20230406

Page 1

jornalminuano.com.br

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 - ANO XXVIII Nº 6 968 | R$ 3,50

TJ-RS definirá se reajuste por decreto valerá

STF negou recurso de agravo da Prefeitura contra reclamação da OAB/RS

Assembleia aprova reajuste de 9,45% do piso do magistério

Votação teve emendas derrubadas e não agradou CPERS/Sindicato

Pág. 3

Bajeense é eleito coordenador institucional da Abradep

Formado pela Urcamp, Guilherme Barcelos é Doutorando e Mestre em Direito

Pág. 5

Sexta-feira

Santa gera correria junto às peixarias

Com preços considerados atrativos, expectativa é positiva entre empresários

Nova etapa deve contemplar mais de 10 mil bajeenses

Pessoas com comorbidades entre 12 e 59 anos poderão receber a vacina

Pág. 7 Pág. 10 TIAGO ROLIM DE MOURA

Páscoa garante espaço para confeiteiras autônomas

Elaboração artesanal e preços acessíveis atraem atenção dos consumidores

Pág. 13

COM SENTENÇAS QUE SOMAM 384 ANOS

“ESTOU ENTERRADO VIVO”, DIZ MARCUS DIEGO, MAIS UMA VEZ CONDENADO POR HOMICÍDIO

O Júri Popular realizado na terça-feira, dia 4, no Fórum de Bagé, pode ser considerado um dos mais expressivos da história recente da Comarca, em função do reforçado aparato policial ou mesmo pela presença de Marcus Diego Vaz, condenado como sendo o mandante do homicídio em julgamento. Com uma pena que, agora, soma cerca de 384 anos de reclusão, por uma série de crimes, ele negou envolvimento no caso em pauta e disse ser perseguido.

Pág. 14

Divulgada tabela com datas e horários da Série A2

Dupla Ba-Gua estreará dia 16; Guarany diante do torcedor e o Bagé fora de casa

PREVISÃO DO TEMPO SÁBADO SEXTA-FEIRA 14ºC 14ºC 26ºC 26ºC DOMINGO Encoberto Encoberto Encoberto 14ºC 28ºC Fechamento da edição: 19h

IPTU ESTADO
COMÉRCIO
TRADIÇÃO BIVALENTE
DESTAQUE FUTEBOL
Pág. 3
Pág. 15 ROCHELE BARBOSA
URCAMP NA SAÚDE Hospital Universitário

Laboratório de Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart

José Carlos Teixeira Giorgis

Os parentes por adesão

Passaria desapercebido. Não para o atilado Dr. Lahorgue que lera a obra até o ponto final. O fato é o seguinte. Laurentino Gomes, autor de livros históricos de relevo e de boa leitura, nas últimas linhas do terceiro volume sobre a escravidão narra que, estando com sua mulher Carmen nos Estados Unidos, por curiosidade, resolveu fazer um texto genético em ambos, buscando comprovar quanto de africano haveria nas suas ancestralidades. Descobre que tinha 98,5% de DNA europeu, com predominância judaica, 0,5% de genética africana e 1% indígena. Quanto à Carmen, 20% provinha do Congo/Angola, o que o surpreendeu, pois ela tem tez clara, atribuindo o resultado, à “herança do sobrenome materno Severo, adotado por escravos africanos levados para a região de Bagé, no interior gaúcho “, onde sua sogra Marília havia nascido.

A revelação reverbera em minhas “fímbrias” sentimentais pois minha avó paterna fora a preclara e benemérita dona Carlinda, “née” Leal Severo, distinta dama pedritense cooptada pelo frágil Pietro Paolo Giorgis, atrevido italianinho que a conquistou enquanto mercadejava nestas plagas, mas que, com engenho e arte, também ajudou a estender a planta rural da família até as beiradas de Caçapava. Hoje é notória a estrutura genética dos brasileiros o que aponta para

a miscigenação. Europeus, indígenas, pretos ou judeus contribuíram com suas taxas, predominantes neste ou naquele, pintando com suas cores o sangue pátrio. O episódio, além de aumentar a admiração pelo escritor e a conterrânea Marília Severo, certifica evento bastante proclamado pelo governador Alceu Collares; ou seja, no ambiente do patriarcado rural brasileiro, assim como na composição da alargada família romana primitiva (patriarca, esposa, filhos biológicos e adotivos, parentes, empregados domésticos, alforriados, escravos e até os bens) era corriqueiro que, aos nascidos dos servos e peões, como deferência e homenagem aos patrões, se acrescentasse o sobrenome daquele grupo familiar. Há muitos exemplos concretos em Bagé e arredores. E, de certa forma, os assim batizados e os “filhos de criação”, acabaram por prestigiar o surgimento da parentalidade socioafetiva. - Contaram no cafezinho dos bajeenses. Falecera pessoa avoenga do Zé Carneiro. Fim de noite, chega ao velório o Dr. Fernando Moreira notando ali uma ou duas pessoas mais na sala. Depois de consolar o íntimo amigo, Fernando observa: - Pouca torcida, Zé. Ao que Carneirinho completa: - É, jogo no Passo da Areia.

Desembargador aposentado

Não sei se tu sabias, mas o gaúcho da Campanha chama o urubu-preto de “corvo”. Uma ave carniceira muito presente no Bioma Pampa. Costuma voar sozinha ou em bando, vasculhando os campos, à procura de algum animal prestes a morrer ou cadáver que possa devorar. Geralmente, as primeiras partes que consome são os olhos e ânus de suas presas. Na falta de carne, alimenta-se de pequenos invertebrados, artrópodes e frutos podres. Costuma fazer seu ninho nos ocos de árvores mortas, entre pedras e outros locais abrigados, onde paira um mau cheiro devido ao acumulo excessivo de restos mortais. Ali a fêmea coloca dois ovos branco-azulados manchados com pontos marrons.

Essa ave costuma pousar sobre os alambrados ou galhos de árvores secos. Locais que, geralmente, são indicativos que nas proximidades existe alguma carniça. É comum encontrar alguma pena desgarrada da espécie nesses lugares. Dependendo do tamanho, pode-se até confeccionar uma caneta retro semi-artesanal. Basta cortar a ponta e introdu-

zir um refil de caneta modelo bic e seguir “escrevinhando no mas”. Produto exclusivo, que poderia tranquilamente ser batizado de caneta “Corvo-bic”.

Interessante que, além do urubu-preto, também era comum chamar os cidadãos de cor, de “corvos”. Costume que influenciou na toponímia regional, pois existem dois locais na região da campanha gaúcha, com o nome de “Vila dos Corvos”. O primeiro fica em Bagé, na Rua Marechal Floriano, próximo ao Residencial Bella Itália. Já o segundo, situa-se no interior de Lavras do Sul, próximo à divisa com São Gabriel.

Sobre a origem dos nomes desses lugares, pretendemos aqui discorrer no próximo artigo, se assim Deus permitir. Até lá!

Fontes:

https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/urubu-preto-coragyps-atratus/

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/ urubupreto.htm

Escritor e historiador

02 Opinião BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br
O corvo do Pampa Cássio Lopes cassio_241@hotmail.com

STF rejeita embargos de declaração movidos pela Prefeitura e mantém decisão contra majoração do IPTU

Reajuste de 9,45% do piso do magistério é aprovado pela Assembleia

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão que vetou o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Bagé, anunciado em 2020. À época, um decreto municipal determinou reajuste de 20,92% (com base no IGP-M) nas cobranças. A decisão da Suprema Corte foi publicada nesta semana, após o recurso da Prefeitura ter sido apreciado em julgamento virtual na sexta-feira, dia 31.

Vale destacar que a demanda partiu da Subseção de Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi impetrada pelo Conselho Seccional da OAB/RS, como reclamação contra decreto municipal. Ainda na gestão do ex-presidente, Ricardo Breier, e do ex-presidente da subseção de Bagé e atual conselheiro estadual, Marcelo Marinho, a OAB gaúcha ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pela reversão da medida. Após o pedido da entidade ser negado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a

Ordem ingressou com um Recurso Extraordinário, que teve o seu seguimento negado.

Em virtude desta decisão do TJRS, a OAB/RS ajuizou –já na atual gestão – uma reclamação no STF, na qual, em decisão monocrática, a ministra Cármen Lúcia reconheceu que, ao validar a norma de Bagé, o TJRS desrespeitou a tese de repercussão geral firmada pela Suprema Corte no julgamento do RE 48.245, sob relatoria do ministro Gilmar Mendes.

A presidente da subseção de Bagé da OAB, Márcia Rochinhas, explica que o que ocorreu dia 31 foi o julgamento de embargos de declaração do município. Segundo explica, Bagé interpôs pedido de informações, que não foi acolhido pela ministra Carmen Lúcia. “A ministra não acolheu, disse que não tinha nada a ser modificado no julgado, nenhum fato que ainda devesse manifestar”, comenta.

Agora, o processo “desce” novamente ao TJ/RS para definição quanto ao tema.

Manifestação do Executivo Emenda

Procurado pela reportagem, em busca de uma manifestação do município sobre a decisão, o procurador-Geral do município, Heitor Gularte, ressaltou que, no âmbito do TJ/RS, o município vai comprovar que não houve aumento de imposto, e sim uma correção, utilizando-se de um índice oficial, que foi o IGPM. “Por seis vezes, em seis oportunidades, o TJ já decidiu que Bagé não aumentou o imposto e que sim, foi uma correção baseada em índice oficial. O TJ manifestou-se manifestou assim quando julgou improcedente a Ação Fireta de Inconstitucionalidade da OAB; quando desacolheu os embargos da OAB; quando desacolheu o agravo da OAB; e quando não fez subir o recurso especial extraordinário da Ordem. Agora, vamos defender a nossa tese no âmbito do TJ, que já concordou conosco seis vezes”, declarou ele ao JM.

Gularte destaca que toda jurisprudência do STF permite que seja feita a correção anual, desde que valendo-se de um índice oficial. A Prefeitura também alega, através da Procuradoria, que a lei federal não aponta o índice que deve ser utilizado, se o maior ou menor, apenas aponta que deve ser oficial - no caso de Bagé, foi escolhido o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.

Inclusive, o procurador ressalta que a atual decisão do STF não tem efeito prático, já que “desceu” novamente para apreciação do TJ - ou seja, o IPTU segue sendo cobrado normalmente e que a falta de pagamento intercorrerá em inadimplência.

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na sessão de terça-feira, dia 4, os projetos do Executivo que tratavam do reajuste de 9,45% do subsídio do magistério e do prazo de validade dos concursos públicos. As duas matérias receberam aprovação unânime.

Trancando a pauta de votações desde dia 31, o PL 139 2023, do Poder Executivo, que reajusta o subsídio mensal dos membros da carreira do Magistério Público Estadual e dá outras providências, recebeu 52 votos favoráveis. A proposta chegou à Casa em 1º de março, prevendo um reajuste de 9,4595%, a contar de 1º de janeiro de 2023, no subsídio mensal dos integrantes da carreira do magistério público estadual. Segundo a justificativa do governo, o índice incidirá com paridade sobre todos os níveis de carreira dos professores ativos e inativos e pensionistas com direito à paridade, resultando num impacto financeiro estimado de R$ 488 milhões ao ano.

A matéria recebeu quatro emendas, duas do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) e mais 13 parlamentares, uma do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) e mais 8 parlamentares e uma de Lorenzoni e mais 9 parlamentares. Uma delas foi retirada e as demais não chegaram a ser votadas em função da aprovação, por 27 votos a 24, de requerimento do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), para preferência de votação do texto original.

Uma emenda do PT que garantia reajuste de 14,95% para trabalhadores da Educação foi derrotada em plenário. Com o projeto de reposição de 9,45%, cerca de 30% dos aposentados e o conjunto dos funcionários de escolas não terão reajuste.

Conforme Mainardi, o governo de Eduardo Leite impõe uma derrota não a oposição, mas aos gaúchos. Ele salienta que os professores sofrem com arrocho há oito anos. “Continuarão sofrendo porque o reajuste médio será de 6%, quando o índice para garantir o Piso seria de 14,95%, como estávamos sugerindo”, explica o líder da Federação PT/PCdoB.

Os deputados oposicionistas se revezaram na tribuna para criticar a falta de sensibilidade do governo e dos deputados da base. Os parlamentares da situação, entretanto, não se manifestaram. Mais cedo, na Rádio Gaúcha, o secretá-

rio da Casa Civil, Artur Lemos, havia argumentado que o reajuste sugerido pela oposição era impossível por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Muitos deputados chamaram a atenção para o fato de que vários reajustes foram concedidos neste ano, inclusive para o governador, que teve o seu salário reajustado em mais de 30%. “Agora que é para professores e servidores de escolas, não pode, não é possível. Para evitar um reajuste justo para os servidores sempre há argumentos formais e legais”, criticou Mainardi.

Impedidos de terem sua emenda analisada, a bancada da federação PT/PCdoB votou a favor do projeto do governo, que concede 9,45% de reajuste aos professores, mas deixa os funcionários de escolas de fora e exclui cerca de 30% dos aposentados de qualquer reajuste. “O governo patrolou e impediu que nossa emenda fosse apreciada. Somos contra a proposta aprovada, mas não seria correto votar contra algum reajuste para uma categoria tão prejudicada, como é a dos professores. Vamos continuar na luta pela valorização desses servidores”, justifica Mainardi. O projeto do governo foi aprovado com 51 votos favoráveis e nenhum contra.

Cpers

Um grupo de professores do 17º Núcleo do Cpers, de Bagé, esteve acampado na praça em frente ao Palácio Piratini, onde foram distribuídas algumas senhas para alguns professores terem acesso à Assembleia.

De acordo com a diretora do 17º Núcleo, Ana Lúcia Xavier Cabral, o reajuste não contempla toda categoria de professores e funcionários. E, além disso, os salários continuam com grande defasagem, segundo ela, que houve uma ‘falsa ideia que tivemos reajuste’. “O reajuste é descontado da nossa parcela de irredutibilidade, que eram do nosso plano de carreira que o governo tirou. Então, no salário líquido, muda só para os contratos e os que estão em início de carreira”, disse. Conforme o Cpers, o projeto aprovado, além de desrespeitar a Lei do MEC, que estabeleceu o percentual de 14,95%, excluiu cerca de 25 mil funcionários, que contam com um salário base de apenas R$ 657,97, e mais de 28 mil aposentados, que já são penalizados com o retorno do desconto da Previdência.

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03
Decisão não tem nenhum efeito até posição definitiva do TJ/RS TIAGO ROLIM DE MOURA

Campo & Negócios

Como o verão prejudicou produção leiteira no RS

O verão do período 2022 e 2023 registrou, além do deficit hídrico, temperaturas elevadas, essas acima da média histórica, o que provocou impactos severos para a produção agropecuária gaúcha.

Na pecuária de leite, a condição corporal das vacas em lactação ficou abaixo do esperado, principalmente por má qualidade ou falta de pastagens para consumo animal. A redução na oferta de água disponível ou perda de grãos destinados à nutrição das vacas também ocasionou em prejuízo para o estado corporal dos animais. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em seu Comunicado Agrometeorológico 51 – Especial Biometeorológico Verão 20222023, o rebanho gaúcho sofreu no trimestre períodos consideráveis de estresse térmico. Isso foi responsável pela queda na produção de leite em todo o Rio Grande do Sul. “O quadro se acentuou

Produção na Campanha foi atingida com falta de chuvas e dias mais quentes

em vacas lactantes de alta produção, afetando o retorno econômico dos produtores rurais”, detalha a pesquisadora Ivonete Fátima Tazzo.

A redução na precipitação normal para o período pode ser analisada em Bagé. Em dezembro, o normal de chuvas para o mês seria de 122,3 milímetros (choveu apenas 58,2); em janei-

Projeto que cria Zona Franca da Uva e do Vinho tem novo relator

Aprovado por três comissões técnicas da Câmara dos Deputados, o projeto que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho, de autoria do deputado federal Carlos Gomes, do Republicanos gaúcho, será analisado pelo deputado federal Gilberto Abramo, do Republicanos mineiro, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A matéria abrange cidades da região.

ro, o esperado é de cerca de 137,3 milímetros (foram registrados 35 milímetros), já em fevereiro, o regime de chuvas normal é de 129,1 milímetros (choveu 67,8 milímetros). Esses volume de chuvas associadas a baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas prejudicaram ainda mais a produção de leite no estado.

A redação propõe que os vinhos, sucos de uva e espumantes produzidos em todo o território nacional e comercializados dentro da área da Zona Franca fiquem isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição ao Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Além de Bagé e Dom Pedrito, a proposta que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Encruzilhada do Sul, Far-

roupilha, Flores da Cunha, Gramado, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, Santana do Livramento, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores. Em entrevista concedida em março, Gomes, que é coordenador da bancada gaúcha, destacou a importância do setor para a economia gaúcha, e, em especial, para a região da Campanha. O proponente acredita que a medida pode estimular o enoturismo, incentivando as vendas e movimentando a economia regional.

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
Feli P e V A ldu GA
Gilberto Abramo, do Republicanos mineiro, avalia a proposta que reflete na região
d i V ul GA ção

Bajeense é eleito coordenador institucional da Academia Brasileira de

Direito Eleitoral e Político

O advogado bajeense Guilherme Barcelos foi eleito Coordenador Institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep). Egresso da Urcamp, Barcelos é um dos fundadores da Abradep, que reúne mais de 420 membros, entre advogados, servidores da Justiça Eleitoral, professores, Juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, profissionais da comunicação social, cientistas políticos e contadores, em todos os estados brasileiros.

Na eleição realizada no final de março, em Brasília, Distrito Federal, Barcelos recebeu 100 votos, enquanto o segundo e o terceiro colocados alcançaram 87 e 85, respectivamente. Os eleitos foram proclamados em Assembleia Geral, realizada na mesma ocasião, quando o bajeense foi empossado no cargo.

O mandato a ser exercido pelo advogado, que é Doutorando e Mestre em Direito, além de professor e especialista em Direito Eleitoral, é de três anos. Caberá ao bajeense, na condição de Coordenador Institucional, realizar a interlocução da entidade junto às instituições públicas e privadas do país, como Tribunais Eleitorais e universidades.

Barcelos é membro da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), consultor nacional da Comissão de Direito Constitucional da OAB-RJ. É professor da pós-graduação em Direito Eleitoral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e sócio fundador da Barcelos Alarcon Advogados, sediada em Brasília.

A Abradep foi fundada em março de 2015, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Com sede em Brasília, tem como propósito ‘fomentar um debate equilibra-

do, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao Direito Eleitoral e a intersecção entre Direito e política’. Barcelos adianta, como plano à frente da Coordenadoria Institucional da Academia, a intenção de ‘seguir o que já vinha sendo feito pela antiga gestão, no sentido de aproximar, institucionalmente, a Abradep das demais entidades públicas e privadas do país, visando o fomento do Direito Eleitoral e o fortalecimento dos nossos pilares democráticos’.

DNIT vai estudar viabilidade de terceiras faixas na BR-290

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, informou que o órgão iniciou estudos para avaliar a necessidade e viabilidade de construção de terceiras faixas em pontos da BR-290. A notícia foi transmitida ao deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, coordenador da Frente Parlamentar pela Duplicação da rodovia, em reunião realizada na manhã de quarta-feira, dia 5, na sede regional do DNIT, em Porto Alegre.

Conforme Hiratan, esse tipo de intervenção pode ser incorporado nos contratos de manutenção, para os quais existem orçamento e empresas licitadas.

“Até o final do primeiro semestre, devemos ter o estudo concluído”, informa. “As terceiras faixas são uma demanda de prefeitos e vereadores das cidades do entorno da rodovia e fazem parte dos objetivos da Frente Parlamentar pela Duplicação da 290”, explica Mainardi. Segundo o parlamentar, a rodovia vai ganhar uma nova dinâmica na sua duplicação, entre Porto Ale-

gre e Pantano Grande, mas existem melhorias que precisam ser feitas também nos trechos para os quais a duplicação ainda não está contratada. “O trecho entre Porto Alegre e Pantano Grande da BR-290 já está licitado e recebeu um aporte de R$ 178 milhões em 2023, o maior desde o início da duplicação. As terceiras-faixas devem ser implantadas no trecho sequente, entre Pantano Grande e Uruguaiana, principalmente em locais de subida, onde o fluxo de veículos fica mais obstruído”, explica o parlamentar.

A Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira, 4, o projeto que suspende o prazo de validade dos concursos públicos durante a pandemia. A proposta, aprovada por unanimidade, com 51 votos favoráveis, foi encaminhado pelo Executivo a partir de articulação feita pelo líder da bancada do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi.

Na avaliação do deputado Leonel Radde, do PT, a aprovação representa justiça e economicidade para o estado. Para o deputado, o mérito da aprovação do projeto está com os próprios concursados, recordando a mobilização dos aprovados e das entidades de classe, sindicatos e associações.

Mainardi, que liderou o processo de negociação com o governo, lembrou que há dois anos apresentou um projeto pedindo a prorrogação dos con-

cursos. Como a pandemia persistiu e as razões que o levou a apresentar o projeto persistiram, ele reapresentou a proposta e quando o projeto estava para ser votado, abriu-se uma negociação com o líder do governo, deputado Frederico Antunes, do Progressistas, sobre o mérito do projeto.

Para Mainardi, ‘o governo entendeu que era adequado prorrogar o prazo dos concursos, pois realizar concurso demanda tempo, dinheiro preparação e a frustração dos aprovados que não são chamados’. O petista recordou que a constituição determina regras para concurso, lembrando que uma delas diz que e a iniciativa deveria ser por meio de projeto de lei complementar, e outra que a organização do serviço público e da organização dos servidores a iniciativa é privativa do chefe do Executivo.

05 BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023
Fogo Cruzado
Assembleia Legislativa aprova prorrogação da validade dos concursos públicos
Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan www.jornalminuano.com.br
Egresso da Urcamp, Guilherme Barcelos é um dos fundadores da Abradep
GUERREIRO/AGÊNCIA ALRS
Proposta foi encaminhada pelo Executivo, a partir de articulação de Mainardi
REPRODUÇÃO/JM

Casa do Chopp prepara fina de semana especial para celebrar união com Bolinho Whats

Para marcar a fusão entre o Bolinho Whats, da Presidente Vargas, com a Casa do Chopp, uma deliciosa programação foi preparada para este feriadão.

Conforme conta o empresário Leandro Borges, a celebração inicia nesta quinta-feira, dia 6, véspera de feriado e segue até sábado, com chopp e caipiras liberados, durante todo o horário de funcionamento, no valor de R$ 30.

Mas vale ressaltar que, apesar de não funcionar mais no espaço da Presidente Vargas, a fusão com a Casa do Chopp, no quiosque da Praça de Esportes, garantirá a continuidade do cardápio de delícias do Bolinho, incluindo petiscos e pratos de frutos do mar, além de congelados do tradicional cardápio do Bolinho Whats, com traíra, iscas e bolinho de peixe.

“É com o coração cheio de gratidão que comunicamos o encerramento de um ciclo. Para fechar com chave de ouro, preparamos um super final de semana e esperamos todos para fazermos aquela festa”, destaca Borges.

Ofertas de camarão e filés de peixe são destaques da Peixaria Nova Esperança

A procura pelos ingredientes do tradicional almoço de Sexta-Feira Santa já começou e a Peixaria Nossa Senhora Aparecida oferece as melhores promoções e variedades de produtos para a data.

A empresa, que conta com duas lojas - na rua João Telles e na Presidente Vargas - dispõe de diversos tipos de peixes e crustáceos para garantir saborosas receitas. Entre as principais promoções estão camarão pequeno por R$ 49,90/kg; peixe inteiro a partir de R$ 28; postas de cação por R$ 39,90/kg; filé de tilápia por R$ 56,50/kg e filé de pescadinha por R$ 34,90/kg.

Já os camarões, queridi-

nhos das receitas de Sexta Santa, podem ser encontrados em diversos tamanhos e valores, desde os mais miúdos até os gigantes, com valores variando entre R$ 49,90 a R$ 245/kg. Além disso, as lojas também oferecem opções de camarão pré-cozido. Outros destaques para a data são os filés de traíra e anjo, postas de bacalhau norueguês.

Inclusive, outro produto com muita saída já teve reposição de estoque nas lojas. “Teremos filé de Traíra até sexta-feira, pois o estoque já foi reabastecido”, ressalta a empresária, Adriana Ança Zafalon.

E para quem prefere a praticidade, ambas lojas também ofe-

recem pratos pré-prontos, como empanados de anjo e traíra, pastéis de camarão e siri, croquete de aipim recheado com camarão e traíra, arroz com bacalhau e siri na casca. As duas unidades funcionam das 8h às 20h, sem fechar ao meio-dia. As lojas também irão atender na sexta-feira, das 8h às 14h, para as demandas de última hora do feriado.

As lojas funcionam na João Telles, nº 918, com atendimento, também, através do telefone 32427301 ou WhatsApp (53) 981342853. Já a unidade da Presidente Vargas, nº 123, também atende pelo WhatsApp 981342853. Vale lembrar que as duas lojas contam com tele-entrega.

A Casa do Chopp funciona de quarta a segunda-feira, das 18h às 00h, no quiosque da Praça de Esportes.

Aniversariantes

6 de abril

Ana Luíza Alves

Ângela Ollé Brundo

Camila Machado

Cláudia Maria Reston

Dinamar Oliveira

Elaine Sorribas Furich

João Rodrigues Pereira

Luciano Cougo Hernandes

Luize Coutinho Bom Jardim da

Silva

Maria Thereza Silva

Mariane Carneiro Rodrigues Oliveira

Marta Eunice de Mello

Nair Borges Gomes

Rosângela Machado dos Reis

Sérgio Barreto

7 de abril

Bianca Pereira de Freitas

Cássio Garcia Lacerda

Dianifer Batista Teixeira

Edmar Hentschke

Fábio de Abreu

Fernando Sérgio Karam

Guilhermina da Rosa Lima

João Carlos Machado

José Gabriel Corrêa

Kevin Paz

Lúcia Wacholz

Marcus Paiva

Marília Pereira Barbosa

Martina Ferraz

Matheus da Luz Soares

Mirela Mendonça Rubilar

Salustiano Mieres

Valmir de Moura Palma

Valter Huidobro

Vandir Ribeiro

Vanessa Pereira Alves Branco

Yasmin Gonçalves Vaz

8 de março

Alice Huber Cunha

Cézar de Quadros Palomeque

Diva Hernandes Goulart

Elida Hernandes Garcia

Elton Cardoso Trindade

Eneida Fernandes

Galvão Caminha

Gelson Iserhardt

Isadora Bandeira Magalhães

Joice Etchepare

José Antônio Norte

José Nilton Hertzog

Luiz Fernando Ribeiro

Mara Castêncio

Marcelo da Costa Teixeira

Maria Cristina Silva de Leon

Marquinho Silva

Neila Soares

Patricia Bittencourt da Silva

Patrique Bitencourt

Paulo Roberto D`Ávila Padilha

Pedro Cândido Mattos Borba

Romi Veleda

Samuel Ferreira de Andrade

Vera Lúcia da Rosa

Vítor Hugo dos Santos Furtado

9 de março

Alexandre Barbosa Rodrigues

Andréia Robaina

Carlos Trajano Pires

Décio Lahorgue

Everton Melo Costa

Gustavo Barcellos Godinho

Joselaine Alves

Jussara de Freitas Pinheiro

Luís Felipe Borba Camargo

Maria Elizabete Martins

Matheus Medeiros Vieira Madruga

Michele Porto

Pedro Henrique Nobre Rodrigues

Ramiro Nicoloso Paiva

Sérgio Zaballa Bittencourt

Vivian Assunção

Weslley Melo

10 de março

Clarissa Collares Araújo

Claudia Eliane Machado Brasil

Cleto Pacheco Bernardes

Dianifer Batista Teixeira

Eloísa Perrone Simão

Fernanda Alves dos Santos

Fernando Sérgio Fagonde

Gersei Elizabeth Copetti

Helines Souza

Henrique Fortes Saldanha

João Vieira

Letícia Bueno Mendonça

Letícia Costa Monteiro

Marcelo Rodrigues

Marcos Luciano Peixoto

Maria Inês Gonçalves

Raquel Bueno da Rosa Moreira

Shirley Patron Chaves

Tânia Dutra Munhós

Teófilo Malafaia Collares

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Empreendedor
Loja familiar conta com 43 anos de credibilidade TIAGO ROLIM DE MOURA

Sexta-Feira Santa aquece comércio de peixes para a data

A proximidade da Sexta-Feira Santa e a tradição católica de consumir apenas carne branca na data geralmente provocam correria dos consumidores em busca de peixes para a data. Na semana da celebração, a procura costuma ser intensificada - o que já pode ser observado nas peixarias locais.

Empresário do setor, Vinícius Ança Zafalon, dono de uma tradicional peixaria da cidade, destaca que, diante da intensa movimentação dos últimos dias, aguarda um incremento de 15% nas vendas, em relação ao ano passado. Ele conta que a procura começou cedo neste ano - nessa segunda-feira, inclusive, a movimentação era semelhante ao que geralmente é registrada na véspera da data.

Zafalon credita a alta movimentação à mudança de cenário deste ano, em que a Covid-19 já não representa a mesma ameaça à saúde pública, após a massiva vacinação da população.

“Esse ano todo mundo pode ficar junto, celebrar a Sexta-Feira Santa e a Páscoa. Nos anos anteriores, a gente não podia fazer isso”, destaca.

Inclusive, ele conta que algumas variedades já esgotaram e fez nova encomenda para quinta-feira. “Nossa expectativa é vender todo peixe. Por isso é importante não deixar para última hora”, diz.

Também empresário do segmento, Alessandro Quadros chama a atenção para os valores dos produtos que, em sua maioria, frisa ele, permanecem os mesmos de 2022. Inclusive, alguns tiveram redução no preço, conforme pontuado. “O camarão não subiu. É um produto super procurado, não pode faltar na Sexta-Feira Santa ou no domingo de Páscoa. Permaneceu no mesmo preço. E, antes da Páscoa, a gente conseguiu fazer uma promoção”, conta.

Diante dos valores atrativos, ele aposta na comercialização de cinco toneladas de peixes

na data - projeção maior do que as vendas de 2022, quando foram vendidos 4,5 toneladas do produto.

Outra opção que se destaca, para a data, é a já tradicional Feira do Peixe, realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI). A edição reúne produtores e empresas do segmento, oferecendo peixes frescos e congelados, além de pratos prontos. Neste ano, diferente dos outros anos, não serão disponibilizados peixes vivos. A feira acontece nesta quinta-feira, dia 6, no Largo do Centro Administrativo, a partir das 8h.

07 Cidade BAGÉ, 6,
9 E
www.jornalminuano.com.br
7, 8,
10 DE ABRIL DE 2023
Movimento acima do esperado surpreende empresários do ramo
fotos: t iago Roli M de Mou R a
Valores dos produtos, em sua maioria, permanecem mesmos de 2022

Ação entre amigos

Vivi

Leilah Kalil Castro com a pintura de Janine Pinto. Leilah foi contemplada, no mês de março, pela “Ação entre Amigos”, promovida pela Associação Pro-Santa Thereza, que mensalmente realiza a iniciativa com apoio da comunidade que compra a rifa dos artistas locais, que doam obras para o sorteio. Os valores arrecadados são revertidos para o custeio da manutenção do Complexo Cultural de Santa Thereza.

Estilo

Turismo rural

Nesta quinta-feira, 6 de abril, a partir as 14h, na Sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé, acontece o evento de abertura a Sensibilização do Programa Turismo Rural. A ação em prol do Turismo é uma promoção o Senar/ RS, Associação e Sindicato Rural e Secretaria de Turismo de Bagé.

Um evento diferenciado onde o escritor, compositor e cantor Lisandro Amaral abre o local onde ele mora, na pousada Chácara das Roseiras, onde cria seus cavalos e onde compõe suas músicas para o público.

O anfitrião receberá a todos compartilhando o perfume das roseiras que romantizam seu canto de terra. Será no sábado, dia 8 de abril, a partir das 15h, na BR-293, km 176, neste ambiente rural raro e antigo, com assado, sorriso, lágrimas de comemoração e muita música.

De acordo com o idealizador do evento, a entrada estará liberada a partir das 15h, as atrações musicais iniciam às 16h. Às 17h, tem degustação de linguiças Santa Edwiges, às

Guilherme Barcelos coordenador

O advogado bajeense, formado pela Urcamp, foi eleito coordenador institucional da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), da qual também é um dos membros fundadores

Em eleição realizada em Brasília-DF, Barcelos obteve 100 votos, enquanto o segundo e o terceiro colocados obtiveram 87 e 85, respectivamente. Na mesma ocasião, em Assembleia Geral ocorrida na Capital Federal, quando foram proclamados os eleitos, o bajeense foi prontamente empossado no cargo.

jornalminuano.com.br
As lindas armações da Orla Bardot completam o uniforme da equipe da Óptica Cadora

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

Roseiras em Recital na pousada Chácara das Roseiras

18h haverá apresentação teatral projeto Memorial do CTG 93 e encenação da música Romance do João Guerreiro. Estarão à disposição 150 ingressos ao custo de R$ 50,00. Podendo ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br, procurando por roseiras em recital. A bebida será comercializada no evento pela Cervejaria Província. Vale lembrar que crianças a partir de 10 anos pagam ingresso e não será permitida a entrada de comidas e bebidas nas dependências da Pousada no dia do Recital. Os organizadores informam que o Recital é ao ar livre. Ou seja, fique à vontade para levar sua cadeira para melhor se acomodar nas sombras da Pousada. Em caso de mau tempo, o Recital será transferido.

Barcelos é eleito da ABRADEP

Colorindo a vida

O mandato a ser exercido pelo advogado, que é Doutorando e Mestre em Direito, além de professor e especialista em Direito Eleitoral, é de três anos. Caberá a ele, na condição de coordenador Institucional, realizar a interlocução da entidade junto às instituições públicas e privadas do país, como Tribunais Eleitorais e universidades.

Conhecida por movimentar a solidariedade na cidade e instigar outras voluntárias a fazer o mesmo, Celi dos Santos recebeu amigas em sua residência para comemorar seu aniversário de 77 anos. A animação ficou garantida pela energia das cores da festa temática Colors Block. E assim, a sextafeira, dia 31, foi supercolorida com nuance vibrante e muita diversão

Comenda Lígia Almeida

A magistrada Marcele Cruz Lanot Antoniazzi, Juíza Diretora do Foro, recebeu a honraria da Comenda Lígia Almeida na Câmara de Vereadores de Bagé. A homenagem teve como proponente o vereador João Schardosim, que parabenizou Marcele, junto com seus familiares e servidores da Justiça do Trabalho. “Me sinto muito honrada em receber a Comenda Lígia Almeida. É uma ocasião para refletir sobre a necessidade de a mulher seguir ocupando os espaços na sociedade, e sempre lutar contra as injustiças, a violência doméstica e a desigualdade, independentemente de classe social ou profissão”, declarou.

Vai ter coelhinho no Cantegril

O Cantegril Clube de Bagé prepara uma festa muito animada de Páscoa para divertir toda família. No recheio especial da tarde do domingo, 9 de abril, haverá um Bingo Doce, com premiações deliciosas. Os eventos que envolvem as crianças são sempre um sucesso. Essa tarde promete brinquedos infláveis, pintura facial, mateada, concurso da orelha de Coelho mais divertida, além, é claro, da aguardada presença do coelhinho da Páscoa. A atividade acontece a partir das 16h, no salão principal. As cartelas do bingo doce já estão à venda na Secretaria, por R$ 5 cada. Serão quatro rodadas. O clube também receberá as crianças do Lar Santo Estevão para a tarde de diversão.

2 08/09 BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023

Aplicação de vacina bivalente é ampliada para pessoas com comorbidades entre 12 e 59 anos

tados e síndromes coronarianas.

Para receber a dose, o paciente deve comprovar a comorbidade através de atestado, receita médica ou laudo. Além disso, a pessoa deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida e já ter concluído o esquema primário (duas primeiras doses).

Já está disponível, em todos os postos de saúde de Bagé, a aplicação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para pessoas com comorbidades. Até então, a vacinação estava restrita apenas aos idosos. A ampliação foi uma orientação do Ministério da Saúde, a fim de atingir pessoas com comorbidades, com idade entre 12 e 59 anos.

Foram elencadas 20 tipos de doenças crônicas, que são de maior risco de agravamento em caso de infecção pelo coronavírus. São elas: arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, cor-pul-

monale e hipertensão pulmonar, diabetes mellitus, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; doença hepática crônica, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca (IC), miocardiopatias e pericardiopatias, obesidade mórbida, pneumopatias crônicas graves, próteses valvares e dispositivos cardíacos implan-

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização de Bagé, Tatiana Miranda, na primeira fase, destinada aos idosos, foram aplicadas 4.550 doses. Já para esta segunda etapa, destinada às pessoas com comorbidades, 10.267 se enquadram para receber o reforço da imunização.

No cenário estadual, cerca de 500 mil pessoas já se vacinaram com a dose bivalente contra a covid-19. Ela é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente) e foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.

Negra confirma recebimento de recursos para enfrentar estiagem

Hulha

O município de Hulha Negra confirmou, na noite de terça-feira, dia 4, o recebimento de R$ 678,6 mil para minimizar os efeitos da estiagem. O municipio havia solicitado mais de R$ 1,2 milhão e, desde o inicio de março, o valor estava autorizado, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, mas o repasse não havia sido confirmado.

De acordo com o secretário

de Administração, Planejamento e Meio Ambiente e coordenador municipal de Proteção Defesa Civil de Hulha Negra, Antônio Hector Bastide Ramos, o pedido de verbas para estiagem foi protocolado no Governo Federal juntamente com o decreto de Situação de Emergência, no dia 17 de janeiro. A portaria de empenho dos recursos foi publicada no dia 8 de março. “Recebemos a confirmação de que o recurso federal está deferido. Vamos cadastrar a

senha no banco para acessar os recursos”, resumiu.

O secretário salienta que o valor será utilizado para o aluguel de caminhão-pipa para abastecimento de água e aquisição de combustível, reservatório e, principalmente, cestas básicas.

Em Aceguá, o valor estimado é de estima R$ 182,6 mil, mas, conforme o secretário de Administração e Fazenda, Tirso Soares Delabary, o município ainda aguarda a disponibilização dos valores.

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
Para esta segunda etapa, destinada às pessoas com comorbidades, 10.267 se enquadram para receber o reforço da imunização em Bagé DIVULGAÇÃO

Vias estruturantes do bairro Pedra Branca e Ipiranga começam a ser pavimentadas

DIVULGAÇÃO

Mais uma etapa de pavimentação da Zona Leste está sendo cumprida pela Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan). A pavimentação das Ruas do Esperanto e Jerônimo Silveira já está em execução. A obra integra a segunda etapa do contrato em vigor, que prevê o asfaltamento da Zona Leste distribuído em 13 metas, sendo que já foi concluída a primeira fase dos bairros Pedra Branca e Dois Irmãos.

Conforme o titular da Geplan, Alexandre Veedoto, foram executados 75 metros de drenagem, meio-fio e base da Rua do Esperanto e 145 metros de drenagem na Rua Jerônimo Silveira. “Agora estamos iniciando a construção do meio-fio da via”, disse.

A pavimentação, nesta segunda fase, beneficiará, principalmente, o itinerário de ônibus, totalizando três quilômetros. Serão investidos R$ 13.310.571,44. Conforme anunciado pela Prefeitura, em janeiro, a meta 3 do contrato deve ser lançada em breve e irá beneficiar as estruturantes bairro Ipiranga, com investimento estimado no valor de R$ 5.688.179,07. A previsão é que todas as melhorias previstas sejam finalizadas até 2024.

O projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de 2007 prevê calçada, piso tátil, acessibilidade, além de sinalização horizontal e vertical.

A rua Dois, do loteamento Solar São Martin, em frente ao núcleo de apartamentos ao lado do Complexo Cesarino, será denominada como Rua Jornalista Tagli Padilha. A inauguração da via acontece no dia 15 de abril, às 10h30min.

A proposição do vereador Caio Ferreira, do PDT, pretende homenagear Tagliene Padilha,

que atuava como assessor de imprensa da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul). Tagli, como era conhecido, foi covardemente assassinado no dia 25 de abril de 2017, no apartamento onde vivia, na Avenida João Pessoa, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
Rua
será inaugurada dia
Visite uma agência Banrisul e descubra qual dos nossos cartões de crédito é o ideal para seus objetivos! SAC 0800 646 1515 Ouvidoria 0800 644 2200
Jornalista Tagli Padilha
15 de abril
DIVULGAÇÃO
Obras nas ruas Esperanto e Jerônimo Silveira já estão em execução Tagliene foi covardemente assassinado no dia 25 de abril de 2017

Novelas Horóscopo

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Albuquerque se recusa a procurar Marcelino. Rosa ajuda Marcelino a se esconder. Gilda manda Gaspar tirar Neiva da mansão. Érico vê Geraldino abordar Gilda na frente do hotel. Gilda rouba o cofre da mansão. Marcelino diz a Rosa que precisa ir ao banheiro e ela pede para Toninho parar o carro. Justino fala mal de Sônia para Júlio. Gilda entrega um maço de dinheiro para Érico para saldar as dívidas dela com o hotel. Toninho encontra Marcelino. Érico comenta sua desconfiança de Gilda com Verônica. Gilda queima a escritura da mansão com o nome de Marê. Marcelino volta para a irmandade. Júlio tenta falar com Sérgio, seu amigo policial. Marê e Orlando descobrem que Gilda é uma golpista.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Clara pergunta a Sol se Theo é o pai de Jenifer. Jenifer percebe a aflição de Ben à espera do resultado da revisão criminal de Josué. Sol garante a Clara que Theo não é o pai de sua filha. Ben comunica a Helen a sentença de Josué. Bruna revela a Marlene que Sol e Ben namoraram quando eram jovens. Jennifer, Yuri, Bela e outros alunos do projeto de revisão criminal se retiram da sala quando Lumiar entra para dar aula. Lui é frio com Sol. Lumiar pede para conversar com Jenifer. Ben leva Josué ao Icaes para comemorar com os alunos do grupo de revisão criminal. Kate muda seu visual e marca um encontro com Jenifer. Yuri se irrita com uma brincadeira que Tatá faz sobre ele e Vini. Kate revela a Jenifer que Theo pode ser o seu pai.

Travessia - GLOBO - 21h

Ari confessa a Núbia que roubou as ações de Guerra. Núbia decide voltar para Mandacaru. Gil diz a Ari que o amigo tem problema de identidade. Brisa conta a Vandami que Ari não a prejudicou no depoimento que deu ao delegado sobre sequestro de crianças. Moretti finge para Stenio que está passando mal para fugir de Zezinho. Adalgisa fica surpresa ao ver Núbia de volta a Mandacaru e com intenção de se desfazer de seu quiosque. Helô avisa a Stenio e a Laís que Guida emprestou dólares para Moretti pagar dívida de jogo. Chiara encontra Ari, ao sair para dar seu depoimento na delegacia.

ÁRIES

Carreira em expansão e chance de receber uma proposta de outro lugar. Ótima sintonia com os colegas e entrosamento no trabalho em equipe. Na paixão, você vai se animar nas paqueras e pode curtir um período cheio de estímulos com o crush.

No trabalho, você estará mais otimista, com pique para realizar suas ambições e contagiar os colegas. Boa sorte em entrevistas de emprego. Na conquista, vai esbanjar poder de sedução. A dois, é hora de se divertir com love e deixar os problemas longe da relação.

Sua habilidade para expor ideias e defender interesses está tinindo e você saberá convencer com facilidade. No trampo, terá foco no que interessa e pode pintar uma boa oportunidade de promoção. O amor será iluminado pelas estrelas.

Há chance de assinar um contrato temporário ou iniciar uma segunda atividade profissional. O astral estará mais divertido com os colegas e a interatividade pode abrir espaço para boas amizades. Terá oportunidades de paquera com gente que conhece.

Pode sobressair no trabalho e chamar a atenção dos chefes graças aos seus múltiplos talentos. Se procura emprego, terá boas sacadas para brilhar em entrevistas. Nos contatos e amizades, seu bom astral será contagiante.

Busque um ambiente bem sossegado e longe de agitação para se concentrar em seus deveres. A fase ainda é indicada para promover mudanças em seus hábitos e investir no que eleva seu bem-estar. Talvez decida manter um lance em segredo.

Palavras Cruzadas

Em paz com o Sol, a Lua também garante um dia alegre nos contatos e muito agito nas redes sociais. Terá papos agradáveis com pessoas queridas e sua lista de amizades tende a aumentar. Vida sentimental cheia de estímulos.

Fique de olho nas oportunidades de progresso e resolva todos os assuntos com a firmeza típica do seu signo. Na paquera, pode rolar um clima especial com uma pessoa experiente, dinâmica e sedutora, mas o coração estará em busca de certezas.

Nos assuntos do coração, seu poder de sedução fica cristalino e pode rolar um lance com alguém que tem sua vibe. Com seu jeito alegre e atraente, vai conquistar o crush. No namoro, pode ficar confiante com os rumos da relação. Período de muito dialogo.

O momento é oportuno para resolver questões pendentes, saldar dívidas e se livrar de uma vez por todas de preocupações que tiram o seu sono. Há chance de pegar um trabalho extra, só guarde a novidade para você por enquanto. Na paixão, seus desejos aumentam.

Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

É hora de focar em suas metas e confiar na sua capacidade de triunfar. Nos agitos sociais, pode estreitar relações de amizade com pessoas mais vividas, descoladas e experientes. A paquera também deve ser alvo de surpresas.

Loterias

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA
ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES
05 10 26 35 38 44 24 62 71 78 80 Sorteio: 6117 Sorteio: 2450 Sorteio: 2579 Sorteio: 2780 Sorteio: 2498 03 04 07 09 10 11 13 14 17 19 20 21 22 23 24 LOTOFÁCIL 05 09 19 21 22 28 45 53 65 67 71 75 81 83 85 86 92 94 95 98 LOTOMANIA 05 08 11 15 35 43 1º07 09 12 27 43 44 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05752 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 026379 028792 099305 083070 069918

Confeiteiras destacam o diferencial de seus produtos para a Páscoa

A experiência em família

A confeiteira Fernanda Veleda, 35 anos, produz doces artesanais desde 2017 e traz novos produtos e significados para o cardápio de Páscoa. O foco da @ docesdafe17 é unir a família na mesa, com produtos diferentes do tradicional da data, mas que encantam os clientes.

Público pode encontrar desde o tradicional ovo de chocolate até bolos e doces especiais para esta época do ano

Neste domingo, dia 9, é celebrada a Páscoa, festividade religiosa que causa grande movimentação no mercado, especialmente no setor alimentício. Com a alta nas vendas de doces, a data comemorativa ainda se torna uma oportunidade de renda extra para as confeiteiras, que esbanjam criatividade a cada ano.

O aumento nos preços do mercado também fez com que a população buscasse novas opções para a compra destes produtos, aumentando a procura por doces artesanais. Em Bagé, confeiteiras autônomas destacaram a demanda por itens diferentes dos vendidos no comércio e preços que cabem no bolso.

O tradicional de forma criativa

A empreendedora sempre gostou muito de doces, mas até 2017 não sabia como fazer o famoso “brigadeiro”. Contudo, devido a problemas de saúde na família, precisou deixar o emprego e decidiu arriscar na confeitaria. Através de cursos e vídeos na internet, Fernanda aprendeu a fazer os doces, colocar preços nos produtos e administrar. Desde então, já trabalhou com a venda de diversos doces artesanais. Na atualidade, Fernanda comercializa principalmente bolos para festas, mas também oferece caseirinhos, cone trufado e bolo no pote.

Na Páscoa, o objetivo da “Doces da Fe” é oferecer aos

clientes itens diferentes que agradem toda a família, com produtos a partir de R$8,00. “Minha sobrinha fala muito sobre a experiência do lar e sobre partilhar a mesa em família e eu achei uma boa ideia unir tudo, porque eu também gosto de montar a mesa

Únicos e com significado

para os meus filhos. [...] Então tive essa ideia de compartilhar com os meus clientes, criando uma nova experiência para a Páscoa, de não ser só o ovo e também se tornar um momento para terem todos juntos em família”, explicou.

A empreendedora Gabriélli Camargo, 20 anos, da @caseirinhosdagabi, trabalha há cinco anos exclusivamente com o comércio de doces artesanais. Ela já vendeu produtos como cupcake e trufas, e hoje foca na produção de copos da felicidade e docinhos de festa, sempre com itens disponíveis a pronta entrega.

Em datas comemorativas, ainda oferece um cardápio especial, sendo que neste ano produziu ovos de colher em tamanhos variados e comercializou caixinhas com docinhos. “Eu acho que sempre que tem uma novidade o público quer, no ano passado fo-

ram os ovos em tamanho mini e neste ano acredito que também vai seguir, pelo valor mais acessível e por poderem provar mais sabores. Mas os docinhos seguem ganhando”, contou. De acordo com Gabriélli, a procura é grande por doces artesanais na Páscoa e isso se dá por terem como diferenciais os preços acessíveis, qualidade e porque muitas confeiteiras mostram o processo de produção, ganhando a confiança dos clientes. Neste ano, o cardápio de Páscoa da “Caseirinhos da Gabi” contou com ovos de colher e docinhos entre R$15,00 e R$90,00.

Além de serem conhecidas pelo cardápio variado de salgados, tortas e cachorrinhos, as @mariasquituteiras ainda comercializam diversos doces artesanais, como bolos, docinhos, brownie recheado e ovos de colher. A empresa conta com o apoio da família inteira, e assim, Inaiara, Samanta, Juliâni, Henrico, Alfredo e Iolanda Morais dos Santos buscam sempre inovar, com produtos personalizados para cada cliente e muita qualidade.

O trabalho com a confeita-

ria iniciou sem a intenção de obter lucro, e sim como uma forma de “terapia” para a família. Aos poucos, o negócio se tornou uma maneira de obterem renda extra e as Marias Quituteiras foram buscando aperfeiçoar os conhecimentos e aumentar o cardápio.

Na Páscoa, assim como em outras datas comemorativas, as Marias soltam a criatividade e trazem novas versões dos tradicionais ovos de chocolate. Além disso, oferecerem outros produtos para a festividade, como bolos

decorados e biscoitos, apesar de terem percebido uma queda na demanda no comércio de doces em geral. “O artesanal faz com que aquele presente seja único. O diferencial pode ser o sabor, a personalização e o significado que o doce vai ter para a pessoa. [...] Cada doce que criamos é único, penso que a maior diferença é essa. [...] O nosso maior diferencial é tentar colocar sentimento naquele doce, porque eu posso fazer dez doces diferentes para a mesma pessoa”, destaca Inaiara.

13 BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
MARIANA BOND/ESPECIALJM MARIANA BOND/ESPECIALJM
Marias Quituteiras oferecem ovos decorados com sabores e tamanhos variados
MARIANA BOND/ESPECIALJM
Para Gabriélli, os doces artesanais têm como diferenciais a qualidade e preços acessíveis Foco do cardápio da “Doces da Fe” é oferecer aos clientes uma experiência com produtos que reúnem todos na mesa ARQUIVO PESSOAL DIVULGAÇÃO

Marcus Diego Brignol Vaz, de 36 anos, e Élber Veiga Duarte, de 24 anos, foram condenados a 29 anos de reclusão e 24 anos e 8 meses, respectivamente, em julgamento ocorrido na terça-feira, dia 4, no salão do júri do Fórum da Comarca de Bagé. O júri popular começou às 9h e terminou somente por volta das 23h30min. Ao todo, quatro réus foram denunciados, sendo que somente três foram pronunciados pelo Tribunal de Justiça e encaminhados a júri popular, acusados de matarem Fábio Gleite Rodrigues e tentarem matar Gilmar Adriano Machado Concílio, no dia 16 de fevereiro de 2019, na rua Júlio Miranda, bairro Stand. De acordo com a denúncia do Ministério Público, os réus, “mandante de 36 anos, executores de 24, 29 e 30 anos, em comunhão de esforços e conjugação de vonta-

Depoimentos

A primeira testemunha a ser ouvida foi a vítima de tentativa de homicídio, Gilmar Adriano Machado Concílio. Ele contou que estava indo para o trabalho, de bicicleta, por volta das 7h30min do dia 16 de fevereiro de 2019, quando parou para conversar com o vizinho: a vítima Fábio Gleite Rodrigues. “Quando eu vi, o carro cruzou por nós já atirando. Não vi que o Fábio estava morto, subi na bicicleta e tentei fugir, pois era testemunha do fato. Eles me seguiram, não sei quantos estavam dentro do veículo, e então fui alvejado”, relatou.

Concílio ainda destacou que teve lesões graves, problemas no intestino e na bexiga - os órgãos foram todos afetados. “Eu era uma pessoa ativa, hoje tenho uma paraplegia, problemas de saúde, não tenho nenhuma passagem pela Polícia, apenas estava conversando com meu vizinho, não sabia de nada. Somente vi que era um gol verde escuro, mas não sei precisar quantas pessoas estavam dentro do veículo. Sei que era mais de um”, contou.

A segunda testemunha foi um policial que participou da investigação do fato. Ele contou que não tinha imagens de câmeras para começar o trabalho. “Foi uma in-

des, mataram a vítima Fábio Gleite Rodrigues, na ocasião, previamente conluiados e ajustados, bem como determinados pelo mandante, os executores tripulando um veículo, dirigiram-se ao local, encontrando a vítima Fábio, que estava parada, em via pública, em cima de uma motocicleta Honda/ CG 125 FAN KS, conversando com seu vizinho Gilmar Adriano Machado Concilio (vítima de tentativa de homicídio), que estava de bicicleta”.

Conforme a denúncia, em ato contínuo, os três executores desferiram os disparos de armas de fogo, causando a morte de Fábio, que foi alvejado com 12 projétis, calibres 9mm e 380 causando politraumastimo de tórax e crânio por projétil de arma de fogo. “O delito foi impelido por motivo torpe, uma vez que decorrente de desa-

formação vinda do interior do Presídio Regional de Bagé, que deu uma linha de investigação. Uma mulher, ex-companheira de um dos réus, que deu risada, em tom de deboche, e questionou se já haviam matado o Fábio (vítima do homicídio)”, ressaltou o inspetor a mencionar que a investigação é baseada nos testemunhos. “Um dos réus, que não foi pronunciado para o júri popular, foi ouvido na Delegacia e não quis falar nada. Depois, ele, através do advogado, já estando preso, chamou para dar o depoimento. Fomos até o local e ele contou que havia sido ameaçado de morte e então resolveu contar quem teria sido os envolvidos, informando que Élber e o outro réu, de 30 anos, que haviam sido executores. Ele ainda falou que o

Interrogatórios

O primeiro réu a ser ouvido foi o condenado Élber Veiga Duarte. Os advogados orientaram a não responder ao Ministério Público. Ele começou o relato contando que não tinha envolvimento no fato. “A investigação se baseou apenas no depoimento de duas testemunhas, sendo que um deles não foi nem pronunciado pelo crime. Eu nem conheço o Marcus Diego, somente

venças relacionadas ao tráfico de drogas e seus consectários comerciais. Além disso, na medida em que o mandante agiu por vingança, contratando os três executores para matarem a vítima, em virtude de suposto furto de drogas e de armas por Fábio, de uma ‘boca’ de tráfico por aquele comandada, para quem o ofendido trabalhava em Rio Grande”, completa o MP.

Na sequência, reforça a acusação, ‘eles ainda efetuaram, de inopino, diversos disparos de armas de fogo em direção aos ofendidos, sendo que Gilmar Adriano foi atingido nas costas, causando-lhe as lesões corporais gravíssimas, que causou debilidade permanente, bem como incapacidade permanente para o trabalho, ou enfermidade incurável ou deformidade permanente, pela paraplegia em membros inferiores’.

Marcus Diego que havia enviado mensagem para matar Fábio”, apontou.

O segundo policial civil a ser ouvido relatou que uma testemunha chave foi uma mulher que foi presa, acusada de tráfico de drogas. Conforme ele, ela teria ouvido da apenada, ex-companheira de um dos réus, que ela teria desdenhado da morte de Fábio. “Essa testemunha contou que o réu Élber teria sido o executor e ainda contou sobre outra mulher, que também ia até o PRB fazer visitas para algum apenado, que o outro réu foi até a casa dele pegar uma arma. Outros elementos surgiram quando abordamos o réu Élber, com o Gol verde, que teria sido usado no crime. Um dos espelhos foi trocado e havia arranhões do lado direito do veículo”, contou.

de ouvir falar dele. Eu me sinto injustiçado, faz quatro anos que estou preso,sem ser culpado”, relatou.

Na época dos fatos, o réu tinha 20 anos e contou que estava trabalhando de carteira assinada e cumpria uma medida socioeducativa na FASE, em Pelotas. “Eu tinha bom comportamento e trabalhava, saia somente nos finais de semana e vinha visitar minha família em

Julgamento dura 14 horas e condena dois réus por homicídio e tentativa ocorridos em 2019 Óbitos

Com uma biblía na mão, garantindo que não iria blasfemar, Marcus Diego Vaz foi condenado das acusações. A sua participação no júri, aliás, motivou um esquema especial de segurança dentro e no entorno do Fórum de Bagé. Apontado como um líderes mais influentes do tráfico de drogas no Rio Grande do Sul, está, na atualidade, recolhido junto a um presídio federal de segurança máxima, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com várias condenações por tráfico de drogas, organização criminosa e associação ao tráfico, Marcus Diego Brignol Vaz, de 36 anos, começou seu depoimento contando que possui uma pena que já totalizava aproximadamente 357 anos para cumprir (agora mais 29, totalizando 386) e alegou que sofre de hiperatividade e bipolaridade e que começou sua vida de delitos cometendo pequenos furtos, de rádios de veículos, e passou a se inserir no tráfico de drogas. Essa é a terceira condenação de MD (apelido dado a ele, mas que ele não reconhece) por homícidio - no júri, ele frisou que destes três casos em que foi declarado culpado não havia sido o mandante e que nunca matou ninguém.

Defendido pelo advogado Hermes Alexandre Rockenback, de Porto Alegre, conhecido pela atuação no Direito Criminal, o réu afirmou que é perseguido pela Polícia, que sofre subornos e que tem pessoas conhecidas de Bagé que cometem os crimes que são “colocados” para ele. Atualmente, em virtude da extensa pena, se encontra inserido no sistema federal, passando 22 horas por dia trancafiado em uma cela fechada, tomando forte medicação e quase sem qualquer contato familiar. “A defesa aguarda julgamento de recurso para seu retorno ao Estado”, exemplifica o seu defensor. “Estou enterrado vivo numa prisão federal. Não vejo meus familiares, sou considerado um narcotraficante, sendo que dos 357 anos, acredito que 90 sejam dos crimes que cometi, o restante é a Polícia que coloca como se fosse eu”, disse.

Segundo Rockenbach, Vaz passou a ser considerado um dos maiores traficantes da região, sofrendo ameaças. “Assim, segundo o mesmo, em contrapartida, foi transferido para uma penitenciária de Alta Segurança, quando então conheceu outros detentos, de outras ramificações. Assim, passou a ser um alvo de toda e qualquer apreensão de drogas da cidade de Bagé, uma vez que, ao deixar de negociar com a Polícia, tornou-se o alvo mais fácil das investigações, o que comprova com o depoimento do policial quando afirmou que tão logo tiveram o nome de Marcus Diego citado em um depoimento, direcionaram as investigações diretamente a esse”, argumentou o advogado.

Marcus Diego diz não ter porque mentir, que conhece Élber, mas que não enviou mensagem nenhuma para ele cometer o crime contra o Fábio. “Esse fato eu não tenho nada que ver, não conheço a vítima”, frisou. O advogado, ao JM, contou que a vida de Marcus Diego começou na escalada criminosa tendo em vista ter passado por uma infância conturbada, com a ausência da proximidade familiar. “Assim, ainda menor, teve passagem pela FASE (Fundação de Atendimento Sócio Educativo). Logo após, como todo aquele que passa pelo sistema prisional, teve dificuldades de voltar a se inserir no convívio social e ter logo encontrado no mundo do crime a facilidade do dinheiro rápido, aliado a corrupção existente no meio político e estrutural do Estado”, ponderou Rockenbach.

O réu, que falou durante uma hora, destacou que não faz parte de nenhuma facção. “Já disseram que eu era dos Tauras, dos Manos, eu não sou de nenhuma organização. Eu comecei a vender drogas, pois ví meu irmão sendo preso por 100 gramas de maconha. Ele estava mal em casa, parecia um morador de rua, tinha duas roupas”, destacou Vaz. Por sua vez, Rockenbach acrescentou: “Como explicou todos aqueles que passam pelo sistema prisional, ou que estão inseridos no submundo do crime se conhecem ou possuem alguma relação, sendo que o Marcus Diego foi nominado pela polícia integrante de praticamente todas as facções no estado do Rio Grande do Sul, justamente para colocá-lo em uma situação de extremo perigo de vida”.

Bagé. Eles (a polícia) pegaram meu telefone celular e não tinha nenhuma mensagem do Marcus Diego, como não tinha nada que favorecesse. Eles não colocaram nada no processo. Essa investigação foi toda atrapalhada, não tenho envolvimento nesse caso, estava na casa do meu tio, cuidando. Tem câmeras na São Judas, isso eles não pegaram as imagens para ver que eu estava lá no momento. O outro réu que nem

SANTA LUISA GARCIA SALVO, 60 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Conde de Porto Alegre. Deixa os filhos Paulo Roberto, Juliana e Luiz Fernando. MARCIAL SALGADO PAZ, 76 anos, serviços gerais aposentado, casado com Teresinha Munhoz Paz. Residia na rua 235, bairro Damé. Deixa os filhos Márcia, Marciele e Maikon. VERA SIRLEY PRATES CÔRREA, 64 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua 20 de setembro, bairro Getúlio Vargas. Deixa as filhas Lisandra e Jéssica.

está sendo julgado é que inventou essa história toda e eu estou preso injustamente”, alegou.

O réu de 30 anos, que foi absolvido, disse que não tinha conhecimento do fato e que não fez parte do crime. Ele foi preso em Aceguá, pois, de acordo com a investigação, tinha fugido do regime semiaberto e foi trabalhar em uma estância, de alambrador.

LUIZ CARLOS MARTINS DOS SANTOS, 71 anos, pedreiro aposentado, viúvo. Residia na rua Conde de Porto Alegre. Deixa os

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Segurança 14
filhos Ana Márcia, Carlos Renato, Ylka e Lucas. MARIA CECÍLIA DIAS BITENCOURT, 79 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Monsenhor Costábile Hipólito. Deixa os filhos João Bosco, Manoel Antônio, Paulo Ricardo, Manuela e Diêgo. JUVÊNCIO ARAÚJO MEIRELES, 72 anos, motorista, casado com Maria Tereza Ferreira Meireles. Residia na rua Narciso Suñe, bairro Parque Marília. Deixa os filhos Éberton Luis, Éverton Ricardo e Quelen Cristiane.
“Estou enterrado vivo numa prisão federal”, declara Marcus Diego, agora sentenciado a 386 anos de reclusão

Alvirrubro joga às 15h do dia 16 contra São Gabriel

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou a lista com todas as datas e horários dos jogos da 1ª Fase da Série A2 do Campeonato Gaúcho. O Guarany estreará na competição no domingo, dia 16, a partir das 15h,

no estádio Estrela D’Alva, contra o São Gabriel.

Já o Bagé inicia sua jornada na competição a partir das 16h, também no domingo, quando vai até Lajeado, enfrentar o Lajeadense.

Calendário das equipes

1ª Rodada

Guarany x São Gabriel (16/04 – 15h – Estádio Estrela D’Alva)

Lajeadense x Bagé (16/04 – 16h – Estádio Arena Alviazul)

2ª Rodada

Bagé x Santa Cruz (23/04 – 16h – Estádio Pedra Moura)

Guarani V.A. x Guarany (22/04 – 16h – Estádio Edmundo Feix)

3ª Rodada

Guarany x Inter SM (30/04 – 15h – Estádio Estrela D’Alva)

Pelotas x Bagé (30/04 – 16h – Estádio Boca do Lobo)

4ª Rodada

Guarany x Pelotas (07/05 – 15h – Estádio Estrela D’Alva)

São Gabriel x Bagé (07/05 – 16h – Estádio Sílvio Corrêa)

5ª Rodada Bagé x Guarani V.A. (14/05 – 16h – Estádio Pedra Moura)

Lajeadense x Guarany (14/05 – 16h – Estádio Arena Alviazul)

6ª Rodada

Guarany x Santa Cruz (21/05 – 15h – Estádio Estrela D’Alva)

Inter SM x Bagé (21/05 – 16h – Estádio Eucaliptos)

7ª Rodada Bagé x Guarany (28/05 – 16h – Estádio Pedra Moura)

O Grêmio Esportivo Bagé joga nesta quinta-feira, dia 6, às 16h, em Eldorado do Sul, contra a equipe do Grêmio Sub-20. A partida contra a representação do tricolor de Porto Alegre é mais um teste preparatório para a estreia na Divisão de Acesso.

A equipe jalde-negra deverá contar com mudanças em sua escalação em relação ao último jogo, o amistoso contra o Aimoré de Caçapava do Sul.

A ideia, agora, é retornar com os atletas que enfrentaram Xavante. “Nós vamos tentar rodar novamente a equipe e colocar os jogadores que disputaram contra o Brasil para a gente começar a dar a cara ao time. Afinal na próxima semana já temos a estreia contra o Lajeadense”, explicou Galo ao JM.

Wallan Luan foi um dos atletas que jogou contra o Xavante no dia 28 de março

O time que entrou em campo na partida disputada no dia 28 de março foi escalada com Josemar, Denis Rafael, Gustavo Ram-

bo, Tiago Dacás, Wellington, Júlio Amaral, Alan Gonçalves, Jean Roberto, Wallan Luan, Mayke Moraes e Rômulo Oliveira.

Asserc conquista campeonato regional em São Gabriel

A Associação Esportiva da Região da Campanha (Asserc) disputou no domingo, dia 2, a Copa Regional de Futsal em São Gabriel. A equipe local saiu campeã da competição que reuniu 12 equipes. Após disputar cinco partidas, a Asserc venceu o Zenit de São Gabriel na grande final, tendo sido campeã com o resultado de 4 a 2.

Equipe local venceu competição que continha 12 times

BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Confirmadas data e horário da estreia da dupla Ba-Gua na Série A2
Elenco que enfrentou o Brasil de Pelotas deverá retornar em amistoso desta quinta-feira
SERGIO GALVANI/ESPECIAL JM
WINTER/GRÊMIO ESPORTIVO BRASIL DE PELOTAS/ESPECIAL JM DIVULGAÇÃO
TIAGO

Loja Maçônica Adonai nº 58 completa 62 anos

A Loja Simbólica Adonai nº 58 completou 62 anos no dia 27 de março. Para marcar a data, a casa programou uma recepção festiva, com apresentações artísticas. Na oportunidade, o Irmão Edézio De Carli, que completou 87 anos de vida no dia 25 de março, foi também homenageado, já que completará 50 anos de atividade ininterrupta na loja Loja Adonai no próximo dia 14.

No dia 31 de março, maçons e familiares foram recepcionados no Templo da Loja, na rua 18 de Maio, em um evento que contou com a presença do vice-reitor da Urcamp, Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, que é Maçom ativo da Loja Maçônica Amizade nº 142 . Na ocasião, Bragança, que também é musicista, tocou “Acácia Amarela” ao violino.

Após a sessão pública em homenagem aos 62 anos da Loja e aos 50 anos de Maçonaria do Irmão Edézio, os convidados foram recepcionados no Salão de Banquetes, com jantar que contou com música ao vivo e o convívio fraterno que marcou a história da Loja.

A Loja Adonai é conduzida, atualmente, pelo Venerável Mestre, Ivo Cesar Venturini Garcia, e conta com 43 obreiros ativos.

Contracapa BAGÉ, 6, 7, 8, 9 E 10 DE ABRIL DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Irmão Edézio recebe o certificado das mãos do Venerável Mestre Ivo Garcia DIVULGAÇÃO
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.