1769

Page 1

SAÚDE EMPRESARIAL PROFESSORES AGRONEGÓCIO

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1769 Quinta-feira 09 de Março de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00
uPág. 05 uPágs. 09 uPág. 15 uPágs. 10 e 11 Rozilene Chiochetta Sartori fala dos desafios da iniciação escolar. Josephine Boutique Sensual inaugura em Campos Novos. Março mulher, Psicóloga faz alerta sobre Saúde Mental das mulheres. EPAGRI divulga ações e repasse de R$ 800 mil em subsídios. uPág. 13

Lá se vão três meses sem picanha

Enquanto estamos acompanhando uma união (quase que sem precedentes) no município de Campos Novos, entre os Poderes Legislativo e Executivo e, sobretudo, dos nove vereadores (oposição e situação), para a execução do projeto do novo Prédio da Câmara Legislativa, o que se vê na esfera Federal é um verdadeiro mau exemplo de governabilidade.

Passados mais de três meses de gestão do Governo Lula, o povo que o elegeu com a esperança de ter à mesa a tão prometida picanha, sequer viu UM PROJETO que viesse a favorecer a população brasileira.

Ao contrário disso, viu os interesses particulares dos partidos que integraram a sua coligação, passar à frente das políticas públicas, que em tese e por direito, deveriam ser a prioridade de qualquer governo.

Diante disso, o povo brasileiro engole a seco a composição de 37 Ministérios, número 60% maior do que no Governo Bolsonaro. Mais grave que isso, só os nomes que compõem estas pastas, além da maioria não ter formação técnica para atuar em tais funções, pelo menos 12 deles enfrentam processos na justiça.

O aumento de salário mínimo prometido durante o período de campanha foi encolhendo, encolhendo e ficou em 18 reais, com esse valor não é possível comprar 1 quilo de mortadela, quem dirá de picanha. Já a gasolina não, essa subiu em torno de 7% com o aumento dos impostos fe-

derais, mas ainda não se desespere consumidor, pois este aumento deve continuar acontecendo de forma gradual.

Se o Brasil todo neste momento está preocupado, imagine a nossa região que tem no AGRO a sua principal fonte de economia. Além de ver a inflação subir, do risco país aumentar, o setor do Agronegócio, que recentemente foi chamado de AGRO Fascista por Lula, vem sendo constantemente atacado por Movimentos Sindicais apoiados pelo PT, como, por exemplo, o MST.

Nos últimos meses, foram invadidas 14 propriedades rurais produtivas. Em poucas semanas, o MST e a Frente Nacional de Luta (FNL) realizaram mais invasões e atos vilipendiosos contra propriedades privadas do que nos últimos dois anos do Governo Bolsonaro.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário de Lula, por sua vez, não criticou as invasões, se limitando a dizer que o governo tentará "resolver pelo DIÁLOGO" essa escalada.

E como fica a segurança jurídica dos nossos produtores?

Qual é a proteção que eles têm do Governo? É justo roubar a paz de quem trabalha e prospera pelo nosso país?

Com o cenário que se apresenta, as projeções para o nosso futuro nos levam a acreditar numa única certeza, que esta semana será muito melhor (ou menos pior) do que as semanas que estão por vir.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Direito Ambiental

EDITORIAL COLUNISTAS Dano Moral Difuso/Coletivo na Esfera Ambiental

Todo dano é uma lesão a um bem jurídico. Decorre disso que há dano ambiental quando tiver lesão ao equilíbrio ecológico decorrente de afetação adversa dos componentes ambientais. Essa lesão pode gerar um desequilíbrio ao ecossistema social ou natural, que é o bem jurídico tutelado pelo direito ambiental. Mas sempre a partir da lesão.

Exatamente porque o meio ambiente constitui um bem jurídico autônomo, imaterial, difuso, de uso comum de todos, esta lesão também deverá ser reparada em favor de todos. Exemplificando: derramamento de óleo no mar. Sem dúvida o meio ambiente – praia/ fauna -, foi lesado e precisa de reparação. Esse dano é diverso do dano individual (tal como buscado por um pescador).

Em virtude do caráter coletivo dos interesses lesados, neste caso, a sua tutela pode se dar por meio da ação civil pública ou de outros instrumentos processuais adequados.

Ante a importância desses interesses e da difusão das vítimas, cumpre fundamentalmente (e não exclusivamente) ao Ministério Público, o manejo das medidas processuais tendentes a garantir a reparação do dano ambiental coletivo, ou mesmo prevenir sua ocorrência. Difusos, portanto, são interesses ou direitos “transindividuais” – de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato. Tais interesses difusos compreendem grupos menos determinados de pessoas entre as quais inexiste vínculo jurídico ou fático preciso. De

tal forma que o objeto dos interesses difusos são indivisíveis.

Já a expressão interesses coletivos refere-se também a interesses transindividuais, mas de determinados grupos, classes ou categoria de pessoas atingidas. Tanto os interesses difusos como os coletivos são indivisíveis, se distinguindo não só pela lesão como também pela abrangência.

Assim, pelo prisma doutrinário, uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público, buscará a defesa destes interesses transindividuais, o que, não obstante, impeça outro autor da demanda ao pleito da reparação e/ou compensação ambiental.

Por isso o dano ambiental extrapatrimonial, caracteriza-se pela ofensa, devidamente evidenciada, ao sentido difuso ou coletivo resultante da lesão ambiental patrimonial e vale dizer, quando um dano neste sentido é cometido, a ocorrência de relevante sentimento de dor, sofrimento e/ou frustração resulta na configuração do dano ambiental “extrapatrimonial ou moral”.

No entanto, embora não haja dúvida de que o meio ambiente é resultante das interações recíprocas do ser humano e do mundo natural, este entendimento não é suficientemente difundido a ponto de dar fundamento e corpo a formulações doutrinárias inovadoras. Com efeito, a legislação existente, que, na sua quase totalidade, continua privilegiando os recursos da natureza, deve evoluir com a nossa realidade atual, sem desviar-se da real necessidade de transformação dos centros urbanos, na efetiva visão de desenvolvimento sustentável, também voltado para a sustentação econômica.

Por: Fabrício Carvalho

Advogado . OAB/SC 15.269

Especialista em Direito Ambiental

a opinião do jornal.

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

03/2023

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 2 COTIDIANO
As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

É o momento de mostrar o seu melhor! De quebra, sua intuição deve jogar no seu time e indicar os melhores caminhos a seguir – é só ouvir! E pra ficar ainda melhor, algo inesperado talvez aconteça e beneficie seu bolso. Mas trago um alerta real oficial: restrições, limites ou controles podem ativar a sua sensibilidade e te fazer perder a boa.

Touro

21/04 a 20/05

Os astros abrem a porta das esperanças pra você nos próximos dias e há grandes chances de realizar seus planos, inclusive de consumo. Amém! Com uma vontade tremenda, a criatividade aflorada e muita independência, tende a superar qualquer barreira e abrir caminho para vitórias. Talvez tenha dificuldade em trabalhar em equipe mas poderá contar com o apoio de colegas.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Os planetas estão numa vibe delicinha e enviam ótimas energias pra você dar uma guinada na carreira. Esbanjando bons pressentimentos, ideias originais e vontade de subir na vida, tem tudo pra melhorar sua reputação, conquistar mais espaço e até chegar numa posição mais alta no serviço. Sua semana promete ser agitada. Boas chances de ir atrás de um sonho e se dar bem.

Câncer

21/06 a 21/07

udo indica que contará com um senso mais prático, mente estável, concentração e certezas do que ambiciona, o que tende a favorecer tanto seu crescimento pessoal quanto profissional. De quebra, seu jeito criativo, sociável e ativo deve atrair a simpatia de colegas, chefes e clientes. Há sinal de êxitos, possibilidades de evoluir na carreira e money.

Leão

21/07 a 22/08

Nova semana chegando e com previsão de mudanças fortes e maravilindas, minha rainha/meu rei! Tudo indica que você irá agir com maior cautela, responsabilidade e senso de dever nos negócios, sobretudo se lida com a bufunfa dos outros. E com os bons aspectos que rolam no céu, as chances de pingar dinheiro na sua conta são enooormes, especialmente através de herança.

Virgem

23/07 a 22/09

Tô vendo aqui que os seus relacionamentos pessoais e profissionais entram em foco nos próximos dias. O céu manda avisar que o seu lado dedicado e comprometido vem que vem e você pode assumir mais responsabilidades. Talvez tire lições valiosas das suas parcerias, contatos e relações, principalmente para aprender a cooperar mais.

Libra

23/09 a 22/10

Tem previsão de muuuita coisa boa nos próximos dias. Mais exigente, paciente, organizada(o) e responsável, você tende a realizar suas tarefas com primor. Seu trabalho duro e competente deve ganhar o respeito e confiança da chefia, colegas e clientes. E tudo indica que vão rolar transformações sensacionais, especialmente no seu bolso.

Escorpião

23/10 a 21/11

Se depender do céu desta semana, você tem tudo pra ficar suave na nave. Além de contar com o seu sexto sentido no modo turbo, pode lançar mão da sua enorme criatividade pra se livrar de restrições e sair da rotina. Contato e até associação com gente prafrentex, original e independente tende a estimular ainda mais a sua mente, aprendizados e liberdade.

Sagitário

22/11 a 21/12

Com os astros levantando a sua bola, você tem tudo pra arrasar no trabalho e arrancar elogios. Afinal não devem faltar vontade, pique, agilidade, ideias originais e boas sacadas para inovar, modernizar e aperfeiçoar o serviço, sobretudo se faz home office, tem uma atividade extra ou atua num negócio familiar.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Sua mente e boa lábia prometem ficar a todo vapor, mas para o choque de zero pessoas, tudo indica que terá cautela, controle, foco e seriedade ao se expressar. Errado não tá! Ainda em que os astros trocam likes nos próximos dias e te estimulam a pensar fora da caixinha, inovar e usar a criatividade pra resolver os perrengues que surgirem.

Aquário

21/01 a 18/02

Os assuntos financeiros estão em foco e há grandes chances de cair uns pix na sua conta bancária, inclusive de parentes que te devem, aquariangel. Oxalá! Com sua habilidade em pensar lá na frente, agilidade mental e originalidade no modo turbo, sua independência promete chegar nos próximos dias. Você tende a reavaliar atitudes, economizar e pode até encontrar um jeito eficiente.

Peixes

19/02 a 19/03

Vem raiando uma nova semana com previsões incríveis – e, olha, está melhor do que a outra. Aí sim! Os astros trocam likes no céu e ativam os seus pontos fortes, em especial seu poder de comunicação, intuição e imaginação fértil. Você tem tudo pra fazer bons contatos, melhorar sua imagem e atrair as pessoas, de preferência em reuniões.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

OdontoTop realiza plantão especial de implantes nesta próxima semana

Pacientes passarão por avaliação da equipe para executarem o procedimento com segurança.

Você sabia que a Implantodontia se destina ao tratamento da perda total ou parcial dos dentes permanentes? Atualmente é comum que durante a vida alguns pacientes venham a perder dentes, geral-mente isso ocorre como consequência de eventos mutilatórios ao longo dos anos, mesmo assim, com ajuda da tecnologia é possível recuperar essas perdas, isso acontece através de reabilitações protéticas su-portadas ou retidas por implantes dentários.

A implantodontia vem se desenvolvendo de forma acelerada nos últimos anos e cada vez mais se destaca pela agilidade e segurança. Com os procedimentos disponíveis hoje no mercado é possível serem feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis.

A Clínica Odontotop de Campos Novos é uma das que se destaca dentro da Implantodontia, atualmente a clínica possuí todas as especialidades da odontologia em um só lugar.

Através do atendimento humanizado sendo oferecido para a cidade de Campos Novos e toda a região, a clínica vem conquistando cada vez mais o público por ter como carro-chefe implantes dentários e protocolos de implantes.

De acordo com o dentista implantodontista da unidade, Dr. André Cesar de Oliveira, além dos implantes melhorarem a auto estima da pessoa, proporciona segurança ao falar, por serem fixos, além de contribuir para a saúde do pacien-

te, pois melhora a mastigação devido a serem semelhantes aos dentes naturais.

André também destaca a atenção destinada ao setor. “A técnica de colocação de implantes dentários é segura, feita com anestesia, garantindo que o paciente não sinta desconforto. Por contarmos com um centro cirúrgico equipado com monitor cardíaco, oxigênio e profissionais especializados temos altas taxas de sucesso, desta forma proporcionamos toda a segurança necessária ao nosso paciente”.

Em virtude do sucesso e da procura pela clínica Odontotop, em especial por estes procedimentos, na próxima semana (quarta-feira, 15), a OdontoTop realizará um dia voltado à avaliação de implantes, aonde o paciente pode ir até a clínica e tirar todas as suas dúvidas.

Durante o dia, a clínica contará com horário diferenciado e estendido até as 22h. O 'Plantão Odontotop', servirá para mostrar aos pacientes que os implantes dentários são para todos. "Você é nosso convidado, venha fazer sua avaliação e tirar suas dúvidas, esperamos por vocês", finaliza André. A Odon-toTop está localizada na Rua Coronel Farrapo, 434, Centro, telefone (49) 3090- 2196.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 4 EMPRESARIAL
OdontoTop Campos Novos | CRO/SC 3571 | R.T.: André César de Oliveira | CRO/SC 12.051
*Fotos e Informações: ASCOM/OdontoTop

Josephine Boutique Sensual inaugura em Campos Novos

Empreendimento quer trabalhar a sexualidade de forma natural em que ela deve ser tratada.

Campos Novos ganhou no último final de semana mais uma opção de moda íntima. A Josephine Boutique Sensual abriu suas portas sob o comando da empresária, Indiamara Helena Dalpubel, que trabalha no ramo desde 2016.

Feliz pela oportunidade de estar empreendendo em mais um município, Indiamara contou um pouco da sua trajetória de vida. “Nasci em Capinzal e me mudei para Joaçaba com dois anos. Aos quinze entrei no comércio, comecei em uma loja de departamentos. A Josephine surgiu como uma necessidade de ter uma renda extra, comecei em casa e abri uma ‘lojinha’ dentro de um quarto. Após começar neste ramo e ouvir as clientes, as mulheres, ver seus problemas nos relacionamentos decidi estudar o setor. Me formei em Coach em Sexualidade e Relacionamentos".

A empresária ainda conta que a Josephine começou nas dificuldades e a empresária se orgulha em ter superado todos estes percalços. “Quando comecei a estudar, queria entender o porquê os casais se distanciam. Por que havia divórcios e por que os casais se tornavam amigos? As mulheres vinham me procurar e com as conversas e suas dificuldades, vi a oportunidade de ser alguém que pudesse ajudar, mas de uma forma profissional. Eu já tinha tido um casamento e também via que as mulheres perdiam a essência de ser mulher, o gosto, o amor pelo próprio. Eu via que muitos casais, depois com os filhos, ao longo do tempo, o beijo de língua deixava de existir e ficava só o ‘selinho’, e isso é um termômetro muito forte em que o relacionamento estava indo ‘por água abaixo’”, afirmou.

Indiamara hoje além se ser formada em Coach de Relacionamento também tem formação em Saúde Íntima do Casal e Sexualidade. “A maioria das pessoas que buscam conhecimento neste ramo, trazem queixas e dores, neste momento começamos a abraçá-las, ampará-las. Após me formar, abri as portas da minha loja comercial, isso aconteceu uns três anos depois que comecei a lojinha no quarto da minha casa, mesmo assim eu comecei a planejar. Não queria uma loja de moda íntima, de vender o básico, de vender fantasia ou sexshop”.

Nesta etapa a empresária começou a criar uma maneira de trabalhar o assunto com naturalidade.

“Quero deixar claro para todos que não somos um sexshop, somos uma Boutique Sensual, fui estudar para isso, não há nada aparente aqui na loja. Eu preservo a família e as pessoas podem vir

tranquilas visitar e conversar, estamos de portas abertas. Tenho clientes que vem com crianças, adolescentes e eu recebo muitos casais, todos são acolhidos. Nós precisamos tratar esse assunto com naturalidade, sei que há muito preconceito e muito tabu, mas as pessoas mudam esses conceitos ao longo do tempo e isso não é prejudicial, dentro da família isso leva naturalidade para abordar o assunto”, esclarece Indiamara.

Ainda em relação aos preconceitos sobre o tema, a empresária entende que a sua contribuição faz parte de um processo inerente aos relacionamentos.

“Não precisamos ter afronta, nem choque. A sexualidade não é impor algo ao parceiro, hoje os relacionamentos são baseados no casal, independente de gênero, são duas pessoas e elas precisam estar conectadas e na mesma energia. Temos que nos descobrir, não é usando uma

fantasia que ela resolverá o problema do seu relacionamento, tudo é questão de processos, tudo é de dentro pra fora e tudo isso baseado no amor, carinho, cumplicidade e confiança”.

Mesmo vindo para Campos Novos a Josephine manterá um ponto de atendimento em Joaçaba. Em Campos Novos a loja está localizada na Rua: Benjamin Constant, 249, Centro, próximo ao Dallas, ao lado do Salão Illuminum. Contato: (49) 98847-0001. “Convido a todos para virem conhecer nossos produtos, trabalhamos com conjuntos de moda íntima, meias, sutiãs, calcinhas, acessórios íntimos, lingerie noite (Camisolas, Baby-doll, Chambre longo e curto) e muita variedade. Atenderemos desde as adolescentes até as mulheres de mais idade, além disso, produções para noites inesquecíveis. Trabalhamos com assessoria de relacionamentos e em breve iniciaremos os Workshops ensinando massagens, demonstração de produtos, conversa entre mulheres, consultorias na área de Coach, saúde íntima entre outras novidades”, finaliza Indiamara.

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 EMPRESARIAL
Indiamara Helena Dalpubel *Imagens: Divulgação/Josephine

APOIO de todos

Entidades de classe reforçam apoio à construção do novo prédio da Câmara e revitalização da antiga praça dos bombeiros.

Representantes da OAB, ACIRCAN, CDL, Sindicato dos Produtores Rurais e UNICAMPO, manifestaram-se positivamente ao projeto para construção do novo prédio do legislativo, assim como a revitalização da Praça Augusto Bresola. (Antiga Praça da Rodoviária). O pré-projeto foi apresentado em reunião com entidades no mês de fevereiro.

O Presidente da ACIRCAN, Marcio Azevedo, enfatiza os benefícios com acessibilidade e mais vagas para estacionamento. “Tivemos a oportunidade de acompanhar o pré-projeto e conversamos, inclusive, com alguns colegas da associação e todos são favoráveis à modernização, a construção de uma nova sede da Câmara, mais ampla e adequada não só às necessidades da Câmara em si, mas de toda a população. É uma área que contará com bastante vagas de estacionamento e esse é um ponto bem importante, essa iniciativa de colocar vagas de estacionamento no subsolo e acredito que deva ser mantida. Todos são favoráveis a essa iniciativa da Câmara de Vereadores, princi-

palmente porque inclui também a praça. E essas novas vagas de estacionamento vão somar com certeza para o comércio aqui de Campos Novos. Podem contar com nosso apoio, porque a redução de custos de manutenção com prédios antigos é necessária”, afirmou Marcio.

Para Eduardo Martins Antunes, presidente da OAB – Subseção de Campos Novos, a modernização é necessária, principalmente para receber a população camponovense no legislativo. “Estamos aqui para dar a nossa visão positiva em relação ao projeto. Principal ponto que eu considero é o anfiteatro, pois acompanhei vários eventos em que faltou espaço na Câmara para receber a nossa comu-

nidade. Espaço que também é necessário para que a população possa acompanhar as sessões e o trabalho de fiscalização dos vereadores. É uma cobrança antiga que temos, desde que assumi a OAB em 2019, venho cobrando de todos os presidentes da Câmara por quê de não se ter um novo espaço. Trata-se de um projeto bonito, moderno, que também irá trazer acessibilidade", declarou Dr. Eduardo, afirmando ainda que outros municípios menores que Campos Novos possuem uma Câmara de Vereadores moderna, com espaço acessível e adequado aos colaboradores e comunidade em geral.

O Presidente da CDL, Marcos Giovani da Silva, afirma que considera

propícia a união de esforços entre Executivo e Legislativo visando a construção do novo prédio da Câmara e revitalização da Praça Prefeito Augusto Bresola (antiga rodoviária). “É propício e pertinente essa união de esforços entre executivo e legislativo do município, já que é de senso comum que a estrutura atual utilizada pela Câmara de Vereadores, além de adaptada é precária, não foi desenvolvida para esta atividade. Entendemos que as constantes reformas e mudanças geram, sem dúvida nenhuma, custos à Câmara e consequentemente à comunidade. É um projeto que será bem-vindo acredito que por toda a população camponovense e, não diferente, pelo comércio também. O projeto contempla novas vagas de estacionamento, que é um problema recorrente no município. A revitalização da praça também é importante por não ter uma estrutura adequada e atrativa. Apoiamos a ideia em conjunto da prefeitura e Câmara de Vereadores, entendemos que é um investimento alto, mas também entendemos que caro é continuar investindo em reformas e não solucionar o problema”, declarou o presidente da CDL, que também considera como ponto positivo o anfiteatro previsto no projeto, que poderá ser utilizado em diversos eventos do município.

CONTAMINAÇÃO POR MEXILHÃO-DOURADO

Durante as atividades de monitoramento da UHE São Roque, verificou-se a ocorrência da espécie exótica invasora, Limnoperna - fortunei conhecida como mexilhão-dourado. Esta espécie pode causar prejuízos aos ecossistemas e a operação de usinas hidrelétricas, pois pode entupir tubulações, o que provoca aumento nas paralisações da geração de energia para limpeza e manutenção dos equipamentos A principal forma de controle da espécie se dá com cuidados relacionados às atividades cotidianas, praticadas pela comunidade local principalmente durante a navegação e a pesca.

Para evitar que o mexilhão-dourado seja levado para outros pontos do rio, é de extrema importância a higienização das embarcações e apetrechos de pesca, como linha, rede e anzol, antes da utilização e após o uso no reservatório da UHE São Roque

A seguir estão listados alguns procedimentos que devem ser tomados, sempre que forem utilizados equipamentos náuticos e de pesca no reservatório da UHE São Roque ou em outros locais com a presença desta espécie invasora:

Lavar o casco do barco com jato de alta pressão (para remoção dos mexilhões e incrustações) ou raspar e escovar os cascos;

Fazer a limpeza com água sanitária comercial (na proporção de 1 litro de água sanitária para 20 litros de água) lavando o casco da embarcação e demais itens de pesca, mesmo que não haja mexilhões aparentemente incrustrados;

Retirar qualquer resíduo de vegetação dentro e fora da embarcação;

Jogar água sanitária onde há acúmulo de água como em pisos e caixas;

Os mexilhões e incrustações removidos devem ser enterrados

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 6 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um Quarto) de Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quatro Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
(49) 3549-0389 ouvidoria uhesaoroque@uhesaoroque com br Estrada São Roque S/N - Zona Rura - Vargem /SC
Fonte: CTG Brasi *Imagem: Divulgação/Câmara de Vereadores de Campos Novos

Startup Weekend Campos Novos é sucesso

1º Edição do evento fez parte da programação dos 142 anos de Campos Novos.

Aconteceu neste final de semana (3, 4 e 5 de março) a 1º edição do Startup Weekend Campos Novos. Um evento mundial que reúne diversos participantes com o objetivo de criar uma startup. Mas afinal, o que é uma Startup

Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

Durante 54h, com auxílio de mentores qualificados, os participantes criam e desenvolvem uma nova empresa do zero, transformando ideias em negócios viáveis

Esta edição do Startup Weekend é a primeira do calendário estadual que conta com mais de 36 edições espalhadas por toda Santa Catarina. O evento foi um grande sucesso com mais de 70 participantes, que desenvolveram 10 startups em um final se semana, sendo elas: Time Health, Pet Campos, Inter SEAS, Hoody Kids, Conect Biometano, Dels, Vapt Vupt,

Agende, Saúde, Top Cleaner e Connecting Projects.

No domingo, todas se apresentaram para uma banca de jurados composta por Marli Becker - Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Silvio Alexandre Zancanaro - ex prefeito de Campos Novos, Proprietário da Orcatéa Contabilidade e entusiasta da inovação no município, Júlio Rezende - Gerente da agência do Sicoob Campos Novos, Marli Arns – Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empresárias e proprietária da Pizzeria Redantes, e Antônio Chiochetta –Coordenador do núcleo de Gastronomia e proprietário do Hotel Prime e Cantina Felicetare.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal que por meio da colaboradora Silmara Antunes fez o cadastro para sediar o evento. Além da Prefeitura,

outro parceiro importante do evento foi a Epagri, que cedeu todo o espaço e dormitórios para a realização do evento e pernoite dos mentores.

Ainda, o evento contou com o apoio de diversos parceiros municipais e patrocinadores. Além dos patrocinadores estaduais, Sebrae e Startup SC, a primeira edição do Startup Weekend contou com o patrocínio diamante da cooperativa de crédito SICOOB, patrocínio ouro a UNOESC, patrocínio prata a empresa SOUD FRAME, e patrocinadores bronze as empresas Estrutural Zortéa, Raum Empreendimentos, Agromobility e Orcatéa Escritório Contábil.

uConfira os ganhadores:

A grande ganhadora foi a startup Connect Biometano, que propôs a coleta de resíduos de chiqueirão e o transporte para usinas de biometano, contribuindo

para a geração de energia renovável e redução de impacto ambiental. Em segundo lugar ficou a startup Top Cleaner, que oferece um serviço de contratação de faxineiras por meio de um aplicativo, tornando a contratação de serviços de limpeza mais fácil e acessível.

E em terceiro lugar ficou a startup Pet Campos que tem o objetivo de ligar os tutores de animais a cuidadores. A equipe Hoody Kids recebeu uma menção honrosa pela criação de um e-commerce de roupas infantis semi usadas, promovendo a sustentabilidade por meio do reaproveitamento de roupas em bom estado, sendo esta menção escolhida pelos mentores.

O Startup Weekend Campos Novos é uma excelente oportunidade para novos empreendedores e para fomentar o empreendedorismo no município.

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para a Administração Municipal o valor de R$ 779,79 (Setecentos e Setenta e Nove Reais e Setenta e Nove Centavos) *Foto e Informações: ASCOM/PMCN

O conselheiro Herneus De Nadal assumiu a Presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para o biênio 2023-2025 destacando a importância da participação dos cidadãos na tarefa de fiscalização. “É legítimo e saudável que a sociedade questione o uso dos recursos públicos, através do controle social. E esse comportamento se faz necessário para o fortalecimento da gestão, voltada para o cidadão”. Nesta entrevista, Herneus aponta as diretrizes de sua gestão.

Prioridades

Em primeiro lugar, gostaria de registrar que o meu desafio será imenso, pois substituo, na presidência, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, cuja gestão é marcada pelos grandes avanços alcançados pelo TCE/ SC nos últimos anos, tanto no aprimoramento da gestão como no relacionamento institucional. E foi justamente o conselheiro Adircélio quem trouxe para dentro do Tribunal a filosofia de um Tribunal da Governança Pública, que é a nova vocação dos tribunais de contas no Brasil e no mundo.

Isso significa promover uma atuação mais voltada para a prevenção e para a correção, atuando de forma proativa na busca da melhoria da atuação de todos os órgãos públicos sujeitos à fiscalização de contas, trazendo, assim, benefícios para toda a sociedade. Ou seja, alertar o gestor do equívoco e atuar em conjunto para a correção de rumo, não apenas agindo punitivamente sobre um eventual erro. Isso, naturalmente, sem renunciar às nossas responsabilidades tradicionais de

fiscalização, de responsabilização nos casos em que forem necessárias.

Inovação

Posso afirmar que, quando o assunto é inovação, caminhamos na vanguarda. No ano passado, dentre outras inúmeras iniciativas, a gestão do presidente Adircélio, de quem fui vice-presidente, criou o Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince), tornando o TCE/SC o primeiro tribunal de contas do Brasil a integrar o ecossistema de inovação aberta para a solução de desafios voltados ao aperfeiçoamento das suas atividades. Em janeiro, firmamos, em conjunto com o Ministério Público catarinense, convênio com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) para o desenvolvimento do Programa Inovação Aberta, que tem como principal objetivo aprimorar os serviços oferecidos pelos dois órgãos à sociedade, por meio de soluções propostas por startups.

Vamos ampliar e aprimorar esse trabalho, assim como continuaremos a investir na qualificação e na valorização dos servidores, pela importância indispensável que eles têm para o

A primeira plenária de 2023 da Facisc Regional Serra, realizada em 27 de fevereiro, no auditório da Associação Empresarial de Lages, marcou o lançamento da Bancada da Serra Catarinense, proposta pelo deputado Lucas Neves (Podemos) e prontamente aceita por Marcius Machado (PL) e Mário Motta (PSD). “Este encontro tem um simbolismo imensurável. É a demonstração concreta de que, na boa política, é possível divergir, debater, mas ao final, construir consensos em prol da Serra”, destacou Lucas Neves.

Serra.

Em sua fala, Marcius Machado, que nos últimos quatro anos foi o único representante da Serra na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reafirmou seu compromisso com a região e com as demandas apresentadas. “Sempre trabalhei pelo desenvolvimento da região e agora, juntos, poderemos fazer muito mais”, falou.

Presenças

êxito do controle do bom uso dos recursos oriundos dos impostos pagos pelos catarinenses.

Mais diálogo

Por exercerem uma atividade eminentemente técnica, os tribunais de contas foram, ao longo da história, sempre muito “fechados”, praticamente sem dialogar com os demais atores que compõem a nossa sociedade. Mas essa realidade vem mudando. As pessoas têm o direito de saber quais são as atribuições do Tribunal de Contas e de serem informadas dos resultados do trabalho por ele desenvolvido, até mesmo pelo pleno exercício da cidadania. É preciso lembrar que o aperfeiçoamento dos serviços públicos é uma das garantias do Estado Democrático e de Direito, e isso se dá necessariamente através do papel de fiscalização dos tribunais de contas e do seu empenho na melhoria desses resultados a favor dos cidadãos. Nesse sentido, temos avançado bastante, interagindo cada vez mais com os veículos de imprensa, estando presente nas redes sociais, oferecendo canais de diálogo direto com a população e buscando sempre aprimorar o relacionamento institucional.

Cerca de 80 pessoas acompanharam o evento conduzido pelo vice-presidente regional da Facisc, Antônio Carlos Floriani, que reforçou os pleitos da Serra Catarinense, já apresentados aos deputados enquanto ainda estavam em campanha, e que visam promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Na Serra, dos 18 municípios, 15 têm IDH abaixo da média estadual.

Integração

Floriani também destacou a importância da integração das associações empresariais na realização de ações que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da

Também presentes os presidentes das associações de Lages, Carlos Eduardo de Liz; de São Joaquim, Felipe Vieira; e de Urubici, Henrique Folster, além do diretor financeiro de Correia Pinto, Jackson Antunes dos Santos, e Diogo Godoy, representante do deputado Mário Motta, que não pode comparecer por motivos de saúde.

Demandas

Os deputados se comprometeram com os pleitos apresentados pelas associações da Serra. Dentre eles estão melhorias na BR282, efetivação da ZPE –Zona de Processamento e Exportação, asfaltamento da rodovia SC-284 entre Palmeira e Correia Pinto e anel viário em São Joaquim.

Evento marcou o lançamento da Bancada da Serra integrada pelos deputados Lucas Neves (Podemos), Marcius Machado (PL) e Mario Motta (PSD)

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 8 ESTADO
A
SC www.adjorisc.com.br
RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
O presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, aponta as diretrizes de sua gestão à frente da Corte de Contas catarinense
RCN
rcnonline.com.br
"Vamos promover uma atuação focada na prevenção e na correção"
721 |
Facisc Regional Serra reforça pleitos à bancada parlamentar
SHEILA ROSA / ACIL LAGES
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224
GUTO KUERTEN/ACOM TCE-SC

Março mulher, Psicóloga faz alerta sobre Saúde Mental das mulheres

No mês Internacional da Mulher, Centro de Referência de Psicólogos une forças para eliminar tabus sobre o tema.

Na última quarta-feira, dia 08 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data que merece ser celebrava pela magnitude e pela representatividade da figura feminina, seja ao longo da nossa história ou nos dias atuais. Para tanto, além de reconhecermos estas virtudes, é necessário que a sociedade dê a devida importância para alguns aspectos intrínsecos do ser humano e, em especial das mulheres, como, por exemplo, a saúde mental.

Por se tratar de um assunto tão delicado de falar, tão discutido nos dias de hoje, mas que ainda não é completamente compreendido e que se torna alvo de muitos estigmas e também preconceitos, a reportagem do Jornal O Celeiro esteve conversando com a Psicóloga do AME-SE – Centro de Referência de Psicólogos de Campos Novos, Juliana Rafaela de Carvalho. A Psicóloga Clínica levanta o seguinte questionamento: por que devemos falar sobre saúde mental da mulher?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro pessoas, desenvolverá algum transtorno mental durante a vida. O transtorno mental comum é mais culminante nas mulheres do que nos homens, estes se caracterizam por sintomas depressivos, de ansiedade e queixas psicossomáticas.

Fatores biológicos e sociais, também estão associados a maior vulnerabilidade feminina aos transtornos de ansiedade, depressivos, transtornos alimentares, transtorno de estresse pós-traumático e doenças autoimunes.

O risco de suicídio também é maior entre as mulheres. As mulheres são menos tolerantes ao uso de álcool e drogas. No aspecto biológico, podemos também associar as alterações no sistema feminino, que ocorrem no período pré-menstrual (TPM), pós-parto e menopausa. É possível citar ainda, os aspectos sociais relacionados às desigualdades de gênero e as altas taxas de violência contra a mulher.

“Estar saudável envolve muito mais do que não ter doenças, muito mais do que a ausência de um transtorno mental, estar saudável é o bem-estar completo do corpo com a mente. E este bem-estar pode ser afetado por diversos fatores, como estresse no trabalho, exclusão social, violência doméstica - física e verbal, estilo de vida não saudável, violação dos seus direitos, relacionamentos abusivos, e inúmeras outras situações que te levarão à uma profunda tristeza e adoecimento. É neste momento que a sua saúde estará debilitada e você precisara procurar ajuda de um psicólogo (a) ou outro profissional da área da saúde”, explica a Psicóloga.

A especialista comenta ainda, que quando a pessoa adoece, ocorre um desequilíbrio no organismo e a mesma passa a estar “disfuncional”, por esta razão, algumas vivencias do dia a dia são interrompidas, pois a pessoa ficará aprisionada a viver de um vazio existencial, de não pertencimento a lugar algum. Esta tristeza profunda ou não pertencimento estará afetando sua saúde.

“Mas aí você pergunta, por onde devo começar? Após tanta tristeza e vazio, é possível recomeçar? Sim é possível você sair dessa e ser verdadeiramente feliz, assim como já foi”, afirma Juliana Carvalho.

Por fim, a Psicóloga Clínica faz um convite especial para as mulheres que desejam recuperar o seu bem-estar e voltar a viver de forma plena.

“Se você é mulher e está passando por questões que estejam afetando a sua saúde mental, causando sofrimento, não hesite e entre em contato conosco. Caso tenha alguma mulher próxima a quem possa apoiar, não deixe de fazê-lo. Estamos à disposição no AME-SE – Centro de Referência de Psicólogos, situado a Rua Danuzia Bess, 434 – Centro. Edificio Majestic, sala 2 (mesmo andar do Cartório Eleitoral)”, conclui a especialista.

Dicas para ajudar a manter a saúde mental em dia:

uTenha sentimentos positivos, com você, com os outros e com a vida;

uSeja feliz com sua própria companhia;

uA sua reação diante dos problemas é parte importante para resolver os problemas;

uEvite o consumo de medicamentos sem prescrição médica adequada;

uMantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas;

uProcure ajuda de um profissional;

uReserve um tempo para você, para atividades de lazer, para tomar um cafezinho com amigos e pessoas que lhe façam bem;

uSe aceite como você é, com qualidades e defeitos. Aceite os outros também como são. Pessoas possuem limitações e não são perfeitas;

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 SAÚDE

Professora foi a precursora da Pré-Escola no Colégio Paulo Blasi, por onde lecionou por mais de 20 anos.

Em mais uma Edição “Especial Professores”, a reportagem do Jornal O Celeiro traz a história de uma professora-mãezona, que aplicava disciplina, ensinava, dava colo e enxugava lágrimas. A Tia Roze esteve à frente da Pré-Escola do Colégio Paulo Blasi por mais de 20 anos e fez parte da primeira experiência em sala de aula de milhares de crianças.

Filha de Antônio Chiochetta e de Maria Panison Chiochetta, Rozilene Chiochetta Sartori (60) é a primogênita de seis irmãos. Nascida e criada na Serraria Mânica e Götz, no Rio da Vargem, distrito de Campos Novos, estudou na escola Isolada, onde a sua mãe era professora, e consequentemente dali veio a sua fonte de inspiração.

A primeira professora ninguém esquece: Tia Roze fala sobre os desafios da iniciação escolar

“Minha infância foi muito boa, muito bem aproveitada, nos divertíamos bastante, tinha muita criança onde nós morávamos, brincávamos na serraria, de casinha, fazíamos bolos de serragem. E como a minha mãe era professora, e naquela época os pais achavam que a mulher tinha que fazer o magistério, sempre me imaginei sendo professora, era algo cultural”, explica.

Para dar sequência aos estudos, sua família se mudou para a Vargem, onde cursou de 5ª a 8ª Série. Após concluir o Ensino Fundamental, fez o Magistério no Colégio Auxiliadora, e em 1979, um ano antes de concluir os estudos, teve a oportunidade de se mudar para Campos Novos, vindo morar na casa de seus avós.

Após concluir os estudos, não demorou muito para ter a sua primeira oportunidade em sala de aula. O primei-

ro trabalho como professora foi no ano de 1981, recém formada, trabalhou de 5ª a 8ª série com a disciplina de matemática na Escola Estadual Paulo Blasi. “Foi um grande desafio, cumprir durante um ano

as 40 horas com esta disciplina”, relembra. Em 1982 ficou trabalhando na biblioteca da escola e no ano seguinte teve início a Pré-Escola no Estado, onde por meio de um convite da Diretora, Dona Eva Tessaro, a Tia Roze começou a sua história na iniciação escolar. “Por ser algo novo, faltava a experiência, foi difícil, e sobretudo para as crianças e suas famílias, existe o contexto de adaptação a novos espaços, pessoas e relações. Contudo, nós passamos por vários treinamentos, tínhamos bastante encontros, orientações e isso contribuiu bastante para o meu preparo profissional”, relata.

Foram mais de 20 anos na Pré-Escola e, detalhe, trabalhou em uma única escola em toda a sua carreira como professora. Período suficiente para dar aula para os filhos dos seus primeiros alunos. Entre este meio tempo também se casou,

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 10 ESPECIAL
Rozilene Chiochetta Sartori *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

teve as filhas Danielli e Laís, e fez diversas capacitações na área da Educação como, os Estudos Adicionais da Pré-Escola, Pedagogia e Pós-Graduação.

Atualmente a Tia Roze curte a sua aposentadoria, participa de clubes de serviços, produz pães e cucas sob encomenda, viaja bastante e aproveita a vida. Mas será que ela aceitaria retornar para sala de aula, caso houvesse um convite? Essa resposta e outras história nós iremos acompanhar na entrevista a seguir. uQuais lembranças ficaram do início da Pré-Escola?

Era muito gratificante. Nós iniciamos numa salinha pequena, onde era o laboratório do Paulo Blasi, foi montado um ambiente para receber as crianças. Tenho várias lembranças, de alguns alunos que marcaram, de vários momentos, foram muitos anos de muitas alegrias. Por quatro anos eu trabalhei por 20 horas na Pré-Escola, e em 1987 a minha carga horária passou para 40 horas, numa média de 30 alunos por turma, um total de 60 alunos por ano, faça a conta de quantos alunos passaram pela minha sala, são milhares.

Lembro ainda que lá no início, a Pré-Escola sempre tinha lugar para mais um, com a Tia Roze sempre teve vaga para mais um. As mães que não tinham com quem deixar seus filhos, levavam para escola e lá eles ficavam no “Pré” por até três anos.

uAo longo destes anos, as crianças mudaram muito?

As crianças daquela época, iní-

cio dos anos 80, para as crianças de hoje, tem uma grande diferença. Antigamente as crianças eram mais calmas, mais tranquilas, tudo era novidade para elas, uma simples bolinha de papel já era o suficiente para prender a atenção, tudo era um grande atrativo, afinal, não tinha nem de perto a tecnologia que possuímos hoje.

uA Professora também trabalhou com alunos especiais, como foi esta experiência?

Foram desafios muito grandes e simplesmente tínhamos que assumir. Nós não éramos preparados para receber crianças com necessidades especiais, não tínhamos orientação e nenhum tipo de suporte, diferentemente de agora, os estudos evoluíram, já existem profissionais capacitados, que fazem um trabalho especializado para estas crianças, além da visão de mundo, que hoje felizmente evoluiu muito neste sentido.

uComo foi o desafio de encarar dois processos de reestruturação no ensino?

Eu sempre gostei de começar as inovações, assim foi na Pré-Escola e depois com a alteração do ensino fundamental de 9 anos. A Pré-Escola chega ao fim no Estado no ano de 2006 e logo no ano seguinte assumo o 1º ano e ali desempenho meu trabalho nos anos de 2007 e 2008.

uA senhora deu aula para milhares de crianças, agora, com eles na fase adulta, ainda costuma receber muito carinho?

Quando eu encontro os meus alunos da época, hoje adultos, pais de fa-

mília, bem sucedidos na vida, ex-alunas que se tornaram professora, eu fico realizada. Eu penso, uma sementinha boa a gente plantou lá atrás. Da mesma forma, fico muito triste em ver meus ex-alunos que já não estão mais entre nós ou acabaram se envolvendo com coisas erradas. Nesta última semana, inclusive, estava no Supermercado e uma senhora me parou e disse “Tudo bem Tia Roze, quanto tempo”, eu respondi com a mesma simpatia, mas não tinha ideia de quem era a pessoa. Nos lugares que eu vou, muitas pessoas se manifestam dizendo que foram alunos da Tia Roze, e eu acho o máximo, afinal, o primeiro professor ninguém esquece.

uO ano de 2008 foi o seu último em sala de aula, como foi assumir um novo compromisso depois de tanto tempo?

Em 2009, o Gerente de Educação da Gered, me convidou para assumir o cargo de Integrador do Ensino Fundamental. Lá fiquei por seis anos. Tinha um sonho muito grande de conhecer outras realidades, porque minha vida profissional foi só dentro da Escola Paulo Blasi. Por meio do meu trabalho com a regional, conheci as escolas dos oito municípios e, consequentemente, participei de várias atividades e desenvolvi tantas outras habilidades.

Na regional foram muitos desafios, a começar pelo Ensino Fundamental de 9 anos, crianças com seis anos já no 1º ano, a preocupação se elas iriam absorver bem estas mudanças, mas hoje a gente vê

que as crianças têm a sua capacidade e estão avançando de forma muito rápida. uQuais foram as principais ações realizadas na Gered?

No período em que fiquei na Gered eu assumi a realização das feiras, eventos grandes, que exigiam muita dedicação e planejamento. Participei de todas as etapas, municipais, regionais, estaduais e, até para a Bahia estive participando de um evento a nível nacional. Fui coordenadora das Feira de Ciências, um desafio muito grande, mas contei com o apoio do pessoal de fora e realizamos um trabalho muito bom. Também recebemos a Feira de Matemática, onde Campos Novos foi sede da etapa estadual, juntamente com a Bete Rigo, realizamos um grande evento, muito gratificante para nós, pelo resultado e por termos atingido as expectativas. uPara finalizar, se houvesse hoje um convite, voltaria a trabalhar com a iniciação escolar?

A gente acompanha atualmente o ensino nesta faixa etária, e vemos um progresso muito grande e com muita inovação, portanto, eu teria a preocupação de fazer um grande planejamento e me aprofundar bastante em estudos. Embora, hoje eu não teria mais “pique” para voltar para a sala de aula, deixo para os mais novos, e digo para os futuros professores, entrem no magistério por vocação e não por profissão. Para você prosperar nesta área, é necessário ter muito amor pelo o que faz, sabemos que não é simples ser professor, você precisa ter constância, persistência e ser um eterno apaixonado pela educação.

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 ESPECIAL

Mãos à obra: Iniciada construção do novo ginásio municipal

As obras para a construção do novo ginásio municipal de Vargem foram iniciadas recentemente, trazendo grande expectativa. O projeto, que já vinha sendo esperado há algum tempo pela Administração Municipal, promete trazer diversos benefícios para o município. O novo ginásio será uma estrutura moderna, além disso, também será adaptado para receber eventos culturais e sociais, podendo ser utilizado para exposições e outros eventos.

Entre os benefícios que o novo ginásio trará para Vargem, destacam-se o incentivo à prática de atividades físicas e esportivas e promoção da cultura e do lazer para a população. A estrutura também poderá ser utilizada para a realização de competições esportivas de grande porte,

Alunos ecebem cartilha educativa do Conselho Tutelar

atraindo atletas de outras cidades e gerando um grande impacto positivo na região. A construção do espaço representa uma grande conquista para a cidade e seus moradores, trazendo consigo a promessa de uma estrutura moderna e completa, capaz de atender às demandas da população e contribuir para o desenvolvimento da região.

A equipe do Conselho Tutelar visitou as escolas da Rede Municipal para entregar cartilhas educativas para as crianças. A ação é muito importante para promover a proteção e o bem-estar dos menores. O Conselho Tutelar é responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, e a entrega de cartilhas educativas é uma forma de conscientizá-los sobre seus direitos e deveres.

Essas cartilhas contêm informações relevantes sobre temas como saúde,

educação, proteção contra a violência, abuso e exploração sexual, entre outros assuntos importantes para a formação das crianças e jovens.

Além disso, as cartilhas também podem conter orientações para os pais e responsáveis sobre como cuidar adequadamente dos seus filhos. Esta é uma oportunidade para educar as crianças sobre seus direitos e deveres, além de fortalecer a relação entre as famílias e o Conselho Tutelar.

Saúde se prepara para iniciar Bivalente contra a Covid-19

Na última semana de fevereiro, foi realizada uma reunião no auditório da Regional de Saúde para discutir a campanha de vacinação Bivalente contra a Covid-19.

O encontro contou com a presença de autoridades da área da saúde, gestores públicos e profissionais da área.

A técnica Ana Karla, que atua na Sala de vacina esteve presente representando o município.

Durante a reunião, foram apresentados dados atualizados sobre a situação da pandemia na região e discutidas estratégias para ampliar o alcance da campanha, com a meta de imunizar o maior número possível de pessoas. Além do

tema central, a reunião ainda tratou sobre a atualização do esquema vacinal de COVID e instrução normativa do calendário vacinal. Foi ressaltada a importância da vacinação como medida fundamental para conter a propagação do vírus e salvar vidas. Com a união de esforços de todos os envolvidos, espera-se alcançar a meta de imunização da população e, assim, controlar a disseminação da Covid-19 na região.

A Prefeita de Vargem, Milena Lopes, reforçou à população que a Unidade de Saúde está de portas abertas para efetuar qualquer tipo de atendimento e recomendou que sempre que possível a população higienize as mãos e use máscara.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 12 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Pré-projeto para construção de novo prédio do legislativo é apresentado na Câmara

Legislativo e Executivo querem ouvir opinião da população sobre projeto que também contempla a revitalização da Praça Augusto Bresola.

Com intuito de ouvir a comunidade camponovense, a Câmara Municipal de Vereadores e a Administração Municipal apresentaram na última semana, o pré-projeto para construção de um novo prédio do Poder Legislativo e de revitalização da Praça Prefeito Augusto Bresola (antiga Praça da Rodoviária). O objetivo agora é ouvir a população e contar com o apoio de toda a comunidade, para só assim, prosseguir com a execução do projeto.

Participaram do encontro o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador João Batista Ramos de Almeida (Tita), o vice-Presidente Darcy Rodrigo Pedroso, os vereadores Tadeu Guzati, Rui Tomazoni, Jair Varela, Rogério Cordeiro, além do Prefeito Gilmar Marco Pereira.

"A execução desta obra eu vejo como respeito aos servidores que aqui trabalham, que atendem a comunidade e aos próprios vereadores que recebem a população em seus gabinetes. Em relação à Praça, não é só revitalizar, é dar uma condição de acolhimento aos moradores, portanto, quando a gente se propõe a fazer algo, se deve ter o cuidado de onde investir o dinheiro público, discutir estas estratégias e dar a melhor entrega à população”, comentou Prefeito Marco.

Em fevereiro, a Câmara havia realizado uma reunião com representantes de entidades organizadas do município (CDL, ACIRCAN, OAB, SINDICATO PRODUTORES RURAIS e UNICAMPO), também foram consultados, diretores de escolas e empresários que possuem estabelecimentos próximos à praça, oportunidade em que todos apoiaram a execução do projeto.

Neste sentido, de acordo com o Presidente do Poder Legislativo, Vereador Tita, os nove vereadores também foram consultados e todos se posicionaram a favor. Mesma situação se repetiu com os servidores da casa.

“Desde a última reforma, passaram 8 anos e os problemas continuam os mesmos, com goteiras, riscos na parte elétrica. Precisamos também de um espaço maior para acolher a população, já tivemos duas Moções no mesmo dia, que familiares tiveram que ficar esperando do lado de fora. Sobre a praça, os moradores dos arredores me cobram esta revitalização, e neste projeto, temos a oportunidade de incluir um monumento em homenagem ao Tropeirismo, que teve a sua origem aqui em Campos Novos”, dissertou o Vereador Tadeu Guzatti.

A forma de execução será uma parceria entre Executivo e Legislativo. Ao Poder Legislativo caberia a construção do seu novo prédio com recursos oriundos do percentual de repasse destinado à Câmara. Já a revitalização da Praça Augusto Bresola seria de responsabilidade do Executivo, criando mais um espaço de lazer para a comunidade. A proposta é que os dois projetos sejam executados ao mesmo tempo.

O Vereador Rogério Cordeiro,

solicitou a avaliação da comunidade, deixou a população camponovense à vontade para fazer os apontamentos e trouxe o seu posicionamento.

“Campos Novos está crescendo e nós precisamos de uma Câmara nova, eu sou favorável, não vai ser para nós vereadores, mas sim para as futuras gerações que vem por aí, é o que me deixa feliz em estar contribuindo neste momento. Sobre a Praça, a gente não vê a comunidade usufruindo dela, é pouco usada, e sua revitalização vai fazer muito bem para a população, bem como aos comerciantes instalados nas proximidades”, afirmou. Em se tratando de um pré-projeto, a fim de conhecer a opinião da população camponovense, ainda não foram levantados valores do investimento. A construção de um novo prédio para a Câmara visa atender melhor às necessidades do legislativo, bem como de toda a população camponovense, que poderá dispor de um anfiteatro estruturado para realização de palestras, cursos, formaturas, apresentações de alunos de escolas em datas

comemorativas (Natal, Páscoa, Semana Farroupilha) e de entidades como AMA, ACADAV, APAE, CTG's, entre outros. O atual prédio da Câmara é antigo e apresenta vários problemas de estrutura na parte de encanamento, hidráulica, goteiras, telhado e de estacionamento.

“Hoje nós temos uma Câmara de Vereadores que simplesmente serve ao Legislativo e nada mais, a ideia é construirmos este novo ambiente público e colocá-lo à disposição da comunidade, pois não temos muitos espaços em nossa cidade para receber formaturas, peças de teatros, entre outras atividades afins”, comentou o Presidente Tita. O pré-projeto apresentado foi elaborado voluntariamente pela equipe da Casa Blanca e doado à Câmara, sem nenhum custo ao legislativo.

uAtribuições

Aos vereadores compete fiscalizar ações do executivo, elaborar e aprovar leis, denunciar e levar as demandas da comunidade e defender a sua execução, mas, é de competência da Prefeitura a execução de obras no município. Os representantes do legislativo só podem destinar recursos através do orçamento impositivo, apresentando emendas ao orçamento do município com a destinação de verbas para diferentes áreas. Esses recursos compõem o que se chama de Orçamento Impositivo. Mas é importante esclarecer que o Poder Legislativo tem direito a emendas individuais e coletivas, considerando que metade do percentual deve ser enviado para área da saúde. Isso está previsto para a Lei Orçamentária Anual (LOA). Os vereadores têm direito de remanejar 1.2% da receita corrente líquida prevista para o ano subsequente, dividida entre os 9 parlamentares, as chamadas emendas individuais. Já em emendas de bancada, podem ser remanejados 1% da receita corrente líquida prevista para o ano subsequente. Para o orçamento impositivo de 2023, o Legislativo teve direito a R$ 4 milhões, 460 mil, em emendas, sendo protocoladas 121 emendas individuais e coletivas, conforme cadastro prévio de entidades.

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 COMUNIDADE
*Imagens: Divulgação/Câmara de Vereadores de Campos Novos

PUBLICAÇÕES

Cooperativa de Crédito Rural de Ibiam – Sulcredi Ibiam

CNPJ:08.240.446/0001-03 NIRE: 424.000.205-18

Avenida 20 de Julho, s/n, Centro, CEP 89652-000, Ibiam/SC Fone (49) 3534-0270 Email: cooperativa@sulcrediibiam.com.br

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA E EXTRAORDINARIA

O Presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Ibiam –SULCREDI/ IBIAM, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os associados, que nesta data são em número de 2.616 em condições de votar, para se reunirem em Assembleia Geral Ordinaria e Extraordinaria, a realizar-se na Linha Duas Pontes – Rancho Moinho Velho, Interior, TangaráSC, no dia 24 de Março de 2023, às 18:00 horas em primeira convocação com presença de 2/3 (dois terços) dos associados; às 19:00 horas, com a presença de metade mais um dos associados, em segunda convocação, ou às 20:00 horas, com a presença de, no mínimo, 10 (dez) associados, em terceira convocação, para deliberar sobre os seguintes assu ntos, que compõem a ordem do dia:

Em Regime de Assembleia Geral Extraordinária:

1. Alterações para atualização do Estatuto Social da Cooperativa;

Em Regime de Assembleia Geral Ordinaria:

1. Prestação de contas pelo órgão de Administração referente ao exercício de 2022;

2. Parecer da Auditoria Independente sobre demonstrações financeiras;

3. Parecer do Conselho Fiscal;

4. Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas decorrentes da insuficiência das contribuições para cobertura das despesas da sociedade, exercício de 2022;

5. Eleição do Conselho Fiscal;

6. Autorização ao Presidente para operacionalizar empréstimos, aval e fianças, penhor de valores, e tomadas de empréstimos junto a Instituições Financeiras, para repasse ao quadro social;

7. Assuntos Gerais de interesse da sociedade

A Assembleia não se realizará na sua sede social por não haver espaço suficiente. Para efeito de quorum legal a SULCREDI/ IBIAM consta nesta data em seu quadro social com 2.616(dois mil seiscentos e dezesseis) cooperados em condições de votar.

Ibiam - SC, 28 de Fevereiro de 2023

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 14
Marcos Roberto Bazzen Presidente Assinado de forma digital por MARCOS ROBERTO Dados: 2023.02.28 08:23:57 -03'00'
MARCOS ROBERTO BAZZEN:86830872987

EPAGRI divulga ações realizadas em Campos Novos e repasse de R$ 800 mil em subsídios

Valor que beneficia o município é referente a 2022 e foi divulgado durante encontro com o poder público municipal.

A EPAGRI, por meio do seu Extensionista Rural e responsável pelo escritório municipal da EPAGRI Campos Novos, Ademilso Sitneski, esteve se reunindo no último mês com autoridades do Poder Público Municipal, a fim de apresentar um balanço das ações realizadas em 2022. Ademilso, que é responsável por prestar assistência técnica no campo e elaborar os projetos para os produtores, apurou que somente no ano passado, o município de Campos Novos recebeu o valor de R$ 800 mil em subsídios.

De acordo com o Extensionista, no ano passado, dentro do município, foi trabalhado bastante a questão de políticas públicas, devido à estiagem prolongada do ano de 2021. Diante deste cenário, o Governo do Estado lançou dois programas para auxiliar os produtores que tiveram prejuízos nas suas produções, sendo eles: o “Reconstrói SC” e o “Prosolo e Água SC”.

“Em relação às políticas públicas desenvolvidas pela EPAGRI, foram trazidas para o município, quase R$ 1,7 milhão

no ano de 2022 e deste montante, R$ 800 mil reais são subsídios, ou seja, vem para o município e não retornam para o Estado. Este é o resultado das inúmeras assistências técnicas que realizamos ao longo de todo o ano”, ressalta.

Pelo Reconstrói, foram destinados a agricultores familiares financiamentos sem juros para fazerem a recuperação de sistemas produtivos danificados por eventos climáticos extremos. Os agricultores contrataram financiamentos de até R$ 10 mil, com parcelas anuais e cinco anos de prazo para pagar. A Secretaria da Agricultura deu ainda uma subvenção de

50% para os pagamentos realizados em dia.

Já no Prosolo e Água, a Secretaria da Agricultura ofereceu financiamentos sem juros para projetos de captação e armazenagem de água, isolamento e recuperação de mata ciliar, proteção e recuperação de nascentes, terraceamento e cobertura de solo. Este programa possuía as mesmas vantagens do Reconstrói, além de um benefício a mais, o produtor tinha um ano de carência para começar a pagar.

Somente no município foram realizadas 115 inscrições dentre os dois programas, destes, 36 projetos foram aprovados, resultando num montante de R$ 790 mil para produtores de Campos Novos.

“Dos projetos aprovados pelo Programa Prosolo e Água, a maioria deles teve a implantação de cisternas, e por que é tão importante, pois as cisternas trabalham como uma espécie de pulmão dentro da propriedade, para suprir a falta de água nos momentos de estiagem”, comentou.

Além dos dois programas já mencionados, Ademilso também cita o Programa “Fomento Agro”, que é utilizado para o desenvolvimento da cadeia produtiva do produtor rural. Um recurso sem

juros e com cinco anos para pagar. Outro Programa é o “Investe Agro”, onde o Estado dá um subsídio nos juros que são pagos ao Governo Federal, através do Pronaf e Pronamp.

Além dos produtores, o próprio município também recebeu benefícios através da EPAGRI. No Programa Troca-Troca, mais de 200 agricultores acessaram estes programas, resultando em mais de R$ 400 mil em subsídios para Campos Novos.

O Extensionista Rural ainda destacou os programas sociais realizados com jovens filhos de produtores, como o Curso de Jovens Empreendedores, o qual é subsidiado pela Secretaria de Agricultura e tem como objetivo capacitar o jovem e mostrar as possibilidades de ter uma boa fonte de renda mesmo morando no campo.

“A EPAGRI vem pensando no desenvolvimento sustentável e na parte social do agricultor. A maioria dos programas terão uma continuidade neste ano, sobretudo aqueles que são voltados para a melhoria das propriedades. Fazemos um trabalho para todos os produtores, sem distinção, o produtor interessado deve vir nos procurar aqui no Prédio da Epagri, anexo ao Agiliza, solicitar a visita técnica, e após irmos até a propriedade, daremos todas as coordenadas a seguir”, concluiu Ademilso.

Quinta-feira, 09 de Março de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 AGRONEGÓCIO
Ademilso Sitneski
A EPAGRI vem pensando no desenvolvimento sustentável e na parte social do agricultor. A maioria dos programas terão uma continuidade neste ano, sobretudo aqueles que são voltados para a melhoria das propriedades.
uAdemilso Sitneski
*Foto: Orli Ricardo/O Celeiro *Foto: Divulgação/Epagri
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 09 de Março de 2023 16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.