Page 1

Jucelio Vereador

Juiz de Fora / MG Março de 2014 Informativo Especial

Conquista: 250 mil reais para a Curva do Lacet

Após uma solicitação nossa ao Deputado Federal Júlio Delgado (PSB), anunciamos na terceira semana de fevereiro que uma emenda foi apresentada ao Orçamento 2014, no valor de 250 mil reais. O objetivo dessa emenda é a construção de espaço de esporte e lazer na Curva do Lacet, hoje um grande vazio relegado à passagem para um empreendimento privado na região. Já que o orçamento federal é impositivo, cabe agora à Prefeitura a execução de um projeto de praça pública no local para beneficiar toda a cidade. Precisamos do apoio de todos e todas para que esse dinheiro seja usado para o bem da comunidade, e para que não seja desperdiçado pela possível ausência de projetos por parte da Prefeitura de Juiz de Fora. A Curva do Lacet é uma área de todos nós. Compartilhe essa ideia e seu apoio ao projeto! Agradecido, Foto da Curva do Lacet. À direita, a Ascomcer, no fundo e à esquerda o Independência Shopping.

Ações - Realização da Roda de Conversa e produção de relatório com as 23 principais reivindicações e reunião com Prefeito. - Reuniões com a Secretaria de Governo, EMPAV, Secretaria de Obras, para instalação de estrutura de esporte e lazer da Curva do Lacet. - Exigência das contrapartes do Monte Sinai, como a construção da UAPS do bairro. - Ocupação Cultural da Curva do Lacet. - Exigência da continuação das obras da Creche do Bairro. - Foram feitos 24 requerimentos, 5 pedidos de informação e 2 ofícios (solicitando limpeza de bueiros e ruas, capina, melhora na coleta de lixo, instalação de bocas de lobo, asfaltamento e melhoria na sinalização e iluminação das ruas, a instalação de Ensino Médio no Bairro Dom Bosco).

Participe da Audiência Pública Para discutir as questões envolvendo a saúde, como a construção da nova UAPS, a Curva do Lacet e a situação do esporte e lazer, será realizada no dia 18 de março, 15:00, uma audiência pública na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O intuito é mobilizar a população, alertar para a falta de espaços de lazer e cobrar a melhoria do atendimento à saúde no Dom Bosco. De acordo com o Presidente da Associação Pró-Melhoramento do bairro Dom Bosco, Luiz Cláudio N. Cardoso, “a presença do morador é essencial. Ele é o personagem principal e o maior interessado em que o poder público faça a área de lazer no espaço.” Sobre a UAPS, Luiz Cláudio diz que

“o morador tem passado por situações constrangedoras no atual posto, há mais de um ano. E a comunidade e o poder legislativo devem continuar cobrando a construção da UAPS.” Para fazer uso da palavra, chegar no mínimo 20 minutos antes.

Juiz de Fora / MG


Março de 2014

Ocupação Cultural reúne mais de 90 pessoas na Curva do Lacet Na manhã do dia 16 de fevereiro, domingo, mais de 90 pessoas estiveram na Curva do Lacet, para ocupar o local com arte e cultura. “Nosso intuito é chamar atenção para o abandono do Espaço Público e pedir a construção de uma área de lazer aqui no Lacet, que sempre foi ponto de encontro dos moradores do Dom Bosco e região”, afirmou vereador e organizador do evento, Jucelio Maria.

Capoeira marca presença na Ocupação Cultural A Ocupação Cultural, realizada no dia 16 de fevereiro, contou com a participação de diversas parceiros, como Contra-Mestre Kiko, Mestra Gato, Mestre Amorim e Mestre Meia Lua. O Contra-Mestre Kiko se colocou a disposição em nome da Capoeira, para continuar trabalhando pela Curva e pelos projetos para a região, Dom Bosco , Teixeiras e demais bairros do entorno. Além da capoeira, compareceram a APM do Dom Bosco, a atriz Gabrielle Labrotta, o grupo Aventura Ilimitada, o maisJF, Associação Juizforana de Skate e Messias Matheus e Nathália Correa (Exposição de Fotografias Natureza Real).

A história do Dom Bosco

Demandas do Dom Bosco

“O bairro Dom Bosco surgiu na década de 1920, oriundo do processo de decadência do café na região. (...) São controversas as histórias de sua origem que remetem desde a existência de comunidade quilombola a demais populações, de origem rural, assistidos pela obra de assistência social da Igreja de São Mateus. (...) Outra versão relata que em 1927, após a aquisição das terras, o Sr.Vicente Beghelli edificou uma capela surgindo a seu lado e quase que simultaneamente, um campo de futebol.” Maria Lúcia P. Menezes e Gabriel Lima Monteiro

Algumas das 23 demandas, entregues por Jucelio ao Prefeito: Transporte - Linhas de ônibus na parte alta do bairro, aumento de horários, reforma de vias, etc. Saúde - Iniciar com urgência a construção da UAPS do bairro. Diversos - Muro de contenção na Rua Itajubá, Revitalização da Trilha da UFJF. Segurança - Instalação de base territorial da Polícia Militar Lazer - Praça na Curva do Lacet, Tombamento e limpeza da Mina. Educação - Creche, Ensino Médio e Curumim.

Juiz de Fora / MG

expediente

Jucelio Maria Vereador (PSB) (32) 3691-4737 Rua Halfeld, nº 955 - Gabinete 202 www.jucelio.com jucelio@camarajf.mg.gov.br Jornalistas responsáveis Vinicius Werneck / Cícero Villela Diagramação Vinicius Werneck Equipe de Trabalho Carolina Morais, Cícero Villela, Emerson Porcino, Jodenir Souza, Marcelo Nunes, Raphael Reis, Vinicius Werneck

Encarte Especial - Curva do Lacet, Dom Bosco e região (2014)  

Encarte especial do mandato do vereador Jucelio Maria (PSB) sobre as ações para a Curva do Lacet e para o bairro Dom Bosco e região. (Março/...