Ed 1034

Page 1

Du Cazellato inaugura 1º Food Park de Paulínia

A abertura do local faz parte do Programa de Revitalização do Centro, iniciado em 2021, com a reforma do prédio do antigo Museu Municipal, que atualmente abriga a Casa do Artesão

Oprefeito de Paulínia, Du Cazellato, inaugurou na quarta-feira (19) o 1º Food Park da cidade. Denominado “Carlos Alberto Grandin”, o local conta com vagas para

33 food trucks, bolsão de estacionamento gratuito para 106 veículos, sendo 91 para carros e 15 para motos, além de banheiros com acessibilidade.

Conselho da Mulher de Paulínia elege representantes

578 pessoas votaram e 10 mulheres foram eleitas para o conselho

6

Mãe de autista lança livro com apoio do ASA

O lançamento aconteceu durante palestras do Abril Azul, mês mundial de conscientização sobre o Autismo

Du Cazellato entrega oito carabinas 9mm para Guarda Civil Municipal

De acordo com a Administração, em breve chegarão novos fuzis e pistolas

SENAI de Paulínia oferece a formação técnica em alta no mercado de trabalho

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2023 estão abertas até o dia 2 de maio

Grupo de dança country e Paulínia participa de festivais pelo Brasil

Apresentações ocorrem com coreografias que se dão por meio de aulas rotineiras, envolvendo profissionais de varias áreas

21 de Abril de 2023 | Ano XIX | Edição 1034 | CIRCULAÇÃO: PAULÍNIA E COSMÓPOLIS | e-mail: admtribuna@gmail.com | /JornalTribunaPaulinia | F: (19) 97416-5273 - R$ 1,80
Página 3 Página 10 Página 4 Página 9 Página 10 Página
Aponte a câmera do celular e navegue pelas notícias em nosso site!
2 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Publicidade

CONCEPT SAÚDE

ATLETAS E A OZONIOTERAPIA

Por Keli Regina de Morais Firmino

Você já ouviu falar sobre Ozonioterapia? Com uma poderosa ação anti-inflamatória e analgésica, a Ozonioterapia é uma excelente ferramenta para os praticantes de esportes, profissionais ou não. Algumas ações da Ozonioterapia para atletas são:

-Melhorar performance

-Evitar e/ou tratar lesões ligamentares

-Tratar inflamações e dores articulares

-Acelerar cicatrização

-Melhora de imunidade

Atletas de ponta como Zidane, Roger Federer, Rafael Nadal e muitos outros já fazem o uso da Ozonioterapia há décadas.

Outra vantagem do seu uso é que os atletas podem seguir sua rotina de treinos normalmente, já que não é necessário repouso após as sessões.

Viva a experiência Concept e surpreenda-se!

Por Keli Regina de Morais Firmino - Fisioterapeuta - CREFITO 3-149396-F

Avenida Fausto Pietrobom 772, Jardim Planalto, Paulínia/SP (19) 3244-9358 (telefone) | (19) 99479-4350 (WhatsApp)

E-mail: clinicaconcept@yahoo.com

Site: www.conceptsaudeebemestar.com.br

COLUNA DO SAMI FAZER O CIDADÃO CAMINHAR

COM AS PRÓPRIAS PERNAS

Muito se fala em empregabilidade e poucos se dão conta do que realmente o termo engloba. O conceito é bem amplo e, diferentemente de seu habitual uso (normalmente mau uso) político, tem uma história distinta por trás. Ramos de Oliveira, Professor, doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em seu artigo “Empregabilidade” para site da Fiocruz, diz que “para Nassin Mehedeff, ex-secretário de formação e desenvolvimento profissional do Ministério do Trabalho, durante a gestão Fernando Henrique Cardoso, período no qual foi desencadeada, talvez, a maior ação pública brasileira de qualificação profissional, o conceito de ‘empregabilidade’ foi lançado por especialistas em outplacement (Mehdeff, 1996). Esta palavra de origem inglesa representa um serviço prestado por especialistas em recursos humanos às empresas, objetivando melhor encaminhar o processo de dispensas de profissionais de nível superior, ou seja, aqueles que ocupavam cargos executivos. Contudo, também passou a contribuir no assessoramento desses profissionais demitidos de forma a facilitar a sua recolocação em outros locais de trabalho. Embora esse conceito tenha como origem os profissionais de maior nível de qualificação, passou a ser largamente utilizado ao se fazer referências às parcelas da população com menor nível de escolarização e com menor poder de disputa por uma vaga no mercado de trabalho. No sentido mais comum, ‘empregabilidade’ tem sido compreendida como a capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego.”

A empregabilidade é, portanto, caracterizada pela busca constante do aprimoramento das habilidades profissionais de um indivíduo, com o objetivo de se tornar apto a atender as demandas do mercado de trabalho. Especialistas em Recursos Humanos denotam que, para tanto, o profissional deve sempre estar disposto a se adaptar às mudanças do mercado, manter-se atualizado sobre as tendências do segmento em que atua, conhecer novas tecnologias, capacitar-se e aprimorar suas habilidades e competências. Todos convergem para o mesmo foco: capacitação! Dentre todos os pilares que compõem a empregabilidade, qualificação profissional é, sem dúvida, o projeto mais importante. Sem isso, não há que se discutir por quaisquer outros direitos. Falamos de um mundo corporativo extremamente competitivo em que não basta desejar uma vaga. É preciso competir por ela contra um exército. E é este o retrato do Brasil em que sobram vagas em postos de trabalho que nunca são preenchidos enquanto legiões de desempregados se amontoam à espera de uma oportunidade. Vemos isso claramente nas cadeiras vazias em cursos de qualificação, muitas vezes gratuitos e até mesmo virtuais. Empregabilidade é o desafio de quebrar essa cultura da falta de qualificação. Empregabilidade é criar políticas públicas de fomento à capacitação. Empregabilidade é fazer o cidadão caminhar com as próprias pernas em vez de (somente) esperar do poder público. Empregabilidade é querer crescer e dar condições para o crescimento.

Sami Goldstein é empregado público federal e secretário de desenvolvimento econômico de Paulínia Facebook: samigoldsteinoficial | Instagram: samigoldsteinoficial

Cidades

Prefeito Du Cazellato inaugura 1º Food Park de Paulínia

A abertura do local faz parte do Programa de Revitalização do Centro, iniciado em 2021, com a reforma do prédio do antigo Museu Municipal, que atualmente abriga a Casa do Artesão

O prefeito de Paulínia, Du Cazellato, inaugurou na quarta-feira (19) o 1º Food Park da cidade. Denominado “Carlos Alberto Grandin”, o local conta com vagas para 33 food trucks, bolsão de estacionamento gratuito para 106 veículos, sendo 91 para carros e 15 para motos, além de banheiros com acessibilidade.

Fazem parte do Food Park, food trucks de culinárias variadas, como lanches, comida mexicana, churros, cachorro quente, pastel, entre outras. E, além de ser uma nova opção de lazer e entretenimento para os paulinsenses, também fomentará a economia e o empreendedorismo da cidade.

A abertura do local faz parte do Programa de Revitalização do Centro, iniciado em 2021, com a reforma do prédio do antigo Museu Municipal, que atualmente abriga a Casa do Artesão.

“Este é mais um importante passo que estamos dando no Programa de Revitalização do Centro e meu objetivo é deixar essa região do jeito que os munícipes e os comerciantes merecem”, comentou o prefeito.

Durante a inauguração, Cazellato também anunciou um novo pro-

jeto para construção de mais bolsão de estacionamento no entorno da Igreja São Bento. “Estou dando essa notícia em primeira mão para vocês. Tenho certeza de que será mais um grande investimento para valorizar o centro, que é o coração da nossa cidade”, afirmou.

Também participaram da inauguração, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda

Cazellato, o vice-prefeito, Sargento Camargo, vereadores, secretários municipais e familiares do comerciante Carlos Alberto Gradin (in memorian).

O Food Park está localizado na Rua Antônio Ferro, 75, bairro Vista Alegre, e funciona diariamente, das 8h às 00h.

:: PROGRAMAÇÃO

Uma programação musical es-

pecial foi preparada, em comemoração à inauguração do novo espaço. Na quarta-feira, a dupla sertaneja Júlio e Gustavo participou do evento de inauguração. Hoje, 20, é a vez de Willian Volk animar a noite. Na sexta-feira e no domingo, o show ficará por conta de Sandro Maya e sábado, João Itallo será o convidado especial. Todas as apresentações estão marcadas para às 19 horas e a entrada é gratuita.

Vereadores aprovam intérprete de Libras em partos e debatem segurança nas escolas

O vice-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Mário Gabriel de Freitas Santos, usou a Tribuna Livre para falar sobre ameaças de ataques registradas na cidade e apresentar um plano que integre órgãos para o bem-estar da comunidade escolar

A segurança nas escolas paulinenses voltou a entrar na pauta da Câmara de Paulínia nesta terça-feira (18), na 12ª Sessão Ordinária.

O vice-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), Mário Gabriel de Freitas Santos, usou a Tribuna Livre para falar sobre ameaças de ataques registradas na cidade e apresentar um plano que integre órgãos para o bem-estar da comunidade escolar.

Os vereadores Cícero Brito (MDB), Fabio Valadão (PL), Fábio da Van (Cidadania), Tiguila Paes (Cidadania) e Zé Coco (PSB) também se manifestaram sobre o tema, solicitando tranquilidade à população.

A Câmara também aprovou proposta que reconhece o direito de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) acompanharem pré-natal, trabalho de parto e demais consultas de grávidas com

deficiência auditiva.

Segundo o vereador Fábio da Van (Cidadania), autor do projeto, a iniciativa é necessária para garantir direito dessas mulheres antes 19

| tribunapaulinia@gmail.com | admtribuna@gmail.com

e depois do parto, principalmente quando o casal é surdo. Para virar lei, o texto depende de sanção do prefeito.

A sessão contou com 12 proje-

tos em pauta, além de 35 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 8 Moções (congratulações, aplausos ou repúdios) e 55 Indicações (sugestões).

Colégios fazem eleição para escolher a Câmara Jovem 2023

Ao todo, serão eleitos 15 vereadores jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, mais 15 suplentes

Escolas públicas e privadas de Paulínia já deram início às eleições para a nova composição da Câmara Jovem. Das 12 instituições participantes, 5 promoveram votações de candidatos desde 14 de abril: Anglo Paulínia; COC Paulínia; Colégio Pitágoras; EMEFM Vitor Szczepanski e Souza Silva (antigo Supletivo) e EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg.

Os candidatos fizeram campanhas para apresentar propostas de sala em sala. As eleições foram mobilizadas por funcionários e professores de cada escola, com apoio da Justiça Eleitoral. Ao todo, serão eleitos 15 vereadores jovens do 8º e 9º ano do ensino fundamental, mais 15 suplentes.

A posse será em maio, e a partir de junho os participantes vão conhecer as funções da Câmara Municipal, por meio de oficinas e visitas, além de apresentarem propostas e votarem ideias nas sessões ordinárias.

“Mais do que simular sessões, queremos formar cidadãos que conheçam o papel do Legislativo e apresentem a visão do jovem sobre Paulínia, para alcançarmos resultados concretos”, afirma o

3 Paulínia, 21 de Abril de 2023
97416-5273
Habitacional José Paulino Nogueira; EE Professora Adélia Cristina Borgato Gryszczenko; EMEF Professor Domingos de Araújo, assim como os colégios Adventista de Paulínia e Metropolitan Paulinense. presidente da Câmara, Edilsinho Rodrigues (Solidariedade). Também participam da iniciativa as escolas EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom; EE Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas; EE Núcleo

O BRASIL TEM JEITO

SOCIEDADE DOENTE: NÃO PERTURBE

Por Eliel Miranda

O grande mal do século é a depressão, que segundo a Organização Mundial de Saúde atinge cerca de dez por cento da população mundial. As causas são as mais variadas possíveis, desde o sedentarismo até a genética. No entanto, a sociedade mesmo doente precisa continuar dialogando para encontrar as melhores formas de convivência.

É sabido que outrora, fatos de menor impacto social passavam despercebidos e hoje são escancarados facilmente pelo acesso a informação. A celeridade de todos os assuntos faz com que as ondas das notícias cresçam e diminuam em velocidade assustadora.

Em 2023 já tivemos diversos momentos na economia, na política e no mundo do esporte, que nos fizeram parar para discuti-los, mas que agora já não são mais importantes. Todavia, a sensação que tem ficado a cada acontecimento violento é de desalento, até mesmo de angustia e com isso muitas pessoas tem ficado com medo e perdido a qualidade de vida, pela falta de paz.

Observo que há muita preocupação com o futuro do nosso país. O presidente Lula não tem conseguido governar. O congresso nacional está em guerra. Por outro lado, existe grande repercussão nos estados e nos municípios, em relação aos investimentos que dependem de verbas estaduais e federais.

As escolas se tornaram lugares de preocupação e as famílias estão desesperadas. Os anos de uma pedagogia voltada para o fortalecimento da liberdade têm sido confrontados com a necessidade de uma vigilância mais de perto e com mais restrição.

É preciso coragem para enxergar que o pânico tem paralisado a ação de muitos pais e que o reflexo incide nos filhos. Insisto ainda, que a geração que hoje é pai e mãe foi ensinada com mais liberdade e está sendo incapaz de proporcionar um ambiente saudável para os filhos.

Por fim, creio que apesar de todas as dificuldades devemos continuar buscando criatividade para termos uma sociedade mais fraterna, amorosa e altruísta, sob pena de termos de colocar um aviso na entrada de cada cidade, denotando o nosso fracasso como gestores: SOCIEDADE DOENTE: NÃO PERTURBE. Que Deus nos abençoe e que possamos retomar os trilhos da serenidade e da empatia!

Eliel Miranda, Guarda Municipal, vereador e suplente de Deputado Federal Instagram @elielmirandaoficial

Polícia Penal assume a tarefa da PM de escoltar presos

Modelo, que começou a ser aplicado na Capital paulista em 2014, chega agora ao interior e litoral

A escolta de presos por policiais penais no Interior de São Paulo e Baixada Santista começou na segunda-feira (17) de forma gradativa. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao menos 98 agentes de escolta e vigilantes penitenciários foram designados para fazer o serviço. Parte deles ainda está concluindo o curso de formação. Também foram destinadas para a região, oito viaturas.

O interior e o litoral contam com 22 bases da Polícia Penal que foram estruturadas para receberem o efetivo para atuar nas escoltas, uma delas funciona no Centro de Detenção Provisório (CDP) de Hortolândia. Na região, ainda tem em Limeira e Sorocaba. Até no último final de semana, a escolta era feita pela Polícia Militar (PM).

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) a escolta prisional por agentes de escolta e vigilância começou na capital em 2014. Para ampliar esse

Du Cazellato entrega oito carabinas 9mm para

Guarda Civil Municipal

Em breve chegarão novos fuzis e pistolas

Na segunda-feira (17), A Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Paulínia recebeu oito carabinas semiautomáticas 9mm

A entrega foi realizada no Centro de Operações Integradas (COI), com a presença do prefeito Du Cazellato, que reforçou seu compromisso em investir cada vez mais em segurança pública.

“Caminhamos para ser uma cidade referência nesta importante área. Nosso objetivo é proporcionar cada vez mais proteção a toda população e aos guardas civis”, comentou Cazellato.

O secretário de Segurança Pública, Maick Lucizano, agradeceu

o apoio do prefeito Du Cazellato e ressaltou que em breve, a GCM receberá novos fuzis e pistolas. “Atuamos sempre em prol do cidadão e para garantir o bem-estar da nossa cidade. Com mais este investimento, nossos agentes estarão ainda mais capacitados para atuar”.

A renovação do armamento da GCM integra o “Programa Paulínia Mais Segura”, lançado em agosto de 2022 e engloba o monitoramento dos prédios públicos, portais, vicinais e principais vias através do Centro de Monitoramento Integrado de Paulínia (CMIP) e do COI, 41 novas viaturas e a criação do aplicativo “Comércio Mais Seguro”.

Empresas que atuam nas obras de expansão da Replan contratam para 178 vagas

Interessados devem se candidatar no Programa Emprega Paulínia da Prefeitura Municipal

:: CONFIRA AS OPORTUNIDADES

Ajudante Civil - 7 vagas

Ajudante de Estrutura - 2 vagas

Ajudante de Tubulação - 10 vagas

Ajudante Elétrica - 2 vagas

Ajudante Movimentação de Carga - 9 vagas

Armador Civil - 2 vagas

Carpinteiro - 7 vagas

Eletricista / Montador - 6 vagas

Eletricista F/C - 5 vagas

Encanador / Tubulação - 14 vagas

Instrumentista - 2 vagas

serviço para todo o Estado, segundo a Pasta, foram transferidos 1.586 agentes e investidos mais de R$ 50 milhões na aquisição de 191 novas viaturas e armamentos específicos.

A Secretaria de Administração Penitenciária é responsável por 181 unidades prisionais no Estado, sendo 153 delas no interior e no litoral. As administrações prisionais estão divididas em cinco coordenadorias e a região de Campinas faz parte da coordenadoria central, responsável por 39 unidades do interior, que vai de Iperó a Mococa.

Com a medida, os policiais militares que eram destacados para o transporte de custodiados a audiências judiciais, tratamento médico fora de presídios ou transferências de unidades vão atuar no patrulhamento das cidades, segundo a SAP. Dados da SAP indicam que mais de 90 mil escoltas são realizadas, em média, anualmente no Estado.

O Emprega Paulínia (EP), programa da Prefeitura, com foco na inserção de paulinenses no mercado de trabalho, está com 178 vagas em aberto, sendo que todas são oportunidades para empresas que atuam nas obras de expansão da Replan (Refinaria de Paulínia).

Quem já é cadastrado pode, através do telefone (19) 3874 5669, atualizar seu currículo e também se candidatar à vaga. O número também pode ser usado para obter informações.

Já os não cadastrados devem comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no Paço Municipal, que fica na Avenida Prefeito José Lozano de Araújo, 1551, Parque Brasil 500, portando os documentos Cartão PIS + CPF + RG + Título de Eleitor + Comprovante de Residência (deve estar no nome do candidato. Se o imóvel for alugado, trazer o contrato) + Carteira de Trabalho.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Lixador/Tubulação - 4 vagas

Maçariqueiro - 4 vagas

Marteleteiro/Civil - 3 vagas

Mecânico Ajustador / Tubulação - 3 vagas

Mecânico Montador / Tubulação - 12 vagas

Montador de Estrutura - 19 vagas

Montador de Andaime - 45 vagas

Operador de Máquina/ Civil - 4 vagas

Pintor - 3 vagas

Rigger - 2 vagas

Soldador ER - 6 vagas

Soldador TIG- 7 vagas

Pedreiro - 6 vagas

Agentes da Defesa Civil participam de treinando da “Operação Estiagem”

Agentes da Defesa Civil participaram nesta terça-feira (18) de treinamentos preparatórios para a “Operação Estiagem 2023”. Foram abordados diversos temas, entre eles: combate a incêndios, ferramentas para monitoramento da estiagem, acionamento de aeronaves, operação e segurança com equipamentos durante as emergências. Ao total, 24 agentes da corporação que participaram dos treinamentos. “Agradecemos sempre o apoio do prefeito, Du Cazellato, que não mede esforços para tornar a Defesa Civil paulinense cada vez mais preparada para agir e proteger a comunidade local”, disse o secretário da pasta, Toní Guimarães. Os cursos foram ministrados pela Defesa Civil e pela Escola de Defesa Civil. Ambos órgãos estaduais.

Inscrições para Campeonato Municipal de Truco vão até o dia 27 de abril

A idade mínima para participar é de 16 anos

A Prefeitura realizará, no dia 1º de Maio, o Campeonato Municipal de Truco 2023. As inscrições podem ser realizadas até 27 de abril, pelo site: www.paulinia.sp.gov.br

O Campeonato terá categoria única e poderá contar com duplas mistas, masculinas ou femininas. A idade mínima para participar é de 16 anos.

As disputas ocorrerão no Ginásio de Esportes Itália Botasso Calegari, do Jardim Calegaris, com premiação para as quatro melhores duplas.

O Regulamento e a Tabela de Jogos serão apresentados às 8h30, com as partidas iniciando na sequência.

Mais informações: (19) 3874 5752

4 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Cidades

Em uma semana mais gelada, trazendo o nosso Outono, nada mais gostoso do que uma mesa posta para receber esses dias com o tema folhas, que trazem as folhas brasileiras em destaque. Deixamos aqui uma mesa inspirando, com flores mesclando com os tons verdes e azuis. As meseiras amam essas cores. Aposte!

Novidade na Ahaus

Agora você encontra a linha completa TRUSSARDI na Ahaus, tudo para cama e banho. Exclusivamente para vocês.

Folhas para o Outono: TREND AZUL

A tendência de mesa posta, sempre pede a cor azul, mas podemos dizer aqui que o azul virou um clássico, ele dá vida seja em uma peça em all blue ou estampada, ou até mesmo com flores ou mar, e na Ahaus você encontra inúmeras peças com esse tom, liso ou estampado, e o mais legal, mostramos como usar essas peças. Você já tem algo na cor azul para receber?

5 Paulínia, 21 de Abril de 2023
Coluna

INFÂNCIA EM FOCO!

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. DE QUEM É A CULPA?

Episódios de pânico e medo estiveram estampados nas mídias nas últimas semanas. Ataques brutais à crianças e professores viraram destaques em toda rede de comunicação e agora mais recente esse caos foi levado às notícias de que um dia seria dedicado a ataques orquestrados entre grupos para atingir o ambiente escolar e a todos que lá estivessem.

Duas reflexões importantes devem ser pensadas com muito cuidado nesse momento: a escola deve ser um espaço seguro para todos e ela reflete todos os pensamentos e valores que temos como sociedade.

Para construção de um espaço que seja seguro para todos primeiramente devemos pensar quem são esses “todos”.

Provavelmente você tem recordações de quando estava na escola e como o ambiente escolar privilegiava algumas pessoas e excluía outras. Todos aqueles que eram considerados “diferentes” eram tratados com diferença e por muitas vezes sofriam incontáveis violências e exclusão.

Faço agora um paralelo em como a sociedade cuida daqueles que são considerados “diferentes” ou até mesmo como cuidamos das pessoas feridas.

É preciso um trabalho coletivo para tratar uma sociedade que está doente. A escola é um reflexo de todo caos e descaso com o próximo.

As crianças estão feridas, os professores estão feridos, a família está ferida, a sociedade está ferida, eu estou ferido e precisamos que você admita que também está.

Partindo deste pensamento podemos nos esforçar em buscar uma solução coletiva onde todos podem fazer parte da solução.

É covardia colocar sobre a escola, sobre a família, ou sobre a própria criança a responsabilidade por todo esse caos. E a partir dessa reflexão eu lhe pergunto: você tem responsabilidade sobre toda essa caos? Se você respondeu que sim bem vindo ao clube. Vamos juntos tentar construir uma sociedade melhor. Se você respondeu que não, a quem você atribui a culpa? Como esse texto toca você?

André Luís de Oliveira

Pai da Giulia, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Paulínia Racing e Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente @profandreoliveira

Conselho da Mulher de Paulínia elege representantes

578 pessoas votaram e 10 mulheres foram eleitas para o conselho

:: CONSELHEIRAS ELEITAS

01- Andreia Moura OAB - 250

02- Sandra Pazzetti - 140

03- Luana Silva OAB - 94

04- Larissa Almeida OAB - 43

05- Josiane Alves Sociedade civil - 18

06- Ruth Casa do Menor - 12

07- Elania Aquino APM- 11

08- Edna Rocha OAB - 09

09- Tainara Entidade Religiosa - 0

10- Juliana Santa Maria Entidade Religiosa - 0

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizou a eleição para eleger representantes da sociedade civil.

O pleito aconteceu no ultimo sá-

bado (15) na Casa dos Conselhos, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 527, Nova Paulínia. 578 pessoas votaram e 10 mulheres foram eleitas para o conselho.

:: VOTAÇÃO

Voto nulo - 01 | 578 votos no total

Termômetros devem registrar 10ºC no feriado

Já no final de semana, as temperaturas voltam a subir gradativamente, embora ainda permaneçam amenas

O frio chegou com força, na quarta-feira (19), em todo o Centro-Sul do Brasil e as temperaturas também terão queda intensa na região de Campinas durante o feriado de Tiradentes. A frente fria é a primeira do ano com diminuição mais acentuada nos termômetros.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, na sexta-feira (21), a previsão é de recorde de frio do ano na região com 10ºC . Ainda na sexta, os ventos terão intensidade moderada de forma

ALUGA- SE SALA ODONTOLÓGICA

Sala montada, com cadeira armários, RX, utilização da recepção. Aluguel R$ 1000,00 mês.

Mais informações: (19) 9 87155909

contínua (25 a 30 km/h), o que deverá reforçar a sensação de frio. Já no final de semana, as temperaturas voltam a subir gradativamente, embora ainda permaneçam amenas. Os indicativos para mínimas e máximas são, respectivamente, 12ºC e 25ºC no sábado (22), e 14ºC e 26ºC no domingo (23).

“Vale o cuidado porque teremos mudanças bruscas porque, após a passagem da frente fria, a massa de ar frio de origem polar poderá provocar o declínio mais acentuado das temperaturas, então as pessoas têm que ter atenção em relação à exposição ao ar mais frio e isso, na primeira vez

como é o caso agora, costuma trazer transtornos à saúde”, disse Ana Ávila, meteorologista do Cepagri. Depois de fortes pancadas de chuva na segunda (17) e terça-feira (18), que provocaram estragos na região de Campinas, a partir de quinta, a tendência é de estabilidade e tempo firme.

6 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Cidades
7 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Publicidade-
8 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Publicidade

Polícia civil apreende adolescentes por divulgar notícias falsas sobre ataques a escolas de Paulínia

As investigações tiveram início após a Polícia Civil receber denúncias anônimas

A Polícia Civil de Paulínia, integrante da “Operação Escola Mais Segura”, apreendeu na segunda-feira (18) os jovens responsáveis por divulgarem informações falsas sobre possíveis ataques as Escolas Estaduais José Dalmo (João Aranha) e Professora Adélia (São José).

As investigações tiveram início após a Polícia Civil receber denúncias anônimas. De posse das informações, a justiça autorizou a quebra dos sigilos dos perfis criados no Instagram, permitindo a localização dos endereços de ambos.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes localiza-

ram um menor em sua residência e outro na escola. Os dois foram levados até à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado ato infracional por apologia ao crime, sendo um liberado e entregue aos pais e o outro ficará detido por 45 dias.

A “Operação Paulínia Mais Segura”, começou na semana passada com ações conjuntas da Guarda Civil, Polícia Civil e Polícia Militar. Além do aumento do efetivo e das rondas escolares, o monitoramento das redes sociais foi intensificado.

A população pode contribuir denunciando casos semelhantes ao 181, telefone do Disque Denúncia.

Cidades

SENAI de Paulínia oferece

a

formação

técnica em alta no mercado de trabalho

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2023 estão abertas até o dia 2 de maio

A Escola SENAI de Paulínia oferece o Curso Técnico em Instrumentação Industrial, no período da manhã e gratuito.

O curso tem por objetivo habilitar profissionais para implantar, manter e elaborar arquitetura de sistemas de instrumentação, de controle de processos contínuos, de automação e de redes industriais, de acordo com normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho e de qualidade.

O Técnico em Instrumentação Industrial poderá trabalhar nas In-

dústrias de Processos Contínuos, como: Químicas, Petroquímicas, Farmacêuticas, Alimentícias, Siderúrgicas, entre outras.

As inscrições para o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2023 estão abertas até o dia 02/05/2023.

Interessados podem se inscrever pelo link: https://bit.ly/Paulinia_instrumentacao

A Escola SENAI fica na Av. Engenheiro Roberto Mange, nº 710, no Alto de Pinheiros. Maiores informações, telefone: (19) 3888-4040.

Educadores físicos da Prefeitura participam de treinamento com profissionais Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa)

Capacitação baseada em prevenção, reconhecimento e resposta ao problema e suporte a vida

36 educadores físicos da Prefeitura participaram do treinamento “Piscina + Segura”, realizado nesta segunda-feira (17), no Paço Municipal. Os profissionais foram capacitados pelos palestrantes Marcos, Gustavo e Eric, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (So-

Crianças e jovens de 6 a 20 anos podem se matricular na Escolinha Esportiva de Handebol

brasa) especializada em cursos e serviços de salva-vidas.

A capacitação foi baseada em prevenção, reconhecimento e resposta ao problema e suporte a vida, quando necessário, tendo duração de quatro horas e exercícios teóricos e práticos.

Paulínia abre matriculas para aulas gratuitas de Ritmos

Podem participar jovens de 10 a 16 anos, adultos e idosos

A Prefeitura de Paulínia abriu novas turmas para as aulas gratuitas de Ritmos, realizadas em dois locais.

Podem participar jovens de 10 a 16 anos, adultos e idosos.

Os interessados podem comparecer nos locais das aulas e matricularem-se diretamente com os professores.

Documentos necessários:

Cópia de documento com foto (RG ou CNH), cópia de comprovante de endereço, 1 foto 3x4 e atestado médico (a pessoa terá 30 dias para providenciar, caso não tenha)

Mais informações: (19) 3874 5752

:: CONFIRA OS NOVOS HORÁRIOS

Ginásio de Esportes Agostinho Fávaro “Lara”

Bairro João Aranha

Interessados devem comparecer no Ginásio de Esportes Itália Botasso Calegari, no Jardim Calegaris, das 8h30 às 16h30

As matrículas para a Escolinha Esportiva de Handebol, que ocorrerão a partir de maio, com o professor José Batista, estão abertas.

Há vagas para crianças e jovens de 6 a 20 anos, de ambos os sexos.

Os interessados devem comparecer no Ginásio de Esportes Itália Botasso Calegari, no Jardim Calegaris, das 8h30 às 16h30.

Para participar é necessário apresentar os documentos Cópia de documento com foto (RG ou CNH), cópia de comprovante de endereço, 1 foto 3x4 e ates-

tado médico (a pessoa terá 30 dias para providenciar, caso não tenha). Mais informações: (19) 3874-2143

OS HORÁRIOS DISPONÍVEIS SÃO:

10h às 11h – Feminino – 6 a 13 anos

11h às 12h – Masculino – 6 a 13 anos

13h30 às 14h30 – Feminino – 6 a 13 anos

14h30 às 15h30 – Masculino – 6 a 13 anos

15h30 às 16h30 – Feminino – 14 a 16 anos

16h30 às 17h30 – Masculino - 14 a 16 anos

17h30 às 18h30 – Masculino e Feminino – 16 a 20 anos

Terças e Quintas-Feiras

9h30 – Adulto / 10h30 – Teen (10 a 16 anos)

15h – Adulto / 16 – Teen (10 a 16 anos)

Ginásio de Esportes Vicente Amatte - Bairro Centro Quartas e Sextas-Feiras

8h – Adulto / 9h – Teen (10 a 16 anos)

16h15 – Adulto / 17h15 – Teen (10 a 16 anos)

9 Paulínia, 21 de Abril de 2023

Cidades

Mãe de autista lança livro com apoio do ASA

O lançamento aconteceu durante palestras do Abril Azul, mês mundial de conscientização sobre o Autismo

O ciclo de palestras “Compartilhando Experiências Atìpicas: para ir além das intervenções terapêuticas!” foi promovido no dia 19 de abril, na Câmara Municipal de Paulínia, através de uma parceria entre o ASA, Amor, Superação e Autismo, a ELECAMP, Escola do Legislativo de Campinas e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras de Paulínia. O evento fez parte da Campanha de Conscientização do Autismo “Mais informações menos preconceito”.

Uma das palestrantes foi a Danielle Smith Balloni, pedagoga, mãe de autista e autora do livro “Amor de Autista”, uma obra de 24 páginas

que trata da rotina de Eloá, de sua maneira de ser, das suas manias e das suas preferências. É um texto leve e rimado, carregado de afeto, que a escritora garante que vai agradar tanto adultos quanto crianças, e que incentiva o respeito e acolhimento de pessoas com suas diferenças, por meio de um olhar que deixa de lado receios e preconceitos. O livro pode ser encontrado na AMAZON.

A outra palestrante foi Jeane Figueiredo, autista, mãe de autista e membro do Projeto ASA, que falou da própria experiência e vivência pessoal e familiar.

O ASA, foi criado a partir da união de mães com filhos dentro

do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes com a missão de responder aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, oferecer acolhimento e direcionamento, e realizar atividades de habilidades sociais, através de lives, encontros, palestras e atividades culturais voltadas às pessoas atendidas pelo projeto.

Com esta proposta, o ASA pretende instrumentalizar e encorajar as famílias a continuar nesta jornada de acompanhamento e desenvolvimentos de seus filhos, sempre dando voz ao adolescente e ao adulto com TEA.

Grupo de dança

country e Paulínia participa

de festivais pelo Brasil

As apresentações ocorrem com coreografias elaboradas que se dão por meio de rotineiras aulas, envolvendo profissionais de varias áreas como coreógrafo Fábio José Pereira

A Cia Texas Cowboys, grupo de dança country, apoia o movimento do segmento sertanejo, caipira e Country.

É uma equipe sem fins lucrativos, com cunho solidário em ações sociais e artísticas.

Surgiu em meados da década de 90 por grupo de amigos que se reuniam em casas noturnas, Caipira Country e Texas Night, onde surgiu a inspiração do nome do grupo.

Alguns fundadores ainda são

atuantes como William Alves e Ednaldo Simão, e atualmente o grupo participou de festivais de dança por todo o Brasil, como o “Festival Internacional Dança de Barretos”, entre outros, além de eventos solidários e artísticos em várias regiões do pais.

As apresentações ocorrem com coreografias elaboradas que se dão por meio de rotineiras aulas, envolvendo profissionais de varias áreas como coreógrafo Fábio José Pereira.

Atualmente, a Cia Texas Cowboys tem 20 integrantes ativos junto à vários seguidores. “Conquistamos respeito e admiração por onde passamos. A dança para nos é sinônimo de integração, cultural e a social, que por motivos já conhecidos traz alegria e livra de várias doenças emocionais e para nossa equipe contribuir com nossa arte afim de provocar bons sentimentos e motivo de orgulho’, afirmaram os fundadores.

10 Paulínia, 21 de Abril de 2023
11 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Publicidade
12 Paulínia, 21 de Abril de 2023 Publicidade
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.