1766

Page 1

ESPECIAL

Garota do Meme com mais de 100 milhões de Views está em Campos Novos.

AGRONEGÓCIO CAMPONOVENSES

em Abril, 1000 programas de rádio.

1 Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1766 Quinta-feira 16 de Fevereiro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00 u
u
u
u
Pág. 05
Págs. 06 e 07
Pág. 13
Págs. 09
Copermap realiza Dia de Campo de Verão em Brunópolis. Leonel Fagundes comemora Jorginho Mello fala de ações e prioridades do governo.
u
15
Págs. 14 e

EDITORIAL COLUNISTAS

A sua obra pode ser eterna

Ao final de cada dia escrevemos um novo capítulo da nossa obra. Sim, tanto você quanto eu, já fizemos isso por anos, e a única certeza que temos é que um dia escreveremos a nossa última página. Isso é inevitável.

Mas como seria se nós vivêssemos para sempre?

Fisicamente, já sabemos que é impossível, mas temos condições de perpetuar a nossa imagem por meio da nossa contribuição com o mundo. E saiba, para contribuir com o mundo não é necessário sair da sua cidade e tampouco de seu país de origem. Você pode começar a construir a sua obra no bairro onde você mora, por exemplo. Como? A começar com alguma ação capaz de contribuir com a vida de uma pessoa.

Parece simples, não é?! Eu afirmo que está longe de ser impossível, pois muitas vezes temos condições de fazer o bem para o próximo e mesmo que você não tenha tempo, isso pode ocorrer até mesmo de forma indireta.

Uma pessoa de bem com a vida, por exemplo, além de ganhar uma capa colorida no final da sua trajetória, ainda é capaz de causar entusiasmo por onde passa. Uma pessoa de bem com a vida não perde o seu tempo desejando o mal para o próximo, foca suas energias em potencializar suas virtudes e despertar novas habilidades. Uma pessoa de bem com a vida está no caminho de construir uma obra que será eternamente lembrada.

E o grande “X da questão”: como faz para ser uma pessoa de bem com a vida?

Comece dando valor às coisas que você tem, seja grato pelas 24 horas que você ganha todos os dias, agradeça pelo ar que respira, pelo alimento, pelo teto que tem para morar. Seja gentil e educado com as pessoas e estabeleça conexões de positividade, procure estar sempre otimista. É claro que existem muitas situações que tiram nossos sorrisos, mas temos inúmeros fatores que nos incentivam a seguir em frente e escrever ao final do dia mais um belo capítulo da nossa obra.

Nesta edição, contaremos a história do Sr. Leonel Fagundes, um camponovense que apesar de várias adversidades não desistiu de seu sonho e vem escrevendo por décadas uma linda obra. Sr. Leonel também busca incansavelmente manter viva obras de vários artistas que marcaram época na música. Graças a pessoas como o Sr. Leonel, talentos não foram esquecidos e sem mantém vivos na memória popular até mesmo depois de suas partidas.

Por: Orli Ricardo - Jornalista

Pessoas & Empresas

De Homo Sapiens a Homem de Consciência: Se estamos nesse processo de evolução, porque, muitas empresas sofrem tanto com suas equipes?

Chegamos num ponto do processo evolutivo da Humanidade onde o ser humano está deixando de ser o “Homo Sapiens” e elevando-se a categoria “Homem de Consciência” (termo batizado pelo Dr. em Antropologia John White). Sim, estamos no meio de um processo inédito de importantes transformações e adaptações à nova frequência vibracional de Gaia e junto com isso, mudam as nossas percepções, ressurge a questão ética, se altera nosso DNA e com isso mudam nossos paradigmas e toda a ordem social, econômica, política, religiosa e educacional. Ou pelo menos, deveria mudar. Com essa breve introdução extraída do livro “La Escuela de los 7 pétalos” de Noemi Paymal, a pergunta é: Quem vai fazer essa revolução?

Os filhos de pais que atuam em formato Itaú 30h (24h na internet e mais 6 na agência), estão sendo “depositados” nas escolas. Crianças sem infância e pais cansados não fazem revoluções.

A escola, com a missão de ensinar e educar, cumprir leis e vencer conteúdos, está ocupada demais para pensar em fazer revoluções.

A empresa, com uma necessidade cada vez maior de produzir e garantir qualidade, bons preços, bom atendimento; com altos impostos a pagar, todos os deveres a cumprir e garantir todos os direitos das equipes, talvez tenha pouco tempo para fazer re-

voluções.

Bem, essa revolução precisa começar de algum ponto e tomar o sentido da espiral. Assim, saímos do círculo vicioso para o ciclo virtuoso. Então, por onde podemos começar?

A ciência já entendeu e fez e faz constantemente suas revoluções. A medicina já entendeu e fez e faz constantemente seus avanços e a educação, responsável por formar seres humanos?

A EDUCAÇÃO PRECISA SABER DISSO!

O processo educacional deveria ser o primeiro a entender as mudanças e ajudar a construir essa nova consciência, essa nova sociedade, mas com estafa, sem muito suporte, altas doses de exigência e sem muito conhecimento sobre evolução da espécie, comportamentos humanos, programação neurolinguística, entende ser desafiador vencer conteúdos e desenvolver seres humanos.

Resta para a empresa que recebe os profissionais formados nesse sistema, fazer a revolução humana. Ao recebê-los, a empresa precisa respirar fundo, ajudar, ajustar, ensinar, adequar e transformar em líderes, gestores, em profissionais capacitados, éticos, com inteligência emocional e positiva elevadas.

Caros colegas empresários. Solidarizo-me! Embora sejamos massacrados, mal falados, roubados, acusados de todos os males do mundo, somos nós que estamos fazendo as revoluções, criando tecnologias, projetos, empregos e renda para esse país e mais do que isso, estamos qualificando pessoas e essa, é a verdadeira revolução da espécie humana.

Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza

Contato: (54) 9977-2062

Fundado em 25 de Junho de 1992

COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI

CNPJ: 12.188.377/0001-03

Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000

Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti

Diagramação/Arte:

Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC

Jornalista:

Orli Ricardo - MTB 5242/SC

Contatos:

Redação: redacaooceleiro@gmail.com

Comercial: oceleirocomercial@gmail.com

Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.

PARCEIROS:

Contato: (49) 9 8828.2224

>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

>Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan).

>Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC . Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 2 COTIDIANO
02/2023

Horóscopo Semanal

Áries

20/03 a 20/04

Semana começa com sua boa lábia marcando presença, rolês não devem faltar e pode pintar até viagem, sobretudo no fim de semana. No amor é o seu lado sensível que fica on. Há chance até de dispensar a folia pra ficar de boa com o seu amorzinho. É verdade este bilhete! Se está na pista, seu jeito mais quieto e misterioso tende a atrair geral.

Touro

21/04 a 20/05

Esta semana pode ser uma boa pra fazer um balanço financeiro, colocar o orçamento em ordem e pensar nas contas daqui pra frente. Na área profissional você tem tudo pra trilhar o caminho do sucesso. Tá free? Festas, bloquinhos, rolês com a turma e até uma viagem prometem novos contatinhos. E talvez termine a semana com um love pra chamar de seu.

Gêmeos

21/05 a 20/06

Prepare-se pra transformar sua conta bancária e terminar a semana no positivo. ó atenção aos detalhes pra não ter perrengue. E mesmo que não role viagem agora, não devem faltar opções de agitos com os amigos e pra curtir o Carnaval. Quem está na solteirice tem tudo pra conhecer gente nova, paquerar muito e pegar geral. No romance o clima promete ser de admiração.

Câncer

21/06 a 21/07

E abre alas porque os astros prometem expandir seus horizontes. Com sua criatividade, inspiração, intuição e dedicação no modo on, você tem tudo pra se entender numa boa com todos, inclusive com quem está longe, aprender e vivenciar coisas novas. Deve manter o pé no chão, ter cautela em suas associações e agir com responsabilidade nos negócios, evitando tombos.

Leão

21/07 a 22/08

O desejo de fazer mudanças e ter mais qualidade de vida talvez fique forte, ainda bem que você conta com um forte instinto para os negócios e pode investir no seu carisma e talentos, inclusive artísticos e criativos, para ganhar mais dinheiro. Oportunidades de ganhos, parcerias sérias e vantajosas e até uma grana inesperada podem pintar.

Virgem

23/07 a 22/09

Você tende a mostrar disciplina, praticidade e paciência pra consolidar suas tarefas profissionais, bebê. Tudo indica que o seu trabalho duro irá render estabilidade ou até um cargo mais alto. Os astros também ativam a sua capacidade de avaliação e facilidade em fazer contatos, o que promete te ajudar a fechar acordos, contratos ou associações de sucesso.

Libra

23/09 a 22/10

Prepare o coração pois há sinal de transformações familiares, mas essas alterações prometem ser pra melhor. Se busca um love, tende a escolher bem com quem se envolve. Seus directs e curtidas devem render um match. Se já tem um momozim, tem tudo pra aperfeiçoar o romance. Como o seu ânimo corre o risco de ter altos e baixos, melhor cuidar mais do seu corpo, alimentação e mente.

Escorpião

23/10 a 21/11

A relação com os parentes também tem tudo pra expandir e render ótimas conversas. Pode pintar até viagem, inclusive com seus queridos. O amor está no ar e seu poder de seducência idem! E aí um contatinho talvez decole. Agora quem já se amarrou tende a buscar o melhor para a relação. A vibe promete ser de sorte, diversão e alegrias nos próximos dias!

Sagitário

22/11 a 21/12

om a mente mais séria, concentrada e profunda, tudo indica que conversar, trocar ideias, aprender e fazer contatos profissionais será mamão com açúcar pra você. Só segure a sinceridade pra evitar mal-entendidos e confusão, tá?

O clima no romance promete ser tranquilo e favorável. Se está na solteirice, sua boa lábia deve te render vááários contatinhos e rolos, inclusive em viagem rápida.

Capricórnio

22/12 a 20/01

Há grandes chances de ganhar um dinheiro a mais na profissão e alcançar suas ambições financeiras. Já a sua capacidade de organização e responsabilidade com seus recursos devem ficar muito on e te ajudar a engordar seu pé-de-meia. sua habilidade em conversar com seriedade pode te render benefícios da família. Seus contatos também estão favorecidos.

Aquário

21/01 a 18/02

O enredo da sua semana promete ser sobre dinheiro, bufunfa, dindim, cash, money, tutu! E pode cair na folia pois as chances de engordar o bolso são bem boas. Além de contar com mais talento e facilidade pra lidar com as finanças, sua criatividade e imaginação estão no modo turbo e você deve ter ótimas sacadas pra multiplicar uma pequena quantia e fazer sua grana durar.

Peixes

19/02 a 19/03

Uma habilidade que promete chegar chegando é o seu poder de comunicação, e aí você tem tudo pra fazer contatos com muuuita facilidade, inclusive em rolês, esquentas, festas de Carnaval ou viagem rápida. Tá na pista? Há chance de deixar uma fila de crushes te querendo, mas não deve se envolver assim tão fácil. Se já se amarrou, talvez conte com ajuda e ganhe até presentinhos.

Fonte: https://joaobidu.com.br/

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 VARIEDADES

Vice-Governadora de SC, Marilisa Boehm, realiza visita a Campos Novos

Em entrevista, Vice de Jorginho Melo fala da suspensão do Plano 1000 e afirma que importantes obras locais serão executadas.

Cumprindo agenda pela região Meio-Oeste, a Vice-Governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, esteve reunida na tarde da última segunda-feira, 13/02, com autoridades locais, como o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, o Presidente da Câmara, João Batista Ramos de Almeida, Vereadores e Secretários municipais. O encontro que ocorreu no Gabinete do Prefeito, tinha como objetivo, um primeiro contato entre os governos, bem como ouvir as principais demandas locais.

Na sua trajetória profissional, a Marilisa foi a primeira mulher Delegada a comandar a Polícia Civil de Joinville, fundou a delegacia da Mulher na década de 1990 e após 30 anos de serviços prestados na segurança pública acabou se aposentando como Policial Civil.

Após a reunião, a Vice-Governadora atendeu a imprensa, e o primeiro questionamento foi em relação a defasagem no número de agentes na segurança pública de Santa Catarina. Segundo Marilisa, já foi solicitado ao Delegado Geral que faça um levantamento em todo o estado de Santa Catarina, no tocante ao efetivo e às estruturas físicas, para que fu-

turamente seja realizado concurso e que sejam melhoradas as atuais condições oferecidas.

“Estamos há 40 dias à frente do estado, e o que dá para fazer, a gente já está fazendo, mas queremos fazer ainda mais. A gente sabe que temos que valorizar os nossos policiais, porque a segurança do nosso povo é muito importante, e com certeza, por eu ser policial também, sei das demandas e dificuldades, daqui para frente temos que modernizar e deixar os policiais mais tranquilos para que possam dar maior segurança ao povo catarinense”, declarou.

Em relação à reunião com o Prefeito de Campos Novos, a Vice-Governadora comentou que foram inúmeros temas abordados e se comprometeu aos poucos em dar vazão aos pedidos solicitados.

“Estou muito feliz por estar aqui e ter conversado com o Prefeito Marco e com os demais representantes, vejo que

aqui está sendo realizado um ótimo trabalho pelo o que me foi exposto, e estou me colocando à disposição e levando várias demandas aqui do município para que a gente no tempo certo venha a realizar. Vejo que as demandas são justas e farão que o município cresça ainda mais”, esclareceu.

Quanto às demandas não atendidas pelo Plano 1000 do Governo anterior, que afetou diversos municípios que viram seus projetos travarem, Marilisa explicou que através de um levantamento financeiro do Governo do Estado, realizado pelo Secretário da Fazenda, apresentou um déficit de R$ 2,9 bilhões no orçamento. Outra questão crucial que causou a suspensão das obras pautadas no cronograma, foram as irregularidades identificadas no curso do Plano 1000.

“Mas essa atual situação (das dívidas) só nos incentiva a trabalhar ainda mais, tenho certeza que em pouco tem-

po sanaremos estas dívidas, porque somos um estado pujante, sempre o último a entrar na crise e o primeiro a sair dela, temos um povo trabalhador e comprometido com o desenvolvimento. Segundo o Secretário da Fazenda, aos poucos iremos atender estas demandas. Reitero, não cancelamos o Plano 1000, ele apenas está suspenso por algumas irregularidades, conforme apontamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas. E trata-se de um dinheiro público e precisamos saber onde ele foi aplicado”, ressaltou.

Dentre os projetos que estão suspensos, destaque para duas importantes obras do Município de Campos Novos: a segunda fase da Reforma da Escola Novos Campos e a construção da Pista Sintética de Atletismo, anexa ao Completo Esportivo Cid Pedroso. Em relação a estes projetos, a Vice-Governadora declarou que os mesmos poderão ser viabilizados através de convênios, bem como pode ser elaborado um novo projeto obedecendo as regularidades conforme o MP e Tribunal de contas.

“Estas obras vão sair, mas não posso afirmar que serão de imediato, porque são obras grandes que terão que ser feitas todas as documentações novamente, estão em análise na Secretaria da Fazenda e na Secretaria de Infraestrutura, passarão por essa avaliação e futuramente serão executadas”, afirmou.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 4 POLÍTICA
*Foto: Orli Ricardo/O Celeiro

Saiba o que faz em Campos Novos a Garota do Meme com mais de 100 milhões de Views

Garota fenômeno das redes sociais já se apresentou em programa de TV e vive rotina de Influencer Digital.

Estar no lugar certo e na hora certa. Bastaram alguns segundos de uma entrevista, para a vida da jovem Débora Lara se transformar, ganhar notoriedade e fama. Na época, com 14 anos, a gaúcha da cidade de Seberi - RS, ganhou destaque e virou “meme” em todo o Brasil devido ao seu jeito espontâneo e sotaque peculiar em que aparece num vídeo gravado na cidade de Soledade – RS. No material, ela relata um pedido de beijo que recebeu durante o Camporí de Barretos, este trecho foi recortado, publicado na web e alcançou os 100 milhões de views.

A partir deste vídeo, Débora Leia Lara de Jesus, por fazer parte do grupo dos Desbravadores Adventistas, passou a ser conhecida na Internet como “Débora Desbravadora”, e dos modestos 300 seguidores no Instagram, pulou para mais de 100 mil. A repercussão foi tão grande, que a jovem foi convidada a participar do Programa da Eliana no SBT, onde foi destaque no quadro “Famosos da Internet”.

Débora atualmente está com 17 anos, mora com sua mãe e com dois irmãos, contudo, o que poucas pessoas sabem, é que hoje a “Desbravadora” está residindo em Campos Novos. Mas o que a fez vir para cá?

A Reportagem do Jornal O Celeiro, em entrevista exclusiva, revela como é a atual realidade da jovem que conquistou milhares de fãs pelo Brasil. Acompanhe: uDébora, o que aconteceu para você virar famosa?

Tudo aconteceu quando eu estava num acampamento em Soledade, o Camporí, e neste encontro tinha o jornalzinho “Camporí News”, o qual fazia as

entrevistas e a captação das imagens do evento, e me gravaram recebendo uma cantada. Eu saí dali e fui correndo contar para minha irmã, que também participava do encontro, e ela me lembrou de um outro episódio ocorrido no Camporí de Barretos, onde um menino havia me pedido um beijo e acabei reagindo dando um “tapão” na cara do piá. Saí dali e voltei correndo para contar para o pessoal da gravação, por isso no famoso vídeo apareço ofegante, relatando o acontecido. Na noite daquele mesmo dia, a minha entrevista foi divulgada no telão do saguão para todo mundo ver, todos deram risada e acabou ali.

Este evento em Soledade, que aconteceu em novembro, acabou repercutindo mais de um mês depois. Numa bela noite meu celular não parava de apitar, solicitação de amizade no Facebook, novos seguidores no Instagram, e quando fui ver, haviam publicado o trecho da minha entrevista nas redes sociais e o pessoal havia

me marcado. Daquele dia para cá, passei a ficar conhecida como a Débora Desbravadora, a “guria do tapão na cara”.

uComo foi a experiência de participar de um Programa de TV?

Um rapaz da produção do Programa da Eliana entrou em contato comigo, através do meu Instagram, no início achamos que poderia ser uma brincadeira, mas não, era verdade. Minha mãe me acompanhou, saímos de carro de Seberi até chegar em Chapecó e dali pegamos o vôo até São Paulo. Foi uma experiência incrível, o pessoal da produção nos tratou super bem, o programa era gravado e a Eliana foi muito gente fina comigo, bem como os demais artistas, muito queridos.

uHoje em dia você segue sendo muito reconhecida, como é lidar com a fama?

Desde criança eu sempre tive o sonho de aparecer na TV, brincava que estava dando entrevista, mas só em aparecer no telão do Camporí, para mim já estava ótimo, mas as coisas ganharam uma proporção bem maior, virei meme, fiquei popular e isso me deixa muito feliz.

uSurgiram muitas oportunidades para você depois da aparição

na TV?

Surgiram pessoas que se diziam empresários, mas nenhum grande projeto se concretizou. Logo que voltamos de São Paulo veio a Pandemia, e não conseguimos aproveitar da visibilidade. Até mesmo no município em que morávamos, cheguei a dar entrevista, mas não houve nenhum convite por parte da prefeitura ou de alguma grande empresa. Por fim, antes de vir morar para Campos Novos, vinha fazendo alguns trabalhos de publicidade para as cidades da região onde morava. uE como você veio parar em Campos Novos?

Minha mãe estava solteira, conheceu uma pessoa que mora aqui e viemos embora para cá. Para mim, no início foi difícil, pois fiquei pensando: o que eu vou fazer aqui? Não conheço ninguém, não sei o que tem para fazer, não sei se as pessoas me conhecem e nem sei se as pessoas vão gostar da minha cara. Isso já faz um ano, mas há pouco tempo eu recomecei. Hoje faço “publi” para algumas marcas, ajudo minha mãe vendendo cucas e trufas, estudo pela manhã e sou babá no período da tarde. Meu desejo para a vida é poder viver de Internet como influencer.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 ESPECIAL
Débora Lara
8Imagem:
*Foto: Orli Ricardo/O Celeiro
Divulgação/Internet

Programa semanal “Brasil de Canto a Canto” é destaque por valorizar a história e discografia dos artistas do passado.

Leonel Fagundes da Silva é o criador e apresentador do Programa “Brasil de Canto a Canto”, e está prestes a completar 1000 programas. O programa semanal tem como principal característica, resgatar a história da vida dos artistas e das músicas que marcaram momentos de emoções e alegria na vida de antigamente. Outro ponto que merece destaque, se refere às participações ao vivo de grandes artistas em seu programa, como por exemplo, Roberto Mendes, Edson Dutra (Os Serranos), Paulo Siqueira e Adelar Bertussi.

A vida do nosso segundo entrevistado do Especial “Camponovenses” é marcada por sonhos e amor à música. Hoje, aposentado, Sr. Leonel continua se dedicando a manter viva na memória e nos corações das pessoas, canções que fizeram sucesso em suas épocas. Para se aprofundar mais na história deste camponovense, a reportagem do Jornal O Celei-

Leonel Fagundes comemora em Abril a marca de 1000 programas de rádio

ro traz a seguir uma entrevista exclusiva, acompanhe:

uOrigens

Leonel Fagundes da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1949 na localidade de Avaí (atual Ricardópolis que pertence a Capinzal), Campos Novos. Filho de Euclides Fagundes e Hilda Fagundes da Silva, tem seis irmãos, é casado e tem um filho. Aos dois anos, seus pais retornaram para a localidade onde nasceram, Pinheiro Seco, em Campos Novos, e foi ali, vivendo boa parte de sua infância, que Leonel despertou sua vocação para a música.

Inspirado numa apresentação dos Irmãos Bertussi realizada no Colégio Gustavo Richard (atual Paulo Blasi), Leonel deu seus primeiros passos na música escrevendo letras, mas o grande desejo era ser violeiro e cantor, o que não veio a se concretizar. Leonel apostava que conseguiria formar uma dupla com seu irmão Joaquim, porém o “Projeto Irmãos Fagundes” não decolou. Por ter reprovado na escola, Leonel voltou a estudar no interior e trabalhar na agricultura familiar, mesmo assim, o jovem continuou escrevendo as

suas letras, porém com o desejo de trabalhar em rádio.

uInício no Rádio

Se a carreira como músico não se concretizou, o sonho em ser radialista foi alcançado. Após pedir uma oportunidade

na Rádio Cultura e tentar a sorte no Paraná, no dia 1º de Maio de 1976, Leonel estreia no Programa “Alma de Minha Terra”, na extinta Rádio Clube de Capinzal. Desde o primeiro dia, Leonel levava todas as informações anotadas, dos artistas bem como dos compositores. Toda a semana

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 6 ESPECIAL escolha diferente. No cooperativismo da Unicred, você e todos os outros cooperados ganham mais. Seja um cooperado Unicred. @unicredcentralconexao unicred.com.br/desbravadora
Leonel Fagundes da Silva *Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro

Leonel pegava o ônibus e se deslocava até a cidade vizinha para fazer meia hora de programa. Porém, com dificuldades de conseguir patrocinadores para pagar o horário, o programa chegou ao fim após 11 meses.

No mesmo mês que se despediu da Rádio Clube, Benedito Zandoná deu uma oportunidade para Leonel iniciar a sua trajetória na Rádio Cultura de Campos Novos. Na emissora Scalabriniani, num primeiro momento, o formato do programa era com música ao vivo, dirigida pelo amigo Vandel Stank Varela e depois passou a ser com a execução de discos e participações ao vivo de talentos da terra, como Os Fandangueiros, Os Lenços Brancos, Os Filhos de Campos Novos (Os Tauras do Fandango), e tantos outros.

uApoiador de Valores da Terra

Leonel também foi responsável por alavancar as carreiras de muitos músicos locais, como a dupla de Piratuba, “Marcelo e Rafael”. Em meados de 1978, lançou em seu programa de Rádio o “Trio Delfes”, formado pelo pai, Alcides (violão), e dois filhos, Volney e Valdecyr (acordeom e voz). Nesta função esteve em vários concursos pela região, conquistando resultados significativos. O ano de 1978 também seria o seu último ano da sua primeira passagem pela Rádio Cultura. Pouco tempo depois, Leonel retorna

para Rádio Cultura e continua dando espaço para os talentos locais.

uRádio ASCUCCA 104.9FM

Devido a compromissos profissionais, Leonel Fagundes ficou por 20 anos longe do rádio, retornando em 2003 com o Programa “Brasil de Canto a Canto”, novamente na Rádio Cultura. Contudo, quatro anos mais tarde, tem início a sua trajetória na Rádio Comunitária 104,9 de Campos Novos. O programa é mantido com o mesmo nome, acontece semanalmente aos sábados das 16h às 18h, sempre dando destaque à História dos artistas do passado e valorizando os talentos musicais. Leonel é muito grato ao espaço e apoio que recebe da Rádio Comunitária, a qual, inclusive, foi a patrocinadora do Livro “Programa Brasil de Canto a Canto – A Cultura Musical Gaúcha e Sertaneja”, , publicado no ano de 2009.

uComposições

Leonel Fagundes também se destaca pela gama de composições, são mais de 2 mil letras escritas, distribuídas em 80 publicações, as quais se pautam principalmente em homenagens a personalidades e acontecimentos da região. O seu talento o levou a participar da 1ª Feira do Livro realizada em Campos Novos, a convite da Superintende da época, Eliamar Mayer.

A título de curiosidade, a sua primeira composição, escrita em 1963, deno-

ASSOCIAÇÃO DOS REMANESCENTES DOS QUILOMBOS INVERNADA DOS NEGROS COMPLEMENTAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO DO SIMPROESJ - SC

Em complemento ao edital publicado no dia 26/01/2023, que convoca os associados para assembleia geral extraordinária, a ser realizada no 04 de fevereiro, às 13h30min, ficam acrescidas à ordem do dia os seguintes tópicos:

4. Avaliação e recomposição da comissão eleitoral;

5. Posse da nova Diretoria.

Sendo o que tinha para o momento, Atenciosamente Campos Novos, 06 de janeiro de 2023.

ELIZABETE APARECIDA DE LIMA FAGUNDES PRESIDENTE DA ARQUIN

minada “Gauchinho Campeiro”, foi gravada pelo artista Luiz Becker, que renomeou a obra como “Não sou de mandar Recado”.

uPoeta de Campos Novos

Este tema é um capítulo à parte na vida de Leonel Fagundes. Leonel dedicou o seu tempo com pesquisas a fim de escrever um livro documentário em homenagem a um artista camponovense de múltiplos talentos. Leonel, entretanto, nem ao menos sabe informações atuais dele, que caso esteja vivo, estará prestes a completar 90 anos de idade.

O Poeta de Campos Novos se chama Fernandes Bortolon, mais conhecido como Zé Palhoça, grande composi-

Leonel, inclusive já gravou quatro músicas em estúdio, realizando um sonho de criança.

tor, radialista, trabalhou na TV Paulista, e foi ator de radionovela, considerado, inclusive, um dos melhores atores do final da década de 50. Trabalhou com Tonico e Tinoco e a sua primeira gravação, “Filho de Carpinteiro”, deu origem a um filme gravado na época.

Apesar de estar com o material praticamente pronto, Sr. Leonel vê dificuldades em publicá-lo, afinal esbarra nas questões financeiras e dos direitos da família.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 ESPECIAL

As prioridades da Secretaria da Educação

Investir na formação continuada para os professores, buscar parcerias para ampliação da educação profissional e investir R$ 505 milhões no Programa Uniedu são algumas das metas

Nova diretoria do TCE/SC toma posse

O conselheiro Herneus De Nadal tomou posse na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) para o biênio 20232025, em solenidade realizada na segunda-feira, 13, na sede do Tribunal, em Florianópolis. Ele sucede o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior que assumiu a Corregedoria Geral do órgão na atual gestão. O conselheiro José Nei Ascari passa a ocupar o cargo de vice-presidente, função anteriormente desempenhada por Herneus de Nadal.

Mais de 520 mil estudantes e cerca de 30 mil professores retornaram às aulas na quarta-feira, 8, nas 1.054 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Acompanhe as prioridades da Secretaria da Educação (SED) reveladas em entrevista exclusiva à RCN.

Principais desafios

O Governo Jorginho Mello inicia a gestão com a ambiciosa meta de fazer a educação catarinense ser a melhor do Brasil. Neste primeiro momento, o foco da SED é melhorar a infraestrutura das escolas. Depois de realizar um diagnóstico nas unidades públicas de ensino estaduais, a Secretaria definiu algumas prioridades, como a recuperação da rede elétrica para receber equipamentos tecnológicos. Também está construindo, em conjunto com outras secretarias e com o Governador, o projeto da Faculdade Gratuita, para implementação a partir do segundo semestre de 2023.

Ensino Médio

Para melhorar a implementação do Novo Ensino Médio, a Se-

cretaria irá investir em formação continuada para os professores e equipes gestoras, com parcerias para o atendimento das trilhas de educação técnica e profissionalizante. Em Santa Catarina, as 718 escolas de Ensino Médio ofertam o currículo do Novo Ensino Médio desde 2022. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento.

A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento. O Novo Currículo também inclui trilhas de aprofundamento da educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudantes poderão optar por estudar mais uma área de conhecimento ou com um curso técnico, de acordo com seu projeto de vida.

Educação profissional

O fomento e a busca de parcerias para ampliação da educação técnica e profissional nas escolas catarinenses busca atender a 11ª

meta do Plano Estadual de Educação do Estado, que visa ampliar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade de oferta. Na semana passada, o secretário Aristides Cimadon e a secretária adjunta Patricia Lueders estiveram na Federação das Indústrias de Santa Catarina objetivando a ampliação da oferta de cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio. A Fiesc apresentou as instalações da Academia de Negócios da instituição e o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai. A ideia de uma cooperação entre a SED e a Fiesc visa encontrar soluções conjuntas para a educação catarinense, olhando as vocações regionais e a diversificação produtiva, o que pode trazer mais desenvolvimento econômico e mais emprego.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental também é uma preocupação da Secretaria. Por isso, a Pasta está articulando, junto aos municípios, transporte escolar adequado ao currículo e reorganizando o sistema de avaliação da aprendizagem. O objetivo é garantir um

ensino de qualidade, reduzindo a evasão escolar e qualificando a prática pedagógica.

Programa Uniedu

O edital para concessão de bolsas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) foi lançado e o cronograma pode ser encontrado no site da Secretaria. O investimento será de R$ 505 milhões.

Escola Cívico Militar

Atualmente, existem nove escolas com adesão ao programa: seis Unidades Escolares na Modalidade Pessoal e três Unidades Escolares na Modalidade Recurso. O foco do programa está na atuação dos monitores e oficiais militares, que operam no acompanhamento e organização das atividades extraclasse. As alternativas para a continuidade do Programa das Escolas Cívico Militar (PECIM) estão sendo estudadas pela Secretaria de Educação.

Homeschooling

Atualmente não há no Estado, pois não há amparo legal.

A solenidade de posse foi presidida pelo conselheiro Adircélio e contou com a presença de inúmeras autoridades, personalidades e imprensa. Na oportunidade, Nadal reafirmou que sua gestão dará continuidade às medidas inovadoras adotadas, especialmente, nos últimos quatro anos. Segundo ele, a ideia é aprimorar, ainda mais, os mecanismos de governança pública para a melhoria do aparato estatal como um todo. "Por meio de uma postura mais proativa, assertiva, propositiva e dialógica, voltada para a prevenção, e com apresentação de respostas mais céleres e eficazes, o Tribunal de Contas pretende continuar contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública e, consequentemente, para o atendimento dos serviços essenciais colocados à disposição da sociedade", acentuou.

Errata: Na página da semana anterior, constou que o deputado José Milton Scheffer pertencia ao MDB. Ele é filiado ao PP, Partido Progressista

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 8 ESTADO
A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
RCN 718 | rcnonline.com.br
FAZZIONI
PARCERIA O presidente da Fiesc, Mario Cezar Aguiar, apresentou ao secretário Aristides Cimadon e à secretária adjunta Patricia Lueders as instalações da Academia de Negócios da instituição e o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai
IVONEI
GUTO KUERTEN / ACOM TCE/SC
Os Conselheiros Herneus, Adircélio e José Nei
PUBLICIDADE? Anuncie em um jornal de GRANDE CIRCULAÇÃO. Entre em contato conosco: (49) 98828.2224

Copermap realiza Dia de Campo em Brunópolis

Evento teve foco em capacitação para mulheres, jovens e produtores rurais associados.

A Copermap (Cooperativa Múltipla de Agricultura e Pecuária) realizou na última sexta (10), a 11º Edição do Dia de Campo Copermap Verão, o evento é realizado em Brunópolis e reuniu produtores rurais, amigos, empresas e associados.

Durante o evento o público presente teve acesso à capacitação e conhecimento através das seguintes palestras: Show Macagnan para mulheres, Empreendedorismo para Jovens, com Jaime Folle e Atualização de Mercado, com Flávio Ro-

berto França Júnior, além das palestras o público também participou de um almoço festivo.

Jailson dos Passos, Presidente da Copermap, comentou a realização do evento, já tradicional. "Com certeza ano após ano, temos um evento marcante, onde conseguimos agregar conhecimento e informações. Este ano tivemos uma novidade com a participação das escolas onde a Copermap, possui um projeto envolvendo os estudantes e com o Dia de Campo começamos a trazer esses estudantes para participarem e estarem nas palestras. Tivemos jovens e mulheres especialmente sendo atendidos, esse público é também importante para nós onde eles

poderão levar esse conhecimento a familiares e também estar inseridos no setor do agro".

Outro momento importante, destacado pelo Presidente, são as parcerias. "Neste Dia de Campo pudemos ter quinze empresas parceiras, elas tiram dúvidas dos produtores, apresentam cases de sucesso e levam até todos novidades, tecnologia e conteúdo. Acredito que esse ano realizamos o melhor Dia de Campo até agora, podemos comprovar isso através dos números onde, movimentamos

mais de um milhão de reais através do nosso Balcão de Negócios. Mais de 100 estudantes estiveram presentes sendo esses de escolas Estaduais e Cedup's como os de São José do Cerrito e de Abdon Batista, somando a estes mais de 200 visitantes". Jailson destacou também a importância do acesso aos produtores. "Dentro do cooperativismo, levar informação, tecnologia, melhorar a propriedade é nossa missão, por isso realizamos sempre essas ações e estaremos sempre ligados para oferecer o nosso melhor".

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9 AGRONEGÓCIO
*Fotos: MidiaLed/Copermap

Volta às aulas:

Escolas iniciam ano letivo

Capacitação contribui para educação de qualidade

As escolas da Rede Municipal de Ensino já deram início ao ano letivo de 2023. As crianças foram recepcionadas pela direção das escolas e pelos professores com muito carinho.

A equipe escolar participou de atividades de capacitação e formação para

iniciar o ano preparados para melhorar ainda mais a aprendizagem dos pequenos. Os alunos contam ainda com materiais do Sistema Positivo que torna o ensino efetivo. Logo mais o material deste ano será distribuído aos alunos.

Foi um sucesso a capacitação e formação de professores da Rede Municipal de Ensino promovida pela Administração, através da Secretaria de Educação.

O investimento em qualificação sempre foi prioridade na atual Administração para garantir a capacitação conti-

nuada dos educadores, visando uma educação de qualidade para os estudantes. A secretária Isaura Dalcanale destaca o empenho feito para proporcionar este momento e exalta a participação ativa de todos os professores. "Foi um momento de muito aprendizado".

Grupo de Gestantes retoma atividades

Os Encontros de gestantes realizados pela Secretaria de Saúde retornaram às atividades em 2023.

O primeiro encontro aconteceu na terça-feira, 7, e contou com a participação especial da psicóloga Suzana Stefanes,

que abordou como tema "'O Pré-natal Psicológico'.

Foi um momento de auto avaliação, partilha de emoções e sentimentos vivenciados neste período, e também para esclarecimentos e dúvidas.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 10 REGIÃO
VARGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Napalha John Deere no Show Tecnológico Copercampos

27º Edição do evento oferece tecnologia, negócios e conhecimento.

A Napalha, concessionária John Deere, que atende 87 municípios de Santa Catarina, com lojas em Campos Novos, Fraiburgo, Rio do Sul e São Joaquim, está participando do evento com todas as suas soluções: Máquinas e Equipamentos, Agricultura de Precisão, Consórcio, lojinha John Deere Collection, Peças e Serviços.

A empresa está expondo toda a linha de máquinas e equipamentos que atendem desde o pequeno ao grande produtor rural. Com soluções para plantio, tratos culturais, colheita e agricultura de precisão.

Os destaques deste ano na área de máquinas são os tratores 8370R e o 3036EN.

O Trator 8370R, é o maior trator da linha John Deere já vendido pela Napalha na região. "É a primeira vez que estamos trazendo ele para o evento. Ele representa a nova era da Agricultura, preparado para todas as necessidades com sistema inteligente.

É um trator de primeira linha, nível mundial e faz parte do nosso portfólio de vendas e está disponível aqui pertinho de todos. É um trator de um porte maior,

para produtores que buscam tecnologia agregada e facilidade de trabalho. Com potência de 370cv, motor agrícola John Deere de 06 cilindros, suspensão dianteira com articulação independente, troca de marchas mais suave e eficiente, automação

de manobras AutoTrac, Piloto automático integrado e muita tecnologia de agricultura de precisão embarcada. É um trator que contribui muito para a atividade. Teremos um técnico especializado para apresentar esse equipamento no evento".

A Napalha apresenta também o lançamento do trator John Deere 3036EN, que foi projetado para o segmento de culturas especiais e operações que necessitam de um trator com dimensões reduzidas. Para trabalhar, por exemplo, no produtor de mudas na silvicultura, dentro do aviário, dentro do estábulo, dentro da unidade de suínos, para hortifrúti e outros. Podendo ser usado também em pequenas propriedades, chácaras, sítios e condomínios residenciais. Com um motor de 36cv, largura adequada, baixo peso e raio de giro reduzido, este trator é a combinação perfeita de potência, economia e versatilidade.

Em Consórcio a empresa efetuou o lançamento de uma oportunidade muito boa para os clientes da Napalha. Um plano de investimento em um Grupo de Consórcio Regional exclusivo. Primeiro grupo regional que a Napalha oferece. Vai trazer uma redução de custo financeiro para o produtor adquirir suas máquinas. E o grupo regional com um número reduzido de participantes permite contemplações mais rápidas também.

A Napalha está com uma grande parte de sua equipe no evento, de todas as suas lojas para receber bem os clientes. Convidamos a todos para participarem e conferirem de perto todas as soluções disponíveis.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 AGRONEGÓCIO
*Fotos e Informações: ASCOM/Napalha

Sicredi no Show Tecnológico Copercampos

Presidente Mário Maurina esteve no evento e falou do crescimento na região.

Com foco em tecnologia e agronegócio, a 27ª edição do Show Tecnológico Copercampos finaliza hoje em Campos Novos. Durante os três dias o Sicredi esteve presente valorizando a interação com os associados e comunidade.

Durante o evento, os visitantes, em especial os associados Sicredi, tiveram a oportunidade de aproveitar condições especiais em consórcios e seguro de vida com a parceria da Icatu. Neste ano, o Sicredi trouxe novamente para o evento o Voo Cativo de Balão, uma parceria com a Icatu Seguros. O balão é um diferencial e em condições climáticas favoráveis, proporcionou voos panorâmicos pelo local.

O presidente da Sicredi Altos da Serra RS/SC, Mário Maurina, esteve no evento e reforçou o papel do Sicredi junto à comunidade. “Nós nascemos do agro e atuamos para estarmos cada vez mais próximos dos associados e da comunidade. Aqui em Campos Novos, contamos com uma equipe especializada e preparada para atender a todos. Agradecemos os visitantes do Show Tecnológico e reforçamos o nosso compromisso de construir juntos uma sociedade mais próspera”.

Em entrevista ao Jornal O Celeiro Mário também destacou ações de crescimento do Sicredi na região.

"Eventos como esse são importantes e aqui mostramos que atendemos

e estamos presentes em todas as camadas sociais. A todos que têm interesse em ser nosso associado, convido que venha às nossas agências e converse conosco. O cooperativismo é um sistema diferente ao sistema financeiro nacional, desta forma, as pessoas podem ver o impacto que as cooperativas fazem de estar junto com o associado, com as pessoas e as comunidades. Nesses momentos falamos do cooperativismo e os seus resultados, tanto no relacionamento quanto os resultados financeiros. O Sicredi a cada ano retorna nos municípios, presta contas, e parte do seu resultado retorna aos associados e isso para nós é importante. Nós não viemos buscar só resultados financeiros, nós estamos aqui para buscar desenvolvimento, ajudar na economia e na vida das pessoas para que tenhamos qualidade de vida".

Sobre a realização das assembleias Mário falou sobre o retorno: "Depois

Ubyfol recepciona imprensa no Show Tecnológico Copercampos

A Ubyfol Excelência em Nutrição Vegetal, realizou na manhã desta quarta-feira (15), um café com a Imprensa de Campos Novos e região.

A recepção aconteceu no stand da empresa durante o 27º Show Tecnológico Copercampos. Letícia Mazarini, Supervizora de Marketing, Natálye Ramos, Especialista em Nutrição Vegetal e o Gerente Regional RS e SC, Antônio Marcos Martins conversaram com os jornalistas presentes e representantes de vários veículos de comunicação. O objetivo da conversa foi estreitar relações entre a empresa e os veículos, bem como falar um pouco do trabalho da marca na região.

"A Ubyfol está se desenvolvendo em todo o Brasil, estar aqui no Show é importante para nós e mostrar aos produtores nosso portifólio é alavancar a produtividade através da nutrição vegetal. Podemos falar dos nossos produtos, mostrar além da nutrição foliar, o tratamento de sementes, produtos de stress pós seca e tecnologias avançadas", comentou.

Antonio também comentou das novidades. "Estamos com uma linha totalmente renovada, são mais de 40 tipos de produtos e esses dão segurança no caso de uma adversidade climática e isso é o que o produtor procura. Temos liderança em várias culturas e isso nos orgulha".

de dois anos parados devido à pandemia, estamos retornando com as assembleias presenciais e online, um novo momento. Estaremos presentes no dia e no outro dia, 24h abertos de forma virtual. Isso vai acontecer em todos os municípios".

Sobre a atuação da área do Sicredi Altos da Serra, Mário comenta que há 20 municípios que abrangem este espaço e destes, o Sicredi está presente em 12 deles, tendo ainda 8 municípios em expansão. Para 2023 está em construção em Celso Ramos e loja já inaugurada em Anita Garibaldi, outro ponto será Correia Pinto que ganhará uma nova agência.

Sobre a capacitação de Coordenadores de Núcleo do Sicredi realizada em 2022, Mário comentou que neste ano o projeto dará continuidade e apoiará ainda mais a formação de lideranças. "Entendemos que precisamos cada dia mais de lideranças. Estamos entre as maiores coopera-

tivas da região e dentro disso, precisamos de pessoas preparadas para que possamos formar lideranças e ampliar a sucessão, pois chega um momento em que devemos preparar pessoas para dar continuidade".

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa, possui diversas soluções financeiras. A Sicredi Altos da Serra RS/ SC está presente em 31 municípios da região norte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. A cooperativa conta com 34 agências e 1 escritório de negócios, que atendem a mais de 98 mil associados.

Para o gerente da agência de Campos Novos, Roges Paulo Perinetto, estar presente no evento é reforçar o compromisso com os associados. “O Show Tecnológico é visto por todo o estado como o evento mais importante do agro. Sempre temos novidades em nosso estande e levamos aos visitantes informações e conhecimento com muito carinho".

Genius Plantadeiras é destaque no Show Tecnológico

A Genius Plantadeiras também foi destaque na 27º Edição do Show Tecnológico Copercampos, A empresa de Campos Novos levou até os visitantes um stand completo com seus equipamentoss que oferecem soluções para as condições adversas de plantio, modernizam o manejo no campo e trazem grandes resultados de produtividade e rentabilidade.

A empresa trabalha com plantadeiras, semeadeiras, descompactador e tanques inoculantes.

No que se refere ás vantagens das plantadeiras, estão: distribuição mecânica ou pneumática, máquinas com chassi único de 2 a 17 linhas e tandem para união de duas plantadeiras de 10 a 34 linhas.

A marca é de propriedade da Estrutural Zortéa também de Campos Novos, a empresa atua no mercado nacional e internacional desde 1995 no ramo de estruturas metálicas e obras portuárias.

Eduardo Zortéa é diretor da empresa, e quando abriu as portas sonhava em lançar uma máquina que aliasse robustez, praticidade e durabilidade no campo, com isso surgiu a Genius que oferece tecnologia com maquinário específico, permitindo o plantio sob as mais diversas condições de solo. A marca também disponibiliza um sistema exclusivo de desarme e retorno do sulcador que opera em solos com pedras, raízes e outros obstáculos sem parar a máquina.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 12 AGRONEGÓCIO
*Fotos: ASCOM/Sicredi
A Vice-Governadora, Marilisa Boehm visitou o stand do Sicredi Natálye Ramos, Wilhiam Peretti (Diretor do Jornal O Celeiro) e Letícia Mazarini *Foto: Fábio Machado *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Em visita a Campos Novos Jorginho Mello fala de ações e prioridades do governo

Governador esteve presente no Show Tecnológico Copercampos, junto com a Vice-Governadora, Marilisa Boehm.

Com espírito animado, cumprimentando muitas pessoas com abraços e apertos de mão, é que o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve na última terça-feira, 14/02, em Campos Novos na abertura do Show Tecnológico Copercampos.

“É um prazer estar aqui no Oeste novamente, sou natural desta terra, sou de Herval D’, Oeste, Ibicaré, com muito orgulho, quero agradecer a todos a oportunidade, o apoio e o voto de cada um que me confiou essa grande responsabilidade de ser governador. Ainda mais de um estado como o nosso, que nos orgulha de pessoas feitas de trabalho, que enfrenta dificuldades, e que não tem tempo ruim. Um povo que sempre se reinventa para melhorar a nossa vida e a vida das nossas famílias”.

O governador destacou que na próxima semana deve ir a Brasília tratar de um assunto importante que é o Marco Temporal sobre Terras Indígenas. “Nós estamos vivendo uma insegurança jurídica onde Ibirama, José Boiteux, Abelardo Luz, São Domingos, Palhoça e diversos municípios de Santa Catarina serão afetados se não tivermos rapidez. Já determinei à Procuradoria Geral e iremos falar com a Ministra Rosa Weber, para que consigamos encontrar um caminho, mesmo que o estado tenha que adquirir algum pedaço de terra para oferecer aos índios para não cometer esse crime de entregar propriedades organizadas e estruturadas”.

Jorginho também comentou que respeita os indígenas, mas que o governo precisa cuidar do patrimônio construído com suor das famílias brasileiras e agricultores.

uPreservação Ambiental

Sobre a assinatura do Decreto instituindo o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC) o governador comentou: “Nós não somos irresponsáveis, nós gostamos e precisamos preservar, isso está na nossa cultura, principalmente do pequeno agricultor. Dentro

do governo vamos criar quatro secretarias, sem gastar mais, e dentro dessas teremos a Secretaria de Economia Verde e Meio ambiente onde esta indenizará os pequenos agricultores, pela preservação que eles já fazem, sobre fontes de água, sobre mata, e vender o crédito de carbono, transformando isso em dinheiro”.

Instituído por portaria, o Plano pretende consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030.

“O ABC + SC surge para aumentar a rentabilidade para as familias no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos nossos agricultores. Queremos mostrar ao mundo que temos uma agropecuária eficiente, competitiva e sustentável. Vamos potencializar a adoção de tecnologias, o acesso ao crédito e crescer no mercado internacional”, destacou o governador.

O Secretário Valdir Colatto, que também participou do lançamento do Plano, destacou:

“Criamos um plano que respeita as peculiaridades e a realidade de Santa Catarina para tornar a nossa agropecuária ainda mais sustentável. Vamos demons-

trar o protagonismo do produtor rural catarinense, que alia produção de alimentos e preservação ambiental. Nós já somos referência internacional em sanidade animal e vegetal, agora vamos buscar um novo diferencial competitivo: a produção sustentável”.

O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

O Plano foi construído pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outros órgãos do Governo e iniciativa privada.

Quanto ao Decreto feito no governo anterior, que estipulava um corredor ambiental atravessando o estado de mil metros quadrados, o governador confirmou que revogará o mesmo, pois este atrapalha os produtores. “Não temos que ter esse tipo de ocorrência, estamos fazendo uma revisão nas ações do governo e queremos fazer com que as coisas aconteçam. Se precisarmos mudar, vamos mudar”.

Jorginho destacou também os seus projetos que estão sendo implementados que eram promessas de campanha. “Já iniciamos a implantação do Seguro Safra aos produtores de Santa Catarina, uma ação que já está implantada no Brasil, o Governo Federal paga um terço, o governo do estado paga um terço, e as cooperativas ou um fundo criado por elas, pagam o outro terço. Isso fará que os agricultores tenham sempre um ‘caixinha’, onde pode dar chuva ou sol, ele possa colher e se ele não colher ele seja indenizado”.

uOutros compromissos

O governador comentou as dificuldades no setor de energia e Internet. "Hoje temos energia, porém mais da metade do estado ainda não está atendida. De setenta mil Km de rede, só temos sete mil Km de rede trifásica. Querem que os produtores emitam Notas Fiscais, mas não temos Internet em boa parte das propriedades rurais. Temos que encontrar caminhos para darmos aos produtores e não só a eles, às pessoas da cidade energia de qualidade".

Jorginho comentou que a Celesc precisa fazer mais, e que há empresas querendo sair do estado devido a falta do fornecimento de energia trifásica.

Outro compromisso firmado pelo governador foi a criação do Pronampe Agrícola. "Todos os compromissos de campanha serão realizados. Através do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), queremos oportunizar que os produtores possam emprestar um dinheiro através do Badesc e das Cooperativas de Crédito para que eles possam se desenvolver, melhorar sua propriedade, comprar um equipamento e melhorar o conforto da sua família. Esse programa vai atender os produtores, mas também as empresas da cidade".

Sobre as estradas, Jorginho comentou que o estado recebeu um levantamento da Fiesc e que começará por estas, mas que têm planos de implantar pedágios nas principais BR's de SC para que o estado pare de investir e dê atenção às estaduais.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 13 AGRONEGÓCIO
Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello *Foto: Eduardo Valente/SECOM

SHOW TECNOLÓGICO COPERCAMPOS: INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

Após programação completa, evento encerra hoje.

Na última terça-feira, 14/02, teve início em Campos Novos o maior evento de difusão de tecnologias do Sul do Brasil, o Show Tecnológico Copercampos. Durante os três dias, mais de 17 mil visitantes prestigiaram os mais de 160 expositores presentes nesta 27ª edição, que é realizada no Campo Demonstrativo da cooperativa localizado às margens da BR 282, KM 347. O Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, e o Vice Presidente, Claudio Hartmann, recepcionaram os visitantes, autoridades cooperativistas, políticas, amigos e associados. Na abertura oficial estiveram presentes, dentre as autoridades políticas, o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, a Vice-Governadora, Marilisa Boehm, representando a Câmara Federal, a Deputada Caroline De Toni, representando a Assembleia Legislativa, os Deputados Altair Silva e Nilso Berlanda. Além dos representantes de prefeitos da

Amplasc/AMMOC, Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira e o Presidente da Câmara de Vereadores de Cam-

pos Novos, João Batista Ramos de Almeida ‘Tita’, representando os vereadores presentes.

No que se refere às autoridades do agronegócio, além dos Presidentes de Cooperativas, também estiveram presentes, o Secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colat-

to, Enori Barbieri, representando a Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), Luiz Vicente Suzin, representando a OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e João Carlos Di Domenico, representando a Feacoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 14 AGRONEGÓCIO
*Fotos: Wilhiam Peretti/Copercampos Presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, falou às autoridades e agradeceu a presença de todos

Catarina).

Durante o evento o Governador Jorginho assinou, junto ao Presidente da Copercampos e ao Secretário de Agricultura Valdir Colatto, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC), onde apresenta as metas catarinenses para aprimorar a sustentabilidade da produção agropecuária ao longo da próxima década. O objetivo com o plano ABC+, é mitigar em 86 milhões de toneladas a emissão de Carbono até 2030, consolidando o plano como uma estratégia integrada para dar visibilidade as ações do setor agropecuário catarinense associadas à sustentabilidade. O estado de Santa Catarina é referência mundial em sanidade animal e vegetal, e com mais essa ação, avança no diferencial de produção sustentável.

O Governador Jorginho Mello parabenizou a Copercampos pela organização e grandeza do evento. “Parabéns à Copercampos pela beleza, organização e trabalho representando a nossa agricultura e agronegócio, é um grande encontro e uma oportunidade a todos de aprender e valorizar quem coloca comida na nossa mesa”, afirmou.

O Secretário de Agricultura de Santa Catarina também fez elogios ao evento e aos produtores. “Parabéns a todos os produtores rurais aqui presentes. Quero dizer que, para que nós possamos trabalhar junto aos agricultores e junto às cooperativas que são um exemplo para nós e para o Brasil, precisamos valorizar mais o nosso agricultor, que é o primeiro da fila para oferecer a nós a nossa alimentação e isso se faz no cooperativismo”, destacou.

Em seu pronunciamento, o Presidente da Copercampos agradeceu os colaboradores pela dedicação e união no evento. “Obrigado aos nossos amigos, parceiros, funcionários, associados. Obrigado também aos visitantes, produtores. Nós da Copercampos sempre pensamos em trazer novidades, e nessas novidades apresentam-se as novas tecnologias, que hoje andam a passos largos em todas as atividades, seja no campo, na cidade, na nossa vida pessoal. Por isso tomamos a decisão que o nosso Show Tecnológico sempre será focado em novas tecnologias. Neste evento oferecemos o que há de melhor no campo da produtividade, renda e susten-

tabilidade, além é claro, do que pode-se implementar nas propriedades”, ressaltou.

uNecessidades

Aproveitando a presença do Governador Jorginho Mello, e de outras autoridades políticas, Luiz Carlos Chiocca apontou algumas necessidades. “Não estou aqui para pedir pela Copercampos, mas sim por toda nossa sociedade. PreciuPlanejamento

Foram quase 12 meses de preparação, a condução das vitrines vegetais exigiu dedicação da equipe e durante o evento os visitantes puderam conferir a qualidade em híbridos de milho, cultivares de soja e feijão e diversas culturas de hortaliças implantadas na área.

A pecuária de corte e leite também teve espaço especial. Foram mais de 10 raças de bovinos expostas, além de ovinos e suínos. Outro grande destaque da feira foi a área de máquinas e equipamentos, onde as empresas apresentaram os lançamentos de tratores e colheitadeiras das principais marcas.

samos ampliar a nossa conectividade na maioria do nosso interior, como vamos emitir uma Nota Fiscal, sem internet? Pedimos apoio a esse quesito e temos a informação de uma prorrogação da nota impressa até em junho e eu espero que nós voltemos a este campo até termos conectividade em todos os cantos do estado”. Outro assunto levantado foi referente às estradas e infraestrutura.

Caravanas de mais de 40 municípios da região de atuação da Copercampos estiveram visitando o evento dentre eles: Agricultores, pecuaristas e horticultores que buscavam conhecimentos para desenvolver suas atividades agropecuárias com tecnologia e sustentabilidade.

De acordo com o Gerente de Assistência Técnica da Copercampos e coordenador do evento, o Engenheiro Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen, este foi o maior evento já realizado pela Copercampos. “Tivemos aqui um número recorde de expositores. Mais de 160 empresas que acreditam na nossa proposta de promover conhecimentos

“Gostaríamos que o Governo Estadual, buscasse junto ao Federal também a melhoria das nossas estradas, principalmente os corredores que tiram toda a produção, desde São Miguel do Oeste até os portos. Nós passamos por esta estrada e vemos a desgraça que é viajar em Santa Catarina. Precisamos que o governo invista em pedágios ou alternativas, para que possamos viajar com maior tranquilidade”.

ao homem do campo. Além deste número expressivo de expositores, a Copercampos esteve com todos os seus negócios no campo para estreitar relacionamentos e apresentar todas as novidades existentes no agro”, enalteceu Fabrício.

O evento de 2023 contou com patrocínio das empresas: Stoller, Sicredi, Yara, Agromobility, Syngenta, Bayer, AgroDivel New Holland, Mosaic Fertilizantes, Sicoob, Basf, Unoesc, ICL Group, BRDE e Banco do Brasil – Governo Federal; e apoio de: Epagri, Sescoop/SC, Senar, Cidasc e Prefeitura de Campos Novos.

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 15 AGRONEGÓCIO
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023 16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.