1759

Page 1

COMUNIDADE

SAÚDE

AGRONEGÓCIO

1 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 02 Pág. 04 Pág. 10 Págs. 06 e 07
discorre
Climatério
Menopausa.
Ginecologista
sobre
e
77
valor
Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1759s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Pág. 05
COLUNISTAS Saiba mais sobre a dispensa do pagamento de ITCMD. Aprovado projeto que prevê extinção de
leis em desuso. Copercampos distribui
recorde na Bonificação de Sementes.

EDItORIal

Fim da Copa para o Brasil e vida que segue!

O Jornalista Milton Neves tem uma frase que diz: o futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes da vida.

E, apesar de discordar com a maioria das falas deste colega de profissão, esta afirmação faz todo o sentido.

Após a seleção do Brasil ser derrotada pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, se viu uma legião de brasileiros arrasados, inconformados e até mesmo, agressivos diante de tal situação.

Não é segredo para ninguém que o torcedor de futebol é extremamente passional, mas é apenas um jogo! O que diretamente muda a sua vida com a seleção brasileira sendo eliminada? É por que tivemos que trabalhar normalmente na terça-feira???

Fato é, que em momentos como este, não podemos perder o foco daquilo que realmente é relevante em nossas vidas! O Neymar não vai vir construir a casa que você tanto sonha; o Tite, não vai pagar o boleto que vai vencer dia 20; o Fred... ah o Fred, esse não vai fazer nada mesmo...

Sim, dá uma dorzinha perder mais uma Copa, o tal Hexa mais uma vez adiado, o jejum de títulos aumenta para 24 anos, entretanto, vamos combinar uma coisa, ninguém perdendo o seu foco, o seu objetivo, seu propósito de vida, e muito menos perdendo a linha, discutindo ou ofendendo.

Não espere o Brasil ser campeão para ser feliz, não deposite a sua felicidade e o futuro da sua família nas mãos de outras pessoas e muito menos deposite a sua felicidade e o seu futuro na mão de jogadores de futebol, eles vivem uma realidade bem diferente da sua.

A lição que tiro de tudo isso é, para você viver a sua felicidade, você precisa ser fiel aos seus sonhos, seus objetivos e principalmente acreditar na sua capacidade de mudar a sua história!

Sim, são golpes duros para quem gosta do país. Já não era o bastante o Brasil passando por tantas dificuldades, quebra de governo, sai Paulo Guedes e entra Fernando Haddad, a derrota no futebol, mas entenda, ninguém vai mudar o seu futuro, não espere um governo e tampouco uma seleção brasileira para promover uma melhoria na sua vida.

Portanto, quem tem a responsabilidade de proporcionar esta mudança e correr atrás dos seus sonhos, é você, todos os dias, independente do resultado do seu time ou da seleção, pois um brasileiro de verdade levanta, sacode a poeira e não desiste nunca.

Direito Ambiental cOlunistas

STJ e a decisão que DISPENSA O PRÉVIO PAGAMENTO DO ITCMD PARA HOMOLOGAÇÃO DO PLANO DE PARTILHA no

Em recente entendimento o STJ – Superior Tribunal de Justiça – estabeleceu, através do Tema 1074, a tese que, no arrolamento sumário (possui requisitos diversos do inventário – tal qual, partilha amigável, limitado a 1000 salários mínimos, dentre outros, nos termos do art. 664 do Código de Processo Civil), a homologação da partilha ou da adjudicação, bem como a expedição do formal de partilha e da carta de adjudicação, não se condicionam ao prévio recolhimento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

A questão que foi submetida à análise em processos repetitivos era decorrente da necessidade de se comprovar, no arrolamento sumário, o pagamento do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação - ITCMD como condição para a homologação da partilha ou expedição da carta de adjudicação, à luz dos arts. 192 do CTN e 659, § 2º, do CPC/2015.

Assim, restou firmada a tese no arrolamento sumário, a homologação da partilha ou da adjudicação, bem como a expedição do formal de partilha e da carta de adjudicação, não se condicionam ao prévio recolhimento do imposto de transmissão causa mortis, devendo ser comprovado, todavia, o pagamento dos tributos relativos aos bens do espólio e às suas rendas, a teor dos arts. 659, § 2º, do CPC/2015 e 192 do Código Tributário Nacional.

Em seu voto, a relatora, ministra Regina Helena Costa, explicou que o CPC de 2015, ao disciplinar o arrolamento sumário, transferiu para a esfera administrativa fiscal as questões referentes ao ITCMD, evidenciando que a legislação atual prioriza a agilidade da partilha amigável ao focar na simplificação e na flexibilização dos procedimentos, alinhada com a celeridade e a efetividade, e em harmonia com o princípio constitucional da razoável duração do processo. “O artigo 659, parágrafo 2º, do CPC/2015, com o escopo de resgatar a essência simplificada

Por: Fabrício Carvalho Especialista em Direito Ambiental Advogado OAB/SC 15.269

“Arrolamento Sumário”

do arrolamento sumário, remeteu para fora da partilha amigável as questões relativas ao ITCMD, cometendo à esfera administrativa fiscal o lançamento e a cobrança do tributo”, afirmou. Segundo a ministra, tal procedimento não impede a incidência do imposto, pois não se trata de isenção, mas apenas de postergar a apuração e o respectivo lançamento para momento posterior.

Todavia, observou a magistrada, ficam resguardados os interesses fazendários, considerando que o fisco deverá ser devidamente intimado pelo juízo para tais providências e poderá discordar dos valores atribuídos aos bens do espólio pelos herdeiros.

Além disso, os títulos translativos de domínio de imóveis obtidos pelas partes somente serão averbados se demonstrado o pagamento do ITCMD, conforme os artigos 143 e 289 da Lei de Registros Públicos, estando os oficiais de registro sujeitos à responsabilidade tributária em caso de omissão no dever de observar eventuais descumprimentos das obrigações fiscais pertinentes (artigo 134, VI, do CTN).

A relatora também assinalou que, nas hipóteses de emissão de novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), é preciso o prévio recolhimento do tributo, como determina o artigo 124, VIII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Por outro lado, a ministra ressalvou que o artigo 192 do CTN não impede a prolação da sentença homologatória da partilha ou da adjudicação, nem bloqueia a expedição do formal de partilha ou da carta de adjudicação, quando ausente o recolhimento do ITCMD.

“Isso porque tal dispositivo traz regramento específico quanto à exigência de pagamento de tributos concernentes aos bens do espólio e às suas rendas, vale dizer, disciplina hipóteses de incidência cujas materialidades são claramente distintas da transmissão causa mortis, evidenciando, desse modo, a ausência de incompatibilidade com o artigo 659, parágrafo 2º, do CPC/2015", esclareceu.

Desse modo, concluiu Regina Helena, “a homologação da partilha ou da adjudicação, no arrolamento sumário, prende-se à liquidação antecipada dos tributos que incidem especificamente sobre os bens e as rendas do espólio, sendo incabível, contudo, qualquer discussão quanto ao ITCMD, que deverá ocorrer na esfera administrativa, exclusivamente”.

2 COTIDIANO
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022.
Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 12/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal
Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial:
Financeiro:
Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
Contatos:
oceleirocomercial@gmail.com
oceleirofinanceiro@gmail.com
3 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE

DESBUROCRATIZAÇÃO

Aprovado Projeto que prevê extinção de 77 leis em desuso, de caráter temporário ou que já tenham cumprido sua função no ordenamento jurídico.

Foi aprovado na Câmara Municipal de Campos Novos, o Projeto de Lei Ordinário do Legislativo, NR. 13/2022, de autoria dos vereadores Celina Maria Manfroi Cassiano Barros (PSD), João Batista Ramos de Almeida (União Brasil) e João Nilso de Oliveira (PSD), que estabelece a extinção de 77 leis municipais, Decretos e Resoluções Legislativas em desuso, de caráter temporário ou que já tenham cumprido sua função.

Estas legislações foram discutidas na comissão de Revisão Legal da Câmara e, conforme parecer jurídico da casa elaborado após o estudo, estas legislações não produzem mais efeitos jurídicos, não existindo motivos a justificar a sua manutenção no rol de leis municipais, sendo a melhor providência sua extinção de forma a dar maior clareza ao ordenamento jurídico, na medida que, quando necessária a consulta, os interessados terão a certeza de trabalhar apenas com leis em vigor e efetivas.

O parecer jurídico que embasou a revisão, enfatiza também que “a proposição encontra respaldo no que diz respeito à autonomia e à competência legislativa do Município, insculpidas no artigo 18 da Constituição Federal de 1988, que garante a autonomia a este ente, bem como no artigo 30 da CF/88, que garante a autoadministração e a auto legislação, contemplando o conjunto de competências materiais e legislativas previstas na Constituição Federal para os Municípios”.

A Comissão de Revisão legal é presidida pelo Vereador João Nilso de Oliveira e tem como membros os servidores Ana Carla Wolff Lopes (assessora administrativa da Câmara), Isabela Scalsavara Pereira (chefe de gabinete da presidência), Pedro Bebber (assessor jurídico da Câmara) e vereador João Batista Ramos de Almeida. O trabalho de revisão foi minucioso e abrange legislações entre os anos de 2000 a 2020, sendo propostas as extinções de 77 leis entre os anos de 2000 a 2014.

O trabalho foi acompanhado em todos os momentos pela Presidente da Câmara, vereadora Celina Maria Manfroi Cassiano Barros.

Foi nomeado relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça o vereador João Nilso de Oliveira. O projeto foi aprovado em reunião das comissões na terça-feira (13) e seguiu ao plenário, sendo também aprovado na última sessão itinerante da Câmara, realizada na noite da mesma data em Fazenda Postinho.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. 4 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um quarto de Página). Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quarto Reais e Quarenta e Cinco Centavos) *Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um quarto de Página). Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quarto Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
*Info: Ascom/CVCN

Equipe HARD de Airsoft realiza Mega Evento no Paraná e deseja repetir o feito em Campos Novos

Com quase quatro anos de fundação, diretoria da HARD busca mais apoio do poder público para promover grandes eventos no município.

Nem todo mundo que pratica um esporte leva à risca a expressão: o melhor é competir. Mas, um grupo de moradores de Campos Novos pelo menos conseguiu unir a diversão com a competição, é claro que, vencer campeonatos também está no radar, porém a disputa, a adrenalina e o trabalho em equipe já são elementos cativantes para os praticantes do AIRSOFT.

O AIRSOFT surgiu na década de 70 no Japão, desenvolvido por um grupo de amigos que desejava criar um jogo com estratégias militares, mas que não fosse necessário usar armas de fogo. Neste esporte, os jogadores participam de operações em ambientes fechados ou ao ar livre, geralmente estas áreas também possuem uma grande extensão, assim como os campos de batalhas reais.

Existem várias modalidades dentro do AIRSOFT, como Forfun (para diversão), Pré-Sar (simulação de combate real) Milsin (Modo mais imersivo e realista) onde os objetivos podem variar entre captura de bandeiras, eliminação dos inimigos ou missões mais complexas como conquistar informações, destruir pontos de comunicação, ou seja, a criatividade corre solta, porém, sempre focado em missões e operações militares e/ou de inteligência.

No Brasil, o Airsoft é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro. Com o aumento da prática do esporte, foi necessária a elaboração de uma regulamentação para o uso dos equipamentos usados na prática do esporte, assim em dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG. Não é preciso ser militar

para praticar, mas é necessário ser maior de 18 anos. Já a respeito das armas utilizadas no Airsoft, mesmo se tratando de réplicas de armas de fogo, é preciso sempre estar portando a Nota fiscal que comprova que ela é legalizada no Brasil.

Em Campos Novos atualmente existem cerca de quatro times formados, inclusive, um exclusivo só para mulheres. Uma das equipes representantes do município é a HARD, de acordo com o Diretor da equipe, Rubens Felipe dos Santos, a HARD foi oficialmente fundada no dia 19 de junho de 2018, porém, muitos dos seus operadores já jogavam em Campos Novos antes mesmo desta data.

“A nossa equipe, por exemplo,

possui 21 operadores ativos. Outras cidades vizinhas como Joaçaba, Curitibanos, Lages, Caçador, também possuem um número expressivo de equipes e operadores”, afirmou Rubens.

Em relação à participação do grupo em campeonatos fora do município, Rubens explica que como os eventos são feitos praticamente de forma autônoma pelas equipes da região, a HARD procura sempre comparecer e representar a bandeira e a cidade de Campos Novos em todos os jogos possíveis, seja na região ou até mesmo em outros estados.

A HARD, inclusive, foi responsável pela organização de um grande evento na cidade de General Carneiro no Paraná,

num local que contemplava um campo gigante, de excelência para a prática do Airsoft.

“A operação realizada no Paraná se chamou Battle Of Hurricane (Batalha do furacão) em homenagem ao nome da nossa equipe e contou com a presença de mais de 350 pessoas, movimentando restaurantes, hotéis e comércios da cidade. Levamos lojas parceiras que venderam e divulgaram seus produtos por lá e também alguns Food Trucks para o público, com espaço para camping e sorteio de brindes. Podemos dizer, com orgulho, que foi um total sucesso!”, ressaltou o diretor.

A diretoria também tem o desejo de poder realizar em breve mais um campeonato desta magnitude, mas dessa vez em Campos Novos. Em fevereiro de 2020, a equipe realizou uma operação que reuniu mais de 300 pessoas no município, obtendo uma arrecadação superior a 8 mil reais, os quais foram destinados à caridade. Contudo, para que isto volte a acontecer, a diretoria necessita do respaldo do Poder Público.

“Para sermos sinceros, temos pouquíssimo apoio ou até mesmo nenhum. Todas as operações ou jogos aos finais de semana que já fizemos foram todos com iniciativa privada da equipe e de poucos apoiadores ou patrocinadores. Antigamente tínhamos o parque de exposições para a prática do esporte, mas atualmente,não estamos mais autorizados a fazer jogos por lá e sempre que vamos a jogos fora representando a equipe e o munícipio não temos auxílio, tiramos tudo do próprio bolso ou do caixa da equipe.

A última operação que fizemos foi no Paraná e, para se ter uma ideia, por incrível que pareça, lá tivemos auxílio e retorno do município”, concluiu os diretores.

5 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA

Climatério e Menopausa:

Ginecologista discorre sobre os sintomas, sinais e efeitos deste período

Dra. Raphaela Amaranto dá dicas de como as mulheres podem se preparar para este momento.

O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo da mulher. A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher.

Para muitas mulheres, a chegada da menopausa provoca irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia (enfraquecimento ou definhamento) dos órgãos genitais, aparecem em seguida.

Ao falar destes sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Apesar de poder apresentar dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher. Mas esta fase da vida, pode ser encarado como uma doença?

Para esclarecer esta e outras dúvidas, a Reportagem do Jornal O Celeiro entrevistou a Médica Ginecologista Dra. Raphaela Amaranto (CRM-SC 30962 / RQE 20712), como você acompanha a seguir:

uA disfunção sexual pode ser considerada uma patologia (doença)?

A melhor definição é que a disfunção sexual, redução do impulso sexual, diminuição da libido, desejo sexual hipoativo, só vai ser considerado patológico quando ele trouxer transtorno, como angústia e sofrimento, e a partir daí iniciamos um tratamento. Vamos dizer que reduziu o seu impulso sexual, sua libido zerou, mas isso não te traz tristeza e angústia, eu não considero uma patologia.

Importante nestes momentos que a mulher se questione e entenda o que está passando, por isso é importante conversar com ginecologista, em especial, um profissional que tenha interesse no assunto sexualidade, para que ambos cheguem num consenso para tratar ou não aquela paciente.

À medida que você vai ganhando mais confiança com o seu médico, vai se conhecendo mais, e muitas vezes pode

estar recorrendo a outros profissionais, como psicólogos e fisioterapeutas.

uComo ocorre a diminuição da libido, quando devo me preocupar?

A diminuição da libido é uma redução do impulso sexual, é importante que possamos identificar quando isso ocorreu e quais foram as causas dessa diminuição da libido. Na fase do climatério da menopausa, não podemos culpar apenas a diminuição dos hormônios, principalmente o estrogênio, existem outras causas que podem estar associadas a esta fase de vida e que vai levar essa redução do impulso sexual. Neste contexto entra, fatores psicológicos, orgânicos (parte fisiológica), estresse, o tipo da relação com o parceiro entre outros.

O impulso sexual não é apenas para um casal heterossexual, as mulheres homossexuais também precisam fazer visita ao Ginecologista, principalmente mulheres que já tiveram contato sexual com homens, pois estas mulheres tiveram um passado sexual e isso pode vir à tona mais a diante e por isso temos muito o que discutir com estas pacientes.

uComo aumentar a expectativa de vida e prolongar uma vida

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. 6 SAÚDE
Dra. Raphaela Amaranto, Ginecologista e Obstetra *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

SAÚDE

sexual ativa?

O estilo de vida e a prevenção de doenças podem aumentar a expectativa de vida da mulher. Se você tem uma vida saudável, se você é equilibrada psicologicamente, se consegue manter uma harmonia entre o funcionamento do seu corpo e o desejo sexual, além do aumento da expectativa de vida, você vai continuar tendo uma vida sexual ativa e prazerosa. Não é porque você entrou na menopausa que acabou o desejo e o impulso sexual foi embora, que você vai ficar de braços cruzados sem lutar para que este desejo volte, isso é possível.

uComo definir este momento do Climatério e Menopausa?

O climatério é a fase da transição, entre o período reprodutivo e a menopausa. Ele inicia por volta dos 45 anos podendo se estender até os 55 anos. É uma fase onde a mulher vai começar a apresentar alguns sintomas, sendo que o mais característico, que vai acender a luz de alerta, é a questão da regularidade menstrual. A princípio a mulher passa a ter ciclos menstruais mais próximos e depois eles começam a ficar cada vez mais distantes.

Pode-se dizer que uma mulher entrou na menopausa quando ela fica num período de um ano sem menstruar, esse tempo é conhecido como período de menorreia. Outros sinais e sintomas vão aparecendo. O segundo mais relatado pe-

las pacientes é a questão do calor, da sudorese noturna, o que denomina-se fogachos.

São ondas de calor que a mulher percebe, diminuição de libido, ressecamento de pele, alteração de humor, distúrbio de sono, ou seja, é uma série de sinais e sintomas que a mulher vai percebendo. É necessário ter cuidado, por isso é tão importante ter um acompanhamento ginecológico, por exemplo, você tem 45 anos e entrou no período de menorreia e não climatério, o que significa que nem sempre a ausência da menstruação vai caracterizar a menopausa.

uO que é feito para amenizar estes sintomas?

Isso vai depender da particularidade de cada uma, não tem uma receita, porém com algumas pacientes iniciamos com uma terapia de reposição hormonal, é um tabu, mas que traz grandes benefícios se usada de forma correta. Em outras pacientes entramos com medicações que não são hormonais, mas que atuam nestes sintomas vasomotores, e outros fatores, como atividades, estilo de vida, além de outros cuidados.

uQuanto aos medicamentos para esta fase da vida, se tornou um

tabu para as mulheres?

A terapia de reposição hormonal era vista por muitas pessoas de uma forma maléfica, no sentido de induzir o câncer de mama. Porém, hoje existem estudos que provam que isso não é verdade. Tomamos todos os cuidados pela própria dosagem que usamos hoje, medicamentos variados, é claro que existem contraindicações, mas isso vai depender de cada situação.

uDurante as consultas periódicas, a ginecologista já deve preparar a mulher para este período?

Esse preparo é importante pois tem a questão psicológica, a mulher está entrando numa nova fase que vai implicar em outros conflitos. A pessoa vai sair daquela fase reprodutiva, tem a questão da idade, por isso é muito importante este preparo.

Outra situação faz referência à expectativa de vida da mulher, que aumentou muito nos últimos tempos, a mulher vive hoje cerca de 1/3 da sua vida na menopausa e antigamente não era assim, a expectativa de vida da mulher era bem menor. É um período muito significativo, portanto, se você puder ter mais qualidade de vida e minimizar riscos, por exemplo, de doença cardiovascular ou osteoporose, você terá uma vida extremamente ativa depois do fim da fase reprodutiva, ao contrário de antigamente, que já era vista como uma pessoa velha.

7 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
*Foto: Divulgação
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. 8 PUBLICAÇÕES

Administração Municipal celebra 31 anos de Vargem

No dia 12 de dezembro o município de Vargem completou 31 anos de emancipação. A comemoração foi antecipada para o dia 10, no sábado. A data é motivo para celebração, pois mesmo sendo um município recente, Vargem evoluiu bastante. A comunidade e amigos de Vargem compareceram ao município para participar da programação iniciada às 13h.

Durante o início da tarde, foram realizadas diversas atividades para crian-

caMPOs nOVOs

ças. Houve brinquedos infláveis, trenzinho animado e a presença do Papai e da Mamãe Noel. Às 18h aconteceu o corte do bolo de 31 metros, número que representa os anos do município. A festa finalizou com festival de fogos de artificio e show com Marcos Moraes.

Todos se divertiram durante a festa. Motivos para celebrar não faltam: Vargem vive um momento de mudanças, renovação e transformação. São 31 anos de uma história contada por muitas mãos.

Tradicional Festa da Apae foi nesta terça-feira

O evento conhecido como Almoço da Dinda acontece anualmente há mais de 25 anos.

Sorrisos, abraços e muita alegria... Essas características são comuns e marcam a Festa de Natal dos alunos da Apae de Campos Novos – Caesp Menino Deus. Solidariedade, dedicação e união, são qualidades as quais descrevem o grupo de voluntários que tornam a Festa especial aos alunos frequentadores da Apae.

A ação acontece há mais de 25 anos e é organizada pela Dinda – Olga Maria Di Domenico, com apoio da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), família Di Domenico, juntamente com um grupo de voluntários. Esse ano a iniciativa contou com patrocínio da Syngenta, Corteva e Bayer.

Luiz Augusto de Souza – diretor da Apae, ressalta a importância da Festa

de Natal e quanto é marcante na vida dos alunos. “Para muitos alunos esse é o único momento deferente vivenciado no final do ano”, comenta Luiz Augusto, observando que a confraternização é carinhosamente conhecida pelos alunos como Almoço da Dinda. “Quando o final de ano vai chegando os alunos já ficam na expectativa esperando o Almoço da Dinda”.

Neste ano, a Festa aconteceu na terça-feira (13), na Sede Social da Coocam. Além do almoço, os alunos recebem presentes, bombons e doces. É claro que a

entrega foi feita pelo Papai Noel. Um dia diferente com brincadeiras e muita diversão. Como forma de agradecimento, os alunos realizaram apresentações artísticas.

Por ue os alunos marcaram a confraternização como almoço da Dinda?

No ano de 1995, a família Di Domenico resolveu fazer um piquenique na fazenda São João e chamar as crianças da Apae. A iniciativa da matriarca da família, Cristina Di Domenico (em memória),

teve apoio incondicional

Dinda chamou algumas amigas para colaborar na organização e desde o início contou com suporte financeiro da Coocam e o piquenique se transformou em um almoço especial. Depois de alguns anos a multinacional Syngenta veio para somar e, neste ano a ação recebeu mais duas empresas apoiadoras – a Bayer e a Corteva.

9 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br REGIÃO
de sua nora, Olga Maria Di Domenico – conhecida carinhosamente por Dinda, que abraçou a ação e deu continuidade. *Foto e Informações: Gisiane Cordeiro . ASCOM/Coocam
VaRGEM
*Foto e Informações: ASCOM/PMV

Copercampos distribui valor recorde no programa de Bonificação de Sementes

A Copercampos promoveu em 08 de dezembro, no Salão Paroquial de Campos Novos/SC, o tradicional jantar com associados que multiplicam sementes de soja e trigo, a fim de repassar os valores do Programa de Bonificação de Sementes safra 2021/2022.

No ano/safra, a cooperativa produziu mais de 1,3 milhão de sacos/40kg de sementes de soja, com 42 cultivares sendo multiplicadas. De sementes de trigo, foram produzidos 350 mil sacos na safra 2021, produção recorde de sementes da cultura.

O valor distribuído no evento foi recorde, ultrapassando os R$ 21,3 milhões para 408 associados Multiplicadores de Sementes para a Copercampos.

O Diretor Executivo, Laerte Izaias Thibes Júnior, que apresentou os dados aos associados, reiterou a relevância do setor de produção de sementes para a Copercampos, enaltecendo o compromisso dos produtores em produzir sementes de alta qualidade. “A safra 2021/2022 foi

muito desafiadora, pois tivemos problemas climáticos que prejudicaram a produção e uma quebra de mais de 30% do potencial de produção sementeiro da Copercampos, porém, os nossos associados e equipe técnica foram resilientes, e toda nossa capacidade foi testada, e conseguimos superar os desafios e ter uma boa produção com qualidade diferenciada que é a nossa marca e grande objetivo. Distribuímos um valor recorde aos sócios, e por exemplo, em soja, o valor agregado é de R$ 1 mil por hectare para aquele associado que multiplica sementes de soja na Copercampos e mais de R$ 500,00 por hectare para o multiplicador de trigo”, ressalta Laerte.

Além de apresentar os resultados da safra passada, foram apresentadas as expectativas da safra 2022/2023, onde a Copercampos deve produzir mais de 2,3 milhões de sacos de sementes de soja. Para atender a demanda, a cooperativa está investindo na construção de nova Unidade de Beneficiamento de Sementes – UBS,

unidades de recebimento e realizando melhorias em UBS’s já existentes. Serão investidos nos próximos cinco anos no setor de sementes da Copercampos, mais de R$ 45 milhões.

Os valores distribuídos no evento serão creditados na conta dos multiplicadores de sementes no dia 20 de dezembro.

Além de produzir sementes de soja e trigo, a Copercampos produz sementes de aveia branca, aveia preta, triticale, azevém, centeio, nabo forrageiro, capim sudão e milheto.

uPescaria no MS

A Copercampos sorteou aos multiplicadores de sementes, uma viagem e pescaria para Corumbá, Mato Grosso do Sul. 15 associados foram sorteados, além de uma lista reserva de mais cinco associados.

Confira os ganhadores:

RS);  uGustavo Roveda Trevisol (Campos Novos/SC); uRoberto Viel (Lacerdópolis/ SC); uAdelar Fontana Camargo (Campos Novos/SC);  uAldessir José Pinto (Erval Velho/SC);  uEmílio Ribeiro Proença (Campos Novos/SC);  uAdenir Antônio Danielli (Erval Velho/SC);  uLuiz Alfredo Ogliari (Curitibanos/SC);  uAlcioni Afonso Abatti (Água Doce/SC); uAlvocir Zanella (Barracão/RS);  uClaudino Antônio Bombardo (Barracão/RS);  uPaulo César Calgaro (Campos Novos/SC); uJosé Fernando Dalla Libero (Curitibanos/ SC);  uAndrei Gonçalves (Brunópolis/ SC).

Palestra

O jantar de Bonificação de Sementes contou ainda com palestra com o Dr. Alexandre Gazolla, que apresentou os aspectos necessários para a produção de sementes de alta qualidade. Gazolla relembrou conceitos e ações para que os agricultores promovam condições ideais para que as sementes expressem todo o potencial genético na multiplicação.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. 10 AGRONEGÓCIO
uFiorindo Paulo Tormem (Brunópolis/SC); uJairo Bergamo (Barracão/ *Fotos e Informações: ASCOM/COPERCAMPOS
11 Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022. 12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.