Jornal O Repórter - Edição 645

Page 1


Melhor nem tentar entender

No último dia 25 de fevereiro, o expresidente Jair Bolsonaro mobilizou em torno de 750 mil pessoas em uma manifestação pacífica em São Paulo. Não se tem notícias de vandalismo, furtos, pois até o comércio permaneceu aberto, sinal que o objetivo foi atingido dentro do direito constitucional.

Eis que dias antes, vem uma deputada esquerdista paranaense em suas redes sociais, apelar aos santos e ao ministério público, ao Bispo, ao Bob Esponja, que não deixassem acontecer aquele ato contra a democracia. Daí já não entendi mais nada, afinal, se manifestar pacificamente, exercendo o artigo 220 da Constituição é antidemocrático, o que é democrático? Justo essa gente que não são lá muito exemplo de democracia, afinal, a visita do primeiro chefe de estado quando arrebataram o poder, não foi ninguém menos que o ditador venezuelano. Justo eles que dizem que o grupo terrorista Hamas é movimento político, justo eles que sem perguntar se o povo brasileiro aceita, tiraram leite dos seus filhos e enviaram para a ditadura de Cuba. Outro dia compartilhei nas minhas mídias sociais aquele vídeo gravado em tempo real onde o jornalista do Rio Grande do Sul, ao comentar as principais notícias das capas dos jornais locais, começou a ler e interrompeu a leitura chamando os comerciais parta não noticiar o rombo de 230 bilhões do governo federal. Minha postagem foi bloqueada como "notícia falsa" (risos). Meu amigo empresário aqui de Piên outro dia postou uma foto panorâmica da manifestação do dia 25 em São Paulo, a foto foi excluída como "notícia falsa." A pergunta é, o que é antidemocrático mesmo? Tipo, fale a verdade, mas a verdade que eu escolher! Sei que minha coluna neste jornal está com os dias contados, não pelo jornalista chefe, não pelo proprietário da empresa, mas pelo controle da mídia que já está acontecendo. Pensar está ficando perigoso, falar então o que pensa, sair na rua pacificamente demostrando o que pensa então, nem sonhe . Diz que o povo brasileiro escolheu isto nas urnas, eu pelo menos este peso não carrego!

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA EXECUTIVA INCORPORADORA E EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA, CNPJ: 18.071.121/000190 torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, a Licença Simplificada para Construção a ser implantada Rua Barão do Cerro Azul, 1565 - Centro - 83005-430 - São José dos Pinhais/PR

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

O Foca parabeniza às Salas do Empreendedor de algumas das cidades em que circulamos, que receberam o Selo Ouro do Sebrae. São elas: Contenda, Araucária, Fazenda Rio Grande e Mandirituba. O Selo tem como intuito premiar as Salas com melhor atendimento ao microempreendedor individual. Muitas cidades também receberam o Selo Prata e selo Bronze. A maioria, porém, não recebeu nenhum selo. Outras cidades ainda não contam com Salas do Empreendedor. Mérito daquelas que estiveram entre as premiadas!! Nossas parabenizações!!

Neste mês, nossos olhos ficarão bem atentos ao Diário Oficial de Fazenda Rio Grande, querendo saber quais secretários serão exonerados. Tendo em vista que, para disputar as eleições 2024, o prazo máximo para se afastar das atribuições nas secretarias está próximo!

O Foca é solidário aos entregadores de Ifood do MC Donald's. Na última quinta-feira (29), os trabalhadores se reuniram para fazer uma manifestação, solicitando serem atendidos em algumas questões. E os pedidos são os mais diversos, desde uma melhor estrutura para os motoboys, até uma melhor qualidade de copos de refrigerante para entregar aos clientes... Adoramos o MC Donald's, mas estamos com os entregadores!

E que semana horrorosa tivemos em Fazenda Rio Grande. Enquanto nossa equipe trabalhava em uma reportagem especial sobre

feminicídio e violência contra a mulher, tivemos uma situação no Jornal, além de uma adolescente que foi assediada por um servidor público do Colégio Anita Canet. O Foca já ficou sabendo quem é o servidor e o conhece de perto. Mas quem é que imagina uma situação dessas, não é mesmo? É aquela coisa... Os abusadores e agressores estão mais próximos do que a gente imagina! Cuidem de nossas crianças!!

Lá por São José dos Pinhais, a política está pegando fogo! Tudo indica que Geraldo Mendes também será candidato a Prefeito no município. Com isso, o nível do bate-chapa será bastante elevado. Inclusive, alguém ligado à atual administração afirma que a prefeita, Nina Singer, não deverá sair candidata, já que as pesquisas apontam que ela encontraria dificuldade neste momento.

O vereador e delegado, policial Michel, também está na lista de candidatos que prometem disputar voto a voto do eleitor são joseense.

Ronaldo Vacari, CEO da TV Euro News, também já lançou seu nome como candidato a Prefeito de SJP. Inclusive, já anda formando sua chapa de vereadores. Vacari afirma que, desta vez, disputará de verdade as eleições por lá.

Em Mandirituba, a criança está tendo que conscientizar os pais e outros adultos sobre algo que já deveríamos estar carecas de saber: a tal da dengue. Mas será possível, pessoal? Há quanto tempo vemos

essas situações, verão após verão, e ainda não aprendemos! Não deixem água parada! E ao menor sinal de sintomas, corram pro médico!

E o deputado federal Geraldo Mendes passará a contar com vereadores em Fazenda Rio Grande. Inclusive o Julinho do Pesque. Calma aí! Acontece que, na tarde da última quinta-feira, Geraldo Mendes assumiu a direção estadual do PRTB. Com isso, os vereadores de Fazenda Rio Grande filiados ao partido, como Julinho, enfermeiro Zé Carlos, Alexandre Maringá e Fabiano Fubá passarão a responder ao senhor Mendes.

E a informação que chega, da terra dos aviões, é que Geraldo Mendes pretende ter candidatos a prefeito e vereadores em todas as cidades da região metropolitana de Curitiba, inclusive na capital paranaense.

O vereador Renan Ceschin, de Pinhais, não irá vencer as eleições no município. Pra, como assim? O Foca é adivinha agora? Calma, acontece que o vereador está mudando o seu domicílio eleitoral para a capital paranaense e deverá disputar as eleições em Curitiba. Com isso, abrirá uma vaga em Pinhais, tendo em vista que Renan teria a eleição garantida!

Lembrando que algumas coisas que dizemos nesta coluna são verdade; outras, suposições. Fica tudo no ar! Bom final de semana a todos!

IMPRESSÃO Press Aternativa

Luiz Augusto

Márcio

CIRCULAÇÃO Região Metropolitana de Curitiba

Jornal Filiado à

Cheirinho de churrasco!

Saiba tudo sobre o Festival Churrasco na Fazenda, que será realizado este mês em Fazenda Rio Grande

Em alusão ao aniversário de Fazenda Rio Grande, que foi em 26 de Janeiro, o município terá, agora em março, o Festival Churrasco na Fazenda. A festa marcada para os dias 15, 16 e 17 traz o famoso prato brasileiro como protagonista do final de semana, tal como é nas casas de muitas pessoas no sábado e domingo.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Fazenda Rio Grande, a Codef. A ideia inicial, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tiago Wandscheer, era fazer o Festival no dia do aniversário, o que não foi possível devido ao mau tempo naquele período.

Ele que também é presidente da Codef, diz que a expectativa é trazer pessoas da cidade toda, mas também de fora de Fazenda Rio Grande. "Serão três dias de evento

pra gente movimentar o turismo na cidade, trazer pessoas de fora, fomentar o comércio local e levar o nome do município para as esferas externas das nossas divisas", afirma.

O evento trará artesanato, feiras

bandas se apresentando - tudo local. Além disso, o carro-chefe: 20 estações de churrasco, possibilitando a degustação de diversos cortes de carne, que serão vendidos a partir de R$ 20. A entrada no Festival é gratuita.

SERVIÇO

FESTIVAL CHURRASCO NA FAZENDA

DATA: 15 a 17 de março

HORÁRIO: das 11h às 23h

LOCAL: Praça Brasil

ENTRADA: gratuita.

Douglas Pulpero vai levar o autêntico sabor da Parrillada e do Cordeiro Patagônico para o Festival
MFA Parrillas também fará parte do time de assadores, com a costela fogo de chão e
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

A chegada da LG em Fazenda Rio Grande

Os moradores já podem comemorar a instalação de mais uma multinacional no município. A LG deve contratar mais de 800 funcionários e as obras devem começar em junho.

A cidade que mais cresce no Paraná anunciou, na última semana, mais uma boa notícia para toda a população: a instalação de mais uma multinacional que vai empregar diversos moradores. A empresa em questão é a LG e as obras são esperadas para começar, em Fazenda Rio Grande, já na metade deste ano.

Na última sexta-feira (23), o prefeito Marco Marcondes, o governador do Estado Ratinho Junior e o presidente global da LG, Jaecheol Lyu, se reuniram para assinar o Memorando de Entendimento (MoU) - um protocolo de intenções que antecede as obras de instalação e, a partir do qual, o Governo e o Município se comprometem em fazer a sua parte nas tratativas.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tiago Wandscheer, essa é uma discussão que vinha sendo realizada desde maio do ano passado. Após muitas tratativas e a quase perda da LG para o México, além de outros países da América Latina e até estados no Brasil, finalmente a empresa resolveu firmar o acordo com o município fazendense. "Nada é fácil. Se fosse fácil não seria tão gratificante. As negociações foram a nível mun-

LG é mais uma multinacional que se instala em Fazenda Rio Grande

dial. Toda América do Sul concorreu pela LG", destaca o secretário.

Ele acredita que o bom relacionamento do prefeito com todas as esferas políticas corroborou para esse resultado. "Além de muito trabalho, que é o lema tanto do governador quanto do prefeito, o outro principal fator é o grande alinhamento político que existe entre município, governo do Estado, assembleia legislativa e câmara federal", apontou o secretário, lembrando que a própria Câmara Municipal também exerce um papel importante: "Quando cada força política puxa para um lado, não acontece

nada, essa corda arrebenta, as obras não vêm, a projeção industrial não vem, não vem nada".

Wandscheer diz que, devido à necessidade de confidencialidade nesse momento, não é possível falar de números claros. Porém, segundo ele, a expectativa é de que a empresa faça um investimento na casa do bilhão em Fazenda Rio Grande e ainda contrate mais de 800 funcionários diretos, além de beneficiar, indiretamente, cerca de 2,5 mil trabalhadores. Em contrapartida, o município oferece a doação de área e acesso, bem como uma redução na carga tributária.

De acordo com o secretário, a empresa gostou tanto da recepção realizada pelo município e Governo do Estado, que já quer diminuir o tempo de construção da fábrica, que estava prevista para iniciar em dezembro e agora deve começar logo em junho de 2024. "Eles querem fazer o contrato e já dar o start. Eles já decidiram que vêm pra cá", ressalta Wandscheer.

MAIS EMPREGOS

Além da LG, o município espera contar com empregos para os moradores fazendenses na Eletrolux - a empresa estava no radar de Fazenda Rio Grande, porém São José dos Pinhais acabou vencendo a disputa. Mas com a instalação no bairro Agaraú, que fica a 3km de Fazenda Rio Grande, é possível a geração de empregos para o município também. Outras empresas menores ainda devem chegar.

"O impacto disso pra economia de Fazenda Rio Grande vai ser muito amplo, porque vamos ter uma cadeia produtiva toda que vai crescer junto com isso, até mesmo com a vinda da Eletrolux próxima da gente. Então vamos ter mais um monte de fábricas grandes, não tão grandes quanto essas, mas que vão servir de fornecedores pra elas", afirma.

DIVULGAÇÃO

Expo Fazenda 2024

Secretário municipal Tiago Wandscheer diz o que esperar do evento esse ano, e revela atrações que já podem ser comentadas.

A tão esperada Expo Fazenda está confirmada para 2024! O evento que trouxe importantes nomes da música brasileira, como Luan Santana, Simone Mendes e Gustavo Mioto para o município em 2023, retorna neste ano com grandes shows musicais e atrações especiais para a criançada.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Fazenda Rio Grande, Tiago Wandscheer, diz que a grande novidade do ano é a Expo Kids, uma necessidade que a equipe enxergou em 2023. "Como já é pra toda família, a gente vai ter um espaço exclusivo para as crianças. Não vai ser parque de diversão, mas uma área temática para as crianças, com shows direcionados, brinquedos e brincadeiras", comenta, lembrando que a atração será gratuita.

Quanto aos demais shows, ele diz que ainda não é possível falar sobre, uma vez que as tratativas ainda estão em processo. O formato deve per-

manecer como já foi realizado, apenas com a mudança no calendário de apresentação do Momento Gospel, que será logo na abertura do evento, na quarta-feira. Mas o secretário afirma que a população pode esperar: terá shows para todos os gostos e eles devem ser ainda melhores do que os anteriores.

Por ser um ano eleitoral, o prefeito Marco Marcondes também não poderá apresentar os cantores como fez em 2023, mas pode fazer parte da festa junto com a população, assim como demais candidatos. Wandscheer diz que até devido as eleições, também não foi possível mudar muito o formato do evento. O

objetivo era fazer mais dias de festa. "Para o ano que vem, temos uma proposta ainda mais ousada para a festa - ao invés de cinco dias de festa, serão 11 dias", anuncia. O rodeio e a exposição de animais também farão parte da Expo Fazenda 2024, como em 2023. A ideia é ainda ampliar a exposição, trazendo mais bichos. As empresas que vão expor, segundo Wandscheer, ainda não estão definidas e, aqueles que têm interesse, podem entrar em contato com a secretaria.

"A gente teve um resultado muito positivo no ano passado. 80% das pessoas que estavam expondo, querem voltar nesse ano. Então a gente já vai ter dificuldade pra conseguir colocar todo mundo", brinca. Como no ano passado, a segurança segue firme, com guardas, policiais e seguranças particulares, além de monitoramento por câmeras que têm sistema de identificação facial. O parque deverá estar também mais bem estruturado para melhor acomodar a todos.

Expo Fazenda 2024 promete ser melhor que nos anos anteriores DA ASSESSORIA

Beijos, flores, chocolates e juras de amor... nenhum relacionamento começa ruim, nem mesmo os abusivos. Muito antes do primeiro tapa, os abusadores se mostram extremamente solícitos, românticos e dispostos a fazer a vítima feliz. Mulheres que sofrem violência de seus parceiros não pedem, nem ficam felizes com isso: elas foram manipuladas a acreditar que isso faz parte da convivência conjugal e que o companheiro tem chances de mudança.

Muitas se deixam levar pelo agressor, que costuma afastá-las de suas famílias, amigos e até do trabalho. Quando o feminicídio acontece, elas sentem que já não têm com quem contar. Outras acabam se cansando do ciclo de violência e, quando decidem dar um basta, acabam morrendo nas mãos de quem deveria protegê-las.

O Brasil é o 5º país no mundo no ranking de feminicídio. Segundo o Monitor da Violência, do G1, somente em 2022, foram mais de 1,4 mil mulheres vítimas de seus parceiros. Um recorde ao qual não se chegava desde 2017: tivemos UMA MULHER MORTA A CADA 6 HORAS. Pesquisas mais atuais, do DataFolha, indicam que 35 mulheres são agredidas por minuto no País.

No Paraná, mais especificamente, a presidente do Conselho da Comunidade da comarca de Fazenda Rio Grande, Vera Szadkoski, diz que houve um aumento de 10% nos casos de feminicídio em 2023, com relação a 2022. Segundo ela, isso se deve ao sistema patriarcal em que o Brasil foi fundado.

"Nós costumamos ouvir muito que o nosso país vem com essa cultura patriarcal, onde o homem tem a mulher como sua propriedade. Essa cultura impregnada na nossa sociedade faz com que, apesar da legislação vigente, o número de feminicídio aumente" destaca. Quando fala da Legislação, Vera cita a criação da Lei Maria da Penha e a alteração do Código Penal em 2015, que instituiu para o feminicídio uma pena de, no mínimo, 20 anos de reclusão.

Segundo ela, o feminicídio não acontece da noite para o dia. "Ele acontece depois de um ciclo longo de muita violência, quando o homem, inconformado com o posicionamento da mulher, de não que-

Precisamos falar de feminicídio

Os casos de violência contra a mulher têm crescido no País, mesmo após a criação e endurecimento de diversas legislações. O fim do feminicídio parece não estar perto, mas há projetos que fazem um trabalho de "formiguinha" neste processo.

rer mais viver essa violência para si e para os seus filhos, tira a vida dessa mulher, impactando aquela família e todo o seu entorno", afirma.

O Conselho da Comunidade funciona através do Tribunal de Justiça do Paraná e tem como públicoalvo os egressos do sistema prisional. Muitos deles são homens agressores. Porém, como a intenção é melhorar essa situação, o Conselho realiza trabalhos de prevenção da violência, como é o caso do projeto Educar é Transformar, em que jovens das escolas estaduais de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul participam de palestras sobre o assunto. Por meio deste projeto, muitas jovens já identificaram abusos em seus relacionamentos.

ENFRENTAMENTO

Em Fazenda Rio Grande, a Patrulha Maria da Penha realizou, no ano passado, 350 visitas assistidas. Além disso, foram mais 53 atendimentos à rede de proteção à família. A Patrulha Maria da Penha tem a função de garantir a efetividade das medidas protetivas emitidas no município. Após receber os proces-

sos, uma dupla de Guardas Municipais faz o acompanhamento das vítimas, indo visitá-las diariamente para verificar se estão em segurança. No ano passado, houve nove descumprimentos de medida protetiva no município. De acordo com o GM Celso, esse número é menor do que em anos anteriores, ainda assim, bastante significativo. Segundo ele, a medida protetiva estabelece que o contato tem que ser cerceado até mesmo no celular: o agressor é proibido de fazer ligações e enviar mensagens. Além disso, "sempre que se tem filhos e a guarda é compartilha, o agressor masculino vai ter direito à visita, então é elencado um ente familiar que tem vínculo com as duas partes, para agir como um elo". Porém, ele diz que em situações extremas, a medida protetiva é expedida também para as crianças; desta forma, o contato também é vedado para com os filhos.

Em Araucária, o coordenador da Patrulha Maria da Penha, GM Colaço, diz que só em janeiro, foram recebidos 750 processos, incluindo violência contra mulheres e crianças. "Uma coisa que tem chamado

bastante atenção é a intensidade dessas violências. Nos processos que nós temos recebido, tem-se verificado um aumento na força e na gravidade dessas agressões. Diminuíram os casos de somente violência psicológica e estão aparecendo muito mais casos de violência física", preocupa-se o GM. Ele diz que, se a mulher está vivendo em uma situação que não sabe se é o caso de violência doméstica, o ideal é procurar o órgão especializado em seu município. Não é preciso temer: os relatos são confidenciais e não são necessárias provas da violência. O relato, em si, já é levado em conta para a solicitação de afastamento. Em cinco anos de Patrulha Maria da Penha em Araucária, ele diz que não houve casos de feminicídio dentro do grupo de mulheres atendidas.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Ainda em Araucária, desde março de 2023, as mulheres em situação de violência podem contar com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), que faz acompanhamento das vítimas com medida protetiva e presta atendimento àquelas que estão buscando

a primeira ajuda. No momento, são 93 mulheres aco mpanhadas pelo Centro, com todo um serviço de psicólogo e assistente social. Normalmente o agressor tem um perfil, é isso o que afirma a diretora técnica do CRAM, Regiane Wlodarsk. "As mulheres acabam trazendo esses relatos daquele homem que, no início, é muito companheiro, dá muitos presentes, muitos elogios, e [depois], de certa forma, acaba cerceando o comportamento da mulher, proibindo que ela visite as amigas, os familiares. Então aos poucos ele acaba fazendo com que a mulher se torne vítima e refém da relação. Esse é o primeiro perfil, o que a gente chama de violência psicológica. Depois vêm outros sinais", diz.

Regiane lembra que a violência pode continuar para um nível físico, moral, sexual e/ou patrimonial, que é quando a mulher é impedida de ter acesso aos seus documentos, dinheiro e até o seu celular - o mesmo vale para quando o companheiro quebra o celular e outros objetos pessoais da vítima.

Segundo a diretora geral do CRAM, Susan Brepohl, por meio do Centro, as mulheres que decidem

sair de uma situação de violência têm ainda acesso a encaminhamento para trabalho, caso estejam sem renda mensal, e até abrigo temporário para si e seus filhos, caso estejam em perigo. Outros projetos são colocados em prática, como o Projeto Atitude: em parceria com Ministério Público, Vara Criminal, Prefeitura e Conselho da Comunidade, é realizado um trabalho com os violadores. Segundo Susan, esses homens passam por encontros onde são trabalhadas essas relações e o índice de reincidência é muito baixo.

Existe ainda o Programa Conte Comigo, que capacita os servidores do município que atendem à população e podem, assim, identificar sinais e sintomas de violência, para encaminhar essas mulheres ao CRAM. Outro serviço é o Programa Braço, que conta com uma assistente virtual da Prefeitura no WhatsApp, através do número 3614-1400. Por meio deste telefone, a mulher pode selecionar a opção para falar diretamente com o CRAM. Nenhuma mulher está segura No último sábado (24), uma das colaboradoras do Jornal O Repórter foi vítima de tentativa de feminicídio por parte de seu ex-compa-

nheiro. Enquanto trabalhava no Ginásio Gurizão, em Fazenda Rio Grande, ajudando a cobrir o jogo do Fazenda Futsal, nossa colega foi surpreendida pela presença do ex-namorado, que portava uma arma branca. O pai do agressor comunicou rapidamente à Polícia sobre a intenção do rapaz e ele foi encaminhado à Delegacia de Fazenda Rio Grande. Nossa colega agora conta com Medida Protetiva contra ele. Nós, do Jornal O Repórter, lamentamos o ocorrido e desejamos que nenhuma outra mulher jamais tenha que passar por situação similar à esta.

Aponte a câmera do seu celular e assista esta matéria em video aqui:

Em todas as cidades do Brasil, os melhores canais de atendimento para emergência são através do 153 (Patrulha Maria da Penha) e 180 (Central de Atendimento à Mulher). Mas é possível buscar informações e aconselhamento nos seguintes endereços e telefones:

AGUDOS DO SUL: Secretaria de Assistência e Promoção Social - Rua Carlos Machado, 70, Centro | Telefone: 3624-1033

ARAUCÁRIA: CRAM - Rua Lourenço Jasiocha, 2197 - Centro | Telefone: 99927-3897

CAMPO DO TENENTE: CRAS - Rua Evaldo Mattege, 183 | Telefones: 3628-1429 e 3627-1752

CONTENDA: CREAS - Avenida João Franco, 400 | Telefone: 984032847

CURITIBA: CRAM - Rua do Rosário, 144 - 8º andar - Centro | Telefones: 3338-1832 | 3224-6292

FAZENDA RIO GRANDE: Secretaria da Mulher - Rua Ten. Sandro Luiz Kampa, 182 - Iguaçu | Telefone: 3608-7636

MANDIRITUBA: CREAS - Rua Francisco Manoel de Oliveira Mendes, 264-352 | Telefone: 3626 2748

PIÊN: Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil - Rua Espírito Santo, 120 | Proteção EspecialTelefone: 9209-8618

PINHAIS: Centro de Referência Maria da Penha - Rua 21 de Abril, 321 - Centro | Telefones: 974013913 e 99226-0692.

PIRAQUARA: CREAS - Rua Nova Tirol, 1350 - Vila Santa Maria | Telefone: 3590-3415

QUITANDINHA: CREAS - Rua Independência, 20 - Centro | Telefone: 3623-1812

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: Delegacia da Mulher - Avenida Senador Souza Naves, nº 484, Centro - SJP | Guarda Municipal - Telefone: 0800 153 0800

TIJUCAS DO SUL: Secretaria de Assistência Social - Rua Brasília, 39 - Centro | Te lefone: 36291674

Geração de empregos em Tijucas será o foco de Amarildo

Em entrevista concedida no Programa Café com o Bala, na última quinta (29), Amarildo Carvalho falou de seus planos para Tijucas do Sul

DA REDAÇÃO

A poucos meses da corrida eleitoral, Tijucas do Sul já tem apresentado o pré-candidato a Prefeito do município, Amarildo Carvalho, que vai disputar o pleito pelo partido União Brasil. Ele concorreu às eleições em 2020, mas acabou perdendo a disputa por uma margem de 12% para o atual chefe do Executivo, José Altair Moreira (Gringo). Entre as propostas para a sua campanha, Amarildo diz que pretende gerar empregos em Tijucas do Sul.

"Eu vejo um município bem localizado e com pouca geração de empregos. Temos que mudar esse quadro de qualquer jeito. A nossa juventude quer ficar morando em Tijucas, mas se não tem emprego, eles vão acabar indo embora de Tijucas. Falo isso porque eu tenho um filho que está morando em Curitiba. Ele não conseguiu ficar em Tijucas por causa da falta de emprego", comentou o pré-candidato em entrevista no Café com o Bala.

Casado e pai de três filhos, Amarildo trabalha atualmente como assessor do Deputado Federal Geraldo Mendes (União Brasil). Ele diz que sonha com um município que atraia indústrias e turistas. E que a ideia de que indústrias não podem se instalar em Tijucas do Sul é, na verdade, um tabu.

Segundo ele, é preciso gerar incentivos para que as empresas tenham interesse no município, bem como redução na carga tributária e cessão de terreno, se necessário. "Se Tijucas não dá esse incentivo, outro município dá", complementa. E o lucro vem para todos: "Uma indústria, quando se instala no município, vai gerar renda para o município, através do imposto. Começa a fomentar economia dentro do município. E todo mundo ganha. Mercados, farmácias, postos de gasolina, todo mundo ganha", afirma. Amarildo garante que, se tivesse sido eleito em 2020, já teriam indústrias funcionando em Tijucas do Sul, como é o caso da Isoeste, empre-

sa com a qual ele ainda mantém contato e que, se estivesse em Tijucas, teria gerado 1,4 mil empregos.

PERFIL TURÍSTICO

Tijucas do Sul é conhecida por suas belezas naturais. Ainda assim, Amarildo acredita que é preciso trabalhar para que a população conheça esse perfil turístico. O primeiro passo, ele diz que é investir na segurança.

"Sempre falei que turismo gera renda, gera empregos. E Tijucas tem um grande potencial de turismo. [Mas] temos que ir até o Estado, porque uma pessoa, quando vai conhecer o município, quer segurança para a família. Temos que fomentar o acostamento na nossa PR-281. Assim teremos mais segurança", ressalta. Ele ainda diz que o próximo passo seria discutir a um projeto pra desviar o tráfego pesado do centro da cidade.

EMPRESÁRIOS LOCAIS

Além da atração de novas empresas, Amarildo destaca que é preciso valorizar o empresário local. "O nosso empresário local é um guerreiro, porque nunca teve incentivo fiscal do município. Temos que começar [o trabalho] pelo nosso comerciante local e convidar para participar das licitações", aponta.

DIVULGAÇÃO
Amarildo Carvalho participou do Programa Café com o Bala na quinta (29)

Luizão encaminha mais de R$ 10 milhões para melhorar a saúde dos curitibanos

Resultado implica diretamente na vida da população com reformas em unidades de saúde e manutenção de hospitais

DA ASSESSORIA

O compromisso com a saúde pública ganha destaque quando visa às necessidades da população, no caso de Curitiba, dentre as principais demandas estão os cuidados com as Unidades Básicas de Saúde e Hospitais. O ex-deputado federal, Luizão Goulart direcionou recursos significativos, ultrapassando a marca dos R$ 10 milhões de reais, para fortalecer o sistema de saúde em Curitiba.

O financiamento da saúde é um dos maiores desafios do Brasil e os recursos públicos aportados tem a premissa de serem assertivos, Luizão afirma: "Os desafios que Curitiba en-

Dentre os hospitais contemplados estão, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Municipal Zilda Arns, Pequeno Cotolengo (UCCI Santa Terezinha) e Hospital Santa Casa Irmandade de Misericórdia.

Essas reformas não apenas proporcionam um ambiente mais adequado para o atendimento dos cidadãos, mas também visam garantir condições de trabalho dignas para os profissionais de saúde que atuam nessas unidades.

Além de sua atuação como deputado federal, Luizão Goulart é reconhecido por sua trajetória como prefeito de Pinhais, sendo considerado o prefeito mais bem avaliado do Brasil. Luizão já anunciou sua intenção de concorrer a prefeito de Curitiba no final de 2023, sua précandidatura ganha força, respaldada por seu compromisso com o bem-estar da população e suas ações concretas em prol do desenvolvimento da cidade.

frenta na área da saúde precisam de planejamento e um olhar cuidadoso para o que as pessoas precisam. Devemos estar preparados para receber a população que necessita do serviço público de saúde, e providenciar a devida estrutura de trabalho a todos os profissionais dessa área."

Uma das principais iniciativas desse investimento foi a reforma e revitalização de diversas Unidades de Saúde da capital paranaense. As Unidades de Saúde beneficiadas incluem Bairro Alto, Atuba, Vila Leonice, Lotiguaçu, Salgado Filho, São Domingos, Solitude, Uberaba, Trindade, Trindade II, Iracema e Alvorada, além da unidade localizada em Cajuru.

Mais três ruas receberão pavimentação em concreto

Uma das alternativas utilizadas pela Prefeitura de Piên para pavimentar vias pequenas e locais de difícil acesso é a pavimentação em concreto. Este modelo tem sido aplicado desde 2021 e tem apresentado resultados positivos. Diversas ruas já foram pavimentadas como as do loteamento Gralha Azul e também na Baixada, em Trigolândia. Nesta etapa mais três ruas serão contempladas com esta pavimentação, sendo a rua Imperatriz no Avencal, Dom Pedro II em Trigolândia e a rua do Estivado na ligação entre Poço Frio dos Morei-

ras e Campo Novo. Estas três ruas totalizam cerca de 500 metros de pavimentação, e as obras já iniciaram na rua Imperatriz, no Avencal. Segundo o secretário de Planejamento, Claudemir de Andrade, estas obras irão resolver grandes problemas viários do município. "A pavimentação da rua Imperatriz irá resolver um problema grande de erosão e lá no Estivado neste ponto que será pavimentado é uma grande lage de pedra, e em épocas de chuva fica intransitável", disse o secretário. Claudemir explicou que este trecho do Estivado é bem complexo e por ser pedra não segura a manutenção. "Temos que

enviar com frequência de 4 a 6 cargas de pedra, além de equipamento e mão de obra. Com essa pavimentação não será mais necessária essa manutenção, oportunizando que o rodoviário atenda outras necessidades", frisou.

De acordo com o prefeito Maicon Grosskopf, este é mais um importante passo que o município dará para qualificar a estrutura viária. "Temos olhado tanto para a parte urbana, quanto para o nosso perímetro rural. Prova disso é que temos investimentos nas comunidades do Lageado, Campina dos Maia, Campina dos Crespins, Poço Frio, Palmitos e Gra-

mados. Além disso, estamos preparados com projetos para, ao obter novos recursos, avançar para outros bairros que também nos reivindicam investimentos", destaca o prefeito.

CAMPINA DOS CRESPINS

Outra obra de pavimentação muito importante foi concluída nesta semana, a pavimentação de 2,9 km da estrada que liga as comunidades de Ponte Alta e Campina dos Crespins. Nesta semana foi finalizada a aplicação da camada asfáltica em todo trecho, agora o próximo passo é a implantação de redutores de velocidade e sinalização.

Rua do Estivado - Poço FrioRua Dom Pedro II - BaixadaRua Imperatriz - Avencal DA ASSESSORIA

Uma história para se orgulhar

TV O Repórter, que hoje é a TV

oficial do Fazenda

Futsal na série Prata do Paranaense, alcançou 500 mil pessoas durante nas transmissões da Série Bronze em 2023.

Estreando, no dia 16 de março, na série Prata do Campeonato Paranaense, o Fazenda Futsal é o queridinho da TV O Repórter. Acompanhando a trajetória do time desde a sua fundação, a TV O Repórter é hoje o canal oficial de transmissão dos jogos do Fazenda Futsal, que cresceu rapidamente entre as demais equipes de grande desempenho.

Juntamente com o time, a TV O Repórter cresceu bastante nos últimos anos. Acompanhando cada lance, em cada campeonato, foi que a equipe de profissionais do canal se aprimorou para poder entregar a qualidade que entrega agora na série Prata.

Segundo o diretor-presidente do Jornal O Repórter, Pedro Silva (Bala), tudo começou pelo reconhecimento. O Fazenda Futsal tinha, como um de seus dirigentes, Rômulo Posnik, que acompanhava o Programa Café com o Bala e, assim, nos indicou para transmitir os jogos. Todos os times têm uma TV oficial e não seria diferente com a equipe fazendense.

Apesar de muita experiência no jornalismo, a transmissão esportiva não era o nosso forte. "Os jogos de Futsal são muito movimentados. Você tem que estar virando a câmera para acompanhar os lances. E nós lá, sem

tripé, sem condições de focar no lance. Não sabíamos o que era replay, não sabíamos nada. Somente tínhamos a nossa experiência de rádio em narrar os jogos. E com uma equipe muito boa: Charles Kriguer, Chicora Junior, Osmar Correa...", lembra Bala. E como ainda há pouca tradição de transmissão de jogos de Futsal na Grande Curitiba, os professores foram encontrados no Norte do Paraná. O diretor da TV lembra que ficou maravilhado com a recepção que encontrou por lá.

Durante a Pandemia da Covid-19, mais desafios: "Para entrar nos ginásios, toda a nossa equipe tinha que fazer o teste do vírus. Eram os joga-

dores e a gente, fazendo a transmissão. Do outro lado da tela, muita, mas muita gente acompanhando", relembra. E assim, aos poucos, TV e time cresceram juntos. O Fazenda Futsal começou tímido e agora está na Série Prata; já a TV O Repórter, tem 22 mil inscritos no canal do Youtube e totaliza mais de 100 mil visualizações em todas as transmissões realizadas no Campeonato Paranaense em 2023. Em uma conta rápida, é possível afirmar que foram cerca de 500 mil pessoas alcançadas durante as gravações dos jogos da Série Bronze. Torcedores que, claro, vibravam pelo Indião do Iguaçu. Já em 2024, somente o amistoso Desafio ZIG, realizado no último fi-

nal de semana, somou mais de 23 mil visualizações no canal O Repórter. A expectativa é de que, agora na Série Prata, o número de contas alcançadas em 2023 (500 mil), dobre ou supere o dobro de alcance.

"Nós aprendemos a amar o Fazenda Futsal, mas não só ele, também as outras equipes. Em cada cidade que a gente vai, temos vários amigos. É o caso do próximo adversário do Fazenda Futsal, o Medianeira, onde temos muitos amigos, tanto os jogadores, quanto o treinador Professor Marlon", comenta o diretor Pedro Bala.

Depois da dificuldade, o trabalho ficou mais fácil. Com equipamentos de última geração, patrocinadores e uma equipe que já acompanha os jogos há quatro anos, tudo acontece de forma mais fluida. E quem se beneficia, certamente, é o telespectador, que pode acompanhar os jogos de casa, como se estivesse viajando com a TV O Repórter.

EQUIPE TV O REPÓRTER

O time que realiza as transmissões do Fazenda Futsal é formado pelos narradores Gabriel Carriconde e Anderson Luiz e pela equipe técnica que são Pedro Bala, Priscilla Silva, Aleks Tizon, Jhessyka Patricia, Alixandra Silva, Walysson Silva e Adrian Rodrigo.

Fazenda Futsal estreia fora de casa

Time fazendense fará seu primeiro jogo na Série Prata do Campeonato Paranaense no dia 16 de março, contra o Medianeira.

O Fazenda Futsal vai estrear fora de casa na Série Prata do Campeonato Paranaense. A primeira partida, marcada para 16 de março, será contra o time Medianeira, na cidade do adversário. O jogo será transmitido pela TV O Repórter, a partir das 20h.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Fazenda Rio Grande, Dudu Santos, o time tem se preparado incansavelmente, pois a disputa será ferrenha, principalmente estando na cidade do adversário. Os treinos são realizados diariamente, inclusive de manhã e à tarde em alguns dias.

"A gente tem uma expectativa muito boa para a estreia, tendo em vista que o time tem se preparado desde o dia 1º de fevereiro, com treinos diários. Em alguns dias, em dois períodos, já se preparando para a estreia", detalha o secretário. Ele afirma que já no amistoso contra o Joinville e no Desafio ZIG de Fut-

sal, o time fazendense se mostrou bastante competitivo dentro de quadra, o que deverá ser um ponto a favor do Indião do Iguaçu, que vem já com muito reforço no time talentoso - tanto jogadores quanto equipe técnica. "Sabemos que vamos enfrentar uma grande equipe, uma das favoritas ao acesso na Série Prata. Porém, estamos preparados pra essa estreia",

garante Dudu. Ele comenta ainda que o fato de estar fora de casa pode ser um fator negativo para o Fazenda Futsal: "Dificulta um pouco para a equipe visitante, tendo em vista que é o primeiro jogo depois do acesso. E enfrentamos uma equipe experiente, que já disputou a Série Ouro e que vai estar jogando dentro de seus domínios".

PRIMEIRA RODADA DA SÉRIE PRATA 2024 Sábado, 16 de março

Ginásio Vila Rica, Santa Helena - 20h00 Santa Helena Futsal / Uniguaçu X ACAU Bahniuk Futsal

Ginásio Lagoão, Apucarana - 19h30 Apucarana Futsal X Loss ABF Beltrão

Ginásio Antônio Lacerda Braga, Medianeira - 20h00

Medianeira Faculdade Uniguaçu X Fazenda Futsal

Ginásio Tancredo Neves, Cianorte - 20h00

Cianorte Futsal X AFI Itaipulândia / Uniguaçu

Ginásio Albertina Salmon, Paranaguá - 20h APAF / Rio Branco / Paranaguá X Manoel Ribas Futsal - AEMR

Ginásio 25 de julho, Missal - 20h20 Missal Futsal X Paraná Clube Futsal / Vale Fértil

Ginásio Ney Braga, São José dos Pinhais - 18h00 São Joseense / SEMEL X Terra Boa Futsal

Ginásio Monsenhor Engelberto, Palmas - 20h15 Palmas Futsal X Guaíra Futsal

DA REDAÇÃO
Fazenda Futsal apresentando a equipe oficial no Estádio Gurizão
DIVULGAÇÃO
Equipe TV O Repórter e a arbitragem
DIVULGAÇÃO

Mandirituba promove Prefeitura mais perto de você

DA ASSESSORIA

O programa "Prefeitura Mais Perto de Você" continua a percorrer as comunidades de Mandirituba com o compromisso de levar serviços essenciais diretamente à população. No último dia 21 de fevereiro, a iniciativa alcançou a Comunidade da Lagoinha, proporcionando um total de 180 atendimentos e disponibilizando 46 serviços variados.

O principal propósito do pro-

grama é tornar os serviços e programas da prefeitura mais acessíveis e eficientes, atendendo às necessidades da população de maneira direta e eficaz. Essa abordagem não apenas simplifica o acesso aos serviços, mas também fortalece os laços entre a administração municipal e seus munícipes.

O prefeito Luis Antonio Biscaia expressou sua satisfação com a iniciativa, destacando a importância de levar os serviços públicos diretamente às comunidades. "O pro-

grama 'Prefeitura Mais Perto de Você' é uma demonstração do nosso compromisso em atender as demandas da população de forma acessível. Estamos aqui para ouvir, entender e agir em prol do bem-estar de todos os cidadãos", afirmou o prefeito.

Durante a ação na Comunidade da Lagoinha, diversos serviços foram oferecidos, abrangendo áreas como saúde, educação, assistência social, e outros setores fundamentais. A presença de representantes

de diferentes secretarias e órgãos municipais possibilitou um atendimento abrangente, buscando resolver as demandas e esclarecer dúvidas dos moradores.

Além dos serviços práticos, o evento proporcionou um espaço para o diálogo direto entre a comunidade e a administração pública. Os munícipes puderam expressar suas necessidades, apresentar sugestões e discutir questões relevantes para o desenvolvimento local.

No último dia 21, a iniciativa alcançou a Comunidade da LagoinhaForam 180 atendimentos e 46 serviços disponibilizados

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal O Repórter - Edição 645 by jornal oreporter - Issuu