
3 minute read
Caio Cunha vai à Brasília buscar recursos para Mogi das Cruzes
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE), cumpriu agenda em Brasília nestas terça e quarta-feira (25 e 26) para buscar mais recursos para a cidade e, como presidente do Condemat, apresentar pautas do Alto Tietê. Acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz, do secretário de Habitação Carlos Lothar, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan (PODE), e do vereador Maurino José da Silva (PODE), ele cumpriu agendas no Ministério das Cidades, na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Ministério da Justiça e no Ministério dos Portos e Aeroportos.
Na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, a comitiva foi recebida pelo secretário Denis Andia. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Ministério das Cidades, o prefeito apresentou um projeto para a melhoria das condições de circulação e de segurança nas proximidades de instituições de ensino.
Advertisement
O projeto, concebido pelo prefeito, prevê a modernização da sinalização viária e da acessibilidade nas proximidades das escolas, em conjunto com outros investimentos voltados à segurança que estão sendo realizados, como a instalação de totens de segurança e a substituição de lâmpadas convencionais por equipamentos de LED, que melhoram a iluminação nos locais.
O prefeito também apresentou a demanda para a extensão do atendimento metropolitano até o distrito de César de Souza. A medida é um pleito antigo da cidade para a melhoria da mobilidade urbana da região leste da cidade,
LEGENDA O prefeito (centro) acompanhado pelo vereador Marcos Furlan e o Ministro Marcio França facilitando também o acesso para quem trabalha ou estuda em São Paulo. a capacitar as pessoas e ensinar a empreender e gerar renda.”
A comitiva também foi recebida pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. O assunto prioritário foi o cadastramento do município em programas habitacionais do governo federal com o intuito de que haja um alinhamento entre todas as partes e possa ser retomada na cidade a construção de moradias populares, em atendimento ao déficit habitacional do município.
O novo equipamento da Assistência Social centralizou neste novo espaço todas as pessoas que utilizam o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região. As inscrições para os cursos podem ser feitas através do Centro ou diretamente na Incubadora Social.
Para os moradores da região, a novidade irá contribuir para que iniciem uma carreira, como é o caso de Girlane Nunes, que comercializa cuscuz e vê no curso de gastronomia a porta de entrada para o seu sucesso: “Mês que vem eu vou iniciar o curso de gastronomia, e espero terminar as aulas já com o meu próprio negócio. Aqui eu vi a oportunidade de empreender, e após o curso alavancar as minhas vendas”, contou.
A Incubadora Social está localizada na Rua Nito Sona, 2.175, em Jundiapeba.
Cidade reage à onda de ataques às escolas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou na manhã de sexta-feira (28) o aplicativo Emergência Escolar. A novidade faz parte do plano de medidas que visa aumentar a segurança nas escolas e creches municipais.
Segundo o secretário de Segurança, Toriel Sardinha, o aplicativo foi pensado após os acontecimentos dos últimos dias, envolvendo supostas tentativas de ataques nas escolas de todo o país, inclusive em unidades do município.
“Aproximadamente há 15 dias, quando aconteceram aqueles casos de violência nas escolas, foi um pânico geral para a população, e junto com o prefeito Caio Cunha [PODE], nós tivemos a preocupação de criar medidas efetivas que fossem práticas e aplicadas de forma eficiente. Com esse propósito, nós reforçamos a ronda escolar e decidimos lançar esse aplicativo que irá facilitar o atendimento das ocorrências em escolas, dando prioridade a estes casos”, explicou o secretário.
Além do aumento da ronda escolar e o patrulhamento das viaturas nas ruas em torno das unidades, outra medida tomada foram os totens de segurança que entraram em funcionamento no último mês, instalados em 30 escolas municipais da cidade. Até o momento, 20 desses equipamentos estão funcionando e os outros 10 iniciarão até a segunda semana de maio.
O aplicativo inicialmente será utilizado pelos diretores das escolas, que nas próximas semanas passarão por um treinamento para que compreendam o protocolo a ser seguido.
“A entrega do aplicativo é significativa para a segurança da cidade e já estava no planejamento da cidade. Todos estes investimentos não são reativos, mas pensados. A prefeitura está investindo em tecnologia, inovação e segurança para que sirva de suporte para as forças de segurança do município e do Estado”, destacou o prefeito Caio Cunha (PODE). (T.S.)