JOÃO PEDRO PUNTONI
ÍNDICE
3 5 CURRÍCULO 7 DEZ VERBOS PARA UMA NARRATIVA 9 DESVIANDO A MONOFUNCIONALIDADE: trabalho tempo e território na produção do espaço urbano de São Paulo 11 CASA MONTEIRO LOBATO 13 CENTRO DE REFERÊNCIA DE AGROECOLOGIA parque nascentes do ribeirâo colônia, parelheiros 17 OFICINA E EXPOSIÇÃO TERRITÓRIO BOM RETIRO
João Pedro Oliveira Puntoni São Paulo _ SP jppuntoni@gmail.com 21 anos histórico acadêmico 2020 | 2025 escola da cidade - faculdade de arquitetura e urbanismo 2017 Escola Secundária Rainha Dona améliaLisboa, Portugal 2016 e 2018 1° e 3° ano ensino médio Escola da vila experiência profissional out 2021 | ago 2022 núcleo de produção audiovisual [BÁU] _captura e edição de vídeo, foto e áudio de eventos relacionados a instituição escola da cidade, como exposições e seminários _elaboração do livro comemorativo de 20 anos da instituição 2019 | 2020 assistente de produção B9 podcasts _criação de roteiros e gerente do site _gerente de redes sociais e recepção de convidados jun 2018 fotográfo eventos Cebrap _lançamento plataforma Museu Brasil complementares 2022 revista empena - escola da cidade curso de ferramentas cartográficas exposição território bom retiro - Goma oficina 2021 curso concepção de estruturas em madeira prof. João Pini | ITA construtora arquitetura moderna na america latina prof. Marina Canhadas 2020 introdução ao desenho na arquiteturaleitura e representação outras formas de morar - alternativas para o acesso à moradia além da propriedade privada. prof. Simone Gatti 2019 curso de desenho com prof. Rodrigo Mota do atêlie ligeiramente canhoto - Lisboa, Portugal idiomas espanholinglêsportuguês softwares autocad photoshopQgissketchup2d premiereindesign lightroompro pacote office
5


Nesse exercício conceitual a proposta era desenhar percursos apartir de verbos como enquadrar, estreitar, alongar entre ou tros. Realizado na pandemia foi necessário recorrer á objetos que encontrava em casa para o exercício da maquete. Como conceber um espaço do zero, com tantas limitações?
A inspiração em conceitos e espacialidades existentes é uma forte aliada nesse momento. Nesse caso, ela veio da arquite tura Ianomâmi, tribo indígena que habita o Brasil e Venezuela.
DEZ VERBOS PARA UMA NARRATIVA
Vivem em casas comunitárias circulares com capacidade de até 4.000 pessoas, construídas no meio da mata densa. Construída em solo nivelado, é formada por uma delimitação circular perfurada por cinco túneis que servem de acesso, aná logos as trilhas de acesso as aldeias. Foram realizadas abertu ras (clareiras), que junto com a posição dos mesmos ajudam a criar diferentes espacialidades para quem se encontra do lado de fora. Do lado de dentro o pedestre se vê imerso em 360 graus de um vermelho vivo, o azul do céu e o prateado da pon te são as únicas cores com as quais o vermelho contrasta.
7
2020






O trabalho estabelece entre as ZEUs e o recor te “pisar” através do embricamento entre duas questões fundantes da produção urbana na ci dade de São Paulo: trabalho x tempo livre, terri tório x malha de transporte. Do primeiro conflito, surge o mote projetual deste trabalho: se as ZEUs acompanham eixos de des locamento estritamente objetivos, tais como esta ções e linhas, de que maneira poderiam romper com a monofuncionalidade decorrente das di nâmicas do capital e da especulação? Já da segunda questão, estabelece-se uma ideia de implantação: o trabalhador que, num movimento pendular, atravessa a cidade em dirção à seus centros, é historicamente expulso para seus extremos. Logo, o duplo “trabalho x malha de transporte” poderia revelar como tal disputa territorial é, de certa forma, amenizada pela expansão do alcance destes transportes.
É o caso da Zona Sul, região-origem que o tra balho pretende se aproximar, onde há uma ex cessiva dinâmica intermodal. Desde as vans que percorrem as vielas e a estrada M’Boi Mirim, desembocando no terminal de ônibus do Jardim Ângela, chegando na linha de metrô lilás e final mente trocando para estações de CPTM e outras linhas da cidade que alcançam os centros. Além da duração destes deslocamento, que podem du rar horas, a maioria destas transições intermodais não são gratuitas. Por fim, objetiva-se tensionar os contrastes que marcam tais relações através do exercício de ensaios projetuais onde a paisagem de desloca mento é também a paisagem de uma outra possi bilidade de cidade.
9
DESVIANDO A MONOFUNCIONALIDADE: 2022 trabalho tempo e território na produção do espaço urbano de São Paulo
grupo: leticia fernandes, luiza costa e stella tosold


CASA LOBATO marceneiros, amigos estão construindo eles mesmos uma microcasa de madeira em um terreno coletivo de agroe cologia em monteiro lobato, interior de São Paulo. Sempre que possível auxilio na construção. 2019 - hoje
11
MONTEIRO
Excelentes




O projeto se desenvolve em constante processo de pesquisa e conversa, foram feitas visitas ao lo cal e inúmeras reuniões com arquitetos, gestores da secretaria do verde e do ligue os pontos além de líderes locais, como o seu Sebastião, fundador do bairro Vargem Grande.
A terra retirada se torna parte do projeto: são de senhadas 6 paredes de taipa que atravessam os três níveis e sustentam os blocos, interligados por passarelas e por um pátio descoberto. Desses três blocos, o central serve de acesso para os cantei ros modulares, localizados no platô superior.
Embasado pelo programa Ligue os Pontos, a pesquisa de projeto para o parque Nascentes Ribeirão Colônia, localizado em Parelheiros, zona sul de SP, busca investigar como a arqui tetura pode contribuir para fortalecer os siste mas sustentáveis já existentes na cidade, como a umaPAZ e o CaracterizadaTEIA.pela predominância de zonas ru rais e APAS a zona sul conta com um contingente significativo de pequenos produtores e pouquís sima infraestrutura. A partir de análises territoriais foi proposto uma escola e centro de referência de agroecologia visando auxiliar os agentes do território e gerar um polo de desenvolvimento sustentável na região.
Tomamos como partido um declive de 10 metros e como estratégia de implantação o escalonamen to dos níveis gerando baixo impacto para o solo.
13
CENTRO DE REFERÊNCIA DE AGROECOLOGIA
grupo: gabriela rochitte, maria gruber, felipe klinger e alexis dado
2020 parque nascentes do ribeirâo colônia, parelheiros





15





OFICINA E EXPOSIÇÃO TERRITÓRIO BOM RETIRO 2022 Buscando entender como a fotografia pode ser um processo de descoberta para analisar o território, participei da oficina realizada pelo coletivo goma que, ao aliar cartografia e pes quisa com saídas fotográficas, criou uma coletânea que bus ca representar o complexo tecido social e urbano do bairro do bom retiro. Registros esses que viriam a fazer parte da ex posição Mais de Um é Multidão na oficina cultural Oswald de Andrade.
17



19

