Domingos Martins * Marechal Floriano * Santa Maria de Jetibá * Santa Leopoldina * Santa Teresa * Itarana * Itaguaçu ANO XVI - Nº 180
Estado do Espírito Santo - OUTUBRO/2006
R$ 0,50
Reeleito Presidente da República com uma expressiva contagem de 58 milhões de votos, Lula tem, neste segundo mandato, mais responsabilidade do que no primeiro. Por várias razões: A primeira é a de que daqueles 58 milhões de votos, a maioria é dos cidadãos da classe pobre, integrantes dos 11 milhões de famílias que estão recebendo os míseros reais da Bolsa Família; segundo, porque a classe média, ao contrário de 2002, não lhe dispensou tanto apoio; terceiro, porque o País tem que investir em Educação, Saúde, Habitação, Infraestrutura; quarto, porque o Brasil tem que ter crescimento pelo menos igual ao dos paises “emergentes” para que não perca o trem da economia mundial que, favoravelmente, está passando por aí. A política de juros altos – a mais alta do mundo – tem que dar lugar a uma política desenvolvimentista. Só assim o governo poderá fazer a “inclusão” dos pobres a quem Lula deve a eleição e que esperam condições de trabalho e renda que os façam cidadãos por inteiro. A dívida pública que custa por ano 150 bilhões de reais de encargos está insuportável e ao mesmo tempo que distrai os recursos dos investimentos necessários à melhoria da qualidade de vida, sobretudo daqueles que nada têm, enche os bolsos do setor financeiro que o mesmo é dizer dos mais ricos. Como diz Zélia Cardoso de Melo, esse setor financeiro internacional até tem vergonha de dizer quanto ganha no Brasil, de tão impensáveis que são os lucros. Já a classe média, com os altíssimos impostos, taxas, tarifas, juros, etc. que paga, tem visto o seu poder de compra diminuir e, em alguns casos, se igualar ao dos recém chegados através de aumentos de salários mínimos onerados para quem os paga por obrigações trabalhistas e contratações espartilhadas. Com os seus 58 milhões de votos, o Presidente Lula foi absolvido dos desmandos éticos do seu partido e dos seus colaboradores mas não do cumprimento das suas promessas de campanha. Então que as cumpra para bem do Brasil. Aos eleitores, até àqueles que não votaram nele, cumpre o dever cívico de colaborar para que o segundo mandato Lula seja benéfico para toda a Nação Brasileira. Mãos à obra!
Nesta edição iniciamos a publicação de um caderno de turismo. Interrompido o processo do Concurso Público da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá.
REALIZE SEUS DESEJOS... SISTEMA DE COOPERATIVAS DE CRÉDITO DO BRASIL
Notícias do SICOOB nas páginas internas