
1 minute read
Três propostas de vereadores mirins viram projetos de lei em FRG
Da Reda O
A lei que criou o Programa Vereador Mirim como um dos projetos institucionais da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, alcança os primeiros objetivos. Criado por iniciativa do vereador Fabiano Fubá, são 13 cadeir as, que é o mesmo número do legislativo municipal, ocupadas por estudantes de 11 a 17 anos, de quatro escolas públicas do município.
Advertisement
Eles foram eleitos e diplomados pelo Poder Judiciário. Fubá, como é conhecido na cidade, observa que o projeto vem de encontro à necessidade da conscientização dos jovens sobre a política em nível municipal, estadual e nacional. "Os jovens vereadores são a nova geração da política local e contribuem para a tomada de decisões no âmbito fazendense", destaca Fubá.

Dentro do projeto, os mirins são estimulados a buscar demandas na comunidade e os resultados come- çam a aparecer. Na semana passada, o prefeito Marco Marcondes sancionou três projetos apresentados pelos jovens representantes. De iniciativa da vereadora mirim Sophia Beatriz Cunha Moreira, foi sancionado o que institui no município a ampliação das vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência. Já do vereador Antônio Gabriel dos Santos, o que institui a inserção do símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na indicação de assentos preferenciais do transporte coletivo. Igor de Oli- veira Zen, a lei que dispõe sobre a aplicação de penalidade pecuniária ao cidadão que não higienizar os espaços públicos durante e após o final da obra realizada em sua residência ou estabelecimento comercial. O vereador Fabiano Fubá comemora os primeiros resultados e destaca que os resultados têm alcançados os objetivos. "Os jovens representantes cumprem a Lei e espero que novas propostas, que beneficiem a população local, sejam apresentadas por eles", finaliza.
