4 minute read

Parceria CBR/SBUS unifica a titulação de ultrassonografistas

Desde novembro passado a ultrassonografia brasileira comemora a conquista da unificação das titulações médicas da área devido ao convênio estabelecido entre a Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

om essa parceria as entidades médicas que contam com a anuência do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira caminharão juntas, inclusive na realização de uma Prova de Habilitação única e anual.

Advertisement

O professor Francisco Mauad Filho que sempre foi um defensor da unificação da concessão do título de especialista da categoria e teve um papel importante nesse acordo falou ao jornal ID Interação Diagnóstica sobre o desfecho dessa velha luta.

Jornal ID – Professor, como incentivador do acordo firmado, quais as expectativas para os especialistas da área?

Professor Francisco Mauad Filho – O mais importante é unir os ultrassonografistas para que a Ultrassonografia seja uma área de atuação forte. O fato deles se unirem significa que juntos terão uma força maior para reivindicar o que a especialidade precisa. O CBR tem oferecido um título de especialista em diagnóstico por imagem, na área de atuação em ultrassonografia, e da mesma forma, a SBUS está fazendo essa certificação, e isso unificado, será de grande valia para todos os ultrassonografistas. Sabemos que profissionais de outros segmentos na área da saúde (não médicos) têm interesse em fazer ultrassonografia. Mas, desde 1992, existe uma lei que afirma que ultrassom diagnóstico é procedimento médico. Então, como é que vamos fortalecer isso? Com a união dos médicos ultrassonografistas e entidades é que se cria essa força. Essa parceria foi uma grande evolução.

Jornal ID – Todos os filiados da SBUS poderão se beneficiar ou terão que fazer nova prova?

Professor Francisco Mauad Filho –Acredito que todos os Ultrassonografistas do país, da SBUS e CBR, serão beneficiados. Tivemos a sorte no ano passado, de ter como o Presidente do CBR, o Dr. Valdair Muglia, uma pessoa que sabe de todos esses processos burocráticos que estão acontecendo na da Fatesa, é membro atuante na área de ultrassom e analisa a importância dessa decisão, que valoriza a área do diagnóstico por imagem, como um todo.

Ultrassonografia, e juntamente com o Dr. Rui Gilberto Ferreira – Presidente da SBUS – ambos muito sensatos, observaram todas essas questões e possibilitaram a viabilização dessa parceria. Quem ganhou com isso foi a Ultrassonografia, os ultrassonografistas, os associados da SBUS e CBR e também o paciente, pois essa união e esse reconhecimento e uma prova única farão desses médicos, profissionais mais preparados, sem dúvida alguma. Esses médicos tendo esse reconhecimento mediante seu conhecimento comprovado por entidades de excelência na área e grande preparo em Ultrassom prestarão serviços especializados e de qualidade.

Jornal ID – E quanto aos membros do CBR? Ficam reconhecidos pela SBUS automaticamente?

Professor Francisco Mauad

Filho – Esse reconhecimento está sendo estudado mediante a questão de uma prova única. Para os ultrassonografistas que fizeram prova pela SBUS, a sociedade está avaliando como será em relação a certificação.

Jornal ID – Para a Ultrassonografia brasileira qual a importância dessa decisão?

Professor Francisco Mauad

Filho – Essa decisão de unificação foi de extrema importância para a ultrassonografia, mas temos que pensar nos programas de aperfeiçoamento para que o médico tenha horas de treinamento imprescindíveis para capacitá-lo a realizar exames de ultrassonografia com precisão, segurança e comprovar diagnósticos precisos. Para isso justificam – se os programas voltados para os aperfeiçoandos. Na FATESA, temos um programa de aperfeiçoamento junto ao CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia, por sinal, muito bem desenhado, que capacita o médico ao longo de 2 (dois) anos, e espero que isso seja possível também na SBUS com essa união. As entidades médicas caminharão juntas, SBUS, CBR e AMB, para que os ultrassonografistas tenham aparato e a ultrassonografia a união e força necessária como área de atuação.

Os 30 anos da SBUS com intensa atividade de atualização

A SBUS – Sociedade Brasileira de Ultrassonografia está preparando diversas atividades científicas e de atualização para este ano de 2023, com parte das comemorações dos seus 30 anos de fundação. Os eventos culminarão com a realização do seu 27º Congresso Brasileiro de Ultrassonografia, programado para o período de 18 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Presidida pelo Dr. Rui Gilberto Ferreira, a entidade abre seus trabalhos neste mês de fevereiro com um “webinar SBUS neste dia 15 de fevereiro, mas, podendo ser acessado, e que tratará do tema “US de placenta enfatizando o acretismo placentário”, moderado pela dra. Danielle Bitencourt Sodré Barmpas, com a participação do dr. Conrado Milani Coutinho. Para acessar: ID:81024293826.

Interação Diagnóstica é uma publicação de circulação nacional destinada a médicos e demais profissionais que atuam na área do diagnóstico por imagem, especialistas correlacionados, nas áreas de ortopedia, urologia, mastologia, gineco-obstetrícia.

Conselho Editorial

Sidney de Souza Almeida (In Memorian), Alice Brandão, André Scatigno Neto, Augusto Antunes, Bruno Aragão Rocha, Carlos A. Buchpiguel, Carlos Eduardo Rochitte, Carolina Rimkus, Dolores Bustelo, Felipe Kitamura, Hilton Augusto Koch, Lara Alexandre Brandão, Marcio Taveira Garcia, Maria Cristina Chammas, Nelson Fortes Ferreira, Nelson M. G. Caserta, Regis França Bezerra, Rubens Schwartz, Omar Gemha Taha, Selma de Pace Bauab e Wilson Mathias Jr.

Consultores informais para assuntos médicos. Sem responsabilidade editorial, trabalhista ou comercial.

Fundado em Abril de 2001

Jornalista responsável: Luiz Carlos de Almeida – Mtb 9313

Redação: Lizandra M. Almeida, Claudia Casanova, Fanni Zygband, Hellen S. dos Santos Suzuki, Valeria Souza e Sandra Regina da Silva

Tradução: Fernando Effori de Mello

Arte: Marca D’Água

Fotos: Cleber de Paula e Evelyn Pereira.

Imagens da capa: Getty Images

Administração: Ivonete Braga

Impressão: Formato Editorial

Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 12 mil exemplares impressos e 35 mil via e-mail

Edição: ID Editorial Ltda.

Administração: Rua dr. Palinuro, 255 Centro de Tietê, SP – 18350-000 Contatos: (11) 99901-0195

Registrado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O Jornal ID – Interação Diagnóstica –não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens publicitárias e os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

E-mail: id@interacaodiagnostica.com.br www.interacaodiagnostica.com.br