20230516

Page 1

BAGÉ, terça-feira, 16, e quarta-feira, 17 de maio de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 983 | R$ 3,00

RACIONAMENTO CÁRCERE

Reavaliação depende de mais chuvas, diz diretor do Daeb

Abastecimento de 9 horas diárias deve persistir por mais tempo

Pág. 3

O cenário prisional feminino do Presídio Regional

De 55 apenadas, 38 são mães e apenas nove concluíram Ensino Médio

Pág. 3

Santa Casa busca aumentar doações de leite humano

Em média, destinações a UTI Neonatal variam de 40 a 60 litros por mês

Pág. 10

PREFEITURA HOMICÍDIO

Augusto Lara assumirá a Secretaria de Infraestrutura

Transição, conforme o próprio vereador, deve iniciar nesta terça-feira

Pág. 5

PDT terá eleição no próximo domingo

Elenara Ianzer, que comanda a sigla desde 2017, disputará a reeleição

Pág. 5

CENTRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Inicialmente fixada junto ao Calçadão para uso de ambulantes, uma estrutura em aço acabou sendo remanejada para um terreno em frente ao Corpo de Bombeiros, para servir como Centro Municipal de Economia Solidária. Contudo, o espaço não tem recebido eventos, o que deve mudar agora, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Pág. 7

Homem é morto no centro de Pinheiro Machado

Polícia apura circunstâncias de assassinato a tiros na noite de sábado

Pág. 14

Caso de racismo em jogo do Guarany repercute

Injúria por parte de torcedores do Lajeadense constou na súmula do jogo

Pág. 15

DIRETÓRIO DENÚNCIA ALEITAMENTO
UM ESPAÇO PARA O COMÉRCIO
USO FOTOS: TIAGO ROLIM DE MOURA PREVISÃO DO TEMPO TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA Bom Bom 11ºC 9ºC 23ºC 19ºC Fechamento da edição: 19h
V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 F O C O F O C O N O N O F U T U R O F U T U R O I N S C R E V A - S E I N S C R E V A - S E s o u u r c a m p e d u b r / v e s t i b u l a r s o u . u r c a m p . e d u . b r / v e s i b u l a r B A G É B A G É A L E G R E T E G T E S Ã O G A B R I E L S Ã A B E L S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O
NO AGUARDO DE
jornalminuano.com.br

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina

• Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane BeckerMelissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago

Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart

Alunos do Carlos Kluwe participam da imersão ‘Uma Noite no Museu Dom Diogo de Souza’

“Uma Noite no Museu” deixou de ser apenas um clássico dos cinemas e, agora, virou roteiro cultural em Bagé. Na rede estadual, os alunos da Escola Estadual Carlos Kluwe participam do evento de imersão realizado no Museu Dom Diogo de Souza, entre os dias 10, 11 e 18 de maio.

Na semana passada, as turmas 1301 e 1302 puderam conhecer artigos importantes da cultura bajeense através de descobertas educativas. Posteriormente, irão participar mais três turmas de 3º Ano do popular ‘Estadual’. Esse projeto é uma das atividades da Componente de História, ministrada pela professora Clarisse Ismério, entre os Anos Finais do turno da manhã.

“No curso de História da Urcamp, nós formamos nossos acadêmicos para desenvolver atividades de educação patrimonial e museológica.

E, agora, que voltei a ministrar aulas no Ensino Médio, tenho a oportunidade de trabalhar essa metodologia com jovens ávidos por conhecimento”, descreve a historiadora, ao completar: “Me sinto privilegiada por participar da formação desses jovens que serão profissionais diferenciados por valorizar a história e o patrimônio cultural da nossa região”.

Caminho da Luz busca doações para pintura da Instituição

ajudar a tornar realidade o sonho da instituição ser reformada.

O prédio, que é Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas, já teve concluída a pintura da parte externa. Porém, o interior precisa do apoio da comunidade. Através das redes sociais, o Caminho da Luz divulga que todo o valor será revertido para a compra de tintas, com o slogan “Vamos juntos colorir o caminho”.

Em busca de revitalizar o prédio que presta serviços às pessoas com deficiência da comunidade de Bagé e região, o Cami-

nho da Luz realiza uma campanha para doação de tintas. No mês de maio é possível contribuir com apenas R$ 2,00 para

É possível realizar doação através da chave Pix de telefone (53) 999 344 763. O Caminho da Luz convida os interessados a segui-los nas redes sociais, @caminhodaluzbage, para acompanhar de perto a renovação.

02
BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
DIVULGAÇÃO
Atividade é feita entre os anos finais do Estadual Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira Laboratório de Jornalismo EMANUEL MÜLLER Prédio, que é Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas, já teve concluída a pintura da parte externa

Maioria das apenadas do PRB é mãe e têm Ensino

Fundamental incompleto

Cinquenta e cinco dos 601 apenados no Presídio Regional de Bagé (PRB) são mulheres. Dessa parcela, 23 apenadas têm o Ensino Fundamental incompleto. As informações são da assessoria de imprensa da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

Atualmente, há sete estabelecimentos prisionais femininos no Rio Grande do Sul, localizados em Porto Alegre, Lajeado, Torres, Guaíba, Rio Pardo e Bagé. Também existem 50 unidades mistas, que alojam mulheres em celas, alas ou galerias distintas das destinadas aos custodiados do sexo masculino, conforme previsão legal.

A analista de projetos e políticas públicas da Asstec, Lilian Ramos, destaca que conhecer o perfil das mulheres no sistema prisional gaúcho é essencial para orientar políticas específicas para esse público, além de ações de prevenção ao encarceramento de

mulheres em condições de vulnerabilidade social.

Conforme os dados do PRB, das 55 apenadas de Bagé, 39 são mães, oito delas possuem Ensino Fundamental completo, 12 Ensino Médio incompleto, nove Ensino Médio completo, duas têm Ensino Superior incompleto e apenas uma possui Ensino Superior completo.

Estado

No Rio Grande do Sul, de acordo com dados de abril de 2023, em universo de 43 mil apenados, 2,4 mil são mulheres. A maioria delas (39,9%) está recolhida na 10ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), que abrange estabelecimentos de Porto Alegre, Gravataí e Guaíba. A 6ª, que abrange o Presídio Regional de Bagé (PRB), com 10,2%, do total de presos.

Políticas específicas

Lilian destaca que ‘apesar de serem a minoria no sistema,

5,7% do total de pessoas recolhidas no Estado, é fundamental que elas tenham políticas específicas, considerando as suas particularidades e o impacto social de sua privação de liberdade’. “Além de possuírem necessidades de saúde específicas, é necessário considerar que quase 80% das mulheres no sistema são mães e a maioria delas constituem o esteio familiar”, afirma.

A analista de projetos e políticas públicas da Asstec também observa que ‘dessa forma, quando a mulher ingressa no sistema prisional, toda a família sofre, especialmente os filhos, devido à desestruturação do lar’.

“Se famílias de homens presos são mais vulneráveis à repetição do ciclo de violência, as famílias de mulheres encarceradas podem ficar ainda mais suscetíveis por causa da mudança dos tutores dos filhos menores de idade”, ressalta.

Mesmo a ligeira recuperação das barragens - ocasionada pela chuva do início deste mêsnão foi suficiente para atenuar a preocupação do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb). A recuperação permitiu à autarquia diminuir o horário de racionamento, de 18h para 15 horas diárias. Contudo, ainda não é considerado o suficiente para abrandar a situação de alerta.

Após um abril praticamente sem chuvas, com acumulado de 17,7 milímetros, maio, antes mesmo de completar 15 dias, já acumulou 186,4mm de precipitações, muito acima da média histórica, que é de 115 mm. Com as chuvas, a barragem da Sanga Rasa, que chegou a ter um déficit superior a 10 metros, recuperou cerca de dois metros e, atualmente, está 7,70 m abaixo do nível normal. Já o Piray está 4,10 m aquém, enquanto a barragem Emergencial está cheia. Na esteira das chuvas, chegou o frio. As baixas temperaturas ocasionaram uma diminuição

gradativa do consumo de água. Em março, por exemplo, o consumo era de 25.547,45m³/dia. Já em abril, caiu para 22.309,47m³/ dia. Em maio, a tendência é, também, diminuir.

“O Daeb segue aguardando mais chuvas significativas para realizar uma nova avaliação. Por enquanto, seguem as 15 horas de racionamento”, afirma Franco Alves, diretor do Daeb.

Quanto às novas chuvas, o prognóstico climático trimestral da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação é positivo. Segundo o estudo, o outono apresenta o retorno de precipitações regulares ao Estado. As projeções climáticas indicam regularidade na distribuição da precipitação, o que representa volumes próximos ou superiores ao esperado.

Entre maio e junho, a condição de normalidade, com valores de chuva próximos da média histórica, deverá predominar na maioria das regiões e são esperados volumes acima da normal.

03
BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
Daeb espera novas chuvas para reavaliar racionamento
Das 55 apenadas de Bagé, apenas uma possui Ensino Superior completo
ARQUIVO JM
DEIVIDI LEONEL/ESPECIAL JM
Sanga Rasa, que chegou a ter um déficit superior a 10 metros, recuperou cerca de dois metros e, atualmente, está 7,70 m abaixo do nível normal

Campo & Negócios

Bagé sedia Dia de Campo sobre sistemas pecuários sustentáveis

A utilização de tecnologias e conhecimento é um dos caminhos para tornar a pecuária mais sustentável, elevando índices de produtividade e produzindo carne e leite conservando os recursos naturais. A Embrapa Pecuária Sul realiza, nesta terça-feira, 16 de maio, o Dia de Campo “A Pecuária em Sistemas Sustentáveis de Produção”, a partir das 8h, na sede da instituição, em Bagé, quando serão apresentadas soluções tecnológicas já disponíveis para o setor produtivo. No evento serão mostrados resultados de quatro grandes linhas de pesquisa desenvolvidas e que buscam a intensificação da atividade com sustentabilidade. Participam também do Dia de Campo as unidades da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) e Trigo (Passo Fundo-RS), e o evento conta com apoio da Farsul, por meio do Programa Duas Safras e da Corteva.

Uma das estações, intitulada Polo de Excelência em Genética (PoloGen), vai abordar os trabalhos desenvolvidos em melhoramento genético para bovinos e ovinos. Nesse sentido, um dos temas destacados será a par-

ticipação da Embrapa nos programas oficiais de melhoramento genético das raças europeias como o PampaPlus, o Promebo e Brangus+. Também será apresentado o Serviço de Predições Genômicas, que são avaliações genéticas aprimoradas pela genômica, mais precisas que as tradicionais. Em outra subestação serão destacadas as provas de avaliação de desempenho realizadas pela Embrapa, como a Prova de Avaliação a Campo (PAC), a Prova de Eficiência Alimentar (PEA) e a Prova de Emissão de Gases (PEG). O melhoramento genético de ovinos também estará em pauta, com a apresentação dos trabalhos de seleção para características produtivas e reprodutivas a partir do diagnóstico molecular de alelos relacionados ao aumento da prolificidade e melhoria na conformação de carcaça.

Outra linha de pesquisa destacada é o controle de plantas daninhas, especialmente o capim-annoni e o caruru, que trazem perdas tanto para a criação animal quanto para lavouras. Na estação serão apresentadas pesquisas e práticas que contribuem

para o controle dessas espécies, como o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), desenvolvido para combater o capim-annoni. Já em relação ao caruru, planta que traz prejuízos para lavouras de soja, serão mostrados resultados de pesquisas recentes com a utilização de técnicas de rotação de culturas e o uso de moléculas alternativas para combater a espécie.

Uma terceira estação, chamada de Cultivares Embrapa: Forrageiras e cereais de inverno, vai destacar os materiais desenvolvidos pela empresa de pesquisa adaptadas para a região Sul. Nesse sentido, serão apresentadas cultivares de gramíneas, leguminosas e de cereais de inverno que são opções para o produtor fazer um planejamento forrageiro que leve em consideração diferentes fatores dos sistemas de produção. Será enfocado ainda a importância do uso de espécies leguminosas, pela alta qualidade nutricional e pela fixação de nitrogênio, além dos benefícios na diversificação do uso de espécies forrageiras.

Já na outra estação, será apresentado Pasto 365: forragem

o ano inteiro. A tecnologia tem como princípio melhorar a oferta de pastagem para os animais, eliminando os vazios forrageiros em diferentes sistemas pecuários. As práticas preconizadas propiciam o aumento da diversidade de plantas e melhorias contínuas na fertilidade do solo e produtividade do sistema. Na estação também será enfocado o controle integrado de plantas indesejadas em sistemas de inte-

gração, utilizando as sinergias entre as fases lavoura e pastagens e uma maior cobertura de solo para a redução dessas espécies nos sistemas de produção. Outro tema abordado serão os benefícios econômicos da cultivar BRS Estribo de capim-sudão, observados pelo impacto positivo no sistema como um todo e não somente pelo ganho de peso dos animais durante a utilização da pastagem.

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
04
LEONARDO
HOSTIN/EMBRAPA
Atividade acontece na Embrapa Pecuária Sul

Augusto Lara vai assumir

Secretaria

de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano

O vereador Augusto Lara vai assumir o comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra). O parlamentar inicia, nesta terça-feira, 16, um período de transição, para substituir Éverton Kaupe, secretário que também coordena a Defesa Civil, e deve ser remanejado para o gabinete do prefeito Divaldo Lara. Augusto Lara, que cumpre o segundo mandato, foi presidente da Câmara, entre 2021 e 2022. “Foram dois desafios, à frente do Legislativo: o primeiro, relacionado à gestão em si. O segundo à liderança e articulação com os parlamentares. Encaro o convite para assumir uma secretaria como o reconhecimento de que

fiz um bom trabalho”, pontua. A titularidade da Secretaria deve ser assumida na quinta-feira.

Augusto Lara projeta discursar na sessão ordinária, anunciando formalmente a licença temporária do cargo, para integrar o primeiro escalão de governo. “Estou empolgado e motivado com o novo desafio. A Seinfra é uma pasta estratégica, que seguramente tem uma das maiores demandas entre as secretarias. Quero estar presente nas ruas, conhecendo as demandas”, adianta.

A licença de Augusto Lara para compor o primeiro escalão deve mexer com a composição da base do governo na Câmara. Nos bastidores, circula a informação de que mudanças devem

HU firma convênio com Prefeitura de Bagé

ocorrer entre os suplentes, nas próximas semanas, o que torna incerto, por enquanto, o nome do suplente que deve assumir o cargo de vereador.

Relator apresenta parecer favorável à denominação da ponte sobre Rio Camaquã

O deputado Hildelis Duarte, do PSB do Maranhão, apresentou parecer favorável ao projeto de lei que denomina a ponte sobre o Rio Camaquã, na BR153, na divisa dos municípios de Bagé e Caçapava do Sul, como ‘Ponte Nicanor Azambuja, João Dóglia e Diogo Madruga’. A posição do parlamentar será avaliada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. A proposta, de autoria do deputado Paulo Pimenta, do PT

gaúcho, já foi aprovada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, com parecer favorável do deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas. O texto também foi aprovado na Comissão de Cultura, com parecer da deputada federal Maria do Rosário, do PT gaúcho.

Pimenta argumenta que o dentista João Correa Dóglia e o pecuarista Nicanor Rosa Azambuja marcaram suas trajetórias no município de Bagé, na criação da Semana Crioula Internacional,

das Quarteadas Sociais do CTG 93 e da Descida do Rio Camaquã. O projeto inicial homenageava Azambuja e Dóglia. O nome de Madruga foi incluído através de substitutivo de Maria do Rosário. Em seu parecer, a deputada destaca que a Câmara de Bagé aprovou, em 2022, uma moção de apoio, ‘na qual se consigna manifestação favorável à proposição em análise, inclusive quanto à inclusão de Diogo Madruga Duarte como um dos homenageados’.

Lei busca autorizar Executivo Municipal a receber armas da Polícia Federal

O Legislativo bajeense avalia um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a receber, a título de doação, 50 pistolas PT100, marca Taurus, 160 carregadores e 1.350 munições calibre.40, da Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, para a Guarda Municipal de Bagé. A Câmara não tem prazo para vota-

ção da proposta em caráter conclusivo. A matéria será analisada pelas comissões técnicas da Casa antes de avançar ao plenário.

O valor médio de cada pistola está estimado em R$ 6.260,00. A doação, portanto, pode resultar na economia de aproximadamente de R$ 313 mil. Na justificativa que apresentou

aos vereadores, o prefeito Divaldo Lara argumenta que a doação é importante considerando ‘o risco de enfrentamento diário a que os servidores da segurança pública estão expostos’, mencionando, ainda, a ‘sensação de segurança que o homem armado, equipado e qualificado reflete no seio da comunidade bajeense’.

Preocupado em ampliar o serviço para a comunidade, o Hospital Universitário (HU) da Urcamp firmou novo convênio com a Prefeitura de Bagé. O ato de assinatura foi realizado na manhã de segunda-feira, dia 8, na reitoria, com presença do reitor Antônio Envanhoé Sobrinho; da diretora-geral do HU, Fabiane Caillava; do secretário municipal de Saúde, Ronaldo Hoesel; e do secretário de Saúde Adjunto, Ricardo Necchi. O funcionamento será da seguinte forma: o médico da rede pública solicita o exame e a Prefeitura encaminha. Depois, o paciente vai até o HU para agendar e realizar o exame.

A partir dessa parceria, o HU oferecerá os exames de Diagnóstico por ultrassonografia (abdômen total, aparelho urinário, próstata, tireoide, pélvica, transvaginal e obstrética); Ultrassonográfica transtorácica e doppler de carótidas; Laudo de eletrocardiograma; Tomografia (com contraste e sem contraste); e Gasometria.

“A importância de fechar esse convênio é que a população possa ser melhor atendida, pois se consegue ampliar os serviços, trazendo mais agilidade nos agendamentos e mantendo a qualidade dos mesmos”, destaca Fabiana, diretora-geral do HU.

PDT de Bagé vai eleger diretório municipal no domingo

O diretório municipal do PDT realiza convenção, no domingo, dia 21, para eleição da nova direção partidária. A professora Elenara Ianzer, que comanda a sigla desde 2017, disputa a reeleição.

A convenção inicia às 15h e encerra às 19h. O registro de chapas pode ser formalizado nesta terça-feira, das 15h às 18h, na sede do partido. Elenara assumiu a presi-

dência, em 2017, em uma comissão provisória, e foi eleita para a direção do PDT em 2019. A professora também disputou o Executivo bajeense no pleito de 2020.

A presidente avalia que o PDT, nas eleições municipais, tinha como meta preservar a independência e eleger vereadores, o que conseguiu, elegendo Caio Ferreira, que representa a sigla no Legislativo.

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Fogo Cruzado 05 Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan
Vereador inicia período de transição nesta terça-feira Parceria reforça atendimento municipal hospitalar
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Aciba apresenta palestra sobre atração de possibilidades favoráveis

Isnar Amaral estará em Bagé nesta terça-feira, dia 16, às 19h, palestrando aos sócios da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). O palestrante é especialista em Reprogramação Quântica do Ambiente Básico, autor de artigos publicados no Brasil e no exterior, escreve a coluna “Energia dos Negócios” da Revista Expansão Consultor sendo, também, mentor em Energia do Ambiente Empresarial.

Radiestesista e Geobiólogo, pós-graduado em Qualidade do Ambiente e Pós-graduando em Psicoterapia e Saúde Emocional Certificação internacional em Mentoring, Coaching e Advice, Isnar promove a sinergia e o equilíbrio no ambiente organizacional, gerando engajamento da equipe e atração de possibilidades favoráveis, oportunizando o pleno desenvolvimento do negócio.

FFP promove plantão em Bagé para tirar dúvidas sobre planos previdenciários, dias 16 e 17 de maio

Segundo o palestrante, a gestão inovadora envolve a aplicação de novas ideias, processos e tecnologias para melhorar a eficiência e eficácia de uma organização. Para atrair possibilidades favoráveis, a gestão pode recorrer às inovações tecnológicas, por meio de parcerias com outras empresas ou profissionais para compartilhar conhecimentos e recursos. “Na palestra, apresentaremos um método inédito de gestão inovadora de fácil e imediata aplicação e que não envolve nenhum treinamento, contratação ou movimentação de pessoal”, explica.

A gestão inovadora é um diferencial e fator determinante na atração de possibilidades favoráveis, o que pode abrir portas para novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas. A palestra acontece no salão de reuniões da Aciba.

A Fundação Família Previdência (FFP) organizou uma série de plantões em diversas cidades gaúchas para tirar dúvidas sobre seus planos previdenciários e, assim, contribuir também para a educação financeira. A próxima cidade a receber a visita da equipe da FFP será Bagé. Serão dois dias de encontros - terça, das 14h às 17h, e quarta, 17, das 8h às 12h. As reuniões serão realizadas na sede da AFCEEE, na Rua Gomes Carneiro, nº 927, Centro, abertas aos participantes sem necessidade de inscrições prévias.

Contribuições e benefícios oferecidos estão entre as principais dúvidas sobre os planos previdenciários administrados pela entidade. A FFP fechou o ano de 2022 com R$ 6,4 bilhões em patrimônio dos planos administrados e a folha anual é de R$ 800 milhões, pagos para 9 mil aposentados e pensionistas. No ano passado, a entidade alcançou a marca de 18.316 participantes nos 12 planos sob sua gestão. A maioria aderiu ao Família Previdência Associativo, que chegou a 6.547 participantes, ao final do ano, o maior da entidade em número de clientes. Este é o plano que mais cresce na Fundação e que já conta com um patrimônio de R$ 126 milhões.

Aniversariantes

16 de maio

Adrian Lucas Moraes Marques

Airton Mendes

Clara Vitória da Cunha Camargo

Divaldo Dalbão

Eduardo Beck Castro

Elizeti Sulei Martins

Eric Bandeira Pires

Gabriela Campos Bitencourt

Hérick de Bem

Ireno Oliveira Pinto

Isabelly dos Santos

João Mauri da Luz Ferreira

José Fabricio Motta Rodrigues

Leticia Silveira Cardoso

Marceli de Cássia Freitas

Maria Esmeralda Soares

Marisete Bitencourt Gomes

Mauren Oliveira dos Santos

Mauricio de O. Gomes

Rogério Silveira Ritta

Sandra Mara da Rosa

Sônia Maria Ávila Gonçalves

Walmir Amaral Silveira

17 de maio

Ana Maria Alves Jorge

Bruna de Cássia dos Santos

Carla Raquel Martins

Caroline Dias

Dione da Silva Brittes

Fausto Amado Gonçalves

Ivone Silveira

Jaime Antônio Fornarggier

Lauir Prola Lucas

Lorena Madeira Antunes

Marco Antônio Salim Kalil

Maria Luiza Quartieri

Marinês Pires Ribeiro

Marly Oliveira da Silva

Mayara Soares Rodrigues

Miguel Salim Kalil

Miriam Moreira

Nestora Figueiredo Camargo

Pedro Celso Barcellos de Oliveira

Rafael Rodrigues Vieira

Richard dos Santos Oliveira

Rute Viçosa

Samara Gonçalves da Silva

Vera Lúcia Salim da Fonseca

Vilmar da Silveira Guasque

Yasmim Soares Veiga

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Empreendedor
06
ARQUIVOJM
Amaral é especialista em Reprogramação Quântica do Ambiente Básico

Sem eventos desde 2022, Centro de Economia Solidária aguarda utilização

O Centro Municipal de Economia Solidária, inaugurado em 2020, teve seu último evento no final de 2021. O espaço, que funciona na Avenida Barão do Triunfo, nº 588, em frente ao Corpo de Bombeiros, já sediou Feiras Orgânicas, de Artesanato e Briques Solidários, como uma alternativa para um projeto anterior que acabou não se concretizando na cidade.

A estrutura foi implantada no final de 2020, em meio a pandemia do coronavírus, após sua remoção do Calçadão. O município investiu, à época, R$ 148.522,45 na aquisição das estruturas que, inicialmente, seriam utilizadas para abrigar os ambulantes na área central da cidade.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, responsável pelo local, o Centro de Economia Solidária está passando por um período sem atividades devido à estiagem e em função da instalação da Guarda Municipal no prédio ao lado, onde funcionava o Núcleo Moveleiro do Pampa. Ele argumenta que o espaço não foi

implementado para atividades ininterruptas. “O planejamento em 2023 prevê um cronograma de ações com o uso permanente do local, especialmente pelo Setor de Artesanato da cidade”, disse. Desde a aquisição, pelo município, a estrutura vem gerando polêmica. Inicialmente, o Institu-

to do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae-RS) autorizou a sua colocação no Calçadão, o que efetivamente ocorreu. Contudo, depois, voltou atrás e o município não apenas teve que removê-la, como teve que buscar um espaço alternativo para a colocação das cabines me-

tálicas. Ao todo, foram adquiridas 36 cabines de metal revestidas de chapas de aço e cobertas com policarbonato medindo 2,00 m x 1,50 m que seriam destinadas para acomodação dos ambulantes cadastrados junto à Prefeitura. Com a negativa, esta ação acabou sendo pausada.

ANA ROMERO HOME CARE

www.cuidadosespeciais.com.br

Telefone: (53) 33112881 Whatsapp: (53) 999226916

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 07
Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família. Supervisão de enfermeira especialista em saúde da família Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade Estrutura já recebeu feiras orgânicas, de artesanato e briques TIAGO ROLIM DE MOURA

Pastéis da Nossa Senhora Auxiliadora

Até o dia 19 de maio é possível encomendar os pastéis da Auxiliadora nos sabores de carne e goiabada por R$ 5,00. Faça sua encomenda pelos telefones pela Secretaria (3242-5855 e 991334230), com Dilce (999102808 e 999740684).

Poetas do Cultura Sul

Reunidos na Neisa Confeitaria, os poetas do Cultura Sul e convidados traçando estratégias para novos projetos, além de poesia e a alegria que faz essa bonita convivência no mundo literário. Com os participantes estiveram Sávio Machado de Machado, Maria Luiza Cardoso Pêgas, que foram recepcionados por Maria Conceição Rosa Dos Santos, Maristela Lemos, Vera Pinto Vigil, Gladis Veloso Deble, Brito Clenea, Särita Bárros, Adauto Tercius Simões Pires, Ada Maria Machado Guimarães e Kydo Ferreira

Bastidores

Vivi

Teatro Serelepe:

As integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer nos bastidores da Feira de Doces de Dia das Mães

Respingos de amor

Norma e Quelen Kopper no Dia das Mães

linda

com

Unicred Prosperar promoveu a iniciativa em prol O mentor da ideia, Telmo Barcelos, com

jornalminuano.com.br
A Lais a mamãe Laura Gularte

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

“Obrigado Bagé”

“Esta é a melhor maneira de expressar alegria, do jeito que gostamos de fazer, levar esta alegria a todos. Obrigado Unicred Prosperar Bagé por proporcionar essa alegria a Bagé e seus associados, obrigado amigo Telmo Carvalho Barcelos por fazer essa ponte e mediar esses momentos!

Obrigado Bagé!”, declarou Marcelo Benvenuto de Almeida, sobre sua estada em Bagé, no final de semana, com o Teatro Serelepe.

As apresentações aconteceram na sexta-feira e sábado, marcando a reinauguração da Agência Bagé da Unicred Unicred Prosperar, na Avenida Sete de Setembro, nº 602. O evento foi totalmente beneficente, com ingressos trocados por alimentos não-perecíveis que serão destinados às entidades assistenciais geriátricas Vila Vicentina e José e Auta Gomes. O Teatro Serelepe segue com a agenda com apresentações ainda este mês em São Sepé, Alegrete e São Borja.

Live com elas

Equipe da Mistura da Terra Farmácia pronta para receber sua clientela, proporcionando a melhor experiência

O Dia das Mães continua sendo uma das principais datas comemorativas, perdendo apenas para o Natal. A data é significativa e motivo do sucesso se dá pela homenagem àquelas que merecem todo o carinho do mundo e merecem muito mais do que afeto e discursos bonitos nas redes sociais. O JM fez visitas em empresas parceiras, na semana passada, compartilhando sugestões que são válidas para todos os dias do ano.

prol da Vila Vicentina e do José e Auta Gomes. Dr. Manif Curi Jorge, que apoiou a causa

Hering Bagé, localizada na Rua Bento Gonçalves, é uma loja completa com equipe coordenada por Lenise Silveira, alinhada para oferecer do look básico com toda qualidade e conforto, até peças cheias de conceito de moda

Olimac Móveis com a linda gestante Natália Alves, que mostrou showroom com opções lindas para casa

A nutricionista Patricia Teixeira falou sobre o Ponto da Carne, empreendimento administrado por ela há três meses

Sandra Soria mostrou opções de presentes de decoração e plantas da Casa das Garças, que agregam energia e beleza

2 08/09 BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023

Campanha visa aumento na doação de leite humano

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Caridade de Bagé lançará, no dia 19 de maio, uma campanha para estimular a doação de leite materno. A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação, assim como uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento. O espaço funciona diariamente e ininterruptamente das 7h às 19h, com atendimento de, em

média, de 500 mães, tendo doação mensal em torno de 40-60 litros de leite humano.

Conforme a coordenadora técnica do Banco de Leite Humano da Santa Casa de Bagé, Cledinara Salazar, o leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. “O objetivo da campanha é divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios e promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano”, disse.

Segundo a médica, o leite humano é um líquido complexo que contém carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, substâncias imunocompetentes, além de fatores moduladores de crescimento. “Devido à sua composição nutricional balanceada, é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida”, ressalta.

Cledinara salienta que o Banco de Leite de Bagé foi inaugurado em 2008 e tem atendido sempre o propósito de apoio, coleta, pasteurização do leite materno, auxiliando aos bebês, especialmente da UTI Neonatal, na sua alimentação.

Principais benefícios:

– protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; – reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos; – reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Espaço funciona diariamente e ininterruptamente das 7h às 19h, com atendimento, em média, de 500 mães

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
@unicredcentralgeracao unicred.com.br
Cuidar de você é cuidar da sua família.
FOTOS: DIVULGAÇÃO Cledinara salienta que o Banco de Leite de Bagé tem atendido sempre o propósito de apoio

Alternativas para manter a autoestima das mulheres durante o tratamento oncológico em Bagé

Sendo a segunda doença que mais mata no Brasil, o câncer afeta não só o corpo, mas também a autoestima de milhares de mulheres todos os anos. A partir do diagnóstico da paciente, inicia-se uma nova fase em sua vida que, além de se preocupar com o resultado do tratamento, desencadeia um ciclo de pensamentos negativos, desequilíbrios e conflitos internos relacionados à sua imagem diante ao tratamento tão agressivo. O olhar se volta para o corpo, tanto pela questão da saúde quanto pelas mudanças decorrentes aos efeitos colaterais do tratamento, entre os mais comuns, a queda de cabelo, perda de peso, ressecamento da pele, enfim, manifestações que mudam muito o aspecto do paciente e neste momento geram problemas de autoestima. Por isso, o cuidado com a saúde emocional é muito importante para as pacientes. A estética torna-se uma necessidade a ser trabalhada junto ao tratamento

Em Bagé, existe a UNACON (Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia) da SCCB (Santa Casa de Caridade de Bagé), que fornecem prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes, contendo ambulatório especializado, internações clínicas e cirúrgicas oncológicas, quimioterapia, cuidados paliativos e fornecimento de medicamentos oncológicos de forma gratuita pelo SUS, e também particular e convênios. Com a participação de empresas e voluntários, são desenvolvidos projetos com o objetivo de ajudar na recuperação e conservação da autoestima das pacientes. Um dos mais recentes e concluído com muito sucesso, começou no ano de 2022, uma Edição Especial da Campanha Troco do Bem, lançada pela rede de Supermercados Nicolini em parceria com a Santa Casa de Caridade de Bagé. O valor arrecadado foi destinado para a aquisição da Touca Inglesa, aparelho de crioterapia capilar que reduz significativamente a queda do cabelo em pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico. A tecnologia é indicada para quem está em tratamento de câncer de mama, ovário e colo de útero, principalmente para pacientes que utilizam os

medicamentos chamados de taxanos, desenvolvidos para combater vários tipos de câncer.

A campanha foi muito divulgada e teve como representante a pedagoga e Nail Designer Liliane Gonçalves Schmidt. Diagnosticada com câncer hormonal em dezembro de 2020, ela começou o tratamento em janeiro de 2021, recebendo a notícia da cura em outubro do mesmo ano. Ela tornou-se uma pessoa representativa por tudo que passou, seu rosto estampado em outdoors espalhados pela cidade divulgaram a campanha e um pouco de sua história. Através do seu Instagram, que possui mais de cinco mil seguidores, também compartilhava o andamento de cada fase do tratamento, sua evolução e mensagens de autoestima, autocuidado e amor próprio.

Liliane conta que seu cabelo era comprido, pela cintura e, após a primeira quimioterapia vermelha, a qual após realizá-la levam 14 dias para o cabelo cair, Liliane não aguentou esperar, e raspou o cabelo, ficando completamente careca. “Para me manter, eu colocava na minha cabeça que se eu estava vomitando, o câncer estava indo embora, se estava passando mal, ele estava indo embora junto, na tentativa de me segurar em algo. Da mesma forma pensei em relação ao meu cabelo, caindo e o câncer caindo junto com ele”, frisou. Para manter a sua autoestima, procurava sempre sorrir, se maquiar e estar bem arrumada, a aparência de pessoa doente era algo que a incomodava e que não queria transmitir.

Ao receber o convite para fazer a campanha do Troco do Bem, Liliane relata que ficou muito feliz por participar, repre-

sentar as outras pacientes. Ela procura fazer isso sempre da melhor forma, mostrando que fazer quimioterapia não é ruim, que é uma aliada assim como a radioterapia. “Sem dúvidas, se eu tivesse tido a oportunidade de utilizar a touca, teria utilizado”, ressalta. Em março deste ano, a compra da touca foi concretizada. Essa é a primeira máquina adquirida na metade sul do estado, uma vitória de toda a região que busca e necessita por tratamento de saúde na Rainha da Fronteira. No dia 4 de maio, a touca foi utilizada pela primeira vez em uma paciente. “Felicidade define em saber que a comunidade se mobilizou, se solidarizou com a campanha, e que conseguimos adquirir a touca junto com a Santa Casa que tem realizado um incrível trabalho voltado à oncologia”, diz Liliane.

Doação de cabelos e confecção de perucas

Além de todo trabalho que a UNACON já realiza desde que abriu o serviço de quimioterapia há 12 anos, projetos voltados à doação de cabelos para a confecção de perucas também sempre foi realizado. Marly Faria, que atua há mais de 10 anos na área oncológica, atuou também como voluntária administrativa na Liga Feminina de Combate ao Câncer e hoje na UNACON é faturista das contas do SUS (Sistema Único de Saúde). Ela relata que muitos voluntários entregam suas doações, entre eles, mulheres, crianças, homens e alguns salões de beleza.

Um dos estebelecimentos da área que contribui muito para esse trabalho é o Salão Champs

mazena da maneira correta para que os fios não sejam danificados. Reconhece a necessidade deste trabalho a partir das próprias experiências que já vivenciou em sua longa trajetória dentro do salão. “Houve várias mulheres que eu mesma tive que passar a máquina zero no cabelo, pois perderam o cabelo na primeira quimioterapia. Acredito que devemos ajudar o próximo, não sabemos o dia de amanhã, um grão de areia pode parecer pouco, mas é muito para quem está necessitado”, destaca Nara.

Como doar?

Elysées, localizado na Galeria Glória. A proprietária, Nara Elisa Freitas, teve a iniciativa de doar os cabelos cortados por suas clientes para a oncologia há 10 anos, por intermédio da sua amizade com a Marly. “Eu já realizava um trabalho voluntário na UNACON, lavando, cortando, e penteando as perucas emprestadas para as pacientes antes mesmo de começar a coletar os cabelos para doar”, relata Nara. Após surgirem novas voluntárias para realizar esse trabalho, ela passou a somente coletar cabelos. Desde então, ela aborda as clientes quando vão retirar uma grande parte do cabelo perguntando se gostariam de realizar uma doação para a oncologia. “Para as mulheres que aceitam doar, eu faço questão de explicar que o cabelo não é para benefício do meu salão, não trabalho com mega hair, nem aplique e perucas, apenas faço a doação”, ressaltou. Com todo o amor e cuidado, Freitas cuida dos cabelos coletados, separa por mechas e ar-

A medida de cabelo que pode ser doada é a partir de 15 centímetros, sem passar por nenhuma avaliação. Todo cabelo é bem-vindo, seja grisalho, pintado, ou com química. Lembrando que a doação de lenços, chapéus, turbantes e quaisquer outros acessórios também são aceitas.

A entrega é realizada diretamente na UNACON que encaminha os cabelos para a ONG parceira da instituição chamada “Penélopes Solidárias”, onde as perucas são confeccionadas, e, como diz o seu slogan, “doam amor em forma de perucas”. Atualmente, a sede da entidade é localizada em Passo Fundo, e também em Erechim, onde esse suporte é realizado na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. A cada contribuição, a UNACON recebe uma peruca de presente que será emprestada a uma paciente durante todo o seu tratamento. Atualmente, a instituição necessita de doações de secadores e chapinhas, para dar manutenção a estas perucas. Maquiagens e maquiadoras voluntárias também são um desejo para transformar ainda mais esse trabalho.

11 BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
Liliane durante o tratamento Ela, um ano após vencer o câncer FOTOS ARQUIVO PESSOAL Rosto estampado em outdoors espalhados pela cidade divulgam a campanha e um pouco da história de Liliane

Novelas

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Gilda provoca Marê e Orlando. Cândida finge sua recuperação e comemora a decisão de Luís de voltar para o seminário. Gaspar e Gilda trocam ameaças. Neiva comenta com Popó sobre Celeste. Ivan implica com Luís por causa de Tânia. Anselmo sugere que Luís proponha um namoro às escondidas com Tânia. Marê pede que Orlando fale sobre sua família. Justino se entristece ao ver Sônia beijar Júlio. Popó acompanha Celeste até sua casa. Adélia sugere que Neiva procure um amor. Marê se assusta ao ver Júlio entrar em seu quarto.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Theo aparece no laboratório e deixa Sol, Jenifer e Ben nervosos. Lumiar é avisada da audiência de Emílio. Theo implica com Ben e Sol. Vitinho ajuda Lui com a surpresa que ele planeja fazer a Sol. Os bens de Guiga são bloqueados por culpa de Emílio. Lumiar termina seu romance com Theo. Emílio pede para morar com Guiga. Guiga vende brigadeiro no ICAES. Vitinho compra um anel para Lui dar a Sol. Hugo é obrigado a ir falar com um traficante. Lui conta para Ludmilla sobre suas intenções com Sol. Jennifer, Ben, Bruna, Kate e Rafa se encontram para ver o show.

Terra e Paixão - GLOBO - 21h

Daniel percebe que Aline pensa que foi ele quem lhe enviou as sementes. Daniel repara que a água do terreno de Aline é transparente, em comparação com a água barrenta das terras de Antônio. Ruan conta a Antônio que escutou Aline dizer a Jonatas que precisará pedir empréstimo. Andrade tenta chantagear Anely. Luigi se hospeda na pousada de Andrade e Lucinda. Daniel revela a Antônio que Ademir comprou as sementes para Aline. Cândida aconselha Caio a revelar a Aline o seu amor pela moça. Cândida conta a Caio um segredo da família do rapaz. Antônio orienta Franco a conceder o empréstimo para Aline, pedindo como garantia as terras dela. Lucinda nota o tratamento irônico de Andrade com Anely. Aline aceita fazer o empréstimo dando as terras como garantia ao banco. Jonatas interrompe a conversa entre Aline e Daniel.

Horóscopo

O cenário tá maravilindo para incrementar seus ganhos, agilizar seus interesses e brilhar no trabalho. Hoje você também pode resolver assuntos importantes e reforçar os laços familiares. Na paixão, seu carisma será um chamariz para atrair admiradores e paqueras.

Explore sua capacidade de iniciativa, perseverança e inteligência para se dar bem. Só não marque touca à noite, quando Vênus se estranha com a Lua e pode trazer tensões para a sua vida amorosa. Muita calma nessa hora para não chutar o balde nem arranjar conflitos.

O dia promete realizações e conquistas na carreira e nas finanças, portanto, bora lá mostrar o que sabe para chegar aonde quer. Mas vá devagar à noite, quando ceninhas de ciúme podem azedar a paquera ou sabotar a sua felicidade com o mozão.

Os interesses materiais ficam favorecidos e surpresas deliciosas podem rolar nos contatos e amizades. Só convém pegar mais leve na vida amorosa à noite: é que o seu jeito estará mais melindroso e qualquer coisinha pode causar mágoa.

É o momento certo para dar um passo além e sair da zona de conforto. Mercúrio retoma o curso direto e garante que suas iniciativas vão render elogios e grana no bolso. Você contará com ideias rápidas e criativas na hora de resolver imprevistos.

Negociações que envolvam juros, taxas, impostos e coisas ligadas a bens e cartório podem pedir mais atenção, mas tudo indica que vai se sair bem. No serviço, terá boa concentração e tende a produzir mais, só não marque bobeira na vida social e amorosa à noite.

Palavras Cruzadas

Hoje a Lua manda boas vibes, deixa seu jeito mais proativo e realça seu dom para se relacionar. Porém, altos e baixos vão surgir e tretinhas não estão descartadas no romance. Será a hora de minimizar as diferenças e investir nos laços de união.

Marte promete boas novas sobre viagens, cursos e planos de mudança, enquanto a Lua deixa sua vitalidade turbinada e garante a energia de que precisa para cuidar de tudo e mais um pouco. Você pode render o máximo hoje, já que sua saúde estará fortalecida.

O cenário é ainda melhor no lado financeiro, já que há possibilidade de botar a mão numa grana que nem esperava. O convívio com os parentes e as pessoas próximas vai ganhar harmonia neste início de semana e você deve se entrosar numa ótima com todos.

As conversas vão fluir numa ótima em suas relações pessoais e profissionais, sem falar que há possibilidade de firmar acordos, parcerias e alianças que vão te levar mais longe. Negócio em sua própria casa também tem tudo para deslanchar e progredir.

Hoje os astros elevam sua disposição, fertilizam sua imaginação e dão um baita incentivo para os seus interesses. Sua energia física e mental fica turbinada, suas ideias estarão fervilhando e você vai querer agilidade em tudo, até na hora de botar a mão na grana.

Oportunidades se abrem e a sorte pode colar no seu signo, ao menos em matéria de grana, peixinha! Hoje você tem tudo para ganhar dinheiro e pode se valer do seu poder de persuasão para convencer, lacrar e lucrar. A Lua encoraja suas iniciativas.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Simples editor de textos do Windows (Inform.)

(?) Raia, atriz de "A Lei do Amor" (TV)

Loterias

Deserto da África Feminino de "seu"

Traços típicos do caráter de uma pessoa Hiato de "real"

Sufixo de "lipase" Antônio Pitanga, ator

Argola Grito de súplica; queixa

A viola, por seu interior Proteção do boxeador Os sacos rompidos

"Peter (?)", conto De autor ignorado Dupla; casal Local do anel

Seu (?), personagem de "Chaves" (TV)

Infrator como o pichador Liga de basquete dos EUA (sigla)

Zoológico (red.) Projétil de revólver

Leandra (?), atriz brasileira

Percorrido (caminho)

Post-(?), adesivo para recados (?) elétrico: agita o Carnaval (BA)

Processo que transforma o café em pó Homem, em inglês Sílaba de "bater"

"(?)Maria", oração católica

Guia o pirata na busca do tesouro Uma das estações do metrô de SP

Borda do chapéu

São Caetano, na sigla ABCD

Carta do baralho Pedido do sedento Tipo sanguíneo raro A dieta composta por frutas, legumes e verduras

2/it. 3/man — nba. 4/ater. 5/paiol. 6/andado. 7/madruga. 13/personalidade.

Parte larga dos remos

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 42 SP P BAS EAE RE A CL AU DI AR T OR AO AS E OC AC LA MO R OL EP AN M A DRUG AP AR EV AN DA LO NB AO EI T ZO OA ND AD O TT RI OA S B ALA MA D SE MO AG EM ABA VU P A B A LA NC EA DA Depósito de armas de fogo Fazer parar; deter Unidade militar de onde saem os caças Estado da Região Norte
Cabra-(?), brincadeira infantil
12
Lazer
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO
PEIXES
15 17 28 34 35 51 27 40 46 54 65 Sorteio: 6148 Sorteio: 2467 Sorteio: 2592 Sorteio: 2811 Sorteio: 2514 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 15 16 22 23 25 LOTOFÁCIL 06 07 09 10 13 14 18 20 22 23 25 32 34 41 44 50 56 65 71 84 LOTOMANIA 02 11 18 21 24 38 1º04 19 20 21 38 48 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05764 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 015553 046292 062555 036827 019717

Mãe aguarda há mais de um ano encaminhamento para filha em Porto Alegre

Cranioestenose é uma condição médica rara em que os ossos do crânio de uma criança se fecham prematuramente, impedindo o crescimento adequado do cérebro e causando uma série de problemas de saúde. Embora a condição possa ser corrigida com cirurgia, as crianças que sofrem de cranioestenose muitas vezes enfrentam desafios significativos na vida.

Esta é a história de Isabella, uma menina de cinco anos que nasceu com cranioestenose. De acordo com a mãe, Nathália Farias, a filha nasceu na Santa Casa de Caridade e no momento do parto não foi descoberta a condição. Aos três meses de idade, a família notou a moleira fechada do lado direito. Porém, mesmo com a descoberta consideravelmente cedo, Isabella só pode fazer a cirurgia com dois anos e meio, com um neurocirurgião em Porto Alegre. “Rio Grande e Pelotas negaram nosso pedido, demorou muito para a realização da cirurgia”, descreve Nathália.

Agora, com diversos receituários e quatro encaminhamentos, Nathália espera por um oftamologista em Porto Alegre há um ano e oito meses, visto as negativas da prefeitura e do hospital em Bagé, que não há atendimento para a pequena. “O primeiro encaminhamento foi feito em 2021 e eu aguardo um retorno da saúde. Todos os dias eu vou até a Secretaria de Saúde, só que eles só pedem para eu aguardar. Mas nos papéis da minha filha, ditos pela pediatra, ela pode perder a visão do olho direito porque não temos muito tempo de espera, até porque não sabemos o

Voluntária bajeense participa de congresso do Grupo Amor-Exigente

A voluntária do grupo de Amor-Exigente, em Bagé, Vívian Vaz Fontes Pizarro, participou, de 4 a 7 de maio, do 15º Congresso Nacional e 7º Internacional do Amor-Exigente, na cidade de Serra Negra, em São Paulo. O evento teve como tema a Responsabilidade Social: Despertando valores na vida de cada ser humano.

O Congresso foi um encontro presencial com mais de 900 pessoas, com a participação de voluntários do AE do Brasil e do exterior, profissionais da área da saúde, palestrantes, depoimentos de pessoas e famílias que passaram pelo processo de recuperação dos transtornos por uso de substâncias (álcool e outras drogas).

Segundo Vívian, o Amor-Exigente é uma organização sem fins lucrativos e não participa de nenhum movimento político ou religião que, desde 1984, atua voluntariamente com apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e as pessoas com comportamentos ina-

dequados. “Todo mundo tem jeito, porém, os familiares que convivem com pessoas que estão com transtornos por uso de álcool e outras drogas precisam também aprender novas formas de conduzir e buscar a recuperação familiar. O AE pode ajudar”, disse.

A voluntária explica que, através de um programa de auto e mútuo ajuda, o AE desenvolve preceitos para reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida.

No município, o Amor-Exigente está com o Grupo Despertar, com reuniões presenciais, todas as quintas-feiras, às 19h. Os encontros acontecem na Rua Gaspar Silveira Martins, nº 376, bairro Dois Irmãos, em anexo à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. O telefone para informações´é (53) 999727779. Mais detalhes em www.amorexigente.org.br.

que tem no olho”, explica a mãe.

Apesar dos desafios que Isabella enfrenta devido à sua condição, ela continua uma criança sonhadora. Mesmo frequentando a escola normalmente, a pequena começou a utilizar óculos há pouco mais de um mês, devido indicação da oftamologista de Bagé, que considera esta a única solução a curto prazo. “Ela possui muitas dores no olho direito e ela receitou o óculos para amenizar as dores”,

Isabella precisa tratar problema no olho direito. Nathália possui todos documentos necessários para a ida da filha

relembra Nathália.

A luta da família é por uma resposta. “Eu preciso que alguém me responda, porque faz mais de um ano. O que a Secretaria de Saúde de Bagé alega é que Porto Alegre precisa mandar um retorno para cá, mas eu acredito que seja muito tempo em uma fila de espera para uma criança. Eu tenho tudo que possibilita a ida da milha filha para Porto Alegre, mas a questão é espera, e eu não posso esperar”. Nathália, atualmente, além das solicitações também está em conjunto da Defensoria Pública da União, para agilizar o processo.

13 BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade

Delegacia de Pinheiro Machado investiga homicídio ocorrido no sábado

Rafael Garcia da Silva, de 28 anos, foi morto a tiros por volta das 21h30 de sábado, dia 13, em frente à um mercado na rua Nico de Oliveira, em Pinheiro Machado. A investigação está a cargo da Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado.

De acordo com o registro de ocorrência, uma testemunha relatou que uma motocicleta com dois homens se aproximou do local e parou em frente a um mercado. O carona da motocicleta teria descido e atirado cinco vezes contra a vítima.

Novas viaturas são destinadas para Bagé e Dom Pedrito

O Serviço de Atendimento

Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e atestou o óbito. A perícia de Bagé foi acionada e realizou o levantamento técnico. O corpo foi encaminhado para necropsia. A vítima foi sepultada no domingo, em Pinheiro Machado.

A responsável pela investigação é a delegada Carolina Terres. Segundo ela, a investigação está bem avançada e, nesta terça-feira, 16, irá passar o dia em Pinheiro Machado para fazer o inquérito.

A Brigada Militar e Polícia Civil receberam um reforço de equipamentos e viaturas adquiridas com emendas indicadas pelo deputado federal Afonso Hamm. A solenidade de entrega oficial foi realizada nesta segunda-feira, dia 15, em frente à Praça Silveira Martins (do Coreto), em Bagé. Conforme anunciados, as duas viaturas semi blindadas foram entregues para Brigada Militar de Bagé e Dom Pedrito. O comando da BM também recebeu cinco computadores. E a Polícia Civil foi contemplada com uma Duster SUV Semin blindada e oito câmeras para coletes balísticos para reforçar o trabalho da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab). Ainda com a emenda do deputado, estão sendo adquiridos equipamentos para inteligência da Polícia Civil e para Decrab, drones e mais computadores.

As chaves dos veículos foram entregues ao comandante

Óbitos

Chaves dos veículos foram entregues ao comandante do 6º RPMON

do 6º RPMON, tenente coronel kleiton Renan Rodrigues Sedrez, e ao delegado titular da Decrab, delegado André de Matos Mendes. Hamm, que acompanhou o ato, frisou já ter destinado

JENI MACHADO PORTO, 84 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua João Telles. Deixa os filhos Marta Regina, Sérgio Renato e Simone de Cássia.

NELSIO BARRETO URRUTIA, 86 anos, industriário aposentado, casado com Marilsa Pereira Urrutia. Residia na rua Carlos Mangabeira, bairro Menino Deus. Deixa a filha Zelaine.

JOÃO VOLNEI ALVES MASSON, 82 anos, metalúrgico aposentado, casado com Ana Augusta Rita Masson. Residia na rua professor Eduardo Contreiras Rodrigues, bairro Vila Gaúcha. Deixa os filhos Adriana, Rogério, Thiago, Bruna e Alexandre.

emendas para o setor em toda atuação da região da Campanha que, juntos, somam mais de R$ 670 mil. E, em recente evento da formatura da Guarda Municipal de Bagé, anunciou nova emenda no valor de R$ 300 mil.

MARIA ELISABET SOSA MARTINEZ DE MACHADO, 83 anos, enfermeira, viúva. Deixa os filhos Alejandro e Bruno.

ADÃO PIRES LIMA, 60 anos, pedreiro, casado com Sandra Regina Pacheco Opa. Residia na rua Geraldo Machado Brião, bairro Passo das Pedras. Deixa os filhos Vanessa, Lidiane, Camila, Douglas, Dalvan e Valéria.

TEREZINHA DE JESUS SOARES DE SOUZA, 79 anos, autônoma aposentada, viúva. Residia na rua 21 de junho, bairro Getúlio Vargas. Deixa os filhos Adriana, Everton, Andreia e Helinton.

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 14
Segurança
Má RC A M AR in HO /E SPEC i AL JM

Presidente do Guarany se manifesta sobre caso de injúria racial ocorrido com profissional do clube

O Guarany enfrentou, no sábado (13), em Lajeado, a equipe local em partida que terminou em 2 a 0 para o time do Vale do Taquari. Porém, um dos fatos lamentáveis que repercutiu no final de semana foi a denúncia do Índio de que o massagista do clube, Moisés Júnior, sofreu injúria racial por parte de torcedores do Lajeadense. Conforme a súmula da partida, o ato de injúria racial ocorreu aos 14 minutos da primeira etapa, quando o quarto árbitro da partida, Solano de Oliveira, informou ao juiz Igor Balke, de que torcedores estariam praticando ofensas raciais contra um membro da comissão técnica. Após o final da partida, o Guarany publicou uma nota repudiando o ocorrido e demonstrando apoio ao profissional alvirrubro.

Em conversa com o Jornal Minuano, o presidente Heráclito (Tato) Moreira, destacou que, assim que ocorreu a injúria racial, o clube fez um Boletim de Ocorrência online, ainda em Lajeado. “Foi a orientação do delegado do jogo da Federação Gaúcha de Futebol. Agora vamos encaminhar essa notificação para o Departamento de Competições para ver o que será feito sobre o fato”, informa Moreira.

Segundo o mandatário alvirrubro, foram identificados, pela

Após empate, Bagé

buscará recuperação contra o Inter de Santa Maria

representação do Guarany, três indivíduos que estariam praticando injúria racial contra o profissional do clube. “Infelizmente, o racismo está banalizado e isso é muito grave. Tomamos as medidas cabíveis, agora cabe à Polícia Civil, isso porque temos fotos das três pessoas xingando o nosso profissional. Eles tiraram todos nós do prumo com esse fato lamentável. Não é desculpa, mas ficamos muito revoltados com o que ocorreu”, afirma o presidente do Guarany.

Permanência na liderança

Mesmo com o resultado negativo na quinta rodada, o Guarany permanece na liderança do grupo B com 10 pontos. O Índio terá um jogo de “seis pontos” com

um adversário direto no domingo, às 15h, no estádio Antônio Magalhães Rossell. Isso porque o Santa Cruz tem nove pontos e está na vice-liderança do grupo.

Posicionamento do Lajeadense

A direção do Lajeadense emitiu uma nota pública, na segunda-feira, dia 15, em que “em respeito aos seus 112 anos de história, repudia todo e qualquer ato de violência, discriminação, desrespeito ofensas aos direitos humanos e, principalmente, atos e comportamentos injuriosos de cunho racial, étnico e de gênero, os quais devem ser devidamente apurados e sancionados, nos termos da lei”. Ainda na nota, assinada pelo presidente do clube, Everton Giovanella, o Lajeadense esclarece que: “os fatos noticiados e que teriam ocorridos no decorrer do jogo do último sábado (13/05/2023) devem ser averiguados pelas autoridades competentes, sendo que o clube adotará todas as providências na via administrativa”.

O Grêmio Esportivo Bagé enfrentará, no próximo domingo (21), às 15h, o Inter de Santa Maria, no estádio Presidente Vargas. O jogo é de fundamental importância para o Abelhão se recuperar na tabela do grupo B, antes de voltar ao Pedra Moura, quando terá o último jogo da primeira fase, o clássico Ba-Gua, no dia 28.

O empate com o Guarani de Venâncio Aires em 1 a 1, no domingo passado, apresentou uma equipe aguerrida, que tentou igualar do placar até o último minuto. O time levado a campo por Rodrigo Bandeira não fez um bom primeiro tempo. O gol do time visitante, logo aos seis minutos da etapa complementar, impactou na postura do time jalde-negro que precisou avançar ainda mais sobre o adversário,

tendo mais efetividade em jogadas pelos flancos, principalmente pelo lado direito. O Bagé também conseguiu mais força ofensiva após a expulsão de Wendell, aos 25 minutos da etapa final.

O gol de Rômulo de cabeça, aos 48 minutos do segundo tempo, permitiu que a equipe não terminasse a rodada na lanterna, mantendo o Guarani de Venâncio Aires nessa posição.

Com quatro pontos, o Abelhão se prepara, agora, para enfrentar um time que está com um ponto a mais e um jogo a menos (o Inter de Santa Maria joga em casa, nesta quarta-feira, contra o Lajeadense). Uma boa notícia para os torcedores do Bagé é que o meio campista Jean Roberto deverá retornar ao time.

Educação Física da Urcamp realizará 1º Intercursos

Com a ideia de integrar os acadêmicos da Urcamp, o curso de Educação Física está com inscrições abertas para o 1º Intercursos. O campeonato será no dia 24 de maio (quarta-feira), no complexo do Corujão. A cerimônia de abertura está prevista para às 8h30 e os jogos se estendem durante o dia. Serão três modalidades: futebol 7 (masculino), futsal (feminino) e vôlei (misto).

As inscrições estão abertas até esta quarta-feira, 17, pelo site https://site.urcamp.edu.br/evento/591/eventos.urcamp.edu.br. O valor é R$ 10 por atleta, mais um kit de material de higiene que será destinado para a Casa da Menina. São permitidas equipes mistas en-

tre os cursos.

Conforme o coordenador de curso de Educação Física de Bagé, Fábio Leivas, o Intercursos é aberto para acadêmicos de graduação e pós-graduação, tanto da modalidade presencial quanto do EAD. “É uma prática que oferecemos para os estudantes da disciplina de Introdução à Educação Física, com o intuito de aprenderem a realizar um evento. E também serve para promover a integração dos estudantes da Urcamp”, enfatiza.

Com base nessa iniciativa, Leivas adianta que a ideia é que novos torneios sejam realizados e, futuramente, a Urcamp volte a ser representada em jogos esportivos universitários.

BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Jalde-negro ficou no empate com o Guarani V.A. no domingo Fato aconteceu durante partida contra o Lajeadense no sábado Tato Moreira detalha medidas tomadas pelo clube após ataques a massagista do Índio
RODRIGO VEDOY/GRUPO A HORA/ESPECIAL JM
MARCELO PIMENTA E SILVA
YURI COUGO DIAS

Femãe movimenta Praça do Coreto com alternativas para o Dia das Mães

Cerca de 20 artesãos aproveitaram o sábado ensolarado para expôr seus trabalhos na Femãe. A Feira de Artesanato do Dia das Mães chegou à 6ª edição, oferecendo o trabalho de artesãos locais como opções de presente para a data. Entre os expositores, bordados, tricôs, velas, sabonetes, cuias, entre outros itens de produção local.

É o caso das artesãs Ximene Pereira, Márcia Severo e Araci Cardoso, que, além da Femãe, aproveitam todo o calendário de feiras e exposições propostos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI)

Ximene relata que, há cerca de uma década, tem como sua principal fonte de sustento as vendas das peças produzidas por ela em crochê e ponto-cruz. Além de manter suas peças em exposição permanente na Casa do Artesanato, localizada no Coreto Municipal, também participa do circuito de atividades de rua - não apenas feiras voltadas aos artesãos, mas também ações como Sábados Azuis e Brique da Estação. “Para nós é bom porque mesmo que a

pessoa não compre no momento, ela pode conhecer nosso trabalho e procurar depois; também recebemos encomendas, em diferentes modelos e cores do que as peças que estão em exposição no dia”, relata.

E já veterana das feiras e eventos, ela avaliou o movimento e as vendas menores que nos anos anteriores. Conforme explica, o Dia das Mães é a segunda data de melhores vendas - atrás apenas do Natal. Contudo, o movimento deste ano ficou um pouco abaixo do esperado

O secretário responsável pela pasta da SDI, Bayard Paschoa Pereira, frisa que diante do contexto econômico delicado que o país atravessa, o resultado da feira foi positivo. Isto porque reuniu e levou às ruas, aproximando da população os artífices locais, em um ambiente já tradicional no meio. “O Coreto é uma referência do artesanato na cidade. Por isso aproveitamos esse entorno, de um espaço que abriga esses trabalhos durante o ano inteiro”, diz.

Inclusive, Bayard já projeta

as ações para as próximas semanas, com a realização de novos eventos de rua - ainda a saber se Sábados Azuis ou Brique da Estação. “A nossa preocupação é gerar oportunidades para quem empreende em Bagé, manter a ativação permanente da economia, desta forma”, comenta.

Quem aproveita são os consumidores, como Iliana Paim, de 62 anos. A servente conta que aproveitou o sábado de sol para conferir as opções de presente para as irmãs, que são mães, e da própria filha. Como dá preferência a presentes que aliam beleza, carinho e valor,

sempre opta pelo artesanato. E assim, a Femãe foi uma alternativa e tanto. “Eu sempre venho dar uma olhada nas feiras, porque sempre acho coisas bonitas e com preço bem acessível. Hoje estou levando sabonetes artesanais e guardanapos para as mamães da família”, relata.

Contracapa BAGÉ, 16 E 17 DE MAIO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Últimas horas antes da data comemorativa movimentaram a feira Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.