Issuu on Google+

Minuano jornalminuano.com.br BAGÉ, sexta-feira, 2 de maio de 2014 - ANO XIX Nº 4 728 | R$ 1,75

FRANCISCO BOSCO

Secretário afirma que manutenção na ERS 473 está sendo feita

divulgação

O secretário de Infraestutura e Logística do Estado, João Vítor Domingues, entrou em contato com o Jornal MINUANO para afirmar que está sendo feita a manutenção na estrada que liga Bagé a Lavras do Sul. A manifestação do secretário foi em resposta a uma reportagem publicada no dia 24 de abril sobre o assunto. Pág. 16

Feriado é marcado por homenagens a São José

FRANCISCO BOSCO

Aumentam registros sobre crimes cometidos pela internet Mulher é baleada pelo noivo Bagé recomeça com derrota

O padroeiro dos trabalhadores foi reverenciado ontem com uma carreata, missa solene e um almoço de confraternização. Na chegada à capela que leva o nome do santo, o padre abençoou os motoristas. Pág. 08

Pág. 17 Pág. 17 Pág. 19


02 Ponto de Vista

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Bagé, celeiro cultural Há pouco tempo o mundo artístico chorou a morte de Glênio Biancheti. Com sua obra e legado contribuiu para difundir uma técnica pouco popular, a gravura. Ele foi um dos fundadores do Museu Brasileiro da Gravura, que reabre as portas na próxima segunda-feira. O trabalho de Biancheti, mesmo depois de deixar este plano da vida, ainda irá render muito. Ele é o personagem principal da próxima produ-

ção do cineasta bajeense mais em evidência hoje, Zeca Brito. Também será tema de um documentário produzido pela Casa de Cultura de Bagé. A Rainha da Fronteira sempre foi e será um celeiro cultural e político. Daqui, há anos, saem grandes nomes das artes plásticas, da literatura, da música e, claro, porque não, do jornalismo. Na música, o grupo Sonido del Alma Gaucha tem recebido muitos elogios no meio tradiciona-

Raquel Barreto Garcia

lista, e o cantor e compositor Marcelo Caminha é nome consagrado, tendo gravado DVD na terçafeira, em Porto Alegre. A artísta plástica e doutora em artes Teresa Poester está com exposição na Casa de Cultura Mário Quintana. Os artistas bajeenses estão em alta. E continuarão. Bagé ainda possui muitos talentos que, no futuro, farão da Rainha da Fronteira a Rainha da Cultura.

CHARGE

CLÁUDIO FALCÃO falcaobage58@gmail.com

Consultoria em Gestão de Pessoas raquelbarreto_gp@yahoo.com.br

Brigas nas redes sociais

Treinar, treinar e treinar

O reinamento é o meio mais eficaz, ou quem sabe o único meio de desenvolver competências para a produtividade dentro de uma organização. Treinar é agregar valor, tanto às pessoas quanto à organização. O treinamento permite mudança de comportamento, uma vez que ninguém nasce sabendo, e que uma organização busca uniformizar padrões produtivos diante de uma diversidade de formações familiares e outros tantos formatos difundidos por aí. Uma organização, para fazer valer seus propósitos, precisa dizer a que veio, e onde pretende chegar através das pessoas. Como? Treinando. Uma organização precisa otimizar seus recursos, de todas as naturezas, maximizando seu potencial e minimizando seus custos. Como? Treinando. Uma organização precisa formar seus profissionais dentro das suas diretrizes, do seu segmento e das suas particularidades. Como? Treinando. E por aí vai, muitos são os “como?” cuja resposta é “treinando”. O treinamento pode se dar das mais variadas formas, o seu objetivo é que vai definir seu formato. Se conhecimento da organização, será através da transmissão de informações; se execução de uma nova tarefa, será através do desenvolvimento de uma habilidade; se comportamental, será no desenvolvimento

das competências desejadas, e ainda pode girar em torno de temas amplos e globais, o que não pode é não girar, é não treinar. Tem um outro ponto que deve ser pensado com muito cuidado: quem treinar. O facilitador do treinamento tem papel extremamente importante no sucesso do processo, além do domínio do que vai ser desenvolvido, do conhecimento e da convicção no que vai transmitir, outros pontos também compõem essa figura, como sua postura profissional (e até sua postura física), imagem dessa pessoa no contexto geral, seu vocabulário e o uso que dá para as palavras, e ainda a forma específica de treinar, sua energia, ânimo e vibração no contato com as pessoas. O local, os recursos, a metodologia... tudo vai ter outro “tom” dependendo do treinador que estiver à frente, porque suas competências comportamentais farão do que poderia ser um simples encontro um momento verdadeiramente especial, de aprendizado e desenvolvimento. Algumas organizações ainda se questionam sobre a importância do treinamento, mas quando conduzido com propriedade é inquestionável o desenvolvimento das pessoas e dos processos, quanto ao medo de treinar e perder os colaboradores é um risco do mercado, já não treinar é um risco da empresa. Bom trabalho e sucesso.

Minuano

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Rua Brigadeiro Mércio, 72 - CEP 96400.720 - Bagé/RS Telefones: Redação (53) 3242 7693 - Assinaturas 3241-6377 e 3241-2057 www.jornalminuano.com.br | redacaominuano@gmail.com | facebook.com/jornalminuanobage DIRETOR EXECUTIVO - Aurelino Brites Rocha ADMINISTRATIVO Mírian Cloque

COMERCIAL Ion da Cunha

EDITORA GERAL Márcia Sousa

Editor Assistente - Fernando Marinho Tólio • Reportagem - Viviane Becker - Maritza Costa - Cláudio Falcão - Dora Beledo - Marcel Nunes - Melissa Louçan - Fernanda Couto - Jaqueline Muza - Daiane Lima - Sidimar Rostan • Chargista - Cláudio Falcão • Diagramação - Sandro Leal - Luís Mário Pereira - Daniel Cuerda Ferreira • Revisão - Marialda Silveira Monteiro • Assistente Comercial - Angelina Britto • Auxiliares Administrativos - Suélen Vieira Farias Conceição - Fábio Silveira • Distribuição - Marcos Goulart • Assistente de Distribuição - Armando Leguissamo • Fotos - Francisco Gomes Bosco - Francisco de Assis Rodrigues - Antônio Rocha • Colaboradores - George Teixeira Giorgis - José Carlos Teixeira Giorgis - Luiz Godinho - Marcelo Teixeira - Renato Marsiglia - Ana Maria Loureiro de Souza Delabary - Raquel Barreto Garcia - José Artur M. Maruri dos Santos Norberto Dutra - Jair da Silva - Beatriz Lamego • Impressão - Gráfica do Jornal do Povo - Cachoeira do Sul Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a posição do jornal. Por isso, a editoria não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.


Empreendedor 03 JORNAL MINUANO

Atrevida tem os looks ideais para o outono/inverno

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

Dora Beledo dora.beledo@hotmail.com @dorabeledo

FOTOS FRANCISCO bosco

Hyundai B20 na Louzada Veículos

A Louzada Veículos está comercializando veículos zero quilômetro exclusivos em Bagé. O Hyundai HB20, por exemplo, tem à pronta-entrega na loja. Conheça e se surpreenda.

Multibacter na Supermáquinas

No dia 6 de maio a Supermáquinas estará lançando o multibacter, um produto inovador produto 100% natural e agressivo contra as pragas da soja. Será realizada uma palestra explicando suas finalidades e funções. Confira.

Dia das Mães Audaciosa

Especialmente para o Dia das Mães a Audaciosa está com descontos de liquidação: 30% à vista e 15% parcelado em até seis vezes. A loja já recebeu a coleção outono/inverno 2014.

Utensílios Mimos y Regalos

Jô apresenta as principais tendências para esta estação A Atrevida cumpre a proposta de oferecer as suas clientes todas as tendências da estação, sempre com muito charme e elegância. Com a coleção outono/inverno 2014 não foi diferente. A loja está cheia de novidades e com modelos que vão surpreender, seja na moda casual ou festa. As empresárias Jô Konflaz e Marcele Silveira apresentam uma coleção diferenciada, com muita transparência, estampas e moletons misturados a cetins e malhas. As peças em lã são o carro-chefe da temporada e as alternativas para compor os looks do dia a dia ou da noite são variadas. Entre os itens que não podem faltar neste outono/inverno, Jô destaca as camisas e blusas em renda, chiffon e moletom. Segundo ela, as jaquetas e blazers também são peças indispensáveis nesta estação, que caem bem em qualquer ocasião e proporcionam uma modelagem mais proporcional ao

corpo feminino. Os artigos em lã e malha são modernos, com detalhes em couro, cetim e renda criam peças únicas. Na Atrevida as clientes encontram uma grande variedade de calças jeans, desde as mais básicas até as estampadas, resinadas e de montaria. A numeração vai do 34 ao 48. A loja também tem collants em viscolycra, em várias cores, além de cintos, bolsas, echarpes e acessórios para valorizar o visual neste outono/inverno. A empresária encerra enfatizando que, nas compras à vista, a loja Atrevida oferece desconto de 10%. Se a cliente preferir, pode parcelar em até seis vezes sem juros no cartão.

Onde Presidente Vargas, 330 Telefone: 3241 5109

A Mimos y Regalos tem os utensílios ideais para presentear no chá de panela. Lá você encontra timer, colheres, conchas, raladores, espátulas, escumadeiras, pegadores e muito mais.

Presente Temppo

O Dia das Mães está chegando e é hora de escolher o presente ideal para homenagear a mulher mais importante da sua vida. Aproveite a data para investir em presentes que vão deixá-la ainda mais bonita. Visite a Temppo e escolha o que vai deixar a sua mãe ainda mais charmosa.

Pantufas Nova Era

A equipe da Nova Era está esperando por você com pantufas superquentinhas e diferentes. Confira os modelos e escolha o seu personagem favorito. Com pantufas como essas, não vai ter criança que prefira ficar de pé no chão!

Decoração A Colonial

A Colonial Móveis está com uma linha de decoração muito ampla. Almofadas, tapetes, objetos de decoração, tudo para dar um toque especial no seu ambiente.

Lumina By Cristófoli

A Lumina acabou de receber a coleção outono/inverno 2014 Cristófoli. Sem dúvidas, os modelos estão de arrancar suspiros! Vá até a loja e garanta o seu!


04 Campo & Negócios

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Maritza Costa Coitinho ruraljornalminuano@gmail.com

Painel na Fenasoja lembra a importância da vacinação contra a febre aftosa A garantia de sanidade do rebanho gaúcho depende de muitos fatores e não somente da vacinação contra a febre aftosa. O tema foi debatido na última quarta-feira na Fenasoja, em Santa Rosa. O presidente do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa), Rogério Kerber, participou do painel “Perspectivas para a retirada da vacina da febre aftosa e evolução do status sanitário no Rio Grande do Sul”, ao lado do chefe do departamento de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Marcelo Göcks, e do chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini.

Kerber afirmou que o Estado está trabalhando para a retirada da vacinação e já evoluiu muito nos últimos cinco anos. Ele dá como exemplo a informatização do controle do rebanho, realizado com o apoio do Fundesa. “Antes era tudo manuscrito. A digitalização do processo agiliza e dá mais confiabilidade”, garante. Todeschini, do Ministério da Agricultura, afirma que a retirada da vacina seria a última etapa de um processo de segurança sanitária. Kerber confirma que o objetivo existe, mas ainda não tem data para ocorrer. “A meta é alcançar a condição de área livre sem vacinação, a exemplo do que fez Santa Catarina, mas precisamos fazer isso com a

Classificatórias ao Freio acontecem na primeira quinzena do mês A agenda do Cavalo Crioulo marcada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) já está, em sua maior parte, voltada ao Freio de Ouro 2014, que acontecerá no último final de semana de agosto. Credenciadoras e classificatórias são uma parte significante do calendário das próximas duas semanas. Soledade está recebendo uma credenciadora ao Freio, o evento se estende até 5 de maio, e Bagé, Montevidéu e Pelotas serão sede de classificatórias ao Freio de Ouro. Há, também, três morfologias passaporte em Petrópolis, Bagé e Pelotas, além de diversas concentrações de machos.

Inscrições e informações A realização das inscrições nas provas e a disponibilização de demais informações sobre os eventos aos participantes são de responsabilidade dos núcleos organizadores. Em Bagé, a classificatória acontece entre os dias 7 e 11 de maio, além de morfologia passaporte e concentração de machos.

garantia de que, ao darmos este passo, não teremos retrocesso”, pondera. Já o representante da Secretaria da Agricultura, garante que a principal preocupação é com a entrada de animais e produtos contaminados, por isso a fiscalização e a vigilância são tão importantes. O presidente do Fundesa destacou como principal desafio a grande área de divisa e fronteira do Estado, com 183 municípios fazendo vizinhança com outros países e com Santa Catarina. E aposta no direcionamento dos recursos financeiros. “Não é admissível investir R$ 60 milhões para combater a aftosa enquanto 70% a 90% dos focos são resultados da entrada de animais de forma ilegal no país”, destacou.

Fepagro integra estudo internacional pioneiro sobre carrapato bovino Um artigo publicado na renomada revista científica norte-americana PLoSOne apresenta os resultados de mais de uma década de estudos envolvendo a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) - vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e mais quatro instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), University of Virginia, Texas A&M University e The Scripps Research Institute, dos Estados Unidos. O estudo faz uma análise do proteoma da saliva do carrapato bovino. Proteomas fornecem informações sobre o conjunto de proteínas expressas por um determinado organismo. “Com o sequenciamento dos primeiros genomas, abriu-se um novo campo da ciência e verificouse que ainda havia muitas perguntas a serem respondidas, e uma das maneiras de aprofundar e aplicar esse conhecimento é através dos estudos de proteoma”, explica o pesquisador José Reck, do Instituto de Pesquisas

divulgação

Artigo é resultado de mais de uma década de pesquisas Veterinárias DesidérioFinamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal), um dos autores do estudo. A saliva do carrapato, objeto central da pesquisa, é um ponto-chave no estudo do combate a esse parasita, pois é através da saliva que o carrapato se alimenta do sangue bovino, transmitindo doenças. Há uma grande importância econômica nesse tipo de estudo, visto que o carrapato bovino é considerado o principal parasita causador de prejuízos em animais de produção no Brasil. “Nossas estimativas

apontam uma perda na faixa de R$ 4 bilhões ao ano no país, isso sem contabilizar os prejuízos causados pela tristeza parasitária bovina, que tem o carrapato bovino como vetor”, afirma o pesquisador João Ricardo Martins, coautor do artigo. Os resultados publicados do estudo devem servir de base para diversos outros projetos visando ao controle do carrapato bovino. A íntegra do artigo (em inglês) pode ser conferida no link http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0094831


Fogo Cruzado 05 JORNAL MINUANO

Sidimar Rostan

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

sidimar_frostan@hotmail.com @sidirostan

PDT inicia processo de Hamm vai receber reorganização em Bagé homenagem da Câmara Partido monta estratégia de olho nas eleições de 2016 O PDT quer assumir uma posição de protagonista no cenário político de Bagé. O projeto, de acordo com o presidente do diretório municipal, Jucelino Rosa dos Santos, inclui a retomada dos núcleos de base e a consequente formação de novas lideranças. O trabalho iniciou esta semana, com a mobilização da executiva local, e deve se estender até 2016. Jucelino caracteriza o processo como ‘reorganização partidária’, e antecipa que a sigla vai se preparar para conquistar seus próprios espaços. “Podemos dizer que, nos últimos anos, o PDT tomou decisões erradas. A coligação com o PT, feita no passado, foi um dos maiores erros do partido. Agora precisamos retrabalhar com os nossos filiados a ideia de valorizar o voto no 12 (número da sigla), porque

queremos representar uma alternativa à sociedade, com uma candidatura própria já na próxima eleição municipal (em 2016)”, desabafa. E o caminho foi apresentado no início da semana aos correligionários bajeenses. “Vamos reorganizar os núcleos de base nos bairros a partir deste mês. Oficialmente temos 12, mas todos permanecem desarticulados. A intenção é reunir os filiados em suas regiões, e eleger novas lideranças. Desse processo, acreditamos que surgirão as caras novas que irão se integrar à nominata da sigla”, explica. Durante o encontro no início da semana, o PDT também aprovou uma espécie de moção de apoio à greve dos municipários. O partido, aliás, demarca posição contra o governo municipal. “A administração é muito ruim”,

assevera o presidente. Ainda de acordo com Jucelino, o PDT não pretende lançar candidatura local no pleito de 2014. O diretório deve apoiar oficialmente a pré-candidatura da deputada Juliana Brizola. “Vamos trabalhar as candidaturas de Vieira da Cunha (ao Piratini) e Lasier Martins (ao Senado)”, garante. ARQUIVO/JM

Jucelino afirma que a sigla trabalha com o objetivo de lançar uma candidatura própria

de Vereadores

O deputado federal Afonso Hamm (PP) vai receber o título de honra ao mérito da Câmara durante a sessão de segunda-feira. O evento acontece às 10h15min, no plenário Lígia Almeida da Câmara de Vereadores Bagé. O vereador progressista Antenor Teixeira, proponente da homenagem, comenta que a iniciativa representa uma forma de agradecimento pelo trabalho que Hamm tem desenvolvido por Bagé e região.

Raiva bovina será debatida em audiência pública A atividade, proposta pelo vereador Antenor Teixeira (PP), através da Comissão de Agricultura e Pecuária, acontece na próxima terça-feira, no plenário da Câmara. A intenção é alertar os produtores para a necessidade de vacinar seus rebanhos. “Só assim será possível conter a escalada dos casos de raiva registrados na região”, completa Teixeira. A doença, transmitida por morcegos, é associada à morte de aproximadamente 700 animais em todo o Estado. “Na região da Campanha, a situação também é alarmante. Já registramos mortes, e a nossa preocupação é com o status sanitário. Não queremos que essa condição interfira ainda mais na economia, impedindo as exportações. Por isso precisamos do apoio de todos”, conclui o vereador.

TRE desaprova contas PCdoB promove encontro regional partidárias do PSC A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do para apresentar pré-candidaturas Sul (TRE-RS), em sessão de julgamentos ocorrida na terça-

O encontro regional do PCdoB acontece em São Gabriel, no dia 23 de maio. Durante a atividade, de acordo com a coordenadora da Macrorregião da Fronteira Oeste, Malu Bragança, o partido vai lançar pré-candidaturas à Assembleia Legislativa, à Câmara e ao Senado. A nominata do partido está pré-definida. Assis Melo, João Derly e André Machado devem ser apresentados como pré-candidatos a deputado federal. Emília Fernandes vai con-

correr ao Senado, e Manuela D´Ávila à Assembleia Legislativa. Três pré-candidaturas locais já estão definidas, todos a deputados estaduais: Bragança, de São Gabriel, Einar Jakobson, de Uruguaiana e Edmar Haffermann, de São Borja. O presidente do diretório municipal do PCdoB, Jorge de Paula, afirma que a região de Bagé debate a possibilidade de lançar uma candidatura local. A cidade deve sediar um encontro com as lideranças da sigla em junho.

feira, desaprovou, por unanimidade, as contas do diretório estadual do Partido Social Cristão (PSC) no exercício de 2010. De acordo com o juiz relator do processo, Ingo Wolfgang Sarlet, o diretório recebeu diretamente na conta caixa, sem o prévio trânsito por conta bancária, o valor de R$ 10 mil, o que “implica em uma irregularidade insanável”. Para o caso, os juízes do Pleno do TRE-RS determinaram a suspensão do recebimento das cotas do fundo partidário pelo período de seis meses.


06 Cidade

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Urcamp comemora Dia do Trabalhador com confraternização FRANCISCO DE ASSIS

Professores, funcionários e familiares participaram do evento Funcionários, professores e familiares participaram, na noite de quarta-feira, de uma confraternização oferecida pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em homenagem ao Dia do Trabalhador. O evento aconteceu no salão do santuário de Nossa Se-

nhora Conquistadora e reuniu mais de 500 colaboradores. Na ocasião foram homenageados 60 funcionários que completaram quinquênios de 10 a 40 anos de serviços prestados a instituição. A festa foi animada pela banda Horizonte. A realização do evento

contou com o apoio da Associação de Professores da Fundação Atila Taborda, (FAT) e empresas que prestam serviço para a instituição de ensino. Conforme a reitora da Urcamp, Lia Quintana, é o segundo ano que a universidade realiza a festa. Ela co-

menta que entre todos os campi e entidades mantidas, são cerca de 750 funcionários e considerou o número de participantes expressivo, já que no evento do ano passado a participação dos colaboradores chegou a cerca de 200 pessoas. “Estamos completando quatro anos de gestão e um evento como esse nos motiva a seguir o trabalho”, ressalta. Para o vice-reitor Paulo Ricardo Ebert Siqueira, o entrosamento entre as instituições mantidas, Jornal MINUANO, Casa da Menina, Hospital Universitário e museus é muito importante. “É gratificante reunir todos os trabalhadores que exercem as mais variadas atividades em um evento como esse”, salienta. Siqueira parabenizou a comissão organizadora e todos os trabalhadores da instituição pelo dia. O presidente da FAT, Derly João Siqueira, destaca que todas as entidades man-

tidas pela fundação interagem. Ele observa que a universidade está conseguindo superar as dificuldades e é muito importante homenagear as pessoas que estão ajudando neste trabalho. “É um momento de comemoração e lembrança do trabalho de cada um dos colaboradores”, ressalta. Siqueira adianta que os eventos não vão parar, e a instituição já está iniciando os preparativos para a festa de final de ano.

Reitora diz que o encontro motiva para seguir o trabalho


Cidade 07 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014


08 Cidade

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Fiéis homenageiam São José

Padre abençoou os veículos participantes A chuva não atrapalhou os fiéis de São José, padroeiro dos trabalhadores. Mesmo com a adversidade do tempo, a carreata em homenagem ao santo aconteceu na manhã de

Souza conduziu a imagem

ontem, com a participação de cerca de 30 carros. A festividade já é tradicional e costuma levar famílias inteiras à Capela de São José onde, depois da carreata,

Aurora não falta há cinco anos

aconteceu uma missa solene, com a bênção da saúde. Na entrada do local, o padre Cléber Dias, pároco da Paróquia Sagrada Família, abençoou os veículos que participaram da procissão. O empresário Nélson Souza, de 58 anos, foi quem conduziu a imagem, da Capelania Militar à Capela de São José. Depois de sete anos fora da cidade e sem participar das atividades, ele estava satisfeito em poder reverenciar o santo mais uma vez. “A chuva não importa, principalmente assim, fraquinha!”, brincou, dizendo que o tempo ruim não é empecilho para quem tem fé. A aposentada Aurora Camargo Martins, de 72 anos, também fez um esforço e foi de guarda-chuva à missa. “Faz uns cinco anos que venho, sem faltar. Sou devota de São José e peço saúde e trabalho, sempre, para os meus dois filhos”, confessou. Após a missa, a equipe do Movimento Familiar Cristão (MFC) serviu um almoço com massa, polenta, galeto, salada de maionese e salada verde, que podia ser consumido ali ou levado para casa.

FOTOS FRANCISCO BOSCO

MFC preparou almoço especial

Missa solene lembrou o santo Para finalizar a programação, aconteceu, ainda, um bingo com diversos prêmios, no período da tarde. São José é o único santo celebrado em duas datas: no dia 19 de março, como esposo de Maria, e em 1º de maio, como padroeiro dos trabalha-

dores. Esta última foi instituída diante de uma multidão de 200 mil operários, reunidos no dia 1º de maio de 1955, na Praça de São Pedro, quando o Papa Pio XII decidiu cristianizar o Dia do Trabalho, dando-lhe como santo protetor São José Operário.


Cidade 09 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014


vIVIANE bECKER viviminuano@hotmail.com

Norma Kopper recebendo o ca A empresária do ramo da moda, Norma Kopper, celebrou, ao lado das amigas e familiares, a passagem do seu aniversário. O encontro festivo teve como cenário sua própria residência e rolou em clima animado, integrando dezenas de amigas. A maioria, assim como ela, faz parte do Grupo de Apoio à Santa Casa.

Márcia Duro Mello, Carmem Gonçalves, Norma Kopper e Kathia Saraiva

Mariza Silveira Flores, A Lunelli, a aniversariante Helena Baranhano

Beth Schiroky, Claudete Aristimunha de Lima, Celi Oliveira dos Santos, Norma, Alda Magda Dias e Neneca Vaz de Souza

Norma e Márcia Duro Mello

Pastel animou a festa

Sandra Gogia com Nory Boutiqu


Social 10/11 JORNAL MINUANO

NOTAS MERCADO CAFÉ

arinho das amigas

As tarde no Mercado Café são especiais. A equipe oferece muitos cafés, chás importados, quiches, canapés e tortas deliciosas! O expediente vai até as 21h. À noite, outro público animado toma conta do espaço. Hoje, o Buteco traz um show inédito a Bagé, o duo Jordan Nunes e João Rocha são figurinhas conhecidas nos melhores pubs da capital. Não esqueça que é interessante chegar cedo para garantir melhor acomodação. No cardápio noturno, muita cerveja Stella, Bud e Heineken, além de drinques e petiscos especiais.

DVD "REVELANDO SEBASTIÃO SALGADO”

Depois do sucesso da exposição Êxodos, de Sebastião Salgado, agora o Da Maya Espaço Cultural disponibiliza o DVD "Revelando Sebastião salgado" no valor de R$ 20. Esse é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar. Dirigido por Betse de Paula, que também assina o roteiro em parceria com Juliano Salgado, o documentário, que tem direção de fotografia de Jacques Cheuiche e trilha sonora de Naná Vasconcelos, busca entender e revelar o universo e a personalidade do fotógrafo Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais e ganhou o mundo.

Rosali Oliveira, Elenara Mansur, Magda Maraschin, Norma, Odete Silveira e Ana Fagundes

Ana ee

m look ue

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

Aniversariante José Mário de Campos

AZ GALERIA PROMOVE EXPOSIÇÃO DE JOIAS CONTEMPORÂNEAS

Na próxima segunda-feira, a AZ Galeria mostra toda sua versatilidade apresentando o lançamento da coleção de joias assinadas por Débora Dvoskin. A parceira no evento é a relações públicas Laura Santini Coradini, que dá inicio, aqui na cidade, ao trabalho que já desenvolvia em Porto Alegre. A designer de joias promete trazer a Bagé peças contemporâneas com estilo despojado e descontraído. A AZ fica na Marcílio Dias, 1466, e o lançamento das peças será das 15h30min às 20h.

FACES DE MARIA

Teresa Budó, Norma, Talita Budó, Zulma Carpes

A exposição que já virou um marco na área artística da city é a "Faces de Maria", que este ano acontece no dia 6 de maio. A proposta é reunir vários artistas que irão expor telas, esculturas e demais obras de arte para compor a exposição, com objetivo de lembrar e louvar o mês de Maria. A vernissage inicia às 19h, na Casa Pedro Wayne. A abertura da exposição "Faces de Maria" é uma realização da Mitra Diocesana, bispo dom Gílio, presidente da Associação dos amigos da Biblioteca Pública, Maria José Collares, e vice-presidente, Yara Maria Botelho, com apoio da prefeitura e Secretaria de Cultura.

#CURTAS#

>>> Neisa Confeitaria prepara para sábado, véspera do Dia das Mães, um festival de tortas baixas em variados sabores. Imperdível! >>> Ana Maria Delabary organiza mais um encontro para tratar do evento que pretende reunir as amigas que foram apresentadas à sociedade em 1964, e que, em 2014, completam 50 anos de debut. O local escolhido foi o Tarragona Café, dia 7 de maio, às 18h. >>> Os pequenos da cidade estão ansiosos pelo Show da Peppa Pig, que acontece amanhã, às 19h, no complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza. >> Hoje tem Sextaneja no Palermo Soho Pub. Direto de Santa Maria vem Kalvin & Klaus, tocando o melhor do sertanejo universitário. O pagode fica por conta da banda que está no coração dos bajeenses: o Som da cor! Na pista, DJ Felipe Ratto. >>> Show de Cibele Martinez e Jéssica Berdet neste sábado, no Retrô Bar e Lancheria (Marcílio Dias, 1166). >>> Mara Móglia e as integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer estão felizes com o resultado da arrecadação de fraldas geriátricas e leites no tradicional evento que comprovou que a generosidade nunca sai de moda. O encontro das senhoras da society aconteceu na semana passada na residência de Mara.


12 Cidade

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO


Cidade 13 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

Campanha do Agasalho com novidades na tática de arrecadação e distribuição de doações Permanece o transporte das famílias mediante cronograma de bairros FOTOS ANTÔNIO ROCHA

Fabiana acredita que as entregas sejam agilizadas antes do inverno A central de distribuição ou Loja Solidária já está com toda a estrutura pronta

Cadastro será realizado somente no gabinete da primeira-dama A Campanha do Agasalho 2014 terá o lançamento dia 7 de maio, às 19h, no salão de eventos do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), onde ocorrerão atividades culturais como o show com Big Band e exposição artística. Após estará dada a largada para divulgações dos pontos de arrecadações que serão todas as secretarias e coordenadorias municipais, além do comércio local. A campanha é realizada pelo gabinete da primeira-dama em parceria com o Programa Cidadão Bajeense (Prociba). Já o Dia D será realizado no dia 18 de maio, no largo do Centro Administrativo, das 9h às 17h. Nesse horário, funcionários e voluntários estarão recebendo e realizando triagem nas doações de roupas, calçados e cobertores, haverá, ainda, equipes

fazendo recolhimento nas ruas das cidades para quem tiver a intenção de contribuir com a campanha. O dia 19 está marcado para o começo de distribuição dos agasalhos, conforme cronograma dos bairros, que terá término no dia 6 de junho. O transporte continuará a buscar representantes familiares para que sejam encaminhados até o gabinete da primeira-dama onde haverá cadastro das famílias e, posteriormente, o encaminhamento para o centro de distribuição para que sejam recebidas as doações. Dessa forma, a coordenadora do Prociba, Fabiana Soares, acredita que estarão agilizando as entregas antes mesmo do início do inverno. “Na zona rural continuam sendo levados os agasalhos, dentro do mesmo período, de acordo com a divisão das três zonas

que são Serrilhada e São Luís, Palmas e ainda a região de Joca Tavares e Olhos D’água”, reforça a coordenadora.

Interessados As famílias que não moram na zona da Estratégia Saúde da Família (ESF), e que sejam interessadas, ou ainda, os encaminhamentos da rede pública (saúde e assistentes sociais) devem ir até o gabinete da primeira-dama a partir do dia 19 de maio para cadastro e, após o dia 9 de junho, participarão da distribuição. Fabiana Soares salienta que com a chegada dos dias frios a procura é muito mais intensa em busca de agasalhos, mas ressalta que a distribuição ocorre durante todo o ano. A campanha continua com a telebusca, através da qual pode ser agendada a busca de agasalhos em domicílio pelo telefone 3242 6133.

Ano passado Em 2013 foram mais

de 2,5 mil famílias e 30 mil peças de roupas distribuídas. A perspectiva é que seja mantida ou superada essa média. Já está sendo realizado o processo de triagem das peças recebidas ao longo do ano, inclusive a montagem da Loja Solidária ou de distribuição. “O povo bajeense é extremamente solidário, já tem doado, seja entregando aqui no Prociba, seja solicitando a busca. Agradecemos as participações através das doações. Mas ainda necessitamos muito de roupas infantis, calçados e cobertores, pois a demanda ainda é maior que as doações”.

Projeto Formiguinhas Na semana passada o grupo de idosas pertencentes ao Projeto Formiguinhas realizou a entrega de doações de roupas de lã infantis para a Campanha do Agasalho 2014. Entre as peças estavam blusões, sapatinhos, conjuntos de calça e casacos entregues à secretária de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa

e presidente do Prociba, Silvana Caetano. Formiguinhas é um projeto de apoio à Campanha do Agasalho, no qual aproximadamente oito idosas voluntárias tricotam roupas de lã que são doadas para a campanha.Para a coordenadora do projeto, Leonor Ianzer Jardim,”é gratificante o trabalho que executamos, muito satisfatório poder contribuir com essa importante campanha que promove tanto o bem. Sentimo-nos muito melhor fazendo o bem para o próximo, nosso grupo é muito unido em causas nobres como essa”, enaltece. Silvana Caetano ressaltou a importância de atos de bondade como esse. “O grupo que se formou aqui dentro do Centro do Idoso nos auxilia todos os anos realizando as doações, somos muito gratos pela belíssima atitude. Na Campanha do Agasalho o que mais necessitamos são as roupas infantis, e o grupo Formiguinhas nos doa peças novas e lindas, e, certamente, garante importante parte da arrecadação”, ilustra.


14 Lazer

JORNAL MINUANO

Horóscopo ÁRIES Lua em ótimo aspecto a Marte, seu regente, indica um dia perfeito para você exercitar as artes do combate filosófico, em que as armas são as ideias, e os argumentos esgrimidos com maior perfeição. Proximidade de amigos afina sua capacidade de pensar.

Luluzinha Teen

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

TOURO Tudo muda e essa característica é percebida por você com força, é proveitosa e indica chance de fazer valer suas crenças em um mundo descrente, sem utopias. Mexase, viaje, encontre pessoas queridas e amigas, abra a cabeça, espalhe esperança, tudo a seu favor.

Resumo das novelas

Cruzada

Malhação - GLOBO - 17h Palhares arremessa Anita ao chão, e Antônio não gosta. Anita tenta alcançar seu celular. O voo de Ben e Sofia atrasa. Sofia pensa em Sidney, e Ben, em Anita. Anita afirma para Antônio que não deixará o banco com ele. Martin prova para Kellen que a comida judaica pode ser um bom negócio, e Isaac admira o rapaz. Antônio ameaça explodir a bomba, e Anita consegue enviar uma mensagem com uma foto sua para Ben. Ben e Sofia conseguem avisar a Vera sobre o paradeiro de Anita e desembarcam do voo. A polícia chega ao banco que está sendo assaltado. Antônio vê a mensagem de Anita para Ben. Palhares aciona a bomba e foge, e a polícia evacua o banco. Micaela afirma que quer se casar com Martin. Anita é resgatada, e Ben e Sofia chegam para vê-la. Toda a família apoia Anita, e Sofia se sente excluída. Maura conforta Hernandez. Ben e Anita se beijam.

GÊMEOS A Lua corre por seu signo. Até de tarde, em ótimo aspecto a Marte, favorece o respirar da alma, a troca de oxigênio com seus amores, o despertar de talentos e dons pessoais. Viagens e explorações no entorno trazem boas novidades. Encantamento.

CÂNCER Preocupações com o que está além do seu poder controlar. Espante essa onda! Faça o seu melhor, reze para seu anjo e confie na vida e no seu movimento. Descanse, retirando-se de agitos. Leia, estude, informe-se sobre algo interessante. Convivência boa com crianças.

LEÃO O dia está ótimo para você, que conta com desenvoltura, e está expansivo, aberto a encontros e reuniões, disposto a compartilhar e a partilhar esperanças. Pessoa amiga vem chegando com tudo, energiza seus planos e aumenta seu pique! Amores contraditórios.

Meu Pedacinho de Chão - GLOBO - 18h Ferdinando explica a Pedro que, a pedido de Juliana, gostaria de comprar um vestido para Gina para que as pessoas percebam sua beleza. Juliana escreve uma carta e pede a Rodapé que a entregue a Zelão. Juliana pede a Ferdinando que leia para Zelão a carta que escreveu para ele. Ferdinando convida Gina para passear em Antas, mas ela recusa o convite e ele então convida Juliana. Zelão aceita que Ferdinando leia a carta que Juliana escreveu para ele.

VIRGEM Pensando nas metas, no que há de fazer na semana que vem, que é perfeita para você mostrar todo o seu poder de realização. O dia promete distração, e você está mais permeável à sensibilidade alheia. Volúvel, tenderá a mudar de direção sem aviso prévio no amor.

Além do Horizonte - GLOBO - 19h A “tropa do bem” invade a Comunidade. A Comunidade sofre uma pane e há falta de luz. William leva um tiro para defender Celina, que teima em avançar na Comunidade sob a mira de Edu Dente de Ouro. William sofre com o tiro mas segue firme ao lado da tropa do bem na invasão da comunidade. Marlon consegue tirar Lili da máquina. LC foge e se tranca em sua sala. LC pluga um HD externo para copiar arquivos. O computador explode e a sala começa a pegar fogo. LC consegue fugir e percebe que não vai conseguir sair da comunidade com vida. Ele vai em direção à máquina e tenta apagar o fogo. LC pega a fórmula e injeta em seu braço. No momento em que Lili, Marlon e William estão tentando entrar novamente na sala da máquina, LC entra na máquina e ela explode com o vilão dentro. William, Marlon e Lili conseguem sair da comunidade que fica destruída pelo incêndio….. Kléber é preso e passa a receber a visita de Keila. Priscila e Marcelo terão quadrigêmeos….Uma cerimônia une Fátima e Rafa, Celina e William e Marlon e Lili. William e Celina ficam em Tapiré e entram para a política local. William concorre à prefeitura de Tapiré e Celina concorre a uma vaga como vereadora. Fátima e Rafa partem numa viagem de volta ao mundo. Marlon vai trabalhar no laboratório de uma universidade na França. Ele consegue um antídoto para curar Joana. Lili busca uma carreira sólida com o apoio de Marlon.

LIBRA Vênus está para sair de Peixes, onde transitou bela e forte, produzindo fertilidade e inspiração para você nas ultimas semanas. Prepare-se para algum sentimento de urgência desde hoje. A Lua em Gêmeos envia sinais claros de que precisa se orientar melhor agora.

ESCORPIÃO Hoje há o envio de ótimas vibrações para você; em alta o amor, filhos, e a capacidade de se divertir com o que tiver em mãos, sem grandes luxos. Arte, cultura, história, cinema, passeios em alta. Revelações e cismas.

SAGITÁRIO Vá no embalo e procure as pessoas que entendem suas inquietações, pois algumas delas irão compartilhar de suas dúvidas e questionamentos. Você precisa estar próximo de quem o ampare e entenda hoje. Dê os últimos arremates no ambiente privado.

Em Família - GLOBO - 21h Silvia fica preocupada com os novos exames de Cadu e já começa a pensar seriamente no transplante. Verônica fica animada ao ver tantos alunos querendo se matricular nos cursos oferecidos pelo Galpão Cultural. Selma e Viriato saem para passear juntos e relembram momentos de quando todos moravam em Goiânia. Luiza e Helena discutem fortemente por causa de Laerte. Juliana se irrita com os modos de Jairo à mesa. André consegue mais algumas pistas sobre sua mãe biológica. Gabriel se irrita ao ver Silvia e Felipe conversando animadamente. Laerte e Luiza se encontram no Galpão Cultural, mas ela se esquiva. Felipe sente ciúme da maneira como Silvia fala de Cadu.

CAPRICÓRNIO As boas notícias de ontem se desdobram em bons sentimentos e esperanças hoje e amanhã. O vento está soprando cada vez mais a seu favor. Resoluções sobre o futuro recebem reforço de informações quentes. Busque, esteja atento, escute mais a seu redor.

AQUÁRIO Há símbolos a serem relembrados. Você faz parte da tribo que sabe evocar aquela luzinha que acende consciência na cabeça dos outros. Esta capacidade está mais forte hoje, com a Lua no versátil e comunicador Gêmeos, em ângulo positivo com Marte, o guerreiro.

PEIXES Quantas coisas você consegue fazer ao mesmo tempo? Taí a Lua em Gêmeos, que é para provar que seu olhar tem 180º, cabendo nele a gama da diversidade de que é composto o infinito. Fé com responsabilidade é o tema que se avizinha. Movimento com direção clara.

Loterias FEDERAL 1º prêmio 2º prêmio 3º prêmio 4º prêmio 5º prêmio -

04862 39.573 95.062 29.193 61.472 92.589

LOTOFÁCIL

1048

01 02 03 05 06 07 09 10 15 16 17 18 20 21 25

LOTOMANIA 1446 01 04 08 13 16 21 22 27 39 42 43 44 46 55 62 68 70 76 86 92

DUPLA-SENA 1276 1º sorteio: 14 17 27 32 42 45 2º sorteio: 17 29 35 36 43 45

MEGA-SENA

1594

06 07 08 23 43 53 QUINA

3477

19 51 56 60 70


Nas Asas do Vento 15 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

Luiz Godinho luizgodinho@brturbo.com.br

Sapecada da Serra Catarinense Abaixo, as músicas classificadas para a 14ª Sapecada da Serra Catarinense. 1 - Guiada Ritmo: Chamarra Letra: Ramiro Amorim Música: Vítor Amorim Cidade: Lages-SC 2 – Estilo Serrano Ritmo: Chamarra Letra: Iradi Chaves Rodrigues Música: Donisete de Fátima P. Wolff (Zetti Gaudéria) Cidade: Lages-SC 3 – Um simples quadro invertido Ritmo: Chamarra Letra e música: Rafael Ferreira Cidade: Lages-SC 4 – Rodeio do Zeca Ritmo: Chote Letra e música: Anildo de Souza Araújo Cidade: Chapecó-SC 5 - Riscos Ritmo: Chamarra Letra: Leonardo A. Cordeiro Música: Reginaldo Farber

Cidade: Lages-SC 6 – Tropelando pela Serra Ritmo: Chote Letra e música: Juliano Duarte Cidade: Lages-SC 7 – Na Flor Da Gola Ritmo: Valsa Letra: Leonardo A. Cordeiro Música: Daniel Mateus Silva Cidade: Lages-SC 8 – A Pedra da Cambará Ritmo: Chamamé Letra: Felipe Silveira Música: Arthur Boscato Cidade: Bom Retiro-SC / Florianópolis-SC 9 - Tormenta Ritmo: Milonga Letra e música: Vítor Amorim Cidade: Lages-SC 10 – João Arrastador Ritmo: Toada Letra e música: Rodrigo Sandi Cidade: Lages-SC

11 – Tropa por diante Ritmo: Toada Letra e música: Ramiro Amorim Cidade: Lages-SC 12 – Uma vida de tropa e estrada Ritmo: Chamarra Letra: Evertom Waltrick Música: Adriano Medeiros Cidade: Capão Alto-SC / Lages-SC 13 – Peão estancieiro Ritmo: Milonga Letra: Aldo Martins Neto Música: Beto Ventura Cidade: Lages-SC 14 – Milonga Catarina Ritmo: Milonga Letra: Milton César Hoff/Sandoval Machado Música: Milton César Hoff/Sandoval Machado/Itacir Vieira Cidade: Chapecó-SC 15 – Quisera Eu Ritmo: Milonga Letra e música: Rafael Vieira

Cidade: Urubici-SC 16 – Pero la fe no há ido de mi Ritmo: Polca Letra: Índio Ribeiro e Conrado Júnior Música: Índio Ribeiro Cidade: Lages-SC 1ª Suplente - Tapui Taipeiro Ritmo: Milonga Letra: Renan Netto / Fernando Costa Música: Renan Netto Cidade: Lages-SC 2ª Suplente – De voz trocada Ritmo: Chamarra Letra: Clodoaldo Francisco Pereira(Aldo Pereira) Música: Reginaldo Faiber Cidade: Lages-SC 3ª Suplente – Na alma da tropa Ritmo: Vaneira Letra e música: Renato Gomez Cidade: Lages-SC

Fronteira da Canção

Músicas classificadas para a etapa regional do 3º Fronteira da Canção Nativa, festival da cidade de Concórdia/SC. 1. A porteira Ritmo: Milonga canção Letra e música: Mílton César Hoff Chapecó 2.Desatino Ritmo: Galopa Letra: Adriano Medeiros e Severino Rudes Moreira Música: Viíicius Camassola e Reginaldo Farber Lages

3.Entre o adeus e as canções de Zé Mendes Ritmo: Chamarra Letra e música: Alcinei Marcelo Ribeiro dos Santos Porto União 4.Nazarenas Ritmo: Chamarra Letra e música: Ramiro Amorin e Éder Goulart Lages 5.Noturno

Ritmo: Candombe Letra: Maicon Oliveira Música: Kiko Goulart Lages 6.Pra falar só de milongas Ritmo:Milonga Letra: Raul Boscato Música: Felipe Silveira e Rafael Vieira Catanduvas 7. Romance das coplas tropeiras

Ritmo: Milonga Letra: Mílton César Hoff Música: Juliano Moreira Lemos Chapecó 8. Um rasguido e os teus encantos Ritmo: Rasguido doble Letra: Rogério Villagran Música: Vítor Amorin Lages


16 Cidade

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Protesto que aconteceria ontem Secretário da Seinfra foi transferido para domingo garante que manutenção O protesto popular “Vem pra rua, Bagé”, organizado por intermédio das redes sociais, aconteceria na tarde de ontem, mas foi cancelado em função do mau tempo. A nova data para é no domingo, às 16h, com concentração na Praça da Estação. Estão sendo convidados a participar, segundo a página do evento, no Facebook, alunos universitários na luta por seus direitos estudantis, mototaxistas na luta por fis-

calização, moradores em prol da barragem da Arvorezinha, moradores da zona leste pelo asfalto prometido, motoristas pedindo o anel rodoviário, grevistas, produtores rurais e estudantes na luta pelo asfalto na estrada Bagé-Lavras e diversos outros grupos, além de manifestantes que querem apenas protestar por causas gerais como melhores condições na saúde, falta de patrolamento e sujeira nas ruas da cidade.

na ERS 473 está sendo feita arquivo jm

Serviço de asfaltamento está parado Uma semana após o Jornal MINUANO publicar matéria sobre a falta de manutenção da estrada ERS 473, que liga Bagé a Lavras do Sul, João Vitor Domingues, secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, entrou em contato com a reportagem para reafirmar os serviços no trecho. Segundo ele, o contato com a empresa está mantido e a manutenção está sendo realizada conforme previsto no cronograma, ainda que não seja diária. “As máquinas não vão fazer a manutenção todos os dias, elas vão nos piores trechos e quando o tempo está estável. Mas tudo está ocorrendo conforme o previsto e, em breve, a obra de asfaltamento será retomada”, garante. A manutenção foi acertada no dia 10 de abril entre Domingues, o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges, e o representante da empresa Sultepa, Auri Tartari. Os trabalhos começaram no dia 14, mas os moradores relataram que os reparos estavam sendo realizados esporadicamente. Está prevista para a primeira quinzena deste mês a retomada das obras pela Sultepa, nos primeiros 22,7 km da estrada. A empresa já encaminhou um engenheiro para o local, a fim de organizar o trabalho. “Os aditivos contratuais já foram feitos e a retomada é garantida. Vamos monitorar todo o processo de perto”, assegura.


Segurança 17 JORNAL MINUANO

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

Registros de ocorrência de crimes Motorista sai da pista contra a honra cometidos através na BR 153 Um carro Honda Civic com placa de Encruzilhada do Sul de redes sociais aumentam saiu da pista no qui-

divulgação

Delegada Daniela afirma que processo após a ofensa é o mesmo para discussões presenciais É cada vez mais difícil encontrar quem real como na virtual. Após discussão em um não possua cadastro em alguma rede social. meio digital, é possível que a parte que se sentiu Facebook e Twitter são apenas alguns exem- lesada registre ocorrência. plos, entretanto, é possível que os internautas Daniela explica que há diferentes formas estejam ativos em inúmeras outras redes. Essas de punição para injúria, calúnia, difamação ferramentas permitem o compartilhamento de ou ameaça. E diferente do que alguns possam mensagens, fotografias, textos e, principalmen- imaginar, as mesmas leis da “vida real” valem te, facilitam a comunicação. para os usuários de qualquer rede. Além disso, Essa situação, contudo, também facilita nos casos em que a ameaça ou o crime contra brigas e discussões on-line. Atualmente, a a honra for cometido através de rede social, a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento investigação do caso acaba sendo facilitada. (DPPA) realiza quase que diariamente registros referentes a ameaças e crimes contra a honra, Diferença que incluem injúria, calúnia e difamação. A deA calúnia é o ato de imputar falsamente legada Daniela Barbosa de Borba informa que, a prática de um crime a outro. A difamação geralmente, essas situações de agressão verbal é atribuir algum fato ofensivo à reputação acontecem durante bri- Reprodução/JM de alguém e injúria é gas “presenciais”, mas o ato de ofender outra que é possível perceber pessoa. A pena para aumento dos casos de quem comete calúnia discussões em redes é de seis meses a dois sociais que chegam até anos e multa; difaa delegacia. “A maioria mação de três meses dos registros ainda é a um ano e multa e em função de deseninjúria de um a seis tendimentos em difemeses ou multa. Nos rentes situações, como Facebook e Twitter são exemplos de ferramentas casos em que além da por exemplo, entre viziinjúria ocorrem também atos de violência ou nhos, mas o número de registros relacionados à quando são utilizados elementos referentes à internet vem aumentando. A maioria das pesraça, cor, etnia, religião, origem ou condição soas tem acesso e isso facilita”, diz a delegada. de pessoa idosa ou portadora de deficiência as penas são agravadas. Nos casos de amePunição aça, através de palavras, escritos, gestos ou A delegada esclarece que o procedimento qualquer meio simbólico, a detenção pode para quem comete algum crime contra a honra variar um a seis meses ou o acusado pode ou ameaça é o mesmo, tanto em casos da vida receber também uma multa.

lômetro da BR 153 na tarde de ontem, após uma aquaplanagem. O motorista trafegava de Aceguá em direção a Caçapava do Sul quando perdeu o controle e atravessou a pista. O automóvel atolou no matagal ao lado da rodovia. Conforme informações da Polícia Rodo- Carro atravessou a rodovia e atolou viária Federal (PRF), nenhum outro veículo trafegava no local no momento o acidente. O motorista e sua namorada não sofreram lesões, mas o carro teve danos materiais. A PRF informa ainda que após períodos de chuva é comum que acidentes ocorram naquele trecho da rodovia, principalmente por ser uma curva. Esse foi o mesmo trecho onde três pessoas morreram no ano passado, após uma aquaplanagem.

Tiro acidental atinge mulher Uma mulher de 33 anos, atingida com uma bala de revólver na coxa, foi levada ao Pronto-Socorro na madrugada de ontem. Conforme a vítima, o autor do disparo foi o próprio noivo, que, acidentalmente, atirou enquanto manuseava uma arma. O noivo, de 46 anos, que socorreu a mulher, confirmou a versão. A pistola 40 e o projétil encontrado na roupa da vítima foram apreendidos.

Ônibus tem vidro quebrado no bairro Ivo Ferronato Um ônibus da empresa Anversa foi atingido por uma pedra na noite da última quarta-feira. O fato aconteceu no bairro Ivo Ferronato, na rua Luiz Adão Médici, por volta das 21h 45min. A pedra que atingiu o coletivo quebrou um dos vidros, mas ninguém ficou ferido.


18 Esporte

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Marcel Nunes

marcelpnunes@gmail.com @marcelpnunes

Guarany refuta facilidade contra algoz e campeão do turno Assegurado na Divisão de Acesso, Rio Grande vive semana festiva ARQUIVO/JM

O Guarany recomeça domingo sua caminhada no returno da Série B diante do Rio Grande. O tricolor, com vaga assegurada na Divisão de Acesso de 2015, virá pela primeira vez à Rainha da Fronteira nesta temporada. No primeiro turno, o tricolor foi o algoz alvirrubro. Em duas partidas, duas vitórias contundentes por 3 a 0. Na mais relevante delas, o Rio Grande bateu o Guarany na semifinal e frustrou as pretensões da equipe de Osvaldo Rolim. O duelo, pela segunda rodada, acontece após uma semana de comemorações na Noiva do Mar. Depois do título sobre o São Gabriel, foi realizada uma carreata e a equipe foi homenageada pelo poder Executivo.

Mesmo com o clima de festa do lado adversário, Osvaldo refuta qualquer espécie de facilidade atuando no estádio Estrela D’Alva. O confronto está confirmado para as 15h30min. “Independente do time que entrar em campo, com titulares ou não, eles jogarão tranquilos. Sem a responsabilidade de conseguir o resultado”, acredita. Com Cléber Oliveira, Vítor e Vágner suspensos, o treinador encaminha hoje a equipe. Fábio Souza, com dores na panturrilha, deve estar em campo. Serão ao menos quatro estreias. O zagueiro Gabriel, contratado ainda no primeiro turno, o volante André Correa e o meia-atacante Gustavo Guerra. Na lateral, Alexandre e Eduardo Melo são candidatos.

Antes do combate, a luta por recursos Drama se repete e pode inviabilizar bajeenses no Mundial de Taekwondo

Bagé duela novamente fora do tatame para ter uma equipe representando o município no Campeonato Mundial Aberto de Taekwondo. O adversário é um velho conhecido: a falta de incentivo financeiro. O esforço é para mandar, ao menos, seis lutadores ao evento que acontece durante os dias 17 e 18 de

maio na capital paranaense. Os atletas estão inseridos no Projeto Mais Educação e treinam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Reny Collares e complementam o trabalho, aos sábados, em uma academia local. Para contar com o sexteto em Curitiba são necessários ARQUIVO/JM

cerca de R$ 1 740 (R$ 290 por lutador) somados custos com deslocamento e inscrição. De acordo com o chefe da equipe, o 5º dan Fabrício Vianna, pais e professores estão se mobilizando para viabilizar a participação. “O ideal seria levarmos um grupo bem maior, especialmente pela qualidade técnica dos atletas que temos em Bagé. Mas a dificuldade para conseguirmos recursos para somente seis é muito grande”, lamenta. Desde o mês de fevereiro o Jornal MINUANO relata a luta por patrocinadores na modalidade. Vianna, por exemplo, precisou abrir mão de competir no Open Illinóis Taekwondo Championship, em Chicago. Pessoas físicas e jurídicas interessadas em colaborar podem entrar em contato através do telefone 8121 3070.

No Arthur Lawson, alvirrubros foram derrotados duas vezes

Gaúcho de Arrancada leva bajeense a Ijuí Lemos correrá na categoria 210 cc O bajeense Richer Lemos corre pelo título do Campeonato Gaúcho de Arrancadas nesse domingo. A segunda etapa do estadual de motos acontece em Ijuí, na região noroeste, na pista do São José Eventos. O atleta compete na categoria 210 cc, uma das mais disputadas do circuito. “A expectativa de conquistar a etapa e trazer mais um troféu para Bagé é muito grande”, evidencia. divulgação


Esporte 19 JORNAL MINUANO

Bagé recomeça com derrota na Série B Kesler, duas vezes, marcou os gols do Farroupilha O Bagé alterou o esquema tático e contou com a estreia de Ânderson Son. As novidades, no entanto, pararam por aí. Depois de um começo promissor, a equipe de Murilo Costa esbarrou na precariedade ofensiva e, com dois gols do meia-atacante Kesler, foi derrotado por 2 a 0 na abertura do returno da Série B. O confronto foi realizado no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Son, em sua melhor característica, arriscou de fora da área para segura defesa de Samuel na primeira tentativa da partida. Com um time consciente, o Bagé controlou os primeiros 25 minutos. O Farroupilha dava liberdade no meio campo e Tiago Rocha comandava a transição com o ataque. Bem posicionado e aproveitando a ligação direta, o Bagé não corria riscos defensivos. O Farroupilha cresceu nos minutos finais, especialmente, com o lateral Dudu Mandai. O ala entrou a dribles e arriscou da entrada da área, a bola desviou em Son e bateu na trave. Na cobrança do escanteio, o tricolor pediu pênalti no toque na mão do ala Laércio. Douglas, de cabeça, ainda perdeu de abrir o marcador ao cabecear nas mãos de Thales. Os jalde-negros deram a resposta na bola parada. Após o escanteio e o desvio no primeiro pau, Kesler salvou sobre a linha. Na segunda etapa, logo aos cinco, Kesler concluiu de primeira a triangulação com Dudu e Douglas, e marcou um golaço. A bola ainda pegou na trave antes de entrar: 1 a 0. Oito minutos depois, novamente ele, Kesler, recebeu livre e bateu cruzado: 2 a 0. Com a desvantagem, Murilo abriu mão

dos três zagueiros e fortaleceu o sistema ofensivo com a entrada de Tainã no lugar de Laércio. O Bagé, no entanto, repetiu a dificuldade observada no primeiro turno e praticamente não exigiu a participação do goleiro Samuel. As finalizações vinham somente de fora da área. Nos acréscimos, o zagueiro Rafael ‘perdeu a cabeça’ e acabou expulso. O Bagé estará de folga no final de semana e volta a campo na quarta-feira, quando recebe o São Gabriel no Pedra Moura. O jogo está marcado para as 20h.

Demais resultados

A quinta-feira teve outras quatro partidas pelo interior do Estado: Sapucaiense 2x0 Estância Velha; Rio Grande 2x1 São Gabriel; Garibaldi 3x0 Gaúcho e Três Passos 1x1 Guarani. Terça-feira, 15 de Novembro 0x1 Palmeirense. Série B – 1ª rodada do returno – 1º/5/2014

Farroupilha Samuel; William Rudiere Evandro Dudu; Alair Cristiano (Ávila) Madalena Kesler Luiz Eduardo (Iur) Douglas (Gustavo Lima) Téc: Géverton Duarte

2x0

Bagé Thales; Rafael Héberson Mateta (Ânderson Silva) Alex Tiago Rocha Ânderson Son Fernandinho Luis Fernando (Fernando Lima) Láercio (Tainã) Alessandro Maranhão Técnico: Murilo Costa

Gols: Kesler (5’ e 13’/2ºT) Arbitragem: Márcio Castelli auxiliado por José Pletsch e Eduardo Guedes

divulgação

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014


20 Contracapa

BAGÉ, 2 DE MAIO DE 2014

JORNAL MINUANO

Temperatura Hoje Mínima Máxima

Manhã

Tarde

Noite

11 22

Confraternização reúne professores e funcionários da Urcamp

FRANCISCO DE ASSIS

Para marcar do Dia do Trabalhador, um evento reuniu direção, professores e funcionários da universidade no salão de festas do Santuário de Nossa Senhora Conquistadora na noite de quarta-feira. Pág. 06


20140502