ANO XXIII
EDIÇÃO N° 316
S.PAULO, MAIO DE 2.018
www.jornalleste.com.br jornalleste@uol.com.br JORNALISTA RESPONSÁVEL: ATLAS DE CARVALHO JR.
A VOLTA DOS FESTEJOS DE PRIMEIRO DE MAIO
Ermelino resgata sua Festa do Trabalhador de Primeiro de Maio, com a tradicional Missa de abertura do Padre Ticão e desfile cívico. Veja na última página.
14ª edição da Virada Cultural terá palcos descentralizados e atrações como Xuxa, Caetano Veloso e Projota. ÚLTIMA PÁGINA
CONCURSO GAROTA DA CAPA Abra as portas para uma carreira profissional na área da moda ou artística. Se você ainda não participou de nosso concurso mande já a sua foto. E se você já foi uma de nossas garotas, mande novamente sua foto para concorrer aos prêmios de nossos patrocinadores. Seu sonho pode começar aqui, em um simples jornal de bairro, como fez Gisele Bündchen. O e-mail para o envio de fotos é atlasj@uol.com.br. Não se esqueça de incluir seus dados como nome completo, idade, endereço e telefone. A SABRINA RAMOS TEM 16 ANOS E MORA NA PONTE RASA
EDUCAÇÃO
CO LUNA DO MEIO 4
ARLETE MARQUES arletemaroli@uol.com.br
Ensinamentos de minha mãe Desde que me entendo por gente, as lembranças que tenho de minha mãe são sempre dela trabalhando, seja em casa, seja vendendo sorvete, cocadas caseiras, coxinhas, verduras. Precisou ajudar meu pai logo cedo, como tantas mulheres fazem hoje em dia. Por isso, nós, os filhos, também precisamos auxiliar de alguma forma em casa. Ainda pequenos, minha irmã mais velha aprendeu a cozinhar e eu e os outros irmãos aprendemos a limpar a casa e o quintal. Tudo sempre dividido, após o café, era a nossa função. Ela, filha de um homem culto, aprendeu em casa as primeiras letras. Naquela época, não havia muito estudo, motivo para incentivar-nos a buscar conhecimento na escola. Comprava, dos ambulantes que passavam na rua, livros de histórias, até jogos que aguçavam nossa curiosidade para a ciência. Um dia, comprou uma BARSA, Enciclopédia tão valorizada e cara, na época, para auxiliar-nos nos estudos, mesmo não tendo muitas condições de pagá-la. Um jeito de não termos que nos deslocar até uma biblioteca distante para realizar nossos trabalhos escolares. Cedo, precisamos trabalhar fora para auxiliar nas despesas de casa, mas os estudos nunca foram deixados de lado. À noite, íamos para a escola. Eu, desde a 7ª. Série, hoje, 8º ano. Sendo a casa distante do ponto de ônibus, lá ia ela, por volta de 22 horas, buscarnos, para que não corrêssemos perigo algum. Sempre nos punha medo em relação a namoro. Sabia que precisávamos primeiro realizar nossos sonhos profissionais. Casar cedo nos traria dificuldades financeiras, mesmo assim, apoiava-nos nas decisões pessoais que não combinavam com as dela. Como dizem os especialistas, os pais têm que cumprir o papel de educadores e não apenas de amigos dos filhos. Educar dá trabalho, mas os frutos colhidos são preciosíssimos. E tudo que ela nos ensinou, nem sempre em palavras, mas também em atitudes, é repassado à nova geração. Sou educadora, percebo muitos jovens meio perdidos em relação ao comportamento adequado, carentes de alguém que lhes ensine algo verdadeiramente, de alguém que lhes dê atenção. Deixar um filho no celular, em frente à teve, nas ruas, sem responsabilidades maiores é um risco. Educar é não só um dever dos pais, é um ato que dignifica, que certamente será reconhecido pelos filhos, no futuro. Eu e meus irmãos tivemos uma mãe brava muitas vezes, mas sempre atenta em relação à nossa educação. Cumpriu com louvor seu papel. APRENDENDO PORTUGUÊS Qual a diferença entre AFIM (junto) para A FIM (separado)? AFIM (junto): que apresenta afinidade; semelhança. Ex.: "Para ser aprovado, o projeto precisa ser desenvolvido em uma área afim" A FIM DE (separado): com a finalidade de; para. Ex.: "Ele foi mais cedo pra faculdade a fim de estudar para a prova."
Após uma noite de sexo, a mulher madura acende um cigarro ?? e pergunta para seu jovem parceiro: -Do que você mais gosta em mim: Meu rosto angelical ou meu magnifico corpo? ?? – Do seu senso de humor!
A velhinha entra num sex-shop, toda trêmula, e pergunta ao vendedor: – Voocêêê teeem viiibrrrradddooorrrrreeess? – Temos sim senhora! De vários modelos… – Teeeemmmm daaaaquueeeeleeesss immmpooortaaadooosss, de ciiinncoooo veloooociiiidaaadeeess? – Temos sim, senhora! – Ennntããão, meeee mooostrrraa cooomooo é quuueee eu faaaçooo paraaa dessliiiigaaar essstaaa meeerrrrdaaa!
Dois amigos conversavam: – Você anda tão abatido ultimamente. O que é que se passa? – Lembras-te daquele safari que eu fiz em África? – Lembro. – Um dia à tarde, eu estava à beira de uma árvore, veio um gorila por trás e…, violou-me. – Esquece isso! São águas passadas! – Pois, mas ele nunca me mandou e-mail , nem uma carta!… Cidadezinha do interior. Dois gays brigando na rua, fazendo o maior escândalo. A polícia leva os dois pra delegacia. E o delegado interroga: — Então vocês dois são gays? — Nóis semo, seu delegado! E o delegado, corrigindo: — Nós somos! — Desculpa, seu delegado… É que nóis não sabia que o senhor era também
COMUNIDADE
CABRAL APRESENTAÇÃO No dia mais iluminado do ano, preceito religioso ou filosófico que cabe ao leitor discernir, ajuizar e optar, resolvi externar e registrar pensamentos de um modo de vida que tem por ideal ajudar o ser humano a relacionar-se melhor com o próximo. Processo que, ao longo de milênios, vem lentamente evoluindo para melhor, mas não em relação aos animais irracionais ou à beleza da natureza. E se ambos forem dizimados, possivelmente, desfaleceremos com eles e tudo estará acabado para tudo e todos que têm vida, como já sucedeu com o nosso planeta há uma infinidade de milênios. Talvez, tudo se restabelecerá, como já aconteceu, porém, o ser humano, quem sabe, nunca mais retorne, como ocorreu com os dinossauros. Portanto, devemos zelar um pelo outro, com maior veemência de amor possível, como pregou Jesus Cristo, o Filho da Virgem Maria e do Espírito Santo. Mas, alguns de nós, biologicamente máquinas perfeitas, maravilhosas, somos ambiciosos ao extremo. Não medimos consequências para atingir um objetivo de satisfação pessoal que nos leve a um conforto material ou a uma ilusão mental e nos deixa alucinados em querermos algo de concreto. Ou mesmo o interesse de confirmarmos aos nossos semelhantes que somos importantes, benevolentes, poderosos, inteligentes, bonitos, fortes e outros adjetivos que, na maioria das vezes, são enganosos, mas que nos envaidece e nos ilude de tal maneira que chegamos ao ponto de agir irracionalmente. Porém, não como verdadeiros animais irracionais que sempre se valem da luta pela sobrevivência. Contudo, agimos sim com a consciência humana, atuamos racionalmente, e, por ironia, tornamo-nos desumanos. Mais além, tamanha é a nossa certeza de sermos poderosos que alguns de nós, tolos, evidentemente, chegamos a ponto de pensarmos que somos imortais e desafiamos publicamente o Criador, com toda a Sua Suprema Sabedoria, para mostrarmos aos nossos semelhantes que não O tememos.
O marido chega em casa e se surpreende com um homem debaixo de sua cama. — O que esse homem faz embaixo da cama? — pergunta, indignado, dirigindo-se à esposa. — Embaixo eu não sei, mas em cima faz maravilhas!
- Fêssora, um menino como eu pode ter filhos? – Claro que não Joãozinho, você só tem 10 anos! - E uma menina como a Mariazinha pode ter filhos? - Também não meu amor, ela só tem 9 aninhos! Joãozinho se vira para Mariazinha e diz: - Eu num disse que num tinha perigo! A professora preocupada com as histórias que ouvia a respeito do Joãozinho fala para o garoto: – Joãozinho vamos conversar sobre sexo? e ele: - Sim professora, a senhora quer aprender o quê?
KARDECISMO ALDO COLASURDO aldocolasurdo08@hotmail.com Blog: aldo.colasurdo.zip.net
ASTROLOGIA
LEGISLATIVO
LETÍCIA HELENA
horÓscopo ÁRIES: Semana intensa, bom observar a impulsividade para tomar determinadas decisões. No trabalho, ótimo momento para repensar a forma de usar seu dinheiro. No amor, cuidado com o ciúme e brigas desnecessárias.
TOURO: Semana boa para fazer uma reflexão sobre si mesmo e guardar dinheiro para planos futuros. No trabalho, afaste-se de fofocas. No amor, fale para seu parceiro Segundo alguns estudiosos da Bíblia, Deus, ao iniciar a como se sente. criação da humanidade encarregaria Adão das atividades mais brutas e pesadas. Em seguida teria criado Eva, sensível e delicada, para juntos GÊMEOS: cuidarem da evolução a espécie humana. A semana começa com uma dúvida, mas logo você conseguirá resolver e decidir. A história da humanidade, desde o seu princípio, nos No trabalho, use sua criatividade para impressionar os líderes. No amor, uma tem demonstrado que a mulher dedicou-se ao trabalho, trouxe o ho- pessoa do passado pode voltar a querer contato. mem para perto de si e dos filhos. Na idade média foi ela quem criou o modelo do cavalhei- CÂNCER: ro que haveria de dominar a sociedade ocidental, Vê-se, pois que a A semana trará positividade e autoconfiança. Momento bom para fazer uma mulher, ao longo da história foi a principal educadora do homem. Poanálise de autoconhecimento. No trabalho, é um ótimo momento para ser proativo. rém, além de sua imensa colaboração para o progresso da humanidade, No amor, sem pressão, as coisas acontecem naturalmente. ainda devemos salientar o maior e divina missão: a maternidade. Investida desta função, seu desempenho e seus cuidados alcançam níveis incalculáveis. Com esforços e sacrifício, cuida LEÃO daquele ser, que inicia a gerar dentro de si, com dores físicas, o trás ao A tensão da última semana passou, semana será leve e com a leveza, você mundo, alimenta-o, agasalha-o educa-o, passa o resto de sua vida al- conseguirá resolver assuntos pendentes. No trabalho, ótimo momento para tentar algo novo. No amor, repare nos detalhes de quem gosta. mejando uma existência feliz para sua criatura. Muitas vezes, paga um alto preço para que isto aconteça, como no fato recentemente publicado em importante jornal de São VIRGEM: Paulo, o qual passaremos a narrar. Um senhor foi procurado por um Com o decorrer da semana, você pode se estressar algumas vezes, mas consebombeiro aposentado, iniciando calorosa discussão; em dado momen- guirá resolver problemas. No trabalho, ótima semana para reorganizar a rotina. to, o filho do senhor resolveu intervir na discussão para defender o pai, No amor, não se deixe levar por interferências externas no seu relacionamento. quando o bombeiro sacou e apontou-lhe um revólver. Sua mãe, que tudo assistia, rapidamente saltou na frente do filho para salvá-lo, trans- LIBRA formando-se em escudo e recebeu um tiro no peito. Ferida, virou-se e A semana começa com uma cobrança interna sobre todos assuntos. Bom avaliar abraçando-o recebeu mais dois tiros mortais nas costas. Deu sua vida o que pode ser feito logo. No trabalho, uma ótima oportunidade vai aparecer. pela vida do filho! (o criminoso foi preso). MÃE = sois a mão que conduz, a alma que inspira, a voz Pense bem. No amor, momento bom para relacionamentos novos. que perdoa. Não é no presente que sois apreciada, é no passado quando a morte a leva para Deus. Do Criador recebes o merecido galardão! ESCORPIÃO: Nós outros, seus filhos, somos como marinheiros que buscam no es- A semana começa com surpresas na área familiar. É bom ter cuidado com menpaço a estrela que deve conduzir ao porto seguro, saudosos de seus tiras. conselhos, e tristes pela sua ausência física, porém procuremos nos No trabalho, mude de ideia, uma ideia nova é sinal de mudança interna. conformar, pois temos, no Plano Espiritual, mais um anjo de guarda a No amor, demonstre carinho e dedique-se a fazer quem você ama sorrir. velar por nós! SAGITÁRIO Semana muito feliz, porém, com muita correria. É bom tirar um tempo para si mesmo. No trabalho, seu bom humor pode trazer novas oportunidades. No amor, momento para pensar se vale a pena continuar orgulhoso.
MÁRIO COVAS NETO
Mulher e Mãe
PAPOPET
Educar seu Cachorro
Há atitudes que você pode tomar com seu cãozinho assim que ele chegar em sua casa. Repetir essas coisas é educar seu filhote para que, mais tarde, ele possa ser um cachorro adulto muito mais sociável e obediente. Donos que educam desde pequenos tem menos problemas, além do adestramento ser muito mais eficiente e rápido em cães que já foram educados. Advertir na hora errada – Se você for dar uma bronca depois, o cachorro não entenderá o porquê da advertência e acabará se acostumando com aquela repressão. Correr atrás quando ele estiver com algo na boca – Não raro os cães fazem alguma coisa errada só para chamar atenção do dono. Quando você corre para pegar o objeto de sua boca, você só estará reforçando essa ideia, dando a atenção que ele quer. Ir a seu encontro sempre que o filhote chorar – Se você for acalentá-lo toda vez que ele chorar, o cachorrinho entenderá que, chorando, seu dono sempre estará perto dele. Como Socializar seu Cachorro? A socialização não é só o ato de um cachorro viver em harmonia com outros. A socialização é a apresentação do mundo para o cão, evitando que ele adquira fobias de determinadas coisas ou acontecimentos. Se observarmos, há muitos cães que não se dão bem com outros cachorros, têm medo da rua, de barulhos, pessoas, inclusive crianças, têm medo de banho, de tratamento veterinário e até de inofensivos brinquedos. Levar seu filhote para conhecer o mundo pode ser tarefa complicada, até porque não é recomendado que o cachorro visite a rua antes de completar todo o ciclo de vacinas, mas ele precisa utilizar o carro, ir a lugares públicos em seu colo, ser tocado por diversas pessoas e ver outros cães que você tenha certeza que já foram vacinados. O animal pode e deve enfrentar diversas situações para que ele já venha se acostumando com o que o espera. Período para Socializar O período limite de socialização é de aproximadamente quatro meses, e até esse momento, você precisa entender que experiências variadas para o cachorrinho, mesmo em seu colo, são mais que necessárias. Um filhote socializado é porta de entrada para um cão adulto equilibrado. Consultas comportamentais podem ajudar muito nesse processo. A família se reúne para listar os maus hábitos do mascote. Aí, o treinador avalia e estabelece uma melhor convivência entre a família e o cachorro, respeitando as necessidades de todos. Vale salientar que essa consulta é feita com o filhote ainda em fase de socialização. É muito mais fácil evitar problemas do que desfazer aquilo que já foi aprendido.
DIREITO DE RESPOSTA NOTA DO JORNAL LESTE: Como está claro em nosso expediente, todas as matérias assinadas por nossos colunistas são de inteira responsabilidade intelectual e jornalística de seus autores. Este “Direito de Resposta” foi concedido a pedido do Sr. Alberto Marin e refere-se à matéria de nosso Colunista Cabral publicada na edição 315 de Abril de 2018.
Saindo em defesa da UBS Ermelino Matarazzo O caso referido pelo senhor Cabral em sua coluna que denuncia o mau acolhimento na UBS de Ermelino Matarazzo e não UBS Jardim Belém, referente ao senhor Jorge Aparecido dos Santos não condiz com a realidade, uma vez que o mesmo foi atendido cordialmente. Vamos ao esclarecimento dos fatos mencionados acima: O senhor citado reside no Jardim Verônia sendo assim cada UBS responde pela sua área de atuação, sendo no caso dele no local citado onde reside. Casos emergenciais são realizados nas AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) são unidades específicas para descongestionar as UBSs. Gostaria, como representante do Conselho Gestor, bastante atuante, que antes da população reclamar buscasse conhecer melhor as normas dos setores independentes da sua área de atuação, neste caso específico faltou ao senhor Cabral solicitar informações junto à gerente da unidade, para verificar o que de fato ocorreu. Finalizo ressaltando que na UBS de Ermelino Matarazzo não ocorre descaso em momento algum, ou seja, todos são atendidos de maneira responsável, ética e acolhedora.
A população em favor da saúde municipal Projeto de Covas prevê instalação de linha direta com Ouvidoria da Saúde nos equipamentos de saúde municipais
Por maiores que sejam os esforços da prefeitura para aperfeiçoar o sistema municipal de saúde, é difícil garantir que tudo funcione em ordem diariamente. Por isso, propus um projeto de lei que tem como foco ajudar nessa organização – e tendo os próprios usuários como fonte de dados. A ideia é instalar em todos os equipamentos de saúde de responsabilidade da prefeitura um telefone com linha direta para a Ouvidoria Central da Saúde. Dessa forma, a população terá um um canal gratuito para formalizar reclamações, sugestões, denúncias ou tratar de outros assuntos relacionados à saúde no município de São Paulo. Dar aos usuários do serviço facilidade no acesso à Ouvidoria é, certamente, um importante passo para aprimorar a qualidade do serviço prestado. E, claro, de agilizar a solução de problemas como falta de remédios, médicos ou mau atendimento. Essa linha direta também pode ser usada para coibir maus hábitos de profissionais, como o de não cumprir a devida carga horária na unidade de atendimento. Casos do gênero foram denunciados em diversas cidades pela mídia. Outro benefício do projeto de lei é a orientação que o governo recebe da população de modo a guiá-lo quanto à maneira correta de investir os recursos reservados à saúde. Isso porque ao saber das deficiências dos equipamentos pelos próprios usuários, a CAPRICÓRNIO gestão pode empregar o dinheiro de modo a resolver tais carências. Que tal uma viagem fora de hora para organizar a mente? Saia da rotina e quando O projeto já foi aprovado em primeira votação na Câmara voltar, algumas questões estarão mais claras. No trabalho, não é um bom moMunicipal e ainda deve passar por nova apreciação dos vereadores. mento para mudar. Talvez uma reciclagem faça bem. No amor, a sua sinceridade Caso receba o aval, segue para a análise do prefeito, responsável por vai ser sua aliada essa semana. sancioná-lo ou vetá-lo. AQUÁRIO Essa semana, você conseguirá ir além nos seus pensamentos e abrir a mente. Bom para reavaliar amizades. No trabalho, uma proposta de trabalho nova pode te balançar. Avalie. No amor, palavras ditas com cuidado podem ser melhores nesse momento.
MÁRIO COVAS NETO É VEREADOR POR SÃO PAULO,
PEIXES A semana começa com uma nova oportunidade. Aproveite e se dedique ao máximo. Não se esqueça de quem está ao seu lado. No trabalho, o uso da criatividade e da boa intenção, trará bons frutos. No amor, guarde um pouco o que pensa para dizer em outro momento
CULINÁRIA
ÁGUA NA BOCA Torta de frango de liquidificador Ingredientes 3 unidades de ovo (massa) 1 xícara de óleo (massa) 2 colheres de sopa de queijo parmesão (massa) 1 e 1/2 xícara de leite (massa) 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (massa) 1/2 colher de sopa de fermento (massa) * a gosto de sal (massa) 500 gramas de filé de peito de frango (recheio) * o quanto baste de água (recheio) 1 unidade de cebola (recheio) 2 unidades de tomate (recheio) * a gosto de sal (recheio) * a gosto de pimenta-do-reino preta (recheio) * a gosto de gengibre (recheio)
Modo de preparo Comece pelo recheio. Coloque o frango em uma panela e adicione água até cobrir. Cozinhe por cerca de 30 minutos. Retire da panela e desfie o frango. Em outra panela, coloque um pouco de óleo e frite a cebola até dourar. Adicione o frango, o tomate, o sal, a pimenta e o gengibre. Reserve. Para fazer a massa, bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o queijo e o sal. Acrescente a farinha de trigo e o fermento e bata mais um pouco. Em uma forma untada, coloque um pouco da massa, acrescente o molho de frango, e cubra com o restante da massa. Em cima, acrescente fatias de queijo muçarela, gergelim branco e orégano. Asse no forno a 180 graus C por cerca de 30 minutos.
O que é Astrologia? Veja a importância do estudo dos astros na nossa vida. Desde os tempos mais remotos, os humanos buscam por autoconhecimento e por explicações para os mais diferentes fatos e acontecimentos do mundo, buscando conhecer a formação do Universo e dos planetas. E desde muito cedo, há milhares de anos, já se acreditava que as estrelas errantes – aquelas que caminhavam pelo céu conforme as noites iam passando – poderiam influenciar os acontecimentos aqui na Terra. Foi através dessa crença que iniciou-se os primeiros estudos sobre a influência que os astros tem sobre nós, os seres humanos, e que dariam origem à Astrologia. Neste post, descubra o que é a Astrologia e qual a sua importância para o ser humano. O que é a Astrologia? A Astrologia é um estudo de autoconhecimento que nasceu da associação entre os planetas e o comportamento humano. Esta ciência está entre os estudos mais antigos do homem, muito antes da escrita. Uma prova disso é que seus registros podem ser encontrados em ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Grécia à Babilônia, da China até Roma. Com o passar do tempo, os estudos dos astros foram se desenvolvendo, permitindo sua relação
com as estações do ano, calendário agrícola, lunações e muitos outros aspectos. Mas foi por volta do século XX que a Astrologia ganhou novas perspectivas ao se aliar com a Psicologia, permitindo análises cada vez mais direcionadas ao nosso cotidiano, sem perder a essência e a sabedoria de seis mil anos atrás. Assim, com a Astrologia é possível identificar perfis específicos do comportamento humano através da posição dos astros e também realizar algumas previsões sobre o futuro das pessoas. Como este estudo funciona? A Astrologia se fundamenta no paradigma holístico, afirmando que todas as coisas existentes no Universo estão inter-relacionadas. Assim, a posição dos planetas no determinado momento de nascimento de uma pessoa falará sobre essa vida, revelando seu propósito, seus talentos, suas motivações. Muito mais do que os signos do zodíaco conhecidos por nós, a Astrologia é um conjunto de cálculos complexos que determinam um sistema em que você é o centro e está interligado com os astros que os cerca. Todo esse sistema é gerado a partir da data, hora e local do
seu nascimento e quanto mais precisos forem estes dados, mais precisas serão as suas análises de personalidade e previsões astrológicas. Como as análises astrológicas são feitas? As análises astrológicas são realizadas por um astrólogo – cientista responsável por estes estudos. Elas estão baseadas no posicionamento dos planetas do sistema solar no momento exato do nascimento de uma pessoa e na movimentação de outros corpos celestes, procurando ver a influência de cada um deles na vida do indivíduo em questão. Para isso, os astrólogos se utilizam de diversas ferramentas. A mais popular delas são os horóscopos. No horóscopo ocidental tradicional (esse que conhecemos), temos 12 signos regidos pelos planetas e que são definidos de acordo com a data de nascimento da pessoa. São eles: Áries (21/03 – 19/04) Touro (20/04 – 20/05) Gêmeos (21/05 – 21/06) Câncer (22/06 – 22/07) Leão (23/07 – 22/08) Virgem (23/08 – 22/09) Libra (23/09 – 22/10) Escorpião (23/10 – 21/11) Sagitário (22/11 – 21/12) Capricórnio (22/12 – 19/01) Aquário (20/01 – 18/02)
Peixes (19/02 – 20/03) Mas também é importante lembrar que existe a Astrologia Oriental com o horóscopo chinês, japonês e o indiano, e até outras vertentes astrológicas, como o horóscopo xamânico, cada um com as suas particularidades. Além dos horóscopos, outra ferramenta muito utilizada é o mapa astral, que é uma análise mais profunda e individual. Ele considera o dia, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento do perfil a ser analisado, para tentar compreender a sua natureza através das posições celestiais. O registro dessas posições é representado na mandala astrológica. A partir daí, é possível calcular os aspectos que se formam entre planetas, casas e signos, para gerar a análise. Por fim, a Astrologia é uma ferramenta importante para quem busca o autoconhecimento. É um estudo muito antigo e ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nada tem a ver com misticismos ou magias. É uma ciência milenar, séria e baseada em cálculos complexos. Ao conhecer seu perfil astrológico, é possível explorar melhor os pontos fortes da sua personalidade, trabalhar as fraquezas e se antecipar a situações da sua vida.
CULTURA 14ª edição da Virada Cultural terá palcos descentralizados e atrações como Xuxa, Caetano Veloso e Projota Edição deste ano convida paulistanos e turistas a se divertirem no Centro e em pontos estratégicos nas quatro regiões da cidade, com atividades de todas as linguagens artísticas nos dias 19 e 20 de maio. A Prefeitura de São Paulo anuncia a programação da 14ª edição da Virada Cultural, um dos principais eventos do calendário cultural da cidade. A Virada tem como objetivo promover convivência em espaço público, convidando a população a aproveitar mais a cidade de São Paulo e seus espaços culturais e de lazer por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares. A edição de 2018 acontece a partir das 18h de sábado (19) até as 18h de domingo (20). Neste ano, o evento conta com tablados temáticos pelas ruas do Centro da cidade, que contemplam diversos gêneros musicais, que vão do rock ao samba e de cultura popular aos hits dos anos 90. Dentre as novidades deste ano estão o parque de diversões no Vale do Anhangabaú, que terá carrinho bate-bate e roda gigante e, cinema ao ar livre na Rua XV de Novembro. “Queremos proporcionar experiências novas para o público. Teremos parque de diversão, alguns tablados inéditos e o cinema ao ar livre”, pontua o secretário municipal de Cultura, André Sturm. Os shows da Virada contam com diferentes estilos musicais. Entre as principais atrações estão Xuxa, Balão Mágico, Fat Family, Fernanda Abreu, Gretchen e Valeska Popozuda, Ira!, Dj Hum, Thaíde, Diogo Nogueira, Legião Urbana, Fafá de Belém, Caetano Veloso, Double You, Elza Soares, Negra Li, Rashid, RZO + Ice Blue, Raimundos, Gilmelândia, Rosa de Saron, Karol Conká, Projota, Jota Quest, Katinguelê, Pretinho da Serrinha, Dudu Nobre, Eliana de Lima, Xande de Pilares, Beth Carvalho, Planta e Raiz, Rastapé, Falamansa, Dead Fish, Ratos de Porão, Leandro Lehart, Exaltasamba, Royce do Cavaco, Marcelo D2, Paralamas do Sucesso, Dexter, É o Tchan, Emicida, Tom Zé, Léo Jaime, Gloria Groove e Aretuza Love. VEJA QUAIS OS EVENTOS QUE SERÃO REALIZADOS NA ZONA LESTE
Arena Corinthians • Palco Principal: 18h00 - Katinguelê + Sampagode + Leci Brandão 20h30 - Walmir Borges + Luciana Mello + Pretinho da Serrinha + Negra Li 23h00 - Dudu Nobre + Paula Lima 12h00 - Unidos da Virada Cultural 14h30 - Serial Funkers + Vanessa Jackson 17h00 - Xande de Pilares + Eliana de Lima • Palco Talentos 19h30 - Os Opalas + Izzy Gordon 22h00 - Carolina Soares + Kelly Silva 13h30 - Fabiana Cozza 16h00 - Brunno Zaia + Reinaldo (Terra Samba) 18h00 - Selfie Points 18h00 - Intervenção Caray Circo
OPINIÃO
ATLAS atlasj@uol.com.br
Meus amigos e minhas amigas, eis que este é a primeira edição que marca o início de nosso vigésimo terceiro ano de atividades. E coincidentemente volta logo após o resgate da Festa do Trabalhador de Primeiro de Maio em Ermelino Matarazzo. Evento que esteve claudicando nos últimos anos, mas ao que parece voltou honrando suas origens de festa cívica e congraçamento de toda uma região. A Festa do Trabalhador de Primeiro de Maio é o marco da existência do JORNAL LESTE, que nasceu para ser distribuído durante os festejos deste evento em 1.996. Já contei isso nesta coluna pelo menos duas dezenas de vezes, mas é orgulhoso para nós do JORNAL LESTE, que estejamos relacionados intrinsicamente com Ermelino Matarazzo e suas tradições. Posto isto, por força de minha profissão, vez ou outra, dou uma espiada nos programas “jornalísticos”, mais sensacionalistas do que propriamente informativos, que são exibidos na TV aberta. Tive o desprazer de assistir ao Conexão Repórter, no SBT, comandado por Roberto Cabrini, que abordou o desabamento, no largo do Paiçandu, do Edifício Wilton Paes de Almeida, que servia até então de ocupação aos desabrigados. Embora o programa corretamente tenha exposto as condições dos moradores, inclusive colocando no ar questões como a cobrança de taxas pela direção do movimento ocupacional, fiquei temeroso com os rumos que a reportagem tomou. De maneira pouco sutil, diversas vezes, as imagens relacionavam o movimento de ocupação com uma facção criminosa. Ora mostrando a apreensão de drogas na ocupação do antigo Cine Marabá, ora expondo imagens da sigla da facção ao citar as diretrizes do movimento ocupacional. Não morro de amores pelos movimentos de ocupações ilegais que campeiam neste País. Todos ligados a partidos ditos de esquerda. Ou melhor, ligados a CANDIDATOS DESTES PARTIDOS, que sabem muito bem extrair e usar as vantagens de uma pseudo-liderança, tal qual a direita é useira e vezeira de fazê-lo. Aliás, costumo dizer que um lado ensina direitinho ao outro suas alquimias em busca de espaço e poder. É certamente o ensino da pilantragem avançada, em minha humilde opinião. Mas daí a insinuar uma ligação com o crime organzado... Resta dizer, ou alertar, sei lá, ao bom R. Cabrini e ao SBT, que por precaução coloquem suas respectivas barbas de molho. Ok?
FESTA CÍVICA ERMELINO MATARAZZO RETOMA SUA FESTA DO TRABALHADOR Cerca de 15 mil pessoas participaram com alegria e animação da 59ª Festa 1º de Maio em Ermelino Matarazzo, conhecida como a mais antiga e tradicional festa incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo. O evento contou com várias atrações, para atender a população local de todas as idades, abrangendo atividades de Educação, Cidadania, Esporte, Lazer e Entretenimento. Sendo assim, as avenidas Paranaguá, Buturussú, Milene Elias e as praças largo 1º de maio e Benedicto Ramos Rodrigues – transformaram num cenário de festa para abrigar várias atrações como Corrida de Rua, seguindo com a celebração de uma missa, desfile cívico, corrida de rua e shows musicais com artistas da região e os grupos Sampa Crew e Arte Popular. Para esse ano, o evento que recebe o título “Festa do povo, para o povo e pelo povo”, foi promovida pela Organização Social Jovens do Brasil, com apoio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo, SPTrans, CET, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitano – GCM, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Empresa de limpeza SOMA, imprensa local, entre outros. Histórico A Festa surgiu nos anos 60, após diversas manifestações contra as condições de trabalho oferecidas pelas empresas instaladas aos redores do distrito de Ermelino Matarazzo. Após um apoio de um número mínimo de comerciantes foi realizada no dia 21 de abril de 1960 a primeira reunião para a organização da primeira festa do 1º de maio de Ermelino Matarazzo, como uma forma de trazer autoridades para dentro do bairro naquele dia, para reivindicar melhores condições de trabalho de maneira pacífica. FONTE~PREFEITURA REGIONAL DE ERMELINO/PONTE RASA
Centro Cultural da Penha 19/05 18h00 - Música - Evinha 20h00 - Música - Patrick Dimon 22h00 - Música - Markinhos Moura Casa de Cultura Itaim Paulista 19/05 19h00 - Teatro - Casa de Farinha do Gonzagão 21h00 - Música - Banda Dona Crô Itaquera Casa de CulturaRaul Seixas 11h00 às 15h00 - Viradinha 16h00 - Banda Coronel Pacheco Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes 19/05 22h00 - Música - DMN+Xis 00h00 - Música - Sorry Drummer & Friends (DJ Erick Jay+Silveira+MV Bill)
FONTE - RICARDO PARRA | REPORTAGEM PREFEITURA DE SÃO PAULO | SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO
PAPO DE MULHER MULHERES SÃO MAIS FELIZES SOLTEIRAS – COM OS HOMENS, É O CONTRÁRIO Já se foi o tempo em que casar era sinônimo de sucesso, e hoje não é difícil encontrar pessoas muito bem resolvidas que, ainda que tenham suas aventuras amorosas de vez em quando, nem cogitam a ideia de trocar alianças de casamento e promessas de fidelidade. Dentro dessa nova tendência, temos mais mulheres solteiras e felizes assim do que homens. O motivo? Ao que tudo indica, estar em um relacionamento sério requer muito mais empenho para elas do que para eles, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo The Independent. O estudo concluiu que 61% das mulheres solteiras se consideram felizes e realizadas assim – entre os homens, esse índice cai para 49%. Além disso, os dados revelaram que 75% das moças solteiras já não estavam buscando um relacionamento sério no ano passado – entre os homens, esse número é de 65%. Mudança de paradigma “Há evidências de que as mulheres gastam mais tempo nas tarefas domésticas do que os homens”, explicou a professora Dra. Emily Grundy, da Universidade de Essex. Para ela, em relacionamentos heterossexuais, as mulheres também são mais sobrecarregadas em termos emocionais, o que acaba transformando a ideia do casamento em algo desinteressante. A essa percepção das desvantagens do matrimônio se junta também o fato de que as mulheres são melhores na hora de manter bons laços de amizades e de outras formas de interação social, enquanto “homens tendem a depender muito de suas esposas para isso e têm menos laços sociais”, explicou a Dra. Grundy. Ela diz, ainda, que as mulheres solteiras têm mais alternativas sociais e que outras pesquisas comportamentais já mostraram isso. Além desse fato, atualmente o estigma da mulher solteira já mudou bastante, e não ser casada não quer mais dizer que a mulher não foi escolhida por algum pretendente ou que fracassou – pelo visto, muito pelo contrário. RACHEL HOSIE
.