Jornal O Repórter - Edição 655

Page 1


Requião velho de guerra

Não há como falar na história da política paranaense sem mencionar o nome de Roberto Requião. Sabendo que esta coluna vai ser lida por ele, registro aqui meu respeitoso cumprimento a uma lenda viva da política paranaense. Acompanhei a entrevista do Requião no programa Café com o Bala, e confesso que o velho lobo faz despertar um sentimento de patriotismo, de paixão pela política misturado com uma sensação de que há muito para fazer, e ficou que este muito por fazer é que faz com que Requião, aos 83 anos se coloque como pré-candidato à prefeitura de Curitiba. Sim, também acho que ele não precisa disso, mas ele quer e mostra paixão por aquilo que ele quer.

Não posso falar bem ou mal do Requião, porque como todo político com história, ele teve seus erros e acertos, e eu, particularmente acho que teve mais acertos, tanto que se fosse ruim não teria o currículo político que tem. Aliás, quase todos os políticos que saem na chuva sempre tem alguma coisinha certa, a não ser o atual presidente que em mandatos anteriores teve alguma coisinha de bom, e neste está se superando conseguindo ser ruim em tudo de forma unânime, tanto que o próprio Requião que chegou a filiar-se ao PT, por questão óbvia está seguindo seu caminho desvinculado desse grupo porque andar de mãos dadas com o PT, é tipo sair no mormaço, vai te queimando, e quando você percebe já está frito. Curiosamente há poucos dias, Requião nem aparecia nas pesquisas, mas foi conseguir um espacinho na mídia, aparecer em um cantinho da tela, que já aparece em quarto lugar em uma pesquisa devidamente registrada, e aposto as minhas fichas que ele vai disputar cabeça a cabeça o segundo turno com o atual vice prefeito Eduardo Pimentel. Se vai ganhar, se será bom prefeito, isso é outro assunto até porque não moro em Curitiba, mas é inegável que ele sabe falar, e enxergar como ninguém os pormenores que fazem a diferença em um governo, e experiência para isso não falta.

Independente de simpatias políticas, Roberto Requião é referência, já passou de tudo no meio político. Ele sabe em que portas bater, sabe onde buscar, onde colocar o recurso, sabe o que deu certo e o que deu errado, sabe de onde "tirar o couro para fazer o laço", e assim, do alto da lucidez que eu vi, com a força da oratória que me inspira, o velho lobo vem forte, não é carta fora do baralho, não está aposentado, e carrega uma coisa muito perigosa: É movido pela paixão pelo que faz! Então, se é viável sua candidatura, se será bom ou ruim, isso quem define é o povo de Curitiba, mas pelo que se analisa no cenário político brasileiro, a inexperiência custa caro, e quem acaba ditando as regras são sempre os velhos lobos porque sabem as necessidades da matilha!

As eleições mal começaram, mas a briga em Fazenda Rio Grande deve ser de peixe grande este ano! Na semana passada, o vereador de oposição Marco Antonio já discutia com os vereadores de situação do atual prefeito Marco Marcondes, que irá à reeleição. Nesta semana, mais críticas à gestão!

Em um projeto apresentado em conjunto com a ex-primeira-dama Nani Hammad, ele questiona por que os vigilantes de escolas e CMEIs não teriam retornado já no início do ano aos seus postos, garantindo a segurança dos alunos.

Líder de bancada do prefeito, o vereador Fabiano Fubá respondeu ao colega que Marcondes corre contra o tempo por essas contratações, mas que infelizmente o processo é moroso, e que não há empresas com o efetivo necessário disponível. Ou seja, a empresa licitada ainda terá que fazer contratações. Eita que no serviço público é tudo complicado mesmo!

Ainda em se tratando do nosso amigo líder do prefeito, nesta semana, o Foca não poderia deixar de comentar a pequena bola fora dele em sessão. Já no fim das votações, em seu espaço para comentar o que julgar necessário, Fubá começou falando que esta seria uma semana que mudaria os rumos de Fazenda Rio Grande, com a inauguração do novo Hospital no dia 15, segundo ele. Antes que pudesse concluir sua linha de raciocínio, algum colega o corrigiu, dizendo que a data havia sido postergada para o dia 27. Eita, vereador! Desta, até o Foca já estava sabendo! Ele ficou tão envergonhado, que até se absteve da palavra. Bom, pelo menos o clima terminou em risos!

Outro projeto que deu o que falar, foi uma solicitação do enfermeiro Zé Carlos, para que o prefeito analise a possibilidade de enviar profissionais de Saúde do município ao Rio Grande do Sul, para ajudar no que for necessário por lá. Ele lembrou que os voluntários que lá estão, logo ficarão esgotados, além de que a demanda é enorme e os nossos profissionais só podem ir, se a Prefeitura permitir.

Vários elogiaram, mas não concordaram com a fala do vereador. Marco Antonio foi o primeiro a dizer que a saúde de FRG viraria um caos com menos médicos e enfermeiros. Mas quem falou bonito foi o vereador Caio Szadkoski, que sugeriu enviar, com o apoio dos demais vereadores, uma solicitação à Brasília, para que os candidatos abram mão do fundo partidário, dinheiro usado para campanhas, que está em R$ 4,9 bilhões, para poder contratar profissionais para o RS. É isso, vereador! O Foca estava até na dúvida quanto a qual partido tomar - o que apoia a solidariedade, ou o que apoia a nossa cidade, mas em uma terceira via, estamos do seu lado! Em época de crises climáticas e tragédias, precisamos de médicos, não de propaganda eleitoral!!!

E falando em cuidar do que é nosso, vários vereadores também apresentaram uma emenda a um projeto referente à instalação da LG em Fazenda Rio Grande. Segundo esta emenda, fazendenses serão privilegiados no processo de contratação de funcionários na nova empresa. Nada mais justo!

Partindo agora para Mandirituba, duas denúncias, que já estavam gerando discussões e mais discussões na Casa por até, então, não terem sido lidas, foram finalmente apresentadas esta semana. Ao que foi lido, a população denunciou a atual gestão de exceder o limite de gastos com pessoal nos anos de 2022 e 2023. O bafafá foi tanto, que lotou a transmissão, com mais de 700 visualizações e quase 200 comentários. Trabalhando "sob pressão", os vereadores receberam comentários como "se votar contra vamos ver quem vai votar", além de um que previa o futuro, torcendo para acabar a luz na Câmara. E não é que a transmissão foi interrompida e teve que ser reiniciada? Bom, fato é que a população foi ouvida e as denúncias serão colocadas em votação para investigação na sequência.

Lá pelas bandas de São José dos Pinhais, algumas pessoas não gostaram e teceram críticas a uma postagem do vereador Delegado Michel. Seguindo o exemplo de grandes veículos que simularam, em fotos de mapas de diversas cidades do mundo, o desastre no Rio Grande do Sul, o vereador quis mostrar como ficariam pontos turísticos de sua cidade, se alagados nas mesmas proporções do estado gaúcho. O Foca entendeu o recado, assim como outras pessoas. Mas teve quem comentou que não vota mais no pré-candidato e também quem disse "com coisa séria, não se brinca". E aí, leitor, de que lado você fica nessa história?

Em Campo Magro, esta semana, a briga foi feia! Você pode conferir tudo em nossa matéria especial, nas próximas páginas. Mas não podemos deixar de comentar: que feio ficou pro prefeito Casagrande, hein? Ele ameaçou um vereador da Casa. O que aconteceu? O Foca explica! O vereador Roberto Leal era da base do prefeito. Recentemente, acha o Foca que por ver a gestão do prefeito, o vereador resolveu mudar de lado. E não é que isso irritou o chefe do Executivo? Parece adolescente, né? "Se você não quer ser meu amigo, vou contar pra sua mãe". E foi isso! O prefeito ameaçou reabrir um processo que foi arquivado por falta de provas contra o vereador! Mas eita, prefeito! Se tiver provas, é só apresentar...

E não ficou bonito também pra vereadora Cristina, que até brigou com o povo na hora da sessão pra defender o seu prefeito. Bem que disse o vereador Beto Soares: parece que querem fazer cortina de fumaça! E obrigado ao vereador que deu o nome da nossa matéria!

Bora preparar a pipoca para os próximos capítulos!!

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

TELEFONES 41 3797-7304 41 99679-6053

COLABORADORES

Aleks Tizon

Cristiano Vaz

Dayanne Wozhiak

Márcio Camargo

Priscila Silva

Wallysson Silva

DEPARTAMENTO COMERCIAL Pedro E. Silva - 41 99679-6053 DIAGRAMAÇÃO Exceuni.com.br

IMPRESSÃO Press Aternativa

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Solidariedade em Agudos do Sul: Comunidade se une em apoio às vítimas

das enchentes no Rio Grande do Sul

Na esteira da devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os moradores de Agudos do Sul demonstraram um exemplo notável de solidariedade. Sob a liderança da Prefeitura, a comunidade se mobilizou e arrecadou mais de 2 toneladas de donativos, incluindo alimentos não perecíveis, co-

bertores, roupas e água, destinados às vítimas mais necessitadas.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social sob a supervisão da Secretária Mayara Nogueira, contou com o apoio ativo das igrejas católicas e evangélicas locais, bem como das comunidades circundantes. O espírito colaborativo foi evidente, com cada indivíduo contribuindo conforme

suas possibilidades para ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade.

Os produtos arrecadados foram entregues à Defesa Civil, que em parceria com a Prefeitura de Tijucas do Sul, encaminhou os suprimentos ao Rio Grande do Sul. Entretanto, a solidariedade de Agudos do Sul não se limitou a essa primeira onda de ajuda. A comunida-

de continua unida na busca por mais doações, com o objetivo de levar alívio e esperança às áreas afetadas por essa tragédia. A mobilização em Agudos do Sul é um testemunho inspirador do poder da união comunitária e da compaixão humana, demonstrando que, mesmo diante das adversidades mais desafiadoras, a solidariedade e a empatia prevalecem.

Farmácia Municipal de Agudos do Sul: garantindo saúde e bem-estar à comunidade

A Farmácia Municipal de Agudos do Sul é um ponto de referência essencial para a saúde e o bem-estar da comunidade, oferecendo uma ampla gama de medicamentos e insumos essenciais. Com um estoque bem abastecido, a farmácia está pronta para atender às necessidades de todos os munícipes, garantindo acesso aos tratamentos necessários.

A equipe de profissionais dedicados da Farmácia Municipal trabalha incansavelmente para garantir que os serviços prestados atendam aos mais altos padrões de qualidade. Com mais de 5000 pessoas atendidas por mês, a farmácia desempenha um papel vital na promoção da saúde da comunidade.

Além disso, a Farmácia Municipal de Agudos do Sul oferece suporte especializado por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), com mais de 800 cadastros ativos. Isso demonstra o compromisso da Secretaria de Saúde em fornecer tratamentos personalizados e de qualidade para aqueles que mais precisam. Com uma relação municipal de medicamentos que inclui mais de 200 opções, a farmácia garante que todos os munícipes tenham acesso aos medicamentos de que necessitam. Seja para tratamentos crônicos ou agudos, estamos aqui para servir e garantir que você tenha acesso a tudo o que precisa para manter-se saudável. Juntos, podemos cuidar da saúde e do bem-estar de nossa comunidade.

Em parceria com a Prefeitura de Tijucas do Sul, a Defesa Civil encaminhou os suprimentos ao Rio Grande do Sul
A comunidade continua unida na busca por mais doações
São mais de 5000 pessoas atendidas por mês na Farmacia Municipal
DA ASSESSORIA

Usina do leite de Mandirituba já tem terreno cedido!

Prefeitura encaminhou à Câmara Legislativa solicitação para que terreno seja cedido para o funcionamento da usina. Vereadores aprovaram!

A tão sonhada usina de leite de Mandirituba está prestes a sair do papel! Foi votada em primeira instância, na Câmara Legislativa Municipal, na última terça-feira (14), o projeto de autoria do Poder Executivo que solicita a permissão para ceder o terreno da Prefeitura onde será construída a usina.

De acordo com o vereador Fernando Teixeira, que comentou o projeto aprovado por todos durante a sessão, este é um projeto que já existe há mais de dez anos. "Essa Usina de Leite nós conseguimos em 2013, no meu primeiro mandato. Recurso esse, encaminhado pelo então deputado federal Odílio Balbinotti. Na época, havia aquele problema com abatedor de frango, onde vários produtores de frango de Mandirituba vieram a quebrar e ficaram com o prejuízo. Com isso, vimos [na usina] uma ideia de tentar fomentar economia na zona rural", lembra o vereador.

Ainda segundo ele, muitos estudos foram feitos, e o projeto acabou sendo deixado para a atual gestão, que teve que fazer diversas

manobras para não perder o recurso. Inclusive, o deputado federal Toninho Wandscheer teve que assumir o recurso, para que não fosse perdido.

Com terreno e clima propício para a criação de gado leiteiro, Teixeira acredita que a nova usina será um sucesso e ajudará muito aos

produtores locais. A capacidade de produção é de mais de 10 mil litros de leite por dia, incluindo produções não só da cidade, mas de todos os municípios da AmsulepAssociação dos Municípios da Região Suleste do Paraná.

O vereador ainda disse que solicitou à secretaria de Agricultura

que proporcione cursos de leite e visitas técnicas para os produtores locais. "E quem vá assumir essa usina, que tenha responsabilidade, para que não aconteça o que aconteceu com o abatedor de frango, pra que depois que as pessoas estejam produzindo, investindo, venham a levar um golpe e adquirirem dívidas", comentou.

O vereador e vice-presidente da Câmara Vilson Anderson Calaz disse que está muito feliz em aprovar este projeto, e que ele representa "um avanço para Mandirituba". Já a vereadora e 1ª secretária Marilia Segala disse que está otimista: "Hoje tivemos uma esperança muito grande, que vai alavancar a economia de Mandirituba [...] Um sonho, que vai ajudar as famílias mandiretubenses", enfatizou, parabenizando todos os envolvidos do Poder Público.

O vereador Guilherme Chupel também comentou o projeto, destacando que passou pelo endereço onde a usina será instalada e que tudo em volta já está asfaltado. "Quem falava que a usina seria um elefante branco, hoje vê que a realidade é outra coisa", apontou.

Prefeitura de Mandirituba entrega uniformes escolares para mais de 3.300 alunos

Nesta semana, a comunidade estudantil da rede municipal de Mandirituba está em festa com a chegada dos tão aguardados uniformes escolares. Através da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, mais de 3.300 alunos, desde os pequenos da Educação Infantil até os jovens do Ensino Fundamental, estão recebendo seus novos conjuntos.

Cada kit é composto por quatro peças, com camiseta de manga longa e curta, calça e jaqueta, visando não apenas à identificação visual, mas também ao conforto e à proteção dos estudantes ao longo do ano letivo.

O prefeito Luis Antônio Biscaia expressou sua satisfação com o projeto, destacando a importância vital de investir na educação. "Estamos felizes em proporcionar a todos os alunos da rede municipal e CMEIs esses novos kits de uniformes escolares. A uniformização dos estudantes é uma maneira tangível de promover a igualdade e o sentimento de pertencimento na escola", declarou o prefeito.

Além de fortalecer a identidade estudantil, a distribuição dos uniformes contribui para a inclusão social e ameniza as pressões financeiras enfrentadas pelas famílias, permitindo que possam direcionar seus recursos para outras necessidades dos alunos.

Alunos aprovaram seu novo uniforme
DA ASSESSORIA
Caminhão tanque coletor de leite, conquistado um ano atrás pela Prefeitura

Mais 5 toneladas de doações de Araucária estão a caminho do Rio Grande do Sul

DA ASSESSORIA

Nesta terça-feira (14), saiu de Araucária um caminhão com mais 5 toneladas em produtos para doação às famílias do Rio Grande do Sul (RS) atingidas pelas chuvas. A nova carga é a soma de itens recebidos na sede da Guarda Municipal/Defesa Civil e também do Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil, esta carga conta, prioritariamente, com água, alimentos não perecíveis, roupas já selecionadas e cobertores. Outras 65 toneladas de doações de Araucária foram entregues no Rio Grande do Sul na última semana. A previsão é que o caminhão, fornecido gentilmente por uma empresa particular, chegue na quinta-feira (16) ao município de Canoas-RS. A equipe da Defesa Civil de Araucária tem mantido contato direto com os motoristas que levam cada carga. A mobilização da sociedade de Araucária tem se mostrado muito importante no apoio às famílias gaúchas.

O QUE DOAR?

Alimentos não perecíveis, itens de higiene, limpeza, água, ração para animais, colchonetes, colchões e cobertores são os itens mais prioritários. Os materiais podem ser entregues na sede da Defesa Civil/Guarda Municipal (rua Ângelo Perini, 20 - Estação) e do Corpo de Bombeiros (rua Santa Catarina, 600 - Cachoeira), até 20 de maio, das 8h às 17h.

Caminhão com 5 toneladas de doações saem de Araucária rumo ao Rio Grande do Sul

Piên entrega tênis e uniformes escolares

Visando a qualidade do ensino e a igualdade entre os alunos, a prefeitura de Piên finalizou nesta semana a entrega dos tênis e dos uniformes escolares. Esta medida beneficiou aproximadamente dois mil alunos da rede municipal de ensino e Escola Padre Ramiro (Apae). Ao todo, a prefeitura investiu R$ 375.009,85 de recursos próprios na compra dos tênis e dos uniformes, sendo dividido em itens de verão e de inverno, além do masculino e do feminino. "São materiais de qualidade e que as crianças estavam esperando ansiosas. Houve o atraso na entrega por uma série de fatores, mas adotamos todas as medidas para que os itens entregues fossem de qualidade", destaca a secre-

Os kits completos somam R$ 575 mil, cerca de R$ 315 por aluno

tária municipal de Educação, Clarice Fragoso.

Além dos tênis e uniformes, anteriormente a prefeitura já havia disponibilizado kits com material escolar e mochilas. "A compra de

todos estes itens soma o investimento do município de R$ 575 mil, uma média de R$ 315,00 por aluno. Esta é uma das frentes essenciais para que tenhamos um ensino de referência", enfatiza Clarice.

Acompanhando as entregas, o prefeito Maicon Grosskopf enalteceu a importância deste investimento. "Todos os alunos são iguais e importantes, por isso precisamos deste investimento para propiciar a todos as mesmas condições. A educação tem a missão de ser um dos pilares na construção das próximas gerações e estamos muito atentos a isso", ressalta. Outro ponto importante desta medida é o auxílio as famílias que não teriam condições financeiras de custear estes itens. "Temos pais com 2, 3 filhos em idade escolar e se não fosse esse benefício não haveria condições de comprar. Por isso, aplicamos, de forma significativa, recursos próprios do município nesta importante frente", finaliza o prefeito.

Sanepar fará novos investimentos em Ponte Alta

Um problema crônico enfrentado pela comunidade da Ponte Alta, em Piên, é a falta de água no sistema gerido pela Sanepar. Em mais uma tentativa de solucionar em definitivo este impasse, o prefeito Maicon Grosskopf esteve na companhia de abastecimento nesta semana e cobrou investimentos resolutivos.

A falta de água é registrada há mais de dez anos, com maior incidência aos finais de semana. "Os moradores estão revoltados e eu como prefeito preciso defender os interesses do nosso município. A Sanepar sempre foi solícita em atender, realizou investimentos, mas que não resolveu o problema. Por isso, inten-

sificamos

Recebido

ppel, e pelo gerente de relacionamento, Anderson Coelho, o prefeito sugeriu medidas que possam solucionar os problemas. "Uma ligação direta do poço do Monjoli-

nho ao reservatório da Ponte Alta evitaria um desabastecimento geral do sistema, além de outras melhorias de controle", opina o prefeito.

Diante do cenário apresentado, a Sanepar ressaltou que vem monitorando o sistema e, nesta quarta-feira, uma equipe de técnicos esteve vistoriando o local.

"Fizemos algumas tentavas anteriores que não surtiram o efeito desejado. Por isso, outras frentes estão planejadas e o que foi apresentado pelo prefeito também vamos analisar", comentou o diretor Sergio Wippel.

O prefeito agradeceu o apoio da Sanepar e se colocou a disposição da companhia para auxiliar com mão de obra e maquinário caso seja necessário para resolver os problemas do sistema.

DA ASSESSORIA
A Prefeitura já havia disponibilizado material escolar e mochilas
Complementando os kits, agora chegaram uniformes e tênis
a cobrança neste sentido", destacou o prefeito.
pelo diretor comercial da Sanepar, Toco Zanetti, pelo diretor de operações, Sergio Wi-
O prefeito Maicon Grosskopf cobrou investimentos na companhia de abastecimento

Cortina de fumaça?

Câmara de Campo Magro abre oficialmente duas CPIs para investigar o prefeito, que teria, supostamente, ameaçado um dos vereadores antes da sessão iniciar

A Câmara Legislativa de Campo Magro aprovou, na última sessão ordinária na terça-feira (14), as Portarias nº 42 e 43/2024, que criam as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar atos do prefeito Claudio Cesar Casagrande (PSD). O aumento no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a suposta falta de repasse do recolhimento dos servidores municipais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são alvos de investigação em ambas as comissões.

O objetivo, segundo Portarias, é analisar se a fórmula utilizada para calcular o IPTU de 2024 está de acordo com a Lei, além de apurar o valor da dívida do município junto ao INSS e se o valor descontado dos funcionários está sendo destinado corretamente, assegurando os benefícios previdenciários aos servidores aposentados ou afastados.

Na primeira CPI, que investigará o valor cobrado do IPTU, participam os vereadores Marcio Bosa, Professor Valdir Costa, Rones Ribas Machado e Josnei Rosa. Já na segunda comissão, que investiga o pagamento do INSS, estão Gilmar Leonardi, Marcio Bosa, Beto Soares e Roberto Leal.

Ambas as comissões têm o prazo de 120 dias para serem concluídas, após ouvirem testemunhas e o próprio investigado, o prefeito Casagrande. Todas as oitivas serão gravadas na Casa de Leis e o arquivo será mantido digitalmente. Se necessário, o prazo pode ser prorrogado por mais 60 dias. De acordo com parceiros da área jurídica do Jornal O Repórter, ao final de cada CPI, é feito um relatório. Havendo indícios de crime, esse relatório será encaminhado à autoridade competente para investigar. Se, no âmbito do judiciário, for confirmada a prática de crime, é oferecida a denúncia, iniciando-se o processo criminal. Além disso, dentro do proces-

Momento em que a vereadora Cristina se altera, levantando seu requerimento, para investigar o colega, para o alto

so da comissão, o investigado poderá se defender. Se não o fizer, uma pessoa será nomeada para defendêlo.

PREFEITO FAZ AMEAÇA

Sabendo da abertura oficial das CPIs na Câmara, o prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande, havia anunciado que faria uma live "soltaria uma bomba" para a população a respeito de um vereador da Casa. Ao que chegou aos ouvidos desta redação, a live não aconteceu.

Porém, durante a sessão, após votações de abertura das CPIs, a vereadora Cristina Balestra, de base do prefeito, anunciou que o chefe do Executivo havia protocolado na Câmara um processo administrativo de 2019 que investigava o vereador Roberto Leal. Ela ainda disse que, junto com os colegas também de base Gilmar Leonardi e Josnei Rosa, teria assinado a solicitação de abertura de uma nova CPI, desta vez investigando o vereador em decorrência do antigo processo.

A fala da vereadora acabou gerando caos na sessão, onde a população esteve em peso para acompanhar a abertura das CPIs. Ao ouvir vaias do povo de Campo Magro, a vereadora se exaltou e respondeu "Houve dentro dessa casa um assédio moral contra uma mulher e vocês estão aplaudindo!", referindo-se ao processo que envolve o vereador Roberto Leal.

Ela ainda convidou os demais vereadores para assinarem a sua solicitação de investigação do colega e ao não receber um "sim", disparou: "Politicagem está sendo feita dentro dessa casa!". Logo em seguida, ela destacou que, tendo uma CPI investigando o Executivo, outra, de sua autoria, investigaria o Legislativo através da denúncia contra o vereador: "Um daqui e um de lá!", disse.

O LADO DOS VEREADORES

Respondendo à fala de Cristina, o vereador Chiquinho do Povo se exaltou e a acusou de, juntamente com o prefeito, reabrir um processo que estava arquivado por falta de provas, em decorrência da mudança de partido do vereador Roberto Leal, que, até então, também era da base do prefeito. "Engraçado, vereadora, sete anos e meio que o rapaz ficou lá. Agora que ele virou oposição, você vem falar isso aqui. Por que não mexeram com isso antes? Me fala, vereadora!" e ainda complementou dando a entender que ela estaria defendendo o prefeito por ter benefícios: "Você dá cobertura, vereadora, fala pro povo que o seu genro está na Prefeitura", disse.

Na sequência, Chiquinho, que foi chamado pessoalmente pela vereadora para assinar seu pedido, perdeu a paciência e chegou a sair de sua cadeira duas vezes. Ele ainda disse que a live que o prefeito ameaçou fazer

ao saber das CPIs, era uma falta de respeito, uma "baixaria". Quem também comentou o caso foi o próprio vereador investigado no processo citado pela vereadora: "Isso não passa de uma perseguição política. Fiquei sete anos e pouco, aprovando junto com o executivo. Agora que saí do partido dele, 'sou ruim'. Esse processo foi arquivado na Câmara por falta de provas. Não tenho nada a esconder, estou com a consciência tranquila", ponderou Roberto Leal. O vereador Professor Valdir Costa explicou também à colega que uma nova CPI não poderia ser aberta: "Estamos em trâmite legal de duas comissões parlamentares nessa casa. Assim, não podemos abrir outra comissão parlamentar enquanto não cessar essas. Isso de acordo com o regimento interno novo, não sei se a senhorita deu uma olhada", questionou. O vereador Márcio Bosa destacou ainda que o processo contra o vereador Roberto Leal teria sido arquivado por falta de provas. Mas que se fossem apresentadas estas provas, ele seria reaberto. "Fizemos todo o processo, fizemos oitivas, pedimos todas as provas materiais. Nada foi apresentado. E nós colocamos na conclusão da comissão de ética que, a qualquer momento, a comissão poderia ser reaberta desde que chegassem provas materiais que mudassem o proceder", disse, lembrando que o processo está correndo na justiça.

DA ASSESSORIA
DA REDAÇÃO

Exemplo: conheça o trabalho da ACMT

Associação de Moradores do bairro Taboão, de Agudos do Sul, arregaça as mangas e realiza diversos projetos em prol da população

Na última quarta-feira (15), o presidente da Associação Comunitária de Moradores do bairro Taboão (ACMT), de Agudos do Sul, Diego Luca, esteve no Programa Café com o Bala falando dos projetos em prol dos moradores. A associação que começou tímida, em 2016, hoje é referência em outros municípios da região.

Além do sistema de abastecimento de água potável para 185 usuários, incluindo famílias e entidades como igrejas e comércios, a associação também tem projetos sociais e ambientais. Entre eles, existe o Projeto Meta (para mulheres empreendedoras), Clube de Mães, Grupo Conviver (para a terceira idade), arrecadação e doação de cestas básicas e cursos para capacitação da comunidade. Cursos esses que são feitos através de parcerias com o SESC e SENAC e possuem certificação.

Além disso, a associação também colabora com a Prefeitura em projetos que beneficiam a população, como foi na aquisição de manilhas para construção de pontes, em 2020, e o investimento na instalação de iluminação pública. "Não adianta só cobrar do Poder Público, a gente tem que mostrar também qual a nossa parte no trabalho", explica o presidente. O valor investido em projetos faz parte da arrecadação da associação, que é de R$ 65 mil por ano.

Não bastassem os projetos, a associação também funciona como uma subprefeitura de Agudos do Sul no bairro. Moradores podem protocolar solicitações na sede da ACMT, que são encaminhadas à Prefeitura.

Quanto à água disponibilizada aos moradores, de acordo com o presidente, é de muita qualidade. "A Vigilância Sanitária faz coletas de amostras todo mês. Em 2020, a gente fez um pedido de tratamento da água no sistema comunitário do Taboão, o qual foi negado devido o parecer da vigilância sanitária que dizia 'dispensamos o tratamento para o sistema comunitário Taboão visto a qualidade da água'", conta, com alegria. Diego diz que a associação investe em equi-

pamentos modernos sempre que necessário, para garantir um melhor abastecimento. Recentemente, a associação conquistou a possibilidade de correspondências do bairro serem entregues na sede da ACMT, facilitando o acesso aos moradores.

PROJETO LIVE

Indo além dos projetos, a associação também começou a se comunicar com os moradores por meio de lives nas redes sociais. Entre a abordagem de assuntos do bairro e do município, rapidamente as lives começaram a fazer sucesso, inclusive com apoio de comerciantes.

Logo a equipe conquistou, através da Lei Paulo Gustavo, recursos para investir em equipamentos e, com ajuda do Portal Metropolitano, as agravações ficaram ainda melhores. Na sequência, foi possível começar a realização de entrevistas com figuras conhecidas no município.

Na nova programação, toda sexta-feira, há ainda um programa voltado para o público agro, com músicas sertanejas e gaúchas, além de assuntos relacionados às safras. Outra conquista recente foi a inserção de um horário especial para a associação na rádio comunitária de Agudos do Sul.

Morador de Agudos do Sul desde 2014, o presidente Diego Luca diz que é grato por tudo que a ACMT lhe proporcionou e proporciona aos moradores. "Pra trabalhar em uma associação de moradores, você tem que saber que é algo que não é teu, é coletivo. Você vai enfrentar muitos desafios, mas eu acho que é uma missão. Eu tenho prazer de fazer, eu gosto de estar ali", diz.

Segundo ele, o Taboão tem sido pioneiro para todas as novidades do município. "Qualquer coisa que tentam aplicar, usam o Taboão como base. Se der certo lá, vai dar certo nos outros", destaca. O que, ele acredita, se deve ao trabalho de todos os envolvidos na associação comunitária, que fazem tudo acontecer. Outras associação, inclusive, buscam a ACMT para pedir conselhos de como gerenciar.

Loja META é um dos projetos de empreendedorismo para mulheres da ACMT
4a Pré Conferência Municipal de Assistência Social realizada na ACMT
Curso de Inclusão Digital do SESI SENAI para a ACMT em 2021

Feira da Lua foi realizada no último final de semana em Contenda

de ritmos, apresentação de ballet e mais

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou no último final de semana a primeira Feira da Lua - Especial Dia das Mães. O evento aconteceu na sexta (10) e sábado (11), na Praça da Indepen-

dência, e contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.

A abertura do evento foi realizada pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ana Lúcia Flores da Cunha Marques, que nesta oportunidade informou que a feira será realizada mensalmente no

mesmo local, além de agradecer expositores e a população que esteve presente.

Além de expositores de artesanato e de gastronomia, a programação da Feira da Lua - Especial Dia das Mães também contou com apresentações de ballet, grupo de ginástica, festival de talentos,

Contenda encaminhou donativos para o RS

DA ASSESSORIA

O município de Contenda encaminhou na última sexta-feira (11), as doações recebidas dos contendenses que vão ajudar as famílias do Rio Grande do Sul que estão sofrendo com as enchentes. Uma carreta da Metalúrgica Bosch foi carregada com roupas, água mineral, alimentos, produtos de higiene e de limpeza com destino ao estado gaúcho.

O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, esteve no local e junto com servidores e voluntários carregaram a carreta com os donativos. A primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Digner, e Gabriel Bosch, representando a empresa, também estavam envolvidos nesta ação.

O prefeito Mostarda esteve no local, ajudando a carregar os donativos no caminhão

"Queremos agradecer todos que colaboraram com este gesto de solidariedade. Com certeza estes itens terão uma importância muito grande para as vítimas desta tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. Mas precisamos reiterar que a campanha continua", afirmou o prefeito Mostarda. A Prefeitura de Contenda, por meio

da Secretaria de Promoção e Assistência Social, segue arrecadando roupas, água mineral, alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Os itens podem ser entregues na sede da prefeitura ou da própria secretaria. Outras informações na Prefeitura de Contenda ou pelo telefone 3625-1212.

música ao vivo, torneio de vôlei de areia e também aulão de ritmos.

De acordo com o Departamento de Cultura, quem organizou o evento, a próxima Feira da Lua acontecerá nos dias 7 e 8 de junho. Outras informações pelo telefone 3625-2521.

DA ASSESSORIA
A feira será realizada mensalmente no mesmo localA programação contou com música ao vivo, aulão

Geraldo Mendes propôs, em fevereiro, projeto para prevenção de desastres naturais

DA ASSESSORIA de terras, desmoronamentos e outros eventos climáticos.

O deputado federal Geraldo Mendes (UB) há meses está preocupado com tragédias semelhantes as que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul e que passou pela mesma situação em setembro do ano passado.

Em fevereiro deste ano, por meio do PL 316/2024, o parlamentar propôs a criação de Estações Meteorológicas de Monitoramento com Inclinômetros. Instalados em serras e encostas, essas estações podem prevenir danos maiores em casos de enchentes, deslizamentos

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

AVL CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA torna público que irá requerer ao Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação para Condomínios residenciais horizontais a ser implantada Rua Doutor Murici, sn - Costeira - 83015290 - São José dos Pinhais/PR.

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA PRÉVIA

AVL CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença Prévia - LP, com validade de 29/04/2029, para Condomínios residenciais horizontais Rua Doutor Murici, sn - Costeira - 83015290 - São José dos Pinhais/PR.

Não só o Rio Grande do Sul, mas diversos outros estados passam por problemas semelhantes e as populações que moram em encostas, passam por constantes riscos. O estado da Bahia também passou por alagamentos semelhantes no final de 2021.

A preocupação de Geraldo Mendes é um exemplo que pode ser seguido em todo o país, com a proposição de projetos que visem a proteção para que tragédias como as do Rio Grande do Sul nunca mais aconteçam.

Geraldo Mendes em fevereiro já tinha proposto projeto para prevenção de desastres naturais

Câmara Municipal envia doações para os desabrigados no Rio Grande do Sul

DA ASSESSORIA

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais enviou, na tarde de sábado (11), doações para os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ao todo, o Legislativo recebeu 16 mil litros de água potável e vários sacos com roupas, cobertas, calçados e alimentos. A arrecadação iniciou na segunda-feira (6) e finalizou no sábado (11), sendo coordenada efetivamente pela Casa.

Uma transportadora parceira da Câmara Municipal enviou as doações para a Defesa Civil de Canoas

Nova data:

(RS), um dos municípios mais atingidos no desastre ambiental. Além de servidores e funcionários, empresas privadas também participaram da doação de águas.

Conforme o presidente da Câmara Municipal, vereador Allax Siqueira (MDB) a campanha de arrecadação envolveu os funcionários, o corpo técnico, vereadores e seus assessores e, principalmente, a comunidade.

"Graças a vocês, vamos ajudar o mais rápido possível quem mais precisa. Obrigado a todos que participaram dessa ação solidária", agradeceu o presidente.

Festival da Cerveja Artesanal

será de 23 a 26 de maio, no Parque São José

Visando a segurança e bemestar dos cidadãos, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), informa que, devido às condições meteorológicas, o Festival da Cerveja Artesanal, que ocorreria neste final de semana no Parque São José, foi adiado para os dias 23 a 26 de maio.

O Festival da Cerveja Artesanal já é um evento tradicional em São José dos Pinhais. Com entrada gratuita, a ação reúne as melhores cervejarias da cida-

de. O público terá a oportunidade de degustar cervejas de marcas renomadas do município, como a Cervejaria Vosgerau, Nut Bier, Irônica, Brux Beer, Bonna Beer, Ol Beer, Ogre Beer e Chopp Sul.

Além disso, o festival contará com diversas opções gastronômicas e apresentações culturais que prometem levar muita alegria e diversão aos visitantes do evento.

Fique de olho no site e nas redes sociais da Prefeitura de São José dos Pinhais para saber tudo sobre a 7ª edição do Festival da Cerveja Artesanal.

Uma transportadora parceira da Câmara Municipal enviou as doações para a Defesa Civil de Canoas (RS)

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.