1780

Page 1

COMUNIDADE

Presidente da OAB, fala da inauguração da nova sede da Subseção.

SEGURANÇA

Núcleo Regional da Polícia Científica passa a atender em novo endereço.

EMPRESARIAL

Coocam realiza entrega de Bonificações de Sementes.

1 Desde 1992
Novos-SC
25
uPág. 05 uPág. 07 uPág. 15 uPág. 11
Campos
Ano 31 - EDIÇÃO 1780 Quinta-feira
de Maio de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00
AGRONEGÓCIO uPágs. 08 e 09
Núcleo de Jovens Empreendedores lança 'Feirão do Imposto 2023'. *Imagem de Fundo: Colaboração/ Soud Frame Produções

Deus criou vidas, não raças

Esta geração que está vindo aí é cheia de valores invertidos. É muito vitimismo, filho que manda nos pais, tudo não pode, enfim, estamos criando cidadãos frágeis e sem atitude. Pode observar, as crianças de hoje, com raras exceções, nem de perto lembram os pequenos das antigas gerações, que apesar de todas as dificuldades, aproveitavam de forma intensa e feliz cada período das suas infâncias.

Entre os adultos também, hoje em dia a realidade mudou muito, tudo é motivo para lacração, opinião virou crime, bandido virou herói e assim por diante... Contudo, existem condutas que são inegociáveis e nunca devem deteriorar ao tempo, como por exemplo, o racismo.

Um tema que muitas vezes é velado e está longe de ser extinguido. Atitude racista acontece todos os dias, entretanto, só ganha notoriedade quando se torna público, por meio de casos noticiados pela imprensa, seja envolvendo anônimos e principalmente personalidades públicas.

Dois dos casos mais emblemáticos dos últimos anos, que ganharam repercussão mundial, envolveram o universo do futebol. Em 2014, o alvo foi o goleiro Aranha, que na época defendia o Santos. O arqueiro, que teve uma grande atuação diante do Grêmio e garantiu a vitória de sua equipe por 2 a 0, foi insultado no final da partida por torcedores na Arena, em Porto Alegre. Câmeras flagraram uma torcedora claramente chamando Aranha de macaco e o resto do grupo fazendo sons que lembravam o animal.

Em entrevista, o ex-goleiro lembra do episódio e não tem dúvida em afirmar que a reação ao racismo naquele dia antecipou o final de sua trajetória no futebol. “Por mais que eu estivesse concentrado no jogo, aquilo não saiu da minha mente. Então, eu decidi tomar aquela decisão e não me arrependo. Paguei com a minha carreira? Paguei. Me arrependo? Não.”

O mais recente episódio deplorável envolvendo racismo no futebol, teve como vítima o atacante brasileiro Vinícius Júnior, que defende o Real Madrid-ESP. Não foi a primeira vez que torcedores rivais agrediram o jogador com insultos racistas. A última delas, ocorreu no último domingo, na partida diante do Valencia pela Liga Espanhola. Neste jogo, inclusive, abalado emocionalmente, Vini se envolveu numa briga e acabou sendo expulso de campo.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, se manifestou Vini Jr pelas redes sociais.

Diante disso, deixo a seguinte reflexão: não precisamos ser negros para lutar contra o racismo, só precisamos ser humanos, afinal, Deus criou vidas, não raças.

OAB em Destaque

EDITORIAL COLUNISTAS A Importância do Vereador

Quando surgiu a função do Vereador no Brasil?

As normas que principiaram a definir as atividades do Vereador no Brasil começaram com a Independência do Brasil em 1822, a Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, e a Lei de 1º de outubro de 1828.

As Casas Legislativas somente deixaram de exercer a sua função em dois momentos: em 1930/1934, com a intervenção militar e de 1937/1946 quando foi instituído o Estado Novo, quando voltou o regime democrático, ambos os períodos com Getúlio Vargas.

A Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1.984 instituiu o “Dia Nacional Do Vereador” que é dia 1º de outubro, como forma de reconhecimento pela significância do cargo.

De onde surgiu o nome Vereador?

A palavra Vereador vem do verbo verear, que significa, zelar e vigiar pelo bem-estar de sua comunidade. O Vereador, representa os interesses do povo em suas funções principais, legislativas e fiscalizadoras.

O Vereador é um agente político, sendo filiado a um partido político, eleito para sua função pelo voto direto e secreto da população. Ele trabalha no Poder Legislativo na esfera Municipal. Tem um papel equivalente ao que Deputados e Senadores no âmbito dos Estados e União.

Quais as funções e atribuições do Vereador?

Conforme consta na Constituição Federal, as funções do Estado são exercidas por três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Eles devem funcionar em harmonia, de maneira a se complementarem e não interferindo na autonomia dos outros Poderes.

O Vereador é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, que nada mais é que criar e aprovar leis que tornem a sociedade melhor, mais justa e aprimorando a vida humana e dos animais; e a fiscalização financeira e da execução orçamentária, que é verificar o que está sendo feito pelo Prefeito e quanto está sendo gasto, ou seja, é o controle externo do Poder Executivo Municipal e também, a função julgadora das contas do Executivo apresentadas pelo Tribunal de Contas, que devem ser aprovados ou reprovadas, conforme a analise detalhada feitas pelos Vereadores, todos os anos.

O Vereador, como membro do Poder Legislativo, não tem autoridade para mandar asfaltar uma rua, construir uma escola, uma creche, reformar uma estrada, porque essa função pertente ao Prefeito que vai fazer as obras conforme as necessidades, ou seja, é um direito discricionário do poder Executivo, o Prefeito vai fazer as obras conforme o orçamento e a necessidade da população em geral, mas o Vereador pode indicar ao Prefeito que determinada obra precisa ser feita e cobrar encaminhamentos, dando, assim, mais força para que a questão seja resolvida o mais breve possível, exercendo assim a função de assessoramento.

Afinal, o Prefeito não pode estar em todos os lugares, então, os Vereadores que representam os munícipes e que tem mais visibilidade dos problemas que os cidadãos enfrentam todos os dias e que levam ao Prefeito suas reinvindicações.

As funções e atribuições do

Por: Andrea Pugsley

Vereador são determinadas pela Constituição Federal, pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e além das funções de legislar, fiscalizar e de assessoramento, tem outra função que é a Administrativa, que é a administração e organização interna da Câmara Municipal.

Como integrante do Poder Legislativo Municipal, o Vereador tem como função primeira representar os interesses da população perante o Poder Executivo. Esse é o objetivo final de um Vereador que foi escolhido como representante da população.

Como faz para concorrer a uma vaga de Vereador?

Para concorrer ao cargo de Vereador, o candidato deve ter domicílio eleitoral no município há pelo menos um ano antes do pleito, além de estar regularmente filiado a um partido político, pelo menos seis meses antes das eleições.

Além disso, é necessário ter nacionalidade brasileira, estar em dia com a Justiça Eleitoral e, se homem, em dia com as obrigações militares, bem como ser alfabetizado e maior de 18 anos na data da posse, que sempre ocorre no dia 1º de janeiro do ano posterior ao da eleição. (Art. 14, VI, “d” da Constituição Federal)

Tendo mandato com duração de quatro anos. Não há limite para reeleição de Vereador. (Art. 29, I da Constituição Federal).

Remuneração do Vereador, quais os parâmetros?

Em face do Princípio da Anterioridade e dos Princípios da Impessoalidade e da Moralidade, ambos previstos no art. 29, inciso VI e art. 37, caput da Constituição Federal, os subsídios dos Vereadores devem ser fixados de uma legislatura para outra, ou seja, os Vereadores atuais vão fixar os subsídios dos Vereadores subsequentes. Portanto, a fixação de subsídios (salários) dos Vereadores, tem amparo constitucional, constitui uma obrigação da Câmara Municipal, o trabalho gratuito do Vereador, é, portanto, inconstitucional, contra a lei maior do País.

Mas tem outros limites para os subsídios do Vereador, que são: conforme o número de munícipes, o subsídio do Vereador varia de 20% a 75% da remuneração fixada aos Deputados Estaduais; não pode ultrapassar 5% da receita do município; a Câmara também não pode gastar mais de 70% do seu duodécimo (verba que o Executivo transfere ao Legislativo para as despesas) com pagamento de salários, aqui incluído os subsídios dos Vereadores.

O pagamento dos subsídios aos Vereadores é constitucional e, falando sério, ninguém trabalha de graça. Os Vereadores correm todo o município verificando obras (exercendo sua função fiscalizadora), recebe os munícipes em sua casa e seus pedidos diariamente, o Vereador trabalha 24 horas por dia em prol da população.

Uma situação interessante é que os Vereadores, mesmo não sendo sua função, solicita aos Deputados Estaduais, Federais e Senadores verbas para várias áreas, tais como: saúde, educação, infraestrutura, estradas, aquisição de máquinas pesadas, entre outras. Pergunte ao seu Vereador: Quanto de verbas parlamentares ele já conseguiu para o seu Município?

Portanto, conclui-se que o Vereador é peça chave para o andamento dos projetos e obras do seu município. Procure o seu Vereador, confie nele, é o Vereador que vai te representar junto ao Poder Executivo. Valorize-o.

Essa matéria não tem o objetivo de esclarecer tudo sobre o Vereador, tem muito mais coisas que podem ser citadas, mas o espaço não seria o suficiente.

Advogada - OAB/SC 11.243

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus

Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

05/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 2 COTIDIANO
Por: Orli Ricardo - Jornalista

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Semana inicia com Marte no seu paraíso astral, seu lado impulsivo vem que vem. Que tal arriscar a sorte numa aposta, loteria ou sorteio, hein? Se está free, pode se jogar em romances relâmpagos. Com o seu xodó, insegurança e inércia não devem fazer parte do seu vocabulário, ou seja, a relação promete pegar fogo! Mas as tretas não estão descartadas – deus me dibre!

Touro

21/04 a 20/05

Semana intensa, os assuntos do coração recebem vibes mais do que good e a fase é ótima pra colocar em prática uma nova ideia com o mozão ou, caso esteja na pista, conhecer novos contatinhos. Só procure agir com responsabilidade e prudência pra não cair em armadilhas na hora de buscar suas ambições e sonhos, beleza?

Gêmeos

21/05 a 20/06

Boa hora pra focar em você, desacelerar e cuidar da sua saúde mental. Mas o céu traz uma notícia animadora: tende a contar com ajuda nos momentos puxados. Aí sim! Tá free? Pode curtir um lance novo, divertido e passageiro. Se já tem um mozão, a energia é favorável pra conversar e dar passos importantes. O céu talvez baixe sua bola e desperte uma vontade de se isolar.

Câncer

21/06 a 21/07

Boa hora pra iniciar um plano de estudos ou curso, sobretudo de faculdade. Nos assuntos do coração a energia é abundante para novos começos. Com o mozão, aproveite pra mudar o que não estiver bom. Tá free? Deve ser moleza escolher e se aproximar do crush no fim de semana. Cautela, ainda mais com quem está longe, pois há risco de treta.

Leão

21/07 a 22/08

Bom momento pra curtir você mesma(o), cuidar das suas coisas, renovar o visual e apostar em mudanças. Seu jeito confiante, atirado e apaixonante promete bombar, e sair do rol dos solteiros não deve ser nada difícil – tudo indica que o crush vai querer replay. Já tem um momozim? Seu lado independente tá on, mas talvez queira ser apreciada(o) pelo que faz. Errado não tá!

Virgem

23/07 a 22/09

O céu desta semana também avisa que deve ter sucesso nos estudos, principalmente na faculdade, e pode até ter a chance de ir pra longe. Mas como nem sempre suas ações e conquistas tendem a receber os aplausos que gostaria, corre o risco de guardar ressentimentos. Bora detonar as bad vibes e se valorizar. Momento bom pra novos amores e curtidas.

Libra

23/09 a 22/10

Estudos e viagem estão estimulados também, só cautela no fim da semana porque há risco de passar sufoco. O romance promete fluir fácil, extremamente fácil. Tá no projeto mozão e nada ainda? Ótima semana pra dar like, mandar um direct e iniciar um envolvimento. Com seu entusiasmo, coragem e energia ativados, pode ir atrás dos seus planos e sonhos.

Escorpião

23/10 a 21/11

Boas chances de iniciar novos e interessantes contatos. E a vida afetiva, como fica? Na vibe do clássico do Chitãozinho & Xororó, “Sinônimo de amor é amar”. Tudo indica que vai buscar alguém pra chamar de seu, mas deve escolher bem o crush. Se já achou seu love, pode se amarrar de vez ou oficializar a união com toda pompa e circunstância.

Sagitário

22/11 a 21/12

Já em casa você tende a agir com mais paciência e responsabilidade, mas vejo risco de furdunço com parentes que podem tentar cortar suas asas, principalmente no fim de semana. Bora agir com maturidade, viu?! No amor seu jeito conversador, sociável e extrovertido deve ficar muito on! Prepare-se pra vááários matches. Já com o mozão, o relacionamento promete ser bem gostosinho.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Aproveite a energia favorável desta semana pra iniciar mudanças e hábitos novos. Tá avulsa(o)? O desejo de ter um lovezinho talvez fale alto e te leve a jogar charme por aí – vai que cola, não é? Se já tem um mozão, aguarde momentos deliciosos a dois. O céu avisa pra cuidar melhor da saúde, já que sua recuperação pode ficar meio lenta.

Aquário

21/01 a 18/02

No amor você deve sair cantando igual ao Felipe Araújo: “é a minha despedida de sofrimento”. É que o Sol tá on no seu paraíso astral e ativa sua rapidez de mudar, dar a volta por cima e curtir as diversões, alegrias, prazeres e outras coisas boas da vida, seja com os contatinhos ou o mozão. Bom período pra dar start em novos projetos e pra incrementar o orçamento.

Peixes

19/02 a 19/03

Pode até pintar um ou outro perrengue, mas o céu traz boa notícia pra sua saúde: sinal de recuperação e vitalidade forte. Amém! Amém! Amém! Nada de sofrência, afinal a energia é boa pra iniciar uma nova paquera ou lance. Se está firme com seu love, bora mostrar romantismo, carinho e compreensão. O amor deve ficar ainda mais em alta no fim de semana!

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Equipe AME-SE promove campanha de abraços na praça Lauro Muller

Para as psicólogas, abraçar alguém mostra sensibilidade e carinho ao próximo.

No último sábado, dia 20, a equipe de psicólogos do AME-SE (Centro de Desenvolvimento Integral) realizou uma emocionante campanha na praça Lauro Muller. Intitulada "Você quer um abraço?", a iniciativa teve como objetivo promover a empatia, acolhimento e o bem-estar emocional.

Durante o evento, os psicólogos ofereceram abraços gratuitos para todas as pessoas que passaram pela praça. A proposta foi proporcionar um momento de acolhimento e conexão, valorizando o contato humano em um mundo cada vez mais digitalizado.

A campanha despertou o interesse e a curiosidade de todos que se aproximaram para receber um abraço afetuoso

e reconfortante. Muitos relataram sentir uma sensação de alívio e paz ao serem abraçados.

A iniciativa do AME-SE foi muito bem recebida pela comunidade, que elogiou a proposta de levar um pouco de carinho e apoio para as pessoas que passaram pelo local. Muitos expressaram gratidão pela oportunidade de serem ouvidos e acolhidos, ressaltando a importância de ações como essa para a promoção da saúde mental.

A equipe de psicólogos do AME-SE demonstrou, mais uma vez, seu compromisso em cuidar do bem-estar emocional da comunidade. A campanha "Você quer um abraço?" trouxe não apenas conforto físico, mas também uma mensagem de solidariedade e compreensão, lembrando a todos que não estamos sozinhos em nossas lutas diárias.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 4 COMUNIDADE
*Foto: Divulgação/Ame-se

Subseção da OAB Campos Novos inaugura nova sede

Local traz muitas novidades, como um auditório para 80 pessoas e o Escritório Compartilhado.

Com o objetivo de entregar mais estrutura para transformar a atuação da advocacia local, foi inaugurada, no início da última semana, a nova sede da Subseção da OAB Campos Novos. O ato contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, e o presidente da OAB Campos Novos, Eduardo Antunes.

“Eu agradeço à presidente Cláudia por atender à solicitação e por entender que o nosso antigo espaço não mais atendia às necessidades da advocacia e da sociedade de nossa cidade. Também ao presidente Mandelli, por entregar um maravilhoso escritório compartilhado”, celebrou Dr. Eduardo Antunes.

O prédio onde a estrutura foi instalada conta com uma localização privilegiada, localizada na Rua Nereu Ramos, número 1034, no Bairro Santo Antônio. O novo prédio, que custou em torno de R$ 1 milhão, possui auditório com 80 lugares, equipado com sistema de áudio moderno e com projetor de última geração. Além disso, há sala para reuniões, recepção e copa.

“Recebemos a doação do terre-

no em julho de 2021 e fizemos a entrega da obra pronta dentro do prazo e ainda com pelo menos dois meses de antecedência. Ao lado da nossa sede, ainda iremos construir uma pracinha que será entregue à comunidade camponovense no segundo semestre, uma área de lazer, agradável para as famílias usufruírem”, destacou Dr. Eduardo.

A nova sede também recebeu uma unidade do Escritório Compartilhado CAASC. O ambiente estará à disposição dos profissionais, que poderão utilizar estações de trabalho com computadores, impressoras e scanner, além de sala de reunião para o atendimento de clientes e realização de videoconferência no local, mediante agendamento prévio.

“Qualquer advogado que estiver passando por Campos Novos vai poder utilizar o escritório compartilhado de forma gratuita. O nosso auditório, inclusive, também poderá ser locado pra eventos que não envolvam diretamente a OAB, nestes casos, cobraremos apenas um valor simbólico pela manutenção e taxa de uso”, informou.

A inauguração da nova sede da OAB Campos Novos atendeu ao pleito da advocacia da região, a qual aguardava por melhorias na estrutura da Subseção fun-

dada em 1988 e, com o passar dos anos, passou a não conseguir comportar mais o número de advogados e advogadas. O problema foi resolvido, uma vez que a estrutura entregue conta com o que há de mais moderno para os profissionais.

A presidente Cláudia Prudêncio exaltou a aproximação da Seccional com os advogados e advogadas da Subseção e exaltou a entrega de uma estrutura útil e moderna.

"Os profissionais da região fazem com que nos aproximemos cada vez mais de Campos Novos, por meio da simplicidade, do carinho, do acolhimento e das sugestões. Pois são elas que possibilitam a construção de soluções conjuntas, como a inauguração que hoje celebramos. É uma alegria imensa entregar aos advogados da nossa 34ª Subseção uma estrutura completa, digna com a grandeza que a advocacia local merece", ressaltou a dirigente da OAB/SC.

Após cumprir com o prazo de inauguração da nova sede, o Presidente da Subseção da OAB Campos Novos, afirma que uma atenção especial será destinada a outros projetos em andamento da ordem. Como por exemplo, a retomada das reuniões do Conselho, bem como o projeto OAB na Escola, cujo o mesmo é realizado

em conjunto com a Câmara de Vereadores, e consiste na apresentação de palestras de forma gratuitas direcionado às escolas, empresas, associações etc.

Dois grandes eventos que merecem destaque também estão na pauta da OAB Campos Novos. O primeiro deles é o lançamento do livro que conta a história do camponovense Dr. Aloísio Blasi, ex-presidente da OAB/SC, e o segundo, trata-se do Baile do Advogado, que será realizado no dia 19 de agosto, no Clube Camponovense, que tem como principal objetivo arrecadar fundos para a construção do quiosque anexo à nova sede.

“Estamos muito felizes pois teremos nos próximos dias o lançamento do livro da Dra. Heloísa Blasi, que conta a biografia do seu pai, Dr. Aloísio Blasi, conterrâneo do nosso município, que foi Presidente da OAB/SC. Este lançamento acontecerá dentro da sede, uma solicitação da própria autora, devido aos laços afetivos da Família Blasi e pela importância que seu pai representa para o setor jurídico de Campos Novos. Também realizaremos o nosso baile, onde já temos 60 das 90 mesas vendidas, vai ser uma linda festa e convidamos a sociedade camponovense para participar”, concluiu Dr. Eduardo Antunes.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 COMUNIDADE
*Fotos: Divulgação/OABCN

TG Fisioterapia Clínica recepciona pacientes e suas mães em Happy Hour

Evento ofereceu às participantes informações de tratamentos da clínica e complementares de saúde.

Na última sexta-feira, 19/05, na TG Fisioterapia Clínica, foi realizado o primeiro Happy Hour das Mães, um momento descontraído e de interação, onde a fisioterapeuta Thaís Gomes de Almeida lançou também seu novo projeto de trabalho, o tratamento ResolveDOR.

O ResolveDOR consiste num tratamento inovador e personalizado focado em pacientes que apresentam quadro de dor crônica, onde eles passam por uma minuciosa avaliação que vai investigar a fundo a sua queixa. A dor para ser considerada crônica, deve persistir por mais de 3 meses sem sinal de melhora e as causas podem ser variadas, desde dores ocasionadas por alguma lesão persistente, dores referidas de alguma alteração visceral, dores por alguma doença ou processo inflamatório, ou até mesmo dores somáticas que são as dores relacionadas às emoções. Então o ResolveDor tem como característica principal encontrar a real causa da dor, e trata-la desde a raiz, não tratando apenas os sintomas.

Trata-se de um tratamento multiprofissional, onde além da fisioterapia, há apoio médico, nutricional e psicológi-

co, caso o paciente tenha necessidade de acompanhamento.

“A fisioterapia vai muito além do que as pessoas conhecem, e se tratando de dor crônica, acredito que várias coisas diferentes podem ser exploradas. O meu objetivo como fisioterapeuta, é entregar saúde e qualidade de vida aos pacientes para que eles não precisem retornar ao consultório o tempo todo porque estão com dor, mas que permaneçam aqui o tempo necessário para obter a melhora e aprendam que viver felizes e sem dor é possível, mas que depende principalmente das escolhas deles", comentou Thais.

Neste contexto, a Dra. Thaís explica que há alguns anos já vem estudando a dor crônica, se especializando cada vez mais nesse assunto, e traz esse tratamento porque quer elevar o nível do tratamento fisioterapêutico em Campos Novos e na região. Atualmente, além de Campos Novos, ela atende também em Joaçaba e já está com parceria formada para expandir os atendimentos para outras cidades.

A TG Fisioterapia Clínica, está em Campos Novos há 6 anos, buscando sempre inovar e oferecer um serviço de fisioterapia especializado e personalizado para seus pacientes. Atuam na clínica qua-

tro fisioterapeutas em áreas diversas. Dra. Larissa Bortoli no Pilates Clínico e na saúde do idoso com a Fisioterapia Geriátrica, Dra Caroline Moreira Lopes na Fisioterapia Pélvica e acupuntura, Dr. Fabiano Galvão com a avaliação podoposturológica e confecção palmilhas posturais e a Dra Thaís Gomes de Almeida com a Fisioterapia Clínica Regenerativa, e Reabilitação Funcional Ortopédica.

Para saber mais, acompanhe quinzenalmente aqui no Jornal O Celeiro a coluna do Espaço TG Fisioterapia Clínica.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 6 COMUNIDADE
*Foto: Divulgação/TG Fisioterapia

Polícia Científica passa a atender em novo endereço

Órgão, antigo IGP, tem projeto para construção da sua sede própria nos próximos anos.

O núcleo Regional da Polícia Científica, antigo IGP, está de casa nova. Por questões administrativas, o órgão deixou as instalações do prédio da ADR, ao lado do Sicoob, e passou a atender na Rua Coronel Pedro Carlos, ao lado da UNICREDI, também no centro de Campos Novos. O núcleo local pertence à superintendência de Caçador, e atende, além de Campos Novos, os municípios de Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Vargem e Zortéa.

De acordo com o gestor do núcleo, o perito criminal Jhonathan Razzini, que está no município desde outubro do ano passado, a nova sede da Polícia Científica de Campos Novos é alugada, trata-se de um prédio novo, que pela primeira vez está sendo usado, porém, a intenção do órgão, é ter um local próprio nos próximos anos.

“A Polícia Científica tem uma excelente relação com a Polícia Civil, e recentemente foi cedido um terreno ao lado da delegacia, onde futuramente será construída a sede própria da Polícia Científica. É claro que isso envolve muita coisa, não vai acontecer da noite para o dia, mas temos a convicção que esta obra vai ser realizada”, destacou.

Além das novas e modernas instalações, o órgão dispõe de uma boa estrutura de profissionais, de viaturas e de equipamentos. Ao todo são nove servidores lotados em Campos Novos, os quais se dividem nos setores de identificação, de Medicina Legal (IML) e de criminalística.

“Na nova sede da Polícia Científica está em operação o setor de identificação, órgão estadual responsável pela emissão da Carteira de Identidade; o setor de Medicina Legal (IML), que faz os exames

de corpo de delito e necropsia e conta com um médico legista em Campos Novos; e o setor de criminalística, que possui dois peritos criminais à disposição do núcleo”, comentou Jhonathan.

O horário de atendimento para emissão da Carteira de Identidade é das 8h30 às 11h30 e das 13h às 18h – com agendamento pelo site. O expediente para

lesões corporais, encaminhados pela delegacia, ocorre das 13h às 16h, enquanto o setor de criminalística, funciona presencialmente, das 13h às 18h. O setor de cri-

minalística, inclusive, no regime de sobreaviso, divide escala com o núcleo regional de Joaçaba, o qual é responsável por mais 15 municípios.

uA função de um Perito Criminal

Jhonathan explica que o perito criminal é o profissional responsável pela produção da prova material, consubstanciada em laudo pericial, após a devida identificação, coleta, processamento e correta interpretação dos vestígios dentro dos limites estabelecidos pela ciência.

“O setor de criminalística sempre atua sob a demanda da delegacia da Polícia Civil, realizamos as perícias e prestamos serviço no apoio técnico da investigação que envolve um crime. Nossa principal responsabilidade é examinar evidências físicas e fornecer conclusões científicas e técnicas em casos criminais. O trabalho do perito criminal é fundamental

para ajudar na resolução de crimes e na identificação de criminosos”, afirma.

Dentre as principais atividades de um perito criminal incluem: coleta e análise de evidências físicas; exame de armas de fogo e explosivos; análise de documentos; análise de drogas e substâncias químicas; análise de imagens e vídeo; testemunho em tribunal.

“Dos serviços mais prestados na regional, atendemos muitas situações de maus tratos aos animais, acidentes, casos de furto, de morte, identificação de veículos e perícias de medição sonora”, complementou Jhonathan.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 SEGURANÇA
Jhonathan Razzini *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

“Campos Novos em Dados” Números confirmam a força da indústria do município

Números do Observatório da FIESC apontam que indústria foi o setor que mais gerou empregos nos últimos anos em Campos Novos.

Em referência ao Dia da Indústria, comemorado nesta quinta-feira, dia 25 de maio, na noite da última terça-feira, 23/05, foi realizada em Campos Novos a Palestra “Campos Novos em Dados”. O evento aconteceu no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura (antiga Unoesc), sendo uma realização da Federação das indústrias do Estado.

A programação realizada em Campos Novos contou com o apoio da Administração Municipal, CDL e ACIRCAN. Eventos desta natureza também

estão ocorrendo em diversas unidades regionais do Sistema Indústria no estado, com palestras oficinas, visitas técnicas e ofertas em serviços oferecidos pela FIESC, SESI, SENAIS e IEL.

O coordenador do Observatório FIESC, Alexandre Moraes Ramos, foi o responsável por ministrar a palestra, que tinha como principal abordagem o Cenário Econômico, tendências e oportunidades. Dentre os estudos realizados destacam-se, por exemplo, análise de inteligência de mercado, cenários macroeconômicos, mapeamento de cadeias produtivas, boletins, estudos competitivos, de tendência, prospectivos, entre outros.

Um dos pontos que chamaram

atenção nos levantamentos realizados, é que apesar de Santa Catarina ser um estado territorialmente pequeno, a importância da indústria local, segundo o coordenador, é muito pujante e extremamente competitiva a nível nacional.

“Em termos de números, Santa Catarina representa 1,1% do território Nacional; possui 3,9% de taxa desemprego, a menor taxa do país; expectativa de vida é de 80,7 anos; é a quinta maior arrecadação federal R$ 107,3 Bilhões; o PIB é o 6º maior do Brasil R$ 455,6 bilhões; a participação da Indústria no PIB é de 27%; é a primeira em segurança pública e a primeira em preço médio de produtos exportados”, relatou.

Nos gráficos apresentados em relação à região Centro-Oeste de Santa Catarina, a qual contempla 20 municípios, Campos Novos tem posição significativa no setor industrial. O município é o primeiro colocado na região no que diz respeito à Participação no PIB Industrial, representa 26,9% do total, ficando respectivamente à frente de Joaçaba, Vargem Bonita e Capinzal.

O PIB da região Centro-Oeste, que representa 2,5% da população estadual, é de R$ 10,1 bilhões (2020), enquanto o PIB per capita é de R$ 51,2 mil/ habitante, tendo as cidades de Vargem Bonita, Treze Tílias e Água Doce com os melhores índices neste quesito. Já a região Centro-Oes-

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 8 CAPA
*Fotos: Divulgação/Senai Campos Novos

te, na participação da indústria no PIB é de 32,4%, a 7ª maior participação do estado.

No que se refere a empregos, conforme dados de março de 2023, a região Centro-Oeste emprega 67.565 trabalhadores de maneira formal. Deste total, 40% ou 27.054 pessoas, trabalham em indústrias, só em Campos Novos são 4.757 trabalhadores empregados no setor industrial. Os 60% restantes, a nível de região, se dividem em Demais Serviços (28,2), Comércio (18%); Transporte e Armazenagem (6,4%); Agropecuária (5,7%) e Serviços Financeiros (1,7%).

No saldo acumulado de Empregos formais em Campos Novos, de janeiro de 2020 até março deste ano, o município gerou 1.530 vagas, sendo 600 delas na área industrial, 428 no comércio, 421 em servi-

ços e 81 no setor agropecuário.

E por fim, no Comércio Exterior, no tocante à região Centro-Oeste, o volume de exportações representou o montante de US$ 142,65 milhões no ano de 2022, enquanto as Importações representaram US$ 21,47 milhões. Já em Campos Novos, a diferença é ainda maior, no ano passado as exportações movimentaram US$ 53,52 milhões, já as importações representaram o valor total de US$ 6,03 milhões.

Vale ressaltar, que que em 2021, em Campos Novos, as exportações de recipientes de papel dobraram, tendo Senegal e Gana como os principais destinos. Outro ponto positivo para a indústria local naquele período, foi o aumento das exportações de carne suína para Chile e Uruguai. Só neste ano de 2023, de janeiro a abril, o volume de exportações de Cam-

pos Novos já atingiu US$ 15,6 mi, sendo que a carne suína representa cerca de 60% desse total.

uComo foram feitos os levantamentos?

São elaborados os mais variados estudos possíveis, realizados a partir de uma variedade de dados coletados de bases públicas e privadas, dados estruturados e não estruturados, a partir daí, os nossos economistas, analistas e cientistas de dados, desenvolvem diferentes tipos de análises e estudos

uHá quanto tempo existe o observatório?

O Observatório da FIESC existe há mais de 10 anos e se encontra na terceira geração. Para criar este programa de desenvolvimento da indústria catarinense foi levantado um conjunto enorme de dados e ali foram produzidos diferentes tipos de estudos para o desenvolvimento do setor industrial de SC. A partir dali teve início o observatório da FIESC.

Entre 2015 e 2016, o observatório passa pela segunda etapa, onde começa a organizar os dados de forma digital e se consolida a partir de telões de dados de monitoramento de indicadores econômicos, com diferentes informações da indústria, do estado, comércio e serviços.

E mais recentemente, a terceira onda de evolução do observatório, volta-

do muito mais à inovação, experiências e hoje conta com mais de 100 base de dados públicas e privadas de dados nacionais e internacionais, contém um time de aproximadamente 30 pessoas, boa parte desta equipe, é composta por economistas, cientistas, engenheiros, arquitetos e analistas de dados, e a junção destas capacidades permite que o observatório produza diferentes tipos de estudos.

uComo está a projeção da economia para os próximos anos?

Para os próximos anos não temos análise pronta, mas para 2023 e 2024 o cenário é de desaceleração da atividade econômica, tanto no mundo quanto no Brasil, o que vai impactar também o estado. Isso devido ao cenário de aumento das taxas de juros que observamos em vários países e eles fazem isso a fim de conter a inflação, por isso, estão buscando desacelerar o consumo.

Fora isso também, temos o cenário de reorganização das cadeias de suprimentos. Se antes tínhamos a tal da globalização, hoje os países estão buscando parceiros mais regionais e diversificar os fornecedores. Principalmente após os impactos sentidos do COVID-19 e guerra entre Rússia e Ucrânia. Mas esse é um processo que vai levar anos e visa não ter dependência de um único fornecedor. Basicamente este é o cenário.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 CAPA
Representantes e equipe do Senai junto com o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira e o empresário Eduardo Zortéa *Fotos: Divulgação/Senai Campos Novos

Legislativo e Executivo marcam presença na 5ª Edição do Café com Ideias da CDL

O Tema Zona Azul foi abordado e caminha para a implantação do sistema no município.

Com o objetivo de fomentar cada vez mais o comércio de Campos Novos, foi realizada na manhã da última terça-feira, 23/05, a 5ª Edição do Café com Ideias da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). O encontro foi realizado no Auditório da entidade e contou com a presença de empresários do município e representantes do Poder Executivo, como o Prefeito Gilmar Marco Pereira e a Secretária de Indústria e Comércio, Marli Becker. Na oportunidade, o Poder Legislativo foi representado pelo Vereador Darcy Rodrigo Pedroso.

De acordo com o Presidente da CDL, Marcos Giovani, a participação das autoridades municipais no “Café com Ideias” é de suma importância, pois através da conversa e troca de informações, o poder público tem acesso às demandas dos setores, o que facilita para as suas tomadas de decisões.

“Este projeto se tornou um meio muito importante para a promoção do debate, afinal é um momento para um bate-papo entre os participantes, troca de

informações e aprendizado. Hoje tivemos a oportunidade de promovermos uma conversa produtiva e construtiva, reunindo ideias da entidade, associados e setor público”, afirmou Marcos.

Um dos assuntos abordados durante o encontro foi a implantação da Zona Azul em Campos Novos. De acordo com o Prefeito Marco, a temática que está em discussão, antes de mais nada, busca disciplinar o trânsito de uma forma que seja viável para todos os públicos. “Queremos resolver, não adianta postergarmos, será feita ainda neste ano, de uma maneira rápida e segura”, garantiu o Prefeito.

Participante assídua desde a primeira edição do Café com Ideias, a Secretária Marli Becker, confirmou que o setor de engenharia da prefeitura já está no

processo de desenvolvimento do projeto de zoneamento de Campos Novos, o qual será de fundamental importância caso a Zona Azul seja instaurada.

A secretária aproveitou ainda para comunicar às empresas sobre a abertura do Programa Juro Zero 2023, além de informar sobre as novas concessões dos terrenos do Parque Industrial. Em referência às novidades do município, Marli Becker afirmou que a Praça Lauro Müller passará por uma reforma, com mudanças na parte de iluminação, além do chafariz, que será remodelado e passará por reparos para sanar o problema crônico de vazamento de água.

Na ocasião, a CDL também apresentou o calendário de ações da entidade, bem como o seu mix de produtos e servi-

ços que disponibiliza aos seus associados. Uma das novidades apresentadas em primeira mão, é o “APP Telemedicina”, uma ferramenta online para atendimento médico que tem previsão de ser oferecida aos associados da CDL, já no início do segundo semestre.

“O aplicativo de telemedicina é um meio de realizar um atendimento de saúde sem a necessidade da presença física do médico. Basta ter um dispositivo conectado à internet para que o profissional de saúde atenda o paciente utilizando, por exemplo, uma consulta em vídeo. A pessoa pode ser atendida em qualquer dia e horário, relatar seus sintomas e receber o diagnóstico, prescrição de um medicamento ou a lista de exames a serem realizados. É, portanto, como uma consulta presencial, mas sem a necessidade de deslocamento do paciente”, explicou Marcos Giovani.

Outra ação da CDL que mereceu destaque, diz respeito à uma palestra prevista para ocorrer no dia 29 de agosto, que será ministrada por um nome nacionalmente conhecido. O evento será viabilizado por meio da Lei Rouanet e os associados da CDL terão entrada gratuita.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 10 EMPRESARIAL
*Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

Núcleo de Jovens Empreendedores da Acircan lança 'Feirão do Imposto 2023'

Evento ocorreu durante Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Campos Novos.

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Acircan, (Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense), esteve na Câmara de Vereadores na última semana, efetuando o lançamento do 'Feirão do Imposto 2023'.

O Coordenador do Núcleo de Jovens, Douglas Rayzer e o Coordenador do Feirão em Campos Novos, Javer Zortea apresentaram o evento que neste ano terá o tema 'Prospera Brasil: Uma contramão na estrada estagnada'.

Dentro das ações realizadas em 2023 está um calendário de atividades. O lançamento na Câmara oportunizou aos parlamentares a conhecerem um Projeto de Lei que será trabalhado pelo Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina), em todo estado.

O objetivo do Projeto de Lei será a Redução de ISS (Imposto Sobre Serviços), que tem como foco a criação nas cidades de um TTD (Tratamento Tributário Diferenciado), que incentiva as empresas a se desenvolverem valendo-se de um benefício fiscal.

Dentro do TTD está a redução de 0,5% da alíquota do ISS para os seguintes casos:

• O Microempreendedor Indivi-

dual (MEI), que se transformar em Microempresa (ME), e empresários que já tenham transformado sua empresa em ME e estão ativos dois anos após sua transformação;

• Beneficiar com a redução Microempresas (ME) com até dois anos de abertura);

O Projeto de Lei foi apresentado aos vereadores e também foi apresentado ao Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira. O objetivo é que o mesmo o encaminhe à Câmara, os vereadores poderão fazer emendas e se concordarem poderão aprovar e tornar o benefício realidade.

uAções em Campos Novos

Além do trabalho junto ao Executivo e Legislativo para reduzir impostos e criar benefícios aos empresários, o

núcleo também atuará nos três pilares do Feirão em 2023. São eles:

uConscientização: Deixar claro a carga tributária do país a todos os cidadãos;

uCapacitação: Tratar de temas técnicos ligados à economia, tributos e mercado;

uImpacto Social: Ações na prática que envolvem grande mobilização social.

Dentro disso, os nucleados estarão visitando as escolas dentro da programação já definida abordando TALKS com o tema 'A importância dos Impostos', palestras sobre o Feirão, Tributação,Impostos, Reforma Tributária e retorno dos recursos.

Escolas que receberam o projeto: E.E.B Paulo Blasi; CEJA Campos Novos e E.E.B Gasparino Zorzi;

uDIA 'D'

Ocorrerá no dia 27 de maio (Sábado), na Praça Lauro Muller. A programação foi definida com: Protocolo de Abertura com Autoridades, 9h, Cadastramento para Sorteio e Sorteio Direito de Compra.

Serão sorteados direitos de compra para: Combustível SEM IMPOSTO (10Lt), Recarga de Gás de Cozinha SEM IMPOSTO, e Cestas Básicas SEM IMPOSTO. Após o Núcleo realizará uma CARREATA TRIBUTÁRIA (9h30).

uAPOIO: CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários), FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina), Acircan (Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense), Programa Empreender e Sebrae.

uPATROCÍNIO: Autoshow, Posto de Combustíveis Copercampos, Diego Frigo Corretor de Imóveis, RB Contabilidade, VR Brasil Consultoria Patrimonial, Pesque Pague Sitio Beer, Tropical Gás, Renovar Móveis Planejados, Cantina Felicetare, Redante'S Pizzaria, Recupere Proteção Veicular, Sound Frame, Felipe Tessaro Motor'S, Jornal O Celeiro, Charcutaria Da quinta, Atacarejo Copercampos, Supermercado Toigo e Ferrari, Supermercado Lucas, Napalha e Acaryart.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 EMPRESARIAL
*Imagem: Divulgação Núcleo de Jovens Empreendedores entregam sugestão de Projeto de Lei aos Vereadores Prefeito Gilmar Marco Pereira também recebeu a sugestão do Projeto de Lei

Empresários defendem reformas, meritocracia e direito à propriedade

Em evento que contou com a presença do governador Jorginho Mello, o presidente da Fiesc expressou o posicionamento da indústria

A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Industrial e do Mérito Sindical, promovida pela Federação das Indústrias, foi marcada por discursos veementes em defesa do posicionamento do empresariado. O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, foi bastante enfático: “Nós defendemos a livre iniciativa, o direito à propriedade, a independência do Banco Central, a responsabilidade scal e a meritocracia. Queremos a reforma administrativa para corrigir um paradoxo do setor público onde os bons não podem ser premiados, sob o argumento da isonomia; nem os maus podem ser penalizados, em função da estabilidade. Queremos a reforma tributária para simpli car e reduzir a carga de impostos”, bradou.

Aguiar disse, ainda, que a Fiesc faz defesa enfática da agenda que o país necessita para se desenvolver. Citou como exemplo o posicionamento da indústria quando o direito adquirido foi relativizado, ampliando a insegurança jurídica brasileira a níveis praticamente insustentáveis.

A realização das reformas tributária e administrativa também foi defendida pelo empresário

Carlos Rodolfo Schneider, um dos homenageados do dia. Na visão dele, a aprovação da reforma tributária será um grande avanço, mas a redução da carga tributária só virá com a reforma administrativa.

Mais e ciência

Ele também chamou a atenção para o papel da indústria para que o Brasil possa entrar no rol dos países desenvolvidos. “Para isso, temos que construir uma economia mais competitiva, isto é, um Brasil e ciente”, disse. Schneider fez uma defesa enfática da redução do gasto público e do aumento da e ciência, transformando um estado obeso e lento em forte e ágil, que, certamente,

atenderá muito melhor o brasileiro. É resgatar o papel do poder público que é servir à sociedade e não dela servir-se”, salientou.

Governador

Ao grande número de lideranças políticas e empresariais presentes, Jorginho Mello informou que o governo catarinense está preparando um plano de recuperação das rodovias estaduais. “Estamos fazendo uma linha de crédito para isso”, garantiu, destacando a parceria com a Fiesc em várias frentes, especialmente na educação pro ssional, por meio do Senai. “Empresários como os senhores e as senhoras são imprescindíveis para a construção de uma economia pujante e diversicada, que faz de Santa Catarina um dos estados mais prósperos do país”, conclui o governador.

Frente Parlamentar da Agropecuária ganha protagonismo

Formada por 300 deputados federais e 41 senadores, de 20 diferentes legendas partidárias, a Frente Parlamentar da Agropecuária é hoje a maior força política no Congresso Nacional. Os três senadores e 13 dos 16 deputados federais por SC integram a Frente.

Homenagens

Na cerimônia realizada na sexta-feira, 19, na sede da Federação, foram homenageados os empresários Ademir Luiz Dalla Lana (Grupo Medal, de Luzerna), Gilberto Tomazoni (JBS), Maitê Lang (Nugali Chocolates, de Pomerode), Milton Hobus (Royal Ciclo, de Rio do Sul) e Valdir Moretto (UfoWay, de Criciúma). Carlos Rodolfo Schneider, do Grupo H. de Joinville, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Também recebeu moção de aplausos, aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, levada pelo deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), que representou a Alesc na solenidade.

Mesmo tendo um ou outro parlamentar mais à esquerda do espectro político, a FPA conseguiu sustentar a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), e faz forte defesa da manutenção do marco temporal nas demarca-

ções de terras indígenas em apreciação no Supremo Tribunal Federal. O que signi ca dizer que é contra a novas demarcações, valendo o que foi de nido até 1988.

Em Santa Catarina, audiência pública na Assembleia Legislativa defendeu o Marco Temporal das Terras Indígenas. Proposta pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), reuniu, centenas de moradores, agricultores e autoridades de municípios que podem ter seus territórios afetados por demarcações de terras indígenas, em especial Cunha Porã, Saudades, Vitor Meireles e Palhoça.

O crédito que chega aos municípios faz chegar saúde à sua casa.

O programa Município Forte é BRDE está mais presente na sua vida do que você imagina. Isso porque quando o crédito é disponibilizado para o financiamento de obras de urbanização, mobilidade, saneamento, iluminação pública, entre outras, é você que usufrui dessas melhorias, seja nas ruas, no seu trabalho ou no conforto do seu lar. É o BRDE ao seu lado e fazendo parte da sua vida.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 12
A
SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais
de 600 mil pessoas
RCN 732 | rcnonline.com.br FLICKR ASSESSORIA FIESC
Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial promovida na Fiesc
.com.br
mais o BRDE, acesse: PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
brde
Conheça

SINTE/SC realiza Seminário em Campos Novos e cobra direitos aos profissionais da educação

Presente no encontro, Deputada Luciane Carminatti fará uma representação no MP exigindo concurso público do magistério.

Reivindicações e cobranças marcaram o Seminário do SINTE/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina), realizado na última sexta-feira, 19/05, no Auditório da Unoesc em Campos Novos. O Sindicato cobra a descompactação salarial e reivindica a valorização da carreira do professor. O encontro contou com a presença do coordenador do SINTE/SC, Evandro Accadrolli e da Deputada Estadual Luciane Carminatti.

Para o sindicato, Santa Catarina é um dos dois estados do país, que não garante ampliação salarial ao longo da carreira. Segundo o coordenador, o SINTE, inclusive, já apresentou à equipe do governador Jorginho Mello, uma tabela que respeite tempo de serviço público e as formações feitas pelo professor. As negociações com o governo devem se arrastar até o próximo dia 13 de junho, dois dias antes da assembleia estadual.

A Deputada Luciane Carminatti, vem sendo responsável por levar ao governo, as demandas dos profissionais concursados da Rede Pública Estadual. Um dos principais gargalos, segundo a parlamen-

tar, é a falta de valorização dos professores, e devido ao grande número de professores ACT`s (Admissão de Professores em Caráter Temporário) no estado, disse que vai protocolar uma representação no Ministério Público exigindo concurso público do magistério.

“Eu já fiz duas representações e o dado que nos chegou é que tem mais ACTs agora do que nos últimos anos, então a gente vai ter que cobrar concurso público. Outra questão, é que ao longo desses anos, as leis foram sendo alteradas, a carga horária, as gratificações foram diminuídas e as atribuições aumentaram. Neste sentido, queremos ouvir a categoria e cons-

truir um debate que possa ser o mais justo possível. Que não tenhamos disparidade entre uma função e outra, tenhamos responsabilidades diferentes, mas que todos se enxerguem com direitos enquanto profissionais da educação”, ressaltou.

Além da cobrança pela valorização dos professores, a deputada também deu o seu ponto de vista em relação a outros temas de extrema relevância, como por exemplo, a faculdade gratuita e a segurança nas escolas, como você confere a seguir:

uSegurança nas escolas

O debate da segurança é muito complexo, eu sempre falo que a gente não pode correr o risco de transformar a escola em presídio. A escola tem uma característica fundamental, que é garantir o direito universal à educação, tudo o que a gente faz na escola nós precisamos pensar com este olhar. Além disso, para fomentar a discussão no âmbito da ALESC, procuramos envolver as regiões, em seis macro audiências regionais, em Campos Novos o encontro ocorre no dia 1º de junho, e será para ouvir quem está lá na escola.

a psiquiatria, pois precisamos discutir o acolhimento, ou seja, o que acontece dentro da escola, por isso que a gente precisa ter muita tranquilidade para tratar desse tema e acertar nas propostas para educação.

Eu estou diretamente envolvida, pois são três comissões que tramitam, uma delas que eu presido, que é a comissão de educação. O projeto em si, nem começou a tramitar, mesmo assim já tem muitos questionamentos e dúvidas. Eu acho que a gente tem que permitir que os alunos que mais precisam, possam concluir faculdade, isso eu sou a favor, sempre lutei, mantivemos o Artigo 170 na Assembleia, mesmo com várias tentativas de corte, a gente sempre segurou, agora eu não posso permitir que esse dinheiro saia da educação básica.

A gente quer ouvir o professor, os pais, os estudantes, os gestores, as forças de segurança pública, a psicologia,

As nossas escolas estão caindo, os professores estão com a carreira achatada, temos aposentado pagando 14% dos menores salários, então o governo tem que dizer de onde vem esse recurso. Queremos fazer um bom debate, sem pressa, já falei para os reitores, a gente vai apoiar, mas temos que discutir bem, qual é o sentido da lei e para que a lei de fato venha atingir a quem mais precisa.

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 EDUCAÇÃO
uFaculdade Gratuita Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina SC www.adjorisc.com.br
Queremos ouvir a categoria e construir um debate que possa ser o mais justo possível. Que não tenhamos disparidade entre uma função e outra.
*Foto: Colaboração/Rádio Cultura

Palestra Show leva diversão e conhecimento para os estudantes

Ação foca na conscientização

sobre a violência infantil

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu um evento espetacular: uma palestra show alusiva ao dia 18 de maio, em apoio à Campanha Faça Bonito, que ressalta a importância do combate à violência contra crianças e adolescentes. Foi um dia repleto de diversão e aprendizado.

Todos aguardavam com entusiasmo pelos palestrantes, que prometiam trazer conhecimento e uma abordagem

criativa para a discussão do tema tão relevante. Vestidos como verdadeiros super-heróis, eles cativaram a atenção de todos com suas fantasias.

A palestra show foi interativa e envolvente. Os palestrantes usaram toda a sua criatividade para ensinar de forma lúdica e dinâmica. Os jovens foram convidados a participarem ativamente e aprenderam como identificar situações de violência e como agir diante delas.

Gestão alinhada:

Prefeita e secretários se reúnem

A Secretária da Assistência Social acompanhou o Conselho Tutelar na entrega de adesivos informativos que fazem parte das ações alusivas ao 18 maio. A data marca a luta pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 de maio marca a mobilização nacional e internacional pelo enfrentamento da violação dos direitos humanos. É uma ocasião em que diferentes atores sociais se unem para conscientizar a população sobre a importância de prote-

ger nossas crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual.

Nessa caminhada, a Secretária da Assistência Social demonstra seu apoio ao trabalho incansável realizado pelos conselheiros tutelares, que são peças-chave na defesa dos direitos infantojuvenis em nossa comunidade. A entrega de adesivos de conscientização é uma forma simbólica de disseminar a mensagem de que todos somos responsáveis por garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças e adolescentes.

Administração inaugura

Casa do Artesanato 'Maiara Padilha'

Com a liderança da prefeita Milena Lopes, os secretários municipais de Vargem trabalham arduamente para garantir o desenvolvimento do município. Regularmente eles se reúnem para planejar e executar ações que visam melhorar as condições de vida da população. Cada secretaria tem suas atribuições específicas, mas todas trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum: o progresso.

Graças ao empenho e competência desses profissionais, o município vem alcançando importantes avanços em diversas áreas, como saúde, educação, agricultura, obras e assistência social. Vemos o reflexo do trabalho na melhoria da infraestrutura, segurança, meio ambiente, entre outros. Com um time tão dedicado e comprometido, Vargem tem um futuro promissor.

Emoção, alegria e saudades marcaram a inauguração da Sala de Artesanato Maiara Padilha. A história desta mulher guerreira vai ficar marcada através deste espaço que será utilizado para ajudar diversas mulheres apaixonadas pela arte. Exemplo de força e superação, deixou um legado de luta e força no combate ao câncer, além de amor. Ex-colaboradora do município, Maiara adorava arte, pinturas e artesanato. Não media esforços para ajudar as pessoas e transmitia alegria por onde passava.

Familiares e amigos participaram deste emocionante momento no qual todos relembraram momentos especiais ao lado de Maiara.

A prefeita Milena Lopes também foi às lágrimas na ocasião e citou seu carinho pela homenageada. "Esta homenagem foi merecida. Maiara era uma pessoa muito especial. Tenho certeza que este espaço irá acolher muitas mulheres e trará muitas inspirações. Hoje é um dia de saudade, mas também de muita alegria", destacou Milena.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 14 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV *Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Coocam realiza entrega de Bonificações de Sementes

Na safra 2021/22, foram comercializadas sementes de soja,

Qualidade e produtividade nas lavouras, além de segurança, são fatores fundamentais na hora de adquirir sementes – um vetor básico e de elevada importância para os melhores resultados. Por isso, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), trabalha incansavelmente para oferecer grãos com genética de ponta, alta germinação e máxima performance, pois, acredita que a semeadura é o início de um ciclo próspero no resultado final. Os campos sementeiros dos produtores de Sementes Coocam recebem cuidados especiais, conforme as necessidades de cada região, solo, condições climáticas, doenças e pragas, garantindo assim, os melhores desempenhos no campo.

Através do programa de Bonificação de Sementes, além de todo o suporte técnico e comercial durante todo o processo, a cooperativa proporciona retorno financeiro aos produtores, multiplicadores dos grãos. Os resultados da safra 2021/22, foi apresentada na última semana, dia 19, com a entrega das bonificações. Um momento de conhecimento e confraternização dos números conquistados.

O engenheiro agrônomo Helen Paganini, responsável pelo setor de sementes da Coocam, ressaltou sobre a importância do trabalho coletivo para excelência adquirida nos campos sementeiros dos produtores da cooperativa. “As Sementes Coocam têm maior probabilidade de sucesso em amplas as faixas de condições ambientais, com uniformidade e garantia de rápida emergência, com isso produzimos as melhores sementes do

mercado”.

O vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior lembrou da aptidão da região de Campos Novos quanto a produção de sementes, onde o município cada vez mais, vem se projetando nacionalmente, com clima e solo como excelentes aliados para o bom andamento da safra. Sobre a rentabilidade junto aos associados, Junior observa que o retorno girou em torno de 15%, ou seja, uma média de ganho de aproximadamente R$ 25,00 por saca produzida. “Uma rentabilidade muito boa ao produtor, que consegue valorizar o produto com valor agregado”, coemnta. A executiva da Coocam está atenta ao mercado, tentando negociar produtos com o melhor preço para não onerar custos aos sócios.

Na safra 2021/22, foram comercializadas mais de 80 mil sacas de semen-

tes de soja, dentro da média prevista. Para a próxima safra 2022/23, o planejamento é aumentar a produção e por isso, a cooperativa planeja novos investimentos em armazenagem e recepção dos grãos. Conforme o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, apesar das instabilidades sanitárias e econômicas, a cooperativa deverá tirar os projetos do papel. Ele reafirmou também, o quanto as sementes são procuradas em nível nacional. “A produção com vigor e germinação acima da legislação, fazem com que o mercado busque cada vez mais as sementes com a marca Coocam”, enfatiza João Carlos Di Domenico.

A Coocam comercializa sementes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA Nº 14

O Presidente da Cooperativa de Produção e Processamento de Frutas do Planalto Sul Catarinense-VINICAMPOS, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 14 do Estatuto Social, convoca os Senhores associados para Assembléia Geral Ordinária a realizar-se dia 06 de junho de 2023, nas dependências da Biblioteca Pública de Campos Novos, sito á Rua Coronel Farrapo nº 1045, Centro, Campos Novos(SC), ás 17,00 horas em primeira convocação, com a presença mínima de 2/3 (dois terços) do número de Associados em condições de votar; ás 18,00 horas, em segunda convocação, com metade mais um do número de Associados; e em terceira e última convocação, ás 19,00 horas, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, com a seguinte ordem do dia:

1º - Renovação de 1/3 (um terço) dos membros do Conselho de Administração;

2º - Renovação de 2/3 (dois terços) dos membros do Conselho Fiscal;

3º - Outros assuntos de interesse da sociedade

OBS.:

1) Para efeito de cálculo de quorum, o número de associados é de 32.

2) As chapas para concorrerem aos cargos descritos nos itens 02 e 03 do Presente edital, deverão ser entregues ao secretário até as 17:00 horas do Dia 06/06/2023. Campos Novos(SC), 18 de maio de 2023

LUIZ CARLOS FRONZA - PRESIDENTE

Quinta-feira, 25 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15
dentro da média prevista. *Fotos e Informações: ASCOM//COOCAM
AGRONEGÓCIO
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 25 de Maio de 2023 16 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.