20230302

Page 1

jornalminuano.com.br

BAGÉ, quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3 de MARÇO de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 953 | R$ 3,00

Gasolina volta a ser encontrada acima de R$ 6

Elevação de preços em postos deve ser mais sentida a partir desta quinta

Pág. 7

COMBUSTÍVEIS LEGISLATIVO

Câmara retorna nesta quinta do recesso parlamentar

Sob nova presidência, primeira sessão ordinária do ano inicia pela manhã

HABILITAÇÃO

Subseseção pode ter entrância elevada para final

Ampliação de atuação da comarca depende da Assembleia Legislativa do RS

Pág. 10

REGIÃO TEM MENOR ÍNDICE DE APROVAÇÃO EM PROVAS DE DIREÇÃO DESDE 2018

Urcamp e Unisinos acertam parceria para Mestrado

Instituições oferecerão, também em Bagé, curso em Nutrição e Alimentos

Pág. 11

Após primeiro reforço, Bagé confirma mais três

Formação de plantel visa a Série A2; Guarany confirmou zagueiro

Pág. 5

Adriana preside reunião da Comissão do Mercosul

Deputada bajeense conduziu primeira agenda na função junto à ALRS

O índice de aprovação nas provas de habilitação reduziu para 35,01% na região da Campanha, menor porcentagem desde 2018. Dados de 2022 mostram que dos 8.254 exames realizados, em 65% o resultado foi de reprovação. Reportagem especial analisa principais causas e apresenta orientações de profissionais do setor.

Pág. 3

Pág. 15 Pág. 5

Consumo aumenta em pleno racionamento

Média diária de fevereiro alcançou marca de 18.963 metros cúbicos

Contracapa

FUTEBOL POLÍTICA ÁGUA ENSINO OAB
ROSTAN FELIPE VALDUGA PREVISÃO DO TEMPO QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA Encoberto Chuvoso 20ºC 22ºC 34ºC 29ºC Fechamento da edição: 19h
SIDIMAR

Avançam debates por ecossistema de inovação em Bagé

A semana iniciou com novo encontro do time que compõe o Ecossistema de Inovação, iniciativa da Prefeitura de de Bagé, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDI), em parceria com o Sebrae, dentro dos objetivos do Programa Cidade Empreendedora. O tema abordado nesse segundo

encontro, dia 27, foi Reconexão + Ecossistemas de Inovação (Cases) e, no dia 28, Desenvolvimento do Canvas – Visão de Futuro.

Segundo o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, os encontros têm como objetivo a troca de experiências com vários segmentos de inovação do município e região, fazendo com que

se tenha uma visão de futuro que potencialize o desenvolvimento da sociedade e do conhecimento, destacou.

A reunião teve a parceria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), que disponibilizou suas estruturas para receber várias entidades, instituições, empresas e startups.

02 Cidade BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br DIVULGAÇÃO
Encontros têm como objetivo a troca de experiências

Índice de novos condutores aprovados na categoria B reduz em Bagé e região

A conquista da Carteira Nacional de Habilitação é o desejo de muitos cidadãos que buscam independência ao dirigir ou necessitam do documento para melhores condições de emprego. Através da plataforma online do Detran RS, que disponibiliza o levantamento estatístico anual de infrações e demais dados relacionados ao órgão, em 2022 foram registrados 115.765 novos condutores no Estado para a categoria B, principal busca da população. Porém, para o mesmo ano, o índice de aprovação nas provas de habilitação reduziu para 35,01% na região da Campanha, menor porcentagem desde 2018.

Conforme as estatísticas, que são abertas ao público, na região da Campanha foram 8.254 provas para carro realizadas no último ano. A taxa de reprovação

foi de 65%, tendo o público feminino atingido 73%, e 50% para os homens. Os índices são os menores desde 2018, quando a aprovação era de 31,19% no geral, em um universo de 6.986 provas realizadas. Em comparação, 2021 teve 36,19% de aprovação para 5.527 provas na região e 41,16% para 2020, com 3.829 candidatos.

Segundo o mesmo balanço, Bagé e região ficam dentre os Coredes com menores taxas de aprovação para provas de carro, no 5º lugar, atrás apenas do Vale do Taquari (33,52%), Metropolitano

Delta do Jacuí (31,14%), Central (31,09%) e Sul (27,92%). O maior índice de aprovação foi registrado no Rio da Várzea, com 49,81%, sendo 3.166 provas práticas realizadas.

Em conversa com o supervisor da região da Campanha,

Principais motivos para reprovação

Martins cita que, na Rainha da Fronteira, 30% das falhas cometidas são referentes ao Código 305, que implica não sinalizar com antecedência a manobra pretendi-

Dicas para o exame

Quem já realizou o exame prático para a habilitação sabe que o nervosismo é normal e exige muita concentração, explica Martins. Sua principal dica é avisar o mínimo de pessoas possíveis e não levar familiares para o local da prova. “Se possí-

da ou sinalizá-la incorretamente.

Em 13% entra o Código 203, que cita interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova. E, em terceiro lu-

vel, avise apenas quem precisa saber. As pessoas se cobram muito e, às vezes, os parentes, para saber o resultado, ligam e a pessoa nem realizou a prova ainda, o que abala o emocional do aluno”, avalia. Outro ponto levantado

Eliandro Martins, sua cobertura é de 14 CFCs, onde possui taxa geral de aprovação de 43,4%, que está incluído nesta listagem o Centro de Formação de Condutores (CFC Cebal) localizado em Bagé, que está abaixo das demais autoescolas. Segundo Martins, sua meta, para este ano, é atingir os 50% de aprovação na região para a categoria B.

Martins também ressalta que a comunidade questiona muito a rigidez imposta pelas autoescolas, mas ele frisa que elas prezam pela segurança no trânsito. “A rigidez possui motivos. Nós temos o levantamento de que mais de 90% dos acidentes são falhas humanas, principalmente o desconhecimento das regras. Nós prezamos pela segurança e precisamos educar nossos futuros condutores”, justifica.

gar, com 11,5% de ocorrência, está o Código 403, simbolizando não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido.

pelo supervisor é de desligar, ou, se possível, não levar o telefone, que, segundo ele, impede o foco total no momento da prova. Os instrutores também recebem dicas para acalmar quem estiver passando por tensão no momento.

CFC Cebal realiza encontro pedagógico com instrutores

Como forma de atualização de estudos e criação de metas para o ano, foi realizado na manhã de terça-feira, dia 28, um encontro pedagógico com instrutores do CFC Cebal, em Bagé. A reunião foi guiada pelo supervisor da Região, Eliandro Martins.

Conforme ele, o encontro tem previsão de ser realizado

uma vez por semestre, para entender as necessidades de cada Centro de Formação de Condutores, além de qualificar o atendimento ao candidato. “Todos estavam presentes e a nossa meta de 2023 para Bagé é ter aprovação de 50% na categoria B”, explica o supervisor.

Também foram discutidas

Para passar de primeira

Chefe da divisão de exames do Detran RS, Cristiano Costa, cita que uma das dicas primordiais para a aprovação, na primeira tentativa da prova de habilitação, é se dedicar muito. “Se possível, leve um caderno nas aulas para tirar dúvidas com o instrutor e também evite conversar sobre amenidades”, ressalta.

Costa explica que são 20 aulas obrigatórias para a realização do exame, mas indica que o aluno questione o professor se há chances para a aprovação e, se não estiver pronto, busque o agendamento de mais aulas. “ É importante questionar o instrutor se você já está preparado para a realização. Se necessário, faça mais aulas. É melhor adiar um pouco para chutar a bola no ângulo certo e sair feliz”, conclui.

Martins cita outra dica, que é realizar o simulado do exame prático com um instrutor diferente do que foi feito nas aulas anteriormente. “De 20 aulas, nas últimas são feitos simulados com o aluno, para verificar suas habilidades antes da prova. Nós indicamos que o candidato faça o simulado com um professor diferente do habitual, para lidar com outras pessoas no banco do passageiro e se acostumar o máximo para o dia do exame”, acrescenta Martins.

Para Paola Nascimento, titular da Coordenadoria de Apoio Operacional, é necessário que o candidato confie em si próprio, para a obtenção de um bom resultado e a realização da CNH.

Vale lembrar que o prazo de conclusão de um processo de primeira habilitação voltou a ser de até 12 meses. A medida vale para quem abriu processo a partir de 1º de janeiro de 2022. Quem já estava com processo aberto, em qualquer das etapas da formação, têm até 31 de dezembro deste ano para concluí-lo. É possível conferir os dados disponíveis para o público através do site detran.rs.gov.br/dados-rs.

dúvidas que serão levadas aos examinadores de outras cidades sobre as sinalizações das vias, para acompanhar a qualidade de ensino. Será marcado, para o final do ano, um novo momento para a checagem das metas.

O próximo encontro será em Uruguaiana, no CFC com mesmo nome, no dia 2 de março.

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03
Taxa de reprovação foi de 65% em 2022
ARQUIVO/JM

Campo & Negócios

Agricampanha realiza dia de campo nesta quinta-feira

Acontece nesta quinta-feira, 2, a partir das 7h30, na Agropecuária São Diego, em Bagé, a quinta edição do dia de campo da Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha).

O evento contará com estandes de diversas empresas, divididas a campo e também numa feira que estará instalada na propriedade, sendo uma

Programação

oportunidade para o público conferir o que de há mais novo, em cultivares de soja, equipamentos e maquinário, entre outras questões de interesse dos produtores rurais de Bagé e região.

Para mais informações, a Agricampanha divulga o contato (53) 997102819, o e-mail agricampanha@gmail.com e a rede social @agri.campanha.

· Inscrições e coffee-break – 07h30min

· Saída dos grupos a campo – 07h40min

· Visitação à feira – 10h

Workshop Verdes Vales - “Soluções conectadas, tecnologias para o campo” - 11h

Workshop Agrooprecision - “Agricultura inteligente: decisões baseadas em dados e não em opiniões”

- 11h30min

· Almoço – 12h

· Palestra “Gestão eficiente no agro” - jornalista e produtora rural, especialista em gestão, Adriane Steinmetz

Curso para jurados de ovinos naturalmente coloridos ocorre em Bagé

Acontece de 16 a 18 de março, em Bagé, o curso de capacitação de jurados para ovinos naturalmente coloridos. Trata-se de uma capacitação com base em curso de padrão racial e de julgamento para criadores. O curso é organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos.

No primeiro dia, as atividades teóricas serão concentradas na Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). Já as atividades práticas serão realizadas no parque de exposições Visconde de Ribeiro Magalhães.

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
Evento sobre produção agrícola na região
FELIPE VALDUGA

Câmara de Bagé realiza primeira sessão ordinária do ano

ARQUIVO

A Câmara de Bagé realiza, na manhã desta quinta-feira, dia 2, a primeira sessão ordinária do ano. A agenda abre os trabalhos legislativos após o recesso parlamentar, que teve início em dezembro do ano passado.

Será a primeira sessão ordinária sob comando do novo presidente, vereador Rodrigo Ferraz, do União Brasil, eleito em dezembro. O vice-presidente é Carlos Adriano Carneiro (Esquerda), do Mais Brasil.

A primeira sessão ordinária do ano deve contar com a presença do prefeito Divaldo Lara e de representantes do primeiro escalão do governo. A agenda da Casa não prevê votação de propostas em caráter conclusivo.

Adriana Lara preside reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais

A deputada estadual Adriana Lara, do PL, presidiu, pela primeira vez, a reunião da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa gaúcha. A agenda foi realizada na quarta-feira, 1º. A vice-presidência foi assumida pela deputada Eliana Bayer, do Republicanos.

Adriana Lara destacou a importância do Mercosul para a economia do Estado e do país, ressaltando que é fundamental fortalecer as relações comerciais com os países membros e buscar soluções para os principais problemas que serão discutidos nas próximas reuniões. A deputada chamou a atenção para a necessidade de atenção especial às crianças do Mercosul no âmbito social da Comissão.

A reunião durou pouco tempo, uns 30 minutos. Adriana to-

mou posse no dia 14, defendendo, como bandeira, o trabalho para promover o cumprimento estatuto da cidadania do Mercosul, que foi instituído em 2010, e envolve circulação de pessoas, trabalho e emprego, seguridade social, cooperação judicial e consular, além de interação fronteiriça.

Dois temas prioritários devem nortear a atuação do colegiado em 2023: garantir visibilidade às crianças e aos adolescentes no Mercosul e apoiar a conclusão da Hidrovia da Lagoa Mirim. O anúncio foi feito pela presidente, que é professora há 33 anos.

Adriana argumenta que é preciso vigiar e fortalecer os direitos das crianças e adolescentes, e ressaltou a importância econômica da hidrovia, especialmente, para o escoamento de arroz, soja e carvão. Os problemas enfrentados pela população da região da Fron-

Deputada chamou a atenção para a necessidade de atenção especial às crianças

teira também deverão constar na pauta de debates.

A Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais decidiu que suas reuniões ordinárias, que acontecem nas quartas-feiras, serão presenciais. Já as audiências públicas poderão ocorrer em formato híbrido, de acordo com a indicação do autor da iniciativa.

Após ser chancelada por deputados e deputadas de partidos de esquerda, centro e direita, a recriação da Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi homologada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na terça-feira, 28 de fevereiro. Ela será coordenada pelo deputado Adão Pretto Filho, do PT, num processo de continuidade dos trabalhos do ex-deputado e seu irmão, Edegar Pretto, que liderou de 2011 a 2022 a iniciativa pioneira no país. “A retomada da Frente nesta legislatura é muito simbólica e importante. O objetivo central é darmos continuidade e luz à causa no parlamento. Queremos dialogar principalmente com os homens, porque na maioria das vezes a violência contra as mulheres é cometida por quem as conhece, como o namorado, o marido ou ex-companheiro. Então, é com eles que nós precisamos conversar para mudar essa sociedade, que infelizmente ainda é muito preconceituosa e machista”, afirma Adão Pretto.

A homologação ocorreu durante reunião ordinária dos integrantes da Mesa, após o requerimento para a recriação da Frente ter alcançado as 19 assinaturas necessárias, envolvendo parlamentares do PT, PSol, PCdoB, PDT, PSD, PSDB, PP e Republicanos. A próxima etapa é a sua instalação, o que deve ocorrer nas próximas semanas. De acordo com o deputado, a ideia é fazer reuniões com frequência e chamar representantes

dos poderes Executivo e Judiciário, além da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais, para participarem e construírem coletivamente projetos de lei e campanhas de conscientização. Ele acrescenta que também serão convidados parlamentares de outros partidos e de diferentes pensamentos ideológicos, formando uma frente pluripartidária. “O problema da violência contra as mulheres e meninas será enfrentado de forma muito enérgica com as leis, mas também com a conscientização para um mundo de mais paz e igualdade. Estaremos com essa responsabilidade, mas sem tirar o protagonismo das mulheres, que têm uma luta centenária nessa causa. Queremos estar ao lado delas”, sinaliza.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi a primeira a criar, ainda em 2011, a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, inspirando Câmaras de Vereadores de várias regiões do estado, que lançaram as Frentes Parlamentares Municipais. Uma das suas principais campanhas é a do “Cartão Vermelho para a violência contra as mulheres”, que envolve clubes de futebol em ações de conscientização durante os jogos. Os dois principais parceiros são o Inter e o Grêmio. Também foram realizadas edições do Encontro Gaúcho de Homens e publicações do Relatório Lilás, que é uma referência para análise do fenômeno da violência de gênero no estado.

05 BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023
Cruzado
Fogo
Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é recriada na Assembleia Legislativa Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan
Frente
www.jornalminuano.com.br
Recesso parlamentar foi encerrado na quarta-feira
JM
DIVULGAÇÃO

Assembleias do Sicredi Liberdade têm

início nesta quarta-feira

As assembleias de núcleos da Sicredi Liberdade começam nesta quarta-feira, 1º de março, por Dom Pedrito. Serão 12 assembleias no total, 11 no Rio Grande do Sul e uma em Minas Gerais.

O período assemblear é o momento em que os associados participam das decisões da cooperativa, votando nas pautas apresentadas, tanto no que diz respeito a prestação de contas do ano anterior, quanto na proposta de destinação dos resultados.

Este ano também haverá eleição para a composição de novos conselhos, tendo duas chapas inscritas para Conselho de Administração e duas chapas inscritas para Conselho Fiscal.

Em virtude disso, do pleito para a escolha dos novos conselhos, os associados devem apresentar documento oficial com foto ao chegarem no local da assembleia, que poderá ser o

Aniversariantes

2 de março

Alzira Valério da Silva

Antônio Adauto de Oliveira

Camila Pacheco da Luz

Carlos Lemos Camargo

Carlos Otávio C. Moraes

Carmen Helena Gomes Jardim Vaz

Deize Rabelo Ebert

Denise Aristimunha de Lima

Felipe Martin Cezarino

Francisco José Aires de Lemos

Gilmar Castro Gil

Ieda Maria Farinha de Almeida

José Carlos Dalé

documento físico ou digital. Os que não estiverem portando nenhum dos documentos, poderão participar normalmente da assembleia, só não terão direito a voto para a eleição das chapas. Nas demais pautas previstas no edital da assembleia, como prestação de contas, destinação dos resultados e outras, terão direito a voto.

Leonardo de Leon

Marilene Borba Rodrigues

Sérgio Moacir Freitas Maia

Taís Fernandes de Paula

Tarso Martins Braga

Zaida de Freitas Valentim

Zélvio Mercio Nunes

3 de março

Claudia Corral dos Santos

Endreos Freitas

Hélio Karam

Ilva Paiva González

Juarez Costa e Silva

A equipe organizadora das assembleias alerta, ainda, que os associados cheguem antes do horário previsto para o início do evento, evitando assim, possíveis formações de filas. A assembleia geral ordinária acontece no dia 14 de abril, com a presença dos coordenadores de núcleos, representantes dos associados, e será online.

Leda Brasil Sarmento

Ledimar Neves

Luiz Alberto Miranda Collares

Marcos Senna

Maria Mercedes Michelena da Silva

Michele Solari

Priscila Soares Dias

Roberto Ferreira Machado

Thaísa Molins Herbstrith

Tibiriçá M. Verdum

Vera Maria da Cunha Echevarria

Vera Maria Polini da Silva

Vilson Adriano da Cruz

Vivianne Severo Navarro

Dirf será substituída pela EFD-Reinf a partir de março

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) será substituída pela Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). O documento continua sendo uma declaração feita pela fonte pagadora ao Fisco e acompanha a modernização da Receita Federal. Os envios no novo formato tiveram início em 23 de março e, a partir daí, devem ocorrer mensalmente. Com isso, a Dirf será extinta em relação aos fatos geradores a partir de 1º de janeiro de 2024. A EFD-Reinf é uma das ramificações do chamado Sped fiscal, um processo de escrituração digital que busca a digitalização de todas as informações fiscais do contribuinte, e é mais uma complementação do eSocial.

Estão obrigados a declarar a série de eventos R-4000 as mesmas pessoas físicas ou jurídicas que são obrigadas a entregar a Dirf. São elas: a fonte pagadora, pessoa física ou jurídica, que houver pago rendimentos com retenção do IRRF ou das contribuições sociais retidas na fonte – CSRF durante o ano-calendário, ainda que em um único mês; a instituição financeira que houver pago a pessoa física rendimentos em cumprimento de decisões da Justiça Federal ou do Trabalho.

Serasa Experian: Janeiro registra 92 pedidos de recuperação judicial

Dados do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian mostram que, em janeiro, foram registrados 92 pedidos de recuperação judicial no Brasil, um crescimento de 37,3% em comparação com o mesmo mês de 2022. As empresas do setor de Serviços foram as responsáveis pelo maior volume das requisições (44). Para o economista Luiz Rabi, “o crescimento dos números é o segundo estágio da dificuldade financeira das companhias, sendo a inadimplência o primeiro e que já registra o recorde histórico de 6,44 milhões de CNPJs no vermelho em dezembro de 2022”.

Na análise por porte, as Micro e Pequenas empresas puxaram os pedidos de recuperação judicial (62), seguidas pelas médias e grandes empresas que empataram em 15 requerimentos.

Em janeiro de 2023, o total foi de 72 pedidos de falências, um crescimento de 56,5% em comparação com o mesmo mês de 2022. Também foram as Micro e Pequenas Empresas que ficaram com a maior parte dos requerimentos no período (28), sendo a maioria do setor da Indústria (37).

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Empreendedor
D IV u LGA çã O

Aumento do combustível já deve ser sentido a partir de hoje em Bagé

O aumento de R$ 0,47 no valor da gasolina e R$ 0,02 sobre o etanol, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não havia sido aplicado totalmente nas bombas dos postos de Bagé até a tarde de quarta-feira, 1º. Mas conforme informações das empresas, a alteração já seria sentida no valor final nos próximos dias. Em alguns postos, porém, o valor da gasolina já é encontrado acima de R$ 6.

Em Bagé, o preço do litro da gasolina em vigor, até então, era de R$ 5,73, em média, conforme levantamento semanal realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Entre os dias 19 e 25 de fevereiro, seis postos foram consultados e a média foi obtida a partir do valor máximo encontrado, de R$ 5,88, e o valor mínimo, R$ 5,69.

Na semana pesquisa anterior, de 12 a 18 de fevereiro, o levantamento consultou oito postos, e o valor médio obtido foi de R$ 5,86.

Com a divulgação de que o preço médio da gasolina A da Petrobras sofrerá uma redução de R$ 0,13 por litro em março, o ministro da Fazenda explicou o preço final da gasolina e do etanol. Ele justificou que, desde as articulações fei -

tas pela equipe de transição, o objetivo da equipe econômica era recompor o orçamento público para corrigir medidas tomadas pela gestão anterior.

Vale destacar que a reoneração é parcial porque os impostos não estão sendo retomados no valor integral que tinham anteriormente.

Proteja o seu maior bem e garanta mais tranquilidade para você e sua família.

Seguro de Vida.

Coberturas diferenciadas

07 Cidade BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Gasolina já é encontrada acima de R$ 6
feliepe valdu G a
as coberturas e contrate o seu.
Consulte

Turistando

Vivi

Em Málaga, na Espanha, Edson e Elizabeth Macedo de Fagundes curtem os filhos, noras e os netos, em especial a princesa da família, a netinha Camila

Visita

Grupo do Coração agenda

A nova diretora do Instituto Municipal de Belas Artes, Anacarla Oliveira, recebeu a visita da querida ex-professora do Instituto e eterna artista Neiva Petri Martinez, que tem uma rica história que perpétua por décadas de atuação na música e na arte em Bagé

Turistando

'Ser gaúcho é ser diferente! outro lugar no Brasil com

A união e a parceria entre o leiloeiro Nando Farinha e os Lions Dom Diogo, Tradição e Rotary Bagé Norte deu origem ao Grupo do Coração, que esteve reunido essa semana para organizar uma nova ação comunitária. Em fevereiro, entre os inúmeros vídeos postados nas redes sociais por Galvão Bueno, que ganharam repercussão Brasil afora, está um onde ele declara seu amor pelo Rio Grande do Sul. As bonitas palavras cheias de sentimento foram proferidas durante um encontro festivo entre amigos, marcando o início da colheita da uva em Candiota. “Aprendi, nesses anos de Rio Grande, a respeitar profundamente o que vocês têm de respeito às suas tradições, à sua história, a tudo que vocês levam nos seus corações. O gaúcho tem profundo orgulho que ser gaúcho porque sabe que é ser diferente, ele sabe que é amar sua terra, sua história, seus antepassados, sua vida. É acreditar sempre que pode ser melhor, independente da ideologia, porque a ideologia maior é o amor pelo Rio Grande", afirmou o narrador.

jornalminuano.com.br
Ângela Conde e Cristian Perez em Cartagena, na Colombia

vivianebecker@urcamp.edu.br

Vôlei traz benefícios para corpo e mente

O voleibol é o segundo esporte mais jogados no Brasil, perdendo apenas para o futebol, o queridinho dos brasileiros. A popularidade do esporte se deve, principalmente, às vantagens que ele traz à saúde física e mental como maior resistência,

desenvolvimento dos músculos, contribui para o convívio social, ajuda na perda de peso, na coordenação motora, alivia o stress e traz felicidade para quem o pratica.

São muitos os benefícios do vôlei para seu corpo e sua mente,

quem defende arduamente a prática e mantém há anos equipes sempre ativas é a eterna professora de Educação Física, Maria De Lourdes Colman. Ela informa que a turma da CCGPAC/ Publimar recomeça os treinos no sábado, dia 4, das 15h às 17h, na AABB.

Bagé tem Miss Teen RS Aqua Nature 2023

agenda leilão para abril

A primeira atividade do ano acontece no dia 14 de abril, com a realização do Leilão do Vô e da Vó, em benefício às Fundações Geriátricas José e Auta Gomes e Vila Vicentina. Em breve, os organizadores farão a divulgação dos produtos que serão leiloados.

diferente! Não existe com esse sentimento'

Na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, o gabinete do Prefeito Divaldo Lara serviu de cenário para o momento da aclamação da Miss Teen RS Aqua Nature 2023.

Eduarda Figueiredo recebeu a faixa de Gabrielly Brião Cougo, que disputará o título nacional, que ocorre em abril, em Curitiba.

De acordo com a coordenadora do Miss RS Aqua Nature, Fabiana Eboni, ambas são bajeenses e foram aplaudidas pelas autoridades e representantes presentes no ato.

Exposição Diálogo com a pluralidade

A diversidade de culturas e expressões culturais existentes entre as mulheres bajeenses estarão em destaque no dia 8 de março, reforçando a importância do Dia Internacional da Mulher por meio da Exposição Diálogo com a pluralidade.

Mais de 30 mulheres estarão reunidas mostrando suas mais diversas expressões artísticas na Galeria de Arte Edmundo Rodrigues, localizada no Complexo Palacete Pedro Osório, a partir das 19h.

Momento Doçura Kids

2 08/09 BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023
jornalminuano.com.br
Vivi Becker
O filho pet Dustin, com sua mamãe Thereza Coutinho Giffoni

Bagé tem elevação de entrância de intermediária para final

“Um importante passo para garantir a melhoria na prestação jurisdicional de onze Comarcas gaúchas, fruto de um compromisso assumido logo no início da nossa gestão e, também, de um trabalho expressivo junto à Corregedoria-Geral da Justiça. Sem dúvida, a aprovação irá auxiliar diretamente o trabalho dos advogados e das advogadas das regiões envolvidas e, sobretudo, a cidadania, que é a maior beneficiada com um melhor funcionamento do Judiciário”. Foram essas as palavras do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, após a sessão de julgamento do Órgão Especial no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), realizada na segunda-feira, dia 27,

que aprovou a elevação de entrância de intermediária para final das Comarcas de Bagé, Canoas, Erechim, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo, São Leopoldo, Uruguaiana e Viamão.

Após a aprovação pelo Órgão Especial do TJRS, as elevações das Comarcas precisam ser aprovadas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Segundo a presidente da Subseção Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Márcia Rochinhas, há muito tempo a Comarca deseja essa elevação. “É mais um passo dado, momento que precisa ser agradecido a todos os envolvidos nesse pleito. Vamos agora

envidar os esforços junto à Assembleia Legislativa contando com a sensibilidade dos Deputados”, ressaltou.

As Comarcas gaúchas são divididas entre as de entrância inicial, intermediária e final, de forma que, a cada nível, a capacidade da Comarca é maior, sendo possível que sejam instaladas mais Varas. Com isso, a verba recebida aumenta, e há um crescimento no número de servidores, dentre outros fatores, que acaba por resultar em melhorias na prestação jurisdicional, de forma que a sociedade é melhor atendida no Judiciário. “Com isso, a atuação da advocacia em favor dos jurisdicionados também se torna mais forte”, complementa Márcia.

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10 o p a g a VIDEOLAPAROSCOPIA - ENDOSCOPIA DIGESTIVA - COLONOSCOPIA Rua Ismael Soares, 64 - sala 03 / (53) 33123372
OAB/Subseção
“A atuação da advocacia em favor dos jurisdicionados também se torna mais forte”, diz Márcia DIVULGAÇÃO/OAB-BAGÉ

Urcamp,

O trabalho da Pró-Reitoria de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROIPPEX) segue expandindo a formação continuada dos alunos da Urcamp. A principal novidade é o oferecimento de um Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos. O curso será viabilizado graças a uma parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A parceria consiste na Unisinos em disponibilizar o quadro docente e, a cada dia 15 dias, realizar aulas em Bagé. O oferecimento do Mestrado também inclui os campi Alegrete, Sant’Ana do Livramento e São Gabriel e demais municípios da região da Campanha e Fronteira-Oeste. Também é possível que o candidato selecionado para o Mestrado faça aulas diretamente do campus de São Leopoldo ou desenvolva projetos na sede da universidade. A Unisinos solicita, ainda, que, durante uma semana, no final de cada semestre, que o aluno vivencie as atividades direto da sede. Caso isso não seja possível, a recomendação é que se

Inscrições se estendem até segunda-feira

debata, diretamente com a instituição, outra maneira de suprir às demandas.

O Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos da Unisinos tem como objetivo a formação de profissionais que aliem a atitude investigativa à prática transformadora, para atuar nas áreas de Nutrição e Alimentos, transferindo conhecimentos para a sociedade, a fim de atender a demandas atuais do mercado de trabalho.

Trata-se do primeiro do Brasil da área de Nutrição aprovado pela CAPES.

As inscrições estão abertas de forma online até segunda-feira, 6 de março. A taxa é de R$ 70. Após, haverá o processo seletivo, nos dias 14 e 15. A lista preliminar de aprovados será divulgada no dia 16, e a lista definitiva, a partir de 21 de março. As matrículas poderão ser realizadas de 24 a 30 de março.

Mais detalhes e para efetuar inscrição, o link é o seguinte: https://www.unisinos. br/pos/mestrado-profissional/ nutricao-e-alimentos/presencial/sao-leopoldo.

em parceria com Unisinos, oferta Mestrado Profissional em Nutrição e Alimentos Prefeitura licita compra de elevador para o Museu da Lã

Uma das matérias-primas mais abundantes da região vai ganhar um espaço de memória e cultivo da tradição. O Museu da Lã deve funcionar nas dependências da antiga Cooperativa Bageense de Lã, junto ao Arquivo Público. O projeto ganha novos contornos com a publicação de edital, realizada esta semana, no Diário Oficial do Estado.

Conforme o aviso de licitação, a Prefeitura de Bagé busca empresa especializada para aquisição e implantação de elevador, com prestação de garantia e manutenção preditiva, preventiva e corretiva do equipamento. A estrutura será instalada no prédio que irá abrir o Museu da Lã.

Inclusive, a compra do equipamento e instalação será realizada com emenda destinada pelo deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas,

que destinou o montante de R$ 200 mil ao projeto. O recurso já está depositado na conta da Prefeitura de Bagé desde o final de 2021.

O projeto é uma realização da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (APATUR), fi -

nanciado pela Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto de idealização do Museu da Lã tem objetivo de preservar e salvaguardar os saberes e fazeres da lã do estado.

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
Memorial será instalado junto ao Arquivo Público Jeferson VAIner/esPecIAl JM
D IV ulg A ção

Novelas

Mar do Sertão - GLOBO - 18h30min

José pede para Fubá Mimoso contar quem o contratou para matá-lo. Xaviera sugere que Tertulinho doe terras que estão ociosas. Lorena avisa a Padre Zezo que José está bem e que Fubá Mimoso se arrependeu. Noé conta para Deodora que aceitará o dinheiro do coronel e ela implora que Pajeú o mate. Deodora manipula Tertulinho, que vai atrás de Noé. Catão e o coronel preparam uma emboscada para Noé, que chega armado para o encontro. Tertulinho encontra Noé e os dois se enfrentam. A arma de Noé dispara enquanto ele está agarrado a Tertulinho.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Bruna confronta Theo, que a trata com hostilidade. Anthony posta um vídeo de Érika falando de Lui. Sol não consegue cantar para vender as quentinhas por causa de Theo. Lui se entristece ao ver o vídeo de Érika. Orfeu convence Theo a fazer um negócio ilícito. Érika furta a agenda de Wilma. Theo se esconde quando vê Guiga na porta de seu apart discutindo com Kate. Vitinho tem uma ideia para tentar ajudar Lui e o inscreve no evento de Julião. Clara procura Lumiar. Jenifer é assediada no ônibus, e Eduardo a ajuda. Yuri recebe uma mensagem pedindo para comparecer à delegacia. Sol fica tensa com a presença de Theo novamente em seu local de trabalho. Yuri é preso injustamente, e Lumiar e Ben assumem o caso. Lumiar teme o entrosamento entre Ben e Jenifer.

Travessia - GLOBO - 21h

Núbia não gosta de ver Brisa na festa. Stenio diz a Helô que Moretti quer atribuir a Guerra a paternidade de Ivan. Leonor percebe o interesse de Talita por Caíque. Brisa discute com Ari e acaba jogando o rapaz na piscina. Brisa vê Oto chegando à festa com Bia e conclui que ele era o pierrô. Brisa envia um vídeo para Guerra, pedindo desculpas por seu comportamento na festa. Oto comenta com Dante que não confia em Guida. Guerra não se sente bem e no hospital fica sabendo que terá de fazer nova cirurgia. Ari dá a entender a Gil que o projeto do casarão não terá o resultado esperado por Guerra.

Carreira em expansão e chance de receber uma proposta de outro lugar. Ótima sintonia com os colegas e entrosamento no trabalho em equipe. Na paixão, você vai se animar nas paqueras e pode curtir um período cheio de estímulos com o crush.

No trabalho, você estará mais otimista, com pique para realizar suas ambições e contagiar os colegas. Boa sorte em entrevistas de emprego. Na conquista, vai esbanjar poder de sedução. A dois, é hora de se divertir com love e deixar os problemas longe da relação.

Nos assuntos do coração, seu poder de sedução fica cristalino e pode rolar um lance com alguém que tem sua vibe. Com seu jeito alegre e atraente, vai conquistar o crush. No namoro, pode ficar confiante com os rumos da relação. Período de muito dialogo.

O momento é oportuno para resolver questões pendentes, saldar dívidas e se livrar de uma vez por todas de preocupações que tiram o seu sono. Há chance de pegar um trabalho extra, só guarde a novidade para você por enquanto. Na paixão, seus desejos aumentam.

Pode sobressair no trabalho e chamar a atenção dos chefes graças aos seus múltiplos talentos. Se procura emprego, terá boas sacadas para brilhar em entrevistas. Nos contatos e amizades, seu bom astral será contagiante.

Em paz com o Sol, a Lua também garante um dia alegre nos contatos e muito agito nas redes sociais. Terá papos agradáveis com pessoas queridas e sua lista de amizades tende a aumentar. Vida sentimental cheia de estímulos.

Palavras Cruzadas

Busque um ambiente bem sossegado e longe de agitação para se concentrar em seus deveres. A fase ainda é indicada para promover mudanças em seus hábitos e investir no que eleva seu bem-estar. Talvez decida manter um lance em segredo.

Fique de olho nas oportunidades de progresso e resolva todos os assuntos com a firmeza típica do seu signo. Na paquera, pode rolar um clima especial com uma pessoa experiente, dinâmica e sedutora, mas o coração estará em busca de certezas.

Sua habilidade para expor ideias e defender interesses está tinindo e você saberá convencer com facilidade. No trampo, terá foco no que interessa e pode pintar uma boa oportunidade de promoção. O amor será iluminado pelas estrelas.

Há chance de assinar um contrato temporário ou iniciar uma segunda atividade profissional. O astral estará mais divertido com os colegas e a interatividade pode abrir espaço para boas amizades. Terá oportunidades de paquera com gente que conhece.

Você vai conquistar aliados, apoios e seus projetos podem fazer sucesso repentino. Na paixão, notícia de paquera vai deixar você muito mais alegre. Pode receber proposta de namoro de alguém que admira.

É hora de focar em suas metas e confiar na sua capacidade de triunfar. Nos agitos sociais, pode estreitar relações de amizade com pessoas mais vividas, descoladas e experientes. A paquera também deve ser alvo de surpresas.

Loterias

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES
Horóscopo
16 22 29 35 38 49 08 23 27 37 67 Sorteio: 6087 Sorteio: 2435 Sorteio: 2568 Sorteio: 2750 Sorteio: 2487 01 02 06 07 08 09 11 13 14 16 17 18 21 22 23 LOTOFÁCIL 08 09 25 27 29 31 35 40 44 46 47 64 71 72 75 78 79 88 94 98 LOTOMANIA 13 18 25 28 34 41 1º16 31 39 40 43 44 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05742 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 055273 062619 087938 037887 015441

O que muda com a futura nova faixa do Imposto de Renda

Divulgação

No início do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o governo vai aumentar o salário mínimo para R$ 1.320 em maio. Na mesma ocasião, segundo ele, deve ser divulgada a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640. Para entender sobre a mudança, o JM conversou com o pró-reitor de Administração do Centro Universitário da Urcamp, Ronald Rolim de Moura, sobre o assunto.

Conforme Rolim de Moura, o Ministério da Fazenda já finalizou a proposta para a correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A alteração ampliará a faixa de isenção, que atualmente está em R$1.903,98, para R$

2.640,00 - o dobro do atual salário mínimo. A proposta foi anunciada no dia 16, por Lula. “Para um efeito imediato, o presidente Lula pode fazer a mudança na tabela do IR via medida provisória, pois a mudança depende do aval do Congresso pelo limite de isenção a ser fixado por lei”, descreve o pró-reitor. “O problema da falta de correção da tabela anos últimos anos vai fazer com que, em 2023, os contribuintes que recebem um salário-mínimo e meio já tenham que pagar o imposto”, completa.

“Para um efeito imediato, o presidente lula pode fazer a mudança na tabela do ir via medida provisória”, diz rolim de moura

O professor ainda acresenta de que a correção da tabela do imposto de renda é um dos pontos centrais do novo governo, pois foi uma promessa de campanha. Atualmente, o valor do salário mínimo se encontra em R$ 1.302,00, então, quem ganha um salário e meio, cerca de R$ 1.953,00, já deve pagar o imposto. Entretanto, o valor aprovado pelo Congresso Nacional no Orçamento Geral da União de 2023 é de R$ 1.320, um aumento real de 2,8%, que deverá entrar em vigor a partir de maio.

Segundo o presidente, a faixa de isenção passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640 e progredirá até chegar a R$ 5 mil. A última atualização foi feita em 2015.

13 BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
arquivo jm
isenção passará de r$ 1.903,98 para r$ 2.640

Óbitos

LUIZ EDISON LUCAS AVANCINI, 65 anos, auxiliar administrativo, casado com nair de Fátima Simão Abdallah Avancini. Residia na rua Barão do Triunfo Deixa os filhos Edison, Eduardo e Fernando Augusto.

DIONES MÁRIO LEITE LEMOS, 62 anos, serviços gerais, casado com Elisa Jorge Lemos. Residia na rua Manoel Conceição, bairro Morgado Rosa. Deixa os filhos Maicon, Lidiane, Miriane, Leonardo, Milene, Graziela e Diomar Jorge.

DANILO NOGUEIRA RODRIGUES, 64 anos, campeiro rural aposentado, solteiro. residia na rua 740, bairro Prado Velho. Deixa os filhos Simone, Daniela, Andreia, Josiane, Verônica e Kauã.

HILMA DE VÊNUS ROSAS QUINTANA, 95 anos, aposentada, viúva. residia na rua Santos Dumond, Centro, Pelotas/RS. Deixa o filho Marcus.

LUIZ FLÁVIO FERRONI ROMERO, 73 anos, mecânico, viúvo. residia na rua rodolfo Móglia, bairro Mascarenhas de Moraes. Deixa os filhos Marco Aurélio, Flávio Henrique e Juliano.

Caso Kiss: recursos do MPRS da condenação dos réus seguirão para os tribunais superiores

Os recursos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para reverter a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJRS) que, por 2 votos a 1, decidiu pela anulação do júri do Caso Kiss, foram admitidos na terça-feira, 28 de fevereiro de 2023. O Recurso Extraordinário e o Recurso Especial seguirão agora para análise no Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), respectivamente. “Temos convicção que as nulidades apontadas pela 1ª Câmara Criminal serão afastadas e que o julgamento que condenou os quatro réus será mantido, afinal essa foi a vontade da sociedade.

Ao longo deste processo, as decisões dos tribunais superiores, em sua maioria, têm sido favoráveis ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, o que nos

deixa ainda mais confiantes na reversão”, destacou o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Júlio César de Melo.

Brigada Militar prende homem envolvido com roubo a pedestres

Uma guarnição da Brigada Militar foi acionada na segunda-feira, dia 27, pela sala de operações para atender uma ocorrência de roubo a pedestre. A guarnição entrou em contato com as vítimas que informaram as ca-

racterísticas de dois indivíduos que haviam roubado um aparelho celular, sendo que um deles estava em posse de um facão. Durante a averiguação nas proximidades, dois indivíduos ao avistarem a viatura fugiram,

seno possível alcançar e abordar um deles, e ao proceder a busca pessoal, foi encontrado um facão e o celular oriundo do roubo. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.

Uma guarnição da Brigada Militar foi acionada na segunda-feira, dia 27, pela sala de operações para atender uma ocorrência de roubo a pedestre. A guarnição entrou em contato com as vítimas que informaram

as características de dois indivíduos que haviam roubado um aparelho celular, sendo que um deles estava em posse de um facão. Durante a averiguação nas proximidades, dois indivíduos ao avistarem a viatura fugiram,

sendo possível alcançar e abordar um deles, e ao proceder a busca pessoal, foi encontrado um facão e o celular oriundo do roubo. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
14
Segurança
Tragédia completou 10 anos em janeiro
prende acusado
BM
de resistência e lesão corporal

Bagé divulga mais atletas para disputa da Série A2

O Grêmio Esportivo Bagé anunciou mais jogadores para o plantel que disputará a Série A2: Thomaz Souza (volante); Robson Dutra, o Robisinho (atacante) e Arthur Vidal (atacante). Os reforços foram divulgados entre terça-feira e quarta-feira pelas redes sociais do clube.

Thomaz Souza tem 24 anos e foi campeão da Copa FGF em 2020 e da 2ª Divisão Gaúcha em 2021. Tem passagens por clubes como Santa Cruz, Guarani de Venâncio Aires, Brasil de Farroupilha e São Borja.

Já Robisinho foi revelado na peneira que o clube realizou em 2022, tendo sido um dos destaques do jalde-negro na campanha do acesso para a Série A2. Ele teve seu contrato renovado com o jalde-negro que trabalha na formação do plantel que buscará, a partir de abril, o acesso à primeira divisão do futebol gaúcho.

Da categoria de base, o clube integrou o jogador Arthur Vidal para reforçar o ataque jalde-negro. O atacante estava na categoria de base do clube desde 2017. Em 2022, o jogador foi destaque na categoria Sub-15, tendo sido convidado para ingressar no profissional para a temporada 2023.

Guarany contrata primeiro zagueiro para temporada 2023

Na segunda-feira, 27, o Departamento de Futebol do Guarany divulgou, em suas redes sociais, a contratação de Léo Santos para o plantel do time treinado por Hélio Vieira. O atleta é o primeiro zagueiro anunciado pelo clube que defenderá o Índio em 2023.

Leonardo Carneiro Martins dos Santos tem 24 anos e já vestiu as camisetas de clubes gaúchos como o Inter de Santa Maria, o Lajeadense, além de ter

atuado por equipes de fora do estado, como a Luverdense e o XV de Piracicaba.

Em 2022, Léo Santos esteve no grupo do Avenida que colocou a equipe na Série A do futebol gaúcho. Com a contratação, já são 12 os atletas que estarão no grupo alvirrubro para a disputa da Série A2.

Inscrições para as categorias de base do jalde-negro estão abertas

O Grêmio Esportivo Bagé divulgou que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que desejam ingressar na base do jalde-negro. Os horários dos treinamentos estão divididos nas terças e quintas-feiras, para crianças dos 5 aos 7 anos; dos 8 aos 11 anos e para meninos da Sub-13.

Já as segundas, quartas e sextas são voltadas para os treinamentos da Sub-15 e Sub-17.

Treinamentos acontecem às terças e quintas-feiras

BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Léo Santos tem passagem por clubes gaúchos e de outros estados Thomaz Souza Arthur Vidal Robson Dutra
DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
FOTOS: DIVULGAÇÃO

Consumo de água aumentou durante o racionamento

Na última semana, precipitações ocorridas na Campanha baixaram a temperatura dos termômetros e deram um alívio na longa estiagem que castiga a região. Contudo, nem mesmo os índices de chuvas foram suficientes para melhorar o cenário do abastecimento no município. O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) informou, através do setor de comunicação, que não houve alteração relevante nas barragens devido às últimas chuvas. A Sanga Rasa, por exemplo, o maior e principal reservatório do município, está com 6,30m abaixo do nível normal. Já o Piray está com 3,60 metros de déficit. A Emergencial está com 0,65 aquém. Vale destacar que a estiagem que assola o Estado, inclusive, colocou Bagé no mapa de municípios em situação de emergência. No início de fevereiro, a Rainha da Fronteira decretou emergência nas áreas urbanas e rurais, com duração de 180 dias. Além de Bagé, mais de 250 municípios do estado fizeram a declaração. Fevereiro, aliás, encerrou com índice de precipitações abaixo da média histórica - o acumulado do mês foi de 94,1 mm, enquanto a média histórica - que reúne uma média de chuvas dos últimos anos no mesmo

período - é de 160mm.

Para tentar evitar o agravamento do cenário da estiagem na zona urbana, a autarquia implantou racionamento de 12 horas no dia 1º de fevereiro - antes disso, desde 14 de janeiro, o município já havia instaurado racionamento preventivo durante a madrugada. Mas nem mesmo a medida de diminuir o horário de abastecimento durante o dia está sendo suficiente para garantir uma atenuação da situação. Isto porque, segundo dados da própria autarquia, o consumo de água aumentou, mesmo em meio ao racionamento.

Conforme dados do Daeb, o consumo total registrado nos hidrômetros, em dezembro de 2022, por exemplo, foi de 528.591m³uma média de 17.051m³ por dia. Já em janeiro, quando teve início o racionamento preventivo, o consumo aumentou par 568.631m³, com média diária de 18.343 m³. Em fevereiro, mês em que o racionamento de 12 horas teve início, o consumo registrado nos hidrômetros foi ligeiramente menor, em termos gerais, com 511.993m³ de água consumidos. Mas é importante destacar que, enquanto dezembro e janeiro tiveram 31 dias, os dados de fevereiro informados pelo departamento foram registra-

dos até dia 27 - ou seja, a média diária de consumo se torna maior em relação às demais, com 18.963m³.

Segundo a autarquia, mesmo com o alto consumo de água durante os meses de maior temperatura, agravado pela falta de chuvas volumosas, não há previsão de aumentar o período de racionamento. Ainda assim, alerta a população para a escassez de chuvas e a situação que se agrava no município. “Neste momento, é imprescindível que todos cuidem dos vazamentos internos, até mesmo torneiras pingando. O Daeb ainda lembra que está proibido o uso de água da rede pública para situações que não são prioritárias,

como lavagens de veículos e troca de água das piscinas e reservatórios residenciais, de entidades ou clubes”, destaca a autarquia, através de nota.

Em ocasiões anteriores, o cenário se tornou tão árido e calamitoso, que as residências recebiam água somente durante seis horas diárias. Também foram utilizadas fontes alternativas de abastecimento, como a barragem das Pedreiras. Por enquanto, o abastecimento tem sido reforçado com poços artesianos localizados nos bairros São Domingos, Malafaia, Aeroporto e Floresta. Também estão em uso quatro veículos atendendo as demandas urbanas e rurais. O Daeb utiliza um caminhão-

-pipa alugado, de 15 mil litros, e o caminhão do Exército, que possui capacidade de 12 mil litros. O veículo militar atende, no momento, o Presídio Regional. Este apoio possibilita que os outros caminhões da autarquia possam fornecer água para mais locais da cidade.

Além disso, duas pipas foram confeccionadas a partir de um tanque inservível de 28 mil litros. O equipamento havia sido doado anos atrás pela Receita Federal e estava parado por não ter carreta para transportar e por ser muito grande para manobrar. A partir dele, foram construídas duas pipas, uma de 10 mil litros e outra de 15 mil litros. Neste equipamento, o valor investido foi de R$ 90 mil.

Contracapa BAGÉ, 2 E 3 DE MARÇO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
DeiviDi LeoneL/especiaL jm
sanga Rasa, maior e principal reservatório do município, está com 6,30 metros abaixo do nível normal
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.