1751

Page 1

OCELEIRO

1Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br
Pág. 04 Pág. 07
Pág.
11
Pág.
08 Vargem lança nova versão do Grupo de Idosos. CULTURA 'Celeiro Da Tradição', comemora 5 Anos de História. Ginecologista Raphaela T. P. Amaranto acompa nha a saúde da mulher. Confira as propostas dos candidatos à Presidência do Brasil. Desde 1992 - Ano XXX - EDIÇÃO 1751 s Campos Novos-SC, Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022 s www.jornalceleiro.com.br s R$ 2,00
R Pág.
05 SAÚDE REGIÃO ELEIÇÕES 2022

No tocante

segundo turno,

País!

Na medida que os dias vão passando e vai se aproximando do 2º Turno das Eleições, o páreo na cor rida presidencial vai ficando cada vez mais ajustado e a imprevisibilidade do resultado final é o que predomina neste momento. Lula ou Bolsonaro, quem será o presi dente do Brasil a partir do ano que vem?

As pesquisas de intenção de voto, tão ques tionadas na primeira rodada de votação, a maior parte delas continua dando ao ex-presidente Lula, uma van tagem em relação ao atual presidente, todavia, com uma margem bem mais reduzida, em comparação ao 1º Tur no. E esta equiparidade em relação aos dois candidatos, reforça a tese de que as novas eleições, marcadas para o próximo dia 30, beneficiam muito mais o candidato do PL do que o petista.

Um dos fatores que podem contribuir com um crescimento de Bolsonaro neste “sprint final”, é jus tamente a melhora da economia interna. Tudo porquê, o cenário econômico do Brasil na atualidade, cujo qual, dá fortes indícios de estar em plena recuperação, não lem bra nem de longe a calamidade do início da pandemia.

Na campanha do 1º turno, Lula conseguiu aproveitar muito bem os vacilos do Governo Bolsona ro na gestão da Pandemia, e apostou nas acusações de fascista e genocida ao chefe do Executivo, e pelo jeito a estratégia deu certo. Já neste segundo tempo das elei ções, com os casos de Covid-19 praticamente zerados, Bolsonaro se fortalece com a melhora dos índices de crescimento do País e com o otimismo dos setores do mercado interno, que veem uma queda considerável no desemprego, crescimento no varejo e no setor de servi ços, deflação, queda do preço dos combustíveis e da ces ta básica, e aliado a isso, constantes revisões para cima da projeção do PIB brasileiro deste ano.

E esta foi a tônica do primeiro debate reali zado na Band no último domingo, 16/10, entre os dois candidatos. Lula se saiu muito bem no primeiro bloco e apostou mais uma vez no assunto “Pandemia” para mi nar o “calcanhar de Aquiles” do candidato do PL. Bolso naro sentiu o golpe, porém, voltou para o jogo e a partir dali dominou o terreno e tirou o petista da zona de con forto. O atual presidente trouxe assuntos relacionados à corrupção e ainda, confrontou os números de desma tamento da Amazônia, que revelavam que no período do Governo do PT o índice de desmatamento foi muito superior.

Faltando 10 dias para as novas eleições, tudo segue indefinido. O que temos certo é que no tocante a este equilíbrio, um voto nunca valeu tanto na história deste país. E se você fez parte do grupo dos 32 milhões de eleitores que não compareceram às urnas no último dia 02, repense a sua decisão, analise as propostas de tra balho e escolha quem merece estar à frente da sua nação para os próximos quatro anos!

cOlunistas

Direito Ambiental

STJ vai definir sobre inscrição de imóvel no Cadastro Ambiental Rural e efeitos gerados por TAC

Conforme

site do Superior Tribunal de Justiça, “A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob o rito dos recursos repetiti vos (Tema 1.151), vai definir se, na hipótese de inscrição de imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), torna-se indevida a multa fixada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) anterior e, caso não inscrito o imóvel no cadastro, se persiste a obrigatoriedade de averbação da reserva legal no registro imobiliário, indepen dentemente do prazo previsto na legislação superveniente ou de cláusula convencionada no TAC.”

Como já de conhecimento da classe jurídica – que acompanha a seara ambiental, o STJ possui precedentes no sen tido de que, a partir do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), a averbação é dispensada caso a reserva legal já esteja registrada no CAR. O relator também destacou que, no IRDR, o TJMG estabeleceu cinco teses sobre o tema:

1. A Lei 12.651/2012 não extinguiu a imprescindibili dade da instituição de área de reserva legal nos imóveis rurais. Essa instituição dispensa, no entanto, a formalização por meio da averbação da reserva legal em cartório do registro de imóveis, bastando o registro no cadastro ambiental rural (CAR).

2. Inscrito o imóvel no CAR, torna-se indevida a multa fixada em TAC anterior; e é inexigível a obrigação enquanto não esgotado o prazo para a promoção do registro no CAR, tal como previsto na legislação superveniente e desde que haja previsão para sua aplicação em cláusula expressamente convencionada no TAC firmado pelas partes.

3. Demonstrado o cumprimento da obrigação ou a ins crição do imóvel no CAR não poderá ser exigida a multa, pois cobrar a astreinte a despeito do cumprimento da obrigação não retrata a melhor e mais justa solução, uma vez que o cumpri mento da obrigação, de forma alternativa, ocorreu por autoriza ção de lei superveniente.

4. Se a obrigação não for cumprida será sempre devida a multa, ainda que fixada em TAC firmado anteriormente à edição da Lei 12.651/2012.

5. Se a regularização da reserva legal (no cartório de imóveis) ou a inscrição no CAR só ocorreu após o ajuizamento da execução poderá a multa ser reduzida, como o autorizam o artigo 645 do CPC/73 e 814 do CPC/2015, a critério do juiz e de acordo com as circunstâncias do caso concreto, incidindo a partir da data da citação para a execução até a do cumprimento da obrigação.

Havendo recurso especial contra o julgamento de mé rito do IRDR, a tese fixada pelo STJ será aplicada no território nacional a todos os processos individuais e coletivos que versem sobre a mesma questão de direito

A possibilidade de aplicar o mesmo entendimento jurí dico a diversos processos gera eco nomia de tempo e segurança jurí dica.

PARCEIROS:

Impressão:

Contatos:

Por: Fabrício Carvalho Especialista em

Ambiental Advogado

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.2 COTIDIANO
Direito
OAB/SC 15.269
ao
o voto nunca valeu tanto na história deste
Por: Orli Ricardo, Jornalista Fundado em 25 de Junho de 1992 COMUNICAÇÃO O CELEIRO EIRELI CNPJ: 12.188.377/0001-03 Rua: Valentin Suzin, 1056, Bairro Bom Jesus Campos Novos - Cep: 89620.000 Contato: (49) 9 8828.2224 As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não expressam necessariamente a opinião do jornal. Diretor: Wilhiam Rodolfo Peretti Diagramação/Arte: Wilhiam Rodolfo Peretti - RP: 0006221/SC Jornalista: Orli Ricardo - MTB 5242/SC 10/2022OCELEIRO Circulação: Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos e Vargem.
>Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). >Associação Empresarial, Rural e Cultural Camponovense(Acircan). >Membro da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) Jornal
Redação: redacaooceleiro@gmail.com Comercial: oceleirocomercial@gmail.com Financeiro: oceleirofinanceiro@gmail.com
Gráfica Araucária/Lages-SC Tiragem: 1.500/Exemplares/Semana EDItORIal
3Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br VARIEDADES

'Celeiro Da Tradição', comemora 5 Anos de História

No dia 17 de outubro de 2017, por iniciativa de um grupo de amigos foi fundado o Conjunto Folclórico Celeiro da Tradição. Uma entidade cultural que hoje orgulha Campos Novos pela sua organiza ção e produtividade cultural.

“A ideia partiu de um grupo de alunos que vieram até minha casa num momento em que eu passei por um sério problema de saúde e certamente fizeram o maior bem que eu pude receber no mo mento!”, nos conta o professor Giovani Primieri, um dos fundadores e atual Pa trão da entidade.

“Buscamos juntar o pessoal e ir ensaiando danças tradicionais, de forma amistosa, sem a menor pretensão compe titiva, tanto que demoramos um ano para constituir personalidade jurídica e dois anos para nos filiarmos no Movimento Tradicionalista. Ensaiamos primeiramen te na “Sala-do-Gancho” embaixo da igreja matriz e pulávamos “de galho em galho”, arrumando locais de ensaio em ginásios de escolas, salões de igreja, tudo pela von tade de dançar juntos. Com a consolida ção do grupo buscamos apoio da Funda ção Cultural que nos cedeu a biblioteca municipal onde ensaiamos por dois anos. Logo, conseguimos com o apoio do Insti tuto Humaniza, aprovar projetos de Lei de Incentivo à Cultura para manter as ativi dades, já que a adesão foi aumentando e a demanda já não era mais de um simples grupo, mas sim de dezenas de famílias que queriam juntar-se a nós,” lembra Simone Bosi, a primeira patroa do Celeiro.

“Em 2020, com a consolidação dos projetos culturais sempre com o apoio fundamental de patrocinadores como a Enercan, conseguimos alugar um espaço onde hoje concentram nossas atividades de dança, chula e declamação, bem como pequenos eventos culturais. Uma vitó ria para nós foi ter a nossa sede própria conseguindo alugar um espaço que nós mesmos tornamos nossa casa arrumando

e deixando cada vez mais confortável.” Hoje, o Celeiro da Tradição con ta com quatro grupos de dança nas cate gorias mirim, juvenil, adulta e veterana e com uma plêiade de excelentes declama dores que tem evoluído de forma fantásti ca através do trabalho do professor Giova ni Primieri, afora a promoção de eventos de grande importância como Seminário de Indumentária, os Bailes à Moda An

tiga, recitais, e apresentações artísticas, e ainda a Festa dos Tropeiros que está por chegar.

Um orgulho para Campos Novos é termos entidades de excelência no que fazem como o Celeiro da Tradição, que busca promover a nossa cultura e identi dade através da arte!

O Celeiro da Tradição em cin co anos de história já fez muito, e hoje é uma entidade forte, consolidada, com credibilidade diante de seus associados e comunidade, porque mostra seriedade e competência no que faz, sobretudo por que tem amor à cultura nos corações das famílias que participam deste grupo!

O Celeiro da Tradição agradece aos amigos, entidades e empresas par ceiras, aos seus patrocinadores: Enercan – Campos Novos Energia-S.A., Celesc e Copercampos e de forma muito especial a todas as famílias associadas, a cada pren da e peão que cultivam a tradição gaúcha de uma saudável e prazerosa! A todos os amigos, o nosso melhor “quebra-costelas”! Viva o Celeiro da Tradição!

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.4 CULTURA
Grupo trabalha a Identidade Cultu ral em Campos Novos *Fotos: Divulgação/Celeiro da Tradição

Cia da Polícia Militar apresenta melhora significativa nos índices de criminalidade

Casos de homicídios em Campos Novos caíram mais de 80% em 12 meses.

Ao se aproximar do final de mais um ano, as comemorações da 3ª Compa nhia de Polícia Militar de Campos Novos, não se resumem ao fato dos 12 anos de atu ação, mas sim, da melhora substancial dos índices de criminalidade no município. Conforme o Tenente Maico Iure Roell, um dos índices que melhor exemplifica esta evolução positiva, é a queda de 84% nos casos de homicídios em Campos Novos.

“Se levarmos em consideração os 7 primeiros meses de 2021 e comparar mos com os 7 primeiros meses de 2022, a nossa maior vitória foi a redução dos ho micídios, passamos do índice de 19 homi cídios no ano passado para 03 homicídios registrados neste ano em Campos Novos, um feito realmente relevante que interfere muito nos índices de violência”, salientou o Tenente.

Ainda em relação aos números oficiais divulgados pela corporação, no quesito “crimes violentos letais intencio nais”, indicador a cada cem mil habitantes, Campos Novos apresenta neste ano o ín dice de 5,4 contra 35,1 do ano passado, ou seja, uma queda de 84,6%.

“Melhoramos muito reduzindo índices altíssimos de assassinatos. Para isso, permanecemos lutando constante mente contra o tráfico de drogas, desde o enfrentamento direto com nossos poli ciais, identificando e prendendo trafican tes. Com o mesmo intuito, desenvolvemos o trabalho preventivo de conscientização, que chama também a responsabilidade da própria sociedade civil, os pais, amigos, responsáveis, autoridades para um traba lho em conjunto. O objetivo é que a lon go prazo surta efeito, mantendo a nossa

Confira alguns gráficos com índices de criminalidade

juventude, principal faixa etária afetada, longe das drogas e de seu potencial des trutivo”, comentou.

Outra preocupação da 3ª Cia da PM, são os casos de furtos consumados no município. Apesar da melhora obtida neste ano, com a queda de 17,6% de ações desta natureza, o número de 117 ocor rências registradas nos primeiros 7 meses deste ano, faz com que a corporação inten sifique o trabalho em prol da comunidade.

“Assumimos o compromisso e, com a ajuda da comunidade, estamos gra dativamente evitando, e também, identi

ficando e prendendo suspeitos de crimes patrimoniais como roubos e furtos que tem incomodado bastante nossos muníci pes. Hoje o que tem mais incomodado a Polícia Militar são os crimes relacionados à violência doméstica, que temos maior demanda, e logo em seguida, os crimes de furto que estão acontecendo, mas nossa equipe de inteligência está atuando e ten do sucesso na prisão dos autores destes crimes”, salientou o Tenente.

Outros números favoráveis apre sentados pela 3ª Companhia, referem-se aos Acidentes de Trânsito e Abigeato (fur

tos de animais de campo). Os acidentes diminuíram de 189 para 113 neste último ano, enquanto o número de abigeato caiu em 60%.

Em setembro, a 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Campos Novos, completou 12 anos de atuação. A corporação faz parte do 26º Batalhão da PM de Herval d`Oeste e abrange os mu nicípios de Campos Novos, Vargem, Bru nópolis, Zortea, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Celso Ramos, sendo que os três últimos, foram integrados no mês de ju nho deste ano.

5Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SEGURANÇA
*Gráficos: Polícia Militar de Campos Novos

Seminário vai tratar da atenção às mulheres diagnosticadas com câncer

Com o tema “Políticas públicas e a atenção às mulheres diagnosticadas com câncer”, será realizado dia 26/10, às 19h, no plenário Domingos Rigo na Câmara de Vereadores de Campos Novos, seminá rio alusivo à Campanha Outubro Rosa. A realização é da Procuradoria Especial da Mulher e Rede Feminina de Combate ao Câncer. O evento contará com a participa ção das seguintes palestrantes:

-Enfermeira Mayara da Silva An tunes Serena: Pós graduada em Gestão em Saúde; Pós graduada em Saúde da Família; Atuou como enfermeira em Estratégia de Saúde da Família – ESF, Enfermeira Co ordenadora de Atenção Básica, Diretora de Saúde e como Secretária Municipal de Saúde de Campos Novos; Atualmente atua na Assessoria em Saúde Pública e Trei namentos, atendimento de enfermagem domiciliar e como Professora no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Co mercial).

-Psicóloga Carla Fabiana Cam pos Pereira: Graduada em Psicologia pela Unoesc de Joaçaba em 2010; Especialista em Psicopatologia; Especialista em Ava liação Psicológica e Diagnóstico; Atuação

em Psicologia Clínica há 12 anos.

O Seminário é aberto à parti cipação de toda a comunidade e integra a programação da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida durante este mês, ten do como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Campanha de doação de sangue na Câmara

Doações podem ser agendadas pelo telefone (49) 3541-0599.

A Câmara de Vereadores de Campos Novos em parceria com o He mosc Joaçaba realiza no dia 27 de outu bro, a partir das 14h, campanha de doação de sangue em Campos Novos. Doadores devem agendar sua doação através do te lefone da Câmara: (49) 3541-0599.

Lembramos que o processo de doação de sangue requer alguns cuidados e requisitos antes do candidato realizar a sua doação, entre os quais: Pesar no mínimo 50kg; Não fu mar por duas horas; Dormir por pelo me nos 6 horas; Estar bem alimentado; Evi tar alimentos muitos gordurosos 3 horas antes da doação; Evitar bebidas alcóolicas 12 horas antes da doação; Se fizer uso de medicamentos, apresentar os nomes dos remédios para análise da equipe de coleta; Não apresentar sintomas de resfriado ou gripe nos últimos 7 dias; Apresentar do cumento oficial com foto.

Pessoas que se submeteram a ta tuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercing, deverão saber in formar se o local onde o procedimento foi feito, possui Alvará válido da Vigilância

Sanitária, neste caso a inaptidão à doação será de 6 (seis) meses, caso não saibam in formar se o estúdio tem Alvará válido, a inaptidão será por 12 (doze) meses após a realização.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos devem apresentar consentimento formal dos pais ou responsável).

Para saber mais sobre o processo de doação, os doadores podem acessar o site do Hemosc: www.hemosc.org.br.

E lembre-se: Você pode fazer a diferença na vida de alguém. A doação de sangue é um gesto solidário, uma única doação pode salvar até 4 vidas!

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.6 COMUNIDADE
*Esta publicação preencheu o espaço de Meia Página. Cumprindo a Lei nº 4517/2019 esta publicação custou para o Poder Legislativo Municipal, o valor de R$ 708,90 (Setecentos e Oito Reais e Noventa Centavos) *Imagens e Informações: ASCOM/CVCN

Ginecologista Raphaela T. P. Amaranto desenvolve acompanhamento e humanização da saúde da mulher

Há mais de 10 anos atuando como profissional da saúde, Dra. Raphaela fala da importância do acompanha mento das gestantes e do autocui dado das mulheres em geral.

Atuando na área da ginecologia e obstetrícia, a Dra. Raphaela Amaranto (CRM-SC 30962 / RQE 20712) resolveu deixar os grandes centros urbanos, por onde atuou, para vir a Campos Novos em busca de qualidade de vida e escrever um novo capítulo na sua trajetória profis sional. Natural de Belo Horizonte (MG), sempre esteve inserida num ambiente fa miliar de profissionais dedicados à área da saúde, o que contribuiu para Raphaela alimentar desde criança o desejo de ser médica, atender pessoas e, se dedicar em especial, a cuidar das mulheres.

Há quase dois anos, em busca de novas oportunidades, a doutora deixou seu último local de trabalho, na região Norte do país, e se mudou para o Meio -Oeste de Santa Catarina. Aqui, alguns pontos foram determinantes para a rápida adaptação, como o clima e a mobilidade urbana (típica de cidade pequena), porém, mais que isso, o que de fato encantou a mi neira, foi encontrar pessoas acolhedoras, educadas e receptivas.

“Eu vim para conhecer a cidade e o hospital, fiz alguns plantões e resolvi ficar. Me agradou a realidade de Campos Novos, o município tem recursos adequa dos para a assistência da Saúde da Mulher. Encontrei em Campos Novos uma popu lação bem informada, um povo acolhedor, moro próxima do trabalho, é claro que sinto falta de mais lojas, shoppings, mas gosto de viver aqui”, comentou.

Além do atendimento no hospi tal, a Dra. Raphaela também atua como médica na Clínica Vitalife, nas segundas,

quartas e quintas-feiras, sob agendamen to. Lá, ela desenvolve o seu trabalho junto com uma equipe multidisciplinar, pres tando um atendimento humanizado de qualidade, com uma visão mais holística de tratamentos.

“A assistência humanizada visa atender as necessidades de cada paciente de uma forma única e especial. Para alcan çarmos um bom resultado, cada detalhe, cada acolhimento, cada referência da pa ciente é importante, desde o primeiro con tato até chegar ao final da assistência. A saúde da mulher em si, é algo muito com plexo, pois elas acumulam atribuições na parte pessoal, familiar, profissional, ficam sobrecarregadas, e assim, acabam esque cendo do autocuidado, a ginecologia vem para reforçar a questão do autocuidado, da prevenção”, salienta a médica.

Sobre as etapas que atua, a dou

tora classifica a sua função como a médi ca da vida, pois acompanha pacientes no nascimento, na fase jovem, adulta, até os primeiros anos da melhor idade.

“O meu trabalho na ginecologia começa lá na fase pré-puberal, a primeira consulta deve acontecer antes da primei ra menstruação, para abordar a questão de higiene, mudança de corpo; na ado lescência será abordado a sexualidade, as alterações do corpo, menstruação e repro dução; e depois na fase adulta, até mesmo na menopausa, quando o corpo da mulher também sofre alterações e assim por dian te, até nossas pacientes atingirem idades mais avançadas”, explicou.

Outra especialidade da Dra. Ra phaela, é a obstetrícia, no acompanha mento das gestantes, que segundo ela, deve iniciar logo após confirmar a con cepção do bebê, lá no início da gravidez. Este período conhecido como “Pré-Natal” deve começar o quanto antes, a fim de evi tar complicações materna e fetal, como explica a doutora.

“Pessoas mais comprometidas com o pré-natal têm menos complicações. Geralmente sou procurada logo no início, existe sim um protocolo padrão, mas ca minhamos de acordo com a necessidade de cada gestante. A melhor via de parto depende de cada situação, a nossa inten ção é proporcionar à gestante a maior se gurança possível, dela e do bebê, partin do da possibilidade de um parto normal, caso não tenha necessidade da cesariana”, explica.

Ainda conforme a médica, após a gestação vem o Puerpério que é o perí odo após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré -gestação). Dentro deste período, cerca de 30 dias depois do parto, a paciente retor na ao consultório para fazer uma revisão

física, tirar dúvidas sobre o processo de amamentação e abordar assuntos como o planejamento familiar.

Por fim, a Dra. Raphaela reforça a importância da prevenção de doenças, mesmo que a mulher esteja se sentindo bem, a recomendação é visitar no mínimo uma vez ao ano um profissional da gine cologia. Da mesma maneira, a orientação vale para as gestantes, a partir do momen to que é identificada a gravidez, a mãe deve procurar uma profissional que dará assistência no acompanhamento da saúde dela e do bebê.

“Assistência à saúde de qualidade focada na prevenção de doenças é a me lhor forma de nos mantermos saudáveis. O maior ato de amor que podemos ter por nós mesmos é o autocuidado”, concluiu a doutora.

A Ginecologista e Obstetra Ra phaela Amaranto atende na Clínica Vita life, localizada na Rua Nereu Ramos, 452, Centro de Campos Novos. Para agenda

7Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br SAÚDE
Raphaela T. P. Amaranto *Foto: Divulgação

Administração lança nova versão do Grupo de Idosos

A terceira idade foi recepcionada no Centro de Convivências para o lança mento do novo grupo de idosos.

A prefeita Milena Lopes e as se cretárias Andressa Debortoli (Assistência Social), Isaura (Educação e Esporte) e An gela (Saúde) destacaram o empenho que a Administração tem feito para promover a qualidade de vida da pessoa idosa e a im

portância deste projeto. Após a pausa em virtude da pandemia, o Grupo de Idosos do município foi reformulado para aten der de forma integral os idosos.

A nova proposta do grupo é pro mover atividades envolvendo três secre tarias. Além disso, seguindo uma nova normativa, a partir de agora os idosos po derão participar de competições esporti

vas.

Logo após o lançamento, os ido sos já entraram em ação. Sob a supervisão de uma profissional, eles iniciaram ativi dades físicas e voltaram aquecidos para casa. A alegria era perceptível no olhar de todos os presentes, principalmente os idosos que depois de tantos meses isola dos poderão voltar a interagir uns com os

outros. A ação será benéfica tanto para o físico como o mental da terceira idade, ajudando na saúde e na autoestima de cada um.

O grupo irá funcionar durante as quartas-feiras, das 13h30 às 16h. Cada semana uma secretaria irá preparar uma atividade diferente para atender os idosos.

SCFV promove palestra sobre os perigos da Era Digital

Já parou para pensar quanto da sua vida está exposta on-line? O avanço constante das redes sociais está colocando muita gente em risco sem sequer que elas tenham noção do perigo, principalmente os mais jovens. Pensando na importância deste tema, a Secretaria de Assistência So cial e Centro de Referência e Assistência Social CRAS, juntamente com o agente da Polícia Civil Tiarajú Castilhos, responsá vel pela Delegacia de Vargem/SC, traba lhou sobre os perigos da exposição da In

ternet com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do CRAS.

O objetivo da atividade é alertar sobre os riscos que algumas postagens po dem provocar, bem como repassar algu mas dicas básicas de comportamento nas redes sociais, para evitar problemas futu ros. Depois desse encontro e de todos os ensinamentos, os jovens que saiam refle tindo sobre os cuidados que precisam ter ao utilizarem a internet.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.8 REGIÃO VaRGEM
*Fotos e Informações: ASCOM/PMV
9Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br PUBLICIDADE

Associados da Copercampos finalizam Programa 'De Olho na Qualidade'

Associados, terminadores de su ínos da Copercampos, concluíram nesta sexta-feira, 14 de outubro, o Programa De Olho na Qualidade Rural. O programa é desenvolvido pela Copercampos, Aurora Coop e Sebrae. O objetivo da capacitação é promover a organização na propriedade, melhorando o ambiente de trabalho.

Esta turma iniciou o programa em agosto e reuniu 16 associados. O 'De Olho', faz parte do programa de forma ção e qualificação dos empresários do meio rural da Aurora “Encadeamento Produtivo”. Com encontros presenciais e visitas estratégicas, os integrados tiveram a missão de identificar oportunidades e

promover transformações organizacionais nas propriedades, melhorando assim a or ganização, limpeza e sustentabilidade dos espaços, reduzindo desperdícios, e conse quentemente proporcionando maior ren tabilidade e qualidade de vida no campo.

No encontro de encerramento do projeto, foram apresentadas por meio de fotos, a evolução da organização e embe lezamento das propriedades. Os partici pantes também apresentaram um teatro sobre a aplicabilidade dos conhecimentos repassados no treinamento.

O projeto é acompanhado pelo setor de Gestão da Qualidade da coopera tiva.

Matriz de Granja da Copercampos cria 29 leitões

A Granja Ibicuí, unidade de pro dução de leitões da Copercampos, locali zada em Campos Novos/SC, registrou no dia 12 de outubro, um fato inédito. Uma matriz Banbred D20 da raça Large White deu à luz a 29 leitões vivos.

A matriz está em seu segundo ciclo e registra agora, o recorde de nasci mentos de leitões vivos das granjas produ toras de suínos da cooperativa. Com alto valor genético, as avós D20 apresentam linhagens de alto padrão, destacando-se pela hiperprolificidade e pela excelente habilidade materna, gerando leitegadas de

alto vigor híbrido.

De acordo com a Médi ca Veterinária Bruna Cruz de Olivei ra, esta matriz demonstra com este resultado, o desempenho reproduti vo e produtivo das matrizes Danbred.

“Este é um número muito bom de leitões vivos, elevando assim nossas expectativas de produção com as matrizes Danbred na Granja Ibicuí. Os leitões estão mamando bem e assim vão se desenvolver com qualidade. A linhagem D20 tem alto desempenho reprodutivo e produtivo e conferimos aqui todo esse potencial”.

www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.10 AGRONEGÓCIO
*Colaboração de Fotos e Informações: ASCOM/Copercampos

Faltando 10 dias para o 2º Turno, candidatos aparecem tecnicamente empatados nas pesquisas de intenção de voto.

Após um primeiro turno dispu tado e um primeiro debate cheio de nuan ces para ambos os lados, a corrida presi dencial segue sendo um páreo duro entre

Lula e Bolsonaro.

Com as pesquisas indicando em pate técnico entre os dois, os brasileiros voltarão às urnas no dia 30 de outubro

Destaques do Plano de governo de Jair Messias Bolsonaro

empregos será uma das prioridades de um novo mandato e isso será feito de maneira independente dos interesses e preconcei tos ideológicos, com a liberdade como va lor máximo atribuído à democracia brasi leira.

para decidir quem será o presidente do Brasil a partir de 2023.

Para ajudar na decisão, prepa ramos uma lista das principais propostas

dos candidatos, no ponto de vista econô mico, bem como, uma abordagem nas áre as da saúde e educação.

Destaques do Plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva:

tais em infraestrutura e a reindustrializa ção nacional.

1) Avanço e consolidação das políticas de geração de emprego e renda;

2) Consolidação do ajuste fiscal no médio e longo prazo;

3) Esforços para garantir a esta bilidade econômica e sustentabilidade da trajetória da dívida pública;

4) Privatização de estatais, o que contribuiria para um reordenamento do papel das empresas na economia do país.

5) Manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600,00 a fim de promover maior poder de compra aos brasileiros.

6) Ampliar e fortalecer as polí ticas e programas direcionados às mulhe res, crianças e adolescentes, pessoas ido sas e pessoas com deficiência, dando mais segurança familiar.

7) Trabalhar pelo ingresso do Brasil na OCDE e em outras entidades in ternacionais de promoção do livre comér cio.

8) Os destaques do plano de go verno de Jair Bolsonaro deixam rastros do caminho que o atual presidente pretende seguir: liberdade econômica como meca nismo para promover o bem estar social.

A proposta repete críticas às res trições impostas durante a pandemia, di zendo que "a política do 'fecha tudo' gerou a maior crise econômica e social do país".

O Plano de Governo diz que a criação de

O documento cita a liberdade econômica como mecanismo para pro mover o bem estar social. O texto defende a privatização de estatais para promover a melhor administração pública. Consta também no plano de governo a realização de uma reforma tributária, com simplifi cação de impostos e correção de 31% na tabela do Imposto de Renda.

Sem proposta para perdoar ina dimplência, a aposta de Bolsonaro é no ciclo da prosperidade, que começaria com o aumento de empregos e chegaria ao aquecimento do consumo e na geração de impostos e receitas.

No documento, Bolsonaro ainda se compromete a manter o valor do Auxí lio Brasil em R$ 600 em 2023 e trabalhar pelo ingresso do Brasil em entidades in ternacionais de promoção do livre comér cio.

Saúde: Se reeleito, Bolsonaro promete ampliar o acesso a serviços bá sicos de saúde, a partir do entendimento de que "a família é a base da sociedade". Segundo o presidente, é preciso ter como foco a atenção primária em saúde.

Educação: O presidente tem a expansão da tecnologia como uma das principais bases para melhorar a qualida de do ensino. A partir disso, ele propõe novas matérias relacionadas à área, como programação, inteligência artificial e ou tras. O plano sugere cursos de capacita ção para os professores trabalharem com tecnologia. O candidato também promete trabalhar na valorização dos professores em caso de reeleição.

1) Revogar o teto de gastos e re ver o atual regime fiscal brasileiro;

2) A tarefa prioritária será coor denar a política econômica para combater a inflação e enfrentar a carestia, em parti cular a dos alimentos, dos combustíveis e da eletricidade;

3) Retomada dos investimentos em infraestrutura e em habitação;

4) Reforma tributária solidária, justa e sustentável;

5) Retomada da política de valo rização do salário mínimo visando à recu peração do poder de compra de trabalha dores;

6) Plano estratégico e de investi mentos para a Petrobrás orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados e a ga rantia do abastecimento de combustíveis no país.

7) Uma nova legislação traba lhista de extensa proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho, com especial atenção aos autônomos.

8) Os destaques do plano de go verno de Luiz Inácio Lula da Silva deixam rastros do caminho que o ex-presidente pretende seguir: revogar “os marcos re gressivos da atual legislação trabalhista”, a retomada de investimentos governamen

No documento, o candidato de fende a revogação da lei do teto de gastos e levanta a discussão sobre a legislação tra balhista, alterada na reforma de 2019. Lula enxerga um Brasil que reduz a tributação do consumo e aumenta os impostos pagos pelos mais ricos.

Seu plano também prevê que o governo estimule investimentos privados por meio de crédito, concessões, parcerias e garantias. Também cita tecnologia e ino vação, para fomentar um ecossistema de economia criativa.

Em relação às estatais, o projeto cita a “recuperação do papel da empresa como patrimônio do povo” e propõe o fim da Política de Paridade Internacional de preços da Petrobras (PPI). O petista pre tende lidar com as dívidas dos empreen dedores brasileiros por meio dos bancos públicos e de incentivos para que as insti tuições privadas ofereçam condições ade quadas aos devedores. Isso seria feito por meio da disponibilização de uma parte dos depósitos compulsórios que os bancos fazem junto ao Banco Central (BC).

Saúde: Entre as propostas do petista está o fortalecimento do SUS "pú blico" e "universal", o aprimoramento da sua gestão e a valorização e formação de profissionais de saúde. Além disso, prevê a retomada de políticas como o Mais Mé dicos e o Farmácia Popular, bem como a reconstrução e fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

Educação: O candidato propõe uma retomada dos investimentos na edu cação básica até a superior, ampliando as bolsas de incentivo científico na gradua ção e pós-graduação, assim como a lei de cotas para todos os níveis educacionais e para outras políticas públicas.

11Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022. www.jornalceleiro.com.br ELEIÇÕES 2022
www.jornalceleiro.com.br Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022.12 PUBLICIDADE

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.