Intervenção urbana: Jardim Colombo

A intervenção proposta para o Jardim Colombo conversa com as ideias presentes nos últimos capítulos de O Interior da História, de Marina Waisman, explorando o encontro entre memória, pertencimento e revitalização urbana. Assim como descrito no livro, “onde os espaços carregam marcas indeléveis do tempo e das vivências humanas”, o córrego é um arquivo vivo da história do Jardim Colombo, um símbolo das lutas e resiliência da comunidade.
Os módulos móveis, inspirados na vibrante interação social que ocorre no centro histórico de Olinda, é um dos exemplos de centros históricos da américa latina que seguem o que Marina defende, ou seja, oferecem um espaço de convivência e integração, tal como reflete a fusão entre tradição e renovação. Os módulos, que serão implantados no futuro parque linear do bairro, se transformam em um lugar de encontro, onde passado e futuro se entrelaçam.
A proposta promove um espaço multifuncional, contando com sombra para descanso, redes que remetem ao lazer coletivo e feiras que valorizam a cultura local através do artesanato, culinária e arte.
Por fim, o muro interativo reforça a ideia de que os espaços urbanos não são apenas elementos físicos, mas também superfícies de troca simbólica. Ao revitalizar o muro do cemitério, localizado na fronteira com o bairro, com a frase "Bem-Vindo ao Jardim Colombo" e transformá-lo em uma lousa, cria-se uma plataforma de diálogo, onde a comunidade pode se expressar, reconstruindo continuamente sua identidade. Tal ação ressoa com a visão de Waisman sobre o espaço público como um reflexo vivo das relações humanas, onde a interação transforma o lugar em lar. Assim, essas intervenções não apenas requalificam o córrego e seu entorno, mas também reafirma o Jardim Colombo como um território pulsante de memória e encontro, convidando a comunidade a ser protagonista de sua história.
Escala 1:500
Mural
Usos e disposição
Movimentação
Elevação Leste
Escala 1:200
Elevação Sul
Escala aproximada: projeto renderizado e inspirações
Elevação Leste
Elevação Sul
Usos e disposições
Movimentação
Para o Mural na proposta de intervenção, foi usado de inspiração o projeto NÓS, que realizou em 2022 uma exposição de murais realizados por moradores de comunidades periféricas de Pernambuco. A exposição retrata a história do local e a atualidade, assim, estabelecendo um contraste mas nunca deixando o passado de lado. Desse modo, foi pensado um mural interativo com tema “ O que é o Jardim Colombo?”, para que assim, as ideias e pensamentos de toda a comunidade como uma só sejam registradas e preservadas para futuras gerações da comunidade.
ESTÚDIO CHÃO. Projetos. Disponível em: https://estudiochao.com/projetos. Acesso em: 21 nov. 2024.
INSTITUTO FAZENDINHANDO. O Jardim Colombo. Disponível em: https://www.fazendinhando.org/jardimcolombo. Acesso em: 21 nov. 2024.
LEVISKY ARQUITETOS. Núcleo Jardim Colombo PMSP. Disponível em: https://leviskyarquitetos.com.br/pmspnucleo-jardim-colombo/. Acesso em: 21 nov. 2024.
Waisman, M. O INTERIOR DA HISTÓRIA: HISTORIOGRAFIA ARQUITETÔNICA PARA USO DE LATINO-AMERICANOS
Nascimento, M. (2022, outubro 3). Projeto NÓS destaca arte feita em comunidades periféricas, quilombolas e indígenas. Revista O Grito!
https://revistaogrito.com/projeto-nos-montaexposicao-com-paineis-pintados-coletivamente-emcomunidade-periferica-assentamento-e-territoriosquilombola-e-indigenas/