20230509

Page 1

Com mais de 180 milímetros em maio, Daeb decidiu reduzir racionamento para 15 horas diárias

INDÚSTRIA

Expectativa é acertar reajustes de trabalhadores de Bagé e São Gabriel

NOVO TÍTULO

BAGÉ SE TORNA CAPITAL NACIONAL DOS CAVALOS PURO SANGUE INGLÊS

Solenidade oficializa formação de 40 agentes

Atuação do novo órgão, agora, depende apenas da nomeação de aprovados

Acusado por homicídio na Balança será julgado

Réu responde pelo assassinato, em 2013, de Anderson Soares Simões

GUARDA JUDICIÁRIO CROSSFIT BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 - ANO XXVIII Nº 6 980 | R$ 3,00

Um dia após Doutor Sureño (na foto), cria do Haras Old Friends, sagrar-se campeão do 100º Grande Prêmio de São Paulo, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou, na segunda-feira, dia 8, a Lei 14.571, que concede o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro Sangue Inglês ao município de Bagé.

Pág. 10

Bajeense vai até Portugal para competição

Luan Silveira, de 32 anos, estará, este mês, na final do Promofit Games

RACIONAMENTO Pág. 3 Pág. 13 Pág. 14 Pág. 15 Pág. 4 DEIVIDI LEONELESPECIAL JM PORFÍRIO MENEZES/DIVULGAÇÃO JCSP PREVISÃO DO TEMPO TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA Bom Bom 11ºC 9ºC 23ºC 19ºC Fechamento da edição: 19h jornalminuano.com.br V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 F O C O F O C O N O N O F U T U R O F U T U R O I N S C R E V A - S E I N S C R E V A - S E s o u u r c a m p e d u b r / v e s t i b u l a r s o u . u r c a m p . e d u . b r / v e s i b u l a r B A G É B A G É A L E G R E T E A G T E S Ã O G A B R I E L S Ã O G A B E L S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BAGÉ

Marfrig e Sindicatos negociam acordo coletivo
Chuva ajuda a recuperar barragens

Cidade

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023

Laboratório de Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário PereiraVinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart

Cláudio de Leão Lemieszek

Nossa Senhora Auxiliadora e a Pedra Centenária

No ano de 1923, em Bagé, não se celebrava, unicamente, o centenário da Revolução Gaúcha, acontecimento histórico que reservou para a Rainha da Fronteira a mais nobre das missões: sediar todas as tratativas de paz que levaram “borgistas” e “assisistas” a deporem as armas. Ainda que a situação fosse de conflito, nossa cidade manteve-se serena, substituindo as lanças pela pena, a luta sangrenta pela disputa diplomática e o ódio pela convivência pacífica.

Apesar da guerra e da gravíssima situação econômica dos fazendeiros com a queda do preço do boi, e da invasão do charque platino no país, Bagé viveu um ano de muitos acontecimentos festivos e de novidades surpreendentes, com claros sinais de progresso socioeconômico e cultural.

Logo no início de fevereiro, chegava a notícia de que a Vinícola de J. Marimon e Filhos (Granja Seival) recebera a medalha de ouro na grande exposição do Rio de Janeiro, que celebrava o centenário da Proclamação da República.

Nosso município crescia a passos largos. Naquele ano, nascia uma nova charqueada resultante da sociedade firmada entre Rodolfo Moglia e João Prati Filho. A recente implantação da rede de esgotos era um sucesso absoluto. Dos 2.661 prédios existentes na cidade, 720 já se encontravam ligados à rede. Também o governo federal dava sua contribuição ao criar, aqui, o Posto Experimental de Veterinária, ao mesmo tempo que inaugurava o Quartel da Artilharia.

A vida elegante e artística de Bagé andava a pleno vapor com bailes, reuniões, chás-dançantes animados pelo piano. As poltronas dos teatros Coliseu e Avenida eram disputadas palmo a palmo com muita antecedência, o mesmo acontecendo com a realização da segunda audição da recém -inaugurada Escola Musical de Bagé. Não foi diferente, também, a concorrência de público na exposição de pintura de Alcides Maia, ou quando o Dr. Galba Paiva lançou seu livro de versos “Folhas”.

A saúde obteve incríveis progressos, tais como a criação da Cruz Vermelha de Bagé, e, por iniciativa do Dr. Cândido Gaffrée, a Santa Casa de Caridade inaugurou sua maternidade que começou a funcionar com onze leitos. Ainda, na Santa Casa, o Dr. Gaffrée montou o Instituto de Profilaxia de Doenças Venéreas.

Na área esportiva, a “coqueluche” do momento, pode-se dizer, era o jogo de pingue-pongue e a alta temporada de tênis, culminando com a primeira partida de jogo de polo realizada no Estado e organizada pelos oficiais do 3º GAC. Porém, a solenidade que mais chamou a atenção da população, naquele ano, foi a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que

teve seu ápice, no dia 24 de maio, pelo fato de ter reunido um público raramente visto até então.

O dia anterior marcou o término da novena em preparação às celebrações comemorativas do dia consagrado à padroeira de Bagé. No dia 24, os festejos tiveram início bem cedo, às 7h30min, quando o bispo de Pelotas, Dom Joaquim Ferreira de Mello, vindo a nossa cidade exclusivamente para presidir as solenidades, celebrou missa festiva coadjuvado pelo Monsenhor Costábile Hipólito e pelo vigário da paróquia e diretor do colégio Auxiliadora, Pe. Antônio Almeida Lustosa.

A missa em louvor à Virgem Santíssima, que foi realizada na então Capela, emocionou as mais de 300 pessoas que se aproximaram da mesa eucarística para comungar, ao som do coro que entoou a “Missa de Kunz”, cantada pelo Monsenhor Costábile. Após a celebração, um verdadeiro “mar” de pessoas postou-se ao redor do bispo de Pelotas, no terreno, para assistir ao lançamento da Pedra Fundamental da igreja. Antes da bênção, Dom Joaquim pronunciou um discurso, destacando a importância da cerimônia, e, após, ao som da Banda Musical do Coronel Joaquim Brandão, foi assentada a primeira pedra da nossa majestosa Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Seria impossível, neste espaço, registrar a presença dos fiéis ali presentes, mas podemos destacar: Tupy Silveira, Mercedes Nogueira, Samuel Silva, Coronel Camilo Mércio, Ernestina Costa, Antônio Barbosa Netto, Biloca da Silva Tavares, Nina Luiz Silva, João Fileto Correa, Carolina Netto Gonçalves, Carlinda Giorgis, Carlos Mangabeira, Eulália Olivella, Dr. Cândido Bastos, Domingas Garrastazu, Bebeto Candiota, Laura Laranjeiras, Edith Dupont, e muitos outros.

Depois dessa pomposa solenidade, estava prevista a tradicional procissão que, devido ao mau tempo, foi transferida para o domingo seguinte, dia 27 de maio. Por fim, no domingo, deu-se a continuidade das cerimônias, desta vez lideradas pelo Pe. Antônio Lustosa, com a realização da procissão. O cortejo foi puxado pelo Monsenhor Costábile Hipólito, e o andor de Nossa Senhora, belamente ornamentado, foi conduzido pelas senhoras salesianas e senhoritas da sociedade, acompanhadas pelas meninas Zilda Suñe e Suelly Quintana, vestidas de anjo, e pelo Menino Jesus, Alberto Cardoso Correa.

Desnecessário contar, que o povo que acompanhou o séquito religioso ocupava mais de três quarteirões e percorreu as ruas da cidade demonstrando profunda devoção. Viva nossa igreja centenária! Viva Nossa Senhora Auxiliadora!

02
Historiador
leao.bage@gmail.com
www.jornalminuano.com.br

Daeb diminui racionamento, mas solicita que população não desperdice água

O racionamento de água na cidade de Bagé diminui de 18 horas para 15 horas diárias a partir desta terça-feira, dia 5, porém, a situação de estiagem amenizou com a chuva recente, mas ainda não foi resolvida em definitivo. As precipitações pluviométricas registradas nos últimos dias fizeram com que as barragens da cidade recuperassem seus níveis.

A Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, está 7,60 metros abaixo do normal após ter contabilizado déficit superior a 10 metros. Já a barragem do Piray está com 4,10 metros negativos. A Emergencial, por sua vez, está cheia. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), o acumulado de chuvas no mês de maio já está em 186,4 milímetros, ultrapassando a média histórica.

De acordo com o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Franco Alves, a situação, mesmo após o elevado volume de chuva, ainda é crítica. Ele ressalta que, caso as chuvas sejam regulares, as 15h de racionamento irão garantir água para 45 dias. “As normas seguem as mesmas e continua a proibição do uso de água potável para lavar carros, calçadas, pátios e fachadas de prédios ou irrigar gramados”, salienta.

No horário de racionamento de 15 horas, a cidade continuará sendo dividida em dois setores. O Setor 1 será abastecido das 3h às 12h (meio-dia) e o Setor 2 das 18h às 3h, cada um de-

Situação da estrada Bagé-Lavras do Sul preocupa moradores

les recebendo 9 horas de água por dia. O Daeb ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.

Distribuição

Apenas os bairros que são abastecidos pela Pedreira terão horário diferenciado, recebendo água das 16h até a 1h da manhã, em razão das análises que são realizadas por técnicos do Daeb em laboratório cedido pelo próprio IFSul.

Setor 1 - Horário com abastecimento: 3h às 12h (meio-dia)

Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2 - Horário com abastecimento: 18h às 3h

Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.

Região abastecida via Pedreira – Horário com abastecimento: das 16h às 1h:

Bairros: Prado Velho, Morgado Rosa, Habitar Brasil, Residenciais Moriá e Ebenezer, Adão Pedra, Dona França, Bela Vista e Santa Terezinha.

A obra da estrada que liga Bagé a Lavras do Sul (RSC-473) avança a passos lentos. Com o tempo firme, a via, mesmo que com solo arenoso, ainda permitia a passagem dos moradores. Esta semana, com a chuva, a situação ficou calamitosa e muitos veículos atolaram. Em março, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), responsável pela fiscalização dos trabalhos, informou ao Jornal Minuano que iria executar a terraplenagem entre os quilômetros 38 e 40,5, além de elaborar a base de brita graduada a partir do quilômetro 45,2, em direção à BR-293. Esta semana, a coordenadora de relações institucionais de Bagé, Sonia Leite, juntamente com o chefe do setor de Patrimô-

nio da Prefeitura, João Batista Lencina, estiveram na Secretaria Obras Públicas do Estado ( SOP), onde participaram de uma reunião com a secretária do órgão, Izabel Matte, e a secretária adjunta, Zila Breitenbach. “Tratamos sobre a estrada Bagé-Lavras e apresentamos as fotos que levamos dos carros e caminhões atolados”, comenta Sonia. Conforme a coordenadora de Relações Institucionais, Zilá afirmou que a obra está dentro do cronograma pré-estabelecido e que no momento o Daer informou que somente poderá realizar patrolamento no local após parar a chuva. “É um trabalho demorado, com o solo arenoso, tem que tirar todo o material para fazer a terraplanagem”, ressaltou.

03 BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 Região www.jornalminuano.com.br
DEIVIDI LEONEL/ ESPECIAL JM DIVULGAÇÃO
Sanga Rasa recuperou 2,5 metros do nível Com a chuva, a situação ficou calamitosa e muitos veículos atolaram

Campo & Negócios

Sindicatos voltam a negociar acordo coletivo com Marfrig

Após mais de dois meses da única reunião de negociação realizada entre os sindicatos de trabalhadores nas indústrias de Alimentação de Bagé e São Gabriel com a Marfrig Group, em 3 de março, haverá uma nova rodada para discutir as cláusulas do acordo coletivo de trabalho entre as partes. O encontro iniciou na segunda, dia 8, e segue neste terça-feira, dia 9, na sede do STIA/Bagé.

Conforme repassado ao JM, os sindicatos esperavam uma resposta da empresa quanto à proposta encaminhada na rodada de negociações de março. A Marfrig propôs a alteração em cláusulas que fazem parte do patrimônio dos trabalhadores, como reduzir o valor pago das horas extras e o percentual pago como adicional noturno, cobrar pelo valor do transporte, entre outras questões. Além disso, a proposta de reajuste salarial foi de 4% - a inflação acumulada no período foi de 5,71%. “Essa proposta da empresa representa um retrocesso e também uma falta de respeito aos trabalhadores”, afirma o presidente do STIA/

Tratativas iniciaram na segunda e seguem nesta terça-feira

Bagé, Luiz Carlos Cabral Jorge. A proposta entregue pelos sindicatos consiste em um reajuste que contemple a reposição da inflação mais um aumento

real de 3%, quinquênio, pagamento dos meses com 31 dias, participação nos lucros e resultados e a manutenção das demais cláusulas.

Na última semana de abril, a Pampeano Alimentos recebeu a visita de uma equipe de auditores da empresa BRC para verificar as condições da indústria. Com a si-

nalização positiva pelos técnicos da DRC permite à Pampeano seguir exportando para o mundo inteiro. O Marfrig/Bagé também recebeu a visita de inspetores sanitários do México. A intenção era permitir que a planta frigorífica fosse habilitada para exportar carne para os países da América do Norte. Ao final, a habilitação foi aprovada.

“Nós congratulamos com a empresa, pois isso significa que aumentando as exportações, temos a expectativa da geração de novos empregos e divisas para os municípios onde as plantas frigoríficas estão instaladas. Mas é um contrassenso que uma multinacional não reconheça o empenho e a dedicação de seus trabalhadores, que estão há mais de 15 meses sem reajuste nos salários. Esperamos, sinceramente, que isso venha a ser valorizado na próxima rodada de negociações que vamos ter”, afirma Cabral. O líder sindical enfatiza que os dois dias de negociação serão determinantes. “Se o resultado da reunião não for positivo, com certeza os trabalhadores serão chamados para decidir”, alerta Cabral.

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
04

Deputados avaliam mudanças na faixa de fronteira que podem refletir na região

A Câmara dos Deputados avalia duas propostas de alterações na lei que estabeleceu a faixa de fronteira. Um dos projetos, apresentado no final do ano passado, pelo deputado federal Carlos Bezerra, do MDB do Mato Grosso, tramita na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, sob relatoria da deputada Professora Goreth, do PDT do Amapá. A proposta pode beneficiar Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra, a exemplo da proposição apresentada por Afonso Motta, do PDT gaúcho.

A legislação federal impõe limitações específicas, determinando, por exemplo, a vedação, salvo com o assentimento prévio do Conselho de Segurança Nacional, da alienação e concessão de terras públicas, abertura de vias de transporte e instalação de meios de comunicação destinados à exploração de serviços de radiodifusão de sons ou radiodifusão de sons e imagens; construção de pontes, estradas internacionais e campos de pouso; estabelecimento ou exploração de indústrias que interessem à segurança nacional; bem como a instalação de empresas que se dedicarem à pesquisa, lavra, exploração e aproveitamento de recursos minerais (com exceção daqueles de imediata aplicação na construção civil).

Pela redação apresentada por Bezerra, que pode receber pa-

recer contrário ou favorável, a faixa de fronteira, fundamental para a defesa do território nacional, terá larguras distintas, contadas a partir da linha da fronteira terrestre. Nos limites dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná será de 10 quilômetros; enquanto nos limites dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso será de 20 quilômetros. Pelo texto que será avaliado, nos limites do estado de Rondônia a faixa será de 50 quilômetros; enquanto nos limites dos estados de Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima será mantida extensão de 150 quilômetros, atualmente aplicada a toda fronteira do País.

O deputado observa que, ‘como as condições de que se reveste cada região são totalmente diferentes, há que se dar a cada uma tratamento próprio’. É por isso que propõe a manutenção dos atuais até 150 quilômetros de largura na região Norte, nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; e a redução para até 50 quilômetros de largura para o Estado de Rondônia; até 20 quilômetros de largura para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e até 10 quilômetros de largura para os Estados da região sul.

Bezerra ainda destaca que, ‘em termos de defesa nacional, os limites estabelecidos quando dos tempos do alcance do tiro do canhão foram bastante relativizados

nestes tempos de pós-modernismo, quando os mísseis e a aviação militar passaram a dispor a guerra de uma forma totalmente diversa da que se fazia até então, não mais se justificando, portanto, o rigor dos 150 quilômetros’.

A proposta de Motta estabelece as larguras de 30 quilômetros nos limites dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; 50 quilômetros nos limites dos Estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia; e 150 quilômetros nos limites dos Estados de Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima. O projeto estabelece, ainda, que o município que vier a ser excluído dos limites territoriais da Faixa de Fronteira continuará sendo beneficiado pelo tratamento diferenciado conferido à Faixa de Fronteira, no âmbito dos Programas de Desenvolvimento Regional instituídos pela União, pelo prazo de cinco anos contados da data da exclusão.

Motta argumenta que ‘apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças’.

Bagé sedia instalação de Frente Parlamentar das Guardas Municipais

Em ato conjunto com a formatura da primeira turma da Guarda Municipal de Bagé, o deputado estadual Delegado Zucco, do Republicanos, realizou, no sábado, 6, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, que vai atuar na Assembleia Legislativa. O colegiado ganhou o apoio da deputada Adriana Lara, do PL, que acompanhou a cerimônia. O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, também esteve no evento, realizado no Complexo do Militão.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o secretário municipal

de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho, receberam os 40 guardas municipais que passam a atuar na cidade. O grupo inicia os trabalhos na segurança pública após mais de 1,4 mil horas de formação teórica e prática, realizadas em curso promovido pela Guarda Municipal de Gravataí. Zucco explica que ‘instalar a Frente Parlamentar neste momento tão significativo é uma demonstração de respeito aos cidadãos de Bagé’. “A partir deste ato, temos na Assembleia um fórum para reunir as guardas municipais e buscar avanços a essa importante força de segurança.

As cidades gaúchas que contam com Guarda Civil, sabem o quanto é possível trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança e reduzir índices de criminalidade”, destaca.

O deputado também é autor do Projeto de Lei Complementar que busca alterar a lei do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública no Rio Grande do Sul (Piseg), permitindo que, além da Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros, as guardas municipais também possam receber repasses de recursos do Estado para compra de viaturas e armamento.

O processo licitatório que deve viabilizará a implantação do Centro Avançado do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Bagé, aguarda posição do departamento jurídico da Secretaria de Obras Públicas. O etapa de revisão final antecede a emissão da ordem de início da obra. A informação foi confirmada à assessora de Relações Institucionais da Prefeitura de Bagé, Sonia Leite, pela diretora-Geral, Marguet Mittiman, em reunião com o Departamento de Perícias do Interior, Maiquel dos Santos, e com a arquiteta Cíntia Lima.

A etapa licitatória para a construção do Centro Avançado do IGP já foi finalizada pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. Com homologação do resultado, em 3 de março, e a definição da empresa Ancora Construções e

Equipamentos Eireli para execução dos trabalhos, resta apenas a divulgação do cronograma e autorização do inicio da obra. Serão investidos R$ 2,51 milhões, do programa Avançar na Segurança, do governo do Estado. A instalação do serviço, em Bagé, é uma bandeira antiga de Sonia Leite, que demonstra expectativa com a efetivação da obra. “Luto há 18 anos pelo IGP. Na verdade, eu batalhei na maioria do tempo sozinha. Nosso deputado federal Pedro Westphalen foi de fundamental importância em toda esta caminhada. Depois entrou nosso prefeito Divaldo dizendo que iria me ajudar para que eu pudesse realizar este sonho e cumpriu o compromisso de ajudar. Assumiu o projeto estrutural. Agora estamos na fase final. Tudo isso mexe demais comigo”, afirma.

Hamm anuncia emenda

Durante cerimônia de formatura dos 40 guardas municipais de Bagé, realizada no Complexo Militão, no sábado, o deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, anunciou a indicação de uma emenda de R$ 300 mil que será utilizada para dar suporte na estrutura do trabalho dos novos profissionais.

Hamm destaca a importância do trabalho destes profissionais que vão reforçar a segurança

no município e muito especial em nas escolas. O deputado relata que já direcionou emendas para as guardas municipais de Pelotas, Esteio e Alegrete e agora Bagé será contemplada. “A guarda municipal estará direto com o cidadão, famílias, combatendo a criminalidade. Bagé vai melhorar efetivamente a segurança pública e garantir a vida das pessoas, defesa do patrimônio, além de auxiliar no trânsito”, enfatiza.

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Fogo Cruzado 05 Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan Processo do Centro de Perícias avança para Secretaria de Obras
DIVULGAÇÃO
Projeto foi tratado durante reunião em Porto Alegre

Associados do Sicredi têm acesso a serviço de telemedicina

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e atuação em todas as regiões do Brasil, começa a oferecer um plano de telemedicina com pronto atendimento digital e consultas de especialistas, com um valor mensal acessível no mercado. Para disponibilizar o novo serviço, foi feita parceria com a empresa Docway, pioneira em soluções de saúde digital no Brasil.

Esta oferta incrementa o portfólio de soluções não financeiras aos associados do Sicredi.

“Gerar conveniência aos associados não somente por meio das soluções financeiras tem sido uma premissa da nossa atuação e esta parceria é um grande passo nesta direção. Buscamos no mercado um parceiro que possibilitasse uma alternativa que alie qualidade e custo acessível, e estamos muito empolgados com a

Cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Os cheques adotarão, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão. A medida anunciada pelo Banco Central pretende modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento. Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques.

A principal mudança citada pelo BC é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Até então, cabia ao BC fazer essa regulação, que define as características do modelo adotado.

Os ajustes terão de ser comunicados ao BC 30 dias antes de serem implementados. A expectativa, no entanto, é a de que não ocorram mudanças significativas, uma vez que isso representaria custos elevados de adaptação.

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco.

Setor de Bancos e Cartões foi prioridade para consumidores inadimplentes

nova oferta”, afirma Sávio Susin, superintendente de Seguros, Consórcios e Previdência do Sicredi.

No plano oferecido pelo Sicredi por meio da Docway, os associados terão acesso a atendimento sem filas com suporte para dúvidas 24h por dia; prescrições, atestados e requisições de exames 100% digital por mais de quatro mil médicos credenciados; além da segurança de poder contar com um médico a qualquer momento.

O valor mensal do plano de telemedicina é de R$ 29,90. Não há limite de atendimentos, coparticipação nos serviços ou prazo de carência para uso dos serviços. Estão disponíveis mais de 20 especialidades médicas, entre elas Alergia e Imunologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Infectologia, Neurologia, Nutrologia e Medicina Esportiva, Oftalmolo-

gia, Psiquiatria etc. O produto pode ser contratado pelo site do Sicredi em sicredi.com.br/telemedicina

O Sicredi possui um portfólio de mais de 300 produtos e serviços, inclusive não financeiros, como o plano de telemedicina. No ano passado, foi lançado o Shopping do Sicredi, um marketplace desenvolvido para ampliar a presença no ciclo de vida de seus associados. A plataforma conta com um catálogo de mais de 70.000 produtos (de eletrodomésticos até itens de decoração, brinquedos, bebidas e produtos de petshop). O pagamento pode ser feito com cartão de crédito, pix e pontos acumulados nos cartões do Sicredi. Também é possível resgatar cashback na fatura do cartão. O Shopping pode ser acessado pelo aplicativo do Sicredi, Internet Banking e pelo site shopping.sicredi.com.br.

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em janeiro, 73,1% das dívidas do setor de Bancos e Cartões foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. O segmento de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 68,5% dos débitos liquidados.

No dado geral, que considera todos os segmentos das dívidas, o percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação em janeiro foi de 63,5%. Em comparação com o mesmo mês de 2022 é possível observar um aumento, já que no período o índice marcava 49,8%.

Aniversariantes

9 de maio

Antônia Maria Machado

Artur de Oliveira Silveira

Clara Ávila da Luz

Edmilson Silva Ramdom

Eliana Miranda de Godoy dos

Santos

Evelyn Ritta Chaves

Gabriela da Silva Simões

Júlio Medina

Mário Cezar Coutinho Silva

Matheus de Medeiros Gomes

Paula Salim Kalil

Prudêncio Silveira Filho

10 de maio

Amanda Mingola

Dora Lara

Elsa Maria Lara Moraes

Enilda Pereira Silveira

Gabriel de Lima Valentim

Gabriel Teixeira Vieira

Lorenzo Fico Pessim

Mara Regina Comin Londero

Mara Regina Garcia Gonçalves

Maria Rosa Figueira

Matheus Garcia Lacerda

Nara Denise Amaral Veiga

Regina Beatriz Poersch

Thamires Daniele Pinto Godinho

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Empreendedor
06
DIVULGAÇÃO
Oferta incrementa o portfólio de soluções não financeiras

Dados definitivos do Censo serão divulgados em 28 de junho

A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 encerrou em Bagé. O trabalho iniciou em agosto do ano passado e, mesmo após oito meses de visitações e entrevistas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve dificuldades de finalizar o levantamento.

Segundo a coordenadora de área da unidade regional do IBGE em Bagé, Laiane Castro Lopes, a data de divulgação dos primeiros resultados definitivos está marcada para 28 de junho. Em Bagé, a grande maioria das residências foi visitada. Contudo, foi mantida uma equipe reduzida para retornar aos endereços onde o questionário não havia sido aplicado por ausência do morador.

O trabalho desta etapa se estendeu por cerca de 45 dias, ao longo de março e abril. “A divulgação preliminar que aconteceria em maio foi cancelada, porque estava sendo realizada a fase de rescaldo. Agora, as ações especiais finais, da etapa de apuração do Censo, que envolvem coleta

de informações, ocorrerá até 28 de maio”, salienta. De acordo com a Assessoria de Comunicação do IBGE, o trabalho recenseou milhões de pessoas no Censo Demográfico desde 1º de janeiro de 2023 e a etapa de apuração, que iniciou

neste ano, foi bem sucedida junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão. “Considerando o trabalho técnico realizado por servi-

dores do IBGE e o acompanhamento de especialistas externos convidados para avaliação dos dados do Censo a etapa de apuração ocorre até 28 de maio e os dados definitivos serão divulgados impreterivelmente em junho”, informa em nota.

ANA ROMERO HOME CARE

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 07
Trabalho iniciou em agosto do ano passado
Supervisão
www.cuidadosespeciais.com.br Telefone: (53) 33112881 Whatsapp: (53) 999226916
Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família.
de
enfermeira especialista em saúde da família Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Curtindo a doce espera do Frederico

Noite Cultural da Paróquia

Nossa Senhora Auxiliadora

Uma noite gastronômica e cultural com várias atrações artísticas acontece no dia 19 de maio, às 20h, no salão da Paróquia São Pedro. Durante a Noite Cultural da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora haverá apresentação de tango com a Cia de Dança Edson Silva, Payador, apresentação do corpo de dança do DTG Guapos da Fronteira e show com Tiago Cesarino.

Vivi

Esse será um Dia das Mães mais que especial para Ana Lucia Garrastazu Pereira e Dona Teresinha Garrastazu que, ao lado do Marcos e da Gabriela, se deslocaram até Lisboa para acompanhar a chegada da primogênito da Mariana, o baby Frederico

São 40 anos da história da ASM Materiais de Construção que está presente na vida dos bajeenses, seja como fornecedor ou na reforma e construção de inúmeras residências de Bagé e região. Motivo de muita satisfação e orgulho do legado deixado pelo patriarca da família, o memorável empresário visionário Aracely dos Santos Menezes.

No cardápio, consta como entrada sopa de capeletti, pão caseiro e queijo ralado, mais uma taça de vinho ou refrigerante cortesia. Na sequência, será servido prato com queijos, rodelas de linguiça caseira, ovos de codorna, presunto, azeitonas verde e roxa, tomate cereja, torradinhas, pepino.

O convite custa R$ 50. As vendas estão ocorrendo nas secretárias das Paróquias Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora da Conceição. Informações pelo telefone 3242-5855.

Casamento de Alana e Mateus

O sábado foi movimentado pelo evento de tecnologia e inovação que acorreu nas dependências do Colégio Espírito Santo, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI). Na foto, o reitor da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho, entre os professores Leandro Pires e Fernando Fagonde, durante o Starta Bagé.

Urcamp presente no Starta Bagé ASM Materiais de Construção comemora 40 anos

Esquilo nas escolas

O Esquilo bajeense tos pelo cerca de tuitamente cultura, No nia De fantil "Tia livros da já iniciou as ilustrações No autor conquistou co. Anos do Vento’, lhor livro de um através

Na foto, o casal recebendo o carinho dos amigos Isabele Barbosa e Guilherme Bragança

Os noivos Alana de Oliveira e Mateus Ballejo acolheram familiares e amigos em festa, com atmosfera vibrante para celebrar o amor. O casamento aconteceu no sábado, dia 6, com cerimônia religiosa no altar da Igreja Nossa Senhora da Conceição e recepção no salão do Círculo Militar. O cerimonial foi assinado por A&C assessoria de eventos, de Aline Martins e Carla Oliveira.

Liga Feminina de Combate

A Liga Feminina de Combate ao Câncer vai mudar de endereço a partir do dia 15, passando a atender nas dependências da Vila Vicentina, na Avenida Marechal Floriano, nº 2.171. Durante muitos anos, a entidade teve sua sede em espaço cedido pela Prefeitura e, agora, se dirige ao novo local, onde irá proporcionar melhor bem estar aos assistidos oncológicos e seus familiares.

jornalminuano.com.br

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

escolas de Luiz Coronel

Ministério do Turismo apresentou a Coleção nas Escolas, com a obra infantil do escritor bajeense Luiz Coronel. São 10 volumes, todos escripelo poeta, acondicionados em estojos. No total, de 25 mil livros estão sendo distribuídos gratuitamente nas escolas e instituições de educação e cultura, inclusive em Bagé.

No dia 28 de abril, foi a vez da estudante AntôBittencourt Alvira, da Escola de Educação In"Tia ALE", receber do escritor o estojo com os 10 da obra infantil. Feliz com o presente, Antônia iniciou sua trajetória pela literatura, encantada com ilustrações de cada título.

No primeiro volume, com o livro ‘Ave Fauna’, o conquistou o prêmio da Revista Plural, no MéxiAnos mais tarde, com a obra ‘Venturinha, O Amigo Vento’, obteve o prêmio Açorianos 2017, de melivro infantil. Já o livro ‘Dom Quixote, Memórias Cavaleiro Andante’ ganhou edição bilíngue, através do Consulado Espanhol do Rio Grande do Sul.

Combate ao Câncer

Outra notícia é que, com a proximidade do Dia das Mães, a Liga realizará nova edição da sua tradicional Feira de Doces. A proposta visa garantir a sobremesa do domingo fazendo o bem aqueles que tanto necessitam. A feira acontece no sábado, dia 13 de maio, a partir das 14h, na Domus Clínica, que fica na Rua José Otávio, nº 109, direita.

Exposição e sessão de autógrafos Retratos Gaúchos REFLEXÃO

A chuva que chegou como uma bênção em Bagé não atrapalhou o sucesso da exposição e sessão de autógrafos “Retratos Gaúchos", do renomado fotógrafo Eurico Salis, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 5, na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues.

Na ocasião, Salis esteve acompanhado de Anilson Costa, responsável pelos textos do livro, que participou da sessão de autógrafos. Anilson também é bajeense, jornalista e escritor radicado em Porto Alegre desde os anos 70. Amigos e familiares foram prestigiar a dupla no Complexo do Palacete Pedro Osório.

CREA/RS em ação

A bajeense Marta Hamm Oliveira esteve em Brasília, semana passada, acompanhando agendas parlamentares com a presidente do CREA/RS, engenheira ambiental Nanci Walter, e os assessores parlamentares do Conselho Federal e do Rio Grande do Sul. Marta Hamm Oliveira é conselheira suplente da Câmara Especializada da Agronomia. Na foto, ela com a senadora Tereza Cristina Correa da Costa Dias, que foi ministra da Agricultura.

Livro bilíngue teve patrocínio exclusivo do Grupo Peruzzo. Na foto, Salis e Costa junto à Clori e Lindonor Peruzzo

“A vida é rara. Gaste o seu tempo com o eu realmente importa” @marinapetto

Piquenique da Lelê

A mamãe Amelia Bastos não mediu esforços para organizar uma encantadora celebração ao ar livre para festejar os 10 anos da filha Helena, a querida Lelê. A comemoração, que aconteceu no mês passado, foi agraciada pelo espaço do Cantegril Clube, que conferiu todo o aconchego à festa que reuniu dezenas de amiguinhos em contato com a natureza. Todos os detalhes foram pensados e construídos artesanalmente pela habilidosa mamãe, com auxílio do atelier da Adriana Azeredo Pereira

2 08/09 BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023

Starta Bagé reúne empreendedores em busca de tecnologia e informação

Empreendedores, startups, estudantes, universidades e representantes de outras instituições se reuniram, no sábado, dia 6, para debater e apresentar opções de tecnologia e informação.

O evento Starta Bagé, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), aconteceu no ginásio do Colégio Franciscano Espírito Santo.

O Starta Bagé é um programa de fomento e mobilização de empresas locais de base tecnológica com alto valor agregado: as startups, e tem buscado impulsionar o desenvolvimento sustentável destas empresas na Rainha da Fronteira, através do avanço financeiro, capacitação e mentoria, mobilização do ecossistema local e incentivo à sustentabilidade socioambiental.

De acordo com o secretário Bayard Pascoa Pereira, Bagé está sendo preparada para as questões ligadas à temática da inovação e da tecnologia. Ele salienta que iniciou colocando fibra ótica na cidade e hoje está 100% coberta. Também foi estabelecido, em alguns pontos da cidade, internet livre e gratuita, e, no ano passado, começaram a discutir o programa Starta Bagé. “A finalidade é fortalecer e fomentar as startups, que são empresas de base tecnológica de alto valor agregado, e tratam velhos problemas com base em soluções novas e tecnológicas, nas mais variadas áreas, criando condições melhores para as pessoas desenvolverem seus negócios”, disse Bayard salienta que as propostas são inovadoras e alteram radicalmente formas e modelos que existiam anteriormente. O secretário ressalta, ainda, que Bagé está se preparando para a implementação da tecnologia 5G. “A questão é se colocar à frente do tempo e criar as condições para que possa ser imple-

mentado no menor espaço de tempo possível”, adianta.

O secretàrio destaca que o município avançou muito nos últimos seis anos, com a Casa do Empreendedor, Lei de liberdade Econômica, espaços de coworking com ativação da economia, valorizando e criando vitrines e dando visibilidade para os pequenos negócios.

Os professores da Urcamp, Leandro Pires e Fernando Fagonde, participaram do evento

com a startup de inovação e tecnologia Ípsillon, responsável pela plataforma Botão do Pânico, que irá auxiliar o município em casos de violência e em situações de sinistros nas escolas. Conforme Pires, a startup está auxiliando na criação do Ecossistema de Inovação de Bagé ECOBAH.

“Estamos participando do Starta Bagé para unir todas estas ações de inovação e empreendendorismo com foco em tecnologia e novos negócios”, disse.

Pires destaca que foram apresentados alguns cases, como o “botão do pânico” , plataforma que irá auxiliar o município não somente em casos de violência, mas também em situações de sinistros nas escolas. O professor também participou da Mesa Redonda – Tecnologia e Inovação nas instituições de ensino, representando a Urcamp. Conforme Pires, Bagé já deu grandes passos para se tornar uma cidade tecnológica e o Star-

ta é uma deles. Ele disse que existem dificuldades e a ideia é encontrar a solução para os problemas. “Estamos vendo muita gente mobilizada e envolvida. Esses movimentos ajudam a dar visibilidade”, comenta.

A engenheira de Energia, Mitiane Fábrica Martins, participou do evento com a franquia da HCC Energia Solar, apresentando soluções na área fotovoltaica e energia por assinatura, em parceria com a Enex Soluções, que é uma empresa bajeense.

De acordo com o responsável pela Enex, Milton Fábrica, o setor de startups está em grande expansão no Brasil. Ele ressalta que, em 2022, o setor movimentou mais de seis bilhões de dólares entre as mais 12 mil startups que funcionam no país. “Pelo menos 28% das startups são da área da tecnologia de informação e 20% da geração de serviço. O setor tem um potencial de crescimento enorme”, ressalta. Fabrica destaca que fatores econômicos ainda impactam nesse desenvolvimento, mas a expectativa, para 2023, é animadora. Para o empreendedor é um motivo de orgulho participar e poder contribuir com o Starta Bagé, evento que reúne e oportuniza empresas do município.

11 BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
Iniciativa fomentou e mobilizou startups locais Pires e Fagonde apresentaram cases tecnológicos Fábrica e Mitiane uniram as empresas DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BAGÉ FOTOS JAQUELINE MUZA

Novelas Horóscopo

Lazer

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Padre Donato se preocupa com a reação de Marcelino à saída de Marê. Cândida confessa a Ione que está manipulando Luís para que ele retorne ao seminário. A mando de Gilda, Sílvio suborna Albuquerque para suspender as investigações sobre a depredação da loja de Wanda. Verônica convence Anselmo a conceder um empréstimo financeiro a Antônio. Orlando convoca Marê a morar com ele. Wanda contrata Frei João para reformar sua loja, e Sílvio se surpreende. Frei Severo repreende a manipulação de Cândida. Júlio convence Marê a morar com ele, e Sônia se preocupa. Frei Severo revela a Marcelino que Marê deixará a Irmandade.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Theo se enfurece quando Ben vai ao encontro de Sol. Jenifer fica furiosa ao saber que foi Theo quem contratou a banda de Lui. Sol não se lembra do que aconteceu depois que ela entrou no camarim. Hugo pede ajuda ao Pastor Miguel para abandonar a vida de crimes. Lui vai à casa de Sol e se decepciona ao ver Ben. Theo mente para justificar a Clara o show da banda de Lui na empresa. Marcos e Wilma humilham Lui. Sol revela para Jenifer sobre o contrato que foi obrigada a assinar. Lui faz uma live e Anthony e Érika ficam perplexos com o conteúdo. Jenifer faz a aula de desenho de Hugo. Lui é atacado por várias pessoas na internet e perde todos os contratos. Kate flagra Hugo e Jenifer juntos. Ben conta para Lumiar que Theo esteve no show de Lui. Sol tenta animar Lui. Wilma avisa a Ivy e Cidão que eles não receberão salário. Jenifer pede para um professor analisar o contrato de trabalho de Sol. Lumiar tira satisfações com Theo.

Terra e Paixão - GLOBO - 21h

Jussara critica Aline. Gladys concorda em conceder uma licença da escola para Aline. Gentil alerta Jonatas ao perceber o interesse do filho por Aline. Ademir aconselha Caio a esperar passar o luto de Aline, para se aproximar da moça. Cândida alerta Aline sobre Antônio. Lucinda diz a Aline que não é possível a professora entrar na cooperativa. Jonatas alegra Aline, contando que os trabalhadores resolveram fazer um mutirão para consertar a casa dela. Anely conta a Lucinda que Aline defendeu Cristian na escola. Jurecê diz a Caio que o amor abrirá o destino do filho de Antônio. Ramiro pede a Kelvin para descobrir o segredo que existe entre Cândida e Antônio. Angelina fica preocupada ao saber que Daniel também está apaixonado por Aline. Caio beija Aline.

Os assuntos do coração não ficam tão firmes e desencontros podem marcar as paqueras. Com o love, convém superar de vez velhas mágoas para se entenderem melhor. Estudos, provas e concursos também estarão favorecidos nesse período.

Não marque touca porque o clima muda à tarde, rolos e confusões estão previstos e será preciso abrir o olhão para não se enganar com as aparências. Aborrecimentos com amigos ou parceiros de trabalho não estão descartados.

Há risco de enfrentar bagacinhas com adversários, concorrentes e topar com contrariedades na carreira. Ainda bem que amigos e pessoas de confiança estarão do seu lado e podem dar bons conselhos.

A semana começa com bons estímulos no trabalho e você terá gás de sobra para se destacar, além de motivar as pessoas à sua volta. Vai marcar pontos importantes com seu jeito dedicado e sua boa vontade para cooperar.

Trabalho será o assunto principal neste início de semana, mas você vai contar com sua criatividade, liderança e ideias inventivas para se destacar, ainda mais na parte da manhã. No entanto, terá que dobrar a cautela com os interesses profissionais.

No amor, o dia será de altos e baixos, com momentos estimulantes e outros nem tanto. Seu carisma será um chamariz para a paquera, mas há risco de se iludir com as aparências: não julgue o livro pela capa, bebê!

Palavras Cruzadas

Semana começando com o incentivo do céu para cuidar dos seus interesses e agilizar as suas atividades. Você vai inspirar confiança nos outros e saberá convencer as pessoas com facilidade: bora explorar sua simpatia e seu bom papo.

Controle suas reações e evite ser exigente demais para não atrair perrengues com quem convive nem criar torta de climão no amor. À noite, convém reforçar seu jogo de cintura e evitar assuntos delicados com o love.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Elemento essencial à prática do esqui Medicamento que levanta o ânimo

Barbicha pontuda Em + ele (Gram.)

Amuleto em forma de mão fechada

Material usado no fabrico de chapéus

O Bom Velhinho (Folcl.) Abreviatura de raio (Geom.)

Tranquilo (gír.)

A roupa antes de ir para a lavanderia

Insultar com palavrões

Agressividade Proteção de castelos

Não faça rodeios para resolver o que precisa, mas segure a franqueza ou pode magoar os outros. Na paixão, Júpiter turbina seu charme e promete sucesso pleno na paquera. Já se tem uma relação firme é melhor ligar o desconfiômetro.

Dia ideal para trabalhos individuais e que possam ser feitos com tranquilidade, pena que o astral dá uma guinada, deslealdades podem rolar e há risco de confusões e atritos. Em compensação, parente de confiança pode te ajudar a vencer um problema.

Controle as finanças com pulso firme, dobre a cautela com gastos e busque um pouco de relax. Na paixão, pode até pintar surpresinha boa ao longo do dia, mas não espere muito à noite. Dê mais importância para o seu bem-estar e evite nutrir ressentimentos.

A semana pode até começar puxada, mas você terá confiança e disposição para lidar com o que der e vier, minha consagrada! Pode angariar apoios importantes na vida profissional e marcar pontos com a chefia ao mostrar suas habilidades e talentos.

Loterias

Gordura na cintura (pop.)

Espírito

(?) Eller cantora de "Malandragem"

Transpirar Selton Mello, ator

"...não petisca" (dito) Saci-(?), negrinho folclórico

Sobremesa gelada Colarinho

Participante das Olimpíadas

Animal que tece teias

Tensão Pré-Menstrual (sigla) (?) de cobras: grupo de gente ruim

Paparicar Frente a; diante de

Estuda (o livro)

Marco Nanini, ator Privado de roupas

Dignidade

Passatempos

Patada de cavalo Saudação ao telefone

Consoantes de "hora" Acredita

Barco de luxo para recreio Iluminam o jantar romântico Moeda, em inglês Sílaba de "nisso"

Astro que nos dá luz e calor

Veículo de lotações (bras. pl.)

3/zen. 4/coin — neve. 5/fosso — honra. 6/feltro.

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL
41 N E PC P C AVA NH AQ UE N ELE SU AR TM US SE E FI GA MIM AR DO AA NT E FE LT RO ÃL PAPA IN OE L RM NI AT E ZE NH ON RA SU JA HR V SOC OI CE XI NG AR SO L VI OL EN CI A FO SS OV AN S
Solução
BANCO
12
ÁRIES
GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM
SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO
TOURO
LIBRA ESCORPIÃO
PEIXES
01 15 16 25 32 36 02 09 32 64 79 Sorteio: 6142 Sorteio: 2464 Sorteio: 2589 Sorteio: 2805 Sorteio: 2511 05 06 07 08 10 11 12 13 14 18 19 20 22 23 25 LOTOFÁCIL 08 10 11 16 17 18 24 26 29 41 45 51 54 59 70 80 87 94 96 97 LOTOMANIA 18 20 23 26 32 36 1º08 25 29 37 45 47 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05762 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 015030 015777 080841 048964 078678

Lei reconhece Bagé como capital dos cavalos da raça Puro Sangue Inglês

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei 14.571, que concede o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro Sangue Inglês ao município de Bagé. A informação foi publicada pela Agência Senado.

A homenagem à cidade gaúcha partiu do deputado

Afonso Hamm, do Progressistas. Na justificativa apresentada argumentado pela aprovação da proposta, o parlamentar lembrou que Bagé abriga 50% da criação brasileira de cavalos da raça Puro Sangue Inglês (PSI). Hamm destacou também que os haras daquela região são referências internacionais na criação da raça PSI, devido aos dife-

renciais presentes no solo, clima, pastagem e na mão de obra qualificada.

No Senado, a proposta foi relatada pelo senador gaúcho Paulo Paim, do PT, que pontuou ser ‘justa e meritória a iniciativa de conceder o título a esta cidade gaúcha, que mantém os maiores e melhores números da raça no Brasil’.

Reconhecimento para um trabalho premiado há décadas

O médico veterinário e criador de cavalos Puro Sangue Inglês, Ulisses Carneiro, titular

do Haras Bagé do Sul, em contato como Jornal Minuano, destacou que a Lei 14.571 é o reco-

nhecimento de um trabalho feito nos últimos 60 anos com Bagé e Aceguá, cidades com os maiores resultados a nível de Brasil e Exterior. “Esses animais que são destaque no país e Exterior, ao longo dos anos, a sua grande maioria foram criados na região de Bagé e Aceguá. Isso é muito justo e vem num momento em que o turfe passa por uma reciclagem, onde os haras bajeenses, nos últimos 20 anos, tiveram uma significativa diminuição, mas o trabalho dos profissionais envolvidos; dos proprietários que restaram, vêm fazendo com que a qualidade na criação siga a mesma”, ressalta Carneiro.

Haras são reconhecidos pela criação de exemplares

O médico veterinário, que tem experiência de décadas na criação de verdadeiros campeões do turfe, afirma ainda que os resultados obtidos pelos haras da região são cada vez mais fortes. “Isso foi visto neste final de semana, em São Paulo, no Grande Prêmio São Paulo, onde o Haras Old Friends teve dois animais ganhando provas muito impor-

tantes e mostrando que Bagé segue como um pólo muito forte para a raça PSI”, ressaltou. Carneiro faz alusão ao exemplar Doutor Sureño, de quatro anos, sendo uma criação do Haras Old Friends, de Bagé, que conquistou no domingo, dia 7, o 100º Grande Prêmio São Paulo, defendendo, atualmente, o Haras Moema.

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
ABCPCC/DIVULGAÇÃO PORFÍRIO MENEZES/JCSP
Doutor Sureño, cria do Hara Old Friends, venceu 100º Grande Prêmio de São Paulo

Formada primeira Guarda Municipal da região

Uma cerimônia marcada pela presença de familiares, amigos e autoridades foi realizada no sábado, dia 6, no Ginásio Militão. Após sete meses, 1.412 horas/aula, muito estudo e qualifi cação, a primeira turma da Guarda Municipal da região da Campanha se formou. Os 40 agentes receberam a boina e estão aptos para reforçar a segurança pública da cidade. A guarda contará com viaturas para patrulhas, veículos que foram apresentados na ocasião.

O curso de formação, que aconteceu na Urcamp, contou com um convênio com a cidade de Gravataí, que possui experiência na capacitação de Guardas Municipais em outras cidades. A sede da Guarda Municipal de Bagé será no prédio do antigo Mercado Público. O local passará por uma reforma para atender as demais demandas do serviço.

De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho, a Guarda Municipal de Bagé é a 42ª do Estado e a primeira armada da região da Campanha. Ele salienta que a formatura é a conclusão do processo de formação e, dentro dos próximos dias, serão realizados os trâmites para a nomeação dos formandos. Fialho salienta que os 40 guardas irão trabalhar 24 horas, todos os dias da semana, em escalas, fazendo avaliações de quais turnos terão maior necessidade. Serão 36 guardas masculinos e quatro femininos. “A guarda tem aptidão para realizar o trabalho de segurança pública e também irá atuar nas patrulhas escola-

res e trânsito”, disse.

Sobre a base descentralizada, que será montada na Praça de Esportes, Fialho ressalta que será feita através de parceria publico-privada. O secretário destaca que na atualidade a Praça de Esporte é a pior em relação à depredação do patrimônio, perturbação do sossego e de consumo e venda de drogas ilícitas, seguida pela Praça da Estação e a do Coreto. “Precisamos de um local que dê atenção para as praças da cidade e, no local, haverá uma central de monitoramento que cuidará desses espaços de lazer”, comenta.

O secretário enfatiza que os agentes de segurança receberam os coletes

Segurança

O presidente da Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, Robson Ferraz, que atualmente atua como corregedor da guarda de Sapucaia do Sul, lembrou que a função primária da Guarda Municipal é a prevenção. Ele enfatiza que não é possível mensurar quantos crimes são evitados nas cidades que têm sua guarda municipal. “É uma das poucas forças de segurança que têm que fazer uma requalificação e obedecer uma matriz curricular anual. A população pode ter certeza que a Guarda de Bagé está bem preparada para fazer a segurança das crianças nas escolas e dos munícipes nas ruas”, frisa.

O presidente também lembrou que, em novembro, haverá um Congresso Nacional de Guardas Municipais, que reunirá agentes de todo o Brasil. O evento acontece em Porto Alegre. “Serão vários palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em segurança pública. Será uma oportunidade de integração”, afirma.

Raquel conquistou primeiro lugar na formação

balísticos e cassetetes e, agora, depende dos trâmites da Polícia Federal, para que o grupo possa receber as armas que foram doadas pela Policia Rodoviária Federal. O prefeito Divaldo Lara, na oportunidade, destacou que foi um dia que marca a história de Bagé e o resultado da persistência da Prefeitura. “O resultado vocês sentiram quando eles entraram aqui, vendo nos olhos deles e provando que esta Guarda já enche Bagé de orgulho. Vocês são uma turma de Guardas Municipais formados com excelência, receberam muitos elogios pelos instrutores, e isso começa por essa turma ter como primeiro lugar em aprovação uma mulher”, afirmou.

Emoção

A formanda Raquel Bueno da Rosa Moreira, 34 anos, uma das quatro mulheres que irá integrar a Guarda Municipal, tirou o primeiro lugar no curso de formação. Ela salienta que após oito meses de atividades o momento é muito esperado e a partir de agora se coloca à disposição da população para oferecer um serviço de qualidade, respeito e dignidade a todos os cidadãos. A agente de segurança comenta que a formação foi difícil, com 32 disciplinas. “Tivemos formação de tiro, defesa pessoal, combate a incêndio, técnicas operacionais padrões. Nossa turma é incrível e agradeço às prefeituras de Bagé e Gravataí“, disse.

13 BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade
Turma é formada por 36 homens e quatro mulheres Equipe contará com cinco viaturas FOTOS: DIVULGAÇÃO

Óbitos

Homicídio ocorrido em 2013 vai a júri

popular nesta

Nesta terça-feira, dia 9, a partir das 13h30min, acontece o júri popular de um homem, de 35 anos, acusado de matar, no dia 6 de novembro de 2013, por volta das 1h da madrugada, na Travessa nº 12, na localidade denominada “Balança”, nas proximidades da Avenida Leonel Brizola, Anderson Soares Simões, conhecido como “Paraguaizinho”. O réu, conforme a denúncia, responde junto com outros quatro acusados (que não estão na pronúncia deste julgamento), em comunhão de vontades e de esforços, por desferir

terça-feira

diversos disparos de arma de fogo contra a vítima.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, dois acusados, mais o réu de 35 anos, “adentraram na residência do ofendido, mediante arrombamento da porta principal, e, de inopino, sem que o ofendido pudesse esboçar qualquer reação, passaram a desferir diversos disparos de arma de fogo, atingindo-o em região vital, com o que determinou a sua morte, recurso este que dificultou a sua defesa”.

Duas outras acusadas, frisa o MP, contribuíram para a práti-

ca do crime, “na medida em que, adredemente acordadas com os executores do homicídio, em data não precisa nos autos, mas anterior à execução da empreitada criminosa, construíram um álibi falso, consistente em informar aos familiares da vítima que ‘homens’ de fora da cidade estariam ameaçando Anderson de morte, em decorrência de dividas oriundas da compra de drogas. Dessa maneira, acreditavam as denúncias que não levantariam suspeitas após a consumação do delito e desviariam o foco da investigação policial”.

Pedestre é atingido por um disparo de arma de fogo

Um pedestre de 28 anos comunicou, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que, no sábado, dia 6, foi vítima de um disparo de arma de fogo no bairro Morgado Rosa.

De acordo com o boletim

de ocorrência, a vítima contou que estava indo até o mercado quando, próximo à Escola Maria de Lourdes Molina, um veículo de cor preta passou e um homem gritou que era um assalto. Com medo, a vítima botou as

mãos no rosto e correu. Ele ouviu três disparos e, após um tempo, viu que havia sido ferido na mão esquerda. Foi então que pediu ajuda para uma mulher que passava de carro, que o levou até a Unidade Pronto Atendimento (UPA).

Casal é assaltado, amarrado e deixado trancado no banheiro em Candiota

Na noite de sexta-feira, dia 5, um casal de moradores do Assentamento Santo Antônio, no Passo do Salso, interior de Candiota, foi vítima de um assalto.

De acordo com o registro de ocorrência da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a Brigada Militar atendeu as vítimas. Consta que o homem, de 63 anos, contou que dois indivíduos chegaram em sua propriedade pedindo gasolina e que, ao se virar,

um deles anunciou o assalto com uma arma em punho. Consta que ambos acusados estavam com um capuz na cabeça e armados.

Os criminosos, segundo a vítima, mandaram que ele entrasse na residência, onde estava sua esposa, de 58 anos. Ali, ambos foram ordenados a sentar no sofá e olhar para o chão, os criminosos amarraram as mãos do casal. Durante todo o tempo, os acusados perguntavam onde estava o

dinheiro e as armas. Após, levaram o casal para o banheiro, onde amarraram também os pés das vítimas.

Após conseguirem sair da pela da casa, cerca de 15 minutos após os acusados fugirem, as vítimas avisaram os vizinhos, que chamaram a Brigada Militar. Os acusados levaram uma motocicleta CG 125, toda a carne que havia no local, três telefones celulares e a chave de um veículo Saveiro.

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 14 Segurança
WAYNE SOUSA DIAS, 82 anos, barbeiro aposentado, casado com Maria Glecy Vignol Dias. Residia na avenida Padre Abílio Sponchiado, bairro Estrela Dalva. Deixa o filho Fábio Geovaine. PAULO DOMINGUES DOS SANTOS, 70 anos, motorista aposentado, casado com Maria Berenice Zaballa Bittencourt. Residia na rua Antônio Flores, bairro Getúlio Vargas.

Bajeense Luan Silveira disputará principal competição de Crossfit de Portugal

DIVULGAÇÃO

Sub-12 do BBC vence as três partidas da primeira etapa do estadual

O bajeense Luan Silveira, de 32 anos, participa, nos dias 27 e 28 de maio, da final do Promofit Games, o maior campeonato de crossfit de Portugal, que acontece na cidade do Porto. Silveira reside em Santa Cruz do Sul, e, em contato com o Jornal Minuano, destacou que o primeiro contato com o esporte foi com a capoeira, aos quatro anos, tendo depois praticado futebol dos seis aos 19 anos, período em que residia na Arvorezinha. “Com 19 prestei serviço militar no 3º RCMec, onde por sete anos fui atleta e me consagrei tetracampeão das olimpíadas da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Ao sair do Exército, fui morar na cidade de Nova Prata, na Serra gaúcha, para acompanhar a minha esposa que tinha sido transferida. Por lá, conheci o crossfit, modalidade que mudou a minha vida; além de me tornar atleta, o esporte me deu uma profissão”, detalha.

Ele conta ainda que há alguns anos mudou com a esposa para Santa Cruz do Sul, onde logo passou a atuar como treinador de nível 1 na academia Olympo Cross Training. “Eu vim a Portugal pelo programa de intercâmbio da Unisc (Universidade de Santa Cruz) para estudar Ciências do Desporto (Educação Física) na universidade do Porto, instituição que é, atualmente, considerada uma das 100 melhores universidade do mundo na área”, aponta.

Para a disputa que acontecerá no final do mês de maio, Luan Silveira, comenta que participou da etapa Qualifier (Qualificação) para o campeonato, onde conseguiu passar para a fase de disputas da categoria Elite. “É muito gratificante, pois estarei competindo com os melhores atletas de Portugal e também conquistei uma vaga para a segunda fase da Open da Crossfit, mas fiquei nas quartas de final. Eu pretendo transmitir a disputa da Promofit Games por meio de live

Atleta de 32 anos reside, atualmente, em Santa Cruz do Sul

no meu perfil do Instagram, onde mostro também a minha rotina de treinos diariamente”, informa o bajeense, que encerra: “O crossfit está crescendo muito em nossa cidade e quero ressaltar que o esporte pode mudar vidas, então vale a pena para os jovens ir pelo bom caminho atrás dos seus sonhos”, enfatiza. Para quem quiser acompanhar o treinamento e a participação de Luan Silveira para o Promofit Games pode acessar o seu perfil no Instagram que é @luansilveira22.

O Bagé Basquetebol Clube (BBC), com a categoria Sub-12, venceu as três partidas do Campeonato Estadual da categoria, realizadas em Santa Rosa, no último final de semana. Conforme o presidente do BBC, Paulo Thompson Flores, os jovens atletas venceram no domingo, 7, pela manhã, a equipe do Sojão, de Santa Rosa; no turno da tarde, a Luba, de Uruguaiana, e o Corinthians, de Santa Maria. “Nós ficamos invictos na etapa de Santa Rosa e estamos na liderança de nosso grupo”, detalha Flores.

O presidente avalia a conquista como relevante, ‘porque todas as equipes são obrigadas a disputar a Sub-12 e já na primeira etapa, vencermos três partidas, nos coloca numa posição muito expressiva dentro da classifica-

ção’. “Esses meninos, todos eles, são oriundos dos nossos grupos sociais. Alguns, começaram a participar em 2023 e outros já possuem, desde o ano passado, treinamento específico para o seu desenvolvimento no basquetebol”, declara o dirigente do BBC, ao ressaltar que os jovens atletas são treinados pelo professor Lucas, com acompanhamento do assistente técnico, o treinador Max.

“Nossa viagem teve como chefe de delegação, o desportista e diretor, Genoíno. Fizemos uma viagem longa, são 520 quilômetros. Saímos no sábado de Bagé, dormimos em Santa Rosa, com uma delegação constituída pelos pais dos meninos”, disse. A próxima etapa do Sub-12 ocorrerá na metade do mês de junho.

Bagé prepara equipe para confonto adiado contra o São Gabriel

Com o adiamento da quarta rodada da Série A2, as equipes bajeenses aproveitaram o final de semana para reforçar os treinamentos. O Bagé joga na quarta-feira, 10, contra o time do São Gabriel, fora de casa, às 19h. O elenco realizou treinamentos durante o sábado, em quadra de uma empresa local.

O jalde-negro aproveitou também para divulgar mais uma contratação para a disputa da Série A2. É o atacante Ramon Tan-

que. O jogador tem 24 anos e foi revelado pelo Americano, do Rio de Janeiro e já passou por diversas equipes do futebol brasileiro. O Guarany, por sua vez, enfrentou no estádio Antônio Magalhães Rossell, na noite de segunda-feira, contra o Pelotas. Até o fechamento desta edição a partida ainda não havia sido concluída. A cobertura do jogo será divulgada no site do Jornal Minuano (www.jornalminuano. com.br).

BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15

Pampa Sul realizará 1º Seminário de Devolutivas do Plano Básico Ambiental

Programação

Dia 9 de maio - Trigolândia

(Local: Salão Cristo Rei)

8h30: Abertura dos estandes

9h: Início das apresentações orais

9h10: Meio físico

9h40: Bloco de perguntas e comentários

9h50: Intervalo

10h: Meio biótico

10h30: Meio socioambiental

10h45: Bloco de perguntas e comentários

11h: Encerramento das apresentações

14h: Encerramento dos estandes

(Local: PTG Combate do Seival)

9h: Abertura dos estandes

15h: Apresentações culturais (Felinos do Pampa, Invernadas do PTG, oficina flora, EMEI Gente Feliz, outros)

18h: Início das apresentações orais

A Usina Termelétrica Pampa Sul anunciou a realização, nestes dias 9 e 10 de maio, do 1º Seminário de Devolutivas do Plano Básico Ambiental, que terá como tema Desenvolvimento regional e preservação ambiental: Programas socioambientais. As atividades, no primeiro dia, hoje, serão na Trigolândia, em Hulha Negra, e no

seguinte, em Seival, em Candiota.

O objetivo do evento, conforme a empresa, é promover um espaço de diálogo e apresentação sobre os programas socioambientais desenvolvidos pela UTE Pampa Sul, permitindo que a população da Área e Influência Direta do empreendimento conheça as ações do PBA e

os seus principais resultados. “Teremos estandes dos principais programas relacionados com cada comunidade e apresentações orais, com o envolvimento direto das consultorias que atuam na UTE Pampa Sul, comunidades locais, escolas, além da presença do IBAMA e lideranças políticas”, destaca a Pampa Sul.

18h10: Meio físico

18h50: Bloco de perguntas e comentários

19h: Intervalo

19h10: Meio biótico

19h40: Meio socioambiental

19h55: Bloco de perguntas e comentários

20h: Encerramento apresentações

20h30: Encerramento dos estandes

Contracapa BAGÉ, 9 E 10 DE MAIO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Dia 10 de maio - Seival JULIO VIEIRA/REPRODUÇÃOJM Atividades, no primeiro dia, hoje, serão na Trigolândia, em Hulha Negra
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.