1 minute read

Receitas diminuem e prefeito Jesse é obrigado a dispensar servidores

DA REDAÇÃO

Com as constantes quedas nas receitas das prefeituras, prefeitos estão sendo obrigados a dispensar servidores, para não comprometer a receita com gastos com pessoal, na faixa de 54 por cento. Em Agudos do Sul, o decreto exonerando cargos acaba de ser lançado e, pelas projeções do prefeito Jesse Zoellner, devem ser desligados perto de 150 funcionários. Só na área de saúde, perto de 100. "Estamos sofrendo com as quedas nas arrecadações e manter as contas em dia é um desafio. Para não sofrermos as sanções, temos que promover muitas dispensas", disse o gestor municipal, que destaca ser tarefa difícil.

Advertisement

Jesse acentua que a luz vermelha da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) acendeu após mudança de governo. "O nosso problema começa no governo federal, que nes-

Prefeito Jesse triste em ter que dispensar servidores por conta da crise tes primeiros 100 dias de governo, encontra dificuldades. As receitas vem caindo e com a as baixas no orçamento, os gastos sobem. Para manter o equilíbrio, temos que dispensar funcionários, o que é um fato lamentável", acentua Zoellner. Ele destaca que o limite prudenci- al, estabelecido pela LRF, que é de 54%, não pode estourar e o caminho é cortar gratificações, suspensão de horas extras e a insalubridade, que é um pagamento adicional para funcionários ocupando trabalho que pode comprometer a segurança e a integridade, neste caso, servidores da saúde. "É uma medida que não me agrada, mas é a solução para o equilíbrio financeiro das contas da prefeitura. Temos que balancear o que entra e o que sai para pagamento de contas, como a folha de pagamento", destaca Jesse. Ele reconhece o mal-estar que isso representa e destaca que tomar a decisão da dispensa de servidores públicos, está sendo difícil. "Esperamos que a situação econômica do país melhores e que as receitas aumentem. Isso acontecendo, podemos restabelecer a situação financeira na prefeitura e chamar os que estão sendo dispensados neste momento", finaliza.

This article is from: