalhados pelo lugar. O badalado local possui quatro àreas Vip super exclusivas que podem ser alugadas para uma festa particular. Hip-hop e R&B são, claro, o forte desta balada.

65


CHIC+LUXO ARMANI PRIVÉ, EM MILÃO

THE IVY, EM SYDNEY The Ivy está localizado no centro de Sydney e se define como um parque de diversões para adultos. O complexo abriga vários restaurantes, pistas de dança, uma piscina e até mesmo oportunidades de compras. A festa no Ivy começa ao meio-dia. Nesse horário, não só os restaurantes e bares ficam cheios, mas também as pistas de dança, que se estendem ao longo de quatro pisos. A piscina está localizada no telhado do prédio e é considerada o ponto de encontro das celebridades, it-girls e outras estrelas. Você pode se refrescar na com uma bebida ou na piscina. Para entrar lá é preciso estar bem vestido, um terno e um vestido chique ajudam a passar pelos porteiros.

O Armani Privé é considerado como um dos melhores endereços de Milão e pertence ao designer italiano Giorgio Armani. Como não poderia deixar de ser, a casa foi decorada com exclusividade. Exclusivos também são os frequentadores. Nos primeiros anos, a casa tinha reputação exclusiva, só entrava quem era membro ou amigo de um dos associados, mas com o tempo isso ficou mais ameno. Com sorte, os visitantes que não fazem parte do círculo de frequentadores, podem ter acesso ao local. Os preços correspondem ao bolso da clientela abastada. Eles consistem de empresários, oligarcas russos, modelos conhecidos e uma ou outra personalidade de destaque, como Beyonce Knowles ou Dustin Hoffman.

LES CAVES DU ROY, EM SAINT TROPEZ As noites no “Les Caves du Roy” são notoriamente famosas. Lá, a alta sociedade estoura suas garrafas de champanhe. Há mais de 40 anos, a casa de luxo é o lugar onde as celebridades de férias costumam festejar. Mick Jagger, Naomi Campbell e Paris Hilton – todos eles já dançaram nesse ambiente pomposo. Além das celebridades, a casa também atrai muita gente da oligarquia russa, supermodelos e chefões da Fórmula 1. A entrada de fotógrafos é proibida, portanto, é sinal verde para a maior parte das estrelas extravasar e dançar a noite inteira. Não se surpreenda se você escutar rumores sobre casos extraconjugais e ver celebridades entornando o caldo.

SOHO ROOMS, EM MOSCOU A fachada de uma antiga fábrica de seda abriga o Soho Rooms, o endereço noturno mais exclusivo de Moscou. Lá a elite russa se encontra para beber ou para paquerar. O local tem um bar com lareira, um restaurante, uma biblioteca e uma piscina no terraço. Vale a pena ver o nascer do sol sobre Moscou no terraço. A casa abre suas portas somente às sextas-feiras e aos sábados, depois da meia-noite. É preciso ser uma celebridade, muito bonito ou muito rico para conseguir frequentar o Soho.

66



CHIC+AUTOMテ天EIS

68


Uma Nova Era Hilux chega ao mercado brasileiro em sua oitava geração Um design totalmente renovado e muito mais elegante, uma lista de equipamentos mais recheada, excelente conforto ao dirigir, novo motor e transmissão, chassi mais resistente e melhor capacidade fora de estrada. Tudo isto, sem descuidar da segurança. Para atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente, seja no trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões: Chassi-cabine 4x4 e câmbio manual; Standard 4x4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a exclusiva SRX. As três últimas são equipadas com tração 4x4 e transmissão automática de seis velocidades.

DESIGN EXTERNO

A nova Hilux combina a força e a funcionalidade necessárias para o trabalho com a beleza e a elegância desejadas para o uso recreativo. As cores disponíveis são: Branco Polar (Sólido), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Atitude e, a novidade, Vermelho Volcano. A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça. Realçando ainda mais o design inovador, a versão SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina. O destaque da parte traseira do veículo é o novo grafismo das lanternas verticais.

DESENHO INTERIOR

O design interno também foi redefinido, seguindo o conceito de força e emoção, unindo a confiabilidade e a funcionalidade necessárias para um espaço de trabalho com a elegância e a estética exigidas para o uso pessoal.


CHIC+AUTOMÓVEIS Nas versões SRX e SRV, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação — controles do ar condicionado e do sistema de som e navegação. Este item, aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor azul do painel de instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.

As versões SR, SRV e SRX possuem apoio de braço com dois suportes para copos na parte de trás e bancos traseiros bipartidos em 60/40, facilitando o transporte de itens grandes dentro da picape.

TRANSMISSÃO

A nova transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR, SRV e SRX, foi desenvolvida para potencializar o desempenho do motor. A nova relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta.

CONFORTO AO DIRIGIR

Com o objetivo de oferecer uma excelente posição de condução, todas as versões estão equipadas com volante com ajuste de altura e profundidade. Além disto, em relação à geração anterior, a altura entre o assento dos bancos dianteiros e o teto foi elevada, bem como o espaço lateral para os ombros em 1,9 cm (1.441 mm), nos bancos dianteiros.

Esta nova transmissão de seis velocidades traz a tecnologia Super ECT, que adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução do motorista, quantidade de carga à inclinação do terreno.

Na nova Hilux, as partes laterais dos bancos dianteiros são feitas de um material mais resistente. As versões SR, SRV e SRX tiveram o ajuste do banco do motorista aumentado, chegando a 6 cm. Para aprimorar o espaço e o conforto dos passageiros dos bancos traseiros, o espaço para os joelhos foi ampliado em 3,5 cm.

70


CAPACIDADE OFF-ROAD

Nas versões SRV e SRX, a nova Hilux está equipada com o assistente de partida em rampas (HAC), dispositivo que melhora a experiência off-road e facilita as manobras em subidas, acionando os freios automaticamente em uma posição de parada. Além disso, também trazem o controle de tração ativo (A-TRC). O equipamento previne saídas laterais, aplicando pressão automática nos freios de qualquer uma das quatro rodas que podem estar perdendo aderência, transmitindo, assim, mais torque à roda oposta, o que garante a correta operação na tração do veículo. Outro dispositivo de série, presente em todas as versões, é o bloqueador do diferencial traseiro. Quando ativado, o sistema permite que as duas rodas traseiras girem na mesma velocidade, aproveitando-se de todo o torque disponível, facilitando as manobras para que a picape saia de alguma situação adversa.

71

A versão SRX conta agora com o assistente de controle de descida (DAC). Em uma descida muito íngreme, quando o freio motor não é suficiente, pode-se ativar este sistema em um botão no painel. Automaticamente, a pressão do freio é enviada às quatro rodas, mantendo o carro sob controle, e fazendo com que o motorista se preocupe somente em mantê-lo alinhado.

SEGURANÇA

Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) possibilitam à nova Hilux parar com segurança a qualquer momento, mesma que a picape esteja carregada em sua capacidade máxima, permitindo ao motorista manter o controle do veículo. A distribuição eletrônica de frenagem (EBD) aplica pressão adicional ao sistema de freios, quando detecta uma situação de emergência. O controle de tração (TRC) modula a frenagem nas rodas, evitando que o veículo derrape, quando detecta uma aceleração excessiva. O controle de estabilidade (VSC) evita derrapagens e capotamentos, por meio do comando simultâneo do motor e freios, de acordo com a aderência detectada em cada uma das rodas.




CHIC+ESPECIAL

Na redação da Tribuna do Ceará, em dezembro de 1965

74


Entre tantas pautas, enfim

Bodas Douradas por Patrícia Holanda

Convenhamos que comemorar 50 anos de carreira é, indiscutivelmente, uma tarefa bastante árdua para qualquer que seja a profissão. São muitos os percalços que surgem na trajetória de um jovem que sonha. E, digamos que, o problema se agrava quando o começo do caminho aponta rumo ao Jornalismo. Ser jornalista requer cabeça e coração. Cabeça para fugir das armadilhas que uma simples matéria pode trazer. Cabeça para saber escapar dos famosos “jabás”. Cabeça para lidar com as críticas que, hora ou outra, acabam surpreendo positiva ou negativamente. Cabeça para apontar, cobrar, denunciar. Cabeça para manter os pés no chão – e para isso, é preciso estar pronto. Não há meio termo. Depois disso, o coração se faz necessário – mesmo com tantos deles sofrendo pela adrenalina que essa vida nos trás. Um coração forte para abdicar da família nos feriados, fins de semana, aniversários e datas comemorativas que, na verdade, se não fosse o calendário da redação nos lembrando, talvez nem soubéssemos que existia. É preciso coração para conseguir dizer não à (quase) todos os “happy hours” com os amigos por ter que fechar aquela matéria cheia de estatísticas. É abrir mão de qualquer rotina, correr contra o tempo, não ganhar um salário lá “essas coisas”, e ainda assim ser imensamente feliz com o que você escolheu ser. Porque não há nada que pague a gratidão de saber que você lutou, se envolveu, chorou e, por fim, conquistou a manchete de domingo. Dever cumprido! Ser jornalista é conhecer os dois lados da moeda e não poder ficar em cima do muro, é ser decisivo e ter compromisso com a verdade. Pode até parecer complicado, mas digo-lhes sem pestanejar, é a melhor profissão do mundo. Afinal, em que outra atividade se pode conhecer melhor a vida, as pessoas? E, meu caro, você pode até ter escolhido alguém para dividir os seus dias, mas o seu verdadeiro casamento é com as pautas, as reuniões, as reportagens, as viagens, o leitor (ou telespectador). Sendo assim, podemos dizer que 50 anos de profissão são, na verdade, BODAS DE OURO!

75


CHIC+ESPECIAL

São 50 anos Marcondes Viana é cearense de Aracati, cidade litorânea do Estado do Ceará, onde nasceu no dia 27 de março de 1947 Desde pequeno sempre foi apaixonado por automóveis, devido se espelhar em seu irmão, o advogado e promotor Ernani Viana – apaixonado por carros e competições – tendo sido um dos fundadores do Automóvel Clube do Brasil, regional Ceará, juntamente com Luiz Campos, Péricles Gama, Gilson Gondim, Everardo Moysés Ferreira e outros. Com seu irmão, ainda garoto, participou de um rally Fortaleza-Guaramiranga (naquele tempo o acesso era difícil) e assistiu várias corridas ao seu lado. No ano da graça de 1965 recebeu um convite do jornalista Walse Barbosa (escrevia a coluna Sem Smoking e Sem Cartola) para escrever sobre automóveis no jornal Tribuna do Ceará. Pressionado pelos amigos aceitou. Assim, ao assinar uma coluna semanal sobre veículos automotores se tornou um entre os primeiros 100 profissionais da notícia registrados no Estado do Ceará. Seu registro profissional na DRT-CE, como redator, é o de nº 94. Marcondes Viana no lançamento do caminhão Ford, em São Paulo, no ano de1966

Era o tempo da máquina de escrever (laudas), poucos lançamentos, mas em compensação grandes provas automobilísticas, notadamente em Fortaleza. Publicou, em dezembro de 1965, no jornal Tribuna do Ceará, em Fortaleza, Ceará, uma matéria sobre automóveis, em uma coluna denominada Auto Notícias. A boa repercussão lhe garantiu um convite para o lançamento do Simca Emi Sul (em maio de 1966) e em seguida,no mês de outubro, cobrir o Salão do Automóvel, em São Paulo (lançamento do Ford Galaxie 500, 1967). Os dois eventos marcaram, definitivamente, o início da carreira.

76


Desde então, criou e foi editor de cadernos de Automóveis em boa parte dos jornais de Fortaleza, como a Tribuna do Ceará, a Folha do Ceará, a Fortaleza, O Estado, O Povo, o Diário do Nordeste (este último permaneceu por 20 anos), além de ter participado de provas automobilísticas como piloto (Divisão 3, Protótipo e Rali), dirigente (foi presidente da Federação Cearense de Automobilismo 1982) e ter ajudado na construção do autódromo – o primeiro do Nordeste inaugurado em 1969 –, fruto do sonho de abnegados, comandados por Neném Pimentel. Em 1967, foi convidado para assinar coluna na editoria Social da Tribuna do Ceará. No mesmo ano, começou a publicar a coluna Panorama, na Tribuna (1967-1972) e depois n’O Estado, onde ficou até 1991, depois no Diário do Nordeste, entre 1986 e 2004, e hoje na revista CHIC Automóveis & Sociedade by Marcondes Viana, – uma criação sua –, onde atualmente exerce as funções de publisher, diretor-editor e editor de automóveis e sociedade. Mantém ainda, na Internet, o Portal CHIC (revistachic.com.br).

A primeira entrevista: em 1966 com o empresário Jurandir Peixoto de Morais Agências Peixoto

No lançamento do Dodge Dart, em São Bernardo do Campo (SP), no ano de 1969 Equipe Los Brabos, em 1967, no Circuito do Pici. Da esquerda para a direita: Roberto Barreira, Miguel Bang Bang, César Figueredo, Maninho e Estácio Brígido. Agachado, Marcondes Viana

Marcondes Viana transmitindo uma prova automobilistica, no Circuito do Pici, em 1968

77

Inauguração da Formasa, na avenida João Pessoa, no bairro Benfica


CHIC+ESPECIAL Teve passagens ainda pela Rádio Verdes Mares, Rádio Iracema, editou o programa Reta Final, na TV-Cidade (Reta Final) e criou, juntamente com o jornalista Arnaldo Santos, o programa Marcas e Motores, apresentado por eles, por um período de seis meses, na TV Diário. Em sua trajetória jornalística e como homem de marketing, promoveu (e ainda promove grandes eventos) e podemos citar alguns: As Elegantes da Jovem Sociedade (em 1967 – única edição), a escolha da Glamour-Girl (desde 1968. Em 2017 terá uma nova edição), a Top Girl (1987), o Grande Gala do Sucesso, o Top Charm, a feijoada DN Automóvel, até suas criações mais recentes, o Guidom de Ouro, a escolha dos melhores carros em cinco categorias (anual), a Feijoada CHIC (desde 2010), a Garota CHIC (dois em dois anos) e, finalmente, a Noite CHIC (desde 2006). Promoveu, também, por 14 anos um jantar em São Paulo, para promover o Caderno do Automóvel junto às montadoras, assessoria de imprensa e gente ligada a Fórmula 1. Os jantares aconteceram no Lord Palace Hotel, no Bar des Arts e no Leopoldo. Neste último, em 2000, fez grande festa comemorando os 35 anos de jornalismo, quando reuniu mais de 200 convidados. No ano de 2015, mais precisamente no mês de dezembro, completa 50 anos de jornalismo, voltado para a cobertura do setor automobilístico e social. Lançou, em 2005, a revista CHIC Automóveis & Sociedade, onde atua até hoje e que em neste ano completa 10 anos de circulação, com uma tiragem de 10 mil

Preparando o Dodge Dart para o Rally da Integração Regional, em 1972

exemplares. Ela tem como foco automóveis, mas dedica páginas ao luxo, a gastronomia, a saúde, o turismo, e circula entre os nomes vips da sociedade, indústria, comércio, formadores de opinião e no meio jornalístico. Apaixonado pelo jornalismo automobilístico, é hoje o mais antigo jornalista especializado do Nordeste e um dos mais antigos do Brasil, em atividade. Ele já participou de competições automobilísticas e coleciona miniaturas de carros.

78

Marcondes Viana sendo homenageado no programa Sete Dias de Destaque, na TV Ceará, canal 2


Marcondes Viana no lançamento da Brasília, da VW, em 1973

Marcondes Viana sendo jurado no Programa Irapuã Lima, na Tv Verdes Mares

No box, antes da largada de uma prova da Divisão 3, em 1973

Avaliação da F1000 ,na Fazenda Garrote, em Caucaia

Matéria no Jornal do Brasil, sobre a equipe Peninha, de Marcondes Viana

79


CHIC+ESPECIAL Conhecendo um pouco mais:

Você caiu “de paraquedas” na profissão ou já era algo almejado? Como se deu o percurso até tornar-se um jornalista?

Edição especial do caderno de automóveis do jornal O Povo comemorativa aos 20 anos de jornalismo automotivo

No evento de 25 anos, os homenageados receberam quadros do artista plástico Mario Sanders

Recebendo homenagem da Volkswagen, na festa dos 30 anos de jornalismo

80

Praticamente, sim. Nas rodas de bate-papo, nas ruas adjacentes a da morada, os amigos sugeriam que deveria procurar um jornal para escrever sobre veículos, devido a minha paixão pelos automóveis e a velocidade. Na época, ainda ligado a Agripec, queria ser agrônomo ou administrador de empresa, o que nada tinha a ver comigo. Até que um dia, o jornalista Walse Barbosa – estava comandando o papo na turma – me convidou para escrever na Tribuna do Ceará. Incentivado por ele e pelos amigos, aceitei e, logo em seguida, estava assinando a coluna Auto-Notícias. A primeira matéria publicada ocupou um 1/4 de página. No ano seguinte, em 1966, cobri o lançamento do Simca Emi-Sul, em maio, e, em outubro, cobri o primeiro Salão do Automóvel, que teve como vedete o Galaxie 500. Logo depois, passei a editar uma página semanal para, em 1967, editar o caderno Sociedade Prá frente, com noticias sociais e automobilísticas.

Aconteceram percalços no caminho? Quais? Muitos. Um deles foi a bronca da família, pois jornalista não tinha bons salários e, ainda por cima, não gozavam de uma boa reputação devido aos hábitos (beber e fumar), além dos horários fora dos padrões convencionais, já que após o expediente nas redações, eles varavam a madrugada em tempo de boemia. E tudo por um simples motivo: a esticada nos bares para um papo descontraído e alegre – depois do sufoco na redação –, que quase sempre terminava ao surgimento dos primeiros raios solares.


Primeira promoção das Dez Mais Elegantes da Jovem Sociedade, em 1967, na boate Meia Noite

No evento de escolha da Glamour Girl, na boate Meia Noite, em 1968, MV recebe seus convidados

Marcondes Viana apresentando um concurso de dança, no Éden Club, em 1983

Candidatas ao título de Top Girl, em 1987, primeiro evento de Marcondes Viana como editor do caderno DN Automóvel

Marcondes Viana recebendo, no aeroporto, o figurinista pernambucano Marcílio Campos, que veio presidir o júri de uma das festas de escolha da Glamour Gilr

Concurso da escolha das Mais Belas Pernas, promovido por Marcondes Viana, no Ideal Club, em 1989

81


CHIC+ESPECIAL Existe uma personalidade inspiração? Na verdade, duas. O arquiteto Marrocos Aragão, do qual era leitor de sua coluna semanal sobre automóveis, no jornal O Povo, e o jornalista Augusto Oliveira, da Gazeta de Noticias, que promovia o célebre concurso de carrocerias. Como você se considera (ou se enxerga) nesses 50 anos de jornalismo? Qual o sentimento? Embora reconheça que completar 50 anos de atividades jornalisticas é um marco de perseverança, de amor ao que faz, superação dos percalços que se apresentaram na longa caminhada, ainda vejo que tenho que continuar a trajetória em busca da concretização dos sonhos, pois os sonhos sempre motivam a querer torná-los realidade.

Quando completou 35 anos de jornalismo, Marcondes Viana entregou quadro alusivo à data para D. Yolanda Queiroz

Quais nomes você citaria em agradecimento à construção profissional? Walse Barbosa (o primeiro a incentivar), José Afonso Sancho (abriu espaço para o começo da carreira na Tribuna do Ceará), Francisco Alves Maia, Pedro Malmann, Ciro Colares, Edilmar Norões, Walter Gomes, Veneloius Xavier Pereira e Francisco Ribeiro e tendo como grande guru Tarcísio Tavares, que incentivou o colunismo social e com o qual aprendi muito no campo do marketing, da publicidade e das feituras de um evento.

O Grande Gala do Sucesso (promovido pro Marcondes Viana) homenageou o governador Virgílio Távora

O Grande Gala do Sucesso homenageou o empresário Antônio Romcy O Grande Gala do Sucesso homenageou o então prefeito Lúcio Alcântara

82



CHIC+ESPECIAL

Estimados amigos, companheiros de estrada

CÉLIO GALVÃO

FERNANDO CALMON

Gerente de Imprensa para o Brasil e América do Sul da Ford

Jornalista

“Meu primeiro contato com Marcondes Viana foi no evento “Guidão de Ouro”, uma iniciativa espetacular que reunia milhares de pessoas em provas de habilidade, na famosa praia Volta da Jurema. Esse mesmo espírito empreendedor ele continuou a mostrar como editor do caderno de veículos do Diário do Nordeste e agora na revista CHIC, que é um espelho da sociedade cearense.”

“Amigo de longa data e conterrâneo, Marcondes Viana, é um misto de jornalista e relações públicas. Não perde o humor por nada. Em um país com tantos motivos para aborrecimentos é preciso paciência e muita perseverança para gerenciar tudo isso e sempre estar de bem com a vida. Parabéns.”

RODRIGO CARVALHO

Diretor Geral do New Sedan (Grupo Newland) “Marcondes Viana é um dos principais nomes do jornalismo cearense, e torna-se ainda maior quando o assunto são automóveis e sociedade. Jornalista com acesso a informações como poucos, sempre foi reconhecido pela ética e dinamismo que nortearam sua trajetória. Digo sem medo de estar errado que foi um dos principais incentivadores e apoiadores do mercado automotivo cearense, com publicações, reportagens e editoriais que marcaram toda uma vida no nosso Estado. Marcondes, meus parabéns não somente pelos seus anos de estrada, mas pela forma que sempre conduziu sua carreira. “

84


PÁDUA LOPES

Jornalista e Diretor Superintendente do Diário do Nordeste “A crônica social atende a uma necessidade de convivência das pessoas em sociedade, constituindo um incentivo à cordialidade, à conversação inteligente, aos melhores modos de comer e beber com amigos, em suma, é um fator de educação de civilização que qualifica as elites. Atuar como jornalista nessa área é mais do que simplesmente registrar os fatos, é ser também um modelo e promotor daquelas virtudes. Marcondes Viana é um desses seres privilegiados: fino no trato, bom caráter, companheiro alegre e um promoter talentoso que realizou por décadas a festa anual “Glamour Girl”, de reconhecido sucesso nos salões elegantes da cidade. Conseguiu equilibrar a vida social com o jornalismo esportivo, especificamente, ligado ao automobilismo. Sempre me dizia que combinar mulheres bonitas com carros de luxo era uma fórmula vitoriosa. Escreveu para a maioria dos jornais de Fortaleza sobre sociedade e automobilismo, prestigiado por grande número de leitores. Posteriormente, fundou e dirige a revista “Chic”, na qual reitera sua fidelidade a esses dois temas tão queridos. Merece parabéns, ele que, ao completar cinquenta anos de jornalismo, manteve acesa a chama dos mesmos ideais que animaram sua vocação profissional desde a juventude.”

EMANUEL FREITAS

Gerente Geral do Dom Pedro Laguna Beach Villas & Golf Resort

ALEXANDRE PEREIRA Empresário

“À história de Marcondes Viana se confunde com o sucesso de muitas marcas, seja no mundo dos automóveis ou no segmento de artigos e bebidas de luxo. Sua trajetória na revista Chic marca a saga de um jornalista atualizado, competente e de bem com a vida.Um brinde a esse homem que soube fazer história !!!”

“Marcondes Viana, estimável “gentleman” que tive o prazer de conhecer quando cheguei ao Ceará para abrir o Dom Pedro Laguna, pelo final do ano de 2010. Amigo de coração, extraordinárias histórias e experiências de vida com quem rapidamente fiz uma amizade pura. Marcondes e a Chic, fazem parte da história do Resort: desde a abertura, a tradicional e uma das mais exclusivas feijoadas do Ceará, a “feijoada Chic” se realiza aqui. Parabéns Amigo, obrigado pela sua amizade e seu profissionalismo. Que nos continue encantando dia após dia, por muitos e longos anos, com o brilho da sua alma.”

85


CHIC+ESPECIAL EDUARDO AUGUSTO CORTEZ CAMPOS

Jornalista, publicitário, empresário e Governador Indicado do Rotary Club 2017-2018 “Conheci Marcondes Viana ainda no meio da década de 60. Estava iniciando no jornalismo. E pela editoria especializada em automobilismo, a mesma que eu já fazia no inesquecível jornal O Unitário dos Diários Associados. Estávamos vivenciando o início de uma nova fase de desenvolvimento e crescimento da indústria automobilística brasileira. Época de lançamentos de novos modelos de veículos como o Chevrolet Opala e o Ford Corcel, em 1968, e o Dodge Dart, em 1969. Até então nossa frota nacional de veículos era composta de Jeep, Rural e Aero Willys, Renault Dauphine, Gordini e Interlagos, Volkswagen Fusca, Kombi e Karmann Ghia, DKW Vemag Sedã, Vemaguet, Candango e Fissore, Romi-Isetta, FNM JK 2000, Simca Chambord, Ford Galaxie e Landau, dentre outros, além das camionetas e caminhões Chevrolet, Ford e FNM, o famoso Fenemê. Desculpem-me se esqueci algum, mas já se vão mais de meia década. Fortaleza de então tinha muitos bons jornais. Correio do Ceará, O Unitário, O Povo, Gazeta de Notícias, Tribuna do Ceará e O Estado. E como a indústria automobilística estava em expansão, muitos jornalistas passaram a se dedicar à editoria especializada em automóveis. Eu, Sérgio Bezerra, Antônio Augusto Oliveira, Marcondes Viana, Joseoly Moreira e Estácio Brígido. Com os lançamentos de novos modelos éramos sempre convidados pelas montadoras a participar e testar os novos veículos. Foram inúmeras viagens juntos, o que nos aproximou bastante. Também as corridas no Autódromo Virgílio Távora e os vários eventos do ramo automobilístico, fora e aqui na cidade, contribuíram para fortalecer os laços de amizade. Naquela época o Marcondes escrevia na Tribuna do Ceará e sua coluna já era um mix de automóveis e sociedade, ou vice-versa. Com o tempo inclinou-se para o

colunismo social onde se firmou com muita propriedade e profissionalismo, mas sem nunca abandonar sua paixão pelos automóveis. Sempre gostou de se vestir bem, e na moda. Tinha um fascínio pela Dijon, aquela dos famosos jeans, lançadora da bela Luiza Brunet. Depois da Tribuna do Ceará passou para o Diário do Nordeste onde assumiu a editoria do caderno de automóveis, mas sem deixar de lado a parte social. Lá ficou muito tempo e produziu, sempre, um jornalismo de excelente qualidade. Há 10 anos edita a Chic Automóveis & Sociedade, uma revista de sucesso, com uma impressão impecável, fotografias excepcionais, e com assuntos bastante relevantes, como poucas existem em nosso Brasil. É pura audácia. É o cearense mostrando sua competência. Marcondes Viana, jornalista sério, dedicado, bem relacionado, completando agora 50 anos de jornalismo. Valeu, Amigo! Ou melhor seria dizer, Companheiro! Já que agora você faz parte do meu querido Rotary.”

RAUL MARTINS E FAMÍLIA Odontólogo

“Parabenizamos o querido amigo Marcondes Viana por toda sua trajetória em seus 50 Anos de Jornalismo. Nós, Raul e Rebeca Martins e Filhos nos sentimos prestigiados em ter participado dos muitos eventos elaborados com tanta riqueza de detalhes e carinho nesta longa jornada. A Revista CHIC veio complementar o sucesso na área que ele mais ama, que são os Carros. Se tudo começou com eles, os Bailes “Glamour Girl” vieram trazer para esta revista os mais diversos assuntos, como Moda, Jóias, Viagens, Saúde e muitas Mulheres Lindas e Deslumbrantes. Estar com o Marcondes em suas festas é sentir-se sempre CHIC. Parabéns, e que venha mais 50”

86


SÉRGIO BEZERRA

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administrador de Empresas “Parabenizar Marcondes Viana pelos seus 50 anos de jornalismo automobilístico é motivo de muita alegria e satisfação para os amigos que o conhecem e o admiram desde o início dessa longa jornada. É sempre bom lembrar que o primeiro a escrever sobre automóveis no Ceará foi o jornalista Augusto Oliveira, em 1960, no jornal O Povo. Em seguida, em 1965, eu e um parceiro publicamos a coluna “Automóveis e Automobilismo”, no Unitário, e, logo depois, Marcondes Viana estreava na Tribuna do Ceará. Durante todo esse tempo, a trajetória profissional e a história de vida de cada um de nós percorreram estradas distintas; eu, como docente da Universidade Federal do Ceará, e Marcondes Viana como promotor de eventos e editor de revistas sempre relacionadas ao mundo dos carros. Conhecendo o querido amigo desde a nossa tenra infância, visto termos sido companheiros durante muitos anos no eterno e saudoso Colégio Cearense Sagrado Coração, posso afirmar, com convicção, que Marcondes Viana sempre foi um inovador em todos os sentidos a efetivar promoções que até hoje são destaque na sociedade cearense.De espírito irrequieto e dinâmico, o que lhe valeu o epíteto de “Magrinho agitado”, atribuído pelo saudoso Tarcísio Tavares, o TT, Marcondes Viana nunca se acomodou em suas atividades e hoje é uma referência obrigatória para todos aqueles que desejam executar projetos e empreender ações no setor automobilístico. Com uma extraordinária capacidade para fazer amigos e agregar pessoas, Marcondes Viana continua a sua vitoriosa carreira, razão pela qual me incorporo à expressiva legião de amigos e admiradores que o pranteiam e o têm na mais elevada estima.”

GLÁUCIA ANDRADE Empresária

“Meus parabéns pelos seus 50 anos de jornalismo e pela grande lisura que você percorreu essa estrada! E mais felicitações pelos 10 anos da CHIC, revista que só engrandece o setor editorial do Estado do Ceará! Sucesso sempre, é o que lhe desejo!!!”

ANA OLIVEIRA Empresária

“Marcondes Viana é chic como a revista que criou com maestria. Para descrevê-lo em poucas palavras: É um amigo leal, um profissional competente e um cidadão ético. O Brasil seria melhor se tivesse muitos MARCONDES VIANA. PARABÉNS meu amigo e que sua estrada continue sendo de Luz.”

87


CHIC+ARTIGO

LINDAS TARDES DE SÁBADO por Sérgio Bezerra Para os jovens aventureiros fortalezenses do final da década de 1960, as quentes e luminosas manhãs de sábados eram dedicadas ao banho de mar e à prática de descer as ondas embalando-se ao sabor das “carretilhas”, depois apelidadas de “jacarés”, e à discreta paquera, digo melhor, ao tímido flerte com os brotos que afloravam as Praias de Iracema, Náutico, Ideal, Iate ou Diários, cuja frequência, ou moda, era ditada pela época do ano. Outro programa de igual quilate eram as partidas de tênis disputadas no velho e saudoso Maguary, o clube dos príncipes, no qual despontava o atleta Reno Figueiredo, o melhor tenista que o Ceará já produziu, com títulos e honrarias conquistadas no País e no exterior.

O bom mesmo era a convivência, em irmandade, mediante a prática do esporte e o exercício pleno da mais autêntica molecagem cearense constante antes, durante e após as partidas.

À tarde havia, também, duas excelentes opções: a pelada na casa-sítio do Augusto César (Gutinho) Benevides, em Parangaba, ou os treinos de automóveis com motores “envenenados”, na perigosa e traiçoeira pista do Pici.

O sombrio tanque era uma tosca construção de cimento, com um pouco mais de 2m², na qual cabiam de 10 a 12 rapazes a arrotar qualidades técnicas das quais não eram dotados e a contar vantagens de predicados futebolísticos imaginários. O mais importante do bate-bate, entretanto, versava sobre o que iríamos aprontar à noite nos clubes de subúrbio de nossa mui amada Fortaleza...

O grupo de amigos quase sempre presente aos rachas era formado pelo anfitrião e por seu irmão Fernando, Gustavo (Gustavinho) Silva, Tonico Aragão, Ubaldo Solon, Osler Machado, Idelano Felício, Nestor Silva, Estácio Brígido, Marcondes Viana, o colunista social José Calazans Pires, o Bayard, que não vestia calção e jogava com as calças arregaçadas até os joelhos, eu, e aqueles não tão freqüentes como Roberto Pinto, Mario Jataí, Rui (Bolinha) Medeiros, Murilo Belchior e tantos outros que a memória infelizmente não mais registra. Éramos ruins de bola e sempre que vinha um time de outro bairro, apanhávamos de goleada. Para nós, pouco importava o placar.

88

É bom destacar que o piso do campo era de areia, aquela bem preta e muita fina, a ensejar, ao longo do jogo, a dispersão de uma escura poeira que penetrava em todos os orifícios do corpo. Ao final da pelada, éramos todos afro-descendentes e a forma de retirar a negra camada de areia era se deleitar com um frio banho de tanque, em uma água escura que não primava nem pela limpeza e muito menos pela boa qualidade.

A segunda alternativa de diversão dos sábados à tarde remete ao abandonado campo de decolagem e pouso dos aviões americanos durante a 2ª guerra mundial, localizado no bairro do Pici e selecionado por alguns pioneiros como o espaço ideal para abrigar a primeira pista de corrida de automóveis do Ceará. Ficava ao lado do antigo Jóquei Clube Cearense e constava de um traçado muito rápido e desafiador, em especial diante da precária tecnologia automobilística da época. O circuito


possuía uma reta principal, com aproximadamente 700 m de extensão, a finalizar em uma curva estreita na qual cabia somente um carro, feita de pé embaixo, a uma velocidade de 140 a 150 km/h. Em seguida, uma pequena reta e outra curva, com grande área de escape, chamada de “curva do campo”. Depois, uma nova reta, de médio comprimento, e um difícil e veloz “S”, também realizado de pé embaixo, e último passo para se chegar à traiçoeira “curva do U”, local de muitas capotadas e derrapadas. O circuito possuía cerca de 1,7 km de comprimento e o recorde da melhor volta ficou em 1 minuto e 1 segundo. O Pici era um espaço democrático para os carros e seus donos, pois participavam dos treinos veículos das mais distintas categorias, nos quais se incluíam camionetas, sedans, fórmulas, utilitários, protótipos e até motocicletas. Eram comuns as saídas de pista e as capotadas, a atrair um grande número de aficionados e de curiosos, ávidos para ver a desgraça alheia. Em 1967, foi lançado o melhor filme de corridas produzido até hoje, intitulado “Grand Prix”, com James Garner, Yves Montand, Eve Marie Saint, François Hardy, Toshiro Mifune e grande elenco, cujo enredo enaltecia as principais escudeiras da década, com destaque para a Ferrari, a Honda, a Lotus e a Brabham. Com base no filme, hoje um clássico, a moda das escuderias rapidamente chegou a Fortaleza e nós, jovens sonhadores e aspirantes a pilotos de corrida, de imediato criamos nossas equipes sendo as principais as seguintes: a) Escuderia Nevada, formada por Tarcílio (Neném) Pimentel, Armando Barbosa Lima, eu, Ednardo Oliveira e Fabiano Lima, com o jor-

Largada do tipo “Le Mans”, em setembro de 1968. Prova vencida por Tarcílio

1ª Prova de Estreantes do Ceará, vencida pelo autor desta matéria em seu DKV

nalista Augusto Oliveira sendo o manager da equipe; b) Escuderia Los Brabos, composta pelos irmãos Maninho e Estácio Brígido, Miguel (Bang-Bang) Fernandes, César Figueiredo, Roberto Barreira e o jornalista Marcondes Viana; e c) Escuderia WALFZS , integrada por Walkmar Santos, Aristóteles Canamary, Luís Melo, Fernando Ari, “Zé Baixim” ( nunca soube o nome correto dele) e Sérgio Cabral. Era programa obrigatório a presença nos treinos do Pici, ocasião em que nos divertíamos vendo e participando dos “pegas” nas lindas tardes de sábado que o tempo, esse grande canalha, nunca haverá de trazê-las de volta.

89

Aldemir Baiano, num (Simca Chambord) e Artur Wichiman, em seu DKV, dividindo a célebre curva do U.




CHIC+LUXO CHIC+COLUNA

Elas usam

Fotos: João Pedro

por Carol Mello

Socorro Medeiros (41) é uma típica canceriana, nasceu para amar e cuidar de sua família. Mãe de Valtair Medeiros Neto (22) que mora em Natal e esta concluindo o curso de direito e Lygia Duarte (15) estudante e que tem planos de ingressar numa faculdade para fazer moda. Uma mulher dinâmica que empreende no comercio, dona de casa exemplar e se desdobra em mil para fazer todos os caprichos dos filhos e do marido, Bertran Duarte (48).

De personalidade forte e um estilo simples, Socorrinha (como é chamada pelas amigas) não veste nada que não tenha referência com seu estilo e que a deixe confortável. Todas as peças precisam ficar bem no seu corpo e claro, ser aprovado pela filha. Em meio a mil atividades do cotidiano, ela ainda dedica tempo para projetos da Videira, igreja evangélica que frequenta a alguns anos. Não existe nada que Socorrinha não faça com amor e dedicação. E por falar

92

em dedicar-se, ela é daquelas amigas presentes na “alegria e na tristeza”, sempre pronta para ajudar. Muito vaidosa, está sempre revitalizando seu closet dando uma “olhadinha nas novidades”. Lygia segue os passos da mãe desde cedo. “Ela sempre gostou de ir para escola com os cabelos arrumados e cheios de laços! Logo passou a trocar os pedidos de bonecas por roupas e sapatos!”


Hoje, Lygia se dedica a um novo projeto, construir um blog com dicas, tendências, coberturas de eventos e looks de suas preferências. Os amigos já estão ansiosos e em breve irjeto, construir um blog com dicas, tendências, coberturas de eventos e looks de suas preferências. Os amigos já estão ansiosos e em breve iremos conferir.

A cumplicidade entre mãe e filha é em todas as horas. Toda semana vão ao salão fazer tratamentos nos cabelos e comprar novos produtos. Shampoos, máscaras e finalizadores não duram muito tempo numa casa com duas mulheres que cuidam da beleza. Elas gostam de experimentar novas marcas e adoram os resultados dos produtos da Kerastasi, Davines e Loreal.

E quando a filha começa a usar roupas da mãe as duas vão as compras juntas! A disputa por peças é inevitável e tudo vira uma grande diversão! “Acho o máximo ter uma mãe transada, jovem e com o gosto muito parecido com o meu! Adoro usar as roupas dela mas não são todas que ela deixa usar, as vezes pego escondido mesmo!” Se diverte, Lygia.

Apesar de estar sempre de dieta, Socorrinha não dispensa um lanche na Doceville com a filha. “Uma tarde de bolo e café deixa um gostinho especial a nossa semana” diz Socorrinha que aproveita o momento para conversar com a filha e acompanhar tudo que está acontecendo com ela.

“Sou de uma família de 4 irmãs e cresci dividindo o guarda-roupa! Essa fase em que divido o mesmo closet com a minha filha sempre foi muito esperada e agora aproveito e me divirto muito!”

Outra paixão das duas é perfume, mas nesse quesito elas fazem questão de cada uma ter seu cheiro particular. Socorrinha vai de Elie Saab, já Lygia prefere o Miss Dior. Quando o assunto é bolsa, as duas suspiram pela Chanel.

93


CHIC+SOCIAL

Le Jardin Royal de Laurinha Sales O primeiro ano de vida é motivo de muita comemoração, pois é o marco de uma longa trajetória e a alegria dos pais em poder apresentar para os amigos e familiares os primeiros passos, os gestos e as palavras daquela criança que enche o seu lar de muito amor. No caso da família Sales, Laurinha é mais que um presente de Deus, é a realização de um sonho da família. Filha de Liliany Gomes e Célio Sales, irmã de Arthur Sales, Laurinha (1) foi esperada por mais de dois longos anos. O casal não economizou bom gosto, flores e sorriso para receber mais de 300 convidados, no Fiestas Buffet, evento que teve assinatura do cerimonial do Felipe Aconteça. O tema Le Jardin Royal foi levado a sério. Quem chegava se impressionada com as flores, folhagens e fontes que produziam o cenário de um verdadeiro jardim de príncipes e princesas. Os convidados foram surpreendidos com diversas atrações infantis e uma mesa farta de doces assinada pela Adriana Chocolates. A festa avançou e a banda Danadão do Forró (comandada pelo empresário Leonardo Gomes) garantiu a animação. O vocalista Rafael Gomes levantou o público colocando todos para dançar.

94


Laurinha Sales festeja com os pais

Cláudia e Lauriston Gomes (padrinhos)

Rubens Teixeira e Margarida Gomes

Liliany Gomes Felipe Aconteça

César e Liduina Sales

Decoração assinada por Paula Athayde, no Fiesta´s Buffet

Convidados

A aniversariante, Laurinha Sales, esbanjou sorrisos na comemoração do seu primeiro aniversário

O bolo da festa foi assinado por Adriana Pessoa, Bom Bocado

Banda Danadão do Forró

Vocalista Rafael Silva

95


Fotos: Bentivi

CHIC+SOCIAL

Enlace Aconteceu no Buffet Ilmar, em noite muito elegante, o casamento de Wendel (filho de Welton e Cecilia Demétrio) com Jéssica (herdeira de Vicente de Paulo e Lucivanda Vasconcelos). A cerimônia foi presidida pelo pai do noivo, Pastor Welton. Após a cerimônia religiosa, os convidados participaram de uma recepção “très chic”.

96


Lucivanda e Vicente Paulo (pais da noiva) com os noivos

Cecília e Welton Demétrio (pais da noivo) com os noivos

Louise e Talles Lucena

Ariel Aragão e Manoela Demétrio

Márcio e Meirilande Araújo

Wenton e Cecília Demétrio

Nelson Mariano e Marta Maria

Everardo e Ana Luiza Sampaio

97

Isabela, Wesley e Graciele Demétrio e Wardja Neves

Cecília Demétrio e Juarez Farias


CHIC+AUTOMテ天EIS


Tecnologia que ultrapassa gerações Esta é a Ferrari 488 GTB A primeira unidade da Ferrari 488 GTB já desembarcou no Brasil e é um novo marco na história da Ferrari. Lançada há exatos 40 anos depois do primeiro modelo de motor V8 longitudinal, a 308 GTB, este novo modelo oferece o melhor tanto para quem busca desempenho de pista, quanto para quem procura o prazer de uma condução do dia a dia. A 488 é fruto das tecnologias e inovações desenvolvidas pela Ferrari não só na Fórmula 1, mas no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), onde a Ferrari 458 conquistou dois títulos e duas vitórias em sua categoria, na lendária 24 Horas de Le Mans. O motor é um V8 biturbo de 3,9 litros com potência, com torque e tempos de

resposta impressionantes. São 670 cv de potência a 8.000 rpm e 760 Nm de torque máximo. O tempo de resposta do acelerador a 2.000 rpm é de apenas oito décimos de segundo. Índices que explicam o desempenho de 0 a 200 km/h em 8,3 segundos, por exemplo. Além da motorização, toda a aerodinâmica e sistemas eletrônicos do carro foram refinados com o máximo de tecnologia. O arrasto aerodinâmico em relação à 458, por exemplo, foi reduzido em 50%. Os pedidos para a 488 GTB já podem ser feitos junto ao Grupo Via Italia, representante oficial da Ferrari no Brasil. O preço sugerido do carro é de R$ 2,5 milhões.

99

MOTOR

V8 biturbo 3,9 l Potência Máx.: 670 cv a 8.000 rpm Torque máximo: 760 Nm a 3.000 rpm em 7ª marcha

DIMENSÕES E PESO

Comprimento: 4568 mm Largura: 1952 mm Altura: 1213 mm Peso seco: 1370 kg Distribuição de peso (dianteira/traseira): 41,5% / 58,5%

DESEMPENHO

Aceleração de 0 a 100 km/h: 3,0 s Aceleração de 0 a 200 km/h: 8,3 s Velocidade máxima: > 330 km/h


CHIC+CAPA

Elas valem por por Patrícia Holanda

10!

Sabem aquelas mulheres belas, independentes, bem sucedidas, determinadas, de tirar o fôlego dos homens, que vemos apenas em filmes hollywoodianos?! Pois bem, venho informá-los que elas existem não só na ficção. Como verdadeiros furacões, elas jamais passam por você sem deixar rastros, bagunçar a mente e chamar a atenção que, realmente, merecem. E digo que, ainda existe aquela parcela do sexo oposto que foge desse temperamento feminino por pura imaturidade de não saber o quanto é SEN-SA-CIO-NAL ter uma “mulher furacão” ao seu lado. Quem não souber lidar com o “medo” de ser superado, nem tente se aproximar. Porque a primeira coisa que elas superam são todas as expectativas. Elas acordam cedo, deixam os filhos na escola. No caminho, nos intervalos entre um semáforo a outro respondem os emails pelo celular. Fazem as compras no supermercado, comparecem às reuniões de negócios. Daqui a pouco, mais alguns emails respondidos. As refeições são, geralmente, no ambiente de trabalho (porque em semana de correria, não dá para se presentear com o luxo de almoçar tranquilamente e sem observar os ponteiros do relógio). Correm para buscar os pequenos, mais reuniões, fechamentos de contratos e parcerias. Uma aula de yoga, muay thai, caminhada ou massagem relaxante até poderia fazê-las esquecer um pouco o “corre-corre” do dia, mas a cabeça está ali maquinando, silenciosamente. Novos projetos à vista! E “plim”, mais um email na caixa de entrada que deve ser respondido “pra ontem”. Hora de voltar pra casa, vestir a armadura de ser “dona de casa-mãe-esposa”, com o mesmo sorrido que começou o dia. UFA! Até eu me cansei com essa rotina frenética. Mas, apesar de tudo, ainda há tempo de serem mulheres invejáveis, deslumbrantes, de cair o queixo, pois não existe momento algum que elas não estejam ESTONTEANTEMENTE LINDAS! Para elas, arregaçar as mangas é o melhor caminho para o sucesso. E que não basta apenas sonhar. É preciso lutar por aquilo que deseja. Assim, seja no mundo da estética, da alimentação saudável, da moda ou da beleza, elas tornaram-se verdadeiros destaques. E foi por esse motivo que a Revista CHIC convidou algumas dessas mulheres incríveis que representam muito bem que a sociedade cearense.

100



CHIC+CAPA

PATRÍCIA DIAS Patrícia Gomes Bastos Dias, 39 anos, mãe de Felipe (24) e Danilo Filho (14). Formação: turismóloga. Esposa do cirurgião plástico Danilo Dias, empresária, diretora do Blue D Spa e Blue D Beach Spa.

Após 8 anos de sucesso, a Clínica Danilo Dias se destaca por oferecer uma medicina classe A em todos os sentidos. Capricho e seriedade no atendimento, beleza e glamour na decoração e perfeccionismo e habilidade nas cirurgias, estes foram os segredos que fizeram com que sua clínica viesse a se tornar a mais cobiçada do Estado do Ceará. Os pacientes pediram e Danilo Dias partiu para investir nos cuidados de beleza e saúde, além da cirurgia. E foi assim que idealizou o Blue D SPA. Projeto que durou mais de 3 anos e veio a se tornar realidade em 2014. Há pouco tempo, mais um projeto se concretizou: o Blue D Beach SPA. Em uma praia paradisíaca, situado no Aquiraz Riviera, entre o mar e as dunas, o local conta com o apoio de uma espetacular hotelaria 5 estrelas, para que você tenha os dias mais relaxantes da sua vida. Com quase 1500m² de estrutura totalmente dedicada ao relaxamento, square de tratamentos com seis salas todas batizadas com tons de azul, o luxo está ali. A Tiffany, especialmente dedicada aos banhos terapêuticos, e a Turquesa, dedicada aos casais, são os grandes destaques. Menu completo de massagens e rituais, além dos mais modernos tratamentos estéticos e de beleza, tudo com o toque do cirurgião plástico Danilo Dias.

Você se acha uma mulher midiática, com poder de influenciar no gosto das pessoas? Eu sou formada em Turismo, tenho 2 MBAs. Então, eu amo viajar, gosto sempre de estar postando um bom hotel, um restaurante bacana, uma praia legal, um look mais despojado. Não sei se isso chega a influenciar, mas muitas pacientes do Danilo (meu esposo) chegam a me pedir pra eu criar um blog com mais dicas assim. E você pensa nisso? Até penso, só não tenho tempo. Meu dia é bastante corrido lá na clínica e no Spa, que são dois grandes projetos. Mas acho bacana. Como se deu o sucesso do Spa? O sucesso do Spa veio do sucesso do Danilo Dias, cirurgião plástico. Nós já estamos aqui em Fortaleza há 9 anos, e ele está com essa clínica nova há 1 anos e dois meses. É uma clínica realmente que impõe muito. Todas as clientes do Danilo são de classe A e almejavam um SPA. Já era um projeto nosso, mas a gente não sabia que isso ia acontecer tão rápido. Nós fomos convidados a colocar esse SPA, que já deve ter uns 5 meses e já é sucesso. Você pode adiantar pra CHIC quais os novos projetos?

102

Sim! Estamos com um projeto de montar um SPA em Portugal, que já está em andamento. E também outros Estados, que também está caminhando.

Como é o seu dia a dia? Acordo super cedo pra acordar meu filho para ir à escola, e daí sigo para a clínica todos os dias cedo. Duas vezes por semana eu estou no SPA, do Aquiraz. Tiro esses dois dias pra ficar lá. Às vezes digo que eu queria ser duas pra estar em dois lugares ao mesmo tempo. Dá pra conciliar, pois sou full time. Tem dias que não almoço, ou almoço na clínica ou no SPA. Acho que o Danilo precisa da minha presença integral, sabe? Está sendo legal essa parceria. É um projeto eu e ele, ele e eu! Qual o segredo do sucesso? Eu acho que o sucesso é a dedicação que a gente tem demais com os pacientes. E você fazer o que gosta! Você tem que estar ali, no dia a dia, lutando diariamente. Até porque o público AA é bastante exigente, desde um atendimento, um suco que a gente serve, um sorriso no rosto. Acho que estar lá no dia a dia, vendo e olhando nos olhos, se dedicando, tudo isso faz com que o sucesso aconteça. Não tem muito segredo, você tem que dar tudo de melhor e fazer com amor, dedicação e honestidade.



CHIC+CAPA

JULIANA ROMA Juliana Mendes Maia Roma, 33 anos, nutricionista e empresária. Natural de Fortaleza. Casada há 11 anos, mãe de Rodrigo (9), Ana Júlia (7) e Lia (2m).

A Slim Gourmet, que está no mercado há três anos, é uma empresa de refeições congeladas e saudáveis onde se busca a praticidade para o cliente. A ideia primeira para a criação da Slim foram entre as idas e vindas no consultório, quando Juliana Roma escutava sobre as dificuldades do paciente em seguir uma dieta na hora de preparar uma refeição. Hoje, são desenvolvidos planos alimentares a partir das necessidades do paciente, e 90% da produção orgânica, entre frutas, verduras e legumes, faz parte da empresa, seguindo sempre as normas previstas pela Anvisa. Ao todo, são quatro lojas na cidade, e o maior público da empresa são os clientes da Suplemets, local onde são vendidas as refeições. “A gente brinca que é uma “marmita chic”, pois a comida vem toda porcionada, a proteína, a verdura e o carboidrato, num prato com divisórias. Utilizamos a ideia do prato gourmet, com vários mimos, cheia de charme pra quando o cliente abrir, comer primeiro com os olhos e depois saborear o que tem de melhor dentro da Slim Gourmet”, afirma Juliana. Para seguir as refeições dentro dos padrões nutricionais, a empresa oferece pacotes personalizados para

cada cliente de acordo com a dieta. Há, também, a opção das seis refeições, que vão desde o café da manhã até o jantar, todo preparado pela Slim.

Qual o segredo do sucesso? O primeiro, por sermos uma empresa familiar. Eu não conseguiria sem o apoio do meu esposo e do meu cunhado, que é sócio da gente. Por isso, digo que o segredo de tudo é essa base familiar que nós temos. Outro ponto importante é a dedicação. Nós acreditamos, realmente, que esse era o negócio, que esse era o caminho e corremos atrás do sonho. E hoje, graças a Deus a gente não tem do que se queixar, podendo afirmar que temos sim uma carreira de sucesso. Você já se imaginou escolhendo outra profissão? Eu acho que seria mãe outras 10 vezes! Como é o seu dia a dia? O meu dia começa bem cedo. Acordo às 5:30 da manhã, arrumo as crianças, deixo-os na escola, tentando participar ao máximo do dia a dia deles, não abro mão desse contato. De manhã cedo, a gente vai conversando dentro do carro. Em seguida, faço uma peregrinação enorme entre

104

supermercado e feira orgânica para poder ter sempre o insumo fresco dentro da cozinha. Todo dia esse é meu itinerário: colégio, supermercado, feira orgânica e cozinha, onde fico até às 13 horas. Vou para casa, tomo um banho, corro pro consultório, que fica dentro de uma loja da Suplements. Acabaram as consultas, corro pra casa por conta das crianças, pois quero estar sempre pertinho. Hoje, minha filha mais nova tem dois meses, e por isso me afastei dos exercícios físicos durante esse período. Mas eu sou praticante viciada de yoga, adoro uma academia, musculação. Acho que esse mundo é meu mesmo, eu nasci pra isso.

Você estimula os seus filhos a terem uma alimentação saudável? Já estimulo. Às vezes, eu brinco dizendo que os meninos não nasceram com a mãe nutricionista. Mesmo quando eu não tinha formação, a gente sempre procurou ter alimentos saudáveis dentro de casa, mas mesmo assim ainda é difícil. São crianças, né? Eles conhecem o doce, a guloseima. Acho que isso não pode ser tirado da infância. Mas tudo moderadamente.



CHIC+CAPA

FERNANDA VICTOR Fernanda Victor Marques Mota, 35 anos. Empresária. Natural de Fortaleza. Sócia proprietária e diretora de estilo da Feminize.

A Feminize é uma empresa de moda íntima 100% cearense, situada em Maranguape. A produção totalmente interna, feita pelas mãos talentosas de 400 funcionários e mais de 35 representantes comerciais atuando no país inteiro. A marca nasceu em 2004, mas ela é filha de um primeiro momento empreendedor da Fernanda Victor, em meados de 1999. Foi um convite desafiador de um cliente que fez despertar a vontade e a ousadia de mudar de ramo, de estilo, sair da moda praia para a lingerie. Assim, nasceu a Feminize.

Existe muita diferença entre os dois estilos? Sim, enorme diferença! Era um universo que eu desconhecia completamente, eu não sabia nada sobre ele. Então eu tive que aprender tudo na prática. Eu acho que um dos princípios que mais me guiaram nesse momento de transição, é um que a gente sempre fala internamente: acreditar é o primeiro passo para tornar um sonho realidade, e que não basta só acreditar, querer, tem que colocar a mão na massa mesmo. Tem que fazer acontecer! Existe algum novo projeto em mente? Por incrível que pareça, o meu projeto em mente inquieta de empreendedora é que eu quero voltar a ter uma linha de moda praia, mas no caso, algo menor, mais personalizado, mais exclusivo. Então, minha menina dos

olhos, atualmente, que eu estou amadurecendo e me inspirando, é pra voltar pra moda praia.

Qual o segredo do sucesso? Acho que um dos principais conselhos, para mim, do que é o segredo do sucesso é ter certeza de que nada acontece da noite pro dia. Tem que ter muito trabalho envolvido pra fazer acontecer. Indiscutível, um outro segredo de sucesso: não se constrói marca somente com dinheiro. Assim seria até fácil. Mas se constrói marca, se constrói um negócio, um sonho de negócio, com gente. Gente é o que estimula a gente, gente é o que faz a diferença. Outro princípio é conhecer todo o negócio, todos os setores. Seja o setor que for, seja a atividade que for. De onde veio a ideia de criar a Feminize? Por meio de um convite desafiador de um cliente que fez despertar a vontade e a ousadia de mudar de ramo, de estilo. Ele me instigou a sair da moda praia para a lingerie. E, como muitos brasileiros empreendedores, a minha formação foi a da vida. Além disso, ninguém da minha família tinha negócios com indústria ou confecção. Por isso, o desafio foi tão grande. E como um desafio é algo que não anda separado de que “tu tens um desafio, tu tens que se dedicar a ele e muito”, é necessário abrir mão de muita coisa.

106

Como é o seu dia a dia? Bem corrido! Acordo super cedo, tento fazer alguma atividade física, uma caminhada, uma corrida, e depois, fábrica. Como ela não fica em Fortaleza, e sim em Maranguape, é uma boa viagem até lá. Conhecendo bem o meu negócio me deixa sempre muito aberta, tornando o meu dia muito corrido porque eu estou sempre atenta a todas as demandas que vierem pra mim, sobre todos os setores, sobre todos os assuntos da fábrica. Passo o dia inteiro lá. Também viajo muito por conta do trabalho. Visito clientes, reúno representantes. Pra mim, a viagem é muito importante, como dona da marca, porque é como se eu materializasse em mim aquela marca que o cliente trabalha e que, às vezes, ele nem sabe direito como funciona. Então quando eu me faço presente nessas viagens e visitas aos clientes eu percebo muito claramente como é importante isso. O olho no olho nunca vai ser substituído. Nesse dia a dia corrido, dá tempo de cuidar da beleza? Pra mim, o conceito de mulher bonita está muito ligado à atitude, a como ela é. Muito em como ela se comporta, em como ela se coloca. Então eu tento manter sempre isso, ter uma personalidade definida, segura, mas, ao mesmo tempo, sutil para observar as coisas boas e leves que estão ao meu redor. E sempre com uma pitadinha de ousadia, a mulher fica ainda mais bonita. Então eu tento manter tudo isso como segredo de beleza.



CHIC+CAPA

CYNTHIA GOMES Cynthia de Andrade Gomes Freitas, 40 anos. Formada em Economia. Empresária e sócia proprietária do Donna Salon. Nascida em Fortaleza. Casada e mãe de dois filhos.

O Donna Salon, que foi inaugurado ainda neste ano, agora faz parte de uma nova história, uma nova fase dessa mulher. A proprietária, que comanda o espaço de beleza há 17 anos, antes chamado de Cynthia Gomes, diz se surpreender com o grande retorno dos clientes que comentam estar gostando bastante dessa mudança, mesmo com outro nome e local. “Montei um padrão de atendimento, no qual todos os profissionais trabalham com a mesma qualidade. O intuito dessa nova fase é aprimorar qualidade no atendimento e no serviço, com excelência, estímulo e valorização, pois em salão de beleza, a gente trabalha muito com o ego das pessoas”, comenta Cynthia. “Meu marido é sempre um grande incentivador das minhas loucuras, ele sempre me apoiou. A sua estabilidade emocional me dá uma base, uma segurança para seguir em frente”, declara.

Como surgiu a primeira ideia de criar o espaço? Eu trabalhava num banco e adorava pentear as minhas amigas da faculdade. Ganhava pouco, e então resolvi montar um salão de beleza. Eu sempre quis ter meu dinheiro, ter meu negócio, sempre quis muito ser

independente. Fiz cursos no SENAC e montei meu primeiro espaço. Agora, resolvi mudar tudo, reinventar. Já que o cearense gosta de novidade, resolvi abrir um espaço novo com tudo novo, menos a Cynthia e os profissionais.

Você não sentiu medo da crise? Sim. Mas eu sempre acreditei na minha equipe, sempre fui pé no chão. Fui um pouco sonhadora em relação ao investimento, ao gasto, mas o retorno está sendo muito bom. Você sempre teve um espaço destinado ao público masculino? Sim, eu sempre tive. Dos 11 anos que eu passei no meu segundo salão, eu tinha dois cabeleireiros masculinos com clientela fixa. E eu sempre dizia: vocês tenham paciência que eu vou abrir uma barbearia. Assim fiz, está muito legal. O Don Barber já tem 3 barbeiros, e outra novidade do espaço é que oferecemos cervejas, onde a primeira é sempre cortesia. A ideia surgiu de muito tempo, era apenas um sonho, pois eu não tinha espaço pra colocar uma barbearia. E onde estou agora tem tudo a ver! Como é o seu dia a dia? Três vezes na semana eu acordo

108

mais cedo e vou à academia, porque eu adoro me cuidar. Antes de ir pro salão dou assistência aos meus dois filhos. Saio às 9h, passo o dia todo no salão e almoço por lá mesmo. Chego em casa às 21h. É um dia puxado, mas muito prazeroso. Não tenho nada o que reclamar. Dou assistência ao marido, aos filhos, à minha casa, aos amigos.

Existem próximos projetos? Eu estou com um projeto que, em 2016, quero colocar em prática, mas eu ainda não posso falar. Está ligado ao salão e seremos eu e uma amiga, que é super preparada. As pessoas deverão ficar cientes de que vem coisa nova! Qual o segredo do sucesso? Com o meu amadurecimento, eu criei um conceito e agora eu sei onde eu estou pisando, eu sei o caminho das pedras, e isso é muito legal. A gente tem que ter humildade, tem que valorizar o profissional, tem que primar muito essa história do atendimento e, o mais simples: a gente tem que ter amor. Se você tem amor, tudo dará certo. Tem que acordar, tem que estar bem, com uma energia boa, pronta pra qualquer coisa, exalando coisas positivas, tem que ter atitude. 2015 é um ano de gratidão!



CHIC+AUTOMテ天EIS

Uma verdadeira mテ。quina de alto luxo Lincoln MKZ 2017 chega ao mercado


A Lincoln, divisão de carros de luxo da Ford, lançou o MKZ 2017, sedã que inaugura a nova assinatura visual da marca e introduz vários aprimoramentos de tecnologia e requinte, incluindo motor duplo turbo de mais de 400 cv. Com início de vendas no mercado norte-americano marcado para meados de 2016, o modelo traduz a proposta definida como “luxo tranquilo”.


CHIC+AUTOMÓVEIS

A grade dianteira, em vez do formato tradicional de dupla asa, é o principal elemento diferenciador da nova linguagem de design da marca, como antecipado pelo Lincoln Continental Concept. Os faróis de LED são outro destaque. Internamente, os designers dedicaram atenção especial aos novos comandos de ventilação e áudio, botão de troca de marchas e console central flutuante. Apliques de fibra de carbono e bancos com função de massagem são outros itens de refinamento. Feito para aqueles que buscam algo diferente no mercado de luxo, o novo sedã terá a opção de três pacotes de acabamento interno “Lincoln Black Label”, com consultoria pessoal de design a domicílio, teto panorâmico de vidro retrátil e sistema de áudio Revel, com qualidade de concerto. Oferece também controle de cruzeiro adaptativo, estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, assistente de pré-colisão com detecção de pedestre e sistema de cancelamento ativo de ruído para uma cabine muito mais silenciosa.

112

MOTOR V6

O modelo introduz um novo motor, o exclusivo V6 3.0 GTDI com duplo turbo, de 405 cavalos, e sistema de tração integral inteligente. Além de direção elétrica e controle ativo da suspensão, conta com controle vetorial de torque que aumenta a agilidade nas curvas, e o Lincoln Drive Control, que permite a seleção de três modos de direção: Comfort, Normal e Sport. Rodas de 19 polegadas, grade e pinças de freio com pintura especial contribuem para realçar a sua força. As outras opções de motores são o 2.0 GTDI de quatro cilindros, com 248 cavalos e tração dianteira, e a versão híbrida. “Nossos clientes procuram três atributos principais em um sedã de luxo: tecnologias que facilitem sua experiência diária, um projeto bonito com atenção aos detalhes e potência impressionante para o prazer de dirigir”, diz Kumar Galhotra, presidente da Lincoln.



CHIC+SOCIAL

2016 eu prometo...

Em Chegamos ao fim do ano, e mais especificamente, o mês oficial de desejar, sonhar, fazer novas promessas. Sabe aquele bloquinho que você anotou alguns planos para 2015? Bom, é hora de resgatá-lo! Para o novo ciclo que já está batendo à nossa porta, que tal concretizar de vez tudo aquilo que você acabou deixando de lado? Principalmente quando o assunto for cuidar de si mesma. As velhas dívidas de todo ano, como emagrecer, cuidar da pele e juntar dinheiro

por Patrícia Holanda

podem parecer difíceis quando estipulamos um prazo de um ano. Mas, a verdade é que você terá mais 356 dias, até que a Terra complete sua volta ao Sol. São 365 novas chances! Tenho certeza que é tempo suficiente para dar “CHECK” em todas as promessas. E, claro, nós dare-

114

mos um “empurrãozinho” com algumas dicas super bacanas para tornar o caminho muito mais fácil. Então, bloquinho e caneta na mão:


Há quem acredite que, para conseguir perder peso, é preciso passar o dia inteiro se dedicando aos aparelhos da academia. Não é bem assim, ok? Claramente, os exercícios físicos são uma grande parcela para ficar de bem com a balança. Mas você não precisa gastar todo o seu tempo com isso. Caminhar por 30 minutos na praça em frente à sua residência, correr no calçadão ou à beira mar, pedalar, jogar uma partida de vôlei na praia, tudo isso pode fazer parte da sua rotina, sem deixar que a atividade física se torne sacal. Aposte, também, na boa alimentação. Evite gorduras saturadas (como carnes gordas, queijos amarelos), trans (fastfoods, salgadinhos, margarinas) e carboidratos (pão francês, biscoito, macarrão, bolo). Opte por alimentos fibrosos (como arroz integral, e sementes, em geral), oleaginosos (peixes, amêndoas, castanhas) e ricos em proteínas (carnes magras, ovos, queijos brancos). Para emagrecer, não basta querer. Mas, para mudar de hábitos é você quem bate o martelo!

1.

Adeus, pneuzinhos...

É quase impossível existir alguém que não queira perder uns quilinhos. Principalmente se tratando de nós, mulheres, que a simples ideia de subir na balança já incomoda! Muitas pessoas dizem que basta força de vontade. Eu, particularmente, discordo dessa ideia. Nesse caso, não basta querer para ter a garantia de conseguir. Perder peso vai muito além de, simplesmente, fechar a boca. Muitas vezes o problema é com o seu próprio organismo. Porém, o maior erro que podemos cometer é tentar tomar decisões sobre a nossa saúde sozinhos. Por esse motivo, o acompanhamento de um nutricionista é extremamente importante. Ele irá traçar metas, receitar dieta e esclarecer até onde o seu corpo pode ir.

2.

Água é fonte de saúde!

É meio bizarro lembrarmo-nos de tantas coisas durante o dia e esquecer um pequeno detalhe, porém, de suma importância para o equilíbrio de todo o resto: beber água. Sei que muita gente sofre com a falta desse hábito e quando resolve correr atrás do prejuízo, muitas vezes, já é porque está sentindo as conseqüências. A falta de água no organismo pode causar, além da desidratação, mau funcionamento do intestino e do sistema urinário, ressecamento da pele e cabelos, metabolismo desacelerado tornando o seu corpo muito mais lento, mau humor, fadiga, envelhecimento precoce, dores no corpo, e muito mais. A dica para conseguir manter esse juramento é deixar sempre ao seu lado, seja no escritório ou na cabeceira da cama, uma garrafinha com água. Em média, devemos ingerir 2 litros por dia.

115


4.

3.

Dormir de make, nunca mais.

Hora de apertar o freio!

Nesse ritmo desenfreado em que vivemos, pouco dá para perceber os inúmeros sinais que o corpo dá. Mas, para a nossa saúde física e mental, chega aquele momento que é preciso desacelerar. A correria do trabalho, o trânsito que piora a cada dia, as decisões de casa... tudo isso cansa a nossa beleza, literalmente! O estresse prejudica a renovação celular, provoca perda da elasticidade cutânea, causa olheiras e forma rugas. Nossa!! A dica para fugir disso é bem simples e você pode fazer sempre que precisar manter a calma. O primeiro passo é respirar fundo e pausadamente. Dê um tempo entre um compromisso e outro, beba um pouco de água e tente afastar (pelo menos por alguns instantes) os problemas da mente. Para ajudar, aromatize a sua casa ou ambiente de trabalho com óleos essenciais que acalmam como sândalo, olíbano e lavanda. Outra alternativa é tomar alguns chás, que são calmantes naturais, nos sabores: maçã com camomila, laranja com hortelã, e maracujá com pêssego e mel. Se você puder dispor de mais tempo, adote a prática da meditação. A ciência já comprovou inúmeros benefícios que ela pode trazer para a saúde tanto do corpo físico, como da nossa mente e emoções.

5.

Depois daquela balada animadíssima, ao chegar em casa, não há nada que você deseje e mereça mais do que a sua cama, não é mesmo? Entretanto, esse hábito pode ser muito prejudicial à beleza e à saúde. A própria maquiagem que usamos durante o dia inteiro pode entupir os poros e armazenar resíduos na sua pele, como poeira, fuligem, suor e bactérias que podem causar acnes, cravos e outras inflamações, além de deixá-la com aspecto quebradiço, já que, durante o sono, o organismo intensifica a absorção de nutrientes, inclusive na pele. Se os poros estiverem obstruídos, o tecido não consegue respirar e, portanto, não se renova e se nutre corretamente, envelhecendo muito mais rápido. Outro malefício é deixar a pele mais oleosa ou causar alergias, principalmente na região dos olhos. Para se condicionar ao hábito de remover a make ao final do dia cansativo ou da balada, a dica é sempre deixar o removedor de maquiagem e o algodão à vista para quando chegar em casa. Outra carta na manga é sempre ter em mãos os lenços demaquilantes, que são extremamente práticos e fáceis de usar.

A pele também precisa de cuidados. Vários são os fatores utilizados como desculpas para fugir dos cuidados com a pele, entre eles estão: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de conhecimento e até preguiça. Mas, já que estamos num período de promessas, que tal prometer que irá dar mais atenção à sua pele? Para quem é refém de todos esses impecilhos, tenho uma boa dica de máscara caseira para cuidar da pele. Anota aí: Passo 1: Lave o rosto usando um sabonete neutro e seque bem com uma toalha. Passo 2: Misture 1 gema de ovo, 1 colher de mel, ½ colher de farinha de trigo, ½ copo de iogurte natural. Passo 3: Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Passo 4: Molhe um pedaço de algodão na mistura e vá passando devagar no rosto, até que fique todo coberto. Não aplique a mistura nos olhos e os lábios. Passo 5: Deixe agir por 20 minutos e depois retire a máscara lavando o rosto com água. Ainda com esses, é importante frequentar o dermatologista e fazer, pelo menos, uma limpeza de pele ao ano, se esquecer do uso do protetor solar.

116


7.

Como parar de roer as unhas?

6.

Oh, cabelo, cabelo meu...

O nosso cabelo é, praticamente, a moldura do resto do corpo. E, para manter esse equilíbrio, é preciso cuidá-lo. Confira algumas dicas: Tudo começa no chuveiro: Escove os fios antes de lavá-los para ativar a circulação; Evite a água quente, que remove a camada protetora do cabelo; Finalize a lavagem dos fios com um jato de água fria para dar brilho. Hidrate sempre: Distribua o creme de hidratação só pelo comprimento, sem encostar na raiz; Adote hábitos simples que dão resultado; Fuja de pentes finos. Eles quebram a fibra capilar; Não durma com o cabelo molhado nem use elásticos desencapados para não enfraquecer os fio; Quem tem fios longos que amanhecem embaraçados pode dormir de trança. Pela manhã, eles estarão com ondas lindíssimas. Crie looks diferentes todos os dias: Para cachos incríveis, passe mousse no cabelo molhado e seque-o amassando com as mãos; Se a intenção é ganhar volume, aplique spray na raiz e seque o cabelo levantando os fios com os dedos. Não penteie depois. Faixas e lenços quebram o galho quando os fios estão difíceis de ajeitar. Raiz branca aparecendo? Disfarce aplicando máscara para cílios da mesma cor dos fios. Xampu antirresíduo é ótimo antes da hidratação: ele permite a penetração dos ativos hidratantes; Cabelo ressecado deve ser lavado com xampu de pH mais ácido (entre 4,5 e 5,5) ou com um xampu neutro; Quer ganhar mais volume? Adote um xampu com pH alto, que “incha” o fio.

Além de anti higiênico, é extremamente deselegante ficar o tempo todo com as mãos na boca. O resultado é a sua saúde comprometida e, claro, nada de beleza, já que o que se espera é apenas unhas tortas e encravadas. E digamos que, quem possui essa compulsão ainda tenta camuflar o mal hábito indo à manicure. Um erro fatal: o esmalte vai enaltecer ainda mais os defeitos. Normalmente, a mania de roer as unhas está ligado à ansiedade. Por isso, vale a pena ir a um médico para fazer uma avaliação. Outra pedida é manter as unhas sempre bem curtinhas. Isso evita que você queira roer, como também de passar por aquela constrangedora situação de possuir vários tamanhos de unhas diferentes na mão. Para manter as garras afiadas, mais uma dica valiosíssima é apostar naqueles esmaltes ou bases que, se colocados na boca, causa efeito de gosto amargo. Garanto que você irá largar o “vício” rapidinho.

8.

Um trato no closet.

Só de imaginar, já me dá certo pânico. Confesso que, realmente, não consigo manter meu closet arrumadinho como deveria. Deve ser porque as roupas ganham vida própria e escolhem o melhor lugar para ficar! Brincadeiras à parte, como esse tipo de organização ainda não é o meu forte, vou prometer mais essa, junto com vocês! Uma tarefa mega difícil é desapegar daquele vestido que a gente tanto ama, mas já faz dois anos que não há oportunidade de usá-lo. Esse não servirá nunca mais! Faça o mesmo com outras peças. Utilize as gavetas para guardar peças pequenas, como roupa íntima e meias. Já as prateleiras são ideais para guardar peças de malha, moletons, bolsas. De preferência, separadas por cor e tipo de uso. O cabideiro deve ser usado para pendurar camisa, calça , casaco, saia, vestido e blazer. Os ganchos dos cabides devem estar virados para dentro do closet para facilitar a visualização e retirada das peças. Vale lembrar que não se pode ter pressa nesse momento. Coloque uma música que agrade e se jogue na organização!

117


9.

Que tal um “pezinho de meia”?! Prometer que vai juntar dinheiro é ainda mais fácil que gastar. Quando você percebe, opa, já se endividou de promessas! Mas, com certeza, é algo que deve ser levado muito a sério. Afinal, nunca se sabe quando precisará de uma grana extra. Para não errar nas contas e conseguir, finalmente, alcançar essa promessa sem apertar o orçamento, existem alguns métodos que você pode seguir. Aqui, mostrarei um desafio que vale a pena tentar. Vamos lá... O “Desafio - 52 semanas para poupar dinheiro”, propõe você a poupar R$ 1 a mais por semana. Ou seja, na primeira semana do desafio se poupa R$ 1. Na segunda, R$ 2, e assim sucessivamente até chegar a 52 semanas. No final das contas, sua poupança será agraciada por R$ 1.378, no fim do ano. Se você começar com R$ 2 e aumentar de R$ 2 em R$ 2 por semana, no final, terá R$ 2.756. Se for de R$ 3 em R$ 3, a bolada em dezembro cresce para R$ 4.134. Usando R$ 4 como referência, o montante atinge R$ 5.512. Agora, quem estiver bem de grana e conseguir aumentar em R$ 5 toda semana, terá no final de 2016, R$ 6.890. O que acha de, no final do ano que vem, chegar a quase R$ 7 mil em dezembro?

10.

Investimento pessoal: viagem a vista!

Cada pessoa acredita na sua forma de melhor investir o dinheiro. Uns compram casas, outros preferem o carro do ano, investem até na bolsa de valores. Mas, há quem irá concordar comigo que viajar é fazer um grande investimento pessoal. Estar em outros Estados, países, conhecer novos costumes, outras culturas, é sim muito importante. E como nem todo mundo tem a insana ideia de comprar passagens da noite pro dia, o mais indicado é planejar cada passo. A primeira parte do planejamento de uma viagem é saber, além do destino escolhido, o período do passeio. Se é verão, inverno, baixa ou alta estação. Dito isso, vamos aos pacotes. Muitas empresas oferecem passagens aéreas, hospedagens, traslados, passeios. Essa opção só compensará se você ainda não conhecer o seu local de destino. Mas, ainda assim, vale esperar uma promoção. Agora, se a turma de amigos for aventureira o suficiente, vocês irão preferir chegar à nova cidade e descobrir por si sós até onde aquela linha de ônibus irá levá-los. Se os pacotes estiverem exorbitantemente caros, busquem hospedagens e passagem separadamente, sempre atento às promoções relâmpago. Dá pra conseguir bons descontos. Quanto à escolha de onde ficar e o que fazer na cidade, muitos sites de turismo já possuem indicações, programações naquela cidade, além dos comentários das pessoas que já foram lá e deixaram sua opinião sobre o local. Eu sempre uso essa dica e, realmente, dá certo.

118



CHIC+COLUNA

Costume saudável por Joana Ramalho

1.

Tente manter a rotina de exercícios

POR UM NATAL MAIS SAUDÁVEL E, finalmente chegou a época mais temida do ano para os adeptos de costumes saudáveis: o Natal. Já em novembro começamos a sentir sinais do que irá por vir. As prateleiras dos supermercados já estão cheias de panetonnes (tentação!), os grupos do WhatsApp começam a tentar encaixar datas de confraternizações e, quando percebemos, a nossa bendita rotina alimentar não faz mais parte do nosso dia a dia. Sendo assim, já decidi qual será o meu pedido ao Papai Noel: um Natal mais saudável. Mas, enquanto o bom velhinho não chega, vou fazendo a minha parte. Afinal, eu nunca gostei de depender de outras pessoas para alcançar meus objetivos. Seguem algumas dicas que uso para me manter saudável nesse período tão intenso do ano. E antes que eu me esqueça: ser saudável é diferente de ser magro! Com essa perspectiva podemos começar a conversar.

2.

Não se prive de comer o que você gosta, mas coma com moderação

Eu sei que parece impossível, mas tente continuar se exercitando. Uma caminhada leve por 30 minutos, passear de bicicleta ou ir fazer esteira na academia do condomínio irá ajudá-lo a manter o nível de estresse controlado e, principalmente, irá ajud a controlar a ansiedade.

Não é um dia fora da dieta que vai fazer você engordar. Tão ruim quanto aquelas pessoas que se descontrolam e colocam por água a baixo todo o trabalho conquistado no ano são aquelas pessoas que se privam e ficam infelizes em um período que deveria ser de comemorações por nossas conquistas. Agora, lembre-se, toda ação existe uma reação. Então, coma (e beba) com moderação!

3.

Tente fazer escolhas mais saudáveis

Se não dá pra ser perfeito, que ao menos seja melhor. Essa é a frase que eu estou memorizando para falar pro meu nutricionista na minha primeira consulta do ano. Como isso em mente quero compartilhar uma receita de uma rabanada tostada (não frita) que será a minha escolha nesse Natal!

RABANADA TOSTADA Ingredientes **2 baguetes integrais dormidas de 
um dia para o outro 
 **50 ml de leite de castanha 
 **50 ml de leite de coco light
 **Açúcar de coco ou adoçante a gosto para adoçar o leite 
 **1 ovo 
 **1 colher (sopa) de açúcar de coco
 **1 colher (café) de canela em pó

120

Modo de preparo Corte as baguetes em fatias de um pouco mais de 1 dedo de grossura. Misture o leite de castanha, o leite de coco e adoce a gosto. Reserve. Bata o ovo até que fique uniforme. Reserve. Faça a mistura do açúcar de coco e canela para polvilhar. Reserve. Mergulhe os pães no leite adoçado por alguns segundos, até que absorvam o líquido, mas não fiquem encharcados. Deixe os pães molhados descansarem por cerca de 20 minutos até ficarem bem macios. Mergulhe os pães no ovo batido e leve para uma frigideira antiaderente para tostar. Depois de tostar dos dois lados, mergulhe o pão na mistura de açúcar e canela e sirva ainda quentinho!



Fotos: João Pedro

CHIC+SOCIAL

Henrique Brito (diretor comercial da Sanauto), Edson e Itala Ventura, César Watanabe (diretor de vendasda região Norte da General Motors) e Gustavo Sulzer (gerente regional de operações da GMB)

A Sanauto é A A Sanauto, que está perto de completar 50 anos no mercado de automóveis de Fortaleza, recebeu a sua 1ª premiação Concessionária Classe A Chevrolet, que aconteceu na sede da empresa, na Avenida Barão de Studart. A premiação foi entregue pelo diretor de vendas da região norte da General Motors, César Watanabe, ao casal Edson e Ítala Ventura, que dirigem, juntamente com os filhos, a empresa. A Sanauto, que agora tem como diretor, o baiano Henrique Brito, e que foi o grande responsável pela conquista do prêmio, estava em noite de muitas felicidades por ter conseguido o certificado, já que apenas 50 das 600 concessionárias conseguiram, em 2015, tal premiação. O certificado só é concedido pela General Motors se a empresa conseguir nota máxima no market share, na venda e no pós-venda, relação com os clientes, lucratividade e rentabilidade.

122


FamĂ­lia Ventura

Henrique Brito e Gustavo Sulzer

Bel Air, 1957

Equipe Sanauto trabalhou para conseguir o certificado Classe A

123


TAR VOCÊ DEVE SE PERGUN DE IA C N Ê G A A M U E U Q R O P UNCIA N A L A IT IG D G IN T E K R A M SA. S E R P IM A T IS V E R A M U EM É SIMPLES: ESTÃO OS NÓS VAMOS ONDE S. MELHORES CLIENTE Produção de conteúdo Atuação estratégica e criativa

Monitoramento em mídia social Marketing Político Digital

124


Desenvolvimento de açþes promocionais e de relacionamento Atendimento 2.0

reimaginecomunicacao.com.br / 85 3246-2297

reimaginecom


CHIC+TOP10

Os 10 perfumes mais desejados do mundo O olfato é um dos sentidos mais especiais do nosso corpo. A capacidade que temos de associar um cheiro a uma lembrança me faz crer que as indústrias de perfumes criam fragrâncias que estimulam esse nosso poder. Muitas mulheres escolhem perfumes específicos para usarem e não variam nunca, de forma que se tornam sua marca pessoal. por Carol Mello Fiz uma seleção do TOP 10 perfumes mais cobiçados do mundo. Cada um com seu encanto, que vai das maravilhosas formas e design das embalagens até seu aroma especial. Confira a lista que preparei e descubra qual deles é mais compatível com sua personalidade.

ANNICK GOUTAL PERFUME EAU D’HADRIEN Esse perfume, de preço 1.500 dólares, é criação exclusiva italiana e que impressiona pela composição. A característica é de fragrância cítrica e fresca de origem da Sicília, com grapefruits amadurecidos pelo sol italiano. A mistura cria um cheiro especial e requintado.

DREAM DE RACHEL ELBAZ PERFUME O preço do perfume especial é 2.446 dólares, produzido no sul da França, região famosa pelas fragrâncias únicas. Trata-se da oitava posição dentre os 10 perfumes mais caros pelo mundo, e o vidro é incrustado por cristais Swarovski, contendo letras douradas silk-lined no formato relevo.

126


CHANEL Nº 5 Chanel Nº 5 é uma marca de perfume, constituindo-se no mais importante e conhecido perfume da Chanel S.A., líder de vendas em todo o mundo. A atriz estadunidense Marilyn Monroe eternizou o seu uso ao declarar que dormia despida, com apenas duas gotas do perfume.

SISLEY PERFUME FEMININO EAU DU SOIR

Luxuoso, complexo e intenso, Sisley Eau du Soir é um perfume feminino que chama por mulheres de classe, charmosas e sedutoras, para revelar ao máximo sua feminilidade e sofisticação. Fresco e adocicado, o perfume Eau du Soir da Sisley é uma celebração do encanto e da mulher. Sua elegância e atemporalidade fazem dessa fragrância excepcional uma verdadeira homenagem ao feminino eterno.

EUA DE CARTIER GOUTTE DE ROSE Eau de Cartier Goutte de Rose by Cartier é uma fragrância floral feminina inspirada nas rosas. Suas notas olfativas trazem a sensualidade e o frescor das rosas recém-colhidas. Goutte de Rose é uma fragrância amadeirada leve com um toque de âmbar e que se traduz em uma “gota de rosa”. Fiel ao seu nome, a fragrância tem acordes verdes e frescos entre suas notas de cabeça.

LAUREN PERFUME NOTORIOUS

Ralph Lauren é consagrado pela marca de roupa, porém não há restrição apenas ao vestuário, pelos perfumes muito populares. O preço do vidro que é produzido banhado a ouro é de incríveis 3.540 dólares, entre suas notas de cabeça.

127


CHIC+TOP10

COCO MADEMOISELLE – CHANEL

MISS DIOR EAU DE PARFUM - DIOR

O perfume foi criado há dez anos, com ideia de atrair os jovens. A fragrância tem inspiração no Chanel N° 5 e também Coco, com inclusão das notas de frutas, como da laranja, com ar moderno. O formato do frasco é parecido com o Chanel N° 5 e na coloração rosa.

O perfume foi inspirado em todo o universo feminino. Tem notas de mandarina da Sicília, laranja-de-sangue e bergamota. Sua fragrância fresca e cítrica transmite toques de frutas vermelhas, jasmim do Egito e patchouli. Não tem nada melhor pra definir a fragrância Miss Eau de Parfum, da Dior.

TRÉSOR – LANCÔME

Esse maravilhoso perfume, dentre os mais vendidos no mundo, tem a mesma filosofia de Angel, ou seja, escapar das fragrâncias frescas, mas insistir com a essência marcante. Trésor surgiu em 1990 para ter destaque na Lancôme, e o sucesso foi gigantesco, com notas de âmbar, almíscar e sândalo. Outras marcas tiveram inspiração nesse item para produzir loções e ainda shampoos.

10º

LIGHT BLUE – DOLCE & GABBANA

O perfume foi desenvolvido em 2001, pelos italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana com muito sucesso. A combinação é de notas de diferentes famílias olfativas, como amadeirada, frutal e também floral. O aroma percebido é delicado, com toques de jasmim, bambu e também maçã verde.

128


S O T N O C DES S E D N I R EB IS ESPECIA

/anperfumes @anperfumes anperfumes www.anperfumes.com.br 129


CHIC+TURISMO

Descubra os melhores réveil ons do mundo Superstições dizem que passar o réveillon em um lugar distante traz boas energias, novas oportunidades e sorte para o novo ano. Em tempo de crise, o ideal é planejar essa viagem com antecedência visto que é um período de vôos com tarifas cheias e hotéis mais caros que o habitual. Destinos como Nova York, Istambul, Singapura e Rio de Janeiro recebem milhões de turistas para esse momento. O “Todas a Bordo” preparou para a Revista Chic uma lista das principais festas de réveillon do mundo. Aproveitem as dicas para esse ano ou próximo. O importante é inspirar-se e planejar-se!

NOVA YORK

Todo ano, a Times Square concentra uma incrível programação de shows com famosos. As atrações são gratuitas e é emocionante juntar-se a milhares de pessoas que cantam “New York, New York” à meia-noite. O ponto fraco desse destino é o clima frio e de muito vento que da sensação cortante na pele. Fiquem atentos às recomendações de segurança e à proibição do consumo de álcool.

130

por Carol Mello


LONDRES O Rio Tâmisa é o palco para admirar um grande espetáculo pirotécnico. Em média 100.000 bilhetes são disponíveis por € 20,00, em média. Os mais animados, chegam de dia para assistir desfiles acrobáticos, danças e outras atrações.

RIO DE JANEIRO Pés descalços na areia, flores brancas no mar, amigos pulando ondas juntos, músicas de vários estilos, pessoas cantando e outras rezando... Resume o maravilhoso réveillon do Rio de Janeiro.

BANGKOK Apesar de comemorar o novo ano entre 13 e 15 de abril, Bangkok prepara um lindo evento para os turistas que seguem o calendário ocidental. A contagem regressiva é feita por artistas asiáticos e os shows de fogos dão brilho ao céu.

.

SINGAPURA O réveillon é celebrado no porto “Marina Bay Singapore Countdown”. A grande diversão é que as pessoas enviam seus desejos a partir de novembro em 30 pontos da cidade ou pela internet, os pedidos são colocados dentro de 20.000 bolas brancas que iluminam a cidade como luzes flutuantes.

DUBAI A cidade “megalomaníaca” entra em cena com o maior show de luzes do mundo. O edifício mais alto do mundo, Burj Khalifa, garante um visual impressionante e inesquecível. O Dubai Shopping Festival começa no ano novo e dura por todo o mês de janeiro

131


CHIC+GASTRONOMIA

Mais que um simples jantar. Um investimento gastronômico A cada ano, as pessoas gastam mais de US $ 1 trilhão em restaurantes. Comer fora é muito mais do que apenas a ingestão de alimentos. Degustadores de plantão estão sempre atentos e a procura do sabor perfeito. Esse fato vem ajudando a puxar o valor dos alimentos para as alturas. Uma refeição em um dos seis restaurantes mais caros do mundo varia de 250 a 1500 euros. É claro que o valor da bebida não está incluso. Se você estiver com sede pode contar 200 euros a mais para um bom vinho. Veja o que os restaurantes mais sofisticados do mundo têm a oferecer.

por Wilgen Arone, Alemanha

SUBLIMOTION, EM IBIZA O restaurante mais caro do mundo está localizado no hotel Hard Rock Hotel, em Ibiza. Por 1500 euros, por pessoa, é possível desfrutar da “experiência emocional”, na qual 20 pratos diferentes são servidos. O Restaurante deixa claro, no seu site, que não só as papilas gustativas serão estimuladas. Obviamente, isso é curioso! Mesas e paredes, em projeção digital, permitem projetar uma toalha limpa e em um piscar de olhos. Paco Roncero, um dos chefes mais inovadores atualmente, premiado, celebrado e respeitado por suas criações no campo da gastronomia molecular, está por trás do nome Sublimotion. www.sublimotionibiza.com/es/ Endereço: (Hard Rock Hotel) Platja d en Bossa, S/N, Ibiza. Tel: +34. 618.89.13.58

THE KRUG ROOM, EM HONG KONG O restaurante The Krug Room, em Hong-kong é, sem dúvida, uma das possibilidades mais caras do mundo quando o assunto é comida. O pequeno restaurante gourmet tem espaço somente para 12 pessoas e só abre suas portas mediante solicitação. Os hóspedes são mimados com pratos inovadores da ”cozinha molecular” e com muito champanhe Krug. Um cardápio não existe, cada um, dos pelo menos 14 pratos, é parte de uma composição de culinária. O Menu, por pessoa, sai entre 450 e 500 euros. www.mandarinoriental.com/hongkong Endereço: 5 Connaught Road Central, Hong Kong. Tel.:+852 2825 4014

132


MASA, EM NOVA IORQUE O restaurante Masa oferece o que tem de melhor quando o assunto é sushi. Quem quiser conhecer o local precisa reservar com, pelo menos, um mês de antecedência. O chefe Masa Takayama não quer apenas servir boa comida aos seus convidados, mas também passar um pouco da filosofia japonesa. Por esse motivo, cada um dos 26 clientes, que podem ser acomodados, é recebido pessoalmente pelo chefe. Janela, decoração, música e cores não têm nada a perder no restaurante. Quem for lá, tem que se concentrar na sua comida. Além dos ingredientes usados, que chegam diariamente do Japão para Nova Iorque, a técnica de preparo é dominada por poucos chefs do mundo. O jantar sai por 400 euros.

ALAIN DUCASSE AU PLAZA ATHÉNÉE, EM PARIS Cada gourmet que tem a oportunidade de jantar no Alain Ducasse au Plaza Athénée tem o prazer de alcançar o ápice da cozinha de luxo. Melhor do que isso não existe. Todos os anos, o restaurante e o chefe Alain Ducasse, renomados com três estrelas, alcançam o número máximo de 100 pontos atribuídos. Suas criações revelam o sabor da natureza. Cada adulto desembolsa 400 euros e criança 120 euros. www.alain-ducasse.com Endereço: 84 Avenue Victor Cresson 92130 Issy-les-Moulineaux, França

www.masanyc.com Endereço: 10 Columbus Cir, 10019 New York City. Tel.: +1 212-823-9800

SOLO PER DUE, EM VACONE

NOMA, EM KOPENHAGEN

O restaurante Solo Per Due, localizado na aldeia com apenas 250 habitantes, em Vacone, na Itália, não só é um dos mais caros do mundo, mas também o menor. Com espaço suficiente para apenas duas pessoas, mais íntimo e exclusivo que isso não existe. Especializado na cozinha regional fresca, o restaurante é o preferido dos apaixonados que querem passar uma noite inesquecível. O jantar romântico à luz de velas e música tem valor inicial de 300 euros por pessoa.

Embora o restaurante Noma tenha apenas duas estrelas Michelin, ele foi eleito três vezes seguidas pela revista britânica “Restaurant Magazine” como o melhor restaurante do mundo. O sabor da cozinha do chefe René Redzepi é marcante e vanguardista. Os pratos são criados com ingredientes tradicionais escandinavos, quase esquecidos. Quem quiser conhecer o local tem que reservar com meses de antecedência. Um menu custa, pelo menos, 250 euros por pessoa.

www.soloperdue.com/rest.htm

www.noma.dk

Endereço: Via Villa di Orazio, 02040 Vacone Rieti.

Endereço: Strandgade 93, 1401 Kobenhagen.

Tel.: +39 0746 676873

Tel.: +45 32 96 32 97

133


CHIC+TOP10

Os 10 melhores Chocolates do mundo que valem uma viagem Se você é um daqueles chocólatras que sonha com o cheiro do chocolate que viu na propaganda de uma revista e começa uma verdadeira jornada para conseguir encontrá-lo para comer, prepare-se para um verdadeiro caça ao tesouro. Essa matéria vai te apresentar as marcas de chocolates que valem enfrentar horas de viagem para saborear cada pedacinho. por Carol Mello

1.

2.

Com recheios exóticos como rosas, bacon, sal-gema e até carne-seca, os chocolates da norte-americana Vosges proporcionam uma verdadeira experiência ao paladar. A loja da doceira, que fica em Chicago, Katrina Markoff não economiza nos temperos e nos sabores marcantes que já renderam muitos prêmios.

Chefs renomados e conhecidos pela grande quantidades de prêmios, como o catalão Ferran Adrià, por exemplo, garantem que os chocolates da italiana Amedei, da Toscana, sejam um dos melhores de todo o planeta. O segredo está nos ingredientes – toda a produção é orgânica e vinda das melhores plantações do mundo.

3.

O slogan da Royce é claro e direto: “Nem todas as delícias do Japão vêm do mar”. Chocolates delicados com chá verde e amêndoas são alguns dos produtos da fábrica, localizada em Hokkaido, a ilha mais ao norte no arquipélago japonês.

134

4.

Paris abriga uma das principais casas de chocolate do mundo. Parada obrigatória para quem não resiste a um chocolate que respeita a tradição. As trufas são de uma perfeição sobrenatural. E para quem gosta de chocolate maciço recomendo os incríveis “lápis de cor” que é sucesso nessa casa comanda pelo chef Patrick Roger.


5.

Os belgas levam o chocolate muito a sério – o país tem a maior concentração de fábricas do doce de todo o planeta. E na capital, Bruxelas, a competição pela chocolateria mais original é dura. A centenária Maison Wittamer, fornecedora oficial da família real belga, chama a atenção por seus designs elaborados e por itens chamativos – como o chocolate vendido no Ano Novo com um gafanhoto dourado no topo.

7.

Suíça? Bélgica? Não. O segredo mais bem guardado do mundo dos chocolates europeus está em Amsterdã, na Holanda - mais precisamente na Puccini Bomboni. Os doces são feitos no local com uma combinação de recheios imbatíveis, como damasco com marzipã ou tamarindo. Os donos têm duas lojas na cidade e nenhum plano de vender pela internet ou abrir filiais em outros países.

10.

6.

O cenário da loja argentina Mamuschka vale por si só a visita: trazer chocolates da colorida doceria de Bariloche é quase obrigação para quem viaja para a badalada estação de esqui. As tradicionais latas vermelhas decoradas com bonecas russas escondem bombons com recheios como tiramisù, licores variados e, claro, doce de leite.

8.

Pergunte a um peruano qual sua marca de chocolate preferida e, provavelmente, você ouvirá o nome La Ibérica. A empresa foi fundada em 1909 e é uma das marcas mais conhecidas no país. A visita à fábrica, em Arequipa (a 766 quilômetros da capital, Lima), a segunda maior cidade do país, é um passeio divertido para quem pretende explorar melhor nosso vizinho andino.

Uma instituição de San Francisco (EUA), os chocolates Ghirardelli são fabricados desde 1852. A fábrica foi fundada por um imigrante italiano que se estabeleceu na cidade para explorar ouro, mas que descobriu o potencial do chocolate como produto fino em uma viagem à América do Sul. Os Squares, chocolates de bolso com os principais sabores da marca, são uma das compras obrigatórias para quem visita a cidade.

135

9.

Uma das primeiras fábricas de chocolate a investir em ingredientes orgânicos e sustentáveis, a inglesa Green andBlack’s, faz a alegria dos chocólatras britânicos desde 1991. O sucesso dos chocolates se expandiu para uma linha de sorvetes e outra de chocolate em pó para bebidas, mas nada supera as barras recheadas com pimenta, gengibre ou caramelo.


CHIC+AUTOMテ天EIS


Luxo, criatividade e design Range Rover Evoque conversível é a mais pura sofisticação

Com o design como seu principal apelo, o Range Rover Evoque conversível traz capacidade suprema para percorrer todos os tipos de terreno, espaço para transportar confortavelmente quatro adultos e suas bagagens. O modelo traz bastante sofisticação para os motoristas de todas as partes do mundo. Para o diretor de design da Land Rover, Gerry McGovern, “o Range Rover Evoque conversível é um verdadeiro símbolo de refinamento, luxo e criatividade em design. As proporções elegantes de um Evoque nos levou a criar uma versão conversível do modelo. Ter o resultado final deste trabalho revelado dentro da Faculdade de Design Central Saint Martins, uma das mais renomadas do gênero no mundo, se encaixa perfeitamente com a proposta do veículo”.

turas artísticas feitas em arame, as mesmas que nortearam o lançamento da mais nova versão do veículo agora em 2015. Seis diferentes esculturas de arame que remetem ao Evoque conversível ficaram expostas em endereços badalados de Londres durante todo o mês de outubro e hoje estão juntas como parte do cenário de lançamento do carro. A apresentação do Evoque conversível marca o início de uma nova parceria entre a Land Rover e o BORN Summit Creativity, uma exclusiva crowdfunding ligada na mobilização de talentos criativos ao redor do mundo. A parceria reforça o compromisso da marca em fomentar e estimular os futuros talentos.

Desde o seu primeiro lançamento em 2010, o Evoque mudou completamente o design e o estilo do segmento de SUVs. Mais vendido Land Rover em todo o mundo, o modelo já teve até o momento cerca de 500 mil unidades comercializadas em mais de 170 países. Com alta tecnologia e equipado com motores extremamente eficientes movidos a diesel ou a gasolina, o modelo revolucionou seu segmento.

O modelo está confirmado para ser comercializado no mercado brasileiro em 2016

Design é uma característica que está no DNA do Evoque. Sua silhueta foi apresentada pela primeira vez ao mundo, em 2010, por meio de escul-

137


CHIC+AUTOMÓVEIS

Um novo motor

A3 Sedan 1.4 TFSI Flex muito mais incrementado A adoção de novos motores e um significativo aumento no desempenho marcam o lançamento do A3 Sedan nacional. As versões Attraction e Ambiente passam a contar com o motor 1.4 Turbo FSI Flex produzido no Brasil, com injeção direta de combustível, 150 cv de potência e 250 Nm de torque. A topo de linha Ambition, equipada com motor 2.0 TFSI, completará a linha posteriormente. Com ganho de 28 cv em relação ao anteriormente importado, o motor turbo flex de 1,4L com injeção direta de combustível na câmara de combustão tem seu desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, que oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas aletas (shift paddles), posicionadas atrás do volante. Com o novo motor bicombustível, o modelo continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade. A versão de entrada, a Attraction, traz de série câmbio automático, ar condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas

de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura. A versão intermediária, Ambiente, soma aos itens de série do modelo Attraction os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional. O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. O A3 Sedan também oferece ótimos resultados em termos de segurança passiva. Em uma colisão dianteira, a travessa frontal distribui as forças para os dois membros laterais, que passam por uma deformação programada para dissipá-las. Em caso de impacto lateral, os componentes de aço moldado a quente nas soleiras e colunas B proporcionam excelente proteção aos ocupantes. Já em uma colisão traseira, os elementos transversais do para-choque transferem a tensão para os grandes membros longitudinais. Com a calibração adotada, o 1.4 Turbo FSI Flex que equipa o A3 Sedan passou a oferecer maior potência, de

150 cv, e torque máximo de 250 Nm disponível a apenas 1.500 rpm, otimizando o desempenho nas condições de uso mais frequentes, ou seja, no trânsito urbano, em velocidades moderadas. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos, tanto com etanol puro, como com gasolina. Com o novo conjunto mecânico, as versões obtiveram uma melhora importante no desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h acontece agora em 8,8 segundos – meio segundo mais rápido do que nos modelos anteriores. A velocidade máxima passou a ser de 215 km/h. Na adaptação do motor para o mercado brasileiro, a preocupação com a eficiência no consumo e com a compatibilidade ambiental não ficou em segundo plano. O consumo no ciclo urbano, segundo a norma 7024 é de 11,7 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol e, na estrada, atinge 14,3 km/l e 9,9 km/l, respectivamente.



INFORME PUBLICITÁRIO

Humor de cara limpa em Fortaleza O Ceará é conhecido nacionalmente e internacionalmente pelos profissionais premiados no humor que levam gargalhadas por meio de irreverentes personagens. Há cerca de 7 anos, surgiu um novo movimento no Estado que começou a tomar conta de teatros, barracas de praia e casas de show de Fortaleza.

O stand up comedy ou comédia “de cara limpa” vem se consolidando e já ganhou, inclusive, um espaço para apresentações de comediantes que seguem essa nova linha do riso. É o aconchegante Piadaria Comedy Club. A casa, que abriu em fevereiro deste ano, traz grandes nomes da comédia local, como LC Galetto, Dion Queiroz, Moisés Loureiro, Luiz Neto, Paulo Soares, Luan Damasceno, Anderson Justus, Roberto Rizzo, Vagner Ancelmo e Ernesto Martins. Com decoração sofisticada, o local, que abre de domingo a domingo, também funciona como bar, servindo desde cervejas a drinques mais elaborados e petiscos, que podem ser adquiridos junto com a compra do ingresso.

INSPIRAÇÃO

Com a capacidade de 100 pessoas por noite, o Piadaria tem um espaço diferenciado inspirado em tradicionais “comedy clubs” norte-americanos, precursores do gênero. Diferente de outras casas de show que funcionam em ambientes abertos, o Piadaria conta com um ambiente climatizado, moderno e aconchegante

140

a meia luz, ideal para um programa noturno com uma turma de amigos ou familiares. Cada apresentação dura, em média, 40 minutos. “Contamos com comediantes conhecidos no cenário nacional e até fora do país, mas também estamos sempre abrindo espaço para quem está começando a carreira na área”, esclarece o proprietário do empreendimento, Vitor Nogueira.

BERÇO DE ARTISTAS

O Piadaria Comedy Club, segundo LG Galetto, é a maior conquista do movimento local que se dedica a esse tipo de apresentação. “No início, fizemos muitos shows na raça para divulgar o stand up, em meio a apresentações de rock, forró. Para nós, é um troféu ter uma casa exclusiva, pois iniciamos essa luta lá atrás, em 2008”. O comediante Vagner Ancelmo, vice-campeão brasileiro de stand up, explica que ele e os colegas utilizam-se de situações que acontecem diariamente para produzir os textos, o que gera uma identificação nas pessoas. “Além da comicidade, o objetivo do


gênero é despertar também a criticidade nas pessoas passando por temas que vão desde a política do país à situações repetidas e que passam despercebidas no cotidiano”, explica Vagner. Para quem se interessa em trabalhar na área, o Piadaria oferece espaço para a formação e qualificação de artistas. Cursos, oficinas e palestras sobre o universo do humor também são oferecidos. Neste ano, foi realizado um workshop voltado para homens e mulheres, com mais de 18 anos. Na ocasião, foram oferecidas aulas sobre o pensamento por trás das piadas e o estudo da criação na comédia sem caracterização.

Serviço:

Piadaria Comedy Club Funcionamento diário, a partir das 21h Endereço: Rua Osvaldo Cruz, nº 01, Meireles (esquina com a Av. Beira Mar) Mais informações: (85) 9 8728 8637 / 9 9990 1636 Fan Page (Facebook): Piadaria Comedy Club

141


CHIC+AUTOMテ天EIS


O utilitário de luxo mais inteligente da categoria OXC90 traz tecnologia e requinte em cada detalhe

Totalmente renovado, o XC90 chega ao Brasil como representante de um novo momento da marca. Da construção primorosa às tecnologias inéditas, esse é o Volvo mais inovador e seguro já produzido pela marca sueca. Chega como o primeiro utilitário-esportivo de luxo vendido no País com assistente de condução, a nova tecnologia semi autônoma da Volvo de auxílio ao condutor. O veículo traz sete bancos individuais, um dos melhores sistemas de som automotivo de série do mundo, o eficiente motor Drive-E T6, de 320 cv, tração integral e transmissão automática de oito velocidades.

NOVO DESIGN

O design desse SUV conecta os elementos escandinavos presentes no interior e no exterior. Luxo e simplicidade podem ser observados na carroceria, linha de cintura e nos ombros marcantes que terminam nas novas lanternas traseiras. A elegante grade frontal é o ícone desse novo design. Ela recebe o renovado “iron mark”, logotipo da marca que fica alinhado com o friso diagonal. Completam as mudanças um novo conjunto ótico dianteiro, com as luzes em formato de T, chamadas de “Martelo de Thor”.

O interior combina materiais como o couro macio de alta qualidade a controles cuidadosamente esculpidos, como o botão de partida, a configuração da suspensão e o ajuste do volume do sistema de som. O destaque é a tela sensível ao toque de 9 polegadas no centro do painel, uma tecnologia inédita que reúne todos os comandos do veículo em um único lugar. Um dos principais elementos de prevenção e redução dos impactos aos ocupantes é o design dos bancos do XC90, que inaugura a nova geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS) com dispositivo pré-batida, que previne ferimentos no pescoço.


MOTOR DRIVE-E

Todas as versões do XC90 vendidas no Brasil são equipadas com o novo motor T6 Drive-E. Um propulsor de quatro cilindros leve e compacto, 2.0 litros com supercharger e turbo de 320 cv. O desempenho, a economia de combustível e o baixo nível de emissão são os destaques do Drive-E. O carro sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 230 km/h.

RQUITETURA SPA

O modelo foi concebido a partir da moderna plataforma SPA (Scalable Product Architecture), base para os modelos médios e grandes. Versatilidade é a principal característica dessa nova plataforma desenvolvida pela Volvo. No projeto, além de aproveitar melhor as medidas do espaço interno, com a distribuição de sete assentos individuais, a arquitetura privilegia a instalação dos sistemas mecânicos e eletrônicos e novas tecnologias aplicadas ao veículo.

144

SISTEMA DE ÁUDIO BOWERS & WILKINS

No XC90 há um dos melhores sistemas de áudio do mercado automotivo. O Projeto foi concebido pelos engenheiros da marca sueca com a renomada marca britânica de equipamentos de áudio Bowers & Wilkins (B&W). O resultado dessa colaboração é a combinação de alto-falantes de alta performance e baixa distorção, com tweeters de domo de alumínio e midranges de Kevlar®, componentes encontrados em caixas acústicas premiadas da marca.


Assistente de condução O dispositivo permite uma condução segura e confortável seguindo o carro à frente no trânsito. A aceleração, a frenagem e o volante são controlados automaticamente, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador. O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

Controle eletrônico anticapotamento

O Novo XC90 traz a última geração do controle eletrônico anticapotamento. O sistema usa sensores avançados para calcular o risco de capotamento. Nessa situação imediatamente o torque do motor é restringido, enquanto os freios são acionados em uma ou mais rodas, para conter a tendência ao capotamento.

Proteção contra impactos traseiros

Radares posicionados na parte traseira detectam se há um impacto iminente. Nessa circunstância, os cintos de segurança são tensionados para manter o ocupante em posição mais segura. As luzes começam a piscar para avisar o motorista atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Cobrindo os pontos cegos

O Sistema de Informação de Ponto Cego informa sobre os veículos que estão em posição de difícil visualização pelo motorista, chamados de pontos cegos. Ele também alerta o motorista sobre veículos que se aproximam de forma rápida por trás.

City Safety com frenagem automática

O City Safety agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. O propósito do novo sistema de prevenção de colisões é auxiliar o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem.

Câmera com visão aérea 360º

Sistema de Leitura de Placas de Sinalização

O XC90 é o primeiro carro no mercado com o Sistema de Leitura de Placas de Sinalização de série. Ele foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma variedade de placas complementares das vias.

O Novo Volvo XC90 traz o sistema de visão ampliada 360º, que oferece ao motorista uma vista aérea do carro. Essa visão só é possível graças à junção de quatro câmeras com lentes “olho de peixe” – uma na dianteira, uma em cada retrovisor e uma atrás da placa traseira. A visão ampliada 360º permite ao motorista acesso visual ampliado e confortável da frente, das laterais e da traseira do carro.

145

Em conjunto com o novo design dos bancos, que integram a próxima geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), esse dispositivo “pré-batida” contribui para reduzir ferimentos no pescoço.

Sistema CleanZone

Com a introdução de um inovador multifiltro no Novo Volvo XC90, maior e mais eficiente, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e traz dimensões maiores. Ele permite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.


Novas versões do XC90 no Brasil

MOMENTUM

Na versão Momentum estão presentes todos os itens de conforto concentrados na tela central de 9 polegadas sensível ao toque, que permite ao motorista e ao passageiro controlar o sistema de som premium, o Sensus Navigation Pro e o ar-condicionado digital com quatro zonas individuais de refrigeração. Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas de posição, de ajuste lombar e de apoio das pernas, aquecimento e memória, enquanto os assentos traseiros trazem booster integrado, para crianças. Outras tecnologias presentes na versão Momentum são o assistente de estacionamento, que manobra o carro automaticamente em vagas perpendiculares e paralelas, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o mais moderno da categoria, e faróis principais e de neblina com iluminação 100% LED.

O motorista também pode escolher seu modo de condução: Confort, Eco, Dynamic e Off Road, por meio de um seletor no console central. Cada seleção oferece um ajuste específico para motor, transmissão, direção, economia de combustível e até mesmo o layout do painel.

O Novo XC90 Inscription é identificado nos detalhes: o refinado design recebe apliques cromados em vários pontos da carroceria, como na grade frontal e nos frisos da porta, e o cuidado nos detalhes se estende a componentes como a chave revestida de couro.

INSCRIPTION

Por dentro, o Inscription traz novos bancos, com apoios laterais ajustáveis eletricamente e ventilação, e os bancos traseiros também recebem sistema de aquecimento. Outro detalhe exclusivo é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista.

A versão Inscription chega ao mercado com todos os itens da versão Momentum e vai além, trazendo um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins. São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

146




by Marcondes Viana


CHIC+COLUNA

Garagem CHIC por Marcondes Viana MAJOR DONORS

Tarcísio Porto e José Carlos Pontes

NOITE CHIC 2015

Germano Almeida e Tarcísio Porto

O presidente do Rotary Club de Fortaleza, empresário Tarcísio Porto, fez a entrega do CRISTAL – Comenda maior enviada dos Estados Unidos pela Fundação Rotary Internacional – para os sócios que se destacaram pela grande doação que fizeram a entidade, algo em torno de U$$ 10.000. Receberam o Cristal, os empresários José Carlos Pontes (Marquise) e Germano Almeida, que agora fazem parte do seleto grupo de Major Donors.

DOAÇÃO Os irmãos Alessandro, Germano e Delano Belchior lançaram a edição nº 24 do projeto Amigos em Ação que, anualmente realiza campanha de doação de alimentos a instituições filantrópicas. O objetivo é arrecadar cerca de 30 toneladas de alimentos não perecíveis e beneficiar seis entidades já escolhidas: Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor, Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Nota 100 para eles.

150

A Noite CHIC 2015, que aconteceu por ocasião do lançamento dessa edição, comemora os 50 anos de jornalismo automotivo do diretor-editor da publicação. A noite no Buffet Viriato Gastronomia transcorreu em tempo de muita alegria, sofisticação e elegância para receber os homenageados, que recebem quadros assinados pelos renomados e premiados artistas plásticos José Maria Machado e Mario Sanders. O senador José Dias de Macedo encabeça a lista de homenageados, onde surge ainda os empresários Antônio Palácio de Queiroz, Luiz Teixeira, Fernando Pontes, Lavanery Wanderley e mais Maninho Brígido, Rodrigo Carvalho, Francisco Ribeiro e Kleber Jorge. Uma homenagem póstuma foi prestada ao grande jornalista Edilmar Norões, que foi o responsável pela minha contratação na rádio Verdes Mares (1967) e, posteriormente, no jornal Diário do Nordeste (1982). O som para animar a pista foi da banda Locomotiva e o evento recebeu o apoio da EMD Produções (leia-se Érika Martins e Conceição Guimarães), cerimonialista Eva Mendes, Fenabrave-Ce/Sincodiv, Ceará Diesel, Le Tout Chocolates, D’Origem, Chivas, Interfood Importação. Para os convidados, sorteios e mimos do Marcel, Dudalina, Shallaka, Dom Pedro Laguna e quadros de artistas plásticos.



CHIC+COLUNA PADRÃO A A Dafonte recebeu a sua 11ª premiação Concessionária Padrão A Chevrolet, que aconteceu na sede da empresa, na Av. Borges de Melo, 1100. Receberam a premiação as empresárias Cristiane Dafonte e as filhas Mariana e Cecília Dafonte, das mãos do Diretor de vendas da divisão norte da General Motors, César Watanabe. O Diretor Ricardo Casas afirma que poucas no Brasil conseguem esse prêmio, de 600 concessionárias da rede Chevrolet, apenas 50 foram contempladas no ano de 2015. Para ser certificada inúmeros aspectos são analisados no ano pela auditoria da Chevrolet, tais como market share, atendimento em vendas e pós-vendas, índice de lucratividade e rentabilidade, relação de carros novos/usados, dentro outros. E esse ano ganhamos a premiação. E acrescentou: “Padrão A também na loja de Caruaru/PE, motivo de muito orgulho para nós”.

CONGRESSO O cirurgião plástico Márcio Crisóstomo tomou parte – foi um dos palestrantes – da edição 52ª do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, acontecido em Belo Horizonte. Ele apresentou as inovações em sua técnica pessoal de transplante capilar para residentes de cirurgia plástica.

C

M

ACELERANDO Mônica Monteiro já afivelando as malas para curtir o Natal e Ano Novo em Fortaleza ao lado do maridão, Maninho Brígido. **** A Dudalina, para comemorar o Dia da Árvore, distribuiu em suas lojas de todo Brasil mais de 8 mil mudas de árvores nativas. ***** A empresária de sucesso do ramo da moda, Tânea Cordeiro, está em tempo de compras por New York e adjacências. ***** O ano de 2016 será marcado pela grande exposição no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que o artista plástico José Tarcísio fará para marcar os seus 75 anos de uma vida muito agitada e os 55 de atividades artísticas.

152

Y

CM

MY

CY

CMY

K

MÚSICA DE PRIMEIRA No cenário musical, o item bom gosto fica por conta do lançamento do CD & DVD Concerto para Moviola, de Ricardo Bacelar, que aconteceu no Teatro Celina Queiroz. A gravação ao vivo, foi realizada no Teatro Via Sul. É o segundo disco de Bacelar – o primeiro, intitulado In Natura, foi gravado em estúdios no CE, RJ, EUA e Inglaterra. Concerto para Moviola é todo inspirado no Jazz Fusion, que Ricardo Bacelar ouvia na adolescência.


153


CHIC+COLUNA FERRARI

Fotos: Cival Jr.

O bem sucedido advogado Freitas Júnior, ao lado de sua Ferrari, gentilmente cedida para servir de fundo a um editorial que vai publicado nas páginas, bem como a capa desta edição. As fotos de Cival Jr., retraram 4 mulheres importantes do cenário ecnomico-social de nossa cidade.

Fotos: Cival Jr.

PEÇA ESPECIAL Cláudio Quinderé criou esta peça especialmente para um editorial da CHIC, que será mostrado na próxima edição. Além dela, os leitores verão outras, que exaltam todo o requinte e sofisticação do designer na criaçao de suas peças.

J.REGÁS COMPLETA 40 ANOS E MOSTRA A COLEÇÃO DUO

Márcia Andréia, Martinha Assunção e Montielli Arruda

Fotos: Bentivi

A J. Regás comemorou seus 40 anos com apresentação da Coleção DUO, criada especialmente para a data. O nome DUO é a união de dois designers, o fundador Joaquim Regás e sua filha, Jussara. As peças trazem o conceito do minimalismo em formas geométricas e diferentes texturas trabalhadas a ouro. As pedras utilizadas para compor os anéis, brincos, colares, pulseiras e pingentes foram lapidadas de uma forma diferenciada e inusitada. Os tons que prevalecem são o azul e o laranja, que podem ser observados em gemas como: lapis lazuli, opala profit, água marinha, citrinos, granadas, pedra da lua, greengold, dentre outras.

Família Regás

Neli de Carvalho, Ticiana Ponte, Ana Cristina Mendes e Bia Berlingeo

154

Jussara Regás e Letícia Studart



Fotos: Bentivi

CHIC+COLUNA

CARROS ESPORTIVOS A Audi Center Fortaleza mostrou a linha esportiva da Audi. A grande atração foi mesmo o Audi RS6, embora os modelos SQ5, RSQ3 e TT também chamaram a atenção dos convidados. Igor Nogueira e André Morais (Audi Center) recepcionaram os integrantes do Dream Cars Clube, que teve como grande articulador o agitado Gostosinho e mais uma turma apaixonada por carros esportivos e de excelentes performances.

Tony Soares e Freitas Júnior

Igor Nogueira, Gostosinho Rebouças e André Morais

Christiane de Albuquerque e Zarhi El Malek

156

Gostosinho, Marcondes Viana e Arcelino Mentor

Danilo Filho e Danilo Dias






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.