1761

Page 1

POLÍTICA

Conheça os novos 37 ministros do Governo Lula. Desde 1992 Campos Novos-SC Ano 31 - EDIÇÃO 1761 Quinta-feira 12 de Janeiro de 2023 www.jornalceleiro.com.br R$ 2,00

Maria Ampessan fala da trajetória de mais de 5 décadas na Educação.

Unicred inaugura nova agência em Campos Novos. ESPECIAL

Pág. 09

1 u
u
u
u
Pág. 06
Pág. 08
Pág. 11
Prefeito fala sobre suspensão de repasses Federais e Estaduais. ESTADO EMPRESARIAL

Um Feliz 2023 a TODOS!

Mais um ano se inicia repleto de desafios e metas a serem alcançadas. Fazemos dezenas de planos, sejam relacionados à nossa vida pessoal ou profissional, fato é que, essa transição de calendário nos faz despertar para alguns objetivos, muitos deles acumulativos, ou seja, que se arrastam de um ano para outro.

Na medida em que os dias vão passando, principalmente neste arrancar do novo ano, vamos colocando estes desejos em prática. Nos matriculamos num novo curso, iniciamos a academia, começamos a guardar dinheiro para um desfrute familiar, dentre outras ações e interesses inerentes do ser humano.

Esta realidade, no entanto, acontece todos os anos e muitas vezes acaba gerando um círculo vicioso na vida das pessoas: iniciam o processo, sofrem com a adaptação e rapidamente retornam ao ponto de partida. Isso acontece pois não somos resilientes o suficiente para romper as barreiras e por isso não conseguimos atingir a meta traçada. Para escalar a montanha e ver a bela paisagem lá de cima, é necessário suportar o medo e resistir ao vento que o ameaça enquanto sobe. Lembre-se disso!

Dito isso, temos ciência que estas tendências vão se repetir com várias pessoas em 2024, 2025, 2026 e assim por diante. Contudo, existem outras práticas que não mudam e, sobretudo do dia para a noite, como por exemplo, a Língua Portuguesa.

Nos primeiros atos públicos do novo Governo Federal, a utilização da linguagem neutra, ou não-binária, chamou a atenção da opinião pública. Nas saudações iniciais em seus discursos, TODOS aqueles que se pronunciaram se dirigiram ao público desejando uma “Boa Tarde a TODOS, todas e todes”.

Que fique bem claro que as pessoas que reprovam esta maneira de se pronunciar, não estão sendo preconceituosas ou são contrárias à inclusão, mas sim, estão apenas defendendo a Língua Portuguesa, e vou explicar didaticamente.

Na Língua Portuguesa, TODOS, já engloba todas. O Português vem do Latim, e no Latim existe o gênero masculino, o gênero feminino e o gênero neutro. Na passagem do Latim para o Português, o que era neutro se torna masculino, fazendo inclusive o papel do neutro. Portanto, quando eu digo “Boa tarde a TODOS”, já estou englobando todas, dizer “Boa tarde a todos e a todas” é uma redundância, uma repetição desnecessária e enfadonha, e o “todes” se trata de um dialeto não-binário, não faz parte da Língua Portuguesa, e como todo dialeto, deve ser usado com o grupo que o criou. Entendido?

Portanto, esclarecida esta questão, desejo uma boa leitura da primeira edição do ano do Jornal O Celeiro e deixo meus votos de um Feliz e Próspero 2023 a TODOS!

da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori)

Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana

Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

Evoluir Empresarial

8 dicas de gestão financeira para sua empresa brilhar em 2023

O ano de 2022 já quase pode ser visto pelo retrovisor. Portanto, é tempo de planejar a próxima temporada. Nesse sentido, inclusive, é prudente organizar as finanças para que seja possível contornar imprevistos e manter o andamento saudável dos negócios. Os pontos sobre gestão financeira empresarial demandam pensamento estratégico e até mesmo investimento. Nada aqui é trabalhoso, pois todo esforço é válido para caminhar rumo ao sucesso.

O primeiro passo é fazer controle sobre o fluxo de caixa, onde é uma ferramenta de gestão de finanças que acompanha as entradas e saídas de recursos monetários de uma empresa. Em outras palavras, o fluxo de caixa mostra um diagnóstico correto da saúde financeira do empreendimento e, consequentemente, facilita a eficiência na hora de tomar decisões.

O segundo ponto é desenvolver um plano de contas: Ter total conhecimento acerca dos gastos operacionais é um dos pilares da gestão financeira eficiente, pois ajuda a encontrar soluções para estancar desperdícios de recursos. Uma boa prática para conhecer esses dados é segmentá-los entre fixos e variáveis.

O terceiro ponto é buscar automatizar processos: Uma das modernizações possíveis é a utilização do controle de ponto eletrônico digital, ferramenta que desburocratiza a gestão de pessoas. Desenvolvida para fazer, com zero margem de erros, todos os cálculos associados à remuneração, essa tecnologia ajuda a empresa a conter gastos — inclusive com horas extras desnecessárias.

Já o quarto ponto é acompanhe os indicadores financeiro, onde o sucesso de sua gestão financeira, está diretamente associado ao controle que você tem sobre os indicadores financeiros do negócio. Nesse sentido, algumas das KPIS essenciais são: faturamento, lucratividade, liquidez corrente, Retorno sobre o Investimento

O quinto ponto é manter as tributações em dia, pois cumprir com as obrigações fiscais é condição para que uma empresa opere dentro das quatro linhas da lei. Logo, é indispensável incluir o pagamento de impostos na gestão financeira da empresa. Já o sexto ponto é ter estratégias para lidar com inadimplentes: Mapear a cadeia de fornecedores e a cartela de clientes é indispensável para fazer gestão financeira de sua empresa com eficiência. A consciência sobre quem são os maus pagadores e os descumpridores de prazos é um conhecimento ideal para avaliar se vale a pena mantê-los na órbita da empresa.

Um ponto importante e que deve ser levado em conta é os investimentos, que esse é o sétimo ponto. Procure fazer uma reserva financeira para investir nos negócios. Lembre-se que investimento não é, necessariamente, uma expansão de novas unidades ou contratações por atacado. Nesse sentido, pense na questão dos treinamentos para os colaboradores, compra de equipamentos e nas políticas de benefícios e salários diferenciados.

O oitavo ponto é ter um orçamento anual, pois para evitar sustos, discrimine em seu orçamento anual toda a projeção de despesas e receitas, bem como o balanço patrimonial e balanço do seu negócio. A partir daí, trace objetivos que sejam alinhados ao planejamento estratégico da empresa. Com essas informações, é possível ter mais segurança para mapear toda a movimentação dos recursos do negócio.

2
COTIDIANO
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023
Por: Douglas Rayzer, Contador RB Contabilidade Contato: (49) 99907.8738
Por: Orli Ricardo, Jornalista Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 01/2023 Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9
As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro
EDITORIAL COLUNISTAS
8828.2224

Pra tudo que o verão pede: Sicredi.

Você pode realizar seus pagamentos com os Cartões de débito, crédito e por aproximação ou programar pelo Débito Automático, além de ter acesso às facilidades do App do Sicredi, em que você consulta saldo, extrato, faz transações por Pix e muito mais.

Quer mais para o verão? Acesse sicredi.com.br

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 3 PUBLICIDADE

Pregando a União e uma Câmara mais participativa, Vereador Tita assume presidência do Legislativo

Além do Parlamentar do União Brasil, Mesa Diretora é composta pelos vereadores Pedroso e Tadeu Guzzati (MDB) e Dalmolin (PSD).

A Câmara de Vereadores de Campos Novos tem um novo presidente eleito para o Biênio 2023-2024. Com 07 votos a favor e 02 abstenções, o Vereador do União Brasil, João Batista Ramos de Almeida (Tita), foi eleito para presidir a Casa Legislativa Municipal. Também passam a integrar a Mesa Diretora, na função de Vice-Presidente, o Vereador Darcy Rodrigo Pedroso (MDB), como 1º Secretário, o Vereador José Tadeu Guzatti, e como 2º Secretário, o Vereador Marciano Dalmolin (PSD).

Em entrevista concedida ao Jornal O Celeiro, o Presidente Tita, se mostrou muito contente com o resultado da eleição, avaliou o atual cenário do Legislativo Municipal, prometeu fazer uma gestão participativa com os demais vereadores e reiterou a necessidade de uma aproximação maior ao Poder Executivo Municipal, como você acompanha a seguir:

uQual é o sentimento ao assumir este novo compromisso?

Os sentimentos são muitos, emoção, agradecimento de ter o voto dos meus companheiros e também do pessoal do MDB. Isso me deixa muito satisfeito porque aquilo que a gente pensa para o futuro do nosso Legislativo é esta união, é dar mais voz aos vereadores e nos aproximar mais do Executivo, para que possamos deixar as ideias que todos nós vereadores temos, que sejam implantadas. E hoje saio muito feliz porque juntamente com o Vereador Pedroso, Dalmolin e com o Tadeu, temos tudo para conseguir essa união entre os poderes, e quem vai ganhar com isso é o povo camponovense. Diante disso, tenho certeza que os projetos bons para o desenvolvimento de Campos Novos vão acontecer, e não ficarmos taxados como vereadores de situação ou oposição, mas sim em busca do melhor para a nossa comunidade em todas as áreas, dar voz

aos vereadores, se aproximar do Executivo, é isso que vou buscar neste mandato. Fico muito feliz aos vereadores que depositaram a confiança em mim para o cargo de presidente, dizer que eu sempre prego a união, e que todos tenham voz, todos os vereadores serão respeitados e todos agregando com as suas contribui-

ções.

uO setor Jurídico da Câmara sofre alguma mudança?

Gostaria de agradecer ao Dr. Pedro Bebber, que fez um excelente trabalho aqui nesta casa, uma pessoa que sempre estava a nos escutar e resolver as demandas da melhor maneira. Já conversei com o Dr. Pedro, ele entendeu a mudança, e nos deixa com um ótimo trabalho prestado. Mas tenho sim um compromisso com o Dr. Luiz Sérgio Gris Filho, o qual, sempre falei que se fosse presidente ele seria o jurídico desta casa, tenho total confiança nele, e tenho certeza que vai agregar muito na nossa gestão.

uQuais são os principais desafios que você terá na sua gestão como Presidente?

Nós somos movidos por desafios e acredito que o maior desafio é tirarmos a questão partidária do primeiro plano e colocarmos as pessoas à frente. Vale lembrar, que eu me candidatei por um partido que não tinha muita expressão em Campos Novos, já começa por aí, fui eleito e sempre coloquei a população e os projetos da comunidade como prioridade, e acredito que neste ano iremos conseguir, pois estamos numa união muito positiva. É claro que vão existir divergências, o que é normal, mas teremos em primeiro lugar os interesses em prol do nosso município. Vislumbro uma mudança para o sistema

político de Campos Novos, já estamos neste rumo e vamos brigar para que esta realidade se solidifique.

uE a estrutura física da Câmara, poderá sofrer alterações?

Juntamente com os 9 vereadores já estamos trabalhando com essa ideia, logicamente vamos discutir ainda com mais entidades e sobretudo com a população, mas acredito que temos que dar uma repaginada na Câmara de Vereadores e no seu entorno, já estamos discutindo com o Executivo, e possivelmente teremos um bom projeto para oferecer para a nossa comunidade.

uQuais programas e projetos executados no ano passado serão mantidos?

Quero dar os parabéns para a Vereadora Celina pelo belo mandato, com vários projetos e, que ela pode ter ciência que ficou marcada na história do nosso município, não só pela sua gestão, bem como por ser a primeira mulher a presidir a nossa Câmara e a primeira mulher a ocupar o cargo de Prefeita, mesmo que interinamente. Porém, cada um tem a sua maneira de administrar, e todos os projetos realizados teremos o cuidado de sentar e discutir para darmos continuidade, mas com a participação maior do grupo de vereadores, ou seja, a intenção é abrir conversas com os demais vereadores para termos uma Câmara mais participativa, onde as decisões não se resumam aos integrantes da mesa. Portanto, iremos discutir, acredito que muitos destes projetos vão continuar, com um toque da nova gestão, pois os projetos realizados na gestão do Vereador Dalmolin e da Vereadora Celina são muito importantes e tem o nosso reconhecimento.

Quero deixar meus agradecimentos ao Dalmolin e a Celina que fizeram dois mandatos maravilhosos, os quais tiveram uma experiência muito boa, mas temos que ser transitórios e agora sob minha responsabilidade pretendo fazer um grande mandato junto com os demais vereadores.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 4 POLITICA
2º Secretário, o Vereador Marciano Dalmolin (PSD), Vice-Presidente, Vereador Darcy Rodrigo Pedroso (MDB), Presidente da Câmara de Campos Novos, João Batista Ramos de Almeida e 1º Secretário, o Vereador José Tadeu Guzatti. João Batista Ramos de Almeida, Tita *Fotos: Orli Ricardo/ O Celeiro
Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 5 PUBLICIDADE

Prefeito realiza coletiva para falar sobre suspensão de repasses de recursos

Mesmo com os cortes suspensos, obras como a do complexo esportivo no bairro Senhor Bom Jesus e o novo cemitério estarão sendo continuadas.

O Prefeito Gilmar Marco Pereira recebeu a imprensa na última semana na prefeitura de Campos Novos para uma coletiva. A ação ocorreu junto com a Reunião de Secretários da Administração Municipal, e na presença destes, Marco se manifestou sobre os investimentos e os repasses suspensos do Governo do Estado no que se refere ao (Plano 1000) e também abordou o reflexo nas obras municipais e inaugurações previstas.

“Reunimos todos os secretários para repassarmos ações, assuntos pertinentes à municipalidade, questões orçamentárias, ações dentro de todas as pastas e outros. Hoje são em torno de 1.500 servidores trabalhando diuturnamente para entregar ao nosso melhor trabalho. Uma das pautas que abordamos hoje, se refere a ações que estarão acontecendo e impactando na comunidade camponovense”, afirmou o Prefeito.

Segundo Gilmar Marco Pereira, os muitos repasses do Governo Federal e Estadual foram suspensos. “É importante que a população possa entender. Alguns dos repasses do Plano 1000, do ex-governador Moisés, e do Governo Federal, com a saída do ex-presidente Bolsonaro, foram suspensos. No caso do Governo Federal, a primeira fonte de recurso foi do ex-senador Jorginho Melo de 1 Milhão de reais. Acreditamos que esse recurso ainda poderá vir de outra forma, mas ele foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, e não pelo hoje governador, que na época era senador e trouxe ao Hospital para aquisição de equipamentos”.

O Prefeito Gilmar, que apesar do cancelamento conversou com assessores do atual governador e os mesmos confirmaram que vão trabalhar para que o mesmo venha a ser repassado de outra forma. “Nós não temos mais datas nem de quando, nem de como vamos receber esse recurso. Quando ele foi entregue, a imprensa toda divulgou e agora viemos

exemplificar que não iremos mais receber por enquanto devido à suspensão”, enfatizou.

A nível de estado, o prefeito também falou sobre os recursos do ‘Plano 1000’. “Lembramos que esses recursos do Plano 1000, foi bastante divulgado em todo estado e dentro destes recursos haviam 7 milhões a serem recebidos este ano, e que o restante ia ser distribuído nos próximos anos, este também está suspenso. O Ministério Público está fiscalizando essa forma de repasse, de transação direta, mais conhecido como PIX, está sendo questionado, inclusive, houve a suspensão através do MP já no ano passado. Hoje não sabemos se o Governador Jorginho irá continuar com esse plano, qual será o formato a ser utilizado, e isso afetou os nossos investimentos”.

Marco confirmou que do Plano 1000, já havia sido comprometido o investimento da Pista de Atletismo no valor de R$ 5 milhões, que já estava licitada, e após isso a licitação foi suspensa. Outro investimento suspenso e que estava a receber recursos foi a Escola Novos Campos, na sua segunda etapa, no valor de mais R$ 5 milhões.

Outro projeto afetado pelas suspensões foi o Projeto da Reforma e Reutilização da Rodoviária Municipal, onde havia a intensão de construção de uma Creche e de uma Unidade de Saúde. “Esse projeto está em Stand by (espera), bem como o projeto de ruas da cidade como

a rua do Bairro Santo Antônio, (Ramon Garcia), que também vinha de recurso externo, está suspenso. Essa era uma Emenda Parlamentar da Deputada Paulinha”.

O Prefeito ainda reforçou que tal situação não tem a menor motivação da Administração Municipal. “Quero que todos entendam que essas pausas e suspensões não é da vontade do prefeito Marco ou da Administração, e que todos entendam que tudo isso eram projetos que estavam andando. Na Pista de Atletismo a prefeitura investiu 50 mil reais no projeto, e agora ela foi suspensa. Espero que a população entenda que gastamos recursos e energia para as coisas acontecerem e agora tudo está comprometido”. Marco comentou ainda que a administração está chateada com as suspensões, mas reiterou que toda a documentação e tudo que a prefeitura precisava cumprir para a realização destes projetos e obras a administração fez. “É natural que em mudanças de administrações as coisas sejam revistas. Estamos com aproximadamente 16 milhões ‘represados’, e no estado por exemplo, passa de R$ 10 milhões. No Governo Federal tínhamos aproximadamente R$ 13 milhões a receber, e esses recursos estão parados e não sabemos quando vamos receber. Diante disso tudo, precisamos nos preparar e reprogramar”.

Marcos pediu que a população olhe os representantes em quem votou nas eleições a nível federal, estadual para que estes tragam mais recursos. “Queremos que a população viva bem e esteja bem para isso precisamos destes recursos que são fundamentais para qualquer administração. Reiteramos que não é o novo governo que está nos ‘travando’, no caso são avaliações de órgãos competentes quanto à utilização destes recursos. A governabilidade é natural na questão de que forma os repasses estão sendo feitos, se são corretos e de onde vem estes recursos”.

uAÇÕES

Mesmo com as suspensões Marco confirmou que a prefeitura já entrou em contato com os assessores do novo governo e do governo que deixou as pastas. “A administração está conver-

sando, acompanhando e vendo a melhor forma para que estes recursos venham. Falamos com o ex-prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, para nos dar apoio ao projeto da Escola Novos Campos e falamos com o SENAI, que é nosso parceiro em transformar a escola em um polo técnico e queremos uma agenda para buscar os recursos”.

A Escola Novos Campos foi afetada pelo tornado, o governo se comprometeu em reformar e a expectativa é de um projeto grande no valor de cerca de R$ 10 milhões.

Marco comentou que em abril a escola deve voltar às atividades e que a segunda etapa ainda está comprometida, mas que acredita que os recursos virão. “Tudo o que foi pago pelos deputados via emendas e outros recursos e estava em andamento daremos sequência como a parte do Deputado Pedro Uczai que já foi repassada e ajudará na execução do melhoramento das estradas na Comunidade da Corredeira. Os suspensos estamos buscando para que eles venham”.

Marco confirmou que deve ir em Fevereiro a Florianópolis levar a lista de demandas ao Governador Jorginho e também em março ao Governo Federal, visitar ministérios e tentar organizar os repasses.

uVISITA

Nesta última semana o prefeito efetuou uma visita aos veículos de comunicação, na sede do Jornal O Celeiro o prefeito conversou com o Diretor Wilhiam Peretti e confirmou que outras obras da administração não serão afetadas, como as que vem com recursos do planejamento.

Entre as obras estão a revitalização do Complexo Juvelino Fernandes da Silva entre os Bairros Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora de Lourdes, onde será feito uma quadra de Society, uma quadra 3x3, quadra de Vôlei e Banheiros novos. O projeto do novo Cemitério Municipal também não será afetado, bem como as obras do Estádio do Pinheirão, neste será colocado em condições de uso e será aberto à comunidade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 6 POLITICA
Gilmar marco Pereira, Prefeito de Campos Novos *Foto: Acervo/O Celeiro
Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 7 PUBLICIDADE

Os 37 ministros do governo Lula

Eleita por uma frente ampla, graças à adesão de legendas partidárias de diferentes matizes, a chapa Lula (PT)/Alckmin (PSB) vai comandar o país com nove partidos políticos assentados em 37 ministérios. Catorze a mais do que o colegiado de Jair Bolsonaro (PL). No grupo, prevalecem os nomes ligados ao PT, não apenas numericamente, mas, também, pelo peso orçamentário das pastas que irão chefiar. Advocacia-Geral da União (AGU): Jorge Messias (cota do PT); Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Carlos Fávaro (PSD); Casa Civil: Rui Costa (PT); Cidades: Jader Filho (MDB); Ciência e Tecnologia: Luciana Santos (PCdoB); Comunicações: Juscelino Filho (União Brasil); Controladoria-Geral da União (CGU): Vinícius Carvalho (cota do PT); Cultura: Margareth Menezes (cota do PT); Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira (PT); Defesa: José Múcio

Monteiro (cota do PT); Desenvolvimento Social: Wellington Dias (PT); Direitos Humanos: Silvio Almeida (cota do PT); Educação: Camilo Santana (PT); Esporte: Ana Moser; Fazenda: Fernando Haddad (PT); Gabinete de Segurança Institucional: Marco Edson Gonçalves Dias (cota do PT); Gestão: Esther Dweck (cota do PT); Igualdade Racial: Anielle Franco (cota do PT); Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin (PSB); Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes (PDT); Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino (PSB); Meio Ambiente: Marina Silva (Rede); Minas e Energia: Alexandre Silveira (PSD); Mulheres: Cida Gonçalves (cota do PT); Pesca: André de Paula (PSD); Planejamento e Orçamento: Simone Tebet (MDB); Portos e Aeroportos: Márcio França (PSB); Povos Indígenas: Sônia Guajajara (PSol); Previdência Social:

Carlos Lupi (PDT); Relações Exteriores: Mauro Vieira (cota do PT); Relações Institucionais: Alexandre Padilha (PT); Saúde: Nísia Trindade (cota do PT); Secretaria-Geral da República: Márcio Macêdo (PT); Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta (PT); Trabalho: Luiz Marinho (PT); Transportes: Renan Filho (MDB); Turismo: Daniela do Waguinho (União)*.

*com acusações de ligação com a milícia do Rio de Janeiro, Daniela pode não sobreviver no cargo Lideranças - Líder do governo na Câmara: José Guimarães (PT-CE). Líder do governo no Senado: senador Jaques Wagner (PT-BA). Líder do governo no Congresso: senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Medidas

A primeira semana de governo do presidente Lula foi marcada por falas desencontradas que acabaram por levar o chefe

do Executivo a promover uma reunião com todo o colegiado para afinar o discurso. De concreto, foram muitas as exonerações, dentre as quais a de 8 mil militares, e diversos cancelamentos de iniciativas da gestão anterior.

O governo extinguiu a Secretaria de Alfabetização, cujas políticas receberam premiação internacional; a Política Nacional de Educação Especial; a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos; a Diretoria das escolas cívico-militares e o Programa Pátria Voluntária. Suspendeu o Decreto das Armas e o que reduzia tributo de grandes empresas.

O petista também colocou freio nas privatizações.

Já a criação da Procuradoria de defesa da democracia causou tanta polêmica que Lula resolveu deixar a ideia para discussão com o Congresso. Ele também prorrogou por 60 dias a desoneração do PIS/Cofins sobre os combustíveis.

Fecomércio/SC

aponta as expectativas do setor para 2023

Em entrevista à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, disse que são boas as expectativas para 2023, tanto por parte dos consumidores quanto dos empresários. “Uma pesquisa da Fecomércio/SC investigou as perspectivas do consumidor catarinense em relação à economia no próximo ano e os resultados são otimistas: mais da metade (52,2%) espera uma economia melhor. Além disso, mensalmente, a Federação monitora índices de confiança do consumidor e do empresariado e os dados reforçam esse otimismo”, acrescentou.

Já em relação às medidas que deveriam ser adotadas pelo novo governo federal, Dagnoni acredita que elas deverão atacar os temas centrais da economia hoje, como a inflação e o endividamento. “A alta generalizada nos preços atinge todos os brasileiros, dos trabalhadores aos empresários, e é um desafio que o governo federal precisará combater com prioridade. Além disso, para que haja uma melhora gradual no acesso ao crédito com taxas de juros mais baixas é essencial ter estabilidade da moeda nacional. É importante ainda que os governos federal e estadual atentem para: desonerações tributárias que destravem a atividade produtiva, não descuidando do quadro fiscal; um ambiente institucional que favoreça a concretização dos negócios; e a qualificação da mão-de-obra”, assinalou.

Dagnoni disse ter sido importante a nomeação de secretariado estadual qualificado “para que possamos melhorar ainda mais os nossos indicadores econômicos e sociais, além de garantir a segurança jurídica para a realização dos negócios”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 8
RCN 713 | rcnonline.com.br
e
por mais de 600 mil pessoas SC www.adjorisc.com.br
A RCN é
veiculada
semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina
vista
Das nove legendas partidárias que irão comandar as pastas criadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi o mais contemplado
TÂNIA REGÔ / AGÊNCIA BRASIL ESTADO

Professora deu aula no interior e fez parte da primeira turma de Pedagogia da UNOESC Joaçaba.

A sala de aula foi um local que sempre fez bem para a entrevistada desta edição do “Especial Professores”. Maria Ampessan (70) vem de uma família numerosa de 10 irmãos, é natural de Campos Novos e desde pequena alimentava o sonho de ser professora. Ela conta que quando criança, ficava aguardando o final da aula para conseguir os tocos de giz com as serventes e levá-los para sua casa. Seu pai, carpinteiro, vendo a propensão da filha, com um pedaço de tábua improvisou um quadro no quintal de onde moravam, e ali mesmo, Maria começou a dar os primeiros passos no sonho que mais tarde viria ser a sua profissão.

Não demorou muito para este desejo se concretizar. Com apenas 16 anos, já cursando o Magistério, surgiu a primeira oportunidade para atuar como professora, a missão era lecionar para o 1º e o 4º ano na Escola Isolada da Colônia Laranjeira, em Vargem, Maria foi “de mala e cuia” para este primeiro desafio e após uma semana de trabalho, pensou em desistir. As condições de moradia e ensino eram muito difíceis, Maria então resolveu escrever uma carta e encaminhar para a sua mãe, onde informava que ficaria apenas uma semana naquele trabalho. Após este período, retornou para a sua casa, mas para sua surpresa, sua mãe, costureira, a desafiou a cumprir pelo menos um mês da nova função, Maria aceitou e não ficou apenas mais um mês como professora, mas sim, mais de 50 anos trabalhando em sala de aula.

Professora Maria foi casada com Cláudio Ampessan (in memoriam) por 42

anos, e da relação teve origem o Filho Daniel, hoje com 41 anos. Sua trajetória na Educação é vasta e cheia de boas histórias, como você acompanha a seguir na entrevista especial:

uPor quais escolas teve passagem?

Como estudante, cursei todo o Ensino Fundamental na Escola Gustavo Richard (atual Paulo Blasi) e depois estudei no Colégio Auxiliadora. Como já mencionado, comecei a trabalhar na Escola Isolada da Colônia Laranjeira, em Vargem, depois trabalhei em escolas municipais do interior de Campos Novos, cumpri estágio probatório na Escola Virgínia Paulina, de Monte Carlo, ainda trabalhei na Escola Santa Rita, em Vargem, e

na sequência trabalhei no Ibicuí. Durante o estágio, residia de segunda a sábado em Monte Carlo, era solteira e dividia as despesas da casa com mais três colegas que também trabalhavam lá: Aldete Debastiani, Ivonete Machado e Ivoneide Machado. Depois vim trabalhar na cidade, onde atuei nas Escolas Estaduais Gasparino Zorzi, Henrique Rupp Júnior e Paulo Blasi, nesta última unidade escolar, inclusive, trabalhei por mais de 20 anos e foi lá que me aposentei.

uE como foi o processo para a sua formação?

Depois do magistério, no ano de 1976, resolvi fazer faculdade em Joaçaba, o curso de Pedagogia estava iniciando os trabalhos na UNOESC e fiz parte da primeira turma. Na época, eu e mais três amigas, compramos um Fusca em sociedade para se deslocar até a Universidade. Mas era muito trabalhoso, pois como eu trabalhava no interior, acabava chegando tarde em Campos Novos e consequentemente todos os dias nós chegávamos atrasadas na sala de aula. Eu me sentia mal por atrasá-las, mas elas entendiam e aceitaram esta situação até a conclusão do curso. O carro, aliás, existe até hoje, e está sob propriedade de uma de nossas colegas da época, Solange Jacomel.

Ao encerrar a minha formação, fiz Pós-Graduação na UNOESC e comecei a trabalhar na própria universidade, onde fiquei por oito anos. Neste período atuei em Joaçaba, Capinzal e Campos Novos. uQuais são as lembranças de quando trabalhava no interior?

Lembro que foi sofrido, meu pai me levava a pé de madrugada pegar o ônibus, as escolinhas eram sustentadas por escoras, nem energia elétrica tinha em

alguns locais por onde eu passei, contudo, posso dizer, que o melhor lugar para se trabalhar é no interior, era um máximo, e tem uma explicação. Lá, você é tudo, eu era professora, diretora, servente, merendeira, eu era catequista, era de tudo!

Na época eu não tinha nem mimeógrafo, eu utilizava carbono para passar as atividades e avaliações aos alunos. Isso acabou me dando muita força de superação, eu precisava ser criativa, e passar por cima de todas as dificuldades, sobretudo da estrutura física que para mim era concedida. Tempos mais tarde, em sociedade com minhas duas irmãs, que também se tornaram professoras, compramos um mimeógrafo, e a situação melhorou muito.

uE como virou catequista?

Já faz 40 anos que sou catequista e tudo começou por acaso. Uma Irmã do Colégio Auxiliadora me pediu para providenciar uma catequista para os alunos de crisma e eu não consegui arrumar ninguém que quisesse assumir o compromisso, na época, meu filho era bebezinho, e mesmo assim, por impulso e para não desapontá-la decidi assumi a turma.

uE o que esperar do Ensino e da Educação das nossas crianças?

Eu torço muito pela Educação, porque eu vivi mais de 50 anos da minha vida na Educação! Torço pelos colegas professores, torço pelos alunos, pelos pais, pois não temos outro caminho que nos dê esperança a não ser investir naEducação. É por isso que não parei de acreditar na Educação. Aqui em casa tenho uma sala, onde atualmente atendo aluninhos do 1º ao 6º ano com aulas de reforço pedagógico. Hoje em dia temos muitos recursos para o ensino e não desejo parar, ainda tenho muito o que contribuir!

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 9
ESPECIAL
Professora por vocação: Maria Ampessan fala das dificuldades no início da carreira e da trajetória de mais de 5 décadas de sucesso dedicados à Educação
Maria Ampessan *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro
10 GERAL

Unicred inaugura nova agência em Campos Novos

cidade.

A Unicred Desbravadora inaugurou a sua nova agência em Campos Novos, agora dentro do conceito premium, instituído pela cooperativa. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (6), nas dependências da empresa, e contou com a presença do presidente, Celso Marques Menezes, dos diretores, colaboradores, cooperados fundadores da Unicred Campos Novos e autoridades locais.

O novo espaço foi construído do zero e passou a contar com o conceito que atende às novas demandas dos cooperados. A mudança das agências da Unicred ocorre em função do novo comportamento de consumo, que busca por mais informações e consultoria. Por isso, as novas agências contam com espaços de convivência que permitem ao cooperado desfrutar de experiências únicas e realizar bons negócios.

Inspiradas em modelos de agência de grandes cooperativas da Europa, as novas agências contam com espaços premium, área gourmet, escritórios de negócios individuais, além de salas de reuniões modernas e tecnológicas.

A Unicred iniciou suas opera-

ções a mais de 20 anos na cidade de Campos Novos e buscou fazer melhorias para oferecer o que há de melhor, baseado em um relacionamento próximo e soluções financeiras eficazes. "É uma honra inaugurarmos a nossa nova agência Unicred em Campos Novos. Estamos em um momento de crescimento da cooperativa, com expansão para novas cidades, novos estados e, também, restruturação das agências onde atuamos há mais tempo. Campos Novos é uma cidade onde sempre tivemos

uma excelente relação com a comunidade, com grandes parcerias de negócios, e temos a certeza de que este novo espaço vai fortalecer ainda mais esse trabalho”, analisa o presidente da Unicred Desbravadora, Dr. Celso Marques Menezes.

Desde a última segunda-feira (9), a Unicred deixou de atender na antiga sala e passa a fazer todas as suas operações no novo espaço, que fica na Rua Coronel Pedro Carlos, nº 1001, esquina com a Rua Marechal Floriano Peixoto, no centro da

Jackson Garcia, gerente da agência, o novo espaço é dedicado totalmente aos cooperados da cidade. “É um momento de muita alegria para todos nós da Unicred, por isso, quero agradecer à presidência, diretores e conselheiros e todos que possibilitaram esta agência maravilhosa. Tenho certeza de que quem mais ganha com isso é o nosso cooperado e esperamos que eles usufruam de tudo isso, porque foi pensado inteiramente para eles", frisa o gerente.

uA Unicred Desbravadora

Com 27 anos de atuação no ramo cooperativista de crédito a Unicred Desbravadora conta com mais de 16 mil cooperados e 21 pontos de atendimento. A cooperativa administra uma carteira de crédito de R$ 772 milhões, depósitos totais de R$ 917 milhões, possui um patrimônio líquido de quase R$ 125 milhões e já ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em recursos administrados.

Atualmente atende da Serra Catarinense até o Extremo Oeste, Sudoeste e Centro-sul do Paraná e, recentemente, passou a atuar no Nordeste, nas cidades de Salvador-BA e Aracaju-SE.

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023. www.jornalceleiro.com.br 11 EMPRESARIAL
Estrutura moderna e funcional inaugurou no dia 06 de janeiro. *Fotos e Informações: Rafael Rodrigo Bressan - Unicred Desbravadora
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.