Jornal Primeiro Lance Edição 866

Page 1

Jornal Primeiro Lance

www.jornalprimeirolance.com.br

HOMENAGEM...

Ano XVI-nº866 BRASIL - São Paulo, 07a 13 de Agosto 2017- Pág. 1 -

50 ANOS DE MARTELO!

E

O JORNAL

DA

CLASSE

DOS

LEILOEIROS

Ano XVI-nº866 BRASIL - São Paulo, 07a 13 de Agosto 2017 R$ 3,00/SP - R$ 4,50/Outros Estados - Editor: Passos Camargos

Digital: www.jornalprimeirolance.com.br issuu.com/jornalprimeirolance

m 1968, no ambiente rural de uma fazenda, situa da no interior do Rio Grande do Sul, o jovem Lei loeiro Luiz Carlos, então com 34 anos de idade, iniciou a ‘batida do martelo’ com a venda de cabeças de gado, de corte e Leiteiro. Passavam, pela pista de remate, plantéis provenientes de diversas regiões do sul do país e da própria criação da fazenda, compostos por animais de gabarito, inclusive premiados em exposições estaduais. Um ano após, nascia Jorge Nogari, seu único filho homem. Desde a tenra idade, há mais ou menos quarenta anos, era incumbido pelo pai a trabalhar em todas as tarefas envolvidas no evento do leilão: distribuir panfletos (inclusive no estacionamento da universidade, à noite), atender ao público, anotar cada arrematação, apoiado em prancheta, ao pé do pai leiloeiro (sendo às vezes alvejado na cabeça pelos movimentos do martelo), levar boletos à secretaria (em meio e abaixo da cintura do público em pé, pois não havia o conforto dos auditórios), captar lances na pista, emitir notas, e tantas outras. Segundo seus princípios, deveriam ser conhecidas, aprendidas e exercidas desde cedo. Ao formar-se em agronomia e administração, o filho buscou especializações em engenharia de avaliações e direito empresarial, e viria a abraçar definitivamente a profissão, aplicando os valiosos e sempre presentes ensinamentos do pai.

Dom Nogari

Décimo Congresso dos Leiloeiros Oficiais E speramos que os Leiloeiros façam um esforço e com pareçam no X-CONALEI-Curitiba/PR (Congresso Nacional de Leiloeiros)De 16 (abertura) a 20/08/2017, participando ativamente nas diversas discussões que se seguirão a cada painel temático. Só com a ativa colaboração de todos a Leiloaria poderá crescer e ter um papel mais decisivo em questões que dizem respeito aos profissionais e, simultaneamente, ao desenvolvimento da classe com maiores esclarecimentos, com a presença de profissionais importantes do país. É uma tentativa de realizar estes encontros nas localidades onde fique fácil a participação de todos. Quanto a possíveis dificuldades para alguns colegas em todo país, em termos de viagem e alojamento, houve o cuidado da parte da Comissão Organizadora de arranjar as soluções mais adequadas em qualidade e preço no que se refere a voos e estadia em hotéis para que o maior número de Leiloeiros possa participar sem onerar demasiado as suas contas pessoais. Esperamos que seja um acontecimento com adesão expressiva e também com a assistência de muitos representantes de Sindicatos para melhor desenvolvimento da Carta de Curitiba 2017. Pois, trata-se de uma ocasião única dos profissionais se encontrarem para discutir temas e assuntos relacionados com a sua profissão e com a conjuntura atual, de perspectivar o futuro da profissão, interagindo com os vários oradores. Curitiba é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico, distante 1386 km a sul de Brasília, capital federal. Com 1 893 997 habitantes, é o município mais populoso do Paraná e da região Sul, além de ser o 8º mais populoso do país, segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE para 01 de julho de 2016. Fundado em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba tornouse uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da recém-emancipada Província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente. Curitiba experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente . A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, implantado em Bogotá, na Colômbia.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.