Ed 1042

Page 1

Fernanda Cazellato promove ação da Campanha do Agasalho no bairro Bom Retiro neste sábado (17)

O Fundo Social já realizou a distribuição para a população no Parque da Amizade, nos dias 03, 09 e 10 de junho

Apresidente Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, promove neste sábado (17) distribuição da Campanha do Agasalho no bairro Bom Retiro. A ação ocorrerá das 10h às 16h, na Escola Municipal Nelson Aranha. O evento também contará com oficinas, brinquedo inflável,

MoV Paulínia lança recarga de cartão pela internet

Novidade traz mais comodidade para os usuários de ônibus urbanos, que poderão fazer a recarga do Bilhete Único Comum diretamente pelo portal

Apartir deste mês, a MoV Paulínia oferece mais comodidade para os usuários de ônibus urbanos da cidade, que vão poder fazer suas recargas do Bilhete Único Comum sem sair de casa, por meio do portal da operadora: https://movpaulinia.com.br/,

da mesma forma já disponibilizada para a compra do Vale-Transporte. Com isso, o passageiro faz a recarga totalmente na web, o que facilita e torna mais ágil os pedidos para as recargas do cartão Comum.

Idealizado por João Hélio Silva, projeto vira lei e integra planta ora-pro-nóbis nos cardápios da alimentação escolar de Campinas

O campineiro pretende apresentar o projeto para o prefeito Du Cazellato

Moradores de Paulínia podem participar do curso gratuito de Operadores da CPFL no Senai

É preciso ter mais de 18 anos e formação técnica em eletrotécnica, eletrônica, eletroeletrônica ou mecatrônica

Sebrae Aqui leva comerciantes à feira do setor de alimentação

A ida até a Feira teve como objetivo apresentar as novidades do setor e fomentar o networking para os profissionais de Paulínia

aula de dança, além de distribuição de pipoca e algodão doce. “Estamos preparando tudo com muito carinho para que as famílias atendidas sejam acolhidas com respeito e dignidade”, afirmou a presidente do Fundo Social de Paulínia, Fernanda Cazellato.

Replan solta fumaça escura e assusta a população

Técnicos da Agência da CETESB, em Paulínia, realizaram uma vistoria e o relatório ainda será concluído

Esta semana a população de Paulínia ficou assustada com a intensa fumaça escura dispersada na atmosfera pela Refinaria de Paulínia (Replan). Moradores de vários bairros reclamaram que resíduos atingiram as residências.

O Jornal Tribuna recebeu uma denúncia de que um catalisador da Replan estaria com problemas e soltando poluentes no ar. As imagens recebidas pela equipe de reportagem, mostram a emissão de partículas no ar.

Câmara concede moção de aplausos a guardas que prenderam sequestradores e libertaram vítima em Paulínia

A iniciativa da homenagem foi do vereador Cícero Brito e foi aprovada por unanimidade

ACâmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão de terça-feira (13), uma moção de congratulações e aplausos aos guardas civis municipais Assis, César, De Souza e Paiva pela

prisão de três sequestradores e libertação de vítima. O sequestro foi em Campinas, mas teve desfecho em Paulínia. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cícero Brito.

17 de Junho de 2023 | Ano XX | Edição 1042 | CIRCULAÇÃO: PAULÍNIA E COSMÓPOLIS | e-mail: admtribuna@gmail.com | /JornalTribunaPaulinia | F: (19) 97416-5273 - R$ 1,80
Página 3 Página 10 Página 10 Página 4 Página 9 Página 4 Página 3
a
site!
Página 9
Aponte
câmera do celular e navegue pelas notícias em nosso
2 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade

COLUNA DO SAMI

FOR EXPORT

Em meio às discussões sobre a exportação de mão de obra brasileira para a Europa, é essencial compreender o contexto histórico que moldou essa dinâmica. Desde os primórdios da colonização, o Brasil tem sido marcado por um padrão extrativista que se estende além da apropriação dos recursos naturais. Ao longo dos séculos, nossa nação foi transformada em uma verdadeira máquina exportadora, fornecendo não apenas matérias-primas, mas também talentos humanos para alimentar as demandas estrangeiras. Essa triste realidade, forjada por séculos de exploração, desafia o país a refletir sobre seu papel no mundo e a buscar caminhos que valorizem o potencial interno.

A Europa enfrenta escassez de mão de obra e busca estrangeiros. Entre os setores que mais demandam mão de obra estrangeira na Alemanha, por exemplo, destaca-se o da saúde, onde a falta de enfermeiros e cuidadores é tão crítica que algumas clínicas estão sendo fechadas. A situação é agravada pelo envelhecimento populacional e pelas baixas taxas de natalidade. Além disso, há oportunidades para engenheiros, programadores, especialistas em TI, arquitetos, acadêmicos e professores do ensino fundamental. Buscando atrair profissionais brasileiros, uma delegação do governo alemão, liderada pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil, e pela ministra do Exterior, Annalena Baerbock, esteve em visita ao país.

Na mesma semana, outra notícia de igual teor. E vindo do país que há seis anos é considerado o mais feliz do mundo, segundo World Happiness Report. Qualidade de vida, segurança e benefícios sociais estão entre os principais quesitos avaliados pela população para colocar a Finlândia nesta posição. Apesar de altos índices de desenvolvimento, o país também enfrenta problema de falta de mão de obra, ocasionado pelo envelhecimento da população. Para suprir esta demanda, muitas empresas finlandesas buscam trabalhadores estrangeiros em mais de doze áreas. E, claro, aonde vieram prospectar? Em visita ao Brasil, Johanna Jäkälä, diretora executiva da Business Finland, disse que a Finlândia está aberta a trabalhadores estrangeiros, em especial brasileiros, para ajudar no desenvolvimento do país

Aparentemente, seguimos num ciclo bem a la Chico Xavier em que “o telefone só toca de lá pra cá”. Em outras palavras, a busca por talentos, muitas vezes para serviços mais “operacionais” (uma palavra para suavizar a realidade braçal que normalmente aguarda os forasteiros), é uma via de mão única em que os de lá procuram os de cá e nunca o contrário. A reminiscência da cultura extrativista impele-nos a discutir em qual contexto nos inserimos mundialmente e o que oferecemos em termos de qualificação profissional e oportunidades para a retenção de talentos. Precisamos combater esse movimento “for export” de mão de obra com políticas sérias e assertivas “pra ontem”. Nossa população também está envelhecendo e as taxas de natalidade caindo. Os gringos estão sendo espertos (mais uma vez!). No final da história, se a coisa continuar assim, quem estará aqui para trabalhar?

Sami Goldstein é empregado público federal e secretário de desenvolvimento econômico de Paulínia Facebook: samigoldsteinoficial | Instagram: samigoldsteinoficial

O BRASIL TEM JEITO

O MORADOR DE RUA E O FRIO!

Por Eliel Miranda

A empatia: eis aí uma necessidade para todos aqueles que pensam e escrevem políticas públicas, a serem implantadas nesta época fria do ano, em que muitos moradores de rua podem morrer “congelados”.

A dignidade da pessoa humana: é um fundamento do Estado Democrático de Direito, sendo que está prevista no artigo primeiro da Constituição Federal. Ela é o alicerce que precisa existir para que o próprio Estado ganhe vida.

Um governo para todos: prestigia toda a população, desde os mais pobres até os mais ricos e prioriza ações que protegem a vida e a integridade do cidadão. As pessoas não são caras, elas apenas precisam de proteção.

A criatividade: é o caminho a ser percorrido para que haja a proteção aos moradores de rua, nas condições ideais desejadas, mas com o orçamento diminuído de cada cidade. Por isso, existe a necessidade de que as pessoas que trabalham nos Poderes sejam técnicas e comprometidas.

A eficiência: é um princípio explícito da Administração Pública, que deve ser levado a sério por todo gestor, que tenha compromisso com os munícipes e com a vida humana. Os moradores de rua precisam da eficiência do Poder Público.

Enfim, com empatia, buscando a dignidade da pessoa humana, governando para todos no propósito e não em uma política de negócios, bem como usando a criatividade e mirando a eficiência temos chance da proteção aos moradores de rua acontecer com maior êxito. Oremos.

Miranda, Guarda Municipal, vereador e suplente de Deputado Federal Instagram @elielmirandaoficial

Fernanda Cazellato promove ação da Campanha do

no bairro Bom Retiro neste sábado (17)

A presidente Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, promove neste sábado (17) distribuição da Campanha do Agasalho no bairro Bom Retiro. A ação ocorrerá das 10h às 16h, na Escola Municipal Nelson Aranha.

O evento também contará com oficinas, brinquedo inflável, aula de dança, além de distribuição de pipoca e algodão doce. “Estamos preparando tudo com muito carinho para que as famílias atendidas sejam acolhidas com respeito e dignidade”, afirmou a presidente do Fundo Social de Paulínia, Fernanda Cazellato.

Para receber as doações, é obrigatório apresentar comprovante de endereço e documento com foto.

:: BALANÇO

O Fundo Social já realizou a distribuição de donativos para a população no Parque da Amizade, nos dias 03, 09 e 10 de junho. Neste

Agasalho

período, foram atendidas 857 pessoas e distribuídas 10.678 peças de roupa e 857 cobertores.

Este ano, a Campanha está sendo realizada de forma itinerante e acontecerá em diversos bairros da

cidade. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população e fazer chegar os donativos para quem mais precisa”, explicou Fernanda.

A Campanha conta com o apoio de comércios, empresas e da popu-

lação em geral para arrecadar roupas e cobertores em bom estado. As arrecadações serão realizadas até o dia 28 de julho e todos os pontos de coleta podem ser conferidos em @fundosocialpaulinia.

concede moção de aplausos a guardas que prenderam sequestradores e libertaram vítima em Paulínia

Câmara

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão de terça-feira (13), uma moção de congratulações e aplausos aos guardas civis municipais Assis, César, De Souza e Paiva pela prisão de três sequestradores e libertação de vítima. O sequestro foi em Campinas, mas teve desfecho em Paulínia. A iniciativa da homenagem foi do vereador Cícero Brito.

Conforme o texto, os guardas civis Assis e César obtiveram informações do controle da Guarda Municipal, onde um veículo com queixa de roubo e retenção de vítima entrou em cidade de Paulínia. Os guardas civis deslocaram-se ao bairro Alto de Pinheiros onde conseguiram abordar veículo, com o apoio dos guardas civis De Souza e Paiva. O motorista desceu do carro com as mãos para o alto e logo em seguida o empresário sequestrado foi libertado. Ele tinha diversos ferimentos no rosto, estava com mãos amarradas por fita e gritava que iria ser morto.

Em seguida, desceram do veículo uma mulher e outro homem.

Após a prisão dos indivíduos, foi realizada uma busca no interior do veículo, onde foram localizadas duas armas, uma bolsa contendo estojo com 161 munições, uma faca tática e uma tesoura de poda. Diante dos fatos e com o apoio de diversas viaturas da GCM de

Paulínia, os indivíduos foram conduzidos e apresentados ao plantão policial, onde foram presos em flagrante por extorsão mediante sequestro.

A ação rápida dos guardas impediu que algo mais grave acontecesse. Em entrevista, a vitima que não quis se identificar, revelou detalhes sobre o sequestro que sofreu. Abordado por dois homens e uma mulher, ele foi agredido até que desmaiasse. Sem consciência, foi colocado num carro e levado até Paulínia, onde seria levado para um cativeiro numa chácara na zona rural. Porém, os guardas municipais conseguiram abordar o veículo e dar fim ao sequestro.

:: MAIS HOMENAGENS

O vereador Fábio da Van homenageou os Guardas Civis Municipais do 1º Concurso Público de Paulínia com uma moção de congratulações pelos 34 anos de carreira. Os vereadores aprovaram a proposta na 18ª Sessão da Câmara.

Em 1989, a Guarda Municipal realizou o primeiro concurso público para a contratação do efetivo que se dedicaria a construir uma Paulínia segura. Em maio de 2023, essa equipe compostas pelos GCM’s:

Ademir Pereira, Romeu Aparecido

Joanini, Carlos Renato de Barros, Joel Carlos Ventura, José Milton Leal, Laercio Catarino Alves, José

Carlos Soares, Marcos Maciel da Silva, Luiz Carlos de Assis e Pedro Braga Gonçalez, comemoraram 34 anos de carreira pública, destinada a manter a ordem contribuindo para o progresso do município, dedicando suas vidas, se aprimorando, se desenvolvendo a fim de proporcionarem uma segurança com qualidade à população paulinense.

“A Guarda Civil Municipal se tornou referência na atuação em programas e na formação de seus agentes e técnicas de policiamento comunitário e preventivo. Hoje, prepara todos os agentes do efetivo permanentemente e recebe outras forças policiais para capacitação”, afirmou o vereador no texto.

Debate foi convocado pelo presidente Edilsinho Rodrigues, a pedido da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos

A Câmara de Paulínia promoverá audiência pública na quarta-feira (21), às 17h, para discutir diretrizes na elaboração e execução do Orçamento 2024.

O debate foi convocado pelo presidente Edilsinho Rodrigues, a pedido da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos. A entrada é aberta ao público, no Plenário, e haverá transmissão ao vivo no site institucional, no perfil do Facebook e no canal do Legislativo no YouTu-

be.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apresentado pela Prefeitura, define metas e prioridades para os gastos municipais no próximo ano. A receita orçamentária bruta é estimada em R$ 2,1 bilhão.

O documento vai basear a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deverá ser enviado ao Legislativo até 30 de setembro e votado no fim do ano.

3 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Cidades
Eliel
Audiência publica discute diretrizes para o orçamento de R$ 2,1 bilhão previsto para 2024
O Fundo Social já realizou a distribuição de donativos para a população no Parque da Amizade, nos dias 03, 09 e 10 de junho
A iniciativa da homenagem foi do vereador Cícero Brito e foi aprovada por unanimidade

EDUCAÇÃO

ABRACE O FUTURO COM O VESTIBULAR DE INVERNO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PAULÍNIA!

Estamos empolgados em anunciar o tão esperado Vestibular de Inverno, uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam iniciar sua jornada acadêmica ou aprimorar seus conhecimentos em uma área específica. Com uma reputação sólida e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4, a UNIFACP está pronta para oferecer uma educação de qualidade e transformar vidas.

Período de Provas Online: De 30 de maio a 28 de julho.

Prova Presencial: Dia 28 de julho, às 20h.

Um dos aspectos mais notáveis do nosso Vestibular de Inverno é a sua flexibilidade. Com as provas online, você terá a comodidade de realizar os testes no conforto do seu lar, sem abrir mão da segurança e confiabilidade do processo. Mas se você preferir uma experiência presencial, também oferecemos essa opção para que você se sinta ainda mais imerso na atmosfera acadêmica.

E aqui está o destaque: oferecemos mais de 30 opções de graduações em diversas áreas do conhecimento! Desde os cursos tradicionais até as carreiras emergentes, temos uma variedade de programas acadêmicos para atender às suas paixões e objetivos.

Independentemente de você estar buscando uma formação sólida em Engenharia, Administração, Ciências da Saúde, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Direito, Comunicação ou qualquer outra área, a UNIFACP está pronta para guiá-lo em direção ao sucesso profissional. Nossos professores altamente qualificados e experientes estão comprometidos em oferecer um ensino de excelência, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

E tem mais: nosso Vestibular de Inverno é gratuito! Queremos abrir as portas do conhecimento para todos aqueles que desejam avançar em suas trajetórias educacionais. Acreditamos que o acesso à educação de qualidade deve ser inclusivo e proporcionar oportunidades para todos. Portanto, essa é a sua chance de iniciar sua jornada acadêmica sem custos iniciais!

Não deixe essa oportunidade passar! Inscreva-se agora mesmo no Vestibular de Inverno da UNIFACP através do site unifacp.com.br e comece a trilhar o caminho para um futuro brilhante. Visite nosso site para mais informações e para fazer sua inscrição. Venha fazer parte de uma instituição de excelência, que valoriza seu crescimento pessoal e profissional!

Por Kevin Vigoca - Publicidade UNIFACP

Partido Republicanos recebe presidentes do Progressistas e Patriotas de Artur Nogueira

O tema do encontro foi o contexto político regional

O Republicanos Artur Nogueira e a Coordenação Regional dos Republicanos Limeira tiveram a honra de receber a visita dos empresários Tonhão da Conquista, Presidente do Progressistas Artur Nogueira, e Reinaldo, Presidente do Patriotas Artur Nogueira.

O tema do encontro foi o contexto político regional, municipal e o trabalho que os partidos vêm estruturando em conjunto para as eleições municipais de 2024, a partir de seus líderes nacionais e estaduais, Deputado Federal Marcos Pereira e Deputado Federal Maurício Neves. Novos encontros foram definidos, além de uma pauta de projetos para serem apresentados para os Diretórios Estaduais do Republicanos e do Progressistas.

Idealizado por João Hélio Silva, projeto vira lei e integra planta ora-pro-nóbis nos cardápios da alimentação escolar de Campinas

O campineiro pretende apresentar o projeto para o prefeito Du Cazellato, em Paulínia

A ora-pro-nóbis ajuda na prevenção de anemia, auxilia no bom funcionamento do intestino, entre outros benefícios.

A planta está sendo integrada aos cardápios da alimentação escolar das unidades da rede pública de ensino de Campinas. A lei, que inclui o vegetal nas refeições para os estudantes, foi sancionada no dia 16 de maio.

Além de integrar o cardápio, a ora-pro-nóbis começou a ser cultivada nas hortas de 193 escolas municipais. O plantio também pode ser estendido às hortas das escolas técnicas e estaduais.

O campineiro Joao Hélio Silva “Paulista” sugeriu o projeto no dia 18 de setembro do ano passado para o vereador Fernando Mendes, que apresentou a proposta na Câmara de Campinas. O idealizador da iniciativa é conhecido na região

por doar mudas das plantas para população.

“Eu utilizei a ora-pro-nóbis, o que me ajudou com um problema

funcionamento do intestino, entre outros benefícios. Trata-se de uma planta rica em fibras e proteínas”, afirma Paulista.

A intenção da Prefeitura é ensinar essas receitas para as famílias dos alunos e que elas também possam consumir a ora-pro-nóbis em casa”, explicou a coordenadora da nutrição escolar da rede municipal, Maria Helena Antonicelli.

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas fornece, diariamente, 296,3 mil refeições, em 572 escolas das redes públicas. Ao todo são 15 diferentes tipos de cardápio.

de saúde e resolvi divulgar os benefícios da planta para ajudar as pessoas. Ela pode atuar na prevenção de anemia, auxilia no bom

Moradores de Paulínia podem participar do curso gratuito de Operadores do Sistema Elétrico da CPFL no Senai

É preciso ter formação técnica concluída em eletrotécnica, eletrônica, eletroeletrônica ou mecatrônica

A CPFL Energia postergou as inscrições para nova turma mista do curso de aperfeiçoamento profissional para Operação do Sistema Elétrico de Potência (Escola de Operadores). A capacitação, em parceria com o Senai, conta com 25 vagas e receberá inscrições no link https://bit.ly/ProcessoSeletivoCPFL-SENAI.

As oportunidades são direcionadas a residentes de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

As aulas serão realizadas em formato híbrido. A capacitação presencial acontecerá no SENAI “Roberto Mange”, no bairro São Ber-

José Hélio espera que a iniciativa seja implantada em outras cidades. “Pretendo apresentar o projeto para o prefeito Du Cazellato. Com certeza pode trazer muitos benefícios para a população de Paulínia”, finaliza. nardo, em Campinas. Processo seletivo: É preciso ter no mínimo 18 anos, formação técnica concluída em eletrotécnica, eletrônica, eletroeletrônica ou mecatrônica com comprovante de conclusão no curso técnico e residir na região metropolitana de Campinas. A participação no curso não garante vaga no quadro de colaboradores do Grupo CPFL.

:: SERVIÇO

Inscrições: até 23 de junho pelo link https://bit.ly/ProcessoSeletivo-

CPFL-SENAI

Período das aulas: 17/07 a 22/12

Horário: segunda a sexta, das 18h45 às 22h45

Local: SENAI Roberto Mange: Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 71, São Bernardo - Campinas.

4 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Cidades
97416-5273 | admtribuna@gmail.com
19

Decor Moderno Rústico

Já imaginou ter peças de rattan na sua decoração? O estilo rústico também é considerado um clássico e pode ser combinado com elementos modernos. Aventure-se na decoração e utilize itens assim, que muitas vezes contam histórias. Na Ahaus, você encontra decoração e muito mais.

Receber ao Ar Livre

Existe momento mais gostoso do que montar uma mesa posta e receber ao ar livre? Aqui, pensamos em uma inspiração para vocês, com nossa Coleção de Monet e de Pássaros, que é cheia de charme. Os momentos ao ar livre revigoram, e a mesa posta transmite algo especial para você e as pessoas que você ama.

5 Paulínia, 17 de Junho de 2023
Coluna
------
Utilize o código “bemvindo10” na loja física ou em nosso site: www.ahausdecor.com.br
Ganhe 10% de desconto em sua primeira compra na Ahaus Decor.
6 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade
7 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade

Aqui no Sicredi, você tem um atendimento próximo porque não é apenas um cliente, é socio da cooperativa. E isso faz toda a diferença. Os resultados financeiros são reinvestidos na sua região, impulsionando a economia local. Isso sem contar os diversos programas sociais que transformam a vida de milhares de pessoas.

Venha para o Sicredi. Aqui o dinheiro rende um mundo melhor.

8 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade

INFÂNCIA EM FOCO!

ESPAÇOS PARA OUVIR: A IMPORTÂNCIA DE DAR VOZ ÀS CRIANÇAS

Na correria do nosso dia a dia, é comum que as vozes mais baixas e as perspectivas mais singelas sejam abafadas. Infelizmente, as crianças, dotadas de uma visão de mundo tão pura e genuína, muitas vezes são negligenciadas quando se trata de ouvir suas demandas e necessidades dentro das famílias. Criar espaços para escutá-las é fundamental não apenas para seu desenvolvimento saudável, mas também para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária.

Quando os adultos demonstram interesse genuíno em ouvir as crianças, ocorre um estreitamento dos laços afetivos e uma aproximação familiar mais profunda. A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável, e essa premissa não é diferente quando se trata da relação entre pais, mães, irmãos e filhos. Ouvir ativamente as crianças permite compreender melhor seus desejos, sonhos e preocupações, fortalecendo os vínculos familiares e criando um ambiente de confiança e respeito mútuo.

Outra questão fundamental é a oportunidade de reavaliarmos nossos próprios preconceitos e crenças. Muitas vezes, projetamos em nossos filhos nossas próprias expectativas e ideais, limitando sua individualidade e autonomia. Ao abrir espaço para que eles se expressem, somos desafiados a questionar nossos próprios conceitos e a expandir nossas ideias. Dessa forma, podemos desconstruir estereótipos, superar preconceitos e construir uma comunidade mais inclusiva e solidária, em que as crianças se sintam valorizadas e respeitadas em sua diversidade.

É importante ressaltar que criar espaços para ouvir as crianças não significa abrir mão da autoridade ou dos limites necessários para seu desenvolvimento saudável. O diálogo, a empatia e o respeito devem caminhar lado a lado com as responsabilidades e valores que queremos transmitir. Ao ouvir as crianças, estamos oferecendo a elas ferramentas poderosas para enfrentar os desafios da vida, bem como construir um futuro mais justo e igualitário.

Como esse texto toca você?

André Luís de Oliveira

Pai da Giulia, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Paulínia Racing e conselheiro afastado do CMDCA @profandreoliveira

ALUGA-SE

SALA ODONTOLÓGICA

Sala montada, com cadeira armários, RX, utilização da recepção. Aluguel R$ 1000,00 mês.

Mais informações: (19) 9 87155909

Replan solta fumaça escura e assusta a população

Técnicos da Agência da CETESB, em Paulínia, realizaram uma vistoria e o relatório ainda será concluído

Esta semana a população de Paulínia ficou assustada com a intensa fumaça escura dispersada na atmosfera pela Refinaria de Paulínia (Replan). Moradores de vários bairros reclamaram que resíduos atingiram as residências.

O Jornal Tribuna recebeu uma denúncia de que um catalisador da Replan estaria com problemas e soltando poluentes no ar. As imagens recebidas pela equipe de reportagem, mostram a emissão de partículas no ar.

Técnicos da Agência da CETESB, em Paulínia, realizaram uma vistoria na REPLAN no início da semana. “O relatório está sendo concluído, para decisão de quais medidas administrativas possam ser tomadas”, informou a assessoria de imprensa por meio de nota.

A Petrobras informou em nota que no último sábado (10/6) foi iniciada a operação de uma nova unidade de controle ambiental na Refinaria de Paulínia (Replan).

“Neste momento de partida, a unidade pode apresentar um patamar superior de emissões de material particulado, que no caso se trata de catalisador inerte e não tóxico. Não foi observada nenhuma anormalidade excepcional que pudesse trazer riscos ao ambiente ou às pessoas de nossa comunidade. A etapa de partida é pontual e de curta duração”.

O secretário de Defesa Civil de Paulínia informou, via assessoria de imprensa, que não foi notificado sobre o fato.

O Jornal Tribuna segue acompanhando o caso e cobrando celeridade na conclusão dos testes para a divulgação de um relatório final, que pode determinar a atuação da Replan pelos acontecimentos citados.

::

PARTÍCULAS DE CATALISADOR NO AR

O Jornal Tribuna fez um levantamento sobre casos semelhantes em outras refinarias. Segundo informações obtidas no site da Federação Única dos Petroleiros, o catalisador catalítico descartado na atmosfera contém diversos contaminantes, destacam-se metais pesados, reconhecidamente cancerígenos.

Temperatura permanece em declínio em Paulínia

Por conta da presença de uma frente fria, associada à formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o continente, a semana foi marcada por baixa amplitude térmica, o que gera sensação de frio.

Após a passagem do sistema frontal, a quantidade de nuvens diminui e o ar frio de origem polar ganha força, principalmente no final de semana, com previsão de temperatura mínima entre 9°C e 10°C

no sábado (17).

Paulínia permanece em estado de atenção para baixas temperaturas. Por isso, crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Os animais do-

mésticos devem ser abrigados nas noites mais frias, pois eles também sentem frio e se observar pessoas em situação de rua, ligue para 199 ou 3874-1526, em qualquer horário do dia.

Sebrae Aqui leva comerciantes à feira do setor de alimentação

O Sebrae Aqui, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levou na terça-feira (13) empresários do setor de alimentação até a Fispal Food Service, realizada em São Paulo.

Participaram comerciantes que atuam com pastel, doces, churrasco, hambúrguer e hortifrúti. A ida até a Feira teve como objetivo apresentar as novidades do setor e fomentar o networking.

O Sebrae Aqui, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Paço Municipal. O serviço atende desde microempreendedores a pequenos empresários contribuindo com orientações e qualificações, além de auxiliar na regularização de seus negócios.

Mais informações: (19) 3874 5669

9 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Cidades
A ida até a Feira teve como objetivo apresentar as novidades do setor e fomentar o networking

MoV Paulínia lança recarga de cartão pela internet

Novidade traz mais comodidade para os usuários de ônibus urbanos, que poderão fazer a recarga do Bilhete Único Comum diretamente pelo portal da operadora

A partir deste mês, a MoV Paulínia oferece mais comodidade para os usuários de ônibus urbanos da cidade, que vão poder fazer suas recargas do Bilhete Único Comum sem sair de casa, por meio do portal da operadora: https://movpaulinia.com.br/, da mesma forma já disponibilizada para a compra do Vale-Transporte.

Com isso, o passageiro faz a recarga totalmente na web, o que facilita e torna mais ágil os pedidos para as recargas do cartão Comum. Com a novidade, o próprio cliente faz seu cadastro no site, faz

Evento no Parque Zeca Malavazzi vai celebrar o Dia Mundial do Orgulho Autista

Programação contará com uma variedade de atividades, incluindo o aguardado Show de Bolhas, além de outras atrações

Celebrando a diversidade e promovendo a inclusão em Paulínia, o Parque Zeca Malavazzi em Paulínia será palco, neste domingo (18) às 9h30, de um evento especial: o Dia do Orgulho Autista. Em parceria com o CMFC Paulínia e a Prefeitura de Paulínia, a programação contará com uma variedade de atividades, incluindo o aguardado Show de Bolhas, além de outras atrações.

O evento tem como objetivo promover a conscientização sobre o autismo e fomentar a inclusão e aceitação dos autistas na sociedade. Através de terapias e estratégias, como brincadeiras com bolhas de sabão, jogos culturais, jogos estruturados e arteterapia, busca-se desenvolver habilidades sociais,

contato visual, imitação, habilidades de escuta, paciência e lidar com questões sensoriais, como ruídos.

Um passeio em um parque e a participação em atrações como essas podem proporcionar diversas habilidades essenciais, sempre embasadas em práticas com evidência científica. Entre essas habilidades estão a socialização e interação social, a generalização das habilidades aprendidas em terapias para ambientes naturais e o desenvolvimento de contato visual, imitação, habilidades de escuta e paciência.

O Treinamento de Habilidades Sociais, presente no evento, tem como objetivo proporcionar estratégias para que as pessoas autistas possam desfrutar dessas atividades

e, assim, aumentar seu repertório social e acadêmico. Para isso, haverá uma força-tarefa de profissionais capacitados para auxiliar as famílias no manejo comportamental, garantindo um ambiente acolhedor e seguro para todos os participantes.

A inscrição para o evento é necessária para que seja possível organizar um número maior de voluntários capacitados a atender às especificidades e singularidades de cada criança, pré-adolescente, adolescente e jovem adulto autista.

O Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, tem como propósito aumentar a conscientização e promover a aceitação e inclusão dos autistas na socieda-

de. É uma oportunidade para valorizar as contribuições que os autistas trazem para a sociedade, respeitando suas formas únicas de pensar, sentir e se comunicar.

É importante destacar que a principal barreira enfrentada pelas pessoas autistas é a barreira atitudinal. Portanto, é primordial uma transformação na sociedade para que elas sejam respeitadas. O autismo é reconhecido como um transtorno do neurodesenvolvimento e considerado uma deficiência para todos os fins legais, conforme a Lei 12.764/2012. É crime qualquer tipo de incitação e discriminação contra pessoas com deficiência, conforme a Lei 13.146/2015. O evento do Dia do Orgulho

o pedido e gera um boleto eletrônico, que também pode ser pago pela internet. Assim que o sistema recebe o aviso de pagamento, os créditos são liberados para o uso nos ônibus.

:: PASSO A PASSO

Logo no primeiro acesso, o usuário deve preencher um cadastro. O próprio sistema fornecerá um nome de usuário (que é o próprio CPF) e uma senha. Assim que terminar, o sistema deve ser reiniciado para que todas as informações referentes ao CPF já existentes no

banco de dados da MoV Paulínia sejam carregadas.

Ao acessar novamente o sistema, o usuário deve clicar na opção para fazer a recarga do cartão e indicar o valor da mesma, baixar o boleto e fazer o pagamento para que a recarga seja liberada no cartão.

E para quem utiliza o cartão Comum MoV Paulínia, a outra opção para recarga é comparecer pessoalmente no Terminal Rodoviário do Complexo Rodoshopping, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, para fazer a recarga.

Autista será gratuito e tem como slogan “Mais Informação, Menos Preconceito!” A celebração é uma forma importante de fortalecer a autoestima e a autoconfiança das pessoas autistas, incentivando-as a expressar sua identidade e buscar seus objetivos e sonhos. Além disso, é uma oportunidade para que familiares, amigos, profissionais de saúde e outras pessoas interessadas possam aprender mais sobre o autismo e como apoiar as pessoas

autistas em sua jornada. A programação do evento incluirá diversas atrações, como o emocionante Show de Bolhas Gigantes, que acontecerá das 10:30 às 11:30. Também haverá pipoca e algodão doce para adoçar o dia, além de brinquedos para garantir a diversão de todos os participantes. O Dia do Orgulho Autista será realizado no Parque Zeca Malavazzi, na Rua Aparai, 92, Jardim de Itapoan.

10 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Cidades
11 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade
12 Paulínia, 17 de Junho de 2023 Publicidade
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.