1753

Page 1

OCELEIRO

1Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
Pág.
04 Pág. 07 Pág. 11Pág. 09 Confira
os Cenários Eleitorais do Segundo Turno. COMUNIDADE
AMA conclui curso de capacitação em Equoterapia. Campos
Novos
tem ato por Justiça e Paz no trânsito. Especialistas
discutem os desafios da cultura do trigo na safra de
inverno. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1753 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00
R Pág. 05 SEGURANÇA ELEIÇÕES 2022 AGRONEGÓCIO

O que esperar de mais quatro anos de Lula?

Como será amanhã? Responda quem puder. O que irá me acontecer? - Este é um trecho da música “O Ama nhã”, famosa canção dos anos 80 interpretada pela cantora Simone, mas pode ilustrar o que está passando na cabeça de milhões de brasileiros após as urnas apontarem Luiz Inácio Lula da Silva como o novo Chefe do Executivo Federal.

Milhões de brasileiros e brasileiras foram às ur nas escrever um novo capítulo na construção do Brasil do amanhã. Cada voto depositado na urna carregou consigo a confiança do eleitor no candidato escolhido. Metade da po pulação não gostou do resultado, mas caso a outra metade não tivesse vencido, o efeito seria o mesmo, mas no fim, o que prevalece é a democracia.

Contudo, ninguém, em sã consciência, afirma que a democracia em que vivemos é perfeita e que segue todos os princípios da nossa constituição, há muito a ser melho rado para que seja possível dizer que fazemos parte de um país que acima de tudo defende a liberdade. Jamais deve mos permitir a destruição deste regime, que dentre todos os outros, é o único que nos dá a perspectiva de um amanhã melhor.

Neste domingo, com a proclamação do Presidente Lula, que conduzirá o País pelos próximos quatro anos, re novamos o nosso desejo de um Brasil melhor, democrático, com nossos direitos e deveres de cidadãos e com a harmo nia dos poderes e instituições que sustentam a nossa repú blica.

Presidente eleito, parabéns pela vitória, porém a partir de agora, vossa excelência assume o compromis so com os mais de 215 milhões de brasileiros, que em sua maioria querem ver um Brasil que dá certo. É seu dever dar continuidade aos avanços econômicos conquistados pela atual gestão; Apesar de ter um pensamento adverso, é seu papel manter o foco nas agendas de desburocratização e de desestatização que tornarão a nossa economia ainda mais forte; É missão do novo governo criar novas oportunida des de desenvolvimento do povo brasileiro e deixar de lado o assistencialismo barato para combater as desigualdades sociais; Que seja a sua missão de vida pessoal e pública, não promover o escarnio com o dinheiro público, seja por meio de corrupção ou do aparelhamento das estatais, mas empregá-lo exclusivamente no desenvolvimento do país; Embora tenhas falado em regulamentação das mídias du rante a sua campanha, é dever do novo governo garantir as liberdades individuais, zelar pela liberdade de expressão e a manutenção de uma imprensa livre; Por fim, é dever do seu Governo, agir para a construção de um novo projeto de País, jamais um projeto pessoal de poder ou de partido político.

O Jornal O Celeiro, defende estes princípios, se remos instrumentos da comunidade para noticiar os fatos e atuar como entusiastas do cumprimento destes deveres, porque esse é o nosso compromisso com o público que nos acompanha há 30 anos. Desta forma, continuamos firman do o nosso compromisso com nossos leitores, atuando na defesa da sociedade e torcendo pelo desenvolvimento eco nômico e social, das nossas famílias e da nossa Nação!

cOlunistas Evoluir Empresarial

A Importância do Planejamento Tributário alinhado às estratégias da empresa

Toda vez que um novo exercício financeiro se inicia, é fundamental que a empresa elabore um planejamento finan ceiro eficaz, com a finalidade de encontrar estratégias fiscais e contábeis para diminuir o valor pago com tributos, gerar lucro para o negócio, reduzir os custos e alcançar melhores resulta dos. O planejamento tributário é uma medida usada que pos sibilita que a empresa reduza sua carga tributária por meios legais, tornando-se extremamente importante por permitir que a instituição se organize e encontre uma maneira de aproveitar todos os benefícios tributários disponíveis.

Um planejamento tributário bem feito e alinhado com as estratégias do negócio impacta diretamente no sucesso da empresa. Veja os motivos:

•Reduz os custos do negócio, sem interferir na quali dade do produto ou serviço prestado;

•Controla o fluxo de caixa, já que o pagamento de tri butos pode ser feito de várias maneiras após o recebimento de uma venda;

•Diminui ou elimina pagamentos de tributos desne cessários;

•Contribui para a escolha adequada do regime tribu tário;

•Aumenta a competitividade da empresa no mercado;

•Propicia o aproveitamento de incentivos fiscais;

•Reduz o risco de autuações fiscais, entre outros.

Sendo que ao criar os cenários, deve definir qual é o regime tributário mais apropriado para a empresa. Para se certificar disso, faça simulações tributárias sobre cada regime tributário no qual a instituição se encaixa. Considere todas as informações levantadas e conhecimentos teóricos adquiridos.

Como pode perceber, o planejamento tributário é uma estratégia legal, ou seja, prevista em lei, que pode ser feito por qualquer empresa que busque redução de custos, com a finalidade de aumentar os lucros, se tornar mais competitiva e alcançar os resultados esperados dentro da legalidade.

Estamos chegando ao final do ano contábil, que se encerra em dezembro, e com isso é primordial definir metas e determinar aonde a empresa que chegar a certo período. Pla nos de expansão, previsão de faturamento bruto e análise do fluxo de caixa também devem ser estudados nessa época. Essas questões são importantes para entender se será preciso modi ficar o regime de tributação em pouco tempo.

Contato: (49) 99907.8738

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.2 COTIDIANO
As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal.
EDItORIal
Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 11/2022 OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana
3Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Funcionários da AMA concluem curso de capacitação em Equoterapia

Treinamento foi concluído de forma presencial com o membro da As sociação Nacional de Equoterapia, Fernando Calil.

Durante os dias 27, 28 e 29 de outubro foi realizado no Centro de Equo terapia da AMA (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas), a parte final de ca pacitação dos funcionários que trabalham na instituição. Ao todo foram 80 horas de curso, entre aulas online e presenciais, ministradas pelo Coordenador Pedagógi co do Centro de Equoterapia e Terapeuta Ocupacional, Fernando Calil.

Fernando representa o Institu to Avivar de Uberaba - MG e há 21 anos faz parte da equipe da ANDE Brasil (As sociação Nacional de Equoterapia) como palestrante e docente na formação / capa citação de profissionais.

“Desde o início foi realizada uma programação completa, um cronograma que pudesse abranger todas as áreas da Equoterapia, então falamos da história, fundamentação teórica, abordagem de

cada profissional da Equoterapia, mas o principal foi trazer a teoria e inserir a prá tica”, comentou Fernando.

Para a conclusão da capacitação dos profissionais, as últimas 20 horas fo ram realizadas de forma presencial, para que fosse possível ver o andamento destas sessões e avaliar o desenvolvimento dos praticantes que colaboraram com o trei namento.

“Nestes momentos de encontros presenciais é onde praticamos aquilo que estudamos, pude trazer para equipe um ensinamento em termos de posiciona mento, escolha ideal do cavalo, qual o tipo de encilhamento que você deve escolher, o tipo de piso que você deve utilizar naquela sessão, e fiquei muito feliz de trazer os be nefícios colhidos deste projeto que foram realizados durante estes dois anos”, expli cou.

Conforme a Diretora da AMA, Vera Ottoneli Durli, toda equipe que tra balha no centro de equoterapia já possuía o curso básico e avançado realizado na ANDE Brasil, mas este treinamento foi de

extrema importância para dar a lapidação final aos profissionais.

“Fernando esteve nestes três dias de conclusão acompanhando todas as sessões realizadas, avaliações, estudos de casos, orientações, sugestões de como melhorar, vendo o quanto positivamente isso impactou nas famílias e praticantes da equoterapia. Pois é de extrema impor tância a terapia em cavalos, o que traz de benefício para o praticante, para o autista, a pessoa com deficiência. A equoterapia trabalha numa sessão de 30 a 40 minutos quase 3 mil ajustes tônicos, é muito positi

vo os benefícios que ela traz a curto prazo”, ressalta Vera.

Referente ao projeto desenvol vido, todos os profissionais receberam a certificação destas 80 horas de orientação pedagógica, agregando em mais segu rança, conhecimento para a área e assim oferecendo capacidade ao profissional desenvolver ainda melhor as sessões de equoterapia.

Fernando, ainda fez questão de elogiar o espaço que a AMA construiu, a organização do local e os profissionais que realizaram esta capacitação.

“Estou há 21 anos na área, já percorri di versos estados e hoje posso afirmar que esta equipe da AMA do Centro de Equo terapia é um diferencial para o Brasil. Es tamos num grande centro de equoterapia, com uma estrutura física fantástica, uma equipe altamente competente e que com certeza é uma grande referência, não só em Santa Catarina, mas no país como um todo. Eu fiquei encantado em perceber a melhoria e a eficácia deste método tera pêutico aqui para os nossos praticantes e para os familiares que frequentam o Cen tro de Equoterapia da AMA Campos No vos”, concluiu Fernando.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.4 COMUNIDADE
Vera Ottoneli Durli e Fernando Calil
*Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro

SOS ANIMAIS:

Grupo Ana Campos Novos suspende atividades por falta de Recursos

Grupo formado por voluntárias acu mulou dívidas e depende de doações para continuar ajudando nossos animais.

No último dia 24 de outubro um comunicado nas redes sociais causou um aperto nos corações dos defensores dos animais: A partir de hoje o Grupo ANA PAROU com todos os atendimentos e castrações. O grupo ANA (Ajude Nossos Animais) é uma associação que não visa lucros, que nasceu em meados de 2016, formado por um grupo de protetoras in dependentes e possuía apenas uma página no Facebook. Desde julho de 2021, entre tanto, o grupo é uma associação forma lizada, possui diretoria, conselho fiscal e demais membros.

Mas qual seria o motivo para um grupo tão reconhecido e que faz um traba lho tão admirado encerrar parte das suas atividades? Para entender melhor esta si tuação, a reportagem do Jornal O Celeiro entrevistou a Presidente da Associação, Laís Eufália, que esclarece à comunidade camponovense o momento atual do ANA.

“Com muita tristeza, neste mês de Outubro o Grupo ANA chegou em um momento inimaginável, contas atrasadas desde agosto, lares temporários abarro tados, promoções realizadas com ampla divulgação, que arrecadaram em torno de dez reais, e assim foi quando decidimos suspender todas as atividades. Desde o dia 24 de outubro estamos parados, mo vimentando as redes sociais apenas para apresentar o que já fizemos, divulgar ani mais desaparecidos e animais para adoção responsável”, explicou Laís.

Segundo a presidente, essa foi uma decisão muito difícil de ser tomada, um grande prejuízo ao município que hoje não conta com nenhum suporte para a causa animal. As redes sociais da ANA, têm recebido em torno de 10 pedidos por semana de ajuda, as listas de castrações ultrapassam o número de 100 animais, o que favorece para um clima de terror to mar conta das voluntárias.

“Nossa esperança é que a popu lação nos ajude para continuarmos. O ob jetivo do grupo sempre foi NOS AJUDE A AJUDAR, a fim de que a população ajude com o que pode, realizando promoções em prol do grupo, doando valores, com prando em nossos eventos, e nós ajuda mos com o serviço de campo, com os lares temporários, com o nosso tempo. É uma via de mão dupla, o terceiro setor está aqui para preencher uma falta do Estado e da iniciativa privada, mas infelizmente, sozi nhos não conseguimos mais”, desabafou.

O Grupo segue na esperança de que uma empresa de iniciativa privada ou a própria população una forças para

ajudá-los a sair dessa situação. O clamor é para que não seja necessário anunciar o fim de um Grupo que tanto faz pelos ani mais mais necessitados do município.

“Temos esperança que iremos conseguir, se quitarmos nossas contas e pudermos voltar a atender os inúmeros pedidos de socorro que temos recebido, iremos continuar como sempre fizemos, mas isso depende da resposta dos nossos munícipes, principalmente de você, que está lendo nosso pedido de socorro, con tribua com qualquer valor para que possa mos continuar”, comentou Laís.

O núcleo da diretoria segue a todo vapor solicitando projetos, tanto na via privada quanto na via pública, para continuar as atividades. Para alcançar seus objetivos, o Grupo conta com o apoio da população, para que ajudem na divulga ção dos pedidos e os levem até as pessoas que precisam receber este chamado.

“Gostaríamos de nunca preci sar chegar neste ponto, o Grupo ANA já enfrentou diversas situações, mas nunca como este momento, são três meses de dívidas de mais de 100 animais. E se nós pararmos com tudo hoje? Se você pode doar um pouquinho doe, nos ajude a sair dessa, se você pode ajudar um animal na rua, alimentar ele, leve para castração. A responsabilidade sobre a causa animal não é do Grupo ANA que escolheu se envol ver em nosso município, mas sim de cada cidadão e de toda a sociedade, os animais são obra divina do criador e merecem res peito e dignidade”, concluiu a Presidente.

Trajetória do Grupo

É importante dizer que, apesar da fundação informal do grupo ANA te nha se dado em 2016, as protetoras indi viduais dos animais que participaram da criação do grupo já trabalhavam com vo luntariado na causa há aproximadamente 15 anos, tendo uma vasta experiência do

que funciona e como funciona no municí pio de Campos Novos acerca do assunto.

A iniciativa não foi individual, mas sim de um grupo de protetores, por isto o ANA é tratado como um grupo. Não existe uma pessoa que carregue o mérito de ser o fundador do grupo ANA, mas sim um grupo de pessoas do bem que se com padece com a causa animal e trabalha vo luntariamente para conquistar o respeito, a dignidade e a vida dos animais.

Com a visibilidade do Grupo ANA, muitos pedidos de ajuda chegam até as voluntárias, na maioria das vezes atro pelamentos ou doenças crônicas de ani mais de rua ou da população mais carente do município. Esse nunca foi um objetivo do grupo ANA, a equipe nunca pensou em atender a demanda emergencial, pois estiveram cientes dos custos e que poderia acabar ocasionando o fim da associação por falta de recursos.

Com a ausência de um órgão que se comprometesse com esse trabalho, as integrantes do grupo tiveram compaixão com os animais que sofrem e, ao invés de simplesmente ignorar estes fatos, ao longo do crescimento do grupo, muitos animais foram socorridos pelo grupo e levados para atendimentos.

O objetivo do Grupo ANA sem pre foi castrar os animais de rua, animais para adoção e animais da população ca rente do município. Durante muito tempo as castrações se limitaram a 10 por mês, o que totalizava 120 por ano e não trazia muitos resultados, pois uma cadela con segue reproduzir aproximadamente 20 filhotes em um ano e uma gata aproxima damente 40 filhotes. Portanto, o serviço voluntário do ANA, segundo as integran tes, sempre foi um enxugar de gelo, apesar do trabalho árduo, continuavam as ninha das e assim perdurou este ciclo por muito tempo.

Em pequenos passos, ao longo

destes seis anos o ANA foi sendo desen volvido, começou a ter mais credibilidade na sociedade camponovense que reconhe ceu o serviço de voluntariado e a impor tância que o grupo tem no município de Campos Novos para o controle populacio nal de animais.

Neste ano de 2022, o Grupo esta va realizando em torno de 35 castrações e mais 15 adoções responsáveis por mês, o que já expressava um número mais consi derável e um avanço no controle popula cional de animais de rua da cidade.

A partir do mês de Agosto deste ano, contudo, as coisas mudaram, os aten dimentos extrapolaram as contas, aliado a isso, as adoções caíram de 15 para 2 ou 3 mensais e as castrações e atendimentos que continuavam sendo realizadas até o presente momento não foram mais pagas por conta da ausência de recursos. Diante desta realidade o ANA teve que suspender todas as suas atividades custosas, manten do apenas as adoções responsáveis e a di vulgação de animais desaparecidos.

Estrutura do Grupo

O grupo ANA atualmente é divi dido em núcleos, tendo o núcleo da dire toria, o núcleo do serviço de campo, o nú cleo de lar temporário, o núcleo de mídias e o núcleo de promoções. Toda e qualquer pessoa que faz parte do Grupo ANA doa seu tempo, ninguém é remunerado pelo que faz, inclusive, possui despesas, como por exemplo, a gasolina que usa para rea lizar o serviço de campo, ou também doa seu trabalho para realizar as mídias e as promoções.

O Grupo ANA não possui clí nica veterinária, portanto, cada serviço realizado para o bem estar animal e para o controle populacional é pago, nada sai de graça, cada procedimento é pago, as sim como qualquer munícipe. O Grupo ANA sempre se manteve com doações de particulares e a maior parceira é a própria população camponovense que sempre ajudou com recursos financeiros.

O Poder Público ofereceu este ano 72 castrações para o Grupo ANA, através de emendas legislativas, este ser viço foi realizado em animais de rua e animais que aguardavam a fila de castra ção há meses. Esta foi a primeira vez que o Grupo ANA conseguiu recurso público e trabalhou em parceria com a Prefeitura Municipal. Essas castrações foram impor tantes, assim como qualquer valor parti cular recebido, pois toda ajuda é válida para o grupo, mesmo assim ainda é ínfimo perto da situação e do número populacio nal de animais em nosso município.

“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.” Mahatma Gandhi

5Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA
AJUDE: FAÇA SUA DOAÇÃO

Núcleo de Jovens Empreenderores fará Natal Solidário beneficente a A.N.A

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Acircan (Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponoven se), atua há mais de uma década no município, nos úl timos anos, os membros juntamente com a coordenação resolveram transferir a ação solidária que era realizada durante o ano corrente para o final do ano, sugindo assim o 'Natal Solidário".

De acordo com o Coordenador do Núcleo, Fe lipe Sbrussi, a ação é importante e leva à comunidade a presença dos nucleados. "Por vários anos fizemos ações em benefício da comunidade, tanto de Campos Novos quanto até ações fora do município. Fizemos arrecadações de roupas, calçados em tragédias e também valores para destinar a pessoas carentes. O Natal Solidário já ajudou mais de 100 famílias com cestas básicas e mantimentos. Neste ano resolvemos fazer diferente e ajudar os animais".

Os nucleados acompanharam nos últimos tem pos as necessidades do Grupo A.N.A (Ajude Nossos Ani

mais), que vem passando por dificuldades financeiras e está diminuindo sua atuação junto aos animais de rua em Campos Novos e devido a isso o núcleo resolveu ajudar. Neste mês de novembro o núcleo lançou a cam panha 'Natal Solidário', de forma antecipada, para atender mais rapidamente o grupo e repassar os recursos arreca dados. A campanha iniciou no último dia 26 de outubro e vai até dia 26 de novembro, com arrecadação de valores através de PIX, registrado no CELULAR (49) 988341983.

Wilhiam Peretti, Sibeli Wrubel e Thaís Gomes de Almeida, coordenam a ação. "Queremos que todos pos sam participar e doar, por isso pedimos doação mínima de R$ 10,00 (Dez Reais), é importante dizer que todas as transferências serão transparentes e seguras. Na entrega do valor após o término da campanha, haverá uma ação de Prestação de Contas, junto aos nucleados e ao grupo beneficiado. Peço que todos AJUDEM, se mobilizem, di vulguem e participem", comentou Wilhiam.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.6 COMUNIDADE

Familiares e amigos do jovem Gilmar Lucchesi realizam ato por Justiça e Paz e no trânsito

Jovem foi vítima de acidente de trânsito, envolvendo acusado de embriaguez ao volante.

Familiares e amigos do jovem Gilmar Antônio Lucchesi, de 18 anos, que faleceu na madrugada do último dia 23 de outubro, vítima de acidente de trânsito, fi zeram um ato público na tarde da última sexta-feira, 28/10, em frente ao Fórum da Comarca de Campos Novos. A Rua São João Batista funcionou em apenas meia pista e a Guarda Municipal esteve presente colaborando com o controle do trânsito.

De acordo com os pais da víti ma, a senhora Gislaine Mariano da Cruz Lucchesi, servidora da Saúde Pública em Campos Novos e o pai, senhor Jorge Luiz Lucchesi, motorista de caminhão, o ato público teve por objetivo clamar por Jus tiça e pela paz no trânsito.

Os pais e amigos afirmaram que não concordam com a decisão do juiz de Tangará, de plantão no final de semana, que liberou o motorista, um jovem de 20 anos, sob fiança, no valor de R$ 10 mil,

para responder em liberdade. “Estamos fazendo esse ato pela paz e por Justiça, para que outras famílias não enfrentem a dor que estamos enfrentando em perder nosso filho único”, lamentaram os pais.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a colisão ocorrida na madrugada de domingo (23), na BR 470, próximo ao trevo de Ibicuí, em Cam pos Novos, envolveu três veículos: um Gol com placas de Campos Novos, ocupado por três pessoas que não ficaram feridas; outro Gol com placas de Celso Ramos, conduzido por um jovem de 20 anos que nada sofreu, e foi conduzido ao hospital pelo SAMU.

Já o terceiro veículo, um Gol com placas de Campos Novos era ocu pado por quatro pessoas. O motorista, o jovem Gilmar Antônio Lucchesi, 18 anos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local; uma jovem de 23 anos ficou presa às ferragens, apresentava suspeita de fra tura no braço e perna esquerdos, foi de sencarcerada e conduzida ao hospital pelo

SAMU. Outros dois ocupantes um rapaz de 18 anos e uma jovem de 22 anos tam bém foram conduzidos ao Hospital Dr. José Athanázio.

De acordo com levantamento preliminar da Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi provocado pelo motoris ta de 20 anos do VW/Gol com placas de Celso Ramos. Ele deu causa ao acidente ao invadir a pista contrária, quando ba teu parcialmente no Gol vermelho e atin giu frontalmente o outro Gol, que seguia atrás. O jovem foi preso em flagrante pela PRF após o acidente.

A prisão pelo crime de homicí dio culposo na direção de veículo automo tor ocorreu por volta das 6h, depois que a PRF submeteu o condutor ao teste do ba fômetro no Hospital Dr. José Athanázio. Ele também teria admitido aos policiais ter dormido ao volante, após ter ingerido bebida alcoólica. Durante audiência de custódia na tarde de domingo (23), o juiz de plantão Luís Dell’Antônio, da Comarca de Tangará, concedeu a liberdade provisó

ria ao jovem causador do acidente. O magistrado determinou fian ça de R$ 10 mil e suspendeu a CNH do condutor. “Entendo que no caso não estão presentes os requisitos para a decretação da prisão, consistentes na necessidade de garantia da ordem pública, da ordem eco nômica, por conveniência da instrução processual ou de assegurar a aplicação da lei penal (art. 312, caput, do CPP), pois, apesar de ser possível conjecturar que o conduzido poderia ter agido com dolo eventual, tal afirmação somente será me lhor esclarecida após a juntada dos demais documentos pela Polícia Rodoviária Fe deral e diligências complementares”, justi ficou o juiz. Sobre a decisão, em entrevista concedida à Rádio Cultura, o presidente da OAB de Campos Novos, Eduardo Mar tins Antunes, explicou que a decisão do Juiz em conceder ao acusado o direito de responder em liberdade, está relacionada com o fato de o jovem não possuir ante cedentes na Justiça, decisão já adotada em outros casos semelhantes.

7Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SEGURANÇA
*Fotos: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Advogado de Campos Novos concorre à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado

OAB/SC recebeu 26 inscrições dentre elas Dr. José Patricio Neves da Fon toura. A vaga é destinada ao Quinto Constitucional da Advocacia.

O Conselho Pleno da OAB Santa Catarina elegeu os 12 candidatos à Lista Sêxtupla para concorrer à vaga de desem bargador no Tribunal de Justiça do Esta do (TJSC), oriunda do Quinto Constitu cional, dentre eles, José Patrício Neves da Fontoura, advogado de Campos Novos. A sabatina pública dos postulantes ocorreu no último sábado, 29/10, no auditório da Seccional em Florianópolis e contou com 26 inscrições. Os profissionais que foram escolhidos seguirão para a próxima etapa do certame, que se dará por meio do voto direto e on-line dos advogados e advoga das catarinenses no dia 16 de novembro.

De acordo com José Fabrício, além do cadastro atualizado, os profissio nais que forem votar precisam estar regu larmente inscritos nos quadros da OAB/ SC, assim como em dia com as obrigações junto à Tesouraria até a data de publica ção do edital de abertura do processo (19/08/2022).

Processo de escolha

Os postulantes dispuseram de 15 minutos de fala durante a arguição, sendo três minutos para se apresentar e 12 mi nutos para responder perguntas técnicas formuladas pela Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla e por conselheiros estaduais da OAB/SC. No fim da sabatina pública, conselheiros e membros honorários vitalícios da Sec cional com direito a voto, elegeram os 12 nomes que serão submetidos à votação di reta e on-line da advocacia, no dia 16 de novembro próximo.

“Eu agradeço, carinhosamente,

à nossa Comissão Eleitoral pela lisura, responsabilidade, compromisso e impar cialidade na condução dos trabalhos”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláu dia Prudêncio. Em seus agradecimentos no final da sessão a presidente Cláudia enalteceu, ainda, a participação dos ad vogados e advogadas que se inscreveram para participar do processo. “Vocês todos são gigantes e fazem parte da família OAB Santa Catarina”, ressaltou.

A composição é presidida pelo conselheiro estadual Thiago Custódio Pereira, tendo como membros: os con selheiros estaduais Celise Roesler Kobs, Bernardo Wildi Lins e Karen de Pauli Nascimento; e os presidentes das Subse

"Eu preciso render a minha ho menagem aos membros da comissão que dedicaram tempo para analisar com aten ção e carinho os processos de todos os 26 inscritos, o que representa 1.500 peças ve rificadas", reforçou o conselheiro estadual Thiago Custódio Pereira.

Os critérios para a divulgação das 12 candidaturas à Lista Sêxtupla, bem como os limites estabelecidos para as propagandas na próxima etapa do pleito, foram definidos por resoluções da OAB Santa Catarina e disponibilizadas no Di

José Patrício Neves da Fontoura é casado com a dona Tânia Neves da Fon toura e pai de um casal de filhos, Pedro Augusto, advogado em Florianópolis e Isadora, médica geriatra no Rio de Janeiro. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo colado grau em 27/12/1983.

Advogado inscrito na OAB/SC sob nº 4.441, tem Especialização em Di reito Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e no Curso de Es pecialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Também foi Professor da UNOESC das disciplinas Direito Civil, Introdução ao Estudo do Direito e Direito Processual Civil durante mais de 10 anos.

Advoga em Campos Novos des de outubro de 1984 nas áreas do direito civil, criminal e administrativo. Tem es critório ativo em Campos Novos e desde 2011 também atende em Florianópolis, onde atua atendendo especialmente ações que se encontram em sede de recurso (2º Grau de Jurisdição) perante o TJSC, tribu nal em que pleiteia a vaga de desembarga dor destinada à classe dos advogados. Para concorrer ao cargo, o advogado necessita ter mais de 10 anos comprovados de efeti vo e pleno exercício profissional, além de reputação ilibada e notório saber jurídico.

“A inserção do meu nome na lista da duodécupla da OAB/SC já é uma vitó ria memorável, eis que representa, em últi ma análise, um manifesto reconhecimento da classe dos advogados, pela via do Con selho Estadual, de uma carreira vitoriosa na advocacia, o que muito me orgulha”, disse o profissional escolhido.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.8 ESPECIAL
Perfil ções de Balneário Camboriú (Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli); Brusque (Rafael Niebuhr Maia de Oliveira) e Cha pecó (Maria Tereza Zandavalli Lima). ário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil na última segunda-feira (31). José Patrício Neves da Fontoura, advogado de Campos Novos *Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Eleições 2022:

Lula vence Bolsonaro com a menor vantagem da História

Em SC, Jorginho Mello confirma favoritismo e é eleito Governador do Estado.

A polarização chegou ao seu ápice com o resultado das eleições presi denciais deste último domingo, 30/10, que deu a vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a menor diferença de votos da história do Brasil desde a rede mocratização de 1985. Lula foi eleito pela terceira vez ao cargo de chefe do Executi vo federal ao atingir 50,9% dos votos váli dos, contra 49,1% do seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.

Lula foi presidente do Brasil nos mandatos de 2003 e 2010 e quando assu mir em janeiro de 2023, aos 77 anos de idade, será o mais velho mandatário da história a ocupar o cargo. Lula terá de en frentar nesta nova gestão a descrença de cerca da metade da população brasileira que não esquece os diversos escândalos de corrupção que ele e seu partido se en volveram nas suas administrações, culmi nando na prisão do petista em 7 de abril de 2018, pelos crimes de corrupção passi va e lavagem de dinheiro.

Outro grande desafio de Lula ao voltar a ocupar a cadeira de presidente do Brasil será a grande fatia conservadora que encontrará no congresso. O PL, partido do atual Presidente da República, nas eleições do primeiro turno fez a maior bancada do Senado, com pelo menos 14 senadores, tal feito se repetiu na Câmara Federal, com a eleição de 99 Deputados Federais para a próxima legislatura. Em 2005, durante o primeiro mandato de Lula, o cenário era semelhante, o que culminou no escândalo de compra de votos que induzia os depu tados a aprovarem os projetos de interesse do Governo, o famoso Mensalão.

Para a gestão que se inicia em janeiro de 2023, Lula traz consigo o com promisso de retribuir o apoio de pelo me nos 10 partidos políticos que formaram a aliança com o PT nas disputas do primei ro e segundo turno do pleito eleitoral. Se uniram ao Partido dos Trabalhadores as agremiações do PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede, Solidariedade, Avante, Agir, Pros, PDT, Cidadania e parte do MDB e do PSD. Por conta disso, alguns nomes já des pontam como favoritos a ocuparem car gos relevantes no Governo, casos de Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, Fernando Haddad, Henrique Meirelles e a senadora Simone Tebet.

A população brasileira agora fica na expectativa de qual “Lula” ocupará o posto de mandatário da Nação: um gestor que se arrependeu dos erros do passado e que vai buscar se redimir dos atos come tidos ou uma figura com ressentimentos, que não conseguiu digerir os “erros” da justiça em seu desfavor.

Em Santa Catarina, não deu para o PT. O estado que ganhou o título de “Re duto Bolsonarista” elegeu para o Governo de SC com mais de 70% dos votos a chapa limpa do PL, formada por Jorginho Mello e a delegada Marilisa, como Vice. Atual senador da República, Jorginho concorreu pela primeira vez ao cargo e derrotou o adversário petista, Décio Lima, com uma diferença superior a 1,7 milhão de votos. Natural da cidade vizinha Ibicaré, o gover nador eleito de Santa Catarina entrou para a política aos 18 anos, como vereador de Herval d'Oeste. Em sua primeira eleição, ele conquistou o cargo pela Arena (Alian ça Renovadora Nacional). Após um hiato de 23 anos, resolveu retornar para a vida política, sendo eleito Deputado Estadual em 1995.

O catarinense desempenhou quatro mandatos como deputado estadual (de 1995 a 2010) e conquistou duas vezes a cadeira de deputado federal (de 2011 a 2019). Desde 2019, ocupa o cargo de se nador.

Durante o seu mandato de Se nador, Jorginho ganhou repercussão na cional ao ser um dos líderes da bancava governista na CPI da COVID. Apoiador de Bolsonaro, ele defendeu o tratamento precoce de pacientes infectados pela CO VID-19 e acompanhou as investigações de compra de vacinas. Durante uma das sessões da comissão, o vice-líder do go verno no Congresso, protagonizou uma discussão épica com o relator da CPI, Re nan Calheiros, que o ofendeu com termos de baixo calão, iniciando uma discussão agressiva com troca de ofensas pessoais.

De volta às urnas neste segun do turno eleitoral, foram registrados 4.220.965 votos válidos neste último do mingo em Santa Catarina. O total de votos em branco foi de 165.455 (3,66%). Os vo tos nulos chegaram a 141.361 (3,12%). O índice de abstenção alcançou 17,44%.

Resultado Nacional uPRESIDENTE *ST

*ST - Segundo Turno *Eleito (Negrito)

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 60.345.999 votos; Jair Messias Bolsonaro (PL): 58.206.354 votos; Brancos: 1.769.678 votos; Nulos: 3.930.765 votos; Válidos: 118.552.353 votos;

Resultados em Santa Catarina

uPRESIDENTE *ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 3.047.630 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 1.351.918 votos; Brancos: 56.475 votos; Nulos: 86.794 votos; Válidos: 4.399.548 votos;

uGOVERNADOR *ST

Jorginho Mello (PL): 2.983.949 votos: Décio Lima (PT): 1.237.016 votos; Brancos: 165.455 votos; Nulos: 141.361 votos; Válidos: 4.220.965 votos;

Brancos: 293 votos; Nulos: 248 votos; Válidos: 20.762 votos;

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 14.361 votos; Décio Lima (PT): 5.673 votos; Brancos: 901 votos; Nulos: 358 votos; Válidos: 20.034 votos

uCELSO RAMOS

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.233 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 892 votos; Brancos: 34 votos; Nulos: 32 votos; Válidos: 2.125 votos;

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 1.269 votos; Décio Lima (PT): 768 votos; Brancos: 80 votos; Nulos: 74 votos; Válidos: 2.037 votos

uPRESIDENTE - ST

Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 2.796 votos; Jair Messias Bolsonaro (PL): 2.772 votos; Brancos: 93 votos; Nulos: 73 votos; Válidos: 5.568 votos;

uGOVERNADOR - ST

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.357 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 774 votos; Brancos: 17 votos; Nulos: 26 votos; Válidos: 2.231 votos;

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 1.400 votos; Décio Lima (PT): 673 votos; Brancos: 68 votos; Nulos: 33 votos; Válidos: 2.073 votos

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.236 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 1.022 votos; Brancos: 26 votos; Nulos: 21 votos; Válidos: 2.258 votos;

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 1.349 votos; Décio Lima (PT): 863 votos; Brancos: 58 votos; Nulos: 35 votos; Válidos: 2.212 votos

Resultados na AMPLASC uABDON BATISTA uBRUNÓPOLIS uCAMPOS NOVOS

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 13.785 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 6.977 votos;

Jorginho Mello (PL): 2.924 votos; Décio Lima (PT): 2.444 votos; Brancos: 260 votos; Nulos: 106 votos; Válidos: 5.368 votos

uMONTE CARLO uVARGEM

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.054 votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 970 votos; Brancos: 17 votos

Nulos: 26 votos

Válidos: 2.024 votos;

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 1.124 votos; Décio Lima (PT): 759 votos; Brancos: 51 votos; Nulos: 33 votos; Válidos: 1.983 votos

uZORTÉA

uPRESIDENTE - ST

Jair Messias Bolsonaro (PL): 1.473votos; Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 1.053 votos; Brancos: 33 votos; Nulos: 52 votos; Válidos: 2.526 votos.

uGOVERNADOR - ST

Jorginho Mello (PL): 1.603 votos; Décio Lima (PT): 849 votos; Brancos: 80 votos; Nulos: 79 votos; Válidos: 2.452 votos

*INFORMAÇÕES:

9Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br POLÍTICA
UOL ELEIÇÕES
Jorginho Mello é eleito pela primeira vez Governador de SC

VaRGEM

Agricultura participa de reunião sobre Notas fiscais

O servidor Ivonei Ortiz de Sou za, responsável pela unidade convenia da de Vargem, participou de reunião na Amplasc sobre Notas Fiscais Eletrônicas para produtores rurais. A partir de 2023 a emissão de NF's eletrônicas será obrigató ria, portanto é essencial que os produtores rurais sejam assessorados neste sentido. Durante o encontro, realizado entre os re esposáveis pelo Bloco de Produtor Rural

dos municípios da região, os técnicos da Amplas esclareceram todas as dúvidas re lacionadas a atualização.

A informatização chegou ao meio rural e todos os produtores deverão se adaptar as tecnologias. A Administra ção Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura atua para facili tar a vida do homem do e ajudá-los a pro mover o desenvolvimento da agricultura.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.10 REGIÃO
*Fotos: Amplasc

Especialistas discutem os desafios e oportunidades da cultura do trigo na safra de inverno

Produtividade, qualidade e preço: trigo ainda é o carro-chefe para ge rar a segunda safra e gerar renda.

Durante o “Dia de Campo - Cul turas de Inverno Copercampos”, realizado no último dia 26 de outubro, no Campo Demonstrativo, em Campos Novos, foi re alizado o 1º Fórum do Trigo – Desafios e Oportunidades, reunindo palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento e investimento assertivo no cereal. O evento reuniu técnicos, associados e estudantes que tiveram a oportunidade de difundir conhecimentos e cuidados sobre o cereal e o cenário econômico atual da cultura do trigo. O fórum contou com três palestras sobre temas essenciais para que o agricul tor eleve os patamares de produtividade e tenha rentabilidade com a atividade.

O consultor em gerenciamento de riscos da StoneX, Leonardo Martini apresentou os cenários econômicos e de mercado das culturas de trigo, soja e mi lho, além de destacar informações sobre o câmbio. Leonardo repassou a mensagem de que o produtor deve estar atento aos custos de produção e travar negócios para ter margem de lucro.

“A perspectiva de produção de trigo é muito boa para esta safra e temos também boas expectativas com a produ ção da safra verão que está se iniciando agora com o plantio. O cenário de preços do trigo deve se manter, mas temos a sa fra de verão com essa expectativa de exce lentes produtividades que deve mexer um pouco nos preços de soja e milho, mas o produtor deve aproveitar as oportunida des, vendendo também neste momento de incertezas. É preciso calcular receitas e assim, realizar negócios”. ressaltou.

Apesar do otimismo, a maior preocupação de Leonardo, no entanto, está diretamente ligada ao clima da região para os próximos dias. Caso as previsões de frio intenso se confirmem podem cau sar um dano pontual, porém, longe de causar um impacto de larga escala capaz de comprometer as lavouras. Da mesma forma em relação à própria escassez de

chuva para novembro e dezembro, que conforme o consultor da StoneX, vai ter maior regularidade se comparado ao mes mo período do ano passado.

Cereais de inverno num Agro de oportunidades, foi o tema abordado por Giovani Faé, da Embrapa Trigo de Passo Fundo/RS. Giovani repassou informações sobre os fatores que agregam em produti vidade na cultura do trigo, com exemplos de manejo, utilização de genética dos ma teriais de acordo com as particularidades

de cada propriedade, além de apresentar resultados da eficiência na produção de trigo no sul do país.

“Há nas culturas de inverno mui tas oportunidades e os produtores devem avaliar essas culturas, realizar investimen tos para ter mais uma alternativa de renda na propriedade. Temos cultivares de trigo, triticale e cevada, por exemplo, com ciclos rápidos e com diferentes características, como o trigo duplo-propósito, então o agricultor deve sim, olhar com atenção

estas culturas e investir na que mais se encaixa na propriedade, até para manter o solo coberto com sustentabilidade, ou seja, produzindo renda”, destacou.

Giovani ainda destacou que o ce nário do trigo está muito positivo, seja na questão de produtividade, qualidade e pre ço, oportunizando que o produtor ganhe dinheiro. Prova disso, é que área reservada à área de trigo aumentou e a tendência é um aumento maior para safra do ano que vem. Nesta onde crescente, a expectativa é de que o Brasil se torne autossuficiente em trigo nos próximos cinco anos. Quanto à perspectiva para a rentabilidade do tri go é de uma safra muito positiva, sendo a terceira consecutiva. Outro fator favorável é o mercado de exportação, uma vez con solidado, o volume de vendas ao exterior deve crescer ainda mais na próxima safra.

No evento, ainda teve espaço para a palestra sobre as estratégias de ma nejo e combate à Giberela, considerada a principal doença do trigo, e da micotoxina Desoxinivalenol, conhecido como DON. Flávio Chupel Martins, Supervisor de Fi topatologia da Biotrigo, destacou o uso de produtos para manejo da doença, com resultados de campo a fim de gerar quali dade ao trigo.

“As condições climáticas da re gião Sul são favoráveis a giberela, e pre cisamos ter estratégias de manejo de con trole a doença e temos que usar cultivares com resistência, mas sem deixar de utilizar os fungicidas, especialmente no período de florescimento”, informou.

Em relação a Micotoxina desoxi nivalenol – DON, Flávio alertou para a sé rie de prejuízos à nutrição animal e huma na que a doença pode impactar. Conforme o palestrante, quando existe um alto grau desta micotoxina em subprodutos, como rações, podem prejudicar o rendimen to, causar danos nos sistemas hormonais e implicar na ingesta dos animais, bem como causar danos à saúde humana.

A 1ª edição do fórum foi híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo pelo Destaque Rural, tanto no YouTu be como no Facebook.

11Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022. www.jornalceleiro.com.br AGRONEGÓCIO
*Fotos: Felipe Götz/Copercampos
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022.12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.