Jornal O Repórter - Edição 656

Page 1


Politica e religião se discute sim

Por não discutir política e religião, o povo brasileiro é extorquido por políticos corruptos e falsos religiosos inescrupulosos. Amigo leitor, esta coluna justamente é motivada por um grupo de WhatsApp que participo, onde esta semana um colega colocou uma notícia sobre as anulações das penas que o STF está concedendo aos condenados pela Lava Jato, e era justamente sobre o perdão do réu confesso Marcelo Odebrecht. Sim, condenado confesso teve a pena anulada, imagino que os dois bilhões de reais recuperados pela Lava Jato devam então ser devolvidos aos bandidos porque o roubo não estava valendo. Parece piada, mas não é!

Mas a questão amigo leitor, é a chamada de atenção do administrador do grupo para não debater política em âmbito nacional, coisa de direita e esquerda porque o grupo é de notícias locais. Faz sentido, o administrador não está errado pela finalidade do grupo, mas no Brasil independente de qualquer coisa, ficar calado tem se tornado habitual. Vem lá do "pqp" um tal de Elon Musk bater de frente com o careca ditador da capa preta porque no Brasil parece que não tem senado, não tem oposição com o mínimo de moralidade para confrontar os desmandos. O povo apático, salvo gatos pingados, tem coragem de dizer algumas coisa munidos do por enquanto existente direito de livre manifestação, que parece estar com os dias contados também. É complicada uma questão cultural baseada no medo de represálias, medo de retaliação, medo de anoitecer e não amanhecer, e tem tá, não é tão incomum assim, eu mesmo tenho registros de assessores de políticos me "enchendo os pacová" por coisas que eles achavam que era para eles, e no final nem era, mas quem tem rabo de palha tem medo de fogo né! (risos). Mas esta é a questão, precisamos sim debater política, analisar e questionar a integridade de gurus, mestres, sacerdotes, guias, porque está cheio de falcatruas por aí. É sim do debate que nasce a construção, o questionamento e conserto de muita coisa que está torta porque o povo faz de conta quer não vê, e quem vê é pago para calar a boca.

Nesta semana, a sessão da Câmara de de Campo do Tenente pegou fogo! Depois de votar uma solicitação de empréstimo do Poder Executivo, alguns vereadores discutiram bastante o assunto. Em uma matéria, nas próximas páginas, você, leitor, pode conferir a opinião dos vereadores Fuscão e Gustavo Vizentin, que foram totalmente opostas! Enquanto Fuscão se preocupa com as dívidas que ficarão para a cidade, Gustavo preferiu defender o prefeito, seu pai, e chegou a chamar o companheiro de hipócrita.

Quem também esteve na sessão, acompanhando todo o ocorrido, foi o vice-prefeito Baby Negrelli, que já havia desabafado à nossa redação quanto a se sentir deixado de lado por parte do companheiro de chapa, o prefeito Weverton. Ele repetiu o desabafo na Câmara, mas apontou que segue tentando fazer o melhor pela população, mesmo jogado para escanteio. Enquanto falava, Baby era ignorado pelo mais novo da casa, o herdeiro do chefe do Executivo, que mal olhava para o vice enquanto ele se pronunciava. Dá pra ver que Baby é ignorado mesmo!!

Em meio ao seu desabafo, Baby chegou a dizer que se sente completamente desapontado ao ver que, após confiar em Weverton chamando-o para compor chapa, o que ele viu na prefeitura foi uma política torta, de perseguição às pessoas tenenteanas. Puts, aí não dá certo, né? Vamos concordar que o governante deve governar para todos?

Lá por Pinhais, o Foca traz aqui umas notas um pouco atrasadas, mas ainda muito importantes. Algumas sessões atrás, o vereador Joãozinho Ribeiro, que era de situação da prefeita Rosa Maria e acabou virando a casaca por estar condenado na justiça, perdeu a noção e com o respeito na tribuna livre.

Mas vamos do começo? O Foca explica: Joãozinho era de situação. Ao ser condenado, junto à esposa e o filho, por rachadinhas e funcionários fantasmas, ele acabou não sendo mais aceito em nenhum dos partidos da coligação da situação. Bem que fizeram os partidos! Mas como sempre há espaço para todo mundo, mesmo os condenados já em segunda instância, os partidos de oposição receberam Joãozinho. Querendo garantir seu lugarzinho à mesa, ele, então, mudou de lado. Até o que se sabe, ele só concorre às eleições esse ano se conseguir liminar, porque poder, poder, não pode.

Bem, aí, se achando no direito de dizer qualquer coisa, algumas semanas atrás, ele subiu à tribuna da Câmara para falar que, como vereador, tem autonomia e não precisa passar batom na boca da prefeita Rosa Maria pra conseguir alguma coisa no município. Pra quê! Os demais vereadores o detonaram, inclusive o vereador Filho nem o chamou pelo nome e logo respondeu que "aquele vereador" que tinha falado da prefeita,

logo estaria atrás das grades, e que ele fazia questão de noticiar quando o mesmo fosse preso.

Ainda se desdobrando pela cidade, a notícia chegou às funcionárias mulheres da Prefeitura, que começaram a postar em suas redes sociais, dizendo que fazem questão de passar batom na boca da prefeita. A mulherada não está pra brincadeira também!

Partindo para Fazenda Rio Grande, quem anda fazendo bastante críticas é o vereador Caio Szadkoski. Há algumas semanas, ele e outros vereadores criticaram o Governo do Estado por não tomarem providências necessárias quanto ao Colégio Estadual João Hoinatz. Na última sessão, ele deixou no ar uma outra questão. O Foca ficou até confuso se a crítica era ao vereador Campaner, ao Estado ou ao prefeito…

Vamos lá! O que aconteceu foi que o vereador Campaner apresentou um requerimento pedindo para oficiar a Secretaria de Estado de Esporte, para que faça projetos de ciclorotas em Fazenda Rio Grande. Ok, ok. Aí o vereador Caio logo pediu a palavra, e começou dizendo que, a título de informação, já havia um projeto de sua autoria que foi enviado anteriormente à Prefeitura e que, bem, segundo o próprio vereador, deveria estar em alguma gaveta. Caio ainda disse que pedem ao Estado, mas o que é para fazer na cidade, não fazem. O Foca ficou confuso com essa fala!!

Outra bronca do vereador Caio foi quanto às medidas tomadas pelo Governo do Estado para conter alagamentos em Fazenda Rio Grande. Ele disse que é importante chamar atenção quanto a isso, e destacou que chuvas até menores que as do Rio Grande do Sul, no momento, poderiam deixar bairros debaixo d'água. Caio defendeu que sejam colocadas esponjas próximo aos rios para conter enchentes e disse que, quando esteve na secretaria de Obras, tentou fazer medidas como essa, mas se viu impedido pelo proprietário de um terreno. E o que Caio disse em seguida, o Foca assina em baixo: como podem os interesses pessoais de um proprietário virem antes da segurança de toda a população? Difícil!!

O vereador Gilmar Petry comentou o requerimento, destacando que há muito tempo Fazenda Rio Grande enfrenta sérios problemas por fazer loteamentos em áreas verdes. Como bem destacou o vereador, um exemplo é o Bosque Santo Antonio, que como o próprio nome já diz, costumava ser um bosque. Há ainda, como disse o vereador, rios que foram assoreados para construção de casas e nada foi feito a respeito. Bom, o que o Foca sabe é que essa história de ignorar lei ambiental, até agora, nunca deu certo! E já está na hora de nossos governantes pararem com isso.

Um bom final de semana a todos!

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053

COLABORADORES Aleks Tizon

Cristiano Vaz

Dayanne Wozhiak

Márcio Camargo

Priscila Silva

Wallysson Silva

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053 DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Câmara de Fazenda Rio Grande realiza workshop para o terceiro setor

Evento a ser realizado nesta sexta-feira (24), tem como objetivo dar visibilidade às entidades e capacitá-las para que ajudem mais pessoas

O terceiro setor será foco de um workshop realizado pela Câmara Legislativa de Fazenda Rio Grande nesta sexta (24). Além de uma oportunidade para o público conhecer e debater a missão dessas organizações na sociedade, aqueles que já fazem parte de associações e comunidades poderão também conferir o workshop para se capacitar e receber instruções que possam melhorar a gestão de suas instituições.

De acordo com a diretora presidente da Fetespar, Maria Cirleide da Silva, que será palestrante no evento, o terceiro setor é composto por organizações da sociedade civil legalmente constituídas. "Entidades, associações de moradores, catadores, ongs, institutos, todas essas são organizações da sociedade civil que pertencem ao terceiro setor", explica.

Segundo ela, são essas entidades que se encarregam de chegar aonde o Poder Público não consegue, seja pela alta demanda ou pela burocracia. E é através do terceiro setor que a população em situação de vulnerabilidade consegue participar de projetos, receber doações ou até mesmo conseguir um empego formal.

"Hoje o terceiro setor, no Brasil,

gera mais de dois milhões de empregos formais, pessoas registradas em carteira. Tem mais de 50 milhões de voluntários. No Paraná, temos mais de 17 milhões de voluntários. E essas entidades conseguem alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade", complementa a diretora presidente.

O presidente da Câmara Legislativa de Fazenda Rio Grande, Alesandro Bordignon Weiss, o Sandro do Proteção (PSD), afirma que o workshop será uma grande oportunidade para

fortalecer as organizações da sociedade civil, além de atrair a atenção de lideranças para sua relevância.

Ainda segundo ele, o evento vai proporcionar capacitação para líderes de instituições inativas, de forma que elas possam atuar em suas comunidades.

"Reconhecemos os desafios enfrentados desde a criação, incluindo a obtenção de documentação e a regularização das instituições. Em Fazenda Rio Grande, mais de 200 orga-

nizações do terceiro setor estão presentes no município", destaca.

O vereador lembra também que o terceiro setor é um grande colaborador do Poder Público e por isso a relevância de eventos como esse na Câmara, bem como de um trabalho conjunto.

"O objetivo principal não se limita apenas à orientação sobre documentação, mas também inclui o apoio desde a capacitação de lideranças até a elaboração de projetos. Isso contribuirá para que o poder público leve uma melhor qualidade de vida para todos, especialmente os mais necessitados", enfatiza Sandro.

Maria Cirleide faz uma chamada de atenção quanto à necessidade de desburocratizar editais e outras portas de entrada das entidades na obtenção de recursos do Poder Público para chegar a mais pessoas. Segundo ela, apesar de a Lei garantir essa desburocratização, muitos governos ainda a praticam, dificultando o processo.

Ela finaliza destacando a relevância das entidades, que existem para garantir que as políticas públicas aconteçam de forma efetiva: "Se não fossem essas organizações, a situação das pessoas que estão em vulnerabilidade, estaria bem pior", finaliza.

O terceiro setor é composto por organizações da sociedade civil, como associações de moradores e ongs

Inauguração do Hospital de FRG será nesta segunda (27)

Na próxima segunda-feira (27), reinaugura o novo Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, com novos serviços e a presença do Governador Ratinho Junior

DA REDAÇÃO

Fazenda Rio Grande inaugura o novo Hospital e Maternidade na próxima segunda-feira (27). Com obstetrícia, centro cirúrgico, emergência, central de imagens e ambulatório de especialidades, o espaço deve ampliar os atendimentos à toda a população. Se antes a capacidade era para 40 partos em 17 leitos e uma sala cirúrgica, hoje o Hospital pode atender até 10 mil pessoas por mês em mais de 80 leitos, além da capacidade até 700 cirurgias em 6 salas cirúrgicas.

A maior parte da estrutura será entregue na próxima semana, mas novidades ainda devem chegar. Entre os serviços que já serão prestados, no centro de imagens, por exemplo, estão tomografia, endoscopia e RAIO X. Exames estes que não eram prestados anteriormente.

O objetivo é garantir um maior volume de atendimentos e em diversas especialidades, a partir da reinauguração. Durante todo o processo de obras, iniciado no final de 2023, as consultas na maternidade não foram paralisados, apenas ampliados. A partir de agora, gestantes com parto de

risco intermediário poderão dar à luz na maternidade, sem precisar serem transferidas para outras cidades. Dessa forma, mais de 90% de todas as novas mamães fazendenses serão atendidas em todo o parto. De acordo com Glauber Garbin, responsável pela empresa CIS*, que mantém o Hospital, os serviços foram ampliados de forma geral. "O hospital contava com um único serviço que era a maternidade. Essa porta nunca foi mexida. Ela foi modificada, mas sempre mantida. Já no início, colocamos uma nova porta de entrada que é a clínica médica, que trata daquele paciente que não se

enquadra em uma especialidade, mas tem uma doença, como pneumonia ou de pele. A partir de abril, iniciamos a segunda fase do serviço de urgência, com ortopedia e traumatologia, cirurgias de forma geral e urologia. Hoje nós estamos com as cinco frentes de especialidade, mantendo pediatria e anestesistas", explica Garbin.

Toda a obra e os custos de operação serão divididos entre a administração municipal e o Governo do Estado do Paraná. E o evento de inauguração contará com a presença do Governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Além da maternidade e cirurgias, também serão prestados atendimentos de emergência referenciados em ortopedia, cirurgia geral, urologia, cirurgia ginecologia e cardiologia, sendo aproximadamente 500 consultas especializadas por semana. Outra novidade é o centro de imagem com tomografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e em segundo momento exames cardiológicos (teste ergométrico, ecocardiograma, MAPA, Holter).

*O Hospital hoje funciona por meio de termo de cessão de uso com a empresa CIS (Centro Integrado de Saúde).

Hospital terá exames de tomografia disponíveis
Cirurgias já estão sendo realizadas nas dependências do Hospital

Fuscão aparece em horário eleitoral na TV

Vereador e pré-candidato a prefeito de Campo do Tenente, Fuscão (PP) tem grandes planos para a sua cidade e destacou principais pontos desse plano em propaganda partidária

DA REDAÇÃO

Foram iniciadas as propagandas partidárias em todo o país na última semana e, quem acompanhou os vídeos que foram ar na última terça-feira (21), pôde ver, em horário nobre da televisão, o vereador e pré-candidato a prefeito de Campo do Tenente, Paulo Renato Quege (Fuscão), do Partido Progressistas (PP).

Em seu vídeo, que teve duração entre 25 e 30 segundos, Fuscão convidou a população a participar do partido e destacou as preocupações do PP com a sua cidade: trabalho sério, com foco na saúde, educação, conservação de estradas rurais, apoio aos agricultores e geração de empregos, finalizando com o slogan: "Um novo olhar, um novo tempo".

Foto de marco deste ano, quando o PP havia aprovado Fuscão como pré-candidato, ao lado de Toninho e Barros

Fuscão é vereador há 23 anos em Campo do Tenente e pretende disputar o cargo máximo nas eleições municipais deste ano. Ele acredita que, com o conhecimento que tem

quanto a políticas públicas, o bom relacionamento com o Governo do Estado e deputados, poderá levar inúmeros benefícios para sua cidade.

Quanto à propaganda partidária, ele comentou que sua inserção no horário eleitoral confirma sua précandidatura. "Essa é uma forma da população confirmar a minha précandidatura e saber de algumas áreas que pretendo atuar como 'meninas dos olhos' da gestão, que são saúde, geração de empregos e apoio aos agricultores. Não que não vamos atuar nas outras, mas essas serão as principais", aponta. Fuscão destaca que pretende preparar o município para receber empresas e, consequentemente, gerar empregos na cidade. "No momento, nem uma energia elétrica adequada temos. A principal reclamação das empresas locais são as oscilações de energia. Então, primeiro, iremos buscar resolver isso e preparar Campo do Tenente para o futuro!", complementa o pré-candidato.

Fuscão faz críticas à gestão de Campo do Tenente

Em sessão para aprovar empréstimo solicitado pelo Executivo, Fuscão questionou o montante já emprestado pela gestão e lembrou a perda de recursos enviados ao município.

A última sessão na Câmara Legislativa de Campo do Tenente, realizada na terça-feira (21), rendeu muitas discussões entre os vereadores presentes. Diante da votação de um empréstimo, solicitado pelo Poder Executivo, o vereador Paulo Renato Quege (Fuscão) fez diversas críticas ao prefeito Weverton Vizentin.

Segundo Fuscão, com esse novo empréstimo de R$ 3,5 milhões, a cidade chegará a R$ 6 milhões em empréstimos, em apenas 3 anos e meio da gestão. Comparando com o prefeito anterior, ele chegou a dizer que, em oito anos, a antiga gestão fez R$ 8 milhões em empréstimos. Proporcionalmente, o valor equivale a R$ 1 mi por ano. Enquanto o atual prefeito teria dobrado essa quantia.

De acordo com o vereador, o posterior pagamento desses empréstimos, que ficará para as próximas gestões, acabará diminuindo o investimento em outros setores. "Como que funciona? Esses empréstimos são descontados no fundo de participação dos municípios, que é descontado na fonte. Descontando na fonte, é des-

contado de uma saúde de melhor qualidade, que nós sabemos a situação hoje de como se encontra, de uma educação de melhor qualidade, então é preocupante", comentou.

Ainda, segundo Fuscão, o município já teria deixado passar um recurso a fundo perdido de R$ 2 milhões, que seria enviado pelo deputado Alexandre Curi. Isso devido à falta de projetos que pudessem dar prosseguimento à conquista desse recurso. O que mais preocupa, para o vereador, é que esse recurso que seria "dado" ao município, iria para asfalto e luz de led e o empréstimo que agora foi solicitado, é para o mesmo fim. "A gente tinha R$ 2 milhões a fundo perdido, do exercício de 2022, e nós perdemos por falta de competência da atual administração", enfatizou

Fuscão. Para o vereador, que também é pré-candidato a prefeito da cidade, esse pedido de empréstimo indica falta de competência e de diálogo com o Legislativo. Segundo ele, se tivesse havido uma conversa com os vereadores, os mesmos teriam buscado emendas parlamentares com deputados.

"Se eu estivesse sentado nessa cadeira, com certeza teria um deputado que conseguiria esse recurso a fundo perdido", complementa. Fuscão diz que fica triste ao ver que outros municípios da região conseguem administrar sem endividamentos, e se questiona por que o prefeito de Campo do Tenente não consegue fazer o mesmo.

Mesmo diante das críticas, todos os vereadores foram favoráveis ao empréstimo, por entenderem que o asfalto trará benefícios à po-

pulação. O vereador Gustavo Vizentin resolveu defender o prefeito ao ver as críticas proferidas. Segundo ele, Fuscão já foi favorável a empréstimos anteriormente e, portanto, seria hipocrisia não aprovar desta vez. Respondendo ao colega, Fuscão disse que o problema em si não são os empréstimos, mas não ter buscado fazer de outra forma e, inclusive, perder o recurso que viria a fundo perdido para o município. "Tenho caráter para chegar em todas as casas de Campo do Tenente com a cabeça erguida. Sou um vereador que, em 23 anos de mandato, trouxe em torno de R$ 30 milhões para Campo do Tenente. E nunca fui em rede social fazer média, fazer propaganda como hoje nós vemos", respondeu.

DA ASSESSORIA
Vereador Fuscão acredita que é possível fazer gestão sem endividamentos
DA REDAÇÃO

IPTU caro e dívida com o INSS: prefeito Casagrande será investigado

Câmara de Campo Magro abre oficialmente duas CPIs para investigar o prefeito Casagrande: confira os últimos desdobramentos do caso

A Câmara Legislativa de Campo Magro aprovou, na sessão ordinária do dia 14, as Portarias nº 42 e 43/2024, que criam as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar atos do prefeito Claudio Cesar Casagrande (PSD). O aumento no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a suposta falta de repasse do recolhimento dos servidores municipais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alvos de investigação em ambas as comissões.

O objetivo, segundo Portarias, é analisar se a fórmula utilizada para calcular o IPTU de 2024, que teria aumentado em 100%, está de acordo com a Lei, além de apurar o valor da dívida do município junto ao INSS e se o valor descontado dos funcionários

está sendo destinado corretamente, assegurando os benefícios previdenciários aos servidores aposentados ou afastados.

Na primeira CPI, que investigará o valor cobrado do IPTU, participam os vereadores Marcio Bosa, Professor Valdir Costa, Rones Ribas Machado e Josnei Rosa. Já na segunda comissão, que investiga o pagamento do INSS, estão Gilmar Leonardi, Marcio Bosa, Beto Soares e Roberto Leal.

Ambas as comissões têm o prazo de 120 dias para serem concluídas, após ouvirem testemunhas e o próprio investigado, o prefeito Casagrande. Todas as oitivas serão gravadas na Casa de Leis. Se necessário, o prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias. Porém, segundo o vereador Marcio Bosa, que foi entrevistado por esta redação, a comissão deve ser finalizada mais cedo: em 90 dias.

Ainda segundo ele, já na próxima sessão plenária será apresentado o cronograma de atividades da comissão, como a relação de depoentes, que inclui a empresa contratada via licitação para fazer o cálculo do IPTU. O vereador afirma que alguns casos chamam atenção, como de terrenos com a mesma medida e na mesma rua, com valores diferentes de cobrança.

A população, indignada com a situação do aumento do IPTU, teria encaminhado os documentos de abertura da CPI ao Ministério Público de Almirante Tamandaré, responsável pela cidade. A moradora do bairro Boa Vista, Solange do Carmo Moladouwisky foi quem enviou, na intenção de obter uma revisão justa para todos. No caso dela, o IPTU subiu de R$ 190,00 para R$ 406,00. Até o momento, a cobrança do IPTU está suspensa. A

Prefeitura havia dado quatro prazos para iniciar a cobrança: o primeiro foi de 30 dias, o segundo de 60 dias, depois 90 dias e, por último, 120 dias de prazo.

Com re lação às CPIs, de acordo com parceiros da área jurídica do J ornal O Repórter, ao final de cada comis são é feito um relatório. Havendo indícios de crime, esse relatório será encaminhado à autoridade competente para investigar. Se, no âmbito do judiciário, for confirmada a prática de crime, é oferecida a denúncia, iniciando-se o processo criminal. Além disso, dentro do processo da comissão, o investigado poderá se defender. Se não o fizer, uma pessoa será nomeada para defendê-lo.

PREFEITO FAZ AMEAÇA

Sabendo da abertura oficial das CPIs na Câmara, o prefeito de

Campo Magro, Claudio Casagrande, havia anunciado, no dia 14, que faria uma live e "soltaria uma bomba" para a população a respeito de um vereador da Casa. Ao que chegou aos ouvidos desta redação, a live não aconteceu. Porém, durante a sessão, após votações de abertura das CPIs, a vereadora Cristina Balestra, de base do prefeito, anunciou que o chefe do Executivo havia protocolado na Câmara um processo administrativo de 2019 que investigava o vereador Roberto Leal. Ela ainda disse que, junto com os colegas também de base Gilmar Leonardi e Josnei Rosa, teria assinado a solicitação de abertura de uma nova CPI, desta vez investigando o vereador em decorrência do antigo processo de suposto assédio. Os três vereadores - Cristina, Josnei e Gilmar foram contra a abertura das comissões contra o prefeito.

A fala da vereadora acabou gerando caos na sessão, onde a população es teve em peso para acompanhar a abertura das CPIs. Segundo a vereadora, a negativa de abertura de uma nova CPI configuraria "politicagem", e ainda disse que gostaria de abrir a investigação para que não só o Executivo fosse investigado: "Um daqui e um de lá!", disse.

De acordo com o vereador Chiquinho do Povo, a atitude da vereadora e do prefeito, se devem porque Roberto Leal seria, antes, da base do Executivo e agora estaria na oposição. Chiquinho chegou a perder a paciência e a sair de sua cadeira duas vezes, além de acusar o prefeito de praticar falta de respeito e "baixaria" com a ameaça da live.

Já o vereador Roberto Leal, na mesma sessão, comentou que: "Isso não passa de uma persegui-

ção política. Fiquei sete anos e pouco, aprovando junto com o executivo. Agora que saí do partido dele, 'sou ruim'. Esse processo foi arquivado na Câmara por falta de provas. Não tenho nada a esconder, estou com a consciência tranquila", ponderou Roberto Leal.

O vereador Professor Valdir Costa explicou também à colega que, segundo o regimento inte rno, uma nova CPI não poderia ser aber ta, já que há duas comissões em processo na casa. Já o vereador Márcio Bosa destacou que o processo contra o vereador Roberto Leal teria sido arquivado por falta de provas. Mas que se fossem apresentadas estas provas, ele seria reaberto.

DESDOBRAMENTOS

Em nova sessão, na terça-feira (21), a vereadora Cristina e o

vereador Roberto mais uma vez apresentaram indisposição. O vereador leu na tribuna uma nota de repúdio contra a vereadora, defendendo que a Câmara abrisse uma comissão de ética contra a mesma, por difamação ao acusá-lo de um crime que ele não teria cometido.

A vereadora Cristina, por sua vez, ameaçou abrir também uma comissão de ética contra o vereador Chiquinho do Povo, por seu comportamento na sessão anterior, caso uma investigação seja aberta contra ela. Ela foi aplaudida por funcionários comissionados da Prefeitura, que estiveram em peso na última sessão para demonstrar apoio ao prefeito e repúdio às CPIs.

A redação tentou entrar em contato com o prefeito Casagrande, mas não obteve êxito até a publicação deste jornal.

Pessoas segurando uma bandeira nacional em frente à mesa diretora durante a sessão
Discussão sobre abertura das CPIs causou indisposição entre vereadores. A vereadora Cristina ameaçou abrir CPI contra o vereador Roberto Leal, que apresentou uma nota de repúdio contra a mesma

Geraldo Mendes viabilizou R$ 153 milhões para o novo hospital e maternidade em SJP, afirma Ministra

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, no dia 9 de maio realizou uma visita técnica à obra do novo Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, que está em fase de construção. Com uma área total de mais de 22 mil metros quadrados, o novo hospital terá capacidade para mais de 300 leitos. Em discurso, a ministra apontou Geraldo Mendes como principal articulador para viabilização da maioria dos recursos.

Por meio da atuação do parlamentar, foram garantidos R$ 153 milhões para a construção do hospital oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Este valor representa aproximadamente 50% do custo total da obra, permitindo que um antigo desejo da população de São José dos Pinhais comece a se concretizar.

"Fico feliz de cumprir minha obrigação e honrar a confiança que me foi depositada por nossa população", declarou o deputado Geraldo Mendes. "Graças a esse trabalho, esse antigo sonho está se tornando

realidade." A obra do novo hospital é um marco importante para a cidade é um passo significativo para melhorar a infraestrutura de saúde da região, beneficiando milhares de moradores com melho-

res condições de atendimento médico e hospitalar.

OUTROS RECURSOS

Geraldo Mendes também viabilizou mais recursos para a saúde de São José dos Pinhais, com R$ 5,3 milhões para a obra da da Nova UBS no Barro Preto e mais R$ 5,3 milhões para a nova UBS do Santo Antônio. Outras conquistas foram os R$ 2,8 milhões para o novo aparelho de tomografia e mais R$ 1 milhão para o novo aparelho de mamografia.

Além disso, foram garantidos mais R$ 3,8 milhões para a Atenção Básica de Saúde da Família (PAP). Todos esses investimentos na saúde somam a casa de R$ 171.200,000 (cento e setenta um milhões, duzentos e setenta mil reais), sendo o deputado federal que mais trouxe recursos nesta área na história da cidade.

Geraldo Mendes também viabilizou mais recursos para a saúde de São José dos Pinhais

Parque Trevo Municipal de Agudos do Sul: um novo espaço de lazer e convívio na cidade

DA ASSESSORIA

O prefeito Jesse Zoellner, junto ao arquiteto Cleiton Luiz, está acompanhando de perto o desenvolvimento das obras do novo Parque Trevo Municipal. Estrategicamente localizado em um dos trevos principais da cidade, o parque está sendo projetado para oferecer um espaço recreativo e de convívio para os moradores e visitantes de Agudos do Sul.

Com diversas áreas recreativas planejadas, incluindo espaços para atividades ao ar livre e quadras esportivas, o Parque Trevo Municipal será um local para famílias e indivíduos desfrutarem de momentos de lazer e diversão. O prefeito Zoellner destacou a importância de proporcionar espaços públicos de qualidade que promovam um estilo de vida ativo e saudável para a comunidade local.

O arquiteto Cleiton Luiz ressaltou a integração do parque ao ambiente urbano circundante, visando não apenas oferecer recreação, mas também contribuir para a estética e o desenvolvimento sustentável da cidade.

A expectativa é que o Parque Trevo Municipal agregue valor à paisagem urbana de Agudos do Sul, oferecendo um espaço de convívio e lazer para todos os seus habitantes.

Parque terá diversas áreas recreativas planejadas, incluindo espaços para atividades ao ar livre e quadras esportivas
Além de oferecer recreação, o parque vai também contribuir para a estética e o desenvolvimento sustentável da cidade

Novo médico reforça atendimento na UPA de Agudos do Sul

Objetivo da contratação do profissional é atender demanda crescente no município

DA ASSESSORIA

A Secretaria de Educação de Agudos do Sul tomou uma medida proativa ao observar a crescente demanda de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Reconhecendo a necessidade de suporte adicional, além dos médicos plantonistas 24 horas, a secretaria decidiu agregar um segundo médico à equipe. Este novo profissional atuará especificamente nos horários de pico da UPA, das 10h da manhã às 22h da noite.

O Dr. Douglas, que já integra a equipe de saúde da cidade, foi essencial na solicitação desse reforço, trabalhando em conjunto com a Secretaria de Saúde. Essa medida visa otimizar o atendimento, garantindo que os pacientes recebam cuidados adequados e oportunos, especialmente durante os períodos de maior demanda. Esse reforço é visto como uma excelente iniciativa para melhorar o serviço de saúde local e garantir que os residentes de Agudos do Sul recebam a assistência médica necessária, quando mais precisam.

O Dr. Douglas, que já integra a equipe de saúde da cidade, foi essencial na solicitação desse reforço

Mais de 100 mil cupons na promoção Show de Prêmios Compre em Piên

Campanha

encerrada no Dia das Mães teve como objetivo fomentar a compra no comércio local

DA ASSESSORIA

Com o objetivo de incentivar e fomentar o comércio, a Companhia de Desenvolvimento de Piên realizou a Campanha Show de Prêmios Compre em Piên. Durante a campanha, que encerrou no domingo das mães, dia 12 de maio, as compras realizadas no comércio participante davam direito a um cupom para concorrer a dez prêmios de R$ 1 mil, um prêmio de R$ 5 mil e um prêmio de R$ 10 mil. O sorteio dos vencedores foi realizado durante a Feira da Lua da última sexta-feira, dia 17, na Praça da Paz.

Além de incentivar para que a população compre no comércio de Piên, a campanha teve objetivo de beneficiar duas entidades do município. O Despertando Estrelas e a Apae de Piên receberam os cupons fiscais destas compras, podendo cadastrar no programa Nota Paraná e reverter em benefício das entidades. Conforme a diretora da Apae, Méri Pereira de Souza, somente com a campanha no último mês a entidade teve um incremento de cerca de R$ 2 mil. "Sempre recebíamos cerca de R$ 4 mil do programa Nota Paraná, e agora com a campanha nossa arrecadação subiu para R$ 6 mil", disse.

Já a coordenadora do Despertando Estrelas, Marise Negrelli agradeceu o olhar preocupado e carinhoso para com as entidades beneficiadas. "O Show de Prêmios movimentou o comércio de Piên e ainda ajudou nossa entidade. São mais de 15 mil cupons que serão cadastrados no Nota Paraná e irão reverter em valor para utilizar nos nossos projetos", disse ela. Participaram da campanha mais de 50 estabelecimentos de Piên, onde foram preenchidos mais de 100 mil

cupons para o sorteio. "Isso demonstra o sucesso da nossa campanha, a qual agradecemos o comércio que participou bem como as pessoas que aderiram à ideia e compraram no nosso comércio", disse Calebe França Costa, da Companhia de Desenvolvimento de Piên.

Importante lembrar que além de incentivar que as pessoas adquirissem no comércio local para receber o cu-

pom, a campanha ainda irá garantir a circulação de mais R$ 25 mil na cidade. Isso porque, o prêmio da campanha será entregue em uma espécie de "voucher", onde é obrigatório que os vencedores comprem aqui na cidade. "O dinheiro de Piên tem que voltar a circular aqui na cidade, isso é benefício para todos, é geração de emprego e de renda para nosso município", frisou Calebe.

CONFIRA OS GANHADORES DA PROMOÇÃO:

PRÊMIO DE R$ 1 MIL:

1º Prêmio - Graciele Santos, final do telefone 8557, comprou na Loja Letki, cupom 27454; 2º Prêmio - Vanessa Caroline Kobus, final do telefone 7945, comprou na Loja Flor de Lis, cupom 41701; 3º Prêmio - Bruna Dziedzic, final do telefone 8351, comprou na Loja Flor de Lis, cupom 7808; 4º Prêmio - Carolaine, final do telefone 5181, comprou na loja Pizzaria Pomodoro; cupom 35618; 5º Prêmio - Jaisson Luiz Seidel, final do telefone 6657, comprou na loja Mercado Nossa S. Aparecida, Cupom 42213;

6º Prêmio - Amelia Assis, final do telefone 9767, comprou na Loja Marilice, cupom 39697; 7º Prêmio - Elcio Tiago Senn, final do telefone 9445, comprou na Loja Lume, cupom 64666;

8º Prêmio - Noelcio L. Tauscher, final do telefone 1549, comprou no Supermercado Gelly; cupom 55552, 9º Prêmio - Lourival Damas, final do telefone 1185, comprou na Loja Marilice, cupom 47345; 10º Prêmio - Orivaldo, final do telefone 0935, comprou na loja Super Sul Mix Supermercado, cupom 52948;

PRÊMIO DE R$ 5 MIL:

Luci K. Grossl, final do telefone 0444, comprou na loja Ferragens Weiss Ltda, cupom 74052,

PRÊMIO DE R$ 10 MIL:

Analiva Fagundes, final do telefone 0898, comprou na loja Assis Supermercados, cupom 77611. *** A confirmação dos ganhadores ainda está em andamento e depende da validação de dados pessoais, e origem da compra no comércio local

DA ASSESSORIA
A campanha encerrou no domingo, Dia das Mães
Compras realizadas em comércios participantes davam direito a cupons
DA ASSESSORIA

Campo Magro recebe novos veículos para atendimento à saúde

São seis veiculos 0 Km, sendo cinco Citroen C3 e uma Ambulância FIAT Strada

DA ASSESSORIA

O Prefeito Casagrande apresentou na segunda-feira (13/05/2024) os novos veículos recém-chegados ao município para atendimento à saúde. São seis veículos 0 Km, sendo cinco Citroën C3 e uma Ambulân-

cia FIAT Strada. Os veículos foram destinados ao município pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) através do Secretário Beto Preto, com intermediação do Deputado Estadual Hussein Bakcri. Os veículos entrarão em operação nos próximos dias.

A SERVIÇOS LOGÍSTICA E EQUIPAMENTOS AMBIENTAIS FOXWATER LTDA Torna público que requereu da IAP e LP - Licença Previa Nº Requerimento 246926 (Pré-Cadastro) para a ATIVIDADE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE DESPEJOS INDUSTRIAIS - ETDI MÉDIO sito a Avenida Francisco Ferreira da Cruz ,783 - Fazenda Rio Grande/PR. Foi determinado RELATORIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO -RAS, conforme exigido pela RESOLUÇÃO SEMA Nº 046/ 2015- ANEXO IV.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA EXECUTIVA INCORPORADORA E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EIRELI, CNPJ: 18.071.121/000190 torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Simplificada para edificações a ser implantada Rua Barão do Cerro Azul, 2827, São Pedro, São José dos Pinhais, PR.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.