Dinâmica #Curiosidades

Page 11

Os benefícios de ter um bichinho de estimação Nicolle Dias Sozinha, na cidade onde mudou para fazer faculdade, Mariana Lopes, 19, chega em casa exausta após um dia de estudos. Ao sentir seu cheiro Doly, sua cachorra de estimação começa a arranhar a porta com sinal de alegria. A estudante conta que comprou a cachorra após um ano morando sozinha em Maringá para tentar vestibular. “Fui morar sozinha muito nova e depois um ano na pressão do vestibular, acabei entrando em depressão. Acho que ficar sozinha e não tem ninguém me esperando em casa deixava as coisas mais difíceis, foi aí que minha psicóloga me questionou de comprar um animal de estimação. E o resultado foi incrível, ela é minha companheira há três anos e não teria conseguido sem ela.” Além de levar alegria para o lar e companhia, a convivência com os animais pode ajudar e prevenir no tratamento de doenças, como afirma os pesquisadores do departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a psicóloga Eliane Gomes, a convivência com os animais em toda faixa etária é importante. Eliane acredita que os bichinhos de estimação deixam as pessoas mais humanas, amorosas e pacientes.

Casos como o da estudante citado a cima é comum. A busca por animais para cura de depressão é grande nos pets shops. Carlos Rodrigues, dono de um pet shop há nove anos, afirma que a procura nos últimos anos por animais de médio e pequeno porte tem crescido muito. Rodrigues afirma que os pequenos são os mais procurados, devido à facilidade de cuidar e por serem mais carinhosos. “Sempre que alguém vem ao pet com indicação de comprar um animal para alegrar a casa, indico cachorros, os gatos são dóceis, mas não tanto quanto os cachorros, principalmente as raças que mais saem, como Shih-tzu, Chow chow, Poodle, Golden, Labrador.”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.