1778

Page 1

ESPECIAL AGRONEGÓCIO

uPágs. 09 ESTADO COMUNIDADE

Faça Bonito: A luta pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes.

AMA divulga empresa responsável pela construção do seu Bloco Clínico.

60% da população brasileira deseja ter seu próprio negócio.

Copercampos finaliza obras civis do Núcleo de Produção de Ovos Férteis.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1778
11 de Maio de 2023
R$ 2,00 uPág. 05 uPágs. 10 e 11 uPág. 19 uPág. 17
Quinta-feira
www.jornalceleiro.com.br

EDITORIAL COLUNISTAS

Nunca é tarde para começar

Nunca foi tão comum encontrar jovens abalados emocionalmente, desgostosos da vida e, por consequência, desistindo prematuramente dos seus sonhos. Eu tenho uma frase que carrego comigo há anos, que diz: não é legal desistir, mas o que dizer de quem nunca tentou?

Muitas pessoas carregam consigo uma carga nociva nos ombros, acumulada pelos traumas, decepções, frustrações e até mesmo agressões sofridas no passado. Estas feridas, quando mal curadas, se mantém abertas ao longo do tempo e impedem que a pessoa prospere e alcance um novo nível de vida.

Independente de quanto tempo passou, é preciso se permitir a tentar, se livrar destas dores que lhe prendem neste passado obscuro. E neste sentido, um dos grandes exemplos que tivemos a oportunidade de conhecer, foi a da Palmirinha Onofre, a Vovó Palmirinha, que nos deixou no último domingo.

É difícil existir unanimidade na TV brasileira, mas desconheço alguma pessoa que não gostasse da Palmirinha. Se como artista ela não foi considerada uma Super Star, como pessoa, ela foi um grande exemplo de luta e superação.

A história da “Vovó do Brasil”, nascida em 1931, foi marcada por episódios de desprezo e violência. Com apenas 6 anos de idade, deixou a casa dos pais após desentendimentos com sua mãe e foi morar com uma francesa. Foi lá que ela aprendeu muito sobre culinária. Anos depois, precisou voltar para casa após a morte do pai, mas aos 16 anos, sua mãe a

Por:

vendeu para um fazendeiro, mas ela conseguiu fugir. Aos 19 anos, a jovem se casou para poder sair de casa. Infelizmente, ela viveu um relacionamento abusivo, apanhava do marido, uma realidade que durou quase 20 anos.

Todo o mal que lhe causaram até aquele determinado momento da sua vida, nunca serviu de muleta para ela desistir. Palmirinha praticamente criou as três filhas sozinha, e vendendo salgadinhos conseguiu pagar a faculdade para as três.

Por sempre transparecer uma pessoa feliz e realizada, Palmirinha fez muitos amigos e conquistou muitos clientes, alguns deles famosos, que consumiam seus produtos culinários. E em 1994, aos 63 anos, estreou na Televisão.

Palmirinha apareceu em uma reportagem do programa comandado por Silvia Popovic, na Band. Lá, chamou a atenção de Ana Maria Braga, que a convidou para uma participação no “Note e Anote”, da Record. Mais tarde foi chamada para trabalhar na TV Gazeta, sua casa por 11 anos. Ainda conduziria o programa que carregava o seu nome no canal Bem Simples/Fox Life, vindo a deixar a TV em 2019, como jurada do reality “Chef ao Pé do Ouvido”.

Sim, uma das figuras mais amadas da TV brasileira iniciou a sua carreira artística aos 63 anos de idade. E você, o que está esperando para arregaçar as mangas e viver novas experiências, ir em busca de seus sonhos? Faça valer cada batida do seu coração, aproveite a vida, nunca é tarde para começar!

Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus

Campos Novos - Cep: 89620.000

Direito Ambiental

Concessão de Florestas Públicas para Agentes Privados

O Plenário do Senado aprovou texto da Câmara dos Deputados em MP que altera a Lei 11.284/06 (Gestão de Florestas Públicas para Produção Sustentável). A Medida Provisória (MP) possui oito artigos e tem como objetivo potencializar o instituto da concessão florestal por meio da comercialização de crédito de carbono e serviços ambientais em florestas naturais e não apenas em casos de florestamento de áreas degradadas.

Assim, estabelece mecanismos para o desenvolvimento e comercialização de créditos de carbono e serviços ambientais; permite que a comercialização dos créditos de carbono seja parte integrante da concessão; reconhece como ativo financeiro o ativo ambiental de vegetação nativa, medida que facilita a comercialização e a liquidez desse ativo, desde que propicie o incentivo às atividades de melhoria, de restauração florestal, de conservação e de proteção da vegetação nativa em seus biomas; a valoração econômica e monetária da vegetação nativa; a identificação patrimonial e contábil.

Além disso, o art. 1º da MP propõe revogação de dispositivos sobre a licença prévia e licenciamento ambiental (incisos do art. 18); alterações redacionais e de procedimentos contidos no edital de licitação da concessão florestal (art. 20); regulamentação de formas alternativas de

garantias financeiras na concessão florestal (art. 21); alterações nas condições para a extinção da concessão florestal (art. 45); modificações na formalização da desistência da concessão florestal pelo concessionário (art. 46); e a previsão de leis aplicáveis à concessão florestal, subsidiariamente (art. 79-A), somente para citar alguns.

O art. 4º estabelece que o ativo ambiental de vegetação nativa pode ser considerado um ativo financeiro, desde que propicie o incentivo às atividades de melhoria, de restauração florestal, de conservação e de proteção da vegetação nativa em seus biomas.

Por sua vez, o art. 6º dispõe que o contrato de concessão florestal, vigente na data da publicação da MP, poderá ser alterado para se adequar às novas disposições previstas, desde que haja concordância expressa do poder concedente e do concessionário; que sejam preservadas as obrigações financeiras perante a União; e que sejam mantidas as obrigações de eventuais investimentos estabelecidos em contrato de concessão.

Na Exposição de Motivos Interministerial (EMI), o Poder Executivo afirma que o País precisa aproveitar o seu enorme potencial de conservação da biodiversidade também para gerar créditos de carbono, uma vez que ele é signatário do Acordo de Paris, onde se prevê a transação desses créditos, bem como para criar alternativas de desenvolvimento sustentável na região amazônica. Segue para sanção presidencial.

Por: Fabrício Carvalho

Advogado . OAB/SC 15.269

Especialista em Direito Ambiental

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

Contato: (49) 9 8828.2224

05/2023

PARCEIROS:

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 2 COTIDIANO

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

E esta semana promete transformações! Talvez seja hora de olhar com atenção para os seus sentimentos mais profundos, parcerias, amizades e até sonhos, encarando mudanças, abandonando planos e fechando ciclos. Seu jeito sedutor tá no modo turbo e você deve atrair fácil, fácil, ainda mais no fim de semana. Agora se já achou o seu xodó, a conexão tem tudo pra ficar irresistível.

Touro

21/04 a 20/05

Os astros só pedem atenção pra não cair na lábia de ninguém, inclusive amigos, pois há risco de se dar bode. Pode fechar a semana com um rolê, excursão ou até viagem rápida. Tá free? As paqueras estão em alta e seu coração deve fazer tum tum mais forte por um crush. Agora se já se amarrou, vejo aqui que a sua relação talvez peça mais atenção. Podem rolar mudanças.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Os astros avisam que esta pode ser uma semana de questionamentos, reflexões e revisões, mas também um momento para abrir horizontes, aprofundar conhecimentos e promover transformações. O céu promete turbinar a sua vida amorosa! Se já tem um love, tudo indica que irá marcar mais presença. Tá na pista? A atração deve bombar.

Câncer

21/06 a 21/07

Semana em que tende a lidar com assuntos relacionados ao dinheiro ou bens materiais de outras pessoas. Falando em grana, vejo aqui que a sorte deve sorrir pra você. Bora sair da sua zona de segurança e apostar num jogo, sorteio, competição, etc. E as chances de realizar um plano ambicioso ou até um sonho de consumo são bem boas!

Leão

21/07 a 22/08

Em família, talvez seja hora de deixar quieto assuntos do passado, focar numa boa relação com o pessoal e dar atenção ao lar. Com seu lado mandão on, pode haver treta e confusão. E aí talvez precise usar seu poder de persuasão pra resolver as bagaças. Ainda bem que uma energia poderosa chega no fim de semana e você tem tudo pra brilhar e esbanjar carisma!

Virgem

23/07 a 22/09

Os astros só pedem pra abrir beeem os olhos com que se alia na profissão, pois corre risco de receber notícias decepcionantes. Contando com altas doses de disciplina, organização e concentração, você tende a aprender, abrir a mente e ir longe, especialmente nos estudos. A comunicação também ganha destaque, só talvez precise ter cautela pra persistência não virar teimosia.

Libra

23/09 a 22/10

Esta semana traz à tona assuntos práticos e reflexões sobre ganhos, gastos e boletos. Momento favorável pra transformar seus talentos em um jeito eficiente de ganhar dindim. Mas trago alertas! Como seu signo pode ficar um tanto lento pra formar opiniões, melhor ter cautela com quem se associa ou troca informações, valeu?

Escorpião

23/10 a 21/11

No lar, há sinal de alterações na dinâmica familiar e até turbulências. Talvez seja melhor exercitar o desapego, curar mágoas e evitar atitudes drásticas. Boa hora pra investir em mudanças e recomeços na sua vida! Pode terminar a semana com notícias de viagem e a possibilidade de viver novas experiências, inclusive nos estudos.

Sagitário

22/11 a 21/12

Uma maior intimidade pode tomar da sua relação com a família, mas os astros alertam para o risco de se desapontar com alguém de casa. Vixe! Aproveite pra se recolher, lidar com questões internas e buscar equilíbrio. E mais atenção com sua saúde, pois a recuperação talvez fique lenta. Quer notícia boa no amor? Um clima de alegria, diálogo e harmonia deve tomar conta do romance.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Sua personalidade agradável deve ficar on e deixar o ambiente de trabalho bem mais gostosinho, mas os astros pedem pra manter os pés no chão e acionar seu lado realista antes de investir numa ideia. Suas amizades, vida social e projetos para o futuro tendem a ganhar mais destaque. Tô vendo aqui que você deve valorizar mais o sossego e as coisas boas do amor.

Aquário

21/01 a 18/02

Há chance de receber notícias importantes sobre sua saúde. A vontade de ter um amorzinho a tiracolo talvez cresça, e aí pode se jogar nas curtições. Já se amarrou? Tende a esbanjar ideias originais pra despachar o marasmo. E prepare-se para um fim de semana topzêra, afinal deve rolar date caliente com o lovezinho, rolo ou crush.

Peixes

19/02 a 19/03

Bom momento pra sair da sua zona de conforto e expandir sua visão de mundo, seja através do estudo ou viagem. Também pode ser saudável tirar um tempo pra ficar só, encarar as ansiedades e cuidar do seu bem-estar. O céu te estimula a detonar o medinho e buscar o crush ou o romance que deseja. Bora mostrar seus talentos e curtir uma ligação fortíssima.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

ARTIGO

Revisão de Aposentadoria

Para quem já é aposentado pelo regime geral da previdência social existe o direito de solicitar revisão em sua aposentadoria, por meio de processo administrativo ou judicial. Tal processo geralmente visa corrigir eventuais erros do INSS, a fim de obter aumento no valor do benefício ou até mesmo uma aposentadoria mais vantajosa financeiramente.

Sabemos que o INSS tem a obrigação legal de conceder sempre o benefício mais vantajoso. Isso porque, para a mesma pessoa, às vezes, pode haver direito a mais de uma regra de aposentadoria, especialmente com a vinda da grande reforma da previdência que tivemos em 2019. Contudo, na prática, nem sempre é isso que vigora junto ao INSS, motivo pelo qual o segurado da previdência social precisa ficar atento aos seus direitos. Inclusive, ressaltamos que assim que a pessoa obtém concessão de aposentadoria não há nenhum impedimento que ela, imediatamente, proponha pedido de revisão da mesma.

A partir do momento que o INSS é incitado a reavaliar a aposentadoria da pessoa, ele deve considerar os pontos por ela levantados e emitir decisão acerca da sua concordância ou não com os argumentos

Autoria:

trazidos junto ao pedido de revisão.

Todavia, importante mencionar que o pedido de revisão de aposentadoria não precisa ser pré questionado na via administrativa no INSS, por obrigatoriedade, sendo possível, via de regra, que a pessoa opte por buscar seu direito de revisão diretamente na Justiça, a seu critério.

A partir do momento que há identificação de eventual erro administrativo, ou se vislumbre alguma possibilidade de melhora no valor da aposentadoria da pessoa, exsurge, geralmente, o direito de restituição de valores pagos a menor pela Autarquia, que chamamos de atrasados da diferença do benefício.

Eventualmente, há casos em que há uma melhora e não se obtém verba atrasada, por algum motivo específico, pois cada caso tem suas peculiaridades e nenhuma revisão vai seguir exatamente os mesmos parâmetros de direito e mesmos cálculos, pois levará em consideração os vínculos empregatícios e as contribuições que cada pessoa teve, períodos trabalhados em atividades especiais (insalubres) e atividades como segurado especial (rural), bem como centenas de adversidades do indivíduo.

Portanto, recomenda-se que a análise de cada caso e os cálculos sejam feitos de forma individual e bem minuciosa, especialmente por profissionais especializados para se ter uma boa fundamentação e êxito para obtenção ao direito de revisão.

Ana Cristina Bressiani - Assessora Jurídica Previdenciarista

Liana Ramos (OAB/SC 31.546) – Advogada Previdenciarista

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 4 COMUNIDADE

Faça Bonito: A luta pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes continua

Delegado da DPCAMI explica atuação da Polícia diante das denúncias desta natureza.

A data de 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes. Comemorado há mais de duas décadas, a data se tornou um marco para as instituições e pessoas que lutam pelo fim da violência contra crianças e adolescentes, quando são realizadas campanhas de conscientização e divulgação das formas de denúncia. Em todo o país a campanha de mobilização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é denominada “Faça Bonito”.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos.

Segundo o “Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” divulgado pelo UNICEF, entre 2017 e 2020, 180 mil crianças e adolescentes sofreram algum tipo de violência sexual no Brasil. Um terço desses crimes acontecem contra crianças na primeira infância (até 4 anos), totalizando 62 mil casos.

Em Campos Novos, todos os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes passam necessariamente pela DPCAMI, Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. Conforme o delegado Márcio Maciel, a violência infantil, seja física, psicológica, sexual que configure crime, é atribuição da Polícia Civil, e chegam até ao conheci-

mento da instituição de diversas formas.

“As portas de entrada destas informações para a Polícia Civil pode partir dos órgãos públicos ou da sociedade civil. Estas denúncias podem partir da própria vítima (criança ou adolescente), de algum familiar, do colégio, conselho tutelar, Ministério Público, ou de forma anônima”, explica.

Ainda de acordo com o Delegado, no caso de denúncias anônimas, são feitas investigações preliminares antes de se deflagrar uma investigação formal contra alguém. Diante de situações de risco iminente é possível a adoção de medidas que representa o judiciário, como o afastamento do lar, até mesmo a prisão do autor/autora se for o caso.

“Se a informação chegar através do Ministério Público, já é deflagrada investigação formal pois vem por meio de requisição, a ordem que vem do MP é cumprida. Se é por meio de um boletim de ocorrência, e já tem elementos que apon-

tem para a possibilidade de um crime que está ocorrendo, é instaurado um inquérito policial e tomada as medidas cabíveis, por outro lado, quando parte de uma denúncia anônima, não é possível instaurar um inquérito com base apenas numa única informação desta fonte”, ressalta. Como mencionado pelo delegado, existem forma de violência que não necessariamente são caracterizadas como crimes, embora a maioria das violências também se enquadrem nas leis do código penal brasileiro. Existe o Conselho Tutelar, o Ministério Público, Assistência Social, além de outros órgãos, que fazem essa proteção de forma mais abrangente que a própria Polícia.

“O conceito de violência é mais abrangente do que o próprio crime, como por exemplo, alienação parental, é um tipo de violência que não se enquadra como crime, portanto o caso passa a ser tratado pelo conselho tutelar, Ministério Público ou pelo judiciário quando resulta

em um processo”, esclareceu.

Os crimes sexuais contra crianças e adolescentes são crimes com autor conhecido, ou seja, são, em sua maioria, cometidos por pessoas com relações de proximidade com as vítimas (86% dos casos analisados tinham autores reconhecidos).

Proteger crianças e adolescentes é dever de toda a sociedade, conforme determinado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Qualquer sinal de violação de direitos de crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar mais próximo – em ambos os casos, a denúncia pode ser anônima.

“No Disque 100 é acionado Brasília e depois vem para a delegacia, tem que ser dado resposta à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que coordena e fiscaliza as ocorrências”, esclareceu o Delegado Márcio Maciel.

Em 2021, segundo o Relatório do Disque Direitos Humanos, foram realizadas 18.756 denúncias relacionadas à liberdade sexual (categoria que envolve os crimes sexuais) contra crianças e adolescentes no Brasil. Destes, 14.974 aconteceram na casa onde reside a vítima e/ou o suspeito. Sobre o grau de proximidade entre a vítima e o suspeito, 10.255 denúncias foram contra pessoas da família.

Apesar da carência no efetivo, de acordo com o delegado, o seu departamento tem conseguido dar conta da demanda. Atualmente a DPCAMI conta com o setor específico de psicologia, para atuar nestes casos, além do Delegado, um escrivão, e de um agente designado que cumpre as diligências do departamento de polícia.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 ESPECIAL
*Imagem: Divulgação

De olho no Turismo, Campos Novos planeja investir na Pesca Esportiva

Reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos é o local definido para receber a atividade.

A pesca esportiva deve ser a próxima aposta para movimentar o Turismo em Campos Novos. O município oferece, dentre as suas particularidades, um local propício para os praticantes da modalidade: o Reservatório da Usina Hidrelétrica Campos Novos. A pesca esportiva é feita justamente por aquelas pessoas que têm como motivações o lazer, a recreação, as viagens e as atividades que fogem da tradicional praia, mar e sol, sendo praticada em áreas ribeirinhas ou em lagos formados por barragens de usinas, como é o caso de Campos Novos.

A ideia de desenvolver um projeto em Campos Novos neste segmento, surgiu no último mês de abril, em Florianópolis, enquanto o Prefeito Gilmar Marco Pereira cumpria agenda da Amusuh (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados). Na ocasião, em conversa com o Secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Valdir Colatto, surgiu a ideia de se tornar sede de um evento de Pesca Esportiva.

“Campos Novos tem se desenvolvido em diversas áreas ao longo dos últimos anos. Deixou de ser um município de passagem, entre as BRs 282 e 470, para se tornar um polo em diversas esferas. Somos o Celeiro Catarinense, o maior produtor de grãos do estado de Santa Catarina. E somos também um Celeiro de Oportunidades”, destacou Marco.

Com apoio do Governo do Estado, já se iniciou naquele momento algumas ideias que poderiam ser aplicadas, adaptadas à realidade local. Para adquirir conhecimento e expertise sobre o assunto, Colatto indicou um evento na cidade de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul, cujo qual foi realizado nos últimos dias 27, 28 e 29 de abril.

O evento reuniu diversas autoridades políticas do estado, entre elas, o Secretário da Casa Civil do Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha. Na comitiva de Campos Novos, além do prefeito, acompanhou ainda o Secretário de Fazenda e Administração, Vilmar Antônio Ferrão Junior.

Essa foi a 12ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, reunindo mais de 320 embarcações inscritas e aproximadamente 1000 pescadores esportivos. O município é o terceiro maior em extensão do Mato Grosso do Sul e é atingido pelo lago da Usina de Jupiá, na junção dos rios Paraná e Sucuruí.

De acordo com os organizadores, pescadores de mais de 12 estados do Brasil estiveram presentes no evento, que reuniu mais de 30 mil pessoas durante os

três dias de atividades. Diversas empresas ligadas ao ramo da pesca, de todo o Brasil, estiveram expondo nos stands distribuídos ao longo Balneário Municipal de Três Lagoas. Uma das atrações principais do evento foi a participação de Nelson Nakamura.

Nakamura foi durante muitos anos apresentador do Programa Pesca & Cia. Atualmente é considerado um dos pescadores mais conhecidos e influentes do Brasil. Nelson Nakamura se destaca pelas suas técnicas, precisão em seus arremessos, leitura de ambientes e pelo seu vasto conhecimento em diversas modalidades da pesca esportiva.

“Nós realizamos ao longo dos anos, diversos estudos sobre a pesca esportiva. Quando você retira o peixe da água e não o devolve, você ganha apenas uma vez. Ou quando o utiliza para matar a fome ou quando o vende. Na pesca esportiva, com o mesmo peixe, você pode ganhar ao longo de muitos anos. É uma questão de saber equilibrar aqueles que realmente dependem da pesca para seu sustento com aqueles que, de forma turística, transformam a pesca em um esporte”, ressaltou Nakamura.

O Secretário da Casa Civil do Mato Grosso do Sul, Eduardo Rocha, falou que o evento é responsável pela integração do país. Ele citou ainda que a movimentação financeira em eventos desse porte é incalculável e que cidades que são atingidas por usinas, como Campos Novos, precisam explorar esse mercado financeiro.

O prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, demonstrou a importância da realização de um evento como esse. “Nesse ano, estamos trazendo para nossa cidade mais de 1000 pescadores esportivos. Isso movimenta os hotéis, os restaurantes, os supermercados, os postos de gasolina, sem contar que são centenas de

empresas que estão aqui expondo seus produtos enquanto nós estamos prospectando novos investimentos para nossa cidade”.

Por fim, o prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, destacou a importância da visita e do amadurecimento dessa ideia.

“A semente está lançada. Campos Novos foi buscar a expertise de quem já realiza esse evento há muito tempo, e agora com o apoio e parceria do governo do estado, vamos começar a desenvolver esse projeto. A Amusuh também fornece para nós uma abrangência e um conhecimento enorme, abrindo portas para que nossa cidade cresça ainda mais”, finalizou.

uO local para a Pesca

Na cidade de Campos Novos, localizada no Meio Oeste de Santa Catarina, nasce o Rio Uruguai. Do encontro das águas dos rios Canoas e Pelotas, o rio Uruguai se forma e passa a correr pelos seus mais de 1800 quilômetros de extensão, até desaguar no Rio da Prata, na Argentina. Mas antes do Rio Uruguai se formar, um de seus afluentes, o Rio Canoas, fornece a Campos Novos uma das maiores barragens do mundo. A barragem da Usina Hidrelétrica Campos Novos é a terceira mais alta do mundo, do tipo enrocamento com face de concreto, com 202m de altura, comprimento de crista de 592m e elevação da crista na cota de 651m.

A Usina Hidrelétrica Campos Novos entrou em operação em fevereiro de 2007 e possui um reservatório com área inundada de 25,9 km2 e três Unidades Geradoras com potência instalada de 880 megawatts. A usina produz um quarto do consumo do estado de Santa Catarina. E é justamente nesse reservatório que a Administração Municipal de Campos Novos quer desenvolver um projeto em par-

uSaiba mais

A pesca esportiva é praticada justamente por aquelas pessoas que têm como motivações o lazer, a recreação, as viagens e as atividades que fogem da tradicional praia, mar e sol. Os praticantes da pesca esportiva buscam praticar um ‘hobby’ que os leva a experiências e vivências únicas nas áreas ribeirinhas ou em lagos formados por barragens de usinas.

A modalidade de pesca esportiva se enquadra como uma atividade de Turismo, que é um dos setores da economia com grande potencial de crescimento para os próximos anos. Com a tendência de crescimento desse setor, destaca-se então a pesca esportiva, pois é um segmento turístico que proporciona grandes emoções ao turista e um contato direto com a natureza.

Além da sua importância como atividade alternativa econômica para vilas de pescadores profissionais, deve-se acrescentar ainda que, a pesca esportiva tem uma significativa relevância ecológica devido ao seu baixo impacto nas espécies pescadas. Além disso, existe uma grande potencialidade econômica, contanto que essa modalidade seja desenvolvida de forma sustentável pelos grupos que dela participam e ou são por ela afetados.

Para os já praticantes da pesca esportiva, não é novidade alguns argumentos colocados em questão, mas para os que ainda encontram dificuldades em entender a filosofia de um pescador esportivo, essa pode ser uma boa oportunidade para refletir sobre o assunto.

A Pesca Esportiva está contida dentro dos conceitos da pesca amadora, porém sua prática não implica necessariamente no abate do pescado. O principal objetivo é a prática do esporte, num convívio sadio com a natureza, onde o pesque-e-solte é prioridade, e dos peixes, ficam guardadas apenas imagens.

Não se pode negar, certamente, que existem os povos ribeirinhos que de certa forma dependem e sobrevivem da prática da pesca, ou que ainda retiram dos rios o necessário para seu sustento. Os Povos ribeirinhos são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

E é justamente aqui que o projeto entra como um fator de equilíbrio entre a pesca artesanal, aquela destinada à subsistência, e a pesca esportiva, que traz, sustentabilidade, conservação, retorno financeiro e o desenvolvimento das áreas através do Turismo.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 6 ESPORTE *Esta publicação preencheu o espaço de Uma Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 1.556,92 (Mil e Quinhentos Reais e Noventa e Dois Centavos)
ceria com o Governo do Estado de Santa Catarina. *Foto: Divulgação/ Internet)
Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 PUBLICIDADE

Vem aí, Segunda Edição do Conecta Campos Novos

O evento de empreendedorismo será gratuito e conta com o apoio do Sicoob e da Unoesc.

Está lançada oficialmente a 2ª Edição do “Conecta Campos Novos”. O evento que ocorrerá no próximo dia 16 de maio, às 19h no Auditório da UNOESC Campos Novos, busca unir pessoas, ideias e negócios para resultados diferenciados. Os idealizadores do “Conecta”, os empresários Douglas Rayzer e Danielle Di Domenico, da RB Contabilidade, reuniram a imprensa na última semana a fim de dar detalhes sobre o evento.

O objetivo desta edição do Conecta Campos Novos é reunir convidados especiais, com uma programação prática, em um evento repleto de informações para que o negócio do público presente possa prosperar ainda mais.

“O evento nasceu da necessidade pelo conhecimento, sempre tínhamos que ir para grandes centros buscar estas informações, e hoje Campos Novos é um

centro que está em crescimento, e pensamos o porquê não trazer eventos voltados ao empreendedorismo, tanto para empresário quanto para os colaboradores? Desta necessidade e de não termos um evento desta natureza na região, nasceu o Conecta”, comentou Douglas.

Para este ano serão apresentados dois painéis, o primeiro deles o Painel Financeiro “Conheça os seus números e conhecerás o seu negócio”, e contará com três falas discorrendo sobre esse tema, que

é uma das áreas chaves para todo e qualquer negócio.

“Em relação ao primeiro painel, nós trouxemos incialmente duas falas mais técnicas sobre finanças e para fecharmos esse painel, vamos trazer o Diretor do SBT SC, Roberto Amaral, um dos precursores que trouxe a TV colorida para o Brasil. Ele vai contribuir com o seu conhecimento e com suas experiências durante a sua jornada enquanto empresário”, informou Danielle.

Já o segundo painel, trata-se de um Talk Show “Planejar não é Especular”.

“Neste módulo serão trazidos dois cases de empresários camponovenses que estão em fases diferentes, um começando agora, pegando uma associação e o outro que já avançou esse processo sucessório e está mais adiantado. E faremos o fechamento desse painel com uma pessoa de fora. Após o talk show iremos abrir para perguntas diversas e claro, todos serão contemplados com um delicioso coffee-break.”, explica Douglas.

As inscrições para o evento são gratuitas e conta com o apoio da UNOESC e SICOOB.

“Peço aos interessados a participarem do evento, que entrem em contato conosco através das redes sociais, nos envie uma mensagem, que estaremos confirmando a presença. O evento é gratuito, só pedimos que se possível levem um quilo de alimento não perecível para que possamos doar para uma instituição de caridade”, finalizou Douglas.

Formandos

do Ensino Médio serão contemplados com o Projeto Oratória nas Escolas

Projeto será destinado a estudantes do “Terceirão” das escolas estaduais de Campos Novos.

Nesta semana, a Sra. Angela Venturin dos Santos, Supervisora Regional de Educação, aprovou e autorizou o projeto de formação continuada para alunos do terceiro ano das escolas de ensino estadual de Campos Novos.

O projeto, que é fruto de parceria com a empresa Recupere Proteção Veicular, deve impactar centenas de jovens camponovenses, como preparação para o mercado de trabalho.

A previsão do projeto é realizar curso de oratória de forma GRATUITA para os alunos das escolas EEB Paulo Blasi, EEB Henrique Rupp, EEB Gasparino Zorzi e EEB Prof José Faria Neto, promovendo assim a boa comunicação e oratória que é sabidamente relevante em todos os aspectos da vida, principalmente, quando os alunos iniciarem sua vida profissional.

O curso será ministrado pelo Professor Ramon Corrêa. Ramon é formado em Processos Gerenciais e está cursando o nono semestre de Direito, e no ramo pedagógico, é professor de

oratória na faculdade Univinte-Fucap, sendo que há oito anos trabalha com cursos de oratória e vendas.

“Esse projeto surgiu com o intuito de ajudar os jovens a entrarem no mercado de trabalho e também pra quem for entrar em uma faculdade. O curso de oratória é sabidamente relevante para a vida acadêmica dos alunos”, ressaltou Ramon.

Ramon é diretor da Recupere Proteção Veicular, onde vem trazendo relevantes projetos para a sociedade em geral e principalmente para seus associados.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 8 EMPRESARIAL
Gerente do Sicoob Campos Novos, Julio Rezende, Danielle e Douglas da RB Contabilidade *Foto: Colaboração: Cleber Luiz (Rádio 104,9FM) 8Foto: Divulgação/Recupere Ramon Corrêa e Angela Venturin

ACADAV consolida PODCAST como projeto de aprendizagem e incentivo à Comunicação

“Acadavcast” teve início em outubro do ano passado e envolve usuários e profissionais da instituição

Com 16 anos de atuação no município de Campos Novos, a ACADAV (Associação Camponovense de Apoio aos Deficientes Áudio Visuais) vem se reformulando ao longo desse período devido às necessidades e ao aumento na procura pelo atendimento. No último ano, no entanto, a Comunicação foi uma das áreas que recebeu um grande incremento, com a criação de novos projetos, visando dar mais oportunidade e visibilidade aos usuários da instituição.

Dentro do Projeto Identidade, executado desde outubro do ano passado, sob coordenação do Professor Célio Barbosa, foi criado o “Acadavcast”, que visa a aprendizagem e incentivo à Comunicação através do PODCAST. Também fazem parte do projeto, o curso de libras online,

a repaginação do hino da Acadav e a nova logomarca, que leva o símbolo universal da expressão “Eu Te Amo” em libras (Língua Brasileira de Sinais).

Num bate-papo realizado com os alunos João, Doralina, Celso e Cacilda, acompanhados pelas professoras Mariza e Lucinéia, o Professor Célio explica que a função do Podcast é uma forma de levar o aprendizado até os alunos e integrá-los no processo ativo das atividades da instituição.

“O Podcast surgiu com a função de integrar e fazer um projeto com os alunos deficientes visuais, com a intenção de levar o conhecimento por eles mesmos, pois nós estudarmos como é a vida de um deficiente visual, é uma coisa, já eles no dia a dia, na convivência, é outra. Nada melhor do que eles participarem e externarem as suas experiências”, explicou o professor.

Para Celso, aluno e integrante do Podcast, o Acadavcast tem oportunizado a ele e aos seus colegas, uma experiência única de mostrarem a sua capacidade de comunicação e levar até à audiência, um pouco das atividades desenvolvidas na ACADAV.

“É muito importante pois até então muitas pessoas não tinham o conhecimento do que era feito aqui dentro da instituição, agora com essa oportunidade dada pelo Célio, ficou bem mais fácil para o pessoal de fora acompanhar as atividades realizadas aqui na ACADAV, e o trabalho como um todo, é bom para nós e para a instituição”, comentou.

Os episódios do ACADAVCAST são reproduzidos no Youtube, diferentemente da maioria dos podcasts presentes na Internet, é produzido, editado e tem uma duração menor, fazendo com que o expectador tenha acesso aos principais trechos do bate-papo. De acordo com Célio, o projeto é pioneiro no estado entre as instituições que atendem deficientes visuais.

“Quando iniciamos o projeto do podcast em outubro do ano passado, pensávamos em fazer uma temporada e não um projeto permanente, primeiro planejamos cinco temas, porém começaram a surgir assuntos diversos e decidimos dar continuidade ao podcast com a realização de novos episódios”, informou.

Ao todo, oito episódios do Acadavcast já foram ao ar, abordando assuntos de relevância para a sociedade, como por exemplo, acessibilidade, trabalho de conscientização (cuidados com os olhos, prevenções, diagnósticos e exames) e técnicas do Soroban, ensino matemático para cegos. O último episódio, inclusive, contou com a presença do Diretor do Jornal O Celeiro, Wilhiam Peretti, que abordou o Tema Liberdade de Imprensa e Sociedade da Informação.

“O Jornal O Celeiro acompanha a ACADAV desde a sua fundação, esta-

mos sempre de portas abertas para destacar as ações da entidade e colaborar com a divulgação de editais de forma gratuita, contribuindo de alguma forma com os deficientes visuais e auditivos de Campos Novos e região. Para mim, foi um orgulho em ter participado do Podcast e desejo que a entidade continue investindo em novos projetos desta natureza para que as pessoas tenham acesso às ações lá realizadas”, destacou Wilhiam.

De acordo com o Professor Célio, além do Podcast, a instituição se utiliza de outras ferramentas na Metodologia de Aplicação de Conhecimento no Ensino, a fim de que cada usuário esteja ciente dos direitos e obrigações na sociedade e possa aproveitar as suas melhores experiências de vida.

“A gente se utiliza dos recursos da metodologia assistida, adaptação de materiais e recursos para que a pessoa com deficiência visual e auditiva mantenham a informação e a parte educacional referente à informática e tecnologia. Diante disso, aproveito para agradecer à Diretora Solange Pinheiro e ao Presidente Mario De Souza, pelo incentivo e colaboração para que estas atividades em prol dos alunos continuem sendo desenvolvidas”, destacou o professor.

Atualmente, além de Campos Novos a instituição atende outros municípios da região, como Monte Carlo, Treze Tílias, Ibiam, Celso Ramos, Joaçaba, Herval d’Oeste, Vargem, Caçador e Barracão. Com o Podcast e o trabalho de divulgação da ACADAV por meio das redes sociais, resultou na disseminação de informações e o alcance de públicos de outros municípios.

A instituição é vinculada à Fundação Catarinense de Educação Especial e atualmente atende cerca de 80 pessoas. A fim de dar transparência e prestar contas à comunidade a ACADAV também possui o seu portal ativo na internet, no www. acadav.com.br.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 COMUNIDADE
*Fotos: Divulgação/Acadav

AMA Campos Novos divulga empresa responsável pela construção do seu Bloco Clínico

Nos próximos dias será feita a assinatura de contrato e a ordem de serviço para início da obra.

A AMA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos) deu um importante passo para a realização de mais um grande sonho da entidade: a construção do seu Bloco Clínico. Na última semana foi divulgada que a empresa Innovar Empreendimentos de Campos Novos foi a vencedora do certame para a execução da obra, que custará o valor de R$ 1.018.977,94.

A Diretora da AMA, Vera Ottonelli Durli, comemora esta conquista e vislumbra as melhorias no atendimento que a nova sede irá proporcionar.

“A sede própria sempre foi algo muito sonhado, muito batalhado pela nossa instituição, nós prestamos serviço especializado numa sede adaptada, num local alugado e mantido com recurso público e já estamos há três anos neste local. Construindo o bloco clínico, já vamos conseguir levar para este local todo o atendimento clínico e toda a parte técnica pedagógica, portanto, irá melhorar a nossa qualidade nos atendimentos”, comen-

Os projetos arquitetônico e civil da obra foram elaborados pela equipe técnica da AMPLASC. Já o valor, conforme a diretora, foi captado pela AMA, ainda em 2019.

“O sonho da construção da sede própria começou em 2015, o primeiro passo foi o projeto, todos da AMPLASC foram muito ágeis e profissionais, e depois apresentamos o projeto no FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) e no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), que após ser aprovado, foi habilitado para a capta-

tação de seis empresas e algumas pessoas físicas, desta forma, viabilizamos os valores em 2019 e recebemos em 2020”, explicou Vera.

O projeto atende a demanda da AMA, sendo assim na parte superior haverá sala multiuso, Assistência Social, Pedagoga, Psicóloga Pedagoga, Fonoaudióloga, Nutricionista, consultório médico, administrativo, recepção e varanda. Além da secretaria, copa, banheiros, psicóloga, terapia ocupacional e no térreo espaço destinado para 13 vagas de garagem.

A estrutura contempla uma área total construída de 574,90m com parte su-

perior e projeção subsolo para garagens. A edificação ficará localizada na travessa da Rua Santa Cruz com a Rua Agenor Farias. Na parte externa há rampa com acessibilidade e acesso coberto ao Bloco Clínico da AMA.

“Faço uma menção especial à comissão especial presidida pela Dra. Dora Rucks e membros que tem experiência e são funcionários da prefeitura (Dr. Mauro, Renato e Ana Paula ) que acompanharam todo o processo licitatório voluntariamente e equipe de Engenharia da AMPLASC que desde o início projetou e cuida de todos os detalhes para a Construção”, ressaltou.

A empresa Innovar Empreendimentos deverá executar a obra num prazo de 6 meses após a assinatura do contrato. De acordo com a Diretora da AMA, na última semana iniciaram os serviços de terraplanagem e tudo indica que as obras começarão muito em breve.

Além do Bloco Clínico, a sede própria é composta de outros dois blocos, o administrativo e odontológico. Conforme Vera, o bloco administrativo está tramitando no SIGEF (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal) via Gover-

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 10
Empresa Innovar Empreendimentos fará a construção do Bloco Clínico da AMA *Foto: Divulgação/Ama Campos Novos
COMUNIDADE

no de Santa Catarina e aguarda uma possível aprovação do Governador Jorginho Mello, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões. Enquanto o bloco odontológico já está aprovado e o valor já se encontra na conta da AMA para início das obras, recurso esse, oriundo de emenda parlamentar do Ex-Deputado Romildo Titon.

“Além destes blocos nós estamos aguardando o projeto da construção de mais dois blocos de salas de atendimento

que é fruto de uma emenda parlamentar do Ex-Deputado Titon, que aprovou e liberou, cuja qual também está tramitando via SIGEF. Estamos acompanhando a grande demanda de casos novos de autismo, hoje para 36 nascidos, um é autista, e em 2050 será um por um, pela probabilidade das pesquisas, então a nossa preocupação é para num futuro próximo já termos uma estrutura física maior para receber esta demanda”, complementou Vera.

uConclusão da primeira fase e prestação de contas

Até janeiro deste ano, o Centro de Equoterapia da AMA era o maior do Brasil em números de atendimentos, ao todo eram atendidas 400 pessoas de 15 municípios do entorno de forma gratuita. Para a construção do Centro de Equoterapia, foi captado o valor total através de incentivos fiscais via FIA (Fundo para Infância e Adolescência), por meio de doações de grandes empresas, sendo a ENERCAN e BB Seguros, as maiores patrocinadoras deste projeto. Para o funcionamento do centro neste formato, com 16 profissionais e com elevado número de atendimentos, só foi possível graças à captação de um alto investimento via PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), o que sustentou a manutenção do centro nos primeiros dois anos do projeto, ou seja, até fevereiro deste ano.

De acordo com a Diretora da AMA, em 2020, após construção do Centro de Equoterapia da AMA, foi prestado contas a todas as empresas que aportaram investimentos via FIA. Agora, em janeiro de 2023, após o encerramento do Projeto via PRONAS, foi realizada a prestação de contas via Ministério da Saúde. “Conseguimos realizar toda a prestação de contas, dando um retorno satisfatório a cada patrocinador”, afirmou Vera. Ainda conforme Vera, o projeto via PRONAS encerrou a partir de fevereiro e um novo formato foi iniciado, com atendimento exclusivo à Instituição AMA de Campos Novos. Hoje os mais de 200 autistas que frequentam a AMA de Campos Novos estão recebendo as sessões de equoterapia de forma gratuita, por meio dos recursos da própria instituição que também mantém os profissionais que estão à frente destes projetos.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11
*Imagem:
Divulgação/Amplasc
COMUNIDADE
*Fotos: Arquivi/O Celeiro

PUBLICAÇÕES

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 01/2023 - PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - PROGRAMA REGULARIZA BRUNÓPOLIS – ETAPA 4

20,12 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Sidinei Antunes de Jesus, inscrito no CPF sob o nº 035.186.749-00, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515583.914 m e N= 6978949.370 m dividindo-o com o Lote 45; Daí segue confrontando com Lote 45 com o azimute de 91°47'40" e a distância de 25.19 m até o marco 'V1' (E=515609.092 m e N=6978948.581 m); Daí segue confrontando com Lote 47 com o azimute de 218°22'51" e a distância de 10.99 m até o marco 'V2' (E=515602.267 m e N=6978939.963 m); Daí segue confrontando com Lote 48 com o azimute de 218°22'51" e a distância de 15.31 m até o marco 'V3' (E=515592.761 m e N=6978927.962 m); Daí segue confrontando com Lote 50 com o azimute de 280°31'42" e a distância de 17.35 m até o marco 'V4' (E=515575.706 m e N=6978931.132 m); Daí segue confrontando com Rua dos Cedros com o azimute de 24°13'52" e a distância de 20.00 m até o marco 'V0' (E=515583.914 m e N=6978949.370 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 88.84 m. Terreno urbano, com área superficial de 254,22 m², (Duzentos e cinquenta e quatro metros e vinte e dois decímetros quadrados) sendo o LOTE 52, da Quadra nº 08, situado no lado ímpar da Rua Alziro Rossdeutcher, distante 64,38 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Sebastião Gonçalves, inscrito no CPF sob o nº 543.528.199-72, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515616.747 m e N= 6978916.058 m dividindo-o com o Luiz Fleminng - Posseiro; Daí segue confrontando com Luiz Fleminng - Posseiro com o azimute de 124°54'51" e a distância de 12.47 m até o marco 'V1' (E=515626.975 m e N=6978908.919 m); Daí segue confrontando com Mat nº 8604 com o azimute de 216°02'17" e a distância de 19.80 m até o marco 'V2' (E=515615.325 m e N=6978892.907 m); Daí segue confrontando com Lote 53 com o azimute de 304°37'10" e a distância de 13.17 m até o marco 'V3' (E=515604.489 m e N=6978900.388 m); Daí segue confrontando com Rua Alziro Rossdeutcher com o azimute de 38°02'07" e a distância de 19.89 m até o marco 'V0' (E=515616.747 m e N=6978916.058 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 65.33 m.

Terreno urbano, com área superficial de 634,24 m², (Seiscentos e trinta e quatro metros e vinte e quatro decímetros quadrados) sendo o LOTE 53, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 81,60 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Joceane Ortiz Kern, inscrito no CPF sob o nº 066.440.709-90, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515604.481 m e N= 6978900.373 m dividindo-o com o Lote 52; Daí segue confrontando com Lote 52 com o azimute de 124°32'44" e a distância de 13.17 m até o marco 'V1' (E=515615.325 m e N=6978892.907 m); Daí segue confrontando com Mat nº 8604 com o azimute de 124°32'44" e a distância de 27.91 m até o marco 'V2' (E=515638.317 m e N=6978877.079 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 218°06'02" e a distância de 16.31 m até o marco 'V3' (E=515628.255 m e N=6978864.247 m); Daí segue confrontando com Lote 54 com o azimute de 305°31'23" e a distância de 38.49 m até o marco 'V4' (E=515596.932 m e N=6978886.609 m); Daí segue confrontando com Rua Alziro Rossdeutcher com o azimute de 28°44'39" e a distância de 15.72 m até o marco 'V0' (E=515604.481 m e N=6978900.373 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 111.58 m.

Terreno urbano, com área superficial de 680,10 m², (Seiscentos e oitenta metros e dez decímetros quadrados) sendo o LOTE 54, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 97,91 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Genuario Martins da Silva, inscrito no CPF sob o nº 653.060.829-04, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515596.932 m e N= 6978886.609 m dividindo-o com o Lote 53; Daí segue confrontando com Lote 53 com o azimute de 125°31'23" e a distância de 38.49 m até o marco 'V1' (E=515628.255 m e N=6978864.247 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 218°06'02" e a distância de 18.50 m até o marco 'V2' (E=515616.839 m e N=6978849.688 m); Daí segue confrontando com Lote 55 com o azimute de 305°22'59" e a distância de 34.94 m até o marco 'V3' (E=515588.357 m e N=6978869.917 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 27°11'23" e a distância de 18.77 m até o marco 'V0' (E=515596.932 m e N=6978886.609 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 110.70 m.

Terreno urbano, com área superficial de 1.129,60 m², (Mil cento e vinte e nove metros e sessenta decímetros quadrados) sendo o LOTE 55, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 116,41 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Davi Marcio Patel, inscrito no CPF sob o nº 039.711.169-06, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515588.357 m e N= 6978869.917 m dividindo-o com o Lote 54; Daí segue confrontando com Lote 54 com o azimute de 125°22'59" e a distância de 34.94 m até o marco 'V1' (E=515616.839 m e N=6978849.688 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 218°06'02" e a distância de 39.31 m até o marco 'V2' (E=515592.584 m e N=6978818.755 m); Daí segue confrontando com Lote 56 com o azimute de 304°51'35" e a distância de 22.43 m até o marco 'V3' (E=515574.178 m e N=6978831.576 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10023 com o azimute de 20°17'40" e a distância de 40.88 m até o marco 'V0' (E=515588.357 m e N=6978869.917 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 137.56 m.

Terreno urbano, com área superficial de 355,80 m², (Trezentos e cinquenta e cinco metros e oitenta decímetros quadrados) sendo o LOTE 56, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 155,72 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de José Maria de Souza, inscrito no CPF sob o nº 614.080.939-87, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515574.178 m e N= 6978831.576 m dividindo-o com o Lote 55; Daí segue confrontando com Lote 55 com o azimute de 124°51'35" e a distância de 22.43 m até o marco 'V1' (E=515592.584 m e N=6978818.755 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 217°41'30" e a distância de 16.94 m até o marco 'V2' (E=515582.228 m e N=6978805.352 m); Daí segue confrontando com Lote 57 com o azimute de 300°06'04" e a distância de 17.81 m até o marco 'V3' (E=515566.824 m e N=6978814.282 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 23°02'12" e a distância de 18.79 m até o marco 'V0' (E=515574.178 m e N=6978831.576 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 75.97 m.

Terreno urbano, com área superficial de 180,00 m², (Cento e oitenta metros quadrados) sendo o LOTE 57, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 172,66 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Paulo Rafael Schimidt, inscrito no CPF sob o nº 058.970.979-92, e possui as seguintes confrontações: DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515566.824 m e N= 6978814.282 m dividindo-o com o Lote 56; Daí segue confrontando com Lote 56 com o azimute de 120°06'04" e a distância de 17.81 m até o marco 'V1' (E=515582.228 m e N=6978805.352 m); Daí segue

confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 217°41'30" e a distância de 11.15 m até o marco 'V2' (E=515575.414 m e N=6978796.532 m); Daí segue confrontando com Lote 58 com o azimute de 300°36'12" e a distância de 14.98 m até o marco 'V3' (E=515562.520 m e N=6978804.159 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10023 com o azimute de 23°02'12" e a distância de 11.00 m até o marco 'V0' (E=515566.824 m e N=6978814.282 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 54.94 m. Terreno urbano, com área superficial de 285,55 m², (Duzentos e oitenta e cinco metros e cinquenta e cinco decímetros quadrados) sendo o LOTE 58, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 183,81 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Vitor Cesar Scolaro, inscrito no CPF sob o nº 027.054.929-33, e possui as seguintes confrontações: DESCRIÇÃO DO

PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515562.520 m e N= 6978804.159 m dividindo-o com o Lote 57; Daí segue confrontando com Lote 57 com o azimute de 120°36'12" e a distância de 14.98 m até o marco 'V1' (E=515575.414 m e N=6978796.532 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 217°09'17" e a distância de 27.65 m até o marco 'V2' (E=515558.716 m e N=6978774.498 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 271°59'50" e a distância de 5.36 m até o marco 'V3' (E=515553.357 m e N=6978774.685 m); Daí segue com o azimute de 17°16'08" e a distância de 30.87 m até o marco 'V0' (E=515562.520 m e N=6978804.159 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 78.86 m.

Terreno urbano, com área superficial de 490,60 m², (Quatrocentos e noventa metros e sessenta decímetros quadrados) sendo o LOTE 59, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 266,58 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Renato Borges da Silva Junior, inscrito no CPF sob o nº 541.427.259-04, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515518.558 m e N= 6978745.103 m dividindo-o com o Mat nº 10.023; Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 144°48'36" e a distância de 22.62 m até o marco 'V1' (E=515531.592 m e N=6978726.619 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 207°09'00" e a distância de 5.01 m até o marco 'V2' (E=515529.306 m e N=6978722.160 m); Daí segue com o azimute de 244°28'35" e a distância de 18.90 m até o marco 'V3' (E=515512.253 m e N=6978714.018 m); Daí segue confrontando com Lote 60 com o azimute de 338°16'48" e a distância de 23.16 m até o marco 'V4' (E=515503.682 m e N=6978735.534 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 57°15'01" e a distância de 17.69 m até o marco 'V0' (E=515518.558 m e N=6978745.103 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 87.38 m. Terreno urbano, com área superficial de 393,82 m², (Trezentos e noventa e três metros e oitenta e dois decímetros quadrados) sendo o LOTE 60, da Quadra nº 08, situado no lado par da Rua Fredolino Rossdeutcher, distante 290,49 metros da esquina com a Rua Gilmar Ferreira, Bairro Centro, neste Município de Brunópolis-SC, de propriedade de Berenice da Silva Novaes dos Santos, inscrito no CPF sob o nº 040.583.589-20, e possui as seguintes confrontações:

DESCRIÇÃO DO PERÍMETRO

Inicia-se no marco denominado 'V0' , Georreferenciado no Sistema Geodésico Brasileiro, DATUM SIRGAS 2000, MC-51°W, Fuso 22, Elipsóide GRS 1980, com coordenadas Plano Retangulares Relativas, Sistema UTM: E= 515503.682 m e N= 6978735.534 m dividindo-o com o Lote 59; Daí segue confrontando com Lote 59 com o azimute de 158°16'48" e a distância de 23.16 m até o marco 'V1' (E=515512.253 m e N=6978714.018 m); Daí segue confrontando com Rua Fredolino Rossdeutcher com o azimute de 257°17'00" e a distância de 19.77 m até o marco 'V2' (E=515492.964 m e N=6978709.665 m); Daí segue confrontando com Mat nº 10.023 com o azimute de 344°05'54" e a distância de 19.28 m até o marco 'V3' (E=515487.682 m e N=6978728.203 m); Daí segue com o azimute de 65°22'51" e a distância de 17.60 m até o marco 'V0' (E=515503.682 m e N=6978735.534 m); início de descrição, fechando assim o perímetro do polígono acima descrito com perímetro de 79.81 m.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 16

No encontro com o trade da comunicação, na manhã de segunda feira, 8, no Hotel Majestic, em Florianópolis, o diretor- presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, recorreu aos dados de uma recente pesquisa para enfatizar a importância do apoio ao empreendedorismo no Brasil.

Segundo ele, 60% da população brasileira deseja ser um empreendedor. O estudo mostra também que ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho do brasileiro.

O primeiro ainda é a casa própria. A vontade de empreender é um recorde da série histórica da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, que é realizada há 23 anos no Brasil.

Para atender a essa expectativa da população Décio Lima - ex-prefeito

negócio"

a importância do apoio ao empreendedorismo

de Blumenau e ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores - disse que vai se valer de toda a estrutura, capilaridade e gama de serviços oferecido pelo Sebrae. “Vamos fazer com que todos aqueles que querem empreender, possam empreender com segurança, com a certeza de que seu negócio vai dar certo”, acentua. O diretor-presidente do Sebrae revelou que espera que o BNDES libere uma linha de crédito para os

pequenos negócios com juros diferenciados, da ordem de R$20 bilhões . “Precisamos, na verdade, é de R$ 350 bilhões”, estima. Disse que é necessário levar em conta que 85% da empregabilidade no Brasil está nas mãos das micro e pequenas empresas.

Encontro nacional

Na sequência, Décio Lima abriu o 1º Encontro dos Dirigentes do Sistema Sebrae, reunindo lideranças de todo o país para debater o planejamento

estratégico da instituição 2023 – 2027 e as agendas prioritárias para os próximos anos. “Teremos de de nir quais serão os nossos desa os, onde iremos despender as nossas energias, pois precisamos preparar a instituição para um novo momento, em que a inclusão e a diminuição das desigualdades façam parte da agenda de trabalho do empreendedorismo”, assegurou.

O evento contou com a palestra do Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, que abordou o tema “O Brasil diante dos novos desa os do Mundo Contemporâneo”.

Outro catarinense, José Zeferino Pedroso, que integra a diretoria do Sebrae Nacional, como presidente do Conselho Deliberativo, marcou presença.

TJSC abre a Semana Nacional de Registro Civil

Para garantir o acesso da população socialmente vulnerável aos direitos mais básicos de cidadania, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) deram início à 1ª Semana Nacional do Registro Civil – ‘Registre-se’. A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira (8/5) na sede da Câmara de Vereadores de Florianópolis e teve o presidente do TJSC, desembarga-

dor João Henrique Blasi, conduzindo o evento.

Durante semana de 8 a 12 deste mês, o espaço em frente à Câmara de

Vereadores foi destinado à prestação de diversos serviços, como emissão da segunda via de certidão de nascimento, a

Comissão de Educação da Alesc comemora novo edital do Programa Bolsa Estudante

O governador Jorginho Mello (PL) atendeu o pleito da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e con rmou que a Secretaria de Estado da Educação vai lançar um novo edital para o Programa Bolsa Estudante, que contempla alunos carentes do ensino básico estadual catarinense, com o pagamento do benefício de meio salário mínimo.

Segundo a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputada Luciane Carminatti (PT), o primeiro edital lançado pelo governo do Estado referente ao Bolsa Estudante para 2023 provocou uma redução de 83% nas bolsas oferecidas, baixando de 60 mil para 10 mil.

regularização da carteira de identidade e do CPF, a assistência jurídica para benefícios do INSS e a orientação para imigrantes. A iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça deverá se reproduzir em diversas localidades do país, para atender, inclusive, refugiados, povos originários, ribeirinhos, pessoas que se encontram em cumprimento de medidas de segurança ou situação manicomial, população carcerária e egressos do cárcere.

A Secretaria de Educação disse que está sendo

avaliado com a Secretaria da Fazenda o montante de recursos necessários para contemplar mais estudantes no novo edital, sem qualquer prejuízo ou alteração na lista de estudantes já selecionados. Para o deputado Marquito (PSOL) o fato do governo do Estado rever e lançar um novo edital já é um avanço. O deputado Mário Motta (PSD) avaliou que essa vitória foi o resultado do protagonismo do Parlamento, em especial da Comissão de Educação. O deputado Ivan Naatz (PL) destacou que esse é o papel do Parlamento. Carminatti disse agora que o colegiado vai aprofundar o debate em relação ao projeto Faculdade Gratuita do governo do Estado.

SCGás na vanguarda

A SCGÁS recebeu o Selo CarbonOK®, que certi ca que a distribuidora neutralizou as emissões de carbono geradas pelas suas atividades em 2019 e 2020. Mais de 1.084,53 toneladas de CO2e foram neutralizadas por meio do plantio de 11.660 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nos municípios de Jaguaruna, Laguna, Forquilhinhas e

Florianópolis.

A neutralização de carbono consiste em um esforço voluntário de se obter um balanço entre emissões e absorções de gases do efeito estufa, grandes causadores das mudanças climáticas. O projeto foi realizado ao longo do ano de 2022, pela Ambiens Consultoria, e passou por várias etapas de auditoria.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 17
A RCN é veiculada semanalmente
mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
em 40 jornais de Santa Catarina e vista por
Diretor-presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou dados de pesquisa para reforçar
RCN 730 | rcnonline.com.br
"60% da população brasileira deseja ter seu próprio
MAFALDA PRESS
O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, pregou a união de todas as regionais do Sebrae
AL
VICENTE SCHMITT / AGÊNCIA
O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, conduziu o evento, que teve a presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, do presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini, e de outras lideranças
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224 ESTADO
AGÊNCIA ADJORI/SC DE JORNALISMO

VARGEM

Educação promove aprendizado contínuo de

professores

Grupo de gestantes aprende práticas

para o dia a dia das mães

*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

A Secretaria de Educação promoveu mais um curso de formação continuada para os Profissionais de Educação. O objetivo deste curso é aprimorar as habilidades e competências dos educadores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

A formação continuada é funda-

mental para o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, por isso a Administração Municipal, através da Secretaria, investe para garantir um ensino diferenciado e aprendizagem de qualidade.

A Secretaria de Saúde de Vargem promoveu mais um Encontro de Gestantes, em que gestantes, puérperas e nutrizes puderam receber instruções valiosas sobre amamentação. O evento foi um sucesso e contou com a participação da enfermeira Neriane, consultora em amamentação, que esclareceu dúvidas e orientou as mulheres.

Durante o encontro, as gestantes puderam aprender técnicas para amamentação, como a posição correta para segurar o bebê e estimular a produção de leite materno. Além disso, receberam informações sobre os benefícios da amamentação, como a proteção contra doenças e a promoção do vínculo entre mãe e filho. A amamentação é um ato de

amor e uma forma de contribuir para a saúde e o bem-estar dos bebês. A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde investe para levar saúde e conhecimento para a população.

Departamento técnico da Coocam realiza encontro de planejamento

*Info:

O alinhamento dos trabalhos, como base, para melhorar o atendimento na execução

Unir a equipe, motivar, planejar e alinhar os trabalhos. Esses são alguns dos objetivos pensados pelos gestores do departamento técnico, quando reuniram os profissionais da matriz e filiais da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), na última semana. O encontro aconteceu na quinta-feira (04), na Ser Coocam, durante todo o dia.

“Pensando no alinhamento do setor e principalmente nos serviços oferecidos aos produtores – sejam os nossos

sócios ou clientes – buscamos realizar esse treinamento voltado a equipe técnica, já que nosso trabalho vai além da assistência, nós compramos e vendemos também”, compartilha Silvio, observando que o encontro buscou entender as particularidades de cada filial para oferecer o melhor suporte aos produtores.

Silvio reforçou sobre a importância do planejamento para o bom entendimento entre os profissionais e a direção.

“Quando planejamos juntos e mostramos os dados já formatados aos gestores, fica mais fácil evidenciar os anseios vindos do campo e assim, tornar todos os envolvidos mais sintonizados”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 18 REGIÃO
ASCOM/COOCAM

AGRONEGÓCIO

Copercampos finaliza obras civis do Núcleo de Produção de Ovos Férteis

São três centrais com 12 barracões, que estão alojando 180 mil aves.

A Copercampos finalizou em abril as obras de construção do segundo centro de produção de ovos férteis e do núcleo de reposição de animais na unidade localizada no distrito de Encruzilhada, em Campos Novos/SC.

Os animais do núcleo de reposição foram alojados ainda em abril e em 05 de maio, as aves já com capacidade de produção foram alojadas no segundo núcleo de produção de ovos férteis. Nos três centros, a capacidade é de alojar 180 mil aves. Deste total, 120 mil aves são destinadas à produção de ovos férteis para pintainhos, além de núcleo de recria com 60 mil aves, desenvolvendo todo o ciclo de produção na própria unidade.

O primeiro dos três núcleos entrou em operação em julho de 2022 e teve produção superior as previamente estimadas. De acordo com o Gerente de Produção Agroindustrial da Copercampos, Lú-

cio Marsal Rosa de Almeida, no pico de produção, mais de 54 mil ovos saíram diariamente da unidade. Toda a produção é destinada aos incubatórios do sistema Aurora Coop para produção de pintainhos.

“Finalizamos todas as obras civis e agora finalizamos o alojamento das aves para produção de ovos férteis, assim como

já contamos com animais para reposição. Tivemos uma excelente produção neste início do projeto na Copercampos e isso foi possível graças à genética e qualidade das aves recebidas, à tecnologia empregada nos equipamentos, e também à assistência técnica da Aurora e trabalho desenvolvido por nossa equipe. No pico de produção

Unoesc e Copercampos estreitam parceria para desenvolver novos projetos

Reunião teve como objetivo discutir novas parcerias.

Na última quarta-feira (3), o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, o diretor Executivo, Jarlei Sartori, a pró-reitora de Ensino, professora Lindamir Secchi Gadler, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, e o coordenador Administrativo da Unoesc Campos Novos, professor Diego Gadler, reuniram-se com o presidente e representantes da Copercampos.

No encontro, realizado na sede da cooperativa, foi discutida a ampliação de convênios nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, além do desenvolvimento de projetos de parceria que envolvam os cursos da área de tecnologia, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, entre outros oferecidos pela Unoesc, visando a manutenção e ao

desenvolvimento de sistemas operacionais da cooperativa, cursos de nível técnico (tecnólogos) e ainda projetos na área de inovação.

Outro ponto importante destacado na reunião foi o andamento da implantação do Laboratório de Reprodução Animal, espaço que está sendo construído na

Unoesc Campos Novos em parceria com a Copercampos, Prefeitura Municipal de Campos Novos, Secretaria da Agricultura do Estado, Sindicato Rural de Campos Novos e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).

"A conversa foi importante para

chegamos a produzir 54 mil ovos/dia, com 60 mil aves, então agora com 120 mil aves, nossa estimativa é manter uma produção de 80 a 100 mil ovos férteis/dia, no pico de produção desses animais. Devemos ter uma produção mensal de mais de 2,4 milhões de ovos/mês”, ressalta Lúcio.

A Copercampos investiu mais de R$ 41 milhões para construção da estrutura com o objetivo de diversificar atividades, comenta ainda Lúcio.

“Buscamos desenvolver a avicultura para diversificar atividades e estamos contentes com o resultado nestes primeiros meses de trabalho. Além da produção de ovos férteis, nossos associados do Rio Grande do Sul estão trabalhando na terminação de aves para a Aurora Coop, e assim, ampliamos ainda mais nossos negócios”, explica.

Atualmente trabalham no Núcleo de Ovos Férteis, 33 profissionais. Todo o sistema da unidade é automatizado.

alinharmos o andamento dessa obra, chegada dos equipamentos e treinamento dos colaboradores. O espaço, que contará com estrutura de ponta, com tecnologias de última geração, poderá auxiliar e atender os produtores da região, com serviço especializado, melhoria do rebanho e aumento de rentabilidade", explicou o coordenador Administrativo da Unoesc Campos Novos, Diego Gadler.

O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, agradeceu a parceria de longa data com a Copercampos e destacou a preocupação da Universidade em ser cada vez mais atuante na comunidade.

"O envolvimento com o setor produtivo fortalece o sistema comunitário, por isso buscamos entender as demandas para proporcionar aos estudantes uma formação que atenda efetivamente as empresas e contribua com o desenvolvimento regional", ressaltou.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2023. www.jornalceleiro.com.br 19
*Fotos e Informações? ASCOM/COPERCAMPOS
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 11 de Maio de 2023 20 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.