1758

Page 1

CULTURA

Dupla Camponovense faz sucesso na Internet com moda de viola.

SAÚDE AGRONEGÓCIO

Oftalmologista alerta para problemas na visão com a chegada do Verão.

Hospital Dr. José Athanázio implanta novo fluxo de pacientes.

Págs. 08 e 09

Presidente da Faesc e Deputado Estadual falam sobre perspectivas.

Pág. 07 Pág. 10 Pág. 15 Pág. 11

1
08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
Quinta-feira,
Ano XXX
s R$
R
Desde 1992 -
- EDIÇÃO 1758s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br
2,00 OCELEIRO

EDItORIal

Neste Natal, seja presente!

Não tem alegria maior do que estarmos reunidos com as pessoas que amamos. Poder abraçar, beijar, apertar os nossos avós, pais, irmãos, filhos e amigos é uma dádiva, e além de ser um grande antídoto para a infelicidade. Mas na vida real, da maioria das pessoas, esta celebração infelizmen te não costuma acontecer, se acontece, é uma vez ao ano, e quando acontece.

Os dias passam, assumimos novos compromissos, desperdiçamos nosso tempo com coisas irrelevantes e nos sobrecarregamos. Aí vem o stress, as dores e ficamos doentes. Chegado ao final do dia, o sentimento é de exaustão e só em lembrar que toda essa rotina vai se repetir no dia seguinte, a vontade é de deitar e de lá não sair mais.

Diante desta realidade, temos que partir da pre missa que o trabalho não deve só causar dor de cabeça. A atividade profissional tem suas responsabilidades, contudo, você precisa também sentir prazer naquilo que faz. Um tra balhador infeliz, além de comprometer a produtividade na empresa que representa, também está condenado a ser um pai distante, um marido ausente e um amigo chato, aquele que vê problema em tudo.

Como sugestão, o melhor que você pode fazer é procurar uma atividade que te faça bem, se o seu trabalho está sob aquela nuvem negra, uma distração vai te ajudar a distrair e desligar um pouco dos problemas. Esta atividade pode ser individual, como uma caminhada ou uma volta de kart, por exemplo, se incluir a família, melhor ainda, pois sa bemos que o riso é contagiante, e quando o programa envol ve a família, todo mundo sai da rotina e todos ficam de bem com a vida.

Por fim, e não menos importante, não esqueçamos dos nossos idosos. Cuidar do bem-estar deles está direta mente relacionado à saúde deles. Se ainda não se programou para as férias deste final de ano, faça a sua programação, in clua seus familiares e não deixe de fora os nossos velhinhos. Imagine quantas coisas legais podem ser feitas, quantos lu gares vocês podem estar juntos, e futuramente, quantas lem branças gostosas vocês vão armazenar.

Portanto, a mensagem que deixo neste início de de zembro, mês das festividades e comemorações, é que ainda dá tempo de aproveitar a vida, avaliar seus compromissos, fazer a gestão de prioridades, compartilhar momentos e viver de uma forma mais feliz.

Pessoas & Empresas cOlunistas

Saldo positivo, mesmo com restos a pagar

Chegamos ao final de mais um ano, um ciclo se fecha e, sem pestanejar, um outro inicia, numa sequência frenética de dias e noites; anoitece 2022 e amanhece 2023, sem pedir licença, sem se importar se estamos organizados ou não, se esta mos planejados ou não, se o coração está partido ou não. Como dizia Shakespeare, “Um dia você aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi par tido, o mundo não pára para que você o conserte”.

É como um jogo de quebra cabe ça, do qual, a cada dia, tiramos uma peça da caixa (ou seria da cartola? Sim, porque nunca sabemos qual peça vai sair da caixa, se um coelho ou um pombo). O que sa bemos é que é necessário tirar uma peça a cada amanhecer e encaixar no tabuleiro. Só que nos últimos anos, definitivamente, não foi um jogo de quebra cabeça, mas uma brincadeira de mágico, com a cartola ao lado da cama. Ao amanhecer, não ti ramos uma peça, mas sim, uma surpresa. As vezes um coelho, outras, uma serpente (e como não temos a flauta, não podemos encantá-la, tem que dar conta de driblar e rebolar o dia todo e torcer que a noite chegue logo para ver o que sairá da cartola no

dia seguinte.

Entre pandemia, eleições, copa, estiagem, enchentes... foram desafios gi gantes, enfrentados bravamente por todos, mas preciso aqui fazer uma pausa, dobrar meus joelhos e render uma reverência aos empresários e empreendedores. Gente da melhor espécie que não depende de gover nos, que acorda cedo, dorme tarde, gera empregos para manter a vida das pessoas que tem por perto e paga impostos para manter os programas sociais dos que estão mais longe. Por vezes lutam contra uma concorrência desleal, enfrentam oportu nistas que sem escrúpulos, lhes querem roubar as ideias, não são poupados das maledicências e acusados de querer enri quecer, como se isso fosse um crime. Acu sados de explorar, como se eles mesmos não estivessem sendo explorados, porque poucos sabem das suas dívidas, dos seus empréstimos, das suas noites de insônia para manter as portas abertas.

E ao chegar dezembro, olhan do para todo esse cenário, fazemos com esses bravos e incansáveis lutadores, esse balaço final. Chegamos à conclusão que, somando as forças, dividindo os fracassos, multiplicando a fé e subtraindo o cansaço, chegamos ao final do ano com as contas ainda por pagar, mas vivos e prontos para o amanhecer do novo ano! Feliz 2023!

Por: Magna Regina Coach Empresarial, Empreendedora Presidente do Instituto Humaniza Contato: (54) 9977-2062

As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 2
www.jornalceleiro.com.br
COTIDIANO
Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 12/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal
Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com

ENERGIA SOLAR

3 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE FINANCIE COM A GENTE EM ATÉ 120X

Preocupação no agro brasileiro aRtIGO

Vários acontecimentos de natureza social, política, sanitária e econômica marcaram o ano de 2022 e devem ficar registrados nos anais da história. A exacerbada polarização que impregnou todo o processo eleitoral e a preocupante condição de Nação dividida, com a qual chegamos ao fim do ano, será uma das marcas desse período. É preciso serenidade, maturida de, espírito público e convicção democrática de todos, mas em especial, das lideranças, para que o País prossiga em sua marcha, solucionando a vida dos brasileiros e consolidando seu papel no conserto geral das nações.

Neste cenário, empresários, produtores e trabalhado res rurais iniciarão o Ano Novo com fundadas preocupações so bre o futuro da agricultura e do agronegócio. As razões para isso são os sinais – alguns, subentendidos, outros, expressos – sobre a doutrina que orientará o novo governo em relação ao setor primário da economia. Causa inquietação a dificuldade que o novo governo demonstra em reconhecer o papel do agro na eco nomia brasileira e, pior ainda, a chancelar visões equivocadas de ativistas que desconhecem as agruras e a complexidade do setor.

Uma das insanidades em pauta é a intenção de au mentar a tributação sobre insumos e produtos do agro, ignoran do que o efeito inexorável dessa medida será o encarecimento da comida na mesa do brasileiro e a perda de competitividade no mercado mundial. A história já provou que esse tipo de medida só causa inflação, fome e escassez.

Outra insensatez é a segregação da agricultura fami liar e da agricultura empresarial, como se fosse possível separar uma atividade que depende dos mesmos fatores que afetam in distintamente pequenos, médios ou grandes produtores, como clima, sanidade, mercado, câmbio etc. Essa interpretação tipica mente ideológica pode conspurcar as políticas de Estado para o agro e levar mais insegurança ao campo.

A agricultura pede paz e esperança para continuar produzindo, respondendo pela segurança alimentar do Brasil e gerando mais de 140 bilhões de dólares de superávit na balança comercial. Entretanto, todas as manifestações do futuro governo causam ansiedade e preocupação porque ainda embutem con ceitos equivocados sobre o agro. A agricultura brasileira é uma das mais sustentáveis do Planeta, preserva os recursos naturais e, como resultado do intenso e crescente emprego de tecnologia, bate recordes de produtividade a cada safra. A produção agrícola e pecuária do Brasil alimenta, hodiernamente, cerca de 1 bilhão de habitantes.

Essas preocupações não são infundadas e resultam de uma simples análise retrospectiva dos governos anteriores sob a legenda do partido político que retorna ao poder em janeiro de 2023. Mas, os empresários e produtores rurais nutrem grande esperança no Parlamento, onde atuam senadores e deputados da Frente Parlamentar da Agricultura, a qual tem sido, com muita determinação e competência, a trincheira de resistência contra ideias e projetos anacrônicos e ideológicos já sepultados em todas as Nações desenvolvidas. Nesse oceano de incertezas é encoraja dor saber que a maioria dos congressistas que assumem em 2023 conhece e valoriza o universo da agricultura e do agronegócio e, assim, assegura a continuidade da proteção institucional que o se tor necessita no Legislativo Federal.

É lamentável que além de todos os percalços, desafios e ameaças que o produtor rural e o empresário rural enfrentam corriqueiramente, somam-se as preocupações com a gestão ma croeconômica do País. Nessa contextura que viverá o Brasil em 2023, o Congresso Nacional será o palco dos confrontos dessas posições ideológicas e, mais uma vez, como verdadeira casa do povo, decidirá em favor de quem trabalha, produz e sustenta o País.

Por: José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 4 OPINIÃO
www.jornalceleiro.com.br
5 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Socióloga Terezinha Carneiro é premiada pela segunda vez em concurso a nível Estadual

Projeto “Seminário itinerante do Passo do Pontão” foi o ganhador na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural.

A Fundação Catarinense de Cul tura (FCC) divulgou na segunda-feira passada, 28/11, o resultado final do Prê mio Elisabete Anderle de Estímulo à Cul tura 2022. O concurso tem como objetivo financiar projetos culturais que realizarão ações que objetivem o estímulo e o fomen to da produção, circulação, pesquisa, pu blicação, formação e difusão de produtos, bens ou serviços artísticos e culturais de Santa Catarina. De Campos Novos dois projetos concorriam ao prêmio, com a Prof. Mônica de Mattia e com a Sociólo ga Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, que pela segunda vez foi selecionada e fa turou o prêmio.

A professora Mônica de Mattia participou da Categoria Artes Populares com o Projeto “Bordando histórias de vida e inventando futuros no meio oeste de Santa Catarina” e concorria ao Prê mio Culturas Populares e Diversidades. Já Dona Terezinha Carneiro, concorria ao prêmio Patrimônio Imaterial na categoria

Patrimônio e Paisagem Cultural com o Projeto “Seminário itinerante do Passo do Pontão”.

Conforme Terezinha Carneiro, o primeiro trabalho selecionado foi para es tudar o Inventário preliminar do Passo do Pontão RS -SC e produzir um e-book. Já o deste ano, propôs um evento de educação patrimonial, o Seminário Itinerante do Passo do Pontão, contemplando a fala de especialistas, representantes comunitários e distribuição de exemplares impressos da cartilha Raízes Históricas e Culturais do Passo do Pontão RS -SC.

“Este trabalho teve como base o Inventário Preliminar do Passo do Pon tão. Serão 05 etapas em parceria com os municípios de Campos Novos, Zortéa, Capinzal, Celso Ramos em Santa Catarina e Barracão no Rio Grande do Sul, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, aberto para agentes de cultura e turismo”, explica Terezinha

A socióloga comenta ainda, que o edital tem distribuição mesorregional, com um trabalho premiado por categoria para cada território. Esse projeto desen volvido pela socióloga foi contemplado na Mesorregião Serrana, selecionado dentre as propostas que concorreram entre si no prêmio de Patrimônio Imaterial.

Esta foi a segunda vez que uma ação relacionada ao Passo do Pontão é

premiada, a primeira foi nesse mesmo edital no ano de 2020, para a realização do Inventário Preliminar. De certa maneira, Dona Terezinha enaltece que este é o reco nhecimento da importância da continui dade das atividades, uma vez que, só foi possível receber esse segundo prêmio, por causa da execução do projeto contempla do no prêmio anterior.

“Ambas as propostas foram ins critas no meu nome, mas representam um trabalho coletivo de diversos atores, pessoas e instituições que fazem parte do grupo de cooperação, temporário do Pas so do Pontão nessa região dos campesina SC/RS, com os mesmos desafios e poten cialidades, unidos pela História Indígena tropeira e pela ponte interestadual da In tegração na BR-470”, explica.

O prêmio recebido neste ano corresponde a um aporte financeiro no valor de 30 mil reais, o qual será utiliza do para as atividades previstas no projeto, sobretudo no financiamento do seminário e na impressão da cartilha do Inventário Preliminar do Passo do Pontão. Esta car tilha inclusive, conforme Dona Terezinha, será distribuída gratuitamente para alunos da rede pública de ensino dos municípios catarinenses de Campos Novos, Zortéa, Capinzal e Celso Ramos, bem como no município de Barracão no Rio Grande do Sul, os quais também serão beneficiados com o Seminário Itinerante aberto para agentes locais de Cultura e Turismo

A socióloga complementa dizen do que a sua expectativa em relação ao futuro do Passo do Pontão, é que aquelas estradas sejam mais que passagens. “O sí tio histórico do Passo do Pontão é um sin gular patrimônio dessa região, precisa de reconhecimento público local e nacional, preservação e acesso para lazer e turismo. Esperamos e trabalhamos para desenvol ver uma rota cênica interestadual colabo rando na construção de diferencial Turís tico interestadual de SC/RS”, concluiu.

DESCRIÇÃO Quantitativo 01 Execução de estruturas de con creto armado 4,72 m³ 02 Drenagem Pluvial 93 m

ITEM

Diante do esposto a entidade pede desculpas pelo ocorrido e informa aos interessados que, TODOS DEVEM CONSIDERAR CORRETA A TABELA ABAIXO:

Item Quantidade

Execução de Edificação em Alvenaria 287,45m²

Concreto Estrutural 60,44m³

Instalações Elétricas 287,45m²

Não tendo mais nada a declarar a AMA, agradece a todos a compreensão e registra essa correção. Campos Novos, 02 de Dezembro de 2022.

Sirley Aparecida da Silva Debastiani - Presidente AMA

de
de 2022. 6 CULTURA
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 08
Dezembro
Correção: A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos Novos - AMA, informa que na publicação do EDITAL DE SELEÇÃO Nº 01/2022, na Edição 1756 de 01 de Dezembro, efetuada no Jor nal O Celeiro. No item 5.1.4.,Documentação de Qualificação Técnica. foi colocado a segunte tabela de forma INCORRETA:
*Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

Dupla Camponovense faz sucesso na Internet com moda de viola

Dois jovens, nascidos no inte rior de Campos Novos, vem colecionando views e likes na Internet. A dupla sertane ja, Douglas & Luiz, apesar da pouca idade, se destaca no Instagram com o estilo da moda de viola, a autêntica música caipi ra. Eles têm como principais inspirações outras duplas que fizeram enorme sucesso no país, como Tião Carreiro & Pardinho, Goiano & Paranaense e Zezé di Camargo

& Luciano. “A gente se criou escutando Tião Carreiro, o Trio Parada Dura, apesar de sermos de uma geração mais nova, somos do tempo antigo, fomos criados em sítio, nas fazendas e sempre escutando este esti lo de moda”, comentou Douglas.

A dupla se conhece há um ano, mas devido ao trabalho, não tiveram antes a oportunidade de gravar juntos. Há cinco meses se reuniram pela primeira vez e o entrosamento das vozes aconteceu, fazen do com que o público logo aprovasse a parceria.

“Temos visto que as modas que temos feito, de modo diferenciado, as pes soas têm gostado, é um sistema antigo, é a moda caipira. Estamos com dois meses de carreira juntos, já estamos compondo as primeiras letras, por enquanto estamos gravando apenas cover, mas pretendemos em breve gravar em estúdio para começar a divulgar a marca”, afirmou Luiz.

Tanto Douglas quanto Luiz, tra balham no setor agropecuário, não vivem de música, mas a pretensão é que as coisas se aninhem e comecem a gravar as suas próprias canções para que efetivamente o

público comece a conhecer o trabalho da dupla.

“Não somos apenas uma dupla, estamos juntos por um propósito, que é perpetuar a nossa origem, a nossa essência caipira. Temos dificuldades para se reunir, pois atualmente não moramos na mesma cidade, ensaiamos aos finais de semana, mas temos grandes objetivos e não iremos parar”, complementou Douglas.

Para prestigiar o trabalho dos jo vens camponovenses, basta acessar o Ins tagram da dupla douglaseluiz_oficial.

7 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CULTURA C AMPOS NOVOS - (49) 3541-3222
Douglas e Luiz já conquistaram diversos fãs da autentica música caipira. *Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

AMPLASC comemora 25 anos com homenagens e divulgação da nova identidade visual

Evento realizado no Clube Aquacamponovense reuniu prefeitos e criador da associação.

Em comemoração aos 25 anos de fundação da AMPLASC, foi realizado no último dia 30 de novembro, no Clube Aquacamponovense, um evento come morativo que reuniu autoridades locais que contribuíram para a construção des ta trajetória de sucesso. Na oportunidade foi apresentada a nova Logomarca e Selo de 25 anos da Entidade. Também foi re alizada entrega de placas de homenagens aos Prefeitos fundadores da AMPLASC, demais Prefeitos dos mandatos a partir de 1997, ao Deputado Romildo Titon, Se cretários Executivos e, equipe técnica da AMPLASC.

O primeiro presidente da AM PLASC, Alcides Mantovani, foi um dos homenageados da noite, em alusão aos 25 anos de fundação da entidade, fruto do seu faro visionário.

“Nós fomos os mentores da cria ção da AMPLASC, juntamente com os demais prefeitos da época, e ela surgiu da necessidade de representatividade da região. Foi para criar uma representação dentro de Campos Novos, não foi para di vidir, e para a nossa alegria, a AMPLASC se tornou uma grande instituição. É uma das associações de municípios mais bem organizada que temos no estado de San ta Catarina, uma associação que tem uma equipe técnica e um trabalho muito forte desde sempre”, ressaltou Mantovani.

Ainda de acordo com o Funda dor, a AMPLASC nasceu para reforçar o compromisso entre os municípios com a

mesma ideologia de desenvolvimento, éti ca e de formação. Os municípios que in tegram a AMPLASC atualmente, na visão dele, não condiziam com a realidade da AMMOC.

“A nossa realidade é o campo, di ferentemente de Joaçaba, que discutíamos as atividades comerciais deles, o que fazia que Campos Novos e os demais municí pios da região ficassem isolados. Hoje fico muito contente com os 25 anos de criação e tenho certeza que a AMPLASC ainda vai dar muitos frutos”, afirmou.

Fundada em 25 de agosto de 1997 a história da AMPLASC tem sido escrita em defesa dos direitos dos muni cípios, da representatividade, da busca de soluções que propiciem o desenvolvi mento da região e o aperfeiçoamento dos serviços públicos. Situada no Planalto Sul de Santa Catarina, a associação contempla 7 (sete) municípios, Abdon Batista, Bru nópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa, para cons trução coletiva de prioridades.

Desde 2018 a AMPLASC passa por processo de reestruturação. Com o aval dos prefeitos e prefeitas dos municí

pios houve mudanças administrativa, de estrutura física e visual da entidade muni cipalista.

Secretário comenta evolução da associação:

Em 2018, o Secretário Executivo, Luciano Angonese, elaborando o planeja mento estratégico da entidade com o pre sidente à época lançou a ideia de comemo rar o aniversário de 25 anos da AMPLASC, além da reformulação da estrutura física, visual e tecnológica da entidade, culmi nando no projeto de ampliação e reforma da sede, realizada entre 2020 e 2021, além do reforço técnico da equipe de colabora dores devido ao aumento na demanda de serviços solicitados pelos municípios e do próprio evento dos 25 anos.

“A AMPLASC tem um papel im portante para os municípios desde a sua criação, ela surgiu das necessidades dos municípios. Os prefeitos da época per ceberam que unidos seriam mais fortes e propuseram a criação de uma associação que hoje é referência a nível estadual. E hoje rendemos homenagens a todos estes prefeitos que atuaram em prol da coletivi

dade, fazendo da associação uma entidade forte e tendo como retorno projetos for tes”, comentou Angonese.

Ainda em relação à significativi dade que a AMPLASC representa aos mu nicípios que a compõe, Luciano lembrou que desde a sua implementação, a associa ção focou muito nos projetos de engenha ria, pela dificuldade de profissionais na época, neste processo a AMPLASC con tratou profissionais para auxiliar os muni cípios recém emancipados, com projetos de engenharia e topografia, e hoje estes projetos estão espalhados na região.

Atualmente Luciano Angonese destaca o retorno no campo econômico que a associação propiciou ao longo dos últimos anos. “Hoje a AMPLASC tem diversas áreas de atuação, algumas ações são exclusivamente em prol dos muni cípios, como por exemplo, o movimento econômico, uma luta pelos recursos dos municípios, pela divisão correta dos re cursos de ICMS, e este é um trabalho que a AMPLASC presta para as 07 prefeituras.

Nos últimos 5 anos, em torno de R$ 50 milhões voltaram para os caixas dos mu nicípios devido a este trabalho”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 8 CAPA
uColaboradores Homenageados Amplasc: Lucas Drum, Jair dos Passos, Vinícius Canônica, Fábio Correa, Andrea Moro, Bernardinha de Jesus, Gabriela Baby Braga, Murilo Spillere Milanez, Juliana Aísi Breger Cenci, Manuella de Quadros, Rodrigo da Silva, Nathâ Gonçalves e Luciano Angonese Foto: Helemar Henz (Click Fotografias e Filmagens)

CAPA

Presidente da AMPLASC e Prefeita de Vargem, Milena Lopes, projeta os novos desafios da entidade

Em seu pronunciamento a Pre sidente atual da AMPLASC e Prefeita de Vargem, Milena Lopes, renovou o com promisso de juntos pelos 7 municípios do Planalto Sul buscar cada vez mais o de senvolvimento sustentável, o crescimento econômico, a preservação dos valores e a integração das cidades.

Milena, ressaltou ainda, a união dos esforços das administrações públicas locais que atendem a demanda regional, cada um com a sua especificidade e neces sidade, mas de uma forma geral, com ob jetivos em comum, com atenção dedicada em diversas áreas de forma especial, para que de fato a população possa ser benefi ciada com todas as políticas públicas.

No cenário político, Milena ain da avaliou a situação atual, com um candi dato da região eleito para o principal cargo público do estado. Neste sentido, a Presi dente se mostrou otimista com a relação entre o Governo Estadual e os municípios da AMPLASC.. “O nosso governador elei to sempre teve uma grande proximidade com os nossos municípios, sempre tive mos as portas abertas do seu gabinete e acreditamos que dentro do governo do estado não será diferente. Ele é da nossa região, entende as necessidades dos nos sos munícipes e gestores e tenho certeza que continuará sendo parceiro e, através da nossa associação, nós vamos conseguir levar as nossas demandas regionais e ser mos atendidos pelo Governo do Estado”, destacou.

Em relação ao convite para in tegrar o Governo Jorginho, Milena con firmou a proposta, porém comentou que o governo passa por uma transição, e diante disso, as pastas prioritárias ainda não foram totalmente definidas. “Em re lação ao convite, ainda estou analisando, não sei qual seria o cargo, mas são várias questões que precisam ser avaliadas, como por exemplo, qual é o benefício da minha posição dentro do governo para todos os municípios da AMPLASC, e quais seriam, caso tivessem, os prejuízos. A partir disso, juntamente com as lideranças políticas da região, poderemos discutir se é viável ou não aceitar o convite”, comentou.

Após as eleições deste ano, a re gião da AMPLASC não conseguiu eleger nenhum representante para a Assembleia Legislativa e tampouco para o congresso federal. Para tanto, fica o desafio para os

prefeitos dos sete municípios, consegui rem uma aproximação aos deputados elei tos que fizeram boa votação na região.

“Os parlamentares eleitos da nossa região que frequentemente transi tam por aqui serão convidados com certa frequência a participar das nossas reuni ões da AMPLASC, fora isso, acreditamos que há a possibilidade de nós agendarmos com a bancada catarinense, independente da sigla partidária, para obtermos respos ta, benfeitorias e emendas parlamentares para que todo o estado se desenvolva. Neste sentido, estaremos, sempre que pos sível, indo a Florianópolis e nos reunindo com toda a bancada catarinense”, comen tou Milena.

Por fim, a Presidente da AM PLASC fez uma avaliação do atual exer cício e projetou as principais ações para o próximo ano. Segundo Milena, existem diversas ações em desenvolvimento e ou tras que ainda estarão iniciando.

“Criamos o consórcio do meio ambiente, e estamos averiguando se ha verá necessidade de alterar o estatuto dos serviços ofertados. Estaremos adequando junto ao colegiado de prefeitos a oferta de serviços em saúde junto ao consórcio intermunicipal de saúde, ao qual nós tam bém fazemos parte, e e desejamos ampliar a oferta de serviços em todos os setores. Para o próximo ano, trabalharemos junto com a FECAM e buscaremos este enten dimento junto à federação e todas as asso ciações, não somente a AMPLASC. Aqui lo que já existe precisa ser aprimorado e criar aquilo que ainda não temos, por isso, estaremos buscando ampliar os serviços do colegiado na área da educação escolar e na área da saúde, dentro da associação”, concluiu a Presidente.

9 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
uMilena Lopes, Presidente da Amplasc e Prefeita de Vargem Fotos: Helemar Henz (Click Fotografias e Filmagens) uPrefeitos Fundadores: André Guarda, Valter Roque Moraes Carlotto, Alcides Mantova ni, Tanismara Palavro, representando o pai, Santim Palavro Júnior (in memória) e José de Oliveira uPrefeitos Homenageados: Alaor Gotz, Ivanir Leal Nunes, representando o pai, Marcos Leal Nunes (in memória), Fredolino Mattos, José de Oliveira, Alcides Mantovani e Santa Girardi de Lorenzi representando o esposo, Gerci de Lorenzi (in memória) uPrefeitos Homenageados: Paulo José Franceschi, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, Vol cir Canuto, Vilibaldo Erich Schmid e José Alciomar de Matia uPrefeitos (as) Homenageados: Marcos Nei Correa Siqueira, Ines Terezinha Pegoraro, Paulo José Franceschi e Lucimar Antonio Salmória uPrefeitos (as) Homenageados: Jadir Luiz de Souza, Sonia Salete Vedovatto, Volcir Canuto, Milena Lopes, Luizangelo Grassi, Rosane Antunes Pires Infeld e Silvio Alexandre Zanca naro uPrefeitos (as) Homenageados: Ondino Ribeiro de Medeiros, Lucimar Antonio Salmó ria, Milena Lopes, Sonia Salete Vedovatto, Alcides Mantovani e Silvio Alexandre Zancanaro

Oftalmologista alerta para problemas na visão causados com a chegada do Verão

Andrei Gabriel de Melo dá dicas de como preservar a visão se protegen do da Radiação

A Radiação ultravioleta é a gran de vilã dos olhos no verão, seja em dias ensolarados e até mesmo nublados. Ela está sempre presente em ambientes aber tos e, assim como na dermatologia, onde é recomendado o uso de protetor e filtro so lar, o nosso olho também precisa de uma proteção, sendo que a melhor dela é um filtro ultravioleta (U.V) que geralmente é encontrado em óculos solar e de grau nor mal, das melhores marcas.

O oftalmologista, Dr. Andrei Ga briel de Melo (CRM 21070), explica, que assim como existe o câncer de pele, da mesma forma pode existir câncer no olho, tanto na superfície externa do olho, quan to na retina, contudo, óculos de qualidade são aliados para proteger destas situações. “A radiação ultravioleta causa envelheci mento, queimadura solar no olho e por consequência pode causar catarata, pterí gio (alteração na membrana transparente do olho) e a degeneração macular. Pessoas que trabalham em ambientes abertos, que não protegem o olho, a tendência é ter catarata de forma precoce, que é uma das principais causas de cegueira reversível, um quadro oposto às pessoas que tem me nos exposição ao sol e usam óculos com filtros”, explicou Dr. Andrei.

Para identificar se os óculos con têm proteção U.V, o especialista salienta que esta especificação tem descrita no certificado de garantia da lente, caso o usuário não possua mais este certificado, o próprio consultório oftalmologista tem um aparelho que consegue verificar se tem a proteção ultravioleta na lente.

“Óculos escuro de procedência duvidosa não significa que ele está pro tegendo a visão, você precisa se certificar que ele tem o filtro U.V. Bonés e chapéus também servem como bons protetores no campo da visão”, destaca.

Cuidado com as Praias e Piscinas

Com a chegada do calor, outro fa tor que pode causar problemas aos olhos, é a ida em praias e piscinas, cuja água não

oferece condições para banho. Nem só praias poluídas são nocivas à saúde dos olhos, os produtos químicos que são inse ridos nas piscinas, também podem causar uma conjuntivite química, uma irritação superficial do olho.

“Na questão de piscinas e água do mar, tomar cuidado pois muitas vezes

as pessoas vão em locais impróprios para banho, que podem adquirir doenças in fecciosas e irritativas. Além disso, para as pessoas que costumam mergulhar de olho aberto, isso faz mal para os olhos, pois na nossa lágrima natural tem lipídios, prote ínas e água, que na combinação deles for ma o filme lacrimal, se abre o olho debai xo d’agua, estes componentes se desfazem na hora, deixando o olho muito ressecado. Por isso, é indicado a utilização dos ócu los de natação seja na piscina ou no mar”, orienta.

Mais especificamente na praia, é preocupante quando a areia entra no olho, podendo causar uma lesão. A orientação num primeiro momento é lavar o olho com água filtrada para eliminar a sujeira, se necessário for, a pessoa deve ser enca minhada até uma emergência ou conduzi da até a avaliação de um oftalmologista.

com a mudança de ambiente, de escuro para o claro. Ele explica, que no ambiente sem luminosidade a pupila está aberta e quando se expõe à luz, o olho faz um es forço para a pupila fechar, enquanto isso a luz entra com bastante agressividade. Um dos antídotos para quem usa óculos, é aderir à lente fotocromática, que escurece com a incidência de luz. Outra opção é a lente polarizada, a qual filtra os raios de luz que vem na horizontal, isso diminui consideravelmente o brilho excessivo que causa desconforto à visão.

A faixa horária das 10h às 16h concentra os picos de luz e radiação Ul travioleta e é recomendado não descuidar dos dias nublados, pois estes também po dem prejudicar a visão.

Avaliação para o Retorno Escolar

No início do ano tem o retorno do ano letivo, com ele também vem o cui dado com a aprendizagem dos estudantes. Nas séries iniciais, cada detalhe é impor tante, por isso é indicado consultas perió dicas a cada 6 meses para as crianças com até 02 anos, para prevenção de doenças e, após essa idade, é recomendado fazer este acompanhamento pelo menos uma vez ao ano.

“Percebemos durante as consul tas de rotina, que a criança não se queixa de nada, mas ao tapar um olho ela não en xerga mais, a criança não se queixa disso, pois ela sempre enxergou dessa maneira. Temos um período crítico, até aos 9 anos de idade, se caso for identificado alguma dificuldade de visão, conseguimos rever ter, como em casos de estrabismo, dife rença de grau entre os olhos, entre outros”, explicou.

Para marcar uma avaliação, Dr. Andrei Gabriel de Melo atende na Clíni ca Seiko, que está localizada na Avenida Coronel Farrapo, no 4° andar do Edifício Santa Clara. A Clínica Seiko Atende por diversos convênios (Cis Amures, Uni med, Pladisa, CDL – Personal Card), en tre outros. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial. Marque sua consulta pelo te lefone (49) 3563.1060 e conheça todos os serviços disponíveis.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 10 SAÚDE
Dr. Ultravioleta. Dr. Andrei Gabriel de Melo, tam bém ressalta que é preciso tomar cuidado
O choque de luminosidade
Dr. Andrei Gabriel de Melo, Oftalmologista *Imagens: Divulgação

Hospital Dr. José Athanázio implanta novo fluxo de pacientes

Em entrevista, Diretores do Hospital falam sobre as mudanças, recursos, obras e investimentos na FHJA.

As Administrações Municipais, juntamente com a Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, receberam parte da imprensa camponovense na manhã da última sexta-feira, 02/12, para uma visita guiada no hospital de Campos Novos. A visita teve como objetivo mostrar o anda mento de todas as obras que estão sendo realizadas no hospital, bem como relatar o andamento de cada uma delas.

O Diretor Geral do Hospital, Ro drigo Bet, o Diretor de Operação, Rafael Manfredi e o Diretor clínico, Dr. Euclides Dall Oglio Junior recepcionaram a im prensa, juntamente com a Prefeita Interi na, Celina Manfroi.

Durante a conversa os diretores falaram do atendimento prestado, desta cando a implementação de um novo fluxo de entrada de urgência e emergência de pacientes. Segundo Rodrigo Bet, com a nova formalização do estatuto da unida de de saúde, a mesma conseguiu contratar um processo seletivo, readequar o quadro de funcionários e ajustar toda a equipe junto ao hospital.

Nesse processo foi resolvido um déficit no quadro de profissionais com a contratação de mais um enfermeiro no se tor de triagem, bem como foi ajustado o fluxo de pacientes abrindo mais um con sultório de atendimento. Desde a implan tação realizada no mês de outubro a dire toria já identificou uma redução do tempo de espera no atendimento dos pacientes menos emergenciais, que são as classifica ções: Verdes e Azuis em até 1hora.

"Nosso objetivo é sempre atender bem, diminuímos o tempo de espera para a consulta e esse indicador mostra que o hospital passou por mudanças e está em plena eficiência operacional. Hoje possu ímos dois médicos no plantão 24h, e três salas de consultas médicas", comentou Rodrigo Bet.

Rodrigo informou que o Plantão da Emergência, custa atualmente, 197 mil reais ao mês para a fundação, além disso, este oferece também os serviços de Pedia

tria, Ortopedia, Anestesia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica.

O hospital também está implan tando a 'Sala Vermelha', em novo local, um espaço que está em fase de conclusão de projeto, onde o fluxo deve mudar. Esta sala será de estabilização onde receberá pacientes mais graves que vem através do SAMU e Bombeiros, com alta complexi dade e precisa de atendimento diferencia do com mais necessidade de atendimento, o que irá impactar no melhoramento do fluxo. "Queremos que os pacientes que cheguem com ambulância, não passem mais pela porta principal, por isso a en trada será pelo lado esquerdo da unidade, com isso, diminuiremos a entrada de pa cientes e fluxo também na recepção. Nisso o paciente terá um espaço especial e pre parado para ser atendido", informou.

Quanto ao tempo de espera em atendimento, uma cobrança recorrente de parte da comunidade, o Diretor afirma que já melhorou muito nos últimos tem pos. "Já com essa iniciativa tivemos uma diminuição de reclamações, mas é impor tante dizer que o hospital também conta com a ouvidoria e quem precisar, pode notificar a unidade através desse canal", ressaltou.

Outras ações estão próximas de serem concluídas no Hospital de Campos Novos. Conforme o Diretor Geral, está em andamento obras como a reforma da Imaginologia, que contempla a tomogra fia e alguns serviços internos de pacientes, além do término da obra da obstetrícia maternidade, que deve estar concluída até meados do mês de janeiro. Para estas

obras o hospital conta com vários equipa mentos como a ultrassom, tomografia, o mobiliário e os recursos humanos.

Vindo ao encontro no processo de evolução no hospital e melhora na qua lidade do atendimento, a FHJA vai receber R$ 1 milhão de emenda do Senador Jor ginho Mello, recém eleito governador de Santa Catarina. “Estamos fazendo o cre denciamento dos equipamentos de saúde, agora após o cadastramento da proposta, passa pelo crivo do Ministério da Saúde, onde será dado o deferimento, posterior mente a licitação e por fim o trâmite buro crático”, explicou.

Bet informou ainda, que o hos pital se mantém majoritariamente através do convênio com a prefeitura de Campos Novos, um aporte mensal de aproximada mente R$ 2 milhões e que qualquer novo serviço implantado depende de aprovação das redes além das instâncias governa mentais.

Em conversa com a Imprensa, o Diretor de Operação, Rafael Manfredi, falou sobre os recursos, demandas e ações de obras e investimentos, além de convê nios e arrecadação.

Ao ser questionado sobre o valor de R$ 24 milhões previsto na Lei Orça mentária Anual em benefício do Hospital para o próximo ano, Rafael explicou que o custo mensal do hospital é muito alto, gira em torno de R$ 2,8 milhões a R$ 3 milhões, contemplando todas as despesas previstas da Fundação, dentre elas as re formas, folha de pagamento, medicamen tos, profissionais terceiros, higienização, medicamentos, nutrição, dentre outras.

“O hospital vem numa crescente e com o aumento dos serviços oferecidos pela fundação automaticamente cresce também o custo operacional, e quanto mais especialidades nós oferecemos, mais pessoas atendemos e mais custo temos. Também tivemos um aumento considerá vel dos insumos e medicamentos, reflexo da inflação a nível global”, comentou.

A UTI do Hospital Dr. José Atha názio, um sonho tão antigo da população local, também depende muito do recurso público municipal para permanecer ativa. De acordo com o Diretor de Operação, o SUS atualmente repassa o valor de R$ 164.200,00 por mês para manter ativo os dez leitos de UTI, sendo que a Unidade de Tratamento Intensivo tem um custo muito maior, em torno de R$ 450 mil/mês, e esta diferença nas despesas é a Prefeitura que acaba arcando.

“Temos uma revisão contratual do SUS em janeiro, onde iremos buscar por vias administrativas melhorar o con vênio e o repasse por parte do governo. Vale ressaltar que cerca de 90% das pes soas atendidas na UTI são moradoras de Campos Novos, o que mostra a importân cia deste recurso para o nosso município”, salientou.

Por fim, Rafael Manfredi comen tou sobre o funcionamento dos Conselhos Administrativo e Curador após ajuste da natureza jurídica da FHJA. De acordo com o diretor, são realizadas reuniões todos os meses com o Conselho Administrativo do Hospital, os membros participam de todas as ações, de onde são aplicados os recur sos.

“Também iniciamos as reuniões com o Conselho Curador, tivemos dois encontros até o momento, onde apresen tamos o orçamento previsto e o executa do, as despesas mensais do hospital e onde aplicamos o recurso oriundo do municí pio, e iremos manter os conselhos ativos e cada vez mais próximos. O tribunal de contas do estado, Câmara e Conselho Municipal de Saúde continuam nos fisca lizando, afinal, com o aporte público, de vemos satisfação de onde estamos inves tindo estes recursos”, concluiu Rafael.

Confira algumas imagens:

11 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE
Hospital ampliou a área de alimentação e recebeu a doa ção de um Buffet do Grupo Goles de Afeto Os quartos da maternidade foram todos reformados e ga nharam nova mobília e eruipqmentos Toda a maternidade foi comtemplada com nova pintura, piso, reforma nos banheiros e equipamentos *Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro Rafael Manfredi, Celina Manfroi, Rodrigo Bet e Euclides Dall Oglio

Primeira Mateada reúne comunidade em tarde animada

Aulas de pilates levam saúde e bem-estar para a população vargense

Herança deixada pelos gaúchos que se fixaram na região, o costume de juntarem os amigos para tomar chimarrão e prosear perdura até hoje. Para perpetuar a tradição e fortalecer os vínculos entre a comunidade, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Cras, promoveu a Primeira Mateada da Família em Vargem, na tarde do dia 27 de novembro, na Praça da Igreja Matriz. Mais do que uma simples mate ada, o encontro trouxe diversas atividades diferentes. Os jovens participantes do Ser viço de Fortalecimento de Vínculos fize ram apresentações culturais de danças e

se divertiram bastante. Além disso, foram montados brinquedos para que a criança da pudesse aproveitar o momento.

O chimarrão ficou por conta da Administração Municipal que disponibi lizou gratuitamente a erva. A Apae par ticipou do evento com uma barraca para venda de alimentação e bebidas. Foi uma tarde de integração social, animação e confraternização. As famílias e o lazer são valorizados pela Administração Munici pal e tais eventos reforçam o empenho em promover um bem-estar social para todas as pessoas, crianças, jovens e idosos.

Saúde participa de treinamento

Garantir a qualidade de vida além dos serviços básicos de saúde. O mu nicípio de Vargem conta com uma Unida de de Saúde equipada e com médicos to dos os dias, além de contar com algumas especialidades. Contudo, a Administra ção Municipal que, antes de tudo, busca ofertar atividades que previnem doenças e colaborem para a saúde e bem-estar de todos. Este é o motivo de a prefeita Milena Lopes implantar a Sala de Pilates, um es

paço físico para a atividade que é disponi bilizada gratuitamente e que tem atraído a comunidade vargense.

A prática de pilates é indicado para pessoas de todas as idades, sendo indicada a melhora da coordenação, pos tura, dores, contribuindo para a saúde e bem-estar. Ciente de todos esses benefí cios, a população aproveita ao máximo as aulas para conquistar uma saúde de quali dade.

Administração entrega caminhão para Secretaria de Obras

A Educação continuada e inten siva realizada em cinco encontros visa ca pacitar ainda mais os servidores e melho rar o acolhimento aos pacientes

Em novembro iniciou o treina mento sobre 'Qualidade nos Atendimen tos nos Serviços em Saúde', formação que acontecerá durante cinco encontros que abordarão diversos temas, como: Conhe cimentos: Introdução ao Sistema de Saú de: marcos conceituais, criação do sistema único de saúde, cooperativas de saúde; Política Nacional de Humanização: Aco lhimento, Escuta Qualificada e Direito dos Usuários; Estratégias de atendimento: agendamento e classificação de risco; e Técnicas de comunicação: conceito e ele mentos da comunicação, os maus hábitos

no ouvir (ouvir versus escutar), comuni cação oral e suas características, cuidados com a qualidade da voz, a linguagem ade quada ao atendimento ao telefone, vícios de linguagem e formas de tratamento ao telefone.

Os encontros acontecem as quin tas-feiras, e trazem diversas reflexões, além de aliarem a teoria à prática. Os servidores aprendem bastante, mas o re sultado desse conhecimento é visto no dia a dia da Unidade de Saúde. Os pacientes se sentem acolhidos e respeitados pois são tratados com respeito e carinho pelos pro fissionais de saúde. Esse cuidado e atenção com os usuários é a marca da Administra ção Municipal que preza pelo bem-estar das pessoas.

Na última semana, a prefeita Mi lena Lopes recebeu um caminhão caçam ba que foi repassado para a Secretaria de Obras. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 649.000,00, fruto do esforço da ges tora em proporcionar as melhores condi ções para que a Secretaria continue a pres tar um excelente trabalho que contribuirá para o desenvolvimento do município.

“Começamos a semana com o pé direito. Com muita alegria, hoje fizemos essa entrega importante que represen

ta mais trabalho e mais obras para nossa Vargem".

Responsável pelas obras de infra estrutura do município, a Secretaria possui uma frota voltada para atender as necessi dades da população, como, por exemplo, melhorias de estrada e construção de pon tes. O maquinário tem aumentado graças aos investimentos que a prefeita Milena tem feito, seja através de recursos próprios, seja através de recursos de emendas, para garantir um serviço de qualidade.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 12 REGIÃO VaRGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

LEGISLATIVO EM AÇÃO

Câmara recebe formação da Escola Deputado Lício Mauro da Silveira em Campos Novos.

A Câmara de Vereadores de Campos Novos recebeu entre o final de novembro e início deste mês de dezembro, o “Legislativo em ação: cursos de forma ção política e profissional”, numa parceria da Escola Deputado Lício Mauro da Sil veira com o legislativo de Campos Novos. A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira é responsável pelas ações pedagógicas da Assembleia Legisla tiva do Estado de Santa Catarina (Alesc). No primeiro dia, em 28 de novembro, foi realizada no plenário da Câmara, palestra sobre emendas impositivas das 15h às 18h com Nivaldo Cesar Senes dos Santos.

Já os cursos sobre Processo e Téc nicas Legislativas; Oratória e Media Trai ning, destinados a parlamentares da Re gião, Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores; servidores; representantes dos partidos políticos; lideranças comunitárias; inte grantes dos meios de comunicação; e de mais cidadãos interessados, foi realizada em mais de uma etapa. O curso Processo e Técnicas Legislativas foi ministrado pelo palestrante Neoroci da Silva Raupp, com aula presencial em 29 de novembro e re

mota no dia 06 de dezembro. Já o curso de Oratória e Media Training foi ministrado pela Jornalista Juliana Germann, com aula presencial em 29 de novembro e remota nos dias 05 e 07 de dezembro.

A parceria da Escola da Alesc e a Câmara de Vereadores de Campos No vos, atende ao propósito da atual legisla tura da Câmara, de aproximar o legislati vo da Comunidade, estando a serviço da

população. Nas aulas presenciais, além do público alvo do curso, a Câmara também recebeu estudantes.

É a segunda vez que a Câmara e a Escola Deputado Lício Mauro da Silveira firmam parceria neste ano. Em março, em comemoração ao mês da mulher, foi reali zado na Câmara Municipal de Vereadores de Campos Novos, a primeira edição da Caravana da Inclusão da Mulher na Polí

tica. O evento realizado por meio do Po der Legislativo e da Procuradoria Especial da Mulher, trouxe temas relacionados à relevância da mulher na política e a capa cidade de transformação que elas podem causar neste cenário. Com o objetivo de promover a interação, o evento transcor reu num formato de mesa redonda, onde as palestrantes da noite trouxeram temas relevantes para o debate.

13 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de 1/4 (Um quarto de Página). Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 354,45 (Trezentos e Cinquenta e Quarto Reais e Quarenta e Cinco Centavos)
*Fotos: ASCOM/CVCN
08 de Dezembro de 2022. 14 PUBLICIDADE
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira,

Personalidades do Agronegócio Catarinense fazem visita a Campos Novos

Altair Silva e José Zeferino Pedroso reforçam o compromisso de uma agricultura cada vez mais pujante.

Na última semana, durante visi ta ao município de Campos Novos, duas importantes personalidades estaduais do Agronegócio falaram com a Reportagem do Jornal O Celeiro, Altair Silva, recém eleito Deputado Estadual, e o Presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso.

Altair Silva, em sua fala, lembrou que foi eleito para o cargo de Deputa do Estadual com o apoio do seu partido, mas com uma base considerável ligada ao Agro. “Em Campos Novos vim para agra decer todos os apoios recebidos. Tenho o compromisso de continuar o mandato como deputado da agricultura e vamos continuar trabalhando para que o agricul tor se fortaleça cada vez mais”, afirmou.

Altair também revelou a inten ção que tem junto ao Governo do Estado em fortalecer as cadeias produtivas através de créditos acessíveis, para possibilitar ao produtor investir em energia renovável, na área ambiental, tecnológica e na sua pro priedade como um todo.

“Já estive conversando com o Go vernador Jorginho, que é de nossa região, conhece as nossas necessidades, e temos a ideia de fortalecer muito os fundos de créditos para funcionar como aval garan tidor. Um fundo garantidor se faz neces sário para que possamos diminuir as taxas de juros do agro e emprestar um volume maior de recursos para mais produtores rurais, para que eles possam promover a inovação do Agro”, explicou Altair.

Em relação às rodovias, Altair vê a necessidade imediata de duplicação da BR-282 e BR-470 e sugere reforçar as parcerias público-privadas para que estas

obras saiam do papel com máxima urgên cia.

“Nós temos as SCs em nosso es tado, que é muito discutido para criar uma forma público-privada, onde a iniciativa privada também cuide da malha viária com subsídios da área pública. Santa Ca tarina vai ter o projeto das ferrovias, e es tas são obras estruturantes que não serão realizadas em apenas um governo, porém o pontapé inicial já foi dado com o proje to, depois temos que viabilizar junto com a iniciativa privada a construção destas importantes obras”, concluiu o Deputado.

Já o Presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, o Zezo, avaliou o ano do Agronegócio catarinense, apesar das intempéries climáticas, Zezo considera que 2022 termina com um saldo positivo, dentro da realidade de Santa Catarina.

“Neste ano o agronegócio cata rinense teve altos e baixos. As questões negativas atribuímos aos problemas cli máticos, alguns momentos com chuva demais em outros estiagem, mas mesmo assim estamos encerrando o ano com sal do altamente positivo. Seja no mercado interno ou externo, SC tem se sobressaído e estamos entre os seis principais produto res de alimentos do Brasil, hoje somos os primeiros na exportação de suínos e aves, por exemplo”, disse.

Em relação ao futuro, Zezo se diz preocupado com o cenário político fede ral, e considera que os parlamentares po derão ser bons aliados para manutenção dos bons ventos do Agro.

res há mais de 20 anos, e desta forma, vem revolucionando as áreas agropecuárias em suas diversas atividades.

Um fundo garantidor se faz necessário para que possamos diminuir as taxas de juros do agro e emprestar um volume maior de recursos para mais produtores rurais, para que eles possam promover a inovação do Agro

“Quanto às previsões futuras, isso sim nos preocupa, nós respeitamos a democracia, mas teremos pela frente um governo federal que não nos dá tranquili dade. Estive uma semana toda em Brasília, acompanhei de perto reuniões dos novos deputados da frente parlamentar da agri cultura e pedimos a eles que sejam nos sos defensores, porque a única forma de sermos assistidos é pelo legislativo, pois o deputado está sempre nas bases, conhece as nossas atividades”, comentou.

Na categoria de ensino, a FAESC, através do SENAR, ainda é a principal fonte de conhecimento dos produtores ru rais de Santa Catarina, com cursos profis sionalizantes e capacitações do homem do campo. Em relação a isso, Zezo afirma que estas instituições são aliadas dos produto

“Nós temos hoje um técnico para cada 30 produtores que dá não só assis tência técnica, mas também fazemos com que os nossos produtores neste momento, de tanta controvérsia e incertezas, leve a sua gestão de forma aprimorada e segura. Estamos super satisfeitos pois vemos a re ciprocidade por parte dos produtores, eles estão contentes com a parceria e espera mos continuar por muito tempo”, finali zou Zezo.

SC tem se sobressaído e estamos entre os seis principais produtores de alimentos do Brasil, hoje somos os primeiros na exportação de suínos e aves.

15 Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br AGRONEGÓCIO
Deputado Estadual, reeleito Altair Silva Presidente da Faesc, José Zeferino P. Altair Silva
*Fotos: Divulgação
José Zeferino Pedroso
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022. 16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.