20221018

Page 1

Vice-presidente destacou o papel do agronegócio na economia gaúcha

visa capacitação de educadores para avaliação de estudantes

Desde segunda-feira, dia 17, Bagé

Legislação
Novos registros foram efetuados após delegada anunciar investigações Alvirrubro foi eliminado da Copa FGF pelo Guarani de Venâncio Aires Gilmar Mendes avalia ações sobre chamamento público para autorizações Mourão acompanha a Expofeira em Bagé Sancionada Lei que prevê identificação de TDAH Denúncias acusam professor de Bagé por abusos Derrota do Guarany encerra temporada bajeense STF debate critérios para cursos de Medicina POLÍTICA SAÚDE SEGURANÇA FUTEBOL SUPREMO BAGÉ, terça-feira, 18, e quarta-feira, 19 de outubro de 2022 - ANO XXVIII Nº 6 896 | R$ 3,00 Pág. 5 Pág. 5 Pág. 14 Pág. 15 Pág. 7 DE PORTAS ABERTAS Pág. 3
integra a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que assinala, ainda, o bicentenário da independência. Através do Urcamp de Portas Abertas, Instituição de Ensino Superior promove uma extensa programação. No Museu Dom Diogo de Souza, por exemplo, exposição destaca trabalho de seis cientistas naturalistas que passaram pelo Rio Grande do Sul. OS 200 ANOS DA CIÊNCIA NO BRASIL EM DESTAQUE DIVULGAÇÃO ROSINEI COUTINHO/SCO/STF PREVISÃO DO TEMPO TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRABom Bom11ºC 9ºC23ºC 19ºC Fechamento da edição: 19h jornalminuano.com.br

-

CNPJ: 87415725/0012-81

Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377 E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Cavalgada do Lenço Pink acontece em Pedras Altas

No desfile, 110 mulheres e meninas cavalarianas percorreram cerca de 28 quilômetros

No mês que tem por objetivo conscientizar mulheres sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, os eventos de prevenção são unidos às tradições do Rio Grande do Sul. Como foi o caso da “Cavalgada do Lenço Pink”, que aconteceu em Pedras Altas.

Ocorrida no sábado, dia 15, a cavalgada foi promovida pela Prefeitura, Câmara de Vereadores e Secretaria da Saúde, com o apoio da comunidade. No desfile, 110 mulheres e meninas cavalarianas percorreram cerca de 28 quilômetros com camisas brancas e lenços pink, que transmite a mensagem do outubro rosa em uma forma singular gaúcha.

Durante o percurso, ocorreu um churrasco de almoço para as cavalarianas, seguido de palestras preventivas no CTG Sentinela de Pedras Altas. Na noite, ocorreu um bailão em prol das mulheres. Todas as arrecadações serão convertidas em doações para entidades que ajudam mulheres a combater o câncer de mama.

02 BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 Região www.jornalminuano.com.br
JÉSSICA PEREIRA/ESPECIAL JM
Endereço:
FAT
Jornal Minuano |
Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane BeckerMelissa Louçan - Jaqueline Muza - Rochele Barbosa - Yuri Cougo Dias - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação - Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira Laboratório de Jornalismo

Urcamp abre as portas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Iniciou, na segunda-feira, dia 17, a programação do “Urcamp de portas abertas: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A celebração faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Governo Federal, e conta com apoio do Centro Nacional de Pesquisa (CNPq) e SNTC. Com atividades gratuitas, a programação é variada, aberta ao público e se estende até sexta-feira.

A atividade inaugural da programação é a exposição “Viajantes Naturalistas no Rio Grande do Sul”, que iniciou no Museu Dom Diogo de Souza. A visitação acontece das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, até o dia 21 de outubro.

Para a exposição, foram selecionados seis grandes cientistas, viajantes naturalistas que passaram pelo Rio Grande do Sul, dedicando-se aos estudos da História Natural. São eles Aimé Bonpland, Augustin François César Prouvensal de Saint-Hilaire, Carl Axel Magnus Lindman, Friedrich Sellow, Louis-Fredéric Arsène Isabelle, Robert Christian Barthold

Avé–Lallemant. No Museu, estão dispostos livros dos viajantes, além de material arqueológico resultante das pesquisas, além de materiais produzidos pelos acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Urcamp.

Diversas atividades serão disponibilizadas ao público durante a semana no Ginásio do Corujão, nos campus de Alegrete e Bagé. Entre as atividades, se destacam a Feira das Profissões, Feira de Ciências, Mostra de Iniciação Científica Júnior, Laboratórios de Portas Abertas, Laboratórios Virtuais e Atividades Extramuros.

“Temos por objetivo neste projeto dar condições para o aluno da Educação Básica vivenciar o que se denomina método científico a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las e refutá-las quando for o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos através das feiras e mostras científicas, bem como do espaço dos laboratórios abertos e virtuais

Corujão sediará Feira das Profissões a partir desta terça-feira

e de exposição no Museu Dom Diogo de Souza”, destaca a coordenadora geral do projeto, Anabela Silveira de Oliveira.

Ela destaca, ainda, que entre as atividades estão as competências e habilidades desenvolvidas pelo corpo docente nos cursos de Educação Básica, da Graduação e da Pós-graduação da Urcamp, que tem um currículo voltado para Educação Híbrida e Transformadora.

A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e traz, neste ano, o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”. O evento ocorre desde 2004, promovendo, em todo o país, atividades gratuitas, abertas à comunidade tanto no formato presencial como online. O tema proposto na edição de 2022 busca uma reflexão sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira.

Nesta terça-feira, a programação inicia às 9h, com a Feira das Profissões, que se estende durante toda a semana. Durante a manhã, a Urcamp abre os laboratórios para visitação, no Corujão.

Das 14h às 16h, serão apresentados os laboratórios virtuais. Durante a noite, das 18h às 21h, os participantes podem acompanhar podcasts, vídeos e webnares no Salão de Atos.

Na quarta-feira, das 9h às 21h, a programação disponibiliza visitações na Feira das Profissões,

Feira de Ciências e Mostra de Iniciação Científica Jr. Na quinta-feira, durante a manhã, das 9h às 12h, além da programação da Feira das Profissões e o Laboratório de Portas Abertas. À tarde, seguem os laboratórios virtuais, além de programação no Salão de Atos, com vídeos e conferências online.

03BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 Cidade www.jornalminuano.com.br
Artefatos arqueológicos fazem parte da exposição no museu DIVULGAÇÃO Estruturas recebem últimos ajustes antes de receber visitantes FOTOS: ALANA PORTELLA
Programação se estende até sexta-feira

Campo & Negócios

Lavras do Sul sediará seminário do programa Duas Safras

Brasil exporta alimentos para uma centena de países”, destacou ele, ressaltando que, “com ciên cia e agenda integrada de todos os atores envolvidos nesta pauta, vamos resgatar o papel do RS no agronegócio nacional e interna cional”.

Desde o começo do ano, o Senar-RS está realizado uma sé rie de seminários para ampliar as discussões sobre o programa Duas Safras, movimento que visa intensificar a produção sus tentável da agropecuária no Rio Grande do Sul. A programação prevê nove eventos, em diferen tes polos produtivos do Estado, reunindo produtores, pesquisa dores, assistência técnica e lide ranças que atuam no setor de grãos e proteína animal. A próxi ma edição ocorre nesta terça-fei ra, dia 18, em Cruz Alta. Após, em 4 de novembro, Lavras do Sul sediará o evento.

Em Passo Fundo, norte do RS, o Seminário Duas Safras reuniu 50 pessoas no dia 4. De acordo com o presidente da Far sul, Gedeão Pereira, o Brasil é o

único país que pode suprir o au mento na demanda de alimentos no mundo. “A Ásia só tem areia, gente e dinheiro. O Brasil tem solo, com vasta área para produ zir alimentos em quantidade, qualidade e com preço competiti vo”, afirmou, lembrando que, o que diferencia a agricultura bra sileira do resto do mundo é a pos sibilidade de fazer duas safras por ano, e até três safras nos sis temas mais intensificados.

Para o chefe Geral da Em brapa Trigo, Jorge Lemainski, a otimização do uso da terra no in verno é o pilar do projeto Duas Safras. “O melhor uso do inverno certamente vai dinamizar o Rio Grande do Sul, movimentando a economia de todo o País, com impactos na oferta de alimentos no Brasil e no mundo, já que o

“Acredito que toda essa movimentação ao longo da safra de inverno vai de fato impactar a produção agropecuária viabili zando o produtor, a indústria e o consumidor. Esse é o propósito do projeto Duas Safras que ultra passa as fronteiras do Rio Grande do Sul, gerando renda no inverno e intensificando o sistema de pro dução como o melhor caminho para reduzir riscos em toda a ca deia”, concordou Francisco Tur ra, presidente do Conselho Con sultivo da Abpa.

As primeiras reuniões para construir o programa Duas Safras iniciaram há quase cinco anos, quando a escassez de milho co meçou a limitar o abastecimento da indústria de suínos e aves. Em pouco tempo, a Embrapa apresen tou alternativas com o uso de ce reais de inverno para abastecer a indústria de proteína animal. O movimento começou a ganhar a adesão de diversas lideranças e entidades, ampliando o foco para o desenvolvimento da agropecuá ria no Rio Grande do Sul.

Demanda externa aquecida eleva cotação do milho

A demanda internacional pelo cereal brasileiro esteve mais aquecida ao longo da semana passada, cenário que elevou os preços nos portos e, consequen temente, no mercado interno. Se gundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Eco nomia Aplicada (Cepea), o au mento da demanda externa está atrelado principalmente às preo

cupações com a escalada no con flito entre Rússia e Ucrânia, que poderia atrapalhar as exportações de grãos pelo Mar Negro, e tam bém à colheita nos Estados Uni dos, que ainda segue em ritmo inferior ao registrado na tempo rada passada.

No Brasil, de acordo com a análise, consumidores ainda não apresentaram interesse tão ativo

no interior do País frente ao re gistrado no corredor da exporta ção – boa parte destes deman dantes está atenta ao andamento da safra verão e aos estoques de passagem confortáveis da atual safra. Já produtores voltaram as atenções aos maiores valores praticados nos portos, limitando as vendas de grandes volumes no spot nacional.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br
04
JOSEANI ANTUNES / EMBRAPA Embrapa apresentou alternativas com o uso de cereais de inverno para abastecer a indústria de proteína animal

Fogo Cruzado

Mourão destaca papel do agronegócio durante ato inaugural da Expofeira de Bagé

A importância do agronegócio para a economia do Brasil foi destacada pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, durante ato inaugural da 110ª Expofeira de Bagé, realizada no domin-

go, 16, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães.

O vice-presidente, eleito senador, classificou o agronegócio como carro-chefe da economia gaúcha. Destacando que o

grande destaque do país, enquanto produtor, é fruto de um trabalho desenvolvido há décadas, com fomento da produção rural como matriz produtiva. “É um trabalho realizado ao longo dos últimos 40 anos, e hoje somos um dos grandes produtores de comida no mundo. Ninguém pode falar em segurança alimentar no mundo se o Brasil não tiver sentado na mesa”, pontua. Mourão foi recepcionado pelo presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Corrêa de Mello. Também participaram do evento o secretário estadual da Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes; o senador uruguaio, Luís Sergio Botana; o prefeito de Bagé, Divaldo Lara; e o deputado federal Afonso Hamm.

Rua pode receber denominação de Jornalista Mário Nogueira Lopes

O Legislativo bajeense avalia um projeto de lei, apresentado pelo vereador Cláudio Figueira da Silva (Xuxa), do PTB, que formaliza nova denominação da rua Dez, localizada no Loteamento Minotto. Se a proposta for aprovada, a via vai receber o nome de Jornalista Mário Nogueira Lopes.

Mário Lopes, que completaria 100 anos no dia 28 deste mês, iniciou carreira na imprensa na década de 1940, editando pequenos jornais. Foi o primeiro comentarista e narrador esportivo do rádio bajeense e, também, o intro-

dutor do radioteatro no município.

O jornalista foi diretor do Jornal Correio do Sul, de 1970 a 1994. Mário Lopes também foi membro fundador do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, criado em 1995. A proposta de Xuxa, inclusive, tramita com moção de apoio do Núcleo e do Rotary Club de Bagé Norte.

A Câmara ainda não tem prazo para votação da matéria. A proposta ainda deve ser analisada pelas comissões técnicas do Legislativo, antes de ser apreciada em plenário.

Candiota registra aumento no número de beneficiários do BPC

Dados da Controladoria-Geral da União apontam aumento no número de candiotenses que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No ano passado, o BPC foi pago para 153 beneficiários em Candiota, totalizando R$ 1,9 milhão. Neste ano, em oito meses o benefício contemplou 164 pessoas, representando R$ 1,3 milhão.

O aumento não foi registrado apenas em Candiota. O mesmo ocorreu em Bagé. A evolução é reflexo de novas regras para acessar o BPC, que passaram a valer no início do ano. Antes, para ter direito ao benefício, a renda familiar per capita deveria ser inferior a um quarto do salário mínimo.

Agora o rendimento pode ser

igual a um quarto do salário mínimo. Há ainda a abertura para casos excepcionais, em que a renda por pessoa na família pode chegar a meio salário mínimo.

Outra novidade no BPC é o auxílio-inclusão, que prevê o valor de meio salário mínimo concedido aos beneficiários com deficiência que conseguirem ingressar no mercado de trabalho.

Para receber, a pessoa não pode ter rendimento familiar per capita superior a dois salários mínimos e deve receber ou ter recebido o BPC em algum momento nos últimos cinco anos.

O BPC garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qual-

quer idade. No caso da pessoa com deficiência, a condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos dois anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para ter direito ao BPC, não é preciso ter contribuído para o INSS. Diferente dos benefícios previdenciários, o BPC não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. Para ter direito é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo. O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único.

Sidimar Rostansidimar_frostan@hotmail.com

Bagé deve estabelecer programa para identificação de estudantes com TDAH

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, sancionou o projeto de lei que cria o programa para identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral de educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na rede pública e privada de educação. Aprovada pela Câmara em agosto, a proposta foi apresentada pelo vereador Ruben Salazar, do PT, em 2021, antes de renunciar ao cargo.

A nova lei prevê que o programa deverá abranger a capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais de dislexia e TDAH nos estudantes, bem como realizar as flexibilizações curriculares com avaliações diversificadas que contemplem as habilidades, atendendo as necessidades educacionais específicas no desenvolvimento do estudante.

A legislação determina, ainda, que as instituições de ensino, públicas e privadas, deverão ofertar uma equipe multidisciplinar de apoio para a realização da identificação precoce e a orientação para efetiva inclusão dos alunos. Além disso, cada estudante diagnosticado deverá ter um portfólio contendo laudos médicos, avaliações psicopedagógicas e relatórios pedagógicos do desenvolvimento durante o ano letivo.

Ruben argumentava, na justificativa que apresentou junto ao projeto, que ‘crianças e adolescentes com TDAH apresentam prejuízos claros no seu funcionamento escolar e social’. “Ao longo do desenvolvimento, o TDAH está associado com um risco aumentado de mau desempenho escolar, repetência, expulsões e suspensões escolares, relações difíceis com familiares e colegas, desenvolvimento de ansiedade e depressão”, pontua.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022www.jornalminuano.com.br
05
Vice-presidente cumpriu agenda na cidade no domingo PATRICK CORRÊA/ESPECIAL JM Jornalista que morreu em 2016 completaria 100 anos no dia 28 ARQUIVOJM Projeto de lei foi aprovado pela Câmara em agosto ARQUIVOJM

Empreendedor

Nory Boutique dá início às vendas de camisetas em alusão ao Outubro Rosa

O mês de outubro chegou e, com ele, a importância da pre venção ao câncer de mama. E pensando em auxiliar as entida des que prestam acolhimento às pessoas acometidas pela doença, a Nory Boutique deu início, na sexta-feira passada, à campanha de venda de camisetas com es tampas exclusivas e que fazem alusão ao Outubro Rosa.

Cada uma custa R$ 58 (ta manhos P, M e G ) e está dispo nível na Nory Boutique. A me tade da renda será revertida à Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC). O estoque é li mitado. Além da camiseta, é possível comprar boné persona lizado do Outubro Rosa, ao va lor de R$ 48, também à venda na Nory Boutiqu e.

Além de estarem à venda na Nory, os produto - tanto ca misetas quanto bonés - também estarão disponíveis em uma ação no 21 de outubro, junto à Singular Saúde.

“É uma forma de ajudar mos uma importante instituição da nossa cidade que faz um ex celente trabalho, prestando aten dimento de qualidade a todos que necessitam de tratamento”, destaca a empresária Quélen Kopper.Metade da arrecadação será destinada à LFCC

Desenvolve Dom Pedrito

No dia 10 de novembro, às 19h, na CDL, acontece a quarta palestra da 2ª edição do Desenvolve Dom Pedrito. O tema abordado será: “Quem não se comunica, não vende”, com a palestrante Vera Correa, doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na UCES em Buenos Aires, mestre em Comunicação e Informação, Relações Públicas com Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching, Inteligência Múltiplas e Mindful ness, Consultoria Organizacional e Administração de Marketing. Mais de 20 anos de experiência em Consultoria e Instrutoria.

A palestra capacita para a comunicação assertiva com o cliente, apresenta como erros comuns no processo de comunicação com o cliente pode levar a perda de vendas e, ainda, conhecer os estilos de comunica ção para adequar a mensagem ao seu público. Entre os conteúdos abor dados estão “O mundo mudando: cenários e personagens”; “O processo de comunicação com o outro”; “Armadilhas no caminho da mensagem de vendas”; “Comunicação não verbal”, entre outros.

Panvel na Semana Nacional da Vacinação

Comprometida com a saúde e bem-estar de todos, a Panvel pre parou uma ação especial para estimular que seus clientes coloquem as suas carteirinhas em dia na semana em que se celebra o Dia Nacional da Vacinação. Todas as 86 lojas com Panvel Clinic no RS, SC, PR e SP vão oferecer o serviço da aplicação de forma gratuita.

Os clientes pagarão apenas pelas vacinas. O gesto vacinal (apli cação) de todas as imunizações não será cobrado as aplicações são re alizadas por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos e que seguem todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. As vacinas selecionadas terão descontos de até 25%. Entre elas, a Me ningite B e ACWY, que registraram aumento de procura por conta do recente surto da doença ocorrido em São Paulo. A vacina da gripe terá desconto ainda maior e será aplicada por R$ 25. A promoção já está em vigência e será válida até dia 22.

Aniversariantes

18 de outubro

Alessandra Nunes

Ariela Amaro Perez

Carlos Alberto do Couto

Deise Ribeiro Guedes dos Santos

Denizart Ivan Bittencourt Diônatan Furtado Machado

Dolores Camargo Ferrer

Emanuelle Gonçalves Saballa Ervim Egon Krause Barreto Grazieli Fernandes Diniz João Antonio Saraiva Soares João Ilton Bruxel Jorge Forni

Julney Mendes Gomes Luciane Acosta Rodrigues Luís Carlos Gehrke Luiz Fernando Nunes Manoel Morales Marcelo Lima Márcia Budó

Maria do Carmo Lopes dos Santos Maria Eugênia de Ornellas Caldeira Maria Oliveira Maria Vilma Gonçalves dos Santos Marilene Oliveira Maryane de Brito Belém Nelson Martins Corrêa

Paulo Ricardo Madeira Martins Rafaela dos Santos Portela Santa Mauricia Lemes Sirlei Castro Pereira Tânia Maria Gonçalves Silva

19 de outubro

Andreus Gomes Vicêncio Carla Regina Gestaro Dalmiro Dias Eduardo Sonza Gladir Machado Guterres Ivonete Moreira Jerusa Vieira Martinez Kleber Folleto Mariah Martins Netto Marta Cabral Matheus Couto da Rosa Matheus Lopes Bernardes Paulo Henrique Seixas Leite Plinio Moreira Sofia Silva Barbosa Sônia Regina Oliveira Alves Suzete Guterres Vicenzi Tarso Deamici Gonçalves Thális de Freitas Bressan Tiago Argenton Zaira Fernandes do Couto

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br
06
DIVULGAÇÃO

STF debate exigência de chamamento público antes de autorização para novos cursos de Medicina

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduziu, na segunda-fei ra, 17, uma audiência pública para discutir a exigência de chama mento público antes da autoriza ção para funcionamento de novos cursos de Medicina. Na abertura do evento, realizado na sala de Sessões da Primeira Turma, ele explicou que o objetivo do encon tro é obter “subsídios técnicos e fáticos” acerca da política pública instituída pela Lei 12.871/2013 (Programa Mais Médicos), espe cialmente sobre os impactos que o chamamento público acarreta na oferta, distribuição e qualida de dos médicos do Brasil.

O chamamento público é um procedimento feito pela ad ministração pública para selecio nar parcerias para executar ativi dades ou projetos que tenham interesse geral. No caso dos cur sos de Medicina, ele está previs to no artigo 3º da Lei 12.871/2013, sob a responsabilidade do Minis tério da Educação.

A Audiência Pública, vale frisar, foi convocada pelo minis tro no âmbito de duas Ações so bre o tema, das quais ele é rela tor: a Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e a Ação Direta de Inconstitucio nalidade (ADI) 7187. Na ADC, a Associação Nacional das Uni versidades Particulares (Anup) defende a exigência do chama mento público. Na ADI, o Con selho de Reitores das Universi dades Brasileiras (Crub), presidi do pela reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, sustenta que a medida favorece grandes grupos econômicos e viola a au tonomia universitária, entre ou tros princípios.

Segundo Mendes, a audiên cia visa determinar tópicos como a oferta de médicos no Brasil, sua evolução e distribuição no territó rio nacional; os recursos essen ciais para o funcionamento ade quado de cursos de graduação em medicina; o impacto da política pública estruturada pelo artigo 3° da Lei 12.871/2013, especialmen te do requisito prévio do chama mento público na distribuição re gional de médicos e na formação médica brasileira; a dinâmica do mercado de cursos de graduação em medicina, bem como sua es trutura concorrencial e barreiras à entrada e, por fim, a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) no enfrentamento de deci sões liminares, em sentido amplo, na matéria em questão.

Ao abrir o evento, o minis tro lembrou que a Audiência Pú blica permite a abertura do STF à

contribuições da sociedade civil, ampliando e aprofundando o co nhecimento técnico necessário para adequar a solução da maté ria em debate. “Para além do as pecto técnico, portanto, ressalto o caráter democrático do instru mento”, afirmou.

Defesa por mudança

O Crub entrou como ami cus curiae em Ação Declaratória de Constitucionalidade – ADC, no STF, para discutir a amplia ção dos cursos de Medicina no Brasil e ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade sobre a Lei do Programa Mais Médicos (Lei 12.871/13). Na prática, o Conselho defende a autonomia universitária e livre concorrên cia, e acredita no discernimento do STF para dar a palavra final sobre a discussão. As medidas foram tomadas depois que a As

sociação Nacional das Universi dades Particulares (ANUP) ques tionou o STF sobre a abertura de vagas fora do Programa Mais Médicos.

Segundo Dyogo Patriota, assessor jurídico do Crub, a asso ciação defende que a política de editais do Ministério da Educa ção criou critérios que delibera damente favorecem grandes gru pos econômicos educacionais em prejuízo de associações, funda ções e empresas educacionais de médio e pequeno porte. “Esses grandes grupos só defendem a li vre concorrência quando são fa vorecidos. Em outras situações, utilizam subterfúgios para evitar que outras entidades possam dis putar mercado com serviços de qualidade”, alerta.

Patriota ainda evidencia que esses grupos foram favoreci dos com mudanças nas regras do

chamamento público, como in versão de fases de qualificação acadêmica e financeira e a cria ção de fatores de análise econô mica que não estavam previstos nos editais. “Além de afastar qualquer análise de patrimônio líquido, os novos critérios servi ram para favorecer as IES consti tuídas sob a forma de sociedade anônima, focando na ideia de que a capacidade de geração de lucro provaria a boa saúde finan ceira da IES para todos os fins, o que é proibido pelo Tribunal de Contas da União – TCU”, susten tou ao apontar que critérios de aferição de qualidade deixaram de considerar a existência de cam pi já instalados na região ou, até mesmo, se as universidades já ti nham hospitais próprios. Com a mudança dessa regra, qualquer instituição poderia concorrer, mesmo que não tivesse campus instalado no local. Após ganhar a autorização, essa instituição teria um prazo de quase dois anos para fazer os investimentos e ofertar o curso, na certeza de que o risco de mercado para se interiorizar era quase inexistente.

Ao se manifestar sobre o tema, em Brasília, a presidente do Crub frisou que trata-se de um debate fundamental para nortear o futuro da Saúde em âmbito na cional. “É um tema muito impor tante. Vejo como essencial para definirmos os rumos dos cursos de Medicina, ou melhor, como o País tratará a formação de novos profissionais ao longo dos próxi mos anos. Essa audiência simbo liza a reunião de todos os atores para um debate que busca chegar a um bom momento. Nada me lhor que isso ocorrer aqui, junto ao Supremo”, ressalta Lia.

Bagé receberá mutirão de espirometria para exames que detectam doenças pulmonares

O município de Bagé rece berá a cabine de biossegurança para a realização de exames de espirometria - que auxilia no diagnóstico preciso de doenças pulmonares crônicas. O muti rão acontece até 21 de outubro, das 8h às 16h, no posto de Atendimento Médico da Rua Melani Granier, nº 1.240. A expectativa é atender mais de 80 pacientes. Os exames são uma parceria da Boehringer In gelheim com as Administra ções Municipais.

Desde o início da pande mia, em função do alto risco de contágio por Covid-19, essa avaliação passou a ser recomen dada apenas em casos extrema mente necessários, atrasando o diagnóstico de doenças respira tórias como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) popularmente conhe cida como enfisema pulmonar. Com o retorno dos exames, a cabine é uma opção mais segura para a realização do mesmo.

A cabine de biossegurança,

projetada pela Boehringer Inge lheim, tem como objetivo criar uma proteção extra para todos os envolvidos no processo do exa me. Equipada de tecnologia de alta performance com dois fil tros (HEPA e Ulpa) que permi tem eliminar 99,9% de vírus e bactérias, purificando assim todo o ar que entra e sai da cabi ne em apenas um minuto.

A espirometria é um exa me em que o paciente assopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pul

monar, podendo disseminar ae rossóis -- que podem conter micro-organismos como bacté rias, vírus da gripe e o corona vírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19). “A cabine pro move isolamento e a filtragem microbiológica do ar exalado protegendo técnicos, médicos, demais pacientes e profissionais de saúde da contaminação por vírus, bactérias e outros agentes que causam doença respirató ria”, explica o especialista em Pneumologia e Tisiologia, Dr.

Marcelo Gervilla Gregório, um dos responsáveis pelo projeto, em parceria com a Boehringer Ingelheim (2).

Esta inovação 100% bra sileira chega como uma alter nativa viável mesmo na pande mia de covid-19 permitindo reduzir a fila de pessoas já ca dastradas no Sistema Único de Saúde elegíveis para a realiza ção da espirometria e auxiliar no diagnóstico e na avaliação de eventuais sequelas pulmo nares pós-covid 19.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 Cidade www.jornalminuano.com.br 07
Discussão surgiu após pedido do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), presidido pela reitora da Urcamp, Lia Quintana DIVULGAÇÃO

Solidariedade em prol de Willian Bettanzo

A amizade pelo jovem Willian Bettanzo tem mobilizado uma legião de amigos dispostos a contribuir com seu tratamento oncológico. No final de semana, aconteceu o Leilão Beneficente durante a 110ª Expofeira de Bagé. No martelo, Nando Farinha e Aluizio Tavares comandaram o remate que aconteceu na Pista de Ovinos. Bettanzo, atualmente, é o presidente da Rural Jovem. De acordo com Ana Carolina Rochinhas, que participou da organização do Leilão Beneficente, até o final da manhã de segunda-feira, dia 17, já haviam contabilizado cerca de R$ 94 mil entre as vendas e doações. Willian Bettanzo precisa de aproximadamente R$ 500 mil para realizar seu tratamento.

No sábado, dia 29 de outubro, a partir das 9h, no Ginásio do Militão, acontece o 2º Encontro Kango Class Bagé. O evento conta com a participação de professores de Livramento, Porto Alegre, Bagé, Guaíba e Cassino. A promoção é da Bia Kangoo (Bia Vieira) e da Academia Ciamex.

A expectativa é que mais de 80 kangoozeiros participem desta ação, que terá duas horas de duração e integração de sete professores. Esse é um esporte que vai muito além da diversão, promovendo inúmeros benefícios para quem pratica, tais como: melhora do sistema cardiovascular, estimula o sistema linfático e reduz a celulite, promove a queima de gordura até 800 calorias por aula dependendo da intensidade da aula, aumento da motivação, coordenação, equilíbrio além de auxílio no combate à depressão. Informações pelos WhatsApp 981414320 e 991741115.

Vivi

Busto de Lupicínio Rodrigues Arena leva a assinatura

Em setembro, foi inaugurado o busto de Lupicínio Rodrigues junto à Calçada da Fama na esplanada da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A homenagem enaltece o artista gaúcho responsável por compor o hino gremista, que nasceu em 15 de setembro, dia do aniversário do Grêmio e que era apaixonado pela música, pela boêmia e pelo tricolor gaúcho. Dotado de notável talento, o ilustre torcedor, conforme os seus versos no hino, enaltece que o Grêmio seja efetivamente imortal e que seus torcedores, que irão até a pé, com o Grêmio, onde o Grêmio estiver.

A escultura em base, 1,85m de altura, Sérgio Coirolo, escultor Cruz Alta e radicado com fortes ligações com teira. Coirolo contou que, atualmente, trabalha monumento para Anita dado pela cidade de tarina. Um busto de do por Sérgio foi inaugurado ano e está fixado em de Anita, no centro histórico sul do Estado catarinense.

Empório AZ: arte, moda e gastronomia

No dia 22 de outubro, das 10h até as 19h, a AZ Galeria vai sediar uma feira de negócios com muita arte, moda e gastronomia. Além disso, será oferecido um almoço assinado pela chef Bruna Sá, harmonizado com vinhos da Estância Paraizo. Um sábado para você curtir e se deliciar é o que anuncia Angela Zaffari, idealizadora desse empreendimento lindo e versátil que comporta vários tipos de eventos, além da própria Galeria de Arte.

jornalminuano.com.br
2º Encontro Kangoo Class Bagé
O candidato a Odorico Roman, no ato da

Vivi Becker

Rodrigues inaugurado na assinatura de Sérgio Coirolo

bronze tem, somada à altura, e foi produzida por escultor gremista natural de atual em Florianópolis, com a Rainha da Frona reportagem do JM trabalha na criação de um Anita Garibaldi, encomenSombrio, de Santa CaAnita também assinainaugurado em abril deste frente ao Museu Casa histórico de Laguna, no catarinense.

presidente do Grêmio, junto a Sergio Coirolo, inauguração do busto

A arquiteta Rachel Morgado, do Escritório RM Arquitetura, esteve na Bahia, recentemente, para receber o “Prêmio Talent Club”, sendo selecionada entre vários profissionais do Brasil.

A premiação é uma iniciativa da Hunter Douglas, marca encontrada com exclusividade na Loja Composé. O evento reuniu no Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, vários engenheiros e arquitetos também premiados e reconhecidos pelo trabalho e projetos executados.

REFLEXÃO

Nem todas as tempestades vêm pra destruir sua vida. Algumas vêm apenas para limpar o caminho. Autor desconhecido

Luiz Coronel foi patrono da Feira do Livro de Sapucaia do Sul

No final de semana, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, General Hamilton Mourão. esteve em Bagé prestigiando a 110ª Expofeira. “Tive a honra e a satisfação de voltar à minha querida Bagé, rever amigos, prestigiar o sucesso de nosso Agro e reafirmar minha fé e propósito de trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento do nosso Rio Grande do Sul”, declarou o atual vice-presidente da República pela rede social.

Na foto, Mourão aparece junto ao presidente da Aciba, Ricardo Souza, e Milena Cougo.

Acidade

de Sapucaia do Sul comemorou o retorno da sua Feira do Livro, tendo como patrono o bajeense Luiz Coronel. O município aplaudiu nosso conterrâneo enaltecendo sua multifuncionalidade como professor, prosador, poeta, letrista, dicionarista, comunicador e palestrante. Com mais de 70 obras, Coronel recebeu prêmios no Brasil, Espanha e México e tem edições traduzidas para o inglês e alemão.

A feira terminou no último domingo e teve como tema: “Ler é cativar a alma. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Cultura e Turismo.

2 08/09BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 jornalminuano.com.br
vivianebecker@urcamp.edu.br
Destaque
110ª Expofeira de Bagé

Projeto Pianoforte amplia vagas em Bagé

350 alunos dentro do prédio do Piano Studio Cheisa Goulart. “Es sas oficinas externas serão traba lhadas conjuntamente com esco las públicas municipais, previa mente selecionadas, dando priori dade para aquelas que já possuem alguma estrutura de instrumenta ção musical e espaço físico ade quado”, disse

O projeto Pianoforte irá am pliar o número de alunos atendi dos até 2023. Atualmente, a ini ciativa atende 50 pessoas, que são mantidas pelos padrinhos. E, ago ra, devido a recursos oriundos das doações do Imposto de Renda destinados através do Funcriança, passará a assistir 350 alunos nos diversos cursos oferecidos.

A entidade foi beneficiada com R$ 28.481,17 do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídi cas referente aos exercícios de 2021 e 2022, repassado pela Re ceita Federal no Funcriança ,atra vés do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles cente (Comdica) Bagé.

A entidade também recebeu o valor de R$ 130 mil referente ao Edital Comdica 001/2021, de so bras de Imposto de Renda doadas pela comunidade e não direciona dos especificamente para nenhu ma entidade, e sim para o Fun criança de Bagé.

De acordo com a coordena dora pedagógica do projeto, Chei sa Goulart, esses valores irão fi nanciar não somente as aulas, mas também os uniformes de inverno e verão, de apresentações dos di versos grupos artísticos, materiais didáticos como as apostilas, pas tas, jogos didáticos de música,

materiais para as aulas de Artes Visuais, Artes Aéreas, vestimen tas para as aulas de Teatro, das modalidades de Dança, e também diversos instrumentos musicais.

Cheisa salienta que a soma dos valores irá incrementar mais 40 vagas às já existentes nos cur sos de alunos regulares do Projeto Pianoforte no Piano Studio Chei sa Goulart (PSCG). As inscrições podem ser realizadas através do e-mail vagaspianoforte@gmail. com, informando nome completo do aluno, filiação, data de nasci mento, nome da escola pública e série que frequenta, e turno de preferência para as aulas do Pro jeto. Os inscritos farão parte de um banco de cadastro e serão cha mados conforme as turmas forem sendo disponibilizadas.

Além disso, serão distribuí das 270 vagas distribuídas nas aulas externas do PSCG, chama das de Oficinas Externas, e nas Oficinas de Verão oferecidas in ternamente pelo PSCG. Segundo Cheisa, as Oficinas Externas fo ram a forma encontrada para am pliar o Projeto, tendo em vista a falta de espaço físico, pois, diz ela, atualmente, entre alunos do projeto e particulares, o PSCG possui mais de 350 alunos, o que inviabilizaria o acréscimo de mais

Além de tudo, serão contem plados com as Oficinas Externas dois grupos tradicionalistas da ci dade: o CTG Pampa e Minuano e GAN Campo Aberto, ofertando 25 vagas para cada CTG, com aulas de práticas vocais. A coordenadora ressalta que as atividades inicia ram no final de setembro, pela es cola Municipal de Ensino Funda mental Pery Coronel, onde foram atendidos mais de 150 alunos em aulas de prática vocal, dança do ventre, teatro e percussão.

Cursos ofertados

No projeto, são oferecidos cursos de piano, prática vocal, ar tes visuais, percussão, artes aére as, violão, teatro, guitarra elétrica, baixo elétrico, violino, dança ci gana, dança do ventre, dança fla menca e flauta- doce. Atualmen te, os alunos que frequentam o projeto há mais de dois anos ainda têm aulas de inglês, duas vezes por semana, com a professora vo luntária Dienne Winkler, no PSCG. E as duas alunas de maior destaque na última avaliação ocorrida em 2021, são bolsistas na Escola de Idiomas Ana Mace do Center of Language.

Entenda

O projeto Pianoforte foi criado por duas mulheres, engaja das no desenvolvimento da músi ca e das artes em geral em Bagé, de forma que este conhecimento chegasse a classe economicamen te menos favorecida de Bagé, com o intuito de dar cidadania, contribuir com a educação e cul tura da nossa cidade, atingindo crianças e adolescentes em situa ção de vulnerabilidade social. Es sas mulheres são a professora de piano Cheisa Rodrigues Goulart (criadora e coordenadora peda gógica, proprietária do PSCG -Piano Studio Cheisa Goulart) e a administradora de empresas Maria Luisa Camisón Avello (criadora e coordenadora finan ceira) apoiadas por suas famílias que desde o início do Pianoforte em 2017, foram parceiras na construção do mesmo. E é atra vés do PSCG que o projeto tem seu desenvolvimento na cidade.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br Cidade10
Primeira oficina foi na escola Pery Coronel em setembro DIVULGAÇÃO
No total, 17 professores atendem os 20 cursos

Cidade

11BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022
www.jornalminuano.com.br

Mar do Sertão - GLOBO - 18h30min

O Coronel não consegue persuadir Fubá Mimoso a desfazer o negócio. Fubá Mimoso se confessa a Padre Zezo. O Coronel implora que José saia da cidade. Candoca se surpreende ao se ver sozinha em casa. José exige que o Coronel conte quem encomendou sua morte. Timbó fala de Fubá Mimoso para Anita, que se desespera. O Coronel convence José a ir com ele para a sua fazenda. Timbó, Anita e Xaviera armam um plano para convencer Fubá Mimoso a desistir de atentar contra a vida de José. Fubá Mimoso chora com a encenação de Xaviera e promete abandonar a vida de matador. Tertulinho enfrenta José ao ver o rival na fazenda.

Cara e Coragem - GLOBO - 19h

Luana abre um envelope com instruções de Clarice. Marcela e Paulo tentam encontrar alguma evidência sobre a ocorrência na lagoa. Danilo entrega para Berimbau o celular e a carteira de Clarice. Moa percebe o olhar estranho de um dos funcionários da padaria de Milton e comenta com Pat. Seguindo as instruções de Clarice, Luana entrega para Jonathan o endereço do local onde ela está e avisa que ele precisa ir até lá. Moa e Kaká vão com Armandinho gravar um comercial com Andréa Pratini. Enzo fala com Duarte sobre o incidente no teatro e ele tenta fingir que não é Bob. Renan vê Ísis entrar na sala e trata Jéssica com gentileza. Marcela proíbe Jarbas de acompanhar a equipe policial. Rebeca conversa com Célia antes de pegar o resultado do exame de DNA. Dagmar vai à SG e avisa a Regina da volta de Martha. Martha fala com dona Lia que foi vítima de um golpista e fala sobre sua decepção com Caio. Pat se encontra com Lou e outra dublê no set de filmagem onde Moa e Kaká Bezerra estão. Marcela e Paulo prendem Berimbau e encontram os pertences de Clarice. Jonathan se emociona ao ver Clarice viva.

Travessia - GLOBO - 21h

Brisa e Oto são algemados pelo guarda. Stenio informa a Moretti que Leonor está na casa de Cotinha e passa o endereço da tia de Guida para o empresário. Geraldo entrega o pen drive enviado por Oto para Moretti. Brisa tem medo de ser identificada pela polícia. Tininha avisa a Ari que Brisa não embarcou no voo para o Rio.

ÁRIES

Este deverá ser um dia muito lucrativo para você no trabalho, mais ainda para quem atua em home office ou em parceria com parentes. É muito importante que você saiba fazer acordos e esforce-se em conciliar os seus interesses com os dos parceiros.

Conte com os amigos para o que precisar. Sol e Marte garantem que seu empenho fará tudo valer a pena e ainda pode render uma boa grana. Papos descontraídos vão facilitar as paqueras e também farão bem à vida a dois.

LIBRA

Evite bater de frente com os outros. Parentes podem se opor aos seus ideais: aceite, sem brigar. Invista nos estudos. Na paixão, use todo seu charme e carisma para arrasar nas paqueras ou para deixar a pessoa amada ainda mais apaixonada.

ESCORPIÃO

Pode sentir saudade ou preocupação por alguém que está distante - faça contato. Marte na Casa 8 turbina a sua sensualidade e indica que você vai atrair como ímã nas paquera. Pode atrair alguém de outra cidade, mas namoro a distância deve causar insegurança: avalie.

Palavras Cruzadas

Na área afetiva, você será puro charme e sensualidade, mas vai buscar alguém que te dê segurança. Se encontrar, terá coragem de sobra para tomar a iniciativa. Na união, fase repleta de paixão e sedução. Namore muito!

GÊMEOS CÂNCER

Evite bater de frente com parentes - faça a sua parte para manter a harmonia nas relações. À noite, pode sentir saudade de alguém do passado ou talvez prefira curtir a família e deixar as paqueras de lado. Na vida a dois, vai sentir muita segurança.

Mas os astros alertam que é preciso cuidado para não cair na lábia de oportunistas. Mexa seus pauzinhos discretamente para conseguir o que quer, mas sem comentar seus planos e objetivos com ninguém, pois há risco de se abrir com a pessoa errada e ser passada para trás.

Controle bem os gastos no fim da tarde. Ótima popularidade nas paqueras. Aproveite para conhecer gente nova e se enturmar com pessoas interessantes. Atração por amigo(a). Fase apaixonada, intensa e repleta de sedução na vida a dois.

CAPRICÓRNIO

Boa fase para iniciar um namoro ou renovar os laços com seu amor. Pode se envolver com alguém do trabalho ou que ocupa um cargo de liderança. A dois, a Lua fortalece a união e o companheirismo. Lutem juntos pelo que querem.

Pode ter alguns imprevistos em casa de manhã. Se você procura um novo amor, experimente sair da rotina e fazer programas diferentes dos habituais par conhecer gente interessante. Use e abuse do seu poder de sedução: pode ser paixão à primeira vista.

Porém, o céu alerta que deve evitar empréstimos e outros acordos financeiros com amigos, pois há risco de sair no prejuízo e ainda se desentender com quem estima. É melhor seguir o ditado: amigos, amigos - negócios à parte.

Dê mais atenção aos gastos para não perder dinheiro com supérfluos e lances arriscados. Se depender de charme e sensualidade, você vai arrasar nas paqueras e vai envolver quem quiser. Pode despertar atração em alguém da turma, com boas chances de namoro.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br Lazer12
TOURO
LEÃO VIRGEM
SAGITÁRIO
AQUÁRIO PEIXES Novelas Horóscopo Loterias 03 05 32 56 57 59 18 20 39 57 68 Sorteio: 5975 Sorteio: 2378 Sorteio: 2529 Sorteio: 2639 Sorteio: 2431 02 03 07 08 09 11 12 14 15 16 18 20 21 22 24 LOTOFÁCIL 07 10 11 14 18 21 35 42 47 50 61 65 66 69 70 74 85 92 97 99 LOTOMANIA 02 20 36 41 43 501º13 15 32 36 40 452ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05707 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 078386 081267 017723 073695 025590

Com seis denúncias já formalizadas, delegacia investiga professor acusado por estupro de vulneráveis

A titular da Delegacia Espe cializada no Atendimento à Mu lher de Bagé (Deam), Waleska Aline Viana de Alvarenga, atuali zou, na manhã de segunda-feira, dia 17, as investigações divulga das no início da noite da sexta -feira passada, dia 14, de que um professor, de 47 anos, teria abusa do sexualmente de crianças. Após, inicialmente, relatar quatro suspeitas, ela informou que mais dois casos foram apresentados à Polícia. Assim, ao todo, até o mo mento, seriam seis vítimas, com idades entre 7 a 19 anos.

Waleska destaca que, das duas vítimas mais recentes, uma delas é um menino, com deficiên cia, que era aluno do acusado. “Ainda estamos investigando. Ele teria praticado atos libidinosos e conjunção carnal com as vítimas (ou seja, em alguns casos houve penetração)”, explicou.

A família do pequeno pro curou a Deam após saber dos ou tros quatro casos divulgados no

final de semana, explicou a dele gada. A investigação foi iniciada há cerca de um mês, quando a mãe de uma das jovens procurou a Delegacia Especializada ao ser informada de que a filha, deficien te, havia sido estuprada pelo sus peito no interior de uma institui ção de atendimento a pessoas com deficiência.

Então, a delegada instaurou inquérito policial e começou ou vir as pessoas que atuavam na ins tituição. No decorrer da investiga ção, outras vítimas foram surgin do, também informando terem sido estupradas pelo suspeito. A terceira menina a se manifestar não possui deficiência. Contudo, relatou que foi estuprada pelo sus peito dos 10 aos 15 anos, tendo o laudo pericial comprovando o fato. A irmã da jovem, que tem paralisia cerebral, era atendida em casa pelo suspeito, e também teria sido estuprada por ele.

A delegada informou que as famílias das vítimas foram enca

Por que nomes não são divulgados?

A Lei de Abuso de Autorida de 13.869, instituida em 2019, pela Presidência da República a partir de um projeto que tramitou por 10 anos no Congresso, prevê puni ções a servidores públicos que ex puserem suspeitos de forma abusi va ou mesmo que repassarem da dos que possam ser considerados desrespeitosos. Essa nova legisla ção, na prática, impede a divulga ção de nomes de acusados, mesmo em casos em flagrante, até o pro cesso ser transitado e julgado. Ou seja, apenas a partir de uma conde

nação é que a identidade de acusa dos é revelada pela imprensa, por exemplo.

Conforme a delegada, a Lei de Abuso de Autoridade restringe a publicação de fotos e dados de suspeitos enquanto uma investiga ção ainda está ocorrendo. “Por mais que tenha a robustez das pro vas, ainda estamos em investiga ção. Se trata de caso de estupro de menores, pessoas com deficiência, então é uma situação muito delica da. Sei que frustra a população não ter essas informações, mas garanti

minhadas para atendimento psi cológico, para ter apoio durante as investigações. O suspeito, que não possui antecedentes crimi nais, já foi indiciado em relação aos primeiros quatro casos. “A investigação prossegue para ave riguar a extensão dos crimes co metidos. E também iremos relatar mais estes outros dois casos. Va mos seguir fazendo diligências nas escolas e instituições e esta mos à disposição da comunidade para outras denúncias”, relatou a titular da Deam.

A titular da Deam aprovei tou para deixar uma orientação aos pais e responsáveis, que nota rem mudanças de comportamen tos dos filhos e desconfia de um crime sexual: “Se percebeu algu ma coisa diferente no seu filho, denuncie, não fique calado. Se não vier até nós, a justiça não vai poder ser feita”, frisa. A Deam funciona na Avenida Sete de Se tembro, nº 634, diariamente, a partir das 8h30.

mos que a Polícia está fazendo seu trabalho”, tranquiliza.

Outra lei que, neste caso, é aplicada, é o Estatuto da Criança e do Adolescente - Eca 8.069/90, que veda a divulgação total ou par cial, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, de nome, ato ou documento de proce dimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente. Nesta legislação, de talhes a respeito dos casos não são mencionados, muitas vezes, para zelar pelo sigilo da própria vítima.

Bagé registra dois incêndios; uma pessoa ficou ferida

Na tarde de domingo, dia 16, um incêndio em um imóvel localizado na rua Juvêncio Le mos, bairro Menino Deus, deixou um cômodo da residência destruí do. Segundo o Corpo de Bombei ros, o foco se concentrou em um dos dormitórios. As causas das chamas ainda são apuradas.

Já na madrugada de segun da-feira, dia 17, por volta das 00h10min, um outro incêndio foi registrado em uma casa na rua Dr. Veríssimo, próximo à rua Emílio Guilain. O sinistro deixou uma mulher ferida.

Conforme os Bombeiros, populares socorreram a vítima: consta que ela teria inalado muita fumaça e, por isso, precisou ser levada pelo Serviço Móvel de

Segurança

Óbitos

13BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022www.jornalminuano.com.br
SEDENIR RITA EUGÊNIO, 47 anos, pecuarista, divorciado. Residia na rua Mariano Niederauer, bairro Madezatti. Deixa o filho Leonardo. MARA LÚCIA LEMOS PEREIRA CELAR, 60 anos, dona de casa, casada com Gilmar da Silva Celar. Residia na rua Clébio Guillon Soria, bairro Passo das Pedras. Deixa os filhos Luiz Fabiano, Daiane, Lisiane, Hemerson e Viviane. CERES MARIA ROSA COUTINHO, 70 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Félix da Cunha, bairro Alcides Almeida. ZULEIKA PEREIRA RODRIGUES, 77 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Ema Moreira Silva, bairro Balança. Deixa os filhos Antônia Alzira, João Irani, Paulo Eduardo, Lisiane e Luis Fernando. Urgência e Emergência (SAMU) para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade. O caso ainda é apurado. Chamas destruíram um dormitório da residência na rua Juvêncio Lemos D
IV u LGA ção

Esporte

Guarany: eliminação precoce e despedida da temporada

A temporada do futebol pro fissional bajeense está oficialmente encerrada. Quatro dias depois do Bagé ter se despedido, foi a vez do Guarany abandonar a Copa FGF –Troféu Tarciso Flecha Negra. En tretanto, os alvirrubros não espera vam cair nas oitavas de final, e, principalmente da forma como ocorreu na tarde de domingo, 16, no Estádio Edmundo Feix, em Ve nâncio Aires.

Com apenas 20 minutos, o Guarani-VA já vencia por 3 a 0. Um dos gols, inclusive, foi marca do pelo meia bajeense Chiquinho Resende, que com 41 anos, era o controlador das ações de uma equipe recheada de jovens. O Gua rany conseguiu descontar somente aos 18 minutos do segundo tempo, com o centroavante Yan. Mas, fora isso, nenhuma reação que pu desse ofuscar a atuação tão aquém do investimento que foi feito para

a competição.

Diante de todo o cenário apresentado nos 90 minutos, o téc nico Fabiano Borba aponta que fica complicado fazer uma análise tática. “Foi um dia que nada deu certo. Até então, tínhamos uma de fesa sólida que havia sofrido ape nas gol de pênalti. Tentamos mu dar de todas as formas nossa estru tura, mas sofrer três gols em 20 minutos desestabiliza. Temos que pedir desculpas ao torcedor, pois sabíamos que poderíamos ir mais longe. Foi montado um grupo competitivo. O futebol sempre nos dando lições. Agora, temos que ter a cabeça fria para não falar coisas que não são devidas. O que posso dizer é que trabalho não faltou. Com tristeza, nos despedimos des sa forma”, complementa.

Aliás, o Guarany encerra a temporada com frustrações diante das expectativas. Ao iniciar o Gau

chão, depois de 13 anos fora, a am bição da diretoria era conquistar uma vaga para a Série D do Brasi leirão. Como contragolpe, acabou sendo rebaixado. Ao retornar para o segundo semestre, a intenção de jo gar a Copa FGF era pleitear uma vaga para a Copa do Brasil, e o in vestimento para montagem do elen co, apostava claramente no plano. Caiu precocemente nas oitavas de final. Após a vitória no clássico Ba -Gua, cabe salientar que o Guarany perdeu para o Aimoré, por 1 a 0, mas como já estava classificado, a derrota foi pouco repercutida.

Uma reunião na noite de se gunda-feira, 17, ocorreria no clube para traçar uma avaliação e projetar os rumos do clube. Para o final do ano, uma nova eleição será convo cada, visto que o mandato de Tato Moreira se encerra. Para 2023, o principal objetivo será a Divisão de Acesso.

Escolinha TP é campeã da Copa DalPonte de Futsal

Depois de ter participado da Liga Gaúcha de Futsal, a Escoli nha TP segue com agenda movi mentada. No final semana passa do, pela categoria Sub-15, saiu campeã, em Caxias do Sul, da Copa DalPonte de Futsal. O resul tado garantiu vaga para a fase sul -brasileira.

No último domingo, 16, a TP também foi a Pelotas para fa zer jogos de integração com a es colinha local Guarany, pelas cate gorias Sub-7, Sub-9, Sub-11 e Sub-13. A próxima agenda será de 24 a 28 de outubro, quando dois atletas da escolinhas retorna rão a Alvorada para participarem

jovens estão garantidos no sul-Brasileiro

de um segundo período de avalia ção no Internacional. Por fim, a TP fica no aguardo na divulgação

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 www.jornalminuano.com.br14
Alvirrubro tomou três gols com apenas 20 minutos de jogo WilliAn de OliveirA/especiAl jm
d ivulg A çã O
das datas das finais dos Jogos da Solidariedade em Alegrete, pelas categorias Sub-11 e Sub-15. Franco Alves Diretor Geral
do Daeb EDITAL DE LICITAÇÃO DEPARTAMENTO DE ÁGUA, ARROIOS E ESGOTO DE BAGÉ CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 001/2022 O Departamento de Água Arroios e Esgotos de Bagé (DAEB) torna público que, no dia 21 de novembro de 2022, às 10 horas, será realizada a licitação na modalidade CONCORRÊNCIA PÚBLICA do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, pelas condições estabelecidas no presente edital e seus anexos, para CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA para a GESTÃO COMERCIAL DO DAEB Informações pelo telefone (53) 32407800 Ramal 208 ou pelo e mail: licitacoes@daeb.com.br
Franco Alves
Diretor Geral do Daeb EDITAL DE LICITAÇÃO DEPARTAMENTO DE ÁGUA, ARROIOS E ESGOTO DE BAGÉ PREGÃO ELETRÔNICO Nº 026/2022 O DAEB Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé torna público que, no dia 01 de novembro de 2022 será realizada a licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo MENOR PREÇO, através do site www.pregaobanrisul.com.br com início às 09 horas, pelas condições estabelecidas no presente edital e seus anexos para REGISTRO DE PREÇOS AQUISIÇÃO FUTURA E PARCELADA DE EPIs Informações pelo telefone (53) 32407800 Ramal 221 ou pelo e mail: licitacoes@daeb.com.br

Bajeense Felipe Roman sobe para o top 25 do ranking mundial de beach tennis

A ascensão do bajeense Luís Felipe Roman da Silva, 32 anos, não para no cenário inter nacional do beach tennis. Com os resultados obtidos em outu bro, o atleta alcançou a 25ª posi ção do ranking mundial e a de 11º do ranking brasileiro. A cres cente se deve ao fato de Roman ter sido vice-campeão mundial em Fortaleza, no ITF BT 100, e campeão mundial em João Pes soa, ITF BT 200. Os torneios in tegram a série do circuito mun dial, vencendo, inclusive, atletas do top 10. Nessas empreitadas, o bajeense atuou compondo uma dupla com Victor Gonzaga.

As chances de subir ainda mais no ranking mundial, em 2022, não param por aí. De 2 a 4 de novembro, Roman participa do BT 200 São Paulo. De 24 a 27 de novembro, do BT 200 Via mão. Depois, dois BT 400: 1º a 4 de dezembro, em Laguna, e 8 a 11 de dezembro, Garopaba.

Vale lembrar que, quando iniciou 2022, o objetivo de Ro man era encerrar o ano no top 150 do ranking mundial. Porém, em junho, alcançou a lista dos 100 melhores e, em agosto, atin giu a 47ª posição. Confiante pe

los resultados, chega, em outu bro, no top 25 do mundo.

Há seis anos, Roman saiu de Bagé rumo a Goiânia para dar aula de tênis. Foi na região Cen tro-Oeste que o destino do beach tennis começou a ser traçado. A ideia inicial era tratar a prática

apenas como uma brincadeira, porém, o avanço nas competi ções fez com que virasse um compromisso internacional. O bajeense conta, atualmente, com um centro de treinamento pró prio, o C.T Felipe Roman, locali zado em Uberlândia.

Bagé Basquetebol Clube vence Sogipa na capital

O Bagé Basquetebol Clu be (BBC) obteve um resultado histórico no último final de se mana. Em meio a maratona de jogos realizada em Porto Ale gre, entre sábado e domingo, os bajeenses venceram a Sogi pa, dentro do seu próprio giná sio, pela categoria Sub-14, por uma diferença de cerca de 15 pontos.

Além da Sogipa, o BBC venceu o Grêmio Náutico Gaú cho, pela categoria Sub-17. Presidente do BBC, Paulo Thompson Flores destaca, tam bém, as demais partidas, que mesmo não tendo vencido, os atletas protagonizaram enfren tamentos equilibrados.

Para viabilizar a participa ção no Campeonato Estadual,

Flores enfatiza o patrocínio da Germani Alimentos, por meio do Programa Pró-Esporte, pela Lei de Incentivo ao Esporte; a parceria da Urcamp, Sesi, Pre feitura de Bagé e aos patrocina dores RCT Conesul, Unimed Região da Campanha, Unicred Próspera, Instituto Unicred, Agafarma da Tupy e Ótica Bagé.

Asserc avança para semifinal do Gauchão de Futsal Série C

Mais um capítulo emocio nante foi registrado na trajetória da Associação Esportiva da Re gião da Campanha (Asserc) no Gauchão de Futsal Série C. Os bajeenses estão na semifinal da Conferência Leste. A classifica ção veio nas penalidades. Após um empate histórico, em casa, por 6 a 6 (depois de estar perden do por 6 a 1), a Asserc buscou a vaga em Canguçu, diante do Cruzeiro, na noite de sábado, 17.

A fórmula era simples: quem vencesse, avançava. Mas o equilíbrio persistiu e as equipes empataram em 2 a 2, no tempo

normal. Na prorrogação, a igual dade seguiu, com o placar. Não restava outra alternativa: os pê naltis. E a Asserc foi mais feliz, fechando a série com uma vitória por 5 a 4.

Agora, os bajeenses ficam no aguardo do adversário das semifinais, que sairá do con fronto entre Nova Hartz, de Agudo, e BR Futsal, de Pelotas. No jogo de ida, o BR Futsal venceu por 9 a 4, fora. O duelo de volta acontece neste sábado, em Agudo. O confronto de se mifinal deve ocorrer apenas no começo de novembro.

BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Atleta conquistou torneio mundial em Fortaleza Bajeenses aguardam definição de adversário DivulgAção
DivulgAção
Atletas fizeram maratona de jogos em Porto Alegre Divulg A ção

Expofeira movimentou mais de R$

milhões entre remates e leilões

A 110ª edição da feira de rústicos mais antiga do Brasil en cerrou no domingo, dia 16, com grande participação popular e al tos valores de comercialização de animais. Ao longo dos 10 dias, cerca de 30 mil pessoas circula ram pelo Parque Visconde de Ri beiro Magalhães, segundo apura do pela coordenação do evento.

Cerca de 900 animais circu laram pelo Parque, entre mostras, remates e leilões. Inclusive, o fa turamento manteve a média de 2021, com mais de R$ 5 milhões movimentados.

O encerramento das ativida des contou com a participação do atual vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão, recep cionado pelo presidente da Asso ciação e Sindicato Rural, Geraldo Brossard Corrêa de Mello.

Na ocasião, o presidente da Rural declarou aberta a organi zação para a 111ª edição da Ex pofeira, que será realizada em outubro de 2023.

Cerca de 900 animais circularam pelo parque durante a feira

Contracapa BAGÉ, 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2022 jornalminuano.com.br16
5
DHÉSIKA VIDIKIN/ESPECIAL JM
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.