1 minute read

Nordeste é pioneiro na tecnologia digital 3D em SPECT/CT

Uma nova solução que desafia as fronteiras tecnológicas desembarca na América Latina com a instalação do primeiro SPECT-CT 3D CZT da região, já em operação no Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, maior complexo hospitalar do NorteNordeste do Brasil e conhecido pelo seu pioneirismo na adoção de tecnologias de ponta e disruptivas. Trata-se do SPECT/CT Digital 3D com tecnologia CZT - detectores de Cádmio, Zinco e Telúrio - da GE HeathCare, projetada para expandir o acesso a medicina de precisão através de uma entrega mais rápida e precisa da terapia através da Medicina Nuclear, nomeada de Teranóstica.

Advertisement

As primeiras imagens realizadas no Real Hospital Português sob coordenação do Dr. Paulo Almeida Filho, chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Real Hospital Português (RHP), já têm gerado repercussão e comentários de renomados médicos surpresos com a redução de tempo de alguns exames, que de 45 minutos, passam a ser feito em apenas 15, proporcionando um maior conforto para o paciente e agilidade para a equipe médica.

A StarGuide fornece quantificação precisa ajudando médicos na tomada decisão de cuidados personalizados e avaliações da resposta ao tratamento que estão no centro da Theranostics.

Cada um dos seus 12 detectores digitais CZT permite uma ampla faixa de energia capaz de gerar imagens dos dois picos de energia dos traçadores utilizados em Theranostics, como por exemplo, os picos de 113 keV e 208 keV do 177 Lu usados para diagnosticar e avaliar a resposta ao tratamento do câncer de próstata.

Devido à sua resolução de energia aprimorada, sensibilidade do sistema e resolução planar do sistema para picos de alta e baixa energia de 177Lu quando comparada com os sistemas convencionais de NaI3, a StarGuide é otimizada para geração de imagens de 177 Lu. Isso permite imagens de 177 Lu sem a necessidade de troca de colimador - normalmente necessário em câmeras convencionais de dupla cabeça - simplificando o fluxo de trabalho clínico diário e agendamento de pacientes.

João Paulo Souza , Diretor da Modalidade de Imagem Molecular e Tomografia Computadorizada da GE HealthCare para a América Latina afirma, “A tecnologia embarcada na StarGuide reflete o compromisso da GE HealthCare em ajudar a melhorar a experiência dos pacientes sem comprometer a qualidade do diagnóstico e tratamento, tornando tangível a disrupção tecnológica e evidenciando ganhos clínicos, operacionais e financeiros.

Osmar Guedes, Gerente de Produto de Imagem Molecular para América Latina reforça, “De fato, a StarGuide, desde sua concepção inicial, foi projetada com o objetivo de reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes durante a jornada de tratamento através da Medicina Nuclear, elevando o acesso a Teranóstico a um nível jamais oferecido até então.”