
3 minute read
Um olhar para o futuro, mas sem esquecer da sua história
Tão importante quanto planejar o futuro é conhecer a sua história. Relembrar os fatos que marcaram cada fase da linha do tempo do município nos fazem entender o presente e traz bagagem para planejar o futuro. Para isso o município mantém a Casa da Memória de Piên. Um local específico com diversos registros que mostram em fotos como a cidade iniciou e o passo a passo para chegar até os dias atuais.
Ainda no início deste ano o local já recebeu investimentos. Todo o espaço foi limpo e reorganizado. "Tiramos os móveis e remanejamos as salas. Com isso limpamos o local e a pintamos para deixar um ambiente propício para receber os visitantes", falou Adriana. Após concluída a fase de reestruturação do local todo o acervo da Casa da Memória está sendo catalogado.
Advertisement
"Precisamos manter a história do Piên viva, e aqui tem
A secretária de Cultura Esportes e Lazer, Adriana Bueno Franco, mostra o acervo que a casa da memória vem mantendo
Adriana Bueno Franco é a secretária de Cultura, Esportes e Turismo, responsável pela Casa da Memória itens que ajudam a contar como o município começou", falou o prefeito Maicon Grosskopf.
O espaço é aberto tanto para a visitação de moradores e turistas como para grupos escolares. Conforme a diretora do local diversos professores buscam no acervo conteúdo para aplicar durante as aulas para os alunos. Exemplo são as professoras Ana Claudia Ribas Cordeiro e Valéria Honório de Lima, da Escola Municipal do Campo de Gramados, que buscam na Casa da Memória de Piên o acervo do museu para elaborar as atividades para as crianças.

"Infelizmente temos pouco material didático que conte da história de Piên, então utilizamos todo o acervo da Casa da Memória para levar o conhecimento histórico para as nossas crianças", frisou a professora Ana Claudia.
A Casa da Memória de Piên funciona na rua Amazonas e é aberta para a visitação. No lo- cal os visitantes terão acesso à diversas fotos do município. Além disso o acervo conta com várias peças como uniformes de bandas, máquinas de escrever, móveis e até instrumentos musicais. Todos de época, doados pela comunidade e conservados para que os visitantes possam apreciar.

Iluminação pública: Lâmpadas em LED trazem mais conforto e segurança para moradores
Proporcionar mais segurança para moradores e pedestres é a intenção da prefeitura com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas em LED. Somente neste ano a prefeitura já investiu mais de R$350 mil nesta substituição. Objetivo é realizar esta troca gradativamente até que toda a cidade seja contemplada com esta tecnologia.
Atualmente o município conta com 1.450 pontos de iluminação pública, todos mantidos pela prefeitura que geram um trabalho constante de manutenção. O serviço é realizado por empresa terceirizada vencedora do processo licitatório, e é organizado pela equipe da prefeitura.
Nestes primeiros meses de 2021 já foram realizadas mais de 1 mil solicitações de manutenção de lâmpadas, seja por não acenderem no período noturno, ou mesmo aquelas que tam uma economia mensal na fatura de energia elétrica de mais de 60%. Já as luminárias que estão sendo retiradas, e que se encontrem ainda em perfeitas condições de uso, serão implantadas em locais que ainda não possuem qualquer tipo de iluminação pública, beneficiando outras localidades e gerando economia aos cofres do município.
COMO SOLICITAR O SERVIÇO
Desde o início do ano a prefeitura vem realizando este trabalho de substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas Led tendo em vista que as lâmpadas de vapor de sódio instaladas são de qualidade inferior ao Led, seja na luminosidade como na durabilidade de cada peça. "Por isso a importância de realizarmos a substituição des- tas lâmpadas, além de gerar segurança para moradores irá gerar economia para o município", comentou o prefeito Maicon Grosskopf. As lâmpadas que estão sendo instaladas tem potência de 150W e represen-


Cada lâmpada em Led representa uma economia de cerca de 60% na fatura de iluminação pública durante o dia permanecem acesas. Moradores entram em contato com a prefeitura, abrem protocolo, e a prefeitura encaminha demanda para a empresa resolver. Estas manutenções acabam sendo mais intensas
A solicitação de reparos de iluminação pública, como a substituição de lâmpadas queimadas ou com mau funcionamento em praças ou ruas deve ser feita diretamente na prefeitura ou pelo telefone 41 36321293. O contribuinte deve ter em mãos os documentos pessoais. A partir da solicitação a prefeitura abre um protocolo e encaminha para os responsáveis para a vistoria e correção do problema.
