20230413

Page 1

jornalminuano.com.br

BAGÉ, quinta-feira, 13, e sexta-feira, 14 de abril de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 970 | R$ 3,00

REGIÃO

Incra registra baixa procura por negociações

Análise consta em atualização referencial de preços de terras para o RS

Pág. 4

Ampliação do racionamento volta ao debate

Daeb diz que barragens têm água para abastecer cidade por mais 30 dias

Pág. 7

Campeã de padel fala sobre metas e o esporte

Residindo em Bagé, Cris Cirne coleciona títulos pela seleção brasileira

Pág. 13

POLÍTICA TRAGÉDIA

Presidente do Uruguai confirma agenda em Aceguá

Lacalle Pou acompanhará celebrações pelo aniversário do município

Pág. 5

DEMOGRAFIA

Coleta de dados para o Censo encerra sexta-feira

Em Bagé, recenseadores realizarão últimas visitas após oito meses

Pág. 11

PERANTE ALERTA

ESCOLAS BUSCAM ALTERNATIVAS

POR MAIS SEGURANÇA

Um cenário que mistura temor e muita desinformação gerado por denúncias de possíveis ataques em escolas de Bagé tem motivado a busca por medidas que, pelo menos, deixem pais e responsáveis mais tranquilos. Além de ações do poder público, algumas instituições já investem em segurança privada e câmeras de monitoramento.

Também nesta edição, delegado regional detalha investigações em andamento.

Pág. 3

Três morrem em colisão de veículos na BR-293

Acidente em Pinheiro Machado também deixou quatro pessoas feridas

Pág. 14

JUDICIÁRIO

Réu é condenado pelo assassinato de ‘Juruna’

Julgamento definiu sentença de 13 anos de prisão em regime fechado

Pág. 14

19h

URCAMP NA SAÚDE Hospital Universitário

ENTREVISTA ÁGUA
PREVISÃO DO TEMPO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Encoberto Ensolarado 9ºC 9ºC 21ºC 24ºC Fechamento da edição:

Laboratório de Jornalismo

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br

www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart

Carreata com imagem de Ogum ocorre nesta sexta-feira

gas até a rua Antônio Siqueira, nº 61, no bairro Militão.

Conforme o presidente da Aeub, Delmar Medeiros, a procissão do Santo Guerreiro terá o mesmo trajeto do ano passado, na Praça dos Esportes. A concentração está prevista para às 18h, do dia 23 de abril, e a caminhada terá inicio às 18h30, percorrendo a Avenida Sete de Setembro até a Praça Carlos Telles, em frente à Catedral São Sebastião, onde haverá uma homenagem. “Após as celebrações, a imagem voltará para a casa do Pai Danilo, que é o responsável pela condução”, relata.

Os devotos de Ogum (São Jorge) já estão em preparativos para a 17ª procissão do Santo, realizada pela Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé(Aeub), que ocorre em 23 de abril. Para dar inicio às homenagens, a imagem do Santo, que está no Centro Afro Iansã e Xangô, com a ialorixá Clair dos

Santos Rosa, irá para o Reino de Pai Xangô de Danilo Medeiros, em carreata que acontece nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 20h30. O cortejo sairá da Rua dos Bancários, nº 601, Passo das Pedras, seguindo o trajeto pelas vias Paulo Jorge Ferreira, Astrogildo do Amaral, Avenida Itália, Angélica Jardim, General Arti-

Medeiros salienta que a imagem irá permanecer no local por 35 dias e, após, irá para a Casa de Estudo e Desenvolvimento da Umbanda Pai José, situada na Rua General Osório, nº 506. O presidente ressalta que a Associação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Anversa e secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e de Segurança e Mobilidade Urbana.

02 Cidade BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Procissão acontece no dia 23 de abril, às 16h30min ARQUIVO JM Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

Receio de ataques motiva reforço na segurança das escolas de Bagé

O mundo tem testemunhado diversas vítimas devido aos atos violentos em escolas, com crescimento, inclusive, no Brasil. Em Bagé, as recentes suspeitas de possíveis ataques, que geram medo e insegurança entre estudantes, professores e pais, resultaram em uma espécie de mobilização, por parte de algumas instituições de ensino, em buscar o reforço na segurança.

O local que deveria ser de aprendizado, socialização e formação de indivíduos, levanta questionamentos sobre suas proteções. O ambiente que desenvolve habilidades e conhecimentos, além de contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, vira alvo daqueles que buscam descarregar problemas ou traumas. Como resultado, a segurança nas escolas se tornou uma preocupação cada vez mais recorrente. Para enfrentar este desafio, instituições têm adotado medidas para reforçar a segurança em seus prédios, para proteger seus alunos e funcionários.

A equipe do Jornal Minuano realizou uma pesquisa sobre as principais medidas que estão sendo feitas nas escolas da Rainha da Fronteira. A avaliação reúne projeções feitas pelo poder público, seja municipal, estadual e federal, mas também diretamente em escolas privadas.

Novas medidas

Na escola particular de Educação Infantil Brincarte, por exemplo, o monitoramento que já havia foi potencializado. Na terça-feira, a diretora da instituição, Sílvia Granato, reforçou a proteção de seus alunos com a contratação de um segurança particular. Ainda nesta semana, serão instaladas novas grades, duas câmeras na entrada e monitoramento com interfone. “Teremos mais segurança para todos com essas medidas. O monitoramento com interfone permitirá que a porta seja aberta após a confirmação do pai ou responsável através da câmera”, reforça ao citar que diversos responsáveis já ligaram para a escolinha solicitando um posicionamento. “A maioria começou a ligar e mandar mensagem perguntando sobre o que iríamos tomar de atitude e, de antemão, contratamos o segurança, para que já tenha alguém para cuidar da entrada e da saída”.

Além disso, a diretora reforça o controle na entrega dos pais, com um protocolo já existente. “Nós sempre olhamos quem veio buscar antes de entregar as crianças. Temos uma lista de autorizações de parentes que os pais permitem que busquem seus filhos, mas, se a pessoa não estiver na lista, não será entre-

gue. Também pedimos sempre foto da pessoa e os dados para certificar de que tudo esteja certo”, acrescenta Sílvia.

Um modelo de segurança

Uma das referências na educação estadual, a Escola de Ensino Médio Silveira Martins também se destaca quando o assunto é segurança. Com grades nas portas e janelas, cercas elétricas e também controle no acesso de quem adentra o local, a instituição possui câmeras em todas as salas e corredores há mais de cinco anos.

Conforme a orientadora educacional dos períodos da tarde e noite, Gleuceni de Araújo Pizarro, e a vice-diretora do período noturno, Adriana Moreira Barañano, os pais já conhecem o zelo que a instituição possui com a segurança de seus filhos, porém buscam reforços. Desde a semana passada, a escola recebe a patrulha escolar e a Brigada Militar, que já entraram na instituição e realizam patrulhamento nas entradas e saídas, garantindo ainda mais a segurança de todos.

Segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Educação, todas escolas amparadas pela CRE estão recebendo a Patrulha, após determinação do governo do Estado, com agentes que trabalham intensiva e preventivamente junto às instituições estaduais.

Audiência

Diante do aumento de casos de violência e ameaças ao bem-estar de educadores e estudantes, o CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul), cobra urgência na adoção de medidas de segurança nas instituições de ensino gaúchas.

Em nota divulgada pelo Sindicato, é destacada a necessidade de uma reestruturação pedagógica, com foco no combate ao ne-

Botão de pânico

gacionismo e às fake news. O Sindicato, desde o fim de março, está cobrando uma audiência com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para tratar sobre a segurança de professores, funcionários de escolas e alunos da rede pública estadual de ensino e seguirá vigilante no tema para garantir ações preventivas para evitar ataques às escolas brasileiras.

Após uma reunião realizada nesta semana, entre representantes da Prefeitura e das forças de segurança do município, foram definidas algumas estratégias. Entre elas, está a instalação de botões de pânico nas instituições da rede municipal.

Pelo sistema a ser implantado, o aparelho poderá ser acionado pelos alunos ou professores, para que a Polícia seja chamada em casos de ameaça à segurança dos locais.

Canal Escola Segura

Em busca de facilitar o recebimento de informações sobre ameaças e ataques contra as escolas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou o canal Escola Segura. O processo é muito simples, rápido e seguro: basta acessar mj.gov.br/escolasegura, preencher o formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível, por exemplo, encaminhar sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Não é exigida a identificação do denunciante. Todas as denún-

cias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.

Para facilitar a análise da denúncia, recomenda-se o preenchimento do campo “Comentário” com as informações relevantes da ocorrência, tais como o Município, Estado, Escola da denúncia e Mídia Social de origem da ocorrência. Em caso de emergência ou se não tiver todas as informações, entre em contato com o 190, o whatsapp (51) 98444-0606 ou se dirigir a delegacia de polícia mais próxima.

Delegado Regional detalha investigações sobre denúncias de atentados

Com quatro ocorrências registradas, somente em Bagé, de casos de possíveis atentados a escolas, ao longo desta semana, o delegado regional da Polícia Civil, Luis Eduardo Benites, fez um detalhamento a respeito das investigações de cada situação e garantiu que este trabalho é a prioridade número um no atual momento.

Conforme Benites, está sen-

do feita uma planilha de casos e as delegaciais distritais, Primeira e Segunda, estão realizando diligências e investigando cada fato.

“Temos o caso de um facão encontrado em uma escola, que já temos o suspeito identificado, um menor de idade. No caso do simulacro de arma de fogo, identificamos que foi uma brincadeira da irmã de um aluno, que colocou na mochila. O caso da escola que

teve uma pichação, ou desenho feito, já identificamos também o estudante e, na manhã de quarta-feira, dia 12, tivemos outra ocorrência de uma escola que estaria com fotos em aplicativos de mensagens, que seriam notícias falsas”, apontou ao resumir os trabalhos da Polícia.

O delegado lembra que há mais uma situação em Pinheiro Machado, que está sendo dili -

genciada pelos policiais civis do município, e outra em Vila Nova do Sul, que abrange a Delegacia Regional. “Ao todo, são seis registros na região. Estamos tratando como prioridade e todos os fatos serão apurados, ressaltando que, denúncias falsas são crimes e serão culpabilizados todos que criarem animosidade e pânico entre a comunidade”, reforçou ele.

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03
Sílvia busca novas medidas de proteção para seus alunos e colaboradores Orientadora pedagógica e vice-diretora do turno noturno do Silveira Martins destacam a visita da Patrulha Escolar e Brigada Militar durante as aulas
FELIPE VALDUGA/ESPECIAL JM ARQUIVO JM
Câmeras de segurança em corredores e salas de aula já são realidade em algumas instituições Benites garante prioridade em apurações

Campo & Negócios

Incra atualiza referencial de preços para terras

O Incra no Rio Grande do Sul (Incra/RS) possui um novo marco sobre os preços dos imóveis rurais gaúchos. Na segunda-feira, dia 10, a autarquia regional lançou a terceira edição do Relatório de Análise de Mercado de Terras (RAMT), que mapeia a cotação das áreas a partir de valores praticados ao longo do último ano.

A terceira edição do RAMT executado pelo Incra/RS atualiza versões publicadas em 2017 e 2020. Os dados consolidados servem como critério para o instituto efetivar ações voltadas à reforma agrária - entre elas, as decisões sobre obtenção de áreas. Também podem ser usados pelo público como referência em transações comerciais e até na tributação de imóveis rurais.

Em relação ao Mercado Regional de Terras da Campanha, formado pelos municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini e Santana da Boa Vista, as informações são de baixa procura por negociações no último ano.

Isto porque o levantamento mostrou que, assim como em outras partes do RS, notou-se grande aumento de novas áreas implantadas com a sojicultura na Campanha. “Deste modo, nas áreas de topografia favorável e possíveis de mecanização, o mercado se encarrega de classificar as terras como ‘para lavoura de soja’, o que tem a tendência de elevar o valor praticado/ha quando se analisam os valores mais antigos”, segundo o relatório.

Inclusive, o estudo mostra que em razão da elevada procura de novas áreas de expansão da soja (oferta e procura), o mercado de terras inflacionou de tal forma que não existem muitos negócios realizados no último ano na região da Campanha.

De acordo com a pesquisa, devido às semelhanças de solo, topografia e características regionais, há uma tendência de concentração dos negócios e ofertas em três microrregiões/centros regionais: Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul (inclui-se Santana da Boa Vista); Bagé e Dom Pedrito (incluindo Aceguá e Lavras do Sul) e Piratini e Pinheiro Machado (incluindo Candiota, Pedras Altas e Herval).

A pesquisa indica que os menores valores de terras foram em áreas propícias à pecuária, denominadas regionalmente de “campo duro”, caracterizado ou

por topografia muito acidentada ou por algum impedimento à implantação de lavoura de soja, somente aproveitáveis com a pecuária de baixo suporte ou como área de preservação permanente.

Levantamento

O trabalho é baseado em uma pesquisa realizada por meio de amostragem em 186 municípios, dos quais cerca de 100 receberam visitas in loco das equipes do Incra. Foram analisados 1.441 elementos - entre negócios efetuados, ofertas de áreas e opiniões de profissionais - totalizando aproximadamente 300 fontes consultadas. Embora o levantamento tenha ocorrido de setembro de 2022 a janeiro de 2023, o estudo focou nas oscilações ocorridas em um intervalo de 12 meses.

Seguindo metodologia e normativos internos, o RAMT 2022 repetiu a sistematização dos dados em onze Mercados Regionais de Terras (MRTs) com características homogêneas. São eles: Campanha, Planalto, Serra, Campos de Cima da Serra, Santa Maria, Pelotas, Metropolitano, Litoral, Fronteira Oeste, Missões e Central. O grupo mais numeroso é o Planalto, com 180 municípios, e Fronteira Oeste é o mais enxuto, com dez.

Após a fase de coleta, as informações receberam tratamento estatístico gerando uma Planilha de Preços Referenciais para cada região. Os formulários apresentam os valores dos imóveis organizados em categorias estipuladas a partir de parâmetros como localização e acesso da área e capacidade de uso do solo. Além da cotação média, as análises indicam intervalo de 15% para mais e para menos, tanto para o Valor da Terra Nua (VTN) como do Valor Total dos Imóveis (VTI), para cada uma das tipologias de uso que ocorrem no MRT.

Dentre os resultados, o estudo apontou o encarecimento dos campos aptos ao plantio de soja em relação ao período anterior. A situação teria atraído compradores interessados em capitalizar seu patrimônio acima da inflação. A valorização na região Planalto foi especialmente aguda, alcançando 150% em três anos, mas o fenômeno mostrou-se generalizado. “A subida impactou até áreas de pecuária, em efeito dominó”, relata Sandro Muller, um dos técnicos do Grupo Mercado de Terras do Incra/RS. O engenheiro agrônomo ainda pontua que o levantamento reflete movimentações ocorridas até o final da coleta, sem captar tendências posteriores.

Captação de R$ 4 milhões visa construção de projetos para medição de carbono em propriedades leiteiras

O avanço da pecuária leiteira como atividade estratégica nos sistemas produtivos sustentáveis e o balanço da emissão de carbono em sistemas agropecuários estão no foco do trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) e pela Embrapa Pecuária Sul, cuja sede fica em Bagé. Juntas, as entidades darão início à elaboração de uma estratégia com vista à captação de R$ 4 milhões, valor necessário para a aquisição de um conjunto de quatro medidores com os quais será possível iniciar as aferições em rebanhos gaúchos.

“Para viabilizar a compra, vamos trabalhar para apresentar uma proposta ao Fundoleite e também levá-la aos parlamentares gaúchos, visando a destinação de recursos através de emendas”, detalha Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat/RS.

Segundo o chefe-geral e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, os equipamentos buscados para dar início ao processo medem os gases metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e, opcionalmente, oxigênio (O2) e hidrogênio (H2) de animais individuais. De acordo com o especialista, também é possível agregar dados de emissões e determinar médias de rebanho.

“A atuação conjunta das instituições para a descarbonização da produção de leite no RS, tem como base a expertise já existente no centro de pesquisa com a avaliação do balanço de carbono em bovinos de corte É um passo inicial para realizarmos pesquisas

que gerem protocolos para redução das emissões por unidade de leite produzida”, disse. Durante a reunião, realizada dia 5, na sede da Embrapa em Bagé, a pesquisadora Cristina Genro também apresentou a Prova de Emissão de Gases (PEG), metodologia que vem sendo utilizada nas pesquisas pelo instituto e que buscam mensurar a emissão de gás metano (CH4) por reprodutores bovinos. Segundo ela, o teste visa identificar os animais que têm menor emissão de metano em se considerando cada quilo de alimento consumido e o quilo de peso vivo produzido. “A Embrapa pode contribuir na avaliação dos sistemas de produção leiteira quanto à emissão de Gases de Efeito Estufa, na formação de Unidades de Referência Tecnológica com as boas práticas para se conseguir uma produção de leite com sustentabilidade, de baixo carbono, assim como na capacitação e transferên-

cia de tecnologia para os produtores de leite gaúchos”, destaca.

Outra ação prevista, conforme o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins, é a realização durante a Expointer 2023 de um seminário sobre pesquisa e métodos de medição de carbono em propriedades leiteiras, efetuado por Sindilat/RS e Embrapa.

A produção de leite com menor impacto ambiental é uma preocupação que deve dar o tom das linhas de investimentos nos próximos anos. Conforme Palharini, atento a isso, o setor lácteo gaúcho foi um dos primeiros a abrir debate junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul sobre a qualificação e a monetização dos créditos de carbono, tema que foi abordado em reunião do Sindilat/RS, no dia 28 de fevereiro, com a presença do presidente, Guilherme Portella, e da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Dia de Campo divulgará campeões de provas da raça Charolês

Um Dia de Campo agendado para esta sexta-feira, dia 14, terá a divulgação dos vencedores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) de reprodutores da raça Charolês. O evento acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, a partir das 9h, e as provas são promovidas pela Embrapa e Associação Brasileira de Criadores de Charolês. Na programação estão previstas palestras com pesquisadores, além da apresentação dos touros melhores colocados nas duas provas, que estão sendo realizadas pela sexta vez.

Nesta edição participaram das provas 20 reprodutores de diferentes criatórios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que permaneceram nos campos experimentais da Embrapa desde junho de 2022. O objetivo da PAC é comparar, dentro de um mesmo ambiente físico e com mesmo tratamento, reprodutores de diferentes criatórios com a finalidade de identificar animais superiores em termos de genética, para produção de carne em sistema de pastejo. Já a PEA busca identificar animais mais eficientes na conversão alimentar, ou seja, aqueles que precisam de menos alimentação para

obter um maior ganho de peso. Para o presidente da Associação Brasileira de Charolês, Cesar Adams Cezar, a realização das provas de desempenho são extremamente importantes para o melhoramento da raça como um todo, uma vez que são identificadas características genéticas de uma forma objetiva e imparcial. Já para o coordenador da prova, o analista da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, as provas realizadas neste ano tiveram touros com excelentes características e que vão contribuir para o desenvolvimento da raça com uma genética superior.

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
GABRIEL AQUERE/ESPECIAL JM
Sindilar e Embrapa Pecuária Sul formalizaram parceria

Presidente do Uruguai confirma presença no aniversário de Aceguá

As comemorações dos 160 anos de Aceguá/Uruguai e 27 anos de emancipação de Aceguá/ Brasil irão contar com uma agenda binacional. O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, confirmou, nesta semana, a participação nas atividades. Ele irá integrar as atividades no dia 23 de abril, a partir das 10h. O aniversário da emancipação de Aceguá/Brasil é celebrado no dia 16 de abril, mas as comemorações ocorrem durante todo mês.

Conforme o prefeito de Aceguá, Marcus Aguiar, além do presidente uruguaio, devem participar o ministro de Turismo, Tabaré Vieira, e da Defesa, Javier Garcia. Também é esperada a visita do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, juntamente com secretário Ro-

naldo Santini e outras autoridades políticas do Estado - o que ainda não foi confirmado.

Aguiar salienta que a agenda das autoridades será realizada na parte da manhã. Na ocasião, deve ser apresentados os projetos binacionais para o can-

Comissão aprova parecer sobre acordo internacional que atinge a região

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, na quarta-feira, dia 12, o parecer do senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, favorável ao Projeto de Decreto Legislativo que trata do ajuste complementar ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios.

A proposta, que viabiliza a prestação de serviços de assistência de emergência e cooperação em Defesa Civil, beneficiando o município de Aceguá, já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, e agora tramita em caráter conclusivo no Senado.

Ao recomendar a aprovação, Mourão observa que ‘o Ajuste Complementar ao Acordo anteriormente firmado com o

Municípios podem acessar recursos federais para projetos de segurança nas escolas

teiro central e sobre a Saúde e Segurança. “Com o governador confirmando a agenda, serão mostradas algumas obras que estão sendo feitas com verbas do Estado”, complementa. O encontro será finalizado com almoço para os convidados.

Uruguai surge da necessidade de respaldo legal à atuação das equipes e ao trânsito dos veículos destinados à prestação de serviços de assistência de emergência de uma parte no território da outra parte, de forma a dar proteção aos servidores, aos bens públicos envolvidos e a terceiros’.

Na prática, o texto, conforme detalha o senador, ‘traz permissão para que as equipes de atendimento possam circular em zonas urbanas, suburbanas e rurais das localidades vinculadas nos dois lados da fronteira entre as partes, desde que sua presença seja solicitada por um dos pontos focais da outra parte, mantidos pela parte requerida os direitos, garantias e benefícios, inclusive de natureza trabalhista e previdenciária’.

O senador destaca, ainda,

que ‘a pandemia de Covid-19 veio mostrar que ameaças que transcendem fronteiras necessitam de respostas que vão além das possibilidades e recursos internos de cada país’. “A cooperação entre as nações e a coordenação de esforços é imprescindível para que possamos alcançar bons resultados”, pontua.

O edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas, assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na terça-feira, 11, prevê a destinação de R$ 150 milhões com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) em projetos de segurança nas escolas, que podem ser propostos por secretarias de segurança de estados e municípios.

O limite mínimo das propostas a serem apresentadas é de R$ 100 mil e máximo de R$ 1 milhão para órgãos municipais e de R$ 500 mil a R$ 3 milhões para os estados e o Distrito Federal. Os projetos podem contemplar seis diferentes áreas temáticas, prevendo recursos para expansão das rondas escolares, cursos de capacitação

para profi ssionais da área de segurança e cursos que contemplem o acolhimento, a escuta ativa e o encaminhamento para a rede de proteção às crianças e adolescentes.

O edital, anunciado na semana passada, após o massacre ocorrido em uma creche de Blumenau, Santa Catarina, também permite investimentos em ações de pesquisa e diagnóstico na prevenção em segurança no ambiente escolar, aprimoramento da investigação cibernética e criação de observatórios sobre violência nas escolas. Os municípios que aderirem ao programa, por exemplo, deverão compartilhar e integrar seus bancos de dados sobre a violência escolar com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

05 BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 Fogo Cruzado
sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan www.jornalminuano.com.br
Sidimar Rostan
Pou estará na cidade no dia 23 de abril Municípios que aderirem ao programa deverão compartilhar e integrar seus bancos de dados sobre a violência escolar Projeto recebeu parecer favorável do senador Hamilton Mourão DIVULGAÇÃO MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ARQUIVO JM

Empreendedor

Fecomércio propõe regime de transição tributária para o ICMS no Estado

A fim de permitir uma passagem gradual para empresas gaúchas que ultrapassem o limite de receita bruta do Simples Nacional para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de R$ 3,6 milhões anualmente, a Fecomércio apresentou recentemente ao Governo do Estado uma proposta para implementar um regime de transição tributária referente ao Imposto. A ideia, que será apresentada, também, na próxima reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias que será realizada em maio, sugere que o Executivo estabeleça descontos regressivos e temporários para que os negócios continuem crescendo e consigam se adequar apropriadamente ao regime geral.

Na prática, as empresas que passam das faixas de receita bruta logo acima do limite do Simples Nacional para o ICMS teriam um fôlego para adotar o novo regramento de recolhimento do ICMS. O projeto da Fecomércio-RS sugere que o regime de transição alcance as empresas com receita bruta anual de até R$ 6,5 milhões, com base em um cálculo de atualização monetária dos limites do Simples Nacional. A proposta precisa ser articulada pela Fazenda Estadual junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), conforme prevê a Constituição Federal no que diz respeito a alterações no ICMS.

Banrisul é destaque em diversas categorias no Marcas

de Quem Decide 2023

O Banrisul é destaque entre as cinco marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos nas categorias Banco, Empresa Pública Gaúcha, Consórcio e Previdência Privada. A distinção aconteceu na 25ª edição do Marcas de Quem Decide, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com o Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO).

A instituição também figura entre as 10 marcas contempla-

das na categoria Grande Marca do Ano. O evento de premiação ocorreu no dia 4 de abril, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, e reuniu mais de 700 empresários, autoridades, executivos e profissionais de grandes empresas do Rio Grande do Sul.

A superintendente da Unidade de Marketing do Banco, Vannice Arrais Ramos, salienta a importância dos reconhecimentos: “concretiza os nossos esfor-

ços em brand awareness (consciência de marca), para sermos cada dia mais lembrados e preferidos, aumentando o alcance e, consequentemente, impactando na ponta, facilitando para que o nosso time da rede alcance bons resultados”, destaca a executiva. Os resultados da pesquisa de 2023 circularão em uma edição especial do Jornal do Comércio, impresso e digital, no dia 28 de abril.

Em convênio com o Confaz, a proposta, se aprovada, cria o Programa de Transição para Empresas que migrarem para o Regime Geral e, após tal implementação, altera o RICMS-RS (Decreto nº 37.699, de 26 de agosto de 1997), por meio de Decreto Estadual, para acrescer inciso ao artigo 23 incluindo o novo modelo de tributação. A medida seria provisória, por um período de três anos, visando a redução da carga com incidências de 4%, 6% ou 8%, conforme a receita bruta da empresa, para que a transição aconteça sem prejuízos ao negócio e também aos cofres públicos.

Aniversariantes

13 de abril

Adão Souza Lima

Ana Elisa Pacheco

Carlos César Martins Freitas

Carmem Vera Freire

Celestino Blanco Martinez

Edson Carpes Camargo

Helena Parera Carvalho

João Carlos Santos

Lenira Jardim

Manuel Luiz Machado

Manuela Vaz Lucarelli

Maria Estelina Martins de Castro

Barreto

Mateus Pereira Porto

Matheus Romero Ferrari

Nelci Cougo Oliveira

Osmar Simões França

Pámela Batista Veleda

Paulo Roberto Rodrigues Gonçalves

Renato Collares

Roberta Rosa Marques

Rosana Allende Corrêa

Rosane Alves Machado

Rosemeri Pereira Marimon

Wagner Iran da Rosa Pirez

14 de abril

Ana Maria Girardi Deiro

Ana Maria Martins Carlini

Aristides Milano Filho

Danusa Goulart Bittencourt

Dorothy Maria Bentos

Elizabete Martins da Silva

Fernanda Couto Rostan

Jian Nélson Pereira Gasso

José Luiz Campos

Larissa Dipp de Lima

Luiz Fernando Ferreira

Maria Salete Vargas de Moura

Nadege Martins Netto

Reni da Silva

Rosane Alves Machado

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Instituição recebeu reconhecimento no início de abril DIVULGAÇÃO

Com água para mais 30 dias, Daeb debate ampliação do racionamento

Quase um mês após a ampliação do racionamento para 15 horas, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) deve debater a possibilidade de aumentar ainda mais o período sem abastecimento. A ação deve ser discutida ainda nesta semana. Uma nova ampliação se mostra como alternativa para controlar de forma ainda mais rígida o consumo de água na cidade - no momento, a distribuição está disponível durante nove horas diárias. A possibilidade de aumento do racionamento e por quantas horas será debatida em reunião do Conselho de Situação de Crise para Enfrentamento da Estiagem, nesta quinta-feira, dia 13. Com chuvas insuficientes para garantir a recuperação nos últimos meses, as barragens seguem sendo motivo de preocupação para a autarquia. A Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento do município, está 8,70 metros abaixo do normal, enquanto o Piray está 5 metros abaixo da nor-

malidade. Já a Emergencial - que recentemente passou por obras para aumentar a capacidadeestá com 1,40m aquém do nível. No momento, com o racio-

namento de 15 horas, a vazão de água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) é de 22.363,71m³/dia. Com a atual demanda de consumo, a autar-

quia estima que a água dos reservatórios seja suficiente para abastecer o município por apenas mais 30 dias, se não houver precipitações relevantes no período.

Expectativa de chuvas

O somatório da chuva dos três primeiros meses do ano é inferior a 300 mm - janeiro teve 58,2mm, enquanto fevereiro e março registraram 94,1mm e 142,8 mm, respectivamente. E apesar da projeção do retorno das precipitações, ainda não houve registro de chuva em abril, mês cuja média histórica de chuvas é de 121,6mm. Segundo o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o Outono apresentará o retorno de precipitações regulares ao Rio Grande do Sul: “o fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão ao trimestre abril-maio-junho a normalidade da chuva em todo Estado”. As projeções climáticas indicam regularidade na distribuição da precipitação ao longo dos próximos meses, o que representa volumes próximos ou superiores ao esperado em todas as regiões.

07 Cidade BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br
DEIVIDI LEONEL/ESPECIAL JM Sanga Rasa, principal fonte de abastecimento do município, está 8,70 metros abaixo do normal

Saudações tricolores

Vivi

102 anos de história

O aniversariante gremista está mais do que feliz com o tricolor, que se consagrou, mais uma vez, recebendo o título de hexacampeão do Campeonato Gaúcho. O lindão do Mathias comemorou com festa a chegada do seu 8º aniversário, para felicidade dos pais Luismar

Leão Souto e Vanise Neufeld Kroker

Dia Nacional da Mulher Empresária

Para a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), a Lei 14.545, sancionada terça-feira (4/4) para estabelecer 17 de agosto como o Dia Nacional da Mulher Empresária, reconhece o papel da mulher na economia e estimula o mercado empreendedor e o desenvolvimento sustentável a partir da equidade de gênero.

A ABDE ressalta que as mulheres, apesar de serem maioria do povo brasileiro, ainda representam apenas 34% do universo de donos de negócios no país, mas podem ir muito mais além.

Tarde de alegria e doação na Casa da Amizade

Procurando mobilizar as sócias com atividades diferentes a cada mês, o encontro desta quinta-feira, dia 13, a partir das 16h30min, na Casa da Amizade, promete ser especial.

Fulvia Macedo contou que, em março, o encontro foi em torno da promoção Brilhos, Máscaras e Folia. A proposta desta edição foi organizada pelos grupos das rosas e orquídeas. A campanha social será de arrecadação de farinha de trigo e ou feijão que serão doados à Fazenda Nova Esperança. As atrações da tarde ficam por conta da loja Strelitza e da Angélica Pratas e Folhados.

Em maio, serão as bromélias as responsáveis por proporcionar uma tarde alegre e criativa às associadas da Casa.

Reflexão

'Cultive o seu espaço sagrado. Encontre a magia em cada passo'

Na segunda-feira, 10 de abril, o Instituto Municipal de Belas Artes Professora Rita Jobim Vasconcelos deu início às comemorações dos seus 102 anos de história. Na ocasião, foi inaugurado o mais novo piano da escola, que foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado Mauricio Dziedricki. A noite foi destinada à homenagem à professora Maria Elisabete de Vargas Infantini, que muito fez pelo Imba. Entre as atrações estiveram as participações de Augusto Camargo, Cristyéllem Camargo, Renato Paim e Camila Paranhos, Ana Verusca Lauer, Magela Fuentes, Maria Goretti de Oliveira e ainda os corais do Imba e do Auxiliadora, todos unidos na mesma emoção da homenagem a inesquecível professora e ex-diretora da instituição cultural e ao aniversário.

Agenda

- 14/04 às 16h – Mesa redonda sobre a importância histórica, patrimonial e cultural do Imba

- 17/04 às 19h - Recital dos talentos do IMBA com música e dança e a participação da Sociedade Espanhola

- 20/04 às 19h - Homenagem ao professor e pianista Armando Baraldi Jr.

- 24/04 às 19h – Homenagem à professora Lucia Antônio de Melo por Marcelo Brum

- 26/04 às 18h30min – Homenagem às professoras Sandra Machado, Silvia Vaz e Renata Tunholi (In Memorian)

- 28/04 às 19h – Concerto Pianistas de Bagé

Jornada Profissional de Neuromarketing

Com o atual momento da tecnologia, temos uma nova "time square" na tela do nosso celular, com uma infinidade de marcas, preços e opções. “Um novo olhar na compreensão do comportamento e motivação do consumo não é somente necessário, mas vital para as empresas”, explica Hanie Brum, especialista em Comportamento do Consumidor, formada em Administração de Empresas, com mais de 20 anos de experiência em Marketing e Vendas.

jornalminuano.com.br

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

história do IMBA

Seguem as pegadas...

Oliveira,

O Instituto de Belas Artes - IMBA

Da nossa Rainha da Fronteira, completa 102 anos de atividades, Estimulando talentos da arte, E despertando a musicalidade, Para pessoas de qualquer idade.

O nosso conservatório centenário, Que promove a arte e a cultura, Ensina solfejo e teoria. Estimula muitas emoções Num ambiente de pura harmonia Através da música e nas audições.

O nosso centenário Instituto "Prof Rita Jobim Vasconcelos", Será sempre homenageado, Porque desperta através da educação, O amor ao estudo e a disciplina, Pelo balé, flautas e teclados.

O nosso IMBA centenário, Onde estudei por anos afora E o piano aprendi a tocar. Continuo com amor a dedilhar, Os ensinamentos de Gioconda Figueiró, E, com saudade, cada partitura relembrar.

Por Marielena Torrescasana Bagé, 04/2023

Neuromarketing do Cobame

O Cobame está promovendo uma Jornada Profissional de Neuromarketing, nos dias 17 e 18 de abril, na sede do Sicredi Liberdade. “Os estudos do Neuromarketing permitem entendermos essas diferentes funções cerebrais, que moldam nosso comportamento para agirmos de forma mais assertiva nos nossos negócios”, alerta Hanie.

O investimento para sócias do Cobame é de R$ 150 e para não-sócias, R$ 200.

Exposição: Retalhos de Mim

A Galeria Edmundo Rodrigues, por motivo de luto, adiou a abertura da exposição "Retalhos de Mim", de Marcela Meirelles, para dia 17, segunda-feira, às 16h. O evento divertido, colorido e super moderno, foi montado pela própria artista e mostra todo o processo criativos e as inspirações que habitam o imaginário de Marcela. A exposição reúne quase 90 obras da artista que se dedica a arte há quase sete anos. “Nós, da Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, jamais tivemos uma exposição de tamanha magnitude pela quantidade de obras expostas, diversidade de séries, apelo crítico e representativo das telas. A interatividade é uma marca desta exposição, possuindo textos explicativos que narram o processo criativo ao mesmo tempo em que guiam o visitante. A irreverência das obras, junto ao talento inegável da artista, fazem de 'Retalhos de mim' uma exposição que nos enche de orgulho e alegria. Aguardamos a todos”.

A exposição foi organizada pela equipe da Galeria de Arte Edmundo Rodrigues Emyli Aguete, Luiz Miguel Saes, com coordenação de Lúcia Gomes e Maíra Zago, coordenadora do Palacete Pedro Osório.

Brique solidário

O grupo solidário As Gurias realiza um brinque benefi cente nesta quinta-feira, dia 13. O atendimento é pela manhã e à tarde, na Avenida João Telles, nº 1.362. Serão oferecidas roupas, calçados e produtos para todas as idades a preços acessíveis. A renda do brinque será revertida para as entidades assistidas pelo grupo As Gurias.

2 08/09 BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023
Anacarla Márcia Duro Melo, Lucia Gomes e Nelci Jeismann em noite de homenagem à Bete Infantini A linda coelhinha Antônia Brandão Silveira, na Festa de Páscoa do Cantegril Cora e Paco, os filhos da Mima Centeno e do Felipe Rosa, lindos nos cliques de Kéia Brião Fotógrafa

Integrantes da Colônia Pioneira buscam liberação da escritura individual pelo Estado

Lideranças de Aceguá estão em tratativas com o governo do Estado para a liberação de 80 escrituras individuais das propriedades da Colônia Pioneira (Capil). Na segunda-feira, 10, um grupo formado pelo presidente da entidade, Jeferson Mielke, e integrantes da diretoria, Willi Janzen, Edmundo Pichler e Ronaldo Trecha, estiveram na Procuradoria-Geral do Estado para tratar sobre o projeto fundiário.

A Colônia Pioneira está situada no interior do município de Aceguá. Foi criada em 1998 por meio de um projeto de reforma agrária pioneiro no Rio Grande do Sul, através de financiamento pelo Funterra, com juros subsidiados pelo Estado. De acordo com um dos integrantes da comitiva, Willi Janzen, a colônia foi fundada por filhos de moradores da Colônia Nova, que, atualmente, são responsáveis por 40% da bacia leiteira de Aceguá.

Ainda, conforme Janzen,

em 2017, os moradores foram surpreendidos com a notificação por um processo de dívida movido pelo Estado do Rio Grande do Sul. À época, o então presidente da comunidade era Leonardo Duck, que procurou alternativas de negociação com o governo. Na ocasião, foram realizadas reuniões junto à Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Procuradoria-Geral do Estado, Secretaria da Fazenda, além do Poder Público e Câmara de Vereadores de Aceguá. “A cooperativa apresentou um plano de pagamento das parcelas que foram quitadas em depósito judicial, mas até agora o acordo não havia sido reconhecido pelo Estado”, disse.

Segundo Janzen, a jurisdição da Comarca fica situada em Santana do Livramento e todos os comprovantes das oito parcelas restantes foram encaminhados pra lá, porém, existe a necessidade desse reconhecimento,

para que finalmente os moradores possam receber as escrituras de suas terras.

As lideranças foram recebidas pelos procuradores Victor Henzer da Silva e Gustavo Petri. A reunião foi articulada pela Assessoria do Gabinete do Vice-Governador, Janir Branco. Segundo o Jeferson Mielke, a PGE afirma que fará os ajustes administrativos necessários para promover a escrituração das áreas. “Essa notícia vem trazer muita alegria e esperança aos moradores da comunidade que, desde sua fundação, trabalham diariamente para pagar sua terra. Não tivemos nada de graça, tudo foi pago com muito trabalho”, ressalta.

Mielke destaca, ainda, que o grupo já está trabalhando no projeto da Capil II, onde tão logo seja liberada a documentação, que deve ser nos próximos dias, já irão começar a negociar a nova etapa com o estado.

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Região 10
DIVULGAÇÃO
Reunião aconteceu na Procuradoria-Geral da União

Coleta de dados finais do Censo Demográfico encerra na sexta-feira

Iniciada em agosto do ano passado, a coleta de dados do Censo Demográfi co 2022 encerra nesta sexta-feira, dia 14, de forma defi nitiva, em Bagé. Após oito meses de visitações e entrevistas, a equipe de recenseadores encerra a etapa de busca pelos cidadãos que ainda não haviam respondido ao questionário.

Mesmo após o encerramento oficial da campanha no país, em fevereiro, a coleta de dados seguiu acontecendo em alguns locais que não haviam atingido a totalidade de residências recenseadas.

Em Bagé, conforme explica a coordenadora de área da unidade regional do IBGE, Laiane Castro Lopes, a grande maioria das residências foi visitada. Contudo, foi mantida uma equipe reduzida para retornar aos endereços onde o questionário não havia sido aplicado por ausência do morador. O trabalho desta etapa se estendeu

Sistema Unicred

por cerca de 45 di as, ao longo de março e abril.

Na sexta-feira, a equipe de cinco recenseadores sairá às ruas pela última vez, em busca dos dados em residências onde não tiveram retorno, anteriormente. “Nessa reta final, as pessoas entenderam que se trata de uma ação importante responder ao Censo. Não estamos tendo problema de recusa; às vezes, tem que voltar mais de uma vez por não encontrar a pessoa na casa. Mas aí os recenseadores voltam à noite, no final de semana”, relata a coordenadora.

Os dados coletados devem render uma divulgação de resultado parcial na próxima semana, conforme adianta Laiane. Inclusive, algumas prévias já foram divulgadas, como a que apontou redução do número de habitantes, em que Bagé foi um dos municípios relacionados, com risco de redução no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

GEstão financeira

Unicred Prosperar

Esse ano de 2022 é marcado para nós como um ano de prosperidade, a final passamos a ser a Unicred Prosperar, são 25 anos de história de comprometimento e com o objetivo de desenvolver as regiões em que atuamos, trabalhando de forma justa onde todos possamos ser vencedores.

sustentável nas regiões em que atuamos. De 2018 a 2022 distribuímos R$ 23 milhões em

sobras para nossos cooperados, e hoje R$ 377 milhões giram na economia das cidades em que estamos presentes, gerando cada vez mais prosperidade.

Dr. ELias Khalil Neto

Mais do que uma experiência no segmento cooperativo, a Unicred Prosperar carrega em sua essência um posicionamento claro: as pessoas se unem por um objetivo em comum e prosperam de maneira coletiva.

R$ 24 bilhões

Geramos

Somamos

Totalizamos

Atingimos

Somamos

47 MI R$

R$

13,7 bilhões

R$

18,3 bilhões

R$

2,8 bilhões

Administramos em ativos em carteira de crédito em recursos administrados em patrimônio líquido de resultado total em DEZ/22

R$

525 milhões

271mil

Cooperados

4.299

Associados

Patrimônio Líquido

28 MI R$

Capital Social

377 MI R$

Recursos Administrados

259 MI R$

Carteira de Crédito

413 MI R$

Ativos Totais

42 5

Colaboradores

Unidades

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
Busca por informações se estendeu por oito meses, após inúmeros adiamentos
unicred.com.br @unicredprosperar
TIAGO ROLIM DE MOURA
prosperar
Sistema Prosperar

Novelas Horóscopo

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Lívia não consegue conter Tobias, e Marê se afasta abalada. Cândida recebe uma carta do filho Luís. Odilon fala com Verônica sobre sua situação com Elza. Adélia implica com Tânia por causa de Luís. Turíbio descobre que Odilon trabalhará no Diário Carioca. Anselmo menospreza o presente que Verônica recebe de Érico. Turíbio manda Odilon fotografar o início das obras da ferrovia. Marcelino briga com Tobias. Aníbal e Odilon sofrem um grave acidente no local da ferrovia. Os bombeiros fazem uma descoberta surpreendente nos escombros. Marê desmaia quando Júlio conta o que foi encontrado no local do acidente.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Rafa livra Kate do segurança do Icaes. Wilma e Érika não conseguem os papéis para o filme. Rafa ajuda Kate a vender os sanduíches. Érika faz fotos comprometedoras de William e Lui. Ben proíbe Fabrício e Bia de ajuizar o processo de paternidade de Theo. Kate incentiva Rafa a voltar para a faculdade. Ben tem uma séria discussão com Theo. Fred se emociona quando Rafa avisa que planeja voltar a estudar. Jenifer conta para Kate que Rafa é filho de Theo. Érika publica a foto que tirou de William e Lui. Lui leva Sol a uma praia de nudismo. Vitinho sugere que Lui faça um vídeo para abafar a notícia publicada por Érika. Wilma se surpreende quando ouve Lui dizer que está namorando.

Travessia - GLOBO - 21h

Cidália e Guida comemoram a prisão de Ari. Laís avisa a Brisa que ela não tem mais direito algum sobre Tonho. Chiara visita Ari na cadeia, com a intenção de humilhá-lo. Gil avisa a Núbia que Ari foi preso. Helô e Yone conversam sobre um novo caso do pedófilo que se faz passar por Bruna, enquanto ninguém imagina que Karina está sob as ameaças do criminoso. Gil conta a Ari que o Juiz decidiu que Tonho ficará em um abrigo até Núbia chegar ao Rio. Ari pede a ajuda de Dante para cuidar de Tonho. Cidália cobra de Gil as folhas em branco assinadas por Guerra que ele ficou de encontrar. Tonho abraça Dante e Guerra, assim que os vê no abrigo.

Uma dose extra de confiança em seu dia será essencial, principalmente no trabalho. Confie mais em você, bebê, você tem tudo que precisa para resolver qualquer encrenquinha que surgir no trampo e com os colegas.

Hoje os astros trazem a oportunidade pra você avaliar os caminhos que anda escolhendo na vida pessoal e profissional, bebê. No trabalho, uma mudança pode abrir mais portas, trazendo chances de ganhos extra ou até mesmo de mudança de cargo.

Atenção pra atitudes impulsivas, porque hoje os astros apontam que isso pode prejudicar tanto a relação com os amigos quanto com o dinheiro! Nas amizades, perceba como seus amigos estão na mesma vibe que você, gemeozinho.

Os astros estão me contando que o Sol e a Lua fazem se estranham no céu e tudo indica que será preciso muita tranquilidade e conversa com os amigos ou colegas de trabalho, e claro, com o mozão também, para não gerar tretinhas e tretonas.

Hoje, você pode se sentir um pouco desconectada do mundo e da rotina, procure fazer seu trabalho normalmente. Não se cobre muito e se precisar, não demore em pedir auxilio aos amigos e colegas de equipe. No love, love, alinhar as expectativas é fundamental.

No trabalho, os astros indicam que há possibilidade de um reconhecimento chegar, mas lembre-se quem não é visto não é lembrado. Com a família e os amigos, aproveite as vibrações do dia para curar suas relações.

Palavras Cruzadas

Os astros mandam você tomar cuidado com as oscilações emocionais e não se precipitar em tomar algumas atitudes. No trabalho, demonstre mais empolgação, e busque maneiras mais criativas e satisfatórias de lidar com as coisas.

Dedique o tempo que for necessário para novos aprendizados, isso trará um rico dinheirinho para seu bolso. Com o love, a química estará de milhões. Pode ser um bom momento para você ousar na intimidade e curtir com o parceiro.

Pro dia ser maravigold você precisa apostar em uma abordagem mais firme, mas cuidado para não forçar muito. Com o love, os astros potencializam a intimidade. O momento é de inovar e quebrar um pouco a timidez.

Todos os questionamentos feitos no dia de hoje serão a porta de entrada para o começo de um momento de autotransformação. Com o mozão, fale mais sobre suas emoções e valide seus sentimentos. Alinhamentos podem ser feitos com uma boa conversa.

Os astros trazem energia para que você planeje algo no trabalho com mais criatividade. Sua insegurança pode dar as caras, mas procure jogar essa energia pra bem longe, viu? O plantio terá colheita se você não desistir, valeu?

As tarefas no trabalho pedem mais garra e determinação, então observe o que já fez até aqui e os resultados que obteve. A conta é básica: pra alcançar novos resultados, novas atitudes são necessárias! Com o crush, isso também se aplica!

Loterias

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO
PEIXES
14 17 32 36 39 60 14 31 47 49 60 Sorteio: 6122 Sorteio: 2453 Sorteio: 2581 Sorteio: 2785 Sorteio: 2500 01 04 05 09 11 14 15 17 18 19 20 21 23 24 25 LOTOFÁCIL 02 03 06 12 18 19 20 23 25 50 51 53 58 65 76 81 85 89 94 95 LOTOMANIA 03 19 37 40 44 48 1º06 14 16 21 23 48 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05754 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 061802 058041 005245 078468 079654

“Eu quero estar lá no topo do ranking”, diz Cris Cirne, campeã panamericana de padel pela seleção brasileira

O padel teve origem por volta de 1890, quando passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática do tênis ao espaço dos navios. Somente em 1924 o esporte começou a ser praticado em terra firme, quando o norte-americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. No Brasil, as primei-

Quando tudo começou?

Cris Cirne: Começou no tênis, eu sou a caçula de seis irmãos e todos faziam algum esporte. Meu irmão e minha irmã jogavam tênis, aí eu entrei. Joguei dos oito até os 22 anos. Participei de torneios nacionais e a nível mundial e daí eu ganhei uma bolsa nos Estados Unidos. E quando eu voltei para o Brasil, em 2012, eu queria competir em um esporte em alto nível e que não demandasse muito tempo. E no padel os torneios são basicamente aos finais de semana e foi aí que eu comecei. No primeiro ano, já entrei para a seleção e joguei o meu primeiro mundial.

Como é o dia a dia de um padelista?

Cris Cirne: É bem corrido, porque o padel antes era um esporte amador e hoje está cada vez mais profissional no mundo inteiro, está ganhando força. E os atletas estão cada vez mais com força física.

Em todos esses anos como atleta, qual foi o momento mais feliz e o mais complicado que tu vivenciaste?

Cris Cirne: O mais gratificante foi nesse meu primeiro mundial, o posto mais importante que o

ras quadras foram construídas no Rio Grande do Sul, uma em Jaguarão e outra em Santana do Livramento, na década de 1990. No Brasil, o padel tem crescido muito nos últimos cinco anos, de acordo com a medalhista panamericana, Cristina Cirne Lima de Oliveira, 35 anos, que concedeu entrevista ao JM. A atleta profissional,

Brasil chegou que foi em segundo do mundo, no mundial de Cancún, em 2012. Em 2019, antes da pandemia, eu joguei todos os brasileiros e ganhei todos. Também teve o panamericano, em Tijuana/México, em 2021, que a gente foi campeã. E o pior foi agora no mundial de 2022, que a gente foi para Dubai e acabou ficando em nono. Eles mudaram o regulamento na hora, a gente caiu em um grupo maior. Ganhamos da Suécia e perdemos da França e no fim cada uma ficou com um ponto e no saldo acabamos ficando de fora. Eles fizeram um erro lá e nos colocaram como se a gente tivesse nas quartas e na verdade estávamos disputando, de nono a décimo sexto. Foi do céu ao inferno em 24 horas. Como você faz para conciliar as competições e a tua função como treinadora também?

Cris Cirne: É bem difícil. Nas brechas é que eu consigo treinar. Eu tento sempre treinar o treino físico, musculação e o condicionamento. Eu quero ver se eu dou uma reduzida nas aulas pra conseguir treinar mais.

Quais as maiores barreiras que as competidoras do padel enfrentam no esporte? Existe algum

natural de Porto Alegre, já liderou o ranking nacional, além disso possui diversos títulos brasileiros. Cris Cirne já foi campeã duas vezes dos jogos panamericanos e chegou ao vice-campeonato mundial pela seleção brasileira. Atualmente morando em Bagé, é sócia-proprietária do clube Arena Slice, onde também dá aulas de padel.

tipo de privilégio que os competidores masculinos recebem e que as mulheres não?

Cris Cirne: Na verdade tem. Desde que a gente entrou as mulheres tentam se unir, mas às vezes é meio difícil porque a gente tem um número menor de mulheres que jogam no profissional. Muitas vezes a gente vai muito mais no amor e paga para jogar do que realmente recebe e isso eu acho que é a nossa maior dificuldade. Tem a grande diferença da premiação, normalmente a masculina é sempre maior do que a do feminino.

Tu conquistaste esse ano já um título em Santa Maria e um vice-campeonato brasileiro em Santa Catarina. Quais os próximos eventos e quais as próximas convocações para a seleção brasileira?

Cris Cirne: Eles fizeram uma liga de Santa Maria e a gente resolveu participar. Fizeram o que a gente vai fazer aqui em Bagé. Os quatro clubes daqui vão fazer uma liga pra gente ter um ranking hoje na cidade, que não tem. Vai ter ainda o estadual que vai ser aqui em Bagé, nos dias 28,29 e 30 de abril. Esse ano não tem mundial, mas tem panamerica-

no, que a princípio vai ser no Uruguai, daí é feito uma convocação.

Qual a tua visão em relação ao interesse sobre o padel em Bagé?

Cris Cirne: O padel cresceu bastante. Eu vejo as pessoas jogando bastante aqui. Eu brinco que quando eu voltei de Porto Alegre, aqui o pessoal jogava muito mais do que lá. Tem muita criança, fazia tempo que eu não via, uma renovação. Uma gurizada muito boa vindo e eu espero que sigam motivadas pra seguir treinando porque aí é o futuro do padel.

Qual a projeção que você faz do teu futuro como atleta profissional, o que podemos aguardar da Cris pra 2023?

Cris Cirne: Neste ano eu vou jogar todos os torneios que eu puder. Eu quero estar lá no topo do

ranking. O mundial é só ano que vem, mas a preparação é desde agora, né? Se eu quero me dedicar ao esporte, eu ainda tenho uns bons cinco anos pela frente, então eu tenho que cuidar do meu físico, do meu treino. Eu vou tentar dar uma segurada no meu trabalho e focar um pouco mais pra buscar os resultados que eu quero. Eu cheguei no vice, mas eu quero ser campeã. Qual o recado que gostaria de passar para os jovens e para quem deseja praticar o padel?

Cris Cirne: O padel é um esporte muito legal, mas quem quer se dedicar tem que se dedicar mesmo. Tu precisa de muita disciplina. Às vezes não é a quantidade, mas a qualidade que a gente põe dentro do treinamento. Como tu está treinando, há vários fazendo a mesma coisa e tem sempre que ter algo a mais.

13 BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
S A muel d A Ro SA eS peci A l J m
Atleta iniciou trajetória no esporte em 2012

Óbitos

MARIA EVA PEDRA, 95 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Ernesto Médici, bairro Getúlio Vargas.

MARIA HELENA DOMINGUES DA SILVA, 80 anos, servidora pública federal aposentada. Residia na avenida Marechal Floriano.

Três

morrem em acidente, na BR-293, em Pinheiro Machado

DIVULGAÇÃO

Por volta das 19h de terça-feira, dia 11, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente do tipo colisão frontal envolvendo dois carros no KM 113 da BR-293, em Pinheiro Machado. Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas. Os veículos envolvidos foram um Onix, da Secretária Municipal de Saúde de Bagé, e um Voyage, com placas de Pinheiro Machado.

O motorista do Onix, funcionário da Prefeitura de Bagé, André Azambuja Sandrim, de 45

anos, morreu no local - ele era natural de Piratini. Três passageiras - duas mulheres, de 60 e 32 anos, e uma criança de 3 anos, da mesma família - que estavam carro ficaram feridas em estado grave e foram levadas para o Pronto Socorro da Santa Casa de Bagé. No Voyage, com placas de Pinheiro Machado, o motorista, Delmar Barbosa da Rosa, de 71 anos, e uma passageira, Soila Eva Garcia da Rosa, de 68 anos, morreram no local - ambos eram naturais de Pinheiro Machado. Uma outra passageira foi socorrida com lesões leves para o hospital. No momento da colisão, segundo divulgado, o veículo da Saúde se deslocava com pacientes do Serviço de Tratamento Fora do Domicílio, em retorno para Bagé. O veículo pertencia à nova frota e estava apto à realização de viagens.

Segundo o registro de ocorrência da Delegacia de Pinheiro Machado, o veículo Onix encontrava-se fora do asfalto, em um barranco, incendiando, com o

motorista no seu interior, com o corpo totalmente carbonizado. A PRF ainda elaborará um boletim de atendimento no qual serão apontadas as possíveis causas do acidente. Foi acionado o plantão do Instituto Geral de Perícias de Pelotas, que foi até o local e o perito fez levantamento dos fatos.

Equipes dos Bombeiros, SAMU, Brigada Militar apoiaram no atendimento no local, que foi isolado até a realização da perícia. O trânsito permaneceu em meia pista para os trabalhos de perícia e de remoção dos corpos e dos veículos, sendo normalizado o fluxo viário por volta da 1h de quarta-feira, dia 12.

Luto

A Prefeitura de Bagé, em nota, manifestou profundo pesar pelo falecimento do motorista da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, André Azambuja Sandim, e pelas demais vítimas do acidente. O prefeito Divaldo Lara decretou luto de três dias.

Wesley Fernandes Soares, de 28 anos, foi condenado, na terça-feira, dia 11, pelo tribunal do júri do Fórum de Bagé, a 13 anos de prisão em regime fechado, pela morte de Danilo Munhoz Simões, conhecido como “Juruna”, no dia 13 de abril de 2017, por volta das 15h, na rua Valter Fagundes, bairro Malafaia, próximo a uma Padaria.

Segundo denúncia do Ministério Público, na ocasião do crime, Soares efetuou disparos de arma de fogo contra Simões, causando-lhe a morte em decorrência de traumatismo crânio encefálico por projétil de arma de fogo”.

Na época dos fatos, o acusado se apresentou na Segunda

Delegacia de Polícia Civil e alegou legítima defesa, por acreditar que “Juruna” estava armado e por já terem desavenças anteriores.

Neste processo, não tiveram testemunhas do fato e, em seu depoimento, o réu manteve a alegação de legítima defesa. “Eu vim morar em Bagé pra trabalhar e conheci ele, mas ele começou a me ameaçar e pedir dinheiro”, explicou.

Soares ainda disse que a vítima era conhecido por ser perigoso e violento. “Ele me oprimia e me ameaçou diversas vezes, então eu peguei um revólver e comecei a andar armado. No dia

Soares foi sentenciado a 13 anos de prisão

do fato eu achei que ele ia pegar uma arma e então fiquei nervoso e atirei”, detalhou. O júri durou cinco horas e, após a sentença, o réu retornou para a Penitenciária de Uruguaiana, onde está preso acusado de roubo.

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades uruguaias, executou na terça-feira, dia 11, a transferência de um foragido da justiça brasileira que estava preso no Uruguai, condenado à pena de dois anos e seis meses de reclusão pelos crimes de disparo de arma de fogo e tráfico de drogas, cometidos naquele país.

O foragido é brasileiro, tem 23 anos e possui mandado de prisão no Brasil pela tentativa de

roubo de uma aeronave no estado de Santa Catarina, em agosto de 2021. O preso foi entregue aos policiais federais brasileiros em Aceguá, na fronteira com o Uruguai, escoltado até o Aeroporto Internacional de Bagé e transferido para o sistema penitenciário em Passo Fundo.

A remoção para o Brasil ocorreu por solicitação do próprio preso ao Poder Judiciário, com fundamento no Acordo so-

bre Transferência de Pessoas Condenadas entre os Estados Partes do Mercosul, que possibilita o cumprimento da pena no país de origem do apenado.

A transferência do preso mobilizou policiais do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio Grande do Sul, das delegacias da Polícia Federal em Bagé e Passo Fundo, da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil e a polícia uruguaia.

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br C O N C U R S O
Segurança
14
pessoas
Motorista André Sandim morreu no local
Réu é condenado pela morte de ‘Juruna’
Via Aceguá e Bagé, PF transfere condenado do Uruguai para o Brasil
Interrogatório ROCHELE BARBOSA/ESPECIAL JM

Dupla Ba-Gua acerta últimos detalhes para estreia no final de semana

A dupla Ba-Gua trabalha nos últimos ajustes para sua estreia na Série A2, neste próximo final de semana. O Bagé, aliás, teve a data de seu jogo, contra o Lajeadense, antecipado, de domingo para sábado, dia 15, às 16h, na Arena Alviazul. O Guarany, por sua vez, recebe no domingo, dia 16, às 15h, no Estrela D`Alva, o São Gabriel.

Foco nos treinamentos

O Abelhão, durante esta semana, foca em treinamentos para a estreia fora da Pedra Moura. Na semana passada, em seu último jogo-treino, o Bagé venceu o Grêmio Sub-20 por 2 a 1, com dois gols de Jean Roberto.

Questionado sobre a avaliação em amistoso, o treinador Ilson Soares, o Galo, afirma que o jalde-negro esteve muito bem postado durante a partida, atuando contra um Grêmio que exigiu fisicamente dos atletas locais. “Até pela viagem que fizemos de seis horas até o local do jogo, acredito que nosso time se comportou muito bem posicionado. Jogamos três tempos de 35 minutos e mantemos um ritmo muito bom, com algumas alterações no segundo tempo. Fizemos um bom amistoso e o que mais interessava era a forma como o time atuaria, bem mais que o resultado”, salienta Galo.

Em relação à estreia contra o Lajeadense, Galo destaca que o grupo está focado nos treinamentos e tendo um retorno satisfatório em termos de preparação física e planejamento tático “Acredito que o Sílvio Rogério (preparador físico) tem feito um grande trabalho na parte física, porque mesmo com o pouco tempo de treinos e também conseguimos adaptar a parte física com os treinamentos técnicos e estamos preparados e bem encaminhados, com a expectativa de fazer uma boa estreia e quem sabe já trazer três pontos para começar com o pé direito à Série A2”, ressalta Galo.

Atletas bajeenses vão a São Paulo para disputar Arnold South América

Confiança após amistosos

Preparação similar tem feito o Guarany Futebol Clube. Na semana passada, o Guarany fez um jogo-treino contra o combinado de Cerrito/Pedro Osório. O placar foi de 4 a 0, com gols de Robinho, Jorginho, Marcos Paulo e Allan. Conforme o treinador do alvirrubro, Hélio Vieira, o desempenho da equipe foi positivo. “No aspecto coletivo nos impomos em relação ao adversário. As situações treinadas foram executadas e com um aproveitamento muito bom. Individualmente, também tivemos uma média de atuação muito boa”, ressalta.

Em relação ao trabalho realizado por Hélio Vieira às vésperas da estreia na Divisão de Acesso, o presidente do Guarany, Tato Moreira, enfatiza que já é perceptível uma equipe que se apresenta muito reativa com respostas rápidas.

“Essa preparação de um mês do Hélio e do Canela demonstra que estamos no caminho certo”, comenta.

O dirigente informa que, nesta semana, não haverá mais amistosos antes do jogo contra o São Gabriel. A ideia é manter os treinamentos da equipe profissional contra os atletas da Sub-17 e Sub-20. Testes que já ocorreriam na semana passada. “Já são jogadores que compõem o grupo e isso dá um entendimento tático para o que estamos trabalhando com o profissional do Guarany. E isso é positivo até em termos financeiros. Pois para trazer um time de fora para jogar custa dinheiro, e não é pouco. Temos que ser responsáveis, não adianta nada tu gastar dinheiro com jogos-treino e, posteriormente, faltar no dia do pagamento”, declara Tato.

No próximo domingo, dia 16, ocorre, em São Paulo, mais uma edição do evento de halterofilismo Arnold South América. A competição é de cunho internacional e é organizada pelo fisiculturista e ator de cinema Arnold Schwarzenegger.

O atleta bajeense de halterofilismo Marcos Berta participará pela terceira vez da competição. Berta foi campeão nas duas outras participações e afirma que irá a São Paulo buscar o terceiro título.

Quem também foi convocada para participar do Arnorld South América é a atleta bajeense Jane Morales. A primeira brasileira tricampeã mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, representará mais uma vez a Rainha da Fronteira.

Ela já participou da competição em 2022 e disputará, novamente, na categoria Powerbíceps.

“Devido às lesões que tive, como no fêmur, e para não parar em definitivo, disputarei apenas em modalidade que trabalha com os mem-

“Eu viajo no dia 15 e a competição ocorre no domingo. Estou ainda buscando patrocínio para a viagem, pois ela envolve custos como alimentação e hospedagem”, ressalta Berta.

A determinação do atleta local para conquistar mais uma vez medalha para a Rainha da Fronteira já é histórica, afinal, em 2022, cerca de 40 dias após se recuperar de um infarto, Marcos Berta, conquistou o troféu na categoria especial em power biceps.

bros superiores”, destaca. A tricampeã mundial ressalta que, mesmo com diversas conquistas na carreira, continua a busca por mais prêmios em outra modalidade. “Eu estou sempre indo em busca da vitória e representar a nossa cidade e o nosso esporte, que ainda falta muito apoio. Porém, não tenho do que reclamar da nossa comunidade, pois sempre recebo ajuda de pessoas nas minhas campanhas e rifas, além das empresas que me patrocinam”, complementa Jane Morales.

BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15 o p g a VIDEOLAPAROSCOPIA - ENDOSCOPIA DIGESTIVA - COLONOSCOPIA Rua Ismael Soares, 64 - sala 03 / (53) 33123372
Marcos Berta e Jane Morales Bagé venceu Grêmio Sub-20 por 2 a 1 em Eldorado do Sul Índio superou combinado por 4 a 0 na semana passada FOTOS: DIVULGAÇÃO Tricampeã mundial também participará

‘Caramanchão’ da Praça das Carretas será interditado pela Defesa Civil

A Praça João Pessoa, conhecida popularmente como Praça das Carretas, está passando por alguns problemas estruturais. O ‘Caramanchão’, que faz referência aos antigos galpões das estâncias da região da Campanha Gaúcha e que ocupa um amplo espaço do local, está com seu telhado de Santa Fé danifi cado e causando preocupação da população que ainda utiliza o espaço.

A Praça, vale mencionar, foi adotada pelo Departamento de Água Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb), em 2021, que fi cou responsável pela manutenção do espaço. A autarquia chegou a realizar reparos, como a revitalização dos bancos e banheiros; pintura; plantio de mudas de fl ores; colocação do pó de brita nos passeios; de placas identifi cando o projeto e com dicas de economia de água. Porém, agora, está com difi culdade de realizar a manutenção do Caramanchão.

Para evitar acidentes, a Defesa Civil Municipal, coordenada pelo secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Everton Kaupe, confi rmou que irá interditar o local.

De qualquer maneira, conforme informações do Daeb, esta semana uma equipe da autarquia deve avaliar o local para defi nir quais as providências a serem tomadas.

Contracapa BAGÉ, 13 E 14 DE ABRIL DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Estrutura do telhado está ruindo e necessitando de reparos
ADRIANA MARQUES ESPECIAL JM
FOTOS:
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.