4888#OMENSAGEIRO#15DEZ

Page 5

CULTURA 5

O Mensageiro 15.Dezembro.2011

No âmbito do 138.º aniversário

Sé de Leiria

SAMP apresenta “plano estratégico” Integrada no seu 138.º aniversário, a SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos apresentou, no passado dia 9 de Dezembro, um “plano estratégico” para um horizonte temporal de três anos, 2012-2014, em preparação desde Abril deste ano. O plano, que contou com a colaboração de vários profissionais da SAMP e outras pessoas e entidades da região, “é visto como um ponto marcante na história da instituição que visa a definição e operacionalidade de uma estratégia para o seu desenvolvimento nos próximos três anos”. A ideia é dar resposta às linhas que estão definidas nos seus estatutos: “A associação tem por fim, sem intuitos lucrativos, promover e potenciar as práticas culturais, em especial através da música e de outras artes

performativas, incentivar a formação e a produção artística e oferecer quaisquer outras actividades no âmbito da instrução e recreio dos seus associados”. A partir desta base, “a missão definida amplia o objecto dos estatutos, não se limita a uma formação musical, mas à formação da pessoa como um todo, do seu bem-estar e da sua comunidade, utilizando a música como uma das ferramentas possíveis”. Partindo de uma análise às características positiva e negativas da instituição, o plano apresenta os objectivos para este triénio, divididos em cinco eixos estratégicos: “Organização e Gestão”, “Parceiros e Comunidade”, “Projectos e Eventos”, “Banda Filarmónica e Formações Residentes”, “Ensino e Formação”. O plano assume-se

como ambicioso, apesar dos condicionalismos identificados e da situação complicada que atravessa a sociedade em geral, mas denota confiança nas capacidades dos seus colaboradores. Como ali se pode ler, a sua concretização “exigirá o envolvimento e empenho de todos quantos fazem parte da SAMP, desde os elementos da sua Banda Filarmónica, que esteve na origem da instituição, e restantes Formações Residentes, passando pelos seus profissionais, professores e colaboradores administrativos, até aos órgãos sociais e muitos voluntários anónimos que, ao longo da sua história, tanto têm contribuído para o crescimento e afirmação da instituição”. Actualmente, para além da Banda Filarmónica, a SAMP conta com várias

formações corais e instrumentais e com uma Escola de Artes com ensino oficial de Música. Desenvolve programas de ensino artístico para públicos-alvo desde a primeira infância até à terceira idade, de onde se destacam o seu Programa “Berço das Artes”, de que foi pioneira e se constitui como referência a nível nacional, a programas no âmbito dos efeitos terapêuticos das artes, nomeadamente da música, com uma forte intervenção social que mantém em parceria com diversas instituições públicas e privadas e organismos do Estado. O ensino oficial na SAMP conta actualmente com 23 professores, a sua maioria em tempo parcial, e com 111 alunos.

No Teatro José Lúcio da Silva

Mosteiro da Batalha

Nesta época natalícia, o Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), em Leiria, apresenta nos dias 16 e 18 de Dezembro, Aladino e a Gruta Mágica, com teatro, patinagem, ginástica, canto ao vivo e magia. Uma animada história que conta as aventuras de Aladino, um jovem que vive numa aldeia das Arábias e que sonha um dia tornar-se príncipe e casar com uma bela princesa. Certo dia, Aladino é levado a uma gruta encantada onde encontra algo que irá mudar a sua vida para sempre. Começa então uma extraordinária aventura pelo mundo da magia e fantasia, que vai surpreender toda a gente. Em seu poder estará algo tão poderoso e mágico que será cobiçado por uma malvada personagem que tudo fará para enganar Aladino.

No dia 16 de Dezembro, pelas 21h30, irá realizar-se um concerto de Natal, pelo tenor Giovanne d’Amore, na igreja do Mosteiro da Batalha. O tenor, para este concerto especial de natal, escolheu um reportório clássico sacro com alguns temas bem conhecidos, relacionados com esta quadra festiva. O recital tem como instrumento principal o piano ou órgão e o artista será acompanhado pelo maestro Nuno Lopes do Teatro Nacional São Carlos.

Aladino e a Gruta Mágica

m|i|mo - museu da imagem

Chá dançante no mIiImo Na próxima quarta-feira, dia 14, pelas 15h30, o mIiImo - museu da imagem em movimento, em Leiria, recebe a iniciativa “Às Quartas, Danças e outros mIiImos”. O chá dançante tem como principal vocação o encontro das pessoas que gostam de dançar acompanhadas. O chá é o pretexto e marca a hora do encontro, que se inicia com uma visita ao espaço do Museu. Partindo de fotografias e filmes da colecção, propõe-se ainda uma conversa animada para activar memórias. Esta acção é da responsabilidade de Eunice Caetano, professora e animadora de danças do mundo.

Concerto de Natal

Concerto de Natal A Sé de Leiria é palco no 18 de Dezembro, às 15h00, de mais uma edição do Concerto de Natal. Participam os seguintes grupos corais: Coro Infantil do Jardim-Escola João de Deus, Viva Voz - Coral da Casa do Povo de Santa Catarina da Serra, Coral das Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria, Coro da Casa do Pessoal do Hospital de Santo André e Coral da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Esta iniciativa tem a organização da Autarquia, Paróquia de Leiria e Grupos Corais do Concelho.

Grupo do Ateneu Desportivo de Leiria

27º aniversário do Leiricanta O Leiricanta - Grupo de Música Popular do Ateneu Desportivo de Leiria, vai comemorar no dia 17 de Dezembro, pelas 21H00, no auditório da Filarmónica Santiago de Marrazes, um espectáculo musical para comemorar o seu 23º aniversário. Neste espectáculo, estarão presentes a formação do Leiricanta-Grupo de Música Popular e do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural Recreativa de Dume (Braga).

Escultura no teatro José Lúcio da Silva

Luís Santos mostra “Voando” O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, acolhe até 9 de Janeiro de 2012, a exposição “Voando - Escultura de Luís Santos”. As obras escultóricas apresentadas lembram-nos imagens de pássaros, revelando cada movimento a representação de uma nova oportunidade, com percursos muito diferentes. Nesta opção plástica, o autor pretende realçar a capacidade de sonhar de cada um, de forma a exaltar essa necessidade da realização de sonhos, de vivermos em harmonia e em liberdade, potenciando sempre a elaboração de projectos pessoais e colectivos, numa perspectiva de realização efectiva. Estas peças, materializadas em pedra, aço, inox, ferro e cerâmica, convidam a que nunca deixemos de sonhar.

Casa-Museu João Soares, nas Cortes

“Oficinas de Natal”

A Casa-Museu João Soares irá realizar, durante o mês de Dezembro “Oficinas de Natal” para crianças entre os 6 aos 10 anos, das 15h00 às 17h00. Porque o Natal é repleto de surpresas, no dia 17 haverá uma surpresa para os participantes.

Lançamento a 18 de Dezembro

IV Antologia de Poetas Lusófonos A Folheto Edições vai proceder à apresentação da “IV Antologia de Poetas Lusófonos” a realizar no próximo dia 18 de Dezembro de 2011, pelas 15h30, no Auditório 2, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) em Leiria. Haverá um momento de poesia com a participação de vários poetas. Depois do sucesso das I, II e III Antologias de Poetas Lusófonos, que contou com mensagens de parabéns dos presidentes da república de Portugal e do Brasil, assim como do primeiro-ministro de Portugal, de diversas embaixadas, imensas instituições e muitas individualidades, nasce, agora, a IV Antologia de Poetas Lusófonos. No total, são mais de 400 poetas nas quatro antologias, oriundos de 14 países.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.