e-mail.: jornalleste@uol.com.br
Nossos Telefones.: 5021-2653 / 99288-3656 / 95373-5290
ANO XXII EDIÇÃO 308 OUTUBRO 2.017
Revelando SP: inscrições abertas para festival da cultura paulista. Pg.2
JORNALISTA RESPONSÁVEL ATLAS DE CARVALHO JR.
LAR VICENTINO 45 ANOS CUIDANDO DE NOSSOS IDOSOS. FAÇA SUA DOAÇÃO!!!
Prefeitura Itinerante acontece no Jardim Popular. Página 2
CONCURSO GAROTA DA CAPA Abra as portas para uma carreira profissional na área da moda ou artística. Se você ainda não participou de nosso concurso mande já a sua foto. E se você já foi uma de nossas garotas, mande novamente sua foto para concorrer aos prêmios de nossos patrocinadores. Seu sonho pode começar aqui, em um simples jornal de bairro, como fez Gisele Bündchen. O e-mail para o envio de fotos é atlasj@uol.com.br. Não se esqueça de incluir seus dados como nome completo, idade, endereço e telefone.
A Ana Paula, tem 24 anos e mora em São Miguel Paulista
EDUCAÇÃO
CO LUNA DO MEIO 4
ARLETE MARQUES arletemaroli@uol.com.br
Como exercer a cidadania? Ouve-se constantemente que o brasileiro é um cidadão acomodado. E por isso os governantes fazem o que querem em relação às leis que regem seus deveres e direitos. Recebi um áudio, enviado ao meu WhatsApp, comentando o descaso com os reajustes do imposto de renda. Pagamos um absurdo de imposto e, apesar de reclamarmos à boca pequena, nada fazemos de concreto para que essa situação se resolva. É a passividade característica de nosso povo. Aí vem a pergunta: “E o que se pode fazer? ” Pois é, e o que se pode fazer? Votar com consciência em pessoas sérias e que entendam as necessidades do povo já é um caminho. Votos de protesto de nada adiantam. Coloca-se numa cadeira de Vereador ou Deputado alguém que pode irritar os demais ao seu redor, mas nem por isso tem a capacidade de mudar os rumos do país. É preciso saber escolher. Observar os trabalhos dos candidatos. Exercer a cidadania é também colaborar no dia a dia com ações que possam melhorar a nossa vida ou daqueles com quem convivemos. Não está satisfeito, reclame! Há um canal nos sites das prefeituras de todas as cidades. É o SAC, Serviço de Atendimento ao Cidadão: “Portal de Atendimento SP156.” Neste site, pode-se reclamar ou avisar aos devidos órgãos da Prefeitura sobre problemas que ocorrem em seu bairro, mas poucos fazem isso. Na semana passada, avisei por este canal de atendimento sobre uma árvore que se encontra numa praça, em frente de casa, cujo tronco está infestado de cupins. Ao final, recebi o protocolo para acompanhamento das ações necessárias. Exercer a cidadania é também preocupar-se com o meio ambiente em ações aparentemente insignificantes, como não jogar papéis no chão, dar lugar a uma pessoa idosa, seja no ônibus ou metrô, denunciar abusos a crianças. Há um telefone com sigilo absoluto, disque181. Também os maus tratos a animais podem ser feitos através do endereço: Av. São João, 1247 - 7º andar - Centro, das 9 às 19h. Tel.: (11) 3224-8208, (11) 3224-8480 e (11) 3331-896, ou no site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA): http://www.ssp.sp.gov.br/depa, ou 190, ficando no local até a chegada de policiais. Participe você também, encontre uma maneira de colaborar para que nossa cidade seja mais humana, mais bonita, mais segura.
Um homem cansado de ser traído pela mulher tenta se matar, até que o melhor amigo dele começa a aconselhá-lo. - Não faça isso, não vale a pena, você ainda é jovem pra morrer. E o homem questiona: - E o que quer que eu faça? Que eu mate o sujeito que pegou a minha mulher? O amigo coça a cabeça e responde: - É... pensando bem até que essa ideia de se matar não é tão ruim. A mãe de Joãozinho chega do trabalho e pergunta ao filho: - Filho, cadê sua namoradinha, hein? - Qual delas, mamãe? - A que está grávida! - Qual delas?
APRENDENDO PORTUGUÊS: Viagem ou viajem? Viagem é substantivo. Exemplo: Fiz uma linda viagem. Viajem é a flexão do verbo viajar no Presente do Subjuntivo e no Imperativo: Exemplo: Espero que eles viajem amanhã.
COMUNIDADE Revelando SP: inscrições abertas para festival da cultura paulista Maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo vai voltar a ser realizado na capital paulista, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. E as inscrições já estão abertas para expositores interessados em participar do evento no Parque do Trote, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo. O tema central deste ano é “Festa do Divino”. O local é ímpar para degustar e ter contato com a gastronomia e tradições de várias regiões do Estado. A Secretaria da Cultura e a comissão organizadora do Revelando São Paulo já disponibilizaram as inscrições para o maior festival de cultura tradicional do Estado. É possível fazer as inscrições por meio dos seguintes links, disponíveis para cada categoria: Artesanato, Culinária, Rancho Tropeiro, Grupos, Arranchamento interétnico, Divino e Irmandades. Assim como há documento específico de inscrição, a organização preparou orientações aos expositores e regulamentos para cada categoria: Artesanato; Rancho Tropeiro, Grupos e Culinária. Somente para a categoria culinária o público poderá aproveitar 80 espaços gratuitos. Outros 100 locais estão reservados para artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional. O evento tem representantes de 180 cidades do Estado de São Paulo. O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino e exposição fotográfica. A edição 2017 trará mostras de artesanato e de culinária tradicional, além do Espaço Cerâmica e o Espaço Brincadeiras de Todos os Tempos, voltado para o público infantil. No palco, os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira e orquestras de viola. As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz. O Revelando São Paulo é realizado desde 1997 e faz parte da política de preservação e difusão do patrimônio imaterial. Também faz parte da preservação os grupos que promovem as tradições, tanto na capital quanto no interior.
Prefeitura Itinerante acontece no Jardim Popular A nona edição do Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade será realizado em 20 de outubro,na Sociedade de Amigos de Jardim Popular, Rua Conceição de Brejaúba, 614- Jd. Popular. O Programa que abrange o setor Jardim Popular, propõe descentralizar o atendimento, no sentido de identificar as demandas, e dentro das possibilidades, solucionar os problemas nos distritos, permitindo a melhoria da qualidade de vida. No dia uma equipe de trabalho da Prefeitura Regional – constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Coordenadorias de Saúde, Educação, CRAS, Defesa Civil – vai realizar o trabalho in loco. O atendimento será ampliado com a participação de profissionais da SPTRANS, CET, Sabesp, Conseg- Conselho Comunitário de Segurança da região, Conselho Participativo, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, Grande Conselho Municipal do Idoso, entre outros. Além disso, contaremos com uma equipe de servidores que trabalha na Praça de Atendimento da Prefeitura Regional, para registrar as demandas não solucionadas, em SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, para solução do problema. Durante a realização do evento, a população vai contar com a Mesa do Empreendedor, constituída pela ADESAMPA e Associação Comercial do Núcleo Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa. Para finalizar, na semana em que antecede a realização do Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade, os setores receberão a Operação São Paulo Cidade Linda, com um mutirão de serviços regulares.
HONDA CIVIC
Chegaram 100 mulheres no inferno e o diabo disse: - Quem já xeretou no celular do marido chegue mais perto. Noventa e nove mulheres se aproximaram, só uma ficou. E o diabo disse: - Tragam a surda também! O pai falou pro filho: - Filho, um passarinho me contou que você está usando drogas. E o filho respondeu: - Usando drogas deve estar o senhor, pra ficar falando com passarinho
VENDO R$ 8.300
1.999 AUTOMÁTICO A esposa diz para o marido: - Se eu soubesse que você era tão pobre, nem teria me casado com você... O marido responde: - Mas não foi por falta de aviso. Eu sempre te disse: VOCÊ É TUDO O QUE TENHO!
Um pai disse ao filho: - Se você tirar nota baixa na prova de amanhã, me esqueça! No dia seguinte quando ele voltou da escola o pai perguntou: - E aí, como foi na prova? O filho responde: - Quem é você?
O aluno chinês confuso pergunta ao seu mestre: - Mestre Shi porque todos os chineses são tão parecidos? E o mestre respondeu: - Eu não sou o mestre Shi.
TRATAR RENATA 95373-5290
LEGISLATIVO
MÁRIO COVAS NETO Enfim, o Fundo Municipal do Idoso! Após cinco anos de espera, órgão foi regulamentado pela administração municipal A gestão do PSDB em São Paulo acaba de regulamentar o Fundo Municipal do Idoso. A finalidade deste órgão é proporcionar meios financeiros necessários para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas ao idoso nas áreas de assistência social, saúde, esporte, cultura, educação, justiça, entre outras. Criado pela lei 15.679, de 21 de dezembro de 2012, o Fundo Municipal do Idoso aguardava sua regulamentação desde abril de 2013. Infelizmente, por falta de iniciativa (ou vontade) do antigo prefeito, isso não foi feito em seu mandato, apesar das insistentes cobranças que fiz. Em novembro de 2013, enviei ao então prefeito um requerimento por intermédio da Comissão de Administração Pública da Câmara questionando a demora na regulamentação do Fundo Municipal do Idoso. Posteriormente, em fevereiro de 2014, acompanhei a entrega da Carta do Idoso do Município de São Paulo ao secretário de Direitos Humanos da gestão petista onde o pedido foi reiterado. Já em abril de 2015, cansado de esperar em vão por uma resposta, entrei com uma representação no Ministério Público fazendo o mesmo questionamento ao ex-prefeito. Entre os anos de 2013 e 2015, fui presidente da Comissão Extraordinária do Idoso na Câmara Municipal e em todas as reuniões em que recebemos os secretários dos Direitos Humanos do antigo governo, tornamos a alertar para a urgência do Fundo Municipal do Idoso, inclusive com clamores populares. Promessas foram muitas, mas nenhuma ação efetiva foi tomada. Felizmente, depois de quase cinco anos, a história teve um final feliz. E me engrandece muito saber que o PSDB foi responsável por isso por meio do prefeito João Doria. Cabe sublinhar também que agora regularizado, o Fundo Municipal do Idoso poderá receber verbas dos fundos nacional e estadual, doações de pessoas físicas e jurídicas, de organismos públicos ou privados e uma parcela das multas aplicadas no município em ações judiciais por ofensa aos direitos dos idosos. Por fim, já em 2030 em São Paulo a população idosa será superior à jovem, tornando ainda mais bem-vinda a presença deste benefício na cidade. MÁRIO COVAS NETO, VEREADOR POR SÃO PAULO, É PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSDB.
CULINÁRIA
ÁGUA NA BOCA Salgadinhos!!!
horÓscopo Áries - de 21/03 a 20/04 Os astros avisam: vai ter que trabalhar firme para manter o equilíbrio de suas contas pessoais. Economizar será uma ótima opção neste momento. Também não convém fazer cobranças e pressionar sua cara-metade, isso poderá atrapalhar o romance. Cor: roxo. Touro - de 21/04 a 20/05 Hoje, você terá facilidade para resolver as dificuldades dos outros no emprego. Aproveite o momento para tirar obstáculos de seu caminho à medida que colabora com os demais. O clima é de sensualidade entre você e sua paixão: aproveite! Cor: roxo. Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Trabalhe com dedicação e conclua suas tarefas. Projetos pessoais estão favorecidos. Confie em sua capacidade e terá grandes realizações. No amor, o clima é de entrosamento. Na intimidade, momentos quentes não estão descartados. Cor: azul-escuro. Câncer - de 21/06 a 21/07 Mantenha distância de pessoas oportunistas. É um bom dia para selecionar melhor suas amizades e valorizar quem realmente merece. Nas finanças, cuidado com os gastos. A dois, aproveite as oportunidades que surgirem e montre seu interesse. Cor: verde. Leão - de 22/07 a 22/08 Aproveite o bom astral deste dia para obter uma nova colocação profissional. Com a dose certa de ambição, vai alcançar posições elevadas no setor profissional. No campo afetivo, cuidado para não deixar sua cara-metade em segundo plano. Cor: bege. Virgem - de 23/08 a 22/09 Se quer resolver problemas e obstáculos, tente analisá-los de fora. Algumas dificuldades podem se resolver sem a sua participação ou interferência. Na área sentimental, um pouco de humildade pode aproximar ainda mais você e o par. Cor: verde-claro. Libra - de 23/09 a 22/10 É um dia para dar atenção aos conselhos de pessoas experientes. Organize melhor as suas finanças pessoais e dê o primeiro passo para economizar o seu dinheiro. Na vida amorosa, o clima é de muita sensualidade e de troca de afeto. Cor: laranja. Escorpião - de 23/10 a 21/11 Conflitos não estão descartados neste dia. Alterne-se entre ceder aos desejos dos outros e lutar pelas próprias vontades. Evite atitudes das quais possa se arrepender depois. No amor, seja paciente e tolerante e tudo sairá bem. Cor: verde-claro. Sagitário - de 22/11 a 21/12 No trabalho, bom dia para realizar tarefas difíceis, mas não conte com a colaboração dos colegas. É o momento ideal para demonstrar firmeza diante dos obstáculos. No amor, atividades diferentes vão trazer benefícios para a relação. Cor: pink. Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Desenvolva suas tarefas com mais alegria, o segredo do sucesso está em fazer o que gosta. Este é um bom dia para se dedicar a uma atividade artística. Em família, distraia-se com os mais novos. No romance, aproxime-se da sua carametade. Cor: azul-claro. Aquário - de 21/01 a 19/02 Divida o seu tempo e a sua atenção entre as atividades familiares e profissionais. Não deixe em segundo plano as suas obrigações no serviço. No romance, faça com que os momentos de paz e entrosamento reinem na companhia do seu par. Cor: preto. Peixes - de 20/02 a 20/03 No ambiente profissional, tudo indica que vai cuidar melhor de suas responsabilidades. Tente realizar seu trabalho de rotina de maneira diferente, use sua criatividade! A vida afetiva pede seriedade. Seu amor pode exigir mais atenção. Cor: tons pastel.
KARDECISMO ALDO COLASURDO aldocolasurdo08@hotmail.com Blog: aldo.colasurdo.zip.net
A BÍBLIA E O ESPIRITÍSMO As pesquisas históricas mostram que, desde seus primórdios, a humanidade já acreditava na sobrevivência do espírito. A busca de maiores esclarecimentos alimentava a curiosidade dos terráqueos. A religião surge como recurso dosado de acordo com a época e a capacidade intelectual do homem. No começo da civilização Judaica surgiram vários mensageiros celestes portando orientação e preceitos úteis e progressistas. Estes, aos poucos, começam a compreender as leis do amor, que aconselhava a colaboração e o auxílio entre todas as criaturas, como componente indispensável na busca de seu progresso e de sua felicidade. A Bíblia Os ensinamentos doutrinários eram baseados em manuscritos, sem capítulo ou versículo. (caberia ao cardeal Langton em l228 a ideia de organizá-los) . Com o passar dos tempos foram expandidos e registrados em formas de livros arcaicos, denominados Bíblia. Posteriormente estes receberiam as normas de conduta trazidas pelo Mestre Jesus e seus apóstolos, cujo acréscimos denominados “Novo Testamento”, mais tarde acompanhariam o seu “Velho (ou Antigo) Testamento”. O Espiritismo Nos relatos bíblicos, encontramos vários fatos que incluem o participação do Plano Espiritual nos dois testamentos. No antigo e primeiro é citado a existência de uma “tenda especial” em meio da povoação judaica onde Moisés recebia comunicações do Plano Celeste, (conforme consta em Êxodo 33: 7 a 11). Este local, denominado de “Tenda da Reunião” era onde “O Senhor falava com Moisés”. No acréscimo testamentário ou Cristão, também encontramos vários relatos sobre o Espiritismo, conforme consta em Atos dos Apóstolos, (Eféso l9: 6 e 7) “Tendo-lhes o apóstolo Paulo imposto as mãos, desceu sobre eles o Espírito Santo e começaram a falar em várias línguas e a profetizar”. Mais explícito é o registro que nos trás Samuel (28: 1 a 24) quando através de uma médium Saul consulta o Espírito de Samuel afim de obter orientação como agir na guerra contra os Filisteus.
ENROLADINHOS DE SALSICHA 3 gemas, 3 colheres de sopa de margarina, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de chá de sal, 400g de farinha de trigo, 1 xícara de chá de leite, 1 Kg de salsichas , 1 clara levemente batida, queijo parmesão ralado. 1 - Coloque a farinha em uma tigela, faça-lhe uma cavidade no centro e coloque ali os outros ingredientes . Amasse bem e deixe repousar por uns 10 minutos. 2. Em seguida, abra a massa e corte-a em pequenos triângulos, colocando sobre cada um deles um pedaço de salsicha. Emrole cada rolinho. 3. Passe-os na clara, ligeiramente batida, e no queijo parmesão ralado. 4. Frite em óleo quente até dourar.
EMPREENDEDORISMO
Jefferson Ramos O melhor começa agora Tanto no empreendedorismo como na vida pessoal algumas pessoas têm dificuldade em começar, e dar continuidade em algo que se propõe a fazer. Quem nunca ouviu aquela famosa frase: Na segunda feira começo a dieta e praticar exercícios físicos. A segunda feira chega, e a pessoa acaba adiando para a próxima oportunidade e coloca a desculpa de que não tem aquele tênis apropriado para a atividade, não tem tempo, ou outra desculpa qualquer. No caso empresa é implantar aquele controle financeiro ou fazer aquela ação de marketing, e a desculpa nesse caso é: Não tenho recursos para comprar aquele sistema moderno ou aquela ação irá me custar muito dinheiro. O hábito de procrastinar é terrível, se tem uma mensagem que gostaria de deixar é: ‘‘Comece de onde está, com o que você tem, e faça o melhor que puder’’. Aquele sistema de última geração não é preenchido sozinho, é preciso ter o hábito diário de fazer. Assim como, o exercício físico. Não deixe as coisas para depois, a vida é curta demais para ficar se sabotando, o melhor começa agora! Planeje se, coloque objetivos, desafie se , arregace as mangas e faça acontecer. Depois é olhar para os resultados e comemorar.
OPINIÃO
ATLAS atlasj@uol.com.br
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!!! Meus amigos e minhas amigas, na última terça-feira o Senado Federal decidiu restituir o mandato do Senador Aécio Neves, colocando-se claramente acima do Poder Judiciário, entenda-se STF. Considero que tenha havido um confronto entre poderes. Porque tudo neste País tem interpretação ambígua. Mas certamente o STF sai completamente desacreditado e coloca o Poder Judiciário em xeque. Até o escândalo do Mensalão, em 2005, os 3 Poderes viviam em razoável harmonia. Mas a partir de então, colocando-se muitos e muitos podres escancarados, envolvendo Executivo, Legislativo e Judiciário, a pouca harmonia deu lugar a concessões e mais concessões, colocando em risco, certamente, a estabilidade democrática do País. Já não bastassem os desgovernos dos últimos anos que sacrificaram tanto aos brasileiros economicamente, agora nos encontramos diante de uma possível crise constitucional. Alarmismo de minha parte? Não! As divergências são reais. Principalmente porque nossa Constituição passou a ser interpretada conforme o interesse dos 3 Poderes. Existe claramente uma manipulação de textos e expressões. Essas manipulações são usadas enormente para livrar poderosos de crimes comprovadamente cometidos. É flagrante que o Senhor Presidente da República cometeu diversos atos não Republicanos. Assim como dezenas (ou seriam centenas?) de Parlamentares, Prefeitos e Governadores, à frente de seus mandatos ou não. À luz do Direito Internacional certamente seriam penalizados. E quando já não se consegue mais cumprir uma ou mais determinações de uma soberana tábua de Leis com clareza e inequívoco, colocase em risco toda uma sociedade. Não consigo imaginar novamente meu País em um estado de exceção. Passei minha adolescência e início de minha idade adulta atravessando uma ditadura militar que atrasou o Brasil em pelo menos 25 anos de desenvolvimento. Se acredito em uma intervenção novamente? Claro que não. Mesmo porque as forças armadas perderam há muito sua aspiração de participar ativamente da vida pública. Pior! Vivem um estado de sucateamento com a maior restrição de dotação orçamentária da história. O que me preocupa não são as forças armadas e sim um confronto social-ideológico, principalmente porque os sucessivos escândalos trouxeram à tona uma grande verdade: Justiça neste País é só para quem tem poder financeiro ou político. Os que não têm um desses quesitos estão à margem da sociedade, em favelas, em guetos, nas ruas à própria sorte, em presídios desumanos cujo sistema penitenciário transformou no QG do crime organizado. Hoje o crime comanda a maior parte desses desafortunados, tornando-se sim o quarto Poder. O momento é sério! Exige conscientização. Mas conscientização de uma classe política quase toda corrompida? De um executivo mais interessado em perpetuar seus integrantes no Poder? De um Judiciário que perdeu a voz e está perdendo o direito de exercer suas funções? Pior é que em futuro próximo tudo ainda continuará nas mãos dos mesmos. Não há perspectivas nem nomes que possam mudar nossa trajetória de choque social. Tomara, amigos e amigas, eu esteja completamente errado.