

POLÍTICA

O Foca andou pensando esses dias... Onde estão como vivem, onde se escondem os deputados mais votados em Fazenda Rio Grande e região nas últimas eleições? Nosso pequeno gafanhoto está com uma pulga atrás da orelha. Umas não, duas.
O Foca promete trazer, nas próximas edições, um levantamento dos campeões de votos em Fazenda Rio Grande — quer saber quanto destinaram, quantas vezes apareceram por aqui e se lembram mesmo da cidade. E você, nosso leitor, é claro que vai saber de tudo nos mínimos detalhes!
O Foca tem uma certeza: Toninho e Alisson Wandscheer estão anos-luz à frente dos demais. O trabalho da dupla pai e filho por Fazenda Rio Grande é, segundo o Foca, digno de elogios. Ele aposta que nas próximas eleições a dupla terá um aumento expressivo nas urnas, tanto na cidade quanto na região.
O Foca já ouviu sussurros nos corredores da política local. Fontes altamente confiáveis (e sóbrias, veja bem!) estão cravando que vem mudança grande na composição dos Wandscheer. Segundo esse informante, há brigas e dúvidas nos bastidores para definir quem será o candidato a prefeito de Fazenda Rio Grande.
O Foca garante que ouviu da tal fonte que Tiago Wandscheer será candidato a deputado federal no lugar do pai, Toninho. Já Alisson continuaria como estadual, enquanto Toninho guardaria suas energias para disputar a prefeitura em 2028. Quem viver, verá.
O Foca acha que essa possível reorganização familiar poderia apaziguar uma certa guerra fria que já se instalou na cidade. Uma disputa silen-

CNPJ: 36.445.706\0001-04
O Repórter Gráfica e Editora
Travessa Manacá, 85
Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br
ciosa pela cabeça de chapa da sucessão de Marcondes está tirando o sono de muita gente. Paz? Só se os bastidores permitirem...
O Foca aponta que hoje existem, no mínimo, cinco nomes cogitados à sucessão de Marcondes dentro do atual grupo político: Sandro da Proteção, Alexandre Maringá, Fabiano Fubá, Tiago Wandscheer e Dudu Santos. Todo mundo de bem com todo mundo? Hum... será?
O Foca ficou sabendo que as eleições do diretório municipal do PT quase terminaram em caso de polícia. Quem ganhou, não levou. O atual diretório impugnou vários votos da chapa vencedora, que havia vencido com mais de 30 votos de diferença. A disputa foi parar na estadual, que até agora está em silêncio absoluto.
O Foca ouviu o sempre presente Professor Carlos Zanchi, que acusou uma manobra de filiações em cima da hora no PT Fazendense. Segundo ele, tudo para evitar que a Dra. Débora, que sem recursos e grandes apoios ficou em 3º lugar na última eleição, avance como possível nome para 2024.
O Foca ouviu ainda que comissionados da atual gestão, com histórico bolsonarista (!), teriam se filiado ao PT apenas para derrubar o atual diretório e entregar o partido de bandeja ao grupo que hoje comanda a cidade. Candidatura própria? Esquece.
O Foca ouviu também que um integrante do diretório acusou o vereador Professor Léo e o secretário de Cultura, Professor Natanael, de serem os mentores da “Maracutaia, cumpanheiro”, na tentativa de entregar o PT Fazendense ao prefeito Marcondes.
Rapaz... o clima tá mais quente que pastel de feira.
Em um grupo de zap lá de Mandirituba, tem um sujeito que parece dono da verdade. É o famoso “adm nãooficial”: fala mais que o resto junto e, claro, vive reclamando da administração municipal. Infelizmente, toda essa braveza tem nome e sobrenome: dor de cotovelo por não estar mais na mamata do poder.
E como tem língua solta em grupo de WhatsApp, hein? Gente que fala o que quer sem pensar nas consequências. Só que, como dizem os antigos, a língua bate onde o dente doeu. Logo logo, vai ter gente com saudade do tempo que só levava bronca em grupo de família... porque vem bomba aí!
Quem anda sorrindo de orelha a orelha é o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Anderson Pioco. E não é à toa! No meio de tantos projetos, indicações e discursos, um deles virou assunto no ônibus, no posto de saúde, na feira e até no grupo da família: a tal da Linha da Saúde, que leva gratuitamente os pacientes até hospitais de Campo Largo. Antes o povo tinha que fazer malabarismo com três ônibus no lombo ou perder a consulta por falta de grana. Agora não — agora é embarcar e cuidar da saúde!
E a conta passa dos seis mil atendimentos em um ano. O povo agradece a sensibilidade do vereador Pioco e a reciprocidade da prefeita Rosa Maria, que atendeu o pedido com caneta e coração. É esse tipo de notícia que o Língua de Trapo se orgulha de mastigar: político que não vira meme de escândalo, mas referência de boa gestão.
E já que falamos de Rosa Maria, vale lembrar que, mesmo com a apro-

vação lá em cima, a prefeita virou alvo de birra do ex-vereador Joãozinho Ribeiro. O rapaz, derrotado nas últimas eleições, parece que não superou o baque e resolveu bater na prefeita sem filtro. Será que é dor de cotovelo porque ficou de fora do jogo político? Vai saber… perguntar não ofende.
Consultada pelo nosso jornal , Rosa Maria mandou na lata: “Tenho a consciência tranquila. Quem me acusa sem provas que me encontre nos tribunais.” E que tribunal, hein?
Porque falando em tribunal, o exvereador Joãozinho Ribeiro tem um probleminha nada pequeno: foi condenado a 8 anos e 6 meses em regime fechado por concussão — popularmente conhecido como “rachadinha”. A investigação do MP aponta que ele teria embolsado parte dos salários dos próprios assessores. E pra não faltar emoção, esposa e filho também estavam no rolo, mas escaparam da acusação de associação criminosa. A defesa, claro, diz que é tudo um mal-entendido e que vai recorrer.
Por enquanto, Joãozinho segue solto, mas não dá pra dizer o mesmo da reputação. Porque em Pinhais, o povo pode até esquecer o nome do vereador… mas não esquece quem tirou o ônibus da saúde do papel — e quem tentava tirar o salário dos assessores.
Recado do editor : esta coluna é escrita pelo nosso estagiário — aquele que às vezes é visto fumando um cigarrinho do capeta no estacionamento. Como ele ainda tem umas pensões atrasadas pra pagar, o chefe tem dó e deixa ele continuar escrevendo. Mas atenção: não levem tudo a sério... Porém, onde há fumaça, o Foca já está chapado! Boa sorte, bom final de semana e até a próxima!


Jornal Filiado à



COM PARECER FAVORÁVEL DO DEPUTADO ALISSON, CCJ ANALISA PL DO TABACO
Proposta busca valorizar pequenos produtores e fortalecer a economia de municípios dependentes da fumicultura
DA ASSESSORIA
busca pequenos produtores e a economia de municípios dependentes da busca produtores municípios
O deputado estadual Alisson Wandscheer apresentou nesta terça-feira (8) seu parecer como relator do Projeto de Lei 119/2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. A proposta, de autoria dos deputados Maria Victoria, Alexandre Curi e Anibelli Neto, Hussein Bakri, Luiz Claudio Romanelli, Luis Corti, Marcelo Rangel, Professor Lemos, Moacyr Fadel e Thiago Bührer determina que a classificação da folha de tabaco seja feita diretamente nas propriedades rurais dos agricultores paranaenses, o que permitiria ao fumicultor aceitar ou não a venda.
Com substitutivo geral, o parecer do deputado Alisson foi pela aprovação da matéria, destacando sua constitucionalidade, legalidade e adequação técnica. A medida é considerada estratégica para fortalecer a fumicultura no estado, atividade que movimenta mais de R$ 2,3 bilhões por ano e sustenta cerca de 28 mil famílias em 120 municípios. "Com esses números é inegável a importância da fumicultura no Estado. As famílias de pequenos agricultores conseguem extrair do cultivo do tabaco uma boa rentabilidade. Além disso, a cultura tem uma enorme importância para os municípios produtores, que tem a economia em sua grande parte totalmente dependente da fumicultura, como São

João do Triunfo, Rio Azul e Ipiranga, que são grandes produtores de tabaco e têm um retorno considerável na arrecadação de impostos. Meu parecer é técnico, mas também é um gesto de respeito e valorização ao produtor rural. A classificação na propriedade garante mais transparência na negociação, reduz custos e fortalece a competitividade do produto paranaense", afirmou o parlamentar.
EQUILÍBRIO
NA CADEIA PRODUTIVA
Segundo o relator, a proposta busca corrigir distorções no processo de classificação, que atualmente ocorre nas indústrias. Ao permitir que essa etapa seja re-
alizada na propriedade, o projeto contribui para o equilíbrio da cadeia produtiva, evita deslocamentos longos e onerosos e assegura maior previsibilidade de faturamento ao agricultor.
O parecer também destaca que a proposta não apresenta qualquer impedimento jurídico ou fiscal, estando em conformidade com a Constituição Estadual, o Regimento Interno da Assembleia e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
DIÁLOGO COM O SETOR
Durante a tramitação do projeto, o deputado Alisson promoveu uma série de audiências públicas na Assembleia Legislativa e em municípios produtores. Também dialogou com representantes da indústria, sindicatos e fumicultores, além de realizar uma visita técnica ao Rio Grande do Sul - estado onde legislação semelhante já está em vigor. A comitiva paranaense ao estado vizinho contou com prefeitos de São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Rio Azul e Ipiranga, visitou propriedades rurais e a sede da Afubra em Santa Cruz do Sul, referência nacional na produção de tabaco. "Esse projeto é fruto do diálogo e compromisso com os fumicultores. Estamos ao lado de quem produz e gera riqueza para o Paraná", concluiu Alisson. O PL recebeu pedido de vista feito pelo deputado Luiz Fernando Guerra e voltará à pauta nas próximas sessões da CCJ.

DIVULGAÇÃO

CÂMARA DE FAZENDA RIO GRANDE SEDIA REUNIÃO DA OAB SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
O obje O obje O obje O obje objetiv tiv tiv tivo princip o o principal do enc al do enc al encontr ontr ontr ontr ontro é r o é r o é r o é r o é reivindic eivindic eivindic eivindicar a ins ar ins ar inst t t t alação da sub alação da sub alação da sub alação da sub alação subseção de F seção de F de Faz az az azenda Rio Gr enda Rio Gr enda Rio Grande ande
DIEGO FERNANDO LASKA (ASCOM/CMFRG
A Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB de São José dos Pinhais realizou na noite desta quarta-feira, 9, na Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, uma reunião com advogados da Comarca de Fazenda Rio Grande com a presidente da OAB de São José dos Pinhais gestão 2025-2027, Ana Paula Savaris Ramos.
O objetivo do encontro é reivindicar a instalação da subseção de Fazenda Rio Grande, pois ainda a cidade está subordinada a São José dos Pinhais; a criação da Vara Trabalhista no município, a fim de atender também Mandirituba e Agudos do Sul; e a reativação do Juizado Especial em Mandirituba.



ANTECIPA PRIMEIRA PARCELA DO 13º E
INJETA MAIS DE R$ 1 MILHÃO NA ECONOMIA LOCAL
Mais de 500 ser Mais de 500 ser Mais de 500 ser Mais de 500 ser de servidor vidor vidor vidor vidore e e s ser s ser
ficiado ficiado ficiado ficiados c s c s com a ant om a ant om a ant om a ant om antecip ecip ecip ecipação; ação; ação; ação; ação; ação movimenta comércio e reflete gestão financeira responsável ação movimenta comércio reflete gestão financeira responsável ação movimenta comércio e reflete gestão financeira responsável ação movimenta comércio reflete gestão financeira responsável gestão responsável DA
A Prefeitura de Piên vai realizar nesta sexta-feira, dia 11 de julho, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais. A medida, já adotada em anos anteriores, reforça o compromisso da gestão com o equilíbrio financeiro e vai injetar mais de R$ 1 milhão na economia local.
Ao todo, mais de 500 servidores serão beneficiados com o adiantamento. O pagamento fracionado, com uma parcela no meio do ano e outra em dezembro, vem sendo utilizado como forma de facilitar o planejamento financeiro dos trabalhadores e também de fortalecer o comércio local neste período. "Esse formato tem dado resultado. Ajuda o servidor a se organizar e ainda aquece as vendas em um momento que costuma ser mais parado para o comér-

cio", explica a secretária de Administração e Finanças, Silvana Teixeira Jung.
Mesmo com os compromissos em dia e com os salários pagos regularmente, a prefeitura segue realizando importantes obras com recursos próprios. "Estamos tocando obras inteiras com verba do município, ou entrando com contrapartidas significativas em convênios. Tudo isso sem comprometer a saúde financeira da prefeitura", destaca Silvana.
Para o prefeito Maicon Grosskopf, a antecipação do décimo é reflexo de uma gestão responsável e planejada. "Temos mantido o controle das contas, o que nos permite fazer esse adiantamento e continuar investindo. É um ciclo positivo: o servidor recebe, o comércio gira, e a cidade avança com obras e melhorias", finalizou o prefeito.


PIÊN PREPARA UM NOVO PARQUE LINEAR
Projeto prevê investimento de R$ 6,2 milhões em área com trilhas,
Projeto prevê de 6,2 milhões em com trilhas,
Projeto prevê investimento de R$ 6,2 milhões em área com trilhas,
Projeto prevê de 6,2 milhões em com trilhas,
Projeto prevê investimento de R$ 6,2 milhões em área com trilhas, mir mir mir mir mirant ant ant ante e e, f , f font ont ont ont onte int e int e inter er er erativ ativ ativ ativa e e a e e a a es s s s p p p aço aço aço aço aços de c s de c s de c s de c cont ont ont ont ontemp emp emplação da nat lação da nat lação da nat da nat natur ur ur ure e e z z z z a a a a
Mais um expressivo projeto de infraestrutura urbana vem sendo trabalhado pela prefeitura de Piên. Trata-se da construção do parque linear na entrada de acesso ao centro da cidade, que vem sendo trabalhada junto ao Instituto Água e Terra (IAT), do governo do Estado.
Nesta quarta-feira, o prefeito Maicon Grosskopf esteve na sede do IAT, acompanhado da vereadora Simone Rauen e do engenheiro Willyan Viana Barboza, onde apresentaram o projeto do parque. "A área total conta com mais 53 mil metros, dispondo de trilhas suspensas, mirante em madeira, estacionamento, espaço do turista, fonte interativa, entre outros espaços", detalha Willyan. Ao todo, o valor do investimento está orçado em R$ 6,2 milhões. Na ocasião, os pienenses foram recep-

cionados pelo presidente do IAT, José Luiz Scroccaro e pelo deputado Ademar Traiano. "O município de Piên tem sido muito competente na confecção de projetos e na captação de recursos. É mais um pleito importante e que estamos trabalhando para tornar realidade", destacou Traiano.
Para o prefeito Maicon Grosskopf, a realização desta obra visa melhorar o aspecto visual da entrada da cidade e, principalmente, cuidar do meio ambiente. "Este parque é diferente dos demais que temos, sendo um espaço para caminhadas e para apreciar a natureza em família. Esse local também está sendo projetado para possíveis cheias que venham a ser enfrentadas, sendo um espaço para armazenar a água", pontua. A prefeitura está finalizando os ajustes finais do projeto e aguarda a aprovação do IAT, para em seguida firmar o convênio e licitar a obra.

DIVULGAÇÃO
ASSESSORIA


BOZINHA CONQUISTA R$ 15 MILHÕES EM OBRAS PARA CAMPO MAGRO
A população marcou presença no evento que anunciou mais de R$ 15 milhões de investimentos históricos para o município de Campo Magro. A solenidade contou com a presença da ministra da Secretaria Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann.
Os investimentos contemplam a construção do novo CMEI Lagoa da Pedra (R$ 6,5 milhões, provenientes do PAC e prefeitura), ao lado da Escola Municipal Vereador Hemetério Torres; a construção do CEU da Cultura, no bairro Jardim Boa Vista (R$ 2,25 milhões, provenientes do Ministério da Cultura) e a construção de 50 casas populares –por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (R$ 6,5 milhões, provenientes do Ministério das Cidades).
Durante o evento, o prefeito Bozinha destacou que esse investimento representa qualidade de vida para a popula-
Os investimentos contemplam a construção do CMEI Lagoa da Pedra, implantação do CEU da Cultura e a construção de 50 casas popul ares
Os investimentos a construção CMEI da implantação CEU Cultura e construção 50 casas popul ares
Os investimentos contemplam a construção do CMEI Lagoa da Pedra, implantação do CEU da Cultura e a construção de 50 casas popul
Os investimentos a construção CMEI da implantação CEU Cultura e construção 50 casas popul 50



o o o p p p p ular ular ular ular ulare e e e e s s mar mar mar mar marc c cam no am no am no am no nov v v v va f a f a f a f a fase de de ase de ase de de de ase de desenv
ção campomagrense. ”Esse investimento com valor de 15 milhões, onde são incluídos no Centro de Educação Infantil, 50 casas populares e mais o CEU da Cultura, além da qualidade de vida, de ensino para as crianças e para as pessoas que mais precisam, no caso das habitações” destaca.
O prefeito ressalta que os investimentos federais causará uma grande transformação em Campo Magro. ”Isso é uma transformação para o nosso município que vai fazer, com certeza, que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida e com segurança e desempenho na parte educacio-
nal, na parte de segurança e na parte da vida das pessoas que mais precisam” finaliza.
A ministra Gleisi Hoffmann corrobora com o prefeito Bozinha e, ainda, ressalta que esses investimentos representam a geração de empregos no município.

“Fico muito feliz porque são investimentos expressivos, são 15 milhões de reais para uma creche, para um centro de cultura e para 50 unidades habitacionais. E isso, com certeza, vai trazer mais qualidade de vida para a população e vai ajudar também na economia, que a realização dessas obras
vai gerar emprego, vai demandar compra de material, de profissionais, então isso é muito positivo”, salienta. Gleisi Hoffmann lembrou que o novo CMEI Lagoa da Pedra, por exemplo, terá 180 vagas para a população. “A educação infantil, que é uma responsabilidade que a gente tem que ter, os
municípios têm essa responsabilidade. E aqui serão 180 vagas, eu acho que vai ser bem expressivo para a região e vai ajudar muito no cuidado das famílias”, afirmou a ministra
AUTORIDADES PRESENTES
Estiveram presentes o vice-
prefeito de Campo Magro, Gusto Juni nho; representando a Câmara Municipal de Campo Magro, o presidente Rones Ribas Machado; o coordenador da filial da Gerência Executiva da Caixa Econômica Federal, Marcos Rebelo; representando a Itaipu Binacional, o superintendente de Gestão Ambiental, o senhor Gilmar Eugênio Secco; além da presença de secretários municipais, vereadores e demais autoridades.




AGUDOS DO SUL AVANÇA COM INSTALAÇÃO DA EMPRESA IKA MALAS NO MUNICÍPIO
Contrato de locação foi assinado e expectativa é que a empresa esteja operando em até quatro meses
Contrato de locação foi assinado e expectativa é que a empresa esteja operando em até quatro meses
Contrato de locação foi assinado e expectativa é que a empresa esteja em meses
Contrato de locação foi assinado e expectativa é que a empresa esteja em meses esteja
Na manhã da última segundafeira (07), o prefeito de Agudos do Sul, Genezio Ferreira, recebeu representantes da empresa IKA Malas para uma reunião que marcou um passo importante para o desenvolvimento econômico do município. Durante o encontro, foi formalizada a assinatura do contrato de locação que viabiliza a instalação da empresa na cidade.
A reunião contou com a presença do proprietário da IKA Malas, Leon Knopfholz, acompanhado de Evandro, também representante da empresa. Participaram ainda o exprefeito Antônio Ferreira, o procurador-geral do município, Jesse Zoellner, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Fernando Lepper, além de Márcio e Braulio Milcheski, do grupo empresarial Milcheski, que tam-

bém integra a iniciativa. De acordo com o prefeito Genezio Ferreira, a previsão é de que a empresa esteja instalada e em pleno funcionamento em até quatro meses.
A chegada da IKA Malas representa um marco significativo para a economia local, com a expectativa de geração de empregos e fortalecimento do setor industrial da cidade. "A instalação da IKA Malas simboliza um avanço para Agudos do Sul, tanto no aspecto econômico quanto social. Estamos otimistas com os impactos positivos que esse investimento trará para a população", destacou o prefeito.
A parceria entre o poder público e o setor privado reforça o compromisso da administração municipal com o crescimento sustentável de Agudos do Sul, buscando atrair novos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento da região.
AUTORIDADES DE CONTENDA DISCUTEM
O NOVO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO
Executivo, Legislativo e a equipe da Sanepar estiveram reunidos nesta última terça-feira (8), na Prefeitura de Contenda, para discutir o Novo Marco do Saneamento Básico (Lei 14.026, de 2.020). O encontro contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.
Durante a reunião as autoridades locais discutiram os desafios dos serviços de saneamento no município, a cobrança da taxa do lixo e os serviços de coleta dos resíduos sólidos.
De acordo com o prefeito de Contenda, a discussão atende o pedido do
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA
P. THIESEN LTDA, torna público que irá requerer a secretaria Municipal do Meio Ambiente de CURITIBA/PR, a Licença Prévia para 4647-8/01; 17419/02; 1741-9/01; 1813-0/01 e 18130/99, instalada na RUA CARLOS ESSENFELDER, 992 – BOQUEIRÃO – CEP. 81650-090 – CURITIBA/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA
TEKTON INCORPORADORA DE IMÓVEIS LTDA, CNPJ: 11.920.494/0001-49
torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Simplificada para Edificações a ser implantada Rua Zacarias Alves Pereira, 781Aristocrata - 83030-480 - São José dos Pinhais/PR.
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA
EXTRABEL EXTRATIVA DE AREIA BETEL LTDA, CNPJ: 77.502.219/0001-13 torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Simplificada para Industrias diversas a ser implantada Rua José Zanchetta Filho, 900 - Campina do Taquaral - 83021-430 - São José dos Pinhais/PR.
Ministério Público, o qual prevê penalidades e perda de recursos aos municípios que não atendam o Marco do Saneamento Básico.
A Lei do Novo Marco Legal do Saneamento, sancionada em 2020, estabelece que, até 2033, todos os municípios brasileiros devem garantir o acesso à água potável para 99% da população e à coleta e tratamento de esgoto para 90%. No Paraná, segundo o Governo do Estado, o fornecimento de água já atinge 99% da população e o esgoto, 82%. A meta do governador Ratinho Júnior é antecipar esse cronograma e alcançar os objetivos até 2029.
SÚMULA DE CONCESSÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO
FERPRO FERRAMENTAS PRODUTIVAS LTDA, CNPJ: 78.221.975/0001-37 torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Concessão da Licença de Operação, válida até 19/03/2025 para Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais situada à Rua JOAO CHEDE, 1265, CIC, CURITIBA - PR.
DIVULGAÇÃO
DA ASSESSORIA



UNIDOS PELA FORÇA DO COMÉRCIO
Associação Comercial de Mandirituba se reinventa, amplia número
Associação Comercial de Mandirituba se reinventa, amplia número de de as de as de as de as associado sociado sociado sociados e se c s c s s conso onso onso onsolida c lida c lida c lida c como f omo f omo for or or orça ativ ça ça ativ ativa no de a no de a no de a no de desenv senv senv senvo o ll ll viment viment vimento l o l o l o l o loc oc oc ocal al al al
Foi a partir de um problema comum - quedas constantes de energia elétrica - que um grupo de empresários de Mandirituba descobriu o verdadeiro poder da união. Cansados de ver seus negócios prejudicados sem respostas efetivas da COPEL, a articulação começou com o simples envio conjunto das matrículas de energia elétrica dos empreendimentos da cidade. O resultado surpreendeu: mais de R$ 9 milhões foram destinados à limpeza e modernização da rede elétrica da região.
A experiência despertou um novo olhar para o associativismo. "Sozinho, eu não conseguia nada. Mas quando nos unimos, veio o retorno. Aí entendi o poder da associação", relata Danilo Palú, um dos líderes da renovação da ACIAM (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mandirituba).
Sob a liderança do empresário Danilo Palú, presidente da ACIAM, e com o apoio do vice-presidente Leonardo Posnik, um novo grupo assumiu a gestão da entidade, reunindo empresários comprometidos com o fortalecimento do setor produtivo local. Em pouco tempo, a ACIAM passou de 30 para mais de 150 associados, consolidando-se como uma das associações de maior crescimento na região.
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Desde o início da nova gestão, o foco tem sido claro: formação, qualificação e fortalecimento das empresas locais. Diversos cursos e eventos vêm sendo promovidos com o apoio de instituições como o Sebrae, a Unimed, ACINFAZ e a Associação Comercial do Paraná (ACP). "A gente entendeu que só oferecer consulta de crédito não era o bastante. Nosso comerciante quer se profissionalizar, quer aprender gestão, marketing, finanças. E nós estamos oferecendo isso", afirma a diretoria da ACIAM.
O primeiro grande evento organizado pela nova diretoria, previsto para 100 pessoas, teve a participação de 170. Outro encontro voltado para mulheres empresárias reuniu mais de 50 participantes. "Isso mostra que o comércio de Mandirituba quer crescer, quer evoluir. E nós vamos ajudar nesse caminho", completa.

Com 150 associados, ACIAM foca em Com foca em Com 150 associados, ACIAM foca em Com foca em
Com 150 associados, ACIAM foca em formação, eventos, parcerias estratégicas formação, eventos, parcerias estratégicas formação, eventos, parcerias estratégicas formação, eventos, parcerias estratégicas e criação de câmaras setoriais para e de setoriais para de fortalecer a economia da cidade fortalecer a da da
CÂMARAS SETORIAIS E EVENTOS
Com o crescimento da base de associados, a ACIAM estruturou câmaras setoriais como as dos madeireiros, da saúde e beleza, dos esportes e outras em fase de implantação. O objetivo é oferecer soluções específicas para cada setor.
Na agenda de eventos, a associação prepara a "Liquida Mandi", uma grande feira de liquidação entre os dias 8, 9 e 10 de agosto, aproveitando a presença do evento itinerante de esculturas de dinossauros na cidade.
O encerramento será marcado pela " jurassic Mandi", uma corrida temática que alia esporte, lazer e fortalecimento do comércio.
Outros destaques no calendário são o Empretec (programa de formação do Sebrae), o Jantar dos Associados e diversas oficinas e formações setoriais.
UM
CANAL ENTRE EMPRESAS E PODER PÚBLICO
Mais do que fornecer serviços, a nova ACIAM se posiciona como ponte entre o empresariado e os órgãos públicos, atuando em pautas estratégicas, compartilhando boas práticas com outras associações da região. "Hoje, a gente tem voz. Somos procurados por grandes empresas e pelo poder público. A associação virou referência", destaca o presidente Danilo Palú.
UM NOVO TEMPO PARA MANDIRITUBA
Apesar de ainda não contar com sede própria, a ACIAM já planeja consolidar sua estrutura física até o fim do próximo ano. "Nosso primeiro passo era fortalecer os produtos e serviços. Agora estamos preparados para dar esse salto e ter um espaço próprio com salas de reunião e mais cursos presenciais", adianta Leonardo Posnik, vice-presidente da associação. A ACIAM se mantém aberta a todos os empresários da cidade - desde MEIs e pequenos negócios até grandes indústrias e produtores rurais. "A gente acredita na força do coletivo. Juntos somos mais fortes, e Mandirituba merece um comércio forte, inovador e unido. A associação está aqui pra isso: desenvolver a cidade com quem produz nela."

Presidente Danilo Palú e o vice-Leonardo Posnik, com vontade de fazer o melhor anunciam uma nova ACIAM
DIVULGAÇÃO




EQUIPE PARANÁ CONTRA MAUS-TRATOS REALIZA
RESGATE EMOCIONANTE EM SANTA FELICIDADE
Cinc Cinc Cinc Cinc Cinco filho o filho o filho o filho filhot t t e e s e a mãe s e a mãe s e a mãe s e a mãe s e mãezinha são sal zinha são sal zinha são sal zinha são sal zinha salv v v v vo o o s s s s
após três dias presos em buraco de tatu após três dias presos em buraco de tatu após três dias presos em buraco de tatu após três dias presos em buraco de tatu após de

Uma operação de resgate mobilizou voluntários, bombeiros e defensores da causa animal em Santa Felicidade, em Curitiba, após uma ninhada de filhotes ser encontrada presa dentro de um buraco de tatu, profundo e estreito. O caso chegou ao conhecimento da equipe do Paraná Contra Maustratos na noite de segunda-feira (7), após um pedido de ajuda feito pelo projeto Me AUdote. A mãe e seus cinco filhotes foram resgatados.
O primeiro dia da ação foi marcado por tensão e esperança. Com o apoio do Corpo de Bombeiros e moradores da região, quatro filhotes foram localizados e resgatados com vida. Assustados, os pequenos foram encaminhados para o HPet, onde receberam todo o atendimento necessário.
Na terça-feira (8), o segundo dia de buscas trouxe outro momento de alívio, a mãezinha, que continuava próxima à área do buraco, foi finalmente resgatada, depois de horas de tentativas e aproximação cuidado-
Com a proximidade de feriados e férias, muitos tutores de pets começam a planejar suas viagens. Levar o amigo de quatro patas é possível, mas exige planejamento, responsabilidade e cuidado para garantir que a experiência seja segura e tranquila para todos. Antes de iniciar qualquer jornada, a primeira parada deve ser o veterinário. É fundamental garantir que todas as vacinas do pet estejam em dia, que o vermífugo tenha sido aplicado e que ele esteja saudável para enfrentar o deslocamento. Um atestado de saúde pode ser exigido em viagens de ônibus, avião ou até em algumas hospedagens "pet friendly". A identificação do animal é outra dica crucial. Uma plaquinha na coleira com nome e telefone de contato do tutor pode ser a chave para encontrá-lo rapidamente em caso de perda.
A segurança durante o trajeto varia conforme o meio de transporte. No carro, o pet nunca deve viajar solto. O uso de uma caixa de transporte apropriada ou de um cinto de segurança específico para animais é indispensável. Isso protege o animal e evita acidentes e multas. Paradas a cada duas horas são recomendadas para que o pet possa se exercitar, fazer as necessidades e beber água. Evite alimentá-lo logo antes de sair para prevenir enjoos.

sa. Já o terceiro dia (quarta-feira, 9) foi de persistência e recompensa. Após intensas escavações e monitoramento contínuo, a equipe conseguiu localizar o quinto e último filhote, que estava soterrado mais profundamente. Ele também foi retirado com vida e encaminhado ao HPet.
"A união foi essencial. Desde o início contamos com a sensibilidade da população local, que não ignorou os pedidos de socorro. São vidas que estavam por um fio e que agora têm a chance de recomeçar", destacou a vereadora e coordenadora do Projeto Paraná Contra Maus-Tratos, Andressa Bianchessi.
O caso chama atenção para a importância da vigilância comunitária, da rápida mobilização em situações de risco e do apoio institucional para salvamentos de animais em perigo. Todos os animais serão acompanhados nos próximos dias, e em breve devem estar prontos para adoção responsável.
mensões, além de exigirem documentação específica. Dependendo do porte do animal, ele pode viajar na cabine ou no compartimento de carga. É fundamental pesquisar com muita antecedência e jamais improvisar. Vale lembrar que o Congresso Nacional está avançando na aprovação da "Lei Joca", nome dado em homenagem a um cachorro que faleceu durante um voo em abril do ano passado. Essa proposta visa tornar obrigatório o transporte de animais domésticos na cabine em voos nacionais, eliminando a necessidade de irem no compartimento de carga. "Estamos trabalhando muito no Congresso Nacional para que nosso pet viaje somente na cabine", destaca o deputado federal Delegado Matheus Laiola. O debate sobre essa mudança crucial continua.

A "mala" do pet também deve ser bem preparada com itens essenciais: ração e petiscos de costume, para evitar problemas intestinais; potes de água e comida; água potável; medicamentos de uso contínuo; brinquedos favoritos; cama ou manta para reduzir o estresse; e sacos higiênicos com produtos de limpeza.
Um animal não é uma simples bagagem. Ele sente medo, calor, fome e desconforto.

O Paraná deve contar com uma nova vaga de deputado federal e uma de deputado estadual a partir das eleições de 2026. A mudança foi aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em proposta que atualiza o número de parlamentares com base na população dos estados.
A medida, que ainda será regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevê a redistribuição de cadeiras na Câmara Federal entre os estados, sem alterar o número total de 513 deputados. O crescimento populacional registrado no Paraná justifica o acréscimo de uma vaga.
"É um reflexo do aumento da população paranaense nos últimos anos. O estado ganha mais representatividade política, o que é positivo para defender os interesses lo-
cais em Brasília", avaliou o cientista político Rafael Reis, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na esfera estadual, a Assembleia Legislativa do Paraná também deve ganhar uma nova cadeira. O acréscimo está previsto com base na proporcionalidade populacional estabelecida pela Constituição.
Já especialistas alertam que o aumento da bancada deve vir acompanhado de responsabilidade fiscal. "Ampliar a representatividade não pode significar inchaço na máquina pública. É preciso garantir eficiência no uso dos recursos", destacou a economista Ana Paula Souza.
Com a mudança, o Paraná passará a ter 31 deputados federais e 55 estaduais, caso a nova configuração seja validada pelo TSE a tempo das próximas eleições.
Em viagens de ônibus, é importante verificar as regras específicas de cada viação, que podem incluir taxas extras, além do atestado de saúde. Para o avião, o planejamento para viagens aéreas exige ainda mais atenção. Companhias aéreas têm limites de peso e di-
"Cabe a você garantir que a experiência seja segura", afirma Laiola. Com planejamento e cuidado, viajar com o pet pode ser um momento inesquecível. Contudo, se não for possível garantir o bem-estar do animal durante toda a viagem, o mais responsável é deixá-lo sob os cuidados de alguém de confiança ou em um hotel especializado.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

