Gazeta Rural nº 316

Page 14

Um enchido de Porco de Raça Alentejana

Serpa inscreve “Mangotes de Aldeia Nova” no site dos Produtos Tradicionais Portugueses

O

Nos dias 26 e 27 de Maio

Montra da Cereja da Penajóia regressa a Lamego

A

Montra da Cereja da Penajóia, um certame onde todos os anos se reúnem os produtores desta freguesia sobranceira ao rio Douro e um dos maiores cartazes turísticos da cidade de Lamego, vai regressar no fim de semana de 26 e 27 de Maio. As condições climatéricas atípicas verificadas este ano, sobretudo na altura da floração, atrasaram a produção da cereja da Penajóia, mas a qualidade está garantida. Organizada pela Associação AMIJÓIA - Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, a oitava edição promete juntar muitos produtores na “sala de visitas” da cidade de Lamego - a Av. Dr. Alfredo de Sousa -, que vão vender a cereja ao mesmo preço, numa caixa personalizada. Conhecida por ser a primeira de toda a Europa a aparecer no mercado, a cereja da Penajóia destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura, devido ao microclima e às especificidades do solo. A Montra da Cereja da Penajóia tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Douro, entre outras entidades. Recorde-se que em anteriores edições, este evento constituiu um enorme êxito comercial, chegando mesmo a esgotar todo o produto à venda.

14

www.gazetarural.com

s “Mangotes de Aldeia Nova”, um enchido de Porco de Raça Alentejana cuja origem está ligada a Vila Nova de S. Bento, foram reconhecidos pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como um Produto Tradicional Português. Trata-se de um enchido de fabrico artesanal, ligado à cultura e à tradição local, servido no Natal e nas matanças dos porcos. É feito de chispe de porco desossado e recheado com rim, orelha e lombo, que é cozido em água e vinho branco e posteriormente secado, no forno ou no fumeiro. Com esta certificação o Município de Serpa reforça o seu posicionamento na estratégia de promoção da competitividade do tecido empresarial em particular nos sectores agroalimentar e do turismo. Salienta-se que no âmbito da valorização dos “Mangotes de Aldeia Nova” o Município de Serpa promoveu, na Feira do Enchido e do Presunto de Vila Nova de S. Bento de 2017, a constituição do primeiro Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal, constituído por 16 membros com competências para analisar do ponto de vista sensorial, entre outros, este produto agora reconhecido, garantido desta forma que as características organolépticas estão salvaguardadas de acordo com a tradição de fabrico. Os produtores que quiserem podem agora comercializar os “Mangotes de Aldeia Nova” com o selo “tradicional.pt”, o que contribuirá para a sua valorização nos mercados.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.