Jornal O Repórter - Edição 689

Page 1


TURISMO IMPULSIONADO

Piên fortalece o turismo local com a criação do Conselho Municipal, promovendo iniciativas para atrair visitantes e estimular o desenvolvimento econômico da região. Novos projetos incluem parque linear e mirante na pedreira.

PÁGINA 4

SEGURANÇA REFORÇADA

Após longa espera, 33 novos Guardas Municipais são oficialmente convocados e devem reforçar a segurança de Fazenda Rio Grande a partir de março. Investimentos na corporação incluem novos equipamentos e viaturas.

PÁGINA 12

MOSTARDA NO COMANDO

Por aclamação, a nova diretoria da AMSULEP foi eleita, com o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, assumindo a presidência para o biênio 2025/2026. A união dos municípios fortalece a região em busca de desenvolvimento e soluções conjuntas.

PÁGINA 13

PREFEITOS UNEM FORÇAS PARA CRIAR GUARDA MUNICIPAL

Lideranças da região se reúnem em Agudos do Sul para da região se reúnem Agudos do Sul para Lideranças da região se reúnem em Agudos do Sul para da região se reúnem Agudos do Sul para reúnem discutir a implantação de uma Guarda Municipal conjunta. discutir a implantação de uma Guarda Municipal conjunta. discutir a implantação de uma Guarda Municipal conjunta. discutir a implantação de uma Guarda Municipal conjunta. de Guarda Municipal Obje Obje Obje Obje Objetiv tiv tiv tiv tivo é f o é o é f o é for or or or ort t t al al al al alec ec ec ec ecer a seg er a seg er a seg er a seg er segur ur ur urança e r ança e r ança e r ança e r redu edu edu edu eduzir a criminalidade zir a criminalidade zir a criminalidade zir a criminalidade através da cooperação entre municípios. através da cooperação entre municípios. da cooperação entre municípios. PÁGINA 9

CAMPO MAGRO

PREFEITURA DE CAMPO MAGRO RECEBE

EQUIPE DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

O enc enc O enc enc encontr ontr ontr ontr ontro alinhou al o alinhou al o alinhou al alinhou al alg g g uns obje uns obje uns obje uns obje objetiv tiv tiv tiv tivo o o s em r s em r s reativ eativ eativ eativar as atividade ar atividade ar as atividade ar atividade atividades s s do Ob do Ob do Ob do Ob Obser ser ser ser serv v v vat at at at atório A ório A ório A ório A As s s s tr tr tr tr tronômic onômic onômic onômic onômico Pr o Pr o Pr o Pr Pro o o o o f f f f f e e e e e s s s s sor L sor sor L sor Leone eone eone eone eonel Mor l Mor l Mor Mor Moro o o o

A Prefeitura de Campo Magro recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a equipe que coordena o planetário do Colégio Estadual do Paraná. O encontro alinhou alguns objetivos em reativar as atividades do Observatório Astronômico Professor Leonel Moro, localizado no bairro Juriqui em Campo Magro.

A parceria aconteceria por meio de uma cooperação entre o Município e o Colégio Estadual do Paraná (CEP). Estiveram presentes na reunião o prefeito Bozinha; a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Alecsandra Jarek Boza; o secretário municipal de Turismo, Wagner Goulart; Simone Martinez Camargo, diretora da Educação; a diretora do CEP, Laureci Schimitz; o coordenador do planetário do CEP, Amaui José da Luz Pereira; e a professora do ensino de Física, Juliana Loch.

A partir dessa cooperação, a Prefeitura de Campo Magro cederia o espaço onde abriga o observatório. E, em contrapartida, o local faria um atendimento educacional a toda rede municipal e estadual em Campo Magro. "Aos alunos que queiram e têm interesse pelo espaço, o observatório possui um espaço para telescópios e realizar observações do sol durante o dia. E é uma tradição, já desde a fundação do municí-

pio, realizar esses atendimentos para os alunos", destaca o coordenador Amauri Pereira. Ele lembrou também a limpeza e a roçada realizada pela nova gestão, no entorno do observatório. Trabalho este segue sendo realizado em toda a Campo Magro.

NOVIDADE PARA A FUTURA COOPERAÇÃO

Outra novidade destacada e que está sendo desenhada, após a cooperação ser efetivada, a instalação de uma antena de 25 metros com um radar que possuirá uma cúpula de 6 metros de diâmetro e radar banda C. E, a partir dessa antena, deve ajudar toda a

região metropolitana de Curitiba na prevenção de catástrofes. "É um radar de prevenção de catástrofes que pode operar nas condições mais severas, tanto que é previsto para esse radar um fornecimento de energia via gerador próprio. E assim para que ele possa, quando o tempo estiver mais impiedoso possível, fornecendo dados científicos e meteorológicos. Assim, ajudaria as equipes de Defesa Civil na prevenção dessas catástrofes num raio de 150 quilômetros a partir do observatório", releva.

A gestão deve analisar a parceria e também a possibilidade de um planetário em Campo Magro.

COMPROMISSO COM OS EDUCADORES

CNPJ: 36.445.706\0001-04

O Repórter Gráfica e Editora

Travessa Manacá, 85

Fazenda Rio Grande / PR jornalor@gmail.com www.oreporterpr.com.br

Prefeitura de Campo Magro promove solenidade Campo solenidade ao ao ao ao aos apr s apr s apr s apr s apro o o o v v v

Prefeitura de Campo Magro promove solenidade

Prefeitura de Campo Magro promove solenidade

Prefeitura de Campo Magro promove solenidade

Púb so Púb so Púb so Púb Públic lic lic lic lico de pr o de pr o de

Na manhã desta terça-feira, dia 25 de fevereiro a Prefeitura de Campo Magro, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu a 1ª solenidade de posse em cargo de professores no Município. Vale destacar que é a primeira vez que Campo Magro promove uma solenidade de posse de novos servidores públicos municipais. Na ocasião, foram empossados 18 novos professores da rede de ensino municipal.

Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alecsandra Jarek Boza; secretário municipal de Gestão Pessoal, Álvaro Bueno de Lara; André Ribas e Silvane Drula, servidores que fazem parte da equipe de Gestão Pessoal. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Campo Magro, Rones Ribas Machado; e os vereadores Josmar Rosa, Márcio Bueno, Marcelo Mayer, Joselaine Menegusso; e demais assessores dos vereadores de Campo Magro.

DIRETOR DE JORNALISMO Pedro E. Silva

COLABORADORES

Aleks Tizon

Jamile de Carvalho

João Lang

Lohana Lisboa

Márcio Camargo

Priscila Silva Wallysson Silva DEPARTAMENTO

Jornal Filiado à

PIÊN FORTALECE TURISMO COM CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL

O obje O obje O obje O obje objetiv tiv tiv tivo é pr o o é pr o promo omo omo omo omov v v v v er e inc e inc er e inc e inc incentiv entiv entiv entiv entivar o t ar o t ar o t ar o t o turismo l urismo l urismo l urismo l loc oc oc oc ocal p al p al p al p por meio de div or meio de div or meio de div or meio de div diver er er er ersas iniciativ sas iniciativ sas iniciativ sas iniciativ iniciativas as as as

Discutir ideias e práticas para impulsionar o turismo na região é um dos objetivos da administração municipal. Para auxiliar nessa tarefa, na noite desta quinta-feira, dia 21, Piên nomeou os membros do Conselho Municipal de Turismo, um órgão misto formado por integrantes da administração municipal e da sociedade civil. O objetivo é auxiliar na formulação de uma política de turismo para a cidade, além de promover e incentivar o turismo local por meio de diversas iniciativas.

Piên é um município rico em belezas naturais e possui diversos atrativos turísticos. A cultura local, a forte tradição religiosa, a geografia privilegiada e as condições climáticas favoráveis são aspectos que podem ser explorados nessa nova fase. "Nossa cidade tem muitas belezas, e isso podemos constatar caminhando pelo nosso interior", destacou a secretária de Cultura, Adriana Bueno. Desde 2021, a Prefeitura tem trabalhado para criar um ambiente favorável ao crescimento do turismo. Ações como a Feira da Lua, o Parque dos Dinossauros e o Natal Luz já demonstram resultados positivos, atraindo visitantes de di-

versas cidades, que se encantam com Piên. Durante o evento, o prefeito Maicon Grosskopf falou sobre as iniciativas que estão sendo preparadas para fortalecer o turismo e transformar o setor em um gerador de renda para a população. "Vamos investir fortemente no turismo. Nos próximos dias, será aberta a licitação para a cobertura da Praça da Paz. Além disso, finalizamos a aquisição de um terreno e, por meio do Governo do Estado, vamos investir cerca de R$ 5 milhões na construção de um parque linear próximo ao portal, na entrada da cidade", anunciou o prefeito. O projeto da obra já está pronto e os recursos garantidos pelo Governo do Estado. O parque linear, que ocupará uma área de 32 mil metros quadrados, contará com mirante, trilha suspensa, fontes e diversos espaços de convivência.

Outra importante iniciativa anunciada pelo prefeito é a criação de um mirante no alto da pedreira. Segundo Grosskopf, a estrutura terá três andares, incluindo espaço para banheiros, lojas e restaurantes. No topo, será erguida uma estátua da padroeira do município, Nossa Senhora das Graças, com mais de 21 metros de altura, equivalente a um prédio de aproximadamente sete andares. O projeto está em fase de

finalização e, em breve, será licitado para o início das obras. Essas ações do poder público visam impulsionar o turismo na cidade, mas seu sucesso depende também do engajamento de investidores e da população local. "O poder público está fazendo a sua parte, mas precisamos do apoio de toda a sociedade para construir um turismo forte e sustentável", ressaltou Maicon. Ele também lembrou que o turismo é uma importante ferramenta de geração de empregos no país. "Cerca de 30% da renda da prestação de serviços vem do turismo. Queremos ampliar esse setor, fomentar e capacitar nossa população para que encontre no turismo uma fonte de renda e melhoria na qualidade de vida", finalizou, agradecendo a presença e participação de todos.

Os representantes do Conselho de Turismo de Piên são: Alexandra Laurindo e Estefany Moreira, representando a Secretaria de Cultura; Jéssica Liebel, pelo Desenvolvimento Econômico; e Lidair O. Zappe, pela Agricultura. Pela sociedade civil, os membros escolhidos são Handrey Schereiner, Rosimeri Bineck e Marcos Radins. A partir de agora, o Conselho se reunirá para eleger sua diretoria e dar início aos trabalhos.

PREFEITURA DE PIÊN INVESTE NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

iniciativa

suporte aos produtores rurais por meio do empréstimo de implementos suporte produtores rurais por meio do empréstimo de implementos suporte por de

A Prefeitura de Piên, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, adquiriu um debulhador de cereais, que será disponibilizado gratuitamente para empréstimo aos agricultores. O equipamento faz parte do Programa Patrulha Agrícola, iniciativa que oferece suporte aos produtores rurais por meio do empréstimo de implementos e ou a utilização de serviço de trator com operador. Os agricultores que não possuem trator próprio podem solicitar o serviço com uma pequena taxa subsidiada, enquanto aqueles que já têm trator podem utilizar gratuitamente equipamentos como aradora, calcareadeira, ensiladeira, niveladora, plantadeira e roçadeira, além do novo debulhador. Para acessar os benefícios, é necessário realizar cadastro na Secretaria de Agricultura e atender a critérios como Cad Pro ativo, regularidade fiscal e propriedade dentro do município. Os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua Reinaldo de Oliveira Mendes, nº 486, Centro, para agendamento e mais informações.

DA ASSESSORIA
DIVULGAÇÃO

MACACO-PREGO É RESGATADO APÓS 31 ANOS PRESO EM GAIOLA

AGÊNCIA

O animal foi encontrado em uma gaiola em Colombo.

O animal foi encontrado em uma gaiola Colombo.

O animal foi encontrado em uma gaiola em Colombo.

O animal foi encontrado em uma gaiola Colombo.

O animal foi

Segundo o delegado Guilherme Dias, ele vivia assim desde 1994 o Guilherme Dias, ele assim desde

Segundo o delegado Guilherme Dias, ele vivia assim desde 1994 o Guilherme Dias, ele assim desde o ele desde

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou, nesta quarta-feira (26), um macaco-prego que viveu 31 anos preso em uma gaiola em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o delegado Guilherme Dias, o animal está vivendo nestas condições desde 1994, sendo vítima do tráfico de animais.

"A tutora foi responsabilizada por maus-tratos e tráfico de animais, e agora a Chita, a macacoprego resgatada, será encaminhada para um santuário que ainda está sendo escolhido pela Polícia Civil", explica.

Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR.

Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésti-

cos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima do Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da PCPR e, em Curitiba, diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, pelo número (41) 3251-6200.

NOVO ENDEREÇO PARA O LAZER EM AGUDOS DO SUL

P P ar ar ar ar arque Municip que Municip que Municip Municip Municipal V al V al al Ver er er er ereador

DA ASSESSORIA

eador

A

A eador A eador A

eador Al ll l cídio Gome cídio cídio Gome cídio cídio

Um novo espaço de lazer e esporte foi inaugurado neste último sábado (22) O Parque Municipal Vereador Alcídio Carvalho Gomes. Localizado ao lado do trevo da cidade, o parque foi oficialmente entregue à população em uma cerimônia que reuniu autoridades, moradores e familiares do homenageado.

O espaço conta com uma infraestrutura moderna que inclui quadra de futsal, quadra de vôlei de areia, parque infantil, bancos, lagos, calçadas, letreiro com o nome da cidade e iluminação adequada para proporcionar conforto e segurança aos frequentadores. Além disso, o local foi projetado para conter grande volume de água e minimizar riscos de enchentes em épocas de chuvas intensas.

A obra, que representa um investimento de aproximadamente R$ 800 mil, foi viabilizada com recursos do deputado federal Luciano Ducci e verba municipal. O prefeito Genésio Ferreira destacou ainda o apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, na obtenção do terreno para a construção do parque. "O Alcídio sempre ajudou nossa cidade, principalmente na área social e da saúde. Nada mais justo que essa homenagem a

ele", declarou o prefeito. A cerimônia contou com discursos de diversas autoridades e com a participação da filha do homenageado, Eliane Gomes Panfil, que ressaltou a dedicação do pai à comunidade. "Ele sempre colocou o bem-estar dos outros acima do seu

próprio", emocionou-se. A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Mayara Nogueira Zoellner, destacou a simbologia das nove árvores plantadas no parque, representando os nove mandatos de Alcídio Gomes na Câmara Municipal.

O engenheiro Cleiton Luiz lembrou que o local, antes abandonado, hoje valoriza a cidade e melhora a qualidade de vida dos moradores. Já o ex-prefeito e atual procurador do município, Jesse Zoellner, ressaltou que a ideia do parque já existia há anos, mas só agora saiu do papel. Segundo ele, está prevista a construção de novos espaços dentro do parque, como cancha de bocha, banheiros, quiosque e um memorial dedicado aos fundadores de Agudos do Sul.

Após a inauguração, a população participou de um torneio de vôlei de areia, seguido pelo campeonato municipal "Verão 2025", que contou com a presença de atletas da região. Os vencedores do torneio de vôlei foram Vitor e Vitória, da cidade vizinha de Quitandinha. O evento teve a bênção do padre Fabiano de Lima e reuniu secretários e vereadores, que parabenizaram a gestão municipal pelo novo espaço.

O prefeito Genézio Ferreira finalizou o evento fazendo um apelo à população para que preserve o parque. "Esse é um patrimônio de todos nós. Os maiores fiscais são os moradores", enfatizou.

DIVULGAÇÃO

PLANOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

DA ASSESSORIA

Agudos do Sul discute Criação da Guarda Municipal com Prefeitos da Região

Agudos do Criação da

Agudos do Sul discute Criação da Guarda Municipal Prefeitos da Região

O prefeito de Agudos do Sul, Genézio Ferreira, recebeu em seu gabinete prefeitos da região e vereadores do município para uma reunião de grande relevância para a segurança pública. O encontro teve como principal objetivo discutir a viabilidade técnica para a implementação de uma Guarda Municipal na cidade, em parceria com os demais municípios da região. A reunião contou com a presença dos prefeitos Maicon Grosskopf (Piên), Gringo (Tijucas do Sul), Felipe Machado (Mandirituba) e Professor Alessandro (Rio Negro), além dos vereadores de Agudos do Sul, que demonstraram interesse e apoio à proposta. Durante o encontro, o prefeito Genézio Ferreira ressaltou a importância da colaboração entre os municípios para fortalecer a segurança da população. "Vamos conversar com nossos gestores da região e construir uma grande parceria. A segurança da nossa população é prioridade!", destacou o prefeito. A iniciativa visa proporcionar uma maior presença de agentes de segurança nas ruas, garantindo mais proteção para os cidadãos e contribuindo para a redução da criminalidade. A parceria entre os municípios pode viabilizar uma estrutura conjunta, otimizando recursos e ampliando a atuação da futura Guarda Municipal. Nos próximos dias, novos encontros serão realizados para aprofundar os estudos técnicos e jurídicos sobre a implantação do projeto. A expectativa é que a colaboração entre os gestores possibilite avanços significativos na segurança pública da região.

ALUNOS DO COLÉGIO RUI BARBOSA RECEBEM

TREINAMENTOS DO ASAS RESGATE EM AGUDOS

A atividade t A atividade t te e e e v v v v e c e c e c e c como obje omo obje omo objetiv tiv tiv tivo c o c o c c cap ap ap ap apacit acit acit acitar o ar ar o ar ar os e s e s e s e es s s s t t t t udant udant udante e e e s p s s p s s par ar ar ar ara agir de f a agir de f a forma c orma orma c orma corr orr orr orr orre e e e e t t t t a em sit a sit situaçõe uaçõe uaçõe uaçõe uações de inc s inc s incêndio êndio êndio êndio

Os alunos dos períodos vespertino e matutino do Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa tiveram a oportunidade de participar de um importante treinamento ministrado pela equipe do ASAS Resgate, liderada pelo treinador Nirto Guisi.

O treinamento abordou técnicas essenciais, como o manuseio correto de extintores, identificação de rotas de fuga e a importância da evacuação organizada em situações emergenciais. Para tornar o aprendizado mais dinâmico, os alunos participaram de uma simulação realística de evacuação do prédio escolar, sendo cronometrados pela equipe do ASAS Resgate para avaliar a eficácia do tempo de resposta. A diretora do Colégio Rui Barbosa, Dorcilia Nossol, ressaltou que ações como essa são fundamentais para garantir um ambiente escolar mais seguro, promovendo o bem-estar dos estudantes e incentivando a responsabilidade coletiva diante de situações de emergência.

BLITZ EDUCATIVA ORIENTA FAZENDENSES SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Dur Dur Dur Dur Durant ant ant ante a ação e a ação e e a ação, f , f , f f for or or or oram entr am entr am entr am entr am entreg eg eg eg egue ue ue ue ues pr s pr s pr s pr pre e e e ser ser ser ser serv v v v vativ ativ ativ ativ ativo o o o s e mat s e mat s e mat s e mat materiais que inf eriais que inf eriais que inf eriais que inf eriais que informam sobr ormam sobr ormam sobr ormam sobr sobre e e e o "Não é Não o "Não é Não o "Não é Não o "Não é Não o "Não Não" " " ", mo , mo , moviment viment viment vimento p o p o pe e ell ll l o não as o não as o assédio dur sédio dur sédio dur sédio dur durant ant ant ante as f e e fe e e s s s tividade tividade tividades de C s de C s Carnav arnav arnav arnaval al al al

Com a proximidade com o período de carnaval, a Secretaria da Mulher de Fazenda Rio Grande, com o apoio da Guarda Municipal, Faztrans e Saúde da Mulher do Município, estão executando blitz educativas para alertar toda a população sobre os cuidados com os sinais da violência contra a mulher.

A ação teve a primeira blitz nesta sexta-feira, 20, das 9h às 10h30, em frente ao prédio da Prefeitura. No local, foram feitas abordagens e

orientações para cerca de 350 veículos que passaram pelo local. A segunda Blitz aconteceu nesta quinta-feira, 26, e também contou com a abordagem e orientação para centenas de veículos. Durante a abordagem, além das orientações das voluntárias, também foi entregue um Violentômetro. Um encarte que didaticamente demonstra os níveis de violência e qual a ação deve ser tomada por quem sofre a violência.

Confira o Violetômetro e fique atento aos sinais de violência, pois garantir a segurança das mulheres é um dever de todos.

DIVULGAÇÃO

REQUERIMENTO PROCURA SOLUCIONAR FALTA

DE VAGAS EM COLÉGIOS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO

O v O O v O O ver er er er ereador Pr eador Pr eador Pr eador Pr eador Pro o o o f f f f f. F . F . F . F . Fabiano F abiano F abiano F abiano F Fubá criou um r ubá criou um r ubá criou um r ubá criou um r requeriment equeriment equeriment equeriment equerimento env o env o env env envo o o o oll l v vendo a f endo a f endo a f endo a f fal al al al alt t t t a de v a de v vag ag ag ag agas as as as em colégios estaduais no município, e quais as soluções a SEED teria para esse problema em colégios estaduais no município, quais as soluções a SEED teria para esse em colégios estaduais no município, e quais as soluções a SEED teria para esse problema em colégios estaduais no município, quais as soluções a SEED teria para esse estaduais município, SEED teria

JAMILE DE CARVALHO

Entre as indicações e requerimentos que foram lavados até a 4ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, tivemos do vereador Prof. Fabiano Fubá, que resolveu dessa vez focar na educação, mais especificamente, na falta de vagas nos colégios estaduais de Fazenda Rio Grande.

Esse problema preocupa não apenas os alunos, que têm sua vida estudantil prejudicada e atrasada, mas também pais e professores, que veem os jovens sem acesso ao

ensino. É fundamental lembrar que a educação é um direito básico e essencial para todos.

"O vereador Prof. Fabiano Fubá que este subscreve, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo para que junto à SEED busque informações sobre a falta de vagas nos colégios estaduais para o ano letivo de 2025. Nesse sentido, solicitamos informações e esclarecimentos sobre as estratégias e medidas que a SEED pretende adotar para solucionar esse problema.". Essa é a descrição do requerimento do vereador. Em sua continua-

ção, foram colocados alguns questionamentos, como sobre o número total de alunos que ficaram sem vagas nos colégios estaduais neste ano de 2025, e se a SEED tem um plano emergencial para colocar os alunos que não conseguiram matrícula.

Conversamos ao fim da sessão com o vereador para saber mais sobre esse requerimento. Fubá, falou sobre o crescimento de Fazenda Rio Grande, que chegou a não ser acompanhando de perto pelo estado, e a falta de vagas nos colégios estaduais deixa uma imagem ruim para o município.

Caso queira acompanhar a entrevista completa, confira ela em nosso perfil do Instagram @oreporterpr.

VEREADORA TRAZ REQUERIMENTO COM OLHAR HUMANIZADO

Requerimento solicita informações e mudanças com o tratamento de mães de bebês natimortos

Requerimento solicita informações e mudanças com o tratamento de mães de bebês natimortos

Requerimento informações e mudanças o de mães de bebês natimortos

Requerimento informações mudanças de

Requerimento informações e mudanças o de mães de bebês natimortos

A vereadora de Fazenda Rio Grande, Marilda Garcia (PSD), esteve presente na 4º Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, e trouxe um requerimento envolvendo o respeito, saúde e bem-estar para mães que veem a perder seus bebês ainda durante o período gestacional, ou acabam dando à luz a um natimorto.

Em seu requerimento a vereadora propôs:

"A Vereadora Marilda Garcia, que este subscreve, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executi-

vo, solicitando à Secretaria de Saúde, informações detalhas sobre os natimortos, conforme disposto na Lei 21.403/2023.

Existe na maternidade, áreas específicas para a internação de parturientes de bebês natimortos ou que sofreram aborto espontâneo? Solicita-se, portanto, que sejam fornecidos esclarecimentos sobre como está sendo realizado o processo de internamento dessas pacientes, após a confirmação da perda gestacional."

Em uma entrevista a equipe do O Repórter após a sessão, Marilda contou quais as intenções com esse requerimento, que recebeu aprovação unanimem na votação.

"Elas (as mães) nesse caso, na hora da sua perda, elas tinham que ter um quarto reservado só para elas, para que pudessem viver o luto delas sem conviver com outras mães que tiveram seus filhos".

Com um olhar acolhedor e humanizado para as mães que passam por esse momento tão difícil, que para muitas resulta em um trauma levado para a vida inteira, Marilda Garcia também defende o apoio psicológico para as mães, assim como o acompanhamento da assistência social, ambos de maneira continua garantindo o apoio necessário e busca de bem estar, com quem vive esse momento.

Caso queira acompanhar a entrevista completa, confira ela em nosso perfil do Instagram @oreporterpr.

JAMILE DE CARVALHO

AUTORIZADA À CONTRATAÇÃO DE 33 NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS

A A A A p p ó ó ó ó s l s l long ong ong onga e a e es s s p p er er era, apr a, apr a, apro o v v vado ado ado ados no c s no c s concur oncur oncurso finalment so finalment so so finalmente são c e são c e conv onv onv onvoc oc oc ocado ado ado ados s s s

DA ASSESSORIA

Foi autorizada a contratação dos 33 novos Guardas Municipais que foram chamados no último concurso e já concluíram o curso de capacitação. O documento foi assinado pela gestão na manhã desta quinta-feira, 27.

Os novos GMs agora têm até o dia 10 de março para reunir e apresentar toda a documentação necessária para a tomada de posse nos cargos. De acordo com a administração, com os documentos em ordem e exames admissionais concluídos, todos deverão estar complementando as forças de segurança do município ainda no mês de março.

Essa contratação atende a uma reivindicação antiga dos aprovados no concurso, que há muito tempo cobravam a efetivação de suas nomeações. Além disso, ela faz parte dos expressivos investimentos na corporação, que neste ano recebeu novos equipamentos, uniformes e armamentos, além das 9 novas viaturas entregues no final do ano passado, equipadas com moderno sistema de comunicação.

O incremento da gloriosa Guarda Municipal de

Fazenda Rio Grande traz uma maior sensação de segurança aos fazendenses e só foi possível graças ao

equilíbrio fiscal, administrativo e financeiro que o município apresenta.

DIVULGAÇÃO

MOSTARDA PARTICIPA DE ENCONTRO PARA TRATAR SOBRE ÁGUA E ESGOTO

O evento, realizado em formato híbrido (presencial e on-line), reuniu mais de 300 prefeitos

O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, participou nesta última segunda-feira (24), da 9ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário. O evento aconteceu no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, em Curitiba. Com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, a secre-

tária de Estado das Cidades (SECID), Camila Mileke Scucato, coordenou o encontro, onde afirmou que as microrregiões representam um novo modelo de gestão nos serviços de distribuição de água e de captação e tratamento de esgotos.

"O trabalho, em união de todos os municípios, será fundamental para que se cumpram as metas, e até adiantá-las, em relação à universalização dos ser-

e mais 300

O realizado em formato híbrido e reuniu mais de 300 prefeitos

O evento, realizado em formato híbrido (presencial e on-line), reuniu mais de 300 prefeitos

O realizado em formato híbrido e reuniu mais de 300 prefeitos

viços", enfatizou. Durante o encontro, o prefeito Mostarda também aproveitou a oportunidade para tratar com a secretária de Estado, sobre as demandas que estão de Contenda na SECID. Durante o encontro foram apresentados o cronograma de realizações e o calendário anual de atividades, de acordo com exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, foram apresentados os presidentes eleitos

para o Conselho Participativo de cada microrregião.

Os prefeitos receberam como missão a indicação dos novos integrantes dos Comitês Técnicos Microrregionais, cujos mandatos coincidem com os mandatos dos prefeitos.

O objetivo desse sistema é alcançar a meta de 90% de atendimento estipulada pelo novo marco legal do saneamento, até 2033.

DECIDIDA NOVA MESA DIRETIVA DA AMSULEP

P P P P or ac or ac aclamação lamação lamação lamação lamação, f , foi e oi oi el ll l l eit eit eita na úl a na a na úl a na a última se tima se tima sext xt xt xt xtaaaa-f f f f eir eira (21), a no a (21), a (21), a no a (21), a nov v v v va dir a dir a dir a dir a dire e t t t t t oria da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, a AMSULEP da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, a AMSULEP da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, a AMSULEP da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, a AMSULEP da Paraná,

A eleição aconteceu na cidade de Contenda, onde o prefeito anfitrião Antônio Adamir Digner, o Mostarda, foi eleito presidente do órgão.

Prefeitos das 10 cidades que compõe à associação estavam presentes no evento realizado no Rancho Pavlik. Além de Mostarda, a nova diretoria é formada pelo prefeito de Quitandinha, José Ribeiro de Moura, o Zé Quirera, eleito vice-presidente, o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, tesoureiro, o prefeito de Piên, Maicon Grosskopf, secretário e, por fim, o prefeito de Tijucas do Sul, Altair Gringo, como fiscal. Eles ocupam o cargo durante o Biênio 2025/2026.

A reunião da AMSULEP contou, ainda, com a presença o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, a AMEP, Gilson Santos, do diretor comercial da Sanepar, Bihl Zenetti, da deputada estadual, Márcia Huçu-

lak, além do vice presidente da Associação dos Municípios do Paraná, a AMP, o ex-prefeito do município de Inácio Martins, Júnior Benato.

Durante o encontro, por aclamação, também foi aprovado ingresso da cidade de Araucária na Associação dos

Municípios da Região Suleste do Paraná. O prefeito araucariano Gustavo Botogoski esteve no local acompanhando a reunião. Entre os objetivos da AMSULEP estão o fortalecimento e desenvolvimento político regional, a busca por soluções regionais para pro-

blemas comuns, a cooperação mútua, a defesa das bandeiras municipalistas, entre outros temas. Além de Contenda, integram a associação as cidades de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul e, agora, Araucária.

AUTORIDADES

Também estavam presentes os prefeitos de Agudos do Sul, Genézio Gonçalves da Luz, de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, da Lapa, Diego Ribas, de Mandirituba, Felipe Machado e o prefeito de Rio Negro, Alessandro Von Linsingen. Representando o Legislativo de Contenda, acompanharam a reunião os vereadores Alexsandro Miguel Tulik, o Goiaba, Agostinho Wojcik, Ana Tereza Piel, Mário Augusto Bubniak e Vanessa da Silveira, além do vice-prefeito de Contenda, Ary Alberti Neto, dos secretários municipais e demais convidados.

DIVULGAÇÃO

EM BUSCA DE PAZ, RESPEITO E IGUALDADE

Empresa de Colombo é a primeira do Brasil a ser certificada no combate à violência contra mulheres

Empresa de Colombo é a primeira do Brasil a ser certificada no combate à contra mulheres

Empresa Brasil a mulheres DA

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE), entregou nesta segunda-feira a primeira certificação para uma empresa por Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. O reconhecimento foi para a Versátil Andaimes e Escoramentosempresa fornecedora de equipamentos para a construção civil. A cerimônia ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) na sede da empresa, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

As duas ações de destaque foram a criação de um comitê feminino para abordar possíveis vítimas e tratar de casos suspeitos; e a criação de uma política interna, com Protocolo de Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência.

O documento interno apresenta procedimentos a serem adotados em caso de ocorrência de alguma espécie de violência, no ambiente de trabalho ou na vida familiar.

Estão listados, por exemplo, sinais e sintomas de natureza física e mental de que as mulheres podem estar sendo vítimas de violência, mas podem estar com medo de denunciar. Entre os indicativos estão contusões nos braços, lábios machucados, marcas vermelhas

ou roxas no pescoço, etc. A ideia é que a partir da identificação de um conjunto desses sinais, a mulher possa ser encorajada a buscar ajuda e suporte.

"A certificação não me trará nenhum contrato a mais, mas é reflexo do que acredito: fazemos negócios com olhar para as dificuldades ao nosso redor. Foi por isso que criei há 12 anos o Instituto Beija-Flor, para apoiar a comunidade onde estamos inseridos. Este ano vamos qualificar profissionalmente as mulheres para inserção no mercado de trabalho e consequentemente reduzir a dependência financeira, quando for o caso. Cada empresário e empresária, independentemente do

tamanho da empresa, pode fazer um pouco para combatermos essa chaga que é a violência contra as mulheres. É uma demonstração de cuidado com colaboradores e sociedade, isso impacta nos negócios e em seus resultados", disse a fundadora da Versátil, Neide Sosvianin.

A empresa tem 240 funcionários, sendo 190 homens e 50 mulheres. O espaço de trabalho é um ambiente poderoso de convivência, no qual podem estar, ao mesmo tempo, um agressor e uma vítima. Este é um argumento que mobilizou a Versátil para conseguir a certificação.

Neide Sosvianin falou que a intenção é sensibilizar os colaboradores, homens e mulheres, sobre o tema e inspirar mais empresas a ter iniciativas de combate à violência. O Estado do Paraná teve 20.592 casos de violações de direitos de mulheres em 2024. Destas, 3.103 foram efetivadas como denúncias. As informações são do 'Painel de Dados' do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania referentes aos atendimentos do 'Disque 100'. Em Curitiba, foram 5.054 violações com 957 denúncias e, em Colombo, 579 violações com 112 denúncias. A Versátil criou programas de conscientização para os colaboradores com palestras

SÚMULA DE CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO FLORESTAL

SV CAPITAL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Autorização Florestal - AF, com validade de 13/02/2027, para condomínio residencial horizontal Reserva do Lago na rua José Custódio dos Santos, s/n., município de Fazenda Rio Grande/PR.

sobre a prevenção e combate à violência, políticas internas de equidade e inclusão para valorizar as mulheres e evitar discriminação de qualquer forma e estabeleceu parcerias estratégicas com organizações especializadas na defesa dos direitos das mulheres.

DIFUSÃO DE BOAS PRÁTICAS

Mario William Esper, presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, destacou que a primeira certificação foi conquistada por uma empresa paranaense, que deve servir de exemplo para outras por todo o país. "Só tenho que me sentir honrado de estar aqui hoje dividindo essa alegria, essa honra de poder entregar o primeiro certificado do Brasil de boas práticas de combate à violência contra a mulher", disse.

Leandre Dal Ponte, Secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, destacou a importância de ter empresas engajadas na causa. "A conquista dessa certificação mostra que nossas ações têm força para serem implementadas não somente em órgãos de Estado ou instituições públicas, mas também na iniciativa privada. Quanto mais empresas aderirem, mais nos ajudarão a valorizar e proteger as mulheres de qualquer tipo de violência, garantindo um ambiente mais favorável para que tenham cada vez mais protagonismo", reforçou.

Natalie de Castro Alves, presidente do Instituto Nós Por Elas, disse que a entrega da primeira certificação do país foi um momento de superação de expectativas e exaltou a trajetória da Versátil na construção dessa política empresarial.

"A concretização do selo é uma manifestação clara do porquê a Versátil nasceu, lá em 1987 [...]. O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres só por serem mulheres. Com esse dado assustador, esse diálogo com a comunidade, homens e mulheres, é fundamental para revertermos esse quadro", disse.

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

SV CAPITAL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA torna público que recebeu do Instituto Água e Terra, a Licença de Instalação - LI, com validade de 20/02/2028, para condomínio residencial horizontal Reserva do Lago na rua José Custódio dos Santos, s/n., município de Fazenda Rio Grande/PR.

DIVULGAÇÃO

PREFEITURA DE ARAUCÁRIA SENSIBILIZA EMPRESÁRIOS

PARA APOIO AO PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

SMA SMA SMA SMA SMAS f S f S f S f foi c oi c oi c c convidada a f onvidada a f onvidada a f onvidada a f a falar do pr alar do pr alar do progr ogr ograma, que é r ama, que é r ama, re e e e f f er er er er erência nacional, na r ência r reunião p eunião eunião pl ll enária do A do A enária do A do A Av v v vançar ançar ançar ançarauc auc auc auc aucária. ária. ária. ária.

Representantes da Secretaria de Assistência Social de Araucária (SMAS) tiveram a oportunidade de falar diretamente com empresários sobre o programa Família Acolhedora na última sexta-feira (21), durante a reunião plenária do Avançaraucária. O programa prevê o acolhimento temporário, por famílias de Araucária, de crianças e adolescentes afastados da família de origem como medida de proteção. O Família Acolhedora é também uma garantia de que a criança ou adolescente terá momentos de convivência familiar e comunitária, com seus direitos assegurados. E novas famílias que os acolham são sempre necessárias. Araucária é considerada referência para outros municípios por ter mais da metade dessas crianças e adolescentes [afastadas da família de origem] sob cuidados de uma família, em vez de uma instituição de acolhimento. Segundo a equipe da SMAS, a média nacional é de apenas 5% de crianças sob cuidado das famílias, enquanto a meta nacional para 2030 é chegar a 20% desse tipo de acolhimento familiar. Apesar dos números positivos, a necessidade de novas famílias cadastradas para receber crianças é constante. Lembrando que elas passam por capacitação especializada antes de receber os menores. Durante a conversa com os empresários, a equi-

pe da SMAS ressaltou o impacto positivo para a criança de estar dentro de um ambiente familiar, vivenciando e participando da rotina da família. "É para ter um ambiente de apego, amor e cuidado próximo. As famílias são preparadas também para o desligamento, assim como a criança. O sentimento deve ser de dever cumprido quando termina. O cuidado é temporário, mas os efeitos são permanentes", destacou Ilana Cavichiolo, coordenadora do Família Acolhedora.

REQUISITOS

Entre os requisitos para ser uma Família Acolhedora estão:

-Ter mais de 18 anos (sem restrição quanto ao estado civil);

-NÃO estar habilitado ou ter interesse em adoção; -e morar em Araucária há, pelo menos, 1 ano. Quer saber mais? Telefone (41)3614-1702 ou WhatsApp (41) 99927-3676.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.