Jucelio Vereador
Juiz de Fora / MG Fevereiro de 2013 Informativo Especial
Ocupação Cultural: Curva do Lacet, queremos ela de volta! Ocupar a Curva do Lacet não é uma escolha gratuita. Durante muito tempo, esse espaço foi o principal ponto de socialização e encontro dos moradores do bairro Dom Bosco e da região. Após a chegada de empreendimentos no local, o campo de futebol que havia foi transferido para outro bairro da cidade. O antigo campo tornouse então um ponto de passagem, sem aparelhagem ou estrutura que contribua para práticas de lazer ou para a socialização. O objetivo da Ocupação Cultural é preencher a Curva com música, arte e cultura, chamando a atenção para necessidade de transformação desse espaço. “Escolhemos a Curva do Lacet por ser um ponto emblemático da cidade; é um grande vazio, num espaço que poderia e deveria ser usado por todos”, afirma o vereador e organizador do evento, Jucelio Maria.
Ações - Realização da Roda de Conversa e produção de relatório com as 23 principais reivindicações. - Reuniões com a Secretaria de Governo, EMPAV, Secretaria de Obras, para transformação da Curva do Lacet em praça pública. - Exigência das contrapartes do Monte Sinai, como a construção da UAPS do bairro. - Reunião com Prefeito para apresentação das demandas do bairro. - Exigência da continuação das obras da Creche do Bairro. - Foram feitos 24 requerimentos, 5 pedidos de informação e 2 ofícios (solicitando limpeza de bueiros e ruas, capina, melhora na coleta de lixo, instalação de bocas de lobo, asfaltamento e melhoria na sinalização e iluminação das ruas, a instalação de Ensino Médio no Bairro Dom Bosco.)
Foto da Curva do Lacet. À direita, a Ascomcer, no fundo e à esquerda o Independência Shopping.
O bairro Dom Bosco “O bairro Dom Bosco surgiu na década de 1920, oriundo do processo de decadência do café na região. (...) São controversas as histórias de sua origem que remetem desde a existência de comunidade quilombola a demais populações, de origem rural, assistidos pela obra de assistência social da Igreja de São Mateus. (...) Outra versão relata que em 1927, após a aquisição das terras, o Sr.Vicente Beghelli edificou uma capela surgindo a seu lado e quase que simultaneamente, um campo de futebol.” Maria Lúcia Pires Menezes e Gabriel Lima Monteiro Juiz de Fora / MG