1752

Page 1

1Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br Pág. 07 Pág. 10 Pág. 15Pág. 12 Adjori-SC completa 41 anos registrando a história dos catarinenses. CULTURA Festa dos Tropeiros inicia movimento de resgate de tradições. Teresinha Pinheiro, a professora sinônimo de Ordem e Disciplina. Confira as propostas dos candidatos a Governador de SC. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1752 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00 OCELEIRO R Págs. 08 e 09 ESPECIAL PROFESSORES ELEIÇÕES 2022ESTADO

No jornalismo existe uma tese que diz que quanto mais próximo os fatos ocorrem, mais o povo se sente tocado. Tal premissa, no entanto, não se aplica na política, pelo menos se levarmos em conta as eleições deste ano.

Devido a polarização que se desencadeou por todo o Brasil na corrida presidencial, entre Lula e Bolsonaro, o cenário estadual claramente ficou em se gundo plano. Quem vai vencer, Décio Lima ou Jorginho Mello? Quantas pessoas te fizeram essa pergunta neste último mês? Umas vinte, dez ou nenhuma? E para pre sidente, quantas pessoas pediram quem será o seu es colhido? Esta vendo como a população está muito mais preocupada com quem será o mandatário do Brasil e acaba dando menos importância para quem será eleito próximo governador de Santa Catarina?

Mas o que isso pode impactar? Nas eleições de 2018, na onda Bolsonarista da época, o até então desco nhecido Carlos Moisés foi eleito no segundo turno com mais de 70% dos votos. Uma semana depois “pulou do cavalo” e se transformou numa pedra do sapato do Pre sidente eleito. Não estou supondo que isso vai se repetir, mas é fato que já aconteceu num passado recente.

Por essa e por outras que reservamos uma página toda desta edição, para apresentarmos as princi pais propostas dos candidatos ao Governo Catarinense. Seja qual caminho que o vencedor venha a tomar, a po pulação terá o embasamento necessário para cobrar do futuro mandatário de Santa Catarina as suas promessas de campanha.

Para as eleições estaduais, a exemplo do que acontece na esfera federal, também teremos um duelo PT x PL. Mas, ao contrário de Lula e Bolsonaro, que tra vam um clássico de muita rivalidade, por aqui, a torcida pouco se manifesta por Décio ou Jorginho.

Apesar de vários Institutos de Pesquisa terem perdido muita credibilidade, levando em consideração a disparidade dos números no primeiro turno, as con sultas de intenção de voto indicam que os dois candi datos do PL, para o Governo Estadual e Federal, con quistaram mais a simpatia dos eleitores catarinenses, o que não significa que já tenhamos um vencedor nestas eleições. Assim como, para o Executivo Federal, tudo pode acontecer.

Foi assim no primeiro turno, onde pesquisas apontavam a vitória de Lula já no dia 02 de outubro, e olha nós vivendo dias intensos neste segundo turno, com o petista se ausentando de debates e a campanha de Bolsonaro desesperada com as determinações do TSE (não irei me aprofundar no assunto temendo que a li berdade de expressão do Jornal seja tolhida).

Por isso, meus amigos e minhas amigas, no escurinho da urna é você quem decide! Faça valer o seu poder de cidadão e que vençam os melhores.

cOlunistas

OAB em Destaque

Draaaaa. ,meu processo vai demorar?

Que advogado nunca ouviu esta pergunta?

No intuito de informar aos leitores e a quem possa interessar, o que faz o processo ter seu tempo necessário até concretizar o direito nele tu telado é que, como o nome diz, ele é um processo, possui fases para iniciar, desenvolver e encerrar.

As fases apontadas acima garantem ao cidadão a segurança jurí dica, e são elas: fase postulatória (em que as partes se comunicam com o juiz, por meio do advogado e da petição inicial, da contestação e da réplica) fase saneadora (em que o juiz analisa e filtra os pontos controvertidos pre parando-o para a próxima fase) fase instrutória (onde se produzem a prova testemunhal, pericial, juntada de documentos “novos”, seguida das alega ções finais), a fase decisória (quando o juiz profere a decisão, sentença) e a fase do cumprimento da sentença (iniciada após o trânsito em julgado, que é quando não cabe mais recurso, necessária quando a parte não cumpre o comando judicial, podendo-se dizer que seria “mais um processo”, que é a fase de cobrança em que se penhora ou tenta penhorar bens até a satisfação do crédito).

A concretização de cada fase depende da atuação de muitas pesso as e não apenas do juiz e do advogado, como muitos tê a ideia.

O Poder Judiciário confere ao cidadão toda a estrutura física, hu mana e técnica para o desenvolvimento do processo, e suas fases dependem da atuação de todos os setores e servidores que neles atuam, que são: a distribuição, o cartório (Chefe do cartório, analistas, técnicos e estagiários), os oficiais de justiça, o contador, a assistência social, peritos (profissionais nomeados pelo juiz quando o caso depende da prova pericial), e o Gabinete (Juiz, assessores e estagiários), além do setor administrativo, dos serviços gerais e da segurança, inerentes a todo órgão público.

Importante salientar também acerca da figura do Ministério Pú blico, que possui participação obrigatória nas causas que envolve incapazes (menores de idade, por exemplo) e interesse público (ação de usucapião, por exemplo) e possui extrema relevância a fim de prevenir e garantir os direitos destas partes. O Promotor de Justiça é intimado a se manifestar no processo nestes casos, a fim de verificar a validade e legalidade dos atos e intervir em seu favor.

Além disto, o número de processos que tramitam é expressivo, e aqui se direciona apenas aos processos de natureza civil, campo de minha atuação.

Temos na Comarca de Campos Novos, segundo informações da assessoria dos Gabinetes, na 1ª Vara Cível, de titularidade do Juiz Dr. Daniel Lisboa Mendonça, 4.000 processos em andamento e, na 2ª Vara Cível, de titularidade do Dr. Rui Cesar Lopes Peiter, 4.600 processos e, para dar conta de tudo isto, os Magistrados e Chefes de Cartórios possuem sua organização conforme o estado que o processo se encontra, atribuindo prazos para cada ato, além da inclusão fora de pauta dos casos que preenchem os requisitos legais da urgência.

Todos esses fatores demandam tempo, naturalmente, afinal, mui tas questões são complexas e chegam ao judiciário, como último mecanismo de solução e quando as partes estão exaustas e com grande afã que tudo se resolva de imediato

Ressalto que aqui lancei o desenvolvimento do processo dentro das regras impostas pelo Código de Processo Civil de 2015, sem ater a casos específicos de cunho procrastinatórios, que infelizmente existem.

Mas, para quem viveu na era de que tinha que se dirigir ao correio buscar o jornal impresso de publicações de intimações “diário da justiça” (no interior os prazos eram computados com acréscimo de 03 dias), ler todas as publicações das comarcas em que se tinham processos, para se ter conheci mento da fase em que se estava, vivemos em dias de glória, afinal o processo é todo informatizado e virtual, basta acessá-lo!!!

E por falar em acesso, toda parte, em posse do número do proces so e senha, pode fiscalizá-lo e obter informações sobre qual fase sua ação está.

Por: Janaína Dias de Deus

Advogada -OAB/SC nº 13.281

Mestre em Processo Civil e Processo do Trabalho Especialista em Direito de Família, Direito do Trabalho e Previdenciário Professora Universitária (49) 99911-5512

janadias10@gmail.com

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.2 COTIDIANO
PT x PL: O duelo é o mesmo, já a proporção de engajamento... Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 10/2022OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem. PARCEIROS: >Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal Contatos: Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com Impressão: Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana EDItORIal
3Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

Escola Paulo Blasi é selecionada para concurso de redação

A Escola Estadual de Educação Básica Paulo Blasi de Campos Novos, foi a única do município a ser selecionada para participar do Concurso de Re dação da Usina Machadinho. Os alunos da Turma 901 matutino e 903 vespertino estiveram escrevendo redações sob a coordenação da professora Jully Chris tini Alves. "Ficamos muito felizes de estarmos sendo selecionados para esta ação, mais de 40 alunos estive ram participando e o nosso trabalho como professora é mostrar para todos que eles são capazes", comentou. Segundo a professora, ainda não se sabe quais foram as redações selecionadas, pois, isso será revelado no dia 27 de outubro em um evento na cida de de Piratuba, promovido pela usina para realizar a premiação. "Não sabemos qual redação e quem a es creveu, mas ser a única escola a ter um trabalho sele cionado para a final é uma conquista não só da escola, mas de todos os alunos que participaram".

O concurso é realizado desde 2007 e iniciou visando aproximar a comunidade da usina, desper

tando os alunos para os temas atuais e importantes para a sociedade, contribuindo com a educação regio nal. Ao todo, o concurso abrange 11 municípios em que a usina atua, o tema de 2022 foi os '20 anos da Usina de Machadinho'.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.4 EDUCAÇÃO
*Fotos: Divulgação
5Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE

Instituto Projetare surge como opção de fomento a cultura e inovação

Entidade tem intuito de produzir cultura, uma das suas missões.

O Instituto Projetare - IP, uma entidade cultural, que nasceu em Campos Novos com o objetivo de ser mais uma ferramenta nos processos de deselitizar a cultura e democratizar seu acesso a todas as comunidades.

Fundada para “produzir cultura” através de projetos próprios e assessoran do artistas e ou entidades na viabilização de seus projetos juntos a diferentes leis de incentivo à cultura, editais e outros meca nismos, garantindo que possam desenvol ver seus trabalhos artísticos e ou culturais de forma eficaz, tirando do papel ideias que, talvez por conhecimento técnico pró prio, nunca teriam se tornado um projeto cultural. O IP já atua de forma intensa em diversos projetos, no corrente ano:

- Realiza a coordenação técnica do “CELEIRO DA TRADIÇÃO: DAN ÇAS DO FOLCLORE ANTIGO II, E 1ª FESTA DOS TROPEIROS”. Projeto que leva formação cultural por meio de ofici nas de danças tradicionalistas gauchescas e conta com um evento composto por vá rias palestras temáticas que envolvem o tropeirismo pela sua história, o comporta

mento, vestimenta, os costumes, música, poesia e dança.

uRealizou a coordenação técni ca do “FÉ CONCÓRDIA - Arte e Cultura aliadas com a Fé” que aconteceu em Videi ra no mês de agosto. Evento artístico com posto por mostra de danças, apresentações de orquestras e grupo de canto coral.

uAtuou como coordenador téc nico do “V PRÊMIO: SABE O LIXO? VI ROU ARTE!” realizado ao longo do ano. Sendo um projeto que através da arte, oficinas e concursos artísticos de teatro e música, levou conceitos sobre educação ambiental para escolas dos municípios de Anita Garibaldi, Catanduvas, Celso Ra mos e Vargem Bonita SC.

cultural no teatro, na dança, na música e na contação de histórias.

uAtua na coordenação artísti ca do espetáculo de teatro “Musical José Mendes - O Seresteiro dos Pampas”, em Machadinho/RS, em parceria com o Al deia Teatral. O espetáculo retrata uma história de perseverança, sonhos e reali zações, com muita emoção que contagia a todos.

uAtua no fornecimento de pro fissionais técnicos para compor a banca avaliadora do concurso artístico de reda ção do projeto “GERA AÇÃO: A ENER GIA DA ARTE IV”, que objetiva oportu nizar aos alunos de escolas públicas da serra gaúcha, a produção escrita sobre “sustentabilidade” incorporando e desen volvendo comportamentos ambiental mente corretos que mudam realidades e consolidam culturas, estimulando a cria ção literária e o incentivo à leitura.

uAtua na coordenação técnica do projeto “FAÇO p´ARTE”, ação de in clusão cultural que objetiva ambientar os imigrantes africanos que residem em Vi deira/SC por meio de ações de formação

uAtua na coordenação técnica do projeto Músicos do Contestado II, que insere mais de 500 crianças e adolescentes de Caçador/SC em aulas de musicalização, contando também com a “Banda Sinfôni ca Músicos do Contestado”.

uÉ coordenador artístico do projeto “Cultivando Cultura” que insere mais de 60 crianças e adolescentes em au las de danças tradicionais gauchescas e de atividades de declamação.

O IP contribui para que a cultura chegue a lugares por vezes esquecidos ou negligenciados trazendo de volta a espe rança, o sorriso no rosto e a satisfação de ter contribuído para pessoas vislumbrem um futuro melhor para si, para sua famí lia, para toda uma sociedade a partir da oportunidade cultural. Produzir cultura é a nossa missão.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.6 CULTURA

Festa dos Tropeiros inicia movimento de resgate de tradições

Confira a Programação:

uSábado (05/11)

u8h30min: Boas vindas e Abertura;

u9h: Exposição: Arreios Antigos – Galpão Caipora Viu; u9h30min: Palestra: ‘Tropas, Tropeiros e Tropeirismo um movimento que transformou o Brasil’ com Valter Fraga Nunes;

u12h: Almoço Típico: Arroz, Feijão, Carne de Panela c/ Legumes e Saladas - R$30,00.

Evento é um dos Projetos Culturais do Conjunto Folclórico ‘Celeiro da Tradição’.

No final do mês de outubro, a imprensa foi convidada para uma coleti va junto à organização da Primeira Festa dos Tropeiros. O evento foi registrado e aprovado na Lei de Incentivo à Cultu ra (PRONAC 191804), patrocinado pela ENERCAN – Campos Novos Energia S.A. e Celesc Distribuidora S.A.

De acordo com Giovani Primie ri, responsável pelo Conjunto Folclórico ‘Celeiro da Tradição’, a festa dos Tropeiros será um evento com programação educa tiva e festivalesca, trabalhando palestras temáticas que envolvem o tropeirismo pela sua história, comportamento e ves timenta, além é claro, da abordagem dos costumes, música, poesia e dança.

A festa acontece nos dias 05 e 06 de novembro no Galpão Crioulo em Cam pos Novos, o acesso às palestras e espetá culos é totalmente gratuito. A festa é um dos produtos do projeto cultural, ‘Celeiro da Tradição’: Danças do Folclore Antigo II. Um dos pontos importantes que será abordado no evento é o planejamento de ações relativas ao tema.

“O Tropeirismo é um movimen

to que mudou a nossa história, sem ele nós não estaríamos aqui hoje. Nosso objetivo nesta primeira festa é sim resgatar a cul tura, dança, comportamentos, mas tam bém trabalhar para resgatar a identidade do Tropeirismo em nossa região. Na festa estaremos abrindo um espaço de conver sa, sugestões de ações, temos por objetivo levar a todos uma discussão de mobili zações desse resgate e produzirmos uma ‘Carta aberta de CAMPOS NOVOS’, para podermos traçar metas e novos objetivos”, comentou Giovani.

Na coletiva estiveram presentes, além de Giovani, o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, a Supe rintendente da Fundação Cultural de Campos Novos, Camila Girardi Borges e o representante do Galpão Caipora Viu, Benito Zandoná. “Em várias cidades de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nos deparamos com monumentos que re metem ao movimento do tropeiro, aque les que desbravaram nossa terra. Vemos muitas mulas, cavalos, homens, estruturas que geralmente ficam nos trevos, nas en tradas das cidades, isso é importante para lembrar a nossa cultura e lembrar de onde viemos. Queremos discutir isso e reavivar toda essa história”, ressaltou Benito.

u13h: Seminário: aDanças do Tropeirismo Biriva; aO Trabalho de Paixão Côrtes com a temática do Tropeirismo aDanças Birivas – Paulo Bigaton aFandango Sapateado – Cristiano Barbosa; aDança dos Facões - Paulo Bigaton; aChico do Porrete - Milton Linn Junior; aChula - Mário Arruda; u17h: Intervalo; u19h: Espetáculo: aTropeiros Dança, Verso e Canção; aAgrupamento Ronda de Tropa – São Lourenço do Oeste/SC; aAgrupamento Florão de Tropa – Caxias do Sul/RS; aComitiva Os Arrieiros – Chapecó/SC; uMúsica: Gustavo Padilha, Quinto Oliveira, Pedro Lemos e Fábio Soares; uDeclamadores: Giovani Primieri, Pedro Jr. da Fontoura, Osmar Ransolin; u20h: Show: Quarteto Coração de Potro – Entrada Gratuita; u21h: Jantar Típico: Carreteiro com cuscuz – R$30,00. uDomingo (06/11)

u9h: Palestra: O dia-a-dia do Tropeiro - Lucila Sgarbi Santos; u10h: Vídeo-aula: Arreamento de muares Marco Aurélio Angeli e Valter Fraga Nunes; u10h30min: Palestra: Tropeirismo em Campos Novos - Enedy Padilha; u11h30min: Lançamento: Cartilha: Tropeirismo em Campos Novos - Ene dy Padilha; u12h: Almoço Típico: Churrasco (gado, porco e galeto), arroz e saladas –R$40,00.

u13h30min: Palestra: Indumentária Tradicional do Gaúcho e do TropeiroGiovani Primieri; u15h30: Roda de Mate: Novos Rumos; u17h: Encerramento.

7Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CULTURA
Benito Zandoná, Gilmar Marco, Giovani Primieri e Camila Girardi *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

Prefeito Gilmar Marco Pereira avalia reta final do exercício 2022 e projeta mudanças

Chefe do Executivo Municipal tam bém abordou o andamento de obras, analisou o atual cenário político no estado e citou preocupação com o “Plano 1000”.

Na tarde da última segunda-fei ra, 24/10, o Prefeito de Campos Novos, Gilmar Marco Pereira, recebeu em seu gabinete a Reportagem do Jornal O Celei ro e da Rádio Cultura, a fim de abordar assuntos de relevância para a comunidade camponovense. Entre os temas abordados está o andamento de obras, como a pavi mentação de trechos do Bairro Aparecida, recapeamento de algumas vias da cidade e a ampliação do Cemitério Dom Daniel Hostin. Outro assunto levantado na en trevista se refere ao atual cenário político no estado, uma vez que, após muitos anos, Campos Novos deixará de ter um repre sentante na ALESC. Outro tema discu tido foi o prosseguimento das obras que fazem parte do plano 1000 do Governo Catarinense, agora com a não reeleição de Carlos Moisés, estas obras poderiam ser suspensas pelo futuro Governador? Estas e outras questões serão respondidas a se guir, confira:

uComo está o planejamento de execução das obras de asfalta mento na cidade?

Existe um estudo dentro da enge nharia de planejamento, estamos tentan do suprir estas necessidades, logicamente não vamos conseguir atender a todos, até mesmo pela elevação dos preços dos in sumos. A liberação do Financiamento da Caixa Econômica está vindo de forma fra cionada para o asfaltamento da cidade, o que nos limita o andamento. Temos ainda R$ 5 milhões previstos em recapeamento,

a maioria sendo recurso do próprio mu nicípio. São vários trechos que já foram identificados pela Secretaria de Obras, e enviadas até o Setor de Planejamento, que estaremos buscando alternativas.

uQuais obras de pavimenta ção devem ser as primeiras a serem executadas?

Uma das primeiras obras a ser executada será a pavimentação asfáltica da Rua Cel. Farrapo na altura do Bairro Aparecida, próximo ao Country Club, atrás da Napalha e trechos próximos da quela área. Será assinada a ordem de ser viço nesta semana. Também temos a ne cessidade de pavimentação na Rua Ramon Garcia, no Bairro Santo Antônio, no aces so Sul, próximo a Gerwal, é um problema antigo que gradualmente temos que ir re solvendo, assim como o trecho próximo à Mecânica Azul, que necessita de reparos.

No bairro Nossa Senhora do Rosário, sa

bemos que a reclamação é grande por par te dos moradores, lá a administração já fez a pavimentação, faltando o trecho atrás do cemitério, com previsão para o primeiro semestre do ano que vem.

uQual valor destinado para a ampliação do cemitério Dom Daniel Hostin, como estão as tratativas para a obra?

A ampliação do cemitério Dom Daniel Hostin está avaliada em R$ 14 mi lhões, para os próximos dias teremos reu nião com a família para aquisição de um terreno ao lado do cemitério e em seguida daremos entrada nas licenças ambientais e tudo que pede a legislação.

uComo está o processo de compra dos imóveis nas proximida des do Hospital Dr. José Athanázio?

Retomamos as tratativas, na se mana passada conversamos com todos os proprietários dos três imóveis, levamos ao

conhecimento deles os orçamentos reali zados pelas empresas especializadas, para que tão logo possamos tomar uma deci são de forma conjunta. Nossa intenção é adquirir estes imóveis para que no futuro possamos ampliar o hospital da cidade.

uEm qual etapa se encontra o Residencial Bem-Viver?

O projeto do Residencial Bem Viver totaliza 40 casas e 64 apartamen tos. Na época do seu lançamento tivemos mais de 300 credenciamentos, mas aí veio a pandemia e tudo parou. Agora temos que fazer mais uma consulta, para verifi carmos se as pessoas que se cadastraram estão aptas a aderir ao programa e se ainda existe o interesse delas.

Na questão legal, a Caixa Econô mica Federal tem suas próprias normati vas e segue os tramites burocráticos, nós temos bastante pressa, mas torcemos que tão logo as coisas se alinhem para poder

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.8 CAPA
Existe um estudo dentro da engenharia de planejamento, estamos tentando suprir estas necessidades, logicamente não vamos conseguir atender a todos, até mesmo pela elevação dos preços dos insumos.
uGilmar Marco Pereira
Gilmar Marco Pereira, Prefeito de Campos Novos *Foto: Wilhiam Peretti/O Celeiro

mos dar sequência. A empresa Sertrex continua à frente do projeto, mas com um prazo limite dado pelo Jurídico para ini ciar as obras.

O município fez todo o investi mento, a infraestrutura, falta agora a as sinatura dos contratos para dar início ao processo de execução.

uQuanto aos problemas de esgotamento sanitário do Loteamen to Granzotto, qual é o posicionamen to da Administração?

Diante dos problemas apresenta dos, estamos fiscalizando e já solicitamos para a Autarquia SAMAE fazer todas as notificações e se necessário a interdição da empresa que está executando a obra, caso ela não esteja executando da forma devida.

uComo estão as conversas com os parlamentares eleitos e qual a estratégia de trazer mais recursos?

Lamentamos não termos a con tinuidade do trabalho do Deputado Titon e nem a eleição do Ex-Prefeito Zancanaro, perdemos um pouco de força, mas nem por isso vamos deixar de procurar os de putados, juntamente com o poder legis lativo municipal e a sociedade civil, para que eles destinem emendas para o municí pio. Devo estar indo a Brasília no início de novembro, para visitar os gabinetes e tam bém retornando a Florianópolis a fim de buscar aquilo que é de nosso direito, os re cursos que o município necessita. Somos a 16ª economia do estado e isso nos concede o mínimo de respeito dos representantes nas esferas estadual e federal.

Dificilmente conseguiremos entregar até o final deste ano. Nossa in tenção era concluir a creche do Bairro Aparecida, mas sabemos que vai um bom tempo ainda; mesma situação da Escola Novos Campos e o setor de imagiologia. Mas para o ano que vem temos uma boa perspectiva de estarmos entregando estas e muitas outras obras. Quem sabe ainda conseguimos entregar até o final do ano o trecho dos 3,6 Km do asfalto do interior, dentro da primeira etapa de execução.

uMunicípio está com algu ma dificuldade financeira?

A Pandemia causou reflexos fi nanceiros não só para Campos Novos, mas para vários municípios. Aquilo que tinha previsto para aquisição, sofreram um grande aumento e isso implica na engrenagem de fazer o município andar. Por isso, temos sempre conversado com o setor de planejamento e administrativo, para estarmos sempre dentro da respon sabilidade fiscal. Hoje 50% da nossa arre cadação vai para folha de pagamento dos servidores, mais de 15% investimos em saúde, 25% por lei vai para Educação, e os 10% restantes vão para cuidar de todas as outras estruturas do município. Estamos tendo esse cuidado e nenhum fornecedor ou servidor vai deixar de receber seu paga mento e estaremos fechando o orçamento deste ano com margem de segurança.

uComo está o Planejamento para o Secretariado de 2023?

Procuramos dar condições de trabalho para todos, mas existem os an seios particulares de cada um. E se houver a necessidade (de troca) estaremos ajus

tando as secretarias, já estamos conver sando com os secretários coletivamente e individualmente. Da mesma forma que a Secretaria de Assistência Social, que hoje se encontra descoberta, provavel mente iremos até o final dando o supor te juntamente com o Sr. Dari (Secretário de Administração) e se no próximo ano tivermos que mudar o formato estaremos anunciando o novo nome. Mas não temos pressa por se tratar de uma pasta muito importante.

uHá a possibilidade da Ve readora Celina ser realocada para a Secretaria de Assistência Social?

Todas as possibilidades existem. Mas não pode ser uma vontade apenas do Executivo, isso deve ter um interesse mú tuo. Mas, temos conversado bastante, não tem nada definido, nomes estão sendo su geridos, e vamos discutindo as possibili dades. Deixei a Celina bem a vontade para pensar, se ela teria essa vontade, ela ficou de analisar e descartado não está.

Procuro estar o mais próximo possível do Legislativo, conversando, es treitando as relações, pois ambos são se tores importantíssimos para o desenvolvi mento do município, isso quem ganha é a população. Nós temos nos aproximado bastante, vereadores de oposição e situa ção estão sendo solícitos e entendendo a importância de estarmos juntos, buscando alternativas para bons projetos. Quanto à ideologia partidária, ela deve ser deixada de lado a partir do momento que você está exercendo a função que foi eleito, que é de pensar num todo.

uComo estão os trâmites das obras do Plano 1000 de respon sabilidade do Governo do estado?

A Pandemia causou reflexos financeiros não só para Campos Novos, mas para vários municípios. Aquilo que tinha previsto para aquisição, sofreram um grande aumento e isso implica na engrenagem de fazer o município andar.

“Estivemos há 10 dias na Casa Civil, buscando tudo aquilo que temos ca dastrados, também estivemos conversan do com o Deputado Titon, que fazia parte da Base do Governo, mas estamos buscan do representatividade para que estas obras tenham sequência. A obra que mais nos preocupa é a segunda etapa da Escola No vos Campos, na ordem de R$ 5 milhões. Também temos a obra da pista sintética de atletismo, que em tese está confirmada, também na ordem de R$ 5 milhões, bem como a segunda etapa da pavimentação asfáltica do Caxambu, que terá um custo aproximado de R$ 9 milhões. Temos que acelerar o processo, fazer a ordem de ser viço e assegurar a vinda destes recursos. Nós gostaríamos que continuasse confor me o planejamento, mas o novo Governo pode dar continuidade ou fazer uma nova adequação.

9Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br CAPA
uAlgum novo projeto será concluído ainda neste ano?
Veio a pandemia e tudo parou. Agora temos que fazer mais uma consulta, para verificarmos se as pessoas que se cadastraram estão aptas a aderir ao programa e se ainda existe o interesse delas.
uQual a sua visão para o Próximo ano do Legislativo Munici pal? *Foto:
Arquivo/O Celeiro

Rigorosa em sala de aula, professora reprova métodos do Copia e Cola e incentiva a formação de bons profis sionais por meio do Ensino.

Todas as pessoas que passaram pela sala de aula já tiveram um professor ou professora linha dura, de postura ri gorosa, que exigia ordem e disciplina de seus alunos. Este era justamente o perfil da Professora Terezinha Pinheiro, temida por uns e respeitada por todos, não à toa ganhou de forma carinhosa de seus alu nos o apelido de “Sargento”. Com ela, não existia esse negócio de “decoreba” e, tam pouco o “Copia e Cola”, o aluno aprendia a interpretar e formar a sua resposta.

Mas antes de nos aprofundarmos na didática, é preciso conhecermos a ori gem da segunda personalidade da série “Especial Professores”. Terezinha é a filha mais velha de uma família de seis irmãos, sendo cinco mulheres. Nasceu no municí pio de Vargem e frequentou a Escola Iso lada até a Terceira Série Primária. Filha de comerciantes, Terezinha sempre foi muito cobrada nos estudos pelo seu pai, homem de muita sabedoria, mas muito exigente, já a sua mãe, também acompanhava os estudos da filha e chegou a ser professora substituta em determinado período de sua vida.

A quarta série já foi cursada num Colégio Interno no município de Abdon Batista e foi ali que despertou a vocação de ser professora. Quando chegou no “co légio das irmãs”, cada uma das professoras tinha uma interna como auxiliar e Tere zinha foi escolhida para ser auxiliar da professora da 1ª Série. Ela diz lembrar de detalhes daquela professora, muito com petente por sinal, que entregava seus alu nos lendo e escrevendo, porém a tarefa de alfabetizar não agradava Terezinha, tinha dúvidas se seria capaz de assumir tama nha responsabilidade, mesmo assim não mudou de plano, vindo a lecionar por 40 anos, como veremos a seguir na entrevista concedida ao Jornal O Celeiro.

uComo foram as suas pri meiras experiências comandando

uma sala de aula?

Vim concluir o profissionalizan te (2º Grau), bem como o Curso de Magis tério no Colégio Auxiliadora. Antes de me formar eu fui convidada a trabalhar numa Escola isolada próxima do Rio Canoas, na localidade de Goiabeira. Saia do Colégio ao meio dia sem almoçar, pegava o ôni bus e ia para esta escola trabalhar com as quatro turmas, voltava de lá com o único transporte que tinha e chegava em casa por volta das 11 horas da noite. Até então só tinha feito estágio na cidade e lá, era uma licença, fiquei por 30 dias e comecei a entender o que era ser professor.

No ano seguinte, em 1983, tra balhei numa Escola Isolada, no interior, fiquei por três dias na casa da família, até que surgiu a vaga na Escola do Major Cipriano no Zortea, onde de fato come cei a minha carreira como professora de História. Lá eu tive que morar, com o fi lho pequeno, ficávamos a semana toda e retornávamos para cá somente aos finais de semana.

Trabalhei por muitos anos den tro desta escola, fiz um bom trabalho den tro da disciplina, tive o apoio da direção da escola que sempre foi muito presente e isso faz a diferença.

uComo foi o seu primeiro dia como professora?

O primeiro dia de aula, que mar

ca muito para gente, está relacionado à questão de como vamos chegar na escola. Você precisa ter uma atividade preparada, conteúdo que você domina e a disciplina. Isso nunca me faltou.

uComo foi a sua preparação para lecionar a disciplina de História?

Eu precisei ir até a biblioteca atrás de mais conteúdo, porque tínhamos o planejamento, mas para mim não era o suficiente. Sempre fui contra o Copiar e Colar, escrever somente o que estava dito nos livros, por isso sempre procurei me aprofundar na leitura, para aprimorar o meu conhecimento e ter a capacidade de transmiti-lo.

uDe onde surgiu o Apelido de Sargento?

Anos depois fiz o concurso, po rém não tinha mais vaga para assumir do 1º ao 4º ano. Aguardei, depois surgiu a oportunidade de trabalhar com as tur mas de 4ª Série, lecionei também Educa ção Física no antigo Cipe (atual Colégio Henrique Rupp Jr.), meus alunos da época diziam, “hoje tem aula com o Sargento”. Sempre fui muito exigente na questão da disciplina e do aprender.

uQual é a diferença dos alu nos de quarenta anos atrás para os alunos de hoje?

Os alunos os quais eu comecei eram dedicadíssimos, na disciplina de

História eles faziam questão de pesquisar e depois vir com as perguntas para testar o conhecimento da professora. Hoje, os alu nos continuam os mesmos, porém, mais avançados na questão da tecnologia, das informações. Ainda existem alunos que vão atrás, mas não é a mesma dedicação, pois naquela época os alunos eram mui to cobrados pelos pais, para tirarem notas boas e crescerem como bons cidadãos.

uQuais outras experiências a professora teve nestes 40 anos de dicados à educação?

Depois de alguns anos assumi a Direção da Escola em Zortea, onde fiquei três anos e meio na função, posterior mente fiquei responsável pela Secretaria da Escola Paulo Blasi. Também trabalhei em cursos de aceleração de estudo, além de outros projetos dentro da Educação e terminei lecionando para os cursos de Magistério.

uQuais seriam as principais mudanças que faria na área da Educação?

A Educação está passando por grandes mudanças, grandes dificuldades e grandes desafios. Me refiro aos profissio nais, aos conteúdos, aos sistemas, ao rit mo de Ensino Médio Moderno, que não profissionaliza e não prepara o aluno. Nós, enquanto educadores, precisamos ter uma visão ampliada de educação. Não se limita a ensinar, devemos formar cidadãos críti cos e profissionais com interesse em tra balhar, cientes que estão competindo com alguém, por isso a importância de não fi carem para trás.

Se hoje eu tivesse o poder de mu dar para o profissionalizante seria mara vilhoso, porque a gente sofre junto com eles ao chegarem no último ano do Ensino Médio sem saber o que farão.

Com relação aos profissionais da área, acredito que ainda está faltando a valorização por parte do governo e a cobrança deles mesmos em lutar pela sua classe. É preciso lutar pela categoria, pela educação de qualidade, se você é profes sor é necessário vestir a camisa, lutar pela liberdade e fazer acontecer.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.10 ESPECIAL
Ordem e Disciplina: A trajetória de 40 anos da professora Terezinha
dedicados
à Educação
Professora Terezinha Pinheiro *Foto: Orli Ricardo/O Celeiro
11Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022 FINANCIE COM A GENTE EM ATÉ 120X ENERGIA SOLAR

Há 41 anos a Adjori/SC registra as histórias dos catarinenses

Honra ao mérito

Adjori/SC mereceu inúmeras honrarias como reconhecimento do valor de suas iniciativas.

Jubileu de Prata - Ao completar 25 anos de atuação, em 2006, a Assembleia Legislativa entregou uma placa comemora tiva à diretoria da entidade. A data mereceu uma edição histórica da Revista da Adjori/SC .

Medalha de Mérito do Poder Legislativo catarinense - Essa que é umas das mais importantes distinções do Parlamento esta dual foi concedida à Adjori/SC em 2007.

Dupla honraria - Em 2009, a Alesc homenageou a Adjori/SC pelos seus 28 anos de atuação e pelos 10 anos de realização do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo.

Históricos 30 anos - Foram celebrados com uma sessão so lene promovida na sede do Parlamento estadual, em novembro de 2011. Na oportunidade, a Associação distribuiu a revista da Adjori/SC em alusão à data.

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Ad jori/SC) completa 41 anos de atuação exibindo presença mar cante em todo o Estado. São 120 veículos de imprensa associados - jornais impressos e sites noti ciosos - representando a maior rede catarinense de comunica ção da atualidade.

Dentre os jornais impressos associados, a maioria tem perio dicidade semanal, mas tem cres cido a adesão de jornais diários no quadro associativo da Adjo ri/SC. Juntos, os jornais impres sos filiados atingem mais de um milhão de leitores, circulando em todo Estado de Santa Cata rina.

Da mesma forma, o cresci mento do número e da visibili dade dos sites filiados à Adjori/ SC tem sido constante. “Essa rede do Jornalismo on-line constitui uma importante fonte de informação gerada nas gran des, pequenas e médias comu nidades interioranas”, destaca o presidente da Adjori/SC, José

Roberto Deschamps.

Histórico - Fundada em 24 de outubro de 1981, a Adjori/ SC iniciou sua atuação buscan do, primeiramente, unir o setor em torno de objetivos comuns. Seguiu-se um longo período de jornadas de capacitação e aprimoramento que foi coroa do com a criação, em 1999, do Prêmio Adjori/SC de Jornalis mo, consagrado como o maior concurso jornalístico do estado e entre os maiores do país.

Outras importantes realiza ções da Adjori/SC aconteceram a partir dos anos 2000, com a criação de inúmeros projetos, como a Rede Catarinense de Notícias (RCN) - página de con teúdo jornalístico que circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado e o Cadastro Catarinen se de Jornais (CCJ), que certifica a regularidade de circulação dos jornais impressos de Santa Cata rina.

O presidente da Adjori/SC ressalta, ainda, o pioneirismo

da Associação com a criação de um portal de notícias, em 2003. Hoje, o site rcnonline.com. br disponibiliza vasto material noticioso de todas as regiões do estado. A plataforma abriga, também, um site institucional, que contém informações sobre os associados e as iniciativas da entidade.

Novo fôlego - Na esteira do novo milênio, os congressos es taduais ganharam maior força e prestígio e os encontros regio nais e jornadas de capacitação tiveram vigoroso crescimento, graças a parcerias com diversas instituições públicas e privadas. Com isso, a imprensa local se fortaleceu e ampliou a cobertura dos principais acontecimentos nas comunidades catarinenses.

“Pelo conjunto de realizações, a Adjori/SC conquistou o reco nhecimento da sociedade e do poder público pelo tanto que se empenhou e contribuiu para o avanço da imprensa local ca tarinense”, finaliza José Roberto Deschamps.

Utilidade Pública - Coroando sua exitosa trajetória, a Adjori/ SC foi reconhecida como entidade de utilidade pública estadual, em novembro de 2013.

Celebração dos 35 anos - A importante data mereceu uma sessão solene promovida pela Alesc, em novembro de 2016. No evento, pleno de homenagens, houve o lançamento da revista comemorativa dos 35 anos da entidade.

Memoráveis 40 anos - O novo marco na história da Adjori/ SC mereceu mais uma sessão especial na Assembleia Legislati va, em outubro de 2021.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.12 ESTADO RCN 702 | rcnonline.com.br A RCN é veiculada semanalmente em 40 jornais de Santa Catarina e vista por mais de 600 mil pessoas
Adjori/SC reúne 120 empresas jornalísticas que atuam no meio impresso e on-line dando voz às comunidades de todas as regiões do Estado

Outubro Rosa: Especial só para elas

Em mais um Outubro Rosa, mês das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde de Vargem ampliou o atendimento para elas, focando na prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero. A celebração anual tem o objetivo de aumentar o com partilhamento de informações visando a conscientização sobre a prevenção das do enças. O acesso à informação é essencial para o diagnóstico precoce, contribuindo para a redução da mortalidade.

A secretaria abraçou a causa e incentivou todas as mulheres a olharem para si com mais cuidado. Durante o mês, a Unidade de Saúde também realizou exa mes preventivos de segunda a sexta-feira e aos sábados, sem agendamento.

Também foram realizadas outras atividades voltadas tanto à saúde quanto ao autocuidado, como o 'Sábado Rosa', uma ação para reforçar e promover a au toestima das mulheres, onde foram reali zadas Práticas Integrativas Complemen

tares em Saúde – PICS: (Auricoloterapia, Acupuntura, Reiki, Ventosa, Massagens), além de profissionais, que cuidaram dos cabelos, unha, sobrancelha e maquiagem. Um dia que as mulheres renovaram as energias e o amor próprio.

No Bingo Rosa a equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Cam pos Novos, se fez presente e compartilhou algumas experiências vivenciadas no dia a dia da entidade.

A presidente da entidade, Cleusa Burguer, abordou o tema de forma leve, mas convincente, incentivando todas as mulheres a se cuidarem. A prefeita Mile na Lopes participou ativamente neste dia, reiterando o chamado para o autocuida do. Apesar da seriedade do assunto, o dia foi alegre e marcante. O Bingo Rosa foi di vertido e a tarde muito animada. A cabine de fotos deixou registrado o apoio e a luta das mulheres vargenses pela prevenção e conscientização ao câncer de mama.

Administração lança projeto ‘Futebol de Rua’

A prefeitura do Município de Vargem, juntamente com o Instituto Fute bol de Rua, em parceria com a CTG Brasil desenvolverá o Projeto Futebol de Rua, uma iniciativa que tem a proposta educa tiva baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano.

O projeto será realizado no con traturno escolar no período da manhã e da tarde nas segundas e quartas feiras e irá atender aproximadamente 100 crianças e adolescentes, de sete a quatorze anos. As atividades acontecerão na Quadra e Giná sio da Escola de Educação Básica Deputa do Augusto Bresola.

As atividades seguem a metodo

logia exclusiva do Instituto, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, ativida des lúdicas e culturais para a formação de valores. Será oferecido acompanhamento pedagógico e atividades que preparam crianças e adolescentes para a vida pessoal e profissional.

"Queremos dar novas oportuni dades para as nossas crianças e adolescen tes alcançarem seus sonhos, e acreditamos que este projeto irá fazer a diferença a to dos que participarem", declarou a secre tária Isaura. A introdução desta atividade extracurricular é uma prova do investi mento da Administração Municipal na juventude de Vargem.

Cidade Empreendedora fomenta ambiente de negócios

Programa em parceria com o Sebrae aborda ações de crescimento.

O Programa Cidade Empreen dedora, uma parceria do Sebrae com a prefeitura municipal de Vargem, vem ga nhando visibilidade e confiança da comu nidade. Por meio do Programa, o Poder Público vem dinamizando a economia local, com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios, gerando renda e emprego para a popula ção.

São políticas de apoio à estrutu ração de um novo modelo de gestão pú blica municipal, como a instalação da sala do empreendedor e a figura do Agente de Desenvolvimento, um canal de contato direto com os empreendedores, previsto na Lei Geral 123/2006 da Micro e Peque

na Empresa, que facilita a comunicação e o apoio aos empreendedores com ser viços mais ágeis, digitais e diversas solu ções para atender a demanda de micro e pequenos empresários do município. A consultoria recebida pelo Sebrae em apoio à desburocratização da máquina pública simplifica e agiliza o processo de abertura, além da alteração e baixa de empresas, em que o empreendedor pode abrir seu CNPJ em questão de horas, para atividades de baixo risco.

Já nas compras públicas, com a adequação dos processos licitatórios na legislação municipal, o fomento da agri cultura familiar para aquisição de produ tos alimentícios para a merenda escolar e o plano anual de compras, os empresários e produtores rurais da região ampliam as oportunidades de negócios com o poder

público. Na educação empreendedora, os alunos e professores do ensino fundamen tal têm a oportunidade de se qualificarem no mundo do empreendedorismo, com atividades online e em sala de aula, por meio de oficinas, trilhas de aprendizagem e games, onde o município proporciona uma educação de qualidade e diferencial,

gerando oportunidades futuras para a for mação de jovens empreendedores, tanto no mercado de trabalho, como no mundo dos negócios. O Programa Cidade Empre endedora em Santa Catarina está em seu 3° ciclo e atualmente conta com 75 prefei turas catarinenses parceiras em ciclos de 2 anos de atuação.

13Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VaRGEM REGIÃO
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV

Copercampos realiza Dia de Campo de Inverno e fórum especial sobre trigo

A Copercampos promoveu on tem (quarta, 26) o tradicional “Dia de Campo de Inverno”, o evento é focado na difusão de conhecimentos sobre diversas culturas de inverno.

O evento foi realizado no Campo Demonstrativo em Campos Novos, e con tou com ações especiais, como o 1º Fó rum do Trigo – Desafios e oportunidades, reunindo palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento e investimento assertivo no cereal.

O fórum realizou três palestras com os temas: Cenários econômicos e mercadológicos, com Leonardo Martini, consultor em gerenciamento de riscos StoneX; Cereais de inverno num Agro de oportunidades, com Giovane Faé, Em brapa Trigo de Passo Fundo/RS e palestra

Esta foi a primeira edição do fó rum realizada em forma hibrida (presen cial e virtual), com transmissão ao vivo pelo Portal Destaque Rural, tanto no You Tube como no Facebook.

Após as palestras foi servido al moço aos participantes. No período da tarde, aconteceu também a tradicional vi sitação nos ensaios de trigo, cevada, aveia, triticale e centeio, com apresentação de novas cultivares e ensaios de fungicidas, população e época de plantio.

Durante o dia também houve a realização do evento: BASF “Cultivando Trigo”, com apresentação do portfólio da empresa para manejo da cultura.

O Dia de Campo de Inverno Co percampos, assim como o 1º Fórum sobre Trigo são eventos gratuitos que reúnem associados e clientes da Copercampos.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.14 AGRONEGÓCIO
Evento reuniu produtores e associados para discutir cultivares e se capacitar. sobre Manejo de Giberela e DON, com Flávio Chupel Martins, Supervisor de Fi topatologia da Biotrigo. *Fotos: Orli Ricardo/O Celeiro

ELEIÇÕES

Após um primeiro turno cheio de surpresas, com Décio Lima (PT) dei xando para trás nomes como, Carlos Moi sés, Esperidião Amin e Gean Loureiro, estamos há 03 dias da decisão, entre o can didato petista e o representante do Partido

Liberal, Jorginho Mello.

Décio Lima, candidato que disputa cargo para o governo de Santa Catarina, chegou ao segundo turno das Eleições 2022 com 17,40% dos votos vá lidos, representando 709.874 eleitores. O

Destaques do Plano de governo de Décio Lima (PT)

atender os pequenos municípios que não dispõem de banda larga e nem mesmo de sinal de celular no meio rural. Incentivar à inovação tecnológica da indústria, em conjunto com um vigoroso suporte ao pe queno e médio empreendedor.

2) Garantir investimentos para melhoria da infraestrutura e logística de transporte logística, assim como melho rar a transmissão e distribuição de energia elétrica e ampliar a cobertura de banda larga.

seu adversário, Jorginho Mello, angariou 38,62% dos votos válidos, representando 1.575.192 eleitores.

Em Santa Catarina, 5,4 milhões de eleitores, distribuídos em 295 municí pios, estão aptos para votar no segundo

turno das eleições, marcado para o próxi mo domingo, dia 30 de outubro. Para aju dar na decisão, preparamos uma lista das principais propostas dos candidatos para as áreas de Saúde, Educação e Infraestru tura.

Destaques do Plano de governo de Jorginho dos Santos Mello (PL)

1) O gerenciamento de dados clínicos, a tele saúde, a gestão do acesso, da referência e da contrarreferência são componentes importantes para a boa as sistência da saúde e que dependem de tec nologia.

Políticas públicas para a educação

1) Implementação gradual do modelo de escola de turno integral adota do pelos Centros Integrados de Educação Pública. Recompor o Fórum Estadual de Educação com representação dos gestores da educação dos entes federados, dos tra balhadores em educação, dos estudantes e de entidades da sociedade civil, com a incumbência de coordenar o debate da educação em SC e realizar conferências deliberativas sobre as políticas públicas de educação. Implantar a gestão democráti ca na educação pública para que se torne referência em toda gestão do governo. Ga rantir a aplicação do mínimo os 25% em educação.

Expansão das políticas públi cas para a Saúde

1) Superar o desfinanciamento é uma luta quase de vida ou morte para o SUS. Revogar o congelamento dos gas tos públicos. E, não permitir a redução do orçamento do SUS em 2022 é prioridade imediata. Bem como, ampliar recursos em todas as esferas federativas para o SUS poder recuperar os retrocessos e aplicar seus princípios. Assegurar a aplicação dos princípios e diretrizes originais do SUS. Reafirmar o modelo de atenção primá ria de saúde, humanizada, resolutiva e de qualidade. Dimensionamento adequado de profissionais com equipes completas na Estratégia. Saúde da Família para co bertura de 100% da população e equipes de especialistas necessárias.

Investimentos em Infraestru tura

1) Garantir uma infraestrutu ra básica de telecomunicações capaz de

3) Aperfeiçoar a gestão e otimi zar os investimentos públicos. Investir em mobilidade e infraestrutura. Investir em planejamento urbano e habitação. Promo ver a diversidade cultural e o turismo re gional. Atenção devida à ocupação inteli gente com preservação inteligente da orla marítima. Investir na economia solidária como modelo econômico e estratégia de desenvolvimento do estado e o combate à pobreza. Política de desenvolvimento re gional.

Políticas públicas para a se gurança

1) Conjugar os trabalhos das Polícias estaduais com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal no combate à corrupção e crimes federais que afetam o estado.

2) Priorizar ações de prevenção à corrupção e o permanente incremento da transparência pública e do controle social.

3) Ampliação da criação de de legacias especializadas em atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e estupro; em homicídios; em atendimento a grupos LGBTQIA+; em atendimento a população negra. Reestruturação do Sistema Prisional. Montar Delegacias da Mulher em todas as regiões do Estado, abertas 24 horas e com profissionais es pecializados as vítimas de violência con tra mulheres. Criar delegacias voltadas exclusivamente ao combate de crimes de discriminação e intolerância por motiva ções ideológicas, religiosas, étnico-raciais, culturais e orientação sexual e identidade de gênero. Fazer valer o Pacto Nacional e Estadual de Enfrentamento à violência contra as Mulheres. Efetivação de uma po lítica integrada de combate e erradicação do genocídio da juventude negra.

Políticas públicas para a edu cação

Assumimos o compromisso sério com a melhoria da qualidade da educação, que receberá toda a atenção necessária ao seu desenvolvimento em nossa gestão, principalmente com a ampliação do ensi no profissionalizante.

1) Nosso governo estará com prometido em investir nos jovens além do ensino médio, seja na oferta de uma edu cação profissional e tecnológica, seja no acesso ao ensino superior.

2) Em nosso governo iremos propiciar as condições necessárias para que todos os cidadãos tenham acesso à educação básica e consigam se profissio nalizar no ensino médio e se possível no superior, como objetivo de criar condições de empregabilidade.

3) Nas questões da educação e empreendedorismo iremos nos unir numa grande aliança em prol do Estado com as universidades, faculdades, institutos, sis tema “S”, instituições financeiras federais e internacionais, empresários e outros, para juntos fazermos a diferença para os nossos jovens e empreendedores.

Expansão das políticas públi cas para a Saúde Minha principal preocupação como candidato ao governo é com a saú de. Diante da recente Pandemia do Co vid-19, todos os governantes têm a missão de preparar o sistema de saúde para en frentar futuros eventos. O Estado tem dois grandes desafios a enfrentar: 1º - propiciar o fortalecimento da rede hospitalar do Es tado e 2º - conceder apoio aos municípios no atendimento de média e alta complexi dade.

2) A rede hospitalar de Santa Catarina será composta pelos hospitais do Estado, pelos hospitais geridos pelas OSS’s (Organizações Sociais de Saúde) e pelos Hospitais e Clínicas conveniados, que de verão trabalhar de forma integrada, geren ciando as responsabilidades, bem como a forma que o paciente acessa os serviços médicos.

3) Promoveremos uma auditoria no fundo de previdência do Estado (Iprev) e no Plano de Saúde dos Servidores (SC Saúde), objetivando verificar se os valores das contribuições cobradas são justos e atendem as expectativas dos servidores.

Investimentos em Infraestru tura

A Polícia Rodoviária Federal já considerou quinze trechos em Santa Ca tarina entre os cem mais perigosos entre as rodovias federais do país. O Estado pretende intensificar, juntamente com os municípios, a criação de novos modais de mobilidade que possam facilitar o trânsito urbano entre municípios, principalmente nas áreas metropolitanas. Outra coisa é fornecer segurança nas estradas com tre chos novos e sinalizados.

1) Nossa proposta vislumbra atrair investimentos privados para im plantação e operações de diversos tipos de modais para o transporte de passagei ros. A concessão patrocinada (via PPI) é um case de sucesso em diversos estados da federação e demonstra claramente que há um melhor desempenho da iniciativa privada nestas operações, com elevação da qualidade dos serviços aos usuários e com a consequente redução de custos. Utili zando esta modelagem o Estado pretende oportunizar soluções de mobilidade inter municipal com investimentos privados.

2) Criação de um programa de aceleração à implantação da rede 5G junto aos municípios do Estado. A implantação do 5G também irá ampliar a conectivida de 3G e 4G – dando ênfase às sombras de sinal existentes no Estado.

15Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
Faltando 03 dias para o 2º Turno, acompanhe as principais propostas nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura.
2022
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022.16 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.