Issuu on Google+

ano IX . nÂş 31 I abr.mai.jun 2014 I R$ 15,90

ÂŽ


editorial

Copa, manifestações e o luxo A revista CHIC Automóveis & Sociedade chega em mais uma edição com cada vez mais penetração no mercado de luxo de nossa cidade. Envolvemos os setores de concessionárias e revendas de veículos, hotéis, restaurantes, lojas de grifes, eventos e tudo o mais ligado ao mercado de luxo. E o luxo cresce a olhos vistos, mantendo a linha de ascenção independente de eventos como a Copa do Mundo – dizem que está sem brilho -, ou das manifestações, que acontecem diariamente com inúmeras reivindicações, notadamente segurança, habitação, saúde e educação. E não temos dúvida que o luxo continua a despertar o interesse das pessoas de bom gosto e alto poder aquisitivo.

Celebrando as coisas boas trazemos o editor de Gastronomia, Marcos Barbosa, que nos fala sobre as festas juninas em pleno período da Copa do Mundo. Nas colunas apresentamos tudo sobre o mundo social em Fortaleza e seguimos com matérias especiais sobre os modelos de veículos nacionais e importados, que chegam ao aquecido mercado brasileiro. Andrea Foroni, editora de moda e correspondente da Chic em São Paulo, esteve cobrindo o lançamento do Nissan New March e, em sua coluna mostra muitas novidades do setor de luxo. Já estão aqui o novo Audi A3 Sedan 1.4 tur; o up! duas portas, que tem versão automatizada; uma matéria assinada por Heloisa Helena Rodrigues sobre

os 40 anos da Sanauto, concessionária Chevrolet; e mais o Novo Mercedes-Benz S 63 L AMG na versão esportiva do sedã topo de linha da marca chega ao Brasil. Você vai conhecer também o BMW i8: o híbrido revolucionário que combina esportividade e sustentabilidade e apreciar o editorial do Mini 2014, numa produção do estilista Iury Costa, em fotos de Cival Jr. Bem, com a edição recheada de luxo, já lembramos do nosso próximo encontro, em setembro, ocasião em que será mostrado tudo sobre a IV Feijoada CHIC, realizada no Dom Pedro Laguna, Beach Villas and Golf Resort, com a eleição da Garota CHIC 2014. Até lá!

Marcondes Viana Editor & Publisher

6


Expediente

®

Editor e publisher

Marcondes Viana marcondesviana@gmail.com www.revistachic.com.br

Coordenadora editorial Henriette de Salvi Diretora de conteúdo Juliana Amaral Projetos especiais Heloisa Helena Rodrigues Automóveis Esporte Gastronomia Moda Turismo Colunistas

Correspondente (Alemanha)

Marcondes Viana Manuella Viana Marcos Barbosa Andréa Foroni Mara Adeodato Iratuã Freitas Helena Demes Fernando Calmon Fábio Doyle Wilgen Arone

Fotografia Bentivi

Caio César Cival Jr, Iratuã Freitas

Administração Sophia Viana Assessoria juridica Welton Demétrio Advogados Associados

Capa: Fotos: Cival Jr. Modelo: Laila Enéas Produção: Iury Costa Make up: Andréa Reis

CONTATO

CHIC Automóveis & Sociedade é marca registrada no INPI-Instituto Nacional de Propriedade Industrial (RPI 1912, de 28/08/2007)

CORRESPONDÊNCIA

CHIC Automóveis & Sociedade não se responsabiliza por opiniões expressadas nos artigos assinados.

(85) 3032.4432 I 8701.4432 contato@revistachic.com.br

Rua Vicente Leite, 1011/101 60170-151 - Meireles Fortaleza/CE

8

Impressão Gráfica Santa Marta Tiragem 8 mil exemplares

É proibida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo, sem autorização por escrito.


SUM 16

14 autom贸vel Toyota I-Road 14 BMW 435i Sport M

34

62 102 Nissan New March 106 Jeep Grand Cherockee

26

Volkswagen UP! duas portas

40 BMW i8 H铆brido 46

30

Sanauto: 40 anos de Chevrolet 110

Novo Fiat Linea

52 Mercedes-Benz S63 L 78 Range Rover Evoque

10

coluna

Style CHIC 34 Acontece 44 Panorama 116


ÁRIO ano IX - nº 31 - abril / maio / junho 2014

106

82 gastronomia Boa Mesa 22 luxo Decoração de luxo Hot CHIC

88

moda/beleza Esporte CHIC A 50’s way Clutch

74

58 62

82

38

46

saúde

Zumba

social

Inauguração Welle Motors

turismo

38

Os poderes do Goji Berry

Ikone eventos

98 54

100

Hotéis inusitados 16 Porto: destino 2014

92

11


RESPEITE OS LIMITES DE VELOCIDADE.


slogan


autom贸veis

toyota

i-Road

14


Conveniência de moto com conforto de carro, o i-Road começa a ser testado

Modelo ultracompacto elétrico, lançado pela Toyota no início deste mês, o i-Road já teve sua fase de testes iniciada por consumidores da marca na região metropolitana de Tóquio, capital do Japão. A avaliação, que começou em 24 de março, segue até os primeiros dias de junho e deve medir a eficácia do veículo em situações cotidianas nas áreas urbanas. O i-Road foi criado pela Toyota com o objetivo de oferecer a conveniência de uma moto com o conforto e a estabilidade de um carro. O veículo teve sua primeira apresentação como modelo conceito no 43º Salão de Tóquio, em 2013. Agora disponível em cinco cores – azul, amarelo, vermelho, verde e branco –, apresenta visibilidade ampliada e direção confortável para desempenho em manobras. A Toyota fornecerá dez veículos para cerca de 20 participantes do

teste escolhidos entre o público geral e especialistas do setor. Após a experiência, uma pesquisa irá verificar diversos aspectos do veículo. Entre eles, a sensação de condução, a satisfação do usuário, a facilidade de direção em áreas urbanas e o impacto sobre as escolhas de destino de cada motorista. Além dos testes nas ruas de Tóquio, o i-Road também passou, no início de março, por provas em vias públicas na Cidade de Toyota, marcando sua introdução na rede Ha:Mo (Harmonious Mobility Network). O sistema desenvolvido pela montadora japonesa, fundada em 1937 e uma das mais importantes do mundo, integra transportes particular e público com o objetivo de otimizar a mobilidade urbana, reduzir o estresse causado por engarrafamentos, diminuir emissões de CO2 e o consumo de energia.

15


turismo por Wilgen Arone, da Alemanha

Você conhece os hotéis mais

inusitados do mundo?

Ariaú Amazon Towers Manaus, Brasil

16

Você já sentiu vontade de dormir em um lugar bem diferente? Pois quem quer experimentar algo incomum deve conhecer alguns desses hotéis curiosos com localização ou ambientes pra lá de especiais. Uma prisão, um iglu, um navio, uma estação de trem, uma igreja, uma caverna, uma arena de touro, no meio da floresta amazonas e até o cockpit de um avião são opções para dormir durante viagens. Conheça um pouco mais dos hotéis mais originais do mundo.

O hotel Ariaú Amazon Towers oferece uma localização excepcional no coração da Amazônia, na confluência do Rio Negro e do Arquipélago de Anavilhanas. Os hóspedes podem experimentar as maravilhas naturais da floresta de perto. São mais de seis quilômetros de passarelas cobertas e salas com até 110 metros de al-

tura na copa das árvores. Apesar de sua atmosfera incomum, o hotel tem ambiente confortável e moderno. O Ariaú tem centro de fitness, quatro bares, dois restaurantes e duas piscinas entre as árvores. Os quartos do hotel têm varandas com vista da floresta tropical.


Hotel Quinta Real Zacatecas México

Construído em uma antiga arena de touros, o Hotel Quinta Real Zacatecas está localizado no México. Devido à estrutura única e conservação da construção, os convidados tem a impressão de voltar ao ano de 1975, época em que as touradas ocorriam regularmente neste local. O restaurante La Plaza, localizado na arena, permite uma vista para o pátio repleto de flores. Em tom de bege, os quartos são decorados com um mobiliário antigo e muita madeira.

Hotel Luna Salada Uyuni, Bolívia

O Hotel Luna Salada é feito de blocos de sal no coração dos lagos de sal de Unyuni na Bolívia. O edifício integrado no ambiente natural oferece uma vista direta sobre as salinas. O hotel dispõe de 23 quartos confortáveis e espaçosos decorados, em grande parte de sal. No restaurante ou no bar da casa, os hóspedes podem desfrutar de uma cozinha tradicional boliviana e ter uma vista panorâmica de 360° do sol sobre o Salar de Uyuni. Os visitantes podem observar o céu sem nuvens neste espaço único e exclusivo.

Cappadocia Cave Suítes Hotel Goreme, Turquia O hotel Cappadocia, em Goreme, combina cavernas da época romana com o luxo modernidade. As paredes de pedras em tom vermelho e branco são decoradas com trabalhos manuais. A cozinha do restaurante do hotel serve comida tradicional turca. Do Cappadocia os hóspedes podem ainda apreciar a bela vista da cidade de Göreme.

17


turismo

Hotel Igloo Village

Kakslauttanen, Finlândia

O Igloo Village, está localizado na Finlândia. Lá, os hóspedes podem escolher entre ficar em uma cabana tradicional de madeira, em um iglu de neve ou mesmo passar a noite em um iglu de vidro com uma vista futurista. Nos iglus de neve os hóspedes dormem em uma cama de gelo, já a cúpula dos iglus de vidro permite apreciar as luzes do norte. Durante o dia os viajantes podem fazer passeios com trenós puxados por cães, pescar no gelo e esquiar com guias. Uma opção para a noite é visitar a capela feita de gelo, o bar de gelo ou relaxar na sauna à vapor.

Hotel Crowne Plaza Indianápolis, EUA

Os hóspedes do Hotel Crowne Plaza passam a noite na maior estação ferroviária do país. Localizado no centro de Indianápolis o edifício é uma atração histórica. Nos quartos, os hóspedes podem ouvir os sons de chegada e partida dos trens já que a estação ainda está ativa. O Crowne oferece camas king-size e vista para a estação. O salão do hotel tem arquitetura com grandes arcos, janelas de vidro e oferece espaço para várias celebrações, como casamentos e aniversários.

18


Patershof Martin

Mechelen, Bélgica

O Patershof Martin está situado em uma igreja centenária em Mechelen, na Bélgica. O hotel recepciona seus hóspedes num hall moderno, decorado com sofás vermelhos e grandes janelas de mosaico colorido. A decoração preservou aspectos originais da igreja e alguns quartos, na área do mosteiro do prédio, oferecem ambientes de calma extrema aos hóspedes.

Hotel Jumbo Stay Hostel Estocolmo, Suécia

No Jumbo Stay Hostel, na Suécia, os hóspedes podem desfrutar do conforto e luxo de voar de primeira classe sem sair do chão. O Boeing 747, que era usado pela Pan Am e Singapore Airlines está em uma pista abandonada do aeroporto de Estocolmo. A aeronave foi transformada em hotel e tem várias

opções de quartos, como a do cockpit - que mantém todos os controles transformada em uma suíte com vista panorâmica do aeroporto. Os sinais de saída de emergência também permanecem como parte da decoração e um café funciona 24 horas servindo bebidas e snacks para uma estadia relaxante

19


turismo

Hotel Malmaison Oxford Oxford, Reino Unido

O Malmaison Oxford Hotel está localizado num antigo edifício carcerário. As celas de prisão foram redecoras com detalhes em vermelho escuro e preto e não perderam sua originalidade. Até mesmo as portas do quarto lembram o estilo de uma prisão. O restaurante da casa, “The Mal Brasserie”, serve pratos clássicos, mas nada de última refeição e sim muito luxo e conforto.

Hotel Queen Mary Califórnia, EUA

O Queen Mary é um elegante e antigo navio de cruzeiro, que realizava viagens entre 1937 e 1967. A maior delas foi entre Southampton e Nova York. Símbolo de elegância e classe, a embarcação foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para camuflar o transporte de tropas. Os hóspedes têm a oportunidade de passar a noite em um navio histórico com painéis de madeira, obras de arte e escotilhas originais. Quartos e suítes confortáveis, uma variedade de passeios históricos, spa e lojas a bordo estão entre os serviços oferecidos.

20


TEMOS O IMÓVEL QUE VOCÊ PRECISA.

Com a gente é assim, você não perde tempo, acha o que quer e vamos direto ao ponto.

www.demetrioimoveis.imb.br


boa mesa por Marcos Barbosa

As festas

juninas

no país no

futebol O mundo é uma bola! Alguém dúvida disso? Essa suspeita que levou gente para a fogueira na Idade Média hoje é uma certeza mais do que concreta. É tempo de Copa do Mundo e todos estão de olho na bola. E a bola vai rolar nos quatro cantos desse país. Durante o mês de junho o Brasil, o país do futebol, será o centro das atenções. Até quem não é apaixonado pelo esporte vai acabar entrando na festa, que afinal de contas também é uma confraternização mundial onde com certeza não vai faltar uma boa pitada de gastronomia que é o que nos interessa. Mas para os brasileiros, e em especial para os nordestinos, junho também vai ter outra atração. É durante este mês que acontecem os festejos juninos quando Santo Antônio, São João e São Pedro são os homenageados. Apesar de ter origem estrangeira, a festa se tornou genuinamente brasileira e é precisamente no Nordeste onde ela literamente “pega fogo”. É

22

também um mês inteiro de festejos, com forró e comida típica. Tem quadrilha, tem balão, tem fogueira e bandeirinha e, diferente da Copa do Mundo, não precisamos esperar quatro anos pela festa.

Capelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa É de manjericão. Uma mescla de gastronomia, folclore e religião, é assim que transcorre um dos festejos mais populares do Nordeste. E é nas barraquinhas de comida típica onde um dos ingredientes favoritos, se apresenta sob diferentes formas que deixam a todos com água na boca: o milho. O milho, esse grãozinho amarelo de sabor adocicado surgiu na região do México há cerca de 6.000 a.c. De lá se espalhou por todo o continente até chegar ao Brasil. Coincidência ou não a seleção do México também vai es-

tar por aqui tentando um lugar ao sol, uma chance de classificação. Vamos torcer para que a seleção mexicana não se dê tão bem por aqui como aconteceu com o milho. O milho é um dos alimentos mais nutritivos que existem, sendo uma importante fonte de energia para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano. O grão de milho também é constituído de carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais.


Cultivado em todo o país, é a matéria prima principal de vários pratos culinários como polenta, angu, mingaus e cremes. Além disso a maior parte de sua produção é utilizada na alimentação animal e chega até nós através dos diversos tipos de carne que consumimos.

colheitas. Daí a explicação para a abundancia do cereal no mês de junho quando é vendido cozido, assado, ou processado e transformado em receitas deliciosas que incluem centenas de variações. O bolo de milho, a broa de milho o suco de milho, o sorvete, a pamonha, a canjica, o bolo de fubá e o mungunzá são alguns exemplos. Alguns ganham nomes distintos de acordo com o lugar onde são feitos como a canjica que no Sudeste foi batizada de curau e o mungunzá que em algumas regiões do Nordeste é conhecido como chá de burro.

Mas voltando a falar da festa, o milho é plantado em outubro e 180 dias depois ocorrem as primeiras

O milho também vira uma bebida exótica, o aluá, feito à partir da fermentação do grão. A bebida tam-

Maior que as qualidades nutricionais do milho, só mesmo sua versatilidade para o aproveitamento na alimentação humana. Ele pode ser consumido diretamente ou como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães e até cerveja.

bém pode ser feita com cascas de abacaxi, rapadura ou cana de açúcar. Em algumas regiões, como em Goiás, o milho se tornou um ingrediente tão popular que é encontrado o ano inteiro e as “pamonharias”, como são chamadas estas lanchonetes, são vistas em qualquer esquina onde são servidas pamonhas doces, salgadas, quentes, frias ou recheadas. E nem só de milho vivem as festas juninas. Por terem Portugal na essência e na origem, nestas festas não poderiam faltar os doces. E não existe doce mais doce que o doce de batata doce! Sim, claro que tem doce de bata-doce, tem bolo de bata doce, doce de

23


boa mesa

Eu sei que vou Vou do jeito que eu sei De gol em gol Com direito a “replay” Eu sei que vou Com o coração batendo a mil É taça na raça, Brasil!!!

24


abóbora, muitas compotas, bom-bocado, maria-mole, cocada, cajuzinho, arroz doce, quindim, pinhão, cuscuz, quebra-queixo, suspiro, baba de moça e pé de moleque, tudo preparado quase sempre com coco ou leite de coco. Onde a festa já adquiriu ares mais modernos os vendedores oferecem “maçãs do amor”, que chamam mais a atenção pelo caramelo vermelho que as revestem e dão aquele ar vibrante e envidraçado, do que pelo próprio sabor, que não tem nada de especial. Junto com elas sempre estão as trufas, brigadeiros, beijinhos, casadinhos e brownies, que se por um lado desvirtuam o cardápio tradicional das festas típicas dos pequenos vilarejos do interior do Nordeste, em nada deixam a desejar em matéria de sabor. Da mesma forma, onde a tradição se manteve firme e sem sofrer influências, o cardápio possui pratos de fazer suar frio os menos acostumados: carne de sol, macaxeira frita, paçoca, galinha à cabidela (sim, com molho feito do próprio sangue da galinha), galinha caipira, sarapatel e buchada de bode. Para acompanhar, quentão, uma bebida preparada à base de pinga, gengibre e canela, que no sul do país se sofisticou e trocou a pinga pelo vinho tinto.

Se você achou o cardápio pesado, uma dose de cachaça vai ajudar na digestão. Você pode se surpreender com alguns rótulos: amansa corno, arrebenta-peito e leite da mulher amada, apenas para mostrar um pouco do lado cômico do povo nordestino. A bebida tem graduação alcoólica em torno de 40%. Cura qualquer mal! E se ela não resolver, as muitas novenas, procissões e romarias que antecedem os festejos, hão de curar aqueles de crença mais fervorosa. Em todo caso um pouco de chá de boldo sempre ajuda. Uma boa noite de sono e, no dia seguinte, a festa continua, até o final do mês quando as últimas fogueiras são apagadas. E vai ser nesse clima de festa, que receberemos alemães, gregos, uruguaios, americanos, italianos, croatas, chilenos e espanhóis, apenas para citar algumas seleções que estarão correndo atrás da bola, tentando chegar ao final da competição com a taça na mão. Que vença o melhor!

... caso a taça não fique no Brasil, não há de ser nada. Teremos quatro anos de festas juninas pela frente para comemorar enquanto esperamos a próxima Copa. Os russos que nos aguardem.

25


autom贸veis

Bmw

435i

Coup茅 M Sport

26


Esportividade com interior requintado e motor Twin Power Turbo

A BMW começou o primeiro trimestre do ano com tudo no mercado brasileiro. É que a montadora alemã lançou por aqui o primeiro modelo da Série 4: o BMW 435i Coupé M Sport. Design marcante, duas portas, interior requintado, pacote M Sport e um motor TwinPower Turbo, que desenvolve 306 hp de potência, é o que esse carrão traz de novo para o País. A Série 4 segue o novo padrão da BMW, adotado a partir do lançamento da Série 6. Ou seja, as séries de número ímpar são hatches ou sedãs, enquanto as de número par são compostas por coupés, gran coupés ou cabrios. Inspirado na consagrada Série 3, o BMW 435i Coupé M Sport se diferencia, em relação ao sedã, por seus para-choques mais baixos, saídas de ar laterais em forma de bumerangue, caixas das rodas traseiras mais largas, capô e vidros laterais alongados, além de teto mais baixo. O interior é sofisticado, com revestimento em couro e acabamento em alumínio, oferecendo espaço generoso aos ocupantes. Os bancos esportivos possuem ajustes elétricos na dianteira e o motorista ainda conta com memória da posição programada. Para proporcionar mais conforto e entretenimento, o modelo traz teto solar, ar-condicionado automático digital e conjunto de som Harman Kardon, composto de amplificador digital e 16 alto-falantes (tweeters, médios, canal central e subwoofers, com 600 W de potência).

27


automóveis

O BMW 435i Coupé M Sport tem perfeita dirigibilidade, graças ao baixo centro de gravidade, à distribuição perfeita de carga sobre os eixos 50:50 e à tração traseira. O alto desempenho é garantido pelo motor 3.0 TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, que desenvolve 306 hp de potência (5.800 a 6.000 rpm) e 400 Nm de torque (1.200 a 5.000 rpm). Em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, este propulsor leva o modelo de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e à máxima de 250 km/h. O BMW Série 4 ainda vem equipado com o Launch Control, que entrega a dose exata de potência e torque para acelerar ainda mais, tornando a condução mais dinâ-

28

mica e esportiva. Para aumentar a eficiência do conjunto, o coupé conta com controles de estabilidade e tração, resultando em maior segurança, além da função Eco Pro e dos sistemas Auto Start/Stop e de regeneração de energia de frenagem, reduzindo o consumo de combustível. O usuário também encontra conectividade completa com acesso à Internet, BMW Live (previsão do tempo e notícias), BMW Apps e bluetooth com comando de voz em português. O sistema de navegação é reproduzido em uma tela de alta resolução de 8,8’ e possui iDrive touch Controller, que reconhece sinais e letras na superfície do botão de controle.

Outro recurso disponível é a câmera de ré com sistema top view, que permite a visualização em torno do carro (360º), facilitando manobras de estacionamento, mesmo nas vagas mais estreitas. Para complementar o pacote tecnológico, o BMW 435i Coupé M Sport vem equipado com o BMW Teleservices, que transmite mensagem à rede BMW, informando sobre a necessidade de um serviço, como troca de pastilhas de freio, óleo ou filtros, com base nas condições de uso do carro. O concessionário é alertado e entra em contato com o proprietário do veículo para agendar a manutenção.


Nos faróis, o modelo traz a mais moderna tecnologia de iluminação por LEDs, promovendo uma visibilidade ideal para o condutor nas mais diversas situações. A intensidade e distribuição da luz se adaptam conforme a necessidade do ambiente e a velocidade do veículo, oferecendo mais segurança e prazer ao dirigir.

O BMW 435i Coupé M Sport, disponível no mercado nacional desde março, tem preço sugerido de R$ 299.950,00. A página dedicada ao modelo no site da marca (www.bmw.com.br/serie4) disponibiliza conteúdo diferenciado sobre o modelo, incluindo vídeos que detalham as tecnologias presentes no veículo.

29


autom贸veis

volkswagen

UP!

30


Mais opções para o up!. Hatch pode ter câmbio automatizado e duas portas

Equipado com transmissão I-Motion, a Volkswagen apresenta o up!, primeiro modelo brasileiro com motor 1.01 e mais acessível do País a ter câmbio automatizado. Com isso, combinada à oferta de carroceria de duas portas, a linha do up! atende de forma completa as necessidades do consumidor. A transmissão é oferecida a partir da versão move up!, que com o recurso pode sair por R$ 30.990. O SQ100, câmbio I-Motion que equipa o up!, foi desenvolvido para dar maior conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e manter o elevado padrão de manutenção e durabilidade Volkswagen. Com peso de aproximadamente 30 kg e capacidade de torque de 120 Nm, é um dos mais leves e compactos automatizados já construídos. O up! chega ao mercado equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211. Moderno e econômico, foi eleito o “Motor do Ano 2014” pelo júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. O desempenho do up! é digno de modelos de classes superiores. Com a transmissão I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.

31


automóveis

O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, que avalia a segurança dos veículos. O modelo equipado com câmbio I-Motion está disponível em cinco versões: move up!, high up!, black up!, white up! e red up!.

move up! Na versão move up! o up! com câmbio I-Motion traz rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e

32

itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida.

high up! A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do paine, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro. black up!, red up! e white up! As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha

e branca. Se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo para a versão.

Duas portas A Volkswagen traz ainda a versão com carroceria de duas portas do up!, que chegou ao mercado brasileiro três meses após o de quatro portas. O preço sugerido é a partir de R$ 26.900. O modelo já está disponível nas mais de 630 concessionárias Volkswagen pelo País nas versões take up! e move up! – com preço sugerido de R$ 28.300.


Style CHIC por Inara Almeida

S de Saúde! Um brinde TIM TIM!

Foto: Patrícia Paes

S

empre em busca de ter uma vida melhor, mais tranquila, agradável, prazerosa e produtiva, chego, cada vez mais a conclusão que, para alcançarmos esse equilíbrio - um grande passo para termos uma vida bacana - a base de tudo, ou, pelo menos para começarmos a tê-la é: viver uma vida saudável, de hábitos saudáveis, momentos saudáveis e, acima de tudo, uma mente saudável.

Para começar a escolha das verduras, frutas e legumes é fundamental. Procure as mais verdinhas, firmes, frescas e cheirosas, dando preferência aos orgânicos. A combinação de ingredientes simples, pode levar a uma surpreendente salada, assim como sucos e sopas. Seu corpo agradece! Gosto de passar nos Mercadinhos São Luiz porque todos os dias tem uma seleção de produtos com variedade e qualidade. É mais prático e garantido pra quem quer ter uma alimentação correta.

DICA - Tire dúvidas e peça ajuda aos funcionários do local onde fizer suas compras. Eles conhecem bem cada produto e podem ajudar a decidir o melhor para você.

34

A partir desta edição, em parceria com os Mercadinhos São Luiz, vou trazer dicas com o S de Saúde, de suco, de salada, de sopa, de sanduiche light, do super refrescante e saboroso picolé Naturalle Ice UP... e de satisfação em ser bem servida sempre!

DICA - Importante para sucos desintoxicantes: mesmo tendo função de purificar o sistema e eliminar do corpo produtos residuais, não exagere. Um ou dois copos diários cumpre bem a função de limpar o organismo.


Suco frozen de capim santo com gengibre, limão e mel

S de Suco

Foto: Ricardo Avelar

Os sucos são alimentos puros e muito nutritivos que oferecem ao corpo diversas vitaminas e sais minerais. Eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural e, tomando suco, elimina-se uma etapa do processo digestivo: extrair o líquido das fibras - oferecendo ao corpo, com mais eficiência, os nutrientes que ele necessita. E independente se a intenção é emagrecer, desintoxicar, relaxar, conseguir energia, refrescar ou até buscar efeitos antiinflamatórios, antioxidantes ou até aliviar os sintomas da TPM... os saborosos sucos devem fazer parte da dieta e da vida de todos. E sempre com um brinde à sua saúde!

> 01 litro de chá de capim santo - forte (use meio maço) > Suco de 02 limões grandes > 01 colher rasa de sobremesa de gengibre > 01 colher de sopa de mel Faça o chá de capim santo, espere esfriar um pouco. Coloque no liquidificador com o gengibre, o mel, o suco de limão e um pouco de gelo. DICA para ficar um suco frozen: vá colocando aos poucos o gelo no liquidificador em movimento até o suco ficar cristalizado. Você terá um resultado maravilhoso, refrescante e super saudável!

Foto: Patrícia Paes

Saudável & Saboroso E quem quer saúde, mas também quer sabor, vira fã de picolé. O refrescante suco congelado no palito é uma diversão saudável e nutritiva. E nada daquele gosto artificial não. O picolé que me deixou surpresa e encantada tem 17 sabores e fica difícil escolher só um. A marca de picolés Naturalle Ice UP, garante produtos 100% naturais, feitos com água mineral, respeitando as melhores safras. Outra coisa boa é que o picolé não tem glúten, nem corantes, saborizantes e aromatizantes, nem gorduras trans e nenhum outro tipo de gordura (apenas as de cada fruta e do leite, para os sabores que os contém). Bom pra quem quer se alimentar de forma saudável, pra quem quer um sabor especial e até para aqueles pequenos que não são muiOs picolés Naturalle Ice UP podem to fãs da fruta “in natura”, ser encontrados nos Mercadinhos São É divertido, refrescante e Luiz e em muitos estabelecimentos saudável! comerciais da cidade e da praia.

35


Style CHIC por Inara Almeida

S de SUP Stand Up Paddle Minha nova paixão, um super esporte, super bacana que exercita o corpo e a mente - traz tranquilidade e paz, sempre em harmonia. Receita perfeita para uma mente sã em um corpo são, uma vida feliz, de amor e saúde sempre. Foto: Patrícia Paes

Mente sã em corpo são O SUP é muito fácil de aprender. Em uma hora aula você já está apto para se divertir e curtir momentos ine​s​quec​í​veis e únicos, principalmente em compan​h​ia de um pôr do sol espetacular. Aproveite para sentir o som do mar, a brisa do vento e a natureza em sua plenitude. É realmente muito especial! Eu recomendo a modalidade clássica - que eu faço. É fácil, você exercita pernas, braços e trapézio, o corpo começa a tomar forma de esportista. Além disso eu fico em contato com a natureza que, para mim, é a melhor maneira de entrar em sintonia com o corpo e a mente e ficar tranquila - e o SUP é

36

perfeito para isso. As únicas recomendações: saber nadar e ter mais de dez anos. Se você tem problemas com o solzão do Ceará – recomendo a prática do SUP entre 8 h e 9h da manhã e entre 16h e 18h, você ainda ganha um maravilhoso pôr do sol!

DICA: você pode fazer uma sessão de fotos na água praticando SUP . A escola tem parceria com o fotógrafo Didier Kelly que irá registrar esse momento especial.

Somos privilegiados de morar em uma cidade que nos proporciona uma vida cosmopolita e, ao mesmo tempo, podemos desfrutar de atividades de uma cidade praiana como Fortaleza que, além do mar, tem um clima e condições maravilhosas praticamente o ano todo. Por isso, resolvi praticar essa nova modalidade: o SUP - Stand Up Paddle, um esporte que chegou no Brasil há cerca de oito anos. Escolhi a Brothers Wind School localizada na Beira Mar, praia do Mucuripe, pois, para aprender qualquer esporte, é necessário que os instrutores sejam qualificados e certificados para que possam oferecer um aprendizado seguro e de qualidade. Encontrei os requisitos que encontrei na escola do meu amigo Kong Ferreira. Esse centro esportivo existe desde 1980 e já formou muitos esportistas de destaque.

Serviço Brothers Wind School: Av. Beira Mar 4260 – tel.: 9984 1967 Horário de funcionamento: 8 às 18h de terça a domingo Preço hora aula – R$ 50,00 com instrutor I Aluguel do equipamento sem instrutor: R$ 30,00


Foto: Patrícia Paes

S

de simples, de simplicidade, de sempre positivo, de ser feliz, de ser sim de verdade, de dizer sim e, principalmente, ser generoso e sempre, sempre ter gratidão. Sinta-se bem – pratique sempre o bem sem olhar a quem pois fazer o bem sempre faz super bem! TIM TIM!

Dica Casa Blanca Turismo Ganhando força desde 2012 no Ceará, as práticas de Stand Up Paddle (SUP), atualmente desmembradas em algumas modalidades, podem ser praticadas onde quer que haja equipamento para locação ou águas apropriadas para cada tipo de SUP, com ou sem ondas. Há o tradicional SUP remada, o SUP surf/wave (que requer ondas), o SUP race (competição), o SUP yoga (em águas mais calmas, com práticas de yoga na prancha) e o SUP Pilates (também com práticas sobre a prancha).

Algumas escolas de SUP no Ceará: Paracuru Escola Paracuru Sup Club Tel: (85) 8593 - 8525 Cumbuco Hotel Vila Galé – Centro Náutico - Tel.: 85 3368 2100 ramal 2287

DICA – depois de praticar o SUP, vá na Toca do Açaí, é só atravessar a Beira Mar. Presenteie seu corpo com uma tigela de açaí - um dos mais saudáveis nutrientes já encontrados. Eu saio da água, tomo meu açaí e estou pronta para um dia maravilhoso, cheio de energia e saudável. Av. Beira Mar, 4250 - aberto de terça a domingo de 8h às 22h30

Jericoacora Bob Wind School www.facebook.com/Jeri250 Jericoacoara 30 knots - www.facebook.com/ jericoacoara30knots

Agradecimentos: Alla Mar Beach Wear, BOB STORE Fortaleza, Brothers Wind School, Mercadinhos São Luiz Cocó e Toca do Açaí

ClubVentos www.clubventos.com.br

37

Foto: Ricardo Avelar

Kong Ferreira, Inara de Almeida e Paulinho


saúde por Andréa Foroni

Zumba:

Queime muitas calorias dançando A modalidade que mistura movimentos de dança e ginástica embalados por ritmos latinos é a sensação das academias

38

Não existem milagres, mas deixar o corpo em forma enquanto se diverte já é uma realidade. A modalidade que está tomando conta das academias é a Zumba. A prática nada mais é do que um programa de fitness que mistura ritmos internacionais com coreografias eletrizantes e fáceis de fazer. É tão contagiante e espontânea que foi criada por acaso. “A Zumba surgiu quando Beto Perez estava trabalhando como instrutor de aeróbica em sua cidade natal Cali, na Colômbia. Um dia, ele esqueceu as músicas para a aula. Então ele usou algumas fitas com suas canções favoritas de salsa e merengue e disse que tinha preparado uma aula especial para seus alunos.

Quando ele começou a ensinar os ritmos diferentes, todos adoraram e depois pediram mais dessa aula especial”, conta com empolgação a instrutora e especialista na técnica, Cecy de Medeiros, que dá aulas em clubes da cidade de Fortaleza. E os exercícios vão muito além das brincadeiras. Segundo a instrutora, a modalidade trabalha todo o corpo, principalmente a condição cardiorrespiratória. Para se ter uma ideia, em uma hora de aula o praticante chega a perder de quinhentas até mil calorias. “É como se fosse um exercício disfarçado, porque a pessoa queima calorias e gordura, mesmo sem perceber. Você nem sente que está se exercitando numa aula de Zumba de tão divertido que é.


Além dos benefícios físicos, Zumba também oferece proveitos emocionais. Todo mundo sai de uma aula de Zumba feliz, com um sorriso no rosto”, explica a especialista avisando que todos podem praticar, independente da idade ou tipo físico. Por isso não é raro ver avós, pais e filhos numa mesma aula. “Cada um faz no seu tempo e dentro de suas possibilidades, o que torna a aula atrativa para todos, que fazem a aula inteira”, complementa. E assim como a diversão imediata durante as aulas, é possível ver em apenas uma semana os resultados da prática. De acordo com Cecy de Medeiros, os praticantes já começam a perder medidas e se sentem mais dispostos para exercer as suas atividades. “Tenho alunas que já

perderam mais de 10 kg em 6 meses de Zumba, juntamente com uma alimentação balanceada, pessoas que pararam de tomar remédios controlados para pressão alta e saíram da depressão”, exemplifica. E o melhor de tudo: a modalidade não necessita de equipamentos e pode ser realizada até mesmo por quem nunca fez academia. Portanto não é à toa que a Zumba, conforme dados oficiais da marca Zumba Fitness, é considerada, atualmente, como o maior programa de fitness do mundo. Possui mais de 15 milhões de adeptos no mundo todo e já está presente em mais de 180 países. Não tem como não aderir, não é mesmo? Mas antes de qualquer atividade física, consulte o seu médico. Zumba Fitness - www.zumba.com

Aulas em Fortaleza com a instrutora Cecy de Medeiros >> Círculo Militar de Fortaleza (Rua Canuto de Aguiar, 425) Segundas e Quartas às 19h10 >> Clube do Vôlei (Rua Joaquim Sá, 1140 - Dionísio Torres) - Terças e Quintas às 08h >> Colégio Ari de Sá Cavalcante - Sede Aldeota (Rua Monsenhor Catão, 1655 - Aldeota) -Terças e Quintas às 12h10, Terças e Quintas às 18h10 >> BNB Clube (Avenida Santos Dumont, 3646 - Aldeota), Terças e Quintas às 19h45.

39


autom贸veis

fiat

Linea

40


Mais atraente, completo e sofisticado

Que é um sedã elegante e confortável, todo mundo já sabe. Mas as qualidades do Fiat Linea 2015 são tantas que vão surpreender quem está acostumado ao design, à tecnologia e ao custo-benefício desse carro. Agora, o modelo conta com excelente dirigibilidade, importantes itens de segurança e conectividade, como a opção de até seis air bags e o Blue&Me Nav, além de um dos maiores porta-malas da categoria. Nas versões Essence e Absolute, o novo visual do Fiat Linea 2015 ganhou linhas mais elegantes e de-

talhes que reforçam a esportividade, como as novas rodas com aros de 16 e 17 polegadas e seus desenhos exclusivos. O para-choque dianteiro passa a ter um elemento estético em “V” cromado que envolve a parte frontal do veículo e realça os novos faróis de neblina. O para-choque traseiro também ganhou novo desenho. A tampa do porta-malas foi reformulada e agora incorpora o porta-placa. O projeto do Linea, que sempre priorizou o conforto e o prazer de dirigir, passou por mudanças. O painel frontal chega com três op-

ções de acabamento, todas com texturas exclusivas. Os das portas têm linhas combinadas com o desenho do painel frontal. A versão Essence traz painel e acabamento das portas na cor preta mais aplique nas portas e maçanetas internas na cor prata. Como opcional, oferece painel frontal e de portas com texturas na cor bege Golt e aplique nas portas na cor preto brilhante. A Absolute vem com painel frontal e portas na cor bege Sand, aplique na cor cobre e maçanetas

41


automóveis

preto brilhante. Nos bancos, novos tecidos para a versão Essence, e revestimento parcial de couro com costuras bege e logomarca micro perfurada para a Absolute. O quadro de instrumentos tem serigrafia exclusiva e todas as versões terão iluminação branca nos comandos internos. O modelo também vem com o Welcome Moving, isto é, sempre que a chave de ignição for acionada os ponteiros dos marcadores checam se todos estão funcionando e saudam o motorista. O novo sistema de áudio integrado ao painel tem design mais moderno, funcional e aparece na cor

42

preta. Entre as novidades, destacam-se: interação ao Blue&Me, apresentando as informações de mídia no display; mais qualidade do amplificador de áudio do rádio; sonorização dedicada, otimizando o sistema de áudio. O novo Fiat Linea continua com o motor bicombustível 1.8 16V da família E.torQ. Desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. Entre as novidades da versão 2015 está a Sinalização de Frenagem de Emergência (ESS). Outra inovação é a regulagem elétrica dos faróis. Há também o sensor de estacio-

namento com visualizador gráfico, que traz no quadro de instrumentos indicativo da distância e da posição do obstáculo, além do aviso sonoro. Um ponto de tecnologia também novo é a função Lane Change, que auxilia a visualização do veículo na troca de faixas, e o travamento centralizado das portas. O Novo Linea tem ainda central multimídia com tela HD touchscreen de 4.3”polegadas; GPS; DVD; TV Digital, Câmera de Ré; Bluetooth; Controle Remoto e porta USB, Ipod e saída de vídeo. qual o retrovisor possui uma tela LCD que, em comunicação com a câmera instalada na parte traseira do veículo, auxilia o condutor nas manobras.


E G N O L I A V Ê C O V ASSIM


acontece por Helena Demes

Zig-zag Atuando no mercado imobiliário em lançamentos de empreendimentos, vendas e locação de imóveis e terrenos, a César Rêgo Imóveis está otimista este ano e espera impulsionar seu crescimento em 35% a mais que o ano de 2013. A meta foi traçada a partir de uma avaliação e de um planejamento para o ano visando o aumento em vendas e locação <> Recordando os grandes momentos da boate que marcou época na década de 70 em Fortaleza, Lílian Quinderé e Américo Picanço promoveram dia 16 de maio, no Ideal Clube, o III Encontro dos Amigos do Barbarella <> Ao lado da mulher, Maria Marques, o médico Sebastião Martins reuniu petit comitê no dia 17 de maio, para comemorar o seu aniversário, na sua casa na Praia do Presídio <> Ester Leite e Artur Baumbach às voltas com os preparativos do seu casamento, marcado para o dia 13 de setembro em São Paulo. A festa promete ser das mais lindas!!! <> Com o tema boate, Rafaellla Demes Corcevai, filha de Renata Demes e Renato Corcevai Júnior, recebeu baixinhos e altinhos para comemorar o seu aniversário, na Pizzaria Nevada, da família. Entre os presentes: a avó materna Ivone Demes, o avô paterno Renato Corcevai, Helena Demes, Lucas e Jéssica Martins, Patrícia Rocha, Cristiane e Cláudia Buhamra, Camila e Ariosto Martins, dentre outros.

Niver O empresário Paulo Plutarcho, sócio do Boteco Praia, reuniu amigos e familiares no dia 8 de maio, para celebrar mais um ano de vida. Na ocasião, aproveitou para prestigiar evento sobre o uísque Old Parr Silver, promovido pela Diageo para convidados, também no seu Boteco Praia. Na foto com a mulher, Aurelie.

44

Cazuza

A Free Lancer Produções apresenta em Fortaleza no próximo dia 07 de junho, no Siará Hall, o espetáculo “Cazuza Pro dia nascer feliz, o musical”, de Aloísio de Abreu, com direção de João Fonseca. O elenco é encabeçado pelo músico e ator Emílio Dantas, de 30 anos, que faz sua segunda incursão em musicais. Osmar Silveira, Fabiano Medeiros, Brenda Nadler, Thiago Machado, Igor Miranda, Bruno Narchi, Diego Montez, Saulo Segreto, Dezo Mota, Oscar Fabião Cazuza e Sheila Matos completam a escalação dando vida a nomes como Lucinha e João Araújo, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, entre outros.


Um verdadeiro paraíso Às margens da Lagoa do Catu, a pouco mais de 30 minutos de Fortaleza e a 10 km do Beach Park, o Catu Spa Service, localizado no Catu Lake Residence, é o espaço ideal para quem quer perder alguns quilinhos e aproveitar para relaxar a mente em um ambiente paradisíaco. Ao chegar, o cliente é acompanhado em todas as suas atividades, todas as suas refeições, entretenimentos e até mesmo no seu descanso. Dirigido pelo grupo Meta (maior rede de academias do Ceará), o Catu Spa Service conta com piscina de natação e hidroginástica, academia de ginástica climatizada,

pistas de caminhada internas, restaurante de alto padrão climatizado (aberto ao público), espaço zen, segurança armada e monitorada, quadras de tênis, vôlei, basquete e futsal, marina

para esportes náuticos, dentre outros. E para aqueles que querem apenas curtir um final de semana ou realizar seu evento a dica é conhecer o Catu Lake Residence. Info:(85) 2181-6201.

Fotos: Nicolas Gondim

Noir Em memorável noite no Dragão Fashion Brasil, o estilista Alysson Aragão lançou sua nova coleção, Noir, enriquecendo ainda mais suas peças com belíssimas joias da designer Suzane Farias. O desfile integrou o Atelier Criativo Brasil, projeto do Sebrae CE, lançado no DFB, que consiste em apresentar desfiles em dupla: um designer de joias e um designer de moda .

45


autom贸veis

Bmw

i8 h铆brido

46


Luxo, esportividade e conforto sem deixar de lado a sustentabilidade Los Angeles foi o palco escolhido pela BMW para mais um grande lançamento, o do BMW i8. O veículo é o segundo modelo da marca BMW i e o primeiro híbrido plug-in da companhia. Um esportivo com visual arrojado e proposta sustentável que reinterpreta o prazer característico de se dirigir um BMW. O modelo será comercializado na Europa e nos Estados Unidos a partir de junho e deve chegar ao Brasil em data a ser definida. A combinação das tecnologias BMW TwinPower Turbo e BMW eDrive dá ao veículo uma potência máxima de 266 kW/362 cv, com gerenciamento de energia inteligente. Isso proporciona ao BMW i8 desempenho de carro esportivo, com 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, mas com consumo de combustível de 47km/l e 49g/ km de emissão de CO2 – números equivalentes ao de um carro de pequeno porte. O BMW i8 possui um sistema de propulsão híbrido plug-in, que inclui o inédito motor de três cilindros e injeção direta à gasolina BMW TwinPower Turbo 1.5L, compacto e de alto desempenho. Isso gera

uma potência de 170kW/231cv, com torque máximo de 320Nm. A segunda fonte de energia do carro é um motor elétrico desenvolvido para o BMW i8. Com isso, ele chega a uma potência máxima de 96 kW/131 cv e entrega seu torque máximo de 250 Nm ao primeiro toque no acelerador. Além da resposta instantânea típica dos motores elétricos, a potência continua a ser produzida até o limite de giros, permitindo que o motor elétrico continue a fornecer torque em altas rotações. O motor elétrico também pode impulsionar o veículo sozinho, com velocidade máxima de 120 km/h e alcance máximo de 37 quilômetros. A potência vem da bateria de íons de lítio, recarregada por uma tomada doméstica, por meio do BMW i Wallbox ou em alguma estação pública de carregamento. O motorista pode escolher entre diferentes modos de condução, do mais esportivo ao mais confortável, econômico. São eles: Comfort, Sport, Eco Pro, na modalidade híbrido; e Comfort e Eco Pro, no modo elétrico.

47


automóveis

O pacote de equipamentos do BMW i8, disponível em sua versão de entrada Neso, inclui o Sistema de Navegação Profissional, display de instrumentos digital, ar-condicionado dual zone, BMW iDrive com tela de 8,8 polegadas, volante esportivo com botões multifuncionais, assentos esportivos ajustáveis eletricamente e painel de instrumentos com acabamento – tudo em couro. O proprietário tam-

48

bém pode escolher entre quatro acabamentos de pintura externa e outros quatro variantes de equipamentos internos. O consumidor ainda tem três linhas de equipamentos opcionais: Halo, Carpo e o exclusivo pacote Pure Impulse, que traz rodas de liga leve de 20 polegadas, faróis de LED com funções estendidas, como iluminação diferenciada

para autoestrada, Head-up display, entre outros equipamentos especiais. Segundo a fábrica a chegada do BMW i8 ao mercado é um marco para a indústria automotiva, pois é o único veículo no mundo que alia esportividade a preocupações da sociedade moderna como mobilidade urbana e sustentabilidade.


Quando sua empresa diz não ao trabalho infantil, muita gente pode dizer sim para sua marca. Invista nas crianças e adolescentes do Brasil e tenha o selo de reconhecimento da Fundação Abrinq. Seja uma Empresa Amiga da Criança.

Saiba mais pelo site www.fundabrinq.org.br/peac ou pelo telefone 11 3848 4870 Uma iniciativa:


50


51


autom贸veis

range rover

Evoque Passeio com c芒mbio de nove marchas 52


Depois de meses de expectativa, a VA nova versão de um dos mais bem-sucedidos modelos da Land Rover, o Range Rover Evoque, chega ao Brasil. A linha 2014 é o primeiro carro com transmissão ZF9HP de nove velocidades. As atualizações do Range Rover Evoque incluem novas opções de cores externas e de acabamentos internos, rodas em liga leve de 18, 19 e 20 polegadas com novo design e espelhos retrovisores redesenhados.

Já a tecnologia Torque Vectoring distribui o torque de forma independente em cada roda, dando maior estabilidade em situações de curvas em alta velocidade. Os sistemas de auxílio à condução foram aperfeiçoados com a introdução do Park Exit, complementar ao já existente Park Assist, que auxilia nas manobras de baliza sem a interferência do condutor. A caixa de câmbio ZF-9HP é compacta. Apesar das três velocidades a mais, é só 6 mm mais larga e pesa 7,5 kg menos que a caixa anterior

de seis velocidades. Disponível nas versões Pure, Dynamic e Prestige, a linha 2014 do Evoque é equipada com motor de 2.0 litros Turbo com 240 cv de potência. A versão 2014 do Range Rover Evoque modelo chega com atualizações significativas, que incluem o inédito câmbio ZF de nove marchas, o primeiro do gênero no Brasil a equipar um veículo de passeio. De acordo com a fábrica, as novas tecnologias devem ajudar a consolidar o sucesso do modelo no mercado brasileiro.

53


social

Pedro Alfredo Neto, Cid Peixoto e Francisco Tarrega

Bruno Tude - Diretor Geral Concessionárias ADT SA e João França - Superintendente Welle Motors

Francisco Tarrega e Carlos Eduardo Aguiar

Inauguração

Dagmar Palácio, João França e Bruno Tude

Marcos Lemonte e Marcelo Marfrutas

Welle Motors

Com um sofisticado coquetel e concorrido “test-drive” noturno com as incríveis máquinas da marca BMW (carros e motos) foi inaugurada oficialmente a Welle Motors, que aqui vai vender, melhor dizendo, já está vendendo produtos da BMW Group Brasil. Ela pertencente ao Grupo ADT AS, do qual o jovem Bruno Tude é o diretor.

João França e Raquel Rocha

A concessionária dirigida por João França Júnior tem o conceito Group Dealer e representa as marcas do segmento Premium BMW, BMW Motorrad e MINI. Álvaro Martins, Maurício Neto, Maurílio Menezes - Ceará Autos - e Israel Martins

54

Régis e Marcus Medeiros


BMW Welle Motors

Paulo Eduardo, Daniel Correia, Ricardo Ribeiro e Daniel Markan

João França, Bruno Tude e Martin Fritsches - BMW do Brasil

Dagmar Palácio, Prycilla Antonucci e Alexandre Palácio - Blindacar

Herlander Zola, Mauro Pimentel e Antonino Gomes - Banco BMW do Brasil

Marcus Medeiros, Jamil Farah, Regis Medeiros, Marcos Oliveira e Ricardo Lopes

Silvio Palácio, Pedro Neto, Fernando Pontes e Everardo Oliveira

Viana Neto e Marcelo Freire

Bruno Tude e Fernando Pontes FENABRAVE

Luciana e Renata - Rádio Beach Park

55


social

BMW M6 com a consultora de vendas Renata Medina

Arthur Samir, Pompeu Vasconcelos, João Victor Adjafre e Ronaldo Aguiar Filho

Bartolomeu Lins e Lia Sancho

René Freire e Guilherme Visa

Daniel Carvalho e Paloma Viana

João França e Rodrigo Novello - MINI do Brasil

Maria Tereza, João França e Magda do Vale - O Povo

BMW Z4

Felipe Fonseca e Josef Lechertshuber Diretoria BMW Serviços Financeiros

Silvio Montezuma, Fábio Campos e João Gurgel

Sávio Batista e João França

BMW M6 Grand Coupé

Moto Clube Guerreiros do Rock

Taunay Alencar, Davi Asfor e Vicente Braga

56


Moda Andréa Foroni

Esporte CHIC

A tendência é unir esporte ao luxo nas coleções de inverno 2014 O esporte mostra seu status fashion neste inverno 2014. Com inspirações bem sofisticadas, a tendência esportiva invade as passarelas mundiais. Também não é por menos, em ano de Copa do Mundo e a democrática street fashion em destaque pelo mundo afora, não há como os estilistas não aderirem ao clima. De acordo com a consultora de imagem Andrea Muniz, a aposta para esta estação é unir o esporte ao luxo, ou seja, peças com design esportivo feitas em tecidos nobres. E essa união refinada é visível nas coleções femininas e masculinas, inclusive de etiquetas de alta costura. Entre os itens que vieram das academias e que ganharam elegância com passe livre para circular do trabalho até um coquetel noturno, estão a jaqueta bomber, shorts de corrida e o moletom com detalhes em renda ou com aplicações de bordados, paetês ou matelassê. “Para as mulheres, o ideal é coordenar essas peças com jeans, saias tipo godê ou lápis, camisas e blazers”, ensina a consultora alertando que a ordem é usar um só item com referência esportiva no look e sempre misturá-lo com outros mais requintados.

58

Tendência esportiva imperou na passarela da Colcci na edição de inverno 2014 da São Paulo Fashion Week.


Blusa BOBSTORE: (85) 3264 0154

Mochila PRADA à venda na PradaStore Brasil no tel (11) 3078 8326

Shorts CALVIN KLEIN JEANS: (85) 3241 3363

Blusa STELLA MCCARTNEY para FARFETCH www.farfetch. com.br Calça DIANE VON FURSTENBERG para FARFETCH www.farfetch.com.br

E nos pés, nada daqueles tênis de corrida, há versões bem contemporâneas que vão em direção ao estilo cool da temporada das temperaturas amenas. “O tênis é o acessório esportivo da vez. Por isso, aposte nos modelos que as grifes estão lançando como os metalizados que estão super em alta”. E as mochilas tão usáveis em qualquer atividade física, também têm seus espaços garantidos no guarda-roupa de 2014.

Saia B0BSTORE (85) 3264 0154

Tênis CRAVO & CANELA: (85) 3264 1415

Vestido CHOLET (85) 3241 2400

Tênis SCHUTZ: (85) 3261 4233

59


Moda

E para os homens, a onda também reserva novidades fincadas no esporte chic. “Blazer em moletom, jaqueta bomber e tênis em couro são os destaques para o armário masculino”, explica a especialista em estilo. Para eles, a regra continua. “Misture essa tendência com peças menos esportivas, como por exemplo, com camisas, blazers, calça de alfaiataria e até com terno”, complementa. Fácil, entrar nessa aposta, não? Então confira a nossa vitrine e jogue nessa modalidade opulente da moda.

Camiseta DOLCE & GABBANA para FARFETCH www.farfetch.com.br

Bolsa LE COQ SPORTIF www.lecoqsportif.com

Blazer em moletom da SKS MAN - www.sksman.com.br

Jaqueta bomber ARMANI COLLEZIONI para FARFETCH www.farfetch.com.br

Tênis PRADA à venda na PradaStore Brasil no (11) 3078 8326

60

A coleção masculina de inverno 2014 do designer Christopher Raeburn apresentada na London Fashion Week também teve referências no esporte.

Bota PRADA à venda na PradaStore Brasil (11) 3078 8326

AGRADECIMENTO: Consultora de imagem Andrea Muniz. www.andreamconsultoriadeimagem.com.br


A

50â&#x20AC;&#x2122;s way

by Iury Costa Photos: Cival Jr.


Jovem, transgressor, clássico, atemporal... Desde a sua criação o Mini injeta predicativos fortes e cheios de personalidade à sua dolce vita. Para resgatar suas origens, voltamos a década de 50 a la Grace Kelly e apresentamos um new look com doses potentes de sofisticação e elegância.

Colarinho, top e calça Iury Costa, cinto Salvatore Ferragamo, joias Cleide Design, óculos Marc Jacobs para Itamaraty, bolsa Chanel, sapatos Schutz


Top e saia Iury Costa, lenço Emilio Pucci, óculos Carrera para Itamaraty, bracelete Cleide Design, luvas acervo pessoal, bolsa Hermés, sapatos Schutz


Faixa usada como top Iury Costa, faixa Herve Leger, brinco e anel Cleide Design


Body e saia Iury Costa, lenรงo Dior, joias Cleide Design, bolsa Fendi, sapatos Schutz


Mini Cooper S Cabrio. Vai de 0 a 100 km em 7,6 segundos e atinge velocidade mรกxima de 220 km/h.


Vestido Iury Costa, joias Cleide Design, luvas acervo pessoal


Top, cinto e saia Iury Costa, joias Cleide Design, bolsa Dior, luvas acervo pessoal, sapatos Schutz


moda Andréa Foroni

Clutch LOVERS A queridinha das passarelas mundiais acompanha desde o cocktail dress até os looks mais despojados

Nada na moda surgiu por acaso. A clutch, a estrela dos looks de festas e que, nas últimas estações, se tornou também aliado às produções casuais, tem origem nobre. Curioso, né? Pois saiba que o modelo foi criado em 1930 pelo estilista Emile Hermès para atender à necessidade das mulheres que frequentavam os salões mais cobiçados da Europa e precisavam carregar seus pertences, sem abrir mão da sofisticação. E depois de décadas restrita somente a ocasiões especiais, graças à influência do designer inglês Alexander McQueen, deixou de fazer sucesso apenas nos momentos de gala e ganhou o red carpet, as vitrines e o cotidiano do mulheril contemporâneo. Tanto que nas recentes semanas de moda, a peça foi protagonista nas passarelas.

A clutch foi destaque na passarela do estilista Victor Dzenk na edição de inverno 2014 do Fashion Rio. Foto: Agência Fotosite

74

Em camurça metalizada, ZEFERINO (85) 3458 7078


Em couro de croco prensado, AREZZO (85) 3452 3406

Em acrílico, ARAMEZ www.aramez.com.br

Em couro legítimo, DIANE VON FURSTENBERG para FARFETCH www.farfetch. com.br

Em camurça, CAPODARTE (85) 3241 0332

Em acrílico, ALEXANDER MCQUEEN para FARFETCH www.farfetch.com.br

Também não é por menos, versátil e na própria tradução inglesa “agarrar”, é fácil de levar a qualquer lugar. E para o inverno 2014, o acessório chega mais estruturado, em tamanhos menores, em materiais diversos e com detalhes luxuosos que acompanham o cocktail dress até a produção mais despojada. Confira a nossa vitrine de sugestões. Não dá para resistir, certo?

Em acrílico com efeito tartaruga, SUB para FARFETCH www.farfetch.com.br

Em pele de para FAR cobra, GIVENCH FETCH Y www .farfetch

.com.br

75


moda Andréa Foroni

Em pele de cordeiro, EMILIO PUCCI para FARFETCH

Em 100% couro, MOSCHINO para FARFETCH

www.farfetch.com.br

www.farfetch.com.br

Com estampa de poá, STELLA MCCARTNEY para FARFETCH www.farfetch.com.br

Em pelica trançada com alça de pele de coelho, ANGELA ROSSI – www.angelarossi.com.br

Com miçangas e bordados, ZEFERINO (85) 3458 7078

Com strass Swarovski cravejados, LANVIN: (11) 3152 6989 jkiguatemi@lanvin.com www.lanvin.com

76

Com cristais, SERPUI MARIE à venda na Meia Sola (85) 3224 3695


reimaginecomunicacao.com.br reimaginecom


autom贸veis

mercedes benz

S 63 L AMG

78


Chega ao Brasil a versão esportiva do sedã topo de linha da Mercedes

O mercado brasileiro recebe da Mercedes-Benz o automóvel mais potente do segmento de luxo em todo o mundo, o sedã esportivo S 63 L AMG. O veículo estabelece novos parâmetros de condução, construção com baixo peso e eficiência energética. O País terá comercializada a versão com carroceria longa. O motor AMG V8 biturbo com 430 kW (585 cv) e 900 Nm de torque garante o desempenho superior do S 63 L AMG. Seu sistema de tração integral AMG 4MATIC traz uma nova dimensão ao comportamento dinâmico em seu segmento. A aplicação da estratégia AMG Lightweight Performance reduziu o peso do S 63 L AMG em cerca de 100 quilos. Todo o revestimento externo original da Classe S, inclusive o teto e a parte dianteira da carroceria, é feito em alumínio. A instalação do compartimento para guardar o estepe feito de fi-

bra de carbono, material usado na Fórmula 1, reduziu o peso em mais quatro quilos. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,0 segundos e a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é 300 km/h. Sistema de escapamento esportivo Quando a transmissão estiver no modo “C” (Controlled Efficiency – eficiência controlada), os flaps mantêm-se fechados a maior parte do tempo, dando mais discrição ao som do motor. O S 63 L AMG é o segundo modelo de alto desempenho da AMG a substituir a bateria convencional do motor de partida por uma de íons de lítio. A nova tecnologia tem capacidade de 78 Ah. A transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT tem sete velocidades e três modos de operação – “C” (Controlled Efficiency), “S” (Sport) e “M” (Manual) – proporcionam a cada motorista um acerto personalizado.

79


automóveis

O sistema AMG 4MATIC de tração integral distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro nas proporções 33% e 67%. A distribuição privilegiando a traseira contribui para a característica dinâmica AMG de direção e a tração integral aumenta a segurança da rodagem. O S 63 L AMG é equipado com um sistema AMG de composto de

80

alto desempenho com peso otimizado. Um sistema de freios AMG de composto de cerâmica de alto desempenho também é disponibilizado como opcional. Configurando o que a MercedesBenz chama de “direção inteligente”, os sistemas de série tornam o S 63 L AMG ainda mais seguro e confortável. O Adaptive Highbeam Assist PLUS (assistên-

cia adaptativa de faróis altos) mantém o farol alto aceso sem ofuscar outros motoristas. O Night View Assist Plus foi melhorado, complementado com uma câmera térmica. Alerta o motorista sobre o risco potencial provocado por pedestres ou animais à frente do veículo. O Attention Assist detecta desatenção ou sonolência, monitora o cansaço do motorista e o tempo transcorrido desde sua última parada.


luxo por Wilgen Arone, da Alemanha

Setor de vestuário de luxo e automobilismo apostam no segmento casa Nossa casa é nossa segunda pele. Não há nada mais glamouroso do que incorporar marcas e estilos de grifes conhecidas ao ambiente em que se vive. O segmento automobilístico, de moda e decoração caminham juntos e cada vez mais próximos uns dos outros, afinal, todos eles falam de tendências, cores e são assinadas por grandes nomes. Para aproveitar o momento de expansão do mercado de decoração e luxo, designers de marcas renomadas do setor de vestuário e do setor automobilístico reforçam seus portfólios com peças diferenciadas para casa. Conheça algumas novidades do segmento!

Casa Armani Sinônimo de elegância e estilo, a Casa Armani tem mobiliário, assessórios de decoração, iluminação e tecidos exclusivos. No Brasil a marca está presente em São Paulo na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 786 – Jardim América. www.armanicasa.com A escrivaninha Diamante possui acabamento em laca na cor verde escura, laterais de couro e pés em latão satinado. A assinatura de Giorgio Armani está em seu revestimento. Já com inspiração indiana, os vasos etna estão disponíveis em bronze ou banhados em prata. As peças também levam a assinatura do estilista.

82


Boss Home A nova coleção home alia elegância clássica com elementos modernos. Os desenhos e as combinações de cores dão ao ambiente um toque especial. A linha tem roupas de cama, banho, toalhas, travesseiros e almofadas. www. hugoboss.com O jogo de cama Malibú mistura algodão e cetim. Suas cores e formas concedem um toque contemporâneo ao quarto. A linha também tem roupão de banho, toalhas e cobertores para combinar com a atmosfera do quarto. A linha Well de roupa da cama, com os diferentes tons em azul, foi projetada para dar a impressão do movimento do mar. A estampa em cetim cria a ilusão de movimento perpétuo.

Desigual Home A linha home traz a energia inconfundível da Desigual para sua casa. Almofadas em diversas formas, tamanhos e cores, tapetes, porta retrato, sapatos para casa, cobertores e objetos para cozinha estão entre os produtos oferecidos. No Brasil, a desigual é vendida no Shopping Pátio Higienópolis. Mas, a linha Home ainda não está disponível. www.desigual.com/pt Com muitas cores os aventais foram cuidadosamente criados para lembrar os vestidos típicos da marca. A luva de forno também faz parte da nova coleção para a cozinha. Toalhas e roupões de banho bem macios podem ser combinados com as toalhas e com as roupas de cama. A linha de roupas de cama apresenta muitos produtos diferentes de percal e cetim. As capas de edredom reversíveis permitem mudar a atmosfera em um piscar de olhos.

83


luxo

Diesel Home Desde de 2009 há uma coleção casa em parceria com a fabricante de móveis Moroso, a fabricante de iluminação Foscarini e a empresa têxtil Zucchi. No Brasil, a Diesel ainda não trabalha com a linha home. Site: http://store.diesel.com/de/ subhome/lifestyle Diesel Social Kitchen dá um toque moderno e confortável ao ambiente. As cozinhas são caracterizadas pela diversidade de materiais e contraste de tons. Embora tenha forma antiga, o sofá foi feito com proporções e materiais contemporâneos, caracterizando a herança denim de costura. A estampa de veludo foi inspirada nas paredes grafitadas de paisagens urbanas. O armário combina o modernismo da década de 1950 ao artesanato moderno. Com portas feitas de painel perfurado e paredes duplas, o acabamento pode ser em cobre brilhante ou envelhecido.

Escada Home Novas combinações de cores, bordados opulentos e mistura de padrões diferentes dão um toque irresistível as criações Escada. www.escada.com O jogo de cama Brush com o seu jogo de cores expressiva dá um toque moderno ao ambiente. As peças da linha Taroni anima com seus tons azulados e define as tendências e estampas da coleção moda.

84


Lamborghini Casa Desde 2005 a Lamborghini e a Formitalia têm uma parceria. A coleção com peças ousadas, tanto para o lar e escritório, foram inspiradas no mundo do automobilismo. www.lamborghini-casa.it

Roberto Cavalli Casa A marca tem uma vasta linha de produtos para casa que vai desde móveis, artigos de vidro de murano passando por pisos e até papéis de parede. www.robertocavalli.com O suporte de velas individual e o lustre em vidro, também em vermelho, de murano foram projetados para lembrarem as formas típicas de corais. As peças foram feitas em parceria com Murano Luxury Glass.

Cama de casal com cabeceira em couro vermelho e pés em metal. Mesinha de cabeceira com painel de parede preto lacado e gaveta em couro vermelho. O balcão do bar Long Beach tem acabamento em nogueira escura polida, pele clara e os pés em metal. A peça tem o logo da marca. A sala da Lamborghini tem conjunto de sofás com estrutura metálica em antracite e couro vermelho e cinza. A mesa lateral com estrutura metálica tem acabamento em antracite brilhante e couro. Já a mesa do centro tem estrutura de metal polido em antracite, parte central de vidro e couro negro. O móvel da TV é couro cinza e estrutura de metal brilhante em antracite.

85


luxo por Wilgen Arone, da Alemanha

Mercedes-Benz Style Mercedes-Benz e a Formaitalia desenvolveram uma coleção abrangente de mobiliário. A coleção segue a mesma elegância encontrada nos veículos e é composta por espreguiçadeira, banquinho, sofá, mesas e cama. No Brasil, os móveis da Mercedes-Benz Style são encontrados na Casa Fares. O sofá composto por moldura de madeira é complementado pelo contraste da estética do estofamento em couro. O sofá de molduras metálicas é caracterizado por linhas limpas e detalhes utilizados de forma consciente. A espreguiçadeira, com estrutura em madeira, é caracterizada pelas formas alongadas e curvas transmitindo leveza e modernidade ao espaço. A mesa de café apresenta uma forma futurista. Seu designer mistura metal no centro e estrutura cônica em madeira. Construída usando o minimalismo a cama tem traços limpos. A cabeceira e toda estrutura são trabalhadas em couro e os pes da cama são de alumínio. A cadeira de aspecto futurista pela forma e material têm linhas côncavas e convexas concedendo dessa maneira uma certa leveza ao ambiente.

86


Porsche Home Funcionais, os produtos da Porsche Design têm os traços da marca. Uma gama de produtos bem diferenciados como cozinhas de luxo, móveis para escritório, lâmpadas, enfeites e até churrasqueiras fazem parte da linha. Encontrados nos centros Porsche, nem todos os produtos estão mundialmente disponível. www.porsche-design.com O banco vario tem design funcional e pode ser usado tanto como um banquinho de bar ou como uma mesa lateral. A cadeira de escritório foi feita de um banco original do Porsche 911. Em couro preto o ajuste do encosto é totalmente eletrônico. A prateleira de parede foi feita com o spoiler traseiro do Porsche 911 GT3 Cup. Feita de carbono a prateleira aguenta até 120 quilos.

Gucci presentes A marca italiana Gucci não conta com uma coleção para casa, mas sim com uma linha de presentes que vão desde velas perfumadas até coleiras e bolsas para cachorro. www.gucci.com Usadas para enfeitar ou mesmo para dar um ar perfumando ao ambiente as velas estão disponíveis na versão de folha de laranjeira e magnólia. O logo da Gucci vem gravado em dourado no vidro marrom.

Versace Home

A marca não só tem móveis, mas uma vasta linha de acessórios para casa que vai desde pisos, roupas de cama e banho e até porcelanas. www.versacehome.it Decantador com tampa Medusa Lumiere de porcelana Rosenthal, com 40 cm de altura. Porta-caviar de cristal Bowl da linha Medusa Lumiere. Tamanho 18cm. O clássico logotipo, em estilo barroco, foi transformado em um sofá moderno com formas sinuosas em tom vibrante azul.

87


hot chic por Andréa Foroni

Horas de diamante Para vencedores natos Inspirada na emoção e na adrenalina da Fórmula 1, surge a Scuderia Ferrari CLUB. A nova fragrância masculina encarna o espírito esportivo das equipes de corrida Ferrari através de aroma fougère com notas de limão, gengibre e hortelã, lavanda, gerânio, alecrim e noz-moscada. Já a embalagem traz vermelho metálico e o logotipo icônico da Ferrari. Não dá para ficar de fora dessa competição, certo? Mais informações com a Frajo Internacional de Cosméticos: 0800-7733450 www.frajo.com.br

88

Hot Chic! Detalhes em diamantes, uso de materiais sustentáveis e alta tecnologia constroem os novos desejos de luxo da temporada. Veja os lançamentos mais quentes da estação em nossa vitrine e turbine já a sua wishlist.

Muito mais do que marcar horas, o Limelight Exceptional Piece – Horse Inspiration, que faz parte da coleção Mythical Journey da Piaget, é uma verdadeira joia de luxo. Em forma de bracelete em ouro branco 18 quilates com cerca de 843 diamantes de corte brilhante, a peça tem sua parte superior inspirada nas formas de um cavalo e esconde um belo e delicado relógio de pulso secreto. Beleza incomparável, não? Mais informações: www.piaget.com

Grafismo opulente Algarismos romanos em designs que representam força e liberdade. Assim é a nova coleção Atlas da Tiffany & Co que chega ao país. Ouro amarelo 18k e rose, assim como em prata-de-lei, constroem com primazia as formas gráficas em peças como pendentes, anéis, e também em braceletes largos em uma trama de numerais. Um jogo de brilho e luxo que pode ser usado em qualquer ocasião - tanto de dia, quanto à noite. Mais informações: www.tiffany.com.br


Moda X Design automotivo Unir as tendências globais de moda, decoração e design automotivo é a proposta da Ford para a coleção Vignale. Com referências no carro conceito apresentado no Salão do Móvel de Milão - o S-MAX Vignale Concept, a linha traz mala a tiracolo, saco para máquina de café, clutch e bolsa, feitas com couro Bridge of Weir e inspiradas no padrão acolchoado dos assentos feitos à mão do veículo. Tudo com a exclusiva tonalidade “Milano Grigio” que é uma cor pérola semelhante a das joias. Resultado melhor, impossível, não? Mais informações: www.ford.com.br

Smartphone orgânico Nem dá para acreditar, mas é possível reunir tecnologia e elementos naturais. A prova está no lançamento do smartphone “Moto X™ Iúna” da Motorola. O modelo tem lados inteiros esculpidos em madeira. O efeito é único por causa dos desenhos típicos do material que jamais se repetem. Essa inspiração bem brasileira e naturalista é evidente também no nome, já que Iúna, significa “água preta” em tupi-guarani. Segundo o fabricante, é uma alusão ao encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, um dos cartões-postais da Amazônia. A novidade já está à venda na loja oficial da Motorola www.lojaoficialmotorola.com.br ou nos pontos de vendas da marca espalhados por Fortaleza.

Hidratação sustentável Ter um squeeze sempre à mão é o melhor caminho para a hidratação. E se o objeto agregar design exclusivo e sustentabilidade, fica ainda melhor, não é mesmo? Pois é o que oferece a KOR Water. A fabricante das famosas garrafinhas reutilizáveis acaba de lançar o modelo Nava. Feita de Tritan - uma resina BPA-free não tóxica considerada das mais puras do mundo – o lançamento tem como principal diferencial seu filtro de casca de coco (que excede os padrões NSF 42 para o gosto de cloro e remoção de odor), que faz o gosto da água comum se tornar incrível, filtrando a cada gole. Bateu a sede? Saiba que a novidade está à venda no e-commerce da grife: www.korwater.com.br

89


hot chic

Relógios arquitetônicos ERRATA coluna Hot Chic da edição anterior nº 30. -Referente à nota “Moda Sustentável”: diferente do divulgado, a TQQ e a Cooperárvore são duas iniciativas diferentes. A Cooperárvore é uma cooperativa do Programa Árvore da Vida, da Fiat Automóveis e outros parceiros. O trabalho dos 20 cooperados consiste na transformação de cintos de segurança e tecidos automotivos em bolsas, chaveiros, jogos, nécessaires, que tem como principal matéria-prima resíduos doados pela Fiat Automóveis e parceiros. A Cooperárvore fica localizada em Betim, Minas Gerais e os produtos podem ser adquiridos pelo site: http://www.cooperarvore.com.br/. Já a Tem Quem Queira é uma empresa social situada no Rio de Janeiro, que transforma lonas vinílicas, banners, tela ortofônica e fundos de palco em artigos fashion através das mãos de presidiários e ex-detentos. Ao longo dos anos, a Tem Quem Queira se transformou na maior receptora desse resíduo no estado fluminense. Produtos exclusivos e assinados por grandes estilistas, como Isabela Capeto, nascem através da criatividade e oportunidade dada a pessoas com poucas opções na vida. Os produtos da Tem Quem Queira podem ser comprados pela loja virtual: http://www.temquemqueira.org.br/

90

Relógios esculpidos minuciosamente como na arquitetura europeia compõem a nova coleção masculina da Vacheron Constantin. Inspirada nos relógios centrais nas amplas estações ferroviárias do final do século XIX na Europa, a marca traz a primeira versão skeleton de um movimento exclusivo da empresa: corda manual Calibre 4400. De acordo com o fabricante, foram necessárias várias centenas de horas para atingir o equilíbrio perfeito entre o apelo da estética arejada e a funcionalidade ideal. E o trabalho é visto nos modelos primorosos nas versões das cores preta, azul e cinza e nas curvas que mostram o DNA único da grife suíça. Mais informações: www. vacheron-constantin.com

Oásis de luxo na península Le Morne Que tal conhecer o Dinarobin Hotel Golf & Spa, do Beachcomber Hotels, na costa sul das Ilhas Maurício, no Oceano Índico? O resort cinco-estrelas, localizado na península de Le Morne, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, tem vista privilegiada para as águas cristalinas do mar e a um extenso areal branco. As acomodações possuem uma atmosfera de aldeia, composta por ban-

galôs com duas, quatro ou seis suítes. São 172 suítes, divididas em 51 unidades dispostas em um belo jardim tropical. Com decoração moderna que une elegância e conforto, cada suíte possui varanda ou pátio privativo. O hotel ainda oferece espaço para esportes aquáticos como mergulhos com snorkel, windsurfe e hidroginástica; terrestre como vôlei ou futebol nas belas praias ou explorar a ilha de bicicleta e, para as crianças, um miniclube. Possui também SPA com massagem, saunas, hammams, piscina e salão de beleza, além de deque de meditação. Naturalmente luxuoso! www.dinarobin-hotel.com.


turismo por Mara Adeodato

2014 European

Best Destination

Nem Roma, nem Barcelona, nem Londres, Paris ou Berlim. O Porto foi escolhido mais uma vez como: 2014 European Best Destinations! Nessa edição, selecionei 3 hotéis top, na cidade de Porto, em Portugal, que também é Patrimônio da Humanidade, e na minha opinião um dos destinos mais fascinantes do mundo. O Porto disponibiliza um vasto calendário de eventos culturais e festivais, e é reconhecida como a cidade que vive e aprecia a sua gastronomia. Também é uma das principais capitais vínicas europeias e beneficiada pela proximidade de quatro regiões históricas ligadas ao vinho – Minho, Douro, Dão e Bairrada. São 3 opções diferentes de hospedagem de tirar o folego!


turismo

The yeatman O hotel que define um destino

A localização do The Yeatman e a natural ligação com o Vinho do Porto resultam num hotel vínico genuíno e único. A individualidade que o distingue como um hotel independente e de gestão familiar é reflexo das suas características e decoração. Azulejos tradicionais e diversos detalhes decorativos contribuem com um toque de autenticidade. Os corredores temáticos realçam a história do Porto, do vinho e de Portugal. Vale ressaltar que o The Yeatman é membro da famosa organização Relais & Châteaux.

SPA

Quartos e Suites

Vinothérapie® Caudalie no The Yeatman é o primeiro Spa Caudalie em Portugal.

O The Yeatman dispõe de oitenta e dois magníficos quartos e suites, cada um com o seu amplo terraço com vista impressionante sobre o Rio Douro e a Cidade do Porto.

Com uma área total de 2.000m2, constitui o maior dos 8 Spas Caudalie que existem no mundo. Disponibiliza 10 salas de tratamento e uma extensa oferta de programas de beleza e bem-estar.Na área de bem-estar; banho Romano, sauna, hammam, tepidarium e shower experience. As piscinas interior e exterior, ambas panorâmicas, proporcionam vistas deslumbrantes. A última possui um agradável lounge bar que constitui o local ideal para relaxar nos meses quentes.

94

A Bacchus Suite, nome atribuído em homenagem ao Deus Romano do vinho, é a pérola do The Yeatman. Um amplo espaço único (open space) que proporciona a acomodação mais exclusiva e privada no hotel.


Gastronomia O restaurante do The Yeatman, sob o comando do Chefe Ricardo Costa, possui uma estrela Michelin. Os sabores tradicionais portugueses são interpretados e apresentados num estilo contemporâneo. Os Jantares Vínicos, que decorrem todas as semanas, proporcionam aos clientes a oportunidade de degustarem uma extensa variedade de vinhos. A Diretora de Vinhos, Beatriz Machado, seleciona as mais exclusivas provas de vinhos privadas no Dick’s Bar, sendo possíveis visitas guiadas diariamente à garrafeira do The Yeatman.

Experiência Vínica O The Yeatman realiza todas as quintas-feiras à noite um jantar vínico com quatro pratos principais e conta com a presença de um produtor de vinho português. www.the-yeatman-hotel.com

95


turismo

Porto Palácio Congress Hotel & Spa Em plena Avenida da Boavista, o 5 Estrelas - Porto Palácio Congress Hotel & SPA reúne um arrojado leque de razões para conhecer a cidade do Porto e a região. O hotel é membro da “The Leading Hotels of the World”, sendo o único em toda a região Norte de Portugal e na Galiza, que ostenta esta distinção. A diversidade gastronómica impera no Porto Palácio com um conjunto de restaurantes e bares ao seu dipor. O Portobeer apresenta um cardápio variado em iguarias tradicionais, na qual se destacam as míticas francesinhas portuenses com uma variedade surpreendente.

Wellness & Beauty Lab e Solinca Health and Fitness Club È um verdadeiro refúgio dentro do centro urbano do Porto, proporcionando um ambiente de plena tranquilidade, conforto e elegância. Um espaço multifacetado que reúne SPA e cabeleireiro e onde cada tratamento é um convite para relaxar, revitalizar e rejuvenescer.

96

Em cada visita, o cliente recebe um welcome kit com roupão, toalhas e chinelos e nas diversas áreas do SPA, encontrará ainda à sua disposição frutas, água e um SPA Menu exclusivo.Um cabeleireiro complementa a oferta do Wellness & Beauty Lab O Solinca Health and Fitness Club do Porto Palácio conta com uma área total de 3.150 m2, onde mo-

tivação e inovação são os pilares de novas formas de vida saudável. Para além de equipamentos topo de gama, o Fitness Club dispõe ainda de 2 piscinas interiores, jacuzzi, sauna, banho turco, squash, massagem, ginásio de musculação e cardio fitness para dar resposta às diferentes necessidades e exigências de cada cliente. www.hotelportopalacio.com


Hotel Teatro

O Hotel Teatro nasce no mesmo lugar onde em 1859, se inaugurava o Teatro Baquet. 151 anos depois recria-se esse ambiente ímpar, requintado e boêmio do Teatro. As portas saúdam os visitantes com poema de Almeida Garret e a recepção lembra uma bilheteira, Localizado no centro da cidade, perto de pontos históricos e de fácil acesso. O restaurante e o bar tornaram-se, respectivamente Palco e Plateia onde se recriam peças de degustação de requintado paladar. O pátio interior será um espaço versátil e surpreendente, um jardim ao ar livre ou um local reservado e recolhido do movimento da cidade. De cores ouro e bronze, os 74 quartos e suites, distribuídos por 6 pisos primam pelo conforto e o ginásio, no piso superior, transforma o hotel num verdadeiro espaço de ação e relaxamento.

Restaurante Palco Situado no piso principal do Hotel, o restaurante é o centro de sensações exóticas e contemporâneas, criadas por um elenco de sabores que se misturam e entram em cena como numa deliciosa peça.

Bar Plateia Urbano e elegante proporciona aos seus hóspedes momentos de tranquilidade e bem estar.

A menber of design hotels O Hotel Teatro é o primeiro hotel do Porto a fazer parte da marca internacional Design Hotels. Mais do que uma coleção de hotéis, a Design Hotels é uma coleção de histórias. Cada hotel reflete as ideias de um hoteleiro visionário, um “Original”, com verdadeira paixão pela hospitalidade. www.hotelteatro.pt

97


saúde por Andréa Foroni

Os poderes do

Goji Berry

A fruta do momento faz maravilhas à saúde e à boa forma Consumida há milhares de anos pelos orientais, a Goji Berry vem conquistando os brasileiros por seus inúmeros benefícios.

Ela veio de longe e já se tornou a “queridinha” aqui no Brasil. A Goji Berry que é consumida há milhares de anos pelos orientais - que chegam até a organizar festivais anuais e a erguer estátuas em homenagem ao cultivo dessas poderosas frutas vermelhas – vem conquistando os brasileiros e, é claro, invadindo a dieta das celebridades. Também não é

98

por menos, o alimento promove maravilhas à saúde e à boa forma. É o que aponta a médica pós-graduada em Endocrinologia e Terapêutica da Obesidade, Tatiana Cunha. “A fruta traz melhoras aos órgãos excretores de toxinas e à função do fígado e dos rins e com isso ajuda a combater a retenção hídrica do organismo”, explica a especialista. Mas os benefí-

cios não param por aí. A profissional afirma que a fruta é rica em proteínas e ácidos graxos que ajudam a equilibrar os níveis hormonais e aceleram o metabolismo. Só para se ter uma ideia do quanto a fruta pode ajudar e (muito!) a perder os quilinhos extras, Tatiana mostra o resultado de um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.


A Goji Berry desidratada à venda no MUNDO VERDE (85) 3241 4088 www.mundoverde.com.br

A instituição educacional revelou que quando o corpo atinge o nível certo de vitamina C (entre 4,6 e 15 mg), passa a queimar gordura mais rápido e uma colher de goji berry tem 375 mg. E tem mais: cada colher de sopa tem apenas 50 calorias e um poder benéfico muito grande para a saúde em geral. “Protege contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, reduz a artrite, o colesterol e os níveis de glicose, regula a pressão arterial, melhora a visão e a imunidade, pois possui aminoácidos, polissacarídeos, minerais que fortalecem o sistema imunológico, inclusive a fruta tem um anticancerígeno que raramente é encontrado em alimentos, o germânio”, lista a médica comparando o nível de antioxidantes da goji berry com 25.300 unidades contra os 2.036 e 2.400 das amoras e dos mirtilos, respectivamente.

Para rejuvenescer, melhorar as linhas de expressão e trazer luminosidade e firmeza à pele do rosto, a COSMOBEAUTY apresenta Sérum Facial Skin Berry que vem com a fruta na composição. À venda no tel: 0800 880 1500 e www.linhacosmobeauty.com.br

O DetoxGoji da SANAVITA é uma bebida que tem Goji Berry e o Açaí que garantem aumentar o metabolismo corporal, auxiliar no controle de peso e prevenir o envelhecimento celular. À venda no MUNDO VERDE – (85) 3241 4088 – e no www.sanavita.com.br

Com Goji Berry na fórmula acompanhada de Ginkgo Biloba, sementes de romã, plantas marinhas e óleo de abacate, o Intuitive Lip Plumper da SMASHBOX promete lábios naturalmente rosados, mais cheios e volumosos. À venda na Sephora - www.sephora.com.br

Não tem desculpa, para não apostar na fruta, certo? Mas a especialista lembra que tudo que comemos em excesso faz mal para a nossa saúde. “Além disso, nenhum alimento sozinho consegue beneficiar a saúde como um todo, você tem que ter acompanhamento médico e um planejamento alimentar de acordo com as suas necessidades”, reforça Tatiana. E depois de consultar o seu especialista e muito antes de sair por aí atrás dessa frutinha dos deuses, veja a nossa vitrine com novidades deliciosas e até para a beleza com esse alimento.

AGRADECIMENTO: Dra. Tatiana Cunha - Site: www.tatianacunha.com.br

99


informe publicitário

Ikone

comemora 20 anos comprometida com o desenvolvimento do turismo de eventos

A Ikone Eventos, desde 1994 atuando nas áreas de planejamento, organização e execução de diversificados eventos de âmbito nacional e internacional, presta atendimento a instituições de ensino, empresas nacionais e multinacionais, associações de classe, entidades e órgãos públicos, fundações, ONG’s e sociedades civis. Organizando congressos, seminários, workshops, feiras, inaugurações, assinaturas de convênios, lançamentos e comemorações realizados pelas mais diversas entidades, adquiriu know-how no desenvolvimento de concepções específicas para a formatação de seus eventos, assim como na ela-

100

boração de projetos destinados a solicitar recursos aos diversos órgãos de fomento brasileiros. As diretoras Roberta Cavalcante, Micheline Camarço e Maria Tereza Braga garantem, por sua experiência, a assinatura da criatividade, personalidade e presença decisiva em todas as realizações da empresa, além do compromisso com o desenvolvimento do turismo de eventos. Para garantir o sucesso contam com uma equipe empenhada e dedicada a fazer de cada evento um acontecimento único com um criterioso acompanhamento de todos os detalhes que envolvem a realização do evento. O principal objetivo é executar

um trabalho de qualidade, realizado com rapidez, eficiência e criatividade, objetivando somar forças para atender às necessidades do cliente e fazer do evento um grande sucesso. A Ikone Eventos completou em 21 de março de 2014 um total de 20 anos de atuação no mercado de eventos e inaugurou sua sede própria. E agora escolhe este momento para lançar o Departamento de Eventos Corporativos que terá à frente a Executiva Mariá Frota. Com 20 anos de experiência no mercado nas áreas de hotelaria e agência de viagens, Mariá traz seu conhecimento e grandes relacionamentos para que esta seja mais


uma parceria de sucesso. Juntas, Ikone Eventos e Maria Frotá Assessoria Comercial, assinarão os momentos mais especiais de grandes empresas. Ter atitude é, antes de tudo, pensar e fazer diferente, dedicar-se a fundo ao projeto e fazer dele um instrumento que o torne especial e surpreendente. Eventos são acontecimentos, e cada um deles é uma realização personalizada e estas são marcas e diferenciais da Ikone Eventos no mercado.

Diretoria: Roberta Cavalcante, engenheira mecânica e advogada, mestre em Gestão de Negócios Turísticos. Atua há 13 anos na organização e coordenação de eventos de âmbito nacional e internacional, tendo amplo trânsito junto a vários órgãos civis, governamentais e educacionais.

Micheline Camarço, turismóloga, organizadora profissional de eventos desde 1995, com experiência em mais de 250 eventos realizados, dentre regionais, nacionais e internacionais. Foi sócia-proprietária da Companhia de Eventos até dezembro de 2007. Desde então é sócia da Ikone Eventos. Foi presidente da ABEOC/CE – Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Regional Ceará nos biênios 2006/2007 e reeleita para 2008/2009. Maria Tereza Braga, turismóloga, especialista em administração hoteleira, acumulou ampla experiência trabalhando em rede hoteleira internacional na área de vendas e eventos, atuando nesta última na comercialização e operacionalização de grandes eventos corporativos e científicos. Ingressou na Ikone Eventos como gerente, implantando o setor de Captação de Eventos em 2011. O sucesso deste trabalho a tornou diretora da empresa em 2013.

Executiva de Negócios: Mariá Frota, deu start a suas atividades no turismo em 1994 como estagiária em duas agências de viagens. Posteriormente assumiu cargos em grandes hotéis da cidade onde acumulou vasta experiência no setor. Após criar a Mariá Frota Assessoria Comercial desenvolveu trabalho para diversas empresas ao mesmo tempo que implantava como gerente comercial uma nova rede de hotéis na cidade. Diretora da Abeoc - Associação Brasileira de Organizadoras de Congressos e Eventos há 16 anos, agora é motivada por um novo desafio: parceria com a Ikone Eventos para implantação do Departamento de Eventos Corporativos e Captação de Novos Negócios.

101


autom贸veis

jeep

Grand Cherokee

102


A novidade é a transmissão de oito velocidades com motor 3.0 V6

A recém-lançada linha 2014 do Jeep Grande Cherokee está mais ampla com a versão diesel, agora disponível no mercado brasileiro. E ela vem com todas as renovações apresentadas desde janeiro nos modelos com motor a gasolina gasolina Pentastar V6 3.6. Disponível apenas na configuração Limited, o Grand Cherokee Diesel tem sob o capô um potente e eficiente motor V6 turbo de 3 litros. Com a nova transmissão de oito marchas, ele ficou ainda mais econômico. Para 2014, a transmissão de oito velocidades é a grande novidade, ajudando o motor 3.0 V6 a fazer o veículo rodar mais de 1.400 km na estrada (com o Pentastar a gasolina, são 1.135 km de autonomia). A tradicional aptidão fora de estrada é garantida pela tração 4x4 full-time Quadra-Trac II® e pelo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain™.

103


automóveis

O novo Grand Cherokee tem mais de 50 recursos de segurança, aumento do espaço interno e reforço do isolamento acústico

A frente reformulada exibe estilo mais elegante. O refinamento interno tem revestimento de couro, acabamento de madeira de poro aberto e novas combinações de cores. A lista de itens de segurança passa de 50. A tecnologia a bordo apresenta o novo sistema multimídia Uconnect. Fabricado em Detroit, nos Estados Unidos, o modelo está disponível nas 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil por R$ 239.900. Com o motor Pentastar a gasolina, os preços sugeridos são de R$ 185.900 (Laredo) e R$ 219.900 (Limited). O novo câmbio, com três marchas a mais, tornou o Jeep Grand Cherokee mais eficiente. Além

104

da economia de gasolina, a nova transmissão proporciona acelerações e retomadas rápidas. Com os principais componentes feitos de alumínio, a usina de força desse lançamento da Jeep desenvolve a potência de 241 cv a 4.000 rpm e torque de 56 kgfm de 1.800 a 2.800 rpm. A economia de combustível melhorou cerca de 10%. A turbina VGT 2056, da Garrett, é de geometria variável, gerando respostas quase imediatas. Outro fator que contribui para baixar o consumo: recurso Eco Mode. Ele prioriza sempre a marcha mais alta possível. O novo Grand Cherokee conta com a tração integral 4WD Quadra-Trac


II e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, agora com cinco possibilidades de uso. As opções Sand (dá respostas mais sensíveis ao patinamento das rodas) e Mud (despeja o maior torque possível num terreno escorregadio) agora estão separadas. Há ainda o sistema Auto, adaptável a qualquer condição de piso; o Snow, em que a tração do veículo tem melhor rendimento na neve e o Rock, no qual a caixa de transferência, os diferenciais e o acelerador são coordenados para oferecer o máximo controle em baixa velocidade. Entre os itens de segurança está o controle Selec-Speed, que ajuda

em subidas e descidas íngremes. Outros recursos importantes são o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que melhora a estabilidade no asfalto ou na terra; redução de rolagem da carroceria (ERM), aplicando os freios em situações extremas; assistente de partida em subidas e controle de oscilação de reboque (TSC). Além disso, há nove pontos de proteção. A central multimídia Uconnect tem interface premiada pela facilidade de uso e oferece entradas auxiliar (3,5 mm), USB e de cartão SD, conexão Bluetooth, além de sistema de som Alpine®, com nove alto-falantes, um subwoofer e recurso Matrix surround sound.

O Jeep Grand Cherokee é reconhecido pelo comportamento dinâmico e suavidade por causa da suspensão independente nas quatro rodas. Molas e amortecedores foram endurecidos para melhorar o controle de carroceria e a direção agora tem assistência eletro-hidráulica, mais econômica. A amplitude interna foi reforçada com 10 cm extras de espaço entre os bancos. O encosto traseiro pode ser reclinado em 12°. O isolamento acústico foi aprimorado, com aplicação de vidros laminados nas portas dianteiras e paredes isolantes duplas, como a que separa o motor da cabine.

105


automóveis por Andréa Foroni

nissan

New March Com reformulações no design e tecnologia, o hatch é o primeiro carro fabricado no novo complexo industrial da Nissan no Brasil

Se toda primeira vez promete ser marcante, a Nissan traz novidade para o seu recém-inaugurado Complexo Industrial em Resende, no Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro carro fabricado na unidade do país: o New March que chega repaginado após intensas pesquisas realizadas com consumidores brasileiros. “Pretendemos alcançar a liderança no mercado como a primeira marca japonesa no Brasil. E que o New March seja também o primeiro carro do jovem brasileiro”, afirma o presidente da Nissan do Brasil - François Dossa, em coletiva de imprensa do lançamento. E a nova versão do hatch compacto nascida em Resende, que inclui motores 1.0 16V e 1.6 16V, mostra

106

itens fincados no contemporâneo trio: design, tecnologia e conectividade. Reformulações que já são percebidas logo à primeira vista. A frente do veículo que, inclusive, foi exibido mundialmente no Salão de Frankfurt de 2013, está mais robusta, encorpada e elegante. Uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de V com o logotipo da marca chamam a atenção. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados. Visto de lado, o Nissan New March ganha destaque através das linhas arqueadas das janelas. No teto, há dois vincos acentuados em forma de “V”, que lembram


107


automóveis por Andréa Foroni

bumerangues e conferem maior robustez à carroceria. A sensação de modernidade continua no interior do carro. O console segue o estilo premium proposto pelo fabricante com acabamentos prateados e ergonomia com comandos fáceis de operar. Além de painel de instrumento mais claros e brilhantes que contribuem para boa visibilidade, há computador de bordo, desde a versão de entrada, com funções como autonomia, consumos instantâneo e médio, e abertura interna da tampa do tanque de combustível. O destaque fica por conta do novo volante de três raios nas cores

108

preto e prata, que dispõe de regulagem de altura e é exclusividade do modelo brasileiro. E para completar a aparência reestilizada do anterior que foi lançado no país no ano de 2011, o New March exibe duas novas opções de cores perolizadas: o Azul Pacific (que é considerado a aposta da marca e por isso está presente no modelo de divulgação) e o Branco Diamond. Quanto à tecnologia, o compacto agrada os motoristas amantes do mundo digital. A começar pelo navegador por GPS integrado às redes sociais (na versão 1.6 S.L) por meio de plataforma que permite conectividade de apps de smartphone como Facebook ou

Google. Por exemplo, é possível, no aplicativo do Facebook, receber convite para eventos, e com um clique na tela touch screen, dirigir-se ao local com o auxílio do navegador e ainda fazer o check in assim que chegar ao destino. Outros recursos que estão disponíveis somente na versão 1.6 SL são a câmera de ré e sistema multimídia com tela de 5.8 polegadas que conta com navegação por satélite (GPS) com tela sensível ao toque e comandos de voz em português com conexão via Bluetooth a dispositivos móveis.


As versões do compacto: Com o objetivo de atingir cada posicionamento da categoria, o New March surge com seis versões de acabamento - três para cada motorização. De série, todas trazem airbag duplo frontal, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, direção elétrica progressiva, banco com regulagem de altura, freios ABS com distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BAS).

vidros dianteiros e traseiros elétricos. Enquanto que opção SV (com motorizações 1.0 e 1.6) agrega aerofólio com brake-light e lâmpada de LED, Bluetooth, volante multifuncional com comandos de som e telefone, maçanetas externas na cor da carroceria, rádio CD Player com entradas auxiliares para iPod e USB, revestimento dos bancos exclusivo e rodas de liga leve aro 15.

A versão 1.0 Conforto oferece ar-condicionado, ar quente, alarme de advertência para chave no contato, computador de bordo com consumo instantâneo e relógio, calotas, retrovisores externos na cor da carroceria, tomada de 12 volts e volante com regulagem de altura. Já a versão S (oferecida com motores 1.0 e 1.6) acrescenta chave com botões para abertura das portas e do porta-malas, retrovisores elétricos, travas elétricas e

E a versão mais luxuosa 1.6 SL, possui ar-condicionado digital, apliques em preto brilhante no painel, alarme com acionamento na chave, câmera de ré, faróis com máscara negra, lanternas fumê, rodas de liga leve aro 16, rádio CD Player com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e entradas auxiliares para iPod e USB e sistema de navegação por satélite (GPS). E para manutenção do New March, a Nissan montou o programa de

No nova plataforma do March é possível receber o convite do Facebook, chegar ao local pelo GPS e fazer check-in

revisão programada com valores fixos e três anos de garantia sem limite de quilometragem. A montadora ainda anunciou o consórcio próprio Nissan. Afinal, isso é prova de que o mercado automotivo do Brasil vai muito bem, obrigado!

109


autom贸vel especial por Heloisa Helena Rodrigues

Sanauto: 40 anos de Chevrolet 110


A Sanauto comemora 40 anos marcados por credibilidade e sucesso no mercado cearense. A satisfação dos clientes sempre foi a proposta principal, bem como o aumento da participação nas vendas de veículos novos, seminovos, usados e oficina. A conquista maior é a elevação da concessionária ao padrão A Chevrolet em 2014-15. Tudo isso é fruto do trabalho incansável de Edson Ventura, que hoje con-

tinua juntamente com os filhos Francisco, Júlio e Edson Filho. Localizada em um dos bairros mais privilegiados e nobres de Fortaleza, Aldeota – Avenida Barão de Studart 1630 esquina com rua João Carvalho -, o que a diferencia das demais por oferecer fácil e rápido acesso aos clientes que contam também com amplo estacionamento.

111


automóvel especial

Atender aos anseios da clientela é fundamental para o sucesso da empresa que prima por oferecer o produto certo satisfazendo o cliente em todos os sentidos. E para isso, o bom atendimento é essencial na conquista de um relacionamento duradouro e satisfatório para ambos. A integração entre colaboradores das áreas de vendas, pós vendas e dos demais setores também tem como foco principal a excelência no atendimento aos clientes.

112

A Sanauto passou, há aproximadamente dois anos, por uma grande reestruturação nas instalações da antiga sede que conta com show room de vendas de veículos novos totalmente climatizado, além da ampliação do Salão de Seminovos e da oficina. Toda a estrutura, enfim, da concessionária foi atualizada ao Padrão Mundial da Chevrolet. Uma adequação que prioriza a atenção total as exigências do consumidor e a busca por estar sempre passos à frente do mercado, levando a

alta administração a alinhar estratégias locais às mundiais da montadora que mais investiu nos últimos anos e promoveu uma revolução no seu portfólio de produtos. A empresa entende que o bom atendimento aliado a uma revolução no seu portfólio de produtos e uma estrutura no padrão mundial, com estratégias locais, certamente são fatores decisivos para a melhoria dos resultados. Consciente que o sucesso das grandes empresas depende do desenvolvimento


das pessoas, a Sanauto conta com um RH estratégico para o desenvolvimento de lideranças em todos os níveis hierárquicos. Destacando, ainda, que todos os gestores praticam a política de coaching entre seus colaboradores. Henrique Brito, diretor comercial, destaca que as diretrizes são muito claras na Sanauto, onde o processo de identificação de metas e os resultados passam por um planejamento prévio e bem elaborado. Medida que facilita a conquista dos resultados e estratégias da empresa viabilizando a tomada de decisões. Metas e diretrizes priorizados e definidos no Franchising Meeting da General Motors do Brasil, bem como o retorno do capital dos acionistas da empresa. Para garantir a excelência os vendedores recebem treinamento em todas as etapas do ciclo de vendas do produto. A Sanauto conta, ainda, com um supervisor

e uma equipe para o processo de entrega dos veículos dedicada exclusivamente a assegurar a perfeita execução de todas as etapas da preparação. Garantir que o cliente receba o veículo em perfeitas condições na data e hora combinados é a meta principal. Meta essa que não é concluída apenas na entrega do veículo.

Garantir que o cliente receba o veículo em perfeitas condições na data e hora combinados é a meta principal

Para Henrique Brito “é através do pós vendas que o cliente é fidelizado na marca e a empresa projeta a troca de um novo Chevrolet através de um serviço bem executado e assertivo na primeira vez. A boa performance da equipe de consultores e mecânicos é essencial”. Para garantir o bom nível dos profissionais, além da busca de novos talentos no mercado, é exigida a capacitação com treinamentos periódicos para que a Sanauto possa executar bem todos os serviços necessários nos veículos dos clientes.

113


automóvel especial

Toda a equipe é treinada com o Plano de Desenvolvimento da GM do Brasil Para isso a boa performance da equipe de consultores e mecânicos e essencial. Para garantir o bom nível dos profissionais, além da busca de novos talentos no mercado, e observada também a capacitação com treinamentos periódicos para que a empresa possa executar bem todos os serviços necessários nos veículos dos clientes. Cuidados a cada dia mais importantes visto que atualmente a maioria dos modelos da linha Chevrolet possuem altos níveis tecnológicos e oferecem 3 anos de garantia,

114

além de ampla cobertura nos serviços que incluem desde a troca de óleo à troca dos pneus (no linguajar da montadora: serviços de para-choque à para-choque) exigindo, portanto, da Sanauto a designação de uma equipe técnica especializada que ofereça o diagnóstico preciso no menor espaço de tempo. A Sanauto investiu, assim, em infraestrutura e equipamentos de diagnósticos para adequação das instalações ao Programa de Atendimento Premium Chevrolet. Nele o cliente é atendido diretamen-

te pelo mecânico que informa o diagnóstico e orçamento na hora. Henrique Brito destaca que foram contratados profissionais experientes no mercado nos itens mecânica e funilaria. A Sanauto revisa, ainda, todo o processo de agendamento com o objetivo de otimizar o tempo do cliente no momento em que ele é atendido pelo mecânico. “Toda a equipe técnica é sistematicamente treinada dentro dos requisitos previstos no Plano de Desenvolvimento estabelecido pela General Motors do Brasil”, esclarece.


panorama por Marcondes Viana

Euler e Teresinha Pontes

Fátima Peixoto, Arnóbio e Adriana Tomas

Beatriz, Tarcísio e Teresa Porto

niver

Tarcísio Porto Iolanda e Tarcísio Rebouças, Tarcísio e Teresa Porto

O bem sucedido empresário Tarcísio Porto recebeu, ao lado da mulher Teresa e da filha Beatriz, familiares, rotarianos e especiais amigos, para com ele comemorar mais um ano de vida, onde a feijoada do Gran Marquise foi o pièce de résistance. À tarde-noite foi regada de um bom doze anos, champagne e também, por boa música e show de humor. Tudo começou com Aloisio Jr, em seguida Andrea Piol e os Bambas, que antecederam a chegada de Teclinha.

Joelma e Dejarino Santos

116

Teobaldo e Conceição Brito

Ivanildes e Lino Menezes


Athila Gonçalves e Ana Porto

Carmen e Olivio Braga

Agenor e Ligia Araújo

Carlos Eduardo e Geane Paz

Márcio Plastina e Beatriz Porto

Maria Esteves Maia e Tarcísio Porto

Rejane e Paulo Accioly

Silvana e Otaviano Araripe

Arcélio e Norma Mentor

Ticiana e Duda Brígido

Morgana e Manoel Linhares

Maninho e Mônica Brígido

Arcelino Mentor e Carol Melo

Marli e Helder Vasconcelos com os filhos e Tarcísio Porto

117


panorama

Marcondes Viana recebece o distintivo rotário

Tarcísio Porto coloca o distintivo rotário em Maninho Brígido

Posse no Rotary Maninho Brigido, João Paulo Accioly - presidente do Rotary Club de Fortaleza, Tarcísio Porto e Marcondes Viana

118

Rute Bzyl e Teresinha Rolim

Antônio Linhares e Paulo O’Grady

Teresinha Pontes, Maria Perpétua Pinto e Elizabeth Delboni

Ednilo Soárez e Milton Morais Correia

O publicitário Maninho Brígido (EBMQUINTO) e o jornalista Marcondes Viana (revista CHIC Automóveis & Sociedade) foram empossados no Rotary Club de Fortaleza, o primeiro da cidade e que foi fundado há exatos 80 anos. Os dois foram indicados pelo rotariano Tarcísio Porto e a posse aconteceu durante um almoço festivo no Ideal Clube. Na solenidade de posse, usaram da palavra o presidente João Paulo Accioly, o secretário Olivinho Feitosa Costa, o padrinho dos novos sócios Tarcísio Rebouças Porto Júnior, bem como os recém admitidos Maninho Brígido e Marcondes Viana.


Rotary Club de Fortaleza comemora 80 anos

Mesa da solenidade presidida pelo presidente do club João Paulo Accioly

O Rotary Club de Fortaleza comemorou – com uma bonita solenidade -, no dia 7 de Maio, os seus 80 anos de fundação. Tudo aconteceu no salão nobre do Ideal Clube, comandado pelo casal presidente João Paulo e Rejane Accioly e o casal diretor de protocolo Paulo Dantas e Maria Cristina O’Grady. O evento reuniu associados e especiais convidados, como o general Théo Basto e o casal governador Distrito 4490, Dejarino e Joelma Santos. Na solenidade, os rotarianos João Accioly, Fernanda Diogo de Siqueira, Manoel Cardoso Linhares, Lino Edmar Menezes e Teresa Porto foram agraciados com a Comenda

Paul Harris Felow, que consiste num Diploma, um Medalhão com a efígie do fundador do Rotary Internacional e um Botão para uso na lapela, sendo a maior distinção concedida pela Fundação Rotária Internacional aos rotariano de todo mundo e às personalidades que se destacam na prestação de serviços as causas rotárias. Após a entrega das Comendas Paul Harris Felow, os rotarianos Maria Esteves Maia e Tarcísio Porto colocaram diamantes no Botão, pois agora alcançaram o título de Major Donors I (Maria Esteves Maia) e Major Donors II, entregue a Tarcísio, que passou a usar na lapela, o seu segundo diamante.

119


panorama

Tarcísio Porto entrega o Paul Harris a Manoel Linhares

João Accioly entrega o Paul Harris a Teresa Porto

Tarcísio Porto entrega o Paul Harris a Lino Menezes

Kilvia e Marcos Montenegro

João Accioly recebeu o Paul Harris de Tiago Carvalho

Euler e Teresinha Pontes

120

Larissa Werneck entrega o Paul Harris a Fernanda Diogo

Lino e Ângela Oliveira

Arnóbio e Adriana Tomaz

José Augusto e Regina Ximenes


Lenira e César Seraine

Maria Esteves Maia, com seu I Major Donors

Marcondes Viana, Elizabeth e Osmar Delbone

Joelma Santos entrega Major Donors II Tarcísio Porto

Valéria e José Háteras

Regina e Théo Bastos

Marcondes Viana e Djarino Santos

Teobaldo e Conceição Brito

Vera Machado, João Paulo Accioly, Paulo O’Grady e Luiz Marques

José Carlos Pontes, Manoel Linhares, Tarcísio Porto e Paulo O’Grady

Marli e Helder Vasconcelos

Ruth Bzyl e Teresa Porto

Beatriz, Tarcísio e Teresa Porto e Márcio Plastina

121


CENTRO | 3535.0500 FรTIMA | 4008.0500 EXPRESS | 3444.5100 Av. Herรกclito Graรงa, 550

Av. Aguanambi, 570

Av. Aguanambi, 1386



CHIC 31