1779

Page 1

COMUNIDADE

Pré-Candidata à vaga de desembargadora do TJSC visita Campos Novos.

ESPECIAL

Parque Estadual Rio Canoas celebra 19 Anos com muitas atrações.

POLÍTICA

Poder legislativo concede moções de parabenização em sessão ordinária.

Ano 31 - EDIÇÃO 1779

Quinta-feira 18 de Maio de 2023

AGRONEGÓCIO uPágs. 07

Produtores da Coocam estão na reta final da colheita.

1
1992
Desde
Campos Novos-SC
u
u
u
www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 uPág. 04
Pág. 06
Pág. 11
Pág. 08

EDITORIAL COLUNISTAS

Todo dia é dia para nascer um campeão

Estima-se que a população mundial chegou aos 8 bilhões no final do ano passado. E se for parar para pensar, não existe no mundo, nesta infinidade de gente, alguém que seja igual a você. Vai existir pessoas parecidas fisicamente, traços de rosto, gostos parecidos, humor compatível, mas nenhuma pessoa terá o seu código genético, o que garante que você é um ser único no planeta.

Por isso, e por tantos outros motivos, nunca me senti confortável a aplicar rótulos nas pessoas e, tampouco aceitar ser qualificado como se fosse um produto feito em grande escala. Quer me deixar irritado, venha com o papo dizendo: você é do signo tal, portanto você é assim, assim, assado... não faça isso!

Todos nós temos a condição de sermos arquitetos da nossa própria trajetória, assumir riscos, nos desafiar, quebrar paradigmas e sermos vencedores.

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”

Esta frase citada acima, dá o embasamento ao meu modo de pensar e entender como as pessoas se tornam destaque no ambiente onde atuam. Estas palavras não são minhas, são de Ayrton Senna, talvez o último grande ídolo que já tivemos e o maior exemplo que eu conheço, de um campeão que se fez por si só.

Desde o início da carreira, Senna mostrou que não queria ser um piloto comum, medíocre, que fosse apenas mais um no automobilismo. Ele tinha a

ambição de ser o melhor, e assim, considerado por muitos, chegou ao patamar do maior de todos os tempos. Mas, para que isso acontecesse, ele precisou tapar os ouvidos para as críticas, ignorar os negacionistas, e trabalhar em prol do seu objetivo.

Em 1988, Ayrton Senna é contratado pela equipe McLaren para se juntar ao bicampeão mundial Alain Prost. Senna seria o piloto número 2 e deixaria todos os holofotes para Prost, mas na primeira oportunidade que Senna teve, ele colocou seu carro lado a lado com Prost para conquistar a vitória naquela corrida, o campeonato daquele ano, alcançar o recorde de vitórias, de poles e se tornar Tri Campeão Mundial de Fórmula 1. Ídolo da sua nação e ídolo mundial e o número 1 da categoria.

Logo após a morte de Senna, Rubens Barrichello apareceu como o seu mais provável sucessor. Mesmo em carros não tão competitivos fez boas corridas e chegou à Ferrari. Lá, existia Michael Schumacher. Com o principal carro da categoria nas mãos, Rubinho teve a oportunidade de escrever o seu nome na história, dar orgulho à toda nação brasileira, mas quando essa oportunidade chegou, depois de uma corrida de recuperação, na chuva, em que se arriscou com várias ultrapassagens, simplesmente freou para o alemão ganhar a glória de vencedor.

Moral da história. A oportunidade para você mudar o rumo da sua vida, se tornar um campeão, não vai aparecer todos os dias, mas quando isso acontecer, você não pode ter medo de bater no peito e assumir a responsabilidade, a não ser que você queira frear, e nunca sair de onde você está!

Comportamento Humano

Insegurança na Escola – Os Verdadeiros Culpados

Ousadia da minha parte escrever um texto com as respostas para um problema tão amplo, tão profundo e tão complexo? Acredite, eu tenho essa resposta!

Primeiramente é preciso contextualizar.

Os comportamentos humanos, suas ações e reações, são formatados na infância. Desde que nasce, até aproximadamente 12 anos, a criança está num processo de entender como o mundo funciona. Assim, tudo o que vê, ouve e sente, é insumo para construir sua identidade e suas reações diante dos fatos da vida futura.

A forma como cada criança interpreta e incorpora tais informações, ainda é uma incógnita para a ciência, porque crianças que vivem em situação de violência, podem ser violentas ou amáveis na fase adulta. Uma entendeu que a violência era a realidade e outra que lutaria contra aquela realidade.

Fato é, que sentimentos produzem marcas na mente dos seres humanos e constroem comportamentos que se revelam na adolescência ou na fase adulta. Vejamos algumas situações:

No Mato Grosso, (25/04/23): “Dona de berçário é presa por maus-tratos e tortura após passar fezes em crianças”;

Em São Paulo (25/04/22): “Presa dona de creche em que crianças eram amarradas com lençol”;

Em São Paulo (24/04/23): “Polícia investiga professora suspeita de estuprar aluno de 3 anos em escola”;

Em Santa Catarina (23/04/23): “Padrasto é flagrado por esposa estuprando enteada de 7 anos”

Poderíamos encher mil páginas com notícias dessa natureza, mas não é o objetivo. A análise aqui é outra. Ao passar por situações dessa natureza, a criança “instala um programa” dentro de si, cresce com a marca da dor e no futuro, algumas usam a dor para ajudar outras crianças a não passar por isso, outras, a usam para se vingar.

Abusadores, matadores, vingadores que voltam à escola para “cobrar a dívida da vida”, além da punição, precisam de tratamento.

Policiar a porta da escola e instalar detectores de metais são medidas imediatas e paliativas que podem minimizar o risco, mas certamente não vão resolver o problema porque os abusadores, algumas vezes, já estão dentro das casas e das escolas (conforme notícias acima).

Necessário e urgente, é melhorar as pessoas, treinar professores, qualificar pais e oferecer um mundo melhor para nossas crianças e uma base sólida para que possam construir comportamentos humanizados e adequados para a convivência com os outros.

Treinar é caro? Experimente não treinar!

Os verdadeiros culpados? Sim, são os comportamentos humanos e aqueles que contribuíram para a construção desses comportamentos!

Por: Magna Regina

Coach Empresarial, Empreendedora

Presidente do Instituto Humaniza

Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus

Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

05/2023

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 2 COTIDIANO
Por: Orli Ricardo - Jornalista

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

É oficial: você deve arrebentar nesta semana! Com vários astros na sua Casa da Fortuna, vejo notícias maravilindas chegando. Tudo indica que irá ganhar mais dindim com seu serviço – área da escrita, comunicação, transporte e comércio estão privilegiadas. Só olho aberto com falsianes, cobronas e amigos da onça que tendem a surgir pra não levar calote, beleza?

Touro

21/04 a 20/05

Prepare-se pra ficar arrasane, tourinho, afinal tem vários planetas no seu signo destacando seu lado determinado, focado, materialista e talentoso com as finanças. Você tende a pensar e agir devagarinho, mas esse jeito cauteloso pode te garantir mais segurança e menos riscos. E vejo aqui que tem boas oportunidades de aumentar seus bens e até realizar um sonho de consumo.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Tem previsão de raios e trovões, mas também de chuva de bênçãos nesta semana, geminiangel. Começando com notícia boa, além de contar com muuuita garra pra conseguir mais bufunfa, seu espírito empreendedor, capacidade criativa e habilidades artísticas devem dar o ar da graça e possibilitar sucessos. Tô vendo aqui que sua profissão pode finalmente te render riquezas.

Câncer

21/06 a 21/07

Os astros abrem a porta das esperanças e tudo indica que as coisas vão correr numa boa, com destaque para os seus contatos e sonhos. Com mais foco, pode encontrar soluções brilhantes pra qualquer parada. De quebra, talvez atraia aliados, protetores e ajuda de colegas pra realizar suas ideias. Os assuntos financeiros devem contar com todo o seu entusiasmo, ambição e pique.

Leão

21/07 a 22/08

Tô vendo aqui que você deve contar com as excelentes vibes dos planetas pra dar uma guinada tanto na carreira quanto no seu bolso. Sociável, otimista, com mente e lábia de negociante e uma baita vontade de aumentar seus rendimentos, você tem tudo pra subir no emprego e na vida. E há chance de receber boa notícia sobre uma promoção.

Virgem

23/07 a 22/09

Vejo coisas boas e outras nem tanto chegando nesta semana. É que transformações podem pintar e virar sua rotina de trabalho de cabeça pra baixo, inclusive viagem a serviço, sem contar que conflitos com a chefia não estão descartados. Segura o forninho, amada e amado! Já no setor da bufunfa, a energia está bastante favorável pra iniciar um pé-de-meia ou adquirir um bem,

Libra

23/09 a 22/10

O céu dá a maior força pra você ter sucesso no trabalho e encher o bolso, libriana e libriano. Glória! Tudo indica que projetos, negociações e acordos devem sair do papel e engrenar, com grandes chances de prosperarem. Contando com mais poder de decisão e um forte desejo de adquirir coisas, os astros avisam que devem ter ótimas sacadas e correr atrás das suas ideias e sonhos.

Escorpião

23/10 a 21/11

Suas relações pessoais e profissionais estão em foco e prometem entrar nos eixos nos próximos dias, minha irmã e meu irmão astral. Afinal tudo indica que será mais fácil se entender com todos, zerar as tretas e até fechar parcerias, acordos ou comércio pra lá de vantajosos para o seu bolso. Os astros avisam que poderá contar com muuuita imaginação pra se dar bem.

Sagitário

22/11 a 21/12

Pensa numa semana boa. Pensou? Pois os próximos dias prometem sucesso no trabalho, dindim no bolso e várias outras coisas! É pra glorificar de pé! Os astros estão numa vibe delicinha e tudo indica que o serviço vai caminhar bem, com grandes chances de expandir e render mais bufunfa. Atenção para ganhar mais destaque, especialmente se atua em home office ou com parentes

Capricórnio

22/12 a 20/01

Tudo indica que o seu signo será premiado pelo céu, afinal, além de Mercúrio ficando direto no seu paraíso astral, Júpiter também entra na sua Casa da Sorte, e aí você pode aumentar seus recursos materiais, ter êxitos e zerar os boletos. Mas como as transformações tendem a pintar e diminuir seu saldo, será prudente não se deixar levar pelas ambições, sobretudo em jogos e apostas, tá?

Aquário

21/01 a 18/02

Os próximos dias entregam spoilers maravilindos do setor do trabalho e dinheiro. Tudo indica que irá ralar e mostrar serviço a fim de melhorar sua situação, e as chances de ver os seus esforços rendendo excelentes frutos são enooormes. Pode até receber uma notícia vantajosa: bônus, gratificação, comissão ou aumento de salário deve cair na sua conta.

Peixes

19/02 a 19/03

Tudo indica que suas ideias vão fluir numa boa, terá facilidade de se expressar e contará com mais concentração pra aprender e assimilar as coisas. Os astros também destacam sua poderosa criatividade, sensibilidade e intuição. E aí pode acumular êxitos, vantagens e até bens materiais, sobretudo com comunicação, turismo, ensino ou transporte.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Pré-Candidata à vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional do TJSC faz visita a Campos Novos

Advogada Claudia Bressan Brincas também prestigiou a inauguração da nova sede local da Subseção da OAB.

No início desta semana, a advogada Claudia Bressan Brincas esteve cumprindo a sua agenda em Campos Novos, onde prestigiou a inauguração da nova sede da Subseção da OAB no município. A tubaronense concorre a vaga de desembargadora pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e no período de pré-campanha, aproveitou a vinda ao município para colher as demandas dos profissionais do direito.

“Essa minha visita trata de aproximar e ouvir a advocacia de todas as regiões para que a gente possa, caso seja escolhida na vaga de desembargadora, entender as necessidades de cada região, procurar ouvir a advocacia, pois cada região tem a sua particularidade. Por isso preciso conhecer cada realidade para poder bem representar todos os advogados e advogadas”, comentou.

Em seu currículo, Dra. Cláudia carrega uma vasta experiência profissional, principalmente no Direito Público, Administrativo e Eleitoral, também se dedicou a servir à Advocacia em várias frentes.

Foi membro das Comissões Es-

tadual e Nacional de Direito Eleitoral da OAB, havendo organizado e participado como palestrante dos maiores Congressos da área. Perante o Tribunal de Justiça do Estado, representou a OAB em importantes momentos, tais como quando atuou no processo de migração do ESAJ para o Eproc e, em 2019 quando, por nove meses de intenso trabalho, integrou a equipe técnica do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) que criou o novo sistema da AJG (Assistência Judiciária Gratuita).

“Tenho muito orgulho de haver participado da implementação do AJG,

que hoje, além de ser o mais eficaz mecanismo de acesso da população carente ao Poder Judiciário em todo o país, garante também a milhares de advogadas e advogados um trabalho digno, socialmente muito relevante e remunerados pelo Estado”, afirma Claudia.

Atualmente, a AJG permite que mais de 21.000 advogados prestem serviços à população carente de Santa Catarina e seus honorários sejam pagos pelo Estado. Deste total, Dra. Claudia lembra, que grande parcela é formada por jovens advogados que estão ingressando na carrei-

“A jovem advocacia hoje é a maioria no estado de Santa Catarina e a OAB tem sempre a preocupação de aproximar os jovens advogados, dar suporte àqueles que estão começando agora, e é isso que a gente sempre vai buscar. Seja pelas comissões temáticas, por cursos firmados ou, ainda, outros serviços sociais que repercutem em benefício aos novos advogados e advogadas”, explicou.

Quanto ao cronograma de datas para a vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Dra. Cláudia informa que a primeira etapa será realizada no dia 23 de junho, quando acontece a primeira votação realizada pelo Conselho Estadual da OAB, neste dia ocorre uma sabatina, que inclusive, será transmitida pelo YOUTUBE.

Ainda conforme a advogada Cláudia, depois deste processo inicial, o conselho escolhe 12 nomes que vão para uma votação da classe dos advogados, sendo que os seis mais votados formarão uma lista que segue para o TJSC escolher apenas três (lista tríplice). Os nomes dos três candidatos finalistas são encaminhados para o Governador do Estado, Jorginho Mello, fazer a sua escolha para a vaga.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 4 COMUNIDADE
ra. *Foto: Divulgação Claudia Bressan Brincas

Iniciativa leva secretarias até a comunidade e desenvolve projetos e soma demandas.

Durante a manhã do último sábado, dia 13 de maio, a Administração Municipal de Campos Novos organizou a ação intitulada 'Prefeitura Mais'.

O objetivo do projeto é de aproximar o executivo da população, levando todas as pastas da administração para prestar atendimentos e receber as deman-

PREFEITURA + MAIS

das dos Camponovenses.

Nesse mês de maio, na segunda edição do Prefeitura Mais, a ação foi realizada nas praças do Bairro Santo Antônio. Além dos atendimentos prestados, as secretarias estavam divididas para realizar, juntamente com a Secretaria de Obras, melhorias nas praças. Pinturas nos bancos, aparelhos de ginástica ao ar livre, meio-fio, poda de árvores e plantio de flores foram algumas das atividades realizadas.

A Secretaria de Saúde também esteve presente na Morada do Sol, aplicando a vacina contra a influenza, além de equipes que percorreram as ruas e casas levando orientações sobre os focos da dengue.

De acordo com o prefeito Gilmar Marco Pereira, o Prefeitura Mais é um projeto que iniciou nas comemorações dos 142 anos de Campos Novos, no mês de março, e será realizado uma vez por

mês, em todos os bairros da cidade. O executivo já está realizando os estudos e o cronograma com as próximas atividades será divulgado nos próximos dias.

O Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Fernando Buzzi Júnior, salienta a importância de ações como essa e reforça o convite para que toda a comunidade dos bairros envolvidos participe do Prefeitura Mais.

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos) *Fotos e Informações: ASCOM/PMCN

Parque Estadual Rio Canoas celebra 19 Anos com muitas atrações

Unidade de Conservação conta com uma área total de 1.228,7 hectares e recebe aproximadamente 3.500 visitantes por ano.

Trilhas ecológicas, nascentes e cachoeiras, além de animais silvestres, como o Leão Baio. Diversas atividades ecológicas como: trilhas, rapel e apresentação de highline, também a rede suspensa e um delicioso almoço no parque. Estes são alguns dos atrativos do Parque Estadual do Rio Canoas (PAERC), localizado no município de Campos Novos, no Oeste de Santa Catarina, e que celebra, neste sábado, 27 de maio, 19 anos de trabalhos em prol do Meio Ambiente. Em comemoração à data, uma programação toda especial foi planejada, e vai ocorrer entre os dias 27 e 28 de maio de 2023, das 9h às 17h.

Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, o PAERC é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral. Há duas categorias para se considerar para UC’s, a categoria Reserva Biológica, em que o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores; e a categoria Parque, em que é permitida a visitação pública (o PAERC recebe em média 3.500 visitantes por ano). O agendamento de visitas a todas as Unidades de Conservação é realizada somente de forma on-line pelo site do IMA (https:// www.skoobtur.com/providers?to=ima).

De acordo com Leila Alberti, coordenadora do PAERC e servidora do IMA, o Parque Estadual Rio Canoas reserva muitas atrações aos visitantes, especialmente na comemoração do aniversário de 19 anos.

“O visitante que vier conhecer o Parque Rio Canoas vai encontrar, além de muita diversidade ambiental, belas trilhas para fazer com amigos e com a família, e vai desfrutar de um almoço muito saboroso, preparado com muito carinho por nossa equipe do Parque. Esperamos que o visitante leve daqui bons momentos, e que seja um multiplicador da consciência ambiental, defendendo a ideia das unidades de conservação. A programação de aniversário é conjunta com equipes parceiras ao parque, como a equipe de rapel – Associação de Esportes Radicais Elite Radical e a equipe Slackmov - que proporcionará apresentação de highline e a experiência da rede suspensa no cânion do Parque”, comentou a coordenadora do PAERC.

uProgramação

uSábado, 27/05/2023:

13h às 17h: Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical, Rede suspensa – Equipe Slackmov

uDomingo: 28/05/2023

07h; Abertura do PAERC

08h: Abertura do Evento

09h às 12h: Trilhas ecológicas, Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical, Rede suspensa – Equipe Slackmov;

12h: Almoço com reserva R$ 30,00;

13h às 18h: Trilhas ecológicas, Rapel – Realização e organização: Equipe Elite Radical, Rede suspensa – Equipe Slackmov, Apresentação de highline - Equipe Slackmov;

uConheça o Parque

A área correspondente ao Parque Estadual Rio Canoas foi adquirida pela empresa Campos Novos Energia S/A (Enercan) e doada ao Estado de Santa Catarina como compensação ambiental decorrente da implantação da Usina Hidrelétrica em Campos Novos. A criação da Unidade de Conservação de Proteção Integral, conhecida como Parque Estadual Rio Canoas, se deu por meio do decreto Nº 1.871, de 27 de maio de 2004.

O Parque está situado no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos, Estado de Santa Catarina. Na data de sua criação, a área total do Parque era de 1.067,8592 hectares, com uma área de 65,3960 hectares correspondente à área de preservação permanente (APP) com faixa de 100 metros a partir da cota altimétrica de inundação (660 m), do reservatório da Usina Hidrelétrica de Campos Novos (UHE Campos Novos) em sua margem direita, perfazendo área total 1.133,2552 hectares.

Em 02 de outubro de 2020, foi adquirida uma nova área, anexa, de 95 hectares, a qual foi doada por meio de compensação ambiental da empresa EDP Energias do Brasil. Atualmente a Unidade de Conservação Parque Rio Canoas conta com uma área total de 1.228,7 hectares.

Estudos apontam que boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada no Parque Rio Canoas, que pertencente ao bioma Mata Atlântica, tem por finalidade proteger a biodiversidade em um ecótono, que é uma faixa de transição entre o ecossistema da Floresta Esta-

cional Decidual (FED) e a Floresta Ombrófila Mista (FOM), formada por araucária (Araucaria angustifolia), xaxim (Dicksonia sellowiana), imbuia (Ocotea porosa), cedro (Cedrela fissilis) e demais espécies arbóreas. O Parque também ser ve de abrigo para diversas espécies da fauna, desde cervídeos (Mazama sp.) a felinos, dentre eles o gato-maracajá (Leopardus wiedii), gato-mourisco (Puma yagouaroundi) e a onça-parda (Puma concolor). São espécies que fazem parte de uma paisagem exuberante, formada por paredões rochosos e cânions, predominando a presença de cactos, como o Ora-pro-nóbis (Parodia linkii).

uTrilhas Ecológicas

O Parque oferece três trilhas ecológicas para visitação: A Trilha das Águas, que possui um percurso total de 4.400 metros, tendo como principais atrativos a Lagoa Grande e um antigo cemitério, que já existia no local, antes da data da criação da UC. A Trilha do Lajea do Pequeno, com 800 metros de extensão, tem como principal atrativo a nascente do Lajeado Pequeno, que forma uma pequena cascata de cerca de 1 metro de altura, cercada por pedras e vegetação. E a trilha do Lajeado do Roberto, que possui o percurso total de 3.090 metros, realizada sob o acompanhamento de um condutor de trilha e que reserva dois atrativos principais: o Salto do Lajeado e a Cachoeira do Lajeado do Roberto, que é símbolo da Unidade de Conservação.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 6 ESPECIAL
*Foto: Divulgação

Comissão estuda a viabilidade de implantação da Zona Azul em Campos Novos

Objetivo é dar rotatividade ao estacionamento da área central da cidade.

A falta de locais para estacionar nas ruas centrais de Campos Novos é um problema que se arrasta por anos. Muitos condutores enfrentam dificuldades para encontrar vagas de estacionamento durante o dia, sobretudo no horário de comércio. Diante de tal situação, e pelas recorrentes reclamações dos empresários e comerciantes, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a ACIRCAN (Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense), estão criando uma comissão que estudará a viabilidade da implantação da Zona Azul em Campos Novos.

De acordo com o Presidente da CDL, Marcos Giovani, diante dos pedidos dos associados, foi realizada uma reunião com a diretoria da entidade e posteriormente foi efetuado o convite à ACIRCAN para se integrar no processo. De forma conjunta, as entidades procuraram os poderes executivo e legislativo para iniciarem as tratativas sobre o assunto.

“Procuramos a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Campos Novos para começar o projeto e tivemos uma sinalização positiva de ambos. Sabemos que já foi elaborado um estudo de viabilidade para implantação da zona azul em nossa cidade há cerca de cinco anos, mas que não saiu do papel. O problema continua, não vai mudar e a ideia é iniciarmos um estudo do zero”, afirmou Marcos.

Conforme o Presidente da ACIRCAN, Márcio Azevedo, a ideia das entidades em ter um estacionamento rotativo em Campos Novos, vem sendo amadurecida há vários anos, cujo o principal

objetivo, não é ter uma cobrança em si dos motoristas, onerar a população, mas sim, a rotatividade do estacionamento no município em benefício da coletividade.

“É claro que como qualquer assunto polêmico não é consenso, não há unanimidade, porém a ampla maioria dos empresários tem a intenção de resolver

Sabemos que já foi elaborado um estudo de viabilidade para implantação da zona azul em nossa cidade há cerca de cinco anos, mas que não saiu do papel. O problema continua, não vai mudar e a ideia é iniciarmos um estudo do zero

o problema do estacionamento das ruas centrais da nossa cidade, portanto, essa comissão que está sendo montada terá a missão de levantar a viabilidade, se for preciso fazer visitas técnicas, trazer profissionais experientes de outras cidades, estudar casos de outros municípios, a nossa comissão irá fazer”, destacou Márcio.

A CDL Campos Novos, por meio de seu presidente, já começou a fazer contato com outras lideranças do estado, a fim de iniciar a escuta da viabilidade do processo.

“Nós procuramos outros presidentes de CDLs do estado de Santa Catarina, que tinham o perfil do nosso município e os quais têm a zona azul implantada em suas cidades e funciona de forma consciente. Locais com o mesmo porte e característica de Campos Novos, como, Curitibanos, Videira, Capinzal e Joaçaba, são municípios que há algum tempo tem a zona azul implantada, nestes modelos, vamos identificar o que deu certo e avaliar as dificuldades enfrentadas”, comentou Marcos.

Após estas primeiras abordagens com as lideranças políticas e com as entidades comerciais do estado, será marcada

uma reunião com a comissão que estará à frente do estudo, para depois ser montado um cronograma de atividades para chancelar a viabilidade de implantação da Zona Azul em Campos Novos.

“Campos Novos cresceu muito nos últimos 5 ou 10 anos, e a gente precisa acompanhar esse crescimento. Hoje o nosso município é um polo, recebemos visitantes de toda a região da AMPLASC que vêm consumir no nosso comércio, e só em Campos Novos, segundo informações, temos mais veículos registrados aqui do que motoristas habilitados, mais de 28 mil. Apesar de todas as iniciativas, como demarcação de vagas e abertura de estacionamento em terrenos baldios, ainda enfrentamos dificuldades quando se precisa estacionar, e é neste sentido, que nós enquanto entidades, estamos nos colocando à disposição para colaborar”, finalizou Márcio.

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 ESPECIAL
Qualquer assunto polêmico não é consenso, não há unanimidade, porém a ampla maioria dos empresários tem a intenção de resolver o problema do estacionamento das ruas centrais da nossa cidade.
Azevedo - ACIRCAN
*Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Poder legislativo concede moções de parabenização em sessão ordinária.

Reconhecer pessoas, empresas e instituições, valorizando suas ações e a diferença que fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural do município de Campos Novos, tem sido um dos atos do Poder Legislativo Municipal.

Na sessão ordinária de terça-feira (16), quatro moções de parabenização foram concedidas pela Câmara: uMoção de Parabenização

n° 09: A pedido do vereador Marciano Dalmolin, parabenizando a '' Sapataria Zanelatto'', pelos 50 anos de trabalho em Campos Novos. A homenagem ao senhor

RECONHECIMENTO

''Arlindo Zanelatto'', mais conhecido pela população camponovense como ''ZANELATTO'', enaltece sua longa história de dedicação e vontade de trabalhar em benefício dos camponovenses, o respeito aos seus clientes e, sobretudo, o amor à sua profissão, assim como homenageia também a sua esposa Clementina Suppi Zanelatto, que sempre esteve ao seu lado.

uMoção de Parabenização

n° 10: Parabenizando o “Conselho Municipal de Saúde” e a todos os envolvidos na realização da Conferência Macrorregional de Saúde do Meio Oeste e Serra Catarinense, evento que reuniu representantes de mais de 70 municípios em Campos Novos, debatendo os princípios e diretri-

zes do SUS, visando garantir a saúde como direito universal e de extrema importância.

uMoção de Parabenização

n° 11: A pedido do Vereador Marciano Dalmolin parabenizando “Letícia Vieira” pelo título de Tricampeã Brasileira de Paraenduro Equestre na modalidade Adaptada 20Kms, uma linda trajetória de superação digna de dedicação, talento, força e coragem.

uMoção de parabenização

n° 12: dos vereadores Claudiomir da Silva, Florindo Rogério Cordeiro dos Santos, João Batista Ramos de Almeida, José Jair Fagundes Antunes, José Tadeu Guzatti

e Rui Jorge Tomazoni parabenizando os ex-vereadores Adavilson Telles (in memorian), Antônio Rosa, Dirceu José Kaiper, Gilson César Lopes, Irineu Armando Osório Júnior, Maurilio Castro Campagnoni e aos atuais vereadores Darci Rodrigo Pedroso e Marciano Dalmolin, por terem a grandiosidade de elaborar uma Emenda Parlamentar Impositiva no exercício de 2020, para execução em 2021, destinada à reforma da Ala da Maternidade da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, no valor de aproximadamente R$ 700.000,00 (setecentos mil reais). A ala revitalizada foi inaugurada no dia 06 de abril deste ano.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 8 POLÍTICA
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 389,89 (Trezentos e Oitenta e Nove Reais e Oitenta e Nove Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Fotos e Informações: ASCOM/Camara de Vereadores uMoção de Parabenização n° 09
u
Moção de Parabenização n° 10
u
Moção de Parabenização n° 11
u
Moção de Parabenização n° 12
Quinta-feira, 18 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 PUBLICIDADE

Viver com saúde: Grupo de idosos participa de aula de fisioterapia

Mateada da Vacinação: Momento de prevenção e lazer

O grupo dos idosos tem um papel fundamental na promoção da valorização da terceira idade. Uma das formas pelas quais o grupo dos idosos tem atuado na promoção de saúde da terceira idade é por meio da prática de atividades físicas, como a aula de fisioterapia. Essa prática regular de exercícios não só ajuda a manter o corpo saudável e ativo, mas também promove a socialização e a troca de experiências entre os participantes.

A aula de fisioterapia pode ser uma atividade divertida e dinâmica, adaptada às necessidades e limitações de cada participante. Ela pode incluir exercícios

de fortalecimento muscular, alongamento, equilíbrio e coordenação, além de técnicas de relaxamento e respiração. Ao participar de atividades como essa, os idosos mostram que a terceira idade pode ser uma fase de muitas possibilidades e realizações, e que eles são capazes de contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Dar atenção a todos os munícipes de forma integral é o objetivo da Administração Municipal, por isso a prefeita Milena Lopes se esforça em dar aos mais idosos o carinho e cuidado que eles merecem para que consigam envelhecer com saúde.

No último fim de semana, a Secretaria de Saúde de Vargem realizou uma mateada da vacinação, reunindo diversas famílias em um momento de lazer e cuidado com a saúde.

A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra doenças e incentivar a vacinação.

Durante a mateada, as equipes de saúde estiveram presentes para aplicar

as vacinas e tirar dúvidas sobre a imunização. A comunidade desfrutou de um ambiente agradável, regado a chimarrão, e com a criançada curtindo os brinquedos.

A iniciativa foi um sucesso, pois além de incentivar a vacinação, também promoveu a integração entre as famílias e a conscientização sobre a importância da prevenção contra as doenças. A Administração Municipal está de parabéns por esta iniciativa.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 10 REGIÃO VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Produtores da Coocam estão na reta final da colheita

Apesar das adversidades climáticas, estimativa do departamento técnico da cooperativa para produção de grãos, deve ficar com média de produção de 65 sacas/ha de soja e 150 sacas/ha de milho.

Um ano atípico para a safra de verão 2022/2023, já que passamos para a segunda quinzena do mês de maio e a colheita ainda não terminou. O atraso se dá por fatores, como por exemplo, o clima desfavorável no período da semeadura, fazendo assim, que houvessem oscilações no momento do plantio dos grãos. Apesar disso, as previsões são favoráveis e a média de colheita ficará dentro do esperado. Os produtores da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) estão passando para a reta final da colheita, com previsão de término nas próximas semanas.

O gerente do departamento técnico da Coocam, Silvio Zanon, explica que a colheita das lavouras de soja dos produtores da Coocam está em torno de 85% concluída, enquanto o milho está com 95%. “Este ano está um pouco diferente do ano passado. No mês de abril de 2022, já estávamos encerrando a colheita e neste ano, vai se estender até o final do mês de maio”, comenta Silvio, observando que as produtividades estão com bastante variações, de lavoura para lavoura, devido às condições climáticas durante o desenvolvimento da planta – o clima é um fator essencial para o resultado final.

Sobre o recebimento de grãos, os números da cooperativa estão dentro das expectativas. “O recebimento não está fora do normal, pois, anualmente a Coocam se planeja com antecedência”, enfatiza Silvio.

Os maiores desafios dos produtores e cooperativas estão relacionados aos fatores externos, como mercado exter-

no, preços de vendas e problemas nos portos brasileiros. “Pelos dados dos órgãos e empresas de consultoria do setor, teremos uma super safra e isso acaba influenciando no preço pois, sabemos que, quanto maior a oferta menor o preço. A questão da saída de grãos mais lento e fatores relacionados ao mercado externo também são influenciáveis no momento da venda”, reforça o engenheiro agrônomo.

O produtor precisa avaliar os gastos e escolher o melhor caminho, com decisões individuais sobre o destino de sua safra. A média de produtividade de

uSoja no estado

O ano de 2023 mesmo com as dificuldades teve um cenário próspero para a produção de soja em Santa Catarina. Segundo Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, a produção de Soja deve atingir a casa das 3 milhões de toneladas, número recorde desde que a série histórica foi iniciada em 2012.

A atual safra conta com cerca de 50% das áreas já colhidas.

"Atualmente temos cerca de 750 mil hectares no Estado dedicados à soja".

As médias de produtividade em algumas áreas do Estado estão chegando a 100 sacas por hectare, conforme pontua o especialista.

A soja ocupa cada vez mais espaço nas lavouras de Santa Catarina. Em oito anos, o estado ampliou em 43,5% a quantidade produzida e em 32,3% a área plantada, alcançando 2,29 milhões de toneladas colhidas na última safra. Os números foram levantados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola

(Epagri/Cepa).

“A produção de soja é estratégica e de fundamental importância para Santa Catarina, não só pelas exportações, mas também pelo seu papel na composição da nutrição animal. Devemos lembrar que a produção de suínos e aves é o carro-chefe do nosso agronegócio”, destaca o secretário adjunto da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto.

No estado, a soja é cultivada em 16.849 propriedades rurais, com a produção gerando uma receita de R$ 2,8 bilhões, representando 8,2% no Valor Bruto da Produção Agropecuária estadual.

uEstimativa

A produção de grãos no Brasil na safra 2022/2023, está estimada em 312,53 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas, ou 14,7%, quando comparada com o ciclo anterior 2021/2022. Os números fazem parte do 7º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado consolidado ainda depende do desenvolvimento das culturas de 2ª e 3ª safras.

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 AGRONEGÓCIO
soja deverá ficar em torno de 65 sacas/ha e milho na média de 150 sacas/ha. Silvio Zanon *Fotos: Divulgação/Coocam
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 18 de Maio de 2023 12 PUBLICIDADE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.